Depois do trágico acontecimento que foi a partida repentina de Jorge Costa, uma das figuras de referência e mais marcantes da história do FCP, o nosso "Bicho" e que simbolizava verdadeiramente o que é ser Porto, se possível, passou a ser muito mais importante entrar a ganhar no campeonato.
Frente a um adversário tradicionalmente difícil como é o Vitória, Francesco Farioli escalou Diogo Costa, Alberto Costa, Nehuén Pérez, Jan Bednarek e Martim Fernandes, Alan Varela, Victor Froholdt e Gabri Veiga, Pepê, Samu e Borja Sainz e os Dragões viram o Vitória criar uma excelente oportunidade. Tudo começou numa perda de bola de. Samu no ataque. Rapidamente o FCP tomou conta do jogo e num contra-ataque chegou a vantagem aos 12 minutos, marcou Pepê.
Em vantagem os azuis e brancos não abrandaram, mantiveram a pressão, o ritmo e a qualidade, criaram algumas oportunidades claras para aumentar a vantagem - Victor Froholdt e duas vezes Samu, numa a bola entrou, mas havia fora-de-jogo. Até que aos 32 minutos Samu à ponta-de-lança fez o 2°. Saúde-se o facto de ser na sequência de um lance de bola parada. E podia ter feito o 3°, sozinho rematou fraco.
Nos últimos 5 minutos, mérito do Vitória e alguns erros do FCP, mais trapalhão a trocar e no critério a sair, mais desequilibrado - Alan Varela tem de ocupar melhor a zona central do meio-campo. Não podemos ter um seis que não é famoso a construir e também não é capaz de limpar aquela zona central -, os vimaranense chegaram na frente com perigo, mas sem marcar.
O jogo chegou ao intervalo com os Dragões na frente, 2-0, resultado que até podia ser mais dilatado. A exibição, tirando a parte final da 1ª parte foi muito bem conseguida.
Na 2ª parte o FCP entrou com o mesmo onze e logo no recomeço podia ter feito o 3°. Borja Sainz falhou um golo certo.
Martim Fernandes lesionado, saiu de maca, deu lugar a Zaidu. E Samu após um lançamento lateral rapidamente executado também podia fazer melhor. Mas o futebol não fluía como na 1ª parte, a bola não circulava bem, mais individualismo, pior qualidade de jogo.
Zaidu mal colocado obrigou Bednarek a um esforço suplementar que lhe custou a saída para a entrada de Prpić. Na mesma altura Gabri Veiga deu lugar a Eustaquio. Depois entrou William Gomes e saiu Borja Sainz.
Samu obrigou Charles a aplicar-se para evitar o golo, mas era o prenúncio que ele não tardaria. Remate de Eustaquio, defesa e na recarga o internacional espanhol fez o 3°.
Mesmo não sendo tão brilhante como durante um longo período dos 45 minutos iniciais, o FCP voltou a ficar por cima. A equipa de Francesco Farioli melhorou com as substituições, recuperou a alma, alguma qualidade e já com Luuk de Jong em campo - entrou a substituir Samu -, ainda marcou o 4° por Eustaquio após um toque maravilhoso de calcanhar do neerlandês. Pena que não valeu, havia fora-de-jogo.
Resumindo, entrada com o pé direito de um Dragão que foi a maioria do tempo, muito competente e muito superior.
Sem embandeirar em arco, ainda há retoques a fazer, mas a tendência só pode ser para melhorar.
No Olimpo, Jorge Costa aplaudiu de pé uma vitória que não merece discussão e peca por escassa.
Foi um bom jogo como começo de campeonato , um jogo que encheria o Jorge Costa de orgulho , tanto pelos jogadores como do público .
ResponderEliminarHá arestas por limar , o que é natural .
Aonde andou este Pepê na temporada passada ?
Bem Samu , mas podia ter feito mais um .
O Froholdt e Veiga bem , o Varela assim assim .
Bednarek é patrão , Nehuén Perez , as laterais , Alberto Costa bem , e infelizmente o Martim Fernandes deve ter uma lesão grave ( espero que não!!!) , mas se confirmar o pior dos receios , lá teremos de ir ao mercado por um lateral .
Estou esperançado pelo futuro , confiante , mas não eufórico , vamos esperar pelos próximos 3 jogos , que serão um teste sério á nossa equipa , começando pelo jogo de Barcelos .
Ps - Os da comunicação social já estão a retomar a novela Rodrigo Mora , tristes ...
Caro DVP:
ResponderEliminarOs donos das vozes, poucas e desprezíveis, que não respeitaram o minuto de silêncio tributado ao Jorge Costa, merecem duas palavras: VERGONHA , NOJO!
Gostei do que vi.
Abraço.
Vitória sem espinhas, gostei da organização da equipa com um modelo de jogo bem definido. Controlo da posse dr bola, zonas de pressão bem treinadas, e o Anselmi que aprenda como se sai a jogar de trás.
ResponderEliminarO mal amado Samu mostrou uma vez mais que tem golo. E o Pepe a surpreender (pela positiva). Ainda agora começou, há muitas batalhas pela frente, vamos otimistas mas com calma.
Duas notas finais mais uma péssima arbitragem do Nobre, este artista não viu uma entrada para vermelho sobre o Varela (imaginemos aquela entrada feita por um jogador nosso?),
Depois o coro de comentadores incluindo um dito portista na Sportv que abre a dizer que o Mora está para ser vendido e que devia jogar sempre etc etc
Com portistas destes quem precisa de inimigos!??
O Samu não é mal amado coisa nenhuma. O que quero e acho que a maioria dos portistas querem é ver um avançado com aquele corpanzil e aquele potencial, crescer em vários itens em que precisa de melhorar para ser um avançado de excelência. Receber bem, segurar, jogar de costas para a baliza, jogar a um dois toques, posicionar-se na área, recepção orientada... Acho que estão a fazer trabalho específico com ele, já vi coisas melhores. É apenas isso.
EliminarBom dia, concordo consigo. Não me referia a esse aspeto. Mas os que dizem nas redes sociais todos os dias que ele deve ser vendido já, como se o rapaz fosse um problema. Este rapaz pode ter muito que melhorar mas é um grande profissional e da tudo pela nossa camisola.
EliminarCaro DVP,
ResponderEliminarBoa entrada no campeonato e a prometer melhorias, conforme disse o mister. Sem nos pormos em bicos de pé mas parece que vamos num bom caminho.
Vitória dedicada ao nosso bicho. Espero que seja possível dedicar-lhe o campeonato. Hoje a homenagem foi muito bonita.
Só ouvi o relato mas parece que está de regresso o Bom Velho Porto, aquele Porto que nos enche as medidas e nos faz sentir orgulho de sermos portistas.
ResponderEliminarPodiam perfeitamente ter sido meia dúzia, não era exagero nenhum.
Houve os que brilharam com os golos mas gostei muito do Froholdt e do Alberto Costa. São jogadores que dão outra dimensão, outra estaleca, que o Porto não tinha na época passada.
E vê-se que há ideias claras e precisas transmitidas pelo treinador, os jogadores sabem o que têm a fazer, não andam perdidos em campo.
Varela, Pepê, Eustáquio e até Nehuen pareceram bem melhores que em toda a época passada.
As lesões é que estragaram um bocado o excelente ambiente. A do Martim pareceu ser grave mas pode ser que não.
Boa vitória, espero que as lesões do Martim e do Jan tenham recuperações breves.
ResponderEliminarNão vi o jogo,mas pelo post do Sr.Vila ,fico muito satisfeito.
ResponderEliminarPena a lesão do Martim.
Esperemos não ser grave.
Já há muito tempo que não via um FCP tão sólido em jogos oficiais. Estou muito contente com o que a equipa produziu. Os reforços todos em bom plano. Destaco pela negativa a lesão do Martim que espero ser só um susto. É este o caminho! Nada de euforias, fazer o nosso trabalho porque a época vai ser longa, vamos ter jogos muito difíceis e no próximo vamos ao terreno do Gil Vicente onde costumamos ter alguns dissabores.
ResponderEliminarJá estão a cavalgar a novela Rodrigo Mora. Espero mesmo que o jogador não se deixe afetar por nada disso, que continue a fazer o seu caminho e mais cedo ou mais tarde vai entrar na equipa.
Grande jogo...sem espinha!!!
ResponderEliminarAssim...não vai ser fácil para os adversários
Há que manter o foco
Quanto ao resto....temos memória não há de faltar oportunidades...meus caris vitorianos!!!
Sou apologista que a substituição do jorge costa não se pode fazer agora...sob pena de quem vier estar fragilizado..é muito cedo
Uma vitoria bem conseguida com começo promissor. Limando algumas arestas a equipa vai render muito mais, gostei do que vi.
ResponderEliminarQuanto a Mora fico triste, mas o treinador é que sabe quem deve jogar ele é que os treina.
Quanto ás lesões, espero que não sejam graves ainda agora estamos a começar.
Voltaste, ó poio? A mim não me interessa o que diz a comunicação social, não tenho nada a aprender com eles, já vejo futebol de alto nível há décadas, não preciso de saber o que dizem para ter a minha opinião.
ResponderEliminarVarela, para além de ainda ser lento a pensar e soltar e isso ser fundamental naquele lugar para o futebol fluir, no pior período do FCP, na parte final da 1ª parte recuou demasiado para junto dos centrais, os médios do vitória estavam com espaço para jogar, servir o ataque, daí os problemas que podiam ter custado um golo ao FCP.
Mas continuas a ser um escroque, que desaparece para aparecer para dizer porcaria. Devias ter vergonha, mas deves ser alguém daquela minoria cada vez mais pequenina que só repara nos defeitos e as virtudes passam ao lado. Dito isto, desprezo é o melhor remédio.
Num jogo com carga emotiva elevada, a equipa respondeu bem, com um jogo bem conseguido e espirito combativo, numa bela homenagem a Jorge Costa, o nosso eterno Bicho, que alguns energumenos resolveram lamentavelmente desrespeitar.
ResponderEliminarAinda vamos atravessar um período sempre complicado até ao fim das época de transferências ( devia acabar agora), mas as coisas estão a ser bem feitas e que continuemos com este espírito, pés assentes no chão e apoio incondicional.
Tal como no jogo de apresentação frente ao Atlético, voltamos a fazer uma primeira parte muito boa e uma segunda com um nível mais baixo. Ainda assim, nada que se compare com as prestações das duas últimas épocas.
ResponderEliminarColetivamente voltamos a ver uma equipa muita agressiva e pressionante, com os jogadores sempre ligados ao jogo, que tão depressa fazem um sprint em direção à baliza adversária como o fazem para defenderem a nossa.
Concordo com o DVP que defensivamente ainda há trabalho a fazer, já relativamente ao Varela não concordo. Sinceramente acho que foi o melhor jogador em campo.
Bela vitória, bom futebol e raça, há anos que nao via isto. Parabens presidente, o futuro promete. Cuidado com os mal intencionados do apito, eles nao podem connosco e estão mortos por nos prejudicar.
ResponderEliminarQue saudades de ver o nosso Porto jogar desta forma!
ResponderEliminarAcho que o 11 está praticamente encontrado, à exceção do lateral esquerdo. Estou a gostar bastante de Pepê. Mantenho a opinião que na revolução do plantel Pepê deveria sair, mas continuando a jogar assim, e se não houver mais casos de indisciplina,… bem vindo de volta.
Ontem já vimos um Samu diferente, a descer no campo e a tentar tabelar com os colegas. Como lhe falta alguma técnica, tem de saber simplificar (um, dois toques) e ir rapidamente para a área. Estou confiante que vai evoluir e vai ser um dos nossos grandes avançados.
Varela pode ser o calcanhar de Aquiles desta equipa.. No entanto, apesar de não estar ao nível do melhor 6 que já tivemos, acho o um bom jogador e bem trabalhado e confiante pode fazer uma boa época. Também reparei na segunda parte, quando o Vitória cresceu, havia um buraco na zona que teoricamente seria dele, mas acho que isso é estratégico e um pedido do treinador para ele recuar para junto dos centrais. Já aconteceu nos dois jogos anteriores de pre época. Não fico convencido com esta estratégia..
Bom jogo, vitória justa e muita margem para progredir. A maioria dos jogadores esteve bem (Samu, aos poucos, evoluindo no aspecto técnico, no resto uma máquina). Varela, parece-me, foi deixado sozinho em alguns momentos quando a primeira linha de pressão era ultrapassada. Algo a rever
ResponderEliminarExcelente tardinha / noite de futebol. Já merecíamos acender a alma da esperança em dias melhores. Jorge Costa está mais descansado sabendo o que aconteceu.
ResponderEliminarPrometo não voltar a falar no caso, mas Anselmi foi sem dúvida o único erro do nosso Presidente. Acontece.
Uma palavra de ânimo para Martim - um treinador de renome não sei se foi Klope, disse que aquele Torneio da FIFA, com aquelas temperaturas, no fim duma época pesada como é para os Clubes Europeus, iria provocar lesões graves durante 25/26, Clubes e Sindicato dos Jogadores têm que tomar uma posição. Haja esperança no nosso caso.
Uma palavra de forte crítica à PSP - todos sabemos o que é a VCI - Aparecerem às 19,45 na Rotunda que serve Corujeira e Campanhã com Central de Camionagem, provocou o maior pandemónio rodoviário do ano. Fila para quem vinha do Sul, passava Vilar de Andorinho
Abraço a todos os Portistas de bem!
Para mim há dois tipos de seis. Aqueles muito bons tecnicamente que pensam e executam rápido, são os pivôs põem a equipa a jogar, têm a capacidade de perceber se a equipa deve ter um ritmo alto, ou um ritmo mais lento. Depois há os seis que não têm essas características, são mais de destruir que construir, mas ora fecham num lado ora noutro, libertam os outros médios, compensam as subidas, particularmente dos laterais.
ResponderEliminarSegundo li o treinador pede ao Varela que feche junto aos centrais. Mas se os outros médios não compensarem, não preencherem esse espaço, abra-se ali uma possibilidade que os adversários, se foram bons, podem explorar. Foi o que aconteceu na parte final da 1ª parte em que o Vitória foi mais perigoso, ameaçou. Na segunda parte, também pela entrada do Eustaquio, o Varela já não encostou, deu passos à frente, nunca mais os de Guimarães criaram perigo, o FCP acabou bem por cima, marcou o golo que foi invalidado, podia ter marcado mais. Ainda estamos no início, ainda há automatismos que é preciso afinar, aspectos a corrigir, mas e quero acreditar, a tendência será para evoluir, o FCP vai ser mais forte no futuro.
E os jogadores ainda estão a assimilar o que o treinador pede e ás vezes ainda existe uma ou outra falha de posicionamentos ou hesitação no lugar a ocupar, que leva a alguns momentos em que nos encontramos disposicionados.
EliminarPor exemplo em pressão alta, muitas vezes o Alberto defende na linha dos médios. Se por algum motivo não ocupar essa posição vai libertar espaço no meio e obrigar os outros médios a reposicionarem-se.
Quanto ao Varela, na primeira época tinha gostado bastante dele, nesta última foi horrível. Criou-se a dúvida de qual seria a época em que nos enganou. Ontem já vi um Varela confiante e confortável com bola, mesmo quando pressionado (taxa de acerto no passe de quase 90% passes simples e de 100% em bolas longas) e muito competente defensivamente.
Sobre o jogo de ontem:
ResponderEliminar1) onze já definido logo à 1a jornada e equipa com ideias claras.
2) Falta o Moura. Para mim, ao contrário do que ouço muitos portistas dizer de forma subjetiva, é objetivamente (ver número de assistências) um bom lateral e que acrescenta muito à equipa.
3) Tomás perez e grujic eram as alternativas ao varela. Devemos ir buscar alguém porque eustáquio é sombra de Froholdt
4) havendo alternativas para todos os lugares, falta
alternativa ao pêpe
5) o varela sem bola está bem. Acho que podemos melhorar nessa zona quando a equipa está baixa porque ele se junta muito aos centrais. Os dois lances mais perigosos do Vitória surgiram daí. Não sei se é o Froholdt ou o Veiga mas alguém tem que tapar essa zona. Gabri esteve uns furos abaixo da equipa e do que jogou contra o atlético. A equipa foi também mais forte no contra ataque do que no ataque organizado. Acho que neste aspecto vamos melhorar com o Moura e o Alberto também vai ser mais incisivo embora já tenha uma assistência para Samu.
6) não acredito que a equipa desaprenda de repente de jogar como demonstrou. A qualidade está lá. A chave da época está no trinomio pressao/índices físicos /opções no plantel, em manter toda a gente motivada e a gestão que se está a fazer do mora. Se começar a haver problemas vamos começar a jogar pior e a perder mais pontos. Se dá para vender mora num bom negócio que se avance senão trabalhar muito bem o jogador com a ajuda de todos. Pois é notório que o mora está ressentido, o que é natural foi dos melhores na época passada e o público gosta dele. Pode ser um problema, infelizmente, e não ser necessariamente culpa de ninguém
Voltamos a jogar futebol!!!!!
ResponderEliminarE não há grandes dúvidas que vamos ter boas noites de futebol daqui para a frente....
André Villas Boas e a sua equipa finalmente acertaram no treinador, a equipa sabe o que tem de fazer em campo, já há confiança, sobretudo nos que transitaram da época passada (Pêpê e Samu à cabeça).
Em relação a Mora podemos ter todo o tipo de teorias desde que já foi vendido, que não conta para o treinador, que não encaixa neste modelo de jogo, etc.. mas eu tenho a ideia que o miúdo está apenas num processo de aprendizagem, provavelmente a "botar" corpo (um bocado como se fez com o Francisco Conceição) e a perceber melhor como pode dar o contributo à equipa.
Relembro também que um dos "handicaps" das equipas de Farioli foi terem chegado ao final das temporadas com índices físicos no limite e terem dado o "tilt". Talvez o homem já tenha aprendido que precise de alguns jogadores mais frescos para essa altura e Mora pode nessa altura ser bastante útil...
Abraço
Vitória categórica, de uma equipa com processos bem definidos (finalmente) e bem resolvida! O que ontem mais apreciei foi nenhum jogador se ter destacado por aí além (com exceção de Samu que fez dois golos). Não se notaram as individualidades, notou-se o coletivo. Outro aspeto que me chamou a atenção: a posse de bola: Foi 50%-50%! Excelente. Estamos a defender muito melhor e a qualidade da nossa posse subiu exponencialmente. Já não jogamos para o lado e para trás. Somos objetivos! Agora é dar continuidade e ir ganhar a Barcelos para vingar a derrota do ano passado. Se o fizermos, já levamos mais 5 pontos do que na época passada (face aos mesmos adversários). Abraço a todos. Jorge Costa nos corações a época toda, até sermos campeões!
ResponderEliminarNão fiquei muito entusiasmado com a exibição. Os centrais continuam a sair muito lentos com a bola e não procuram Froholdt e Veiga. Consequência: o meio-campo construíu muito pouco e andou sempre em esforço a tentar ganhar segundas bolas. O jogo fez-se aos repelões, muita bola pelo ar e pouca posse com critério e organização. O Vitória teve tanta ou mais posse de bola do que nós. Valeu Samu, avançado de categoria superior. Mora no banco: inexplicável.
ResponderEliminarMora no banco é inexplicável porquê ?
EliminarAinda bem que a exibição não foi famosa. Cinco golos marcados, só valeram três, mais quatro oportunidades flagrantes e que podiam, sem favor, transformar o resultado muma goleada das antigas, Mas o Presidente da Junta não gostou. Para a próxima jogamos sozinhos, aí os centrais já encontram mais espaço para passar aos médios, já garantimos um 90/10 em posse, em vez de 3-0 vencemos 7-0. Aí, quem sabe, o Presidente da Junta não muda o discurso, diz que o adversário era muito fraco, quer ver é contra o Sporting.
EliminarOs SD andam desanimados, poucos apareceram no Dragão, quando o resto dos portistas andam animados e felizes porque vêem que o Porto está a andar prá frente e a querer construir uma grande equipa enquadrada por uma situação financeira saudável e sustentável.
ResponderEliminarO FJM e outros do género passam a vida a fazer publicações no X e noutras redes sociais a baterem no presidente AVB e na actual direcção/administração a propósito de tudo e de nada.
Tenho estado atento desde ontem à noite e até agora, pelo menos por parte do FJM, ainda não houve nenhuma publicação a mostrar qualquer regozijo pela boa exibição e pelo bom resultado de ontem.
Esta gente, SD, FJM e afins, não sentem nada pelo FCP, não se alegram com tudo que de bom tem acontecido, não tentam ou não conseguem sequer escondê-lo, sentem é saudades do "seu FCP", aquele de que todos eles se serviam para levarem uma rica vida enquanto o clube definhava e corria o risco de desaparecer.
Não são nem nunca foram portistas, são só parasitas que foram expulsos do hospedeiro FCP e agora sentem uma grande falta da boa vida de parasitas que tinham antes.
Houve alguns adeptos do VSC que não respeitaram o minuto de silêncio antes do jogo em homenagem a Jorge Costa.
Nao admira, o outro clube da maior parte deles é o slb, não é preciso dizer + nada.
Aliás, um dos lampiões estava em campo e fez uma entrada clara para vermelho na primeira parte. Levou amarelo e o VAR nem se pronunciou. Vira o disco e toca mesmo.
EliminarDesde aquele triste espectáculo que deu com a lampionagem do orelhas, para nos tirar das competições europeias com a ajuda do Platini, que o Guimarães para mim é sempre para perder.
Boa tarde. Já sigo este blog há vários anos mas muito raramente comento. Hoje decidi comentar, também para contrariar um pouco a tendência de apenas haver um número elevado de comentários após derrotas.
ResponderEliminarSobre o jogo, penso que foi uma boa vitória e um excelente início de campeonato. Dei por mim a gostar de ver o jogo e de ficar contente com a exibição quando se deu o apito final, o que já não acontecia há uns bons meses (a época passada foi penosa neste aspecto). Se há coisas a melhorar? Claramente que há e vão haver sempre, mas não se pode exigir perfeição a uma equipa que tem meia dúzia de jogos amigáveis com um novo treinador e muitas caras novas. O que vi foi uma equipa já com fio de jogo, com posicionamentos claros mas flexíveis quanto baste e, principalmente, com vontade. Pode-se discutir se o jogador X ou Y falhou aquele corte, se estava 1 ou 2 metros ao lado da posição ideal naquela jogada, se falhou aquele ou outro passe, mas no geral foi uma exibição extremamente bem conseguida no primeiro jogo "a doer". 3 golos marcados, 2 anulados, uma mão cheia de oportunidades claras e 0 sofridos.
Outra coisa que gostei de ver foi a pressão alta muito eficaz. Este tipo de pressão exige muito da parte física dos jogadores. Se vamos ter problemas com isso mais para a frente do campeonato, só o tempo o dirá, mas que dá gosto ver, dá.
Parabéns à equipa pelo jogo e parabéns a toda a estrutura pela bonita homenagem a Jorge Costa.
Bom jogo. Tal como acontece normalmente no inicio da época, a equipa não teve pedalada para 90 minutos mas enquanto teve, dominou por completo o Vitória.
ResponderEliminarA equipa parece equilibrada, focada e tem um treinador que mostrou saber mexer no jogo. A equipa reequilibrou-se com as substituições.
Sobre Mora, eu que sou um admirador confesso do seu jogo, percebo a opção do treinador. Quis controlar o jogo e a verdade é que conseguiu até superiorizar-se.
Sou da opinião que mais cedo ou mais tarde, vai entrar na equipa e ser titular. Com este treinador vai ganhar novas valências, vai tornar-se ainda melhor jogador. De certeza que alguém da estrutura o vai aconselhar e obrigar a manter-se focado. Ontem podia ter entrado na última substituição mas De Jong também teria que se estrear no Dragão e Samu receber os aplausos.
Sobre Jorge Costa. Grande e merecida homenagem. Pode ser impressão minha mas ontem vimos nascer o "novo" capitão do FCP. Diogo Costa assumiu-se e mostrou que pode ser ele o lider desta equipa, coadjuvado pelo Bednarek.
Neste momento assalta-me uma dúvida. Falta uma grande venda ao FCP. Quem será? Diogo parece-me que perdeu todas as hipóteses (renovar é prioritário), Mora só se baterem a cláusula, Samu só perto da cláusula. Se até ao final do mês mantiverem este rendimento, penso que Pêpê e Alan Varela vão ter mercado.
Há um aspecto que temos de considerar. Atendendo ao significado do jogo, da importância de dedicar a vitória a Jorge Costa, pode ter havido alguns momentos em que o querer muito tirou algum discernimento. E faltou alguma clarividência. Muita gente a ir às mesmas bolas, muita vontade, muita alma, mas pouca calma na hora de abordar os lances.
ResponderEliminarEu ainda não consegui enchargar, o porquê de muitos que por aqui andam ficarem tristes com as vitorias do FCP. Se isto é portismo fazfavor. Têm sempre que dizer, se não é do cu é das
ResponderEliminarcalças. Passam a vida à caça as bruxas. Vão dar banho ao cão. ..
O jogo de ontém, dificilmente poderá servir para tirar qualquer ilação sobre a (não) questão do Mora. Duas substituições forçadas poderão ter obrigado a alterar toda uma estratégia. Especulando um pouco, não fosse isso, e provavelmente até teria entrado para a esquerda, passando o William para a direita, dando descanso ao Pepê por ex.
ResponderEliminarCaro Zé Afonso, o Sr fez uma belíssima análise; de fact aquelas duas substituições forçadas podem ter alterado todos os planos do Francesco. Muito obrigado pela sua lucidez e inteligência. Precisamos de mais pessoas como o senhor neste blog de Portistas. Bem haja. Viva o Futebol Clube do Porto!
EliminarMais uma boa notícia.
ResponderEliminarAcordo com Anselmi e restante equipa técnica sobre os pagamentos do contrato.
A ser verdade,que pagamos só a época em que trabalharam no Clube, é muito bom e confirma a seriedade do Argentino.
Ainda temos que pagar? Mas agora a incompetencia, impreparação e teimosia cega não é motivo para despedimento por justa causa? Não sabia…
EliminarFicou a saber.
EliminarCom a lesão do Martim, parece-me que temos mesmo que ir tentar mais um lateral.
ResponderEliminarGrande jogo. Não foi só uma lição de futebol foi também um atropelamento físico. Esta equipa quando estiver em forma e mais entrosada vai ser um caso sério. É muito poderosa fisicamente. Só o Gabri Veiga me dá dúvidas quanto ao que consegue ou não aguentar, principalmente para recuperar defensivamente.
ResponderEliminarA questão do Mora é uma não questão. Um não assunto. Estava a acelerar o aquecimento para entrar. Mas duas substituições foram forçadas e as restantes foram para refrescar a equipa, que, dá para ver, sofreu na pré-época.
O Varela é um trinco mediano que não sabe sair a jogar, mas que está muito à vontade neste sistema e quando rodeado de gente mais técnica foca-se no que sabe fazer, que é tentar destruir o jogo do adversário e aumentar o raio de acção.
O Nehuen é mesmo mau. Péssimas abordagens, passes transviados, etc. Mais do mesmo. O croata trata a bola mil vezes melhor e deu logo para ver que está noutro patamar. O polaco nem se fala. Junta a isso muita experiência que nos valeu um corte que vale um golo.
O Martim, mais uma lesão. Não sei se é fisiológico, genético, se são copos, alimentação. Ou só azar. Mas é muito novo e são muitas lesões. Tem que ter uma preparar-se e recuperação muito boas para evitar não dar cabo da carreira.
No geral gostei muito do que vi. Temos jogadores que transformam o futebol da equipa. O puto dinamarquês é um dínamo e todos os outros vieram acrescentar alguma coisa. Até o holandês mostrou logo classe assim que entrou. O treinador parece ter unhas.
Os mouros já andam assustados. Parece que podemos regressar mais cedo do que pensavam.
A lesão do Martim não é muscular. É um traumatismo do joelho que pode acontecer a qualquer jogador
EliminarGostei do jogo! Já não me recordava do último jogo em q tinha algum orgulho e prazer em ver 1 jogo do FC Porto!
ResponderEliminarGostei:
Diogo Costa, o pouco q fez, fez bem! Palavras sentidas no final do jogo! Bonito!
Defesa Nice... O Bednarek faz um incremento brutal de esperiencia e serenidade na defesa. Acredito q o Neheun aproveitará isso mm... Apesar de nervoso, parece-me que o Alberto Costa tem pernas para andar. Senti o Martim uns furos abaixo...
Meio Campo... Outro sururu do Gabri, tem q ter calma o Galego; não foi o jogo do Froholdt, mas não deixou de participar! Este miúdo tem algo... Gostei do Varela!
Ataque... Belo jogo do Pepê, cabeça limpa, pode ser q corra bem este ano; Samu, muito bem... Igual a ele próprio, bastante razoável á frente da baliza; não lhe cobro aspetos técnicos, naquele tipo d jogador, diria q é um acessório;
Borja... Ainda não vi o suficiente para ser titular; faz-me lembrar o Nolito... Talvez com mais golo?!
Mora... Excelente jogador, q ganhe a titularidade com o decorrer da época, é o q lhe desejo!
Este Farioli parece mais seguro que o MA, mas ainda é prematuro para opinar... Ainda faltam vir águas turbulentas, o mm para os jogadores e para o clube! Mais umas vitórias para acalmar as hostes...
A lesão do Martim pareceu-me um mau apoio no relvado que já teve melhores dias.
ResponderEliminarMesmo que seja uma lesão de oito semanas, na minha opinião não faz sentido ir buscar mais um lateral direito. Nestas oito semanas vai haver uma pausa de seleções, há o miúdo da B que está a treinar com a equipa A e que no ano passado deixou boas indicações.
O FCP ainda tem alguns problemas relativamente ao plantel mas terá que colocar primeiro os excedentários. Mesmo um defesa esquerdo, só se Zaidu sair. Não faz sentido ficar com três.
Podemos acrescentar qualidade mas após vender jogadores que estão no plantel.
O único lugar que está por preencher é um extremo. Temos três e deviamos ter quatro.
Já não via o FCP jogar assim há muito tempo...posso até estar enganado mas estou convencido que este ano vamos dar mais luta!
ResponderEliminarGrande Homenagem ao Jorge Costa, muito merecida.
ResponderEliminarGrande jogo e nesta fase da época penso que me é permitido avaliar e dizer Grande equipa.
Estamos perfeitos? Não. Mas deu gosto ver a entrega e o saber estar em campo da equipa. O plantel parece equilibrado talvez precisasse de um novo defesa esquerdo e um extremo direito para dar luta ao Pepé, que digasse esteve muito bem, mas a época é pesada com muitos jogos.
Que os sócios e adeptos do nosso FCP se unam e apoiem a equipa sempre para chegarmos em Maio e sermos Felizes.
Viva o FCPORTO
Como já tinha dito, a importância do jogo junto com a de ganhar pelo Jorge Costa, tirou algum discernimento, às vezes houve querer a mais, demasiada sofreguidão. O Victor Froholdt pareceu a maior vítima disso.
ResponderEliminarGostei novamente do Prpić. Entra cheio de motivação, depois é calmo na abordagem, sabe jogar. Não me devo enganar se disser que está ali um bom central e esquerdino.
A avaliação que faz do Prpic serve perfeitamente para descrever Bednareck. Vêm acrescentar qualidade e serenidade ao sector. A minha maior dúvida é em relação à falta de velocidade dos nossos centrais (deles e dos que já cá estavam).
EliminarNão é que eles sejam lentos, mas nenhum é muito rápido e em jogos grandes, pela forma como defendemos alto, isso pode ser um problema.
Para isso é que é importante ter um guarda-redes que esteja atento, leia bem o jogo, funcione como um líbero. Aliás foi isso que o Diogo fez naquele atraso suicida acho que do Eustaquio.
Eliminar1- O Porto parte atrás de Sporting e Benfica para este campeonato.
ResponderEliminarO clube pode ter investido como nunca (ainda durante o reinado de SC, o investimento andou muito perto deste, sem muitos resultados), mas Sporting já tem uma equipa e treinador que vêm da época passada e temos de ver os resultados práticos da substituição de Gyo.
O Benfica, tem os mesmos benefícios de continuar com o mesmo treinador, já investiu 78M e dizem que ainda tem mais 30 para uma "estrela".
Como sempre, irei apoiar, sem reservas, a equipa e desejando apenas que representem o clube com brio mesmo que os títulos possam não aparecer á primeira.
Quanto ao jogo, este foi o 1 que tive possibilidade de ver.
Gostei das zonas de pressão bem definidas mas ao contrário da maioria penso que fomos precipitados no ataque.
Como apenas tenho esta amostra, posso estar errado, mas pareceu existir uma ordem para transformar cada recuperação de bola num ataque rápido imediato, fazendo por vezes lembrar as equipas de Kloop.
Penso que tentamos surpreender o adversário mais com a rapidez dos ataques do que com a organização ofensiva.
Uma coisa é certa, o treinador sabe o que quer e o que fazer para a equipa rapidamente colocar isso em campo.
Ainda é cedo para conclusões, e muito trabalho ainda pela frente, mas pelo menos este início está a trazer alegria aos adeptos que merecem.
Acho que o “extremo” que falta é o Mora, da mesma forma que o Messi era o “extremo” do 4x3x3 do Barça. O plantel está completo. Novas aquisições só como consequência de vendas.
ResponderEliminarHum! Acho que tem de vir mesmo um defesa esquerdo, a equipa pareceu-me manca na esquerda e com a lesão, agora do Martim, tem de vir um defesa esquerdo com capacidade para ligar a defesa e o atk na esquerda, á semelhança do que vimos na direita!
EliminarO Zaidu não é jogador top, mas pelo menos entra sempre a dar tudo e contribui muito para o bom ambiente do grupo. Se sair, claro que precisaríamos de outro melhor lateral.
EliminarPelos vistos há um plano do FCP e de Farioli para Rodrigo Mora.
ResponderEliminarAcredito vai jogar bastante e crescer Muito.
Que o jovem jogador tenha alguma calma e paciência.
´
Boas. Como já referi, só após uma meia época se pode ter uma ideia do que valemos, jogar em todas as competições, contra todo o tipo de adversários, fáceis, difíceis, quem joga aberto ou fechado, aí pode-se ter uma opinião baseada em factos e não baseado em wishful thinking. Contudo, até agora nada a dizer. Há de facto energia positiva no ar e isso não é necessariamente mau.
ResponderEliminarHá algo que o FCP precisa estar muito atento. Refiro-me à nova estrutura da arbitragem. Duarte Gomes, João Capela, Hugo Miguel, particularmente estes, sabemos todos o que foram e tendencialmente serão.
ResponderEliminarSim, com esses artistas no poleiro, vai ser difícil ganharmos algo, só mesmo jogando muito mais que os adversários, pois iremos ser sempre prejudicados!
EliminarEstou para ver se a iniciativa da liga de publicar as notas dos árbitros (simplificadamente) e as conferencias quinzenais farão diferença no pântano que é a arbitragem Portuguesa.
"Há algo que o FCP precisa estar muito atento. Refiro-me à nova estrutura da arbitragem. Duarte Gomes, João Capela, Hugo Miguel, particularmente estes, sabemos todos o que foram e tendencialmente serão."
ResponderEliminar...........
Super Preocupante.
Ainda para mais quando se escutam coisas como , salvo erro:
"esta Tudo Minado" !!!
Ricardo Baixinho...
ResponderEliminarÉ mesmo baixo nível
Pesquisem o histórico dessa peça nos nossos jogos, então na B,dava irradiação.