terça-feira, 3 de julho de 2012

Porque o mercado está murcho, um olhar sobre o Euro...


Enquanto o mercado, no que diz respeito ao F.C.Porto, está murcho - com a excepção de Sapunaru que deve estar de saída. Falta saber para onde e em que condições. Será que a entrada de Villas-Boas no Tottenham vai agitar as águas? - umas palavrinhas sobre o Euro 2012, que a Espanha ganhou com toda a justiça. Não vi os jogos todos, vi apenas os de Portugal, a meia-final entre a Itália e a Alemanha, a final e um ou outro da fase de grupos. Pelo que vi e se fosse chamado a escolher a selecção do Euro, ela teria Buffon na baliza - aquela defesa frente à Alemanha é de outro mundo; Lahm que jogou à esquerda, mas que pode jogar dos dois lados, como lateral-direito; Pepe e Sergio Ramos como centrais e F.Coentrão como lateral-esquerdo, apesar de Jordi Alba; Pirlo, Xavi, Iniesta e Moutinho - como é possível o médio do F.C.Porto não fazer parte dos 23 que a UEFA escolheu como plantel do Euro e terem sido escolhidos, por exemplo, Rossi ou Gerard que não fizeram nada de especial? -, como centro-campistas; Cristiano Ronaldo e M.Balotelli como avançados. Como seleccionador Cesare Prandelli, apesar dos erros na final. Embalado pelo canto de algumas sereias que falavam numa Espanha mais fraca, mais acessível e pelo jogo dos Campeões da Europa e do Mundo frente a Portugal, Prandelli entusiasmou-se, descuidou a defesa e quando acordou estava derrotado. Apesar disso, atendendo aos problemas que enfrentou antes, que até o levaram a declarar que estava pronto a desistir da participação na Polónia e Ucrânia, levar a Itália à final, com boas exibições, é um feito que merece destaque. Daí a minha escolha. Árbitro ou melhor, trio de arbitragem - os apêndices, junto às balizas, para mim, não contam...-, só podia ser Pedro Proença e seus auxiliares, Bertino Miranda e Ricardo Santos - o tal que Mister Chiclete acusou de ter errado, de propósito, frente ao F.C.Porto. Por falar nisso, como está esse processo? Ainda não há decisão? Proença, tal como o F.C.Porto, também é muito atacado neste país - ia dizer república dos bananas. O F.C.Porto porque é hegemónico e impede o clube do regime de ganhar, o árbitro porque não de deixa impressionar pelo histerismo vermelho e seus lambe cus, Delgados, Guerras, Serpas, Bonzinhos e afins... Para terminar, como só vi os jogos em canal aberto, RTP, SIC e TVI, não posso falar das transmissões da Sportv, mas das três que vi, a SIC, meu Deus, que pobreza, que mau gosto, que incompetência. A coisa foi tão má que cheguei, pasme-se, a sentir saudades do Nuno Luz...
Nem vale a pena falar de Platini, nem das declarações que foi fazendo. Apenas constatar o facto do presidente da UEFA agora ter todos os defeitos e quem mais o critica são os jornaleiros, freteiro Delgado incluído, do panfleto da queimada, curiosamente aqueles que faziam grandes parangonas com declarações do três apêndices a atacar da forma mais rasca e desproporcionada, o F.C.Porto.

8 comentários:

  1. Um grande euro, foi injusta a nossa eliminação como dizia Cristiano Ronaldo.

    Grande Post!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Esperemos que a eliminação não nos ' custe ' João Moutinho, Varela e Rolando.

    Força FCP!

    Abraço
    João

    ResponderEliminar
  3. O facto de a selecção portuguesa ter superado as expectativas com que partiu para a Polónia, disfarça algumas fraquezas que inviabilizaram uma melhor prestação neste euro2012, desde logo o falhanço de uma vitória sobre a Espanha que, como o jogo demonstrou, estava ao nosso alcance. Ao apostar tudo em Ronaldo e ao não acreditar no Quaresma,ou mesmo Varela e permitir o "aprisionamento" de Nani por ordem de Del Bosque, foi ainda mais azarado confiando ao principiante Nelson Oliveira o mapa do tesouro.

    Mas, todo o mundo está satisfeito com a vitória moral do costume.

    A Espanha foi realmente grande no jogo decisivo desfazendo as dúvidas que se formularam nas partidas anteriores onde deu a sensação de ter uma equipa menos forte do que a do mundial, e a Itália desiludiu porque não conseguiu repetir a estupenda exibição que realizou contra a Alemanha. Acontece no futebol e não há ninguém que seja capaz de prever estas surpresas.

    Quanto às nomeações da UEFA têm credibilidade que o seu presidente merece.

    Seja bem aparecido.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Novidades só no Continente, e daqui a uns dias será no no FCP. Não se pense que vão ser muitas, mas vão ser algumas, no meio de tanto fumo à sempre algum fogo.

    É triste mas é verdade João Moutinho não coube na equipa Selecção Euro, mas não é nada a que não estejamos habituados quando as equipas são feitas por gente da Treta.

    Neste Euro, Pedro Proença deu uma cuspidela na cara do Jesus e um tabefe no Rei do Pó.

    O PORTO É GRANDE,VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  5. caríssimo,

    é só para saudar o seu regresso à vida activa ;)

    forte abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Caro DVP,

    Era só para 'corrigir' o MST quando diz na sua crónica que o balanço de Portugal no Euro foi 3 vitórias, um empate e uma derrota.

    Não, não foi assim MST.

    No Euro, Portugal ganhou 2 jogos, empatou 1 e perdeu 2!

    O seu a seu dono.

    Cumptos
    P.Pinto

    ResponderEliminar
  7. Tivemos uma grande seleção no Euro 2012. muito boa mesmo.

    Sapunaru, não se apresentou aos trabalhos porque não entra nas contas de Vitor Pereira para a nova temporada.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Sapunaru está fora dos planos de Vitor Pereira.

    Abraço

    ResponderEliminar