Por boas razões que não é importante referir, não pude ver o jogo. Assim, apenas devo dizer que o objectivo de vencer foi conseguido. Segundo fui ouvindo, lendo e me chegou, a vitória é justa, a exibição não foi famosa. Há falta de confiança, há erros que continuam a cometer-se e que às vezes têm consequências, ontem, felizmente, não tiveram. Não posso também de me deixar de congratular por a exigência a cerca da qualidade de jogo ter regressado ao Dragão e aos Dragões. Esta época, ao contrário do passado recente, deixou de haver aquele discurso, o que importa é ganhar, quem quiser ópera que vá ao Coliseu.
Como a Liga Europa só regressa em Janeiro - Olympiacos a 23 no Dragão, 17:45 e Maccabi Tel-Aviv dia 30 às 20 no estádio do Partizan em Belgrado -, concentração total no campeonato e ir vencendo os jogos frente a equipas em que o FCP é claramente favorito.
Gostei da atitude e dinâmica da equipa. Apenas continua a notar-se as duas duas principais deficiências, que são, a meu ver, posicionamento defensivo, onde se nota jogadores a aglomerarem-se no mesmo ponto e deixarem sempre algum adversário solto na marcação. Depois a falta de espontaneidade no remate (há sempre mais uma fintinha ou um toque desnecessário) e capacidade de finalização, isso tudo se trabalha, mas não há milagres quando falta algum talento...
ResponderEliminarFoi isso mesmo caro Manuel. Um mau jogo e valeu a vitória. Nada mais a acrescentar
ResponderEliminarNão tive oportunidade de ver o jogo, mas fico satisfeito pela vitória.
ResponderEliminarPara mim o mais importante foram as palavras do Eustáquio!
Bom dia, DVP.
ResponderEliminarO jogo foi ahmmmm, sofrível. O adversário era combativo mas muito limitado. Apenas sabiam correr e cabecear pois eram todos altos.
Do nosso lado o Otávio fez um jogo muito bom e o Namaso passou novamente ao lado de uma grande oportunidade de marcar posição. Começam a ser oportunidades a mais desperdiçadas para um avançado. De resto, tirando esses que se destacaram, foi um jogo morno em que continuamos com uma falta gritante de confiança. Será só confiança. O golo deles quase ao cair do pano, ainda com uns 5 a 6 minutos por jogar, podiam criar o pânico na defesa e no público. Eu pelo menos fiquei céptico enquando não foi anulado por fora de jogo (existente). Abraço e bom fim de semana. Segunda há mais para analisar.
Caro DVP:
ResponderEliminarFoi importante a vitória perante uma equipa adversária,vulgar. Registei algumas melhorias colectivas.
Os seis minutos de prolongamento foram um pesadelo que não dá para entender e que podiam ter deitado tudo a perder se não fosse um fora de jogo e o Vasco Sousa.
Eustáquio esteve muito regular. Varela nem tanto!
Ivan Jaime não defende, não é deste filme e Gonçalo Borges também não. Abraço.
Para mim o grande relevo da noite de ontem foram as declarações do Eustáquio. Existiram lances (como noutras partidas) em que mais uma finta, um toque, etc. tirou a oportunidade de fazer uma golo.
ResponderEliminarPara mim o Eustáquio pode ser a voz de liderança no campo que falta...
Eu também gostei imenso das palavras do Eustáquio; “sem papas na língua”. Só há um Porto.
EliminarBom dia
ResponderEliminarComo houve vitória e com alguma tranquilidade, os comentários vão ser poucos ou nenhuns.
Apesar de alguns "sustos", escusados numa equipa com o perfil do FC Porto, foi uma vitória clara, segura e "sem espinhas".
No entanto, mais do que olhar para os méritos da vitória, este deveria ser o tempo de - sem a pressão do resultado - VB olhar para defeitos que teimam em acontecer. Não falo apenas no último passe ou na hora da decisão, mas também e sobretudo na construção a sair de trás, Diogo Costa incluído. Entendo a intenção, no papel está bem pensado, porque atrai a pressão adversária, mas muitas vezes joga-se com um risco demasiado elevado. Isto deve-se, na minha opinião a um meio campo demasiado estático e preocupado em manter o equilíbrio defensivo e que joga muito pouco com o espaço entrelinhas.
A tudo isto não é, necessariamente alheio o facto dos assobiadores terem regressado. E em força. Guardem assobios para o fim da festa... porque durante o jogo, apenas contribuem para o aumentar do nervosismo.
Se em vez de assobios se ouvissem gritos e cânticos de incentivo, certamente a equipa ganharia outro ânimo... sobretudo quando as coisas não estão a correr de feição.
Sinais dos tempos estes em que o comentário desportivo em futebol é feito de bandeira (vermelha e verde na mão) e os nossos adeptos, em vez de apoiares, querem ser treinadores, dirigentes ou comentadores.
Um abraço a todos e votos de Festas Felizes
Caro João Amorim,
Eliminarna mouche.
Acrescento, à parte das dificuldades nas saídas curtas do GR, que sem Nico a coisa emperra ainda mais.
E fazer essas saídas nos últimos minutos a ganhar 2-0 é pura estupidez.
Aquela perda de bola do Eustáquio naquela altura do jogo não lembra ao diabo. Mas a culpa não foi dele, foi do Diogo Costa que tem que saber jogar com o relógio. Era meter bola na frente e sobe equipa.
A exibição não foi famosa mas já era de esperar, ainda assim o resultado é completamente justo e podíamos ter feito mais um ou outro golo. Já se percebeu que coletivamente a ideia não passará muito disto, resta-nos esperar que as vitórias vão aparecendo para que os jogadores resgatem a confiança que lhes falta, para poderem ter exibições mais agradáveis.
ResponderEliminarNa minha opinião o onze escalado ontem é aquele que anda mais perto do melhor que podemos apresentar, neste esquema tático.
Pepê na esquerda e Viera na direita, a fazerem movimentos interiores, criam superioridade no meio campo e libertam as alas para os laterais e o Namaso, com os seus defeitos de sempre, naquela posição é quem melhor liga a equipa nos momentos ofensivo e defensivo.
Galeno a lateral, passou de 21 bolas perdidas no último jogo para 12 e o próprio Pepê na esquerda passou de 20 perdas para 9.
Para compor o melhor 11 falta a entrada de Nico para o lugar de Varela (Eustáquio está melhor nesta fase) e não tenho gostado muito dos últimos jogos de Nehun Perez, gostava de ver a dupla Djálo/Otávio (ao brasileiro fez-lhe bem o afastamento).
Na lateral esquerda, entre Moura e Galeno estamos bem servidos com qualquer um.
Já vamos a meio de Dezembro, é mais que tempo do treinador consolidar um 11 base, para que se possam ganhar rotinas que é coisa que também falta a esta equipa.
Já aqui sugeriram o nome de Eustáquio para capitão, ontem deu mais uma demonstração que tem todas as condições para sê-lo. Conseguiu ter um discurso bem mais assertivo e preciso do que o próprio treinador.
Caro Alexandre F.,
Eliminaracompanho em absoluto a opinião sobre o jogo bem como as análises aos jogadores referidos.
Discordo apenas no Galeno/Moura pela razão que acho que assim ficamos "coxos" para ir à linha cruzar. Nem Pêpê nem Galeno são eficazes a cruzar com o pé esquerdo. Prefiro Moura e depois na frente Pêpê ou Galeno.
Já faz parte da nossa rotina dizer que foi melhor o resultado do que a exibição. O meio campo continua a ser um problema. Varela joga devagar, sem ritmo, passes para o lado e para trás, sem rasgo de criatividade. O Vasco entrou muito mal (ia dando uma oferta para golo). O VB podia rever-se no Eustaquio no que é uma excelente análise ao jogo. Vamos continuar a sofrer enquanto não conseguirmos melhorar.
ResponderEliminarVoltámos à tática do início de época com um Galeno a defesa menos mal do que a extremo mas, ainda assim, sem soluções atacantes . Pêpê igual, Varela igual, Martim a piorar de jogo para jogo, os outros idem, não sai um coelho da cartola e, a grande surpresa chama-se Otávio que está cada vez mais seguro e a comandar . Quanto a Eustáquio estou plenamente de acordo mas penso haver reticências a nível de balneário e as reações às suas palavras podem indiciar isso . Vamos ver.
ResponderEliminar2ª feira é para ganhar claro!
Vitoria justíssima do FCP, nada a dizer dos jogadores que deram o seu melhor, que procuram a vitoria, que acabou por ser escassa pelas oportunidades criadas, perdidas por aselhice ou infelicidade.
ResponderEliminarNa 1ª parte em contra ataque eles tiveram uma única oportunidade com uma boa defesa de DC e nada mais.
Na 2ª parte um FCP sempre subido à procura do golo que veio a conseguir por Samu.
Resumindo: Um FCP dominador com golos de jogadas bem dilaniadas e bonitas, perante um conjunto inferior ao FCP como equipa. Nas oportunidades criadas o resultado podia ter sido 3-4 a 1.
Agora, mais pro final, veio o síndroma o fantasma que esta equipa tem vindo a sofrer depois de estar a ganhar ou empatada! Que é perder ou empatar. E neste jogo ia acontecendo o mesmo, ainda bem que o VAR e o arbitro não era o martins nem o godinho e marcou o fora de jogo que existiu, diga-se.
Comparações: O benfica tem-se visto, vive da sorte do jogo e dos benefícios das arbitragens, contra o Arouca, Vitoria e o Bolonha a jogar sem menos 8 titulares deu-lhes água pela barba; sporting sem Amorim é que se vê. O FCP para alem dos gamanços das arbitragens tem que ir ao psiquiatra ou ao exorcista e trabalhar mais.
Mesmo não vendo o jogo, para mim e vou-me repetir, Galeno a lateral-esquerdo não faz sentido. Se na frente não rende, sai. O Moura é bem melhor.
ResponderEliminarTambém já tinha referido que o Eustaquio tem perfil de capitão. Se os colegas não aguentam o óbvio, são primas donas, estavam bem para aguentar um João Pinto ou Jorge Costa como capitães.
DVP, em jogos contra equipas inferiores, que dão pouco espaço, acho que Galeno a lateral faz mais sentido do que a extremo. Quer o brasileiro quer Moura dão bem conta do recado, coma a diferença de Galeno ser mais rápido e ter melhor finalização, Moura tem melhor qualidade de passe e cruzamento. Afinal de contas Moura foi também extremo durante toda a sua formação e os primeiros anos de sénior.
EliminarNos jogos onde há espaço para explorar nas costas dos adversários, já faz mais sentido ter o Galeno mais avançado no terreno.
Com isto não quero dizer que o Galeno deva ser sempre o defesa esquerdo titular do Porto. Apenas que não tem de jogar sempre o Moura, podem ir trocando.
Também não vi o jogo .
ResponderEliminarMas pelo resumo que vi foi mais do mesmo .
Neste momento tudo pode acontecer na liga Europa , estamos a 3 pontos dos primeiros 8 lugares mas também estamos com mais 1 ponto que o primeiro clube fora do playoff .
O FCP tem o Olympiacos no Dragão e o Maccabi fora, mas em campo neutro. Logo, fazer seis pontos não é pedir nada de mais.
EliminarÉ só o FCP cumprir a sua obrigação (e nem precisa de jogar + do que tem jogado) e vamos estar, senão nos 8 primeiros, nos que ficam logo a seguir. O Olimpiakos é do nível do Hoffenheim e do Midtjylland ou um pouco melhor, em casa, é para ganhar, e a equipa israelita é claramente + fraca que todas as equipas que defrontamos fora na Liga Europa até agora. E joga em casa emprestada. É para ganhar também. A parte + acessível da sequência de jogos que nos calhou é a 2a metade, temos de aproveitar. A 1a metade era muito complicada: Bodo fora, MUnited, Lázio fora, só o Hoffenheim era um pouco + acessível, de resto, fomos a equipa da Liga Europa que levou com pior 1a metade de calendário. Se terminarmos com 14 pontos, estará aceitável, embora pudéssemos perfeitamente ter feito + 3/5 pontos que nos colocariam de certeza nos 8 primeiros.
EliminarAtenção que o jogo contra o Olympiakos não será fácil , mas em abono da verdade , a jogar como estamos , qualquer equipa parece ser um osso duro de roer ...
EliminarEsperemos que Vítor Bruno estabilize os jogadores e a equipa para estes jogos até final , no fundo , voltar ao antes do jogo da Lázio .
Também convém aproveitar o mês de janeiro para limar arestas no plantel .
Wendell , Grujic , André Franco , Gonçalo Borges são para arranjar colocação .
Se aparecer uma boa proposta por algum dos titulares é vender .
Fazer regressar o Gabriel Verón que é melhor que o Gonçalo Borges .
Tentar contratar dois médios (um 6 e um 8) e um extremo ...
Embora ache que a época vai ser irregular e não vamos atingir um nivel de excelência, a esperança de um clique que nos obrigue a engolir o ceticismo, anda sempre lá.
ResponderEliminarUma boa notícia, é a evolução de Otávio que parece transfigurado, para melhor... assim continue.
De resto, pode ser que agora concentrados no campeonato, possamos dar passos para recuperar alguma confiança e eliminar os fantasmas que assombram os jogadores e o Vitor Bruno e superem esta fase.
Também acho importante alguém dentro do grupo, que seja critico e exija mais, como ontem o Eustaquio.
Caros DVP e demais Portistas do Tasco,
ResponderEliminarnão foi um mau jogo...mas também não foi bom. Foi razoável. Diria mesmo que foi o jogo possível tendo em conta o contexto de baixa confiança da equipa. Isso nota-se bem.
Temos demasiadas ações técnicas falhadas que fazem parecer os jogadores piores do que realmente são.
O jogo foi bastante seguro, excepto a tremideira final do costume. Valeu o golo ser anulado. O adversário era fraquinho, sejamos honestos. Mas tendo em conta o contexto creio que foi uma vitória clara.
2a parte creio que foi melhor que a 1a. Aquela jogada com assistência do Samu para o Pêpê(mais uma vez) na cara do redes atirar contra ele, foi do melhor que se viu. Tal como o grande passe do Fábio Vieira para o Pêpê no 2o golo depois de com uma finta a tirar 2 adversários do lance.
Otávio esteve muito forte a defender, Varela mais do mesmo, Martim longe do que já fez, Perez não tenho gostado, Galeno defendeu melhor do que atacou. Eustáquio esteve bem, Pêpê notoriamente sem confiança, falhou um golo feito e deu outro a Samu, Samu a falhar recepções como de costume mas a picar o ponto e a desperdiçar outro, Fábio Vieira brilhante no 2º golo e com uma queda caricata dentro de área numa jogada promissora. Gonçalo Borges o costume, Vasco não entrou bem, muita vontade e pouca qualidade, Djaló com poucos minutos mas a inventar e perder uma bola na defesa, Ivan Jaime bem a atacar mal mal a defender mas notei mais vontade. Diogo Costa não teve grande trabalho mas na 1a parte a sair bem aos pés do adversário a impedir males maiores.
Portanto jogo razoável de todos o que deu um jogo razoável da equipa.
Tem que se fazer um pouco melhor 2a feira. Menos falhas técnicas dava jeito. Mas mais que isso, 3 pontinhos. Não é pedir muito.
Tirava Varela pelo Nico e Galeno pelo Moura e experimentava o Djaló com o Otávio. Se bem que o Djaló parece ter uma atitude de excesso de confiança que não me agrada. Mas desde que jogue bem por mim até engulo isso.
Força FCP! Jogo a jogo como dizia o outro. No fim fazemos as contas.
Mais uma vitória, num jogo cinzento.
ResponderEliminarNada de especial para salientar. Apenas me saltou à vista o rendimento em queda livre do Martim e a continuação de uma época em baixa do Alan Varela. Otávio voltou a ser igual ao seu início no FCP e a prometer melhores dias.
De resto, olhando para a utilização do Mora, gostava de perceber qual o plano de crescimento do jogador.
Segundo li, Mora entrou sem aquecer porque Namaso se queixou. Espero que tenha sido mesmo isso e não uma resposta aos assobios da entrada do Djalo.
O Midtjylland teve duas oportunidades flagrantes de golo em todo o jogo. Uma, ao minuto 33, fruto essencialmente da passividade do Martim Fernandes. Os outros intervenientes no lance (Otávio e Nehuen) fizeram tudo o que puderam (o Buksa é muito alto e o Nehuen Pérez não é muito rápido e é mais baixo, mesmo assim atrapalhou o que pôde o Buksa) mas o Martim, antes, foi lento, encolheu-se, não meteu o corpo nem a perna, não fez nada ou não fez tudo o que podia. Não fosse a grande saída do Diogo Costa e muito provávelmente tinha sido golo do Midtjylland.
ResponderEliminarA segunda, sobre os 90, por burrice do Diogo Costa, essencialmente. Sair a jogar de trás, faz sentido quando a equipa adversária está recuada, para atrair adversários e abrir jogo. Quando eles, em desespero de causa porque o jogo está a acabar e estão a perder, fazem pressão sobre toda a nossa defesa, não é necessário atraí-los, eles já estão em cima da nossa área. O que é preciso nessa altura, é pôr a bola lá na frente onde estamos em igualdade ou até em vantagem numérica e fica + fácil fazer o golo que pode matar o jogo. Fazer passes curtos com meia equipa adversária em cima da nossa área é suicídio. Fazer passes longos nesse contexto é meio golo nosso.
Estas falhas têm de acabar porque são perfeitamente evitáveis, o treinador na análise do jogo com a equipa tem de puxar as orelhas aos jogadores que as cometem e exigir que não as repitam.
O Pepê tem que ser obrigado a horas extra de finalização para ver se deixa de fazer tiro ao boneco e de rematar para as alturas. Falhou um golo cantado com tiro ao boneco e na segunda oportunidade logo a seguir, quando estava em excelente posição de remate e completamente solto, faz um passe para o Samu que estava metido entre 2 centrais adversários. O Samu lá conseguiu meter o pé e fazer golo mas o Pepê estava em melhor situação para fazer golo. Mas como tinha falhado pouco antes e era capaz de falhar outra vez, ainda bem que tentou pô-la no Samu em vez de rematar.
O excesso de troca de bola nas imediações da nossa área tem sido desesperante para todos nós menos para o treinador!!!
EliminarAcho que também deve ser para o treinador. Será que jogadores que jogam ao mais alto nível há vários anos, precisam que lhes digam todos os dias que há alturas do jogo em que não se pode sair a jogar, tem de se jogar na frente, subir, ganhar a segunda bola? Mas como não vi, não sei como aconteceu, mas sei que no jogo com o MU acusou-se a equipa de meter na frente, em vez de sair a jogar, trocar a bola...
EliminarHóquei em Patins, WSE Champions League, FCP 6 - Barcelona 2. Grande vitória. Esta equipa do FCP é uma verdadeira montanha russa...
ResponderEliminarSem dúvida uma grande vitória !!! e por números esclarecedores !!!
EliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarGrande vitória e exibição no hóquei, afinal a equipa sabe jogar e muito bem, não se percebe as más exibições.
Quanto ao jogo de 5ª feira para mim foi fraquíssimo, ganhamos mas não jogamos nada, como disse o Eustáquio com uma equipa melhor as oportunidades que demos tinham sido golo e tínhamos perdido pontos na certa.. Há jogadores que têm de ser emprestados ou vendidos, Namaso, gonçalo borges, ivan Jaime, Grujic e até o Fábio Vieira devia ser devolvido em Dezembro.
O Veron pode voltar e ainda tenho esperança neste miúdo que é craque, tem é de deixar de andar na noite/copos, se assim o fizesse seria um caso sério.
Gostava de ver um meio campo, com Varela a trinco puro, Eustáquio a 8 e Nico a 10, Pêpê na esquerda e Galeno na direita a centrar como bem sabe para Samu e jogarmos em 4-3-3, com 2 médios 8 e 10 a chegar muitas vezes à área, se assim fosse poderíamos ser um caso sério mas o treinador é muito fraco, parece o futebol do SC, afinal era adjunto.... O estádio com pouca gente apesar de muitos lugares anuais não comparecerem, isto diz muito da descrença na equipa e no futebol praticado, vai ser penoso até ao fim.
SEMPRE F.C.PORTO!
Jogámos qb! O aversário era fraco mas ainda assim gostei de ver o otávio...samu tbm esteve bem!
ResponderEliminarNão jogamos bem, mas também não jogamos assim tão mal, apesar de achar que esta equipa dinamarquesa é muito fraca. Onde está o Varela com tudo de bom a que já nos habituou? Está muito lento e a falhar demasiados passes. Uma palavra para o Eustáquio, que para além de tudo o que já foi dito e concordo, para mim foi também o melhor jogador do FCP. Excelente exibição no jogo e na comunicação.
ResponderEliminarAhahah...uma verdadeira montanha russa... é isso mesmo caro DVP. Excelente vitória. Muito bem a defender e na recuperação de bolas. Ontem andamos lá por cima.
ResponderEliminarÓ Teófilo, também vens com a conversa do público no estádio? 32 mil na quinta, outros exemplos: Feyenoord 28 mil,, Nápoles 25 mil, Eintrach 25 mil e 1/3 eram alemães. Agora serve tudo par criticar. Só que facilmente se desmontam essas teorias oriundas nos traumatizados do 27 de Abril.
ResponderEliminarA única coisa que não tem solução foi a derrota que nos eliminou da taça de Portugal, no resto estamos na luta.
Boa tarde,a podridão do futebol tuga ficou visível em mais dois momentos com o mesmo protagonista:
ResponderEliminarLuís Godinho,o sério ,o honesto !
Há uma semana como juiz no campo,foi chamado ao var,interpretou que sim.houve mão.
Hoje Penafiel-leixoes,como Var interpretou que não! não houve mão.
Siga...
Meus amigos,nem o Guardiola nos safa.
Inenarrável.
Vejam para crer.
Já fiz este post no facebook:
ResponderEliminarEspero que o FCP analise um lance ocorrido ao minuto 33 do jogo Penafiel - Leixões, na área da equipa da casa. O defesa do Penafiel com o braço estendido, toca na bola com a mão, o árbitro não assinalou nada. OK, não viu, mas o VAR, Luís Godinho, nem lhe disse para ir ver. Na sequência e num contra-ataque o Penafiel fez 2-0. Isto é, não foi preciso nem uma semana para o palhaço careca de Évora mostrar à saciedade quão sólida é a sua seriedade.
A comunicação do FCP não pode deixar passar isto em claro. Tem de ser posta bem em evidência a "seriedade" do FDP Godinho. Comunicado no site do FCP, redes sociais, PortoCanal, tem de se atirar à cara do careca palhaço-árbitro e da gente que ele serve, toda a sua "seriedade". Eles já a conhecem bem, mas para ficarem a saber que não somos parvos e que não nos ficamos. Está claro, que os piores são os que o nomeiam e premeiam em vez de o castigar, toda a gente sabe quem eles são e quem eles servem.
EliminarBoas
EliminarIsso,deve ser explorado por o clube.
Não se pode deixar passar,uma diferença tão grande de critério em tão pouco tempo.
Mas o conselho de arbitragem devia dar o exemplo,e a chamar a pessoa para contrapor a diferença de decisão
Caro DVP,
EliminarEu disse que devíamos ter reagido no dia, com força e através de alguém da estrutura. Podia ser o Jorge Costa ou até o presidente. Honestamente fiquei desiludido com a nossa postura. Agora vai dar neste tipo de coisas. São uns palhaços que fazem o que querem e nós não fizemos o que devíamos. Assim não vamos lá. Não podemos ser os bonzinhos
Aqui fica mais que provado que , a mulher de César não basta parecer séria , tem de o ser , e Luís Godinho provou que não o é !!!
EliminarEnquanto não houver uma reação e uma posição dura da nossa direção ...
O Penafiel é treinado pelo lampião e anti portista Hélder Cristóvão , por isso o clube tem de subir de divisão .
Ele que mandou uma boca quando o apanha bolas deu a bola rápido e a equipa dele perdeu , e deu o exemplo de ter acontecido o mesmo conosco , criticando ambas as ocasiões .
É mais um pulha ...
Uma exibição medíocre com um bom resultado, antes assim do que empatar ou perder. Na próxima 2Feira teremos outro jogo difícil em casa com o Estrela, espero que os Portistas compareçam e apoiem a equipa. É difícil com o frio e pela hora tardia mas o Porto é o Porto e quando ele joga parte de nós joga também.
ResponderEliminarTenho pena de não jogarmos para o Samu, temos de o pôr na cara do golo 5 ou 6 vezes por jogo no mínimo. Ele é simplesmente fantástico a finalizar. É um desperdício não jogarmos para ele.
Também estou a gostar pouco da "evolução" do Samu. Nos primeiros jogos no FCP estava sempre perto da baliza, era só servirem-no como deve ser e ele fuzilava a baliza, de cabeça, com um pé, com o outro, ninguém o conseguia parar. Agora anda sempre mais recuado, a jogar para a equipa, a ser associativo como dizem alguns, e depois aparecem lá à frente para finalizar, o Namaso e o Pepê que falham que se fartam. Eu não sou treinador, não percebo nada de montar uma equipa, mas não era melhor a equipa jogar para o Samu, ele finalizar, e ponto final? O Samu é como o Jardel. Alguma vez o Jardel jogou para a equipa? A equipa é que jogava para ele: o Drulovic, o Capucho, o Zahovic, metiam-lhe a bolinha com açúcar e ele metia-a lá dentro como ninguém. Era assim que ele jogava para a equipa, a fazer golos, e o Samu tem de ser a mesma coisa.
EliminarLuís Negroni , e aonde é que temos "Drulovics" , "Capuchos" e Zahovics" para munenciar Samu , como se munenciava Mário Jardel ??? não temos !!! nem de perto !!!
EliminarNão temos extremos de qualidade , o Galeno não tem essas características , e os outros é esquecer , o Pepê é um desastre jogo sim , jogo não , o Ivan Jaime é o que é , o Gonçalo Borges é para esquecer , não vai a lado nenhum , o Fábio Vieira regrediu ...
E nem o Samu é o Jardel. Para além do brasileiro ter evoluído muito com os pés, quando chegou já era um exímio cabeceador, com uma forma de se posicionar e abordar os lances aéreos acima da média.
EliminarAliás, até já contei, quando vi os primeiros treinos do Jardel fiquei muito céptico, eu e quem viu no campo de treinos das Antas. Depois no torneio do Boavista, acho que contra o Valhadolide e Belenenses, fiquei convencido da sua mais valia que se veio a confirmar. Ele mesmo sem ter a condição física ideal, ia lá acima e ganhava todas as bolas aéreas, cada cruzamento era uma ameaça de golo. O Samu precisa de trabalhar muito a recepção, o controlo, o 1º toque, o posicionamento na área. Já tem muitas coisas boas, se evoluir nestes aspectos vai ser um caso sério.
O Samu tem 20 anos. O Jardel quando chegou ao FCP tinha práticamente 23. Faz diferença. Quando disse que o Samu é como o Jardel, quis dizer que tem características de grande finalizador como o Jardel. Mas mesmo bastante + jovem que o Jardel que se impôs no FCP e consequentemente + imaturo, os números são práticamente iguais aos do Jardel: 15 golos em 16 jogos no campeonato e Liga Europa (Na taça e na taça da liga jogou menos de meia hora em cada um dos 2 jogos).
EliminarQuanto a quem cruze e assista, o Francisco Moura tem 7 assistências, o João Mário tem 5, o Martim Fernandes tem 4, para pouco + de 1/3 de época e para laterais não me parece nada mau (o Pepê e o Galeno é que deviam ter +, os 2 juntos têm apenas 7, tantas como o Moura sozinho, para extremos é fraco). Tem é de lá estar na área o Samu como destinatário das assistências e não o Namaso ou o Pepê ou outro. Neste jogo com o Midtjylland houve várias grandes oportunidades em que o Samu andava pelo flanco esquerdo ou estava longe da área e quem lá estava para finalizar eram o Pepê ou o Namaso que finalizam mal. Tem de lá estar o Samu, não percebo porque é que ele agora anda tanto fora da área e quando as bolas lá chegam estão lá outros que finalizam muito pior que ele.
O Samu tem de ser servido dentro da área pelo ar ou no pé para encostar ou no espaço caso esteja fora da área. O esquema tático ofensivo da equipa deve ter em conta as características do jogador que é fabuloso a finalizar. A comparação com o Jardel é assertiva, tem muitas semelhanças físicas e mesmo tecnicas. O Jardel era mais forte de cabeça mas o Samu é mais forte na profundidade virado de frente para a baliza vindo embalado de trás.
EliminarBoas
ResponderEliminarDepois das declarações dos dirigentes do leixões.
Godinho,não manter o mesmo critério devia ser suspenso.
Incluindo o facto de ser ter expressado mal a semana passada a esclarecer o que viu nas imagens.
Isto é inadmissível,numa liga profissional.
É uma incompetência tremenda
O Porto tem de actuar,HOJE
"Calma, e caldos de galinha não fazem mal a ninguém". As palavras do Eustáquio no final do jogo contra os dinamarqueses não caíram bem ao treinador e ao grupo, mas o Jorge Costa parece ter ficado satisfeito. Espero que JC seja mais ativo mais presente assim como AVB. Se Eustáquio tem perfil de liderança o porquê de inicio darem essa responsabilidade a um GR neste caso DC. Resolvam isso e não compliquem, a calma é muito importante na equipa no grupo, deixem-se de tretas.
ResponderEliminarO godinho e o var martins são a imagem da merda da arbitragem que temos, geralmente com prejuízo para o FCP, são tendenciosos na cor e incompetentes. O presidente AVB aqui tem que ser mais duro e não deixar que esta tribo vá mais longe em prejuízo pro FCP.
Estamos a chegar a Janeiro, espero que o FCP comece mexer-se no mercado, de quem vai sair, que renda algum dinheiro e comprar alguém mais capaz que faça pelo menos alguma diferença.
Mais um jogo em casa e pra ganhar, não nos podemos distrair com pombinhas da Catrina, há dar o litro ser pregmáticos
Está tão fácil reverter os golos do FCP através do VAR. Hoje foi na equipa B.
ResponderEliminarOs FDP dos var têm uma coragem do car**** contra o FCP. Tudo serve para nos tirar golos e marcar penáltis contra nós. Contra o slb são mansos que nem uns cordeirinhos. Pisadelas na área, agressões, entradas violentas no início de jogadas que dão golo, tudo passa, nada vêem os var, por + que sejam coisas que se metem pelos olhos dentro. O var só existe para roubar + ao FCP e ajudar + o slb e o outro da 2a circular. O var leva a mentira desportiva para um nível superior, se não existisse, havia muito + verdade desportiva no futebol português. Uns bandidos bem pagos para subverter ainda + a verdade desportiva a favor dos 2 da 2a circular, é o que são os var. A direcção do FCP tem que se deixar de diplomacias e fazer alguma coisa. Ou vão ficar a vê-los anularem-nos golos limpos jornada sim jornada não, na A e na B, sem fazerem nada?
EliminarMuito fácil reverter golos do FCP! Este levou tempo mas o VAR convenceu o árbitro!
EliminarAgora o futebol nalguns casos parece basquetebol. Não pode haver contacto. Uma bola dividida, o Castro entra com mais convicção, toca na bola que passa pelo jogador do Feirense, depois há um choque inevitável, uma teatrada, VAR chama o árbitro e golo anulado.
EliminarNão vi o Benfica nas Aves, mas já me disseram que há um lance polémico na área do Benfica, mas não se passou nada para árbitro e VAR - vou aguardar as análises dos entendidos, para depois falar.
Tchhhhhhhhh...a cachola com que ficou o Rui, que já dizia alto e bom som (para os do apito ouvirem bem), que quer estar na frente pelo natal! Apesar do amparo aos do costume, o AVS empatou o jogo mesmo sobre o apito final, e agora já vai ser + difícil irem à casa do outro da 2a circular na frente - enfia Rui, mesmo com muito andor, às vezes as coisas correm mal, é a vida.
ResponderEliminarPode ser que agora a crise se mude para os lados do Colombo. Já são 2 empates seguidos e jogar na Choupana às vezes dá mau resultado.
https://x.com/alfredogesta/status/1868385371182247953?t=q-ef-uBY2WjMWDHkpHUgOQ&s=19&fbclid=IwY2xjawHMHqlleHRuA2FlbQIxMAABHXL8Fz9DsgHflAR1vdk0OCOJ-5vQy9OgOJLzeDq-9FWvbajdN1JQMm3log_aem_6bQbdcaMn7uFHS5Z8H_-Ng
ResponderEliminarVamos ver o que diz sobre este lance o grande entendido Duarte Gomes, conhecido pelo carinhoso nome de Dudu e se há a mesma unanimidade que houve no lance do Pepê em Famalicão.
Não foi penalty porque as camisolas estavam ao contrário...
ResponderEliminarhttps://www.facebook.com/share/r/19TBPyPcJ6/ Vejam este lance e onde estava o árbitro.
ResponderEliminarO "Zeca" devia ter ido prá rua pouco depois de marcar o golo do slb, agressão pura e dura por punir nas barbas do árbitro. Há um penálti do tamanho do Colombo por marcar contra o slb. Resumindo: o slb fez + um ponto à conta da arbitragem/var. Vêem tudo (até o que não existe) contra o FCP, não vêem nada (mesmo o que se mete pelos olhos dentro) contra o slb, os aVARiados. Não são incompetentes, não vêem mal, são malfeitores, mafiosos, bandidos, sempre ao serviço dos encornados.
ResponderEliminarMais um jogo em que os lampiões foram beneficiados .
ResponderEliminarUm pênalti por marcar a favor do AVS no meio da segunda parte por empurrão do jogador do Benfica .
Alguém dúvida que se fosse um jogador nosso era logo assinalado pelo VAR !!!
Mais um ponto indevido para o Benfica , e assim se adultera a classificação (já são 4 pontos a mais !!!) , num jogo em que na segunda parte o Benfica levou um amasso ...
Boas
ResponderEliminarPelas imagens que vocês têem aí,o penalti que não foi marcado,deveria dar tambem cartão vermelho(era uma chance clara de golo).
A pisadela,do jogador dos lampinhoes sobre o do AVS,é clara demais para os arbitros não verem.
Nem sei se existe,mas isso é um caso para o tal de sumarissimo.
Se é que existe..
Isto tem de ser exposto pelo FCP,ão conselho de arbitragem.
AVB tem de intervir.
Alguém sabe se.o var pode intervir no lance do pisão pergunto eu.
ResponderEliminarSó se estiver em causa a amostragem de cartão vermelho
EliminarE no caso do pisão podia ser vermelho.
EliminarO var devia ter recomendado para ir ver as imagens,sendo assim.
Depois ficava ao critério dele.
Mais um erro do var,assim sendo
Isto está-se a tornar um fotocopia da primeira passagem do Lage no Benfica, os jogos fora têm sempre o 12º jogador e não são os adeptos.
ResponderEliminarÉ urgente que alguém com peso na nossa estrutura aborde o tema, antes que seja demasiado tarde.
Os srs que mandam na arbitragem são cúmplices das roubalheiras das arbitragens em favor do clube ratoeira, o vermelho benfica. Já começa a ser vergonhoso como essa tribo da arbitragem beneficia descaradamente este Clube ratoeira. Mais uma boa oportunidade para o presidente AVB encharcar os srs que mandam na arbitragem com vídeos de roubos a favor do mesmo, não há um jogo em que eles não sejam beneficiados. Façam as contas dos pontos subtraídos por esta tribo ao FCP e pontos dados ao Abutre.
ResponderEliminarLogo não quero que esta gatunagem do apito, beneficie o FCP, mas também não quero que nos roubem.
O FCP tem que transpirar, jogar com garra, ser sempre melhor que os seus adversários para conseguir a vitoria, foi sempre assim e assim será, jogar sempre contra duas equipas infelizmente.
Caros DVP e demais Portistas do Tasco,
ResponderEliminardepois da perda de pontos dos lampiões ontem à noite e mais do que isso, da não marcação daquele penalti, está mais que na hora de toda a gente puxar pela equipa. Deixem lá as críticas de lado. Quem for ao estádio(infelizmente não tenho vida para isso) que vá para apoiar.
Se vencermos hoje entramos na próxima jornada(contando que os lamps vençam na choupana) colados aos 2 primeiros lugares. E é assim que temos que andar até à reta final lá para Março/Abril. Quem fizer depois a melhor ponta final vence o campeonato. No último jogo é que temos que estar em 1º a depender de nós.
Volto a perguntar, com o que têm visto dos rivais, mesmo com todas as limitações que temos mostrado, é impossível sermos melhores daqui a 5 meses?
Os jogos vão ser todos difíceis para nós até ao fim. Mentalizem-se disso. A altura em que eramos claramente melhores acabou há mais de 10 anos. Agora é tudo mais equilibrado. E quando é equilibrado a força que os adeptos passam faz a diferença.
Vamos lá apoiar os nossos e mostrar que estamos com eles. Estaremos sempre mais perto de vencer se estivermos todos a remar para o mesmo lado.
3 pontinhos no saco logo à noite, com mais ou menos sofrimento e qualidade de jogo. Temos que entrar pelo menos com a mentalidade certa. Jogamos em casa. Nos 1ºs 20min eles nem podem sair do meio campo deles. Se marcarmos nessa altura o jogo fica a nosso favor pois já não podem andar de autocarro.
Força FCP! Até os comemos!
Completamente de acordo. Quem for para assobiar, que fique em casa.
EliminarConcordo!! Há que marcar desde já posição e não deixar passar em branco esses casos de arbitragem....ainda por cima a nossa estrutura tem tido até à data um comportamento exemplar...há que aproveitar para marcar posição....!!!
ResponderEliminarAVB em entrevista no le equipe .
ResponderEliminar"Se não tivéssemos sido eleitos o FCPorto seria vendido a um fundo americano dentro de 1 ou 2 anos "
Acho que nem assim certas pessoas abrem os olhos , eles que salivam pelo passado ...
O clube foi salvo de acabar como nós o conhecemos , lembrem-se disso .
Só agora vi o resumo do Aves - Benfica e estou indignado com a desfaçatez da equipa de arbitragem...como é possível não se marcar penálti contra o benfica - agarrão de Beste a um jogador do Aves...espero que Vilas Boas diga qualquer coisa sobre o estado da arbitragem... .
ResponderEliminarE não só, um dos golos do sporting no jogo com Boavista, foi ajeitado com o braço. Arbitros e VARs só sabe f.... o FCP
ResponderEliminar