quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Nottingham Forest 2 - F.C.Porto 0. Que esta derrota, justa, sirva de lição e reflexão


Na 3ª jornada da fase de apuramento para os play-off ou directamente para os oitavos-de-final da Liga Europa, o FCP viajou até Inglaterra, onde nunca ganhou em jogos oficiais, para defrontar o Nottingham Forest. O histórico clube inglês - tem duas Taças dos Campeões Europeus - que na época passada sob o comando de Nuno Espírito Santo andou a lutar pela ida à Champions League até ao fim e, por um ponto,  terminou apenas a qualificar-se para a Liga Europa, mesmo assim só porque o Crystal Palace não pôde participar - caso contrário iria apenas à Liga Conferência -, está a atravessar um mau momento. O polémico dono do clube de Nottingham, o grego Evangelis Marinakis, já despediu dois treinadores, NES e também Ange Postecoglou, este apenas durou 39 dias no cargo, atravessa um mau momento na Premier League. Mas seria um erro monumental acreditar em facilidades, pensar que apesar de não estar bem o Nottingham seria um adversário fácil. Era por isso fundamental um FCP ao mais alto nível, intenso, pronta a aguentar o ritmo alto dos ingleses, uma equipa capaz de manter a excelente organização defensiva que tem demonstrado, mas depois ter a capacidade de ser também eficiente na transição ofensiva, contundente e eficaz na hora de finalizar. Mas o Porto que se pretendia raramente esteve no City Ground, saiu de Nottingham com uma derrota justa.

Com Diogo Costa, Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura, Alan Varela, Froholdt e Pablo Rosário, Pepê, Samu e Borja Sainz e o jogo começou com os ingleses com mais bola, FCP curto, procurando conter o ritmo do adversário e depois sair no contra-ataque. Quando saiu deu espaço, Diogo Costa foi obrigado a aplicar-se. Nottingham mais perigoso, bola na mão de Bednarek, num lance muito duvidoso, árbitro assinalou penálti, golo, ingleses na frente.
FCP a complicar, passes errados, más opções, dificuldades em encontrar as melhores soluções, espaço. Havia reacção, Dragões por cima, mas era preciso mais qualidade no último terço. Muita confusão, pouco discernimento. Pepê e Francisco Moura eram os melhores exemplos. O defesa, então, nem se fala...
Aos 38 Alan Varela tentou de fora da área, excelente defesa do guarda-redes. Aos 44 Pablo Rosário podia ter feito melhor na hora de finalizar. É preciso mais agressividade a atacar e mais contundência a rematar.

O jogo chegou ao intervalo com o Nottingham na frente na sequência de um lance fortuito. Sem ser exuberante o FCP fez o suficiente para não ir para as cabines em desvantagem.

Para a 2ª parte Francesco Farioli manteve o mesmo onze. E o jogo recomeçou com o FCP a procurar e a conseguir o empate. Marcou Bednarek após canto e alguns ressaltos - VAR invalidou o golo por fora-de-jogo de Samu.
Aos 58 Saíram Alan Varela, Francisco Moura e Borja Sainz, entraram Gabri Veiga, Martim Fernandes e William Gomes. 
Porto carregava, ganhava cantos, mas não marcava. Uma precipitação ía sendo fatal. Calma e cabeça fria na hora de definir e passar. Pepê continuava a ser o exemplo daquilo que o FCP não precisava. Asneiras na saída, asneiras na frente, algumas que colocavam a equipa em perigo. Numa bola perdida pelo brasileiro à entrada da área, Martim Fernandes uma entrada desastrosa em campo e no lance, fez penálti - mais uma vez o VAR -, golo do Nottingham que ampliou a vantagem. Já começa a cansar a forma como Martim Fernandes aborda os lances e compromete o FCP. 
Finalmente, aos 84 minutos saiu um péssimo Pepê e entrou Rodrigo Mora. E o jogo terminou com a vitória da equipa inglesa que não fez um grande jogo, mas beneficiou de uma noite onde o FCP não esteve bem.

Num jogo que o VAR foi interveniente e a arbitragem foi caseira, houve muita gente na equipa do FCP que fez falta de comparência. E as substituições também não trouxeram melhorias à equipa. 

Foi a primeira derrota, num jogo em que individual e colectivamente o FCP não se viu. Futebol nunca fluiu, tudo muito confuso, trapalhão, raramente o conjunto de Francesco Farioli conseguiu fazer uma jornada em condições.

Na Liga Europa esta derrota não é um drama, mas serve para que a equipa desça à Terra e que alguns jogadores percebam que cometer sempre os mesmos erros tem consequências.
Agora é preciso reagir e na 2ª feira voltar aquele Porto forte, um Porto que esta noite esteve desaparecido durante a maior parte do jogo.

99 comentários:

  1. Boa noite a todos os portistas!

    Hoje vai a minha primeira crítica ao Farioli. Um treinador que entra em campo sem nenhum médio criativo, não quer e, acima de tudo, não merece ganhar. O Pablo Rosário é e vai ser muito importante ao longo da época, até pela sua polivalência. Mas nunca pode ser titular num jogo como este. Não é melhor do que nenhum titular em cada posição que joga.

    Outro reparo: O Borja Sainz é muito agressivo a pressionar, aguerrido, mas só isso não chega. Tem criado pouco ofensivamente. Às vezes individualista. E mal! Parece-me que o banco lhe faria bem.

    Noite não. Não há muito mais a dizer. Que tenha servido para descer à Terra.

    Sempre Porto!

    MS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Borja esteve mal. Mas tirando os dois centrais e o Diogo Costa que não teve culpa de nada, quem esteve bem? O Alberto e Varela, talvez e depois quem mais? O Moura foi um desastre. O Pablo mal, o Froholdt idem, na frente Samu nem se viu, Pepê um desastre, como jogou oitenta minutos é um mistério. Os que entraram trouxeram alguma coisa de positivo? Nada. Foi uma exibição colectivamente muito má, a equipa nunca se encontrou. Quando podia alterar o rumo dos acontecimentos o VAR invalidou o golo. O Nottingham apenas aproveitou os nossos erros e teve a ajuda do árbitro. Não acho que o primeiro penálti seja bem assinalado. Uma coisa é a equipa fazer um bom jogo e um ou outro jogador destoar, outra é ter dificuldade em encontrar alguém que saia da mediocridade.

      Eliminar
    2. Vi agora um resumo com muita atenção e o 2° penálti para mim não é nada.
      O Martim depois de ter assentado o pé na relva dá um pontapé na atmosfera, não acerta no jogador do Castle mas este aproveita para se deixar cair em cima dele como se tivesse sido atingido.
      Portanto, 1° penálti muito duvidoso, 2° para mim não existe e no lance do Rosário quase à boca da baliza, ele remata mal porque leva com um jogador do Castle literalmente em cima.
      Para mim foi muito + penálti o lance sobre o Rosário que os outros 2.
      E ainda nos foi anulado 1 golo por uns pêlos mesmo com ressaltos em jogadores adversários (como as regras mudam muito já não sei se para não haver fora-de-jogo o toque tem de ser deliberado ou se basta ressaltar num jogador adversário).
      Sem querer desculpar a má exibição ofensiva do Porto, acho que qualquer um se apercebeu que este árbitro romeno (o azar que já temos tido com árbitros de leste em jogos contra equipas inglesas, espanholas e italianas) vinha formatado para dar uma ajudinha à equipa do clube do Marinakis que estava um bocado aflita na liga europa.

      Eliminar
    3. Concordo em tudo o que disse. Foi uma miséria total. Referi o Borja porque já vem sendo assim há alguns jogos. Não foi só este.

      Quanto ao penalty, tbm concordo consigo. Também me pareceu mal marcado. Para além de não ter intenção nenhuma de jogar a bola com o braço, o Bednarek levou um chega-para-lá que acabou por o desequilibrar e jogar a bola com o braço.

      Eliminar
  2. Este era sem dúvida o jogo mais difícil destes 8 jogos na liga Europa .
    E quem achava que eles vinham fragilizados ora por ter um novo treinador , ou pelo momento menos bom estava enganado .
    Este novo treinador deles tem feito um bom trabalho aonde tem passado , e já conhecia bem o Nottingham .

    Foi sem dúvida o pior jogo desta temporada , com momentos muito maus .
    Mas para mim não existe qualquer pênalti no primeiro golo deles , a bola vai ao braço de Bednarek e não ao contrário , mas quando vi de aonde era o árbitro (romeno) , o segundo penalti sim , é pênalti , é uma grande idiotice do Martim Fernandes , sempre useiro nestes lances , e Pepê a fazer lembrar a sua pior versão .
    Triste pela derrota , mas convencido que vamos passar esta fase da liga Europa nos primeiros 8 classificados , olhando para os adversários que faltam temos mais que obrigação .

    Como tristezas não pagam dívidas , vamos ganhar na segunda feira ao Moreirense e dar uma resposta cabal depois deste jogo menos conseguido .


    ResponderEliminar
  3. Caro DVP:
    Uma primeira derrota, amarga.
    Há que reagir e tem de ser já no próximo jogo.

    ResponderEliminar
  4. As equipas portuguesas e Nao Só .... tem dificuldade em jogar ao Ritmo que jogam os

    ingleses ( todas as semanas) e quando estes ainda para mais, tem grandes planteis então a coisa na Maioria

    das Vezes torna se Muito difícil.

    Arbitragem Romena parece a Portuguesa ou seja Fraquinha ???


    Força FCP.

    ResponderEliminar
  5. Está equipa do Nottingham tem muita qualidade, o Douglas Luiz, o Murillo e o Igor Jesus são jogadores da seleção brasileira. O Elliot Anderson é titular da
    Seleção inglesa. O extremo direito deles custou 40 milhões…o Odoi é o Gibbs White são internacionais ingleses….estavam numa má fase, mas com tanta qualidade e o novo treinador é uma era só uma questão de tempo até dar clique. Apanhamos nos nos a fava.
    O Nottingham condicionou muito o nosso meio campo, em Portugal conseguimos impor o físico e dar intensidade, na Liga Europa não. Hoje foi evidente que não ganhamos duelos e nunca conseguimos ganhar vantagem em nenhum lance. Dois meios penaltis e um árbitro romeno puseram-nos fora do jogo, pena o golo invalidado por uma unha negra. Esse golo acho que nos daria o empate. Irritante o Martim, erros básicos penaltis e expulsões. Tem que rever, são erros a mais.Kiwior é um jogador de uma classe a parte, tanta qualidade tem o Polaco.
    Não culpo os jogadores nem os treinador. Somos uma equipa em construção, e este ano considero que temos uma boa base. Mas faltam nos dois ou três jogadores acima da média que façam a diferença. Que não são o Pepe nem o Borja…nem o Gabri. Refiro me a um craque tipo Luis Diaz, Hulk, um James, ou um Falcão por exemplo. Somos uma equipa sólida e organizada, que vai lutar pelo título nacional, mas curta para outros voos. Mas lá chegaremos no futuro..

    ResponderEliminar
  6. Boas

    Não entendi.
    Que sirva de lição de lição,a quem?
    Só se for,para os adeptos.

    Claro,que Farioli,é muito melhor que o figurino anterior.
    Mas também,pior que Anselmi,era dificill

    Anyway.

    É jogar em Inglaterra,é o Barcelona em hóquei patins.

    Dois,imensos obstáculos,para o Porto.

    Para os outros clubes,uma coisa vulgar jogar contra esses intransponíveis barreiras para os lados tripeiros, os outros, tanto ganham como perdem.

    Que sirva,de lição .
    Até,o Braga,já ganhou em Inglaterra.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até o Estoril pode ganhar em Inglaterra se jogar contra uma equipa da 7a divisão.

      Eliminar
    2. Pensei.
      Que o Porto,jogava com equipas do seu nivel.

      Mas afinal,na tua opinião.
      Não.

      So os,outros clubes.
      É,que são marrecos.
      Como os lampinhões,contra o Newcastle.

      Só para relembrar,que o anterior clube do Farioli,está a dusputar a ultima posição com.o Mourinho na champions.
      Coincidências.
      Parece,a frase do Pedroto,cruzas a ponte.
      Já estas a perder.
      Actualmente,é quando fazes,o chech in para Inglaterra.

      O Farioli,está a fazer um trabalho aceitável.

      Agora a media,dos adeptos,no ênfase,que lhe dão.

      Faz me lembrar o Anselmi,a festejar um golo de empate,que não servia os interesses do Porto.
      E ser protegido,aqui nos comentários.
      Toda a midia exagerada,em torno de Farioli.
      É um desvario emociona de quem não é campeão há 3 anos.
      Um desnorte, no norte.
      Farioli,não é,nem nunca será um Pedroto.
      Para o FCP.

      Apenas um treinador banal,a fazer uma campanha,MUITO SÉRIA,no seu trabalho.

      Eliminar
    3. Eh pá, és tão peremptório só com 12 jogos feitos (ainda por cima com 10 vitórias, 1 empate e só 1 derrota, quase 85% de vitórias).
      Espera lá pelo menos até ao final da época para vires dizer assim com tanta certeza que ele é banal ou outra coisa qualquer.

      Eliminar
    4. Pedro Miguel, o meu comentário nunca foi para pôr em causa o bom ou mau trabalho do farioli. O Nottingham não é nenhum colosso europeu, estamos de acordo, mas fez uma super temporada na época passada, e tem certamente um enorme orçamento não é clube da mei tabela portuguesa. E o registo de vitórias em inglaterra da.me igual, temos 7 titulos internacionais e nunca lá ganhamos......e o braga já lá ganhou!

      Eliminar
    5. O
      Negroni
      A tua opinião,é igual ti.

      Mas um,que põem Farioli nas nuvens.

      Conforme defendestes,o Anselmi naquele ridículo festejo,aquando do empate frente ao Sporting.

      Mas segue o princípio que tu fazes,sobre o Conceição.
      O Porto é que interessa.
      Por mim,até podes ser o melhor amigo do Farioli.

      A midia,dos adeptos em torno do mister.
      Não é dum clube com a grandeza do Porto.

      O carinho e a simpatia que os adeptos sente por ele,são outra coisa.
      O Farioli,é um treinador igual a outros.
      Pode ser de um nivel criterioso,mais táctico defensivamente,por ser da escola italiana.
      De resto,um treinador nada fora de série.
      E espero,que seja campeão pelo Porto,esta época.

      E o maior exemplo que dou.

      Ele ainda não,consegue por o talento do Mora em campo.
      O Mora pode ter muita culpa na falta de atitude,mas tem de ser incutida,a responsabilidade que ele pode ser o repentismo que falta.
      Para se voltar a ter um plantel de classe mundial.
      Ou seja,tem a imprevisibilidade de pôr repentismo em campo a nosso favor,mas para isso tem de perceber os momentos correctos de como o fazer.
      Isto refiro,a parte ofensiva.

      Fica aqui,o desafio ao Mister.
      Faça do Mora,um jogador de classe mundial e consequentemente o FCP.
      E aí,irá ser um nível acima de banal.


      Eliminar
    6. OK, já vi que tens uma sabedoria estratosferica.
      Tens é um bocado de dificuldade em fazeres-te entender.

      Eliminar
  7. Que este jogo sur a de lição , mas prova também a diferença entre a nossa liga e liga inglesa . Mas esperava se mais desta equipa .
    Para mim : jogar neste sistema necessita de médios que pensem rápido com qualidade de passe . Problema o plantel é curto para este sistema , Pablo rosário não me parece esse jogador - un bom médio defensivo mas não um bom número 8 . O interessante é complementaridade entre um froholdt e um veiga . Mas no banco tirando Mora e não é propriamente um número 8 falta soluções .
    - nestes jogos de Jong era fundamental e dava muito mais à equipa que Samu.

    - defesa esquerdo precisa se , notório .

    Temo que a sobrecarga de jogos e o conhecimento mais profundo da nossa maneira jogar crie problemas no futuro .
    Focar se campeonato ,porque ninguém passa do 8 a 80 em 4 meses .

    ResponderEliminar
  8. Não vi o jogo, só ouvi. Como já aqui disse que a liga europa não é prioritária não valorizo muito. Veremos na segunda em que ponto estamos.

    ResponderEliminar
  9. Simplesmente a equipa perdeu o ritmo competitivo com a pausa das seleções. Jogar contra o Celouricense depois da pausa também não ajudou. Finalmente o gritante contraste da capacidade física e técnica das equipas inglesas, mesmo do fundo da tabela, comparada com as equipas portuguesas do topo da tabela, tem acentuado a cada ano. Basta ver como quqlquee clube pequeno lá consegue comprar os nossos melhores jogadores. Por isso mesmo se viu o resultado do Porto e Benfica. Juntos perdemos por 5-0.

    ResponderEliminar
  10. Caros Portistas,

    Jogo muito mal conseguido tal como o anterior. Jogadores muito lentos a executar e a pensar. Quando vi que treinador mudou a equipa em função do adversário disse logo que não era bom sinal. O Pablo é um bom suplente nunca pode ser titular, falhou passes incríveis. O Pepê voltou ao que sempre foi, muito fraco, a cometer erros em zonas proibidas, inacreditável este tipo. O Martim é como o João Mário não evolui, não passa disto, comete erros inadmissíveis e sempre os mesmos. Como diz o DVP estiveram todos mal excepto um ou outro. Pode ser que abram a pestana! Não gostei de ouvir o treinador no fim a dizer que não concedemos nada e que fizemos um bom jogo, não estava à espera. Próximos 2 jogos para o campeonato temos de ganhar caso contrário será muito difícil, ainda para mais com as arbitragens que temos. Muito triste, prefiro perder e ver que demos tudo e tudo fizemos para que não acontecesse do que perder assim, aguardemos para ver resposta em Moreira.
    árbitros de leste a apitar em Inglaterra, sempre muito caseiros, é de estranhar e desconfiar.

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  11. Já tínhamos tido um aviso no jogo contra o Salsburgo. A nossa equipa é agressiva acima da média do futebol português mas quando apanhamos um adversário também ele forte, nota-se que ainda não estamos ao mesmo nível e talvez seja impossível vir a estar.

    Assim sendo, cabe ao treinador arranjar soluções para este tipo de jogo bem como para as dificuldades que vamos tendo contra equipas que privilegiam a organização defensiva. O padrão do FCP já foi entendido pelos adversários e teremos que variar um pouco mais o nosso jogo ofensivo.

    O jogo de ontem não é nenhum drama mas serve de aviso. Efetivamente como disse Farioli, os ingleses fizeram um remate à baliza fora os dois penalties. De resto não permitimos nada. O problema é que em termos ofensivos estivemos talvez pouco mais de dez minutos por cima do jogo e no contra ataque nunca conseguimos ser perigosos.

    O Mora pode ter muitas dificuldades defensivas mas é o jogador do FCP que do nada consegue marcar um golo, fazer uma assistência. Olhando para o rendimento de Pêpê, Borja Sainz e do Gabri Veiga, parece-me que começa a justificar uma aposta real e não cinco ou dez minutos em campo. Principalmente no campeonato o FCP tem necessidade deste tipo de jogador que do nada desmonta uma equipa.

    ResponderEliminar
  12. O FCP tem mostrado processos bem definidos, já automatizados, uma equipa organizada, colectivamente forte. Ontem, porque se mudou apenas um jogador fica tudo em causa? Curiosamente ou talvez não, em Alvalade onde o FCP fez um bom jogo e conseguiu um grande resultado, não jogou o Gabri, jogou o Mora, o Mora saiu aos 57 minutos, com o resultado em 0-0, entrou, pasme-se, o Pablo Rosário e não é que o FCP marcou dois golos, sofreu um, mas conseguiu os três pontos? O que quero dizer com isto? Ontem o FCP sofreu um golo num penálti que tenho muitas dúvidas da sua existência, reagiu, não merecia ir para o intervalo a perder. Entrou na segunda-parte para mudar o resultado, marcou um golo que foi invalidado por centímetros, isso mexeu com a equipa que nunca mais se encontrou, apesar das substituições, sofreu novo golo noutro penálti, este acho que foi, mas por dois erros individuais. Portanto, nem oitenta nem oito. Nem excesso de entusiasmo, nem depressão. Porque, um, nada está perdido, o FCP pode perfeitamente conseguir os objectivos na Liga Europa. Dois, importa é que a equipa na segunda-feira mostre que não ficou afectada, é capaz de reagir, vai a Moreira de Cónegos ganhar. Foi apenas um mau jogo, muitos jogadores abaixo do seu valor.

    Sobre o Borja já referi anteriormente. Também já foi aqui criticado, mas ele está cá há 4 meses. Depois há jogadores como Pepê que está aqui há vários anos, deviam ser estes jogadores a assumir neste jogos e não foi isso que aconteceu. Foi o Pepe da última época. Só asneiras e aquele abanar da cabeça que, julgava eu, já tinha passado à história

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Gabri tivesse sido titular seria quase de certeza expulso,fez alguma falta nas bolas paradas ou não visto que pareceu que a ideia era não cruzar directo
      Importante é cabeça limpa para um jogo difícil em Moreira de cónegos

      Eliminar
    2. DVP, se calhar até foi esse jogo em Alvalade que passou a ideia que Rosário a 8 é uma boa ideia. É verdade que em Alvalade correu bem, mas apesar de termos marcado os dois golos com o dominicano em campo, a nossa primeira parte foi bem melhor, com Mora em campo. Em casa frente ao Benfica a mesma coisa, fomos melhores na primeira parte com Gabri do que na segunda com Rosário no seu lugar.

      Concordo que o pênalti é muito duvidoso e acredito que um árbitro com categoria não assinalasse, mas também acho que Bednareck não abordou o lance com a postura e agressividade necessária, colocando se assim a jeito do infortúnio.

      Obviamente que a derrota não é o fim do mundo, nem sequer é um escândalo o Porto perder com uma equipa que tem um plantel que vale o dobro do nosso.

      O que me custa é ver o Porto abdicar dos seus princípios para jogar contra uma equipa que não é nenhum colosso e vive um mau momento. É não termos criado uma oportunidade de golo em 90 minutos e apenas termos feito um remate á baliza.

      Agora claro que nada está perdido, mas se formos frios na análise vemos que ainda não fizemos nenhum jogo na Europa com a qualidade que já fizemos no campeonato.

      Ganhamos 2 jogos em cima do apito final (o jogo com o estrela diferente por toda a rotação) e perdemos ontem. Estamos neste momento numa situação relativamente confortável mas poderíamos facilmente estar numa situação parecida á da época passada.

      Eliminar
  13. Jogo que nos faz acalmar e baixar expectativas, sobretudo na Europa. Para mim, a maior ilação que tiro deste jogo é que afinal o Porto não tem um treinador tão bom e seguro como eu achava que tinha.

    Farioli é sem dúvida um bom treinador, mas (ainda) não é o grande treinador que eu pensava que era.

    Voltou a mostrar-se um treinador medroso e inseguro (já o tinha feito com o Benfica), ao incluir dois médios defensivos no 11 e pior, ao castrar a equipa da sua habitual forma de jogar e pressionar (ausência de pressão alta) , onde aparentemente se sente mais confortável. Nem a perder recuperámos essa matriz de jogo.

    Ontem parecíamos o Porto da época passada a pressionar, 2/3 homens a correr na frente e o resto da equipa baixa no terreno, obviamente que os ingleses saiam com facilidade e os jogadores da frente cansavam-se inutilmente.

    Também não gostei das declarações no final do jogo, perante a natural aceitação da derrota pelo treinador e jogadores. Certo que nunca seria um jogo fácil, os Ingleses são fortes fisicamente, têm um bom plantel, que certamente os faria lutar pelo titulo em Portugal. Mas já nos batemos melhor com equipas de topo da premier, tendo nós um plantel em nada superior ao atual.

    E não podemos esquecer que o futebol é momento, não podemos dissociar que o Forest era uma equipa que não ganhava desde Agosto, que está em 18º na Premier e tinha perdido o último jogo em casa com o Midtjylland, para a liga Europa.

    Porquê o excesso de respeito ou medo de uma equipa em crise de confiança? Porque não pressionar como habitualmente, fazê-los sentir desconfortáveis e impedir que ganhassem confiança e tranquilidade no jogo?

    Para mim os piores foram Moura (capacidade física) e Samu (capacidade técnica, incompreensível como ficou em campo 90 min). Revelam muitas dificuldades para estas andanças. Varela estava melhor do que Rosário quando foi substituído e Pepê melhorou o rendimento quando passou para a esquerda. Quem veio a partir do banco não acrescentou nada.

    Na minha opinião apenas houveram 3 jogadores com nota positiva, Alberto, Diogo Costa e Kiwior (Bednareck não fez um mau jogo mas fica marcado pelo pênalti evitável que comete). Como já se percebeu atribuo a maior parte das "culpas" ao treinador. É compreensível que os jogadores, habituados a uma forma de jogar, tenham falhas quando lhe pedem coisas bem diferentes do que fazem desde o início da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Alexandre, + um bocadinho e pões o Farioli ao nível do Vítor Bruno...

      Eliminar
    2. Negroni, vejo muita mais gente a exagerar na reação a algumas críticas que aqui se fizeram do que propriamente críticas exageradas.

      Eu falei por mim, sinceramente achava já Farioli um grande treinador, conseguiu fazer muito em pouco tempo, com muitos jogadores novos. Agora depois de o ver encolher-se no jogo contra Benfica e Forest acho que ainda não está nesse patamar.

      Mas fiz questão de dizer que é sem dúvida um bom treinador, por isso não percebo a menção ao Vítor Bruno.

      Eu não sou “seguidista” de ninguém. Se um treinador fraco merece elogios, elogio. Se um bom treinador, como Farioli, merece críticas, critico.

      Já aqui disse também que o Forest tem boa equipa e que lutava para ser campeão em Portugal. Mas não podemos esquecer o momento que vive e a crise de confiança que afetava os seus jogadores. E na época passada vimos bem o que isso influencia no rendimento dos jogadores (Varela e Pepe que o digam).

      O problema não está nem nunca esteve na derrota, que podia muito bem acontecer. Foi na maneira como nos apresentamos, receosos. Obviamente que não permitimos muitas oportunidades de golo, mas acaba por ser natural, uma vez que pouco existimos ofensivamente e atacávamos com poucas unidades.

      Se contra estas equipas aceitamos isto de forma tranquila, sem críticas, o que esperar quando defrontarmos os top 5 da premier?

      Acho que não é um rasgar de vestes nem estava tudo bem quando ganhávamos e agora está tudo mal, só análise de um jogo onde não concordei com a postura, o que não belisca em nada o excelente arranque de campeonato que estamos a fazer.

      Eliminar
    3. O Porto jogou encolhido? Lol... quem jogou completamente encolhido, à Desportivo das Aves do Prof. Neca, foi o slb, que só se preocupou em tapar todos os caminhos para a sua baliza, + nada.
      Por isso não teve uma única oportunidade de golo criada por si próprio, teve um remate pifio enquadrado num livre e + 2 ou 3 remates pifios longe da baliza.
      Deviamos jogar como? À SC contra Liverpool, quando atacavamos como se do outro lado estivessem os médios e avançados do Rio Ave ou coisa parecida e depois eles com a maior das facilidades nos espetavam 5?
      Ou como jogámos contra o slb no tempo do Lage e do Felix, onde eles em contra ataque e com a ajuda dos padres nos ganharam e foram campeões à conta dessa vitória?
      O Farioli faz aquilo que é possível fazer com aquilo que tem, é sensato, não entra em loucuras.
      O problema deste Porto é que em vez de um Hulk tem um Pepê.
      E em vez de um Falcao e com 24 ou 25 anos tem um Samu e só com 21.
      O plantel ainda não está ao nível dos nossos melhores tempos, está muito melhor que na época passada mas ainda precisamos de 2 ou 3 titulares melhores que os que temos e de + profundidade de banco.
      É aqui que está o problema não é no Farioli.

      Eliminar
    4. Obviamente que no jogo contra o Benfica me estou a referir a partir do minuto 62.

      Se queres comparar o Liverpool a qualidade de um excelente plantel, em excelente forma com Klopp, a este plantel do Forest numa absoluta crise de resultados e confiança, não há muito que possa dizer.

      Já ganhamos a equipas melhores do que este Forest sem Hulks e Falcoes e com Pepês.

      Se contra o Benfica, mesmo não gostando da forma como jogámos, mais a frio consegui perceber que muito provavelmente o resultado do Sporting nessa jornada teve muita influência na maneira de atuar do treinador do Porto.

      O Benfica queria o empate, o treinador do Porto ao equilibrar a equipa fechava o jogo e não permitia que num lance fortuito o Benfica pudesse marcar e assim mantinha tudo como estava (não aprecio muito esta forma de pensar mas aceito).

      Agora com o Forest não tínhamos rigorosamente nada a perder, estávamos muito confortáveis na tabela classificativa, era um jogo onde podíamos perfeitamente testar a nossa capacidade de nos batermos com uma equipa forte fisicamente, com o nosso estilo de jogo habitual.

      Agora o que interessa é o Moreirense e ganhar os 3 pontos numa deslocação difícil, num campeonato que se prevê disputado entre duas boas equipas e outra que em 9 jornadas já leva 6 pênaltis assinalados.

      Qualquer um destes últimos 3 é menos evidente do que o não assinalado sobre o Denis Gul. É esta a arbitragem à Inglesa que o parvalhão do Gomes prometeu.

      Eliminar
  14. Há pessoal que insiste na tática.

    "ELES" cada vez , tem mais dinheiro, plantel e ritmo.

    Só num dia MUITO BOM e com alguma sorte, as coisas podem correr bem ou melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra as equipas de topo da Premier é verdade, contra as outras não.
      Só nesta jornada Europeia o Eagles venceu o o Aston Villa, o AEK venceu o Palace e o Mónaco empatou com o Tottenham. Como disse em cima, o Midtjylland foi ganhar a casa do Forest no início do mês.

      Acho que não deve haver problema nenhum em admitir que não estivemos bem, devíamos ter feito mais (em qualidade de jogo), sempre tendo em consideração que o adversário tem qualidade.

      Eliminar
  15. Triste não propriamente com a derrota, mas por perder da maneira que perdemos contra um clube inferior ao FCP.

    A nossa intensidade esteve mais do lado deles, com onze na grande área não se pode marcar golos sem rematar. A diferença esteve em dois golos que marcaram de penalti nada mais. Com um VAR bastante criterioso (coisa que por cá a pulhice desta gente não faz nos jogos do FCP) fez o resultado.
    O arbitro romeno caseiro, também contribuiu pra festa.

    Na minha opinião, dois penaltis muito duvidosos o segundo Martim Fernandes foi tótó (não é grande jogador do lado direito quanto mais á esquerda) mais espetáculo do jogador inglês, o arbitro viu, mas o VAR mais uma vez quis protagonismo.
    Golo anulado ao FCP vi em vários canais a repetição Samu (uma sombra neste jogo) estava um pintelho se é que estava quando a bola partiu e veio pra ele do ombro do defesa deles, enfim, mais uma vez o porco do Var estava para complicar.

    Claro para aquela cambada de comentadores da arbitragem dos canais lisboeta estava tudo bem, só falta agora o inteligente o guru Dudu da FPF dar a sua bitaitada pra boi dormir.

    Desculpem o desabafo; nada perdido, mas perder assim custa...

    ResponderEliminar
  16. Foi uma derrota num jogo que pouco importa e decidido em detalhes. Não há que desanimar mas este jogo trás ainda mais responsabilidade para o jogo de segunda-feira. Acredito que a equipa esteja à altura de derrotar o Moreirense em casa pela primeira vez.
    Algumas notas sobre ontem:
    - existem alguns sinais preocupantes no meu entender de querer controlar exageradamente os jogos. Muitos passes entre os centrais, muita lentidão e atacar pela certa. No início estava a resultar muito bem mas os adversários já sabem como o Porto joga. Será necessário novas dinâmicas? Arriscar mais?
    - os dois penaltis são óbvios (no segundo o jogador adversário deixa-se cair mas o toque ingénuo está lá).
    - O Borja Sainz tem todos esses defeitos que têm sido aqui apontados mas quem entra? O plantel tem um claro défice de qualidade nos extremos. Terá de ser resolvido no futuro.
    - Já várias vezes falei do Pepê aqui. A atitude está lá e com isso as virtudes e defeitos. Quando o vejo a correr demasiado com bola já sei o jogo que nos espera..

    ResponderEliminar
  17. Uma derrota e começa-se a por tudo em causa? Ver os comentários de portistas noutros sites é deprimente.

    Vamos lá ver as coisas friamente.
    Este jogo era decisivo? Não
    Um empate no jogo teoricamente mais difícil era mau? Não
    Podíamos ter ido buscar a vitória? Podíamos que esta equipa do Nottingham é apenas física.

    Só que há atenuantes. Esta equipa é apenas física mas come qualquer equipa portuguesa.
    Simplesmente em duelos individuais, perdemos quase todos. Dribles nem vê los. Eles estavam muito compactos lá atrás e quando assim é e os dribles não saem, fica complicado.
    Depois, também é preciso ver que os jogadores deles até comiam a relva. Deram tudo e ganharam nos na intensidade de goleada. Num jogo muito físico e fechado, isto acabou por fazer a diferença.

    O que estava em causa para eles não era o mesmo que para nós.
    Com novo treinador, nenhuma vitória na competição, um sem número de jogos sem ganhar, este jogo era essencial para eles.

    Para nós não. Esta derrota não é decisiva
    Podemos classificar nos nos 8 primeiros? Podemos. O calendário deixa boas perspectivas mas isto nunca se sabe onde aparece a dificuldade.

    Agora, não há que pôr tudo em causa.
    A equipa apresentou a solidez defensiva do custome que é o que permite ganhar campeonatos.
    O ataque até teve boas combinações mas eles também defenderam bem e os nossos pouco inspirados. Também faltou mais presença ofensiva é verdade mas isso deve se sobretudo ao mau jogo do Frodholt que foi muito bem secado pelo Anderson como também tinha sido secado pelo Benfica.
    Era preciso um pouco mais de criatividade para ganhar o jogo mas também era preciso físico para o controlar.

    Farioli vai sempre escolher o controlo do jogo. Nós, adeptos, gostamos de dominar.
    No fim todos queremos ganhar e no fundo penso que a abordagem do Farioli nos dará alegrias.

    Não esquecer que estamos em construção e que esta é a primeira derrota da época em finais de outubro, num jogo que não era nem de perto nem de longe decisivo.

    Vamos ter calma e confiar no treinador que hoje teve menos bem. as substituições foram um pouco más e as escolhas iniciais não produziram o efeito esperado sobretudo por um penalti que cai dos céus. Acreditou que o empate poderia chegar e até estivemos por cima.

    Era um jogo difícil e sobretudo difícil de preparar. Eles estiveram mais vontade e isso foi decisivo para ter a sorte do jogo.
    Apenas isso e nada mais.

    Estamos no bom caminho e há que continuar a apoiar como fizeram os nossos que lá foram! Muito bem estiveram!

    ResponderEliminar
  18. Continuamos com o karma inglês, nunca mais matamos o borrego... Um jogo fraco, preocupa-me que a equipa possa cair em termos físicos, há jogadores que jogam sempre e parece-me que devia haver mais rotatividade. O Mora devia ter entrado mais cedo. Dito isto, como não me parece que tenhamos estaleca para ganhar a Liga Europa, este ano o mais importante é o campeonato, já num jogo difícil com o Moreirense, até podemos chegar longe na Europa, mas preferia que, sendo sempre dignos e competitivos, nos poupássemos para estarmos bem nesse grande objetivo.
    Creio que este jogo será motivo de reflexão, que sejam aprendidas as lições e se dê já uma boa resposta.

    ResponderEliminar
  19. Vejo portistas chateados com Farioli , por ter dito o óbvio que tirando os pênaltis só consedeu uma oportunidade ao Nottingham , só disse a verdade ...

    Curiosamente , no Roma - Plzen também foi assinalado um pênalti contra os checos como o primeiro boas , em que o jogador da Roma cabacea á queima roupa contra o braço do jogador da equipe checa .
    Não consigo entender ...

    Não temos um extremo puro , que rasgue as defesas , que emponha medo aos defesas , é uma lacuna nossa .
    O Pepê é o que é , o Borja parece o mais novo do Pepê , o William Gomes é diferenciado , tem bom remate a meia distância , a procurar o espaço , mas não é de rasgar adversários , de chegar á linha , ou ir á baliza .
    Precisamos de um novo Hulk , um novo Luís Diaz .

    ResponderEliminar
  20. A equipa sem o "motor" Froholdt a funcionar em pleno e, ainda pior, com um Pêpê, de cabeça baixa, versão 2024 só poderia dar no que deu. O resto foi o que se viu, um árbitro e VAR a enterrar e do outro lado uma equipa muito forte e motivada.

    ResponderEliminar
  21. Mas os sinais das dificuldades ofensivas não vêm apenas do jogo de ontem.

    Conforme afirmei acho que o jogo de ontem não foi nenhum drama mas olho para o rendimento individual dos três jogadores que citei e não vejo razão para o Mora não ter mais minutos.

    Continuo a achar que um jogador só melhora se jogar. Isso de preparar os jogadores apenas em treino, parece-me errado. Os jogadores têm que aprender com os erros em jogo. Isto claro que só se aplica a jogadores com potencial para melhorar a equipa e Mora tem esse potencial.

    Da minha parte não coloco nada em causa do que foi feito pelo treinador até ao momento. Bem pelo contrário. Mas também acho que começa a ficar evidente que temos que dar mais um passo na melhoria da equipa em termos ofensivos.

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde.
    Só vi a 1ª parte do jogo por opcção. Ver jogos em que grande parte dos jogadores não compareceram ou simplesmente estiveram ausentes, não é essa ideia de jogo que me cativa. Simplesmente para sofrer ou ficar nervoso, prefiro outro tipo de entretenimento e foi o que fiz após o apito final do 1º tempo. Como eram tantos a errar e em défice de coerência no jogo, percebi que muito pouco ou nada havia a fazer.
    Relativamente às arbitragens, mais do mesmo e claro, pesa sempre o que da comunicação social portuguesa de abutres vai destilando além fronteiras, não mata mas moe e já vem desde alguns anos. Só uma questão; o var deste encontro não era grego? Com as intervenções que fez provavemente quis ajudar o compatriota, dono do clube.
    Saudações a toda família Portista e desejos que os jogadores se voltem a encontrar já nesta e noutras partidas, depois de andarem perdidos em terras da falecida rainha.

    ResponderEliminar
  23. Fiquei desiludido com o jogo de ontem. Acho que farioli errou na estratégia e quis igualar a maior intensidade e capacidade física do adversário. Colocou rosário quando devia ter colocado Gabri ou mesmo mora. Teria mais critério, qualidade de passe e rasgo individual no meio campo. Ficamos sem grandes soluções com bola, isso somado à desinspiracao dos extremos tornou a equipa dócil. Podia não resultar mas a meu ver era por aí que podíamos causar mais perigo.

    Fiquei desiludido também no jogo contra as galinhas. Podíamos ter dado uma cacetada forte neles, no Mourinho e criar confusão. Mas, pelo contrário, mantivemos as galinhas vivas e no mercado de Janeiro vão voltar a investir forte e feio e se acertam estão a escassos pontos.

    Apesar destas desilusões, acima de tudo pela falta de ambição e alguma raiva (galinhas), não é para já andar a rasgar na equipa e no treinador. Muita gente está a fazer o papel de benfiquista e começa já a rasgar. Os sinais nestes dois jogos não foram bons mas aguardemos.

    ResponderEliminar
  24. O portismo de rasgar é aquele que já fazia a festa, deitava foguetes, pensava que o FCP ia jogar bem e ganhar sempre e por isso ao primeiro mau jogo e derrota, já fica desanimado, desiludido, descrente. Tudo que antes eram virtudes agora são defeitos. Aguardemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É aqui e noutros fóruns.
      Os que + festa já faziam, e íamos dar sempre banhos de bola e íamos ganhar tudo e já éramos o novo PSG ou quase, são agora os que dizem + mal, e o Farioli já não presta, a equipa já joga mal, os jogadores já não prestam.
      Pensam que o futebol é uma festa e é sempre a esmagar.
      Esquecem-se que até grandes equipas do Porto que fizeram grandes coisas tiveram muitos momentos maus.
      O Porto de Villas-Boas, por exemplo, que fez uma época esmagadora, das mais esmagadoras de sempre na história do FCP, mesmo assim perdeu em casa 2-0 com o slb na 1a mão das meias finais da taça de Portugal, foi práticamente eliminado em casa na taça da liga pelo modesto Nacional e teve alguns jogos pouco conseguidos no campeonato onde empatou ou ganhou com alguma sorte.
      E há aquela equipa de 84/85, que já tinha muitos excelentes jogadores, João Pinto, André, Frasco, Futre, Jaime Magalhães, Bibota, pra falar só nos melhores, e que foi eliminada pelo Wreham da 4a divisão inglesa.
      2 épocas depois, com esta base, com o mesmo treinador e com 3 ou 4 retoques, sagrou-se campeã Europeia de clubes frente ao Bayern no Ernst-Happel-Stadion em Viena.
      Há que ter calma, o futebol é mesmo assim, cheio de altos e baixos, mesmo os melhores perdem algumas vezes.

      Eliminar
  25. Primeira derrota da época
    Se tivéssemos o plantel que o nosso presidente teve como treinador ainda estou como o outro
    Na realidade actual vai ser na raça e vão existir derrotas
    Mas o importante é ganhar segunda feira !

    ResponderEliminar
  26. O que mais me surpreendeu não foi o resultado em si, mas a reação de parte dos adeptos. A ideia de que íamos a Nottingham passear e ganhar “porque estão em zona de descida” mostra um total desconhecimento da realidade. Aquela equipa tem um plantel de enorme qualidade, com jogadores que custam 20, 30 e até 50 milhões, vários internacionais — e que há poucos meses lutava com o Newcastle por um lugar na Liga dos Campeões. A classificação atual na Premier League não traduz minimamente o valor do Nottingham.Nos não fomos amassados ontem, como o Benfica por exemplo em Newcastle.

    Com a entrada de um novo treinador, moral em alta e casa cheia, apresentaram-se compactos, organizados e com intensidade Premier League. Nós apanhámos essa onda. Não há escândalo nenhum nisso.

    Depois há as críticas ao Farioli, que sinceramente me custam entender. O homem disse a verdade: permitimos um remate perigoso. Não conseguimos criar muito, sim, mas o adversário foi forte — e isso faz parte do futebol. O Benfica de Mourinho foi a Newcastle e podia ter levado meia dúzia, e ninguém fez dramas. Mas no nosso caso, empatar em casa com o Benfica ou perder fora na Liga Europa já parece crime de lesa-pátria.

    E é chocante ver ataques tão gratuitos a Farioli, quando falamos da primeira derrota da época, frente a um adversário de enorme qualidade, e num contexto de reconstrução profunda da equipa. O treinador tem sido coerente, realista e está a devolver identidade e consistência ao Porto. Convém lembrar onde estávamos há pouco tempo: anos seguidos a lutar com o Braga pelo terceiro lugar, e na época passada perdemos 1-4 com o Benfica, em casa e fora. Agora, de repente, jogamos mal por empatar ou perder um jogo equilibrado com uma equipa de Premier League? Sinceramente, perdeu-se completamente a noção.

    Estamos em reconstrução. Farioli está a montar uma base sólida e os resultados têm sido bons. Falta-nos, sim, aquele toque de classe — dois ou três jogadores acima da média, um “craque” tipo Luís Díaz, Hulk ou James que faça a diferença nos grandes palcos. Mas isso constrói-se com tempo e estabilidade.a

    O mais preocupante seria que este ambiente negativo se instalasse no Dragão. É exatamente nestes momentos que se vê quem apoia de verdade.
    Gestão de expectativas é tudo. Perder em Inglaterra nunca foi fácil, mesmo com equipas cheias de craques. O caminho faz-se com paciência, trabalho e convicção. Já temos tantos inimigos na comunicação social, comentadores, jornalistas, árbitros, ex árbitros, Var, justiça desportiva, e ainda temos reações piores de portistas…

    ResponderEliminar
  27. Trinta e tal comentários porque perdemos um jogo da uefa numa competição que não é a prioridade. A gestão das expectativas é chave na vida, havia muito portista que já achava que iamos limpar tudo, que a equipa estava de volta aos velhos tempos e por velhos tempos refiro me aos tempos gloriosos em que ganhamos sempre. Tudo isso porque fizemos uma meia dúzia de jogos bons na liga tuga. Mas nem eramos aquela super equipa que muitos acharam que eramos nem somos a equipa do ano passado. A medida que o tempo passa tudo se torna mais difícil porque os adversários vão percebendo os padrões e como nos anular. Isso é trabalho do treinador. A grande questão é se Farioli será capaz de fazer evoluir a equipa, por exemplo, mais criatividade e não somente fisicalidade. Nenhuma equipa do mundo aguenta aquele ritmo que o Porto imprimiu nos primeiros jogos.

    ResponderEliminar
  28. Caro DVP,
    Não consegui ver o jogo, por isso não comento. Deixo só 2 notas: perdemos sofrendo 2 penaltis e estas equipas que continuamos achar que são de menor nível têm orçamentos bem maiores do que o nosso e bons jogadores. Foco no campeonato

    ResponderEliminar
  29. Porque a minha forma de viver o FCP não é fazer festa, deitar foguetes, embandeirar em arco quando tudo corre bem, como não é entrar em desespero, rasgar as vestes, ficar prostrado, incapaz de me levantar quando corre mal... Se fosse assim não me teria mantido firme hirto, sem vacilar no meu portismo quando o FCP ficou 19 anos sem ser campeão, passou essa longa travessia do deserto apenas com um copo de água, a Taça de Portugal de 1968.

    O FCP já fez duas dezenas de jogos em Inglaterra para as provas europeias e nunca ganhou. E não ganhou quando tinha grandes plantéis, grandes equipas e consolidadas por jogarem juntas há vários anos e alguns dos melhores treinadores da sua história. Pior, em 1984, ano seguinte a ter uma extraordinária prestação na antiga Taça das Taças, chegando à final e só perdendo roubado à má fila frente a uma enorme Juventude recheada de vários campeões do mundo de 1982 e reforçada por dois verdadeiros craques, o polaco Boniek e o francês Platini, o FCP perdeu e foi eliminado por uma equipa da 4ª divisão inglesa, o Wrexham.
    Fazer um drama, colocar tudo em causa, os jogadores não prestam, o treinador, afinal, não é o que parece - e lá vem o título perdido com o Ajax depois de desperdiçar uma grande vantagem à liça -, porque o FCP perdeu com o Nottingham Forest, não faz sentido é um exagero que devia ser evitado. O FCP vem de uma época muito negativa, tem treinador e jogadores novos, é uma equipa com quatro meses, só perdeu e se perdeu bem, não levou um amasso e não perdeu contra uma equipa fraca. É verdade que o Nottingham tem feito uma má época, mas é uma equipa que na temporada anterior lutou pela Champions até ao fim, ficou a um ponto do objectivo. E é uma equipa que manteve a mesma base e reforçou- se com jogadores de qualidade e que fariam as delícias das melhores equipas portuguesas - Igor Jesus, Dan Ndoye, Zinchenco e Douglas Luiz, por exemplo.

    O FCP perdeu ao 11° jogo oficial e não hipotecou nenhum objectivo. Só aqueles que pensavam que isto era sempre a aviar, íamos passar por cima e ganhar a toda a gente e com nota artística, é que já entrou em desespero. Esse é um portismo ao sabor da onda, de oito ou oitenta, que ora festeja como um louco quando devia ter cautela e não embandeirar em arco, para logo ficar prostrado, arrancar os cabelos, desacreditar colocar tudo em causa ao primeiro desaire.
    Não é essa o minha forma de ser portista. Agora como no passado mais ou menos longínquo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me lembro dessa fase e do título conquistado em Torres Vedras e que, segundo a minha memória de miúdo da 3.a classe, quebrou um longo jejum de 14 anos!!! Lembro-me que o Professor Hernâni Rosas pôs toda a classe a pintar uma coisa que agora se chamaria "poster" e todos tivemos que escrever uma pequena redação alusivo ao acontecimento! Mas compreendo que exista uma nova geração que cresceu com as vitórias e tem, felizmente, pouco hábito de derrotas.
      E depois... existem os outros, os que não se conformam com os resultados das ultimas eleições e que estão sempre em campanha eleitoral! Infelizmente tenho alguns desses entre os meus amigos e são mais dolorosos de aturar do que os que são adeptos de clubes do sul!

      Eliminar
    2. Parabéns DVP.
      Isso é que é ser MESMO PORTISTA.

      Há gente do portismo atual, parece nao saber qual foi o ponto de Partida desta Direção, em termos financeiros, desportivos e um leque de gente desestabilizadora.

      Em pouco tempo, montou se uma EQUIPA que já dá Luta a Nível Interno , apesar das dificuldades com que o CENTRALISMO, como se viu no ultimo FCP/benfica, nos premeia.
      E mesmo CONTRA MUITOS, internos e SOBRETUDO EXTERNOS, vamos Crescer .

      Agora Nao vamos SER FAVORITOS, contra equipas com Outras condições Desportivas (Ritmo etc) E Financeiras.

      O que se pede aos Portistas ?
      Ajudem , Nao Compliquem, até porque gostamos de Futebol, mas nao somos verdadeiros especialistas.

      Eliminar
  30. VP, essa é que é a questão, há gente a pensar que vamos ganhar sempre e ser sempre superiores. Não vai acontecer!

    Aliás ontem até ao 60 e tal minutos, mais ou menos na altura do quase golo olímpico do Gabri, estávamos muito melhor na posse de bola e tínhamos mais lances de perigo. Mais lances de ataque.

    Tivemos o remate do varela, um lance em que samu é só tocar para a área para o pêpe que estava sozinho mas samu dominou mal, desvio do Pablo Rosário após boa jogada de ataque, canto directo do Gabri que não dá golo por muito pouco e o golo anulado. Ou seja estivemos bem mais próximos do golo mas definimos mal. Na altura do golo anulado estávamos a carregar e os ingleses bem fechadinhos atrás. O Igor jesus estava quase a jogar a central.

    Eles além dos penalties tiveram um remate fora da área. Aproveitaram muito bem os erros do martim e Bednarek.

    No fora de jogo do samu, a bola toca em último lugar na cabeça do defesa do forest. Foi uma carambola mas o var devia ter visto.

    Acho que falta um jogador das caraterísticas do William para jogar na outra ala e o retorno de de Jong.



    ResponderEliminar
  31. É histórico e recorrente no Dragão até à morte. Quando há um mau resultado a malta aparece mais. Eu estou cá sempre, nos bons e nos maus momentos, mantendo a mesma postura de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda bem que existe este espaço para os portistas poderem debater, já nos basta o veneno das redes sócias infestados de viúvas, e o esgoto da Tv sempre a deturpar tudo quando se fala do futebol clube do Porto

      Eliminar
    2. Boas.
      Vila.
      Queria deixar aqui.
      O meu,muitíssimo Obrigado.
      A sua pessoa.
      Pelo o seu amor incondicional.

      Largos dias,tem 100 anos,para a sua dedicação.
      Muito agradecido,a Si

      Eliminar
  32. Pedro Miguel, falas uma linguagem que fica difícil entender. Deve ser das vírgulas.

    ResponderEliminar
  33. Não fizemos um bom jogo é verdade e 3 ou 4 jogadores chave estiveram muito abaixo do normal. Mas com arbitragens destas é complicado.

    No primeiro penálti o Bednarek foi empurrado no ar, no ombro esquerdo. No desiquilibrio acaba por tocar na bola com o braço, bola essa que depois vai também ao braço do jogador que realmente comete a falta.

    No segundo penálti o Martim faz um movimento de reflexo (e de anjinho) com a perna, mas o inglês já se vai a atirar para a piscina antes do contacto. O árbitro vê bem o piscinanço mas é advertido pelo patrão que no auricular lhe diz que não pode deixar de marcar um lance destes num estádio inglês e a favor de uma equipa inglesa.

    Portanto perdemos num jogo totalmente equilibrado, com dois penalties inexistentes e em que os da casa estiveram melhor que o normal e nós abaixo do normal. Árbitro caseiro e pressionado pelos patrões da UEFA para não nos deixar ganhar.

    Apesar da injustiça, temos que refletir e fazer melhor. Farioli não pode jogar um jogo destes, com practicamente 3 trincos. Precisamos de um pouco mais de criatividade no meio campo para aproveitar melhor a profundidade do Sainz e do Samu e a capacidade de transportar e tabelar do Pepê.

    ResponderEliminar
  34. Segundo o transfermarket , valor dos planteis .
    Nottingham Forrest - 664,70 milhões
    FCPorto - 391,80 milhões

    O Nottingham Forrest tem 10 , 11 jogadores que habitualmente vão às seleções do seu país .
    Mas lendo alguns iluminados , dá ideia que eles são uns trambolhos , uns cepos .
    Esquecendo que esta mesma equipa na temporada passada esteve pertissimo de uma presença da Champions , tendo esse objetivo se gorado na última jornada .

    Não vou criticar Farioli pelas escolhas que faz e pela preparação dos jogos , onze iniciais e substituições .
    A minha única crítica a ele que lhe aponto , foi aquele jogo treino com o Lourosa , no qual alguns jogadores saíram lesionados , entre eles o De Jong , que nós fazia um grande jeito tanto ontem , como no jogo contra os lampiões .

    ResponderEliminar
  35. E segundo o transfermarkt, entre compras e taxas de empréstimo, o Nottingham gastou perto de 250 milhões de euros para 2025/2026.

    ResponderEliminar
  36. Agora, após a primeira derrota, o importante é ver como a equipa do FCP reage e aparece no jogo frente ao Moreirense. Se ficou afectada ou se ficou com ganas de ultrapassar a derrota e regressar às vitórias.

    Há uma teoria que li em algum sítio que é mais ou menos o seguinte: o FCP devia tirar a bola aos ingleses, circular, obrigá-los a correr, desgastar-se. Era uma excelente solução, se o FCP tivesse jogadores para isso. Um Vitinha, por exemplo. Mas não tem. Mora? Não é esse tipo de jogador.

    ResponderEliminar
  37. Boa noite,
    Parece-me q o FC Porto respeitou demasiado os ingleses, ou jogou ao empate... A entrada do Pablo Rosário - q fez um mau jogo, espelha isso mesmo.
    Talvez o Nottingham não seja muito forte, mas claramente a melhor equipa q jogou contra o FC Porto este ano!
    A derrota em termos práticos não significa nada, só significará se não formos vencer a Moreira de Cónegos!.. Face as dificuldades do jogo, derrota no dia de ontem... É contar com 1jumento a fazer lembrar tempos áureos do bruno paixão!

    ResponderEliminar
  38. Bom dia,

    Agora que já digeri a derrota e com cabeça fria pensei no Clube, Equipa e adeptos.....
    O primeiro objetivo da época é sermos campeões.
    Esta equipa tem pouco mais de 3 meses de trabalho em conjunto, alguns como o Kiwior tem apenas uns 2 meses de trabalho.
    Nos 3 jogos da L. Europa, a ideia de jogo foi idêntica, aguentar o adversário, saber defender e só depois atacar.
    Na liga temos atacado primeiro e a defesa alta e pressionante tem sido a chave do sucesso.
    Pressionar alto 90 minutos é muito desgastante fisicamente, teríamos de ter um plantel de 18 a 20 jogadores ao mesmo nível e não termos lesões.
    Saber defender sempre foi o ADN o Porto que eu conheço á mais de 50 anos.

    Sim é verdade que acho que faltam "tomates" ao Farioli, mas acho que lhe faltam pois sabe bem que não temos equipa para defrontar os grandes (e não tão grandes) da Europa, para isso precisamos de mais qualidade no plantel, por muito que o Farioli tenha recuperado alguns jogadores, pêpê, zaidu, etc.. estes não se tornaram melhores por causa do Farioli, apenas foram melhor enquadrados na sua ideia de jogo.

    Estamos a meio de uma reconstrução do plantel, temos de valorizar os jogadores que temos, vender e comprar, dar potencial ao plantel, qualidade e depois sim poderemos apontar o dedo ao treinador.

    Eu espero um Porto bem melhor que na época passada, que discuta o titulo até á ultima jornada, sendo que ser Campeão em Portugal é o primeiro, segundo e terceiro objetivo para esta época.
    Neste momento nem sequer temos o plantel mais valioso da liga, já estamos á frente de um benfica que investiu bem mais que nós e atrás de um sporting que investiu menos, mas mesmo assim investiu forte nos jogadores que considerou prioritários. Mesmo assim acho que compramos melhor que os 2 adversários da capital do império falido.

    Posto isto, só unidos venceremos, se nos dividir-nos agora estaremos a hipotecar tudo o que de bom poderá (e virá) esta época.
    Abraços MVP, força nos seus dedos e que nunca perca este seu espirito de nos dar um lugar seguro para exprimirmos as nossas convicções em favor do FCP.
    Só unidos venceremos e muitas derrotas ainda estarão a caminho, tanto para nós como para os nossos adversários, isto ainda é o inicio.

    ResponderEliminar
  39. Era BOM que o FCP obtivesse uma Vitoria em Moreira de Cónegos, campo onde o FCP TEM SEMPRE MUITAS DIFICULDADES.


    Quem é que o senhor Duarte Gomes , que nunca se salientou como arbitro (parece me), mandou desta vez para arbitro e VAR ???

    É neste Campo que há camaras em postes (de iluminação ? ), para os foras de jogo ?!

    ResponderEliminar
  40. Acho que a maioria das pessoas não têm noção o que é a liga inglesa. Qualquer equipa lá lutaria para ser campeã aqui. Mesmo as que estão em último! Que o diga o Amorim, vê-se lixado para ganhar um jogo. A liga portuguesa é fraquinha! Os chamados grandes aqui na realidade são pequenos lá fora. Lá o problema não é dinheiro. Aqui há um clube que quer ficar com o dinheiro todo dos direitos televisivos, vejam a mentalidade pequenina que temos por cá. Lá distribuem o dinheiro por todos. Têm um campeonato espetacular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. O campeonato português precisa de uma grande remodelação.

      Eliminar
  41. Há Muito Portista que nao tem bem noção das TREMENDAS DIFICULDADES e "ADVERSARIOS" que o FCP, enfrenta e que são a medida que o Tempo corre , cada vez MAIS NOTORIOS.

    ResponderEliminar
  42. Sou teimoso: Para alem de não se fazer um grande jogo, já vi varias repetições dos penaltis e do golo anulado, continuo a dizer que a arbitragem principalmente o Var foram o décimo terceiro jogador dos ingleses. Para mim foi tudo bem armadilhado nas imagens.
    Volto afirmar que o FCP é melhor que o Nottingham...

    ResponderEliminar
  43. Caro DVP e prezados portistas,

    Desta vez, não conseguimos aplicar o que temos feito tão bem coletivamente nos últimos jogos. A pressão alta, que costuma ser uma das nossas forças, chegou quase sempre tarde, e isso deu espaço ao adversário. Individualmente, alguns jogadores pareceram menos inspirados — o Borja Sainz, por exemplo, que normalmente ajuda muito nessa pressão, pareceu-me com menos rotação.

    Acredito que Farioli tem noção do que a equipa pode dar hoje e onde pode chegar.
    O mais importante é que a equipa continue a crescer e perceba que, quando o coletivo funciona, tudo corre muito melhor também a nível individual.

    É essa a expectativa que tenho para o próximo jogo em Moreira de Cónegos: ver novamente um FC Porto intenso, solidário, e compacto — a pressionar em bloco, a recuperar bolas no meio-campo adversário, e a transformar essas recuperações em transições rápidas e perigosas. Um Porto unido, combativo e fiel à sua identidade.

    Viva o FC do Porto, sempre!
    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Borja fez uma má exibição. Ponto. Mas tem mais atenuantes que o outro ala, Pepê. Enquanto este teve atrás de si um bom Alberto Costa - foi um dos menos maus -, Francisco Moura foi um desastre.

      Eliminar
  44. Olhando para a generalidade dos comentários, não vejo que os portistas estejam contra o treinador e muito menos que exista uma desunião em volta do mesmo.

    Agora não podemos esconder que os três últimos jogos, cada um com as suas especificidades, trouxeram dificuldades, menor fulgor e que temos de melhorar, fazer coisas diferentes.

    Para o Moreirense desejo apenas um FCP em retoma exibicional mas mais importante ainda, um FCP de regresso às vitórias. Com ou sem Mora, com ou sem Pablo Rosário, com ou sem...

    ResponderEliminar
  45. De todo o universo que está em condições de votar, 160.182, se todos os sócios, 27 045, com direito a 50 votos, fossem votar, tinham 1.352.250. Quase tantos votos como todos os restantes 133.137, com direito a 3, 10 ou 20 votos, 1.573.453.
    Diz o presidente da AG do Benfica que é um sinal de vivacidade democratica do maior clube do mundo. Confesso humildemente, tanta democracia até comove.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que palhaçada que é o boifica.
      Há sócios de 1a, 2a, 3a e 4a categoria.
      Felizmente que nas eleições da República não é este circo, é igual para todos os maiores de 18 anos como acontece em qualquer verdadeira democracia do mundo.
      O benfica é um péssimo exemplo a todos os níveis, reúne em si tudo o que há de pior neste país lisboeta, centralista, de cunhas, favores e corrupções.

      Eliminar
    2. Jamais irei entender isto , de sócios terem o direito de votar por 50 votos , ou 20 votos , só porque têm mais anos de sócio , é uma loucura anti-democrática , injusta , batoteira , sem equalidade .
      Foi assim que Frederico varandas ganhou a sua primeira eleição , ficou atrás do seu concorrente em número de votos , mas ganhou porque os que tinham direito a votar 50 votos ou 20 votos deram-lhe a "vitória" .
      Contente que no nosso clube não há esses mimos pseudo democráticos .

      Entretanto nas eleições dos lampiões chegaram á conclusão que 80 mil sócios não podiam votar , porque ou faleceram ou não pagavam cotas .
      PS - Os boletins de voto acabaram , LOL
      Que amadorismo!!!

      Eliminar
  46. Há algumas baixas importantes mas não desculpa tudo.
    Esta época temos uma equipa de basquete que é uma vergonha.
    São malhas atrás de malhas que levamos, fora e em casa, não há ninguém responsável que faça alguma coisa?
    Vai ser isto a época toda?

    ResponderEliminar
  47. È preciso VER que temos tido BAIXAS consideráveis no Basquetebol e no Andebol.

    Hoje no Andebol mais um.

    3 PENALTYS ???!!!

    Mesmo que sejam, marcam se a TODOS OS CLUBES ???

    Custa muito a acreditar, no Futebol Português.

    Julgo que se profissionalizou arbitragem e Var mas nao se vê MELHORIA.



    ResponderEliminar
  48. Mais um Record neste país !!!

    E pensam os Ingleses que tem um Grande Futebol e um Grande Campeonato .

    ResponderEliminar
  49. O José Chourinho deve estar feliz a, 3 penalty’s e goleou o Arouca, a quem o Sborden espetou 6 a jogar contra dez e a quem nos demos 4 a jogar fora com menos um…..viva o futebol português! Viva o Chourinho! Viva o Dudu! Que grande farsa….e estamos nos entretidos a criticar o Mister Farioli….se conseguirmos ir à Champions e ganhar o campeonato vai ser um daqueles feitos impossíveis.

    ResponderEliminar
  50. Democratas, não me façam rir. Agora só falta a contagem de votos do Cemitério dos Prazeres, Magalhães Lemos, Marte, Vénus e Feira da Ladra.

    Três penaltis porque o jogo só durou 90 minutos se fosse com prolongamento o VAR tinha lá mais três para os agraciar.
    Todos da arbitragem chegaram a tempo de fazer o jogo depois de irem votar.


    Agora só falta o mestre dos mestres da arbitragem o Dudu, vir cagar postas de pescada, dizendo que ficaram mais dois penaltis por marcar.

    Mourico, discurso de um reformado á espera de uma vaga na seleção que o tio patinhas da FPF lhe vai oferecer, assim naquela casa tudo fica com um vermelho mais vivo.

    ResponderEliminar
  51. Boa tarde.
    Reparei que certos supra comentários são de rasgar as vestes.
    Espero que todos tenham percebido a msg do mister antes do jogo, quando se referiu à situação de não saber exatamente o que esperar da tática da equipe adversária em virtude da mudança de treinador dias antes. É ou foi uma realidade.
    Como bem referiu o Sr Vila Pouca, houve jogadores do FCP a quem lhes será exigido um pouco mais que aquilo que mostraram, nomeadamente o Pepê, o Frascisco e mais alguns. Contudo também temos em conta que no início da partida o sr do apito deixou dar a porrada toda que os da casa quiseram, já no sentido inverso ao mínimo toque, era logo priuuuuuu!. Lá como cá, iremos estar sempre mal neste capítulo. Ainda há pouco tempo tive um vizinho que foi internacional por Inglaterra e me afirmava que na terra dele, o FCP era visto como equipe que pagava árbitros e que scp e slb eram equipes prejudicadas por esse sistema, tal foi a campanha orquestrada pela nossa cs. Conseguiram denegrir a imagem daquele que afinal, foi o expoente máximo na categoria desportiva, o FCP. Por isso, vai levar muito tempo, se é que vai ser possível, repôr toda a verdade.
    Em relação ao Treinador Farioli, só um único reparo; tem sido , é e a continuar assim, a melhor aposta desde há muito tempo que o FCP fez em matéria de treinadores.
    Em relação ao prodígio Mora, continua a saga de início de campeonato. Penso que está tudo bem e nada mais a salientar. Como o treinador disse: todos são importantes. É assim necessário o bom entendimento entre todos, para que no fim possamos festejar, 1º, 2º ou até 3º lugar. O importante é permanecer e ir até ao final.

    ResponderEliminar
  52. Eu gostava um dia de ter 3 penalties. Imagino a berraria em cima do árbitro que nos desse 3 penaltis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se algum padre marcasse 3 penáltis a favor do Porto, não podia sair à rua durante muito dias que era linchado.

      Eliminar
  53. Penaitis com imagens que os Lampioes quiseram mostrar. Não se esqueçam que jogaram em casa. Isto é nojo do costumo...

    ResponderEliminar
  54. Vitória peremptória do vólei feminino na casa das benfas, campeãs em título, temos grande equipa capaz de lutar por títulos.
    No Hóquei também temos, esta equipa é bicampeã mas está a custar o ajuste do plantel ao novo treinador ou vice versa, há sempre uma ou outra falha defensiva gritante que nos custa caro nestes jogos com equipas como Oquei ou sporting, ainda por cima a jogarem em casa ou práticamente em casa. E falham-se muitos golos.
    Temos que melhorar um bocadinho, para ganharmos o que verdadeiramente conta, os grandes títulos.

    ResponderEliminar
  55. Este ano o hóquei do FCP está ser uma desilusão, foi com o Turquel hoje com Oq.Barcelos.
    Equipa velha, cansada ou este não é o treinador que o FCP precisa?!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro que na época passada fizemos uma época na fase regular, como diz e bem, o anfitrião DVP, cheia de altos e baixos, onde inclusivamente terminamos essa fase em 3º lugar. Fomos eliminados da Taça em casa pela Juv. Pacense e depois sim...partimos para os play offs e fizemos uma excelente campanha e fomos campeões.
      Vamos ter calma, ainda estamos no início.

      Eliminar
  56. Olá,
    algum dia íamos perder. Dói, claro que dói, porque até acho que era uma equipa ao nosso alcance . Não é o fim do mundo . É óbvio que podemos e devemos melhorar com o decorrer da época. Continuo a acreditar.
    O futebol tuga faz mal a alguém minimamente sério, é o que temos..
    Nas mm circunstâncias já vencemos, mas enfim..temos de fazer o nosso trabalho.
    Ganhar contra tudo e contra todos.

    ResponderEliminar
  57. Caro DVP:
    Excelente vitória do nosso voleibol, na Luz, por 3x1. Pelo que vi, penso que todas as aquisições aportaram melhoras para a equipa.

    ResponderEliminar
  58. Esta época não há jogos das competições europeias em canal aberto?
    Mesmo jogando mal poderíamos ter saído de Inglaterra com um empate, o adversário não foi tão superior a nós, uma arbitragem caseira ditou o resultado final. O lance para o 2º penalti até aceito, mas o lance do 1º penalti é muito tendencioso, afinal a bola também bate na mão do jogador adversário.
    Mas prefiro perder este jogo nas competições da Liga Europa do que perder para o campeonato. O mal menor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou da opinião que o primeiro pênalti não devia ter sido assinalado , mas olhando para a nacionalidade do árbitro ...
      Ainda na semana passada foi apanhado um arbitro de basketball sérvio num esquema mafioso , e ele arbitrava jogos europeus .

      No jogo de quinta feira o árbitro fez várias vezes vista grossa á dureza dos jogadores do Nottingham Forrest , nem sequer marcava faltas , já a nós ...

      Amanhã ganhar para continuar na frente com a mesma vantagem sobre os nossos rivais .
      E cuidado com os padres , eles bem que irão tentar ...

      3 pênaltis , o padre de serviço tinha de dar a mão aos lampiões , era dia de eleições , os sócios tinham de ter um presentinho , um voucher por terem ido votar ...

      Eliminar
  59. Era BOM ganhar em Moreira.

    Jogamos de forma intensa e nao temos um banco muito "rico", nao me deixa tranquilo.

    Qua amanha árbitros e Var tenham comportamento normal.

    ResponderEliminar
  60. Vejam o lance hoje do avançado grego do Sborden em Tondela e imaginem se fosse connosco…

    ResponderEliminar
  61. Arbitragem, na minha opinião continua a ser uma mentira. Incompetência, pontuação dada aos árbitros (provavelmente por não obedecerem a determinadas ordens) e aqueles que arbitram a favor de certas camisolas que eles tanto gostam.
    Provavelmente já não vai ser para o meu tempo que com novas tecnologias, esta praga vai deixar de andar prejudicar o desporto em geral o futebol em particular.
    Façam leis sérias e acabem com essa merda dos critérios de cada arbitro. Já não há pachorra pra esta cambada.

    Logo espero que o FCP labor como o tem feito em prol dos 3 pontos. Temos sempre que marcar mais golos, trabalhar o dobro do adversário porque jogamos contra onze e não só.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  62. Atenção que o Moreirense/FCP dá hoje na TVI.

    ResponderEliminar
  63. LJardim: arrasa arbitragem e admite deixar o Brasil: "Não quero isto para mim".

    Se vieres para Portugal, lembra te do Centralismo.

    ResponderEliminar
  64. Soares, fazes-me lembrar o José António que desapareceu. Qualquer coisa que aparece, comentas. Começa a guarda os assuntos e junta tudo num comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. OK. Mas com o devido respeito nao sou o José António.
      Sou é socio do FCP há muitos anos.
      Culpa do meu pai e de um tio que me levaram a ver pequenino o Virgilio, Miguel Arcanjo, Luis Roberto, Carlos Duarte e o grande Hernani , Montano (argentino) etc
      E me falaram do Pinga, Correia Dias, Araujo etc.
      "Doente" do FCP.

      Eliminar
  65. OK. Agora, se fazes comentários com uma pequena frase, quando tal tens vinte comentários, quando podias sintetizar em um, dois, ou três.

    ResponderEliminar
  66. Boa noite a todos,

    Esperar que tenhamos felicidade para jogo de hoje.
    Um triumvirato minhoto, alternado com mais uma visita na Liga Europa, completa um ciclo entre selecções como nunca vi, 5 jogos fora e apenas 1 em casa. Ao invés, no regresso em Novembro será uma sucessão de jogos em casa.
    Daqui se depreende a importância capital destes próximos 3 jogos. Não nos engamenos, estes 3 jogos podem definir muito do que será a nossa época.
    Passando estes 3 jogos e mantendo-nos à frente, mesmo que teoricamente com alguma perda de pontos, o Porto abordará o calendário até meio de Janeiro com outra leveza.
    Teremos entretanto a recuperação de De Jong, que tanta falta tem feito.
    Os nossos rivais estão bem atentos a isso, e não tenho dúvida que as cascas de banana estarão lá para nós.
    Peço a todos os jogadores e staff do Porto que chamem a si o espírito Porto, que se lembrem do nosso saudoso Jorge Costa, e agarrem a faca na boca e vão à luta.
    Se passarem estes 3 obstáculos, um de cada vez, não tenho dúvida que provocaremos muitas preocupações para Lisboa.
    O derby lisboeta está aí à porta, quem perder esse jogo pode ficar KO. Se houver empate, poderão ficar os dois.
    Vamos à luta, jogando bem ou mal, hoje é para ganhar.
    Depois para o round 2.
    Força!
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje o espírito Porto foi bem visível na 2a parte.
      Contra tudo e contra todos... Pooooooooorto...

      Eliminar
  67. Boa noite Sr Vila e todos os portistas, eu sou um portista que leio este blog a muito e dou-lhe os meus parabéns por ter este blog que tanto defende o nosso grande Porto . Hoje o que me chateou a sério foi a quantidade de vezes que o Var procurou um alfinete na nossa área para marcar penalty… mas marcar falta sobre o Gabi Veiga que ia isolado na segunda parte e o cartão para Maracas sobre o Samu nada. Farioli tem perceber como jogar com equipas de 4 autocarros e a queimar tempo. Vasco Botelho, um lampião doente hoje não leva a maleta. Obrigado e sou um portista da Nazare que faço milhares de Klm com o meu filho para apoiar o nosso grande amor 💙💙

    ResponderEliminar