segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

F.C.Porto 2 - Estrela da Amadora 0. A vitória é indiscutível, mas a exibição foi muito fraca


 

Depois de ter ganho o jogo frente ao Midtjylland e com essa vitória manter em aberto a possibilidade de continuar a lutar pela passagem à fase seguinte da Liga Europa - directamente ou através do play-off -, no regresso ao campeonato o FCP recebia o Estrela da Amadora. Era um jogo em que o conjunto orientado por Vítor Bruno era na teoria amplamente favorito, mas tinha de provar em campo esse favoritismo e conquistar os três pontos.

Com Diogo Costa, Martim Fernandes, Nehuén, Otávio e Galeno, Nico, Eustáquio e Fábio Vieira, Pepê, Samu e Namaso, de início, os Dragões entraram por cima, mesmo com algumas dificuldades por culpa de um Estrela recuado, ganharam alguns cantos, ao 3° Nico marcou, iam decorridos 12 minutos.
Apesar de conseguir o mais difícil, nem o golo espevitou o conjunto de Vítor Bruno que era lento a circular, definia mal, passava mal, facilitava a vida aos da Amadora. Era preciso acelerar na procura do 2°. Só em cima do minuto 40 os azuis e brancos ameaçaram, mas não muito, por Samu.

Nos primeiros 45 minutos a única coisa que se aproveitou na muito pobre exibição dos portistas foi o golo. Tirando isso nada mais digno de destaque. Se disser que nem mais uma oportunidade a equipa da Invicta criou, está tudo dito.
Jogadores parados, lentos a pensar e a executar, Se juntar a eternidade a decidir o que fazer, para depois fazer quase sempre mal... Enfim, uma 1ª parte muito fraquinha.

Depois de uma 1ª parte muito má, muito abaixo dos mínimos exigíveis, era preciso fazer muito mais e melhor na 2ª.
Entrando com o mesmo onze o conjunto de Vítor Bruno iniciou os segundos 45 minutos sem qualquer melhoria. O jogo arrastava-se, o espectáculo era intragável. Para ajudar à festa um árbitro que apitava a tudo. Perante um Dragão sem ponta de chama, obviamente, o Estrela começou a acreditar e viria a ameaçar.
Apenas ao minuto 66 o FCP esteve perto do golo - grande remate de Fábio Vieira para uma extraordinária defesa de Bruno Brígido.
Aos 68 minutos saíram Pepê e Namaso, entraram Francisco Moura e Iván Jaime.
Ao minuto 74 o Estrela com menos um, expulso Veiga.
Aos 78 novamente o guarda-redes a evitar um golo com excelente defesa. Desta feita foi Nehuén de cabeça.
Aos 83 entrou Rodrigo Mora e saiu Fábio Vieira. Aos 88 saíram Eustaquio e Galeno, entraram Alan Varela e Gonçalo Borges.
Já no tempo de descontos, Gonçalo Borges marcou o 2° e acabou com as dúvidas.

O jogo acabou com a vitória do FCP por 2-0 e que permite aos Dragões ultrapassarem o Benfica, embora à condição e manterem os dois pontos de atraso para o Sporting. É uma vitória justa, não há discussão, mas tirando a conquista dos três pontos pouco ou nada mais há a registar de relevante na fria noite de hoje. 
Um meio-campo sem dinâmica, com jogadores incapazes de ter um rasgo, encontrar espaços, servir o ataque com o mínimo de qualidade. E o ataque, mesmo com a desculpa de não ser servido em condições, também não é capaz de desequilibrar, construir por si só, tirar coelhos da cartola, quase que me apetece dizer, mais que marcar golos, ou pelo menos, criar oportunidades. A defesa, melhor os centrais que os laterais - continuo a não ver nenhuma vantagem de Galeno a lateral-esquerdo. Se não rende na frente, sai. Ponto.

No sábado em Moreira de Cónegos não pode estar este Porto... Estamos perto da frente, na luta, mas para sermos verdadeiramente candidatos temos de melhorar muito a qualidade colectiva e individual. Quando e obviamente, para mim, o melhor jogador do FCP, num jogo contra o Estrela, é um central - Otávio -, está quase tudo dito.

Nota final:
A jogar em casa frente a uma equipa que apenas luta para não descer, marcando cedo, com tudo que isso significa, jogando cerca de 20 minutos contra dez, nem assim o FCP foi capaz de fazer uma exibição minimamente aceitável, só chegou ao golo da tranquilidade já pertíssimo do fim. E não, não foi apenas por causa do jogo de quinta-feira...

Acrescentei ao post o currículo do vice do Estrela da Amadora que ontem foi protagonista e apareceu hoje em destaque na CS sempre pronta a dar destaque ao FCP... mas só pela negativa. 
Vá lá, o presidente da SAD, o salta pocinhas do Lopo, teve a decência de ficar calado. O problema destas trupes é que deixam um rasto de tal forma claro e um cheiro tão forte a estrume que rapidamente são apanhados.






75 comentários:

  1. Repito o meu comentário ao último jogo. Nada mais a acrescentar valeu a vitória e os três pontos, o resto foi demasiado pobre.
    Tenho sérias dúvidas sobre a deslocação ao colosso Moreirense

    ResponderEliminar
  2. Estive no Dragao a apanhar frio e a presenciar mais um jogo muito fraco do FCP. É difícil comentar sem cair na monotonia do que tem sido o passado recente. Claro que o mais importante são os três pontos, mas a jogar assim as perspectivas são pouco animadoras. A equipa não cresce nem evolui, quer colectivamente quer individualmente (excepto para espanto meu o Otávio). Há muitas indefinições que o VB não explica. Quem é o 10? Namaso, Fabio, Nico?Quem é DE, Galeno? F Moura? Porque é que o Samu num jogo inteiro não recebe uma bola em condições? Quem é o extremo Direito? Há muito para trabalhar e o discurso do treinador não condiz com o que vemos

    ResponderEliminar
  3. A vitória foi muito importante, estamos mais estáveis no centro da defesa mas parece que deixamos de acreditar no Francisco Moura que tanta qualidade trouxe ao lado esquerdo da defesa. O Galeno não é solução para defesa esquerdo, mas já vi que será por teimosia do treinador opção nesse lugar e deixamos de o ter onde seria necessário, na frente a jogar para o Samu.
    Por falar no Samu, acho que hoje não teve uma única bola de golo, continuam a não jogar para ele, parece que nem faz parte da equipa … os extremos jogam para eles próprios e mal, e os médios jogam para trás e para o lado.

    Foi o último jogo no dragão antes do Natal, espero que o menino Jesus nos traga bom futebol !

    ResponderEliminar
  4. Muito fraco .
    Mas o mais importante foi conseguido ...

    ResponderEliminar
  5. Exibição pobre, a meter dó muitas vezes, do FCPorto . Começa a ser demasiado e ninguém diria no início de época, com este plantel, que estaríamos assim . Começo a não ter paciência para ver os jogos !
    Ainda por cima aparece no final do jogo um palhaço qualquer a querer ser protagonista por ser 2º treinador...Alguém lhe deu a tática . Vai sair inquérito!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Sr DVP, mais uma vitória “arrancada a ferros”. Estamos sempre a viver com “o credo na boca”, todavia foram mais três pontos. Só há um Porto.

    ResponderEliminar
  7. Caro DVP
    Ganhamos. Tudo o resto é uma pobreza. Não jogamos nada. Ouvir o mister e ver o jogo é como ver alguém a dissertar sobre um filme que ninguém viu. Também ele é uma pobreza principalmente nos pilares basicos de liderança. Quer agradar a todos e não jogamos nada e já vamos em Dezembro. Tirando Nico não há um único jogador que tenha evoluido. Pelo contrário. Mete dó a nossa qualidade de jogo

    ResponderEliminar
  8. De facto aproveita se
    OTAVIO, NICO....SAMU..o resto é muio fraco para uma equipa que queira ser campeã

    ResponderEliminar
  9. Continuamos com nivel exibicional muito fraco, que VB não resolve, logo mais perto de termos dissabores seja com quem for. Para a semana, um jogo arriscado...
    Seria importante não perder pontos agora, que nos chegamos à frente, mas estamos sempre a tremer...
    Para a janela de janeiro, ver se despachamos os excedentários e esperar que seja possível retocar a equipa sobretudo a meio campo .
    Seria bom que o rapaz Borges animasse com o golo, se deixasse de rodriguinhos e melhorasse a perfomance. O Mora devia ter mais minutos, a meu ver.
    Enfim, paciência e esperar melhores dias, se possivel já no próximo jogo.


    ResponderEliminar
  10. Caros Portistas,

    Obrigado DVP vê o mesmo jogo que nós!
    Sinceramente não sei onde vamos parar a jogar assim, miserável! Qualquer equipa melhorzinha vai-nos roubar pontos!
    Foi miserável na 5ª feira e ontem outra vez?? O treinador vê outro filme e o Presidente também, se não já tinha trocado de treinador há muito tempo, logo depois da vergonha no salão de festas. Como é que mantém Pêpê em campo quando se arrastava desde a 1ª parte?? O galeno idem?? se repararem no 2º golo a jogada começa com uma tabela em progressão do Moura e Ivan Jaime, coisa numa vista até esse momento, inacreditável. Quem tem de jogar no lugar do Namaso é o Rodrigo Mora, fez mais em 10 m que fábio, namaso e Pêpê juntos. Que ponha o galeno na direita a ir à linha e cruzar, porra, na esquerda só joga para trás e para o lado, não vê??
    Fica aqui escrito vamos perder pontos em Moreira a jogar desta maneira, de certeza. O VB parece o lage, é assim que se ganham campeonatos, na jornada seguinte pomba perdeu pontos porque não joga a ponta de um corno, simples. O FCP nunca jogou com 2 médios defensivos e VB insiste nesta merda, o Varela não sabe jogar assim logo perdeu rendimento, faz-me lembrar o tempo do Paulo Fonseca, foi preciso ficar eliminado e fora da luta pelo titulo para o mandarem embora, este vai ser igual. Nem dá vontade de ver os jogos, só me irrito e fico mal disposto mesmo ganhando. Ontem se não houvesse expulsão(justa) ia ser bonito, sinceramente não entendo o Presidente que percebe de futebol não vê?? Outro assunto o Presidente mais uma vez deixou passar a vergonha nas Aves, para semana levamos com um padre qualquer a jogar assim é fácil arrumar-nos e o Presidente continua a assobiar para o ar, depois de Arouca avisei, agora é igual, está tudo bem???

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Teófilo, sempre gostei dos seus comentários, mas parece-me que está a ser um pouco injusto. Parece que se esquece de que temos uma direcção nova, uma equipa técnica nova, jogadores novos, que esperamos nós? Por favor deixemos de nos atirar à veia jugular do nosso corajoso presidente; eu Penso que sem ele não existiríamos dentro de pouco tempo. Já pensou nos jogadores muito mais caros dos nossos mais directos oponentes? Por favor continue com as suas eruditas mensagens, que, quanto a mim, sempre admirei. Se não voltarmos a falar antes do Natal, desejo-lhe e a toda a família Portista um Santo Natal e um saudável e próspero Ano Novo. Só há um Porto. Viva o FC do Porto!

      Eliminar
  11. Lá sem ganhou... Para já é o que importa.
    N sei mas isto só pode ser um problema psicológico, começam a ganhar e depois nao libertam, n se empolgam, n não aceleram o jogo...

    So pode ser psicológico . Depois podemos discutir a parte táctica e do treino que com certeza ajudaria á equipa a consolidar.

    Mas pronto é ir ganhando jogo a jogo... Mas sempre desconfiado mais cedo ou mais tarde vamos perder pontos

    ResponderEliminar
  12. Boas Caro Vila,

    Jogo medonho da nossa parte, indo em sintonia com o restante....

    Algumas considerações:

    Continuo sem entender esta fixação no Fabio Vieira... se nao esta em forma, tem que encostar... ataca mal... nao defende e pior, sempre mal posicionado... e gera desequilíbrios na nossa equipa!!!!

    O Pepê que nos conhecemos, anda desaparecido desde metade da epoca passada!!!! Onde andará ele?!?!

    Se os tipos que deviam criar desequilíbrios e entrar pelos autocarros adversários, sao os que jogam mais lento, executam mais lento, assim nao vamos la!!!

    Continuo a dizer que os indices de agressividade andam a roçar os minimos olimpicos!!!
    Deixa-me raivoso, ver alguns gajos das equipas adversarias virem aqui virar tudo o que mexe e nao ha 1 gajo que ferva e de uma fruta?!?!?!
    Nunca vi centrais tao mansos como estes!!!!

    Falta vertigem...
    Falta velocidade...
    Falta rematarem de fora da area...
    Falta nervo...

    Metam o Vasco...

    Para mim o 11 seria:

    Diogo
    Martim/Otavio/Ze Pedro/Moura
    Varela
    Pepê/Nico/Vasco/Galeno
    Samu

    Como cansaço/baixa de forma, ir metendo o Jaime pelo Galeno
    O Gul pelo Samu
    O Jaime pelo Nico
    E o Eustaquio pelo Vasco...

    E ir fazendo uma rotação nesta bitola (nao quer dizer tudo ao mesmo tempo.. nem tudo nos mesmos jogos...)

    Urge afinar ... se nao, vamos sofrer ...

    ResponderEliminar
  13. Pergunto, mas, algum clube está a jogar bem? Os da 2ª circular, principalmente o Clube ratoeira se não fosse a arbitragem estava-mos com 2 ou 3 pontos à frente.

    Quanto ao jogo, nada de especial valeu o mais importante os 3 pontos. Agora os jogadores do FCP com o autocarro à frente da baliza não podem andar ali com caixinhas a adornar a bola, tem que chutar mais vezes à baliza, treinem mais vezes o remate à baliza.

    Mais uma vez aguardo que em Janeiro haja um retoque na equipa principalmente no meio campo.

    Quanto ao burburinho no final do jogo, tudo se deve ao mau comportamento da equipa técnica e direção do Estrela da Amadora, comportaram-se como um estrela amador qualquer. Se houve reprenda de AVB, foi para lhes dizer que tivessem outro tipo de comportamento e não pressionarem o árbitro no túnel como estavam a fazer.
    Não pensem que somos totós, têm que nos respeitar. Espero que sejamos sempre assim, temos que nos dar ao respeito, encomendas, já temos nós que chegue com a gente da tribo das arbitragem.

    ResponderEliminar
  14. Não há muito a dizer, mais um jogo horrível, contra uma das piores equipas deste campeonato. Até pode parecer má vontade, mas é apenas desilusão.

    É impressionante a forma de sair a jogar desta equipa. Com bola, os centrais abrem, um médio encaixa no meio para sair a três e depois a esmagadora maioria da equipa fica toda projetada sobre a última linha do adversário, ficando um deserto na linha intermédia.

    Claro que para além de haverem poucas linhas de passe curto, os jogadores têm medo de arriscar um passe interior, perdendo a bola a equipa está completamente partida.

    Ao fim de muito tempo lá voltamos a marcar um golo de canto. Quando não se sabe, não é vergonha nenhuma copiar fórmulas que resultam (Arsenal).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo que é permitido ao Arsenal nas bolas paradas, não é passível de copiar em nenhum ponto do mundo.

      Eliminar
    2. Eu estou a falar em termos de posicionamentos. É só veres os golos de canto do Arsenal ao United ou ao Sporting e vês exatamente o mesmo padrão.

      Jogadores todos amontoados ao 2º poste e quando o batedor de canto começa a correr em direção à bola, os jogadores na área começam a movimentar-se para as suas posições, o que baralha muito a situação de quem está a defender.

      Eliminar
    3. Caro Alexandre F.,

      comentei o mesmo em relação ao nosso posicionamento em organização ofensiva. É uma coisa que me ultrapassa.

      Parece que se caiu na moda de ter os laterais como extremos e os extremos como médios ofensivos e agora só se joga dessa forma. O Estrela fechava com muita gente o corredor central: 2 avançados, 3 médios + 3 centrais; porque não ter laterais mais baixos e extremos abertos com 2 médios também a cair nos corredores para tentar jogar mais por fora? O que nós fizemos ao estar a atacar em 3-4-3 foi praticamente encaixar no esquema deles.

      Gostava mesmo de ouvir a explicação para isso mas as perguntas que são feitas aos treinadores em Portugal, salvo honrosas excepções, são sempre as mesmas banalidades e depois outras a tentar criar polémicas.

      Eliminar
    4. Respeito a sua opinião não posso concordar. Para mim estes elogios que recebem seriam a mesma coisa que eu elogiar uma qualquer equipa porque consegue muitos pênaltis, porque os seus jogadores se atiram descaradamente para a piscina.

      Eliminar
    5. Pedro, eu não elogiei nem critiquei, só disse que copiamos uma fórmula que resulta. Falando em concreto dos exemplos que lhe dei (golos ao United e Sporting), não vejo qualquer ilegalidade ou motivo de crítica.

      Eliminar
  15. Não pude ver o jogo, mas pelo que leio foi uma exibição pobre onde se salvou os 3 pontos apenas. Nesta fase importa ganhar, mas é uma pena que não consigamos elevar o nosso nível. Quando tudo parecia um passeio para o SCP, de repente abriu-se uma chance e com o SLB a não aproveitar também por inteiro eu acho que tínhamos uma hipótese de marcar posição mas assim fica difícil para os adeptos acreditarem. Veremos como será no campo do Moreirense onde já fomos eliminados da Taça de Portugal. Vai ser um teste a este FCP.

    Só uma nota sobre a lateral esquerda. Não temos alternativa ao Moura. O Wendell parece estar de malas aviadas (agora ou no fim da época) e o Zaidu não me parece alternativa. O Galeno ali simplesmente é menos 1 na minha opinião e estando em baixo de forma só tem que sentar como os outros. Por isso era bom que pudéssemos arranjar uma alternativa no mercado de janeiro.

    ResponderEliminar
  16. Discurso do VB fraco e longe da realidade...
    Jogo sem intensidade, "sempre o coração nas mãos"...
    Não faz sentido o Galeno na lateral....
    Meio campo vazio de ideia, sem fantasia, o miúdo Rodrigo Mora, mexeu um pouco, na minha ótica merecia mais tempo de jogo, traz alguma magia ao jogo
    A pausa fez bem ao Octávio, está diferente para melhor, já o colega do lado parece não justificar toda a celeuma e o dinheiro gasto na aquisição
    O Gonçalo Borges, marcou um golo, mas continua a não acrescentar muito, o golo lá saiu depois de dezenas de remates desastrados e a atitude após golo deixa muito a desejar...
    Gostei da entrega do Namaso, quanto ao Samu, ontem não o vi, a bola também não chegava lá..
    Já é tempo de o FCporto ter (se possível) uma camara a registar a postura dos elementos do banco adversário, porque há elementos que tem objetivos encomendados por terceiros ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como vou dizer no próximo post, sem bons diagnósticos não há boas terapias. Se o treinador ficou contente com a exibição de ontem não viu o jogo que eu vi. Espero que já tenha visto o vídeo e perceba o pobreza da exibição.

      Eliminar
  17. Caros DVP e demais Portistas do Tasco,

    do mal o menos, venceu-se o jogo. De resto mais nada. Mesmo o golo de canto fico com a ideia que foi totalmente fortuito. Terá sido um cruzamento que saiu mal mas que correu bem? Ah, e não concedemos grandes oportunidades ao adversário o que também é positivo.

    Não pensem que tenho algum ódio de estimação pelo Galeno, pois quando joga bem eu digo que joga bem. Mas a última vez que me lembro de ele jogar bem foi no jogo com o Estoril que entrou do banco para fazer 2 golos. Mais uma vez digo, Vítor Bruno está com medo de o sentar e não entendo porquê. Ontem, entrando na 2a parte com o jogo 1-0 e o adversário a ter que se abrir, não iria mais de encontro às suas características(apenas e só velocidade)? É que foi mais um jogo completamente ao lado.

    Juntando o Pêpê que também não tem estado bem, o Namaso que não define muito bem(mas tem outra valências que mais ninguém parece conseguir dar) e o Fábio Vieira que passa muito ao lado do jogo, fica difícil fazer golos.

    A nossa construção de jogo é uma coisa que me intriga desde o início. São os centrais e, por vezes, um médio que recua que fazem a construção de jogo e depois toda a gente metida na última linha do adversário, estáticos, à espera da bola. Apenas Namaso dava mais mobilidade. Mas vejo muito isto noutras equipas, portanto deve haver alguma coisa que me escapa.

    Certo é que andamos a circular a bola(lentamente) até entrar nos laterais que são logo apertados para receber de costas e jogar para trás e volta a bola ao Diogo Costa. Porque é que os médios não vêm mais atrás pegar no jogo? Sinceramente está mesmo algo a escapar-me porque já no ano passado era isto que via. Se tivéssemos malta nas linhas capaz de vencer sempre os duelos 1x1 ainda percebia. Mas a verdade é que não temos. Portanto não havendo mais mobilidade e não havendo qualidade extra de jogadores para desequilibrarem sozinhos claro que não pode haver oportunidades.

    Bem sei que só pedia 3 pontos, mas assim estaremos mais perto de não os trazer para casa do próximo jogo. Precisamos de bem mais que isto no próximo jogo.

    Não conseguimos ter 11 base no final de dezembro. Por diversas razões. Não há equipa nenhuma que consiga ser forte sem isso. Aproveitar os momentos dos jogadores faz todo o sentido, mas nos nossos parece que não há ninguém num bom momento. Excepto Otávio. Se a ele lhe fez bem ir ao banco e bancada, será que outros não beneficiariam disso? Pode ser que Ivan Jaime depois de ter tido semelhante tratamento apareça melhor na segunda metade da época. Bem que precisamos de alguma coisa de diferente. Mas a verdade é que se me perguntarem qual o nosso melhor 11 eu já não sei dizer.

    Não obstante mantenho a ideia que será sempre mais fácil se apoiarmos a equipa. Louvo quem ontem o fez no estádio.

    PS: impressão minha ou aquela malta do estrela entrou de pau na mau desde o primeiro segundo? Na TV percebi pelo barulho do estádio que os gajos estavam a provocar desde o banco, mas não vi bem como, excepto um artista logo ao início que nos impediu um lançamento rápido atirando uma segunda bola para o campo. Se deu confusão no túnel espero que não nos traga consequências. Mas por vezes é preciso por esta malta na linha. A expulsão foi mais que acertada. Só se o gajo fosse do benfas é que não era 2º cartão amarelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se está diretamente relacionado, mas o que é certo é que desde que Ivan Jaime "ameaçou" sair (saiu a notícia nos jornais), passou de não utilizado a utilizado em todos os jogos.

      Posso estar errado mas a imagem que VB passa para fora é de falta de exigência, rigor e firmeza para com os jogadores, no fundo falta liderança. Dá a sensação que o treinador é que procura agradar aos jogadores quando devia ser o contrário.

      Até acredito que os jogadores estejam com VB, mas também acredito que provavelmente passamos de uma ambiente pesado, onde o dedo era constantemente apontado perante o erro, para um ambiente demasiado descontraído, onde a maioria não é responsabilizada.

      Isso depois leva o treinador no final dos jogos a dizer coisas (refugiar-se em dados estatísticos sem grande interesse) para proteger os jogadores (e talvez a si mesmo), que não são o espelho do que se passou em campo. Quando isso acontece, seja ele qual for o treinador, deixo de ter interesse em ouvir as conferencias e acho que isso é um fator que contribui muito para o distanciamento entre o treinador e a massa adepta.

      Um treinador que não tenha problemas em reconhecer os erros, demonstra que sabe o que quer, que sabe o que falta e o que tem de corrigir. E o VB já foi capaz de o fazer esta época, logo no 1º jogo na supertaça, ao elogiar o que tinha de elogiar mas a reconhecer que haviam vários aspetos a melhorar e que tínhamos sido felizes.

      Lembro-me de na altura ter comentado aqui que era bom ter um treinador que via as mesmas coisas que nós. Mas entretanto parece não ter encontrado soluções e focou-se mais nas desculpas do que nas soluções.

      Eliminar
    2. Alexandre F.,

      Entendo o que dizes do Ivan Jaime e tendo a concordar. Fico também com essa sensação de querer agradar aos jogadores. Acho que isso acontece com o Galeno.

      VB tem um problema, que não é muito falado, e que nem foi criado por ele: o nº de jogadores do plantel é demasiado elevado. O que leva a que haja demasiados jogadores que raramente jogam. E dá ideia que ele tenta dar oportunidades a todos. Criando assim alguma instabilidade nas opções.

      Eliminar
  18. Como disse e bem o Teófilo , se vamos assim a jogar para o próximo jogo em Moreira de Cónegos , as hipóteses de perder pontos são muito elevadas .
    O Galeno ou joga a extremo ou saí da equipa e vai para o banco , o Ivan Jaime tem de jogar , eu lembro , o melhor período da nossa equipa nesta temporada foi quando ele jogava , teve aquele jogo na Noruega e depois praticamente não voltou a jogar ... já o Fábio Vieira tirando 2 jogos , tem sido uma decepção , mas lá continua a titular , jogo após jogo ...
    E sim , o Rodrigo Mora tem de jogar mais ...
    Eu direi que neste momento o nosso maior problema está no meio campo , tanto defensivo , como de transição , como depois ao nível do passe , tudo emperra , não flui !!!
    O Otávio regressou bem , o Nehuén Perez parece ter regredido ...
    Os laterais têm de ser mais agressivos , tanto a atacar como a defender ...


    ResponderEliminar
  19. Como disse alguém no meu post no xis, o treinador do Estrela é uma espécie de Mota 2.0. Levaram 7 do Benfica saíram de lá todos contentes, ontem foi confusão desde o início. Também por isso temos de amassar estas equipas.

    ResponderEliminar
  20. Foram insolentes só marecem despreso. Temos que estar atentos porque vai valer tudo para que o mamifro o bicho toupeira seja campeão. Não são vizinhos mas não estão a muitos Km...

    ResponderEliminar
  21. Caro DVP:
    Foram importantes os 3 pontos num jogo muito pouco conseguido. Lendo todos os comentários ficamos com a conclusão - não temos treinador, nem jogadores!
    E, mesmo assim estamos a dois pontos do primeiro, Estamos a fazer tudo de novo, saíram 5 jogadores, TITULARES, de nivel elevado (estão no estrangeiro a jogar e bem) e não foram colmatadas essas saídas. Contente pelo golo do Gonçaço Borges, talvez o ajude a melhorar.
    Peço desculpa mas não acredito no Ivan Jaime. Ficarei contente se estiver enganado.
    Houve uma trágicomédia encomendada - as estrelas amadoras, alinharam!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Aquele ciclo de 3 derrotas seguidas + o empate com o Anderlecht da forma que foi, deixou marcas profundas nos jogadores e no treinador. Nos jogos imediatamente antes desse ciclo estávamos a jogar bom futebol, com muitas oportunidades de golo e muitos golos e quase sem oportunidades de golo para os nossos adversários. O exemplo máximo foi o 5-0 ao AVS SAD (que agora não ganhou ao slb porque não o deixaram), mas com o Moreirense para a taça da liga e com o Estoril também fizemos bons jogos com vitórias fáceis.
    Só ouvi o relato, mas vê-se que os jogadores andam para ali a circular a bola sem arriscar nada, à espera duma brecha que surja, não há confiança nem criatividade, ninguém arrisca nada. E entrando um golo cedo, + fortuito que outra coisa qualquer, menos se arrisca, e o jogo arrasta-se de forma penosa, a equipa adversária práticamente nada cria (algum mérito do FCP nisso) mas o Porto pouco + faz do que esperar que o tempo passe.
    Este Estrela, é + um pau mandado do Rui, o Rei dos Túneis. Abrem as pernas quando jogam "contra" o slb (3-0 aos 18 minutos de jogo, 6 faltas nos 90 minutos, o jogo pelo jogo, 42% de posse de bola, 10 remates) mas jogam como se fosse uma final quando é contra o FCP (19 faltas, 30% de posse de bola, 3 remates, 2 autocarros lá atrás o jogo todo). E fora de campo, vêm sempre com a mesma rábula, vêm bem instruídos pelos capatazes do Rui. Passam o jogo a provocar, a desrespeitar, a ofender, para ver se do lado do FCP alguém perde a cabeça e há castigos. Já com o Casa Pia há duas ou 3 épocas foi a mesma coisa. São uns serviçais do slb estes clubes pequenos da área de Lisboa, fazem o trabalho sujo que o Rui lhes manda, todos felizes, como o treinador com ar de traficante deste Estrelita Amador a fazer arruaça.
    Mas nem tudo foi mau. Fez-se 3 pontos, o + importante nesta fase, marcou-se um golo de canto, o Gonçalo Borges marcou o seu 1° golo em jogos oficiais ao serviço da equipa principal do FCP (um belo golo, que seja o clique que faltava para ele começar a jogar alguma coisa, embora eu não acredite).
    Acho que em Janeiro se devia despachar meia dúzia de jogadores que praticamente não contam e pesam muito salarialmente (Samuel Portugal, Wendell, Zaidu, Grujic, André Franco, Navarro), dar + tempo de jogo ao Rodrigo Mora e ao Gül, chamar à equipa A jogadores da B como o Alarcon (faz-me lembrar um pouco o Lizandro Lopez) e o Domingos Andrade, ir buscar por empréstimo 1 ou 2 jogadores que estejam + ou menos encostados em grandes equipas europeias, que possam fazer a diferença no FCP em termos de experiência, criatividade e atitude competitiva (assim no género de um Vitinha e de um Tavinho). Às vezes, procurando-se bem, encontra-se alguma coisa. Para tentarmos a sério ser campeões, que a concorrência da 2a circular, tirando arbitragens e armadilhas, também não está nada de especial.

    ResponderEliminar
  23. Como vejo alguns portistas a baterem muito na tecla, de que assim, com este futebol, as assistências no Dragão vão ser cada vez piores, deixo 2 números relevantes:

    FCP vs Estrela, 16 Dezembro 2024, segunda-feira, assistência: 32116 espectadores.

    FCP vs Setúbal, 6 Dezembro 2010 (época de ouro 2010/11), segunda-feira, assistência: 18912 espectadores.

    Os factos, muitas vezes, contradizem completamente aquilo que se diz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom ponto, mas limitado a duas amostras de dados. No já longínquo 2010 estavamos do rescaldo de uma crise económica e apenas a meses de outra crise onde caiu o governo e entrou a troika...
      O que é certo é que o futuro se faz com ganhar jogos com um futebol agradável e mais do que os jogadores, é preciso um treinador com sabodoria e carisma. O VB não é o Mourinho de 2003 (nem o Mourinho de hoje o é). Arrisco a dizer o treinador do Vitória de Guimarães é um forte candidato a substituir qq um dos fracos treinadores do 3 grandes + Braga.

      Eliminar
  24. O vermelho presidente do Estrela não é um Abutre é uma Estrelinha perdida. É mais um enganador, que pensava que vinha conquistar o Condado Portucalense. Era uma encomenda do rei dos tuneis, enganou-se na porta.
    A equipa técnica chefiada, por aquela figurinha que pediu escolta policial quando se dirigia pra entrevista,quando morrer vai pro reino dos passarinhos! E tão bom rapazinho, não faz mal a ninguém; vai dar banho ao cão.

    ResponderEliminar
  25. Remando contra tanto pessimismo, vi coisas positivas.
    O FCP concedeu pouco ao adversário, GX de apenas 0.13
    Não sofreu qq golo.
    Venham mais vitorias, que com o aumentar de confiança, o futebol vai melhorar.

    ResponderEliminar
  26. Pelos vistos, o benfiquista presidente do estrela e o arbitro da Associação lisboa mais o jogador expulso estava numa amena cavaqueira. Segundo dizem as más línguas o convite era pra ambos irem beber uns copos quando chegasse à capital do Império.

    O curioso é que tanto o representante da LIGA e a Polícia dizem que não se passou nada de anormal com o presidente AVB (a não ser uma boca normal a um Lampião, digo eu), não se referindo de nenhuma palavrão do presidente do FCP.

    Há quem diga que o presidente estrelinha Lampião, anda a fazer um curso como espingardar nos Túneis o professor é catedrático Ruizinho Toupeira, rei dos tuneis!!!

    Já agora para abrir as mentes das putas alcoviteiras de uma certa CS, aquela sena do presidente BC presidente dos Calimeros quando num jogo com o Arouca esperou o presidente visitante e lhe mandou uma golfada de fumo e salíba pro olhos, isso é que foi bonito, digno de filme de banda desenhada. Vão dar banho ao cão.


    ResponderEliminar
  27. Apetece-me dizer: Chutem à baliza carago. Já há algum arreganho mas é preciso mais. Estudem, vão à net saber como se tira um camião com atrelado na defesa adversária. Metam na mente que temos sempre que jogar contra dose catorze, que somos um clube abater. Que aquela tribo do apito e seus chefes, são os carrascos do FCP. Que os deuses os F.... com pancadas santas...

    ResponderEliminar
  28. Algumas notas e que são a marca da casa, não agora com AVB ou VB...:
    Quando gosto elogio, quando não gosto critico. Quando critico procuro fazê-lo com respeito, de forma objectiva e construtiva. Dizendo e apontando o que na minha opinião, é sempre apenas a minha opinião, o que está bem ou o que está mal.

    No futebol o importante é ganhar, mas quem joga bem está sempre mais perto de ganhar, isto é básico, já vem dos tempos em que comecei a ver futebol.

    Sou sensível a alguns argumentos que aqui foram deixados como atenuantes, mas há limites. E a exibição frente ao Estrela - era apenas o Estrela, não era nenhum bicho papão -, foi demasiado má, bem abaixo dos mínimos exigíveis.

    Quando é assim e vejo o treinador em vez de dizer, jogamos mal, temos de jogar muito melhor sob pena de sofrermos dissabores, a ver coisas que não vi, fico preocupado. Um bom diagnóstico é meio caminho andado para encontrar as boas terapias. Também não é novo e até dei alguns exemplos, qual é o problema de um treinador dizer que não gostei nada da exibição? Medo de desagradar aos meninos?

    Como não pertenço aos traumatizados de 27 de Abril não alinho nas teorias, facilmente desmontáveis, que agora há menos público no Estádio do Dragão - a propósito dessa críticas após o jogo com o Midtjylland, até dei os exemplos do FCP - Feyenoord, Lyon, Eintracht e Nápoles onde esteve menos público no Dragão.
    Quando refiro a perda de público é como tese. Se os espectáculos não são apelativos há muita gente que deixa de ir, nem a paixão aguenta tantos jogos sofridos, mesmo frente às equipas em que o FCP é claramente favorito, devia ganhar com naturalidade.

    ResponderEliminar
  29. Muito bem o presidente AVB ao pôr na ordem e metendo o dedo dentro do dito cujo .
    Esse Dinis pode estar no estrela da Amadora , mas veio para o Dragão (nosso estádio) com a camisola do Benfica vestida !!!
    Há que ofender essas pessoas que querem fazer dos outros parvos .
    PQP , ide fazer figuras de urso para casa deles , pena não termos goleado o Estrela da Amadora , como foi pena contra o Farense do Mota anti-Porto ...

    ResponderEliminar
  30. Sobre o jogo nada a dizer. Ganhámos, apenas e só.

    Infelizmente desde a época que tinhamos Diaz, Vitinha e Fábio os jogos com bom futebol são espaçados e esporádicos.

    No início da época parecia que iamos ter um caminho diferente, mais criatividade, correr menos mas melhor. O expoente acabou por ser o jogo com o AVS. Parecia que iamos no bom caminho.

    No entanto, tudo mudou com a derrota em Roma mas principalmente na Luz. Aí vimos que a equipa não estava equilibrada nos jogos de maior dificuldade mas a partir daí também se desequilibrou nos jogos mais fáceis.

    Há umas semanas, escrevi aqui que o presidente devia considerar a substituição do VB. Não apenas pelas derrotas, empates mas sobretudo pelo mau futebol e pela postura demasiado branda, na minha opinião, que desresponsabiliza jogadores e equipa. O discurso que não representa a realidade também não ajuda.

    Esta postura inicialmente acarreta problemas desportivas mas atrás desses, vêm os problemas financeiros. Os adeptos e não apenas os Super Dragões, estão mais afastados da equipa, perde-se a empatia e fica mais difícil recuperar o clube.

    Mais pela saída de Ruben Amorim que por mérito nosso, estamos em plenas condições de lutar pelo titulo. Vamos arregaçar as mangas e mudar este paradigma. Com ou sem VB, só quero um FCP melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto.
      A derrota na Luz foi impactante e acho que marca de forma muito vincada o esfriar da relação entre VB e os adeptos, por várias razões:

      1- Derrota expressiva contra o maior rival, como já nenhum portista se lembrava de ver.

      2- A equipa a cometer os mesmos erros, evidenciados em jogos grandes anteriores.

      3- Falta da atitude competitiva à Porto (das pouquíssimas vezes que me lembro de ver uma equipa do Benfica com mais atitude que nós).

      4- (Esta para mim foi a que mais me marcou) O treinador ver a exibição horrível que estávamos a fazer, começou a preparar alterações, mas porque marcamos um golo caído do céu voltou tudo igual na 2 metade. Demonstra que não age, reage em função do resultado.

      5- Deviria ter utilizado um discurso bem mais agressivo no final daquela vergonhosa exibição e resultado.

      Eliminar
    2. Discordo um bocado dessa opinião que muitos portistas têm expressado, de que a última derrota com o slb foi uma coisa quase nunca vista por nenhum portista. Na época passada a 2a parte da supertaça foi práticamente igual, ou pior. Os jogadores do slb metiam a 5a e os do FCP nem a 4a conseguiam meter. As oportunidades de golo para o slb sucediam-se, os jogadores do FCP ficavam nas covas sistemáticamente, foram 2 golos mas podiam perfeitamente ter sido 4 ou 5, tantas foram as oportunidades deles. Valeu-nos que falharam + do que neste último jogo na luz apagada. Também não vejo qual é a enorme diferença entre perder por 2 ou perder por 3, ou melhor vejo, é o penálti idiota feito pelo Varela.
      As pessoas e os portistas acabam por se deixar levar um bocado pelas atitudes extra futebol, pela revolta interior do Pepe com o resultado, que acabou por levar à sua expulsão, pelo folclore de revolta e raiva contra tudo e contra todos do SC, que só serviu para ser castigado. Realmente, agora não há no FCP nenhum Pepe nem nenhum SC que se façam expulsar constantemente. Mas essas atitudes de revolta, de maus modos, não dão vitórias, só dão castigos, embora caiam bem a muita gente. É preciso é jogar + futebol, o folclore arruaceiro não ganha jogos.
      Estou convencido que + do que uma questão de atitude, o problema no último jogo na luz foi uma questão física. O espertalhaço Lage foi a Munique jogar só num terço do terreno, preocupado apenas em tirar espaços ao adversário e poupou meia equipa, um dia antes do FCP. O Porto jogou o jogo pelo jogo, tentou ganhar, não fez grandes poupanças, não teve sequer 72 horas para recuperar e depois viu-se: jogadores do slb frescos e jogadores do FCP nas covas. Mas o próximo clássico vai mostrar se eles são assim tão bons e nós assim tão maus. O VB que seja + esperto da próxima vez, que faça como o Lage, primazia total ao clássico e o que vem antes que se lixe, especialmente se for um jogo fora em teoria para perder.

      Eliminar
    3. Falas apenas na 2 parte do jogo da supertaça da época passada porque te dá jeito. O Porto foi melhor na 1 parte, o Benfica melhor na segunda, uma coisa absolutamente normal. Acabamos por perder 2-0, que não sendo uma coisa muito comum, não é uma aberração. Esta época fomos inferiores o jogo inteiro.

      Mas sinceramente não percebo as constantes comparações com o passado recente. Porque havemos de comparar se na época passada (para não dizer mais) as coisas já não funcionavam bem? O tempo do ex treinador já lá vai, avalie-se a capacidade de VB sem ser por comparação ao SC, porque para a maioria de nós, o SC já não servia.

      Ter atitude à Porto não é ter o comportamento do Pepe ou do SC quando perdiam, não queiras fazer de nós totós. A atitude á Porto vem muito antes de qualquer um dos dois ter vestido a camisola do Porto.

      Não é preciso o próximo clássico para ver se o Benfica é melhor que nós, claramente que não é. E disse-o logo no final do jogo que nos ganharam, isso até torna a goleada mais dolorosa.

      O cansaço nesse jogo explica algumas coisas, não tudo. Se a equipa estava cansada, depois de uma má primeira parte porque não mexeu VB? Porque é que só mexeu depois de estar a perder por 3-1?

      Já agora, pena que na altura do Lopetegui os portistas não pensassem assim. Foi jogar ao estádio da Luz o jogo do título, em que teve a meio da semana jogo para os quartos de final da Champions em Munique e o Benfica já tinha sido eliminado das competições europeias, estava descansadinho. Ainda assim empatou 0-0, não foi goleado.

      Eliminar
    4. Tenho a minha opinião, tu tens a tua, ninguém está aqui a fazer de ninguém totó. Chama-se a isto diferença de opinião, que é uma coisa que faz parte da liberdade de expressão e da democracia. Acho deprimente, bacoco, dar-se uma importância desmesurada a um mau resultado e a uma má exibição, só porque aconteceram com o slb. A Lázio, que está a fazer uma excelente época, levou agora 6 secos em casa do Inter. O AtMadrid, que fica na liderança isolada

      Eliminar
    5. (continuação) do campeonato espanhol se ganhar o jogo que tem em atraso, levou 4 secos do slb. O Real Madrid que levou 4 secos em casa, do Barça, se ganhar jogo em atraso ultrapassa-o no campeonato. Estas coisas acontecem com todos por + poderosos que sejam, muitas vezes quando menos se espera, é seguir em frente e tudo fazer para que não torne a acontecer tão depressa (mas vai voltar a acontecer um dia).

      Eliminar
    6. Eu lido bem com a diferença de opiniões e até acho saudável. Agora este não é o caso, tu deturpas o que eu digo.

      Eu falei na falta de atitude competitiva à Porto em campo, tu levaste isso para o folclore que o Pepe e SC faziam extra campo, nada a ver.

      Dizes que é "deprimente e bacoco" dar demasiada importância a um mau resultado, apenas por ser contra um rival como se tivesse sido o meu argumento.
      Parece que eu disse que resumi todo o de mau tem acontecido ao jogo do Benfica, o que não é verdade.

      Disse que teve grande impacto e elenquei 5 motivos em que 4 deles não tem nada que ver com o resultado em si, sendo um deles o facto de a equipa ter demonstrado nesse jogo os mesmos erros de jogos anteriores.

      E a comparação com a Lázio, Atlético de Madrid e Real Madrid com o Porto? Obviamente se uma equipa estiver bem e houver um jogo mau ou se for goleado, por norma, os adeptos tem tendência a relativizar. Foi o que aconteceu com o Porto? O jogo com o Benfica foi um ato isolado?

      Ainda assim, sabes se os treinadores dessas equipas foram ou não contestados? Pelo menos o Simeone foi, no inicio da época teve um período mau (que coincidiu com o jogo contra o Benfica), até já lhe perguntavam pelo Samu.

      Eliminar
    7. Pessoalizas demais as opiniões dos outros, ou pelo menos as minhas. Quando falei em "deprimente e bacoco" estava a pensar em adeptos estilo SD, que encaixaram tão bem os 0-5, 1-5 e 1-4, no Dragão com o Liverpool (era treinador o seu insubstituível ídolo SC), mas fizeram deste 1-4 na luz apagada uma coisa completamente inaceitável e inultrapassável (e foi apenas uma má exibição e um mau resultado, como tantos outros).
      E acho curiosa a forma como vês os maus resultados. Se forem do Real Madrid, são apenas maus resultados ocasionais, mesmo que sejam 3, 4, 5, meia dúzia. Se forem do FCP, aí já a porca torce o rabo. Aí, parece que já não existe + nada, a época fica resumida a esses maus resultados. No entanto, se olhares bem, vais ver que, à sua dimensão, o FCP está ao nível do Real Madrid: a disputar taco a taco o 1° lugar do campeonato tal como o clube espanhol e + ou menos com os mesmos pontos e na mesma posição na tabela na sua competição europeia. Mas lá está, para ti, os adeptos do Real Madrid desculpam um mau resultado (mesmo que sejam 3 ou 4 ou 5) porque a equipa está bem (mesmo que esteja igual ao FCP), já tu, não desculpas nada ao FCP porque o FCP está mal (embora vendo bem, esteja igual a outros que tu achas que estão bem). É uma forma de portismo, a tua, absurdamente exigente com o FCP, que não é a minha.

      Eliminar
    8. Se estás a responder aos meus comentários, obviamente que penso que te estás a dirigir a mim.

      Eu disse" se uma equipa (qualquer que seja no mundo, incluindo o Porto) estiver bem (jogar bem e tiver bons resultados) e houver um jogo mau ou se for goleado, por norma, os adeptos tem tendência a relativizar." E tu vens me dizer que eu normalizo as más exibições e maus resultados nos outros e valorizo no Porto? Debates sobre coisas que eu não digo.

      Tu incides muito o teu discurso no resultado, mas eu nunca disse que até á data a nível global, os resultados são horríveis. Mas também não ignoro que estamos dentro da luta e perto da liderança porque aconteceu um hecatombe no Sporting, com a saída do Amorim.

      Para mim estar bem não é só ir ganhando jogos, é conseguir alear resultados com exibições positivas (ou pelo menos coesas), porque só aí estamos perto de ganhar títulos. Equipas que ganham campeonatos sem boas exibições regulares são raras, equipas que ganham campeonatos sem pelo menos serem coesas, não existem.

      A última boa exibição do Porto foi contra o Estoril há mais de um mês. Depois disso já fizemos 8 jogos, com 3 derrotas, 2 empates e 3 vitórias, mas sem 1 única exibição convincente. Achas que sou absurdamente exigente?

      Eliminar
    9. Acho. Tendo em conta a situação financeira péssima, o plantel modesto em comparação com outros do FCP, o treinador novato e o momento (em que se está em recuperação do período + difícil da época), acho. Olha pró que está a acontecer no Sporting (só por causa de ter saído o treinador), ou pró que está a acontecer no MCity (ninguém sabe muito bem porquê, a desculpa das lesões não pega) e talvez percebas porque acho exageradas as tuas exigências. A mim, vitórias chegam-me, nesta fase.

      Eliminar
    10. Os teus argumentos são muito frágeis (esta equipa, com este treinador, nesta situação financeira já foram capazes de jogar um futebol bem mais agradável e no caso do Sporting a culpa é do treinador, no do Porto já são os jogadores e todo o contexto), mas arranjas sempre novos argumentos, mesmo que sem fundamento. Por mim, fica por aqui o debate.

      Eliminar
    11. Óptimo. Com pessoas que são muito tolerantes com o "pobrezinho" do Guardiola e implacáveis com o VB, não dá mesmo para trocar argumentos. É o mundo ao contrário!

      Eliminar
  31. Vi o jogo do FCP esta madrugada (só tinha ouvido o relato), com a tranquilidade que dá ver um jogo que já se sabe que foi ganho, e não o achei assim tão, tão mau. Quer dizer, esta forma de jogar, dando primazia à posse acima de tudo, não é muito diferente do que fazia o FCP do Vítor Pereira, e não é em si, uma má matriz de jogo. O problema está muito nos executantes que ele tinha e nos que o VB tem à sua disposição agora. Uma coisa era ter Hulk, James Rodriguez, Moutinho, outra bem diferente, para pior, é ter Pepê, Galeno, Namaso. Onde Vítor Pereira tinha jogadores que iam sacudindo a modorra do jogo de posse com iniciativas individuais ou colectivas talentosas e muitas vezes até decidiam jogos sozinhos, o VB tem uns trapalhões que estragam muitas vezes jogadas perigosas que podiam dar golo. O VP tinha um Hulk, que do nada, do meio da rua, mandava um míssil a 120 à hora prá gaveta, indefensável. O VB tem um Pepê, que na cara do gr, com tudo para fazer golo, faz tiro ao boneco. E faz passes terríveis, e péssimos cruzamentos e tem perdas de bola de bradar aos céus.
    O futebol destes 2 últimos jogos, pelo menos, de posse quase pela posse, parece ser a forma que o VB encontrou de fazer face aos muitos erros individuais e alguns colectivos que têm dado golos fáceis aos adversários e têm feito o FCP perder muitos pontos. Só que para além dos executantes não serem grande coisa, com equipas muito + fortes vai ser muito + difícil implementar esta forma de jogar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, ver o jogo depois, quando já se sabe o resultado... Agora ver em directo, ver o resultado no 1-0, o Estrela a poder empatar - foi apenas uma vez, mas aconteceu -, aquele faz que faz, saber que do nada, um ressalto, um erro, podia ter consequências, é muito mais complicado.

      Eliminar
    2. Sim, é verdade, ver aquele rame-rame em directo, só com 1-0, dá cabo dos nervos a qualquer um. Os médios + criativos e os avançados, sem abdicarem da posse, têm que arriscar +, criar +, rematar +, não podem deixar-se cair num dolce far niente que pode depois tornar-se muito amargo, basta um azar ou azelhice como a cabeçada para trás em que o Martim Fernandes ia fazendo autogolo.

      Eliminar
  32. Ah, e esqueci-me de dizer no comentário que acabei de fazer: este novo Otávio (que bem lhe fez a cura de banco/bancada, o VB podia dar uma igual a outros, ao Pepê, por exemplo) vai sendo o pronto-socorro que vai salvando uma ou outra falha que vai havendo. Não se achando um craque, tendo noção das coisas, fazendo só o que é preciso fazer, parece outro.

    ResponderEliminar
  33. Por exemplo, FCP no ano do Oliveira perdeu 3-0, na final da Taça da Liga também levamos 3-0 do Benfica. O problema foi a forma como o FCP jogou. Aquele golo em cima do intervalo fez parecer a quem tem de tomar decisões que fizemos 45 minutos razoáveis, quando não jogamos nada. Depois do 2º golo a equipa nunca mais foi capaz de reagir, foi tudo muito mau. Se esse jogo fosse uma excepção numa época de excelentes exibições e a equipa reagisse logo, OK, não reagiu foi eliminada pelo Moreirense e lá foi toda a confiança, foi como começar tudo de novo. Precisamos urgentemente de uma boa vitória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa vitória moralizadora seria já sábado em Moreira. É uma deslocação tradicionalmente difícil, todos os grandes já caíram lá e uma vitória permitir-nos-ia ficar em primeiro, mesmo que provisoriamente (não sendo muito relevante faz bem ao ego dos jogadores).

      Na próxima semana há derbi da capital, temos um jogo acessível em casa, o que nos pode permitir alcançar de forma definitiva o primeiro lugar.

      Portanto este jogo em Moreira é daqueles que não interessa se é bem ou mal jogado, tem de se ganhar.

      Eliminar
    2. Caro DVP , essa derrota era o Jesualdo Ferreira o treinador , foi em 2010 .
      Com o Oliveira a treinador , perdemos 3-0 numa finalíssima da supertaça em Paris contra o Sporting ...

      Eliminar
    3. O FCP com António Oliveira a treinador perdeu na Luz para o Benfica treinado por Souness em jogo para o campeonato, 3-0, época 1997/1998. O FCP perdeu 3-0 com o Benfica na final da Taça da Liga, 2009/2010, treinador Jesualdo Ferreira. A final da Supertaça perdida com o Sporting de Octávio Machado, foi em 1994/1995, treinador Bobby Robson.

      Eliminar
    4. Sim , lembrei-me agora desse jogo , fomos á luz já campeões e perdemos 3-0 .
      Era Souness o treinador dos lampiões e o Vale e Azevedo o presidente deles ...

      Eliminar
  34. A CS rasteira, esta corja ficou tão exaltada com atitude do presidente AVB, nada contra o lampião do estrela nem do seu treinador provocador. Força André, acabar com a raça desta cambada que pensam que somos uns coitadinhos que o Dragão é uma Sinagoga. Vao defender o Guru Lampião ao caralh....

    ResponderEliminar
  35. Diz o Jornal A Bolha da travessa da Queimada Pasquim vermelho, "AVB à Bruno de Carvalho", só que esta coisa se esqueceu de dizer que o Rei dos tuneis é ruizinho toupeira lampião, (falha de memória do escriva)
    esse sim o verdadeiro rei.

    Ontem os Lampiões dos Açores deram um brinde de Natal aos Kalimeros, após o prolongamento, com uma entrega de bola ao jogador lagarto para fazer o golo que lhes deu passagem na Taça de Portugal.

    Moreirense, espero que a equipa do FCP vá com a lição bem estudada pois já conhecem bem o adversário. As falhas gratuitas podem ser a morte do artista, portanto, cabecinhas e arreganho assim como, um olho no gaiteiro que nos vai arbitrar, porque do VARrete que está na parte oculta, esse bruxedo que tão mal faz ao futebol, pouco ou nada de bom pudemos esperar.




    ResponderEliminar
  36. Caro DVP,

    obrigado por me apresentar esse artista da direção do estrela.

    A atitude da equipa deles em campo e no banco fez agora muito mais sentido.

    Mais um episódio da saga Vivemos num Benfiquistão

    Não vi o jogo todo do estrela na Luz, mas não foi nesse jogo que eles foram muito elogiados pelo futebol ofensivo apresentado e levaram 7 batatas? Aos 10min acho que já lá moravam 2?

    Comparem com a atitude no Dragão. Logo no início do jogo o Pêpê é abalroado por gajo do estrela que mostrou ao que vinha. Se aquilo não foi utilização de força excessiva correndo o risco de lesionar o adversário e que dá direito a vermelho então não sei o que é. Nem sei se foi marcada falta, acho que foi dada lei da vantagem. Mas admitindo que seria exagerado o vermelho, existem outras duas categorias: negligência e imprudência. Negligência não dá amarelo e imprudência dá. Agora o jogador do estrela sai daquele lance e nem uma palavrinha do árbitro ouviu.

    Estava dado o mote. Existiu pelo menos mais um lance igual aquele durante o jogo que já não me recordo com quem foi. Nestes momentos é que os assobios fazem sentido, mas é para aqueles badamecos que andam lá a apitar ao sabor do vento. E que tendencialmente erram sempre mais a favor do benfica do que dos outros. Por mais que depois se consulte as crónicas dos jogos nos mais diversos meios de comunicação e seja tudo encoberto.

    Não duvidem, se os adversários cheirarem o nosso sangue, os árbitros vão empurrar-nos para baixo. Para já têm só puxado o benfica para cima. O que já é muito.

    ResponderEliminar
  37. Por incrível que pareça concordo quase tudo com o artigo do Miguel Sousa Tavares .
    Neste momento nenhum dos 3 grandes joga nada de jeito , mas há uma diferença grande !!! o Benfica é descaradamente levado ao colo pelos padres de serviço , e já têm 4 pontos a mais do que deviam ...
    Quanto às críticas á nossa equipa , disse o óbvio .
    Como ele diz e bem , venha a auditoria das contas , que já deviam ter saído ...

    ResponderEliminar
  38. O MST que se deixe de tiros no pés. "A ditadura do pisão" é para quê, para agradar aos vermelhos e aos verdes? Pisou porque quis pisar, levou bem o 2° amarelo, foi bem expulso, ponto final. O que é que ele queria? Que os rapazes da versão 3.0 do Estrela da Amadora pudessem dar porrada do princípio ao fim sem consequências nenhumas? Com a casa mãe fizeram 6 faltitas, só para aquecerem, com o FCP fazem 20, metade delas duras e ainda se põe a questionar o 2° amarelo, quando ficaram foi muitos mais por mostrar? Assim não dá! Que fale só dos inimigos externos e internos do FCP e que deixe o futebol jogado para outros, que como analista de futebol jogado e das incidências do jogo é muito fraco.

    ResponderEliminar
  39. É impressionante a facilidade com que se arranjam penáltis para o slb e a dificuldade que há em marcar um penálti contra os encornados. Quem esteja + ou menos atento à farsa que são os jogos deles, fica sempre com a sensação de que ou há padres ou há malas ou há as duas coisas ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  40. Caros Portistas,

    Vão-nos fazer a cama definitiva este fim de semana, veríssimo e o corno do vasco santos no VAR, esqueçam!
    O palerma do estrela vem com um paleio de mouro em que só eles "acraditam" haja paciência para esta gente. A vaca da claudia imagine-se abriu um processo ao FCP por os próprios adeptos terem atirado uma garrafa de água?? já os adeptos dos corruptos de lixoboa abrem tochas em todos os estádios, atiram aos jogadores e não há processos?? mais um processo do túnel ahahah que alguém lhe passe por cima com um automóvel dos antigos, bem pesado!

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  41. Hoje é para ganhar seja como for, já sabemos que o padre vai dar amarelo, procurar o vermelho, não marca o penalty, mas contra nós vai marcar, estes sacanas estão assanhados….ontem na CMTV dizia o comadre do Sergio Conceição, este ano que me lembre não há muitos casos de arbitragem só me recordo do golo do Samu contra o Farense…..estamos rodeados de loucos psicopatas.
    O VB que se lembre de equilibrar a equipa e de que as vitórias começam a partir de uma defesa sólida e uma equipa organizada. Isso é meio caminho andado…..

    ResponderEliminar
  42. Qual a vossa opinião sobre o nosso guarda redes da “B” , Gonçalo Ribeiro, useiro e vezeiro a oferecer incríveis “frangos” ! Eu não consiga entender como insistem com ele !!!!

    ResponderEliminar
  43. Não me digam que ainda é aquele horror que está no conselho de disciplina. Túnel, garrafa no jogo de Famalicão,! É a caça às bruxas para tentarem F.d.. o FCP.

    Nós não estamos em democracia, nós estamos em anarquia, ninguém têm tomates para por esta gente do futebol da política em ordem, estamos a perder a identidade em tudo, e o futebol não foge à regra, esta é realidade.

    Logo em Moreira, a encomenda que nos vai arbitrar provavelmente já vem recomendada para nos tramar. O presidente AVB, ele ou alguém do FCP têm que por a boca no trombone e chamar o nome aos bois se não estamos tramados.


    Espero que a equipa vá com lição bem estudada, já conhecemos bem o adversário. Arreganho, deixar os rodriguinhos, chutar baliza sempre que possível. temos que jogar 2 ou 3 vezes mais porque jogamos contra duas equipa.
    Força Porto, FCP sempre.

    ResponderEliminar
  44. Equipa B, mais uma derrota será que este sr Brandão tem unhas, condições para treinar equipa B, C ou D do FCP? Já deu provas no discurso e no jogo que o FCP é muito grande pra camioneta dele...

    ResponderEliminar
  45. Até parece que a estratégia é descer para a liga 3. Reduzir custos ??.

    ResponderEliminar
  46. Não tenho visto a equipa B, não sei se o defeito é apenas de a opção por gente muito nova, se o treinador não tem capacidade. Agora não faz sentido pensar que não queremos manter-nos na 2ª Liga. Quanto mais competitiva for a competição, melhor para a evolução dos jovens. Agora e isso é claro, não podemos deixar que esta cultura de derrotas e maus resultados se instale. No FCP tem de se crescer numa cultura de vitória.

    ResponderEliminar
  47. Boas

    Espero que esta opção por Mora funcione,pouca experiência,equipa difícil,terreno pesado e pequeno.
    Não creio ser o jogo certo.

    Logo se verá

    ResponderEliminar
  48. Ainda bem que questionei a presença de Mora no onze.

    Num plantel tão amorfo de repentismo,e precisão a defenir.

    Pode ser ele o reforço de Janeiro.
    Pode ser o gestor de bola que falta para fazer um colectivo, em vezes de jogarem ao ritmo de cada um individualmente

    ResponderEliminar