sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Académica - F.C.Porto. Coimbra tem de ter encanto para o azul e branco


Plagiando o Jorge do Porta 19, mas dizendo ouve lá ó Paulo, como não és cego, nem surdo e tenho-te como um profissional e homem sério e não um bazófias que nunca seria capaz de dizer, como tu disseste: " O meu futuro não é importante, importante é o F.C.Porto"; como tenho a certeza que já percebeste que os adeptos portistas não vão em conversa da treta; mesmo sabendo que muitas vezes o discurso parece absurdo para fora e faz sentido para dentro; já deves ter percebido que estás a ver um filme a cores, quando muitos, eu incluído, vêem um a preto e branco. Assim, creio que concordarás comigo que não podemos, jogo após jogo, cometer os mesmos erros defensivos; ter a mesma ineficácia ofensiva; jogar bem umas vezes a primeira-parte, outras a segunda; estar a ganhar por um e não ir à procura do outro que garanta a tranquilidade; continuar a errar uma enorme quantidade de passes; raramente fazer o último passe em condições; fazer 60 remates, mas só 10% na direcção da baliza; ter 17 cantos e tirar muito pouco proveito disso; pressionar só com o Lucho; meter pouca gente no apoio a Jackson; seres reactivo e não não pró-activo no banco; pior que tudo, desperdiçar pontos frente a equipas muito inferiores ao F.C.Porto. Portanto, meu caro, como não sei, porque não sei qual o termo de comparação, o que queres dizer quando falas em evolução - se a bitola for Belém, esquece...-, chegou a hora de pedir, se não melhoria nos pecados que enunciei, que haja evolução nos resultados e voltemos às vitórias. Nesta altura já me contento apenas com isso e não é pedir muito, concordarás.
Ah, meu caro Paulo, já disse, mas repito: gosto de treinadores convictos e que quando acreditam no seu trabalho, não mudam à primeira, nem segunda contrariedade. Mas, atenção, não gosto de treinadores teimosos e que só mudam quando batem com a cabeça na parede. Utilizando o teu critério e o teu desprendimento sério, termino dizendo que para bem do F.C.Porto em primeiro lugar e para teu bem, no final do jogo frente à Académica é fundamental que cantemos: Coimbra tem mais encanto, vestida de azul e branco...

O árbitro é João Capela, auxiliado por Ricardo Santos e Pedro Felisberto
 
Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho, Carlos Eduardo, Quintero, Defour e Herrera;
Avançados, Jackson, Licá, Ricardo, Varela e Josué.

A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Josué e Lucho; Varela, Jackson e Licá.
 

Estatísticas e curiosidades em torno do Académica - F.C.Porto:
No próximo sabado em Coimbra, o Académica - F C Porto será o jogo nº 62 realizado entre ambos na cidade de Coimbra, podemos mesmo considerá-lo um Clássico do Futebol Português, pese embora alguns hiatos, mormente no pós Revolução de Abril, períodos esses em que a Académica mergulhou na II Liga ou II Divisão Nacional. O F C Porto nesses 61 confrontos em Coimbra ganhou 39 jogos, empatou 12 duelos e saiu derrotado em 10 jogos; marcou 108 golos e sofreu 52 golos. Nos últimos 20 confrontos do F C Porto em Coimbra o saldo é francamente positivo, o FC Porto vence 16 deles e apenas empata 4 jogos. Porém, a tendência acentua-se nas ultimas 10 temporadas consecutivas, 9 vitórias do F C Porto e apenas 1 empate.
Vejamos então resultados e marcadores respectivos, dos ultimos 20 duelos do F C Porto em Coimbra com a Académica para o campeonato:  
1977/78 - Académica 0 - FC Porto 0
1978/79 - Académica 0 - FC Porto 2, golos: Gomes 2 e Vital.
1980/81 - Académica 0 - FC Porto 0
1984/85 - Académica 0 - FC Porto 3, golos: Gomes, Vermelhinho e Jaime Magalhães.
1985/86 - Académica 1 - FC Porto 2, golos: Futre e André.
1986/87 - Académica 1 - FC Porto 3, golos: Gomes 2 e André.
1987/88 - Académica 0 - FC Porto 1, golo: Raudney.
1997/98 - Académica 0 - FC Porto 1, golo: Auto-golo.
1998/99 - Académica 0 - FC Porto 2, golos: Zahovic e Rui Barros.
2002/03 - Académica 1 - FC Porto 1, golo: Derley.
2003/04 - Académica 0 - FC Porto 1, golo: Mc Carthy.
2004/05 - Académica 0 - FC Porto 0
2005/06 - Académica 0 - FC Porto 1, golo: Hugo Almeida.
2006/07 - Académica 1 - FC Porto 2, golos: Bruno Alves e Adriano.
2007/08 - Académica 0 - FC Porto 1, golo: Lucho.
2008/09 - Académica 0 - FC Porto 3, golos: Rolando, Lisandro e Mariano.
2009/10 - Académica 1 - FC Porto 2, golos: Bruno Alves e C Rodriguez.
2010/11 - Académica 0 - FC Porto 1, golo: Varela.
2011/12 - Académica 0 - FC Porto 3, golos: James, Walter e Guarín.
2012/13 - Académica 0 - FC Porto 3, golos: Mangala, Danilo e Castro.

Curiosidades:
Nos ultimos 20 confrontos entre a Académica e FC Porto em Coimbra, o resultado mais comum foi a vitória do FC Porto por 1-0, foi essa a tendencia em 6 jogos.
Pedroto, Villas Boas e Pedro Emanuel, todos eles começaram as suas carreiras como treinadores principais ao mais alto nível justamente na Académica. Mas também Domingos Paciência, Jorge Costa ou José Guilherme (actual Treinador dos Sub17 do FC Porto) tiveram também passagens como técnicos principais da Briosa.

Carlos Simões e o esquerdino Costa chegaram ao FC Porto nos anos 70 e oriundos da Académica,  ambos se sagraram Campeões Nacionais com o FC Porto de Pedroto.
Os laterais esquerdos Lino e Rafa chegaram ao FC Porto oriundos da Académica, sagrando-se ambos em períodos diferentes Campeões Nacionais pelo FC Porto. Curiosamente, em Coimbra mora um interessante lateral esquerdo brasileiro com nome de musico, Djavan, oportunidade também para observar e atentar jovens valores que emergem no futebol português.

A ultima derrota do FC Porto para o campeonato em Coimbra aconteceu a 15 de Novembro de 1970  (derrota por 3-2), mas foi também a 19 Novembro de 2011 que o FC Porto perdeu em Coimbra para a Taça de Portugal e por "gordo" 3-0. Não, não há aqui qualquer superstição do "gato preto" de Novembro e de Coimbra, todavia o FC Porto joga Sabado em Coimbra no dia 30 de Novembro!

18 comentários:

  1. Jogo decisivo, como se sabe, por tudo que envolve a atualidade. Ansiamos para que, como de outras vezes, em anos anteriores, também, se consiga dar a volta e seja iniciada uma nova fase da csarreira da equipa principal de futebol do F C Porto, tootalmente diferente e vitoriosa, em suma.

    ResponderEliminar
  2. Vila Pouca,

    Excelente carta aberta ao Paulo Fonseca, e extraordinária tirada do Jorge da porta 19!

    Termino e repito, sorte ou azar, ás vezes batem à porta sim, mas se não estivermos atentos a pequenos/ grandes pormenores, o tal do "azar" bate mais vezes...

    O teimoso que nunca ouve/lê conselhos, corre o sério risco de se precipitar para o abismo, e perante os obstáculos que não tem sido superados, teimosia é estupidez, não será verdade Paulo Fonseca?

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  3. Quero esclarecer desde já que a minha expectativa quanto ao resultado do jogo entre a Académica e o nosso Clube é francamente optimista quanto ao desfecho final. Não concebo outro resultado que não seja a vitória, por maior ou menor que seja a resistência da equipa dirigida por Sérgio Conceição.

    Desde o jogo do Restelo que o meu interesse pelo que a comunicação social terá divulgado a propósito do estado actual do FC Porto, é quase nulo. Sei o que nestas circunstâncias representam os juízos que se emitem, o empolamento que é dado a resultados que a equipa tem feito,
    o as especulações fáceis sobre o estado de espírito do plantel e da estabilidade da posição do treinador Paulo Fonseca.

    Vi futebol através da TV, tomo conhecimento dos resultados e, se sobra algum tempo procuro um filme ou programa que esteja a passar num canal qualquer.

    Mantenho, por isso, as minhas próprias ideias sobre a nossa equipa limpas das influências de terceiros.

    Tenho manifestado aqui e no espaço de que sou responsável as minhas posições sobre as actuações do nosso clube, elogiando uma vezes criticado noutras. Nas críticas não fui tão longe quanto às vezes deveria ter sido, tal como nos elogios terei ido além do merecido.

    Agora, que nada mais há a alterar em relação aos resultados já consumados, há que valorizar o que de bom se viu, ainda assim bastante, e concluir que há ainda muito para ganhar e tempo para festejar os êxitos que

    ResponderEliminar
  4. virão, não tenho a menor dúvida.

    Para reverter a actual situação há que vencer. De pouco vale (só alguns se conformam com boas exibições e maus resultados) jogar bem e não vencer. Não tenho qualquer dúvida de que se tivéssemos vencido, jogando tal como jogamos, os jogos em que não vencemos, poucos estariam preocupados com as decisões do treinador e os erros dos jogadores.

    Eu vejo potencialidades nesta equipa, não compreendo algumas atitudes e opções de Paulo Fonseca, todavia não sou capaz de o responsabilizar pelos golos falhados, por alguns erros grosseiros dos jogadores e por não resultarem algumas apostas que tem feito porque eles não corresponderam à confiança que lhes concedeu.

    Há um factor importante que parece esquecido entre os apoiantes do nosso Clube; é o papel que cabe aos responsáveis directos pelo futebol e especialmente a Pinto da Costa. Toda a gente parece esquecer-se que se porventura fosse imperiosa uma decisão drástica sobre a liderança da equipa por ela fosse incompetente ela não tivesse sido já tomada.

    Vêm aí os bons resultados e o próximo é já a seguir, em Coimbra...

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde DVP
    O Porto joga amanhã. Estou com receio. Isto não é normal. Deveria estar confiante. O Paulo Fonseca, por aquilo que tem demonstrado, está inseguro. Um treinador inseguro é péssimo para os jogadores, eles têm que sentir segurança, firmeza e isso tem que vir de cima, do mestre!
    Todos sabemos, que não podemos ganhar sempre,maso o que não queremos ver é falta de determinação em campo e transmitir uma péssima imagem para o exterior! isso só dá força aos nossos inimigos! isto porque somos um clube com uma imagem a preservar e não para degradar!
    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  6. Caro Dragão Vila Pouca, oxalá neste jogo se vislumbre um FC Porto mais audaz,consistente, perspicaz e sólido em todas as vertentes, pois é fundamental vencer este desafio. Força FCP!

    Abraço e um excelente fim-de-semana

    Castle Porto

    ResponderEliminar
  7. Será que vamos ter mais um jogo sofrido? Eu quero acreditar que não e que vamos ganhar, até porque a vitória neste momento é fundamental para todos, tanto para o F.C. Porto como para o P. Fonseca em particular.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Das declarações de Paulo Fonseca que estive a ler no jornal o jogo fiquei com a ideia de que se empatarmos 3 a 3 ou 4 a 4 a equipa estará quase perfeita, uma vez que PF não tem em atenção que teria bastado sofrer menos um golo nos jogos em que não vencemos para estar com 7 pontos de vantagem no campeonato nacional e com 11 pontos na liga dos campeões. E a verdade é que a quase totalidade desses golos podiam e deviam ter sido evitados. Por outro lado fico com a ideia de que Paulo Fonseca não tem nada contra o facto de o FCP também ganhar os jogos, apesar de deixar transparecer que esse não é um aspecto muito relevante, comparado com as suas ideias, das quais não desiste por dá cá aquela palha etc. Estamos bem encaminhados...

    ResponderEliminar
  9. Sejamos optimistas, eu acredito que amanha iremos ganhar.

    ResponderEliminar
  10. Caro Vila Pouca,

    Amanhã deveremos ganhar, assim queira a equipa TODA! Chega de desculpas, é tempo de reagir e defender a camisola do nosso clube do primeiro ao último minuto!

    A Paixão do Bruno em Vila do Conde é uma brincadeira, como é possivel este senhor continuar a apitar?!

    Um abraço,

    Portista de cascais

    ResponderEliminar
  11. O líder e tri-campeão joga hoje em Coimbra, mas jardim e gayray são destaques, nada de anornal.

    O que seria anormal era se o líder e tri-campeão estivesse em destaque.

    Não vou comentar o FCP porque o post já diz tudo, só peço o básico:JOGUEM À PORTO!

    OFF-TOPIC:Todos os dias nestes mesmos pasquins online, CR7 na opinião de toda gente no mundo do futebol sem excessão, é o melhor do mundo e merece a bola de ouro.

    O 2º ou 3º melhor, digo eu, porque sem sombra de dúvidas, o melhor de todos na época transacta foi Ribery, que ganhou TUDO O QUE HAVIA PRA GANHAR.

    Ribery foi o melhor jogador de um SUPER BAYERN que venceu TUDO
    (supertaça européia, champions, campeonato, taça e supertaça alemã), incluindo nas semis das champions, eliminar o Barça por 7 x 0(4 x 0 em Munique e um 3 x 0 limpinho limpinho em pleno Camp Nou).

    Messi sem jogar bem e sem brilhar muito, ganhou o campeonato e a supertaça espanhola.

    CR7 ganhou o que???NADA.

    Se vencer a bola de ouro, então o melhor treinador devia ser arsene wenger, porque há anos que dizem que é o melhor e o maior, mas não ganha NADA.
    E a bola de ouro devia mudar de nome, devia chamar lampião de ouro, porque se CR7 vencer, será como o sl bombos:são os "melhores e os maiores" mas não ganham NADA:-)

    ResponderEliminar
  12. Gosto deles exatamente assim:

    https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1475869_647081268692706_404695669_n.png

    Vamos ganhar tudo!!!Onde foi que já (ou)vimos isto e muito mais que uma vez?

    Há sempre um jogador do momento:
    1º foi o novo eusébio,
    depois veio mais um novo sei lá o que,
    depois foi o ressuscitado cavalo paraguaio,
    depois foi a capa da revista maria,
    não satisfeitos com o cavalo paraguaio inventaram também um cavaleiro
    e agora é este novo ressuscitado eliminado do mundial que nunca ganhou nada na vida:-)

    E para o serviço completo de lambe-botice, já não bastam os adultos:-)

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=444176

    Também os tubarões vão comprar todos sem excessão:-)

    O estoque de palha para burros é infinito naquelas bandas:-)

    Para além do Ismaylov, quem também anda sumido do mapa é aquele senhor de bigodes e orelhas muito grandes, muito arrogante e fanfarrão, que todas as semanas aparecia coberto de razões nas capas da pasquinada do império a defender veementemente a verdade desportiva e a dizer que o seu clube era um modelo a seguir em termos de transparencia nos negócios financeiros, chegando mesmo a mandar várias bocas na televisão ao MP para investigarema fundo as contas à Norte.
    Por que será?Será do guaraná?:-)

    ResponderEliminar
  13. Vila penso que hoje se vai avaliar bem se paulo fonseca tem o grupo na mao..hoje se vai ver quem esta disposto a dar ao cabedal pelo seu comandante..porque se assim nao for temo mesmo que a musica passe a ser ..coimbra tem mais encanto na hora da despedida..temos de ir com tudo para cima deles..tudo mesmo..abraço

    ResponderEliminar


  14. Meus caros portistas,

    Para além de tudo o mais que aqui é (bem) dissecado, há outro pormenor - pormaior - não despiciendo, a ter também em grande, importante consideração:

    O Cardeal Vitor Neto Cereejeira Pereira da CA não brinca em serviço.

    - Lampião Capela em Coimbra,
    - Bruno Paixão Encornada em Vila do Conde.

    Ou seja, na sombra, por trás da cortina, tudo está a ser feito por outro lado, o lado da batota, da vieigarice.. para nos retirar a Liderança.

    Depois não digam que não avisei.

    Como alguém bem disse: o futebol (no Portugal actual) não é uma luta de vida ou de morte.... é mais do que isso !!!!!

    E vale tudo, tudo para nos tentar derrotar. Basta ler / ver / ouvir os tais pasquins, rádios, tevês regionais alfacinhas do Mar da Palha.

    A mentira, a crapulice, os escroques servem-se de tudo para nos tentar apagar!

    Cumptos
    Somos Porto
    A Caminho do Tetra
    M P P

    ResponderEliminar
  15. Como gosto imenso de futebol, e apesar de não perceber nada de tácticas e sistemas, ainda sei "ler" o que se passa no relvado, e analisar quem é quem...
    Isto tudo para dizer que anda aí um puto que me encanta a jogar futebol. O nome do rapaz? Rafa do Braga.
    É favor contratá-lo o quanto antes...

    Sobre o jogo de hoje, é claro e lógico que vamos ganhar, se os jogadores de se deixarem de parvoíces mentais. Afinal, carago, não se desaprende de um dia pró outro...

    ResponderEliminar
  16. Para já tudo que tens dito VP, por mim, correcto, afirmativo.
    Se não se ganhar à Académica, só há uma saída PF, é você mesmo dar lugar a outro.

    FCP B - Abutres B, boa sorte FCP, não sei se já jogaram! mas, peço aos adeptos do FCP para ter cuidado com os Gangs.

    Desde do inicio do campeonato, que o circo instalado em Alvalade matem os espectáculos, a principal atracção é o Pepegrino verde o palhaço calimero, Nhô, Nhô, que tem graça para caraças, então esta da bandeira e do presidente da república, Nhô, Nhô é de partir a rir.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  17. Caro Dragão Vila Pouca,
    Visto que o FC Porto lidera com apenas 1 ponto de vantagem, é muito, mas muito, necessário vencer o jogo de hoje. Se vai ser fácil, acredito que não, mas acredito no FC Porto e espero que surja uma resposta positiva hoje, depois do que se passou nos últimos dois jogos para o campeonato.

    Força FC Porto!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde!

    Esta seria a minha escolha, para o onze inicial de hoje:
    Helton, Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho, Quintero; Ricardo, Varela e Jackson.

    Parabéns pelo excelente blogue!

    Abraço!

    ResponderEliminar