sábado, 30 de novembro de 2013

Académica 1 - F.C.Porto 0. Evoluímos de empate para derrota


No último dia de um mês em que a única vitória foi em Guimarães para a Taça de Portugal - nos outros jogos, dois empates para a Champions e que deixaram os Dragões em má situação na prova rainha da UEFA e igual resultado nos jogos do campeonato que fizeram a vantagem portista passar de 5 para 1 ponto de vantagem na Liga Zon Sagres -, esperava-se em Coimbra um Porto forte, empenhado, competente e a dar um grito de revolta, um sinal que não há mal que sempre dure... Entrando com Helton, Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro, Fernando, Josué e Lucho, Quintero - a surpresa -, Jackson e Varela, a primeira-parte do conjunto de Paulo Fonseca foi, mais uma vez, muito abaixo dos mínimos exigiveis. A Académica esteve sempre mais concentrada, organizada, mais rápida, mais perigosa, sem dúvida, mais equipa, chegou ao intervalo a vencer e com toda a justiça. O F.C.Porto nos 45 minutos iniciais, foi o Porto do costume, isto é, uma equipa lenta, previsivel, mal organizada, sem defesa, sem meio-campo e sem ataque. E ainda por cima, não faltaram os constantes passes errados, os cruzamentos para os guarda-redes, as poucas oportunidades de golo - uma por Jackson e já descaído na esquerda e com pouco ângulo -, as jogadas com princípio, meio e fim - também apenas uma e aos 40 minutos, com Josué a rematar rente à barra - e as abébias defensivas que custaram um golo e podiam ter custado, pelo menos outro - inacrediáveis os erros de Maicon que Helton salvou; a displicência de Alex Sandro que esteve na origem do canto; a ma abordagem de Fernando que amorteceu para Fernando Alexandre marcar.

Na segunda-parte corremos mais, pressionamos mais, dominamos completamente, melhoramos um bocadinho, mas nunca fomos uma equipa esclarecida, dinâmica, capaz de encontrar as melhores soluções para desmontar a teia defensiva montada pela equipa de Sérgio Conceição. E os principais defeitos continuaram lá, desde as más opções no último terço, até aos passes errados.
Enfim, foi mais um jogo em que voltamos a jogar mal e na primeira-aprte, muito mal, a não ter a atitude correcta, nem a qualidade que se exige. Também não tivemos muitas oportunidades e quando elas surgiram, mais em chuveirinho que fruto de jogadas envolventes e bem fabricadas, faltou capacidade e eficácia para meter a bola na baliza, mesmo em situações em que falhar parecia impossível. E para tudo ainda ser pior, como Josué já tinha saído, voltamos a falhar um penalty e nem empatar, talvez o resultado mais justo, conseguimos.

Notas finais:
O F.C.Porto está doente e quem tem de fazer o diagnóstico, não vê aquilo que parece óbvio, nem encontra o melhor remédio para a doença ser combatida. Não é capaz de tratar do corpo nem da mente.
Alguns jogadores se não os conhecesse, diria que são uns pernas de pau, como os conheço, digo que devem sentir vergonha por jogarem tão pouco, darem tão pouco!
7 pontos perdidos em 3 jogos... não me lembro de nada igual. E de 5 pontos de avanço, corremos o risco de ficar com 2 de atraso. Também deve ser um recorde no F.C.Porto.
Ao fim de 43, repito, 43 jogos em Coimbra, a Académica voltou a ganhar ao FC.Porto.
Ao fim de 53 jogos sem conhecer o travo amargo da derrota, voltamos a perder. Noutras circunstâncias, diria, paciência, venham outros tantos, mas agora não me atrevo a tal.
Não vou dizer mais nada. Há momentos em que devemos ter recato, arrefecer, caso contrário corremos o risco de dizer coisas muito desagradáveis. Mas...
- Mister, você andou a falar em evolução e ninguém a via. Lamentavelmente este jogo provou que evolução  só se for nos resultados: passamos de empate para derrota. Sobre o futebol que joga a equipa... só não digo regressão, porque não houve, foi mais do mesmo. Você diz que não tem dúvidas suas capacidades. OK, mas era bom que elas aparecessem rapidamente para que muitos de nós também não duvidassemos...

88 comentários:

  1. Segui o jogo pelos comentários na bolha on line e por alguns comentários no facebook...
    Uma lástima... Não sei que mais dizer, a equipa está de rastos, tudo de mau acontece, enfim, algo tem de mudar...
    Vai ser um ano horribilis, estamos mal habituados, mas tem de ser...
    O que custa é que a concorrência não anda bem, cairiam como castelos de cartas e só damos tiros no pé... isso é que é o pior...
    A teoria de que para consumo interno basta, está acabada...
    Mais não digo.

    ResponderEliminar
  2. Caro VP. Como tenho vindo a dizer há vários jogos, memo nas vitórias, isto não ia lá com a história do murro na mesa, do temos q mudar rapidamente, do treinador tem q fazer qq coisa. O futebol não é assim!
    Quando contratamos 1 manager é para ele implementar um esquema e o ir aperfeiçoando, não é para, durante 6 meses, se ir vendo q temos q mudar radicalmente.
    Erro tremendo de casting, péssima época! O que temos que começar a fazer já, é a preparar o futuro. Quero ver qual vai ser a treta agora: o 1ª lugar?o azar? Quero ver qual vai ser a conversa da "minha linha". Quero ver qual vai ser a conversa de alguns adeptos.

    Pedro Lima

    ResponderEliminar
  3. Não vi o jogo nem os comentários, mas calculo que para o sr. Paulo Fonseca a equipa esteja a melhorar. Hoje deve ter dado uma resposta positiva, está a evoluir, as ideias estão a ser assimiladas e o único problema é só a finalização. Escrevi aqui há uns tempos que com ele não vamos ganhar mais nada esta época. Quando o escrevi ainda tínhamos os cinco pontos de avanço, acho eu. Se este senhor continuar vamos acabar a época a lutar pela entrada na Liga dos Campeões. A solução está bem à vista e não é pelo facto das chicotadas nunca terem resultado no Porto que significa que nunca resultem. isto é uma repetição da era Quinito, mais nada. Qualquer um se arrisca a ser campeão no Porto, certo. O problema é que para o Porto não serve "qualquer um", nós precisamos de alguém. O clube merece-o.

    ResponderEliminar
  4. sem comentarios nem treinador para não falar de mais nada

    ResponderEliminar
  5. Não há meios desta má fase passar, nem com um penalty fantasma inventado pelo capeleiro conseguimos marcar.

    Não sei o que é, mas algo tem que ser feito...e rápido, senão corremos sério risco desta ser a época de todas as humilhações, a começar pelo Braga e uma semana depois no galinheiro.

    P´ra já fico por aqui.

    ResponderEliminar
  6. Sera que a Direção esta como a equipa? Sem ideias e sem coragem?

    Parece que sim!

    ResponderEliminar
  7. Vitória justa da Académica, e sobretudo porque o Porto deu 45 minutos de avanço!

    Contudo, volto a recordar sorte ou azar, ás vezes batem à porta sim, mas se não estivermos atentos a pequenos/grandes pormenores, o tal do "azar" bate mais vezes

    Quando se muda o processo, e passados 5 meses dele se ter iniciado ninguem consegue perceber qual a ideia de jogo deste Porto, o racional é retomar o sistema anterior que já tinha 2 anos de rotinas/mecanismos, mas isso serei eu a alvitrar mero adepto e treinador de bancada...

    Vítor Pereira época 11/12:
    Novembro de 2011:
    01 Apoel fora 1-2 L Campeões!
    05 Olhanense Fora 0-0!
    19 Académica Fora 0-3 T Portugal!
    23 Shaktar Fora 2-0 L Campeões!
    27 Braga Casa 3-2!

    O ultimo ciclo negro Porto, aconteceu na 1ª época de V Pereira, 5 jogos:
    2 Vitórias, 1 empate e 2 Derrotas!

    Novembro 2013 Porto Paulo Fonseca:
    01 Belem fora 1-1!
    06 Zenit fora 1-1 L Campeões!
    09 Guimaraes fora 2-0 T Portugal!
    22 Nacional casa 1-1!
    26 A Viena casa 1-1 L Campeões!
    30 Académica fora 0-1!

    Porto de Paulo Fonseca em 6 jogos em Novembro:
    1 vitória; 4 empates e 1 derrota!

    Tivemos um ciclo com muitas afinidades com este presente, daí desenganem-se Paulo Fonseca não vai cair, mas também é certo que muita coisa terá de mudar...

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite Vila Pouca e Portistas

    Desiludido, muito desiludido. Esta equipa vem caindo de jogo para jogo, quando foi a ultima vitoria?
    N ão sou adepto de chicotadas mas tenho as sérias duvidas quanto à capacidade de PF de recuperar a serenidade e a confiança a estes jogadores.
    É verdade que Moutinho faz imensa falta e ainda não foi substituido, mas não vejo fio de jogo nesta equipa, estes jogadores parece que desaprenderam e pior que tudo não assumem atitude de campeão.
    Amanh ã teremos com certeza mais 30 minutos de conversa e à noite se os outros forem expertos iremos perguntar-nos como é possível nos ultimos 3 jogos em nove pontos perdermos 7.
    Penso que o Presidente ja deve ter a solução e espero que ainda vamos a tempo para o Tetra.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  9. Que Porto triste.

    PF fala em intranquilidade, falta de agressividade. Ou seja, empurra culpa para jogadores.
    E o trabalho do treinador, não é esse motivar, colocar em campo, ter plano de jogo.

    Assim não dá,
    Quem manda têm que agir.
    Rapidamente.

    ResponderEliminar
  10. Vila pouca, da ultima vez que escrevi no blog pedi desculpa pelos excessos de linguagem, por isso nao escrevo mais nada pq ia voltar ah mesma linguaguem e nao quero tar a repetir-me em desculpas...

    Bye Bye Mister

    ResponderEliminar
  11. PF tem um discurso de perdedor.
    Que falta de garra, desmotivador.

    ResponderEliminar
  12. Desta vez nao adianta arrnajar outros culpados. O treinador nao está preparado para orientar a equpia principal do porto. É uma pena mas é um facto. O ideal é nao abandona-lo, e tentar arrnajar-lhe um lugar na estrutura para k ele um dia tenha essa cApacidade. Neste momento nao a tem. Não quero que o FCP seja um cemiterio de treinadores, mas este já tá morto.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite a todos hoje só tenho a dizer que já conseguimos chegar onde o treinador queria a gora é que é e depois podem continuar com o discurso de ainda estamos em primeiro e bla bla bla.
    Só vou chamar atenção a todos para o que disse o Lucho no fim do
    jogo ainda a quente. "Não há comunicação na equipa"
    Se na sad esta tudo a dormir pode ser que no próximo jogo em casa com o Dragão vazio acordem.

    Não estou habituado a isto não consigo ter sossego, depois de uma alegria com o andebol tinha que vir esta vergonha, não me importo com uma derrota quando vejo que a equipa fez para merecer a vitoria quando deixam tudo em campo, mas assim não dá.
    Custa ver esta equipa a jogar e não me venham com o argumento de que esta plantel é o mais fraco das ultimas épocas o Leonardo Jardim com um plantel pior que o nosso a nível da nossa equipa B esta a mostrar que percebe de futebol.
    Com o este treinador o meu medo e deixarmos de gostar de bom jogo de futebol e passar-mos a importar mais com o resultado.

    ResponderEliminar
  14. Este FC Porto de Paulo Fonseca não pára de surpreender. Notável, que surpresa este resultado. Pinto da Costa tem de por fim nesta brincadeira.

    ResponderEliminar
  15. Uma equipa sem principios de jogo. O PF pode arranjar as desculpas que bem entender que nenhum adepto o leva a serio.

    ResponderEliminar
  16. Um completo equivoco tactico, uma confrangedora incapacidade mental, uma total desorganizacao, um deserto de Ideias, uma absoluta incapacidade de reaccao tecnica, falta de lideranca e, tambem, muta falta de sorte.

    ResponderEliminar
  17. Ai o Ghilas agora foi caro? Claro, tem jogado muitas vezes, está-se mesmo a ver que não presta. Tem piada, fiz um post há tempos, quando se falava em possíveis contratações de avançados e as hipóteses eram Ghilas e D.Zapata, que acabou no Nápoles. E não é que todos queriam o Ghilas e agora é caro? O colombiano que ninguém queria, foi para Itália custou 6,5 milhões.

    ResponderEliminar
  18. isto foi uma experiencia falhada. Foi como com o Quinito. Só que este admitiu a falta de pedalada.
    Este, parece estar convencido que fará obra. É um sonhador...

    ResponderEliminar
  19. PAULO FONSECA eu não tenho dúvidas sobre a sua capacidade que são NULAS-NADA-ZERO para orientar o meu CLUBE, faça um favor DEMITA-SE, o Senhor não tem capacidade para treinar o melhor clube nacional,

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  20. No fim-de-semana passado senti aquilo que benfiquistas e sportinguistas costumam sentir, compensar os maus resultados da equipa de futebol com um bom resultado numa das modalidades. Dessa vez não foi um bom resultado nas modalidades, foi uma extraordinária vitória no hóquei frente a uma equipa que é só uma das melhores se não a melhor do Mundo, numa competição que é só a mais importante do hóquei em patins. Isto depois do empate com o Nacional.
    Hoje derrota vergonhosa com a Académica mas por outro lado, grande resultado no Andebol, frente a uma excelente equipa e na prova mais importante.
    Os resultados menos bons no futebol servem ao menos para chamar a atenção de muitos portistas para outras modalidades, apesar de estas não precisarem de tal para se mostrarem, dado a grande qualidade que têm vindo a demonstrar e de que são prova o decacampeonato no hóquei e o penta no andebol. O Basquetebol, tendo em conta as condicionantes, também está em grande nível. Espero que assim continue, gosto de ver um FC Porto forte em todas as modalidades.

    Quanto ao futebol, nada está perdido. Ou melhor, se Fonseca continuar a Champions pode ir por água abaixo porque é necessário vencer em Madrid (eu acredito que se vencermos em Madrid passamos aos oitavos porque o Zenit não me convence e em Viena vai ter dificuldades em vencer). Se Fonseca continuar mais algum tempo, então teremos campeonato, taça e Liga Europa para ganhar. As equipas da liga europa são uma miséria e se tivermos o azar de ir lá parar, somos um dos grandes favoritos à vitória final e eu não me importo nada de ver taças a entrar no museu...

    Digo isto com a convicção que Paulo Fonseca vai ser despedido mais tarde ou mais cedo porque acredito que não há volta a dar. Eu tinha esperanças que Fonseca fosse um bom treinador, alguém astuto, com ambição, com ideias, com vontade... mas cedo percebi que Fonseca não tinha nada disso. É um gajo porreiro mas muito teimoso, taticamente uma desgraça. Não há volta a dar, é um erro de casting, são muitos jogos a desiludir (todos, à excepção da supertaça!), o gajo não tem estaleca. Não digo isto pela derrota em Coimbra, Fonseca tem dado provas, jogos após jogo, da sua incompetência.
    Quem olha para a estatística e vê apenas uma derrota no campeonato pode pensar que não é assim tão mau, são as pessoas que não percebem nada de futebol. O FC Porto tem o melhor plantel a par do Benfica, a uma distância muito grande da concorrência. Acontence que o Benfica está como nós, Jesus perdeu o norte e o clube não tem estrutura nenhuma que o ampare, pelo contrário, dificulta ainda mais a tarefa do treinador. O Sporting tem vontade mas falta-lhe muita qualidade e até ao fim do campeonato vão perder muitos pontos. O SC Braga está a fazer uma época miserável para aquilo que eram as expectativas. As restantes equipas nem entram nas contas. Posto isto conclui-se que basta um FC Porto manco para ser campeão, acontece que este FC Porto nem chega a 'manco' e a cada jogo fica ainda pior. Já são 3 jogos sem ganhar para o campeonato.

    Gostava que Paulo Fonseca fosse um bom treinador, já teve tempo de dar um abanão à equipa e mostrar quem manda no balneário, que eles jogam no FC Porto e não num qualquer outro clube. Não o fez e quase aposto que depois dos maus jogos ainda lhes dá palmadinhas nas costas.

    ResponderEliminar
  21. Caro Vila Pouca,

    se há coisa que gosto nos seus posts e que o distingue da grande maioria dos portistas é a sua capacidade de análise fria e clara em todas as situações que envolvem o nosso clube - relembro por exemplo a primeira época de Vitor Pereira.

    Agora percebo nos seus comentários algo de diferente nesta momento. Parece cansado deste treinador e do seu discurso incoerente, da incapacidade de fazer algo de bom ou manter o que tivemos na pré-epoca. Eu concordo.

    Os resultados não são os piores de sempre mas desde o agricultor de Palmela que não me lembro de nada assim. É certo que perdemos um grande jogador e uma grande promessa mas gastamos uma fortuna e temos no mínimo uma equipa muito superior a essa.

    Infelizmente acho que este Sr. não vai conseguir dar a volta a esta situação. Espero enganar-me e enquanto estiver connosco... é um dos nossos.

    ResponderEliminar
  22. Infelizmente o Presidente vai manter o incapaz. Infelizmente, como já escrevi no meu blogue, o "nosso" Natal vai ser extraordinariamente triste. Por alturas do Natal, o primeiro lugar estará a 7 ou 8 pontos de distância. O treinador não é capaz, não é motivador e não nos inspira nenhuma confiança: num passado recente diria que recuperaríamos. Com este tipo digo que não vamos lá. Depois, francamente, não temos ninguém de valor no banco, não temos avançados, nadinha. Fonseca não é o único responsável, e Pinto da Costa parece estar, infelizmente para nós, a perder o toque... Infelizmente, portanto, o sr fonseca e o seu grupinho vão manter-se.Espero que se consigam apurar para a liga europa...

    ResponderEliminar
  23. Mais um jogo anti-futebol!
    Não quero acreditar que Pinto a Costa se disponha a correr mais riscos. Vai ter de fazer qualquer coisa antes que não haja nada para ganhar esta época. Nunca vi o FCPorto a praticar um futebo tão miserável! E não consigo culpar os jogadores, alguns dos quais já foram campeões...

    ResponderEliminar
  24. boa noite

    * Sr. Vila (depois de um suspiro) o jogo do momento não tem legendas...

    * Sr. Vila vamos observar mais do que o cenário mostra.
    E foi preciso chegar a esta altura.. a este jogo.... para ter a consciencia deste desabafo:
    O nosso Presidente foi ENGOLIDO.

    (se preferir não publicar, tudo bem, a partilha é para si, por todo o seu trabalho de remar contra a maré sem lucrar com o nosso Simbolo).

    Facto - EM 2011 AVB - CADEIRA DE SONHO CONQUISTOU TUDO, SAIU.
    FACTO - EM 2011 O NOSSO ADMINISTRADOR SAIU PARA A PRESIDENCIA DA F.P.F.

    Dragão existe uma leitura simples de se fazer desde esse tempo até aos dias de hoje.
    -uma delas é que tenho a sensação que estamos cada vez mais um shopping atractivo de jogadores e treinadores, Só. O Clube e adeptos são palmeiras.

    Um abraço solidário para o mentor deste cantinho não vendido.
    Saudações azuis

    ResponderEliminar
  25. Dececionado, triste mas não surpreendido. Era óbvio que mais cedo ou mais tarde sairíamos da liderança. A qualidade de futebol praticado é sofrível e, o que é mais surpreendente, tem conseguido involuir.
    O treinador revela insegurança, pouca liderança e, o que ainda é mais grave, falta de esclarecimento tático.
    A SAD é, contudo, a principal responsável. Nos últimos anos tem deixado depauperar de forma gritante a qualidade do plantel. A esse facto acresce a contratação de potenciais perolas que se têm revelado flops. O Quintero, p. ex., não passa de um júnior cheio de habilidade, e tenho dúvidas que não se adaptasse melhor ao futsal. Reconheço que, neste caso em concreto, eu próprio no início me iludi. Já no caso do Licá, lamento muito, mas a única qualidade que lhe reconheço é ser portista, e isso é muito curto para pertencer sequer ao plantel.
    Claro que hoje estamos todos mais ácidos, mas a verdade é que o futuro não se avizinha muito risonho. Tomara eu esteja enganado e isto seja só uma fase má....

    ResponderEliminar
  26. Santo Deus, como me sinto triste. Já no empate contra os austríacos fiquei com uma dor de cabeça enorme e hoje mais uma desilusão.
    No ultimo post que aqui coloquei perguntava se tinhamos mister e hoje tenho a resposta. Não temos. Falta-lhe agressividade, liderança, berrar com os jogadores, coloca-los na linha, algo que o Vitor Pereira só aprendeu já bem decorrida a segunda época e com os resultados que nos deram tanta felicidade.
    Perder é normal, pode acontecer mas desta forma...sem garra, paixão, não se nota um fio de jogo, anarquia total, buraco no meio campo entre os dois médios defensivos e o Lucho...enfim, tudo já mais do que identificado. Não noto sinceramente capacidade de se dar um "grito do ipiranga" e a equipa dar o grito de revolta que todos esperamos. Uma nota preocupante: O Lucho que adoro disse que é normal isto acontecer e que o campeonato vai ser decidido nas ultimas jornadas como tem sido. Isto não pode acontecer, muito menos vindo do capitão. O Porto tem sempre que vencer e de preferencia com 30 pontos de vantagem. Isto demonstra que um grande laxismo se está a instalar na mentalidade da equipa. Sou muito emotivo a ver jogos do nosso Porto mas hoje estava amorfo, apático, resignado com esta triste miséria.
    Sempre apoiei, e este santuário de portismo é minha testemunha, os misteres e os nossos rapazes mas sempre com uma condição: suarem a camisola azul e branca. Não vejo isso agora. Deus queira estar enganado.

    SOMOS GRANDES, SOMOS PORTO!!!

    ResponderEliminar
  27. 1 pergunta apenas alguem conhece alguma equima decente no mundo com aspiraçoes a lutar por titulos com apenas 2 laterais??? e sem extremos de qualidade???? e sem PL no banco???? eu nao mas devo ser muito burro e gostava de ser elucidado...Ha ja agora nao se esqueçam (direçao do porto) contratar o quaresma sff, sim aquele que ja nem os arabes querem, será que nao aprenderam nada com izmaylov, ja diz o ditado ha 1ª caiem todos a 2ª ja so cai quem quer

    ResponderEliminar
  28. o homem nao percebe nada de futebol de psicologia e afins e deixe me lhe dizer, vila pouca, as conferencias dele chegam a roçar a violencia de tao sem sal, de tao insosas e sem determinaçao e de sem garra que são. incrivel, onde foram desencantar u treinador tao amorfo pro nosso porto!?

    ResponderEliminar
  29. 3-3-4 , 4-2-3-1, 4-4-2 durante um só jogo... só falta o 4-3-3 aquele que nos últimos anos tem dado resultados

    ResponderEliminar
  30. Não sou muito de contestar treinadores, mas este tem de começar a provar que foi uma aposta acertada. Empates e derrotas não são os resultados que estamos habituados. Vou dormir mal esta noite.

    ResponderEliminar
  31. Sérgio Ferreira, eu bem ou mal, faço as minhas análises, vejo os jogos e quando não gosto digo que não gosto, quando gosto digo que gosto. Agora, eu até podia não gostar, mas estar a ver mal, ser demasiada exigência da minha parte. Agora quando quase ninguém gosta e vejo o treinador a ver o que mais ninguém vê, aí as coisas preocupam-me e manisfesto a minha preocupação. Paulo Fonseca viu evolução, a esmagadora maioria não viu, aí é natural que eu chame atenção para o que acho está mal, não para que ele mude, seria petulância da minha parte pensar que o blog tem essa influência, mas colocar aquilo que eu vejo e penso. Antigamnete havia tertúlias, falava-se nos cafés, restaurantes e na rua. Agora as tertúlias são mais na internet. É apenas isso. O que me cansa são os maus resultados e pior, o conformismo que vejo em muita gente. É mau sinal.

    Neste blog pode-se criticar toda agente, desde o presidente ao mais simples dos funcionários. Mas, primeiro, com respeito, objectividade e não arranjando bodes expiatórios, como acontece agora. Antes o culpado nas horas más era Adelino Caldeira. A esse propósito, fiz um post onde dizia, em nome de a seriedade intelectual, se nas horas más era AD o culpado, era bom que lhe creditassem os méritos nas horas boas. Agora o culpado de tudo é o Antero, que, note-se, em 8 anos de DG ganhou 7 campeonatos, não sei quantas Supertaças, Taças de Portugal e uma LIga Europa. Quer no caso de Adelino Caldeira, quer de Antero, há um Líder que é Pinto da costa e eu recuso-me a ir por um caminho em que o raciocínio é Pinto da costa não manda nada, Antero faz o que quer e lhe apetece. Compra, vende, dispensa, o Presidente a Administração, só servem para fazer figura de corpo presente. Portanto, críticas e pedidos d edemissão, sim, mas com substância e atenção, anónimos valentões, aqui vão direitinhos para o caixote do lixo.

    ResponderEliminar
  32. Mais uma exibição medíocre do FCP, como tantas esta época! Desta vez deu em derrota, contra o Vitória de Guimarães resultou em vitória e contra o Belenenses calhou um empate.
    Quando não há jogo colectivo de qualidade e quando os jogadores andam perdidos em campo, os resultados andam ao sabor da sorte e do azar, nalguns jogos a sorte está do nosso lado noutros está do lado do adversário.
    Afinal o bom nível exibicional apresentado nos jogos contra Nacional e Áustria de Viena (apesar dos maus resultados nesses jogos) foram apenas excepções à regra do mau futebol.

    O FCP desta época está a léguas de distância do FCP da época passada!!!! Alguns dizem que isso se deve à falta de qualidade do plantel e/ou às dispensas mal feitas mas eu discordo dessa leitura. Para mim os jogadores que estão no FCP têm qualidade e são melhores que os emprestados. Também acho que o plantel do FCP é provavelmente o melhor em Portugal. No entanto as exibições e os resultados não aparecem.

    O Pinto da Costa é um grande presidente, provavelmente o melhor de toda a Europa, mas não é perfeito e enganou-se com este Paulo Fonseca. O presidente deve ter pensado: se ele faz isto no Paços de Ferreira, que fará no FCP! Pois está à vista o que ele anda a fazer!! Agora tem um problema entre mãos!

    Afinal a galinha da vizinha é muito pior que a minha!

    A pergunta que fica é: será o Paulo Fonseca capaz de dar a volta ao texto? E se não for, até quando vai ficar?

    LIMPADOR

    ResponderEliminar
  33. Foi o dia de desativar a Sportv!! Para ver esta porcaria vejo na net... o treinador não presta isso é por demais evidente mas é só sua responsabilidade??? um plantel que á 2/3 anos tem sido sucessivamente delapidado até chegarmos a este ponto! Você veja por ex o preço que o porto pagou por 50% do passe do Ghilas quase 4M de euros!!! por metade do passe!!! Por aqui se podem tirar várias conclusões mas infelizmente muita gente não quer ver... um plantel que no inicio da época qualquer leigo via que era FUNDAMENTAL reforçar as alas, a administração pôs-se a dormir mais uma vez.
    Pinto da Costa vai ser sempre o nosso presidente a ele devemos inúmeras glorias e não á resultados negativos que nos façam esquecer isso mas se o comando do futebol passar por inteiro por Antero e o caminho a seguir for o que tem sido nos últimos anos, há que pensar...

    Uma palavra para os muitos portistas que hoje criticam, (com todo o respeito ) ou se quer ter uma equipa de topo, com ambições ou queremos vender todos os anos os nossos melhores jogadores e andar-mos por aí a com o peito feito a dizer que vendemos por 30 ou 40M... porque para as 2 coisas não dá! é tempo de perceber-mos isso!

    ResponderEliminar
  34. Meus caros...

    Se fiquei surpreendido? NADA!
    Infelizmente, tudo isto me parece natural...

    O que já não me parece natural é que depois disto não aconteça NADA!

    Se depois DISTO, o nosso PRESIDENTE não fizer nada...então perdoem-me mas está a ser conivente com o erro. E QUE ERRO!

    A diferença entre ESTE FCP e um deserto, é que no deserto há mais ideias!!!

    Não tenho NADA contra o homem Paulo Fonseca, mas como treinador não consigo comparar com nenhum dos nossos...em 40 anos!!!

    Isto piora de jogo para jogo e NÃO pode continuar assim!!!

    Recuso-me a acreditar que JNPC consiga conviver com esta situação!

    Ainda hoje estive a ver o andebol, de tarde, em que com mais uma magnífica exibição, cheia de garra e atitude P-O-R-T-O
    ganhámos ao campeão dinamarquês!!!

    Pelo amor de Deus...isto tem de parar!!!!!!

    Hoje, NEM com um penalty oferecido pelo Capela!!! (e ainda bem)

    Pedro Pinto

    PS- Se como disse PF na conferência antes do jogo que a equipa estava quase perfeita...que havia poucas equipas a jogar como o FCP...o que dirá agora???!!!

    ResponderEliminar
  35. Madureira, tu és daqueles que acertas sempre no totobola à segunda-feira. Agora é fácil vir dizer que o plnatel não presta, como é fácil dizer muita coisa, no tempo e na hora certa, aí já não é para todos. Queria ver-te era adizer que o plnatel não é bom quando fechou o mercado e começou a éppoca. Agora... Sobre o Ghilas é caro? Repito, ele tem jogado muito tempo e portanto, já podes dizer que foi caro, à vontade. Se ele começar a jogar e amarcar uns golos, depois espero que apareças.

    Ter credibilidade para falar, ter perto de 2300 posts e ao fim deste tempo todo, ter, não uma linha direita, isso é impossível, mas uma linha ccom poucas curvas, não é para todos.

    Quando Paulo Fonseca foi escolhido, disse o que tinha a dizer, no momento certo, não vou agora andar sempre a bater na mesma tecla. Defendi o Vítor Pereira e defenderei este, mas não posso andar sempre a defender o indefensável, para mais, quando Paulo Fonseca vê o que eu não vejo. E acreditem, faço um grande esforço para perceber. Vejam este post:
    http://dragaodoente.blogspot.pt/2013/08/balanco-da-pre-epoca.html
    e vejam o que eu pensava ainda na pré-época.

    ResponderEliminar
  36. Caro DVP

    Se fosse a brincar, diria que demos mais um passo a caminho da perfeição, mas não estamos em tempo de brincadeira. Admira-me não haver uma queixa do relvado, uma queixa da bola, ou até da iluminação do estádio. Não há ligação entre o que o pseudo mister diz e quer e o que os jogadores praticam. Este senhor PF está a destruir tudo o que é o FCP. É mau, é fraco, é incompetente. Em 30 anos a ver o Porto, nem com o Octávio Machado jogávamos tão mal. A equipa quer mas não consegue. Não jogamos nada e é tão mas tão evidente que até custa acreditar que amanhã este senhor ainda oriente o treino do FCP. Esta situação não tem nada de parecida com a do VP na primeira época. Cometemos um erro e o melhor será reconhecer o mais rápido possível. Já que estamos em experimentalismo, sugiro olhar para o treinador do Estoril.

    DVP, hoje a ver o jogo apenas me ocorria uma palavra: ridículo e com isso pretendia caracterizar a diferença entre o que se diz e o que se faz e por isso o senhor PF é o líder actual do ridicularismo.

    Haja paciência para isto.

    Raoc

    ResponderEliminar
  37. O Ghilas, recordo que havia aqui muita gente a pedir a todos os santinhos para que fosse contratado. Agora já é caro? pois, se não teve sequer oportunidade de mostrar o que vale... O plantel, de resto, não é mais fraco do que o ano passado. Saíram dois jogadores. Está bem, eram importantes, em especial o Moutinho. Mas houve muitos jogos com o James no banco ou lesionado ao longo dos anos em que cá esteve. O Quintero era uma pérola, brutal, etc. Agora já não sabe jogar? o problema não está no plantel, ou melhor, também está, porque deviam ter respeito por quem lhes paga e pelos adeptos. Mas em última análise... Eu posso ter alunos muito bons, se não os motivar, se não lhes mostrar que sei mais do que eles, que domino a matéria e tenho algo para lhes ensinar, que ali quem manda sou eu, então as aulas não servem para nada e ao fim de um tempo estão todos a dormir e ninguém liga ao que eu digo. Mas ao director da escola digo que está tudo bem e os alunos andam a evoluir muito.

    ResponderEliminar
  38. Desiludido,triste,(in)conformado..mais um acto desta tragedia anunciada.Acorda Porto!!!

    ResponderEliminar
  39. A decisão que quem está na SAD e recebe milhões de euros para decidir é optar por manter um treinador que claramente está à deriva que está prestes a ser eliminado de uma das maiores fontes de rendimento do clube, esta prestes a ser arredado para o 2º ou 3º lugar do campeonato e que está a desvalorizar activos importantes do clube ou então despedir este treinador enquanto ainda existem objectivos a ser alcançados. Esperar até Janeiro e ir ao galinheiro com mais n pontos de desvantagem é jogar na roleta na minha opinião.


    Para finalizar, não posso deixar de dizer que para mim é escandaloso que se pague 3,6 milhões de euros por 50% do passe de um jogador de um clube despromovido e que tinha uma cláusula de rescisão de 3 milhões de euros. E a questão não está na comparação entre o preço do Zapata e o preço do Ghilas está no pagar um preço desproporcionado por um activo que tinha um preço definido que era a sua cláusula de rescisão.

    ResponderEliminar
  40. Este é o canto do cisne para Paulo Fonseca , perdemos com a Academica como perderiamos com com qualquer equipa do terceiro escalao , e escrevo isto porque os jogadores já desistiram de lutar , já atiraram a toalha para o chao , e quando é assim nao ha nada a fazer , o proprio Paulo Fonseca no flash interview pareceu-me já resignado , o FCP é o melhor porque Pinto da Costa raramente falha na escolha do treinador , mas este ano falhou , acontece , e com certeza já terá alguém em mente para substituir PF .

    ResponderEliminar
  41. caro vp podes defender o antero á vontade mas nao lhe limpas a responsabilidade com DG na miseravel planificaçao desta epoca.fazer contrataçoes para nao deixar os jogadores irem pros rivais tem de acabar,é uma demencia da parte dele.negocios de milhoes em jogadores pra B porque nao conseguiram empurrar titulares borda fora.infelizmente a escolha do treinador foi do presidente pra agradar a gregos e troianos por causa da sad.podemos ter sido 3 anos seguidos campeoes ate agora mas todos sabemo que desde 2011 que o futebol nao atrai e que andamos a meter a culpa no treinador e que no fim todos foram salvos e as asneiras esquecidas naquele minuto 92

    ResponderEliminar
  42. esta equipa do porto esta de rastos...não a muito mais a dizer,jogadores fora das suas posições,jogadores sem o minimo de qualidade para jogar no Porto...até mesmo a defesa que e de grande qualidade esta a meter água por todo o lado,isto porque este sistema e completamente fora do que é o fc porto,2 trincos?já desde octavio que nao jogamos assim,e um desastre,a defesa não rende o que rendia porque falta o Fernando a frente como unico jogador,por isso este meio campo esta uma anarquia..e não vai melhorar!o melhor e o treinador sair mesmo antes que seja tarde mais,foi um erro de casting e acabou!não tem qualidade para o porto,talvez para um paços ou um rio ave mas não para o porto,por isso nunca concordei com a vinda deste treinador porque vilas boas não aparecem todos os anos...e PF não tinha mostrado numa epoca que era treinador para o porto...para isso Domingos tinha muito mais CV e prestigio...mudanças pedem se o mais rapido possivel,não basta vir dizer que a confiança e total e merdas dessas,necessita se e de mudanças,toda a gente se engana...agora manter a mentira e o engano por pura teimosia e estupidez e incompetencia!já perdemos 3 jogos oficiais esta epoca...e ainda nem a meio vamos,e não perdemos mais por sorte.este plantel e completamente desiquilibrado nas alas,nunca vi tão fracos alas...vergonhoso

    ResponderEliminar
  43. Boas!

    Sem dramas!
    Todas as equipas de futebol têm épocas menos boas.

    Esta equipa confirma jogo após jogo o que de pior se pode esperar jogando cada vez pior.
    O discurso do treinador nao passa para a equipa e começa a ser ridículo cà para fora.
    Honestamente, nas declaraçoes depois do jogo (e postura durante o mesmo), vi um treinador perdido, desorientado, nao sabendo responder às questoes pois tinha a cabeça a explodir.
    PF provavelmente sabe o que lhe espera!
    Adiar decisoes è adiar a resoluçao do problema.

    E mais nao digo.

    Nao se esqueçam que a vida nao è só futebol e nós pertencemos a um clube ganhador e do qual nos debemos de orgulhar. Nao se pode ganhar sempre.

    Aguardemos...

    Abraço


    Deacon

    ResponderEliminar
  44. DVP ora aí está uma coisa que você não me pode apontar!! e sabe porque??? porque em Agosto, em Setembro e até no anuncio do treinador disse, aqui, no seu blog por várias vezes que este plantel com as saídas de Moutinho e James o plantel precisava ser reforçado e então nas alas era por demais evidente! Sabe o dia em que P. Fonseca foi apresentado e o sr fez o 1º post sobre isso? se se der ao trabalho veja os comentários desse post que encontra lá o meu a dizer que eu preferia M. Silva! e quanto ao plantel, eu, também aqui no seu blog mesmo depois das "brilhantes" exibições de Licá no inicio da época sempre disse que tanto Licá como Josué como Deffour são jogadores banais sem lugar no plantel do Porto! e quanto a estes 3 que antes mencionei tb tem, não um, nem dois mas vários comentários meus a dizer isso mesmo! quanto ao Ghilas que no inicio da época se falava que tinha um clausula de rescisão de 3M e agora o porto paga 3,8M por metade do passe é normal? Mas mesmo que não fosse real o valor da clausula que vem na imprensa, acha normal pagar quase 8M pela totalidade do passe de um jogador que veio do moreirense?? Pode não concordar, tudo bem, mas não me pode acusar de SÓ agora criticar quando as coisas estão mal porque não é verdade!

    ResponderEliminar
  45. Há 4 jogos atrás estava muito ocom o F.C. do Porto e com o futebol que praticava, que não agoirava nada de bom. Hoje estou preocupado comigo. Vi jogo sempre calmo, não praguejei e até sorri quando Licá entrou, aí tive a certeza que a derrota era fatal. Todos somos treinadores de bancada e por vezes no calor do comentário excedemo-nos a catalogar ou valorizar os treinadores. Mas que diabo, até para nós treinadores da arquibancada, já deu para perceber que este Paulo Fonseca é o maior barrete que o presidente enfiou na sua carreira. Temo que por casmurrice Pinto da Costa que tantas alegrias nos deu e que transformou este clube num dos maiores do Mundo, acabe por impor a sua escolha e que também saia chamuscado com o descalabro mais que previsível. Os adeptos do FCP têm a palavra e não vejo os mais novos, principalmente esses, com paciência para aturarem mais os discursos redondos de Paulo Fonseca e as suas tácticas suicidárias.

    ResponderEliminar
  46. Mais do mesmo! O pior e que na 5a feira na proxima conferencia imprensa vai dizer que a equipa esta a evoluir e que é fiel ás suas ideias e blá blá blá. Muito fraco como treinador, sem categoria, sem motivação, sem rasgo, nada. Infelizmente enfiamos um urso com este treinador. Nem sempre os representados do Jorge Mendes são os melhores e o PFonseca é um exemplo disso mesmo.
    Está a prazo e já nao há dúvidas quanto a isso. Oxala eu me engane mas... A oficilizacao da saída será em Janeiro após o jogo contra os lampioes....

    ResponderEliminar
  47. Parece-me que o PF mais cedo do que tarde vai fazer o que fez o Quinito... Se fosse eu, por esta hora já tinha deixado o lugar â disposição do Presidente. Mais um jogo miseravel, depois daquelas declarações na conferencia de imprensa pre-jogo. Para não dizer nada pior, fico-me pelo RIDICULO!

    ResponderEliminar
  48. Caro Dragão Vila Pouca, o FC Porto apresentou na primeira parte um futebol paupérrimo, sem chama nem ideias perante um adversário que bem organizado mereceu a vantagem.

    A segunda parte foi horrível em todos os aspectos, não houve atitude, nem uma postura condigna, enfim é triste ver este FC Porto, agora é apenas uma questão de tempo até que algo mude.

    Abraço

    Castle Porto

    ResponderEliminar
  49. 3 pontos rapidos:

    1. Concordo que PF nao e, nunca foi, e duvido que alguma vez venha a ser um treinador com capacidade para treinar um grande equipa internacional como o nosso clube. O nao despedimento e o ignorar a pedra que ameaca desmoronar o edificio. Se sair espero que nao continuem a apostar em treinadores sem experiencia. Neste momento quero ver alguem disciplinador e experiente nas redeas, isto nao esta tempo para experiencias e ainda ha muito para conquistar esta temporada. Se for so para mudar o cheiro...

    2. Em relacao ao plantel, nao sera o mais forte de sempre mas vale muitissimo mais do que aquilo que mostra. Nao ha neste momento jogador nenhum que renda 50% do seu real valor. Se fosse um ou outro que estivesse em baixo ainda va la, mas todos, nao sera com certeza um problema individual. A qualidade de um treinador ve-se por conseguir tirar o maximo possivel dos seus atletas. Ha um exemplo claro no topo da tabela.

    3. A direccao, incluindo JNPC cometeu um erro de casting. O segundo em tres anos. Nada de preocupante se olharmos os 30 e pico anos de lideranca do homem, mas suficiente para que portistas de boa fe, comecem a duvidar das decisoes. Se este fosse um ano atipico e isolado; mas infelizmente ja sao 3 anos seguidos de epocas mal preparadas com treinadores eleitos por capricho e sem qualidade. Nem todos sao Mourinhos ou Vilas Boas. Para alem dos treinadores, tambem os planteis teem sido mal preparados forcando o investimento em Dezembro ( este ano podemos esperar mais do mesmo). Em relacao a parte financeira ou se o jogador A ou B foi caro ou barato, as contas fazem-se quando os jogadores saem e nao quando entram. Uma coisa e garantida: os nossos jogadores valem menos hoje do que valiam no inicio da epoca, e continuam a desvalorizar a cada jogo que passa...

    ResponderEliminar
  50. Grande fiasco este treinador.
    Quando soube que ele vinha para o F.C.Porto disse logo a muitos amigos portistas que este gajo era um verbo de encher que não tem estaleca para treinador do Porto.
    Solução imediata para que não possamos cair no ridículo de ficarmos a meio da tabela é mandar este tipo ás couves porque não tem estofo nenhum para estar cá.
    Uma vergonha é o que se está a assistir com este tipo no Porto, tanto como treinador assim como as declarações que faz cá para fora que nao fazem sentido nenhum.
    Rua com este indivíduo já para que não possamos ser mais humilhados do que aquilo que estamos a ser.
    Outra coisa que também não entendo é a forma como estes jogadores estão a jogar que até parece serem uns anjinhos de meia tijela.
    Enfim se isto não levar volta a vergonha vai rebentar desta vez no Porto.
    LIMPEZA É O QUE SE PEDE NESTA EQUIPA E SEU TREINADOR JÁ.

    ResponderEliminar
  51. A garrafa era linda; o rótulo dourado; o conteúdo excelente...
    tratava-se dum "PORTO VINTAGE" que
    ia fazer as "delícias" do Natal.
    De repente, sem mais nem menos, a
    garrafa estoirou, o precioso líquido derramou-se e ficou tudo estilhaçado!
    Agora, o Natal vai ser amaro, sem
    acepipes... e os adeptos do Dragão
    terão de chupar no dedo, porque o TETRA não passa dum sonho, duma
    miragem que só o Fonseca vê e sabe a razão porque ficamos sem consoada e a suar como bestas!
    - Adeus garrafa, adeus Porto, até
    pró ano... se houver Natal!

    ResponderEliminar
  52. Só tenho de lamentar os acontecimentos junto ao Estádio, afinal não somos diferentes dos outros...
    Embora a equipa e PF estejam a tirar a paciência a um santo, são deploráveis estes atos.
    termino dizendo que considero PF uma pessoa honesta, que será o último a desejar ser mal sucedido, mas o pior é que não tem consciência das coisas e mete a cabeça na areia, é teimoso e não vai mudar.
    A equipa está à deriva e tem de se fazer algo urgentemente.
    Se não der resultado, como geralmente as "chicotadas" não dão, que se prepare bem a nova temporada, como aconteceu com Mourinho e se dê oportunidade aos mais novos.
    Mas penso que se houver uma boa intervenção do Presidente, ainda temos as nossas chances, mas tem de ser depressa, senão chegamos a Janeiro e nem é preciso contratar mais ninguém...
    Por falar nisso, se houver contratações, que sejam jogadores que venham logo no dia 1 e que estejam em vias de jogar, pois geralmente só o fazem em ... Fevereiro e assim não vale a pena.
    Tudo muito triste.

    ResponderEliminar


  53. .

    Meus caros dragões apaixonados, fans, adeptos, simpatizantes suporte e alicerce elementar de todo o portismo.

    Independente desta má fase, desta crise, desta nuvem negra que paira sobre a equipa, destes resultados negativos..... confesso que estou surpreso com a reacção extremista de alguns aqui e lá fora.

    Por isso só posso dizer. Mal agradecidos e mal habituados. E, depois, muitos, em Maio, até serão os 1ºs a vir aqui cantar vitória e dar hossanas a tudo e todos.

    Até parece que TODAS as equipas não passam crises. Até parece que os Madrids, Chelseas, Manchesters Milans, Bayerns não perdem ou não perdera jogos...

    Até dá a impressão que muitos já esqueceram os 19 anos de larga, longa, demorada, comprida travessia do deserto que eu e muitos portistas aqui passamos.

    Vir para aqui chover no molhado. Portar-se como os adeptos dos nossos rivais em cenas tristes na rua... Isso para mim, é que me desgosta.

    Já todos sabemos e percebemos que PF foi uma aposta de risco. Que PF é muito inexpriente. Já tdoso sabemos de ginjeira que o plantel é média-baixa qualidade e curto nas opções.

    ASSIM, em vez de apoiar e dar moral, carinho. A maior parte aqui, e na rua, quer é deitar abaixo, quer escalpes, quer sangue.

    ISSO, repito, para mim não é ser portista. E por isso, eu digo de novo - Mal agradecidos e mal habituados.

    Até parece que já perdemos tudo. Até parece que é o fim do Mundo. Até parece que o FCP não pode perder, empatar... Agora sim,. dá para compreender a azia e a frustação dos nossoso rivais que gastam rios de dinheiro, aumentam os Passivos para o dobro, triplo do nosso e nada ganham. Esses, sim, têm razão de queixa, razões de estarem zangados por serem enganados.

    Eu, por mim, claro, fico triste por perder e por ver a nossa equipa a fazer má figura. Mas, não sou dos que atiram a toalha ao chão ao 1º revés. Sou sempre dos que acreditam que só temos que saber dar a volta por cima. Uma coisa é criticar, apontar caminhos. Outra coisa é o bota abaixo alarve e fácil com que aqui alguns se deixam engonhar.

    E que tal esperarmos até à pausa de Ano Novo para depois podermos falar?!

    - Em Janeiro já saberemos se fomos parar à Liga Europa

    - Em Janeiro já saberemos se estamos a 7 pontos de atraso no Campeonato?!

    - Em Janeiro já saberemos se continuamos na Taça de Portugal

    - Em Janeiro já saberemos se continuamos na Taça da Liga depois e ganharemos ao Sporting...

    Então, aí por essa altura poderemos falar, fazer o balanço, o ponto da situação.

    Até lá, por favor vamos deixar com que os nossos adversários, os nossos rivais cantem de galo, encham o peito, encham o balão.

    OK?!

    Até lá vamos é dar apoio, moral aos nossos jogadores. Sim, eles não são nenhuns génios, foras de série, mas, também não são nenhuns pernetas como aquilo que ontem vimos... e eu só vi a 2ª parte na Internet. Pareciam todos tontos, zonzos, sem ideias, sem modelo, sem táctica, sem esquema, alguns até caiiam sózinhos.... pior do que aquilo acho que não pode ser, logo só pode melhorar !!!!

    Cumptos
    Somos Porto
    Somos Melhores
    A Caminho do Tetra

    M P P





    ResponderEliminar


  54. .

    E, em vez de estarmos aqui a dar tiros nos pés, devemos sim, é apontar baterias para os mesquinhos, manhosos, escroques e crápulas do RASCAord, que ao fim de 53 jogos sem perder fazem finalmnete uma Capa com as cores do FCP !!!!!!!

    Isso, sim, devemos é continuar atentos a esses bandalhos eunucos rabudos e à forma com o Capela e o Juiz de linha do lado da Bancada tratavm os nossos jogadores numa lição que já traziam estudada e encomendada.

    M P P

    ResponderEliminar
  55. Não sei as razões porque o F.C.Porto pagou 3,8 milhões por 50% do passe de Ghilas e portanto, não especulo, nem vou permitir que especulem. Mas sei várias coisas: uma, que todos queriam o Ghilas; duas, que sem jogar não podemos avaliar se foi caro ou barato; três, quando o Hulk chegou e se soube que tinha custado 5,5 milhões também pela metade do passe, houve muita gente a gritar que era inadmissível. Depois viu-se e alguns nem a dignidade tiveram d edizer que s e enganaram. Como eu sou sério e não aproveito os maus momentos para especular sobre tudo, aguardo.

    ResponderEliminar

  56. .

    E sim, em vez de entrarem no jogo fácil do bota abaixo.... e cairem na esparrela de se deixarem enganar por induções falsas, os portistas deviam era pensar que ontem foram mais 2 bolas aos ferros, ontem mesmo ogando pouco e devagar, falharam-se golos de baliza aberta, ontem o g.r. adversário voltou a brilhar à nossa custa e até uma grande penalidade falhamos. E mais uma vez sofremos 1 golo de forma infantil!!!

    M P P

    ResponderEliminar
  57. Habituei-me a ler este blog. Fiz um comentário que foi publicado. Atrevo-me a escrever outro sobre este jogo e o momento actual do F C Porto. A realidade e que o futebol do Porto está em crise. E parece que Paulo Fonseca não quer ver. Nos comentários antes do jogo diz que o Porto está a atingir a perfeição. Para isso só falta serem eficazes na finalização. Depois apresenta uma equipa sem ideias. Quinteiro a ala, quando nunca o pode ser, Josué quase encostado a Fernando, obrigado a fazer o que não sabe que é recuperar bolas. Equipa lenta que fez da Acadêmica uma equipa que na primeira parte ganhou sempre as bolas divididas. Quem como eu que sou benfiquista mas adoro futebol, estranho o mau futebol apresentado pelo Porto. Habituou-me a ter que aceitar que via sempre bons jogos. E se estranho, imagino os adeptos porristas. Mas embora tudo na vida tenha ciclos, basta ver o Barcelona actual, não e normal as afirmações do treinador do Porto. Ele anda baralhado. Se o futebol apresentado e de excelência, esta tudo dito. E vejo que somos todos seres humanos e iguais no tempo da derrota. Os mais exaltados provocam contestação. Vide a espera aos jogadores, com alguma violência a mistura. E o árbitro Capela até foi amigo. Perdoou pênalti ao Porto e inventou outro a seu favor. Paulo Fonseca não tem mãos para este carro que lhe deram. Talvez ainda não esteja preparado face ais clubes que treinou. Foi uma mudança radical.cumprimentos. Carlos Feio

    ResponderEliminar
  58. Bom dia a todos.
    O resultado de ontem era algo que já se adivinhava. A equipa nada jogava e por isso a derrota de ontem foi algo absolutamente normal em função das exibições. A táctica adotada pelo treinador é miserável a juntar à qualidade medíocre de algumas contratações. EU só pergunto onde anda o Walter, Iturbe, Kelvin, e outros???? Há muito jogador emprestado e a ser pago. O 4,4,2 é o melhor sistema com JaKson e Gilas na frente. O pedido de demissão devia ser a coisa mais logica que o paulo Fonseca deveia considerar e ser aceite pela direção. Muitos milhões estão gastos neste plantel e em tempo de crise acho que muita coisa má ainda virá por aí. A ver vamos...

    ResponderEliminar
  59. Caros Portistas,

    Ontem vi o jogo com alguns amigos Portistas e dei por mim completamente tranquilo, enquanto eles gritavam e chamavam nomes ao treinador etc, eu só lhes dizia quando mesmo a ganhar eu desatinava e gritava todos me diziam estás louco agora riú-me da figura que fazia mesmo a ganhar pois previa o rumo e onde isto iria parar. Agora o que me realmente preocupa é que ainda não acabou e vai piorar enquanto este treinador lá estiver.
    Quanto ao valor da compra do Ghilhas não acho mau o pior é gastar 20 milhões num central para equipa B e num médio para a equipa B, isso para mim é que é grave, 20 milhões em dois jogadores que provavelmente não vão dar nada, pelo menos pelo que se viu até agora.
    Volto a insistir que mais vale a pena começar a preparar a próxima época ir buscar um treinador de que venha impor disciplina, rigor e qualidade para depois colhermos os frutos. Este é o 3º ano consecutivo de miséria em termos de futebol jogado e sem um excelente treinador não vamos evoluir, vamos sim continuar a regredir.
    O problema de ir buscar um treinador como deve ser é que depois as contratações já não são da responsabilidade da sad e aí a proca torçe o rabo porque há muita gente a encher os bolsos à custo do F.C.PORTO. Vamos esperar pela próxima derrota no Dragão para ver se acontece alguma coisa.
    Que pena o PF agora já não poder dizer que vamos em 1º e que há muita gente que queria estar na nossa posição, não sei o que vai dizer, quero ver.
    SÓ VOS DIGO UMA COISA, NÓS PORTISTAS SOMOS UNS PREVILIGIADOS E SORTUDOS, IMAGINEM SÓ O QUE SENTEM OS ENCORNADOS CABEÇAS DE MELÃO E OS LAGARTOS HÁ ANOS E ANOS CONSECUTIVOS EHEHEH AH E AINDA POR CIMA COM OS PASQUIMS A ENGANÁ-LOS E A BRANQUEAREM TODAS AS VERGONHAS CONTSTANTEMENTE EHEHEHEH
    PARABÉNS AO ANDEBOL QUE TEM UM TREINADOR FANTÁSTICO E QUE PROVAVELMENTE TAMBÉM IRÁ EMBORA NO FIM DA ÉPOCA

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  60. Bom dia a todos, depois de uma noite mal dormida só espero que os miúdos não imitem a equipa principal.
    Só queria perguntar aqueles que acham que o plantel não tem qualidade. O Lucho, Fernando, Mangala, Otamendi, Varela, Alexandro, Danilo, e o Helton
    não tem qualidade? já não pus aqui o Defour de propósito porque acho que muita gente tem sido muito injusto com ele, não quero dizer que os críticos dele não percebem nada de futebol mas que ele é um jogador muito importante isso é basta ver o que ele tem feito na Seleção da Bélgica e não venham dizer que é uma Seleção fraca porque não é.
    Quanto ao resto do plantel se tiver outro trinador vou ver aqui muita gente a dizer bem do Ghilas, do Quintero, do Lica, do Carlos Eduardo, do Ricardo do Josué e mais basta terem alguém que saiba tirar o proveito dos mesmo, que quanto a mim este treinador não tem essa capacidade.
    Continuo a dizer que ainda vamos a tempo de ganhar o campeonato e quem decide os destinos do club não pode continuar a ter o mesmo comportamento que tem tido o treinador, parece que faz tudo para enervar ou contrariar os adeptos, ele é treinador tudo bem, mas na minha opinião a teimosia dele com a maneira como a equipa deve jogar só pode ser para enervar ou brincar com os adeptos, todos já viram que o problema da estabilidade da equipa esta no meio campo mas ele acha que não.
    Fico por aqui.
    Desculpa pelo texto longo.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  61. Este resultado é o culminar de más exibições, péssimas opções tacticas e mediocridade de muitos jogadores. Só pergunto porque o Porto não tem o Walter a jogar, que ainda é do Porto e a jogar bem no Brasil, o Kelvin, O iturbe e o Gilas....`???!! Mete dó ver uma equipa a empatar e meter o GIlas a 2 minutos do fim. MUito dinheiro anda a ser mal gasto. Vejo muitas bombas a saírem da garagem do Dragão...da direção a jogadores, no plantel mais caro deste campeonato para se chegar a estes resultados. O treinador deveria pedir a demissão, ser aceite e o mais rapidamente colocar um treinador como o Domingos. Seria barato..

    ResponderEliminar
  62. Caro Vila Pouca,

    É incrível o que adeptos do Porto aqui dizem. Fico com a convicção que o que separa a massa dos adeptos é só a cor dos clubes, de resto são todos iguais. Eu não sou igual. Eu estou reconhecido ao meu Presidente e à minha Administração. Eu estive muitos anos sem ganhar. Não estou à espera que acertem sempre nos Treinadores ou nos jogadores. O futebol não é matemática, não dá resto zero.
    Criticar a administração do clube também não é justo, o Porto é o clube melhor gerido como se viu no ultimo estudo publicado no jornal Publico (em lisboa assobiaram para o lado).
    Temos um clube ganhador e uma administração capaz, por isso vamos aguardar o que o Presidente e a Administração vão resolver porque uma coisa tenho a certeza. Eles são tão Portistas quanto eu e não é com esperas que isto se resolve.

    Um abraço

    F. Couto

    ResponderEliminar
  63. Concordo em absoluto com o VP. Já não é o primeiro nem o segundo a desancar no ghilas. Devem ser iluminados pela imaginação de o ver jogar. Com o hulk era exactamente a mesma coisa.Concordo em pleno.
    Meus amigos, nao vamos andar a caçar bruxas...independentemente do plantel poder ter mais um a ou b e é verdade, temos q vender!!!o preocupante é durante 3 épocas andarem a brincar com a fonte de receitas + montra = Champions q esta consagrada no orçamento do clube como de importância vital. Ora se ha dinheiro para o plantel tem q haver para o manager, e de que maneira. Ou estavamos à espera de grandes brilharetes com treinadores de vão de escada?
    O diagnóstico está feito!! O treinador não tem estaleca. É simples. Obviamente q com o ronaldo, o ibra e o Hazard teria a vida facilitada mas viveria apenas de fogachos individuais. Como alguem disse, e bem: estar a bater nos jogadores é errado apesar de terem a sua parte de culpas. De facto, licás e josues sao jogadores tambem sem estaleca mas reparem que so o fernando esta ao nivel. São todos maus??nao me parece...parece é q o barco afunda e não e o a ou o b individualmente. O manager serve para isso, para tirar o melhor da equipa. Enganámo nos...há que assumir!E sobretudo agir...despedir ou não não pode ser uma mania ou método. Temos q agir.
    Eu sou absolutamente pró despedimentos nestes casos. Assim de repente lembro me do mourinho.
    Porquê?? a) se acertarmos ianda vamos muito a tempo de valorizar a equipa e conseguir titulos b) se não acertarmos adiantamos um passo relativamente à epoca seguinte = procurar outro estilo do treinador c) mesmo nao conseguindo titulos damos a conhecer o treinador à equipa analisando processos, sucessos e falhanços e preparação da seguinte.

    Pedro Lima

    ResponderEliminar
  64. Caro DVP,

    Eu também não gosto de ver o meu clube a jogar da forma como tem estado a fazer nos últimos jogos.
    Ponto final parágrafo.
    Daí a, mais uma vez, colocar tudo e todos em causa, vai uma enorme distância. É muito fácil bater em quem está no chão. É muito fácil descarregar a nossa fúria naqueles que estão momentaneamente mais débeis.
    Aqueles que insultam o treinador são exactamente os mesmos que trataram abaixo de cão o VP. De certeza que os primeiros a irem para a Alameda do Dragão festejar o minuto 92. E seguramente os que ontem receberam os jogadores e treinador da forma como o fizeram.
    Criticamos os vermelhos, mas somos muito, mas mesmo muito piores.
    Lamento informar-vos mas não se pode ganhar sempre. Estamos muito mal habituados e temos comportamentos infantis quando as coisas começam a não correr bem. Dir-me-ão que é o nosso ADN, eu direi que é a nossa soberba.
    Passamos o tempo todo (quando ganhamos) a dizer que somos diferentes (para melhor) que os nossos adversários da mourolandia. O problema é quando começamos (pontualmente) a sofrer os mesmos males que eles vivem (constantemente) reagimos como se vê.
    A nossa reacção para uma série menos conseguida de jogos, são assobios, lenços brancos, insultos e tochas. Já todos deveríamos ter percebido que na gestão do NGP nada vai ser alterado por esses motivos. Graças a Deus. A realidade já lhe deu razão tantas vezes que eu não consigo perceber porque ainda continuamos a colocar em causa as suas escolhas.
    Cometemos erros? Claro que sim! Paulo Fonseca foi o técnico ideal para este ano? Talvez não. Ou talvez sim. Só o tempo o dirá.
    Há dois ou três anos PF estava no Pinhalnovense e de um momento para o outro está na cadeira de sonho. Dizem-me que Mourinho, Libras e até VP também não tinham experiência de alto nível antes de cá chegarem. O que é falso como muito bem sabemos.
    A aposta foi feita em PF. Foi feita nele pela mesma pessoa que apostou nos outros todos que tiveram sucesso e que nós também torcemos o nariz no início. PF é novo. Está numa posição muito difícil. É dos nossos. Nunca o vi a esconder-se ou a colocar a culpa em terceiros. Na altura em que mais precisava da nossa ajuda recebe paulada. Somos o que somos, teremos o que merecemos.
    Para finalizar, e numa perspectiva de curto prazo, eu penso que o melhor mesmo seria PF sair. Para bem dele. Nos resolveríamos o problema com o nosso ego e ficaríamos a pensar que cada um de nós é o melhor treinador do mundo...
    Bom domingo para todos,
    Miguel Monteiro

    ResponderEliminar
  65. O Marcelo bielsa segundo ouvi esta disponível no mercado...era esse o meu treinador para o Porto quando se falava má contratação de um novo...ou era esse ou domingos...e obvio que Paulo do seca foi um tremendo erro de casting,era para dar mais uma vez chapadas de luva branca a muitos,dizer que eles so ganham e se fazem treinadores aqui no Porto...mas nao e bem assim,nem todos tem estofo para treinar este gigante do futebol,porque o e!um clube com um prestigio imenso que necessita de alguém ambicioso e de qualidade indiscutível para levar a nau a um bom caminho,mesmo o Mourinho quando foi contratado já tinha passado pelo Porto,e Sporting e Barcelona...para além das lamparinas...vilas boas tinha sido adjunto de Mourinho durante anos...tinham essa experiencia...este nao,tem uma epoca de 1 liga...a equipa tem sido desmontada de ano para ano,sem acrescento de qualidade,e obvio nao a milagres...a equipa nao a mesma nem os resultados os mesmos

    ResponderEliminar
  66. Caro Vila Pouca, tens uma paciência do caralho com certos comentadores que estavam ansiosos
    por demonstrar que tinham razão
    pois já antes tinham dito isto e aquilo.
    Ser-se Porto é também acreditar nos nossos e não desatar a dizer mal de todos até do NGP.
    Estou como todos triste, mas não deixo de acreditar.
    Ps:
    -Gostava que o bigorna regressasse

    saudações


    eidapi

    ResponderEliminar
  67. a derrota ao menos valeu uma capa d'a bola e do record. nos sites há grande destaque à recepção da equipa pelo ambiente tenso.
    também valeu como se tratasse da vitória no campeonato de benfica e sporting. espero que festejem muito e se vencerem os seus jogos hoje que vão para o marquês celebrar. no final fazem-se as contas eheh :)

    Nuno Santos

    ResponderEliminar
  68. Ainda continuamos em todas as provas, só que as possibilidades de as ganhar são um pouco inferiores.
    Alguma coisa não está a correr bem, é verdade, mas continuemos firmes e com esperança, melhores dias virão e alguma coisa iremos ganhar, e uma dessas coisas vai ser o campeonato de Portugal.
    A estrutura do Futebol Clube do Porto, vai "dar a volta por cima", acreditem.
    Neste momento, aflige-me mais a bazófia e as palavras arrogantes, nos jornais, na rádio e nas televisões, que virão da capital, mas serão só temporárias, pois quando a equipa começar a ganhar, regressando aos lugares habituais, nessa altura começa logo a vir ao de cima a "baba e ranho", as "lamúrias", as mesmas desculpas do "roubo dos árbitros", a "verdade desportiva", nós é que "somos os bons", e mais um sem números de adjectivos, que pelo menos nos próximos dias não iremos ouvir, pois se forem para primeiro lugar, os noticiários vão abrir durante uma semana ou mais, dizendo que estão em primeiro, esmagaram o adversário, não meteram mais golos porque não quiseram, a táctica era esta, sempre foram os melhores do mundo, tudo será porque "são melhores", os "árbitros são bons", não há "qualquer roubo" e na capital é que sempre estiveram os melhores e "mais bons"!.
    Durante algum tempo, vamos rir-nos com toda esta bazófia!.
    Saudações, e continuo a assinar-me com emigrante reformado nos USA.

    ResponderEliminar
  69. Como se costuma dizer, um Fraco Lider faz fraca as fortes gentes...
    Não sendo um plantel muito equilibrado, com realce para as laterais defensivas (apenas 2 laterais) e ofensivas (extremos com pouca qualidade)...
    O Paulo Fonseca ainda resolveu alterar a dinamica do meio-campo que tão bem tem resultado...
    Todos percebem que Fernando a nº6 joga melhor sozinho e que Lucho deve estar no meio campo a pautar o jogo ofensivo da equipa e que não tem pernas para andar a fazer de nº10 durante 60m...depois estoira...
    Mas PF é casmurro e diz constantemente que a equipa está a evoluir, o que eu tenho visto é um PF sem saber o que fazer no banco...eu olho para ele e imagino o que qualquer jogador pensará a partir do campo....

    A questão é que o FCP sempre gostou de apostar em treinadores desconhecidos e potenciar as suas capacidades...
    Julgo que é uma politica que pode resultar ás vezes, mas de quando em vez terá de ser colocado um treinador com outra estaleca, com outro curriculo para o FCP poder continuar a crescer...
    Veja-se o caso dos ultimos 4 anos, AVB campeão e vencedor Liga Europa, sai a destempo (o percusro dele e do FCP demonstrou isso no ano seguinte).
    VP ficou com uma batata quente nas mãos, (Sai Falcao) pequena revolução de (4/5) jogadores em Janeiro, a equipa melhora, mas na Champions eliminados precocemente...
    VP ano passado voto de confiança, (Hulk sai) titulo ganho na base do colectivo (Moutinho), com uma pontinha de sorte ao min.92...Mas Champions eliminados nos 8ºfinal...
    Qual seria o objectivo, este ano, restruturar a equipa com um treinador mais capaz e tentar chegar no minimo aos 4ºfinal champions e potenciar jogadores, até porquê é ano de mundial...e o dinheiro hoje em dia manda mais que o resto...
    Mas vamos buscar um treinador fraco e recomeçamos o ciclo de novo...
    Assim é dificil estabelecer uma bitola ao nivel de Champions e o decrescimo de qualidade em campo acentua-se...Pois é estar a colocar sempre um treinador inferior aos jogadores que treinam, e os jogadores hoje em dia sabem tudo, e se não os apertarem, motivarem, e mostrar como podem evoluir na carreira, eles deixam de estar com o treinador, seja em que clube for...

    Gil Lopes (ZedoBone)

    ResponderEliminar
  70. Paulo Fonseca foi um erro de casting bem como certos jogadores...
    Por isso a culpa não pode morrer solteira nos braços de PF!!!
    Acho que o erro maior foi dado por Jorge Nuno Pinto da Costa, e também acho que JNPC ainda vai reconhecer que errou e emendar este soneto triste.
    Mas agora individualizar culpas, sobre o Antero, o Caldeira ou o roupeiro, isso é que não!!!! Ou Pinto da Costa fica imune quando o nosso FC PORTO mete água????
    Por isso digo que conforme errou, tambem vai saber reconhecer que errou...

    P.S. os heróis do costume mais as suas façanhas tristes tentaram agredir PF... Devem ser todos uns grandes competentes nos seus trabalhos, se é que trabalham...

    ResponderEliminar
  71. Caros Portitas,

    No pós Novembro do nosso descontentamento, creio que não será hora de questionar tudo e todos, nem tão pouco alimentar "discussões de mercearia", por exemplo, sobre o custo de Ghilas...

    São factos, se tinhamos 5 pontos de avanço sobre os nossos adversários, hoje mesmo, poderemos ficar a 2 pontos deles, isto é, perdemos 7 pontos em 3 jornadas consecutivas, creio que é inédito tal desperdicio pontual nas ultimas 37/38 temporadas do FC Porto!

    Qual o diagnóstico para este Porto doente? Plantel? Não me parece, perdemos apenas Moutinho com qualidade superlativa, James fez uma 2ª volta penosa. Processo ou sistema de jogo? Talvez, passaram 5 meses e os desequilibrios são recorrentes, em vários sectores, e em todos os jogos realizados. Balneário? Talvez, Mangala ou Otamendi estiveram perto de sair, Fernando renova ou não renova (este tem sido a unidade mais constante, e próxima do seu real valor), Jackson esteve também perto de sair ou não? Bom, se o Porto da 1ª temporada de Vitor Pereira teve também este anormal "apagão", em Janeiro sairam 5 unidades: Fucile, Souza, Guarín, Belluschi e Walter. Voltará a acontecer nesta janela de transferencias uma limpeza no balneário?

    Voltando a Novembro de 2011 do Porto de Vítor Pereira, se começou a perder nesse mês no Chipre com o modesto Apoel, de seguida foi a Olhão empatar a 0 golos (com Hulk a falhar uma GP), e depois no Calhabé é eliminado por 3-0 ante a Académica, após 3 resultados negativos, levantou-se foi a Donetsk ganhar 2-0, e de seguida ganhou no Dragão ao Braga por 3-2.

    Novembro de 2013, o Porto acumula 2 empates e 1 derrota consecutivos para o Campeonato, e um empate caseiro para a Liga dos Campeões com o modesto Austria, neste caso 4 resultados francamente negativos (o empate em S Petersburgo em condições normais não será um mau resultado). Bom, teremos 2/3 testes de fogo, o Braga no Dragão, de seguida o A Madrid no Vicente Calderon, e a terminar o ciclo ir a Vila do Conde. Recordo que em 2011 o Porto de V Pereira após ciclo negro, foi ganhar surpreendemente à Ucrania, e passados 3 dias ganhou no Dragão ao Braga, se tais registos se repetirem neste ciclo actual poderemos dar uma "sapatada" nesta crise de resultados e exibições, mas a mudança do processo é sim imperioso.

    Porém, recordo que Vítor Fernandez após derrota no Dragão com o Braga de Jesualdo em 2004/05 foi despedido...

    Porque recordo tais ciclos? Sobretudo, porque e em ambos os sentidos, a história repete-se...

    Termino e repito, Braga no Dragão, A Madrid no Vicente Calderon, e finalmente ir a Vila do Conde, 3 jogos fundamentais, e que poderão ditar o futuro desta temporada desportiva, o de Madrid sob o ponto de vista de prestigio, auto-estima, porque creio que o Zenit não irá desperdiçar pontos em Viena!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  72. Há tanto para dizer, que nem sei como começar.
    Não vale a pena bater na ceguinha, Paulo Fonseca não sabes mais, não é líder de coisa alguma. O FCP tem bons jogadores, mas não tem equipa. É preciso mudar já, antes que seja tarde de mais. Não vai haver mais milagres como no ano passado.

    Quem assumiu este treinador, tem de imediatamente resolver o problema.

    Mais uma vez vou ser chatinho, não tragam o Quaresma, respeitem os sócios, a grande maioria não o querem, mesmo que fosse ele, a pagar ao Clube para jogar.

    Depois querem assistências, cativos vendidos, com este futebol e resultados e compras absurdas, ninguém lá vai.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  73. Vivo nos Estados Unidos a 40 anos adepto e socio desde 1960 conheco o meu qurido F C Porto como ninguem mas assim nao, temos responssivilidades muito grandes perante o mundo futebolista o Porto nao e isto para os muitos milhoes de adeptos espalhados pelo Mundo todo.

    ResponderEliminar
  74. Vila

    Destruir tudo, voltar ao princípio na construção da equipa e ainda ter tempo para trabalhar todos os outros aspectos? Não acredito que PF tenha o tempo para o fazer como treinador, e ainda muito menos para chegar a tempo de ganhar qualquer coisa, caso mantenha a sua teimosia em destruir tudo. Só não volta atrás quem é limitado, para não dizer outro nome.

    Tendo em conta o momento difícil e a falta de tempo para a correta assimilação, a minha proposta é a seguinte;
    Voltar ao sistema que sempre nos deu garantias e no qual a equipa se sente
    confortável.
    Trabalhar incansavelmente os aspectos variantes do jogo; Lançamentos da linha lateral, cantos, livres e saídas em contra ataque. Não deixar que o adversário nos conheça e nos anule.

    A quantidade de soluções tem que ser proporcional ao estatuto do clube. Temos plantel, e jogadores para isso.

    Blindar o balneário e deixar-se das tretas das palestras em público.

    http://portodragoinfire.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  75. De facto, eidapi, tenho uma pachorra do carago. Agora é o Walter, que devia ter 75 kg e tem 95, que é bom e devia estar no plantel. Quando estava não valia nada... Enfim, haja pachorra! Fica tudo por conta dos meus pecados.

    ResponderEliminar
  76. Vila, estive ontem em Coimbra...Á saída, rumei a casa, ainda vim aqui lê-lo, e deitei-me. Hoje gostaria de alinhavar alguma coisa:
    < não sei se a visão via TV deu a verdadeira dimensão do quanto andavam perdidos em campo os nossos atletas.Lá era cá um sentimento pesaroso... e olhar para o banco, e ver aquele semblante de alguém perdido, e com a energia dum...caracol com Alzheimer ! sem ofensa e com respeito a quem padece desta doença...
    < fala-se em plantel e mais plantel...sim, todos nós sabemos há muito que era(m) preciso(s)alas. Mas os Kalimeros, com uns miudos da formação, mais uns quantos adquiridos tipo Loja dos 300, CARAGO, vão hoje passar-nos `frente, e já jogaram com os lampiões e já vieram ao Dragão!
    < como é possivel, no Andebol e no Basket, termos os melhores treinadores a trabalhar em Portugal(mesmo qdo perdem), e no Futebol que movimenta Milhões e Milhões, para atletas, treinadores e administradores da SAD tenhamos escolhido o PF ? Quem o conhecia bem? é que Mourinho, Vilasboas e VP eram nossos conhecidos!
    < há meses coloquei-lhe aqui a desconfiança que " Tinhamos Quinito ". O Vila em vários escritos tem andado lá perto, sempre com Portismo, claro...mas, hoje desafio, a fazer um grande Post,para amanhã ou 3ª feira, com um Titulo do genero
    " Como não nos estatelarmos "
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  77. Vila pouca eu não disse que devia estar, eu disse que gostava que regressasse, mesmo com cem kilos
    continua a ser um bom avançado, também nunca disse que não valia nada:
    Enfim, haja pachorra!

    Saudações

    eidapi

    ResponderEliminar
  78. Eidapi não estava a falar para ti, mas para outro comentário anterior.

    ResponderEliminar
  79. Caro Vila Pouca,

    Neste fim de semana triste começo por falar no nossa grandeza, isso mesmo somos um clube invejado e só isso explica aberturas de telejornais, relegando para segundo plano acidentes de aviação com mortes de portugueses ou outros temas. Dito isto, peço a todos que nestas horas não demos tiros nos próprios pés e que cavalguemos a onda dos média que, em geral, estão desejosos que o FCPorto se divida e que rebente por todos os lados. Criticos sim , estupidos não!

    Quanto ao jogo foi o mais do mesmo, um treinador que não transporta os valores do Porto não pode dar nada de valor a um grupo de jogadores que se arrastam em campo e que insistem em envergonhar o simbolo que nos enche de orgulho. Como não quero ser como aqueles que no passado crucificaram VP e agora chamam por ele, farei o que sempre fiz até hoje: confiar no nosso Presidente! Uma nota final para Danilo: marcou o penalty como prémio pela asneira pelo Jogo com o áustria ou revela que naquele grupo estão todos borrados de medo?!

    Um abraço,

    Portista de Cascais

    Feito este aparte,

    ResponderEliminar
  80. Dragão infire subscrevo!

    Já aqui neste blog advoguei a necessidade de alterar o sistema, se grosso modo o Porto jogou nas ultimas 8 temporadas com um unico trinco (Assunção e Fernando), e 2 médios mais adiantados, se já há rotinas anteriores, e com Fernando, Lucho ou Defour a conhecer o processo, porque não abandonar o duplo pivot, regressar ao 1 trinco, com 2 médios mais adiantados? A defesa nesses anteriores ciclos com esse sistema não era segura? O meio-campo não era equilibrado?

    Aliás, já deixei aqui mesmo, os 8 Portos (de 2006/07 a 2012/13), e respectivo trio de meio campo com seus interpretes, quer com Jesualdo, Villas Boas e Vítor Pereira!

    Repito, mero treinador de bancada, a resolução do problema passaria por essa alteração de sistema, e voltar ai anterior, já rotinado e com mecanismos!

    Neste século, e anterior a Paulo Fonseca, só Fernando Santos utilizou o duplo pivot, com Paredes/Chainho, ou Paulinho Santos/Costinha, entre outros, porém, Fernando Santos em 3 temporadas no Porto apenas ganhou o 1º Campeonato, sinal que esse sistema não será o mais ajustado para um Porto de tradição vencedora!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  81. Caros

    Da minha parte apelo à serenidade. Ninguém nega que estamos a atravessar um momento horrível de resultados e progressivamente de exibições. No entanto, a experiência diz-nos que mudar de treinador não resolve nada. Repito: nada.

    Mentalizem-se disto, deixem-se de discursos inflamados que se alastram do treinador até à administração da SAD, com a projecção de conjunturas maqueavélicas contra pessoas que vocês nem conhecem.

    Faço votos que a serenidade volte, e que se trabalhe mais. Trabalhar mais para corrigir erros de posicionamento, de concentração, de finalização. Trabalhar muito e bem durante a semana, debaixo de serenidade e com um mínimo de contacto com o exterior.

    Sempre foi assim que resolvemos os problemas, desde há muitos anos. Não é agora que as coisas vão mudar.

    Nas duas épocas anteriores vi adeptos pedirem a cabeça ao VP várias vezes. Muitos deles rejubilaram com a chegada do PF (nem que fosse só pelo facto de não ser o VP), que agora pedem o mesmo do PF (e rejubilariam com outro qualquer). A isto chama-se radicalismo inconsciente. Eu não vou nessas cantigas.

    Ninguém esconde que temos problemas por resolver, mas não há nenhum sábio sentado numa torre de marfim que agora chegue aqui e mude tudo para melhor. Deixem lá estar os que lá estão desde o início, porque eles têm mais informação do que nós e mais facilmente chegam à solução do que qualquer outro "génio" que chegue vindo do exterior.

    O resto dos problemas resolvem-se em Janeiro.

    Finalizo como comecei: haja paciência, calma, e discernimento. E deixem trabalhar quem lá está, por muitos defeitos que possam achar que tenham.

    ResponderEliminar
  82. Caros, Vila..

    Dei uma vista de olhos pelos comentários.. Pelo Post iria repetir-me pois esta como sempre BRUTAL!!! E, concordo com alguns bocados que o pessoal foi dizendo mas não em absoluto com tudo!

    Ora aquilo que o Benfiquista Carlos Feio escreveu (letra grande de propósito pois tenho Amigos Benfiquistas que são iguais e assim da gosto discutir futebol!!!)
    Esta equipa esta doente e pior, tem sintomas de um “agarrado” a uma substancia qualquer, que é chamado a atenção pelos entes queridos e simplesmente esta em negação!!!!!!!! E aqui o cérebro desse “agarrado” é o PF…
    Custa-me dizer isto mas o Coração deste “agarrado” tem que obrigar o cérebro a fazer alguma coisa…(no limite como alguns também disseram……

    Concordo com a reacção do Teofilo a ver o jogo!! Eu passei exactamente pelo mesmo! Estava sozinho mas dei por mim a estranhar o não vibrar com os erros! Não os insultava, nem reagia!! ISTO PARA MIM É O SINTOMA QUE A EQUIPA ESTA DOENTE!!! E pior, como não esta ao meu alcance, estou “resignado”,,,,

    Concordo em ABSOLUTO com o que o F Couto escreveu! Não sou ingrato!! Desde que me conheço que o FC Porto é o maior conquistador dentro de portas e também fora! Não irei crucificar quem esta ao leme por um ano menos bom!!!
    Não me vão ouvir dizer que o Ghilas foi caro… Ouvi o mesmo do Hulk, do James, do Moutinho… etc etc etc
    E depois é como o Vila disse, Vêm para aqui depois das vendas dizerem que foram grandes vendas.,.. que somos os maiores,,,, bla bla bla

    Concordo com o Dragão Australia, alguém acredita mesmo que a equipa é assim tão má quanto esta a jogar???????? Não me f@dam!! So me apetece insulta-loes e as vezes bater-lhes e, irrita-me mais os tiques e as paneleiragens mas eles não são mecos… e não me venham dizer que é dos planteis mais fracos que já viram que não é verdade!!
    Já vi o Danilo brilhar a grande altura, já vi o Alexsandro IMPARAVEL! O Mangala, o Otamendi.. o Maicon e podia dizer isto de cada um individualmente e se me desse ao trabalho podia sacar elogios vossos de cada um destes atletas…
    Não desaprenderam de jogar!!! Estão nitidamente sem confiança, alguns fora das posições etc etc etc

    Na minha opinião só há 2 soluções:

    Ou o PF é chamado á pedra e muda radicalmente o discurso e põe a equipa a jogar ….
    Ou (como pensei que fosse fazer ontem…) coloca o lugar a disposição!!!

    Desta maneira que esta só vão conseguir duas coisas:

    Perdem tudo e/ ou ainda acontece uma tragédia e alguém é agredido ou pior…

    Aguardo serenamente!!


    ResponderEliminar
  83. Como é que a direção tem coragem de manter um treinador que na Flash interview atirou a toalha ao chão e disse que não sabia o que fazer para mudar a situação, mas nimguém viu a flash interview, que vergonha é esta. E já agora, que vergonha é esta de andarem a dar explicações a chefes de claques, tendo Helton e Lucho vindo defender o treinador e a dizer que a culpa não é dele, chegamos mesmo a este ponto ?

    ResponderEliminar
  84. Caro Dragão Vila Pouca,
    O significado das palavras altera-se de pessoa para pessoa. Por isso é que para Paulo Fonseca evolução é o que para nós significa regressão, sim, porque não sei como é que esta equipa está a evoluir.
    Chega! Chega de jogos tenebrosos; chega de passes errados; chega de golos falhados; chega de golos sofridos infantilmente. Chega, por amor de Deus, alguém que faça algo que mude este estado de coisas, caso contrário, esta época vai acabar mal, muito mal.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com


    ResponderEliminar
  85. MUITO FRAQUINHO O PAULO, MISERAVEL, TENHO PENA DE VER O MEU CLUBE JOGAR TÃO MAL E PERDER BEM CONTRA UMA EQUIPA QUE LUTA PARA NÃO DEIXER...NÃO ME VENHAM COM O PLANTEL, É MELHOR DO QUE NO ANO PASSADO NA MINHA OPINIÃO, É UMA FALSA QUESTÃO, TEMOSD QUE ARRANJAR OUTRO TIMONEIRO, NÃO SEI SE DOMINGOS, MARCO SILVA JORGE COSTA OU ATÉ PAULO SOUSA MAS TEREMOS QUE MUDAR CASO CONTRÁRIO PERDEMOS O RISCO DE PERDER O CAMPEONATO JÁ NA EPOCA NATALICIA, RIDICULO.....SINTO ME ENVERGONHADO...

    ResponderEliminar
  86. Vejo aqui valentões a dizerem o que é isto, o que é aquilo, como é possível isto e mais aquilo, mas nem capazes são de se identificarem. Enfim...

    ResponderEliminar
  87. Não faz sentido insistir num treinador que já não acredita no projecto, digo isto porque se é verdade que pôs o lugar á disposição é porque sente que não tem condições para continuar e assim sendo o melhor para clube e treinador é seguirem caminhos distintos.
    Relativamente ao plantel, torna-se hoje evidente que não é equilibrado, essencialmente no ataque, faltam extremos que desiquilibrem, e com capacidade de marcar golos (importante no futebol).
    Fico apreensivo com a política de contratações deste ano, herreras, reyes, ghilas, tudo contratações caras e qualidade nem vê-le, e para as alas o bernard era a única coca cola do deserto? estranho no minimo...
    O herrera já se riu de ser expulso ao 6m de jogo e o reyes riu-se no banco depois de um mau resultado, enfim, não é o Porto que me habituei a conhecer.

    ResponderEliminar
  88. Meus senhores, porque é que o FCP é diferente, tem a tal estrutura, alma, etc? Porque mesmo quando ganhamos, exigimos que a equipa jogue bem, que seja ambiciosa, que lute. A estrutura até pode ser a maravilha que dizem, mas o coração deste Futebol Clube do Porto sempre foram os seus fiéis adeptos. Sim assobiam ao intervalo quando o futebol é bocejante, e depois? Os responsáveis e os jogadores não percebem imediatamente a mensagem? Este Paulo Fonseca definitivamente não entende. Não me venham com a desculpa que não no plantel. É mentira. 8 jogadores do FCP têm mais categoria que os restantes jogadores de todos os planteis da 1ª liga juntos. Estes jogadores mesmo com um treinador miserável têm a obrigação de ganhar nas calmas este campeonato com uma concorrência tão fraca. Com Paulo Fonseca ou sem Paulo Fonseca vamos mas é ao trabalho que se faz tarde. As camisolas do FCP não são para serem desfiladas em Passerelle mas para demonstrarem em todos os relvados deste país, o melhor futebol de Portugal.

    ResponderEliminar