No Fontelo e num fim de tarde muito quente, o F.C.Porto defrontou a equipa galega do Celta de Vigo, recém chegada ao principal campeonato do país vizinho. Depois de uma 1ª parte que até aos trinta e poucos minutos, foi um enorme bocejo, a equipa portista, sobe a batuta de James, arrebitou, passou a ser mais rápida, a qualidade de jogo subiu bastante e chegou ao intervalo claramente por cima e até merecia melhor sorte, em duas excelentes jogadas, primeiro por El Bandido e depois por Djalma. Como notas negativas, a lentidão e o futebol mastigado dos primeiros 30 minutos e as facilidades dadas nas laterais da defesa, por Djalma e Mangala, duas adaptações.
Entramos na 2ª parte como acabamos a 1ª, jogando bem e depois... viva o talento, viva a juventude!
Ai Atsu é muito badalado? Então eu também vou ser, pensou Kelvin e desatou a abrir o livro. Eu não posso ficar atrás, pensou Iturbe e logo passou da teoria à prática, marcando um grande golo. Antes já tínhamos feito o 1-0, belíssimo golo de Lucho, numa jogada magnífica que passou por Jackson e teve o toque de calcanhar a isolar o capitão; já tínhamos obtido mais um golo à Maradona nesse central que todos os jogos parece apostado em nos surpreender, chamado, Maicon.
Resumindo:
Foi mais um jogo treino, mais uma vitória e uma exibição, com excepção dos primeiros 30 minutos, bem interessante do F.C.Porto. Sem embandeirar em arco, estes jogos valem o que valem, gostei, como gostou o público que esteve em Viseu. Temos gente, apesar de faltar ainda muita gente.

Pois é, a "canalhada" até me fez esquecer que só ia ter olhos para Jackson... O colombiano é aquilo que se esperava: bem a receber, bem a segurar, bem a dar continuidade aos lances. Teve excelentes pormenores, esteve envolvido no 1º golo e mostrou qualidade, parece-me inteligente a jogar.. Ainda é cedo, foi apenas o primeiro jogo, mas acho que posso arriscar: temos ponta-de-lança.
Acima de tudo gostei de ver a equipa em vez de encolhida por faltarem eventuais titulares, muito mais motivada, porventura por isso mesmo; dando mesmo a pensar que, num cenário de venda nos finais de Agosto sem tempo para idas ao mercado, com a motivação e confiança certa poderemos ter plantel em condições de atacar o que quer que seja.
ResponderEliminarFunciona assim também como uma prova de evolução neste aspecto do senhor treinador, que por vezes pareceu em falta na época transacta, especialmente se comparado com o seu antecessor. Parabéns a todos pois mostraram estar a trabalhar no bom sentido.
Nada a acrescentar a crónica do jogo, muito bem.
ResponderEliminarÉ apenas um amigavel contra uma equipa razoavel mas a mim aconteceu me uma coisa parecida consigo. Estava curioso para ver o Jackson mas afinal a juventude encheu-me os olhos.
Mas existe uma coisa que pode não parecer muito importante mas para mim é crucial. Nota-se neste grupo uma união fantastica, parecem todos irmãos e o Vitor Pereira o Paulinho Santos o Antero Henrique e os medicos parecem pais deles todos.
Eu como adepto ao ver isto fico ainda mais ansioso para que a epoca comece.
Ja tive a felicidade de investit na minha alegria, já tenho o meu Dragon seat.
Com esta união que se nota e o Vitor Pereira com mais experiencia (e atenção que não sou o seu maior admirador), acho que tambem com sorte e com um mercado favoravel podemos fazer uma boa epoca.
Quanto a juventude, ainda hoje o Vitor Pereira avisou os adeptos, deixem a juventude crescer, ainda vão errar e falhar muitos passes e fintas mas se nos adeptos assobiamos eles saem prejudicados.
Quanto ao estilo de jogo vou aguardar por adversarios mais fortes e nós tambem com outras soluções para dizer o que acho, por agora e com as condiçoes actuais, estou a gostar de muitos jogadores.
Dragon fire
Caro DVP:
ResponderEliminarConcordo com a sua análise. OS miúdos partiram a louça toda. Temos gente. Sobre o ponta de lança, dois ou tres pequenos apontamentos muito interessantes. Maicon, aquele de quem diziam mal, está um grande jogador. Sem laterais estamos muito limitados.
Eu acredito numa boa época.
Abraço.
Boa noite,
ResponderEliminarrealmente as pessoas entusiamam-se com as vitórias, até me faz lembrar qq de vermelhice.
Mas desta vez o DVP naõ concordo em algumas coisas.
Desle logo o epíteto de El Bandido inventado pelos pasquins de Lisboa 8os deles são o El Mágico, O El maravilha....) o próprio James não entende.
Depois não entendo a necessidade de rodar tantos jogadores (20) quando se sabem que alguns deles não ficam.
A planificação não entendo, sem laterais e alguém que pode cumprir ainda está de férias.
Gostei do jackson, da eficácia de Maicon a marcar livres (que infelizmente será esquecida qd regressar JM)
Gostei de Iturbe e de Castro, que parecer ser 3ª e 2ª opção para VP (isto sem contar com os ausentes)
e confirmei que o kléber deveria rodar na equipa B.
Saudações
Na capa do jornal as aparece "celta-oporto 3-0"..
ResponderEliminarSilva Pereira, mas não devíamos ficar entusiasmados com as vitórias e quando vemos tantas coisas bonitas? Claro que devemos, o que também devemos, eu consigo fazê-lo, é perceber o contexto, não embandeirar em arco e esperar por mais.
ResponderEliminarEl Bandido, foi a pasquinada de Lisboa? Nada disso, já era assim conhecido na Colômbia e Argentina.
Não temos laterais porque Miguel Lopes está de férias, Palito só chegou na terça-feira, Danilo e Alex estão nos JO. O que queria que se fizesse? Adapta-se. É o que estamos a fazer. É uma situação d e emergência, mas para os jogadores que estão a remediar, não faz mal nenhum, pelo contrário, veja-se Maicon. Quanto ao rodar todos, até concordo, mas hoje era a última oportunidade, para a semana chegam os internacionais e alguns vão ter de sair, outros vão para a B... Kléber, vai ser útil, vai ter tempo para crescer, mas e ao contrário da época passada, sem a pressão de ter de ser ele a resolver.
Atsu, Kelvin e Iturbe: é destas troikas que nós precisamos. São mesmo putos maravilha! Há que os potenciar. Já!!!
ResponderEliminarTrue Blue Disse:
ResponderEliminarCompletamente de acordo DVP.
Os jogadores tiveram todos oportunidade de rodar. Não podem acusar o VP de não lhes terdado uma hipótese. O treinador esse sim, vai ter um trabalho ingrato de ter de escolher 25/26 jogadores para formar o plantel.
Ainda bem que já se pode emprestar outra vez para que alguns possam continuar a jogar na I Liga. Espero só que o FCP não cometa a asneira de emprestar 5 ao mesmo clube como o Clube da Batota fez na época transacta em Leiria. Foram 6 pontos somados na batota à custa desse estratagema embusteiro.
Quanto aos Belushis e Sapunarus, Rolandos e Palitos é arrumar com eles nem que o lucro seja pouco. Foram eles que se acharam bons de mais para jogar no FCP, que é só um dos melhores clubes do Mundo. No Porto só fazem falta os que querem cá estar.
Quanto a mim, e mesmo que o Moutinho fique, continua a faltar apenas um bom médio, daqueles que enchem o meio campo. De resto temos tudo. Bons g.r., bons defesas, bons avançados.
O Jackson não engana. Vale 3 vezes mais o dinheiro que custou.
Somos Porto
A Caminho do Tri
M P Pinto
Vila :
ResponderEliminar..."Ainda é cedo, foi apenas o primeiro jogo, mas acho que posso arriscar: temos ponta-de-lança."...
Está na cara !
Abraço
A beleza do futebol - e porque não do desporto - é precisamente por não haver imprescindiveis, insubstituiveis ou outros que tais. Por cada um que se retira aparece outro. Se calhar se Hulk, não tivesse ido ao JO, Moutinho, Varela e Miguel Lopes ainda de férias e Alavro Pereira em pré-epoca sabática, os talentosos ganapos como Iturbe, Atsu, Kelvin, Mikel, Fabiano e outros jamais poderiam aparecer....
ResponderEliminarè por isso que jamais em tempo algum tenho idolos! Por um Hulk que eventualmente saia, aparecerá um James ou um Atsu, para vermos Iturbe marcar um golo digno de Maradona.
Felisberto Costa
Temos ponta de lança e temos juventude talentosa. Agora, é só continuar o processo de maturação e dar-lhes mais oportunidades. A gestão entre uma e outra coisa não é fácil, mas deve ser feita.
ResponderEliminarEsquecendo a lentidão dos 30 minutos iniciais, gostei de constatar que a qualidade do passe melhorou. Parece-me é que tem de se investir mais na questão da finalização e evitar o excesso de passes na pequena área. O remate espontâneo tem de ser uma das prioridades.
Em suma: gostei do que vi.
Caros portistas:
ResponderEliminarOntem no Jornal da tarde na Rtp1(http://www.rtp.pt/play/p35/e88347/jornal-da-tarde)ao minuto 39,o papagaio de serviço no Monte da Virgem em Gaia,joão f ramos,penso que habita na região,e após se referir ao jogo que o FCPorto iria realizar com o Celta pela polémica afirmando que se vai estrear o mais caro ponta de lança e que só joga por ser um jogo amigável dado o certeficado internacional ainda não ter chegado,passa para a estadia dos seus,na Polónia e proclama "..com o início do encontro,o CAMPEÃO NACIONAL quer também começar uma nova era.A equipe que tem pela frente é TAMBÉM o campeão da Polónia...."
Perante estas provocações vamos todos inundar o email da RTP a pedir explicações a este "serviço público"que está infectado de sarampo..consta que o pé de microfone não estava,ainda,bébado..vão gozar para a p que os pariu,mas não com o nosso dinheiro..ISTO NÃO PODE PASSAR EM CLARO!
BASTA!
Cumprimentos
Os miudos sairam da casca.
ResponderEliminarResta que tenham verdadeiras oportunidades e façam pela vida.
De resto ainda é cedo, num mundo de indecisões...
Belo golo do Iturbe.
Alice,
ResponderEliminaras queixas devem ser dirigidas ao governo e à Assembleia da República.
Já chega de tanto se confundirem questão de carácter político com questões de ordem desportiva. E este é um assunto político, bolas!
É tempo de os adeptos passarem a ser objectivos quando quiserem protestar sobre estes assuntos. Enquanto a RTP pertencer ao Estado, de se governar com os impostos de todos os portugueses, é ao Estado - representado pelos Governos - que devem ser dirigidas as críticas. E devem ser severas!
Boa tarde,
ResponderEliminarCaro DVP, numa entrevista do James ao Porto Canal ele estranhou o epíteto referiu na altura que nunca tinha sido referenciado na Colômbia.
Quanto aos laterais já se sabia (caso tenha existido planificação) que não contavam com o Alex e Danilo, AP, Fucile e Sapunaru não contam Rfa ainda recupera então porque Miguel Lopes não terminou as férias á uma semana, visto que praticamente não jogou e os colegas do Braga já treinam À UMA SEMANA. Um jogador que não esteve na equipa não precisa de tempo para integração? será que o FCP está a menosprezar a Académica.
Relativamente aos critérios da utilização de jogadores, parece-me unânime que Iturbe, Castro e Atsu devem ficar na equipa, daí não entender o Iturbe jogar tão pouco, aliás vê-se que o jogador não compreende isso. Já o manifestei várias vezes acho que Dafour (não vale o que custou) não é alternativa o jogo (o Castro é muito superior) com ele fica reduzido criativamente ao James e Lucho, pois não vejo Atsu a tirar o lugar a Varela (caso ele mantenha a cabeça no FCP) e jogue como deu indícios na seleção.
Daí a minha estranheza que o VP não rode mais os estes jogadores, pois caso JM não saia não estou a ver a equipa a ficar com 30 jogadores, aliás com a equipa B é usual ficarem 23.
Já agora deu nos poucos minutos em que Jackson jogou (outro equivoco) deu para perceber que será titular de caras, tem aquilo que Kleber nunca vai ter técnica de receção e toque de bola.
Espero que todas estas dúvidas não passem a certezas
Cumprimentos
Alice, o Rui Valente tem toda a razão, já não dou mais para esse peditório. Há tempos o Rui e outros que logo assumiram a iniciativa, tentaram uma petição contra a RTP. Sabe o que aconteceu? Pois, mil e poucas assinaturas, ninguém se chegou à frente. Quando vir o sentimento de revolta passar para mais acção, então contem comigo, estou pronto para tudo.
ResponderEliminarSilva Pereira, ok, é a sua opinião, eu por exemplo, não acho o Castro e já expliquei porquê, alternativa e por isso, no meu plantel, não ficaria. São opiniões...
Caro Vila Pouca,
ResponderEliminarÉ inegável que temos ali uma série de jovens com enorme potencial e o tempo confirmará isso! Maicon, rapaz, o que não tiveste que ouvir ainda há poucos meses atrás pelos mesmos que agora te tecem loas... Parabéns a ti e a quem em ti apostou apesar de tudo: o Vitor Pereira!
Parabéns também ao Porto Canal, pela transmissão!
Um abraço,
Portista de Cascais
TRUE BLUE disse:
ResponderEliminarAlice se isso for verdade, é uma canalhice pegada das baratas tontas da RTP.
E isto ainda vai ficar pior, com a Beneficia TV, A Bolha TV e a Correio da Manada TV...
Estamos entregues à bicharada.
Hoje no Rascord On Line na Home Page, colocam lá em Manchete que o PSV venceu o benfica e ganhou o Troféu Polish...
QUANDO na verdade para serem correctos os do Rascord deveriam ter escrito que o Benfica foi goleado e perdeu o Troféu !!!
Mas para eles, benfica e perdeu são palavra que não podem escrever juntas. Assim optaram por dizer que o PSV venceu o Torneio!
Por isso, sempre digo, temos que estar atentos e fazer marcação em cima, cerrada. Senão, só a 'verdade' deles é que passa.
Bsta ver como foi a 2 de Março em que o FCP foi roubado e prejudicado pelo sócio cativo... mas nos dias seguintes, os bandalhos só falavam do fora de jogo que em campo ninguém viu aos 87 minutos!!!
Cumptos
M P Pinto
Agradou-me. Também a transmissão do Porto Canal. Há muito que não conseguia ver um jogo na TV acompanhando os comentários.
ResponderEliminarAbraço!
Francisco Vargas.
O FC Porto como já tem vindo a ser habitual nos últimos anos, tem um plantel maduro que já sabe o que quer e o que fazer durante os 90 minutos. Sem grandes entradas e sem grande saídas a equipa já tem rotinas de jogo, apesar de na pré-época faltarem alguns dos jogadores que irão ser titulares ao longo da época, serve para provar que o FC Porto é muito mais que apenas 11 jogadores. Tem várias soluções, para os muitos jogos ao longo da época.
ResponderEliminarO Kelvin, Atsu e Iturbe, são jogadores com muita qualidade, mas são jogadores mais para o futuro do que para o presente. É preciso dar tempo ao tempo, não ter presas com a evolução destes jogadores, já que a presa é a inimiga da perfeição. Dos 3 acho que o que poderá vir a ter mais oportunidades de jogar é o Atsu, o Iturbe e o Kelvin são para ir entrando aos poucos nos jogos.
As comparações do Iturbe com o Messi não são boas para ninguém, nem para o jogador nem para o clube. Este tipo de comparações só colocam mais pressão no Iturbe.
Caro Dragão Vila Pouca,
ResponderEliminarMais um jogo de pré-época, mais um jogo para afinar estratégias e para ganhar minutos.
É verdade que nesta fase as vitórias não valem pontos, mas são importantes para ganhar alento e motivação para os jogos a sério.
Cumprimentos
Ana Andrade
www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com
Parece-me é que o Vitor Pereira vai ter algumas dores de cabeça para escolher o plantel desta época pois qualidade tem ali muita.
ResponderEliminarAbraço