segunda-feira, 7 de abril de 2025

Nos momentos difíceis é que se vê quem é quem...


 

Sérgio Conceição, o treinador que no FCP apelava à unidade, em nome da unidade disparava contra tudo que mexia, desde os apanha bolas até ao departamento médico; ficava louco quando alguém, portista, nas redes sociais ou em comentários televisivos criticava a equipa, o treinador, a qualidade de jogo; veio aproveitar um resultado negativo, daqueles que deixam marcas, para fazer o ajuste de contas com um post sonso, cínico, meias tintas, apenas com insinuações. Até parece que quando era treinador do FCP e no Dragão, foi sempre tudo maravilhoso. Por exemplo, não levou 5-0, 5-1 e 4-1 do Liverpool e 4-0 do poderoso Brugge.

Porque não se preocupa com o Milan onde com um plantel de luxo e que foi reforçado em Janeiro com jogadores que custaram muitas dezenas de milhões de euros, está em 9° lugar? Porque não explica que recebeu o Milan nos oito primeiros na fase de grupos da CL, conseguiu não ficar apurado directamente, foi ao play-off, foi eliminado pelo "poderoso" Feyenoord? Ah, é contestado semanalmente, corre sérios riscos de durar muito pouco tempo no clube milanês.


Mas tal pai, tal filho, Francisco Conceição também resolveu sair a terreiro com um post enigmático, na mesma linha do pai.
Ao Francisco Conceição, respondendo à pergunta que coloca: "Um dia eles vão saber", respondo, eles, suponho que os portistas, vão saber o quê, Francisco? Que a tua saída, posterior entrada e depois a renovação do contrato foi um triplo crime de lesa FCP? Explico o que disse quando da tua saída para o Ajax.

Quando saiu: Francisco Conceição é um jovem com grande talento, potencial, tecnicamente evoluído, tem raça, vai para cima sem medo, estava no plantel principal e jogava por mérito próprio e não por ser filho do treinador. Estava num clube ganhador e que compete sempre ao mais alto nível, junto da família, dos amigos, o clube ideal para evoluir, naturalmente, crescer, ganhar experiência e daqui a algum tempo, como aconteceu com outros jovens da formação do F.C.Porto, sair por valores na casa das dezenas de milhões de euros. O argumento de querer sair para crescer longe das polémicas e de um clima tóxico, é conversa, tanga, apenas um pretexto. Paralelamente, estava a negociar um novo contrato e que, entre outras coisas, passava por um aumento substancial da cláusula de rescisão. De repente, sem nada que o perspectivasse, passa-se por cima disso tudo e sai por 5 milhões, valor da cláusula do actual contrato?

Quando regressou: Deu-se mal, não se impôs, raramente jogou na principal equipa do Ajax. Voltou para o FCP que teve de pagar o dobro do que tinha recebido, veio ganhar ao nível dos mais bem pagos do plantel. Então as razões que motivaram a saída, de repente, como por encanto, estão ultrapassadas? 

Quando renovou: renovou com uma cláusula que até 15 de Julho é de 30 milhões de euros, baixa, ficou com a possibilidade de numa futura transferência receber 20%, mais 10% de comissão para o empresário. Isto é, grande negócio para todos menos para o FCP. É a isto que se refere Francisco Conceição quando diz, "um dia eles vão saber"? Não, nós já sabemos e sabemos bem. Haja um bocadinho de decência e respeito pelos portistas.

Um portista tem todo o direito de criticar, até ser contundente nas críticas, mas deve ser sempre respeitoso, objectivo e construtivo. E de preferência, evitar cavalgar a onda negativa, aproveitar estes momentos de grande desilusão e tristeza, para revanches, vinganças incompreensíveis. Serve para todos, muito mais para aqueles que têm grande visibilidade, tudo que dizem ou escrevem, tem grande impacto, como é o caso de Sérgio e Francisco Conceição - o que diz Rodrigo não aquece nem arrefece.
Se isto é portismo, não é o meu portismo. Porque o FCP não se apregoa, pratica-se. E quem tem telhados de vidro que não resistem a um simples caroço de azeitona, devia ter cuidado ao atirar pedras ao telhado do vizinho.

O país está em festa, só faltou irem festejar para o Marquês, nas redacções de alguns panfletos que se confundem com o jornal do Benfica, não se esconde a alegria. Alguns ressabiados e revanchistas reagem como se este período negativo fosse o único da história recente ou menos recente, do FCP. A coisa é de tal ordem que até o frustrado por nunca ter treinado o FCP, Manuel José, hoje teve alguma coisa para dizer. 
Atrás do tempo tempo vem, digo agora como disse quando entre 1999/2000 e 2001/2002 ou entre 2013/2014 e 2017/2018, épocas sem a conquista do título. Mas para que isso aconteça é importante que quem dirige, presidente acima de todos - porque para o bem e para o mal responde sempre e em 1º lugar o presidente. Tem de ser sempre assim, não é quando corre bem cantarmos o nome do líder, quando corre mal há sempre um ou outro bode expiatório para pagar o pato, como acontecia no passado -, reflicta bem, faça um diagnóstico correcto, encontre as melhores terapias. Se aproveite até ao final da época para ver quem é quem, separar o trigo do joio. Porque até pode não haver muita qualidade, mas a atitude, raça, garra, capacidade de transcendência, de ser capaz de lutar até contra o destino, mesmo quando ele parece estar contra nós e nunca baixar os braços, isso tem de ser inegociável para quem serve profissionalmente o FCP. E se no final da época, feita a reflexão devida, se tiver de assumir que algumas opções estão erradas, assumam-se sem medo, dando a cara e explicando, porque só quem não faz é que nunca erra.

Vivi com AVB a treinador a época de mais e maiores alegrias. Estou a viver com AVB presidente a de mais e maiores tristezas. Tal como acreditei no AVB treinador, continuo a acreditar no AVB presidente. Acredito que no futuro a curto prazo, tal como aconteceu na época do treinador, também as alegrias virão com AVB presidente. E como nunca me escondo, não sou daqueles que aparecem e desaparecem conforme as circunstâncias, se a vida não me pregar nenhuma partida cá estarei para conferir se é assim ou não.

No passado, nesse períodos difíceis que citei, também fui muitas vezes criticado, para ser brando, por acreditar e defender aquilo em que acreditava, que íamos dar a volta. Não foi preciso esperar muitos anos para ter razão...



117 comentários:

  1. É nestas alturas que me dedico a ler e reler as suas crônicas. Excelente mais uma vez e tudo dito de forma simples e correta.
    Nesta altura de pura tristeza e sofrimento temos de levantar a cabeça e espero que o AVB e a sua equipa esteja já a trabalhar arduamente na planificação da época 25/26 com critério Porto.
    Mais uma vez obrigado pelo texto, isto sim é Ser Porto
    Viva o FCP.

    ResponderEliminar
  2. Sobre os Conceição (pai e filho) concordo em absoluto , que desfaçatez ...
    A triagem de quem tem kilate , de que matéria é feita estes jogadores , se têm o que é preciso para jogar com a camisola do nosso clube , a fasquia para quem joga no nosso clube tem de ser grande , e atualmente poucos a têm ...
    Quanto às TVs , nem dou hipóteses , já sei que para eles é natal hoje ...
    Ainda assim nós demos 5-0 por três vezes a eles , eles ganharam agora por 4-1 por duas vezes ...

    É um momento complicado , duro para um portista , a mudança .
    AVB merece que se lhe dê tempo , os outros presidentes dos rivais estão lá há muitos anos nos seus respectivos clubes .
    Vilas Boas seguramente saberá dar a volta a isto .

    ResponderEliminar
  3. Prefiro não comentar...para mim (salvo o exagero) o melhor treinador, a melhor direcção e os melhores jogadores do mundo são os nossos. FCPorto sempre! Orgulho- me de ser quase Sexagenário, nascido em Évora, sócio do FCP e continuar todos os dias a defender, sofrer e vibrar com esta paixão. Sou professor em Évora e hoje sofri muito, mas também calei muitos (nunca me zanguei com ninguém por causa do futebol ou da política, mas a minha vitória é ter nascido entre lampiões e desde que me conheço na minha família descendente não há um único lampião, apenas 2 ou 3 dragartos)
    Os Conceições não dão lições de portismo a ninguém muito menos a mim ou ao VPouca...(com as devidas diferenças de atuação)
    Hoje voltava a ir de ÉVORA ao Porto para votar AVB!
    Viva o FCPorto!

    ResponderEliminar
  4. O SC está se a posicionar para alguma coisa caso o AVB falhe. É um jogo do desgaste, no futebol os presidentes e treinadores dependem dos resultados, AVB está garantido por 4 anos, e o primeiro está a acabar. Depois tem mais 3, se no seu mandato não tiver êxito p, nas próximas eleições virá a brigada do reumático com o SC lá metido com o FJM, o Kholer e o Macaco.

    ResponderEliminar
  5. Caro DVP,
    Confesso, estas 24h foram muito difíceis. Estou acima de tudo muito triste e desanimado. Dito isto, temos de nos levantar e em força. Vamos ser claros: havia que lidar com a emergência financeira e isso aparentemente está feito. Agora há que tratar da emergência desportiva porque sem sucesso no futebol não vamos conseguir tratar das finanças do clube. É aqui que surgem as maiores dúvidas. Tenho confiança que AVB saberá fazer uma reflexão e tomar as melhores decisões mas fica claro que partimos de uma base muito inferior em qualidade do que ele próprio imaginava. E fico muito mas mesmo muito preocupado quando vejo o presidente dizer que está muito satisfeito com Neuhen Perez por exemplo. É que do onze de ontem apenas vejo Diogo Costa e Mora com qualidade acima da media e um outro que pode lá chegar que é o Samu
    Tudo o resto é fraco e sem qualidade para pegar de estaca num onze digno da história do FCP. Mesmo Fabio Vieira.
    A escolha de Anselmi foi arriscada e não trouxe o que se pretendia. Por outro lado, dentro das limitações não consigo vislumbrar trabalho de fundo e melhoria da qualidade de jogo. Mesmo a attitude mudou muito pouco, pelo que me parece que também Anselmi tem de dar um salto rapidamente.
    AVB tem de arrepiar caminho rapidamente e castigos do género agora vão todos para estágio, honestamente não pega. A forma como lidou com a questão de Pêpe é para mim paradigmática da forma como não devemos gerir estes casos. O jogador devia ter sido castigo e mantido fora das opções por algum tempo.

    ResponderEliminar
  6. Quanto mais tempo passa mais me convenço que o SC é também o grande culpado de onde chegamos, sou suspeito, nos últimos anos não lhe revia as qualidades que outros apregoavam como únicas - "só ele consegui com tão pouco fazer tanto"...Agradecia-lhe pelo que fez mas esteve aqui pelo menos 3 anos a mais do que devia.

    Criou uma dependência dele e cultivou um futebol miserável, de pontapé para a frente em que o Diogo era o libero, ostracizava alguns jogadores porque tinham qualidade, não tinham garra...então de garra e esforço ganhávamos alguns jogos, empatávamos outros e perdíamos, sim também perdíamos - sempre, ou quase sempre com um futebol miserável.

    Para além disso não representava o FC Porto como eu acho que um treinador deve representar, combativo mas com respeito pelos demais, inúmeras expulsões, cenas degradantes com treinadores adversários, alguns deles de clubes de dimensão muito inferior, "porrada" num árbitro para defender o filho a quem devia ensinar o respeito pelos agentes do jogo, para quê??? Para ficar bem junto da maioria dos adeptos da Bancada Sul?

    Depois outra qualidade que me irrita (a mim) solenemente, transforma os seus adeptos em inimigos, porque não o bajulam, porque não estão de acordo com a estratégia que monta (aliás aqui herdou um dos tiques que falecido tinha, criava inimigos imaginários nos críticos, como não fossem as criticas que nos fazem melhores).

    Se é portista (?????) o melhor era estar calado, ajudava mais e se algum dia quisesse voltar logo se via...assim, assim não. Longe é muito perto.

    Ao Francisco perdoo, vai na cantiga de quem o aconselha, infelizmente para nós não é um grande jogador, é jeitoso e como estamos agora até ele por ventura ajudava, mas tem limites...a fazer posts destes, não sei.

    PS: não podemos estar sempre a mudar de treinador, pois não...mas que grande cambalhota que este tinha (ou terá) que dar...ficaria nos livros da história.

    ResponderEliminar
  7. Estou a ver o Sporting - Braga e a pensar que se não fosse orgulho idiota do Conceição teríamos hoje no plantel um João Moutinho como referência. Está a dar as últimas mas que falta que nos fazia no meio campo...enfim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior que o João Moutinho foi o Hulk...

      Eliminar
    2. O Hulk para além de outras razões deve ter sido vetado porque no ano em que assinou pelo Atlético (Janeiro de 2021), SC fez estrear (13/02/2021) na equipa principal um jogador chamado Francisco Conceição. Não devia dar muito jeito ter um jogador com Hulk na mesma posição.

      Eliminar
  8. Não comentei o anterior jogo porque não valia a pena ser mais um que engrossa o número de comentários quando a vida nos corre mal. Sei perfeitamente que este ano é um ano zero. E tenho perfeita noção que o clube estava preso por arames. Isto já foi dito, espero que o Avb melhore a gestão das expectativas. Foi um erro este ano insinuar que iamos ganhar. Como foi um erro insinuar que parte da dívida está paga e já há dinheiro, porque isso vai se virar inevitavelmente contra ele. Que pare de cometer erros não forçados. Ninguém lhe ia pedir no primeiro ano que ganhasse. E que também pare de interferir na equipa de futebol, isto é, não sei se é verdade, mas tenho a sensação que há demasiada interferência executiva na equipa o que diminui o papel do treinador. Já com o VB fiquei com a sensação que os jogadores ou alguns não o respeitavam porque sentiam quem verdadeiramente mandava era o presidente. E volto a ter a mesma sensação com o Anselmi. Se isto for verdade, não há treinador que resista a isto. O avb se escolhe um treinador tem de confiar nele, tem de lhe delegar a responsabilidade de treinar e ser ele o "chefe" perante os jogadores e não cair ma tentação de o desautorizar. E nos piores momentos, estar do lado dele. Foi isto que o PC nos ensinou. Avb tem feito um excelente trabalho na parte financeira mas na parte do futebol, sinto que há demasiada gente executiva como o Jorge Costa, o Zubizarreta e sinceramente, é muito ruído em cima de um treinador, sobretudo treinadores que não têm currículo. Eu no início pensei que a tripla avb, jorge costa e Zubizarreta fosse algo bom, hoje tenho muitas dúvidas.

    ResponderEliminar
  9. É curioso. Entre 2013 e 2017, quatro épocas, o FCP com JNPC na presidência, venceu apenas uma Supertaça, tanto como venceu AVB no 1º ano de presidência. Nessa altura aqueles que agora rasgam as vestes, nem tocavam no líder, a culpa era sempre de alguém, o presidente passava sempre pelos pingos da chuva. Na época passada o FCP ficou a 18 pontos, mas como goleou o Benfica... isto é, pode acontecer tudo, mas se ganharmos ao Benfica... Como sou do tempo que o FCP não ganhava quase nada, mas quando ganhava ao Benfica era uma festa, pensei que uma época não pode ser julgada apenas em função dos resultados com o SLB. Para mim época má é época má, sejam quais forem os resultados frente ao Benfica.

    ResponderEliminar
  10. Eu ia comentar, mas o 3asifa já disse o essencial do que eu também queria dizer - o AVB tem melhorar a gestão desportiva e dar o poder necessário para exercer as suas funções, depois disso é deixá-lo trabalhar. Estas histórias de ir ao balneário no intervalo fica mal, e já não é de agora, asssim como objetivos irracionais e pressão adicional num grupo em cacos... Sabemos que o futebol é a face visível de um clube, mas o presidente tem de assumir a responsabilidade pela intervenção desmedida que tem tido na equipa e começar a exercer as suas funções - decidir, escolher, atribuir funções a pessoas competentes e deixá-las trabalhar. Se eu chamo um canalizador a casa, mesmo que eu saiba fazer o trabalho, não vou estar sempre a dizer como o deve fazer - se assim for não o chamava ou então da próxima ele não virá...
    Aposto que ele não mete o "bedelho" nas modalidades, e quando escolheu o Magnus foi porque ele é um excelente profissional, não deve ter ido lá dar discursos quando no início as coisas correram mal. Espero que comece a crescer, mas aceito que são funções novas para ele e precisa de evoluir, mas é um meio brutal - quando os resultados falham, os abutres aparecem.

    Saudações!

    ResponderEliminar
  11. Em minha opinião, acho ótimos os posts dos Conceição.

    O que me preocupava era se eles viessem apelar à união dos portistas nestes momentos maus, aproveitando para limpar paulatinamente e aos poucos a imagem negativa que os portistas têm atualmente da família Conceição. Se viessem pedir apoio e paciência e união aos portistas, corria-se o risco de voltarem a gerar, aos poucos, alguma simpatia nesses mesmos portistas.

    Ao contrário, como têm ódio interior, fazem estes posts, o que só vem reforçar a imagem negativa que ambos têm junto dos portistas e aviva-lhes a memória recente sobre os comportamentos que o Senhor DVP bem descreveu.
    E isso é ótimo.

    ResponderEliminar
  12. O presidente só deve ir ao balneário excepcionalmente e depois de falar com o treinador e na presença dele, no final do jogo. Nunca ao intervalo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. O Presidente ir ao balneário ao intervalo só desestabiliza a mente dos jogadores e tira o foco das correções taticas que o treinador quererá sempre fazer. Falo por experiência própria...

      Eliminar
    2. Acabei de ler que AVB foi ao balneário no intervalo. A ser verdade é grave e revela muita desorientação sobre quem não a deveria ter. Isto é um atestado de menoridade que se passa ao treinador...mau, muito mau

      Eliminar
  13. https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20250407-pt-comunicado
    Fez bem o FCP a condenar o comportamento da claque do Benfica e da polícia.

    ResponderEliminar
  14. O Braga bateu-se muito bem fora com o Sporting, estamos abaixo deles em organização, intensidade ….não temos pior equipa mas o que é facto é que estão bem mais fortes e coesos do que nos

    ResponderEliminar
  15. Este momento exige serenidade porque dificilmente se fazem e dizem as coisas certas nestas alturas.

    O FCP precisava de uma mudança e essa mudança aconteceu. Quando se fecha um ciclo normalmente existem custos muito altos a pagar e isso está a acontecer em termos desportivos.

    A verdade é que temos um presidente com pouca experiência, tivemos um treinador com pouca experiência, fomos buscar um segundo treinador com zero experiência em termos europeus, temos um plantel recheado de inexperiência e até parte dos adeptos são novos nestas andanças.

    Estamos numa altura muito difícil. Seria muito importante todos remarem na mesma direção mas está visto que muito dificilmente acontecerá.

    Ao presidente AVB só peço que não dê tiros nos pés. As dificuldades são tantas que arranjar mais problemas torna tudo ainda mais difícil.

    ResponderEliminar
  16. E fala o sr. Vila Pouca muito acertadamente!

    ResponderEliminar
  17. E estamos no 4'lugar.
    Impensável mas mais do que justificado com tanta asneira,falta de qualidade, falta de garra,falta de tudo deste plantel.
    Fixei uma frase do Presidente que me preocupa:
    "Vamos contratar determinados jogadores que caibam no sistema de jogo do treinador".
    Isto para mim é um erro irremediável.
    Todo o treinador deverá trabalhar com o que o Clube lhe dá,nunca deverá acontecer o contrário.
    Já li aí em cima,mas reforço:
    Ver João Moutinho jogar ...
    Que crime foi feito.

    ResponderEliminar
  18. Boas VP.
    Não pude ver o jogo todo por isso fui poupado ao desastre.
    Mas sofrer um ao golo no 1 minuto...apesar de termos tido tempo para corrigir isso...Aos nossos jogadores além de qualidade obviamente, falta estaleca, coragem e força mental. O benfica além de ter muito mais banco, é uma equipa matreira e com experiência.
    AVB devia era por videos motivacionais de antigos jogos do porto, alguns que ganhamos com menos um jogador.

    Quanto ao treinador, a culpa nao é só dele mas pelo que me disseram ficou um pouco aos papéis, sem saber o que fazer. Não digo que nao possa ser um bom treinador, talvez dentro de 4/5 anos, mas penso que o Porto precisava de um treinador com muito mais experiência (além de nao estarmos habituados a este sistema táctico. precisa de tempo e nao sei se teremos).
    Acho que faz falta a esta equipa técnica 1 ou 2 elementos que conhecessem bem o Porto, com a mística e principalmente que percebessem futebol portugues.

    O meu receio, como alguns que comentaram aqui, é que se aposte em jogadores que ele pretenda, e se caso nao corra bem, ficamos outra vez limitados e com custos elevados. Ainda me lembro daquele flop AL entre outros.

    AVB que tente arranjar jogadores com empréstimo e sem compra de opção obrigatória. E apostava mais no mercado nacional, apesar de os clubes abrirem muita a boca (GS que o VP gosta dizem custa 25 milhões).
    Admira-me também, ou então sou só eu, o Jorge Costa e o Zubi nao dizerem nada, ou incentivarem a equipa.
    Até ao fim do campeonato AVB tem de ver o melhor para o Porto.

    ResponderEliminar
  19. Ó Silva, isto aqui é um espaço para somar e não para dividir. Vá lá abanar a cabeça ao Chico, dê-lhe moral que ele bem precisa. Aqui não há lugar para si.

    ResponderEliminar
  20. Concordo a 100% com os comentários do 3asifa e do Mario fcp.

    E acrescento. Para mim AVB vir dizer que era o jogo da época foi um tiro no pé. Não pode ser o jogo da época. Claro que um jogo contra o SLB é um jogo contra o SLB e tem uma grande importância. Mas estamos a fazer uma época péssima onde não vamos ganhar mais nada e dizer isso e ainda por cima a equipa exibir-se a um nível pobre, é um tiro no pé.

    Esta direção está a começar, tem gente inexperiente nestas andanças. Também tem algumas pessoas do futebol é verdade, mas a maioria é tudo inexperiente e gerir um clube como o FCP é muito exigente. A parte financeira era muito importante, também é verdade. Mas temos de dar cartas no plano desportivo. E como já foi dito, ninguém esperava que fossemos ganhar a Liga Europa mas também ninguém esperava que estivéssemos em 4º lugar em abril.

    Para acabar, em relação ao castigo da equipa ir para estágio no fim do jogo. Uns acham mal, eu acho bem. É uma vergonha total o que aconteceu no domingo. Percebam que isto é um dos piores momentos da história do clube. Envergonharam o símbolo que trazem ao peito, milhões de adeptos. Exige-se uma resposta cabal. Não estamos a falar de pessoas que se levantam às 6 da manhã para ganhar o salário mínimo ou pouco mais. São profissionais pagos principescamente e têm que dar o litro. Se os meninos amuarem por causa disso, então é porque estão no lugar errado. Aqui não há lugar para meninos. Portanto, se foi o presidente AVB que decretou esse castigo eu acho muito bem e sou a favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Nuno, concordo com tudo o que diz, mas sinceramente, o André Vilas Boas vir dizer que é o jogo mais importante da época teve o objectivo de lembrar a equipa para a importância do mesmo, mas como podémos observar, mesmo com esse aviso, ninguém se apresentou ligado e motivado. Tirando Diogo Costa, quem é que na equipa percebe o que é que está em jogo nestas partidas? Ninguém! Vejam a diferença do 2o amarelo ao Moutinho aos 90+5 no jogo de ontem e o comportamento do Djalo no golo do Guimarães. Nem com avisos eles percebem, nem com vídeos ou desenhos lá chegam porque pura e simplesmente não têm arcaboiço para vestir a nossa camisola. O problema não é só qualidade, é mesmo de mentalidade e inteligência

      Eliminar
  21. Olhar para o plantel para planear futuro parece-me o primeiro passo. E dentro disso olhar para quem ainda não está totalmente preparado mas que vale a pena apostar, os que são bons mas estão abaixo do que podem dar, os que não sendo craques acrescentam, os que sendo bons já nada acrescentam e os que simplesmente já se viu que não vão chegar ao patamar para se manterem no plantel do FCP.

    O problema é que nesta altura quase todos parecem caber na última opção.

    Claramente fazem falta referências, jogadores feitos para equilibrar um plantel que é muito inexperiente. Esse seria o meu foco na próxima janela de transferências. Três feitos na casa dos 26-27 anos. Um central, um jogador de meio campo e um avançado. Um quarto teria que ser obrigatoriamente uma referência com conhecimento do FCP mas que ainda consiga acrescentar em campo e com perfil de capitão.

    Olhando aos jogadores em atividade só vejo três. Ruben Neves, Danilo ou Moutinho. O primeiro talvez seja demasiado cedo para o tirar das Arábias,
    o último não sei se ainda aguentará duas épocas pelo que me inclinaria mais para a possibilidade Danilo. Assim ele quisesse.

    ResponderEliminar
  22. Qd nao se tem argumentos, parte-se para a hostilizacao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho argumentos? Não brinque com a minha inteligência nem com a daqueles que me seguem aqui e nas outras redes sociais.
      Para sua informação, segundo o que me disseram, o presidente não foi ao balneário ao intervalo.
      Você aqui não tem hipóteses, você quer cavalgar a onda, com críticas made in FJM.

      Eliminar
  23. Caros Portistas,

    Quanto ao SC para mim tinha de ter saído logo depois do episódio do olival, virou-se aos sócios do FCP?? para mim isso é inconcebível, quando o filho estava a provocar e a queimar tempo quando jogava nos corruptos, para mim fim de época, até logo! O rodrigo que levou com a pedra no carro insultou os sócios no fim do jogo com Brugges e por isso houve um tolinho que ficou à espera para lhe atirar uma pedrada, há que ter noção da realidade. Quanto ao Presidente acho que não tem cabedal nem astucia para liderar um clube como o FCP, é demasiado menino para saber lidar com certas situações e quando desautoriza treinadores então estamos conversados. Eu também votei VB e não estou arrependido, apenas desiludido e não é só pelos resultados é por muito mais. Faltam-lhe 3 anos para me mostrar que estou enganado, assim o espero.
    Amigo Sérgio Alves, você é um exemplo de Portismo, Parabéns!! Só falta atropelar o godinho sem querer ahahah abraço e continue a lutar contra esses mouros acéfalos, contra os mouros marchar, marchar.

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  24. Pelo vistos a notícia que andava a circular que AVB foi ao balneário ao intervalo é mentira, ainda bem. Agora circula a notícia que plantel e equipa técnica estão contra o castigo que a direção impôs aos jogadores.

    A CS vai aproveitar este ambiente que se vive no Dragão para extrapolar e criar ainda mais ruído, temos de tentar não nos deixar afetar por isso.

    Mas tal com disse ontem, se foi de facto a direção que impôs o castigo, acho que não estiveram bem. Não que os jogadores não o merecessem (ler que os jogadores se sentiram envergonhados só me faz ter vontade de os mandar para a p*** que os pa***. Durante o jogo não se sentiram envergonhados? E nós sócios adeptos?).

    A questão é que acredito que isto não traga nada de bom, antes pelo contrário. Até porque já houveram outro tipo de reprimendas antes e não resultaram. Para além disso os jogadores tiveram todos o mesmo castigo e alguns não o mereciam (Fábio Vieira e Varela estiveram bem e por exemplo Cláudio Ramos nem sequer jogou) e cria atritos com a equipa técnica.

    Durante a época os castigos devem ficar a cargo da equipa técnica, eles é que devem ter controlo absoluto do que fazer com a equipa. Depois estes (jogadores e treinadores) terão de responder perante a direção sobre os maus resultados.

    Confesso também que esperava que Martin Anselmi fosse mais incisivo na comunicação e na relação com os jogadores. Que quando tivesse de fazer reparos os fizesse sem contemplações. Não é o que tem acontecido e o contexto era mais que favorável para isso, já que apanhou uma equipa recheada de jogadores que não foram escolhidos ou avalizados por ele e muitos nem sequer estarão cá na próxima época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No site do JN está lá desde ontem à noite, às 20h 56m, assinado por Nuno Amaral e Arnaldo Martins, uma notícia a que não se deu o devido relevo porque não interessa (só interessam notícias para desestabilizar...) que desmente grande parte das opiniões expressas aqui e noutros lados acerca da (não) ida do Presidente ao balneário ao intervalo .
      Se houve castigo aos jogadores e restante grupo de trabalho obviamente (porque ou são uma equipa ou não são) estou 1000% de acordo (não me enganei é mesmo 1000). Quando se começa um jogo assim mostra-se a toda a gente que não se quer ganhar e isso é muito grave !

      Eliminar
    2. A origem de certas notícias é sempre a mesma, Medialivre, ex-Cofina. Incomoda-me ver uma câmara de televisão desse grupo de má-língua atrás do presidente, incomoda-me que no interior do grupo de trabalho continue a haver quem vaze tudo para aquela gente. O AVB já deve saber e não é difícil, quem é quem e no final da temporada só tem de tratar do assunto.
      Houve uma limpeza com muitos campeões europeus, mais fácil com estes, alguns que até deviam pagar para jogar no FCP.

      Eliminar
    3. E, sinceramente, era isso que eu esperava em Janeiro. Não foi possível mas, seguramente, é nesse mês, em que tudo descambou onde será fácil encontrar as respostas que todos ambicionamos. Até ao Verão vamos continuar com este sufoco de ataques soezes de Sérgios, JMarques, Lobos, Manel Zé, Quintas, Pedros Sousas (grande amigo de SC), Rodolfos, Otávios e afins. Lembro-me perfeitamente dessa razia com grandes craques (J.Pacheco, Sousa,F.Gomes pelo menos se a memória não me falha) e que renderam frutos nas épocas seguintes . Os tempos são outros é verdade mas podem colher-se algumas ideias para aplicar neste tempo . O treinador dessa razia foi o Artur Jorge no seu regresso ao FCP! Esperemos então por melhores dias e, com o apoio de todos, sem dar crédito a ressabiados e afins, tomar as decisões atempadas e que se justifiquem .

      Eliminar
  25. Se o diagnóstico for (como acho que é) que o treinador é um flop mais vale meter os patins e assumir o erro. Essa foi uma coisa que PdC soube compreender muitas vezes e bem. Acertou em grandes treinadores mas também falhou alguns, a questão aqui como se refere no post, acertar no diagnostico com calma e assumir-se o erro. Pior será levar os problemas desta época para a próxima, a começar pelo treinador...

    ResponderEliminar
  26. Desde o início da sua presidência, o AVB tem seguido uma linha clara de apostar na juventude, excluindo progressivamente os jogadores mais velhos, quer no campo, quer na estrutura de treinadores. Embora a intenção de renovar e rejuvenecer a equipa seja louvável, considero que essa abordagem tem sido um erro estratégico, sobretudo quando vemos que, na estrutura do futebol, o elemento mais velho é Jorge Costa, que, infelizmente, não tem conseguido mostrar resultados positivos no seu cargo.
    Parece-me que o AVB deveria reconhecer que, em termos de liderança, o actual treinador não tem feito jus ao que se esperava. Caso contrário, pode se arrepender no futuro. Se não tomar a decisão de agir, e rápido, o que se pode esperar é uma queda iminente do treinador, algo que pode acontecer muito antes do esperado — após o Mundial. A pré época deveria ser no mundial com um novo treinador.
    Acredito que o AVB tem de ser pragmático, afastar a ideia de "amizade" com o treinador, e assumir o erro, não temendo "perder a amizade ao dinheiro". É fundamental que ele tome as rédeas da situação e mude no final da época (maio)
    Quanto ao futuro, quem seria uma boa aposta para suceder o atual treinador? Sem dúvida, Carlos Carvalhal surge como uma opção extremamente válida. Experiente, conhecedor do campeonato português, e com um estilo de jogo agradável e moderno, Carvalhal poderia ser a chave para a equipa. Além disso, com ele poderia vir o futuro capitão da equipa, João Moutinho, um jogador que conhece a casa e que seria uma referência dentro e fora do campo.

    Em termos financeiros, seria essencial aproveitar as vendas de jogadores como Samu, Varela, Pêpe, Gonçalo Borges e Diogo Costa. E, porque não, antecipar uma venda como a do Rodrigo Mora (algo semelhante ao que foi feito com o Quenda), para reforçar a equipa de forma inteligente e sustentável. Há, inclusive, jogadores na 2ª liga que poderiam perfeitamente integrar a nossa equipa atual, como é o caso de Diogo Nascimento, do Vizela.

    Além disso, não podemos esquecer de tentar recrutar o Otávio, o "baixinho".

    Em resumo, se AVB continuar a seguir a mesma linha e não tomar as decisões necessárias agora, em breve poderemos estar a olhar para um futuro que, ao invés de promissor, se revela de muitas incertezas. A juventude deve ser aposta, mas deve ser acompanhada de experiência e um bom plano estratégico

    ResponderEliminar
  27. O clã Conceição já viu que não tem estaleca nem qualidade para singrarem noutros grandes clubes. Daí, estas jogadas de bastidores para criar ainda mais caos. O clube já não é refém deles. Que fiquem bem longe.

    ResponderEliminar
  28. Infelizmente vamos ter de viver com uma oposição que não vai dar tréguas, ainda por cima com as coisas a correrem mal e com dores de crescimento da Direção que desportivamente tem andado um bocado errática e com varios erros que há que corrigir.
    Por isso não me espanta os comentários de adeptos saudosistas, do J. Marques, nem do clã Conceição, que deveria estar calado, o pai a olhar para o clube que lhe paga para treinar e que não está bem, mas mostra-se para dar ares de D. Sebastião e ser o "desejado".
    O filho Francisco, está a ver se consegue sair, a criar instabilidade, mas ainda é nosso jogador, que seja profissional e pense na Juve que representa.
    Esperemos que estejam a ser trabalhados os cenários para a próxima época, se ficarmos em 4 lugar vai ser o diabo, com um calendário
    calamitoso, equacionar se o treinador tem condições ou não para ficar, aquisições e dispensas, que Zubizarreta mostre enfim trabalho e resolva as coisas em conjunto com a Direção.
    Uma palavra para o Sergio Alves, meu colega de profissão, de Évora, sei bem do que fala, trabalhei dois fantasticos anos no Alentejo e lembro do quanto difícil era ser portista por lá, parecia estar na 2a circular, pouca gente, mas boa, azul e branca...
    Mas tiveram de levar comigo, nas tertúlias do café, com a bandeira do FCP sempre na varanda da minha casa sita na rua principal, bem visivel e vestido muitas vezes com a camisola do Brasão Abençoado. ( fora das aulas, claro). Abraço meu caro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro amigo, sei bem do que falas. Estive na tropa nos Comandos, na Amadora, era um ninho de águias - Humberto e Toni eram figuras que apareciam no regimento e também muitos sportinguistas. Os portistas, ainda andrades naquela altura, eram muito poucos, mas éramos bons, não deixávamos os nossos créditos por mãos alheias.

      Eliminar
  29. Nem devia ser necessário AVB dizer que era o jogo da época, como não era JNPC ter escrito aquela carta antes do FCP - SLB na época passada. Um FCP - SLB ou vice-versa, desde logo tem de fazer tocar todas as campainhas. Na época passada houve resposta, nesta não. É preciso tirar consequências. A maioria destes jogadores são medianos. Se não dão o litro para continuar num clube da grandeza do FCP, esperam o quê? Que venha algum melhor bater-lhes à porta? É essa uma das minhas dificuldades em perceber. Será que se julgam acima do FCP? Será que têm sangue de barata? Será um conjunto de meninos mimados a quem não se pode tocar nem com luvas de pelica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resultou com a agravante de na época passada haverem salários em atraso, o que muitas vezes funciona como fator de desmotivação. Esta época com tudo em dia, os meninos fizeram aquela figura.

      Que se corte radicalmente com o passado (principalmente ex treinador) e com aqueles que vivem agarrados a ele. Nem que para isso, se for o caso, se tenha de arrumar com jogadores supostamente importantes como Diogo Costa, Pepê, Varela, etc.

      Se é verdade que Anselmi acha que a falta de atitude não foi um dos problemas do último jogo, é sinal que passados 3 meses ainda não percebeu bem no clube em que está. Que reveja jogos de diferentes épocas que perceberá a diferença.

      No entanto, apesar de alguma desilusão, continuo a acreditar que Anselmi pode ser o treinador que necessitamos.

      Eliminar
  30. Boas tardes,
    O presidente foi ao balneário? Não acredito. E se o presidente sentar no banco de suplentes , que efeito provocaria?
    Vamos ter calma, na questão dos jogadores eles têm contrato e vão ter que cumprir para não pagarem indemnizações, já que os seus empresários nunca conseguiram vender nenhum jogador em anteriores épocas, não vai ser agora que vão conseguir e se o fizerem, boa sorte.

    ResponderEliminar
  31. Caro DVP, muito convictamente, somos dois a acreditar. Sabemos que dentro, mas, principalmente fora de portas, o campo continua minado, o que dificulta que a marcha que se pretende, entre definitivamente em velocidade de cruzeiro. Vai acontecer! E quando assim for, acredito que vai durar.
    Quanto falta para acontecer? É pergunta pra um milhão de euros. Mas vai acontecer!

    ResponderEliminar
  32. Em relação aos "Conceicões" só tenho a dizer o seguinte; as atitudes dos três, sim três porque o outro (Rodrigo) veio para o FCP para se servir aproveitar a projecao do cl9ube para benefício proprio
    , aliás, parece prática da familia, aproveitarem-se do clube e portismo só o de conveniência. Do Presidente, só um conentario; despache 2/3 do plantel gente sem atitude, tecnicamente muito fracos, sem garra até poderiam ser mancos mas terem principalmente atitude ja que nao têm orgulho de usar este manto, espero mais empenho por parte do Diretor Jorge Costa e que o nosso Scouting evidencie trabalho na descoberta de futuros talentos, de AVB fui i. Acerrimo defensor votei nele e até ao momento nao me arrependi só lhe peço atitude à dragao mesmo que as suas revoluções doam a alguma camada de portistas (serão?)
    Força AVB o futuro faz-se caminhando mesmo que as pedras façam doer!

    ResponderEliminar
  33. Toda a gente a malhar no FC Porto e em André Villas Boas...

    Apesar de podermos ser críticos em relação ao momento, temos de perceber que faz parte do crescimento desta "nobre e sempre leal" instituição...

    Temos de perceber a herança que muitos dos que agora criticam deixaram...

    Temos de perceber que se André Villas Boas não tivesse ganho se calhar agora o clube era de um qualquer investidor manhoso como o Koehler...

    Temos de perceber que temos uma equipa recheada de maus profissionais...

    Temos de perceber que temos um treinador algo teimoso que nem sequer consegue tentar experimentar algo diferente e que deixe a equipa um pouco mais à vontade...

    Temos de perceber que há malta que abandona o estádio aos 60 minutos!!!!

    Temos de perceber que temos de Ser Porto nos bons e nos maus momentos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  34. Os Conceição não prestam mesmo. São adeptos apenas do FC Conceição e as vitórias do clube deles são os milhões que arrebanham à conta dos tansos (que nós portistas já fomos quando acreditámos neles). Agora disparata o pai, disparatam os filhos (um, andou cá, diz-se, a ganhar 1M por cada 20 jogos em que entrasse, + um crime lesa FCP. E é facto, que entrou em pouco + de 20, porque o pai assim o quis, apesar da pouca qualidade futebolística do filho, e muito poucos minutos por jogo jogou) e um deles até tem ainda contrato longo com o FCP. O pai, vai levar um merecido pontapé no cu a 30 de junho e vai sair de mãos a abanar do Milan (não vou ter pena nenhuma), e o filho Chico, que não pense que vai mamar 20% numa venda, porque ou accionam a cláusula ou continua a ser emprestado e assim ele não vê nenhum.

    Mas vamos voltar à mó de cima e não vai demorar muito, com AVB e acredito, ao contrário de muitos portistas, com Anselmi. Os que agora fazem muitas festas na CS vão depois fazer muito luto. Mas para isso acontecer, é imprescindível contratar alguns jogadores com mística Porto comprovada e muito experientes. Ainda ontem se viu o jeito que o Moutinho dava a este Porto.

    ResponderEliminar
  35. Estimados portistas, antes de mais quero felicitar o Sr. Vila Pouca pela maioridade do blog, no qual participo esporadicamente mas de cuja leitura e companhia não abdico. Relativamente ao clã Conceição, vejo muitos portistas indignados pela ingratidão que se tem com SC por tudo o que deu ao clube mas entre o deve e o haver julgo que SC deve muito mais ao FCP por tudo o que o clube lhe deu, tanto a nível pessoal como profissional.
    A recomendação que faço aos meus amigos portistas é que ignorem estas bocas, bem como as diarreias mentais do FJM, para quem antes nada havia a apontar e agora tudo é escrutinável. Estes indivíduos não admiravam PdC como nós, idolatravam-no. E para quem idolatra tudo é válido, com tal de não deixar cair o ídolo, nem que isso implique mentir ou atitudes ainda mais graves. Igual recomendação para a CS, que sabendo das divergências no seio do clube tenta explorá-las ao máximo, para se vingarem de todas as humilhações que sofreram e promover o caos entre nós. Ignorem essa gente!
    Nem tudo está bem mas o caminho está a ser feito. Eu confio na capacidade de AVB e das pessoas que o rodeiam. Há quem o chame de "fozeiro", como se PdC viesse de uma ilha das Fontainhas e não duma família da aristocracia portuense...
    Acredito piamente que sente e vive o clube tanto ou mais do que nós e também perde o sono muitas noites.
    O problema é que PdC deu tanto protagonismo aos SD, que se colou a imagem do portista à do arruaceiro, bruto, impulsivo, que tem de resolver tudo a falar alto ou à força.
    Como bem diz o VP, acreditar e defender aquilo em que se acredita com paciência e serenidade passou a ser confundido com ser manso, ser tótó ou ser covarde.
    Vamos confiar no trabalho de quem lá está, que há-de ter uma perspectiva mais abrangente e mais privilegiada do que a nossa e há-de estar no silêncio, serenamente, a preparar um futuro melhor para o nosso FCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma diferença para mim entre ser portista e lampião. Na minha definição de portismo. É saber distinguir entre factos e palavras. Palavras leva-as o vento. O SC deixou 11 títulos, os que o antecederam 5 anos antes deixaram bolinha. Mas desses não falamos. Esses se calhar são heróis. Eu não tenho que gostar da pessoa, estou me a borrifar se é educado ou mal educado, isso são os lampiões que ligam a isso, eu quero é ganhar. Os lampiões cospem no prato, e são ingratos, tratam os tte

      Eliminar
    2. Sem querer carreguei no botão publicar. Os lampiões trataram o Jorge Jesus a baixo de cão depois deste ter ganho campeonatos. Eu sinceramente ainda não percebi ao fim de 40 anos o que um adepto português quer de um treinador. Porque parece que quer tudo e o contrário. Quer que ganhe, que seja mal educado com os adversários, mas seja um santo com o clube, que seja perfeito e imperfeito. O argumento que ele ganhou dinheiro, deixe-se disso, todos queremos dinheiro. Só o partido comunista e os socialistas vêm com a conversa que dinheiro é pecado e estão todos cheios dele. Ninguém anda hoje no futebol de graça. O que eu quero dos treinadores do Porto é que ganhem titulos. A ironia da vida é que se lhe aparecesse hoje um treinador que lhe garantisse 11 títulos nos próximos 7 anos, aposto consigo que a maioria dos portistas assinariam por baixo.

      Eliminar
    3. 3asifa, o problema é que em troca de alguns títulos ele e a família serviram-se do FCP como se fosse propriedade deles, meteram muitos milhões de forma egoísta e ilegítima aos bolsos às custas do Porto e fizeram o FCP perder dúzias de milhões de euros. Nunca quiseram saber verdadeiramente do FCP que foi apenas um meio para atingirem os seus fins. Os negócios dos filhos, as saídas sucessivas de jogadores a custo zero porque senão saía ele, a compra de jogadores caros por pressão dele que depois afinal não prestavam para ele, tudo isso junto dá perdas de muito + de 100M para o FCP. Quando SC entrou, o Porto estava mal financeiramente. Quando ele saiu, estava arruinado e à beira do abismo. A gestão submetida aos desmandos do SC somada ao roubo e incompetência que já vinham detrás, deu numa situação financeira catastrófica, quase irrecuperável. Os títulos que o Porto ganhou com ele saíram-nos muito caro, mesmo muito caro. Será que é assim tão difícil de perceber isto? Será que temos de ficar eternamente gratos ao SC por ter ajudado muito a dar cabo do Porto?

      Eliminar
    4. Asifa , foram 4 anos com uma supertaça , e não 5 anos sem ganhar nada .
      Com o Sérgio Conceição ganhamos 11 títulos , ainda que só 3 campeonatos em 7 possíveis .
      Mas depois há o reverso da medalha , jogadores a sair a custo zero , exemplos não faltam , desde Herrera , Marega , Brahimi , Corona , Marcano , Reyes , etc , foram milhões que foram pelo canudo , porque o Sérgio Conceição batia o pé , "agarrem-me se não vou-me embora" , o episódio do Otávio Monteiro para a Arábia saudita é eloquente de que Sérgio Conceição mandava naquilo tudo , o seu poder de decisão era já maior que o próprio presidente .

      PS - Lol , os comunistas e socialistas estão cheios de dinheiro ??? já os fachos e liberais são pobrezinhos !!!
      Vai gozar com a tua prima !!!
      Hahahaha ...

      Eliminar
    5. E o J.Moutinho que depois de acordar contrato com o Presidente e de ter feito inspeções médicas foi recusado pelo SC e...foi para o Braga...

      Eliminar
  36. Tinha 17 e fazer 18 anos quando vi o FC Porto ser campeão pela primeira vez na minha vida. Chorei quando o Simões fez autogolo e explodi de alegria quando o Ademir empatou. Pelo meio nós portistas tivemos mais alegrias que tristezas, mas, e é um mas bem grande, essas mesmas tristezas foram tão ou se calhar até maiores que as que hoje vivemos. Todos os clubes tem os seus ciclos. E de certeza absoluta que não irei morrer sem ver novamente o FC Porto na senda da glória. Isto é como um pesadelo; só temos que acordar.
    P.S. O clã Conceição nunca enganou ninguém. Honra lhes seja feita por serem "ciganos", onde vai um vão todos, porque só para lembrar, o Sérgio que defendeu o Chico quando este de vermelho vestido gozou com os sócios do FC Porto no Olival e o papá ainda quis andar à porrada com um sócio do FC Porto. Um dia saberemos o quanto o clã se tornou milionário à custa do FC Porto.

    ResponderEliminar
  37. 3asifa, a questão não são os títulos que ganhou ou perdeu e ninguém falou que os treinadores dos 4 anos anteriores, foram heróis. O que está em causa para mim, já o disse e vou repetir, nem é tanto o SC como treinador e em todas as vertentes do treino - táctica, estratégia, física, mental, preparação dos jogos, etc. -, são os comportamentos, as posições que tomou. Não foi apenas culpa dele, mas ele julgou-se acima do FCP, dono daquilo tudo, tomou posições, teve comportamentos, disse coisas que JNPC que conheci, não admitiria a mais ninguém. E depois, se SC ganhou no FCP, o FCP, apesar de não atravessar o seu melhor período, não é propriamente o Cascalheira. Antes tinha ganho bola.

    ResponderEliminar
  38. Parabéns pelos 18 anos do blog Vila Pouca. Espero ir venham outros tantos.
    Não me apetece dizer nada. Este período terá que passar e os Conceições terão que desaparecer de cena lentamente.

    É a nossa travessia no deserto. Espero que o defeso traga jogadores à Porto e que o treinador evolua para poder ficar.
    O plantel precisa de uma meia dúzia de entradas de jogadores experientes e de uma dezena de saídas. Pérez é inenarrável, Otávio, Franco, Borges, etc. maus demais. Foram muitos anos a roubar e a delapidar planteis. Em Janeiro colocámos os últimos pregos no caixão.

    Quando Eustaquio é um dos melhores está tudo dito sobre a pobreza deste plantel. O Braga tem melhor equipa. Claramente.

    Moutinhos precisam-se, avançados matreiros, defesas experientes.

    ResponderEliminar
  39. Compreendo que o FCP não possa estar a atirar a tudo que mexe. Mas vivemos tempos em que se constroem narrativas a partir de mentiras e depois debatem-se até à exaustão, como se fossem verdades absolutas. O FCP não pode permitir que mentiras muitas vezes repetidas, pelo silêncio, passem a ser ou pelo menos a parecer verdadeiras.
    É preciso, não sempre, mas em alguns casos mais polémicos, sair a terreiro e colocar as coisas no devido lugar.

    ResponderEliminar
  40. Boas noites,
    Puxa, mas já diseemos obrigado a todos que defenderam o nosso FCPORTO e, invlusive apoiamos no bem e no mal, só que agora vem esta gente auto intitilado dos mais nobres de portistas criticarem tudo . Náo há saco para esta gente.
    Como , simpatizante, adepto e sócio já tinha mudado há uma boa dezena de anos, e digo , que alguns dos menininhos jogadores do FCPORTO estáo a mando dos seus empresários, quem sáo eles? Até pode ser mentira , mas ninguém me muda o que penso até provem o contrário.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jlopes, os empresários são o maior cancro que entrou no futebol. Esses bandidos tomaram o futebol de assalto. Coitados dos treinadores que têm que obedecer a essa quadrilha.
      Ao Enormíssimo DVP quero agradecer-lhe tudo o quanto tem feito por nós durante 18 anos, um lugar onde celebramos as vitórias em conjunto, e carpimos as nossas dores também em conjunto. Muito obrigado Sr Dragão Vila Pouca!
      Só há um Porto. Viva o Futebol Clube do Porto!

      Eliminar
  41. As tricas e baldrocas da familia Conceição não me aquecem nem me arrefecem...acho que o desprezo é a melhor resposta. AVB faz bem em não comentar essas citações "Conceiçãonianas". AVB tem mais com que se preocupar. Enquanto portista espero que AVB tenha aprendido com os erros que cometeu (acusa a inexperiência no cargo...o que é normal) e não os repita. Espero que não volte a despedir um treinador a meio da época, sobretudo quando o problema residia no plantel que colocou à disposiçao da equipa técnica. Espero que não volte a dizer que somos candidatos a coisa alguma quando temos plantéis de qualidade fraquíssima. E espero que o FCP seja mais assertivo nas contratações..gul, perez, djaló, tomas perez, william gomes (10 milhões para estar no banco é um luxo que, dada a situação financeira do clube, não podemos ter) são muitos flops numa só época. As vendas foram exelentes. É urgente renovar o plantel!

    ResponderEliminar
  42. Bom dia,
    Já não bastava levar com os adversários para ter ainda que aturar os pseudo portistas. Espero que Conceições, FJM, Padro Marques Lopes e afins tenham a coragem de aqui a três anos darem a cara e se apresentarem a eleições. Aí vamos ver quem é quem.
    Continuo a acreditar em AVB e neste momento tenho apenas duas críticas a apontar:
    1- Ter assumido que éramos candidatos a tudo, quando sabia a qualidade do plantel que lhe deixaram (seria para motivar?). Aqui tudo saiu ao contrário;
    2- Não ter cortado radicalmente com tudo o que eram as viúvas traumatizadas. Quis fazer uma transição pacífica e conciliadora e não contou que essa gente era e é vingativa e nunca vão desistir de botar abaixo. Por isso deve ser duro e cortar de vez com quem não quer o bem do clube. Homenagens? Nunca e para ninguém.
    Estou farto desta gente sem escrúpulos e que só estão a fazer mal ao clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao PML já respondi e só não respondo ao FJM porque não posso.

      Eliminar
  43. Sou apenas um curioso...mas há muitos que ganham rios de dinheiro e não percebem nada disto......
    https://www.ojogo.pt/4004542111/e-um-crime-diogo-nascimento-estar-na-ii-liga/#error=login_required&state=8424663d-a025-40d7-860a-6e0c0ff15a7b

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamachã, já me disseram maravilhas desse miúdo, mas agora desconfio de tudo... Passei a ser como S.Tomé...

      Eliminar
  44. O moço, o PML não se interessa pelo que digo, está-se nas tintas, já eu nem durmo com o que tu dizes.

    ResponderEliminar
  45. Vocês sabiam que esse grande portista que por acaso a sua família até é mais para o verde que para o azul, recusa receber a divida que o FC Porto tem, por inteiro, obrigando o clube, neste caso a SAD, a pagar às prestações, porque leva como juros, 11%? Com portistas assim quem precisa de rivais?

    ResponderEliminar
  46. Estas críticas todas vão continuar enquanto não ganharmos.

    Pelo que vi no jogo com os vermelhos e até agora com os pontos feitos por Anselmi creio que vai ser difícil ganharmos muitos jogos.

    Em pelo menos dois golos dos vermelhos a linha defensiva está totalmente desorganizada. E isso por muito que me custe tem a ver com a organização coletiva, que é responsabilidade do treinador.
    Já nem vou falar das bolas paradas.

    Outra questão bem diferente é a qualidade dos jogadores. Mas se a linha defensiva está organizada nada a apontar ao treinador, depois pode é acontecer o que já aconteceu : um erro individual.

    Há outra coisa que salta à vista, há jogadores que vinham de épocas muito boas (nehuen, Moura, entre outros). De repente passam a ser jogadores sem qualidade.

    Para mim, tínhamos plantel para muito mais. Gaste-se agora dinheiro com um bom treinador. Um que faça os jogadores melhores do que são e não o contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. Lembro-me bem do Infesta, treinado por Mata, a forma como eles saíam em bloco para o fora-de-jogo, marcou uma era.
      O AVB antes de ser treinador principal, pertenceu à equipa técnica de José Mourinho, era um dos responsáveis pela forma como tudo era analisado, nas suas equipas e nos adversários. Era tudo era ao pormenor, desde vídeos, folhas de papel para, por exemplo, os defesas saberem as movimentações dos adversários, nas bolas paradas quem atacava ao 1º poste, quem ficava na ressaca, quem nas defensivas marcava quem, etc. É este o nível que se exige a quem treina o FCP. Se AVB e também JC que como jogador viveu esse período, estão lá, certamente vêem como se trabalha, seja nisto que referi, seja na parte técnica, táctica, estratégia, têm todos os conhecimentos para saber se os treinadores estão ou não à altura de um clube com a grandeza do FCP.

      Eliminar
  47. Permitam me 2 ou 3 observações:

    - AVB esta a fazer um esforço significativo no campo financeiro, na organização interna e na relação com os sócios e o comportamento dele e o esforço nas cerimónias fúnebres de PdC elevou o a ele e ao clube e demonstrou estar à altura da dimensão simbólica, cultural e social que um clube como o FCP comporta.

    - Subscrevi totalmente a opção por Vitor Bruno e o insucesso da mesma deve se exclusivamente ao treinador.

    - Discordo de muitos consocios aqui na gestão das expectativas.
    O FCPorto tem de ter ambição máxima sempre, mesmos que possa ter menores recursos. Sem essa postura inabalável nunca teria vencido competições europeias nem sequer tantas competições nacionais, num país centralista, em que o Benfica tem quase sempre mais dinheiro e um suporte mediático incomparável.
    Abdicar dessa ambição e para o ano é que é, é entrar em processo de sportinguizacao.
    Por isso apoio AVB em manter a exigência e objectivos máximos.

    - Anselmi parece estar a revelar se um flop e gostaria de perceber entre Zubi e Jorge Costa quem tem responsabilidade.

    - Há jogadores inaptos para jogar no Clube, não só a nivel técnico e fisico mas sobretudo mental.
    Investimento forte na próxima época é fundamental.

    - A sustentabilidade financeira atinge se com vitorias, que levam a estadios cheios, camisolas vendidas e patrocínios relevantes.

    - Por fim, penso que chegou o momento de deixar de tratar sócios e adeptos que discordem da actual direcção como seres menores e com impropérios.
    Da mesma forma que foi inaceitável a coacção e tentativa de impedir que sócios se tivessem pronunciado contra a anterior direcção na famigerada assembleia l, também é inaceitável a forma como alguns tdntam calar , diminuir oubetiquetar quem discorde de alguna opção da direcção actual.
    O Porto, cidade e clube, é terra de liberdade e de cidadãos inteiros que discutem o bom e o mau sem complexos e não de grupetas que tentam calar o contraditório ou o incómodo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o Sérgio Conceição o trabalho no FCP e após o interregno de 4 anos sem o título de campeão e com apenas uma Supertaça, escrevi algo como isto: pela sua grandeza, pela sua história, o FCP está sempre obrigado a lutar pelo título, sempre o principal objectivo da época. Mas neste momento o FCP não é favorito, parte no 3º lugar na grelha de partida, atrás do Benfica tetra campeão e do Sporting de JJ. Fomos campeões. Se nessa altura o FCP que tinha muito melhor plantel que tem esta época, a minha abordagem foi esta, mais se justificava uma abordagem semelhante neste contexto que, como todos sabemos é muito complicado.
      Não se perdia a ambição e não se criavam expectativas que se viriam a virar contra todos, dirigentes, técnicos, jogadores.

      Eliminar
    2. Todas as críticas são bem-vindas. Mas há críticas e críticas. Críticas feitas com respeito, objectividade e de forma construtiva, fazem todo o sentido. Críticas de gente sem memória, revanchista, ressabiada, que apenas pretendem confundir e dividir, gente que coloca os seus interesses acima dos superiores interesses do FCP, para mim não fazem sentido e vou combatê-las sempre, aqui ou noutro lado qualquer. A minha postura enquanto portista é com AVB exactamente a mesma que era com JNPC. Portistas de terra queimada, que à 1ª derrota desancam tudo e todos, que cavalgam ondas negativas quando antes aceitavam tudo, portistas que pela sua maneira de ser tínhamos a cada derrota um treinador novo, aqui não têm lugar.

      E no particular, faltas de respeito, provocações, calúnias, jogo sujo, mentiras que até envolvem a minha família, essa gentalha na minha casa não entra.

      Eliminar
    3. Boas tardes,
      Concordo consigo e não outra maneira de ser do FCPorto, mas agora, aparece o neto... não consigo suportar tamanho portistas...

      Eliminar
    4. Verdade, agora apareceu o neto. Qual é relevância nele em termos de FCP ou do futebol português? O que é que fez no FCP e no futebol? Nada, para além de acompanhar o FCP a convite do avô. Se não fosse neto de quem é, nem existia, mas agora já é ouvido, já fala e para quê? Fazer apelos à unidade entre o portismo? Não. Para atacar o presidente do FCP. Com a mesma cassete do FJM devíamos ficar com o Sérgio Conceição. Curiosamente, o avô no livro deixa entender que já era. Devíamos ficar com o Pepe. Pois, 9 milhões para jogar metade dos jogos, esquecendo tudo o que se passou com Pepe nos últimos meses antes do final da época e do europeu. Devíamos ficar com o Francisco, como se o Francisco quisesse ficar, mesmo que o treinador fosse outro qualquer e não o Vítor Bruno.
      Curiosamente, há cerca de uma semana, o neto de JNPC veio dizer que ninguém tinha o direito de utilizar o nome do avô para fazer política. Agora isto...

      Eliminar
    5. Com certeza, deveria era sim,apelar há união, mas enfim...

      Eliminar
    6. JNPC disse muitas vezes que o Futebol Clube do Porto não era uma monarquia, mas isso eram apenas palavras. Eu poderei não me lembrar do que comi ontem à noite, mas lembro-me muito bem dessas palavras. Só há um Porto. Viva o Futebol Clube do Porto!!!

      Eliminar
  48. Qem é o neto do filho do avó! O que pretende o filho do filho do avó, nunca tinha ouvido falar neto do filho. Vai dar banho ao cão.

    ResponderEliminar
  49. E o Bodo lá vai - 2-0 à Lazio. Parece que não eram tão fracos assim e naquele campo sintético, ainda são melhores.

    ResponderEliminar
  50. Fernando, um conselho, não percas tempo. Mas se quiseres continuar a tentar, OK, mas é tempo perdido.

    ResponderEliminar
  51. Independentemente do desfecho do Mundial de Clubes e da continuidade ou não do treinador, o FC Porto tem de começar a preparar a próxima época desde já. Não podemos continuar a viver em ciclos de reação tardia, sem um plano estruturado e sem uma identidade clara dentro e fora de campo. O clube precisa de uma mudança profunda, com coragem, visão estratégica e decisões firmes.
    A primeira prioridade deve ser o reforço da liderança no balneário e dentro das quatro linhas. Este Porto sofre de ausência de referências, de vozes fortes, de homens que saibam o peso da camisola. Por isso, defendo o regresso de figuras históricas que conhecem o clube e podem dar esse salto qualitativo imediato:
    Mbemba, um líder natural e central de grande nível;
    Ricardo Pereira, com experiência internacional e polivalência;
    João Moutinho, que apesar da idade, continua a ser um exemplo de profissionalismo;
    Otávio, cuja garra e compromisso fazem falta como pão para a boca (sabemos que é difícil, mas devia estar na agenda).
    Ao mesmo tempo, há que ter a lucidez de perceber que alguns jogadores já não têm espaço neste projeto. Não podemos continuar com um plantel carregado de atletas que não fazem a diferença. É hora de libertar peso salarial e abrir espaço para sangue novo:
    André Franco, Grujić e Zaidu devem integrar uma lista de dispensas imediata;
    Gonçalo Borges e João Mário, apesar do potencial, não mostraram ser mais do que opções medianas. Devem ser vendidos enquanto têm mercado.
    No campo das vendas estratégicas, o clube precisa de gerar capital para investir, e para isso é inevitável vender jogadores com grande mercado:
    Diogo Costa
    Alan Varela, com um bom final de época, pode render um bom encaixe;
    Francisco Conceição

    Por outro lado, é fundamental atacar o mercado nacional com ambição. Há talento acessível na Liga e até na II Liga que pode entrar desde já no projeto
    Em comparação com a tal época do mourinho 2001/2002 nessa altura o fc porto já tinha contratado jogadores, paulo ferreira, maniche, apalavrado nuno valente, derlei, e a posteriori, cesar peixoto, pedro emanuel, para não falar do jankauskas a quem fomos "roubar" ao benfica....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo práticamente com tudo mas acho que faltou aí o Pepê no lote dos que têm de ser vendidos enquanto têm algum mercado. E muito sinceramente, acho que o Pepê é o maior cancro no balneário do FCP.

      Eliminar
    2. Caro Lamachã, boa tarde.
      Subscrevo na íntegra o conteúdo do seu post. Com esses ou outros da mesma cepa. Acrescentaria apenas a aquisição de um treinador com perfil para se integrar no espírito FCPortista: Abel Ferreira, Carvalhal ou, mesmo, porque não, Leonardo Jardim. São caros? O actual também está a sair muito caro. Não me parece que seja a solução para a próxima época (se estiver enganado, oxalá, aqui darei o braço a torcer).
      Li ou ouvi falar no interesse pelo Clayton, também me parece uma boa solução para o ataque (os FCPortistas que me perdoem, mas o Samu não me convence). Hoje o Raskord já fala em interesse dos lagartos, como estão com folga financeira...
      Abç.
      LO

      Eliminar
    3. Lamachã, respeito a tua opinião e dos que a subscrevem, mas Mbemba e João Moutinho não fazem sentido agora. Um, porque saiu a custo zero, não quis continuar, o outro porque quis muito, não veio todos sabemos porquê, agora é tarde. Por esse raciocínio, liderança, tínhamos ficado com o Pepe. Tem de emergiu alguém. Mas também depende muito da liderança técnica. Um líder, jogador, só se consegue impor, um, se tiver o apoio do grupo. João Pinto, Fernando Gomes, Jorge Costa, e também do treinador. Dois, não conheço o perfil de Martín Anselmi, não sei se é dos que gosta de líderes de balneário fortes ou não. É claro que o FCP já está a trabalhar na próxima época e seria uma grande surpresa se não tivesse já jogadores apalavrados ou até contratados.

      Eliminar
  52. Caro DVP:
    Tenho pena do FCP não poder renovar o título em voleibol. As saídas da Kyra e da outra americana não foram devidamente colmatadas e a equipa foi algo irregular mas briosa e a prestação europeia foi digna. A redução de despesas toca a todos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  53. Se colocar as pessoas que interessam nos lugares certos, como dizia o vieira, é fundamental, o novel presidente da Liga ganhou por goleada com apoio dos dois da 2a circular, mais 40 votos.
    Veremos o que dá...

    ResponderEliminar
  54. Muito mau a eleição do pau mandado na Liga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinais dos tempos. Há pelo menos sete anos e quem vem aqui sabe que é verdade e também por isso em 2020 decidi não apoiar a candidatura de JNPC e em 2024 apoiei a de AVB, que venho dizendo que o FCP outrora um clube com força, poder, influência, um clube que mais que respeitado era temido, deixou de ser, passou a ser até gozado. Não admira que tendo em conta as influências várias que, principalmente o SLB, tem, particularmente junto de alguns clubes dependentes, que o candidato que eles apoiaram fosse eleito presidente da Liga. O FCP agora tem de estar atento, ver o que vai acontecer e se acontecer algo de errado, se o FCP não tiver o respeito devido, sem medo, tem de denunciar e combater. Voltar a ter aquele espírito de luta e de combate de outrora e que nos últimos muitos anos com JNPC se foi perdendo.

      Eliminar
    2. Confirmou-se o pior dos cenários com a agravante da eleição se ter consumado com uma grande diferença de votos. Os clubes do Norte são a maioria e ainda assim o candidato apoiado pelo Porto não ultrapassou os 10 votos.

      Quando PC "conseguiu" o poder da liga era por ter os clubes do norte como seus aliados, mas precisamente por isso é que o Benfica não quer centralização nem quer uma liga forte, quer os clubes desesperados por migalhas para que eles os possam manipular.

      Com esta eleição já ficamos a saber que se quisermos ganhar na próxima época, não podemos ser melhores, temos de ser muito melhores do que eles.

      Eliminar
    3. Sobre a centralização este post de 2017 mostra bem o que movia o SLB e os silêncios do FCP:
      https://dragaodoente.blogspot.com/2017/08/o-benfica-e-como-o-eucalipto-tenta.html

      Eliminar
    4. 4 ou 5 clubes do lado do FCP, o resto, tudo do lado dos 2 estarolas da 2a circular, especialmente do slb. Foi assim que terminou o Porto de PdC, sem influência nenhuma junto dos outros clubes da liga, completamente isolado, uma sombra dos tempos áureos de PdC. O AVB vai ter de fazer um grande trabalho de recuperação da influência do FCP, também aqui o legado é terrível.

      Eliminar
  55. Este novo presidente da liga vai ser um mordomo perfeito para os da segunda circular , será um lambe botas , um "yes sir" ...
    Imaginem , este indivíduo até negociatas fazia com Rui Costa no Algarve , não há aqui conflito de interesses ??? , pois , isto é Portugal , esqueçam ...

    Com tudo isto , AVB sabe , que , terá de reforçar muito bem o plantel e despachar muitos que lá estão , como o Lamachã diz e bem no seu comentário em cima .

    ResponderEliminar
  56. Este novo agachado da Liga, vai ser mais um freteiro. Espero que não venda o edifício construido à pouco, ao rui toupeira ou rei VARandas.
    André, agora é um olho no freteiro e outro nos apitadores.

    ResponderEliminar
  57. Post no facebook:
    Reinaldo Teixeira, candidato apoiado pelo Benfica - o Sporting serve apenas como pau de cabeleira -, foi eleito presidente da Liga de Clubes. José Gomes Mendes, apoiado pelo FCP foi o derrotado. Só pode ser surpresa para quem anda muito distraído, está de má-fé, ou aproveita tudo para atacar AVB. A influência do Benfica junto de alguns clubes dependentes é notória, a promiscuidade com tanta gente do desporto e não só, idem aspas, junto com a perda de força, poder, influência do FCP, outrora um clube que mais que respeitado era temido, foi uma das razões porque já não votei JNPC nas eleições de 2020, eu que votava sempre, mesmo quando eram candidaturas únicas.
    Prova disse foi um post que publiquei no Dragão até à morte em 2019 e que reza assim:
    «Sou do tempo em que nós, portistas, não ganhávamos nada, mas os elogios não faltavam. Éramos considerados uns tipos porreiros, finos no trato, fidalgos a receber, uns simpáticos andrades cheios de fair-play.
    Depois foi preciso ousar, ir à luta, desbravar caminhos, derrubar obstáculos, enfrentar duras batalhas, vencer guerras. E nós ousamos, fomos à luta, desbravamos caminhos, derrubamos obstáculos, vencemos muitas e duras batalhas, muitas guerras, conseguimos equilibrar as coisas. E ganhamos poder, força, influência, deixamos de ser andrades e passamos a ser Dragões, mais que respeitados, passamos a ser temidos e até odiados. O que se seguiu é conhecido. Enquanto cá dentro os cães ladravam, derrubamos fronteiras, conquistamos a Europa e o Mundo, tornamos-nos um caso de estudo. "Como é possível um clube da 2ª cidade de um país pobre e descaradamente centralista, ter tanto sucesso, bater-se até ganhar aos grandes tubarões do futebol?", perguntavam os experts, espantados com tamanhas façanhas e descaramento.
    Só que agora, se por um lado vamos conseguindo uma ou outra proeza nas provas externas que ainda nos mantém num patamar de prestígio que nos deixa orgulhosos, por outro é triste constatar que o F.C.Porto perdeu muita da força, do poder e influência que tinha, deixou de ser respeitado e temido como era no passado recente. E assim, o que vemos? Vemos que todos os dias nos queixamos dos árbitros, do CA, do Meirim e do CD, do Gomes e da FPF, do Proença e da LPFP, da justiça, do governo, do IPDJ, do secretário de estado da juventude e desporto, dos órgãos de comunicação social que não nos respeitam, mas que tratamos com fidalguia, etc. E alguém nos leva a sério, nos liga alguma coisa? Nada. Até gozam connosco. Por isso disse que me cansei de ser uma espécie de D.Quixote a lutar contra moinhos de vento. Como chegamos aqui? Não sei, mas de certeza que a culpa não é minha, apenas na minha condição de sócio e adepto do F.C.Porto, como é óbvio. Como vamos sair daqui? Sem esquecer que é fundamental gerir bem, ter políticas desportivas coerentes e assertivas, bons técnicos, bons jogadores e boas equipas - adeptos está provado que temos -, recuperando o espírito do passado e sem medo enfrentando todos poderes ao mais alto nível. E quem não estiver imbuído deste espírito que saia de cena. Só assim valerá a pena.
    A prova provada do que eu disse sobre não termos qualquer poder, força, influência, não nos respeitam e até gozam connosco, é a diferença entre o que se passou em Portimão e no Bessa. Em Portimão, num lance muito duvidoso - o do penálti que deu origem ao 1º golo do F.C.Porto -, em que mesmo após várias repetições não se consegue ver se é ou não braço ou peito na bola, o VAR desse jogo, Vasco Santos, depois do Benfica com o apoio dos freteiros recadeiros, cartilheiros e afins, ter feito pressão, foi obrigado pelo Conselho de Arbitragem a vir pedir desculpas. No jogo do Benfica no Bessa, o 2º golo do Benfica é uma falta clara - o jogador do Boavista até se lesionou no lance, lesão grave, entorse do joelho -, o VAR, Hélder Malheiro, não só não assinalou como não veio pedir desculpas. É uma diferença notória e a culpa não é nossa, como hoje mais uma se provou, os adeptos continuam a dar muito mais do que recebem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuação:
      Outro sinal:
      Retirado do site da Bola:"paulomar21 08-12-2019 22:54
      "Com isto, estes azeiteiros já vão a 4, apesar do Flatulento achar q estão a fazer uma bela campanha nacional e europeia!"
      Pergunto: como é possível que o F.C.Porto não tome qualquer posição sobre esta vergonha e pior, não os coloque no seu lugar, permitindo que estejam nas CI de antevisão, façam perguntas e tenham respostas?»
      Mas não foi só neste post em 2019, foram em muitos outros de combate, mesmo sendo uma pequenina gota num grande Oceano que fiz na luta contra o status quo, enquanto alguns que agora atacam tudo, cavalgam todas as ondas, ficavam calados como ratos, alguns com muito mais visibilidade que a minha e que portanto, podiam ter muito mais impacto na defesa do FCP. Este é mais um bom exemplo. Leiam:
      https://dragaodoente.blogspot.com/2017/08/o-benfica-e-como-o-eucalipto-tenta.html

      Resumindo e concluindo: o FCP agora tem de estar atento, ver o que vai acontecer e se acontecer algo de errado, se o FCP não tiver o respeito devido, sem medo, tem de denunciar e combater. Voltar a ter aquele espírito de luta e de combate de outrora e que nos últimos muitos anos com JNPC se foi perdendo.

      Eliminar
  58. Acho, muito sinceramente, que, o DVP deveria ter um lugar no Dpto de comunicação do FCPORTO. O clube devia aproveitar alguém com a sua competência... .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FCP tem gente na comunicação com muito mais competência que eu. A questão é saber o que podem ou não podem fazer e dizer.

      Eliminar
    2. Subscrevo totalmente!! Este Homem deveria ser mais reconhecido!!

      Eliminar
    3. O reconhecimento que eu quero, já tenho. É o dos muitos amigos, alguns prá vida, que ganhei nestas andanças.

      Eliminar
  59. Boas VP,
    apesar de o VP nao estar de acordo, penso que se JM viesse podia ajudar alguém a sobressair como capitão, seria essa uma das suas funçoes alem de poder jogar algumas e com qualidade. Nao sei em termos de salario quanto ganha. Se estivermos a espera de formar ou emergir, acho que vamos esperar algum tempo que nao temos. Só se for algum jogador inquestionavel.
    Quanto ao Pepe nunca fez sentido, alem do seu elevado salario, da sua idade, ele estava muito conotado com PC e SC. AVB teve receio que ele pudesse minar o balneario (tal como FC) e quis cortar com o passado.
    Concordo com os comentários acima que deviamos vender muitos dos jogadores que temos, o pior é quem os quer....
    Prefiro apostar no mercado nacional, e para mim podiamos ir buscar meio campo do Guimarães, 2 ou 3 jogadores que ja estao habituados a jogar juntos, meio caminho feito. E se possivel GS como VP desejava.

    ResponderEliminar
  60. É preciso lutar. Por vezes não sei, se o problema é apenas o FC Porto ou se não será um problema mais largo. A cidade do Porto afidalgou-se, turistificou-se e perdeu identidade.
    Talvez por isso o nosso clube FC Porto, afunda-se mas mesmo os nosso antigos "rivais" da cidade basicamente desapareceram (Boavista, Salgueiros). Do Boavista já não salta para o Benfica um João Pinto do bairro do Falcão que não passou nas captações do FC Porto.
    O Sporting e o Benfica, fruto de uma cultura portuguesa estranha de bajulação ao centralismo lisboeta, sendo mais populares fora de lisboa, talvez não sintam tanto. Têm também a vantagem de mais facilmente "usar" o talento local das conunidades emigrantes na zona metropolitana de lisboa, algo que o Porto e o FC Porto não têm. Por exemplo, a liga portuguesa neste momento tem mais clubes do Minho e região de Lisboa do que da associação de futebol do Porto. E o resto de Portugal quase só tem representação simbólica.
    Perdendo o filão de encontrar jovens para vender bem, em comparação com os custos, não havendo dinheiro perde-se a influência nos outros clubes portugueses, a maioria dependente de empréstimos de jogadores dos 3 grandes e de vendas para os mesmos, de dessa forma perde-se influência em todos os órgãos de decisao. Juntando a isto uma cultura de corrupção e batota, especialmente do Benfica, que está entranhado no espirito daquela malta. Vejam os comentários do ex-jogador do Braga Evando hoje no O Jogo, como a confusão dos túneis para punir os jogadores adversários é prática habitual naquele agremiação mafiosa.

    A juntar a tudo isto, 3 mudanças no futebol global que claramente afectam o modelo de negócio e competitividade do FC Porto:

    1) a globalização do futebol, com quase todas as equipas a irem procurar os melhores jogadores em qq continente. Deixamos de ser uma grande rampa de lançamento para os jogadores sul-africanos no mercado europeu. Nisto tb o benfica e sporting mudaram a tática, comprando agora mais frequentemente europeus de ligas secundarias.
    2) o crescimento da influência dos agentes dos jogadores, com as suas super comissões, e influência nas cabeças dos jogadores, com muito mais jogadores globalmente e preferirem deixar os contratos expirar para assinarem grandes prémios de assinatura para eles e os agentes em detrimento dos clubes. O triunfo do individualismo vs colectividade
    3) o crescimento em número e poderio dos clubes de bilionários/países que monopolizam as atenções mediáticas e desta forma as receitas, como por exemplo Man City ou PSG que nem competiam connosco por estarem na segunda divisão (ManCity) ou perdiam quase sempre connosco (PSG).

    Sinais dos tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns problemas são fruto da conjuntura e do país que somos, mas também houve culpas próprias por parte do FCP. O Apito Dourado condicionou claramente JNPC. Se na parte desportiva e durante mais uns largos anos, isso não se notou, na parte de luta, de combate, de dar alguns murros na mesa, ai, aí, começou um Porto diferente. E como a voz do FCP foi quase exclusivamente JNPC, as diferenças são notórias. Por mais esforços feitos através do PC, ou DD, não é a mesma coisa, o peso institucional do líder é muito mais impactante.

      Eliminar
    2. Sim isso foi e é notório. E também me parece que o AVB não tenho esse perfil combativo quer publicamente quer nas jogadas de bastidor. Ainda é cedo, mas pela sua carreira até agora, assim o parece.

      Eliminar
    3. Acrescento que não vejo ninguém com esse perfil

      Eliminar
  61. Caros Portistas,

    Com a eleição de ontem do presidente da liga vamos andar a penar por muitos mais anos, o polvo está bem vivo outra vez e agora mais prudente será ainda mais difícil desmacará-lo.
    DVP "Voltar a ter aquele espírito de luta e de combate de outrora e que nos últimos muitos anos com JNPC se foi perdendo" isso era o que precisávamos mas com o Presidente menino que temos não vamos lá. Ontem emitiram um comunicado a felicitar a eleição do novo Presidente da liga ok e deviam ter posto no mesmo comunicado que estaremos atentos e vigilantes a tudo o que se vai passar. O ridículo está à vista de todos, vejam como o jogador dos corruptos o toni silva provoca os fisioterapeutas e é insultado, os fisioterapeutas são castigados e o jogador nada. Neste ano de Presidência já nos interditaram o estádio, já nos multaram por tudo e por nada, e aos fdp nada! eles que que fazem muito pior?? não há exigência de tratamento igual pela nossa parte, esqueçam prevejo um gozo e roubo constante e nós continuaremos com comunicados inócuos como foi o da actuação da policia no Dragão. Quanto ao direitos televisivos vai ser mais do mesmo, comidos de cebolada porque não interessa aos corruptos que os clubes pequenos sejam autónomos, vejam o caso do Guimarães com o Presidente que vive no Porto votou com os clubes de lixoboa, compraram um jogador por 12,5 milhões já está nas mãos deles, e podem ter a certeza que vão lá ganhar fácil. O clube que gostava que descesse era o gil vicente mais uns vendidos aos corruptos, fdp!

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu não tens noção, confundes uma nota institucional com subserviência. Porto betinho e fofinho era o que tínhamos com JNPC há muitos anos. Se lesses tudo com atenção perceberias, mas não lês, só mandas umas bocas. Se o AVB foi esse fofinho que o Pintismo tanto apregoa, cá estaremos para dizer o que precisa de ser dito. Aqui e não só...

      Eliminar
    2. Teófilo , eles também têm pago multas .
      Agora aquilo que me preocupa e muito é este indivíduo agora eleito na liga , um avençado lsmp

      Eliminar
  62. Dragonguard, sobre "PS - Lol , os comunistas e socialistas estão cheios de dinheiro ??? já os fachos e liberais são pobrezinhos !!!
    Vai gozar com a tua prima !!!". O meu ponto é o arg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que dá o botão publicar estar ativo. Estava a responder ao Dragonguard sobre o dinheiro. Só mesmo em Portugal há claramente uma ideologia passada de gerações em gerações, e é claramente de esquerda, e Igreja católica, que o dinheiro é pecado.

      Eliminar
    2. Andas mm perdido...a igreja católica anda e sempre andou de mãos dadas com o dinheiro ( capitalismo)
      Que a direita adora..

      Eliminar
  63. Adeptos e sócios do FC Porto,

    Ponto número 1 : A discussão entre o valor de Pinto da Costa e Vilas Boas deveria ter acabado no dia seguinte às eleições com maior adesão de sempre, e onde ficou vincada a escolha dos sócios do clube e, pelo que vou vendo, também dos adeptos. Neste momento Vilas Boas é o presidente e devemos, enquanto adeptos e sócios, apoiar de forma constructiva o que for acontecendo no clube - não estamos acima de ninguém e já vimos o que aconteceu com clubes divididos na capital, que passaram anos sem ganhar campeonatos (o Sporting 19 anos e o Benfica 11 anos) - é isso que queremos para nós também? É o momento de parar de querer ter razão, mais do que de querer que o Porto ganhe ou cresça com tudo o que isso possa implicar.
    Ponto 2 : dizer que nunca perdemos com o Benfica por tantos enquanto Pinto da Costa foi presidente, ou que nunca estivemos tão mal, é falso. Basta ver que desde 2013/2014 até 2023/2024 (10 anos) o Porto só foi campeão por 3 vezes, ganhou a taça 4, supertaças 4 e taça da liga 1. Nas épocas 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017 o Porto não ganhou nada de nada. Mais recentemente, nas época 2020/2021 o Porto apenas ganhou a supertaça. Isto apenas para os "fatalistas" se aperceberem que não é inédito, é apenas um mau momento como outros no passado, e com divisões não iremos sair do buraco. Foi herdado um clube que poderia estar "anos-luz" à frente dos outros, mas por diversos motivos (que toda a gente sabe) ficou parado no tempo e deixou-se ultrapassar pelos rivais, em termos financeiros e desportivos por falta de infra-estruturas de nível.
    Ponto 3 : Se o Porto é o que é hoje é muito devido ao Pinto da Costa (mesmo muito), por isso o seu trabalho nunca será desvalorizado porque a sua obra ficou. Sabemos também que as pessoas passam e devem continuar a trabalhar unidos para que o Porto possa voltar estar sempre na linha da frente de títulos e luta por tudo aquilo em que participa.
    Ponto 4 : Vilas Boas tem feito um bom trabalho nos outros capítulos, incluindo as modalidades, onde foi buscar o proscrito Magnus que tem uma qualidade de trabalho e justifica porque nunca deveria ter saído, ou o basquetebol que começou tremido mas está na luta por tudo... O que está a falhar este ano é o futebol, que é a face mais visível e mediática do clube, e por isso, mais geradora de controvérsia. É o momento de nos aguentarmos e começarmos a acreditar num futuro melhor, que só será possível se todos quiserem - divisão só facilita a vida aos verdadeiros adversários do Porto...

    Desculpem o texto longo, mas não compreendo tanta divisão... Não estávamos habituados, mas faz parte e acontece com todos os clubes e pessoas. Agora importa decidir se queremos ficar caídos, a auto mutilar-nos e definhar ainda mais ou se queremos unir-nos e trabalhar para regressar com mais força...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente. Excelente comentário.

      Eliminar
    2. Acho que é um facto que nunca levaste 4 golos em casa do Benfica no tempo do PC. Dizem que nem em oitenta anos. Este ano levaste oito golos, em casa e fora. Não, não, isso não é normal.

      Eliminar
    3. Como já disse o Vila Pouca, também nunca tínhamos levado 14 do Liverpool em casa em 3 jogos consecutivos ou quase consecutivos. Só que aí não contou, era o SC que treinava e PdC o presidente, tudo era aceitável prós que agora usam tudo como arma de arremesso contra a actual direcção. Antes não era nada quando aconteciam estas coisas, agora é o fim do mundo.

      Eliminar
    4. Ainda que não goste de perder com o Benfica ou ou com o Sporting por serem os rivais da capital, preferia perder 5-0 com o Benfica e ser campeão. Gosto de ver o Porto a ganhar títulos e não vitórias "morais" como os 5-0 ao Benfica no ano passado para acabar em 3º lugar...
      Lembro-me de 2 anos de Jesualdo em que num deles perdemos os 2 jogos com o Benfica e fomos campeões e no ano seguinte ganhamos os 2 e não fomos - vitórias morais não me servem, apenas títulos... e se possível, com boas exibições.

      Eliminar
  64. Enquanto os outros contam com falecidos e não pagantes para chegar aos 400 mil sócios , nós chegamos aos 150 mil , uma meta impressionante ...
    Estou certo que com a equipa de futebol a ganhar , muitos mais sócios teremos .
    Esperemos que consigamos construir um bom plantel na próxima época e conquistar títulos ...

    ResponderEliminar
  65. 3asifa, claro que não é normal as grandes equipas levarem 4-1 em casa, mas pelos vistos, levar quase consecutivamente 5-0, 4-1 e 5-1 no Dragão, do Liverpool, é normal, como se o FCP já não tivesse jogado em casa com equipas desse nível e nunca sofresse esse tipo de goleadas. Ou levar 4-0 em casa do Nacional no ano seguinte a ser campeão europeu... O problema são as dores selectivas, sabemos todos porque acontecem e perder com o Benfica, como mexe muito com os portistas, eles aproveitam para cavalgar a onda. É isto, o resto é conversa da treta. Só quem não os conhecer que os compre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é seres goleado contra uma equipa top internacional, outra totalmente diferente é seres goleado contra o teu maior rival. Se formos por aí, recordo-me que perdiamos quase sempre contra o AC Milan, Real Madrid e já agora, contra equipas de Inglaterra era raro ganharmos a alguma. Eu refiro-me a competição doméstica. É totalmente diferente para mim levar 4 do Benfica do que levar 14 do Liverpool, até podia ser 100. O Liverpool e City, Real Madrid, equipas assim, Bayern, etc, não são equipas do nosso campeonato. Não há comparação possível do nosso campeonato com o campeonato inglês, não há comparação entre orçamentos. O Benfica é só o nosso inimigo número um.

      Eliminar
  66. Meus amigos, há muitos espaços e eu utilizo-os, onde podem dirimir essas questões de esquerda direita, o que é bom ou mau, capitalismo versus socialismo, etc. Aqui não é o lugar próprio.

    3asifa, utilizas os resultados que te dão jeito. O FCP já enfrentou colossos ingleses, alemães, italianos, espanhóis, inclusive o grande dominador da CL e TcE e não levou as abadas que levou do Liverpool. Mas também os quatro do Nacional passaram-te ao lado. Enfim... haja pachorra.

    ResponderEliminar