domingo, 7 de dezembro de 2025

C.D.Tondela 0 - F.CPorto 2. Com um certificado de garantia polaco, Dragões cimentam a liderança


Depois de ter oferecido três prendas que tiveram como consequência a derrota frente ao Vitória SC e a eliminação da Taça da Liga; do empate no dérbi de Lisboa; era muito importante o FCP vencer em Tondela. Um, para aumentar a vantagem para os dois principais rivais na luta pelo títulos. Dois, para que a derrota da última quinta-feira fosse ultrapassada rapidamente e sem deixar sequelas. O duplo objectivo foi cumprido, Dragões ficam com a liderança ainda mais cimentada.

De início com Diogo Costa, Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura, Alan Varela, Froholdt e Rodrigo Mora, William Gomes, Samu e Pepê o conjunto de Francesco Farioli já com um onze bem diferente do que começou o jogo anterior, entrou a tentar tomar conta do jogo, mas não estava fácil. Com o Tondela em bloco baixo, os espaços não apareciam, ninguém conseguia desbloquear. É nestes jogos que têm de aparecer os criativos, mas não apareciam e o futebol portista era lento e previsível. Até meio da 1ª parte nem uma oportunidade e um remate. Foi em cima do minuto 30 que o FCP ameaçou num remate de William Gomes e de seguida Alberto Costa em boa situação errou no passe para trás. Aos 33 minutos Mora aproveitou um ressalto e fez golo, Dragões na frente. VAR analisou e analisou e anulou. As imagens dão a nítida sensação que Mora está em jogo, mas estava adiantado 25 cm, disse o VAR. Custa a acreditar.
Há jogadores do FCP que parecem apostados em complicar. Dragões dominavam só Diogo Costa não estava no último terço do Tondela, mas criavam pouco.
Nos descontos a bola entrou na baliza do capitão do FCP, mas houve falta clara sobre Froholdt.

O intervalo chegou com o marcador sem funcionar, muito porque culpa dos azuis e brancos que raramente conseguiam encontrar espaços e o caminho para a baliza. Um remate perigoso e um golo anulado, é muito pouco para as exigências do FCP.

Para a 2ª parte era preciso pressionar bem e acelerar o jogo.
Farioli manteve o mesmo onze e o FCP começou a atacar e ameaçar. E na sequência de um canto de Mora, cabeça de Kiwior, defesa de Bernardo Fontes, recarga vitoriosa de Samu. Porto na frente e logo no minuto seguinte o 2° por William que aproveitou um brinde do guarda-redes. Com dois golos de vantagem era importante não relaxar, facilitar, aproveitar os espaços que o Tondela na reacção ia dar, tentar fazer o 3° e matar o jogo.
Para isso importante ser assertivo, encontrar as melhores opções e definições, passar bem. O que não é o caso de Alberto Costa que persiste em tomar más decisões. E de Alan Varela a meter em Samu pelo meio com ele pressionado.
Aos 63 minutos, saíram Mora e William, entraram Pablo Rosario e Borja Sainz.
Os portistas iam adormecendo o jogo no seu sector recuado, procurando não correr riscos atrás e sair com critério, mas infelizmente isso não se aplica a todos, há quem em vez de jogar simples, resolva inventar mesmo em locais pouco apropriados.
Samu aos 77 minutos ficou perto do golo e no minuto seguinte saiu juntamente com Pepê, entraram Alarcón e Deniz Gül.
Com o Tondela mesmo a perder por 2-0 a não arriscar nada, os Dragões geriam, iam lá de vez em quando, embora às ameaças fossem ténues.
Aos 82 saiu Alberto Costa e entrou Martim Fernandes.
O jogo caminhava para o fim sem grandes motivos de interesse. Porto pouco interessado em acelerar, Tondela não perturbava muito, apenas em lances de bola parada criava alguns problemas. E os 90+4 minutos esgotaram-se com uma vitória que não merece qualquer contestação, de um FCP que não foi brilhante, longe disso, mas conseguiu os três pontos e aumentou a vantagem para os seus rivais na luta pelo título.

Uma nota final para a dupla polaca, Bednarek e Kiwior, uma espécie de certificado de garantia para o conjunto de Francesco Farioli. Com eles em campo fica difícil marcar ao FCP, mesmo quando alguns colegas parecem apostados em lhes complicar a vida. Porque não aprendem com eles a simplificar em vez de complicar e em zonas em que isso pode ser fatal. Em Bednarek e Kiwior a concentração é absoluta do primeiro ao último minutos.

PS - Duarte Gomes, Dudu, explica à gente como devem ser alinhadas as linhas de fora-de-jogo para que não hajam dúvidas, não olhemos para o lance e fiquemos com a nítida sensação que a análise do VAR está errada.

Caixa de comentários


50 comentários:

  1. Concordo plenamente...aliás já o tinha dito as melhoras contratações de longe do porto a dupla polaca

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP,
    Ganhamos mas saio deste jogo com sinais de preocupação que já tinha sentido no jogo da tacada liga. A primeira parte foi das piores que vi esta epoca e mesmo na segunda, em que melhoramos fruto da entrada forte, há coisas que realmente não gosto. É raro conseguir uma tabela.ou um passe a rasgar na ultima parte do campo por exemplo. E depois há jogadores que me tiram um.pouxo do sério. É verdade que por vezes recebe a bola sob pressão mas o Samu é incapaz dar sequência a qualquer lance a jogar de costas para a baliza. Pensei realmente que tivesse melhorado mas está visto que o que vimos no início de época foi sol de pouca dura. Tem outras coisas boas mas não chega....

    ResponderEliminar
  3. O padre e sacristão (árbitro e VAR) bem tentaram na primeira parte , o golo anulado ao Mora é inacreditável e inaceitável , vê-se a léguas que não está fora de jogo , e a nossa direção tem protestar veementemente esta falha propositada por parte do var .
    De resto foi uma primeira parte sofrida a nível exibicional , com melhorias na segunda parte , aonde resolvemos a questão em 86 segundos .
    Todavia não gostei da parte final , afroxamos , facilitamos , valeu que o Tondela não criou perigo .

    Concordo em absoluto com o último parágrafo do post , esta dupla de centrais polaca é uma mais valia , um seguro de todos os riscos para a nossa equipa .

    Para o jogo de quinta feira rodar como no jogo contra o Estrela Vermelha .

    ResponderEliminar
  4. Boa noite DVP e todos os portistas, excelente vitória em Tondela e 8 pontos de avanço sobre os lampiões e 5 sobre o lagartos, mas fica vários pontos, o 1 ponto é ver o ódio do Collina alentejano logo na escolha de campo para o Diogo Costa nem olhou nos olhos, 2 ponto o golo anulado ao Porto não pode passar em claro, o tronco do jogador do Tondela está a por em jogo o Mora( será que existe uma câmara no poste de iluminação como em Aves) 3 ponto, a 1 parte do Porto foi má, jogadores fora da caixa, os criativos sem pegar no jogo e a esconderem-se no jogo interior, temos de melhorar e tenho fé que o Farioli vai conseguir ultrapassar estas equipas de 3 autocarros, que são 80% do campeonato.

    Na segunda parte entramos com tudo e fizemos um golo de canto, onde somos muito forte e temos de sempre aproveitar esses lances, o 2 golo, já estou a ver os cartilheiros aziados a dizerem que foi o petardo que abalou o guarda do Tondela.

    Gostava de dizer uma coisa para final acerca de José Mourinho, já gostei dele, mas desde as figuras que fez pós-champions e depois em várias declarações à menosprezar o Porto, tenho de concordar acerca do que ele falou dos árbitros estrangeiros e na sexta-feira acerca do Huljmand, passa o golo a contestar tudo e todos da euipa de arbitragem, faz o que quer é raramente leva amarelos ou é expulso .. a partir de agora quero ver o grau de influência do Mourinho

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. A nossa dupla polaca é quase à prova de golo, que diferença para a época passada.
    Faltam-nos craques feitos lá na frente. Com um miúdo de 18, outro de 19, e 2 de 21, fica complicado, falta-lhes maturidade.
    Foi um fim de semana em cheio, ganhámos no futebol (A, B, Feminino, sub19/17/15), no andebol, no basquete, no hóquei, e no vólei feminino.
    Agora vou fazer um bom bocado de zapping nas tvs do regime, quase nunca vejo, mas nestas alturas não perco por nada, vê-los com um ar muito fúnebre, a falarem como se lhes tivesse morrido alguém querido...

    ResponderEliminar
  6. Caros Portistas,

    Mais 3 pontos e vitória importante porque podíamos aumentar vantagem e conseguimos. Ficamos com 5 pontos que não é nada mas é melhor que estar atrás. Realmente há jogadores que só complicam, não entendo, são burros só podem. O Mora mais uma vez não esteve em campo e quando tem bola não acrescenta nada, perde bolas quando pode soltar rápido.
    O golo do Mora está completamente em jogo, uma vergonha não se exigir o sistema de 3 D à FPF, têm tanto dinheiro e não investem porque interessa para esta situações.
    O FCP devia aproveitar o fim de semana da taça da liga e antecipar o jogo do campeonato para esse fim de semana, assim teríamos mais tempo de descanso entre os jogos, não sei com quem é mas seria interessante e benéfico para nós, à atenção da direcção. A dualidade de critérios continua e qualquer dia vai-nos sair caro.
    Na 5ª há mais um jogo importante pode definir a passagem directa aos 8ºs e poupa-nos 2 jogos.

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  7. Uma vitória em jogo que não podíamos falhar, jogo com os problemas dos ultimos tempos, mas é acreditar que com trabalho e uns retoques será possivel sermos de novo mais consistentes.
    Se o calendário de momento pode parecer mais favorável, é perigoso pois pode dar a sensação de relaxamento, mas acredito que isso será tratado, temos de estar sempre alerta por todos os motivos.
    Continuar pois a trabalhar, rodar qb para ir dando descanso, sem tirar qualidade e continuarmos firmes.
    Uma pena o De Joung, que recupere bem, e arranjar alternativa.
    E força Porto.

    ResponderEliminar
  8. Acho que já disse, mas vou repetir. Querem o Mora na equipa, OK, mas no meio-campo com um trio na frente, no modelo do Farioli, não dá.
    Continuo a pensar que já era uma prioridade, sem o Luuk ainda mais. O FCP precisa de um bom avançado.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia a todos. Melhor o resultado do que a exibição. Contente pelo resultado e diferença pontual, no entanto, preocupado com a falta de rotinas que são necessárias para ultrapassar este tipo de adversários. O futebol não tem entusiasmado. Já deu para perceber que o Farioli não quer perder o controlo do jogo, é frequente recuperar a bola, e ao invés de ir para a frente, os jogadores jogam para trás e voltam às posição pré-estabelecidas. Entendo, mas não me entusiasma. Por fim, nota negativa para o Tondela, mesmo a perder por dois, não arriscou nadinha, assim fica difícil construir um resultado mais volumoso. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Vitoria justa, numa primeira parte morna, com um golo limpo roubado ao FCP.
    Aqueles 2 golos de rajada na 2ª parte deram confiança à equipa, acabaram com as preces, os sorrisos, daqueles agachados que ainda esperavam o milagre da perda de pontos do FCP.

    Arbitragem: O mais do mesmo um Godinho fraquinho um Var vigarista.
    Fui ao Canal da Spot TV ouvir os entendidos os inteligentes da arbitragem, desta vez não era o faustino era um outro, um faustoso que por lá anda. Diz o cujo sobre golo anulado ao FCP que a linha do fora de jogo não estava bem mas o Var viu e bem, que estavam 20cm fora de jogo, o cujo sem vergonha nem sequer teve a coragem de dizer que era um lance duvidoso. Sobre o penalti na grande área do Tondela, diz a mesma praga que era uma bota amarela sobra a vermelha que iam ambos em marcha atrás e caíram, quando se vê que também há empurram. Enfim, desta tribo pouco a dizer.
    Temos que ir ao mercado por um ponta de lança e mais um outro jogador.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia a todos.
    Uma pequena mas muito importante informação em relação ao jogo de ontem que a muitos escapou; noite de muito frio, houve quem dissesse que eram -5, já outros -7, enfim de enregelar os tintos.
    Já quando passei por aqueles sítios televisivos, como sempre faço depois dos jogos do FCP, porque gosto sempre de ver comédia antes de me deitar, para meu espanto a cartilhada estava toda a carpir mágoas no rio Ferreira em São Pedro da Cova.
    O jogo foi o que foi, sendo que o mais importante conclui-se. De resto se alguém souber de um ponta de lança exímio e de extremos a saber colocar a bola na área para que alguém a meta na baliza, seria ouro sobre azul.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi, também queria ver as caras de enterro dos cartilheiros mas as tvs estavam todas em São Pedro da Cova junto ao Rio Ferreira, por causa do casal + filhos no carro dentro do rio. De lamentar claro, embora todos tenham sido salvos, mas aproveitaram a ocorrência relativamente banal como se tivesse sido uma enorme tragédia para não darem nada do Porto e dos -5 e -8 dos 2 estarolas de Lisboa. Acho que nem os habituais programas desportivos de domingo tipo Trio d'Ataque deram... lol. Que azia as nossas vitórias e os nossos sucessos fazem às tvs do regime e aos cartilheiros, se houvesse alguma dúvida ontem ficou completamente desfeita.

      Eliminar
  12. Peço desculpa, onde escrevi -7, devem considerar -8 que é o correto.

    ResponderEliminar
  13. 3 pontos muito importantes.
    a JOGAR DE 3 EM 3 DIAS E QUEREM opera?!

    ALEM DISSO O PLANTEL TEM 15/16 JOGADORES DE QUALIDADE ( OU ALGUMA QUALIDADE) PARA AS DIVERSAS PROVAS, Seleções, lesões e outros eventuais impedimentos como castigos :

    É Curto.

    ResponderEliminar
  14. Nota:
    É óbvio que as equipas que jogam bem estão sempre mais próximo de vencer. Também a uma equipa como a do FCP a regra não pode ser jogar mal, jogar mal tem de ser a excepção. Mas também é importante que quando não jogas bem, ganhes e se não consegues ganhar ou menos que empates. Esta época, pela importância, mais que tudo temos de ser pragmáticos e se em nome desse pragmatismo não for possível juntar o útil ao agradável, paciência.

    Serve esta nota introdutória para dizer o seguinte. Parece que de repente aqueles que não davam nada pelo FCP, aos Dragões que partiam para este campeonato em 3º lugar na mesma linha da grelha de partida do SC Braga e atrás do bicampeão Sporting e do sempre favoritíssimo Benfica, já não chega ter 12 vitórias e 1 empate, 27 golos marcados e 3 sofridos, 5 pontos de avanço para o 2º e 8 para o 3º, tem de dar amassos aos adversários em todos os jogos? É isso?
    Então o mais maior, melhor, grande clube do planeta, cria cenários de partida falsos - diziam que íamos ser goleados nos jogos com FCP e Sporting -, para justificar empates em jogos que estava obrigado a vencer e ao FCP esquece-se o ponto de partida e exige-se tudo? Como já os topo e de longe, aplico a velha máxima, os cães ladram e a caravana vai seguindo o seu caminho, já com o Malmo no pensamento. Tem de ser esse o foco sabendo que uma vitória é um passo quase decisivo para que os objetivos de estar directamente nos oitavos se concretizem. No Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde DVP, o seu comentário é na mouche é aquilo que eu penso, isto é, o Porto já deu para ver que vive do eixo, Diogo Costa, Bednarech, Kiwior, Frohold e Gabi Veiga. Quando não joga este eixo é a manta e voltamos ao tempo do Anselmi etc.

      O Porto está em restruturação desportiva e financeira e precisa de ser campeão para alavancar todas as outras modalidades e todo o futebol de formação e equipa B, se for possível num espaço de 1 ano é ouro sobre azul.

      Agora acho que futuramente o Porto precisa de 1 defesa direito e defesa esquerdo, um número 6 box to box e principalmente 1 ponta de lança fora da caixa do que temos, já falei do Irlandês Parrot e estar atento a todo o mercado nórdico e polaco e principalmente as camadas jovens africanas … já não temos andamento para o mercado sul-americano.

      Eliminar
  15. Exige-se demais a esta equipa, há pouco realismo por parte de muitos portistas, já devem ter-se esquecido da miséria das 2 ou 3 últimas épocas.
    É uma equipa de miúdos lá à frente.
    12 vitórias em 13 jogos, e só não são 13 porque o Acabado One veio jogar com 2 autocarros de 2 andares e os padrecos não deixaram.
    Não temos Vitinhas, nem Hulks, nem Falcoes, temos miúdos de 18, 19 e 21 anos, e ontem, o jogador que dá + ligação e acutilancia ofensiva ao jogo nem jogou, por não estar nas melhores condições físicas.
    E os padrecos não nos falham, todos os jogos fazem tudo o que podem para nos deitar abaixo.
    + um golo roubado pelo padre Var com as linhas aldrabadas (é por isso que eles não querem o sistema automatizado, sem intervenção humana, que já se usa nas provas da UEFA e nas principais ligas) e + 1 penálti a dobrar (pisão + derrube) que fizeram de conta que não viram, os padrecos.
    Com todas estas contrariedades, jogo após jogo, muita força tem mostrado esta equipa, nova, com muitos miúdos, mas que tem lá atrás um baluarte polaco quase intransponível que tem permitido aguentarmos tudo e ganharmos práticamente todos os jogos nem que seja só por 1.
    Estou contente com a equipa, não me sinto no direito de criticar muito tendo em conta todo o contexto actual, só quero que continuem a ganhar como têm feito, se não houver inspiração, que seja na base da transpiração.

    ResponderEliminar
  16. O Real Madrid, que é só a equipa + valiosa do mundo neste momento, perdeu ontem, em casa, com o Celta de Vigo, que tem um plantel 10 vezes menos valioso.
    Há 3 jogadores no Real que sozinhos valem + que todo o plantel do Celta de Vigo. E mesmo assim perderam, por 0-2, em casa, nem 1 golo conseguiram marcar ao modesto Celta de Vigo.
    Nós temos andado muito certinhos, temos cumprido sempre no campeonato (falhámos só na taça da crica a jogarmos quase só com 2as linhas) e o que eu quero é que as coisas continuem assim, no campeonato, na liga europa e na taça, não podemos deitar fora a taça como deitamos fora a taça da liga, temos de jogar os 4°s em nossa casa contra o benfas.

    ResponderEliminar
  17. Não entendo aqueles ditos portistas que ao intervalo do jogo já rasgavam a equipa nas redes sociais. O que mobiliza esta gente!? Há um tipo, José Magalhães, que está sempre a destilar ódio e sempre com o velho AVBout. Só pode ser benfiquista.

    É por estas e por outras que este ano era importante ganharmos.

    Para isso, infelizmente, temos que concentrar todas as atenções no campeonato e perceber que teremos que cair nas outras. Em condições normais podíamos limpar mais uma taça UEFA.

    Aqui entrariam os reforços, mas com o investimento já feito não acredito que haja margem.

    Há quem tenha falado no avançado do rio ave. Bom jogador, já maduro e nas 3 últimas épocas tem lastro de golo. Mais completo que samu. Sabe jogar de costas, em espaços curtos (vem do futsal) mas também no espaço como habitualmente no rio ave. Mas este jogador tira o lugar ao samu. Vamos desvalorizar um ativo deste valor?

    Sobre mora, como já disse para mim era ele e mais dez num 442 losango, com liberdade a andar por todo lado e a pôr a bola nas diagonais do borja e no espaço para o samu. Como sistema alternativo.

    Sobre o estado atual da equipa. Defensivamente estamos muito bem e nas bolas paradas também. Ontem resolvemos assim. Faltam desequilibradores na frente, porque ofensivamente não estamos bem.

    Se o chiquinho não tivesse amuado, com a equipa forte na defesa como está, ficávamos com ele na frente e a equipa ficava fortíssima. Precisávamos de um jogador deste género.

    Sobre o campeonato, não vale a pena pensar em jornadas fáceis. As equipas variam muito em estados de forma. O aves hoje é uma equipa frágil, amanhã não sei. Até recebermos o Sporting o campeonato é muito igual entre nós e eles. Seria bom manter distâncias. Mas lá está o Estoril era fraco e provou que não é b assim, ontem empatou em casa.

    ResponderEliminar
  18. Caro DVP:
    Independentemente da exibição o mais importante foi conseguido pois conseguimos dilatar a margem de separação com a segunda circular e penso termos ultrapassado a primeira derrota interna ocorrida na jornada anterior.
    Gosto imenso dos centrais e do dinamarquês, Mas, as lesões, atendendo ao posto específico vão obrigar a ir ao mercado.
    Já estivémos a jogar melhor mas não vejo ninguém acima de nós apesar do nosso calendário ter sido exigente. Para quem estava predistinado o quarto lugar, nada mau!

    ResponderEliminar
  19. Caicedo : Grave lesão. Mas Força, vais chegar "LÁ" .

    ResponderEliminar
  20. Caro DVP:
    Voleibol - 10 jogos = 10 vitórias.

    ResponderEliminar
  21. Vitória inteiramente merecida em Tondela, num jogo que controlámos do primeiro ao último minuto. Não criámos muito, é verdade, mas quando marcas dois golos em sessenta segundos e o adversário não faz um único remate enquadrado, está explicado quem mandou no encontro. A partir daí gerimos com calma, sem necessidade de acelerar, porque do outro lado nem a perder por dois tentaram sair do seu meio campo. Para quê correr atrás de um terceiro golo quando o jogo já estava resolvido?

    A ideia de Farioli é clara: organização, equilíbrio, e acima de tudo não sofrer golos. A partir desse ponto, tudo se torna mais simples. Nos últimos anos perdíamos pontos em jogos destes porque oferecíamos golos ridículos e depois corríamos atrás do prejuízo. Hoje isso mudou. Temos o melhor arranque desde 1938 e mesmo assim há quem continue a criticar. Só dá para rir.

    O objetivo deste ano é cristalino: garantir o apuramento para a Champions. Isso é o que realmente importa para avançar na recuperação financeira, atrair melhores jogadores e vender mais caro. Se vier o título, ótimo. Mas ainda nem estamos no fim da primeira volta. Há muito campeonato pela frente.

    Este é o ano um da nova presidência, depois de um ano zero complicado. Temos uma equipa jovem, um guarda-redes seguro, centrais consistentes, um meio campo de trabalho e intensidade, e uma frente de ataque ainda em crescimento. Mas o plantel ainda é curto. Se um dos polacos se lesiona, ou um dos extremos, ou o dinamarquês, ficamos imediatamente limitados. O mesmo acontece na posição de avançado. Espero que ninguém se lesione, mas tudo pode acontecer, e é por isso que precisamos de mais duas janelas de mercado quase perfeitas para dar profundidade real ao plantel. E para isso, voltar à Champions é essencial.

    Não vejo que estejamos a jogar mal. Esta é a matriz da equipa: vencer com rigor, paciência e inteligência, mesmo que seja por meio a zero. Golos espetaculares, combinações vistosas e malabarismos interessam pouco. O que interessa é ganhar. Os encontros com Braga e Estoril foram exemplos perfeitos disso: deixámos o adversário ter bola e vencemos com precisão e maturidade.

    ResponderEliminar
  22. Este jogo era de objetivo único, não interessava como, se a jogar bem ou mal, se por 10-0 ou por 1-0, era daqueles jogos em que a única exigência era ganhar e foi conseguido.

    Acredito que esta possibilidade de aumentar a vantagem também crie algum tipo ansiedade e pressão nos jogadores do Porto, era uma excelente oportunidade de ganharmos algum conforto na liderança e se não concretizássemos, íamos dar uma moral grande aos rivais. Ainda na época passado tivemos uma oportunidade semelhante e falhamos redondamente.

    Este mês, a exigência em termos exibições tem de baixar um bocado (desde que não ultrapasse os mínimos exigidos a uma equipa da nossa grandeza), devido ao grande volume de jogos que temos pela frente.

    ResponderEliminar
  23. Bom dia.
    Achei engraçado quando vi que o arbitro nomeado para quinta feira no Dragão é Norueguês. Não tenho nada contra este senhor do apito, já quem os nomeia não percebe nada de geografia e/ou historia. Por acaso não é um jogo dos mais importantes, mas fosse poderia ter influência. Lá como cá é tudo igual, ou então é a santa sé de Lisboa a bitaitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço ideia quantos, mas de certeza absoluta que já tivemos vários jogos internacionais arbitrados por espanhóis. Não por ser por ter um árbitro do país vizinho ao adversário que já vamos começar a perder. Temos a obrigação de vencer o Malmo, se fizerem uma exibição qb.

      Eliminar
    2. O Malmö é das equipas com plantel menos valioso da Liga Europa (ao nível duma equipa de fundo de tabela da nossa liga), está só acima do Nice na classificação com 1 ponto, tem 2 golos marcados e 10 sofridos (2 por jogo).
      Se não ganhamos ao Malmö em nossa casa não ganhamos a ninguém.

      Eliminar
  24. Impera o bom senso entre os adeptos de forma geral. A equipa ganha e bem, não sofre golos porque defende ainda melhor e vai criando perigo que com calma é bem aproveitado. Nota-se mais serenidade de trás para a frente e com tempo vai chegar ao terço final de forma mais consentânea. As boas exibições vão chegar mais à frente na época e aproveitámos um deslize dos rivais que consolida a liderança. O ano passado em em muitos ataques a recuperar pontos não correram bem e já levamos cinco e oito... Ânimo e aproveitar a série em casa para consolidar a Europa para tirar mais dois jogos do calendário para que as pernas pesem menos.

    ResponderEliminar
  25. O mais importante, a única coisa que importa, é ganhar, ganhar, ganhar!
    Vamos com tudo!

    ResponderEliminar
  26. Fizemos o jogo que tinhamos que fazer,ganhar a jogar bem ou mal!
    Este ano o titulo de campeao e de imensa importancia para o clube a nivel desportivo e financeiro, indo a champions vamos ter a estabilidade financeira que precisamos,podemos reforcar o plantel com melhores jogadores,como alguem disse precisamos de 2 ou 3 mercados como este que fizemos no inicio da temporada para finalmente termos a equipa que pode ambicionar mais do que apenas o campeonato,neste caso acho que precisamos de criar mais uma vez hegemonia do Porto no campeonato e ganhar 2 ou 3 campeonatos seguidos.
    Contra o Malmo,clube historico da Suecia, e preciso vencer para podermos estar tranquilos nos primeiros 8,que significa menos 2 jogos.
    Vou estar atento a aquele talento que o Porto esteve interessado e sei que esta a ser monotorizado chamado Otto Rosenberg,medio seria um bom substituto do Frohold,porque diga se Eustaquio nao pode ser o substituto do Dinamarques.
    Estamos no bom caminho mas precisamos para dar mos o xeque mate,de 2 ou 3 jogadores na minha opiniao clara mais um medio,extremo e central/PL...nem que seja por emprestimos com opcao de compra.

    ResponderEliminar
  27. Caros Portistas,

    Só uma nota em relação à nossa qualidade de jogo, no inicio da época as equipas adversárias vinham cheias de sede de nos pressionar alto como faziam ano passado, dávamos erros e golos absolutamente inacreditáveis, neste ano deram-se mal porque o Porto de hoje sabe sair bem dessa pressão com facilidade e quando vinham abriam muitos espaços logo conseguimos marcar mais golos fruto do espaço dado por essas equipas, agora se repararem já poucos pressionam alto e mesmo quando pressionam andam a correr atrás da bola e nem cheiram, agora fazem uma pressão baixa média e não saem o que torna muito mais difícil de criar espaços onde possamos aparecer, daí a maior dificuldade em criar oportunidades. Também há culpa própria por se complicar em vez de simplificar e por não haver tanta disponibilidade física para manter um ritmo muito alto, sobretudo na pressão alta, ou seja tudo normal na minha perspectiva. Agora é pena que os adversários joguem com os clubes de lixoboa sempre abertos e connosco se fechem muito mais, as malas vão sendo cada vez são maiores, veremos como se vai apresentar o estrela no Dragão, há pouco tempo foi aos lagartixas e jogaram de peito feito, aguardemos para ver. Temos um avançado na equipa B que para mim é melhor que o Gul, o Menlichenka e se treinar com a equipa A vai evoluir muito mais, é fortíssimo nos duelos, segura muito bem a bola, tem visão de jogo virando de um lado a outro do campo e tem boa finalização, só lhe falta mais capacidade física para durar mais tempo, coisa que pode ganhar a treinar e jogar na A, fica a nota normalmente não me engano, ahahah.

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  28. Esta época o mais importante é GANHAR. se se puder jogar bem , melhor.
    Pena perdermos o nosso melhor avançado. Com estas equipas mais fechadas seria muito importante. Toque de bola, tabelas, jogo associativo, jogo aéreo...
    Futebolista do ano até ao momento no FCP: Bednarech.
    Cumprimentos.
    Jorge Rocha

    ResponderEliminar
  29. E ontem num lance muito parecido ao de António Silva sobre Gul no Dragão, o Var do jogo entre Inter e Liverpool, resolveu chamar o árbitro para assinalar grande penalidade a favor dos Ingleses.

    Estes árbitros e vars nomeados pela Uefa não têm as recomendações do suprassumo, Duarte Gomes, cometem estes erros.

    E eu digo que o lance é parecido, não igual, porque o que se passou no Dragão é muito mais evidente. O puxão é muito mais ostensivo e o Gul cai na direção em que foi puxado, para trás. O Wirtz é puxado para trás e cai para a frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem era preciso esse. Neste vídeo do Arouca vs Braga, o mesmo árbitro do FCP vs Benfica, Miguel Nogueira, marca penálti e são lances semelhantes. A única diferença é a cor das camisolas. Não gostam do azul e branco, adoram o vermelho.

      Eliminar
    2. Para alguns árbitros o problema está no seu gosto ou antipatia por determinadas cores. Mas o maior problema está na pressão que os árbitros recebem por parte de quem tem o poder de decidir sobre as suas nomeações e classificações.
      Conheço árbitros que até gostam do azul e branco mas acabam sempre por nos prejudicar. Alguns desses árbitros são bem conhecidos especialmente alguns que já terminaram a carreira !

      Eliminar
  30. Esse duarte gomes é uma mentira da arbitragem, (um tacho oferecido pelo amigo de peito presidente da federação), dá homilias sobre arbitragem pra boi dormir.

    Ouvir esses reformados, recalcados, incompetentes, rejeitados da arbitragem nos canais desportivos lisboetas, quando falam sobre lances em que o FCP é lesado, metem nojo de tanto malabarismo de linguagem para inverterem a verdade desportiva em que fomos prejudicados. É como aquele licor que diz "Já vem de longe".

    Amanhã uma vitoria é praticamente a passagem pra outra margem, depois, logo se vê.
    Sem dúvida que na ementa do cardápio desportivo é o campeonato nacional, onde o FCP de momento e com todo o mérito vai na frente, depois, as outras competições logo se Vê.
    FCP Sempre.

    ResponderEliminar
  31. Para o anedotario do ano, ontem na SIC - atualmente o canal mais anti portista juntamente com a CMTV e a Now, eis que os três estarolas : Pedrinho, Macaco Aguilar e o Kiko Betinho de Alvalade, em uníssono a propósito da alteração do calendário após a eliminação da taça da liga: “o Porto foi eliminado da primeira competição da época, isto é muito mau sinal!” E depois continuam: “para um equipa que atravessa uma seca de títulos a eliminação na taça da liga é uma péssima notícia”. “Fingir que a alteração das datas compensa esta eliminação é atirar areia para os olhos”
    Que gere esta….são tão torpes e mentirosos que nem na sarjeta se encontram baratas e ratos tão fedorentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que gente... para além de antiportistas raivosos ainda são imbecis.
      Nas últimas 3 épocas não houve nenhuma seca de títulos (menores), muito pelo contrário, o Porto ganhou 2 Taças, 2 Supertaças e 1 Taça da Liga (que até nunca tinha ganho), ganhou + que os outros todos juntos.
      Houve foi seca de campeonato, o título principal, e é isso que o presidente, a estrutura, a equipa técnica e os jogadores estão a fazer tudo para que acabe já esta época, e bem, que vamos 5 pontos à frente que só não são 12 ou 13 porque os padres não deixaram.
      A taça da crica, esses porcos que a metam num certo sitio, e que lhes faça bom proveito.

      Eliminar
  32. Boas
    Só é pena não serem 7 pontos para o segundo.

    Confesso que não papo tanta bola,para saber o quanto bom era de Jong,mas sei que a surpresa dele não ficou só na apresentação.

    E aceitasse as críticas a Samu,agora imaginem se ele ficasse um ano sem fazer golos ,como o Dennis,ia é que eram críticas.
    O mister está fazendo um trabalho sério,agora tem de treinar dinâmicas ofensivas um pouco mais intensas
    Mais transpiração nos treinos,para demonstrar nos jogos.
    Há certos jogadores,que o mister tem de evoluir a treinar para terem mais desempenho em campo.

    ResponderEliminar
  33. Vamos ter reforços em janeiro , para suprir as lesões de De Jong e Nehuen Perez .
    Mas bom seria trazer mais um extremo , o Parrot seria excelente .

    Ontem o Rui Borges encarnou bem o espírito Calimero que há nos sportinguistas , o das vitórias morais .
    Aguentaram se saber como 66 minutos , viram uma bola aos ferros , um golo anulado aos bávaros por um pintelho , um auto golo absurdo do Kimmich , depois claro , veio ao de cima o poderio alemão e aconteceu o esperado .
    Mas quem ouve Rui Borges e a comunicação social parece que o Sporting fez uma grande exibição ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol... o Rui Borges, dizem que é portista, mas está um calimero feito, dos + calimeros.
      O resultado justo para o que foi o jogo, sem tanta sorte nem pintelhices do var, era 5 ou 6 secos, sem exageros.
      O Sporting Desportivo das Aves do Prof. Neca Borges limitou-se a defender e mal.

      Eliminar
  34. Boa tarde,
    Excluindo lances a nível nacional - q quem os analise e comenta é a corja do costume, era Muito interessante q o FC Porto pega-se nesse lance dito semelhante do Liverpool vs lance do FC Porto, e q questionasse o ex mau árbitro de futebol Duarte Gomes, se as análises a nível nacional são tão diferentes das efetuadas a nível Europeu. E aguardar resposta. Foi VAR e árbitro com o mm padrão de decisão..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devíamos aproveitar o lance da expulsão do Ronaldo e este do penálti por agarrão ao jogador do Liverpool para ridicularizarmos o Dudu e a corja de pretensos especialistas de arbitragem dos pasquins e das tvs do regime.
      No site, nas redes sociais do Porto, devíamos gozar forte e feio com eles, para eles ficarem a saber bem que não fazem de nós tolos e para mostrarmos os falsos que eles são nas análises enviezadas que fazem.

      Eliminar
  35. No mínimo devia-se questionar o duduzinho... Gostava mais de uma posição formal do clube, não sei qual o melhor veículo para tal! É sempre agradável apanhar o ladrão a roubar... :)
    Os comentadeiros, só mm não os ouvindo!

    ResponderEliminar
  36. Mais uma sessão de roubo à mão armada, do princípio ao fim, pelos padres do Cashball, no jogo de andebol do Porto vs Osgas Calimeras.
    Foi das coisas + escandalosas que já vi em andebol.
    Os manos martins do Cashball foram mais decisivos para o zbordem que os manos Costa.
    Houve muitas exclusões para o Porto como de costume, a desclassificação da praxe do Daymaro arrrancada pelo fiteiro nojento Kiko logo na fase inicial do jogo, e ainda houve faltas e mais faltas ofensivas inventadas contra o Porto a tirarem a possibilidade de golos e + golos.
    Sempre que o Porto ficava + próximo, logo havia uma exclusão com livre de 7m para os meninos bonitos do zbordem poderem paulatinamente afastar-se.
    O Daniel, o mais daninho dos manos Martins, não deixou nada por marcar contra os jogadores do Porto, até violação de área, falha técnica no drible e falta atacante marcou com fartura, caprichou mesmo.
    Perdemos por 4, mas com estes padres do cashball, só mesmo se arranjarmos uma equipa ao nível do Fuchse ou do Magdeburgo é que conseguimos ganhar às malditas osgas.
    E mesmo assim se calhar não, porque eles ganham às osgas mas é com árbitros internacionais, com padrecos tugas se calhar perdiam como nós.

    ResponderEliminar
  37. Não vi o jogo, mas é o mais do mesmo. Estes Calimeros têm esta canalhada na mão, há sempre mosquitos por cordas, o cagalho verde trabalha bem neste aspeto. A preocupação maior é a lesão de Rêma, espero que não seja nada de grave.

    Logo só a vitoria interessa pra contas ficarem + ou - resolvidas.
    Espero que a greve não tire muita gente do estádio. Quem se fode com este tipo de greve não é os patrões são os trabalhadores, o mais do mesmo...

    O mourinho ganhou, já há fila de jogadores de todo o mundo pro lampiões comprarem.
    Se são estes que no campeonato Italiano vão na frente! Porca miséria italiana.


    ResponderEliminar
  38. Boas.

    Agora so falta,a terceira Kenga europeia para aos lampiolhos.
    Um tal de juventude chamado de velha senhora.
    Ajax,Nápoles e Juventus três equipas que nunca estão no seu pico,quando jogam com com os lampinhões.

    ResponderEliminar
  39. Como não adorar os Benfiquistas e esta comunicação social? Em duas semanas passaram de pior equipa da Champions para uma conferência de pós jogo em que um jornalista questiona o José Mourinho com as possibilidades de ganhar a Champions no Benfica, tudo porque derrotaram o poderoso Nápoles em casa, líder e campeão da série, apressou-se a dizer o treinador do Benfica.

    Agora que ninguém estrague a narrativa e diga que o Nápoles só pontuou na Champions em jogos em casa, vencendo equipas modestas como o Sporting (que rodou a equipa) e o Qarabag e empatou com o Frankfurt.

    Quem ninguém se atreva a dizer que o Benfica ganhou porque neste momento o Nápoles tem 7 jogadores lesionados, muitos deles titulares, fazendo com que apenas estivessem 8 jogadores de 12 permitidos no banco , sendo 2 deles GR.

    Ou ainda que o facto de o Benfica ter jogado sexta feira enquanto que o Nápoles jogou no Domingo, frente á Juventus, tendo por isso menos dois dias de descanso que o Benfica e com 2 dias para preparar o jogo. Tendo em conta que segunda tiveram de fazer treino de recuperação e terça tiveram de viajar, não sei bem que tempo tiveram para preparar este jogo. Se em circunstâncias normais já é difícil, mais se torna quando se tem tantas baixas no plantel e têm de jogar sempre os mesmos.

    Mas certamente isto não teve nada haver e estamos perante um candidato.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom eles terem esse ambiente alucinado, de 8 ou 80, a rodea-los.
      Contribui muito para que estejam sempre a afundar-se e a ter enormes desilusões. Ou são uma merda ou são bons demais nunca estão na justa medida.

      Eliminar