No último jogo da 1ª volta, o FCP, líder isolado, deslocou-se aos Açores para enfrentar o Santa Clara. Para além do valor da equipa de Vasco Matos, um relvado que nunca está em boas condições, havia a questão da equipa açoriana ter muitas razões de queixa das arbitragens, particularmente nos jogos frente ao Sporting e haver a tentação de ser o FCP a pagar o pato dos prejuízos do Santa Clara.
Depois do empate do Sporting em Barcelos e a poder aumentar a vantagem para o 2° classificado, Francesco Farioli fez jogar de início Diogo Costa, Martim Fernandes, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura, Pablo Rosário, Froholdt e Gabri Veiga, William Gomes, Samu e Pepê e o FCP entrou dominador, na primeira zona de construção, a calma habitual, segurança na troca da bola. Santa Clara defendendo com muitos e bem, procurando sair no contra-ataque. Foi assim que se passaram os primeiros 15 minutos do jogo. Aos 17 William Gomes excelente remate, bola não passou longe da baliza. FCP era superior, tinha as despesas do jogo, açorianos só defendiam. Gabri Veiga de livre obrigou Gabriel Batista a estar atento. Dragões atacavam bem pela direita, mas os cruzamentos de Martim e William eram muito para dentro, facilitavam a vida ao guarda-redes da equipa da Ilha.
Aos 29 minutos saiu Francisco Moura e entrou Alberto Costa.
FCP com muitas dificuldades no último terço, em furar a muralha do Santa Clara.
Era preciso cerrar os dentes, jogar nos limites, igualar o adversário na agressividade. Jogo com muitas faltas, muitas interrupções. Para evitar esse tipo de jogo era preciso circular rápido, encontrar espaços, definir e passar bem e ser eficaz. Foi já nos descontos e numa saída rápida para o ataque que o FCP teve a melhor oportunidade com William isolado a rematar mal e na recarga Gabri Veiga a disparar contra um defesa.
O jogo chegou ao intervalo com um nulo e pode dizer-se que era um resultado justo.
Na 2ª parte Francesco Farioli não mexeu e o FCP entrou na mesma toada e com as mesmas dificuldades da 1ª. Até que do nada Gabriel Batista falhou a reposição e Samu encostou para o golo. Dragões na frente.
Obrigado a arriscar mais o Santa Clara ia subir linhas, era importante aproveitar e tentar aumentar a vantagem. Para isso simplificar e não inventar. Assim foi, FCP recuou, procurou sair no contra-ataque. Pedia-se discernimento e assertividade, mas não estava fácil, havia sempre um toque a mais.
Aos 60 minutos saíram William Gomes e Gabri Veiga, entraram Alan Varela e Borja Sainz.
Aos 66 minutos Samu perto do golo. A organização defensiva portista obrigava os açorianos a jogar para trás, tinham mais bola, mas só chegavam à frente porque alguns jogadores de azul e branco em vez de tocar na profundidade, aproveitar os espaços, saíam em toques inócuos. Era Pepê de um lado, Borja Sainz do outro. Quem entrou na 2ª parte não trouxe nada de novo, pelo contrário. Era um mau período do FCP que raramente fazia bem. Entretanto saiu Pepê e entrou Deniz Gül.
Embora o conjunto de Vasco Matos não criasse grande perigo, num lance fortuito podia acontecer um golo. Dragões não conseguiam sair bem, controlar o jogo, raramente faziam uma jogada em condições.
Quando fizeram, Borja recebeu bem e obrigou o guarda-redes a uma excelente defesa.
O jogo entrou nos descontos era preciso segurar a vantagem mínima. Segurou e jogo terminou com uma vitória muito, muito difícil frente a uma equipa que deu tudo e se tivesse empatado não seria um resultado injusto.
Notas finais:
O importante foi conseguido e o FCP termina a 1ª volta com uma prestação extraordinária e limpa de 16 vitórias e apenas um empate, 7 pontos para o 2° e 10 para o 3°.
Não foi, longe disso, uma exibição bem conseguida. Mas para além do espírito e atitude que a caracteriza, uma equipa que tem uma defesa difícil de ultrapassar, com uma dupla de centrais que parece uma parede, se marcar é quase certo que vai ganhar.
Agora é descansar, aproveitar o estágio para melhorar e voltar em pleno na Taça de Portugal.



Foi justiça divina aquele golo. O Sporting nunca poderia ter ganho aquele jogo, foram beneficiados com um canto inexistente. Assisti ao jogo e foi óptimo ver os sportinguistas todos lixados, ai que azia!
ResponderEliminarÉ daquelas vitórias que valem campeonatos .
ResponderEliminarFoi exatamente o jogo e as dificuldades que eu estava a espera .
Mas penso que foi uma vitória inteiramente merecida , o Santa Clara não teve uma única chance de golo que me lembre , nós tivemos duas , três .
O golo veio de uma falha do guarda redes do Santa Clara , e por isso estou á espera que os galos gordos , marretas mexilhões , ratazanas venham a terreiro dizer que o guarda redes estava comprado .
Assim como a pseudo expulsão de Bednarek , prevejo um enorme basqueiro para estes dias .
Agora descansar e preparar estes 10 dias até ao jogo da taça de Portugal contra os lampiões .
De preferência já com um novo extremo no plantel .
Caro DVP:
ResponderEliminarBom começo de ano com uma vitória importante, num campo difícil e que proporcionou aumentr a distância para o segundo classificado. Bem sei que o nosso golo resultou de um erro de um adversário mas isso não é crime, é fruto da atenção do Samu.
Não damos música mas somos uma equipa disciplinada que cumpre planos de jogo e êxito desta primeira volta está à vista.
Gostei do Kiwior.
Boa noite a todos.
ResponderEliminarFoi dos típicos jogos mal jogados que se ganham e que no fim dão campeonatos.
E só partilhar com o universo portista, porque já o fiz noutros fóruns, que no último jogo entre estas duas equipas, Gabriel Batista é o homem do jogo ao defender não 1, mas 2 penalties no Dragão num empate 1-1. Dois penalties falhados pelo Galeno no último jogo antes da sua saída. Primeiro jogo depois da saída do Vítor Bruno. Só para relembrar aos aziados que venham falar em jeitos. Saudações Portistas
Caro DVP,
ResponderEliminarValeu a vitória e o carimbo de uma primeira volta fantástica. O jogo foi mau, lento e sinceramente com a sensação que se não fosse a fifia do GR não seria possível desatar o nó. Os campeões também se fazem de sorte. Não podemos ficar agarrados a isto e devemos estar muito concentrados porque a segunda volta vai ser dura e fisicamente precisamos recuperar.
Do jogo de hoje, confesso que alguns jogadores me causaram nervos mas o Gabri Veiga suplantou todos. Que jogo tão fraco. Confesso que ainda está longe de me convencer.
Boa noite DVP e todos os portistas, uma grande vitória nos Açores onde metemos os lagartos e lampiões a beira de ataque de nervos… então ganhar com um golo daqueles.., o Santa Clara aprendeu e bem com Marítimo, relva no máximo de altura e 3 autocarros e um treinador lampião até ao tutano.
ResponderEliminarHoje o jogo foi igual a tantos outros, 1 parte com pouco futebol e a 2 parte pouco melhor, mas temos uns centrais do melhor que existe, juntando isso tivemos Pablo Rosario e o Frohold a ajudar os centralões.
17 jogos, 16 vitórias e toda a gente sabe o porquê de não ganharmos aos lampiões, temos de tirar o chapéu ao Farioli, mas vamos ter uma segunda volta muito dura, Guimarães, Braga e Benfica e muitos jogos com 3 autocarros ou mais onde temos muita dificuldade para desmontar esses autocarros , se conseguirmos uns jogadores emprestados ou algum negócio de ocasião era excelente, defesa esquerdo, um extremo, um médio e um avançado diferente do que temos era excelente se não conseguirmos apostar na prata da casa.
Fiquei triste da eliminação da taça da liga, mais sendo na capital do meu distrito, mas hoje sinto que foi o melhor que aconteceu, espero que os lagartos e lampiões ganhem na terça e quarta e vão a final no sábado e rebentem por todo lado, com lesões e cansaço.
Uma vitória importante, numa fase importante do campeonato em que o segundo tinha pedido pontos. Porém a exibição voltou a ser qb. Muito qb até. Com exibição igual não trazemos os 3 pontos de Guimarães. Temos a união e a garra e tem sido muito com isso que temos vencido. Aproveitar estes 10 dias para refrescar e recuperar energias para o que aí vem.
ResponderEliminarQue Guimarães? Aquele que jogou com o Sporting? O Santa Clara só perdeu com o Sporting porque foi roubado em dois jogos.
EliminarVitória fundamental pelo efeito psicológico que tem nos adversários diretos. Não só alargamos a vantagem pontual sobre o Sporting, como demos um nó na cabeça dos rivais, que veem o Porto ganhar com uma dádiva do guarda-redes.
ResponderEliminarSobre o jogo, de facto não foi uma exibição famosa, mas devemos tomar em consideração que se não marcássemos no início da segunda parte, continuaríamos a carregar em busca do golo e o tipo de jogo seria diferente.
Fico contente que o Rosário esteja a conquistar a posição do Varela. Ainda hoje se viu um Varela pouco inteligente e com erros quando entrou. O mesmo digo sobre o Gul; mostra muito pouco para ser jogador do FCP. Precisamos de ir buscar um ponta de lança ao mercado e não parece estar a ser fácil. Se não há dinheiro, lanço aqui várias soluções que poderiam ter impacto imediato na equipa. Ir buscar pontas de lança talentosos ao nosso campeonato: Vinicius (Santa Clara), Clayton (Rio Ave) e Andre Luiz (Rio Ave) seriam excelentes opções. São rápidos, de boa técnica (brasileiros) e com boa finalização.
Um bom ano para todos e para o nosso FC Porto!
Não sei se é verdade, mas será que o Clayton e o André Luiz seriam baratos? É que consta que o Marinakis está a pedir 15+15.
EliminarVitória muito sofrida mas naquele relvado e com 9 a defender, fora o gr, fica muito difícil.
ResponderEliminarAté porque os jogadores do Santa Clara esfarraparam-se todos e se nos foi oferecido 1 golo, também nos foram negados alguns por grandes cortes a tirar autenticamente o pão da boca ao Samu e a outros dos nossos e por excelentes defesas do gr deles.
Agora a CS do regime, já a pensar no jogo da taça com o benfas, óbviamente vai aproveitar ao máximo o pouco que pode aproveitar deste jogo para pressionar a arbitragem.
Não devem ter visto nada de especial na arbitragem do jogo de ontem do slb, aos 3' e depois aos 33' mas no nosso vão ver tudo e mais alguma coisa na falha do gr do St Clara e no amarelo justo ao Bednarek.
Temos de preparar muito bem esse jogo e aproveitar a nossa frescura em comparação com o cansaço do benfas por causa da densidade competitiva à conta da taça da crica, para jogarmos com intensidade máxima desde o apito inicial ao apito final e darmos-lhes um amasso.
Sinceramente, a prioridade deve ser o jogo contra o Guimarães, isto é o campeonato. Hoje todos vêem o óbvio, a benção de termos saído da taça da liga. A prioridade do Porto deve ser o campeonato. Matarmo-nos no jogo com o Benfica e dai a 4dias jogo do campeonato fora difícil e perder pontos, prefiro deixar cair a taça. Este mês é decisivo e dia 08.02 é o jogo do campeonato Porto Sporting.
ResponderEliminarConcordo que o afastamento da taça da liga foi benéfica , mas daí até deixar cair o jogo da taça de Portugal contra os lampiões , sendo que se vai ter 10 dias sem competição ?
EliminarSeria idiota , com consequência imprevisível e possivelmente nefastas para o resto da temporada .
Para mim é ir com tudo para cima deles !!!
Perder com o Benfica não é só uma eliminação da Taça de Portugal. É muito mais que isso. Até podemos perder, mas temos de dar tudo para ganhar.
EliminarVitória poética! Ganhamos com justiça , fomos a única equipa que teve oportunidades para marcar. O Santa Clara limitou-se a defender e aproveitar o estado horrível do relvado e o vento que se fazia sentir. Não se entende como a Liga homologa aquele estádio para se jogar futebol. Mais uma vergonha.
ResponderEliminarMas é uma vitória poética que vai deixar os nossos rivais a beira de um ataque de nervos. O Sborden ganhou lá , duas vezes mas muito roubado no, se não fossem os árbitros não lhes ganhava, e o os lampiões empataram em casa a jogar contra dez. Eles tinham muita fé que nós íamos perder pontos, mas marcar e ganhar com este golo deixa-os todos fdddddsssss ! De certeza que vão dizer que o redes foi comprado !
Agora é descansar, ver como podemos reforçar a equipa, e a 14 de Janeiro voltar em força contra os lampiões. Força Porto!
Boa noite.
ResponderEliminarNão tive a oportunidade de ver o jogo
Muito contente com os 3 pontos.
Adorei ganhar no Batatal do Benfica dos Açores com um golo assim💪😂
Vamos! Ganhar e ganhar até ao fim.
Vou dormir bem.
Nada que surpreendesse naquele campo mal tratado e uma equipa bem organizada, á espera de um golpe de sorte num charuto pra baliza. Infelizmente pra eles infelicidade do guarda-redes deu golo ao FCP, que com alguma sorte mereceu.
ResponderEliminarAcho que o FCP fez um jogo de alguma cautela, tinha que ganhar. Agora para os agachados da CS quero dizer, quando fez o golo logo no início da 2ª parte se caso não acontecesse o golo faltava ainda muito tempo pra por a carne no assador e dar tudo pra ganhar.
Três pontos, e uma primeira volta fantástica.
FCP SEMPRE.
Temos de reconhecer a sorte no golo, por vezes também faz parte. A época passada éramos nós a dar estes presentes de forma constante.
ResponderEliminarO jogo, foi dentro do habitual, muita segurança e a partir do golo congelamos o jogo.
Não espero grandes reforços em Janeiro, nem penso que isso seria bom. Muitas entradas iriam alterar o grupo e este é o mercado do desespero em que raramente se fazem bons negócios e em que a maioria deles sai no final da época.
Pés no chão, que falta muito campeonato e humildade até ao fim.
Foi provavelmente o pior jogo do Porto que vi esta época, valeram os 3 pontos.
ResponderEliminarEste jogo fraco não aconteceu apenas pela má prestação da maioria dos nossos jogadores, mas também porque do outro lado estava uma equipa chata, bem organizada, um relvado fraco e um árbitro horrível, inseguro, que apitava sempre que um jogador caía. Foram assinaladas 42 faltas!!! Dá uma falta a cada dois minutos, se tivermos em conta que o jogo também pára para lançamentos, pontapés de baliza e cantos, está constantemente parado.
Ainda assim, hoje foi abaixo dos mínimos e quando assim é estamos sempre mais perto de perder pontos. A não repetir.
Foram vários os jogadores do Porto que estiverem muito abaixo do nível a que podem estar. De todos os que participaram no jogo acho que apenas os centrais, Martim e Samu tiveram notas positivas.
Que o mister aproveite este estágio para recuperar bem os jogadores, idealmente ambientar os novos, para dia 14 darmos uma boa resposta frente aos vermelhos. Ganhando, temos via aberta para a final do Jamor.
Sem querer arranjar desculpas, não foi apenas por isso, concordo com o Alexandre, que o mau relvado, as 42 faltas, mais o tempo para marcar cantos, livres, pontapés de baliza, reclamações, significa o jogo, vá lá, menos de 2 em 2 minutos estivesse parado. Ora, nestas condições fica difícil apresentar um fluído, um bom futebol.
EliminarUma vitória sem opera mas com bombo, sorte no golo, mas jogador Samu no lugar certo, muito importante em altura de perda de pontos da concorrência, nada está ganho, há coisas a melhorar, espero que o mini estágio seja bem aproveitado para corrigir melhorar e recuoerar e não tire andamento.
ResponderEliminarSeria bom termos muito breve os reforços possíveis para acrescentar soluções.
Bom dia, uma vitória sofrida,mas que vale na mesma 3 pontos nesta longa e inacreditável caminhada que está a ser feita.
ResponderEliminarTambém é difícil nota artística quando o jogo está interrompido de 4 em 4 minutos por faltas e faltinhas.
Alguns jogadores do santa clara pareciam precisar de assistência do INEM.
Nota negativa,só dou do nosso lado ao Varela.
Inacreditável,parece que anda a dormir em pé.
Contra estas equipas e nestes campos,Samu e Gul de início parece-me que sairia melhor.
Lá está,o de jong para estes jogos , era mel.
Parabéns ao Portistas dos Açores.
Para eles deve saber muito bem esta vitória!
Não compreendo , fizemos a melhor primeira volta da nossa história , a melhor volta de sempre do futebol português , todavia há portistas que não estão satisfeitos ...
ResponderEliminarSe calhar nas últimas temporadas é que era ...
O Oskar Pietuszewski está quase fechado , fica a faltar um ponta de lança e um médio .
O Rúben Amorim foi de vela no Manchester United .
Como conseguiu ficar 14 meses lá , vai para lá da minha compreensão .
63 jogos
24 vitórias
18 empates
21 derrotas
Um pecúlio fraquissimo .
Boa tarde DVP e todos os portistas, lendo os pasquins vejo que todos tem a mesma ideia que eu, no lance do Bednarech foi correto o cartão amarelo, só o especialista da RR de seu nome Tiago Antunes disse que era vermelho, esse mesmo Tiago Antunes tem lastro contra o Porto desde 2018 … estes especialistas são escolhidos a dedo
ResponderEliminarLuciano Gonçalves de Porto de Mos distrito de Leiria e que aparecia nos Mails a pedir bilhetes ao Benfica, hoje presidente do conselho da arbitragem diz hoje no Pasquim Bola, que acabaram as conferências sobre os lances polémicos … acabaram com o reportorio do Dudu Gomes e ainda acabava a dizer o que não queria.
Já publiquei este post no facebook há duas horas;
ResponderEliminar«Mais umas notas sobre o jogo de ontem, mas não só...
Em função do resultado, da vitória portista por 1-0, é pura especulação concluir-se que, se não tem sido o erro do guarda-redes Gabriel Batista, o FCP não tinha ganho ao Santa Clara.
Para mim há duas coisas que são óbvias. Uma, se o golo não surgisse ali o FCP ia continuar a atacar, tentar marcar. Conseguiria? Não sei. Ninguém pode ser peremptório e dizer que marcaria, mas também ninguém pode afirmar peremptoriamente que não marcaria. Em Moreira de Cónegos os comandados de Francesco Farioli estavam empatados, continuaram sempre a tentar, marcaram já muito perto do fim.
Outra, com o golo o FCP mudou a estratégia, recuou uns metros, deu a iniciativa ao adversário, procurou sair no contra-ataque. Não conseguiu muitas vezes, não teve a capacidade de aproveitar os espaços para matar o jogo. Mas que oportunidades tiveram os açorianos? Bola, como diz o outro. Alguns remates de fora da área, mas todos muito longe do alvo.
Concluindo: não foi uma boa exibição do FCP, o Santa Clara teve muito mérito nisso, mas o objectivo que era vencer e aumentar a vantagem para o 2° lugar foi conseguido. E se se pode dizer que se o jogo terminasse empatado ninguém diria que foi uma grande injustiça, o mesmo se pode dizer da vitória dos Dragões. Ah! E foi limpinha, sem cantos fantasmas, penáltis surreais e caídos do Céu após consulta de mais de 12 minutos aos Deuses.
Como já sabemos como funcionam as coisas no futebol deste país, a azia que se apodera - a dos adeptos adversário, não liguemos, faz parte do folclore, nós também fazemos o mesmo -, daqueles que tinham o dever estrito de ser equilibrados, rigorosos, analisar com distanciamento, deixemo-los poisar e atiremos aquela frase batida, mas sempre na ordem do dia: quanto mais os cães ladram, mais a caravana avança.
Nota final:
Na Rádio Renascença, os analistas de arbitragem conseguiram este feito extraordinário. Gonçalo Inácio não devia ser expulso. Bednarek devia ser expulso.
Que vergonha! Que nojo! Mas como se trata de uma rádio de inspiração católica, direi: perdoai-lhes Senhor, eles não sabem o que dizem. São uns vendilhões do templo.
Ah! Um dos analistas é Tiago Antunes o mesmo que num Braga - FCP conseguiu como 4° árbitro expulsar Brahimi, mesmo sem saber o que o internacional argelino tinha dito. São escolhidos a dedo.
PS - Para os portistas descontentes que queriam 17 jogos, 17 vitórias, com shows de bola, nota artística e arraso dos adversários, apenas digo uma coisa simples: o FCP teve de fazer uma revolução no seu plantel, tem vários jogadores jovens, um treinador novo, partiu em 3° lugar na grelha de partida, está no final da 1° volta na frente do campeonato com sete pontos de vantagem para o 2° e 10 para o 3°, é um feito notável, para mim muito acima das expectativas.
PS 1 - Sem querer arranjar desculpas, fui claro no post do jogo, não foi apenas por isso, concordo com um amigo quando diz que o mau relvado, as 42 faltas, mais o tempo para marcar cantos, livres, pontapés de baliza, reclamações, significa que o jogo, vá lá, menos de 2 em 2 minutos estive parado. Ora, nestas condições fica difícil apresentar um fluído, um bom futebol.»
A propósito da saída de Rúben Amorim, é caso para dizer que já não via ninguém tão feliz após ser despedido, desde que Paulo Fonseca deixou o FCP.
Mais uma vez na mouche caro Manuel, nem sei o que é pior , os comentadores trafulhas, os árbitros atuais e ex-árbitros, mas acima de tudo os portistas descontentes com a melhor primeira volta de sempre !
EliminarOra nem mais caro DVP .
EliminarA nossa equipa tem mentalidade "italiana" .
Ataca quando tem de atacar , defender quando tem de defender , sempre cirúrgico .
Joga sempre para o resultado , para os 3 pontos , sem nota artística , com um certo cinismo .
O que interessa é os resultados , e esses tem sido acima das expectativas .
Ainda não ganhamos nada , e por isso calma , mas agrada me o discurso do Farioli , que é bastante inteligente , sempre a pensar no bem estar dos jogadores e gerir mentalmente o grupo e não expondo a pressões desnecessárias .
Quanto aos portistas "insatisfeitos" , é "garotada" que quer ópera de Verdi ou de Beethoven todos os jogos sem exceção .
São os mesmos idiotas que estão fascinados pelo vendedor da banha da cobra de Cascais e depois votam nele .
Quanto aos pseudo especialistas de arbitragem , são uns vendidos , manhosos , asquerosos e mentirosos , que fingem imparcialidade .
Só enganam quem quer ser enganado .
Agora que Ruben Amorim se foi , provavelmente Pedro Galo vai fazer vaquinha para o ver se Farioli vai para lá .
Não gostei deste jogo agendado contra o Farense no estágio do Algarve .
Não se aprendeu nada contra o Lourosa ?
Em que o De Jong se aleijou com gravidade e outro jogador ficou tocado ?
Chapeaux caro DVP.
EliminarAdemais, não estou a ver nenhuma equipa cá do burgo a ganhar ao FCPorto.
Em Maio, aí estarei.
Abç
"Põe-te daqui para fora, então, seu idiota inútil. Disseste que te ias embora, és outro José [Mourinho], a implorar por uma indemnização. Foste apoiado e tomaste algumas das piores decisões táticas que já vi num jogo. Não há mais nenhum culpado a não ser tu. Assume a responsabilidade como prometeste e põe-te no cara*", escreveu no X.
ResponderEliminarMas agora dás palco a um filho de um ex jogador do United? Um dos problemas deles é esse, ex jogadores tóxicos a viver a conta do clube! Gostam mm mto do clube!
EliminarExcelentíssimo Sr 3asifa.
EliminarSe alguém deu palco ao filho do ex do MU não fui eu, mas o jornal O Jogo. A única coisa que fiz foi simplesmente copiar e colar. E em respeito a isso cada qual entende o que quer e como quer, dentro dos parâmetros do devido respeito.
Continua a lenga-lenga dos comentadores afetos aos verdes e aos vermelhos sobre a alegada “quebra” do mister Farioli no Ajax.
ResponderEliminarEsta narrativa é uma das maiores falácias repetidas por quem comenta de má-fé ou, simplesmente, não faz o trabalho de casa.
O objetivo é evidente: atacar o nosso presidente, o nosso treinador, o nosso capitão (caso Mora) e, no fundo, desvalorizar tudo o que nos diz respeito. A análise séria dos factos dá lugar à insinuação fácil e à mentira conveniente.
Vejamos então os números, que não têm clube nem agenda.
Na época 2023/24, antes de Farioli, o Ajax tinha um plantel avaliado em cerca de 327 milhões de euros e terminou a Eredivisie em 5.º lugar, a 35 pontos do campeão PSV. Um fracasso histórico para um clube desta dimensão.
Na época seguinte, 2024/25, já com Farioli, o Ajax apresentou um plantel substancialmente mais fraco, avaliado em cerca de 220 milhões de euros. Ainda assim, terminou em 2.º lugar, a apenas 1 ponto do PSV, lutando pelo título até ao fim e garantindo a qualificação direta para a Liga dos Campeões. Um desempenho completamente inesperado face ao contexto.
Na época atual, com um plantel avaliado em cerca de 190 milhões de euros, valor semelhante ao que Farioli teve à sua disposição, o Ajax encontra-se a 16 pontos do líder PSV. A diferença é clara e mensurável.
A conclusão é simples: quando se analisam os dados, o trabalho de Farioli no Ajax foi claramente acima das expectativas, recuperando competitividade após uma época desastrosa e maximizando um plantel mais curto e menos valioso.
Infelizmente, há quem seja incapaz de analisar factos e prefira repetir slogans, distorcer a realidade e lançar ataques gratuitos. Os números não mentem e desmontam por completo a narrativa da suposta “quebra” de Farioli.
O jogo já dá como certo o Oskar Pietuszewski no nosso clube .
ResponderEliminarFui ver num vídeo do YouTube (vale o que vale)
Faz-me lembrar o Luiz Diaz , tem um bom drible , arrisca no 1vs1 , tem rapidez , rasga as defesas , vai á linha e cruza , tem um potencial tremendo !!! é um diamante por lapidar !!!
Agora , é óbvio que nem sempre toma as melhores decisões , terá de aprender quando cá chegar , sobre os processos daquilo que é a sua nova etapa da carreira e as exigências de um clube de topo mundial como o nosso , é uma realidade diferente do campeonato polaco , apreender os truques todos .
De qualquer maneira estou esperançado de que iremos ter um jogador que com 17 anos , se vê que tem tudo para explodir no mundo do futebol num futuro próximo .
Já agora no Manchester United foi gasto 280 milhões para Ruben Amorim erguer o clube .
Alguns que ele desprezou estam a dar cartas nos seus novos clubes .
Caro DVP e prezados Portistas,
ResponderEliminarVitória importante, com boa entrega da equipa. Foi preciso paciência, concentração e compromisso até ao fim. Não foi uma exibição brilhante, mas foi uma vitória em que a equipa mostrou mais maturidade. Ainda há muito a fazer; é seguir focados — temos três competições para ganhar.
Parece que o miúdo polaco já não foge. Se fosse possível, gostava que viesse um 8 para ajudar nas rotações e tornar a equipa ainda mais competitiva. Para mim, Thomas Jørgensen (Viborg FF) encaixava como uma luva. Acho que cresceu com o Froholdt e seria bom para ambos terem essa ligação por cá.
Viva o FC do Porto, sempre!
Saudações portistas,
HMF
Espanta-me que se tenha assinado apenas por 3 anos com o jovem polaco. Será por ser menor de idade e os regulamentos não permitirem contratos longos?
EliminarSó pode ser. Não se pode fazer um fazer um investimento que já não é pequeno e assinar apenas por 3 épocas. Quando fizer dezoito anos fazem um novo contrato, que já deve estar salvaguardado.
EliminarJá há por aí alguns agachados da CS de canais tv/ casa do benfica, a brotarem pela matraca, suspeitas sobre o golo do FCP nos Açores. Para essa gente vai o meu nojo de estimação, o ódio+azia= a ranheta.
ResponderEliminarAcabamos a 1ª volta com vitorias e um empate, empate que não deu vitoria, porque fomos roubados.
Contra tudo contra todos vamos ser campeões.
FCP, SEMPRE....
Caro DVP e Caros Portistas,
ResponderEliminarQuero desejar um óptimo ano, cheio de saude a todos, em especial ao DVP que alimenta este blog cheio de Portismo e que nosso FCP ganhe o máximo possível!
A equipa parece cansada, sem aquele fulgor do inicio de época em que pressionava quase o tempo todo, pode ser que recupere agora com esta semana de estágio.
Quanto aos jornalistas que atacam Farioli dizendo que perdeu no Ajax, é muito fácil cala-los, basta o próprio referir que tinha 9 pontos de avanço a 5 jornadas do fim e que não ganhou, por isso até estar ganho temos de estar 200% focados. Vêm sempre com essa treta e com os 7 pontos de avanço, se lhes responder assim acaba a laidinha e deixa-os sem argumentos porque o próprio assume que nada está ganho até efectivamente estar aliás no FCP sempre foi assim, só os clubes de lisboa é que têm essa mania e já houve vezes que se lixaram com F, Kelvin, graças a deus que não nasci lampião..
Ontem vi 2ª parte da equipa B o miúdo qualquer coisa Miranda que estava a jogar a extremo direito(é esquerdino) e depois foi para lateral esquerdo joga para mundial a lateral esquerdo devia ir à equipa principal agora que o Moura se lesionou, grande raça, atitude e excelente técnica, a considerar.
VIVA O F.C.PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO!
Bom dia DVP e todos os portistas, parece que o jovem polaco já não foge, muito dinheiro por um jovem jogador de 17 anos, espero que os seus compatriotas polacos o consigam integrar tão bem como se integraram o Bednarech e o Kiwior no clube é que consigamos controlar o mercado polaco e nórdico, visto que para o mercado sul-americano já não temos unhas. ( william Gomes foi excepção)
ResponderEliminarEspero que ainda venha um lateral esquerdo e um avançado, acerca do médio vi ontem o Porto B com contra o lampiões B, vi vários jovens com muita qualidade, mas para mim o Mide, campeão do mundo e melhor jogador do campeonato é diferente de todos… assim que ele entrou o jogo mudou completamente, acho que ele pode ser um novo Vitinha, não se pode perder um diamante daqueles.
Acerca do Rúben Amorim só durou 4 meses mais do que pensava dele, é um produto para consumo interno, isto é, faltando-lhe uma comunicação social amiga e bajoladoura e árbitros tendenciosos é aquilo que se vê, não tem plano B para a sua tática 3-4-3,pensava que ia ser Manager mas era treinador, não aguenta as críticas de ex-jogadores, então as críticas de paul Scholes são a doer … mas chegando ao verão será apresentado no seu clube de coração e o Special Zé Mário rumará a seleção nacional. Saiu feliz como paulo Fonseca que trocava as cidades onde ia jogar, assim com o Amorim trocou as funções que desempenhava no United.
Boa sorte para o Vitória e Braga.
ResponderEliminarQue consigam fazer o que não foi feito,uma final da taça da liga,sem un dos 3 grandes.
Prefiro que seja uma final entre mouros, porque assim desgastam-se os 2.
EliminarE já agora que ganhem os lagartos para que os lampiões não se distanciem de nós em termos de total dos títulos conquistados!!!
Boas
EliminarO Porto está em primeiro por mérito.
O que descreve aí,teria sentido se ambas equipas adversárias,estivessem a jogar bem.
So tendo adversários competitivos um clube com o porquê,pode retornar a brilhar em palcos europeus.
E preciso ter os de Lisboa competitivos,para o Porto ser melhor e ir sendo muito melhor.
E jamais pedir uma vitória dos rivais em provas nacionais,por razão alguma.
Parabéns aos minhotos.
E com as desculpas ao Vila.
Boa sorte para o Vitória.
Boas
EliminarBoa sorte para o Porto
Mais que o treinador,os jogadores que (supostamente) criam futebol ofensivo.
Vão ter de mostrar,acertividade.
Não há outra hipótese ou explicação.
Só acertividade.
Não deixando o pavlidis,ter possibilidade de criar desequilíbrios fica mais facil,não sofrer golos,agora do outro lado alguém vai ter de inyroduzir a bola na baliza adversária.
Chegou altura da época,que só os jogadores com estamina de campeões,não tremem.
A ver que estamina teem os do Porto.
Boa sorte