sábado, 20 de agosto de 2022

F.C.Porto 3 - Sporting C.P. 0. O 1º clássico deu Dragão e por um resultado à prova de queixinhas e choradeira


No primeiro clássico da época F.C.Porto e Sporting defrontaram-se num Dragão cheio. Dragões com Diogo Costa, João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu, Uribe e Bruno Costa - grande surpresa -, Otávio, Evanilson, Taremi e Pepê, venceram de uma forma que não deixa dúvidas, embora o Sporting merecesse o golo de honra. 


Jogo começou incaracterístico, sem nada de relevante, até que aos 11 minutos primeiro lance de perigo, bola no poste de Diogo Costa. Reagiu de pronto o F.C.Porto, pressionou bem, esteve por cima, mas faltava clarividência no último terço, principalmente por parte de Evanilson, muito individualista, incapaz de dar seguimento às jogadas. Mas o futebol tem estes encantos. Um dos elos mais fracos, beneficiou de um lance que Taremi disputou com Adán, a bola sobrou para o brasileiro e golo do F.C.Porto - golo limpinho.

O jogo continuou com os azuis e brancos melhor, mas já no tempo de desconto Diogo Costa fez duas defesas extraordinárias, evitou o golo o empate.

Tudo somado, a vantagem mínima da equipa de Sérgio Conceição ao intervalo era justa, embora o Sporting tivesse tido oportunidade para empatar.


Uma nota da 1ª parte:

Um livre frontal à entrada da área do Sporting. Quem marcou? Bruno Costa?! Deixamos de ter um especialista? 


Na 2ª parte o Sporting entrou melhor, mais bola, mais perigoso, F.C.Porto atrás e com dificuldades em sair. Era preciso aproveitar o balanceamento leonino, os espaços, sair bem no contra-ataque, o que estava difícil de acontecer. Em vez de simplificar, tudo muito complicado e individualizado no jogo portista.

Amorim mudou, Sérgio também, saíram Bruno Costa e Taremi, entraram Eustaquio e Galeno.

Aos 75, quando aproveitou bem uma saída, Galeno - que voltou a entrar muito bem e a ser importante na decisão do jogo - cabeceou para golo, Porro defendeu com a mão, evitou o golo, foi expulso, penálti que Uribe marcou e aumentou a contagem.

Faltavam pouco mais de 10 minutos, em vantagem por 2-0 e mais um jogador, só era preciso manter a concentração. Não só manteve como ainda ampliou, Galeno fez o 3º golo também de penálti  - claríssimo - e Veron só não fez o 4º porque foi incorrectamente invalidado - pelo menos foi essa a sensação que me deu - e não sofreu porque Diogo Costa voltou a ser brilhante. 

Ainda entraram Wendell, Veron e Toni Martínez para saídas Zaidu, Pepê e Evanilson, o jogo terminou com a vitória justa, mas por uma diferença que o Sporting não merecia.


Notas finais:

Que esta vitória clara não sirva para esconder aquilo que me parece óbvio: o F.C.Porto precisa de mais um médio que seja diferente de Grujic, Eustaquio ou Bruno Costa.


Matheus Reis hoje mostrou mais uma vez de que massa é feito. Uma cabeçada no apanha bolas que devia ter merecido pelo menos um amarelo.


É verdade que logo à 3ª jornada o Sporting já não depende dele para ser campeão, mas isto ainda está no aquecimento.


Caixa de comentários

89 comentários:

  1. O resultado foi lisonjeiro na minha opinião, jogamos pouco futebol e até ao golo, na 2a parte fomos zero. O Pepê claramente rende mais a jogar atrás dos avançados do que a médio centro, mas esta táctica continua a diminuir o seu impacto no jogo. O próprio Otávio fica um pouco escondido. Bruno Costa tem de ir experimentar outros campeonatos.
    Muito contente pela vitória e pela machadada nos viscondes (jogadores como Mateus deviam ser banidos), mas preocupado pela falta de capacidade para jogar em ataque organizado.

    ResponderEliminar
  2. Foi um jogo onde não entrámos particularmente bem (como aliás se verificou nas duas anteriores jornadas), mas depois conseguimos agarrar no jogo e forçar muitos erros na saída do Sporting. Podíamos ter marcado logo nessa fase se não fosse a má definição no último passe. Aos 42 minutos acabámos mesmo por marcar num lance limpinho (se não fosse golo, o árbitro teria de marcar penalty pois é o Taremi que chega primeiro à bola. A fechar a primeira parte ainda tivemos alguns calafrios mas valeu o Diogo Costa. Na segunda parte começou como a primeira. Viscondes por cima e nós com dificuldades. No entanto o SC mexeu bem na equipa e o Galeno voltou a ser decisivo e a entrar muito bem. Primeiro na jogada em que cabeceia para a "defesa" do Porro (tem futuro a guarda-redes) e depois no penalty do 3-0 quer a ganhá-lo quer depois na conversão. Antes do 3-0 nota para uma importante defesa do Diogo a negar o 2-1 ao SCP. Se eles marcavam ali, havia espaço a uma reação deles. A nossa vitória acaba por ser justa mas por números exagerados. Concordo com o ponto sobre o médio centro. Que esta vitória não encubra o facto de que precisamos de um médio box to box. Se encararmos a época apenas com os que temos, é muito curto.

    ResponderEliminar
  3. Nao o fiz no ultimo comentario mas para alem do diogo costa devo destacar as exibicoes de pepe marcano zaidu e galeno

    ResponderEliminar
  4. Caro DVP,
    Honestamente o resultado foi melhor do que a exibição. Há um claro deficit de qualidade vs o ano passado. Precisamos de pelo menos um médio que nos dê coisas diferentes. Mais criatividade e qualidade com e sem a bola.
    Ainda assim deu para dar 3 aos lagartos e só não foram 4 porque o árbitro não quis. Se nós precisamos de melhorar, imaginem os lagartos!!!

    ResponderEliminar
  5. Boas.
    Grande vitória do Porto e fomos roubados num golo, eram quatro! Sem espinhas o que vai dar muita azia a muita gente que só sabem falar de roubos de arbitragem.

    Estou mortinho que chegue o 1 Setembro para que esta conversa do mercado termine. Qualquer equipa na tuga se quer tirar pontos ao Porto vai se ver forrida, enquanto o Sérgio for treinador temos essa garantia, seremos competitivos.

    Se perdemos perfume, é a vida. Numa casa que não tem um tostão, e seja o clube que for em Portugal, veja se o Sporting, é impossível segurar os melhores. E não é correr logo para gastar, chapa ganha chapa gasta, só nos enterramos ainda mais no buraco, numa espiral muito muito difícil de sair dela.

    Percebam que o futuro do Porto, não é só o dia de hoje, não é só este campeonato que começou, não é só o próximo jogo. Levantem a cabeça e vejam o que nos espera a frente, se nos precipitarmos e mais 20m por um jogador, é a loucura.

    Jogadores bons e que compras para entrar na equipa custam 20 e muito mais. O Porto fazer duas compras por esse valor, já comprou o Carmo, significa que perdeu totalmente o tino.

    Hoje já se percebe, que dar 20m por um defesa foi muito dinheiro! Na altura para alguns foi um bom negócio agora há quem duvide porque ficamos sem dinheiro para um médio. Não se pode ter tudo. Mas que foi um exagero foi.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Pois, não há dinheiro, mas é minha convicção que se o FCP tivesse planeado como devia, tinha conseguido um central por muito menos, já ficava com pasta para contratar o tal médio. Quando se ganha está tudo bem, mas é notório que Grujic, Eustaquio e Bruno Costa, André Franco é para outra posição, não são os parceiros ideais para o Matheus Uribe. Para mim, só passando o Tavinho para o meio resolvíamos, mas provavelmente perdíamos outras valências.

    ResponderEliminar
  7. Foi um jogo estranho, mandamos, empurramos o Sportém lá para trás, fomos agressivos e intensos, mas quando eles lá iam ... valeu-nos o Diogo com 3 grandes defesas, e ainda uma bola no poste ... Na minha opinião, o Diogo foi o melhor em campo, foi sem dúvida o mais decisivo!

    O Sérgio tem coisas do Toninho, o Bruno Costa em Vizela, nem ao banco foi, na jornada seguinte, e num clássico, saltou para o onze titular. Na minha opinião, o Eustáquio deveria ter jogado, praticamente, ainda não teve uma verdadeira oportunidade, e posterior sequência de 2/3 jogos consecutivos a titular para consolidar, porque neste momento, o canadiano é o melhor 8 que temos, há dois anos o Paços foi 5º, e o Eustáquio era sem dúvida o motor daquela equipa do Pepa, onde aliás também estava o Bruno.

    Sem um "farol de ideias" no meio campo, poderemos reajustar esse sector, com o Otávio a fazer de Vitinha, o Pepê a jogar na meia direita (a fazer de Otávio), e finalmente, com o Galeno na esquerda, dito de outra forna: Uribe/Otávio, Pepê, Galeno, Taremi/Evanilson, julgo que este 4-4-2 clássico da última temporada, e com aquele sexteto, era o que mais se ajustava internamente, já o contexto Champions pede um Grujic. Gosto de ver nas nossas equipas, um médio com chegada, com uma boa meia distância, forte na bola parada (a bater bem livres e cantos), neste momento, não temos esse médio (o Fenerbahce tem esse médio).

    ResponderEliminar
  8. Ontem foi uma boa vitória, mas que mostrou as dificuldades que vamos ter, se não conseguirmos reforços, o que me tem preocupado é precisamente, como assinala o Vila Pouca a falta de planeamento , inadmissível... andamos claramente ao sabor da corrente...
    As vitórias até ao momento, disfarçam, mas os erros de gestão estão aí.
    Como sempre, muito engraçado seguir a descomunicação social a seguir a estas vitórias, tentam tudo para diminuir o Porto e vão a correr ao compansan.
    Destaco o Diogo Costa, imenso, o Galeno também, lamento que o golo da Veron não tenha contado, foi limpo, assim o vagandas ia com um melão maior.
    Agora , saborear e preparar o que aí vem a seguir, esperando que acabe finalmente esta aberração de datas de transferências.

    ResponderEliminar
  9. Excelente e muito importante vitória sobre um dos nossos rivais. Nestes jogos, mais do que jogar bem, é importante ganhar.

    Parece-me que, caso não venha o médio diferenciado, ou até que ele venha, vamos jogar com o losango do meio-campo, com as limitações que isso tem, principalmente nos jogos fora em que os nossos laterais podem ser facilmente anulados. Por outro lado, no losango o Pêpe jogará a 10 e o rendimento dele não é o mesmo do que jogando na ala.
    Acho mesmo que deviamos investir num médio jovem diferenciado, sendo que por 10/12M certamente já encontraríamos um belo jogador. Terá de ser alguém com perspectiva de rentabilização futura, como foram as contratações do Carmo e do Veron. Falando neste último, parece-me que vamos ter mesmo reforço tendo em conta a desenvoltura que já se viu ontem nos poucos minutos que jogou.

    Saudações portistas
    Underkovaz

    ResponderEliminar
  10. Vitória sem contestação, da melhor equipa em campo. No entanto por um resultado enganador, talvez a diferença mínima um 3-2 fosse mais justa.

    Já ninguém dúvida da qualidade inegável do Diogo Costa, não escondo que sempre preferi Marchesin (que ainda ontem apesar de ter sofrido 4 golos, fez excelentes defesas) a Diogo Costa, mas o Português está num nível brutal. Parece um veterano.

    Pena a irregularidade, porque este João Mário é uma mais valia. O mal é que não sabemos com o que podemos contar para a semana.
    Uribe joga sempre melhor sem Gruijic ao lado. Otávio e Pêpê são tremendos, muita qualidade, muita rotação e inteligência tática em ambos.
    Galeno já merece mais do que entrar no decorrer dos jogos.

    Por outro lado Marcano e Bruno Costa são bons jogadores para se ter no plantel, fiáveis para jogarem esporadicamente, mas não podem ser titulares neste Porto.

    Nuno Almeida fez uma boa arbitragem, mas é incompreensível que com VAR, se anule uma jogada de golo iminente, sem a deixar terminar e assim impossibilitar uma intervenção.

    ResponderEliminar
  11. Quem tem Galeno, Pepê e Veron, vou repetir 500 vezes, tem de ter um médio que pense e execute rápido, coloque a bola nesses velocistas em jogos de CL ou em jogos que temos espaço. Nos jogos fechados, ter um jogador desses também é fundamental.

    ResponderEliminar
  12. Vitória sem espinhas e limpinha, como dizia o outro. No entanto o resultado é muito enganador e esconde uma exibição com muitas falhas, a começar na defesa, que cometeu erros incríveis que foram salvos por uma espectacular exibição de Diogo Costa. Há coisas que me custam a entender em SC, então ontem dá a titularidade a Bruno Costa? A nossa principal lacuna é precisamente no meio campo onde nos falta um jogador que faça a diferença, já agora fomos comprar André Franco para quê? Veron é um craque e quando estiver mais adaptado vai fazer a diferença.
    Quanto ao padre de serviço e ao cardeal macron, foi mais do mesmo, ou seja, fomos roubados até dizer chega. Um pênalti sobre Otávio do tamanho da torre dos clérigos que se esqueceram de marcar, e um golo absolutamente limpo do Veron que só é anulado porque o incompetente do apito quis. Nem com toda a tecnologia que têm ao dispor esta cambada acerta, e o pior é que gozam de uma impunidade sem limites A nossa Vitória não devia branquear estes erros e deviamos fazer barulho e lembrar que eles existiriam . Já nem falo do comportamento deplorável desse verme que é o mateus reis ao qual nada aconteceu.Esperemos por dia 31 para ver o que acontece mas o mais certo é nada se passar tal é a incompetência de quem nos dirige.

    ResponderEliminar
  13. Boa vitória , mas penso que a grande diferença esteve nos guarda redes .
    O nosso Diogo Costa , mostrou que é um digno sucessor de Vítor Baía , será o guarda redes da seleção por muitos anos , e que provavelmente daqui a 1 ano já cá não estará , fez ontem 4 defesas de elevada dificuldade , só ao alcance dos grandes .
    Do outro lado esteve Adán , um guarda redes lento a sair da baliza , lento a pensar e a executar , já em Braga tinha mostrado as suas debilidades , e ontem estivemos muito bem em explorar as suas lacunas .

    Quanto ao jogo , começa praticamente com uma entrada a matar do Neto ao Otávio , Neto nem amarelo levou .... Porque senão não acabava o jogo , o Matheus Reis é outro que não devia ter acabado o jogo em campo , cabeçadas a apanha bolas , sempre a provocar adversários , no pênalti cresceu para o árbitro , que vá lá , lhe mostrou amarelo .
    Tivemos o controlo na primeira parte , com a exceção dos últimos minutos , na segunda parte a ganhar demos a bola aos sportinguistas e jogamos no contra golpe , e com um Galeno que mais uma vez entrou bem , marcamos mais 2 golos, ambos de pênalti , e depois ainda nos anularam um golo limpo no fim , o Veron não fez qualquer tipo de falta no jogador do Sporting , mas pronto ...

    Foi uma boa vitória , mas continuamos a precisar do tal médio , temos 10 dias para o contratar , quero acreditar que ainda vem .
    Não podemos embarcar em arco , pés bem assentes no chão e cabeça no lugar , começar já a pensar e trabalhar no jogo contra o Rio Ave , as euforias , festas e os foguetes é para os lampiões .


    ResponderEliminar
  14. Também pertenço ao time que defende a contratação de um criativo com urgência que tenho a certeza irá chegar. Agora o meu time opõe-se ao que despreza o Bruno Costa, que não sendo um jogador de truz, não por falta de qualidade técnica, é, apesar de tudo, o único do plantel da rapaziada do meio, neste momento, com características diferentes de todos os demais e ontem até foi muito util, porque além de solidário a bola saiu sempre redonda dos seus pés e até foi dele a mais flagrante oportunidade de golo falhada.

    Quanto ao jogo, o oponente levou um autêntico amasso no primeiro tempo apesar das 3 oportunidades defendidas por um colossal Diogo Costa que está lá para isso.
    A 1ª a remate de Trincao na zona central, depois de Pepe ter sido engolido pela velocidade do avançado no lado direito e depois as que resultaram do canto.
    Na 2ª parte o FC Porto deu bola ao adversário e controlou-o sempre, mesmo depois de Marcano ter sido, também, engolido pelo moço do sporting.

    Duas notas absolutamente especulativas.

    Diogo Costa.
    Acompanho a carreira deste miúdo desde os 16 e fiquei sempre com a impressão de que era um jogador especial, tranquilo, boa saída aos cruzamentos, reflexos rápidos e saídas em mancha únicas. Únicas porque ao contrário de todos ele ficava impávido em frente ao avançado e reagia felinamente aos seus movimentos.
    Agora Diogo Costa, além de aprimorar aquelas qualidades, transformou-se num outro tipo de jogador, único na minha visão, faz passes de 10/20/30/40m com uma precisão de relógio suíço, sendo verdadeiramente o primeiro avançado da equipa
    Será vendido por muitos milhões, talvez o redes mais caro da história.

    Ontem se houvesse Vitinha e depois Fábio o sporting era gloriosamente goleado, por muitos.

    ResponderEliminar
  15. Concordo com tudo o que ďisse o dvp no ultimo comentario. Precisamos de um medio diferente do eustaquio bruno costa e grujic.

    ResponderEliminar
  16. Caro DVP e Amigos:
    O nosso FCP tem, intrinsecamente, um ADN de competitividade que Sergio Conceição tem reforçado. Vitória merecida mas que poderia ter outros números evitados pelo enorme Diogo Costa.
    Taremi é um excelente jogador que resiste ás investidas programadas dos cartilheiros.
    Golo mal anulado ao Veron e Pepê inteligente com Galeno determinante.
    Precisamos efectivamente de um médio diferente.
    Espero que o arruaceiro cabeceador seja punido.
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Eu acho que o Ferrari Vermelho fez uma péssima arbitragem mas cada um pensa o que quer; Porrada feia consentida desde o início, penalty por marcar quando ainda estava 0-0, golo mal anulado, tudo pró mesmo lado, que é como quem diz, pró lado do sporting.
    O Porto continua...na minha opinião...a ser o + forte candidato a ganhar tudo cá dentro mas um pensador de jogo precisa-se; Mas até pode ser o André Franco, não sei, gostava era de o ver a ter uma oportunidade de jogar. O Diogo Costa, está um autêntico monstro na baliza, espero que não se estrague com tantos elogios. O FCP, apesar de todas as contrariedades...O Porto é sempre o clube ao qual são criadas + contrariedades, já se sabe...lá vai somando e seguindo, que é o que eu quero, que ganhe sempre. Quem quer ópera, vai ao São Carlos, eu quero é vitórias de qualquer jeito, se for com bom futebol melhor mas se não for possível, paciência. Grandes jogadores se foram mas outros se revelaram entretanto ou estão para aparecer. PêPê, Galeno, Veron, vão causar muitos estragos nas equipas adversárias.

    ResponderEliminar
  18. Sinceramente, esta conversa do médio nunca a vi aqui nos cinco anos que o SC leva no Porto.

    Percebo, as pessoas habituam-se ao doce depois é extremamente dificil desintoxicar-se.

    Refiro-me ao Vitinha. Contudo recordo, o Porto não deixou de ser campeão duas vezes antes dele ter aparecido, com o Sérgio. Há muitas formas de ganhar no futebol.

    Tenho para mim como garantido, por muitas voltas que queiram dar a panela, o Porto do ano passado, acabou. Comprem quem quiserem. Aquele doce acabou. Jogadores com o perfume do Vitinha, são fugachos.

    Antes ainda tivemos um Deco e tivemo-lo muitos anos, hoje seria impossível. Estes jogadores são raros e até o futebol mudou, antes viam se mais, hoje não.

    O Porto para mim, com o Otavio substitui o Vitinha. Ele tem 27 anos, está no ponto de maturação para isso. Isso se e é um grande se, se o Sérgio quiser replicar o modelo do ano passado.

    Sejamos sinceros, o caminho faz se caminhando. Nem a equipa técnica do Sérgio sabe bem ainda, estamos no início, como tirar o máximo de partido do plantel que tem. É normal que o Sérgio vá experimentando, não há outra forma.

    Mas noto aqui uma aflição que juro que não percebo. Nós somos campeões caraças! E fizemos a dobradinha! Estamos na Champions! Estamos em primeiro no campeonato! Espetamos três a um candidato! Qual é a pressa? Os nossos concorrentes estão mais forridos que nós.

    Sobre planeamento..com esta sad? Com um homem que caminha para os 90 anos? Querem planeamento, regua, esquadro, não é com esta sad velha.

    Se me dão optar, opção A, gastas 20m num médio com o risco que isso tem de ser flop e dinheiro mal gasto, opção B, não gastas e és apurado para a próxima Champions para o ano e tens 20m no bolso e mais algum, e tiveste tempo para procurar o jogador certo para vir com menos risco, assino logo pela opção B.

    Não existe só o hoje, há que ver o amanhã.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Pela parte que me toca não quero um clone do Vitinha, quero um médio diferente dos que temos que são todos muito parecidos.
    Também não menosprezo o Bruno Costa, nem desrespeito jogadores do FCP, mas para marcar livres à entrada da área?
    Concordo com a ideia, com o SC o FCP até era competitivo com a equipa B.

    ResponderEliminar
  20. Não gostei nada do FCPORTO na primeira parte apesar de chegarmos ao intervalo com uma vantagem de um golo. Na segunda parte foi mais do mesmo até á entrada do galeno...galeno partiu a loiça toda. Veron tbm esteve bem e o 4º golo foi mal anulado. aliás o arbitro como já foi aqui referido esteve mal sempre em desfavor do FCPORTO. Bruno Costa não me parece que seja uma alternativa credível no meio campo (até gostei de o ver a lateral direito no ano passado).

    ResponderEliminar
  21. Confesso, não deposito grandes expetativas relativamente ao nº8 que possa chegar, ou melhor, vai chegar um médio, mas não vai direto ao onze (independentemente do conservadorismo do Sérgio), assim, antevejo dois cenários:

    1 André Almeida, um investimento de 5/6 M€, mais a partilha, ou o empréstimo do Romário (continua "estacionado" no Olival). O André é um interessante médio interior, com um enorme potencial, mas joga no VSC num meio a campo a 3 (médio interior direito ou esquerdo), mas, tem capacidade para andar acima e abaixo? Roubar bola, e ganhar duelos? Isto é, com bola é TOP, sem bola coloco as minhas reticências, vou mais longe, tem algumas carateristicas próximas do Franco, o AF é canhoto, e joga da direita para dentro. A partir de novembro, na Taça da Liga, o Franco, ou o Almeida (se chegar), podem ambos ser testados em competição, mas para o curto prazo, ainda é cedo para irem diretos ao onze titular, é a minha opinião.

    2 A chegada de um nº8 emprestado (com opção de compra facultativa), num cenário idêntico ao empréstimo de Grujic, provavelmente esse seria o plano mais desejável, e sem riscos acrescidos. De preferência, um médio com chegada, com golo, e forte a bater bola parada, aliás, a bola parada, ou a meia distância, é uma grande lacuna deste plantel, o melhorzinho ainda é o Bruno Costa!

    Quanto à baliza, gostei muito do Andrew do Gil, o 0-4 na Holanda é mentiroso (jogo mt equilibrado até aos 80 minutos, depois descambou, mas sem responsabilidades do Andrew), e 21 anos de idade, confere-lhe uma grande margem de progressão, entre um Samuel Portugal com 28 anos, e este miudo do Gil, prefiro este via empréstimo.

    ResponderEliminar
  22. Vitória limpinha mas resultado enganador que não reflete bem o que se passou que o digam as defesas de Diogo Costa. Falta um médio diferenciado que duvido que venha.
    Arbitragem vergonhosa do padre e do cardeal do var. Pênalti sobre Otávio, golo limpo do Verón e expulsão perdoada a esse arruaceiro do mateus reis. Esses sujeitos incompetentes e desonestos gozam de uma impunidade total ,e não são castigados pelos erros que cometem. É este o futebol português.

    ResponderEliminar
  23. F.C.Porto B 2 - Oliveirense 0. Se a equipa de Folha puder utilizar estes jogadores, alguns que trabalham na A, pode fazer uma época tranquila.

    ResponderEliminar
  24. Vamos la então falar do jogo de ontem.
    Gostei do resultado não gostei nada da exibição
    Como praticamente todos aqui falaram falta nos um médio e com urgência... E não so...
    Estive no estádio e sinceramente não me parece que o Otávio seja a solução para o meio campo no lugar do vitinha, e pk? Pk é um jogador que não pauta o jogo e spre em alta voltagem e senti a equipa cansada na hora de jogo, não consegue que a equipa descansa em deteeminados momentos de jogo, não ha uma posse consolidada perde se facilmente a bola
    Não gostei do Bruno Costa parecia perdido no meio campo
    Outra situação, saiu o zaidu entrou wendell e parecia uma passadeira não inspira confiança rigorosamente nenhuma
    ATENÇÃO ao pepe qualquer dia
    ... As pilhas acabam se
    Nota: não percebi como é que o árbitro deixou que o nosso guarda redes tivesse a camisola da mesma cor do árbitro e parecida com as do Sporting... Dirão o que é que isso influencia.. O do Sporting pareciam mais do que os do fc porto

    ResponderEliminar
  25. Lamachã, o que dizes sobre o Otávio faz sentido, mas estás a olhar para este Otávio. Será difícil formatá-lo para um modelo de mais posse, mais pousado, que saiba abrandar e não apenas acelerar?

    ResponderEliminar
  26. Vila pouca não me parece que o Otávio tenha aquela calma necessária para pautar.. Ele gosta de ser vagabundo, não ter aquela responsabilidade... Obviamente que faz o lugar mas esporadicamente
    Agora é urgente encontrar se alguém podemos por em causa a época..

    ResponderEliminar
  27. OLHA O NORTE.
    FCP 3 - SCP 0,
    Foram 4 não 3, um escandalosamente gamado! se era isso que os padrecos do apito pretendiam, tudo bem, sem problemas, felizmente foi um jogo que deu para dar e vender.
    Paineleiros, jornaleiros, todos de grande AZIA, dizem eles, Se, mais Se, Lagartixas, beu, au, au!... mas, S, mais S, digo eu, o FCP não falhasse tanto, o resultado era o dobro.
    O Sporting tem boa equipa, lutou fez o que pôde, mas, o FCP foi melhor, ponto final paragrafo.
    Agora não tenho duvidas que os jogadores sporting a gritar com o artista do apito, deram dez a zero ao FCP! mas por aí, nem um cartão levaram.

    Equipa B do FCP.
    Quem não jogar na A, pode dar o seu contributo na B e o resultado é aquilo que se viu...

    ResponderEliminar
  28. Concordando com o que o Manuel diz sobre o jogo..vou apenas me referir ao medio em falta,SC este ano joga de forma diferente..com um meio campo em losango..parece que não podendo encontrar um jogador como vitinha penso que tendo um jogador como Al musrati do Braga permitia empurrado uribe e Otávio para posições mais avançadas...a meu ver era a pedra de toque naquele meio campo...mas deve faltar o mais importante...o pastel..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com essa ideia do al Musrati penso que seja adequada neste momento para o problema do meio campo.

      Eliminar
  29. Boas grandes portistas ...
    Eu estive a ler os vossos comentários e tenho aqui uma ideia diferente de vocês primeiro o porto não fez o melhor jogo de sempre isso não tenho dúvida agora acho um pouco estranho ler a dizerem que a primeira parte foi má como assim?? Houve momentos onde o Sporting nem conseguia sair da defesa e só mesmo no fim é que teve aquelas oportunidades mais pela distração penso mesmo que estavam já com o intervalo na cabeça...
    Na segunda parte o próprio Sérgio disse no final que deu a iniciativa ao Sporting para conseguir ter mais espaço nas transições demos 3 mas era 4 vejo o pessoal muito preocupado imaginem os do Sporting jogamos com um candidato ao título e tem muita qualidade e matreirise não jogamos sozinhos... falta um médio acredito que sim mas calma eu pessoalmente achei a equipa muito mais madura e a entender os vários momentos do jogo coisa que acho que o Sporting falhou... fica a minha opinião... Um abraço vila pouca

    ResponderEliminar
  30. Realmente a nossa equipa B tem um onze muito bom, ao qual ainda se deve juntar Nilton Varela.

    Os reforços Wendell e principalmente Abraham a deixarem muito boas indicações nestes primeiros jogos.

    Falta ainda maturidade no controlo dos jogos, uma vez que adormecemos quando atingimos uma vantagem confortável.

    ResponderEliminar
  31. VP,
    Subscrevo a questão do Otávio a 8. Quer a recuperar, quer a sair para o ataque (passe e combinações) quer na condução de bola não ficamos a perder. É, isso sim, um jogador mais vertical o que o diferencia do vitinha.

    Agora, não acredito que o SC queira mexer em duas posições. E que Otávio queira sair de um lugar onde é preponderante e faz também na seleção.

    Vai continuar a experimentar o que tem.

    Sobre o jogo:
    1) Como é possível o Record saber que o Bruno Costa ia ser titular meia hora antes do 11 sair oficialmente. Há bufos!?
    2) Pepe e Marcano ultrapassados em velocidade por pote e fatawu. Proporcionaram 2 chances claras de golo ao SCP.
    3) Não foi pelo matheus que o SCP esteve pior porque Morita foi, para mim, dos melhores.
    4) João Mário, Diogo Costa e pêpe estiveram muito bem. Mas falta mais alguém a pegar no jogo, no meio.
    5) A maior parte dos lances de perigo do SCP foram criados pelas laterais.
    6) Na 1a parte o SCP foi abafado. Para mim, o porto foi claramente superior nesse período mas faltaram as oportunidades de golo. O que indicia a falta de alguém que tenha último passe e meia distância. Ou mais um desequilibrador.

    Rio ave e Gil fora vão ajudar a perceber melhor como a equipa vai ficar. Principalmente no meio campo. Até porque estes é que são os jogos típicos do nosso campeonato.

    ResponderEliminar
  32. O FCP foi bem melhor que o Sporting na primeira-parte. Tirando o lance da bola no poste - Pepe desconcentrado na abordagem - e aquelas desatenções já em cima do intervalo, só deu Porto. É verdade que criamos pouco, mas culpa de alguns excessos de individualismo, principalmente do Evanilson.
    Na segunda o Sporting, naturalmente, correu atrás do prejuízo, esteve por cima, mas sem grandes lances, a excepção foi o lance do Porto. Quando mexemos e entrou o Galeno, mais Porto, dois golos, o Sporting só teve uma chance já na parte final. Ainda marcamos o 4°, limpinho.
    Resumindo, talvez um 4-2 reflectisse melhor o que foi o jogo, mas, um, os jogos só acabam quando o árbitro apita, não é quando dá jeito aos que não gostam do FCP. Dois, os guarda-redes estão lá para defender, o nosso é muito bom, típico guarda-redes de equipa grande.
    Se o golo invalidado ao Veron, fosse a um jogador do Sporting e num jogo em que tivesse influência no resultado, a polémica instalava-se e tinha pilhas Duracell.
    Se a entrada do Neto fosse de um jogador do FCP, idem aspas.
    O lance sobre o Otávio na área, também seria exaustivamente dissecado, o mesmo na entrada do Ugarte.

    ResponderEliminar
  33. Todos gostamos de juntar às vitórias boas exibições, mas nós clássicos importante é ganhar.

    ResponderEliminar
  34. Bom dia
    Relativamente á agressão do Matheus Reis ao miúdo apanha bolas, já que o FCPorto, até ver, nada diz, pelo menos que os pais do miúdo se mexam e apresentem queixa na Justiça.
    A criança não pode ser o alvo da frustração do jogador, traduzido neste acto inqualificável.

    ResponderEliminar
  35. Bem hoje "alguém me disse" que o jogador que estaria mais proximo de substituir "vitinha" seria o Lucas Cantero.
    Analisando com trabalho poderia se aproximar do português
    Em termos de negocios é facil de se concretizar porque há um jogador (Nakajima) que podem e são queridos no clube onde está
    Vamos aguardar pelos proximos capitulos da novela do meio campista

    ResponderEliminar
  36. Bom dia a todos,

    Sobre o jogo, apenas partilho o que referi aquando do Vizela x Porto.
    O que importa neste momento é ganhar os pontos.
    Sei que é difícil para todos nós, mas este ano será muito diferente do habitual, um pouco como foi o do Covid.
    Vamos ter 2 campeonatos, um até ao Mundial e outro depois.
    Até lá, 13 jornadas encaixadas no calendário, onde também receberemos o Benfica.

    Os restantes 21 jogos apertados depois de Janeiro.

    Neste contexto, o importante é arranjar a melhor estratégia para amealhar pontos.

    A mim o que mais me preocupa é o fato de a fase de grupos da Champions ser muito mais concentrada, o que terá naturalmente muitos impatos no campeonato, na gestão da equipa.
    Quem dos 3 grandes sobreviver melhor a essa mossa ficará em grande vantagem.

    Olhando ao nosso calendário, que recebemos Sporting, Braga e Benfica até Dezembro, é do nosso interesse estarmos à frente à entrada do Mundial.
    Teremos uma segunda volta mais agreste.

    Sobre a equipa, percebermos todos que temos um treinador que conseguiu algo muito raro: saber ajustar as equipas aos adversários, mudando a abordagem ao jogo constantemente, muitas vezes durante o próprio jogo, sem mudar o prisma de jogo, espremendo ao máximo os pontos positivos, escondendo os negativos, e que tem os jogadores completamente crentes no processo.
    É perfeitamente visível que a equipa joga com a confiança de que o que está a fazer vai dar frutos.
    E isso, no futebol de hoje, faz toda a diferença.

    Não tive o prazer de ver jogar as equipas de Pedroto, pelo que não me atrevo a falar do que não vi.

    Do que vi até hoje, nunca vi um treinador do Porto fazer tanto, com matéria-prima tão reduzida.

    Finalmente, apenas dar nota de que o que faz um plantel campeão também é ter os Fábios Cardosos, Brunos Costas, Manafás desta vida.
    As equipas precisam deste tipo de jogadores, como precisou dos Bandeirinhas, Ricardos Costas, Eduardos Luís, Marianos González e companhia.
    E ter paciência com Davids Carmos. Se alguém acha que o Porto vai fazer 44 jogos (no minimo), com jogos a meio da semana, com o intensidade competitiva que o futebol dos dias de hoje tem, apenas com uma dupla de centrais de 39 e 35 anos, é porque viu pouco futebol na vida.

    É aproveitar enquanto dura, mas qualquer um deles está a uma lesão de ir para o estaleiro.
    David Carmo, Fábio Cardoso e João Marcelo serão fundamentais esta época, e assino já por baixo naquilo que escrevo neste momento.

    Saudações Portistas




    ResponderEliminar
  37. Vi jogar as equipas de Pedroto e se na 1ª passagem pelo FCP não o deixaram ser campeão - e aqui o não deixaram não foi externo, foi interno -, ia conseguindo um feito extraordinário, ser campeão com Atracas, Valdemares, Leopoldos... - sem desprimor, de um nível muito inferior ao Benfica de Eusébio e Companhia -, já na 2ª teve sempre excelentes plantéis.
    O FCP de Pedroto jogava muito, futebol bonito, já naquele tempo o modelo era a posse, o tic-taca que Guardiola consagrou, mas Pedroto foi um dos precursores.

    ResponderEliminar
  38. Pontinha, grande comentário, assino por baixo. Vai ser realmente um campeonato diferente.

    Isto é simplesmente ouro, e é um vantagem sobre os concorrentes e não consegues competir contra isto só comprando jogadores. Dá muito muito trabalho ter isto

    "
    É perfeitamente visível que a equipa joga com a confiança de que o que está a fazer vai dar frutos.
    ".

    Quando acreditas no que fazes e isto num plantel com mais de 20 homens, é o que faz as coisas acontecerem.

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde Portistas,

    Sei que é fugir um pouco ao tema e não é na posição de extremo que estamos carenciados, mas seria, a meu ver, uma oportunidade de negócio a não perder. Godwin do Casa Pia. Que potencial tremendo ali está. Forte, rápido e com uma qualidade técnica muito apreciável. Certamente não será caro e salvo algum imponderável, está ali dinheiro em caixa, aliado ao retorno desportivo, que trabalhado pelo SC, com certeza traria igualmente.

    Azul e Branco! Mai nada!

    ResponderEliminar
  40. Infelizmente não tenho visto os jogos com a atenção que gosto e este não foi excepção.

    Portanto, sobre o jogo, li a crónica do DVP e vi o resumo. Objetivo conseguido mas várias oportunidades concedidas. Sobre o Diogo, já deixo a minha opinião desde que o acompanhei na equipa B. Já é dos melhores do mundo e se nada de estranho se passar, vai chegar ao TOP 3 e ser vendido pela cláusula.

    O tal jogador do meio-campo não aparece e se mantivermos este plantel, só vejo o Otávio como alternativa naqueles jogos mais fechados. Depois para o substituir a ele, no lugar que faz normalmente, teremos o Pepê, o André Franco ou o Veron.

    A equipa B, não passou a ser a melhor equipa do campeonato mas parece ter sido bem construída.

    Ainda é cedo mas digamos que até agora, apesar das limitações, está a correr bem, numa e noutra equipa.

    ResponderEliminar
  41. "A mim o que mais me preocupa é o fato de a fase de grupos da Champions ser muito mais concentrada, o que terá naturalmente muitos impatos no campeonato, na gestão da equipa.
    Quem dos 3 grandes sobreviver melhor a essa mossa ficará em grande vantagem."

    Pontinha, na edição 2020/21 da fase de grupos da Champions, a mesma foi disputada em cerca de 8/9 semanas (o campeonato começou então em meados de setembro, devido à pandemia), tal como hoje devido ao Mundial de Inverno.

    Na edição 2020/21, só o FC Porto disputou a Champions, somou 13 pontos na fase de grupos, e apenas perdeu 1-3 com o City na Inglaterra. Naturalmente, tamanha densidade competitiva, deixou sequelas, por exemplo, no final da 1ª volta, inicio da 2ª volta, somamos 3 empates consecutivos, e voaram 6 pontos, com a BSAD, Braga, e Boavista no Dragão.

    O Benfica em 2020/21 foi eliminado no play off com o PAOK, e caiu para a Liga Europa, mas deu para gerir o plantel, num grupo fácil da Liga Europa, e priorizou o campeonato (fraco).

    Finalmente o Sporting, também foi eliminado no play off de acesso á Liga Europa, e foi goleado pelo LASK Linz em Alvalade. Sporting que, posteriormente jogou sempre com "semanas limpas", de cadeirão, sem ressacas europeias, aliás, nessa temporada, o Sporting jogou pela primeira vez a meio da semana, já em dezembro na Madeira com o Marítimo T Portugal, e foi eliminado.

    Portanto, em 2020/21, o maior beneficiado com a grande densidade competitiva provocada pelos jogos Europeus foi o Sporting, vou mais longe, se o Sporting tivesse disputado a Liga Europa, não seria Campeão.

    Nesta edição 2022/23, a 1ª jornada da Champions 06/07 de setembro, 6ª jornada a 01/02 novembro (esta jornada joga-se habitualmente na 1ª semana de dezembro). Porém, FC Porto, Benfica (vai carimbar amanhã a passagem), e Sporting, estarão os três em pé de igualdade, todos vão jogar Champions, o Benfica, começou mais cedo, e acelerou o seu processo de preparação, há uma tendencia nessas equipas para cairem no inverno, mas há Mundial.

    Ressacas Champions FC Porto:
    06/07 setembro 1ª jornadaLC/ 09/10 setembro D Chaves casa.
    13/14 setembro 2ª jornada LC/ 17/18 setembro Estoril fora.
    04/05 outubro 3ª jornada LC/07/08 outubro Portimão fora.
    11/12 outubro 4ª jornada LC/ 14/15 outubro T Portugal (fora com um Cabeça Gorda).
    24/25 outubro 5ª jornada LC/ 27/28 outubro Sta Clara fora.
    01/02 novembro 6ª jornada LC/ 04/05 novembro Paços casa.

    Lamachã, agora o nº8, o sucessor do Vitinha, passa a ser o nº10 Lucas Cantoneiro, e já deixa de ser o nº6 Al Musrati? Lucas por Lucas, do Portimão, preferia o clone do Otávio, o Lucas Fernandes que o Portimão emprestou ao Botafogo. Por acaso ontem vi o Portimão 2 VSC 1, e quem mais me impressionou foi o senegalês Seck que é lateral esquerdo (em modo Zaidu), o futsalista Luquinha também entrou, e mexeu com o jogo, mas ó Lamachâ, o Luquinha não é um nº10? Nós precisamos de um 8, não é? Vamos adaptar o Cantoneiro que nem no Portimão é um titular absoluto?

    ResponderEliminar
  42. Sobre a hipótese de termos um médio por empréstimo, seria ouro sobre azul se não tivesse cláusula obrigatória. Se fosse flop, não a exerciamos.

    Mas há algum jogador disponível assim? O clube que emprestaria, aceitaria exercer cláusula de compra? Mesmo que o jogador só ficasse connosco um ano e depois regressasse ao clube de origem seria bom.

    Seria uma forma de comprar um ano, sem riscos e até lá, encontrar o jogador certo para nós com risco controlado.

    ResponderEliminar
  43. Quer dizer somos roubados à grande com um pênalti e um golo limpo e da nossa estrutura ninguém diz nada, todos se calam, e é por causa deste silêncio que continuamos a ser roubados. Na conferência de imprensa SC preocupou-se em atacar os adeptos por causa dos olés mas sobre o gatuno do árbitro covardemente calou-se. É por estas e por outras que ninguém nos respeita.

    ResponderEliminar
  44. Boa noite.

    Obrigado ao Paulo pelo detalhe que nos elucida.

    Tendo em conta esse detalhe as deslocações a Estoril e Portimão serão de grau de risco elevado.

    De salientar o Pepê que está a crescer a olhos vistos.
    Jogador, mais que tudo, inteligente.
    Para quem está há tão pouco tempo na Europa, acho que tem crescido a um ritmo muito rápido .

    A terminar, tendo em conta a dinâmica que a equipa está a ter, começa a fazer sentido um Al Musrati.
    Um duplo pivot tampão e os 4 da frente versáteis e não se darem à marcação.
    Tivéssemos laterais mais completos e o que seria...

    Caro Vila Pouca, tenho pena de não ter visto os Portos de Pedroto.
    Os meus familiares que viram falam dele com carinho.

    E o trabalho dele por onde passou fala por si.
    Pôs as equipas todas a jogar melhor do que antes, tanto em Setúbal como no Bessa e em Guimarães.
    Isto em tempos de outros recursos.

    Terá sido o nosso melhor treinador de sempre.

    Mas se pouco conheço do treinador, não faço a mínima da qualidade dos plantéis.
    Sei que o Porto teve grandes jogadores no passado, mas porventura não em quantidade suficiente num plantel para os tornar competitivos.

    Os plantéis do SLB dos anos 60 e 70 eram realmente no papel algo de impressionante.

    O meu pai diz-me que o SLB dava-se ao luxo de ir buscar os melhores jogadores as outra equipas para os ter no banco.
    E dá-me o exemplo do Serafim que veio buscar ao FCP.

    Saudações Portistas


    ResponderEliminar
  45. Pontinha, basta ver, por exemplo, a equipa que esteve na final de Basileia, ou a que acabou com o jejum de 19 anos... Para mim a excelência do trabalho de Pedroto, Setúbal, OK, Guimarães menos, mas OK, esteve na 1ª passagem pelo FCP, ser campeão com aquela equipa era um feito extraordinário atendendo à equipa do Benfica na altura; e depois no Boavista que tinha um grande jogador, João Alves e pouco mais. 2 Taças de Portugal, um 4º e um 2º lugar, perdendo o título porque perdeu nas Antas e depois com o Tomar em casa, é obra. Não esquecer que o Sporting também tinha grandes equipas.

    Soluap, querias que o SC desancasse no árbitro para ser castigado?

    ResponderEliminar
  46. "Tendo em conta esse detalhe as deslocações a Estoril e Portimão serão de grau de risco elevado."

    Pontinha, eu acrescentaria a deslocação aos Açores, e também numa ressaca, o Sta Clara está a construir um bom plantel, a "escola de samba" é de qualidade, Bobsin, Rildo, ou o Matheus Babi, entre outros.

    ResponderEliminar
  47. Já começou mais uma campanha contra jogadores nossos , desta feita calhou ao Pepe .
    Tão só porque disse nomes feios ao angelical Matheus Reis , coitado do rapaz que ficou traumatizado , é uma jóia de rapaz !!! Nunca fez mal a uma mosca !!!
    E que num lance em foi empurrado, na queda Pepe deu com o calcanhar no peito de um jogador do Sporting , quando claramente se viu que foi um contacto fortuito .
    De facto os viscondes são aves raras , descendentes directos dos calimeros .

    Coitado também do Ricardo Horta e dos lampiões , é uma crueldade sem limites o que estão a fazer ao rapaz e ao mais maior clube , de pôr as pedras da calçada a chorar , primeiro era o trolha o vilão desta telenovela barata , agora são esses sacanas do Málaga que não deixam o rapaz voar e ser feliz .

    ResponderEliminar
  48. O clube dos choringas presidido por alguém que só teve protagonismo na CS por ter atacado o presidente mais titulado do Mundo vai avançar com uma queixa contra o Pepe por insultos a... Matheus Reis! A piada está feita! Entretanto gostava de saber onde está a nossa reação a sério acerca da cabeçada que este jogador dos viscondes deu a uma criança que estava a fazer de apanha bolas. Isto não é a arena do Campo Pequeno. Espero que este touro verde seja castigado porque isto não é comportamento que um jogador de futebol profissional deva ter.

    ResponderEliminar
  49. OLHA O NORTE.
    DESABAFOS.
    O m n! o que deu uma Marrada ao miúdo! que palavras o Maradas disse ao Pepe! e o que é que Pepe disse ao Marradas! só da lagartada calimeros! haja paciência.

    Há ex/árbitros com lupa no traseiro, que têm a lata de dizer que Verón fez falta! mas como são uns pobres diabos abandonados da arbitragem são palavra de burro.

    Andamos aqui a discutir o sexo do anjos, entra este, é melhor o outro. eu prefiro aquele! esperem sentados, porque provavelmente não vai entrar ninguém...

    A onde é que os Toupeiras vão buscar tanto dinheiro! já compraram meio mundo e ainda querem mais, é mesmo para arrasar como dizia o Bazofias. Já não há rei dos frangos, do Banco penso que também não, petróleo, diamantes! se não ganham nada este ano, vai tudo partir pedra.

    ResponderEliminar
  50. Ando um bocado a leste e fui ver o calendário. O nosso último jogo desta "primeira" volta do campeonato é 13 Novembro! Porque temos campeonato do mundo no mês de Dezembro!

    Como já aqui alguém disse, isto é completamente atípico. Quem cometer o erro de gastar dinheiro num campeonato tão atipico como vai ser este, corre o sério risco de chegar ao fim, dinheiro nem velo, resultados desportivos zero.

    Presumo que até dia 13 Novembro vamos encaixar também os 6 jogos da Champions. Vai ser lindo. Duas mudanças de chip na cabeça dos jogadores, campeonato do mundo e regresso. E concordo, o regresso será totalmente diferente.

    ResponderEliminar
  51. Há um clube que está a apostar forte, a dar tudo que o treinador pede. O FCP não pode esperar que o treinador faça sempre das tripas coração, que seja sempre competitivo até com o Paulo Oliveira a médio no lugar do Vitinha.

    Ninguém está a pedir a Lua, apenas que se virem para trazer um médio. Comprado, emprestado com opção de compra, sem opção, seja o que for. São demasiado bem pagos para não fazerem os mínimos.

    ResponderEliminar
  52. Corona, Luiz Dias, Sérgio Oliveira, Marchesin, Fábio Vieira, Vitinha, Mbemba Francisco Conceição.

    Todos aqueles jogadores eram titulares, uns mais vezes que outros, do FC Porto há 1 ano e que Sergio Conceição teve de os substuir, com êxito. Por um lado prova que o scouting do clube foi competente, que o treinador soube magistralmente tirar o melhor rendimento deles construindo e reconstruindo grandes equipas, por outro, pôs a nu a verdadeira calamidade financeira que Pinto da Costa e a administração que preside colocou o FC Porto.

    É verdadeiramente notória e chocante a aflitiva dificuldade em contratarem-se jogadores para satisfazer as legítimas ambições de um treinador que, fatalmente, irá chegar ao ponto de nao ter sempre o mesmo sucesso, principalmente quando um rival parece ter um saco sem fundo de dinheiro para atender os desejos do seu técnico.

    Continuo com esperança de se poder dar jogadores a um treinador que merece o salário que ganha em dobro.

    ResponderEliminar
  53. OLHA O NORTE.
    PARA QUE CONSTE.
    Para que conste, mudei de canal, tal é o futebol fraco, sem imaginação do Dinamo de Kiev. O Casa Pia que subiu de escalão, é muito mais equipa que estes Ucranianos. Não estava em duvida a passagem dos lampiões, mas ver um jogo destes, deixamos de gostar de futebol.

    ResponderEliminar
  54. A administração do FCPorto com o sr presidente à cabeça devia ter vergonha e dar lugar a outros. Não conseguem contratar um médio que faça alguma diferença. Colocaram o clube na bancarrota e ainda têm a distinta lata de receberem prémios.
    Já agora a norma é ser roubado e calar para não ser castigado? Mas voltamos ao 24 de abril? Nem treinador nem ninguém diz nada sobre os roubos de que fomos alvo. É por isso que ninguém nos respeita.

    ResponderEliminar
  55. Só lembrar que o Dínamo de Kiev, por razões óbvias, não tem competição e os seus jovens jogadores jogam pela honra e um prato de sopa.
    É simplesmente vergonhoso que a UEFA consinta a participação de um Clube cujo País sofreu uma invasao, defraudado igualmente a competição que dizem ser a melhor do planeta.
    Vergonha.

    ResponderEliminar
  56. " até com o Paulo Oliveira a médio no lugar do Vitinha."

    Vila Pouca, o Paulo Oliveira, neste momento é o 3º central na hierarquia dos centrais do Braga, e já temos 5 centrais. Mas quando temos o Uribe, o Grujic, e mesmo o Eustáquio que também faz a posição 6, e há quem peça o Al Musrati, que é um extraordinário nº6, porém o FC Porto precisa de um 8. Dupla Al Musrati/Uribe? Será que encaixam? E o que fazemos ao Grujic que custou 10 M€? Já o Al Musrati não custa menos de 12/15 M€...

    Mas nem tudo é mau, o nosso chief scout deste blog, já pediu o Lucas Cantoneiro do Portimão, para substituir o Vitinha, um habitual suplente do Portimonense. A propósito, lembram-se de um Paulinho na 1ª época do Sérgio, que esteve emprestado meio ano ao FC Porto? Esse mesmo, aquele canhoto que poderia dar um bom futsalista, mas até foi Campeão como jogador do FC Porto!

    Encomendem ao Mendes, um nº8 emprestado com opção de compra facultativa, mas com chegada, com boa meia distância, ou forte na bola parada, criativo, que ande acima e a abaixo, forte nos duelos, com formação pedigree, se tiver duas ou três destas carateristicas, e sem o risco de investimento, na minha opinião, era a melhor solução para o tal nº 8.

    P.S. O FC Porto neste mercado, já investiu 47 M€ em aquisições, juntando Grujic, Eustáquio, e Marcelo.

    ResponderEliminar
  57. O Paulo Oliveira que estava a pensar és tu e não o do Braga.


    Solução, coitado do FCP se fosse gerido por alguém com o teu bom senso. Éramos prejudicados, soltávamos a franga através do treinador, era castigado, no jogo seguinte o que fazíamos? Falta de comparência? O treinador e os jogadores têm de ser protegidos. O FCP falou nos erros do árbitro, mostrando imagens. A questão não é o que fez ou podia fazer o FCP, a questão é a forma como alguma escumalha da comunicação social trata os erros dos árbitros quando o prejudicado é o FCP. Alguém tem dúvidas que aquele golo limpo de fosse do Sporting ou Benfica, caía o Carmo e a Trindade?
    Esse é que devia ser o grande combate, infelizmente, nos últimos anos essa parte foi descurada. Sinais dos tempos, o presidente tem 84 anos.

    ResponderEliminar
  58. ComPortistas,
    Começo por tentar responder a uma pergunta aqui lançada se há algum clube que faça negócios -suicidas em que se empresta um jogador deixando do lado de quem recebe a decisão de comprar ou não esse jogador? Há sim e esse Clube é o nosso! Como exemplos avanço os negócios do Vitinha (que afinal aquilo que era uma clausula obrigatoria de compra deixou de ser em determinado momento que a nossa Exa $AD nem sequer soube explicar...), do Sergio Oliveira (2 vezes, a ultima das quais para mim continua a ser inexplicavel), do Loum e até do Bruno Costa (que era nosso jogador e depois tivemos que pagar uma pipa de massa para o ir buscar).
    Dentro de tudo o que vemos e percebemos que se passa na nossa realidade o que mais me choca é o silencio que nos é dedicado por parte de quem no dirige. Nem uma palavra sobre o presente, muito menos sobre o futuro. Já o passado já passou e por isso já nem vale a pena solicitar explicações sobre decisoes inexplicaveis. Temos uma sociedade anónima com uma Admin paga a peso de ouro em falência técnica com contas completamente desequilibradas e cuja falência terá implicações diretas no seu futuro próximo e no património do Clube, as vendas de jogadores aos magotes sem nunca respeitar as clásulas de rescisão (para que servem então? O negócio do Diaz foi mau demais mas justificou-se porque a tesouraria estava a zeros e já ninguem nos empresta um centimo. O do Marchesin, para mim, fere qualquer logica racional negocial do que tem sido praticado. Um jogador de excelencia, internacional argentino, que entra no ultimo ano de contrato. O que fazemos? Vendemos bem ou emprestamos com a condicao de renovar contrato por mais tempo para voltar ao Clube alguem que se ira forçosamente valorizar e quiça jogara o Mundial; não! Nem uma nem outra. Optamos por vender por poucochinho e nem sequer nos posicionamos para garantir o seu retorno - algo fundamental trabalhar desde já pois o Diogo não ficará muito mais tempo). Ah! O jogador entrava no ultimo ano de contrato (pois entrava, tal como o Brahimi, o Marega, o Herrera e esses jogaram até ao último dia) e queria muito estar no Mundial (e para isso precisava de jogar). Tudo certo mas questiono somos alguma sociedade de caridade? Este jogador não era pago a peso de ouro (tal como os outros acima referidos) e, como profissional que é, não teria que cumprir o contrato até ao final? E se houver uma lesão do atual titular? Sinceramente, não consigo compreender
    Sobre a chegada de um médio box-2-box e de um avançado com último passe, baliza e golo, a verdade é que falta pouco mais de uma semana para chegar ao fim das transferencias e a verdade é que sairam 8 jogadores face à ultima epoca e entraram 4...e não reconheço em nenhum deles a capacidade de reforçar o setor mais afetado com estas saídas: o miolo! E já não falo de um defesa-direito ou esquerdo... Tudo isto acontece à frente dos nossos olhos e a explicação pode (e deve ser simples): não há $$$ e quem não tem $$$ não tem vícios. Se quem se senta no topo da hierarquia tivesse a hombridade de reconhecer que, como resultado de anos e anos de gestão danosa, a única solução possível é reduzir investimentos, massa salarial associada e potenciar a formação de forma séria e estruturada, a grande maioria de nós acabaria por acatar e seguir em frente. Mas quando se fala aos sócios apenas e só no mês anterior às eleições e por editoriais de revistas...
    Saúde
    Gilles27

    ResponderEliminar
  59. Boa noite a todos,

    Sobre a temática do 8 no meio campo, desconfio que será uma novela como a do Ricardo Horta: até ao dia 31.

    E possivelmente com o mesmo desfecho (um vai para o SLB, e virá um médio para o Porto, muito provavelmente alguém num dos moldes como Grujic ou Casemiro: de clube de outro campeonato, onde não terá espaço, sem opção de compra ou com opção facultativa/proibitiva.

    Percebeu-se logo quando PC disse que, e passo a citar ' O Porto não irá gastar 10 milhões por qualquer indivíduo', que André Almeida nunca seria contratado.

    A única hipótese que vejo, dos que foram falados, será Alcaraz do Racing, mas com 19 anos será sempre um risco, e terá tempo de adaptação.

    Como disse antes, vamos ter um mini-ciclo até meio de Novembro, na prática 2 meses e meio, com mais 10 jogos do campeonato, 6 de Champions e pelo menos 1 de Taça de Portugal. Portanto, 17 jogos em 10 semanas, mais ou menos.

    O treinador não vai andar a inventar e experimentar, se tiver que jogar com bombo até lá, vai jogar, e depois aproveitar a 'pausa' do Mundial, onde haverá ao mesmo tempo que ele decorre, a Taça da Liga (mais uma aberração deste calendário, ver um Brasil x Espanha à tarde, e à noite um Porto x Oliveirense para a Taça da Liga...) será usada para a adaptação desses reforços, e como uma nova pré-época.

    Este ano quem vai ganhar o ouro nas competições não vai ser o talento, mas a boa capacidade de gestão de recursos.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  60. Infelizmente, neste momento só se fazem negócios no Porto se estes incluirem comissões para os abutres. Já agora, o negócio do Veron não foi notificado à CMVM?

    Saudações portistas
    Underkovaz

    ResponderEliminar
  61. Andamos aqui a dar palpites sobre o médio que vem para o nosso clube..e chegaremos ao fim de mercado e não vem ninguém..incrível..num clube profissional como este..deveriam ter na sombra pelo menos outro plantel de possíveis alvos para o caso de os jogadores do clube saírem.
    Mas se calhar só os nossos senhores da sad e que nao sabiam que jogadores como vitinha e Fábio Vieira não iam sair. Sérgio Conceição com todos os defeitos e virtudes..merece uma estátua

    ResponderEliminar
  62. OLHA O NORTE.
    Tal & qual,
    Os principais donos da "Cofina", Correio da manhã, CM TV, revista sábado, Apanhados a Lavar Dinheiro. Estamos falados quem é esta gentalha.

    Ontem no Porto Canal no Universo Porto de Bancada foram mostradas imagens dos lances do FCP - Sporting que a CS castrada, vermelha, ant/FCP não mostrou. O Guarda redes lagarto a esburacar com o pé a marcação da grande penalidade, o central brutamontes lagarto a calcar propositadamente o nosso jogador quando este fazia o primeiro golo, aquele bronco aleijado mental lagarto a puxar a orelha e insultar o Octávio etc,etc. Depois de tudo isto aquele magala de fisioterapia que é presidente Kalimero ratoeira e pirómano, vai apresentar queixa de Pepe! isto só de quem não tem vergonha na cara.

    ResponderEliminar
  63. OLHA O NORTE.
    Não vão comprar mais ninguém! mas vão receber os prémios. Isto é que é Portismo.

    ResponderEliminar
  64. Voltando ao "tal" médio, ontem, foi oficializada a transferência do André Almeida para o Valência (por 7,5 M€, vai ser pago durante 5 anos, com tranches de 1,5 M€/ano), e, coincidência, ou não, o Romário no mesmo dia foi emprestado ao Casa Pia (espero que para jogar, eu não desisto do Romário). Mt provavelmente o Romário esteve "estacionado" para seguir para Guimarães, e o André fazer o caminho inverso.

    Hoje ao ler o Pipa, retive os registos dos 3 Grandes na Champions, na última década, antes de lá chegar, recordo que entre 2012/13, e 2021/22 (últimos 10 campeonatos disputados em Portugal), o Benfica venceu 5 Campeonatos, o FC Porto 4, e o Sporting um.

    Mas agora vejamos os registos dos 3 Grandes na Champions, nos últimos 10 anos (temporadas e edições Champions balizadas entre 2012/13 e 2021/22):

    FC Porto 9 presenças na Champions, 3 X Quartos final, 3 X Oitavos final, 3 X eliminado na fase de grupos. (nessas 3 eliminações, o FCP perdeu o acesso aos oitavos final na última jornada).

    Benfica 9 presenças na Champions, 2 X Quartos final, 1 X Oitavos final, e 6 X eliminado na fase de grupos. (numa dessas eliminações, o Benfica somou zero pontos em 6 jornadas disputadas)

    Sporting 4 presenças na Champions, 1 X Oitavos final, e 3 X eliminado na fase de grupos.

    Recordo também que, o FC Porto nos últimos 5/6 anos esteve intervencionado pela UEFA, e com evidentes dificuldades financeiras, mas, apesar dessas notórias dificuldades, o FC Porto foi de muito longe a melhor equipa Portuguesa na Champions, sem dúvida, a mais competitiva, e de forma constante e consistente, ó meus amigos, e a Champions, é como o algodão ...

    O Serpa hoje num editorial canta loas ao Benfica, pelo extraordinário play off de acesso à Champions, a sério Serpa? Um Benfica que nos últimos 3 anos, irá investir cerca de 250 M€ em contratações, e venceu na Polónia um D. Kiev esfrangalhado, e fragilizado em contextos vários, e voltou a vencer fácilmente o mm D Kiev na Luz. Sim, um D. Kiev que perdeu uns 6/7 titulares, e reforçou-se com 3 jovens sub 19 que, fazem extraordinárias assistências para os adversários. Ó Serpa, há 6 anos, quando o FC Porto arrumou a Roma do Salah, do Dzeko, e do El Shaarawy, num play off de acesso á Champions, não assistimos a tanto "foguetório", e ainda bem!

    Durante muitos anos, a Taça Intercontinental, foi jocosamente e despeitadamente apelidada de Taça Toyota em Portugal, e eis que, a desprestigiada Taça Intercontinental (mas sub 20), num ápice, passou a ser um dos títulos mais prestigiados do Mundo, imagino se eles tivessem vencido duplamente a Taça Intercontinental, mas da equipa principal... A propaganda é forte, muito forte!

    ResponderEliminar
  65. Caros Portistas

    Com todo o imenso respeito, não vou aqui nada acrescentar às possíveis/desejadas ou pretensas aquisições de um centro campista com as características que aqui são enunciadas e manifestadas. No entanto aproveito esta janela de portismo para escrever o que me vai na alma.

    Nojenta a imprensa lisboeta enaltecendo o mais maior de todos… o Benfica… contra uma equipa que nos últimos dois meses mal treinou e ainda por cima fora do seu centro de treino e do estádio… sem os melhores jogadores e espaço de estágio, obrigada a jogar fora do seu contexto natural e habitual…

    Pedia-se um pouco de bom senso, urbanidade e decoro… dignidade (que é o que muitos não conhecem).

    Mas não, isso não há pelas margens do Tejo nem pela imprensa prostituída à 2ª Circular…há que enaltecer o galinheiro (onde praticamente milhafres e águias existem mas proliferam sobretudo abutres), a soberba e fantástica passagem à fase de grupos, do club maior e mais que tudo, sem igual, deste universo e arredores… muitos e muitos indícios (técnico/táticos) deixados nestes jogos (segundo a mencionada imprensa - TV e jornais), que de tão positivos e “avant garde” vão de tal maneira devorar o campeonato que nem vale aos outros ir a jogo…

    Mal a UEFA, na minha simples ou singela opinião remetida aqui das Torres/Trancoso, em férias... no Interior objecto de fogos.

    Não deveria ser permitido que clubes de países pertencentes à UEFA, em estado de guerra, pudessem disputar as competições (os resultados e as conclusões que as tire quem quiser)

    Obrigado DVP pelo espaço disponibilizado para o desabafo

    JPPCH

    ResponderEliminar


  66. Caros Portistas

    Quando estou em Portugal, estou a 250Km do Porto, o que não me impede de ir ao Dragão... de igual modo estou a 380KM da capital do império onde radica o poder, e no caso do futebol, os clubs quem décadas fizeram uma putrefação do futebol e das competições antes de aparecer o FCP, tornando-se o ódio do poder centralista e lisboeta. O centralismo inunda igualmente o futebol, há décadas, pese embora as conquistas do nosso amado FCP...

    Antes de reflectirem sobres isso, pelo contrário, sentem os êxitos do FCP como aguarás ( mistura de hidrocarbonetos alifáticos) no cu da burras.

    Depois escoiceiam

    Obrigado DVP

    JPPCH

    ResponderEliminar
  67. Que tristeza estes joguinhos do agora queixo-me eu, agora queixas-te tu. Não podemos criticá-los e depois fazer a mesma figura.

    ResponderEliminar
  68. Muito bem o nosso clube em pôr um processo ao Matheus Reis e ao Coates , olho por olho , dente por dente .

    Quanto aos lampiões veremos o que valem mais para a frente , quando começarem a apanhar equipas a sério .
    Até agora não estou minimamente impressionado com eles , muito fácil de jogarem bem contra Mitthyllands desta vida , com Dínamo de Kiev completamente esfrangalhados e destroçados pela guerra , ainda por cima nem sequer jogaram fora nas duas eliminatórias , ambas em terreno neutro .
    Mas já se sabe como aquilo funciona naquelas paragens , não provaram ainda absolutamente nada , mas já são os maiores ...

    ResponderEliminar
  69. Voltando ao tal médio, isto quando todos nós temos apontado á América do Sul, e esse mercado inflacionou de forma brutal (Zaracho ou Alcaraz, por exemplo, e os valores proibitivos de que se fala), recordo que há um mês, o médio criativo Amine Harit do Schalke foi apontado ao FC Porto, tem 25 anos, esteve na temporada passada emprestado ao Marselha, e em 2024, termina o seu contrato com o Schalke, os registos deste franco-marroquino, são mt interessantes, apresenta assistências e golos também. O Amine está avaliado pelo Transfermarkt nos 10 M€, e repito, cessa contrato com o Schalke em 2024!

    Supostamente o Marselha também quer a sua continuidade, mas neste momento, o marroquino está vínculado ao Schalke (mas não consta do plantel dos alemães, nem do Marselha). Já o Marselha, investiu neste mercado mais de 70 M€ em contratações, e entre essas, contratou dois mèdios, o Guendouzi ao Arsenal, e o Veretout à Roma, e investiu 22 M€ nesses dois médios, ainda haverá espaço e "bolsa" para contratar o Amine Harit ao Schalke, ou renovar o empréstimo? O Marselha também vai jogar Champions, daí que, esse argumento não é válido.

    Qual o grande "pormaior" relativamente ao médio Amine Harit? Quanto tinha 19 anos, foi Sérgio Conceição que o foi "contratar" aos júniores do Nantes, lançou-o, e assumiu-se como titular absoluto desse surpreendente Nantes, aliás, na temporada seguinte (quando o Sérgio veio treinar o FC Porto) o Amine Harit foi mesmo transferido para o Schalke em 2017/18, depois daquela temporada de estreia no 1º ano de sénior. E "pormaior" porquê? Eu não me esqueço do meu primeiro professor primário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia a voce Paulo Oliveira,
      Nao vos conheco, mas conheco o Aminé Harit e nem emprestado o queria no Porto.
      É so ver o historial de problemas que ele teve em cada clube por onde passou... Eu conheco pessoalmente ô Amine de França e ele nao é um jogador fiavel a nivel de carater.

      Eliminar
  70. O que se passa no campo fica no campo, é uma máxima do futebol. Depois, se há comportamentos desviantes deviam ser os órgãos disciplinares a agir. Se os regulamentos permitem as queixinhas deviam ser mudados, enquanto não fossem o CD devia deixar claro que não vai em queixinhas.
    Este não é o meu futebol, mete-me nojo.

    ResponderEliminar
  71. Pois PT bla bla... Mas este amine Harit é um box to box.
    O chamado 8!!!
    Se este é o tal 8 o uribe é o n. 10!!!
    Ridiculous

    ResponderEliminar
  72. Não temos que nos admirar nem censurar a reaçao do FC Porto relativamente ás queixinhas.

    Não podemos andar anos a lamentar a nossa inércia relativamente ás centenas de processos de que fomos alvo por porte dos nossos inimigos - sim inimigos, porque quem faz o que tem feito há pelo menos duas décadas não pode ser visto de outra forma - e agora porque só estamos a responder a mais uma provocação, já devemos ter uma atitude de superioridade.

    No fundo isto é o resultado da benfiquisaçao do campeonato português, principalmente após a conclusão do processo Apito Dourado, onde o justicialismo engendrado por advogados ligados ao poder e aos clubes da capital começou a ditar leis, e não fôra as redes sociais que nestes casos nos têm dado grande ajuda e estaríamos agora a ser dizimados pela prostituída Capital.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais Jocker azul , não gosto de queixinhas , mas estou farto de ver os nossos rivais a fazer queixinhas e sermos castigados ao longo das últimas décadas , vamos continuar a dar a outra face ???
      Sermos porreiros não resolve nada , e estranho agora ver portistas a críticar os nossos dirigentes por atuar agora , antes queixavam-se de nada fazer , agora queixam-se por fazem algo , preso por ter cão , preso por não o ter ...

      Eliminar
  73. Joker, vá lá que o CD teve o bom senso de não instaurar um processo ao Coates pela entrada sobre o Evanilson. Não porque não se passou nada, ou não foi feio, mas porque agora todos os jogos seriam esmiuçados ao pormenor das câmaras lentas, ia ser um ver se te avias de castigos e tal como no passado, na altura chamavam-se processos sumaríssimos, quem foi a grande vítima? O FCP e Benni McCarthy. Claro que depois das queixinhas dos calimeros, o FCP tinha que reagir, mas e repito, este não é o meu futebol. Este tipo de queixinhas só existe no futebol português e devia acabar. Há comportamentos desviantes? Compete aos árbitros, delegados, VAR, AVAR relatarem os factos. Se não relatam, o CD só devia agir em situações excepcionais, de extrema gravidade. Se fosse assim as queixinhas, vitimização e choradeira leonina já tinha acabado há muito. Assim estamos a alimentar um futebol de queixinhas, fala-se mais disso do que é importante, uma vitória clara e que só não foi mais dilatada porque foi anulado ao FCP um golo limpo. Não creio que o FCP venha a beneficiar muito deste tipo de atitudes. Somos um clube que está manifestamente num plano muito superior aos chorões de Alvalade.

    ResponderEliminar
  74. Acabei de ver o sempre em jogo na tal da chique CNN, e durante 50 minutos, 40' de Benfica, 5' para o Sporting, e outros 5' para o FC Cristiano Ronaldo, são afinal os 3 Grandes de Portugal.

    Bom, se há dois anos, o FC Porto conquistou uma "dobradinha", nesse defeso, nem parecia, JJ, Cavani, e outras novelas. Dois anos depois, o F C Porto volta a conquistar uma "dobradinha", apenas há cerca de 2 meses, e o FC Porto não existe em termos noticiosos, só mesmo pelos piores motivos, seja o ciclismo, ou as manipulações arbitrais, ou o Pepe...

    Ao final da tarde, na SIC notícias no "Mercado", o Aguilar, esse verdadeiro fenómeno do Entroncamento, afirma isto a propósito do médio grego que está a caminho do Sporting:
    "Os jogadores gregos tem tradição em Portugal, os 4 gregos que jogaram no Benfica (citou os seus nomes), ou o Seitaridis que foi campeão Europeu no FC Porto..."

    Como é que é, ó fenómeno? Nem são sou profisssional da coisa, e sem "sebenta", o lateral Seitaridis, chegou ao FC Porto na temporada 2004/05, depois da Grécia ter sido Campeã Europeia, veio substituir o Campeão Europeu Paulo Ferreira (transferido por 20 M€ para o Chelsea), mais, o Seitaridis, esteve apenas meio ano no FC Porto, porque em janeiro de 2005, foi transferido com mais valias, para um clube russo (nem fui ver qual clube), porém, nesse meio ano no Porto de Fernandez, o grego ganhou uma Supertaça numa final com o Benfica (golo de Quaresma, eu estava no Sul de Espanha de férias, e comprei o ÁS, para me darem apenas uma "colunazinha" com esse FC Porto 1 Benfica 0), mas o grego também ganhou a hoje sobre-valorizada Taça Intercontinental, mas Taça Toyota para os invejosos, mas Campeão Europeu pelo FC Porto, nunca foi!

    Continuando, o "fenómeno", a propósito das contas do Sporting, afirma isto:
    "O Sporting com a Champions, irá encaixar cerca de 40 M€..."

    Ó "fenómeno", como? Diz lá outra vez? O FC Porto vai encaixar 39,5 M€ na Champions, o Benfica chega aos 38 M€, e o Sportém fica-se pelos 28 M€ ...

    Enfim, ⁠a coisa mais perigosa que existe é este incompetente com iniciativa, mas é um "fenómeno", aliás, ontem também considerou que o Pepe deveria ter sido expulso naquele lance com o Morita, mas aí, nem foi o único, porque o GORDO Bernardo Record, diretor de bandeira&cachecol verde do Sportém, tem a mesma opinião ... E é isto, durante o Penta, tinhamos uma vez por semana os "Donos da Bola" na SIC, hoje temos diáriamente "Donos da Bola", em dois ou três canais, até mesmo no canal de desporto pago, do taberneiro de Penafiel!

    ResponderEliminar
  75. Lamachã, o Amine é um 8/10, criativo, mas já não vem, o J dos Santos diz que o conhece bem, aliás, consta que é pior que o Yuran, mas o Sérgio Paulo, deve conhece-lo bem melhor que ninguém!

    Lamachã, mas pode ser a grande oportunidade do Lucas Cantoneiro, se o nº10 Luquinha, nem é titular é Portimão, pode mt bem ser o sucessor do Vitinha!

    ResponderEliminar
  76. Até fui reler os comentários para ver se havia alguém a criticar os responsáveis do FCP por as queixas. Não vi nenhum. Na parte que me toca, a minha posição sobre o assunto é clara e está bem expressa. Mas se gostam de um futebol de queixinhas, OK.

    ResponderEliminar
  77. Mais um médio para os toupeiras. Pelo nosso lado a administração está morta. É uma vergonha o que se passa no FCPorto. Milagres não há todos os anos. O dia 31 está já aí.

    ResponderEliminar
  78. Em relação às queixinhas sou de acordo que ninguém devia andar a fazer queixinhas sobre tudo e todos. Seja FCP, SCP, SLB, Casa Pia, Cucujães ou quem quer seja. Cabe às autoridades instaurar os devidos processos e gerir essa questão. Mas penso que isto é o que a larga maioria acha. O problema reside no facto de termos autoridades desportivas que não são competentes. Ou porque têm alguém incompetente à frente ou têm alguém com vendettas pessoais como é o caso da justiceira (sim, porque toda a gente conhece as afirmações dela nas suas aulas de Direito). Assim não há rei nem roque. Enquanto todos os clubes não tiverem a perceção do seu devido lugar nestes assuntos, irá ser sempre assim. Queixas vão sempre haver como é óbvio. Agora a perceção que eu tenho é que o CD demora tanto a agir que muitas vezes os castigos só saem depois da queixa do clube X ou Y e isso não é gerir a justiça. Não pode acontecer. No caso do FCP que é o que nos interessa a todos aqui, não se pode deixar ficar e aqui concordo com o Joker. Não podemos andar anos a lamentar a inércia do clube e depois criticar este caso. Aqui (apesar de achar que a queixa do Coates é exagerada, mas a do Matheus Reis é perfeitamente legítima) sou a favor do que o clube fez.

    ResponderEliminar
  79. DVP, eu também não concordo nada com este tipo de comportamento dos diretores do FCP, e disse-o no comentário anterior.
    Criticamos os rivais e depois vamos fazer a mesma figura (ou pior, que eles apresentaram um caso e nós apresentamos dois)

    Os diretores de comunicação dos dois clubes parecem duas crianças no recreio da escola primária a embirrarem um com o outro.

    ResponderEliminar
  80. OLHA O NORTE.
    QUEM NÂO SE SENTE...
    Quando dois clubes lisboetas da 2ª circular, nos jogos contra o FCP por tudo e por nada, levados ao colo por uma CS castrada de ética, mostrando lances ou dizendo aquilo que lhes interessa e escamoteando todo o resto e não havendo reação do outro lado, fazfavor!... Neste jogo contra a lagartada foi bem patente toda essa vigarice. Não nos esqueçamos que estamos a falar de dois Clubes batoteiros, ratoeiras.

    NÃO SEI SE VEM DE AVIÃO, OU DE CEGONHA...
    Eu penso que não vai entrar mais ninguém! mas todos sabemos que falta o motor que faça jogar, o coração do meio campo, se é 8 ou 80 pouco importa mas tem que ser mesmo bom, mas isso custa dinheiro, mas se for só para vir mais um, é melhor deixar como está.

    DESCANSE EM PAZ.
    O meu pesar sincero, à família do nosso ex grande jogador Carlos Duarte, que nos deixou aos 90 anos.

    ResponderEliminar
  81. Boas.
    O Olha o norte diz, "todos sabemos que falta o motor que faça jogar, o coração do meio campo, se é 8 ou 80 pouco importa mas tem que ser mesmo bom, mas isso custa dinheiro, mas se for só para vir mais um, é melhor deixar como está.".

    Vai ver o meio campo do Porto no ano 17/18, deixo aqui o link para o penúltimo jogo dessa época, https://www.zerozero.pt/match.php?id=5442753.

    Portanto, essa ideia que assumes e a importância que dás ao meio campo e a um jogador cerebral, é um mito. O Porto já ganhou dois campeonatos com o SC sem isso!

    Há muitas formas de ganhar. Percebo perfeitamente, como adepto e só na perspectiva do adepto, gostaram do doce do Vitinha e gostariam de ter mais daquele doce, mas isso acabou.

    Venha quem vier, acabou. O Porto jogará de forma diferente, habituem se a isso 😀

    Abraço.

    ResponderEliminar
  82. Sinceramente, quanto a esta questão do médio, acho que ninguém de perfeito juízo está à espera de uma fotocópia do Vitinha. Se fosse por aí, eu preferia uma fotocópia do Deco.

    Mais a sério, penso que aquilo que tem sido reclamado pela generalidade dos adeptos é por um médio que seja diferente daqueles que já temos. Claro que não vale a pena contratar por contratar, e podemos perfeitamente ser campeões com o plantel tal como ele é actualmente, mas também é natural que os prognósticos se façam no início de época, e por conseguinte não é de todo descabido considerar que falta alguma coisa naquele meio campo.

    ResponderEliminar
  83. Exactamente, Tiago, é esse o meu pensamento.

    ResponderEliminar
  84. Mas se formos por essa ordem de ideias, não é só no meio campo que falta. Falta um lateral direito a anos por exemplo.

    Faltará sempre alguma coisa. Mas eu também sei, que só poucos clubes no mundo como Psg, City e muito poucos, podem dar se ao luxo de ter planteis completos onde não falta nada.

    Também sabemos outra coisa com isto dos prognósticos. Seja quem for campeão, nunca será comparável ao ser campeão numa época dita normal.

    Basicamente vão ser dois campeonatos, com um campeonato do mundo pelo meio. Claro que quem ganhar vai fazer a festa, mas os restantes vão desvalorizar, vão dizer que na realidade não foi um campeonato. Podemos lhe chamar o que quiser, campeonato não. E é um argumento válido.

    Também não posso achar que os campeonatos da pandemia foram normais sem adeptos,e com paragens, não, não foram.

    ResponderEliminar
  85. Caro DVP e Amigos:
    Também não sou adepto das queixinhas mas não há dúvidas que a diversos níveis a estratégia de perseguição ao FCP está montada e bem. Vejamos: na CMTV um tal Diamantino foi lesto em afirmar (relativamente ao FCPxSCP) que os apanha bolas retardam quando lhes interessa a entrega da bola aos adversários. Foi uma insinuação tendenciosa. O Porto Canal demonstrou por imagens que a Sport TV não exibiu completas que o arruaceiro não tinha motivo para cabecear o miúdo.
    O mesmo Diamantino, aquando do lance em que Luis Diaz sem intenção, depois de chutar a bola, tocou e fraturou o pé do DC do Braga, apressou-se a afirmar que era timbre dos jogadores sul americanos esse tipo de procedimento para aleijar com intenção.
    É contra isto e muito mais que nos temos de defender.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  86. Valor de mercado Transfermarkt, Grupo B:

    A. Madrid 665 M€.
    B. Leverkusen 452 M€.
    FC Porto 244 M€.
    Brugge 138 M€.

    Um razoável sorteio, poderia ser bem pior.

    ResponderEliminar