quarta-feira, 25 de junho de 2025

Parabéns F.C.Porto bicampeão nacional de Hóquei em Patins.



Ao vencer o Óquei Clube de Barcelos por 3-2 no jogo 4 da final dos play-offs, à melhor de 5, o FCP fez 3-1 sagrou-se bicampeão nacional.
Se durante a época das modalidades me pedissem para dizer qual a equipa do FCP com mais possibilidades de vencer o campeonato, não escolhia o Hóquei em Patins. Por uma razão: esta equipa foi bipolar, uma montanha russa de emoções, tanto conseguia excelentes resultados, como logo de seguida borrava a pintura com resultados que deixaram marcas pela negativa. Mas na hora H, quando foi preciso dar litro e meio, lutar contra tudo e contra todos e isto não é conversa fiada, é a mais pura verdade, o Hóquei portista disse presente, mostrou que ainda tem o ADN do FCP e conquistou o título.
Parabéns!


Realizou-se hoje o "sorteio" - é apenas um sofisma, chamar sorteio àquilo -, da Liga/Campeonato 2025/2026.

Começamos no Dragão com o Vitória SC e terminamos a receber o Santa Clara. Como temos de jogar com todos em casa e fora, não vale a pena reflectir se o "sorteio" foi bom, mau assim-assim. A única preocupação é que vamos jogar na Choupana em meados de Fevereiro e sabemos bem o que jogar lá no Inverno. Espero que, ao contrário do que é costume, haja bom senso de disputar o jogo a horas decentes, isto é, no início da tarde para evitar o começa, interrompe, recomeça, volta a interromper, adia...



210 comentários:

  1. Caro DVP:
    Parabéns ao FCP e ao seu Hóquei. Grande final. Bicampeões!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns á equipa de hockey .
    Uma pedrada no charco .
    Que os futebolistas ponham os olhos e que sejam um exemplo como os hockistas .

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, não foi muito bom de acompanhar, muitos erros dos jogadores, mas no final souberam e empenharam, sem apregoar pelo contrário, demonstrando o que é ser FCPorto.
    Uma palavra para a arbitragem,vergonha.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns á secção de hóquei em patins.

    ResponderEliminar
  5. Uma vitória muito saborosa num tempo muito conturbado.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns aos atletas e dirigentes do Hóquei em Patins, BRAVOS!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ao hóquei do FCP! Grande vitória contra uma grande equipa. Valha-nos alguma alegria neste momento

    ResponderEliminar
  8. Uma vitória muito saborosa na minha Modalidade preferida. Altos e baixos, lamentavelmente não conseguimos a Champions, do mal o menos, ficou no Norte, foi um campeonato arrancado a ferros e com arbitragens vergonhosas, o que nos leva a um alerta que se vai fazendo e é urgente, que de forma transversal a todas as modalidades, a política de comunicação seja assertiva e não se cale perante as injustiças. Soube bem esta vitória, no Basquet e Andebol andamos lá perto e a lutar nas decisões, na medida do possível tentar reforças as equipas, tentar que o Volei feminino nos dê alegrias de novo e que continuemos sempre competitivos, ganhar títulos e dignificar o FCP.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Sr. DVP e restantes FCPortistas.
    Grande jogo e enorme vitória do FCPorto, a roubalheira não chegou para nos derrubar. Apesar de termos vencido, há que denunciar a forma miserável como as arbitragens lidam connosco. Muitos parabéns à estrutura do Hóquei, aos jogadores e à direcção do FCPorto.
    Temos de seguir por esta linha: contra o adversário e contra as arbitragens em todas as modalidades e em todos os jogos que tenhamos que disputar.
    O treinador para o futebol, a minha preferência já por aqui a deixei e reforço, qualquer que seja, custe o que custar, tem de ser muito bom: do LJ ao Klopp, o que for tem de ser muito bom! a margem de AVB pode depender disso.
    1 abç e viva o FCPorto, sempre.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Klopp? Mas desde quando o Klopp teria interesse em treinar qualquer equipa portuguesa? Isto para não falar no seu salário, para o qual não temos dinheiro?

      Eliminar
  10. Tempo de fazer balanços, perceber o que falhou, quais os problemas, que soluções temos, refletir e depois decidir.

    AVB convive com o treinador há seis meses, viu o seu trabalho. Com a estrutura do futebol tem um ano de convivência, viu o seu trabalho. Os adeptos do FCP têm AVB como presidente há um ano. Viram o seu trabalho.

    A época não decorreu como os portistas queriam e certamente que as responsabilidades são divididas entre todos.

    Aguardemos as decisões e os seus fundamentos.

    ResponderEliminar
  11. O Basquetebol do FCP, segundo me disseram, teve nesta época que passou, o maior investimento de sempre, é a modalidade mais cara. Portanto, não podemos culpar quem dirige. No Andebol também fizemos um grande esforço, desde logo para garantir o retorno do Magnus Andersson. No Voleibol feminino, talvez as saídas não fossem devidamente compensadas, mas passou muito pelo desgaste das provas europeias o mau campeonato. No Hóquei apesar dos altos e baixos - 6-0 na Luz e eliminação da taça pelo Juventude Pacense no Dragão Arena -, perdemos a CL nos penáltis e com um play-off na raça, particularmente naquele jogo com o Sporting em que estivemos com um pé fora, fomos campeões. Ao líder do clube compete criar condições para que o FCP lute por títulos. Onde as coisas correram pior até foi no futebol o que, atendendo ao trio que o dirige, não deixa de ser surpreendente.

    ResponderEliminar
  12. Antes do mais parabéns ao hóquei pelo bicampeonato. A garra que mostraram ontem no jogo (o Gonçalo Alves é um craque sobre rodas!) afinal mostra que ainda há Porto dentro do Porto.

    Quanto ao futebol, como é possível que uma figura que odeia de morte o FC Porto, que não perde uma oportunidade para falar sempre em 42 anos de regime, tenha fontes dentro do clube e fosse o primeiro a anunciar o alegado despedimento de Anselmi? E o Maniche a gabar-se de que a sua fonte era mais que credível?
    Já tinha dito aqui que hoje em dia e com as redes sociais, já não segredos, mas o Rui Santos? Francamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já respondi a isso no xix. E a sua conversa é muito idêntica à daqueles que já respondi. Mas não tenho capacidade de saber se até lhe respondi. Sim, porque quem anda por aqui como Um velho Portista, pode estar no xix com outro nick qualquer.
      Eu se quisesse especular, inventar, mentir sobre esta história do Martín Anselmi, também arranjava argumentos e passava por sabichão. Não era difícil. Resultados e exibições fracas, prestígio afectado, nenhuma indicação que possa haver melhorias no futuro, treinador em risco. Depois inventada, houve uma reunião, mas ainda não há acordo, Anselmi exige tudo, ficou zangado com AVB e ia por aí fora. Mas, mesmo tendo muito menos responsabilidades que estes jornaleiros e papagaios que se atropelam nas televisões, não enveredo por esse caminho. Mesmo quando sei, só quando se torna oficial é que bitaito sobre o assunto.
      Mas a viuvez e os inconformados do 27 de Abril de 2024, mais os que não suportam a eleição de AVB e andam a pintar paredes, não querem saber se é verdade ou mentira. O Rui Santos falou no assunto? Só pode ter sido alguém do FCP. E depois partem do princípio que é verdade, a narrativa até dá jeito para atacar esta direcção, lá vem a conversa: até o Rui Santos?

      Eliminar
    2. As viúvas voltam a atacar .
      Pintam as paredes , pintam o diabo .
      Tem saudades do antigamente , quando se comia á grande e a francesa , e o clube que pagasse a conta ...

      Eliminar
    3. Pelos vistos, os inconformados com os resultados das últimas eleições, também andam por aqui disfarçados de velhos portistas, embora devessem chamar-se de “novos antiportistas” !

      Eliminar
  13. Caro DVP
    Valha-nos o Hóquei nestes tempos conturbados. Parabéns a toda a equipa.

    ResponderEliminar
  14. Tanto que se bateu na equipa do hóquei (eu incluído) e afinal Gonçalo Alves & Companhia acabaram por fazer uma boa época e ficaram à beira de fazer uma grande época, faltou ganhar nos penáltis. Quando se tem jogadores do melhor que há, mesmo já algo veteranos e um pouco aburguesados porque já ganharam muita coisa, pode sempre acontecer isto (e quero mostrar apreço por um treinador tranquilo, educado mas firme, que muitos que só gostam de treinadores com cara de mau estilo SC acham um bocado papa-açorda, mas que fez um grande trabalho no Porto: 3 campeonatos em 4, duas finais da Champions uma ganha, e muitos troféus menores nacionais e internacionais. Boa sorte ao Ricardo Ares, no seu novo desafio profissional, menos quando jogar contra o FCP). Salvaram a honra do convento.

    No futebol é que é muito + complicado. Porque não temos plantel nem pouco mais ou menos ao nível do do hóquei nem ao nível do normal para um bom Porto. Espero que a partir de 1 de Julho se façam pelo menos 4 ou 5 grandes contratações, como a do Gabri Veiga, porque senão, seja qual for o treinador, não vamos ter qualquer hipótese de lutar pelo título nem sequer pela Champions. Com o plantel tal qual está e com os árbitros a empurrarem para baixo, como estamos, não temos capacidade para fazer melhor que 3° no campeonato.

    Vamos ver o que dá a novela Anselmi. Se fica se sai. O que dizem o ratazana e o Maniche conta pouco. Mas desiludam-se os que estão à espera que venha um JJ ou então um treinador tipo Luís Castro ou Carvalhal, se sair o Anselmi. O AVB já mostrou que é muito ambicioso, apesar das falhas, quer um treinador que implemente um futebol arrojado, dominador, vistoso. Não me admira nada que venha o Farioli, é admirado na estrutura, fez um grande trabalho no Ajax tirando a ponta final, nesses moldes de futebol. Os princípios de jogo são muito parecidos com os do Anselmi, com algumas nuances, mas conseguiu implementa-los muito melhor no Ajax. Também pode ter sido por ter à disposição, centrais e médios com melhores pés e cabeça. A ver vamos nos próximos dias se virá alguém ou se continua o Anselmi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Farioli tem semelhanças com Anselmi no sentido de ser um treinador muito jovem e com pouca experiência. Já no estilo de jogo não tem muito haver, é mais parecido com um Sérgio Conceição do que com Anselmi.

      Tal como quando SC pegou na equipa ninguém acreditava no Porto, o mesmo se passava com o Ajax. Vinham de épocas terríveis, onde até chegaram a andar por lugares de despromoção.

      O Ajax foi durante esta época essencialmente uma equipa pragmática e de processos simples. Se por um lado, trouxe de volta um Ajax a lutar pelo título também é verdade que desperdiçou uma vantagem de 9 pontos em 5 jornadas para o PSV e perdeu o campeonato.

      Para além disso, tem uma personalidade muito própria.

      Eliminar
    2. Na pressão alta sobre o adversário é parecido com o SC mas na construção logo a partir do gr para atrair o adversário cá atrás e ganhar vantagem lá à frente é parecido com o Anselmi.
      Só que o Ajax fez isto muito melhor que o Porto, não sei se só por mérito do Farioli ou também se por ter jogadores melhores com os pés e + inteligentes que os centrais e médios do Porto.
      A verdade é que falhou a partir de certa altura mas com o Ajax já falhou muito menos que com o Nice.
      Com o Nice terminou a 1a volta em 2° atrás do PSG mas depois fez 2a volta muito pior e acabou por terminar em 5°.
      Com o Ajax fez grande época até às últimas 5 jornadas, 9 pontos de vantagem sobre o 2° PSV, depois perdeu 3 jogos e empatou 1 e desceu para o 2° lugar, mesmo assim muito superior ao Ajax das temporadas anteriores.
      Falhou a 2a volta com o Nice, falhou as últimas 5 jornadas com o Ajax, pode ser que à 3a tentativa, no Porto, se vier, não falhe, e seja campeão. Acho-o treinador para isso.

      Eliminar
  15. Parabéns à equipa de hóquei, grande vitória.

    É triste termos que lidar com estas personagens como o Francisco J Marques que destila ódio a qualquer oportunidade e não tem o mínimo amor ao clube para ele quanto pior melhor, ou aqueles que andam a pintar as paredes, que não se conformam com a perda de regalias e são bastante ruidosos . Acho que mesmo que a equipa de futebol voltasse a ganhar qualquer pretexto serviria para atacarem a direção, não vão dar descanso.

    ResponderEliminar
  16. Boas tardes,
    Vejam só isto 10 treinadores, 10 para treinar só uma equipa,o FCPorto, vá lá,poupe-se 7 m, e cronstrueem-se uma equipa a valer.

    ResponderEliminar
  17. Se Anselmi sair (e tudo indica que sim ) , AVB não pode mais dar tiros no escuro , que seja um treinador conhecedor da realidade do nosso clube e do futebol português .
    Mas também contratar 4 , 6 jogadores que entrem de caras no 11 , e atenção , têm de pegar de estaca ...
    Obviamente teremos se vender os melhores , Diogo Costa , Francisco Conceição , e entre Rodrigo Mora ou Samu , um deles .
    Quanto ao pagarmos 3 milhões (ao cruz azul)+ 4 milhões (ao Anselmi) , só 3 milhões ao cruz azul é certo , pode ser que Anselmi arranje novo clube ...
    Por exemplo , o Benfica está a pagar 9 milhões ao Schmidt e não vejo os maniches e ratazanas a falar disso ...

    ResponderEliminar
  18. Hóquei.
    Não tivemos o galo do costume, ganhamos, foi canja. Parabéns a toda a equipa.

    Os caga paredes do costume, começam a ser praga.

    Não vamos ter sorte de um acordo razoável com um ressabiado que ainda hoje pensa que fez historia no FCP! Valha-nos Deus sers ouvintes!...

    AVB enfiou um barrete, mas o presidente dos presidentes sr JNPC enfiou vários no seu reinado com treinadores que contratou, é bom não esquecer.

    MA já era, agora é bom ter olho em alguém com algum curriculum que conheça ou saiba da mística desta grande instituição. Não nos vamos deixar iludir por essa tribo de bitaiteros comentadores de cartilha ( é só vê-los a ler os palpites dos amigos no telemóvel).

    Era bom que começasse a chover propostas para alguns jogadores que só lá andam a fazer numero.
    Dos craques só aceitar os valores dos contratos e não vender pelo preço da uva mijona.
    Agora é trabalhar, trabalhar porque o relógio pode-se parar mas o tempo não.
    FCP Sempre...

    ResponderEliminar
  19. Este blogue só sabe falar das viúvas. Não são capazes de analisar os erros cometidos por esta administração. Erros gravíssimos, sem retorno. Leiam o artigo do MST no Record e acordem de vez. A equipa de futebol do FC Porto, é a pior desde a época de 1969/70, ano em que por 5 pontos não descemos de divisão. Vocês ainda acreditam nos amanhãs que cantam. Acordem para a vida e deixem se de filosofar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este blog, viúvo, mas podes preferir traumatizado do 27 de Abril de 2924, é de um portista que em termos de portismo praticado, não recebe lições de ninguém. E só alguém muito distraído, ou que apenas vem para chatear, mas não vai ter sorte, é que lhe passou ao lado o tantas vezes repetido, que este é o pior plantel da minha história de portista que, muito provavelmente, vem dos tempos em que nem eras nascido. Citar o MST, ele que foi processado pelos anteriores corpos sociais porque dizia coisas que eles não gostavam, tem a sua piada.

      Eliminar
    2. José Mota ?
      O treinador do AVS ?
      Aquele que nós odeia ?
      E se queixa das arbitragens , jogo sim , jogo sim ?
      Não sabia que também era uma viúva ...

      Eliminar
    3. Ó José Mota, isso é que é mesmo tresandar a viúva ressabiada... e sentenciosa.
      Que situação terrível a actual! Aqui há 1 ano e 2 meses atrás é que estávamos bem, estávamos tão bem que não pagávamos a ninguém e íamos ficar fora das próximas competições europeias. Também é natural que com tanto entulho que os que cá estavam antes cá deixaram, a equipa seja muito fraquinha, não é?

      Eliminar
  20. A mais que provável saída de Anselmi, aliada aos rumores sobre a possível saída de Andoni Zubizarreta, levanta sérias questões sobre a atual estrutura diretiva do FC Porto. Tudo indica que a contratação de Anselmi foi feita por indicação direta de Andoni, o que ajuda a perceber por que motivo André Villas-Boas estará a ponderar dispensar ambos. Muitos dirão: “O presidente é o responsável máximo.” Sim, sem dúvida. Mas se temos profissionais bem remunerados para funções específicas, espera-se que tenham autonomia e competência para tomar decisões acertadas. Caso contrário, não faz sentido estarem lá.
    Este cenário não iliba Villas-Boas de responsabilidades, mas deixa evidente que a estrutura falhou — redondamente. A sensação que fica é que Andoni nunca compreendeu verdadeiramente o que é o FC Porto. Este clube não é uma casa de experiências. É um clube com identidade própria, exigente, e que precisa de pessoas que saibam onde estão e o que representam.
    Um exemplo claro dessa desconexão é a falta de exploração do mercado interno. Jogadores como Tomás Händel foram ignorados.
    Olhando para o futuro, parece evidente que o lugar de Andoni encaixaria perfeitamente em alguém como Pepe. Pelo seu historial, pela paixão que tem pelo clube, pelos contactos no mundo do futebol e pela autoridade natural no balneário. Não venham dizer que, à data da sua entrada no Sporting, Hugo Viana era melhor preparado que Pepe. Não era.
    Finalmente, quanto ao treinador, AVB terá que encontrar alguém profundamente conhecedor da realidade do FC Porto e do futebol português. Alguém que transmita confiança ao grupo, ao clube e à massa associativa. Mais do que um bom currículo, é preciso alguém com alma portista, com pulso firme e espírito de conquista. Só assim o FC Porto voltará ao caminho das vitórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo com a ideia que há um treinador que fizesse alguma coisa com este plantel. A ideia peregrina que a culpa é do treinador, que há um treinador por aí que pegasse nestes jogadores e os pusesse a lutar pelo título é simplesmente surreal. Já vão três treinadores que não fizeram nada, SC, VB e Anselmi. É muito treinador.

      Eliminar
    2. Eu para já só quero um treinador que monte uma equipa que não ceda 5 oportunidades flagrantes contra o Estrela da amadora e 10 contra o Al Ahly.

      Eliminar
  21. Boas VP.

    Parabéns por esta vitória. Venham mais.
    Cumpts

    ResponderEliminar
  22. Depois de uma época atribulada com altos e baixos um grande e feliz final. Parabéns ao hóquei.
    No futebol vamos ter agora de aturar esta novela da mudança (ou não) do treinador e dos habituais "bitaiteiros" da comunicação social. Independentemente das culpas do passado, do plantel e do treinador acho que temos de considerar que a actual estrutura do futebol também falhou de forma evidente. Não viu ou não quis ver o descontrolo do balneário que levaram ao despedimento do VB, os casos de indisciplina, as fugas de informação, entre outros "pormaiores" que agora se vão sabendo. Fico preocupado se as mudanças se situarem apenas no treinador e jogadores e não houver mudanças (não necessariamente nas pessoas) na actuação dos directores e estrutura do futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. Tenho dito e repetido, a gestão do futebol foi péssima. Desde a forma como assumiu o VB e com isso criando alguns anticorpos bem delimitados e depois não se deu o apoio ao treinador colocando alguns meninos na ordem - para mim aquela derrota com o Nacional tem muita coisa por explicar e porquê? Porque se o FCP assume a liderança isolada o VB ia continuar e isso não era bom para alguns meninos. Até podem dizer que isto é teoria da conspiração, mas ninguém me tira esta ideia -, até a opção por um treinador completamente desconhecido, ainda por cima pagando uma indemnização. Apenas espero que, definitivamente, se aprendam com os erros, se analise tudo muito bem, tomem as medidas correctas. O FCP não pode ter na sua principal equipa, da modalidade rainha, outra época igual.

      Eliminar
    2. Também sempre achei muito isso. Havia 2 ou 3 meninos com muito estatuto e muito descontentes com o VB, por diferentes motivos, era público e notório, e se o Porto ganhasse e ficasse isolado na frente o VB ia continuar e ficar por cima e isso ia ser mau pra eles nos próximos tempos . Andaram em campo a arrastar-se, nesse jogo, esses 3, e com 3 a menos em campo, o Porto foi completamente dominado pelo Nacional na 1a parte, até parecia que o Nacional é que era a equipa grande. Puseram o seu interesse pessoal - arrumar com um treinador com o qual estavam em conflito - acima dos interesses do clube, péssimos profissionais. Um já andou em Janeiro, outro que estava por empréstimo terminou a ligação ao Porto agora, falta o 3°, o pior de todos, 1 que normalmente joga mais pelas equipas adversárias do que pelo Porto.

      Eliminar
    3. Mas com toda a experiência de AVB, como é que ele achou que depois de toda a confusão entre SC e VB, com tanta gente ligada ao anterior treinador, isso não ia suceder?

      Para mim, foi sem dúvida o maior erro da gestão desportiva de AVB até ao momento, por haver vários indícios que as coisas podiam não resultar.

      A situação que vivemos agora é consequência, o efeito bola de neve dessa péssima decisão.

      Eliminar
  23. Sobre o fica não fica do Martín Anselmi, não falo. Quando houver novidades, então falarei. Até lá os papagaios que se entretenham a ver quem está melhor informado. É ridículo, mas eles querem lá saber? Depois daquele espectáculo absolutamente deprimente que foi a novela Cavani, vergonha é algo que aquela gente não tem.

    ResponderEliminar
  24. Parabéns ao hóquei em patins,dei comigo a vibrar como a nunca..saudades de me sentir assim a ver a equipa de futebol.
    Já o disse a algum tempo que Jorge costa e o zubizzareta tem também de ser chamados a pedra..nao basta a mudança obvia de treinador..precisamos de alguém com o perfil de diretor desportivo co.o luis campos no psg.Que tenha um planeamento de baixo a cima nas camadas jovens do clube ate ao topo.que conheça bem o mercado de jogadores..todos temos um treinador preferido..eu alem do já citado pelo Manuel (o Leonardo Jardim)..eu vou ser mais polémico..José Mourinho..nao precis de guito..e a selecção pode esperar.

    ResponderEliminar
  25. Sou do tempo em que FCP tinha bom plantel mas também uma direcção desportiva e estrutura forte, profissional, activa e interventiva. Dizia-se nessa altura que qualquer treinador do Porto se arriscava a ser campeão. Se assim fosse se calhar VB ainda seria treinador do FCP
    Em horas difíceis e de vacas magras tem de ser a estrutura directiva a suportar, a ditar o rumo, e apoiar tudo o resto para minimizar os problemas .Sem isto não há treindor que resista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, estás a ser muito ambicioso no treinador e director desportivo. Se Anselmi sair, é fundamental escolher bem. Se vier um treinador bom, capaz de melhorar os jogadores, tornar os bons e que são poucos, melhores e os que não são tão bons, para um patamar mais consentâneo com o nível que se pretende no FCP, tudo vai ser melhor, os maus de hoje serão os bons de amanhã. O Hóquei é um excelente exemplo

      Eliminar
  26. Manuel, em 2018 escrevi isto no blog:
    «Quatro épocas sem ganhar nada, quatro treinadores contratados que saíram sem cumprir o contrato - acabando, definitivamente, com a teoria que no F.C.Porto qualquer treinador arrisca-se a ser campeão.»
    Entre 2000 e 2025, disputaram-se 26 campeonatos. Entre 2000 e 2013, o FCP ganhou 9, de 2013 a 2025, ganhou 3.
    Acho que está tudo dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Foi o início do declínio que culminou com SC dono daquilo tudo

      Eliminar
    2. Está mesmo tudo dito. Não chegamos a este ponto porque esta época foi má. Chegámos aqui porque andámos uma década a ser roubados por quem deveria ter gerido o clube e apoiado o clube. Os madureiras, os kholers e companhia. Villas Boas gosta do clube e não é parvo. E sabe que vai ter que tomar decisões rápidas e rodear-se de quem conhece o nosso futebol e do que precisamos para voltar a ser a equipa europeia que sempre fomos.

      Mas não há milagres. Também fui dos que pensei que Anselmi poderia ser solução. Ainda não estou convencido que não seja, porque com este plantel não conseguimos entender nada do que vale um projecto para o futebol nem um treinador. O Sérgio com uma equipa bem melhor teve um ano desastroso. O Vitor Bruno foi um erro clamoroso de casting e pode ser que este argentino também o tenha sido. Não temos bola de cristal.

      Uma coisa é certa, o plantel é mau, desequilibrado e cheio de primas donas que julgam ser uma coisa que não são e nunca serão. Este plantel precisa de limpeza (diria que uns 10 têm que ir embora) e precisamos de um treinador com autoridade que venha para ficar no mínimo 3 anos e levantar o clube. Nesses 3 anos é preciso ir equilibrando a equipa e estabilizando as contas de vez.

      Quem anda na caça às bruxas logo após a primeira época de AVB, anda com falta de tacho ou anda com amnésia.

      O André sabia que tinha que romper com o passado. Mas parecendo (de fora) que o Zubi e o Anselmi estão perdidos temos que ir buscar quem conheça o ambiente do futebol português e como podemos reforçar mais barato e bem. E um treinador tipo Leonardo ou o broeiro do Jesus precisam-se. Um treinador assim é essencial neste momento do clube.

      Eliminar
  27. Concordo Manuel, dei o exemplo do Luis Campos em termos de perfil claro...quanto ao treinador confio que o presidente desta vez não vai errar..Tenho que vilas boas e um tipo esperto e gosta do clube..isso e meio caminho para melhorar o estado das coisas.

    ResponderEliminar
  28. Está de Parabéns a nossa secção de Hóquei pelo título de Campeão. Pena não termos ganho a final da Champions contra este mesmo O. Barcelos. Temos um registo negativos (de insucessos) em finais da Champions que esperemos que o futuro torne positivo a nosso favor.
    Então houve 2 finais que guardo com má memória: no pavilhão Rosa Mota contra o Barça, e nosso pavilhão anos trás contra o benfica.

    ResponderEliminar
  29. Quanto ao hóquei vi os 4 jogos incluindo os 2 roubos de Barcelos. Tal como tinha visto o último jogo com o smerding que resultou numa bestialidade típica daqueles cobardes lá de baixo; e que já parece esquecida pela comunicação social. Ui se fossem os do Porto… Parabéns aos rapazes, lutaram e mereceram. Não se é bi-campeão na melhor liga do mundo, por acaso.

    ResponderEliminar
  30. Registo o argumento usado contra a actual direcção do FC Porto dos "traumatizados" com a vitória de AVB ano passado nas eleições, a saber: que ele colocou a fasquia demasiado alta para os nossos recursos disponíveis e para o plantel que tínhamos. Que não devia ter dito que éramos candidatos ao Título, que não devia ter dito que queríamos ganhar a Liga Europa, que não devia ter dito que queríamos ganhar o Mundial de Clubes. Ora imaginam se ele não afirmasse tal desiderato? Um tradicional candidato a ser Campeão, a ir o mais longe possível nas provas europeias. Pensemos na imagem que passaria para o plantel nesse baixar de expectativas, de relaxamento na motivação dos jogadores, pensariam eles “se não ganharmos não há problema, afinal não somos candidatos.” Concordo que existem formas de exprimir o desejo de sucesso, que não seja adoptando um tom de gabarolice ou usar palavras mais ponderadas, agora descer a fasquia?
    Mas os mesmos que atacam AVB por “elevar a fasquia” – quando esta é a mesma de sempre na tradição do Clube – são os mesmos que o atacariam se ele baixasse a fasquia, diriam eles que “AVB não estava a respeitar a História e os pergaminhos do FC Porto”. Ou seja, para esses traumatizados, qualquer coisa que AVB dissesse nunca serviria, se tivesse dito A argumentariam eles que deveria ter dito B, se AVB dissesse B lá vinham eles que deveria ter dito A, independentemente da veracidade das afirmações de AVB estas nunca seriam suficientes para eles. Portanto não se me deixo iludir pela credibilidade desses críticos. Quando eu considerar que AVB errou, ou que não tomou a melhor opção, criticarei mas com objectividade, seriedade e honestidade, porque sei que AVB tem em mente o melhor para o Clube.
    Já imagino quando AVB tiver êxito lá virão esses “críticos” desvalorizar o sucesso “porque se limitou a copiar o que vinha de trás, feito no passado”.

    ResponderEliminar
  31. Gostaria de realçar que nas modalidades, as prestações dos jogadores e respectivas equipas técnicas foram positivas, com mais ou menos títulos. O hóquei foi irregular e conseguiu, o basket foi regular e perdeu no final, o andebol está a criar bases para o futuro, mas teve boas prestações. E não me recordo (mas também não sigo isso tão atentamente) de ver os jogadores a bater no peito e a apregoar "somos Porto", "vamos ganhar tudo", etc. e tal... Apenas foram Porto na atitude em campo e na perseguição dos objectivos, mais ou menos conseguidos.
    Em relação ao Anselmi, acho que os contratos dos treinadores deveriam incluir cláusulas de rescisão no caso de eles quererem sair, mas também cláusulas de objectivos a atingir sob pena de rescisão abaixo do contratualizado - tem de haver equilibrio, que quem lida com esses assuntos deveria tratar doutra forma senão o treinador fica com a faca e o queijo na mão (não é só Porto, também o Schmidt benfa sai e fica a receber remuneração sem fazer nada).
    No caso do Porto, acho bem que se trate deste assunto rapidamente para se começar a planear a próxima época, e aconselhava o presidente a baixar a fasquia para criar uma equipa capaz de ir à luta em tudo, mas menos popularucho com o constante somos porto, isto é porto, incluindo na entrega do troféu ao museu mencionou "(...)tiveste ontem umas declarações únicas sobre o que é ser Porto(...)" e "(...)Esse é o espírito do FC Porto.(..)" - muito honestamente, acho que nunca vi Pinto da Costa falar do ser Porto, apenas o constante dizer de contra tudo e contra todos vamos lutar, e isso faz toda a diferença - o dizer aquilo tantas vezes, acaba por perder a sua essência e força, passam a ser umas palavras banais...
    Aguardo por mais desenvolvimentos, para haver certezas e esperar que AVB escolha bem...

    ResponderEliminar
  32. Duas notas: o AVB tem de gerir o clube de dentro para fora, não se deixar impressionar com o ruído.
    O portismo, o ADN Porto e por aí, não se apregoa, pratica. Se usarmos muito essas frases e não houver correspondência em campo, o discurso banaliza-se, ninguém nos leva a sério.

    ResponderEliminar
  33. Boas noites,
    E não foi isso que aconteceu? Ainda ontem alguém veio com esse tipo de discurso na análise a este torneio, já não suporto ouvir, neste caso até li.
    Em minha opinião, se o treinador sair, não deveria entrar nenhum jogador, só para dissipar dúvidas se realmente era a culpa dele.

    ResponderEliminar
  34. Bom dia a todos.

    Sr. JLopes eu não preciso de experimentalismos. Eu não gosto de Anselmi , mas a culpa maior é dos jogadores. Só pela pressão maluca que se está a fazer, VB devia manter o treinador.
    É preciso experimentar o quê ao certo? 80% destes jogadores estavam no FCP quando SC era treinador e ficaram a 20 pontos do primeiro. Passaram pelas mãos de 3 treinadores e a qualidade foi sempre má ou péssima. O que há a ter dúvidas? Fracos tecnicamente, e profissionalmente em alguns casos ainda pior? Mas agora o meu clube passou a ser uma publicidade à Omo lava mais branco? Abra-se os olhos para o maior problema. Eu sei que alguns não lhes interessa. Porque para explicar o mau plantel é preciso ir tocar nas vacas sagradas que durante anos delapidaram os cofres e lentamente foram criando plantéis cada vez mais fracos. A quebra não é de agora.
    Mas não a culpa é do Anselmi e do VB. Anselmi é mau, mas há muito pior. Haja memória e um pouco de paciência.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  35. Caros Portistas,

    Fui aos USA ver o nosso Porto e vim de lá com uma certeza, o Anselmi não pode ser o treinador da próxima época. Eu sei que não mando nada mas ver os jogos ao vivo ainda é mais preocupante e decepcionam-te, a equipa anda completamente perdida, desequilibrada e mal posicionada, o treinador não serve, fraco, teimoso e sem soluções. Quanto mais tempo se arrastar a novela do treinador será pior para o clube. Conheci grandes e bons Portistas a viver por terras americanas, muito boa gente,, valeu por isso e pelo passeio de resto foi miserável. É impressionante como ainda há tanta gente que ainda não ultrapassou a derrota nas eleições, não entendo como é possível. O FJM continua a fazer post caluniosos e mentirosos, só para alimentar os burros que continuam em negação. Que vá à assembleia e questione o Presidente em vez de andar a tentar dividir.

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  36. Tirando o caso de AVB treinador, em que fiz muita força para ser ele o treinador - quem acompanha aqui e os meus amigos sabem bem disso -, acho que nunca mais mostrei preferência por este ou aquele que deviam vir. Vieram alguns que não gostei, mas como quem tem de decidir não sou eu, depois de serem oficializados manda o portismo que sejam apoiados e apoiar não é só elogiar, é também criticar, obviamente de forma construtiva e dentro do respeito que merecem todos os profissionais que representam o FCP. Até porque eles não chegam ao FCP de assalto, são contratados por quem tem esse direito. Será assim se Anselmi ficar, será esse o meu comportamento se não ficar e com o que o vier substituir.

    ResponderEliminar
  37. Minha opinião mero portista, MA deve sair não porque não poderá ser mais uma vítima dum leque de jogadores maus mas sim porque ele não tem uma estrutura estratégica em consonância com 90% dos jogos que o Porto faz numa época - monta uma estrutura por sistema que se não é para defender então é mesmo absurda…

    Contra o Boavista, último classificado: Diogo Costa; Zé Pedro, Nehuen Pérez e Marcano; João Mário, Alan Varela, Eustáquio e Moura; Fábio Vieira, Rodrigo Mora e Samu - e podia não ter razão, podia por milagre ter corrido bem! Mas não, pouco ou nada se construiu para marcar, porque para ganhar é preciso marcar, e para tal ter jogadores no campo, que pelo menos tenham feito na sua carreira vida na parte ofensiva dum campo de futebol, desta equipa estavam 3, e ninguém a ligar aos 7 defesas, não sei porque nesse dia não foi logo despedido.

    É por isso que ele deve ir, porque não sei ainda porquê, alguém achou que era este o futebol que o Porto devia jogar, e na minha modesta opinião, não é.

    ResponderEliminar
  38. Treinadores serão sempre criticados. A culpa cai muito facilmente sobre um treinador, seja ele quem seja. É por isso que sempre apoiei um treinador enquanto ele estivesse em funções.
    Face ao que já foi noticiado, Anselmi já não tem como continuar a ser treinador. Ficaria muito surpreendido se houvesse um retroceder e fosse anunciada a sua permanência.
    Dito isto: acho que o Anselmi é uma fraude futebolistica. Surpreendeu me a sua contratação, mesmo atendendo á situação em que o FC Porto se se encontrava na altura. Preocupa me que a direção tenha achado que ele seria uma boa escolha e espero que tenham aprendido a lição.
    Também identifico como um erro não terem assumido que a época passada seria uma época de transição. Foi um ano perdido, espero que a próxima época não volte a ser o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és mais um "Face ao que já foi noticiado" que emprenhas pelos ouvidos.

      Eliminar
  39. Manuel era o fim da picada o Anselmi ficar..era o desnorte total do presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era, se partirmos do princípio que tudo aquilo que circula por aí em montes de programas, sites, páginas, etc., é verdade.

      Eliminar
    2. É,a tal mentira que vira verdade.

      Eliminar
  40. Zubizarreta ganha 728000 euros/ano...salário chorudo tendo em conta as funções que exerce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta as funções que exerce? Mas 728 mil euros para um director desportivo de um clube com a grandeza do FCP é muito? Agora, sem se saber quem entrou graças a Zubizarreta, se é dele a indicação do Martín Anselmi, sem conhecermos o seu trabalho, se só analisarmos em função dos resultados, esta época foi caro. Mas isto é como os jogadores e treinadores. Há os que são baratos e se tornam caros e há os caros que se tornam baratos. Sou contra as teorias dos bodes expiatórios.

      Eliminar
    2. Será que teve algum mérito nas contratações de Samu, Dennis Hul e Gabri Vieira?
      Também questionou o que fazia Vítor Baía e qual o retorno que o FCporto tinha face ao seu vencimento?

      Eliminar
    3. Até aposto que nos 728 mil euros que alguns lançam por aí (pelas redes sociais, os Jotas Marques e companhia limitada), incluíram a parte da TSU paga pela entidade empregadora (23,75% sobre o salário bruto do Zubizarreta), o que obviamente é uma desonestidade. A parte da TSU paga pela entidade empregadora, obviamente não faz parte do salário bruto de nenhum funcionário, o Zubizarreta não é excepção.
      Partindo desse princípio e retirando esses 23,75% a +, que os ressabiados maldosamente acrescentam para servir os seus interesses contra a actual direcção, ficam 588 mil euros e uns trocos de salário bruto anual para o Zubizarreta.
      Ora, isso é precisamente o que ganhavam os anteriores administradores da área desportiva, Vítor Baía e Luís Gonçalves, juntos. Ganhavam 294 mil euros cada um, juntos ganhavam precisamente 588 mil euros.
      Portanto, Zubizarreta, vendo as coisas por este prisma, ganhará o mesmo que ganhavam Vitor Baía + Luis Gonçalves. Pode parecer muito, mas tendo em conta o que faziam os 2 anteriores, que era nada o VB e gesticular e berrar com os árbitros o LG, se calhar até nem ganha assim tanto. Há várias contratações importantes nas quais deve ter tido bastante influência (Samu, Gabri Veiga, Alarcon para a B), e se sob a direcção desportiva dele continuarem a vir jogadores que à partida não era expectável que viessem para o FCP, se calhar até fica barato, o Zubizarreta.
      O que me custa um bocado a engolir, é ver tantos portistas a atirarem-se ao Zubizarreta porque segundo eles, não o vêem fazer nada de relevante no FCP. Como se estivessem lá nos gabinetes da estrutura do FCP, todos os dias, a ver o que ele faz ou deixa de fazer! Se calhar, o Zubi tem é que aparecer mais nos eventos sociais do Porto e mandar umas larachas como fazia o Baía, e ir para o banco nos jogos, gesticular e berrar com os árbitros como fazia o Eng. Luís Gonçalves. Aí se calhar já vão achar que o Zubizarreta faz alguma coisa... LOL.

      Eliminar
    4. Boa tarde,
      Não faço a mínima ideia de quanto ganham, mas Nuno Mendes é barato e João Mário é caro como o c...
      Quando as coisas correm mal há sempre moscas de burros (nada consigo caro José António) para as virem piorar ainda mais.
      Abç.

      Eliminar
  41. Não acredito que o aprendiz de treinador fique, isso era o descrédito total de alguem que me deu toda a confiança quando se candidatou.
    Despachem o homem e quem o meteu e o que confiou assuma o pecado.

    ResponderEliminar
  42. O Rui Jorge podia ser uma solução. Depois de 10 anos nos sub21 acho que tem experiência suficiente para assumir o Porto, além de que é um homem da casa e conhece a realidade do futebol português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rui Jorge? Esteve na FPF 15 anos se não estou em erro, teve várias gerações de grandes jogadores ao seu dispor, nunca ganhou nada e é este o treinador que o FCP precisa?

      Eliminar
    2. Rui Jorge? Mas o que é que lhe dá crédito para ser treinador do Porto? O nunca ter ganho nada em quase 20 anos nas selecções jovens, com várias gerações de excelentes jogadores? O episódio da camisola rasgada com o Mourinho quando era jogador do Sporting?

      Eliminar
  43. O Ruben Amorim fez alguma coisa no United este ano? Houve alguma evolução naquilo? Evolução zero. Lá está a diferença abismal de cultura. O Anselmi foi pior. Chega ao clube e vendem lhe o Galeno e o Nico. Então o Nico, aquilo caiu tudo. O plantel não tem por onde se lhe pegar. O Ruben Amorim é mau treinador? Nós portugueses sabemos que não mas vai dizer isso a um inglês. Mesmo assim, dão lhe o benefício da dúvida. Sabem que veio a meio da época, sabem que o plantel ele não o escolheu, e sabem que o plantel é fraco. Aqui em Portugal desde que sou vivo é sempre a mesma coisa, sempre. O treinador é sempre o bode de quando não se ganha. O pessoal que pede a cabeça dele pensava que ia ganhar este ano. É como a criança que berra quando não lhe dão o chupa chupa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. O MUnited está para o Rúben Amorim como o Porto está para o Anselmi. Um contexto muito diferente, e onde havia sucesso passou a haver fiasco. Mas não me parece impossível, nada disso, num caso e no outro, que, com tempo e outras condições, venha a haver bastante sucesso no futuro. O MUnited está a ter a postura correcta, na minha opinião, ao manter a confiança no Amorim, apesar do descalabro inicial. Ao contrário da maioria dos portistas, pelo que vejo, gostava que Villas-Boas seguisse o mesmo caminho, o + difícil, de manter o treinador e dar-lhe melhores condições para ele poder ter sucesso. Mas sei que 80% dos portistas ou +, querem o despedimento do Anselmi já, sem lhe dar + qualquer hipótese. Eu, gostava de ver o que ele seria ou não capaz de fazer com um plantel bastante melhorado, digno da grandeza do FCP, no início da próxima época.

      Eliminar
    2. Tanto Anselmi como Amorim , pioraram e muito a equipa quando substituíram o anterior treinador .
      Até final de dezembro , o Vítor Bruno , se exceptuar a derrota na luz , estava a fazer um trabalho meritório , veio janeiro , e duas derrotas com o Nacional e Gil Vicente , aonde claramente , certos jogadores fizeram a cama ao Vítor Bruno , e depois nesses dois jogos , erros de arbitragem que nunca aconteceriam aos rivais .
      É verdade que saíram Nico Gonzalez e Galeno , mas mesmo assim ...
      O Samu desapareceu , entre outros jogadores .
      Até pode haver atenuantes , mas sinceramente não vejo futuro com Anselmi ...
      Quanto ao Ruben Amorim , piorou também e muito quando chegou ao Manchester United , quando chegou o clube estava em décimo lugar , acabou o campeonato em décimo quinto !!!
      Não me venham dizer que o United tem uma má equipa e um mau plantel , tretas ...
      Teve sorte no primeiro campeonato ganho pelo Sporting , e umas ajudas do bolinhas Hugo Miguel.
      Já nestes bicampeonato , o sueco foi 100% fulcral .
      Mas não me admirava nada , que Amorim nem chegue ao natal em Manchester ...

      Eliminar
    3. Não há comparação entre a nossa cultura desportiva, que é da republica das bananas, com a inglesa. Por algum motivo somos um país pobre. É sempre assim, não ganhas e ao fim de meses querem a cabeça do treinador. É sempre assim em Portugal. Isto vêm do facto de larga maioria dos portugueses não fazerem a mínima ideia o que é cultura desportiva. É a cultura dos primitivos, do bode. O SC acabou em terceiro. O VB fez o que fez, mas tinha o Galeno e sobretudo o Nico. Queria ver o VB sem o Nico! Não diz isso é não ser honesto. Vão buscar um treinador estrangeiro que obviamente não conhece Portugal, mas aceitou vir para um clube que tem problemas. E depois mandamo lo embora ao fim de meses? Ah, não há evolução. E em quantas equipas não se vê evolução, isso é nexo de causalidade para o treinador ser incompetente? Dei o exemplo do Amorim, o Amorim é incompetente? O SC era incompetente? Também não ganhou! É tão difícil de perceber, que o plantel é uma porcaria? Não temos defesa! Querem construir alguma coisa quando não têm defesa? É como querer segurar a água com as mãos.

      Eliminar
    4. A comparação entre os dois é inevitável porque os contextos são muito semelhantes. É perfeitamente natural que numa primeira fase ambos os treinadores piorassem a equipa.

      Se essas equipas tinham treinadores que optavam por estruturas e dinâmicas de jogo muito mais simples e as coisas não corriam bem por falta de qualidade nos interpretes, porque haveriam de melhorar se os novos técnicos pedem coisas mais complexas.

      Por exemplo o Mourinho é nesta fase muito pior treinador do que o Guardiola. Mas se tivessem de treinar o Boavista acredito que o Mourinho fizesse melhor figura, uma vez que iria adaptar o seu jogo ás características dos jogadores. O Guardiola não, tem a sua filosofia e morre com ela.

      Agora tanto Amorim como Anselmi assinaram com os respetivos clubes essencialmente para começarem a trabalhar a pensar na época seguinte, uma vez que a atual estava perdida.

      Uma coisa é dizer que o United tem plantel para ficar melhor do que na 15ª posição, concordo. Outra é dizer que não tem um mau onze ou plantel. Do 11 do United, quantos jogadores lutariam por um lugar no 11 nas melhores equipas Europeias?

      Eliminar
  44. AVB falhou, é certo e Pinto da Costa presidente dos presidentes quantas vezes falhou.
    Vamos aguardar, FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  45. Desculpem mas não resisto, o Amorim é bom para o Braga, é bom para o Sporting nas condições que conseguiram arranjar digo mesmo fabricar (VMOC´s)! Mas alguém duvida que se tivéssemos o sueco também fazíamos flores? O sueco não é do nosso campeonato, não foi vendido de caras porque tem uma lesão grave (senão ainda estava aqui?) e quando ele não jogava os jogos ganhavam-se á rasca ou com fora de jogos perdoados e admitidos à posteriori, ou toda a gente se esqueceu? E o show de bola que deu na liga dos campeões? Tem e sempre teve boa imprensa, ajuda estar no Sporten e ter o clube do coração o Benfas...

    Amorim é um barrete enfiado no MU porque estava desesperado e não sabe mais o que fazer, e a cultura lá é diferente mas tem prazo, daqui a uns meses cá estaremos para ver a cultura.

    Olha aqui até são iguais, ele e o MA, porque ninguém sabe muito bem como conseguiram o lugar, é só ler os forums do MU para verem o que acham do futebol do RA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, o ceo do United disse que era um projecto a 5 anos! Disse-o recentemente. Consegue ver a diferença? Aqui, o avb já diz que para o ano é que vai ser, a conversa do para o ano.

      Eliminar
    2. E assim funcionamos. Uma pessoa pode ter 5 ou 6 anos de grande sucesso, transforma um clube sem cultura de vitória, que tinha como missão a luta pelo 3 lugar por um candidato, senão o principal candidato ao título. Introduz rigor e competência nas escolhas dos jogadores a contratar, passaram de Jése, Bolasie, Vietto, etc, para Hujlmand, Gyokeres, Porro, ganha vários títulos e põe o Sporting a competir na Champions, quando só costumavam participar e basta meio ano mau numa equipa difícil para se ser perentório a afirmar que é um barrete.

      6 anos de sorte, arbitragens, Gyokeres entre muitas outras coisas. Estes 6 meses é que nos mostraram o Amorim verdadeiro. O facto de o Sporting ter piorado muito com a saída do treinador, não passa também de uma coincidência.

      Vamos dar mérito a quem o tem.

      Eliminar
  46. Caro DVP,
    Espero que estes dias de reflexão de AVB, como consta pela imprensa, não sejam afinal dias de indecisão....honestamente não acho que haja tanta reflexão para fazer tal a evidência das decisões mas quem sou eu....

    ResponderEliminar
  47. Parabéns ao hóquei do FC Porto - fui mto crítico desta equipa, mas deu prazer ver parte dos jogos que fizeram neste final de época! Mto bom..! A crítica prende-se pq em outras partes, metia pena ver esta equipa jogar...
    Olhando para o ano desportivo, vejo um balanço positivo das modalidades coletivas, por ordem decrescente: hóquei, basquetebol, andebol - infelizmente o scl está forte e voleibol!

    Futebol, obviamente a pior e a supertaça não apaga a má época! Como adepto e interessado pelo futebol clube do porto:
    . MA foi 1erro grave! Demasiado grave para ter acontecido num clube como o FC Porto! A culpa da sua contratação não pode ser imputada a nng, contudo a responsabilidade da sua contratação é de AVB! No meu entender só não é o pior treinador da história recente do FC Porto, pois não me parece que lhe possa por o rótulo de treinador!
    . Despachar uns 8 jogadores do plantel, para ganhar dinheiro ou pq não servem! Pessoalmente desisti de Grujic, Pepe, André Franco, Zé Pedro - este não desisti, pois não chegou a esse ponto, .. Namaso, e outros!
    . Incomoda-me olhar para o Andoni Zubizarreta como alvo a abater!!!! É fraco da nossa parte assim pensar, contudo internamente não sei o q se passa!

    ResponderEliminar
  48. Estamos na final do mundial de S21 de andebol graças à defesa espetacular do Réma a um livre de 7 metros, já o jogo tinha terminado.

    ResponderEliminar
  49. O FCP é grande de mais para muitos que por lá andam. AVB, no FCP trabalho é trabalho amigos à parte. Uma instituição é grande quando o trabalho e dedicação das pessoas são inormes.

    É

    ResponderEliminar
  50. Felizmente Anselmi será despedido. Está dado o primeiro passo para alterar o rumo das coisas. Ao mesmo tempo começam a ventilar-se nomes de jogadores para saírem, algo que me parece que só devia acontecer depois da entrada do novo treinador. Espero que não se venda nenhum ( a não ser pela cláusula de rescisão) antes do novo treinador dar o seu consentimento. Sobre o novo treinador será um contra relógio. A equipa regressa de férias a 14/15 de julho (já a menos de um mês do início do campeonato). Começa a dança dos nomes e um deles tem sido amplamente destacado: Francesco Farioli. Mais um tiro no escuro? Um italiano, de 36 anos. Qualquer semelhança com Anselmi é pura coincidência! Ambos muito novos (este ainda mais que Anselmi) com pouca experiência de carreira. Até fisicamente são parecidos. A única atenuante é conhecer o futebol europeu e ter tido uma experiência (relativamente) bem sucedida na Holanda. Começou na Turquia e esteve na França (Nice). Tem AVB margem para errar novamente com outro tiro no escuro? Não me parece. Não seria mais sensato a aposta num treinador mais experiente, mais conhecedor do futebol português? Para reflexão…

    ResponderEliminar
  51. Se me é permitido, fica o conselho: sobre treinador, saídas ou entradas de jogadores, façam como eu, quando for oficial, comentem. A quantidade de jogadores que já foram associados ao FCP, é brutal. Treinador, menos, mas desde Carvalhal, Farioli, Vasco Matos, JJ, Vítor Pereira e até Sérgio Conceição, já vi que estão na equação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo e acrescento o seguinte:se realmente se confirmar a saída do Anselmi,está mais do que na hora de se apostar num treinador experimentado que una a nação portista.
      Que ao primeiro deslize se olhe para o banco e se veja que o mal não vem dali!
      Farioli para mim,não é um treinador que venha unir,tranquilizar.
      Aguardemos.

      Eliminar
    2. Mesmo sabendo que se viesse o Guardiola, se não entrasse logo a ganhar ia haver contestação - há sempre aqueles que querem ganhar todos os jogos e com shows de bola -, concordo que mostraria de quem é o defeito.

      Eliminar
  52. O 3asifa faz-me rir .
    A seleção das república das bananas já ganhou 3 troféus nos últimos 10 anos , 1 euro , 2 taças das nações , já essa grande nação que é Inglaterra não ganha nada desde de 1966 .
    O projeto Amorim é para 5 anos ? , tens a certeza 3asifa ?
    Vejamos o pós Fergunson , e os que tiveram mais tempo ao menos tempo .
    José Mourinho - 2 anos e meio
    Solskjoer - 2 anos e meio (menos coisa)
    Van Gaal - 2 anos
    Ten Haag - 2 anos
    David Moyes - 1 ano
    Carrick - 1 ano
    Rangnick - 6 meses
    Ryan Giggs - 6 meses

    Todos foram despachados e despedidos .
    O Amorim que não comece bem a época , que vai de vela num ápice ...

    Sinceramente já estou farto desse discurso teu de "bota á baixo" em relação ao nosso país , de coitadinho , já enjoa ! é pá , tem virtudes e defeitos como todos os outros países .







    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rúben Amorim está exactamente na mesma situação que está ou estaria o Anselmi se ficasse no FCP: Ou entra forte a a ganhar, ou no final muito provavelmente não estará lá. O tempo em que na Inglaterra os treinador se aguentavam muito apesar dos resultados, já passou à história. Que o digam José Mourinho, AVB por exemplo. No caso do JM até tinha provas dadas e grande sucesso por lá

      Eliminar
    2. Foste para a selecção porque te deu jeito, não foste para o campeonato porque estragava-te o argumento. O meu argumento é baseado em factos, e quem for honesto nem sequer o discute. Portugal não tem cultura desportiva e não sou eu que o digo, são quem fazem desporto. Fala com eles. No desporto tens de aceitar que perdes, ninguém morre se perderes. Por cá, é o fim do mundo. Eu pensava que o Porto era diferente mas estamos a ficar iguais ao Sporting, Benfica, etc. Se pensas mesmo que o problema do clube é o treinador estamos conversados. E sobre o ceo do United é um facto que ele disse, "é um projecto de 5 anos". Como não és honesto intelectual, deturpaste e meteste o Amorim. Vou repetir, é para 5 anos, o ceo não disse com quem! Não disse que seria 5 anos com ele! Disse que era um projecto de longo prazo. É preciso fazer um desenho? Boa gestão de expectativas. Por cá, para o ano vamos ser campeões! Acredita nisso se quiseres. Se vier o quarto treinador (SC, VB, Anselmi), ao fim de meses também vai de vela quando ficar claro que não vais ser campeão. E o United é o United, é um grande clube, não menoriza em nada a exigência ao se afirmar que é um projecto de longo prazo. Não ser realista é simplesmente estúpido. Criar expectativas e não ter em conta a realidade é estúpido. Ao fim do quarto treinador os adeptos irão se virar contra o presidente. E é isso que me preocupa. Porque era escusado este desgaste todo ao fim de tão pouco tempo.

      Eliminar
    3. Que conversa de coitadinho , 3asifa !!!
      São gente assim que votam no míni Trump , com conversas que está tudo mal , etc ...
      O facto é que no ranking UEFA por equipas , Portugal está sempre no top 5 , top 6 , atrás da Inglaterra , Espanha , Itália , Alemanha , França .
      Países onde a realidade é outra , aonde os melhores clubes têm um orçamento gigantesco , todavia nós nos batemos sempre de igual por igual na maioria das vezes , embora tenhamos perdido isso nos últimos anos por óbvias razões .
      Ou seja a Europa tem 50 países , estamos em sexto neste momento , temos atrás 44 países atrás que davam tudo para estar no nosso lugar ... e todavia segundo tu , somos uns atrasados .
      O Manchester United não vai a lado nenhum , porque têm uns donos que não percebem patavina , e pior , estão rodeados de gente incapaz de dar a volta .
      Amorim não estará lá muito tempo , 2 , 3 , 4 , 5 meses ?
      Façam as façam as vossas apostas .

      Para acabar , o que o AVB decidir está decidido , mas parece que não há como voltar atrás , a maioria dos portistas , não quer o Anselmi .
      Ninguém esperava que fosse campeão , mas , que lutasse até ao fim pelo segundo lugar , não pelo terceiro lugar .
      Dei o benefício da dúvida por 6 meses , o seu futebol foi piorando ao longo do tempo .
      Tem rácio de vitórias de 47% , ou seja ganhou menos de metade dos jogos .
      Nem o Octávio foi tão mau !!!
      Mas está á vontade para cantar o fado !!!


      Eliminar
    4. O que interessa, "o que a maioria dos portistas" quer? Já agora, tenho formação matemática e nunca percebi de onde vêem essas maiorias. Vêem da bolha dos media é? Foste lá contá-los? Põe se meia dúzia de cromos nas tvs e jornais e cmtvs do costume e depois vêem gajos como tu, dizer, a maioria? Lá porque que tens meia dúzia de carneiros nas tvs todos a dizer a mesma coisa, sabes lá tu o que quer a maioria. Só sabes isso quando há eleições. E era o que faltava, o clube ser gerido de fora para dentro. Estás a contradizer te. Os do United não sabem nada pois, se soubessem, já tinham mandado o Amorim embora não é? Porque a maioria quer não é? Mas agora elegemos um presidente que foge as decisões difíceis? Se um presidente tem medo dos adeptos, estamos lixados.

      Eliminar
    5. Deves andar muito distraído , deve ser do calor ...
      Primeiro , tenho muitos amigos portistas , todos eles são unânimes , Anselmi não serve ...
      Segundo , lê aqui no blog , quantos querem Anselmi , vá lá , conta , dá-te a esse trabalho ...
      Terceiro , noutros sítios na NET , e noutros blogs de futebol a mesma coisa ...

      A CMTV e afins são pura tragicomédia , só lá vou por zapping ...

      Quanto ao Amorim , estou me marinbando para ele .
      mas só alguém tonto é que acha que ele se irá manter muito tempo por lá ...

      PS - Já agora , do meu grupo de amigos , eu fui o último a defender Anselmi .



      Eliminar
  53. Boas.
    Discordo da opinião de certo,povo aqui.
    Eu não sigo modalidades,frequentemente.
    A unica,modalidade que sigo,são os playoffs da nba.
    Apesar de toda a espectacularidade da temporada regular da nba,não há a intensidade dos playoffs.
    Dizer,que o hóquei é à única modalidade do Porto,que eu associo um nome a uma cara.
    Como desporto dá saúde,mas desporto de alta competição não dá saude a ninguém,percebo a derrota na luz,terminar em terceiro lugar.
    E devido,à qualidade do hóquei nacional,ser eliminado,na taça.
    Porquê o momento de decisão são os playoffs.
    O Porto perdeu para Barcelos,num só jogo.
    O que pode acontecer,devido à qualidade dos hoquistas.,a melhor de 3 vitórias foi superior de longe.
    O campeonato português,está acima da liga dos campeões.
    Neste ultimos 5 anos..
    Parabéns ao hóquei.
    E o meu agradecimento ao espanhol que esteve no Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se Anselmi sair.
      Apesar de todo o esforço que o figura,fez para treinar o clube.
      Devia era ter vergonha na cara,e não pedir acerto.de contas algum.

      Apesar da treta,do plantel.
      Ele como timoneiro,é um grande flop.
      Portanto,vai aprender a ser treinador primeiro,para depois exigeres,que te paguem.
      Ainda agora,no unico local onde o clube,podia ir buscar uma receita monetária,acentuada.
      Tu como treinador tiveste,uma prestação de borrar a cara,que se refletiu na prestação do clube.
      Não peças dinheiro,e vai-te, é encher de moscas,O Anselmi

      Eliminar
    2. Tu é que tens de fazer um esforço de maneira que percebamos os teus comentários...

      Eliminar
    3. Quando não se tem,capacidade atletica.
      Para disputar tudo,abdiqua-se de algumas prestações.
      Como foi o caso,dos altos e baixos do hóquei...
      Sabendo que os playoffs,é que resolvem.
      Provavelmente foi mais dificil,a meia final,que a final
      E a equipa,que estava na final era o campeão europeu da modalidade.
      O povo é que tem a mentalidade,que tem de se ganhar a tudo e todos.

      Quanto a Anselmi,foi mais uma cruz,que apareceu no clube.
      Que se tivesse vergonha na cara,ia se embora.
      Sem pedir,cheta

      E provar,noutro que percebe de ser treinador.
      Estou a usar cruz,para não usar outra palavra,que se assemelha a ele,como uma cruz no altar.

      Eliminar
    4. Quando abdicarmos de pensar que temos de ganhar tudo e a todos?! Que fazemos por aqui... Ganhar sempre e cair de pé :) Até que, muitos de fora pagam cotas e bilhetes para nos ver ter resultados!

      Não vou alimentar "silly seasons", mas caso o AVB venha a contratar o farinhoto, que se despeça de seguida! Brincar ao caralh*! Nenhum treinador é sinónimo que venhamos a ter resultados, mas um treinador é sinônimo de conseguir uma equipa, digna de tal! Daí, xau xau MA!

      Eliminar
    5. Portanto, se sair o Anselmi e vier o Farioli, AVB que se despeça já? A ser verdade, ainda não entrou e já é contestado, já começaram a fazer trocadilhos com o nome? Mas agora é assim? Tolerância total e absoluta, par o Sérgio Conceição, nem sequer o benefício da dúvida para outro que venha? Mas quem devia ser para ti o treinador que não te levasse a fazer este tipo de comentários?

      Eliminar
    6. Se interpreto bem a mensagem do “João Silva”, o objetivo é substituir JÁ o AVB pelo neto do anterior presidente ou outro associado qualquer desde que apoiado por ele . Depois qualquer cepo servirá para treinar o Fcporto 😂😂😂

      Eliminar
    7. Jogadores não são máquinas.
      Devido à qualidade das equipas nacionais de hóquei.
      Não se pode ganhar a tudo e a todos.
      Vou-lhe dar uma espécie de ex,o Barcelos acabou em 4.
      Mas no que parece tudo,foi programado para que eles no fim da época estivessem no seu melhor índice físico.
      Para que pudessem trazer dissabores aos outros competidores,um deles foi o Porto.

      Eliminar
    8. É impressionante! Há portistas que só eles é que sabem, eles é que mandam, e se Villas-Boas não fizer o que eles acham que é bom... rua com ele.
      E o que é que eles acham que é bom? Muito provávelmente, o pré-reformado JJ, ou o mini JJ Vasco Matos, ou o banal Carvalhal, que foi recentemente corrido do Braga. Ou então treinadores impossíveis como o LJ ou o VP. Tudo o que sair disto, não presta para esses portistas. Nem dão sequer o benefício da dúvida.
      O Farioli fez um grande trabalho no Ajax, apesar da ponta final de pesadelo ultrapassou todas as expectativas, ficou 10 pontos à frente de 1 dos rivais e apenas 1 ponto atrás do outro, ganhou-lhes nos 4 clássicos, e ambos tinham muito melhores plantéis. E isto depois de uma das piores épocas de sempre do Ajax e com o mesmo plantel.
      Se fizer o mesmo no Porto, é mau, na actual conjuntura?
      E porque não há-de fazer até melhor? Tem feito sempre melhor, a cada nova equipa, com a experiência que vai adquirindo, e fazer melhor do que fez no Ajax... é ser campeão no Porto.

      Eliminar
    9. O AVB é o nosso presidente, e muito gostava q por lá ficasse muitos anos, muitos, era sinal q era bem sucedido e o FC Porto também... Ir buscar um treinador q ainda usa chupeta, parece-me q é o mm erro! Desculpem, mas é sinônimo de muita competência e cometer o mm erro, não é digno de um comandante de um clube como o FC Porto! É preciso 1homem q sinta o peso da camisola q vai vestir! Não 1homem q sinta q possa ser o próximo special One!

      Eliminar
    10. A partir desse princípio nunca, por exemplo, José Mourinho, AVB ou Vítor Pereira teriam treinado o FCP e com o sucesso conhecido. Já para não ir mais atrás e falar de Artur Jorge. Repito, não sei se vai ser Francesco Farioli o novo treinador, se foi espero que tenha sucesso. Não lhe dar sequer o benefício da dúvida não me parece o melhor caminho. Se começarmos de pé atrás é mau sinal...

      Eliminar
    11. O principal problema do Anselmi,não é a chupeta.
      Foi a ideologia de jogo,aí e que AVB,errou.Feio
      Qualquer,uma pessoa com maior conhecimento do clube,mas com um modelo táctico,mais tradicional com o que o Porto costuma jogar,seria mais benéfico,sem dúvida.

      Eliminar
    12. O JM além de bom, é ver onde passou, de quem foi subordinado, e o conhecimento q tinha; o AVB, tinha o plantel q tinha, e é bom comunicador... O VP sente bem o peso e o amor pela camisola! Eu discordo da solução por 1treinador não sofrido e sem conhecimento do futebol português! Mas independentemente será o meu treinador, mas sinto q cometem o mm erro...

      Eliminar
  54. Totalmente de acordo, caro o Manuel.
    Desde já dois apontamentos em relação ao que vou lendo, um acerca do futebol inglês, acabem com essa comparação, vai de encontro há cartilha dos toupeiras, esse campeonato é o exemplo mas esquecem que as verbas são todas iguais para todos os clubes que representam o campeonato inglês, todos iguais, portanto não tem fundamento estarmos a comparar com os ingleses.
    2, é claro que a questão do treinador é descutivel, uns gostam outros não , mas o FCPorto paga por esta novela mais dez milhões e com agravamento de ter que gastar mais algum para contratar outro, que poderá vir a ser como a não ser feliz, assim o mais razoável até seria valorar o dito fraco treinador.
    P.s. o que eu penso não é um dogma.

    ResponderEliminar
  55. Percebo as comparações Amorim vs Anselmi e realmente é uma situação algo parecida. Ambos os treinadores são jovens e com ideias muito próprias e ambos entraram em clubes com contextos complicados. E, não menos importante, ambos significaram o pagamento de uma verba para a sua contratação (e relembro que o United pagou 10 milhões para ter Amorim). Mas o Manchester United facilmente larga 60 ou 70 milhões para reforçar uma posição e compra um jogador daqueles que fazem a diferença. O FCP não tem essa facilidade. E depois há outra coisa. O Amorim chegou à final da LE. Foi com um futebol espetacular? Não. O Anselmi só piorou a equipa. Eu já dou de barato a % de vitórias inferior a 50%. Quem vê os jogos vê um FCP que não sabe o que fazer em campo. A defender parece uma equipa amadora. Qualquer "mija na escada" aparece na cara do GR. Não pode acontecer nunca numa equipa com os pergaminhos do FCP. Nem o tão propalado futebol atacante de Anselmi se viu. A equipa faz menos remates, não cria oportunidades. E eu pessoalmente simpatizo com o facto de ele ser um treinador apreciado na América do Sul/Central e de ter abdicado de muita coisa para vir para o FCP mas os treinadores de futebol têm de estar preparados para lidar com os resultados. E aqui, mais que os resultados, para mim é a forma como o FCP se exibe em campo. É do mais pobre que eu já vi na minha vida de adepto.

    Posto isto, já li n'O Jogo que o AVB está à espera do novo período contabilístico para anunciar a despedida do Anselmi. Não sei muito bem o que pensar sobre isto (nem se tem algum fundo de verdade). Sei é que o tempo passa e precisamos de definir rapidamente o futuro e que já haja um perfil de treinador identificado.

    ResponderEliminar
  56. Bom dia a todos.
    Mais uma boa notícia para o nosso FCP.
    https://www.ojogo.pt/5227402782/reforma-significativa-na-arbitragem-notas-serao-publicas-e-var-a-tempo-inteiro/#iss=https%3A%2F%2Fsso.noticiasilimitadas.pt%2Frealms%2FNI_PRD
    Com amigos assim quem precisa de inimigos!
    Que mais esperar da coligação melancia?
    A coisa começa a compor-se para a próxima época. Eles estão por todo o lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Entretanto, Dudu vai integrar a estrutura de arbitragem federativa.
      Já agora pensemos nisto que o Bruno "projecto de treinador" Lage ontem largou: "Temos (eles têm) de ser mais agressivos dentro e fora do campo".
      Abç.
      LO

      Eliminar
    2. São boas intenções, permitem constatar o desempenho versus nota, o critério dos delegados na avaliação. Mas já sabemos como as coisas funcionam neste país e esse é um problema que não me canso de referir. Por exemplo, se um erro que beneficia o FCP der origem a um grande polémica grande numa comunicação social que extrapola, omite ou branqueia ao sabor dos interesses do SLB, mas se for ao contrário passa tudo sem polémica, errar faz parte; se a cada prejuízo do SLB tivermos todos o tipo de ameaças à Liga, FPF, CA, CD, FIFA, UEFA e os responsáveis se encolherem, tiverem receio do mito dos não sei quantos milhões, é apenas mudar para tudo ficar na mesma.

      Eliminar
  57. O que fizeram as galinhas melhor do que nós? Empataram com o Boca, ganharam a uma. equipa de amadores, ganharam ao Bayern que fez descansar 7 titulares….e ontem não levaram 3 ou 4 porque o Redes defendeu tudo, antes de frangar no prolongamento, ao qual apenas forem graças a um penalty que caiu do céu… estiveram melhor do que nos? Na minha opinião ..não
    Venha um novo treinador e a necessária remodelação do plantel, e que o nosso presidente AVB anuncie o ano zero, sem pressão e expectativas dês necessárias nesta fase

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      "Venha um novo treinador", Abel Ferreira já!!
      Abç.
      LO

      Eliminar
  58. Boa tarde, Sr. DVP e restantes FCPortistas.
    Farioli??? Não conheço. Espero enganar-me redondamente e, nesses caso, farei a penitência devida e apresentarei as minhas desculpas, mas não estou muito certo disso.
    Não conhece o campeonato PTG, dentro e fora de campo, condição que nos parece necessária, embora não suficiente, para nos catapultar de novo para os triunfos. Receio poder ser outro flop.
    1 abç e viva o sempre o FCPorto.
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  59. Luís Oliveira, Abel Ferreira, a sério? O que seria preciso para o desvincular? Quanto ficaria de encargos ele e a equipa técnica? Mas se for para um treinador, já, o Abel não estaria nos meus preferidos. Leonardo Jardim, Vítor Pereira, Marco Silva, Artur Jorge, estariam, para mim, à sua frente. A minha postura é sempre a mesma: se não gostar da opção, como não gostei de algumas no passado, respeitarei a escolha e dentro daquele de sempre, gosto, elogio, não gosto, critico.
    Ah, dizem os que sabem sempre tudo, os Vítor Pinto desta vida, que o Farioli esteve para treinar o Braga e para isso esteve vários meses a estudar o campeonato português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Sr DVP.
      Concordo e parece-me que estamos a chegar ao ponto. O que pretendendo dizer é que por vezes o +barato sai bastante +caro e vice versa.
      A contratação e descontratação do MA, na minha opinião, fica mais cara do que, provavelmente, o AF. Segundo algumas notícias, parece que, por motivos familiares, até estaria disposto a regressar. Se ao FCP, não sei.
      Já agora, aqui atrasado falei também no LJ que também não deveria ser barato. O MS, parece-me que nunca poderia ser treinador do FCPorto, antes o JJ (que eu detesto).
      Quanto ao Farioli, hoje calhei a ouvir na CNN, TV-comentaristas tecerem elogios ao dito cujo percebendo-se o quanto radiantes estavam...
      1 abç e que o novo treinador seja, de facto, um game changer nestes tempos tão complicados. Agora vou ler o Gilles27.
      Viva o FCPorto, sempre.
      Luis Oliveira

      Eliminar
  60. ComPortistas, DVP, (parte 1/2)
    Retorno a este cantinho apenas para vos deixar umas palavras sobre uma época desportiva dececionante em várias dimensões e em quase todas as modalidades, que competem nas divisões principais. Pelo facto de ter estado ausente da escrita por mais de 6 meses, agradeço desde já a vossa compreensão caso me estique um poucochinho ;) Certo, certo é que tiveram em mim um fiel leitor de todas as peripécias aqui reportadas e comentadas desde que optei por me desilgar na sequência da saída do anterior treinador.
    Começo pelo hóquei, merecido quando muito poucos já acreditavam. Eu próprio, não apenas pela irregularidade numa época onde tivemos longas lesões em jogadores importantes (Telmo e Rafa) mas principalmente pelas escandalosas atuações dos artistas do apito, mesmo na nossa própria casa! No último jogo em casa no Arena contra os lagartos, valeu de tudo para nos eliminar (cotoveladas nas barbas dos artistas, azuis em duplicado com consequente expulsão do Mali e 4min com 3 jogadores de pista); não contavam foi com uma exibição extraordinária do Leo que conseguiu parar tudo menos um último remate que nos levou a prolongamento. Também aí continuou a escandalosa aplicação de critérios a la carte e foi nas penalidades que conseguimos a qualificação. Foi também assim que nos qualificamos para a final no último e decisivo jogo na casa desses supostos ecléticos adeptos mas que são um verdadeiro cancro no que toca a comportamentos (estão bem para os seus vizinhos). Foi também através das penalidades que nos qualificamos para a final frente à equipa de Barcelos e que nos levou ao bicampeonato daquele que é considerado por todos a liga mais competitiva do Mundo. Para não faltar, foi também nas penalidades que perdemos contra esta mesma equipa, que salvo erro ao longo da época nos ganhou mais jogos do que perdeu, a final da Champions (mais uma… acho que já vamos em 17 finais perdidas). Uma última palavra para o Eurico Pinto, filho do Sr. Ilídio, família que ao longo de todos estes anos foi o principal financiador da modalidade. Sabendo toda a história desta modalidade, quiça a mais vitoriosa no Clube, não gostei do atual Presidente ter optado por não lhe dedicar uma palavra no discurso da receção da taça no Museu assim como não gosto de o ver na bancada do Arena a assistir aos jogos no meio de nós. Pelo que fez pela modalidade merecia outro reconhecimento e ad eternum! Isto não é ser Porto. Uma palavra para todos os adeptos do Hóquei de Barcelos, sua claque em particular, que nunca deixaram de apoiar a sua equipa ao longo desta época e nas finais tiveram apenas e só excecionais. Um exemplo de desportivismo e de apoio organizado que deveria deixar muitos dos tão propalados ‘clubes grandes’ corados de vergonha.
    O basquete era a modalidade onde mantinha maiores e fundadas esperanças mas, uma vez mais, à medida que a época chega à decisão final mais parece que a nossa vela se apaga enquanto que as galinhas disparam para um nível ainda não visto, sendo justos vencedores. Uma palavra de agradecimento para o ‘Americano da Ribeira’ que se despediu esta época e também ele merecia melhor sorte. Um abraço para o Fernando pois sei bem como vive o Clube e contagia quem o rodeia.
    Sobre o andebol continua a fazer-se sentir o golpe que os lagartos nos deram com a contratação dos manos Costa. Com eles do nosso lado jamais a balança estaria assim desequilibrada. Mas a verdade é que o nível está o mais alto alguma vez visto (boa sorte para a final de amanhã do Mundial nos sub21) e vamos ter que investir e formar para conseguir dar a volta ao texto. Para esse desafio estou convicto na competência quer do Magnus quer do Martingo.
    No vólei uma recente entrevista do Miguel Coelho veio explicar muito do que vimos esta época onde descemos bastante o nível. Foram tomadas decisões sobre a saída de uma grande parte do plantel pelo que vamos aguardar para perceber se foi apenas e só um ano mau.
    Finalmente, e sobre a modalidade raínha, as palavras deceção e impreparação foram as palavras que mais me assolaram durante esta época.
    Gilles

    ResponderEliminar
  61. (parte 2/2)
    Não tendo assistido aos jogos após a forma como o processo de saída do anterior treinador foi gerido. Alguém conhece o resultado do tão propalado processo disciplinar ao jogador Pepê? É que estive muito atento e não me apercebi de nada! Apenas registei que o fulano foi titular no jogo seguinte à decisão de saída do treinador, treinador esse que o tinha colocado fora das opções por razões disciplinares. Normalmente quem opta por dar a mão a mercenários não se dá bem… Enfim…
    A palavra deceção tem por base não apenas a terrível gestão de expectativas tantas vezes aqui apontada ao Presidente AVB que tem que saber a posição que ocupa e não pode falar como se de um comum adepto se tratasse. As limitações do plantel estavam à vista de todos. Tendo ele conhecimento de base muito superior ao do comum adepto, isto de vir vender sonhos infundados tinha tudo para correr mal. Assim foi. Mas a minha razão principal para esta deceção vem do facto de ter visto uma campanha eleitoral muito rica no reavivar de memórias e costumes do nosso passado, em particular associado aos tempos de JMP tendo sido usados vários slogans na campanha que, pelo menos a mim, me convenceu que o Porto vegetativo, no que refere ao seu peso institucional, ao comer e calar que teve o seu apogeu máximo nos tempos do Treta, tinha os dias contados. Não só não foi assim como mais parece que piorou. Com um discurso de união e de consensos completamente desfasado da realidade deste país centralista onde os paralos do Norte são e serão sempre parolos para os senhores (alguns vendidos) da capital falida, continuamos a assistir ao domínio das instituições por parte dos clubes da Sta Aliança; o resultado das últimas eleições da Liga é o melhor exemplo mas a nomeação do artista Dudo para o cargo de Diretor Técnico de Arbitragem promete fazer furor e o vermelho do Godinho o melhor artista… É necessário fazer desenhos? É que esta época foram tantos os tiros nos pés que nem vale a pena falar dos artistas do apito mas que eles estão lá para o que der e vier, disso não tenho qualquer dívida. E se no futebol é assim e existe tanto escrutínio, quem segue as modalidades sabe bem que as coisas ali são ainda piores (falei do hóquei, podia falar do andebol). Sinceramente não me parece que seja com este tipo de discursos e posturas que vamos lá. Citando JMP ‘enquanto formos bons rapazes’…
    A impreparação do atual Presidente para as funções da gestão desportiva, numa primeira época que seria sempre muito difícil, ficou, infelizmente, demasiado evidente. A gestão das pastas dos treinadores é o exemplo mais mediático. Já deixei a minha opinião sobre como foi gerido o processo do anterior treinador; a contratação do atual, pelo seu perfil e inexperiência, teve um risco dificil de compreender, ainda para mais quando ainda se lutava para alcançar aquele que deveria ter sido assumido como o principal objetivo da época - Top2 no campeonato com potencial de classificação para a Champions. Pelo que fui seguindo a mudança foi para bem pior e levou-nos a praticar um futebol nunca visto. Mas não foi só no futebol tático que nos perdemos, perdeu-se também a intensidade, a atitude, a raça, desapareceu tudo...
    Não dar a cara nos momentos mais marcantes é igualmente merecedor de nota bem negativa (exemplos: humilhação no Dragão e a patética prestação neste Mundial). Mais parece que decide falar quando não deve e que quando é preciso dar a cara nem vê-lo... O oposto do que um líder deve fazer. Infelizmente, na maioria destas situações, voltamos ao Editorial da revista Dragões demasiado rápido…
    E chegados aqui eis que o Presidente tem nas mãos a decisão de avançar ou não com a contratação do terceiro treinador em pouco mais de um ano... Se pudesse fazer um pedido, e independentemente dos atributos e defeitos de cada personagem, eu sinceramente gostaria de ver um apoio firme, claro e presente sempre que seja necessário avançar para uma defesa do treinador que vier a ser escolhido. A tal gestão de dentro para fora, afirmativa, vociferos e sem hesitações!
    Gilles27

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gilles, não vou responder-te à parte do futebol nem das restantes modalidades, com excepção da bola ao cesto: no que toca ao Basquetebol o FCP fez esta época o maior investimento na modalidade de sempre. O presidente logo após ganhar a Taça de Portugal, eufórico, fez um grande elogio ao treinador e renovou-lhe o contrato. Nada contra o Fernando Sá, mas para mim só portismo não basta. AVB devia ter esperado, elogiar a conquista, sim, obviamente, mas também dizer que o principal objectivo da época era ser campeão, conquistar o título que nos foge há muitos anos. Pela 2ª época consecutiva, no momento da verdade, quando a equipa tinha de estar no topo, não esteve.

      Mas vou falar do Hóquei. Essa omissão sobre a família Pinto foi algo que me passou e da qual me penitencio, todos sabem a minha admiração pelos Pinto, pai Ilídio e filho Eurico - no post sobre o título da temporada anterior escrevi isto: Ao vencer o Benfica no pavilhão da Luz por 3-1 - também 3-1 à melhor de 5 -, o FCP sagrou-se Campeão Nacional de Hóquei em Patins.
      Parabéns a todos os que contribuíram para mais este sucesso do Hóquei dos Dragões, dirigentes, técnicos, jogadores, restante staff, adeptos...
      Uma menção particular de reconhecimento pelo trabalho e dedicação ao Hóquei do FCP durante décadas, à família Pinto, nas pessoas do senhor Ilídio Pinto e do seu filho Eurico Pinto. Mas como mais vale tarde que nunca, mesmo não me apercebendo desse pormaior, vou tentar saber junto do Eurico duas coisas: um, se foi convidado e não aceitou ao não pode aceitar por razões pessoais. Dois, se vai para abancada porque quer ou porque nunca foi convidado para o camarote. Se foi convidado e não aceitou ou não pode, é uma coisa, idem para o camarote. Se não foi é motivo de críticas fortes a AVB e Mário Santos. O Hóquei do FCP deve muito, muito mesmo, àquela família.

      Eliminar
    2. DVP,
      Os momentos que estive com o Eurico foram de celebração de vitórias arrancadas a ferros não eram apropriados para o questionar sobre o ponto que apontei. Também procurarei junto dele saber algo mais. Sobre o basquete, é verdade o que dizes, mas também é verdade que o nosso investimento continua a ser inferior ao do adversário. Aliás basta ver os bancos de cada uma das equipas e observar que os nossos suplentes apenas jogam nos jogos já resolvidos enquanto que os deles jogam sempre. EM determinados momentos da época jogamos um basquetebol fulgurante, quase imparável. Mas quando se aproximaram as decisões, e se calhar a seguir à derrota com a Oliveirense na final da Taça (que tínhamos eliminado o fifica sem apelo nem agravo), sentiu-se a perda de gás. Já foi assim nos jogos com os lagartos, em particular no primeiro onde fomos ganhar o jogo nos últimos minutos com uma exibição muito fraca. Outra nota está no facto dos nossos melhores jogadores já terem uma idade avançada e isso acarreta menor frescura física, pois nos jogos a decidir são quase sempre os mesmos 7 ou 8 a jogar, e maior propensão a lesões, como foi o caso do Omlid que julgo que só jogou um dos jogos das finais (o 2º do playoff). A chave, se calhar até anímica, esteve no 1º jogo da final onde o Landis marca quase 40 pontos e mesmo assim não ganhamos. No último jogo dois dos nossos americanos nem 10 pontos fizeram juntos... um deles acho que falhou quase todos os lançamentos livres! Sobre as declarações do Presidente, e conforme escrevi, tem que aprender a estar e falar como Presidente e não como adepto. E isto vale para todas as modalidades, e não apenas quando ganhamos. QUando somos roubados à descarada temos que agir ou algúem pensa que se fosse o Gonçalo a agredir à cotovelada um dos lagartos como fez o Souto nas barbas do artista do apito ele voltaria a jogar algum jogo da final? Pois... enquanto formos bons rapazes...

      Eliminar
    3. Já lhe enviei uma mensagem privada. Espero que quando tiver um tempo me responda.

      Eliminar
    4. Já me respondeu, acho que não vou cometer nenhuma inconfidência grave ao colocar aqui a resposta:
      Ele e a família têm lugar anual no Dragão Arena.
      «Não fui convidado para a cerimónia do museu, nem acho que devia pois é uma cerimónia restrita à equipa e direção.»

      Eliminar
    5. Esclarecido. Sobre a cerimónia, na minha opinião, convidamos para a mesma quem quisermos. Pelo que sei esteve presente um sócio a entregar a taça tendo sido distinguido pela elevada assiduidade às partidas do Arena. Tudo bem. Mas entre isso e o Eurico havia dúvidas? Eu não tinha. Mas independentemente de terem decidido não convidar nada justifica a ausência de uma palavra no discurso. Se olharmos para a equipa campeã, é exatamente igual à anterior, personagem a personagem, com exceção do Eurico. Eu também tenho lugar anual no Arena e sei bem qual é o meu lugar. O Eurico e a sua família, por tudo o que fizeram pela modalidade, merecem outro lugar. Mas, uma vez mais, é apenas a minha opinião. Não temos que concordar com tudo.

      Eliminar
    6. Estou de acordo contigo. Eu tinha convidado o Eurico e mais, oferecia-lhe um lugar nos camarotes do Dragão Arena. Aqui ele podia não aceitar, pode querer ir com a família e serem vários lugares.

      Eliminar
    7. Para completar a informação sobre o Eurico, contactei um amigo que é muito próximo de grandes figuras do Hóquei do FCP. Disse-me duas coisas: uma que o Eurico foi convidado e esteve presente na Gala dos Dragões de Ouro. Que nos últimos tempos não tem tido o comportamento correcto, só faz críticas e oposição.

      Eliminar
  62. Boas
    Alguém,sabe quando vai sair o comunicado dos lampinhoes.
    A críticar,a arbitragem,que em 4 jogos expulsou 2 dos seus jogadores.

    ResponderEliminar
  63. O neto de JNPC tem mandado umas larachas nas redes sociais , visando AVB .
    Mas apesar do avô ter ganho tudo , de ser o melhor presidente da história , também ele cometeu erros nestes 42 anos .
    Quinito nos anos 80 .
    Ivic na sua segunda passagem
    Octávio Machado em 2002
    Del Neri - Victor Fernandes - Couceiro , três treinadores num só ano
    Paulo Fonseca , Luís Castro 2013 /2014
    Lopetegui - Rui Barros - Peseiro 2015/2016 , mais 3 treinadores numa época .

    Espero que AVB acerte á terceira tentativa .
    Já agora , o Vítor Bruno abdicou de metade do que tinha direito , tendo concordado receber em duas tranches , uma já foi paga a segunda será em breve , pelo que só se terá de pagar em breve ao Anselmi .





    ResponderEliminar
  64. Boa tarde.
    Não conheço o Farioli. Pelo que fez no Ajax, embora tenha perdido o título no fim, não faz dele mau treinador. O JJ também aconteceu o mesmo e continua a ser bom treinador. Acredito também que não é essencial conhecer o campeonato português. Um bom treinador impõe.se e põe a equipa a jogar seja onde for. O resto da estrutura tem a obrigação de elucidar o treinador de como é o campeonato, como são os árbitros a comunicação social etc. Não estou a dizer que sou a favor do Farioli. Aliás não tenho preferidos. Mas parece.me obvio que o Abel é impossível, JJ impossível, O Marco Silva também não quer voltar para Portugal agora que está com sucesso em Inglaterra. O Leonardo Jardim sinceramente não faço a minima ideia onde esteja e se é fácil faze.lo vir. Que o André tenha sorte na escolha que fizer. Embora a nível desportivo não tenha tido boas escolhas, foi o Villas boas que nos salvou da bancarrota! E isso era primeira urgência do clube.

    ResponderEliminar
  65. Tenho pena pelo MA, mas é notório que jogadores não se revêem no seu modelo de jogo. A equipa dá espaço nas costas dos defesas, o meio campo está normalmente desorientado e colocamos pouca gente na área adversária.
    Talvez o MA devesse implementar o seu modelo gradualmente e não de forma quase drástica. Agora será difícil manter-se no FCP, pois os jogadores - parece - deixaram de acreditar no seu modelo de jogo.

    ResponderEliminar
  66. O sr. Anselmi já vai muito tarde. E pode levar consigo a churrasqueira que mandou instalar no Olival!!! Parece que os churrascos era uma das suas prioridades!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloquei este post no facebook:
      «Que sócios e adeptos do FCP estejam entre o preocupados e apreensivos com este sai não sai, fica não fica Martín Anselmi, até sou capaz de compreender - eu estou tranquilo. Tenho a certeza que quem dirige tem noção do que é preciso fazer, que a margem de manobra estreitou-se. Mas a preocupação da comunicação social, confesso, deixa-me emocionado. Entretanto, num lado Anselmi aponta o dedo a Zubizarreta, no outro explica-se como o técnico argentino perdeu o balneário.
      - Calma, os tempos são os do FCP não são os vossos.
      Independentemente do que penso do trabalho de Martín Anselmi, o respeito pelo profissional e o homem é para manter até ao fim. »

      Qual é a necessidade de andar a bater no homem? Tem todos os defeitos, até tinha uma churrasqueira no Olival? Ele tomou o lugar de assalto? Se mandou construir uma churrasqueira - ele é cada uma -, quem lhe permitiu construir?

      Eliminar
  67. Boas, para mim MA, é o menos culpado.

    ResponderEliminar
  68. Nos últimos dias tem-se dito e escrito muita coisa, uma das últimas foi que uma das fortes razões para o despedimento de Anselmi foi a falta de pulso no balneário. Se assim for, realmente é compreensível este desfecho.

    É das piores coisas que pode acontecer num balneário e é verdade que aconteceram vários episódios de falta de profissionalismo esta época. Como disse em comentários anteriores Anselmi podia ter deixado cair alguns jogadores "consagrados" neste mundial de clubes e ter dado oportunidade aos miúdos.

    Quanto ao sucessor, tudo indica se seja Farioli. Sinceramente não me entusiasma o estilo de jogo que tem apresentado nas suas equipas (até ao momento) e deixa-me apreensivo que AVB varie tanto na escolha do tipo de perfil nos treinadores. Mas pode ser que o seu pragmatismo e calculismo funcione. Mais do que jogar bem ou bonito, nesta fase precisamos é de ganhar.

    ResponderEliminar
  69. Já não deve faltar muito sobre a questão do treinador ficar resolvida e portanto, vou esperar e depois dou o meu bitaite. Mas o meu bitaite não vai ser muito diferente dos que se referem a jogadores. Apenas sei nos clubes que trabalhou, da forma como perdeu o campeonato com o Ajax, porque isso é público, mas não o conheço, não acompanho o seu trabalho, não sei como jogam as suas equipas, etc. Sendo assim, benefício da dúvida, espero para ver e desejo que tenha sorte e os adeptos apoiem e tenham a mesma tolerância que tiveram nos maus períodos com Sérgio Conceição.

    ResponderEliminar
  70. Três bons exemplo de contratos de exclusividade e como era a gestão premiada:
    Diogo Costa
    𝗘𝗻𝘁𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲: PP Sports/Gestifute
    𝗗𝗮𝘁𝗮: 03-11-2022 até 02-11-2026
    𝗣𝗲𝗿𝗰𝗲𝗻𝘁𝗮𝗴𝗲𝗺: 10% do preço líquido da transferência para a Gestifute; 5% do preço líquido da transferência para a PP Sports

    Pepê
    𝗘𝗻𝘁𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲: Yes Sports
    𝗗𝗮𝘁𝗮: 09-10-2021 até 09-10-2025
    𝗣𝗲𝗿𝗰𝗲𝗻𝘁𝗮𝗴𝗲𝗺: 10% do montante pago pela transferência se o atleta for transferido por um valor até 50M€; 5M€ acrescida de um bónus de performance, se o valor for superior a 50M€.

    Pepê
    𝗘𝗻𝘁𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲: N1
    𝗗𝗮𝘁𝗮: 10-10-2023 até 09-10-2025
    𝗣𝗲𝗿𝗰𝗲𝗻𝘁𝗮𝗴𝗲𝗺: 10% do montante pago pela transferência se o atleta for transferido por um valor até 50M€; 5M€ acrescida de um bónus de performance, se o valor for superior a 50M€.

    Otavio Ataíde
    𝗘𝗻𝘁𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲: N1
    𝗗𝗮𝘁𝗮: 01-07-2024 até 30-06-2028
    𝗣𝗲𝗿𝗰𝗲𝗻𝘁𝗮𝗴𝗲𝗺: 10% da receita líquida

    𝗣𝗣 𝗦𝗽𝗼𝗿𝘁𝘀/𝗡𝟭 (𝗣𝗲𝗱𝗿𝗼 𝗣𝗶𝗻𝗵𝗼):
    Diogo Costa; Otávio; Pepê; Jaime; Veron; G. Ribeiro; G. Borges
    𝗬𝗲𝘀 𝗦𝗽𝗼𝗿𝘁𝘀 (𝗕𝗿𝘂𝗻𝗼 𝗠𝗮𝗰𝗲𝗱𝗼)
    Pepê

    No caso do Pepê vão beneficiar o Pedro Pinho e o Bruno Macedo, no caso de Diogo Costa Pedro Pinho e Jorge Mendes.





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso dos contratos de exclusividade era uma mina para alguns empresários. Ficavam sentadinhos nos seus gabinetes e quando houvesse negócio era só receberem uma boa maquia na conta bancária.
      E eram aos pares, por jogador, para o Porto ver voar 15 ou 20% em vez de só 10%.
      Com alguma sorte, o FCP ainda conseguia ver algum dinheiro. Espectáculo de gestão que era.

      Eliminar
  71. Parece que o novo treinador do FC Porto é o Farioli...não conheço, sei apenas que perdeu (ou melhor, deixou de ganhar) um campeonato na liga holandesa quando tinha 9 pontos de distância relativamente ao 2o classificado, a poucas jornadas do término. Preferia um técnico português com experiência. Mas a partir de agora é hora de o apoiar...cá estarei para o elogiar ou criticar consoante os resultados e exibições .

    ResponderEliminar
  72. Farioli pegou num Nice 9° classificado na época anterior e deixou-o no 5° lugar e na Europa.
    Pegou num Ajax 5° classificado a 35 pontos do 1° e deixou-o no 2° lugar a 1 ponto do 1°. O Ajax fez + 22 pontos e sofreu menos 29 golos que na época anterior no campeonato. Ganhou os 4 clássicos do futebol holandês.
    Farioli não precisou de conhecer o futebol francês nem o holandês para fazer um bom trabalho nos 2.
    Se conseguir no Porto as melhorias que conseguiu no Nice e no Ajax, arrisca-se sériamente a ser campeão em Portugal.
    Acho que é esta a forma correcta e positiva de perspectivar o que pode ser Farioli no FCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Luís Negroni.
      Pelo que ouvimos e lemos, parece mesmo ser o Farioli. Repito que sobre ele nada sei, mas, a ser este o novo técnico, apoiarei totalmente.
      Preferia que fosse um treinador PTG (e desculpe bater de novo na mesma tecla, mesmo que caro...), conhecedor do campeonato PTG dentro e fora de campo; conhecedor da confrangedora beneficiação dos tais do eixo carnide-lumiar; conhecedor do que a estrutura de arbitragem sempre faz para nos prejudicar; conhecedor do que, antecipamos, irá ser a nova direcção da Liga Portugal. Enfim e numa só frase: conhecedor do significado "contra tudo e contra todos".
      1 abç.
      LO

      Eliminar
  73. «Quanto ao Farioli, hoje calhei a ouvir na CNN, TV-comentaristas tecerem elogios ao dito cujo percebendo-se o quanto radiantes estavam...»
    Luís, se eles dissessem que o Farioli era uma porcaria já seria um bom treinador para o FCP? Isso ainda faz sentido? Pensei que esse discurso passadista já estava ultrapassado...

    ResponderEliminar
  74. Parece que o FC Porto já tem treinador para a nova época: Francesco Farioli, o italiano de 35 anos que esta época comandou o Ajax. A imprensa tem dado ênfase à derrocada final dos holandeses – perderam o título nas últimas cinco jornadas depois de terem nove pontos de vantagem sobre o PSV – mas há muito mais para dizer sobre o percurso de Farioli.

    De um Ajax perdido para um Ajax competitivo
    Farioli chegou a Amesterdão num momento delicado. O Ajax vinha de uma das piores épocas da sua história recente, com um 5.º lugar na Eredivisie em 2022/23, a 13 pontos do campeão. Esta época, com um plantel claramente limitado (palavras de muitos adeptos e do próprio treinador), Farioli levou o clube à luta pelo título até à penúltima jornada, terminando em 2.º lugar com 76 pontos – mais 23 do que no ano anterior – e garantiu o regresso à Liga dos Campeões após três anos de ausência.

    O contexto ajuda a perceber o mérito: o treinador viu os dois extremos esquerdos titulares serem vendidos no verão e teve de apostar durante toda a época num jovem de 19 anos da equipa B. A sua insatisfação com a construção do plantel foi visível ao longo do ano, fruto também de um alegado conflito com o diretor desportivo Sven Mislintat, que sairia mais tarde do clube.

    Um estilo que divide opiniões
    Farioli é discípulo de Roberto De Zerbi e, como tal, adepto de um futebol pensado, com variações táticas entre o 4-3-3, 4-4-2 e até 3-5-2. No Ajax, implementou uma abordagem menos “romântica” e mais prática: pressão alta, organização defensiva e contra-ataque rápido – algo que até nos faz lembrar Sérgio Conceição.

    Não encaixou no ADN tradicional ofensivo do clube de Amesterdão, mas conseguiu resultados. Muitos adeptos criticaram o estilo mais resultadista, mas reconhecem que devolveu competitividade à equipa.

    Antes disso, em Nice…
    No Nice, em 2022/23, Farioli terminou a Ligue 1 no 5.º lugar com 58 pontos – à frente de clubes como o Lyon e Rennes – e uma das melhores defesas do campeonato (37 golos sofridos). Curiosamente, tal como no Ajax, a equipa caiu bastante a partir de março e terminou a época com dificuldades em marcar golos. Esta época, sem ele, o Nice subiu um lugar… mas com menos consistência defensiva.

    Conclusão
    Farioli pode não trazer o futebol espetáculo de outros tempos, mas traz organização, exigência e uma mentalidade competitiva. Tal como Conceição, constrói equipas que não se encolhem, que pressionam alto e sabem sofrer. Se o projeto no Dragão lhe der condições, poderá surpreender. E os adeptos? Terão de decidir se preferem espetáculo… ou vitórias.

    ResponderEliminar
  75. Caro DVP e prezados portistas,

    Estive a acompanhar algumas análises ao futebol do provável futuro técnico do FC do Porto, Francesco Farioli, e parece-me que estamos perante um treinador com uma visão clara, mas também com um modelo híbrido e exigente, que requer perfis muito específicos para funcionar.

    Embora Farioli parta frequentemente de uma base em 4 3 3, com um trinco e dois médios “número 8”, o seu modelo é flexível: alterna entre 4 3 3, 4 2 3 1 e até 5 4 1, adaptando-se às fases do jogo, ao adversário e ao momento competitivo.

    Para este sistema funcionar com eficácia, são necessárias peças muito específicas:
    Médios interiores (nº 8) — completos, capazes de recuperar bolas, sair em condução, ocupar espaços entre linhas, rematar de fora da área e compensar defensivamente com inteligência posicional.
    Laterais — com capacidade para inverter para o meio, criando sobreposição e ligação entre setores.
    Trinco — forte a organizar o jogo, mas também a assegurar o equilíbrio tático.
    Avançado — um pivot ofensivo, capaz de segurar a bola de costas para a baliza, essencial para permitir que médios e laterais subam com critério.
    O estilo está definido. Agora, precisamos dos intérpretes certos.

    O que me preocupa é que o FC Porto tem poucos jogadores que garantam desde já aquilo que este modelo exige. É verdade que temos alguns atletas com boa margem de progressão, mas cabe à direção assegurar que o treinador tenha à sua disposição as peças certas para implementar o seu futebol.

    Veja-se o caso do Samu: é um jovem com muito potencial, qualidade técnica e visão, mas ainda não consegue segurar uma bola nem fixar jogo como este sistema requer. Pode crescer, sim — e espero que cresça —, mas neste momento ainda não oferece o que é necessário para liderar o ataque neste modelo tático.

    Por isso, para que este novo ciclo seja verdadeiramente competitivo desde o início, é fundamental dar ao treinador condições reais de sucesso.

    Viva o FC do Porto, sempre!
    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ele vier e trouxer com ele o jogador que é um oito perfeito, pode dar dinâmicas fortes e muita experiência...

      Eliminar
    2. Jordan Henderson?
      Também gostava...

      Eliminar
    3. Eu não disse nada. Não sei de nada, se alguém disser que sei, desminto categoricamente.

      Eliminar
    4. Era bem bom era. Apesar da idade. Ele e o Gabri Veiga eram capazes de dar um meio campo bem jeitoso, bem melhor que o que tivemos esta época.

      Eliminar
  76. Boas.
    A época acabou,feia para os adeptos do inter.

    PdC,quando se iniciou presidente,sabia que tinha um grande treinador.
    Durante alguns anos o 3 lugar,dava acesso a lutar pela champions.
    Nisso AVB ,teve azar.
    Mas passado uma época, acho que o presidente.
    Fez muita coisa bem estudada.
    Mas,não foi o treinador.
    Antes,de se candidatar já devia ter alguém em mente.
    E não seguir,com o vamos ver o que isto vai dar,com VB ou o figura,que dizem foi para Buenos Aires,talvez venha novo ar.

    Espero que não se,esteja a procura do elixir da juventude,para o ter o novo Peter Pan,literário da bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este italiano,ligado ao Porto.
      Teve o carácter de se despedir do ajax.
      Devido ao resultado final.
      Mas se tivesse a personalidade,acertiva da qualidade do seu trabalho.
      Devia quere provar,que o que aconteceu foi,Azar.

      Falando na Holanda,alguém sabe se o Porto pode ir buscar o Carlos Forbs.
      Nem que seja por empréstimo, duvido que faça pior que o Fábio,esta época

      Eliminar
  77. É factual que Farioli adaptou-se bem àquilo que tinha disponível e conseguiu nos diferentes contextos sempre bons resultados.
    Melhor classificação de sempre do Alanyaspor, 5° lugar.
    Fez 5° lugar no Nice que vinha de ser 9° na época anterior.
    Fez 2° lugar no Ajax (a 1 ponto do 1°), que vinha de ser 5° na época anterior.
    No Ajax, lançou miúdos da formação e valorizou-os muito, melhorou bastante a equipa defensivamente, mesmo sem grandes finalizadores acabou por fazer uma quantidade aceitável de golos.
    O grande senão, tem sido as suas equipas quebrarem a partir de certa altura, mas mesmo aí parece ter havido alguma evolução do Nice para o Ajax, onde a quebra só aconteceu mesmo em cima do final da época (e deve ter sido um misto de desgaste e pressão) .

    ResponderEliminar
  78. Se estou a interpretar bem o comunicado no site e não houver uma grande reviravolta, Fábio Vieira regressa ao Arsenal e o FCP não vai tentar o seu regresso. Tenho pena que o jogador que mais me entusiasmou no início da época, tenha sido o que mais me desiludiu. Também Nehuén me desiludiu, mas o argentino não conhecia e só criei expectativas porque as informações sobre ele eram as melhores. Vamos ver se na nova época esse Nehuén aparece.

    Entretanto, já é oficial, o FCP já comunicou à CMVM a saída de Martín Anselmi.

    ResponderEliminar
  79. Já é oficial a saída de Martín Anselmi. Resta saber quanto vamos desembolsar pela rescisão, que pode ir até aos 4 milhões. De qualquer das formas, já foi abordado aqui, sendo este o caminho a escolher não há que ficar refém do valor a pagar. Tenho pena, porque quando um treinador do FCP falha, significa que o nosso clube não teve sucesso. Foi um treinador que apesar de ter uma comunicação muito boa (pelo menos para a CS e adeptos), nunca conseguiu que isso se transportasse para dentro do campo. E a equipa sofreu muito. E nós também. Foi do mais penoso que eu já vi e assim era muito difícil continuar. Espero que a partir daqui se tenha aprendido com muitas coisas que aconteceram na época anterior.

    Ao que tudo indica, será Francesco Farioli a assumir a equipa. Esperemos pelo comunicado do FCP.

    ResponderEliminar
  80. Ai o Fábio Vieira...
    Fiquei entusiasmado aquando do anúncio do regresso ao FC Porto.
    Desiludido aquando dos primeiros jogos.
    Melhorou inicialmente com a chegada do Anselmi (efeito "chicotada psicologica")mas, rapidamente voltou à mediocridade.
    Tem talento, mas não me parece ter a mentalidade necessária para ser um jogador de topo. Talvez se tiver um treinador que puxe por ele e o mime... Mas sabe se lá por quanto tempo!

    Não me vai deixar saudades

    ResponderEliminar
  81. A mim,seguem muitas dúvidas.
    De o porquê de terem ido buscar MA.
    Devido a sua ideia de por equipas a jogar,posicionalmente.

    Depois do campeonato,ter apostado nele.no mundial.
    Porquê.

    Não percebo.
    Talvez,financeiro.
    Devido,a indemnização.

    ResponderEliminar
  82. Quando regressou ao FC Porto por empréstimo em agosto de 2024, esperava-se impacto imediato. Mas a verdade é que ele foi pouco mais do que… semelhante ao que já tinha mostrado: talento, sim, mas consistência e mentalidade competitiva, essas continuam a faltar.

    Estatísticas comparadas (segundo Transfermarkt):
    • Época 2021/22 (Porto antes do Arsenal): 27 jogos, 6 golos e 2 assistências em Liga; total de 39 jogos, 7 golos e 16 assistências .
    • Época 2024/25 (empréstimo no Porto): 26 jogos, 4 golos e 0 assistências em Liga; num total de 42 jogos, apenas 5 golos e 6 assistências ().

    Conclusão clara: o Fábio não evoluiu nas estatísticas — e não se justificam sentimentos de saudade. O negócio com o Arsenal (c. €35 M garantidos mais eventuais extras ) foi uma excelente venda. Por mim, não vale a pena chorar, nem pagar mais por ele.

    Que siga feliz e que mantenha o seu talento, mas longe do Dragão

    ResponderEliminar
  83. Respeito todos os elogios a Fábio Vieira, mas volto à minha posição quando foi contratado - como sub-19 foi um belíssimo jogador. Nunca mais me encantou, e foi com enorme surpresa ver Arsenal pagar um balúrdio!
    Tenho muito medo dum treinador com 35 anos... Confesso. Mas vou esperar, com esperança, que meus receios sejam infundados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das críticas que se fazia ao Fábio e a razão porque ele não era um titular absoluto com o Sérgio, era, com bola OK, sem bola, não fazia nada para a recuperar, não pressionava, não ajudava. Melhorou na 2ª volta, passou a ser muito mais utilizado, brilhou, mereceu a atenção do Arsenal tem no treinador Arteta alguém da escola de Guardiola, ter bola, circular. Ainda fez alguns jogos interessantes nos londrinos, mas depois ou por causa da lesão ou porque achou que já tinha atingido os seus objectivos de carreira, chegar a um grande de Inglaterra e ganhar bem, perdeu as características que tinha adquirido no FCP. Infelizmente, veio com esse espírito, não fez nada para voltar a ser um jogador acima da média, foi uma desilusão. É verdade que também a forma física não ajudou em alguns momentos, a época idem, mas nunca teve aquela pica necessária para dar a volta por cima. É pena, regrediu, porque talento não lhe falta.

      Eliminar
  84. É nojento é fastioso ouvir um espilra canivetes, um lacrau que passou pelo FCP como jogador, treinador de guarda redes, guarda noturno, capataz de treinador, conflituoso. Como treinador foi uma vergonha pior que MA, teve que sair pela porta do fundo, barrido já não dava pra mais, PC só o quis ver pelas costa.

    Este ressabiado, inseria-se nas decisões do clube do presidente pegou-se com Madjer, com A Oliveira, com horário de um jogo Madeira, JMP queria retirá-lo de toda fotografia onde estava como jogador do FCP por ser bom rapaz, etc etc.

    Hoje o ressabiado é comentador num canal de televisão brota ódio, espuma quando fala de AVB. Sempre foi assim, de riso cínico e de mal dizer quando não gosta das pessoas.
    Apetece-me dizer porque não te calas, fala do teu Clube, vai dar banho ao cão...

    ResponderEliminar
  85. Se me é permitido, vou também dar aqui a minha opinião sobre o plantel do Porto:

    Vender os seguintes jogadores:
    Zé Pedro (esforçado, mas pouca qualidade), João Mário (ao fim destes anos todos não passa daquilo), Zaidu (limitado e sem reais oportunidades no horizonte), André Franco (nunca lhe vi qualidade suficiente para um grande), Marko Grujic (muito caro e muito limitado, apenas prometeu na primeira época por empréstimo), Gonçalo Borges (este por vezes promete mas ao fim deste tempo continua a cometer os mesmos erros infantis), Pêpê (já não está com a cabeça no Porto e deve sair), Dany Namaso (eu gostava deste jogador, mas tal como o João Mário e Borges, receio que o tempo para evoluir se esgotou).

    Benefício da dúvida para:
    Otávio Ataíde (foi bom quando veio na primeira época com Conceição e acho que tem muito potencial, se devidamente treinado e motivado), Nehuen Perez (contratação num contexto complicado, espero que melhore nesta 2ª época), Alan Varela (esta época foi para esquecer, mas sabemos que já foi muito bom).

    Convocar e avaliar os seguintes da equipa B:
    Kaio Henrique (alguns jogos que vi, tinha muita garra e pulmão, apenas penalizado por alguns excessos - bem trabalhado pode ser o novo João Pinto a DD), Gabriel Brás (na pré época do ano passado gostei da postura, no resto do campeonato nem tanto, mas é novo e pode evoluir), Domingos Andrade (muita calma e posicionamento a lembrar William Carvalho, apenas espero que seja mais rápido em velocidade e reação), André Oliveira (qualidade com a bola nos pés e passe, um bom 8 em potencial), Angel Alarcon (desequilibrador e rápido, diferente dos alas que temos), Leonardo Vonic (este pela veia finalizadora merecia ser avaliado), Trofim Melninchenka (um avançado puro com bom toque de bola, e muito potencial) - existe também um extremo que é muito bom de pés, mas não me recordo o nome, mas comete os mesmo erros que o Borges que é não soltar a bola no momento que deve...

    Contratar, sem mencionar nomes:
    1 defesa central, 1 ou 2 médio centro, 1 avançado centro e 1 extremo direito. Todas eles dependendo da avaliação dos elementos na casa - equipa B.

    O restante que espero é uma boa organização da equipa em campo, com posições definidas e claras, e ocupação inteligente dos espaços - digo isto porque atualmente o Porto em campo parecia uma anarquia, um conjunto de amigos que jogam juntos, escolhem posições antes de começar o jogo e depois ninguém cumpre :)

    Já em relação a Farioli, li muita coisa, como todos vocês, mas o que me saltou à vista é que, com pouco investimento para esta época, conseguiram um 2º lugar, que não foi primeiro por manifesta infelicidade, e foram a melhor defesa do campeonato. Ou seja, usando primeiramente a prata da casa (jogadores disponíveis e equipa B), transformou o Ajax numa equipa competitiva e quase campeã. Será que consegue no Porto? Não me queria iludir... Uma outra especulação só minha é que, dizem que ele abandonou o Ajax por divergências com a direção, mas a minha hipótese é que poderá ter sido também com a perspectiva de vir para o Porto - diziam que Vilas Boas o queria em Janeiro, se bem se lembram...

    Aguardemos pelo desenvolvimento, sabendo que Anselmi vai, e que o próximo consiga devolver o Porto à liga dos campeões pelo menos. Já para o Vilas Boas, votos que comece a falar menos, refrear os ânimos e moderar ambições sem abdicar da luta por todos os jogos e todos os títulos, ser menos adepto e mais presidente - os adeptos são muito emocionais e por esse motivo não tomam boas decisões. Saudações a todos e perdoe o abuso de texto Sr. Vila Pouca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Otávio é um jovem, não sendo um central completo, tendo algumas limitações no jogo aéreo, por exemplo, o que não é bom num central, tem algumas coisas boas: é rápido, é esquerdino, tem poder de tiro. Mas tem o maior dos problemas: a cabeça funciona mal. Falta-lhe humildade, julga-se mais do que é.
      Até posso estar a ser injusto, mas ele eo Pepê foram os grandes venenos no balneário, deviam ter sido afastados. Vamos continuar com eles?

      Eliminar
    2. Boa tarde VP.
      Concordo em absoluto consigo, esses 2 deviam sair uma vez que não merecem estar no FCP. A limpeza de balneário tem de ser feita em pela falta de qualidade que temos e também pela ausência de disciplina evidenciada por alguns jogadores.

      Eliminar
    3. Concordo parcialmente com a sua opinião, ou seja, Pêpê deve sair porque já está contrariado há demasiado tempo e isso é notório. Já no caso de Otávio, acho que tem qualidade para mais e que apenas está a ser mal aproveitado pelos treinadores - o caso da indisciplina poderá ter sido influências de outros elementos do plantel que andam "contrariados", numa época em que tudo corria mal. A falta de disciplina no plantel tornou-se contagiosa, pelo que acho que seria importante uma limpeza dos elementos de fraca qualidade e/ou que são foco de distúrbios da equipa. Se tiver de sair, não me assusta, mas lembro-me de outros jogadores indisciplinados no Porto e que depois de sair vingaram - assim de repente lembro de Luis Fabiano, e noutro ponto diferente, do Benni McCarthy que foi para a noite de Vigo e voltou para marcar no jogo seguinte se não estou em erro.

      Uma opinião de quem está de fora e não tem de decidir nada é sempre mais fácil, mas vou confiar nos responsáveis que estejam a par e decidam aquilo que é melhor para o clube e para a equipa.

      Eliminar
    4. Pior que a indisciplina - O Mourinho em momentos específicos até libertava os jogadores para a farra e não foi por aí que não vencemos a taça UEFA e a CL -, é aquela cabeça que acha que é um jogador acima do FCP, não tem humildade para perceber, aprender, crescer. Não digo isto agora, disse após termos conquistado a Taça de Portugla frente ao Sporting em que ele fez várias asneiras que comprometeram e depois veio cavalgar os louros, dizer que junto com o Zé Pedro tinham secado o Gyokeres.

      Eliminar
    5. Concordo. Fico na dúvida se um bom treinador não lhe dará a volta, para pôr a cabeça a pensar mais no grupo e menos em si? Tem 23 anos, é bastante jovem, não poderá evoluir? Gostava de acreditar que sim... Quem trabalha com ele e o conhece melhor poderá responder a isto, e se terá estaleca para crescer ou se vai desaparecer do mapa. Lembro-me do Quintero e do Iturbe, que eram grandes promessas e nunca passaram disso mesmo. O que todos queremos é que o Porto ganhe títulos, e se não for possível ao menos que dê luta até ao fim, e não esta apatia de 24/25.

      Eliminar
    6. Uma vez um treinador que enquanto jogador até nem foi um bom exemplo, talvez por sentir que se tivesse outra atitude podia ter o mundo a seus pés, disse-me: se um craque não tiver um cérebro que acompanhe, dificilmente sairá da cepa torta. Se o Otávio perceber que ainda só é um projecto de grande jogador, for humilde, quem sabe? Há treinadores que entram na cabeça dos jogadores e os transformam...

      Eliminar
  86. Caros Portistas,

    Esta época foi muito má, a não repetir! O maior problema que identifico foi a disciplina. Houve jogadores que deviam ter sido postos de parte até pedirem desculpas ao treinador e ao plantel, isso não aconteceu com VB, a partir daí começa o descalabro depois do jogo com Nacional. O Presidente também não tem que fazer discursos de motivação ao plantel, isso faz parte do papel do treinador e a mais ninguém, ao fazer isso desautoriza o treinador perante o plantel. Há que haver um código de conduta e regras muito rígidas que deve ser entregue no 1º dia de pré-época, quem não se lembra de quando Adrianse chegou?? aquilo parecia uma festa, agora há que ir buscar essas regras e voltar a implementar. Não entendi a ida de Anselmi ao mundial, perdemos fácil entre 20 a 25 milhões, porque poderíamos ter chegado pelo menos aos 4ºs de final fácil, o Presidente preferiu dar mais uma oportunidade ao MA e os resultados foram o que se viu, erro grave porque com esse dinheiro já dava para pagar indemnização ao MA. Não sei quem vai ser o próximo treinador, agora se não for bom e que galvanize as tropas estamos tramados. Há que despachar muitos jogadores, uns emprestar outros vender ou mandar embora sem custos para ao clube como é evidente, aguardemos serenamente e esperemos que erros cometidos não voltem a acontecer.TAMBÉM ESPERO OUTRA FORMA DE ESTAR DA DIREÇÃO EM RELAÇÃO AO QUE SE PASSA COM AS ARBITRAGENS, NÃO PODEMOS SER FOFINHOS NEM COM AS ARBITRAGENS, NEM COM A IMPRENSA DE LISBOA, fica a nota final!

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  87. Não vale apena mandar bitaitada de vender este ou aquele, o treinador mister Farioli é que vai analisar o que lhe interessa. Por aquilo que li e ouvi, ele se vir que aquele jogador se enquadra no seu sistema no seu perfil, nem que tenha que ir B, vai jogar com ele. Com isto quero dizer, que ele é que vai analisar e ver quem vai dispensar e o que é preciso comprar, o resto é tudo conversa pra boi dormir.

    Quanto ao surpreendido ( há, há) dispensado MA, o FCP resolveu bem, no contencioso, entregou aos advogados que estão lá para isso, entretanto já lhe tinha entregue a guia de marcha.

    Para muita cambada que ainda não consegui-o entender que o presidente dos presidentes faleceu, tinha sido derrotado nas urnas por o atual presidente AVB, as eleições são daqui mais ou menos a três anos, neste momento AVB é o nosso presidente, o presidente do FCP eu como portista só o tenho que o apoiar porque só sou PORTISTA. depois de acabar o mandato é julgado nas urnas, tão simples. como isto.
    Agora trabalho, trabalho e trabalho, fez aquilo que tinha que fazer, despachar quem não serve.
    O Sr presidente dos presidentes também errou muitas vezes, só não erra é quem não aposta. Ressabiados, espilra canivetes, viúvas, saudosista deixem trabalhar.
    FCP, SEMPRE.

    ResponderEliminar
  88. Obrigado, Marcano.
    Foram anos de entrega, seriedade e compromisso com o FC Porto.
    Sai um verdadeiro profissional, respeitado dentro e fora de campo.
    Boa sorte no próximo capítulo da tua carreira! 💙

    ResponderEliminar
  89. Para mim e por questões disciplinares, Pepê e Otavio deveriam sair, é o que me parece de tudo o que se tem sabido. Seria um sinal interno de mudança.
    Depois Grujic, bom rapaz, mas com elevado salário e pouca utilização, ver uma saída benefica para ambos os lados.
    Os restantes, deixaria para análise do novo treinador, como tenho dito, este ano todos pareceram pior do que são.
    Felicidades para o Marcano, pena aquela rábula da ida para a Roma e volta, mas um excelente profissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Marcano foi sempre um excelente profissional, um bom jogador e que honrou a camisola do FCP. Saiu a custo zero, deu-se mal, voltou custando cerca de 4 milhões. Mas aí a culpa, obviamente, não foi dele.

      Eliminar
  90. Ora aí está, a culpa nao foi dele!...
    Por aquilo que eu já ouvi, ainda pode agarrar um lugar no FCP como a onde nao sei...

    ResponderEliminar
  91. Também eu preferiria um treinador com mais experiência, vamos esperar que corra bem.
    Não conheço o Farioli mas relativamente aos pontos apontados como fortes do treinador, a consistência defensiva, foi em campeonatos abertos (especialmente o holandês), provavelmente apostando em transições rápidas.
    Penso que esse modelo será bem difícil de replicar em Portugal, portanto a não ser que sejam contratados jogadores desequilibradores, prevejo dificuldades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O professor Jesualdo Ferreira privilegiava esse futebol, defesa e transição rápida e teve sucesso. Ivic também na primeira passagem pelo FCP. Mas as boas defesas são um garante, os ataques ganham jogos, as defesas campeonatos. Só devemos abdicar de uma boa defesa se tivermos um ataque de luxo, com craques que se sofrermos 3 golos seja capaz de marcar 4.
      Aguardemos

      Eliminar
  92. https://www.ojogo.pt/5088945263/varandas-condenado-por-difamacao-apos-chamar-bandido-a-pinto-da-costa/

    Varandim, paga e não bufes. Quanto mais bufares mais vais ter de pagar.

    ResponderEliminar
  93. O Varandas vai ter de amochar , ter de pagar 12500 euros á família de JNPC .
    Estou convencido que o presidente dos viscondes vai ter tempos muito difíceis daqui para frente , o sueco vai dar o frosques e não admirava que saísse a mal com claro prejuízo para os lagartos ...

    Quanto á saída de Marcano , era expectável , desde que voltou da grave lesão nunca mais foi o mesmo , mas o facto de ser o melhor central desde que voltou , diz muito da qualidade dos outros 3 centrais do nosso plantel .
    Precisamos de dois centrais de qualidade e que peguem de estaca .

    Quanto ao artigo de MST , começa com politiquices , de resto foi confuso , se calhar por causa do calor ...

    ResponderEliminar
  94. Nem comento o que diz MST, parte de prossupostos totalmente falsos, AVB a reflectir, para teorizar .

    Entretanto, uma pergunta para o scouting do Dragão até à morte, Lamachã: DominiK Prpic está a ser apontado ao FCP. Tem o perfil indicado?

    ResponderEliminar
  95. Mandar bitaites sempre do contra é fácil, alguma vez MST liderou alguma coisa que se conheça?

    Pelo menos parece que o scouting está activo e a direcção desportiva também. Vai haver muitas novidades nos próximos tempos, esperemos que sejam todas boas para o FCP.

    ResponderEliminar
  96. Gostamos do MST quando criticou a sad do PC. Agora não gostamos porque critica o AVB. Desde que conheço o MST, ele critica todos. É precisamente por isso que tendo a lê-lo. Nisso é coerente. Não há meninos bonitos para ele. Mas há uma coisa que diz e faz sentido, se era para mandar o Anselmi embora, podia tê-lo feito antes do mundial de clubes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que só vens aqui para chatear. Quando ele criticava a SAD na presidência de PC, dizia algo com substância e com sentido, era elogiado. O mesmo com AVB. Partir de um princípio falso e escrever um artigo com base numa falsidade, merece ser criticado. Percebes ou é preciso explicar mais?

      Eliminar

    2. Anselmi teve a sua última oportunidade no mundial de clubes .
      Não fazia sentido sair antes do mundial .
      Quem é que ia para lá ...

      O MST muitas vezes nem faz os trabalhos de casa , lapsos podem acontecer , mas ele se calhar por ter pouco tempo para escrever o artigo , comete muitas gralhas .
      É entendedor e tem uma visão certeira nas políticas nacionais , mas internacionais e a falar das guerras ...


      Eliminar
  97. Chocado e muito triste pelo desaparecimento do Diogo Jota e do irmão.
    As minhas condolências à Família e que descansem em paz.
    Para sempre um de nós.

    ResponderEliminar
  98. A vida consegue provar-nos que de repente não somos nada. Muito triste pelo falecimento do Diogo Jota. Muita paz à sua alma e condolências à família.

    ResponderEliminar
  99. Tratam AVB como se fosse um miúdo qualquer que não fizesse a mínima ideia do que anda a fazer.
    A quantidade de artigos que se vê a dizer mal do clube e do presidente é incrível. “Não tem projeto; não há liderança; …”
    Até parece que com Pinto da Costa não houve momentos maus mesmo nos períodos vitoriosos.
    Querem nos fazer crer que o clube esta a deriva e está pior do que realmente está.
    Qual o problema de um projeto falhar?
    O importante é ter vontade de tentar novamente e não desistir.
    Vamos aguardar mas penso que estamos já a ver pequenos sinais que vamos melhorar já na próxima época.

    Nota:
    Condolências à família do Diogo Jota. Era um dos que gostaria de ver novamente com a camisola do nosso clube.
    Que tragédia! Nem quero imaginar a dor da família ao perder os dois irmãos de repente..
    Descansem em paz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso. Todo o pingarelho se sente no direito de dizer o que quer sobre o FCP. É não ligar ao ruído, corrigir os erros e avançar sem medo. As coisas não correram bem, mas como não esperava um presidente infalível, que nunca se engana e raramente tem dúvidas... os cães ladram e a caravana passa.

      Os meus sentimentos para a família de Diogo Jota e do André Silva, que devem estar a sofrer horrores. Nestes momentos nem sabemos o que dizer...

      Eliminar
  100. É com tristeza que leio a noticia da morte do jogador Diogo Jota e seu irmão, num bruto acidente de viação.
    Aos amigos e toda a família o meu profundo pesar.
    Jogador top, humilde que eu muito admirava.

    Também fico triste e enojado com tanta sapiência dos cartilheiros da CS. As decisões do AVB quanto a treinadores, jogadores, directores são sempre péssimas, se não é do cu é das calças, se não decide é blá, blá, se decide à que del rei. Enfim é gente do "Mal Dizer".

    ResponderEliminar
  101. Varandas que não passa de janelinhas de tabuinhas. Gente pequenina.
    Já dizia o rei Rodes, ou pagas ou te f....

    ResponderEliminar
  102. Hoje o futebol perdeu um dos seus.
    Descansa em paz, Diogo Jota.
    Toda a força à sua família neste momento tão difícil. Que encontrem consolo no amor que ele espalhou dentro e fora de campo.

    ResponderEliminar
  103. Os meus pêsames á família de Diogo Jota , que faleceu junto com o seu irmão .
    Fiquei chocado quando vi na NET logo de manhã .
    Veio-me logo á memória o Rui Felipe , ele que faleceu em 1994 , ele que marcou o primeiro golo desse campeonato , o primeiro do penta ...
    É sempre muito triste ver jovens no auge da sua vida desaparecerem repentinamente .

    ResponderEliminar
  104. Que coisa horrível esta morte de 2 rapazes na flor da vida, desta maneira. Não me lembro do irmão mas o Diogo Jota era uma jóia de pessoa, nem parecia um jogador de futebol dos dias de hoje, de tão simples e humilde.
    Pobres pais, pobres crianças e mulher, o que não devem estar a sofrer. A vida é tão injusta.

    ResponderEliminar
  105. Profunda tristeza. Não há palavras para tanta desgraça. Sentidos pêsames para toda a família do Diogo Jota e irmão.

    ResponderEliminar
  106. Boa tarde.
    Choque brutal. Se Deus houver, cometeu um terrível engano.
    As minhas condolências à família de Diogo Jota e do André Silva. Descansem em paz.
    1 sentido abraço do,
    Luis Oliveira.

    ResponderEliminar
  107. Os meus sentimentos à família do Diogo Jota.

    ResponderEliminar
  108. Todos os dias morrem pessoas, mas lembro-me de Senna, totalmente inesperada e hoje, o Jota. Quando me contaram não acreditei. Era um rapaz que parecia simples, calmo, o que choca ainda mais. A vida é assim.

    ResponderEliminar
  109. Caro DVP
    Sentidas condolências á familia do Jota e André.

    ResponderEliminar
  110. Diogo e André Descansem em Paz! Força para família

    ResponderEliminar
  111. Gostava muito de ver o Roger e o Zalazar no FCPorto... .

    ResponderEliminar
  112. Isto do Diogo Jota é como levar um soco no estômago, não sabe vindo de onde…

    Mundo injusto.

    ResponderEliminar
  113. Farioli já chegou para assinar contrato com o FCP. Desejo-lho a maior sorte do mundo...

    ResponderEliminar
  114. Estava tudo bem e recomendava-se, mas era só para alguns...

    https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20250704-pt-comunicado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois querem tudo resolvido numa época...
      Não há milagres.

      Eliminar
  115. Morreu Luís Jardim grande produtor musical e portista. Paz à sua alma. Os meus sentimentos à família e amigos

    ResponderEliminar