Saí de casa faltavam 7 minutos para acabar o Zenit - Atletico de Madrid, o resultado era 1-1 e por isso ainda fui a tempo de deixar um comentário na minha página do facebook com a frase: "Aguenta Atletico!". O Atletico aguentou, eu fiquei contente, não me passava outra coisa pela cabeça que não fosse o F.C.Porto ganhar e passar a depender só de si para chegar aos oitavos-de-final da Champions. Mas depois de ver a forma como o F.C.Porto entrou a jogar e continuou a jogar durante a primeira-parte, a pergunta que se coloca, é: sabíamos o resultado de São Petersburgo? Sinceramente, a forma como entramos no jogo e continuamos no jogo durante 45 minutos, nem a uma equipa que tivesse acabado de saber que estava fora da prova mais importante da UEFA, se admitiria, quanto mais a uma equipa que se ganhasse ficaria a depender só de si para seguir em frente. Inadmissível a exibição do conjunto de Paulo Fonseca nos 45 minutos iniciais, a que não faltaram as abébias do costume. Sim!, no plural, porque se a de Danilo deu golo, a brincadeira de Licá também podia ter dado - bastava o árbitro ter interpretado mão na bola. Durante a primeira-parte, o Áustria, equipa fraquinha e que não tinha ainda marcado um único golo na fase de grupos, até parecia melhor do que é na realidade - a segunda-parte, quando o F.C.Porto jogou a um nível mais próximo do seu valor, mostrou o que valiam os austríacos.
Perante tão pobre exibição, ao ponto de se poder dizer que pior era impossível, o F.C.Porto só tinha de melhorar. Paulo Fonseca tirou Defour, meteu Varela para a direita do ataque, Licá foi para a esquerda e para o lugar do belga no meio-campo recuou Josué - espero que depois do que se viu hoje, Josué só jogue por dentro e mantê-lo na ponta, direita ou esquerda, é mau para o jogador que não rende e é mau para o treinador, dá ideia que o nº8 tem que jogar sempre, nem que seja num lugar onde manifestamente não rende - e o F.C.Porto começou a jogar muito melhor. Foi um Porto muito mais equilibrado, com os espaços muito melhor ocupados, mais largura, mais profundidade, as subidas dos laterais passaram a ter apoio, a circulação de bola melhorou, começamos a meter mais gente no ataque, criamos várias jogadas de perigo, marcamos um e podíamos e merecíamos marcar mais. Não marcamos, voltou a faltar eficácia e conseguimos apenas o empate, quando a vitória era mais que justa.
Uma equipa que apenas conquista 1 ponto nos três jogos em casa, normalmente fica fora da prova. Ainda não estamos, mas continuamos a não depender apenas de nós, quando e como se viu na etapa complementar, bastaria um Porto normal para ganhar a uns austríacos de pote 4.

As substituições umas vezes resultam, outras não. Hoje, a saída de Defour e entrada de Varela - grande jogo! - resultou; a saída de Licá e a entrada de Ricardo não; Josué que na primeira-parte só fez asneiras - não saiu porque substituições nos 45 minutos iniciais para Paulo Fonseca, só por lesão, está visto -, saiu quando estava a jogar melhor, porque Lucho é Lucho...
Já garantimos a Liga Europa, embora ainda possamos continuar na Champions. Pelo que se tem visto, se pelo aspecto financeiro e de valorização de jogadores, estar na prova rainha da UEFA seria melhor, no aspecto desportivo a Liga Europa é uma bota mais apropriada ao nosso pé.
Homem do jogo, para mim, Alex Sandro
1- Um estádio vazio.
ResponderEliminar2- Um treinador imcopetente que com os erros NÃO APRENDE NADA.
3- Ó Paulo já te apercebeste que Josué é 8 e não um extremo ?
4- Paulo ainda não te apercebeste que o Lucho não é 10 nem nunca na vida vai ser ? E que jogar com 2 pivôs não te leva a lado nenhum.
5- Defour pode estar na selecção Belga Brasileira, Argentina mas não deixa de ser um jogador banalissimo.
6- Quem dispensou Iturbe e ficou com Licá devia no minimo ser despedido hoje mesmo. Seja ele quem for.
7- Defesa a meter agua por tudo que é lado.
8- Plantel com falta de qualidade, RICARDOs - LICÁS ?
9- Ricardo entra primeiro que Quintero ?
10- Extiste mais 100 pontos mas para acabar.
11- Por favor que haja noticias ainda hoje ou mais tardar amanha que este Paulo Fonseca já não é treinador do GRANDIOSO FC PORTO.
JP
Isto é mais um repeat do que se tem feito/dito. Falhar passes e mais passes em zonas proibidas, falhar golos que não se podem falhar, desposicionarem-se com grande facilidade, enfim... já nem sei o que dizer/esperar desta equipa...Não me lembro de tanta tremideira...
ResponderEliminarStanislaw Ponte Preta, cronista brasileiro dos anos 50 e 60 criou a sigla FE-BE-A-PÁ, que significava Festival de Besteiras que Assola o País, em críticas sempre bem humoradas e irònicas ao governo, ao futebol, aos políticos e à sociedade em geral.
ResponderEliminarPois eu digo que o FE-BE-A-PÁ cai na perfeição à defesa portista.
1º foi Mangala em Belém,
depois foram Helton e Alex Sandro na Russia,
a seguir veio Otamendi com o Nacional
e hoje, Danilo fechou em beleza o FE-BE-A-PÁ, ou melhor, FE-BE-A-DE( de defesa ).
Não faltou nenhum titular a dar abébias.
Todos sem excessão contribuiram para que nos últimos 5 jogos, 4 pontos fossem à vida na champions e mais 4 no campeonato, apenas em Guimarães não houve a abébia do costume, mas esteve quase, quando Mangala e Otamendi bateram cabeça literalmente e o estúpido do árbitro com outra abébia, marcou falta(?) de Mazoou.
Meu avô dizia que quando a fase é ruim, o pão com manteiga quando cai no chão,
é a parte que tem manteiga que beija o chão.
Estamos numa maré de azar incrível, onde além de perdermos golos atrás de golos (e com o detalhe dos guarda-redes adversários andarem a fazer o jogo da vida deles contra nós), ainda por cima basta um único e mísero rematezito do adversário à nossa baliza e....é golo deles.
Hoje, mesmo na pior actuação da época na 1ª parte, podíamos ter dado a volta ao marcador, e na 2ª parte foi um massacre tipo Schalke 04, onde a bola caprichosa nunca, jamais e em tempo algum sobrou nos pés de um jogador nosso em TODOS OS RESSALTOS.E houve sempre uma muralha de pernas na frente da bola nos remates dentro da área.
Com essa fase de azar, a impressão que eu tinha era que num contrataque fortuito ou numa bola jogada de qualquer jeito pra frente, sem saber ler nem escrever, os gajos iam lá e faziam o 2 x 1.
Jackson, se fizesse apenas metade dos golos que anda a perder, era o maior artilheiro da europa neste momento.
Paulo Fonseca hoje esteve mal na 1ª parte, escalou mal e Licá também muito mal, devia ter saído logo com 15 minutos.Saiu aos 60.
Varela fez um jogão, devia ter entrado aos 15.Defour nem esteve mal, devia ter ficado.
Resumindo, na equipa titular de Paulo Fonseca é muita formiguinha, muito operário, muito carregador de piano, e pouca ou quase nenhuma arte, alguém que num passe de morte ou numa jogada de génio resolva o jogo.
Quando se conseguir a mistura certa entre artistas e operários, e essa má fase passar, se calhar voltamos ao bom futebol do defeso, mas aí já pode ser tarde demais.
Afinal, Paulo Fonseca dá mais que aquilo, houve dedo do treinador bem visível, reconheço que julguei-o mal.
Era bom que em Coimbra a equipa caísse matando em cima da Briosa desde o 1º minuto e resolvesse o jogo logo na 1ª parte, senão a vida de PF vai ficar diria...bem difícil...
Vila Pouca,
ResponderEliminarDeixo meia duzia de considerações breves!
Péssima 1ª parte, e bem conseguida 2ª parte!
Recorrentes já os erros e desconcentrações defensivas e que tem valido muitos amargos de boca!
Se gostei da atitude da Equipa no jogo com o Nacional, e nesta 2ª parte com o A Viena, creio que há uma crise na finalização, e erros defensivos anormais.
Em Belem o Porto esteve irreconhecível, muito mau mesmo, mas nestes 2 ultimos jogos teve Alma, Atitude e mereceu vence-los, mas como sabemos as estatisticas não ganham jogos, nem nunca procuramos vitórias morais!
A sorte não existe. Aquilo a que alguns chamam sorte, é o cuidado que não temos tido com os pormenores, e nesse contexto o Porto tem pecado sobretudo na defesa, e tem falhado na finalização, isto é, esses "pormaiores" ou pormenores, não se podem confundir com malapata ou azar!
Liga dos Campeões? Bom, se o empate de hoje do Zenit seria um excelente aditivo. poderiamos apenas depender só de nós, agora, dependemos de terceiros, de um empate do Zenit em Viena, e de uma missão impossivel em Madrid, mas só mesmo um Porto Vintage o poderá almejar, mas vamos sobretudo fazer contas à Liga Europa e amealhar pontos fundamentais para o Ranking e para estarmos no próximo sorteio no Pote 1!
Alex Sandro fez um jogo enorme!
Mercado de Inverno: Que venha o desequilibrador que esta equipa desespera por ele (Quaresma, mediante determinadas condições, contrato por objectivos, e limar aquela "cabeça pequenina"), e um lateral esquerdo, fala-se no Brasileiro Alex Telles, mas porque não um rapaz que tem nome de musico e joga na Académica, chama-se Djavan e parece-me muito interessante!
1 abraço,
PT
Caro DVP,
ResponderEliminarEstamos apurados para a liga Europa de uma forma brilhante, com mais um empate moralizador, contra essa grande equipa que é o Áustria de Viena. Tivemos azar e o relvado não estava lá muito bom mas mesmo assim é moralizador. Se este discurso fosse do Paços de Ferreira, clube pelo qual tenho imenso respeito, não viria nenhum mal ao mundo. Infelizmente está é a triste realidade do nosso Porto treinado pelo mister do Paços de Ferreira, clube de onde nunca deveria ter saído, como já todos perceberam. Apetece perguntar e agora? O que é que correu mal?
DVP, um treinador minimamente preparado não dá 45 minutos ao adversário. Reconheço o esforço e a altitude, é mínimo que se espera mas não temos homem para lidar com esta realidade. Jogadores afastados, desconcentrados, mal posicionados, a correr mal com e sem bola. Este Porto é uma desorganização completa, potenciado por quem não sabe o tem de fazer.
É certo que não vai sair e é certo que vai reinar a teimosia e em algum momento vai ganhar um jogo mas estou cansado de experimentalismos.
Raoc
O resultado sabíamos mas se não á qualidade o que fazer??? não vamos dizer que não se lutou que não houve vontade de ganhar porque houve, simplesmente isso não chega, muitas vezes ajuda e muito mas quando não á qualidade... temos jogadores banais, sem rasgo e hj mais uma vez isso foi evidente! já nem vou "bater" outra vez nos mesmo licá, ricardo, deffour, josué acho que não vale a pena, ou se reforça a equipa em janeiro com reforços de nível para estar na nossa equipa ou esta época vai ser um autentico fiasco e culpa grande vai para a SAD.
ResponderEliminarOs erros são sempre os mesmos, e pagam-se caros.
ResponderEliminarÉ uma equipa ansiosa, trapalhona e que nos momentos de finalização não têm discernimento.
Mais uma primeira parte de 45 minutos dada ao adversário. Mesmo o golo tendo surgido cedo na 2ª parte, o FCP não foi capaz de ganhar o jogo, são filmes repetitivos. Fica para a historia neste apuramento da Liga dos campeões, a jogar em casa, ter duas derrotas e um empate.
Três jogos seguidos três empates! já começa a ser vergonhoso, quais as consequências!? não sei, espero que alguém resolva o mais rapidamente possível, o que eu sei é que equipa não joga nada, mesmo nada.
Não vou dizer nada que já não se saiba, Paulo Fonseca é fraco, para treinador do FCP.
O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.
Boa noite Vila Pouca, ontem li o seu post e embora compreenda o que escreveu estou de acordo em parte com o seu comentário sobre a troca de treinador.
ResponderEliminarAminha opinião é que se a troca for feita nesta altura ainda é possível resolver os nossos problemas e ganhar tudo esta época em Portugal, e dou dois exemplos, se o Mourinho e o Bobby Robson tem ido mais cedo para o porto tínhamos ganho os campeonato dessas épocas.
O que mais irrita no Paulo Fonseca(que conheço pessoalmente )é ele continuar a insistir no mesmo erro. ainda agora estou a ver o insuspeito Fernando Santos na TV e estou de acordo com ele, o Porto tem que voltar a inverter o triangulo. Acho que toda gente já disse isso.
Vou dar um exemplo o Co Adriaanse quando vem para o porto sempre quis mudar o sistema do porto mas não o fez logo no inicio da época, só com algum tempo e já com alguns jogos realizado é que ele mudou.
Eu acho que este ano temos todas as condições para ganhar o campeonato ser os problemas forem corrigidos, agora se for para continuar com o mesmo discurso e a mesma atitude não vamos a lado nenhum.
Saudações portistas desde Setúbal
O duplo pivô já ultrapassou a barreira do anedótico.
ResponderEliminarE fico-me por este comentário !
Que falta de garra. Equipa perdida em campo, sempre com jogadores fora do lugar.. que triste esta noite no Dragão.
ResponderEliminarUm treinador, sem um rasgo, com discurso tão amorfo. A sua equipa parece pior de jogo para jogo.
Uma equipa acomodada, tal como os adeptos que não aparecem aos jogos, que não puxam pela equipa.
Estou triste.
enquanto continuarmos a planear épocas em cima do joelho na época passada faltavam extremos e o que fazem ? compram 6 medios centro.o que continua a faltar esta época ? extremos
ResponderEliminarse calhar vão comprar 6 centrais ou guarda-redes
e é continuar com paninhos quentes a encombrir o treinador, a cada semana que passa a equipa esta mais desligada e joga cada vez pior. Mas "no fim da época falamos e fazemos a analise", também acho quando for tarde demais para agir.
falou aqui ontem que a troca num trouxe nada de benefico, pois porque sempre se demorou agir, e quando se agiu trocou-se o mal pelo pessimo.
um exemplo é certo que não despedimos o jesualdo no ultimo ano e ficamos a ver navios, se a mudança resultaria ? não saberemos porque não houve coragem para a mudança.
Sinceramente,a situação dos adeptos do FCPorto em relação à equipa comandada por PFonseca faz-me lembrar aquela anedota da gaiola e do dejecto no lugar do passarinho que não se decide a cantar...
ResponderEliminarOs tempos mudaram, não creio ser possível continuar com a política de comprar bom e barato. O risco de insucesso é cada vez maior.
Deu do ver aquele 1 parte..so me apeteceu vir embora dali logo na 1 parte..equipa a jogar sobre brasas..da para perceber bem que a bola queima naquela equipa..concordo que nao temos a qualidade necessaria para a frente de ataque para uma equipa com o nivel do porto..agora nao podemos estar a inventar..cada macaco no seu galho..o porto sempre foi reconhecido pelo seu bom desempenho defensivo..nem isso temos este ano..parece que aquilo que se fez em 3 anos se estragou em 3 meses..vila pouca corriga se eu estiver errado..mas nao me lembro de uma despedida daquelas a uma equipa(treinador) do porto em pleno dragao...depois do que vi e ouvi hoje..esta equipa vai demorar a conquistar os seus adeptos novamente..dia muito triste hoje.
ResponderEliminarSem ovos não se fazem omeletes.
ResponderEliminarDigam isso ao Leonardo Jardim e vejam o que ele tem feito.
Fui ao Estádio e o aspecto deste è confrangedor. Ninguém consegue tirar ilacções dum jogo da LC ter meia dúzia de pessoas a ver? É verdade que mais uma vez metemos água, mas que diabo, hoje até seria mais um lenitivo para fazermos a remontada e dar uma cabazada a uma equipa tão fraquinha. Mas que fizemos? Continuamos a jogar com um Licá que é ainda mais fraco que os mais fracos austríacos. Bem, diziam a meu lado, a qualidade no plantel não abunda? Pudera, se o treinador dispensa Iturbe, Quintero não joga, Kelvin está na B, Izmailov foi utilizado na Austria e a seguir nem sequer foi convocado (a qualquer um dava vontade de desaparecer). Ou seja há a qualidade no plantel que o treinador quiz, ou não será assim? Vejamos, há alguém melhor em Portugal que Helton, Danilo, Maicom, Otamendi, Fucile, Mangala, Alex Sandro, Lucho, Defour,Quintero, Varela e Jackson Martinez? Não sei se há? Portanto o problema é fácil de identificar. Ter 85 minutos para dependermos apenas de nós a continuidade na LC e não fazer nada para o conseguir é no mínimo criminoso.Para mim chegou ao fim da linha, claro que continuarei a sofrer com o meu clube, mas fazer o esforço que faço para acompanhar este tipo de equipa, não.
ResponderEliminarEstá tudo dito sobre um treinador que insiste em deixar o melhor artista do plantel (Quintero) a aquecer o banco...
ResponderEliminarO que se viu na primeira parte foi uma vergonha. Os únicos que pareciam saber que são profissionais de futebol do FUTEBOL CLUBE DO PORTO e que estavam a jogar a Champions, eram o Alex Sandro e o Lucho.
Aquele lance em que o Lucho corta, de carrinho, uma bola perigosíssima para a nossa baliza, já na nossa área, preocupou-me muito, muito mesmo. Além de inusitado é grave porque revela completa anarquia táctica.
Assim, até o Valadares equilibrava o jogo connosco! Não pode continuar assim, isto é mau demais...
Cumprimentos,
Ah, e no fim da primeira parte era o "velhote" da equipa, o capitão, quem tinha percorrido mais km....dá que pensar...
ResponderEliminarBoa Noite,
ResponderEliminarnao é o resultado que me deixa aborrecido,mas sim a falta de capacidade,mesmo que tivessemos ganho hoje, o porto nao tem capacidade (ja sabemos que num jogo tudo pode acontecer,mas a derrota esta sempre mais perto dos mais fracos)para ganhar ao AM, mesmo que este jogue com a equipa que defrontou hoje o zenit,será muito dificil, se forem os titulares, é melhor esquecermos. Licas, josues, ricardos, eduardos, herreras, reyes, sao jogadores normais para a nossa liga,e mesmo aqui é o se tem visto, na liga dos campeoes o porto com este plantel, nao tem qq hipotese de apurar-se e mesmo na liga europa, depende de quem sair no sorteio, ha dois anos com james,moutinho e hulk, levamos 6 a 0 do M city, imaginem agora este plantel (a minha critica e exclusivamente do ponto de vista deportivo,tenho o maior respeito por todos, como de qq pessoa), por isso devemos apoiar o melhor que pudermos. O Porto tem uma realidade economica/finaceira, de que nao pode fugir, nao podemos ir comprar jogadores como outro clubes na europa conseguem, penso é que nos ultimos, apesar das notaveis vendas, compramos muito gato por lebre, é escusado escrever nomes, todos o sabemos.
Um facto é que esta equipa é muito mais fraca do que a de 2010, que ganhou tudo com AVB.
Penso que devemos pensar nas competiçoes internas, ja que a liga europa so sera rentavel para quem ganhar a competiçao e principalmente ter muito criterio na aquisiçao da equipa tecnica e jogadores, os erros pagam-se caro,e reforço que nao sou adepto de saidas a meio, quem começou acaba.
Saudaçoes
Manuel Cardoso
Não vou estar a repetir-me sobre se o treinador deve ficar ou sair, se o plantel dá para mais ou para menos, mas como sou um adepto do tempo da penúria e dos tempos áureos, apenas digo que tenho a noção clara da exigência a ter. Hoje, como se viu na segunda-parte, era um adversário fraquinho, não era o Real, o Barça ou o Bayern por exemplo e tínhamos que ganhar. Este plantel chega e sobra para ganhar a estes austríacos, como chega e sobra para ganhar ao Belenenses e ao Nacional.
ResponderEliminarVocê tem razão Vila Pouca. Mesmo com Licás, Ricardos, desde que nos seus devidos lugares e com estratégia e garra, teríamos que vencer adversário tão fraquinho. Isto é deitar borda fora o prestígio alcançado com muito esforço, por alguém que não faz a mínima ideia do que anda a fazer. Não admira que o Dragão esteja às moscas.
ResponderEliminarUm mau treinador faz má qualquer boa equipa.
ResponderEliminarCumprimentos
Ja por aqui se disse muitas coisas acertadas, por isso vou so dizer duas coisas paralelas.
ResponderEliminar1) As bancadas vazias e a qualidade do espectaculo fez-me lembrar declaracoes do proprio Pinto da Costa que, sobre a mudanca de treinador, disse que esperava agora ter um futebol mais espectacular e consequentemente mais gente no estadio. Tambem por aqui se ve a dimensao do erro na escolha do Paulo Fonseca.
2) Justificar, como Paulo Fonseca justificou, a primeira parte pelo facto de a equipa ter ficado abalada pro levar um golo aos 10 minutos DESTES GAJOS, deixa-me sem palavras.
P.S.: Acho que ja todos percebemos que o Izmaylov nao "desapareceu" por nao ter sido convocado para o jogo seguinte ao de Viena.
Que desilusao !!! depois do empate entre o zenit - Atletico sempre pensei que iriamos ganhar , nem passava outra coisa pela cabeça , este jogo com o Austria de Viena era a alavanca perfeita para sair desta espiral negativa ,mas nao , nao conseguimos ganhar um misero jogo em casa nos 3 realizados , eu já me resignei com a liga europa , e se calhar é melhor assim , se fossemos aos oitavos apanhariamos um tubarao e provavelmente seriamos cilindrados ,agora no campeonato, vamos ver se a equipa saí desta onda negativa , pois se isso nao acontecer acho que o Paulinho vai de vela , embora para mim a culpa nao seja só dele , a SAD do FCP é que quis fazer omeletes sem ovos , nao é com extremos como o Varela , Licá ou Josué que iremos a algum lado , vem aí a reabertura do mercado de inverno , a SAD que contrate 2 extremos que entrem logo na equipa .
ResponderEliminarCaro Dragão Vila Pouca, antes de mais estou atordoado e incrédulo com esta participação europeia, pois esperava que nossa equipa conseguisse passar á fase seguinte, quanto a este jogo o FC Porto efectuou uma primeira parte onde denotou pertinácia ofensiva, mas por outro lado pouca ou quase nenhuma lucidez tanto no aspecto ofensivo como defensivo.
ResponderEliminarDepois gostei do reinicio, pois a equipa conseguiu durante os primeiros instantes ser mais determinada e serena do que na primeira parte, contudo no decurso da segunda parte perdeu fluidez, ideias e serenidade, pelo que o resultado é injusto pelas oportunidades que o FC Porto e penaliza tanto a inconsistência da equipa como a falta de lucidez de Paulo Fonseca que podia ter recorrido a outras opções não só neste desafio, mas também em anteriores jogos, agora resta nos conformar com a Liga Europa e fazer o melhor possível em tal competição, bem como não esquecer os erros cometidos ao longo desta competição, onde faltou tranquilidade, serenidade e sagacidade tanto no banco como fora dele.
Abraço
Castle Porto
Algo vai mal e está à vista de todos. E não é só o treinador.
ResponderEliminarAmigo Vila Pouca, esta crónica está muito soft...
O Austria de Viena que até à semana passada tinha 7 derrotas em 12 partidas, chegou ao Dragao e conseguiu arrancar um empate...
ResponderEliminarEu pergunto-me... um treinador que deixa Kelvin e Iturbe de fora do plantel (seja porque razao for, se ha dedo do AH ou nao, isso obviamente nao é desculpa porque um homem com coragem tem ideias proprias e sabe quem sai e quem fica), será um treinador competente?
O Sérgio comentou esse lance do Lucho, eu pensei exactamente a mesma coisa. Entao o Lucho joga incompreensivelmente detras do ponta de lança e vem fazer esse corte, dessa maneira? E basta lembrar o arranjo tactico da equipa nessa jogada... é mau demais para ser verdade.
Eu nao entendo os que dizem que o plantel é fraco... Entao um 11 com Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Alex, Fernando (como unico pivot defensivo), Lucho (a 8 com o jogo a passar-lhe pelos pés), Quintero, Kelvin, Varela e Jackson é fraco? Ou sem Kelvin e com Herrera e Ghilas para o 442 é fraco? E mantendo Iturbe na equipa e dando minutos ao Ricardo que bem os merece? E trabalhando o Reyes que é um miudo que precisa de peso mas é um diamante em bruto.
Mas desde quando o Otamendi e o Defour sao jogadores com margem de progressao e com qualidade para jogar no Porto? Jogam pela idade ou porque vao às suas selecçoes? Ha muita gente nas selecçoes com bons empresarios ou que joga porque tem minutos, enquanto muito bom jogador está encostado por essa Europa fora.
Eu pergunto-me como outros, o que faria com este plantel um Leonardo Jardim, um Jesus (que nao é grande coisa mas poe as euqipas dele a jogar um futebol ofensivo muito bem apoiado), para nao falar em Mourinhos ou Villas Boas.
O plantel desta época sem Defour e Otamendi e com os miudos bem trabalhados é um plantel para 4os de final de Champions.
Mas o que mais me tem preocupado é que os métodos, o rasgo do banco, as decisoes sobre o plantel, táctica, substituiçoes e discurso sao de um nivel confrangedor. O homem nao tem condiçoes para treinar o Porto. A direcçao está à espera de quê para assumir o erro e trocar de treinador rapidamente?
O Sporting está a um ponto?? O Sporting? Com aquele plantel?? Vou voltar a dormir e acordar daqui a uns meses e esperar que tenha sido só um pesadelo.
Bom dia,
ResponderEliminarSe puderem, vejam as declaraçoes do Maicon no final do jogo e a forma como remata/acaba sempre igual as repostas!
Fica evidente a forma como os jogadores sentem hoje a camisola dum clube.
Deacon
Não sou portista. Mas adoro futebol. Os adeptos portistas estão mal habituados. Tinham em tempos recentes, Hulk que marcava 20 golos e dava a marcar outros 15. Tinham James que marcava 10 golos e dava a marcar outros 10. Tinham um motor Ferrari chamado Moutinho que "obrigava" Lucho a jogar tanto que parecia ter 26 anos. E agora? têm extremos como Licá , Ricardo e a invenção do treinador, Josué. Quando os melhores extremos do Porto são os defesas está tudo dito. Um abraço
ResponderEliminarPerdeu-se a confiança, a bola queima, a equipa tem vontade mas está completamente desorganizada. Tudo é feito sem cabeça.
ResponderEliminarPor este andar, não vamos a lado nenhum, será um ano para esquecer...
Não digo mais nada...
Bom Dia nem vou falar do misero jogo,vou falar de uma preocupaçao que constatei ontem alem do estadio estar meio vazio (facto comprensivel por ser jogo a meio da semana com um frio daqueles)mas o que me preocupa foi que vi mt gente sair antes do fim do jogo pessoas sem crença na equipa fartas de tanta asneira isso sim e preocupante.
ResponderEliminarInacreditável a primeira parte da nossa equipa, que pareceu desnorteada, aturdida, assustada.
ResponderEliminarPorquê, se até na Rússia as coisas haviam corrido de feição?
Na segunda parte só a ineficácia (outra vez) é desfavorável, porque no resto a nossa equipa esteve muito bem nesse período.
Paciência. Fechada na cara o palácio dos ricos, vamos lá para o baile do salão do bairro.
DRAGÃO, SEMPRE!
MrKoko, deves ter confundido o blog onde estavas, aqui há respeito pela instituição, por quem a dirige e por quem nela trabalha. Critica-se, mas com objectividade, de forma construtiva, não se coloca tudo em causa, muito menos se abandalha, tratando profissionais, alguns com um currículo impressionante, como se fossem uns quaisquer que têm de ser tratados à paulada. O dragão até à morte foi criado e existe, para somar e não para dividir, muito menos confundir.
ResponderEliminarA nossa 1.ª parte é inanarrável, má demais para ser verdade. A equipa do Porto piora de jogo para jogo. Os jogadores estão sempre desposicionados e nunca oferecem linhas de passe aos seus colegas,daí ser facil haver erros com o Otamendi, Danilo, etc, etc. Correm como loucos, mas sem organização, a equipa não pressiona compacta. Não tenho dúvidas que temos os melhores defesas do campeonato, e o melhor trinco do campeonato, como também não tenho dúvidas, que nos falta um bom treinador, somos das equipas que mais cantos ganha, mas depois raramente marcamos um, os livres raramente são bem marcados, isso são coisas que se treinam, as substítuições raramente dão fruto, o discurso é fraco. Penso que estamos perto de entrar num abismo, os adeptos estão-se a insurgir contra os jogadores e treinador, isto não é o Paços de Ferreira, isto é FC Porto Tricampeão, tem que se exigir mais, se não tem mais para dar rua. Não podemos é continuar jogar como estamos. Está é a openião de um portista, já algo descrente.
ResponderEliminarVila,
ResponderEliminarComo lhe disse ontem... troquei o Apaixonado por estou DESOLADO!!!!
Se me permite deixo aqui umas linhas para a equipa em forma de carta aberta:
Caros funcionarios (sim, pq se dissesse profissionais ia estar a enganar...) do meu Clube...
Vao-se foder!!!
Se nao têm respeito pela vossa profissao ( que por acaso era o meu sonho de miudo e que nao consegui... e fazia de bom grado e, quem sabe com mais afinco, por um cagagesimo do vosso salario!!!) Vao-se foder!
Se nao têm respeito e consideraçao por quem faz sacrificios inimaginaveis aos vossos olhos, para estarem no estadio a apoiar-vos... inimaginaveis porque no vosso pedestal, alguem abdicar de comer algo melhor, ou dar aquela prenda ao filho para poder ter para comprar o bilhete para la estar ou mesmo deslocar para o estadio.. se quem faz aquela merda nis ultimos tempos... e reclamam do contrato que assinaram de livre e espontanea vontade... É inimaginavel... por isso vao-se foder!!!
Danilo, num jogo, em 30 passes, fazes 29 para o lado e para tras e o que fazes para a frente falhas!!! Vai-ta foder pa!!!
Jackson, ultimamente nao te tenho ouvido falar na renovaçao?!?!?! Nao seria altura de falares em baixar o salario??? Ora, se reparares a equipa nao ta a jogar nada mas, a funçao de um avançado é marcar golos e tu, nos ultimos tempos ja tives-te alguns dr baliza aberta que nao concretizas-te.... por isso Vai-te foder!!!
Fonseca, ate dou de barato que te estejas a ambientar... mas 4 ou 5 meses????
Josue na linha??? Substituicoes so apos os 60 min (ontem o desespero era tanto que ate te enganas-te)??? Dois trincos, com aquele jogador numa forma monstra que varre aquilo tudo sozinho??? Alem de estares a prejudicar o Fernando que ate prefere jogar sozinho, estas a prejudicar a equipa que nao esta a atacar como sabe e deve!!! Meteres o Ghilas aos 85?!?!?!
Por isto tudo vai-ta foder!!
Podia continuar por aqui abaixo mas acho que voces conseguiram desmotivar-me tanto que vou guardar forças para vos tentar ver e apoiar no proximo jogo!!
Vou!!! Mas nao sem antes dizer que se nao têm respeito por nos adeptos, pelos nossos sacrificios, pelo frio que apanhamos, tempo que dispendemos, dinheiro que gastamos....
Vao-se foder todos!!!!
Pessoal,
ResponderEliminarDesilução, no meu ultimo comentário tinha dito que o paulo teria que manter maicon e tirar otamendi, e vá la fez-o, e justamente, um dos melhores em campo.
Eu acho que o plantel não é assim tão mau, vamos la ver a única alteração do ano passado é Moutinho, já sei não há muitos, mas tb há dois anos não havia muitos Hulks, como tb falcão etc...o porto sempre nos habituou a colmatar essas saídas, e relembrou que o James o ano passado não jogou muitos jogos, e tb não foi tão importante qd jogava...
Aquilo que acho que está a faltar ao nosso porto é alguém com discurso motivador, e o paulo não o têm, basta ver o antes e o depois dos jogos, é muito limitado, mete me impressão, o discurso dele é inseguro, agora imaginem quem lida com ele todos os dias, ou então aquelas palestras de meia hora, eu não consigo ouvir o homem mais do que 5 minutos, é muito previsível, os jogadores não os vejo motivados, temo que haja jogadores descontentes pela falta de ambição não do clube mas sim do chefe de equipa...o pior é que nós adeptos estamos a constatar que vamos caindo a cada jogo, mas tb entendo a parte do presidente, tb não é fácil despedir um treinador ao fim de 15 jogos, mesmo sabendo (melhor do que nós pelo menos têm essa obrigação e essa experiencia) que este não nos vai levar a nenhuma conquista....
Um abraço
Caro Vila Pouca, deve estar a alguma confusão e não é da minha parte. Eu nunca estive em nenhum blog...
ResponderEliminarE ao ler o comentário aprovado das 09:11, não sei o que diga.
Caro Vila Pouca,
ResponderEliminarSublinho o seu último ponto, ficamos melhor na Liga Europa porque, sejamos honestos, a próxima fase da Champions não é para nós! É triste,mas é o que espera o futebol português nos próximos anos! Mas isso não justifica jogos e atitude tão pobres... E as opções do treinador!? Defour e Licá para os jogos da champions, para quê? Que saudades de ver verdadeiros jogadores à Porto...
Um abraço,
Portista de Cascais
Caros Portistas,
ResponderEliminarNão foi mau o empate, se perdessemos era pior e assim garantimos a liga Europa o que para este treinador/equipa é um enorme feito, nem isso mereciamos.
Só pergunto uma coisa o que é que nós íamos fazer aos 8ºs da CL, levar um cabaz de uma equipa mediana qualquer e passarmos por mais uma humilhação??
o melhor era nem ficar na LE porque o que aconteceu ontem com o Autria qualquer merda de equipa nos faz e se forem um pouquinho melhores até nos ganham no Dragão, o que este ano dentro em breve vai começar a ser um hábito.
Quanto ao plantel não é uma loucura mas é o suficiente para chegar aos 8ºs da CL e para limpar o campeonato a brincar, isto, caso tivessemos um treinador de jeito está claro.
Há aqui uma coisa que as outras equipas ainda não perceberam é que se nos pressionarem na saída de bola os erros acontecem ainda com maior frequência e que podem tirar daí proveitos muito grandes, aí se acordam.
Bom espero que já tenham renovado o contrato do Jakson se não o tipo só marca um golo por jogo, deve ser greve de zelo.
Aguardemos serenamente pelo afundar do navio, com desvalorização dos jogadores, com perda de prestigio, com perda de respeito dos adversários,com perda de muito dinheiro, com perda de adeptos e com perda de tudo...
Volto a dizer mudar a meio da época não é bom mas podemos começar a preparar a próxima época e quem sabe não salvamos este campeonato.
NÃO ME VENHAM COM O QUARESMA
POR AMOR DE DEUS, ESTE TIPO SÓ VAI ARRANJAR PROBLEMAS MAIS VALE APOSTAREM NO IVO DOS JUNIORES
Uma vergonha, depois de 2 anos de uma grande treta agora ainda pior, só quando não tiverem ninguém no estádio é que vão fazer qualquer coisa??
ontem pior assistência de sempre na CL em casa, é que já nem os lugares anuais lá metem os pés.
O TREINADOR DO F.C.PORTO DIZ QUE UM GOLO DO AUTRIA DE VIENA(ESSE COLOSSO EUROPEU) AOS 10 M NOS CONDICIONOU, ISTO É MAU MUITO MAU PARA SER VERDADE
Muito sinceramente não sei onde vamos parar mas a direcção é que tem de resolver, eles que ganham dinheiro à custa do F.C.PORTO portanto arranjem uma solução isto é que não é nada nem pode continuar e não se esqueçam que somos nós os sócios que lhes pagamos.
SEMPRE F.C.PORTO
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
MrKoko, o comentário das 9:11 é de um amigo meu e interpretei-o como um desabafo. Agora tu acusaste-me de ser muito soft, ora, eu nunca fiz nem farei, posts abaixo de determinado nível. Acho que se pode dizer tudo, com respeito por toda agente.
ResponderEliminarPinto da Costa tem credito ilimitado para reconheceu que errou!
ResponderEliminarOs brasileiros dizem que "Errar é humano, persistir no erro é burrice!"...
Vítor Pereira dividiu os adeptos. Paulo Fonseca gerou unanimidade entre os adeptos!...Não é treinador para o nosso clube e tem que sair enquanto é possível emendar erros que previsivelmente estão para aparecer, a começar pelo jogo que se aproxima em Coimbra!...
Precisamos de um Diego Simeone. Um treinador ex-jogador com carisma junto dos adeptos...
"Este plantel chega e sobra para ganhar a estes austríacos, como chega e sobra para ganhar ao Belenenses e ao Nacional." - DVP
ResponderEliminarMas é claro que sim! Mesmo com Licás, Josués, Defours, Herreras... claro que sim.
Como disse o DVP há uns dias atrás, pior do que ser eliminado É SER ELIMINADO PORQUE NÃO CUMPRIRMOS COM A NOSSA PARTE!
E o nosso Porto não é assim... não funciona assim... Basta ver o passado recente! Para mim, já o aqui disse e volto a dizer,o problema é que a equipa não joga nada desde finais Setembro. Fomos ganhando? Sim mas sempre com um futebol muito atabalhoado e sempre em muito esforço.
O P.Fonseca pode ser excelente pessoa e muito trabalhador, mas não é quem trabalha mais horas que é mais produtivo e eficaz. Está adormecido, amorfo, não reage, não motiva jogadores nem adeptos nem porra nenhuma... Não me venha com as tretas do "tenho uma linha e é essa que vou seguir..." Se é preciso mudar há que mudar o quanto antes. Então esta história do duplo pivot (com um Fernando assim?!) é de rir...ou de chorar!
Enfim, a menos que tenha muita sorte a acompanhar, o P.Fonseca está a prazo. O jogo da Luz vai ser determinante para o seu futuro!
Boas,
ResponderEliminarna minha opiniao despedir o fonseca nao é solução.. para mim passa por voltarmos ao 4-3-3 só com 1 trinco (fernando) como na epoca passada. o treinador nao gosta? paciencia..é funcionario e joga assim se tiver ordens para isso. nesse 4-3-3 recuava o lucho e punha o quintero.. lucho nao aguenta o vai e vem o jogo todo? ha substituiçõs! nas alas é fundamental contratar um ala com qualidade para chegar e ser titular. estas eram as minhas alterações como humilde adepto de bancada que tem sofrido com este porto! depois ha um jogador que para mim vai dar cartas no porto e que ainda nao lhe deram oportunidades..chama se carlos eduardo e pode, pelo que vejo na equipa B, fazer esse vai e vem no nosso meio campo! ando desiludido e triste com o meu porto porque nao vejo garra. falta alguem que ferre a lingua e que berre com aquela gente como o jorge costa fazia.
Não vamos pôr em causa o valor do josué, mas porque é que tem que jogar sempre!?
ResponderEliminarVamos ser honestos, e alguém já disse aqui neste post, o FCP tem grandes jogadores e um banco razoável, agora equipa perdeu toda a sua personalidade e passou a ser uma equipa receosa, ansiosa e sem bússola. O FCP está a piorar de jogo para jogo, é uma desilusão até ao momento. Não vai haver muito tempo para se dar um safanão na equipa, quem não for capaz de fazer melhor, ponha o seu lugar à disposição.
O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.
Caro Vila, eu não o acusei de nada. Interprete-o como um desabafo. Concerteza o que dói a si, também me dói a mim e a todos os portistas.
ResponderEliminarSaudações azuis e brancas.
Bom dia Vila... Pelo que li até agora, fui unico dos seus leitores que volta e meia colocam aqui umas palavras...que saiu ao intervalo!! Fui ter com minha mulher, entramos no carro, RFM no som, e uma volta ao Porto, devagarinho...Às 23 H, soube do resultado,e ouvi aquela explicação do trauma que os "meninos" tiveram com o golo aos 10 minutos!
ResponderEliminarUma equipe do 1º Pote, que faz o 1º pontinho em casa, no ultimo jogo, frente aos do 4º pote, num Estádio que assustava pelas ausencias...
O Vila tem sido muito correto, há muitos anos, com os treinadores, só enobrece a qualidade de adepto que é...
Mas Pais castigam filhos, conjuges criticam parceiros, irmãos confrontam ideias e discutem-nas, sem nenhum mal vir ao Mundo.
JNPC tem um capital de prestigio entre os Portistas, que resistiu a diversos erros com treinadores, nem vale a pena lembrar, Quinito, Octávio, Fernandez, Couceiro e as ultimas renovações com Fernando Santos, Jesualdo...
Está na altura de compreender:
" O fraco rei faz fraca a forte gente."
Luís de Camões
Por razões familiares, acompanho o futebol Espanhol, conhecendo bem o Atlético da Madrid...eu sei que é uma tirada com demagogia, e impossivel de demonstrar, mas deixe que lhe diga:
Com Diego Simeone seriamos o 1º do Grupo!
Bom dia caro Vila Pouca e demais Portistas.
ResponderEliminarOntem o que se viu foi um conjunto de jogadores (quase nem me atrevo a mencionar equipa porque acho que neste momento não o são) com dupla personalidade: na primeira parte deviam estar à espera que o relvado aquecesse e na segunda parte pareciam que estavam num banho a escaldar.
Embora considere que os jogadores possam ter responsabilidades na paupérrima primeira parte, o sr. PF tem muita mais, porque ele melhor que ninguém sabe a táctica que escolheu e em caso de algo estar a correr mal é ele que tem obrigação de chamar quem de direito à linha e explicar onde deve estar e como deve jogar. Ora acho que ontem, se a memória não me falha, nem um jogador de campo foi chamado ao banco para receber instruções... alguém viu isso? Se sim peço desde já desculpas.
Na segunda parte considero que jogamos com alma... mas foi a única coisa, a desorganização contínua... aquela do Mangala ser defesa dos gajos quando o Jackson podia ter matado o jogo... tudo quer marcar, tudo quer ser o que marcou o golo mas nem têm organização para isso.
Vejamos o que nos tráz a Liga Europa e sobretudo o restante percurso no campeonato...
Cumprimentos.
Tenho a impressão que nem nas piores fases de Octávio, Fernandez, Adriaanse e Vitor Pereira a equipa jogou tão mal como anda a jogar.
ResponderEliminarInfelizmente não quis acreditar no que diziam alguns blogs vermelhos em Agosto (!) que o Porto tinha contratado um treinador sem qualidade.
Por um lado não quero acreditar que o FC Porto se deu ao desplante de acreditar na velha máxima que no Porto qualquer treinador é campeão. Demasiada arrogância para quem venceu os últimos dois campeonatos 'in extremis'.
Penso que Fonseca já percebeu que atingiu o seu patamar de Peter no Paços de Ferreira. Clubes como o FC Porto são se uma esfera diferente, de outro planeta, e precisam de treinadores com capacidade e trabalho comprovado para trabalhar nessa esfera. De preferência formados na casa durante anos ou mesmo décadas.
Já escrevi muitas vezes sobre a vaga (in)utilidade das chicotadas psicológicas. Estatisticamente esta provado que apenas funcionam numa minoria de casos e usualmente apenas como tónico para não deixar o estado das coisas deteriorar-se ainda mais. Nunca para reverter o processo.
Mas a acontecerem, as mudanças devem ser feitas o mais tardar em Novembro pois doutro modo o novo treinador não poderá influenciar os ajustes necessários ao plantel em Janeiro, e a equipa seguira alegremente na mesma por todo o resto da época.
Eu continuo a dizer que PF deve manter-se como treinador principal, mas toda a área técnico-tática deve ser entregue a um novo treinador adjunto com currículo académico e profissional suficientes para satisfazer as necessidades de um clube que se sente no Top 10 dos clubes europeus.
ResponderEliminarcaríssimos,
no fundamental:
penso que ainda há «muita estrada para andar», muita «mão no queixo», muito por que pensar*
*
conferir ao que me refiro aqui
somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!
abr@ços
Miguel | Tomo II
Quando jogamos na Áustria, só me ficou uma certeza, esta equipa está ao nosso alcance, não vamos ter problemas, nenhuns, em nossa casa !!! e não teriamos se fizessemos os trabalhos de casa como se impõe serem feitos !!! não podemos jogar bem, somente, na segunda parte !!! que é isso ? andamos a brincar ? se sabemos jogar, porque não o fazemos logo? andar atrás do prejuízo, é mau ... muito mau !!!
ResponderEliminarAcredito que se passe a eliminatória, mas como diz o VP ...
Já garantimos a Liga Europa, embora ainda possamos continuar na Champions. Pelo que se tem visto, se pelo aspecto financeiro e de valorização de jogadores, estar na prova rainha da UEFA seria melhor, no aspecto desportivo a Liga Europa é uma bota mais apropriada ao nosso pé....
Falta classe, logo habilidade e cabeça no sentido de saber lidar com a pressão. E isto serve para o treinador e para os jogadores. Toda a gente vê que a "tática" que ali "existe" é uma bandalheira. É certo que o Danilo meteu água mas pq raio subiu toda a gente deixando-o ali à mercê de um chuto como aquele? Eu só gostava de ver garra e os jogadores a correrem mas com critério. Para mim, e como sempre disse, devíamos ter apostado na irreverência de um MArco Silva! Este não dá e não venham falar de Vitor Pereira que esse apenas ganhou 2 campeonatos com jogadores como Moutinho, hulk e james ou seja, é muito pouco. O Porto não pode ser vexado 3 anos seguidos na europa. Estou absolutamente desiludido e com uma baita gripe por nunca falhar no estádio. Não merecemos isto!
ResponderEliminarA realidade nua e crua e que a direcção do Porto meteu muita agua este ano na escolha do treinador...nunca deveria ter sido este a vir..alias toda a gente sabe da diferença de opinião que havia entre PC e AH...e mesmo Alexandre pc,uns queriam domingos e outros mano Menezes...parece que agora em Portugal e no Porto a uma aversão ao treinador estrangeiro como se só os tugas sejam bons,dizem muitos que nao conhecem a realidade portuguesa..pergunto eu...Paulo Fonseca conhece a realidade fc Porto?o meu treinador foi sempre domingos,por tudo o que representa,pelo treinador que e e pelo cv que tem,nao tem nada a provar,ao contrario deste que só fez uma boa epoca no paços de Ferreira...a política de contratações foi desastrosa,lica???o que isto?ricardo?josue?andaram muito entusiasmos devido a serem jogadores portugueses"assim e que gosto..jogadores portugueses!grande política..."agora aguentem se!o Porto nao pode ir nessa onda do jogador tuga,só se realmente tiver grande qualidade,e neste caso contratou merda,jogadores sem nível para um clube como o Porto...a nossa formação nao lança um grande jogador na primeira equipa a anos...o mais indicado sinceramente era dispensar este treinador que esta mais do que visto foi um erro de casting...como se temia..mais um quinito...se nao tivesse vindo o domingos deveria ter vindo um estrangeiro de nível,e havia dinheiro para isso,nao a nenhum treinador estrangeiro que nao gostasse de vir para o Porto,corrija se enquanto e tempo
ResponderEliminarBom dia Caro Vila Pouca,
ResponderEliminarGostava de ser o mais sucinto possível. Nestes momentos muito se queria dizer, mas devemos ser frios e realistas.
Este filme já foi visto várias vezes ao longo dos últimos anos. O plantel tem qualidade suficiente para fazer mais, e não falo em resultados, mas em exibições.
Não sendo da faixa etária do Vila Pouca, não sou da era dos salários baixos e amor á camisola. Mas mesmo assim não consigo que me expliquem/justifiquem que se jogue tão pouco para o que se ganha, e tão pouco quando os adversários (internamente) ganham tão menos do que nós.
Toda esta situação é uma desilusão, mas acabo como começo: é um filme já visto, e das outras vezes não era Paulo Fonseca quem cá estava...
Discordo da visão da Liga Europa como uma coisa boa em termos desportivos. Seria se o Porto passasse como cabeça de série. Face a este desempenho é quase garantido que seremos dos piores terceiros, logo poderemos ser emparelhados com equipas como Valencia, Tottenham, Lazio, Nápoles ou Borussia, Shakhtar, Fiorentina, Sevilha ou até o Benfica!
Não vejo o Porto com o nível actual a bater nenhuma desta equipas.
E termino por dizer que em Janeiro é para mim certo que haverá mudanças, mais saídas que entradas.
Saudações Portistas.
Sinto-me tão frustrado pelo resultado do jogo de ontem, que prefiro não tecer nenhum comentário, pois a faze-lo sairia uma asneira maior do que aquela de ontem no Dragão.
ResponderEliminarTá feito o desabafo.
Caro DVP,
ResponderEliminarDe quanto tempo será hoje a palestra?
Mais a frio, acredito que o PF não é tão mau quanto agora transparece mas é evidente que tem que mudar. Tem que desistir da sua teimosia, recuar o Lucho, voltar ao 4-3-3 classico e perceber que isto não é o Paços. É isto que deve ser avaliado pelo nosso Presidente e se tal não acontecer , então será melhor partir para a substituição do treinador.
Preocupa-me também os erros basicos, diria infantis que a equipa comete, a falta de movimentação e linhas de passe, o posicionamento ofensivo e defensivo, tudo questões que se treinam e que nesta altura já deveriam estar assimiladas. Não fui, nunca serei grande fâ do VP mas reconheço que tinha uma ideia de jogo, devagar, devagarinho e para os lados mas tinha uma ideia de jogo, de construção de jogo. O mister actual não consegue fazer isso. Faz maus diagnosticos que resultam em pessimos resultados.
Uma coisa parece-me certa: não pode ficar tudo como antes. Algo tem que mudar e como já aqui disse, ou muda o mister, ou então resta mudar de mister. Continua a estar nas mãos do PF e com conversa não vai lá.
RAOC
Como alguém sintetizou e muito bem é assim:
ResponderEliminarO plantel tem limitações? TEM
O plantel tem potencial ? TEM
O que faz o técnico? Agrava as limitações.
Então agora o problema é do plantel? O DVP já disse o que penso, com este plantel menos de 3 ao belenenses, nacional e áustria era derrota! Na minha opinião com um extremo de qualidade ficamos com um óptimo plantel, vejam posição por posição se temos ou não grandes jogadores! Agora com 1 ou 2 extremos vamos passar a defender melhor? O PF tem é que se deixar de merdas e mudar o ridículo 4231 e jogar em 433, mas não é só olhar para o plantel para ver isso? O PF de tanto bater no ceguinho, qualquer dia leva com a bengala, e tem sorte porque está num clube em que os responsáveis têm muita paciência, porque senão mal perdesse o 1o lugar na liga já se ia juntar aos milhares no clube do IEFP!
ResponderEliminarA desilusão instalou-se entre os adeptos e PF já perdeu todo o crédito: escolhe mal,substitui mal, não inspira os jogadores, não encarna a raça do Porto, afugenta os adeptos, pelo que só resta mudar enquanto é tempo! E se VP tinha um discurso fraco o que dizer deste? Eu queria era um Jorge Costa, de cabeça limpa, porque há ali meninos que precisam de ser metidos na linha!
ResponderEliminarjp
Acho bem que a direcção do Porto mude rapidamente de treinador ou arrisca-se a perder o campeonato.
ResponderEliminarTodos vimos que algo se passa na equipa, não é normal começarmos bem a época e ao fim de 10 jogos apresentarmos tal baixa de forma na equipa, existe mais algo que não passa cá para fora.
Contudo não acho Paulo Fonseca mau treinador, apenas acho que de momento lhe falta mais experência e maturidade para pegar numa equipa com o nível de responsabilidade da do FCP. Além disso, creio que a nível do plantel existem alguma lacunas que terão de ser revista, sobretudo a nível de extremos e a nível do centro do terreno. 2 pivôs não resulta nem nunca resultará contra equipas tão defensivas.
Boa tarde meu caro Dragão Vila Pouca
ResponderEliminarPermita que hoje faça uma carta aberta ao treinador do F.C: Porto
CARTA ABERTA A PAULO FONSECA ( TREINADOR DO F.C. PORTO)
MEU CARO PAULO FONSECA
ESTOU MUITO Á VONTADE COM AQUILO QUE LHE VOU TRANSMITIR PORQUE JÁ AQUI ESCREVI HÁ MUITO TEMPO NOS MEUS COMENTÁRIOS
NÃO VOU CAIR NOS COMENTÁRIOS FÁCEIS DE QUERER PEDIR A SUA DEMISSÃO PORQUE NUNCA FIZ , MAS DEIXE-ME QUE LHE DIGA O SEGUINTE :
SOU DO TEMPO EM QUE SOFRIA A BOM SOFRER COM AS DERROTAS DO MEU CLUBE NO TEMPO EM QUE HAVIA UM ÚNICO CLUBE EM PORTUGAL QUE GANHAVA OS CAMPEONATOS POR DECRETO -LEI , E EM QUE O SISTEMA INSTITUÍDO ANDAVA FELIZ DA VIDA PORQUE DETERMINADO CLUBE ENCARNADO GANHAVA A SEU BELO PRAZER AS COMPETIÇÕES EM PORTUGAL SEM QUE HOUVESSE ALGUM OUTRO QUE LHE FIZESSE FRENTE PELAS MAIS VARIADAS RAZÕES , ESSE SIM O TEMPO DO VERDADEIRO SISTEMA ENCARNADO QUE ENGOLIA TUDO E TODOS
. ENTRETANTO SURGIU PINTO DA COSTA A PESSOA QUE REVOLUCIONOU POR COMPLETO O NOSSO CLUBE TRANSFORMANDO-O NO MELHOR CLUBE DO MUNDO , SIM O MELHOR DO MUNDO , COM O MELHOR ESTÁDIO DO MUNDO , COM O MELHOR MUSEU DO MUNDO , COM OS MELHORES ADEPTOS DO MUNDO , TORNANDO-SE ELE PRÓPRIO POR VIA DISSO NO MELHOR PRESIDENTE DO MUNDO , E TAMBÉM POR VIA DISSO PRINCIPALMENTE NESTES ÚLTIMOS TRINTA ANOS NÓS ADEPTOS , SIMPATIZANTES TEMOS UM ENORME ORGULHO NAS VITÓRIAS CONQUISTADAS NÃO SÓ NO FUTEBOL COMO NAS DIVERSAS MODALIDADES EM QUE O F. C. PORTO SEMPRE TEVE OS MELHORES JOGADORES , E OS MELHORES TREINADORES , REPITO UMA VEZ MAIS ,SEMPRE TEVE OS MELHORES JOGADORES E OS MELHORES TREINADORES E POR ISSO GANHAVA MUITO MAIS VEZES
RESUMINDO ESTA RICA HISTÓRIA DE UM CLUBE GANHADOR VOCÊ MEU CARO PAULO FONSECA E PORQUE CREIO DE É UM HOMEN INTELIGENTE, DEIXE QUE LHE POSSA DAR OS SEGUINTES CONSELHOS:
1) VOCÊ CLARAMENTE JÁ SE APERCEBEU QUE O PLANTEL ESTÁ OBVIAMENTE COM CLARA FALTA DE QUALIDADE A NÍVEL DE JOGADORES QUE FAÇAM A DIFERENÇA NUM CLUBE DE TOP
2) POR ISSO MEU CARO , APROVEITE O MERCADO DE JANEIRO E DÊ UM MURRO NA MESA E EXIGA A QUEM DE DIREITO QUE NESSA JANELA DE OPORTUNIDADE QUE SE ABRE O PORTO VÁ BUSCAR : DOIS EXTREMOS DE QUALIDADE , UM MÉDIO ORGANIZADOR , E UM PONTA DE LANÇA QUE POSSA FAZER CONCORRÊNCIA AO JACKSON, SOB PENA DE NADA GANHARMOS ESTA ÉPOCA
3) TENHA A CORAGEM SUFICIENTE PARA DISPENSAR OS SEGUINTES JOGADORES: IZMAILOV, LICÁ , RICARDO , GILHAS, FUCILE E HERRERA
4) NÃO PONHA NUNCA MAIS A EQUIPA A JOGAR COM DEZ JOGADORES ( JOSUÉ ENCOSTADO AS ALAS ) NEM PONHA O LUCHO AO PÉ DO PONTA DE LANÇA PORQUE O LUGAR DELE É A ORGANIZAR JOGO NEM QUE SEJA 45 MINUTOS QUE ELE AGUENTE
5) COMEÇE A TREINAR QUANTE ANTES UM SISTEMA DE DOIS PONTAS DE LANÇA PORQUE QUALQUER EQUIPA TEM QUE TER MAIS DO QUE UM SISTEMA DE JOGO PARA PUDER SURPRENDER O ADVERSÁRIO
6 ) NÃO TENHA POR SISTEMA OU HÁHITO , FAZER SUBSTITUIÇÕES A CINCO OU SETE MINUTOS DO FIM NUMA EQUIPA DE TOP COMO A NOSSA
NUNCA É TARDE PARA MUDAR E CREIO QUE, MEU CARO, VOCÊ NÃO QUER
FICAR NA HISTÓRIA DO MELHOR CLUBE DO MUNDO , COMO O HOMEM QUE VOLTOU A DAR DESGOSTOS E FRUSTRAÇÕES DEPOIS DE TANTO TRABALHO PARA MUDAR A HISTÓRIA DO PASSADO DO NOSSO CLUBE
TER OS MELHORES SIGNIFICA TER MAIS POSSIBILIDADES DE GANHAR , É ISSO QUE EXIGIMOS E QUEREMOS
GRANDE ABRAÇO PORTISTA
JOÃO PEREIRA
Mais do que criticar é preciso ter em conta as evidências e depois analisar:
ResponderEliminar- Plantel de menor qualidade do que em épocas anteriores (saiu o hulk, moutinho e james e não veio ninguém com qualidade, não digo igual, mas pelo menos que fosse uma mais valia para o 11 inicial)
- Mesmo com este plantel, era obrigatório ganhar a belenenses, nacional e austria. Aceito melhor o empate com o estoril, derrotas com atlético e zenit.
- Por fim, o mais preocupante de tudo. Após vermos 10 jogos no campeonato e 5 na champions podemos constatar que defensivamente estamos muito pior, controlo do jogo não existe porque não temos uma posse de bola de qualidade e no ataque é o jackson martines a jogar numa "ilha". Com muito pouco apoio e tudo é feito com o coração o que é muito mau sinal.
Quanto ao treinador não vale a pena dizer nada. Todos já percebemos que foi um erro. Contudo não vejo grandes opções neste momento (o tr do estoril seria tb um risco e não sei se iria reunir consenso)e sabemos que a FCP só despede quando as coisas estão num ponto sem retorno e isso pode significar que ou ele sai no fim da época ou sai qd estivermos praticamente arredados do titulo nacional (já nem vou falar da Champions, TLIGA e Tportugal).
Cumprimentos a todos,
Artur Chaves
Vila :
ResponderEliminarTemos discursos a mais
e futebol a menos .
O Paulo Fonseca tem que rever
(e depressa) as suas opções !
Abraço
Caro DVP,
ResponderEliminarMais um excelente texto, como é habitual. Tenho resistido nos últimos tempos a comentar logo que temos uma prestação menos boa. Prefiro muitas vezes esperar pela sua analise, respirar e como com elas concordo muitas vezes, vai-se o impulso e fica a razão. Melhor assim. Dizem-se menos disparates e por isso lhe agradeço. Hoje foi igual, mas no entanto, decidi vir aqui. Estou triste, mais com as declarações pôs jogo do que com o resultado. Parece que estamos conformados. Nem parecemos nos. E tem sido quase sempre assim. Que raio! Temos de reagir. E com frontalidade. Eu também gostaria que o nosso treinador dissesse sempre aquilo que o DVP escreveu que gostaria que tivesse dito após o jogo em Belem. Não vale a pena dizer que nada ha a apontar. Falhamos e continuamos falhar e a forma mais correcta de lidar com isso, na minha opinião, é assumi-lo olhos nos olhos e seguir em frente. Espero que melhoremos brevemente. É que já se notam demasiados erros tácticos e técnicos na equipa técnica que começam a pesar. E já se vêem muitos lenços, para tão pouco tempo.
Somos Porto!
Abraço e continuação do excelente trabalho,
Barrabaz
Concordo com quase tudo o que foi aqui dito, e concordo com o desabafo do Xebeu das 9:11. Mas gostaria de acrescentar um comentário do André Pinto que postou no blog “Pobo do norte: O pobo mais forte” um dia antes do jogo de ontem:
ResponderEliminar“Acho que é salutar não perder a noção daquilo a que os bifes-camones chamam "big picture". Note-se que desde a saída de André Villas Boas que o FCP tem dificuldades em arrancar para os tão afamados ciclos de evolução progressiva das suas equipas. Na altura da sua saída, aqui escrevi que tal iria acontecer, dada a rotura nos mecanismos do clube e os desiquilíbrios complexos impostos ao plantel por essa decisão. A isto juntou-se uma crise económica sem precedentes.
O FCP lutou inicialmente para manter certas peças (Hulk, Moutinho, James, Falcão), e vender rapidamente outras (Guarin, Belushi, Álvaro Pereira) quando devia estar a cimentar o que seria a maturidade do seu plantel com esses mesmos jogadores. Ainda hoje estrebuchamos para estabilizar o barco e dar inicio a um novo projecto vencedor. A verdade é que a matriz estatutária do nosso plantel é demasiado heterogénea para o sistema de gestão habitualmente aplicado. Há jogadores que são apostas a desenvolver (Ghilas, Josué, Reyes, Quintero) precisando de tempo, ombreando com inúmeros colegas desejosos de saírem (Otamendi, Mangala, Jackson, Fernando). Ou seja, o treinador tem de lidar com um balneário onde uma data de titulares está com a cabeça noutro lado, e os restantes talentos desmotivando-se por não serem chamados. Duvido que Paulo Fonseca seja o treinador ideal para uma situação destas. Lembro-me do trabalho de limpeza e gestão que Capello foi fazer ao Real Madrid, quando se viviam os resquícios decadentes dos galácticos. É provável que Paulo Fonseca fizesse alguma coisa interessante com um plantel de "projecto", desses que se personalizavam no FCP. Este é um plantel predominantemente de "mercado", e o eventual talento do nosso treinador será impreterivelmente imolado por desadequado. Dou de barato que Paulo Fonseca possa ser o homem certo, no cargo certo, no momento errado.
Do que precisa do FCP? Daquilo que o mercado e, consequentemente, a SAD não permitem: um "reset" no plantel e um grande treinador. Ou pensam que fazer uma equipa como a de 2003 seria hoje concebível, com toda esta pressão financeira?”
A verdade é que temos de mudar e não pudemos.
ResponderEliminarOntem e os últimos jogos, foram maus demais.
Os Austríacos já vieram dizer que orgulharam o futebol Austríaco, marcaram o seu primeiro golo na Champions ontem no Dragão.
Não compreendo como uma equipa com 23% de posse de bola(Nacional) consegue marcar um golo no Dragão, e mesmo assim empatar o jogo.
A posse de bola é uma invenção inócua de Vitor Pereira.
Deveria ser um meio e não um fim. O Barcelona usou-a porque tem uma equipa estável há anos(jogam juntos desde que o Estádio do Dragão foi construído, estreia de Messi) e é uma equipa com um estilo e um futebol diferente do nosso, cada equipa tem um estilo diferente de jogo e uma natureza própria, não temos de imitar outros para vencer.
Infelizmente a melhor exibição do Porto deste ano foi o jogo contra o Zenit em que perdemos em casa. Com 10 jogamos como nenhuma vez este ano com 11, o jogo deveria ser revisto para vermos o que estamos a fazer mal agora e o que fizemos bem nesse jogo)como esta equipa deve jogar, ou quer jogar). Fiquei menos desiludido aí porque senti que a equipa deu tudo, nestes últimos jogos a equipa nem 50% está a dar, se calhar uns míseros 20/30%.
Curiosamente contra o Zenit tivemos 48% de posse de bola e mandámos duas à barra:
http://www.uefa.com/uefachampionsleague/season=2014/matches/round=2000479/match=2011803/postmatch/statistics/index.html#1/2014/2000479/2011803/pitch-view
Quintero deveria ter entrado quando o Vienna marcou o seu golo, seria um puxão de orelhas à equipa e uma chamada de atenção como que a dizer, hoje é para ganhar venha o que vier, nada foi feito mais uma vez, PF pensou que está tudo bem se o Porto sofrer um golo e casa nos primeiros minutos de jogo, sim seria normal, ou até compreensível se estivessemos a jogar com uma Lazio, ou um Manchester, ou um Vilareal, agora um Viena?
Vila Pouca, (pretendia comentar neste post, e deixou-o no anterior, volto a repetir)
ResponderEliminarHoje, mais a frio, fui avaliar cronológicamente resultados desta equipa e mensalmente, poderemos desta avaliação refletir, e definir tendencias que infelizmente tem vindo a degradar-se e més a mês.
Começando pela pré-época, as exibições, e os resultados eram francamente prometedores, perdemos apenas com o Galatasary na Emirates Cup, mas globalmente a Equipa já denotava e revalava fragilidades no processo defensivo.
Até ontem realizamos 18 jogos oficiais, e vamos fazer o balanço mensal dos mesmos:
Em Agosto fizemos 3 jogos, e acumulamos 3 vitórias, sendo que a 1ª foi coroada com um título conquistado!
Em Setembro realizamos 5 jogos, e tropeçamos pela primeira vez em casa do Estoril, e vencemos os restantes 4 jogos!
Em Outubro fizemos 5 jogos, sendo que perdemos 2 jogos em casa para a Liga dos Campeões num registo quase inédito, todavia ganhamos os 3 restantes jogos internamente!
Em Novembro, e se ontem completamos o jogo nº 5, acumulamos 4 empates, 2 no Campeonato e 2 na L Campeões, e apenas vencemos o jogo em Guimarães para a Taça de Portugal.
Porém, recordo que ainda não terminou o mês, e dia 30 de Novembro (Sabado) jogamos em Coimbra, e eu que sou um "maluquinho" das estatisticas, recordo que foi em Novembro de 1970 que perdemos pela ultima vez para o Campeonato com a Académica (perdemos 3-2), e foi também em Novembro de 2011 que perdemos em Coimbra para a Taça de Portugal por 3-0. Não, não há aqui qualquer superstição do "gato preto" de Novembro e de Coimbra, "Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay…”, mas volto a sublinhar e a repetir, a sorte ou azar não existem. Aquilo a que alguns chamam sorte ou azar, é o cuidado que não temos tido com os pormenores, e nesse contexto o Porto tem pecado sobretudo na defesa, e tem falhado na finalização, isto é, esses pormenores, não se podem confundir com sorte ou azar!
1 abraço,
PT
P.S. Caros Portistas, vamos lá deixar a critica "botaabaixista", questionar tudo e mais alguma coisa, mas sim, todos em conjunto diagnosticarmos o problema, e tentar ajudar a resolver este período menos bom, que, convenhamos, a ninguém agrada!
Percebo pouco ou nada de futebol, ainda assim deixo aqui a minha opinião. Este ano vi poucas vezes o Porto jogar, e o que vi ontem confirma o que tenho lido aqui e ouço nos relatos via radio.Não percebo o estado da equipa, é sofrivel ver esta equipa, o Porto este ano está a jogar a imagem do discurso do treinador, inseguro, fraco, hesitante, previsivel, e nada confiante. Só quem lá anda dentro das quatro linhas é que sabe como é. Isto não pode continuar, não no FCP.
ResponderEliminarValente99
Cian, a tua má-fé em relação ao Vítor Pereira vai ao ponto de dizeres:posse de bola é uma invenção inócua de Vitor Pereira.
ResponderEliminarÉ inacreditável, como para se defender um, se ataca de forma tão rasteira outro.
Não, a posse, não foi o Barcelona que inventou, o Porto e as equipas de Pedroto, jogavam em posse - incluindo um Boavista com Mario João, Carolinos, Trindades e afins, onde o único craque era João Alves -, o Mestre já dizia naquele tempo, só há uma bola e enquanto ela estiver na nossa posse não há problemas.
O problema é que com Paulo Fonseca perdemos, por exemplo, coesão defensiva e não ganhamos quase nada no aspecto ofensivo. Isto é uma análise objectiva e não como a tua, sem objectividade e carregada de azia em relação a um treinador que fez o que sabia e foi bi-campeão. Mas mais, para além do treinador, Vítor Pereira é um portista que merecia mais respeito.
Aquilo que mais me custa, é que neste momento, temos os melhores laterias europeus, uma dupla de centrais do melhor que há na europa, um trinco do melhor que já passou pelo nosso clube, ou seja quase meia equipa, que poderia ser um alicerce para se construir uma grande equipa e andamos desmotivado descontentes, sentimos que vamos perder jogos e consequentemente provas trofeus prestigio, dinheiro e nada podemos fazer para inverter essa situação..lamento o erro de casting que eu até defendi, mas reconheço que não vale a pena defender o indefensável, mas ele PF não tem preparação para estar a frente do nosso clube, falta de discurso motivacional, prejudica jogadores e massa adepta...um abraço
ResponderEliminarCaro Dragão Vila Pouca,
ResponderEliminarEste era um jogo onde só a vitória interessava e esperava-se que a equipa
fizesse tudo para a conquistar, visto que o que estava em causa era a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões. O FC Porto esteve, várias vezes, próximo
do golo, contudo, ou porque os lances eram conduzidos de forma atabalhoada, ou porque o guarda-redes adversário estava lá, o golo da vitória não surgiu.
É verdade que a equipa não está a jogar grande coisa; que comete erros, diria primários, algo que voltou a acontecer ontem, mas também é verdade que a sorte
também anda longe. Em suma, este resultado abre as portas da Liga Europa e fecha, metade da porta da Liga dos Campeões.
Cumprimentos
Ana Andrade
www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com
Caro VP,nem tenho energia para muitos comentários,tal o abalo de ontem,mas numa empresa qualquer se o produto final depende muito da mão de obra,a estrutura da empresa pode ser boa mas se tiver um encarregado MAU (cuja função é lidar com a dita mão de obra diretamente) toda a produção fica em causa.É o que está a acontecer no nosso PORTO e não adianta insistir... infelizmente PF é fraco demais para se admitir como treinador de uma equipe como o FCPORTO.Quando é necessário ganhar uma final ou eliminatório(era o caso ontem quase) a equipe que necessita vencer o que faz e é dos livros"extremos abertos para tentar abrir a defesa adversária" certo? o que vimos ontem na 1ª parte? Medo do Austria ?
ResponderEliminarEspero sinceramente que seja homem como parece ser e apresente a demissão par ver se ainda vamos a tempo de vencer algo esta época.
SAUDAÇÕES AZULADAS
CASA
Sem dúvida que Mestre Pedroto, afirmou que só havia uma bola e que estando na nossa posse, não havia problemas. Mas tem de concordar Vila Pouca, que o Mestre sabia que não tinha gatos e só podia caçar com ratos. Foi assim que montou aquele meio campo na Selecção em Wembley, só com jogadores anões (Teixeira, Alves, Octávio) e deixou os ingleses completamente histéricos a correr atrás da bola. Mestre Pedroto sabia tirar o melhor de Oliveiras, Séninhos ou Gomes, não os transformava em jogadores atabalhoados ou banais. Não tenha dúvidas se Pedroto algum dia tivesse jogadores do calibre Mundial de Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Defour, Lucho, Quintero, Fernando,Iturbe, Kelvin, Jackson , até Varela e mais um qualquer pau de marmeleiro da formação que transformaria num craque, afirmaria no início da época e eu não duvidaria, que era um candidato assumido aos quarto de final da Liga dos Campeões no mínimo. Tão certo como jogar uma suecada à Quinta Feira no João da Requieira.
ResponderEliminarBoa tarde DVP e a todos os Portistas.
ResponderEliminarConcordo com muito que foi escrito da mesma forma que discordo de outros pensamentos contudo existe algo inevitável a retirar deste actual momento do nosso FC Porto, deixamos de trocar a bola para passar-mos a bombear a mesma da defesa para o ataque, raros são os momentos em que o Lucho tem a bola nos pés, passa a maior parte do jogo a correr de um lado para o outro qual bombeiro e quem tem na verdade que organizar o ataque é o Fernando...Claro está que passamos a ter dificuldades logo no inicio do ataque.
Fernando é o um dos melhores trincos do mundo mas não é um Pirlo logo tem que ter gente perto dele para construir jogo e não a 20 ou 30 metros.
Josué não é extremo mas é lá que joga, Lucho não é nº10 mas é lá que joga ora assim é difícil ter uma equipa organizada e confortável pois os jogadores estão a desempenhar funções para a qual não estão vocacionados.
Para PF um taxista pode ser piloto de formula 1 e um cozinheiro pode ser astronauta.
Podem vir 4 extremos e 2 médios mas na verdade o que o FC Porto precisa é que venha uma mudança de mentalidade do Treinador.
Bem haja a todos
Helder Rocha
Força Porto!!
ResponderEliminarDVP, de tudo o que disse só pegaste nisso? ridículo, apenas não gostei da posse de bola inócua, repito, que a equipa de VP demonstrava, proavelmente muito diferente da de Pedroto. Não queria atacar VP mas pegaste nisso como se te tivesse batido num filho, haja paciência.
ResponderEliminarAté tenho de admitir que no fim do jogo ontem desejei por momentos, repito por momentos, que tivessemos VP no banco que teriamos ganho o jogo nem que seja pela margem mínima, agora vens me com esta que "Isto é uma análise objectiva e não como a tua, sem objectividade e carregada de azia em relação a um treinador que fez o que sabia e foi bi-campeão" comentei o VP numa frase, porque não gostei do caminho que a equipa de PF está a tomar igual às equipas de VP com uma posse de bola inócua, repito sim inócua -definição do diccionário - 1. Que não causa dano; não nocivo. ≠ PREJUDICIAL
2. Inocente, inofensivo.
3. Que não produz o efeito pretendido.
"inócuo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt[consultado em 27-11-2013].
Lamentável que vejas assim o que escrevi, 90% daquilo que escrevi não tinha VP no contexto, agarraste-te aos 10% que tinham, diz-me onde no resto da minha crítica(e tinha muito mais para dizer mas já vi que tens tanta paciência como Co Adriense) onde está "sem objectividade e carregada de azia" até falo da percentagem da posse de bola em jogos distintos, apresento um link da UEFA, falo de opções que deveriam ter sido utilizadas, etc., poderia ter dito mais mas não quis complicar e escrever um testamento, mas existe material para escrever um testamento.
Concordo com muito do que dizes no post seguinte e até ia comentar, mas vendo como a tua fé, boa ou má, vê aquilo que escrevo, especialmente se VP aparece no meio do texto(algo que como dizes "Vítor Pereira apesar dos 2 títulos, era um mal-amado e a sua saída foi recebida com entusisasmo por uma grande parte dos adeptos")
é excusado. A posse de bola pode ser interpretada de várias maneiras, VP e pelos vistos tu interpretam o que disse Pedroto dessa maneira, se tivermos posse de bola ganhamos jogos. Claro que normalmente quem ganha jogos tem mais posse de bola, mas isso não faz da posse de bola uma solução, não foi para isso que o futebol foi feito. Pode-se dar a mesma interpretação à frase de Pedroto que é preciso ter a bola o mais rápido possível se não a tivermos, ou seja fazer uma pressão constante quando o nosso adversário tem a bola, mas nada na frase de Pedroto se associa à posse de bola inócua que VP exercia, nunca vi Pedroto mas acredito que a sua equipa fizesse mais com a bola, e com a posse de bola que tinha, do que as equipas de VP fizeram. Algo relativo a isso sobre a posse bola também Jesus o disse no Benfica. As interpretações tem quem as quer, pô-las em prática é que é o difícil. VP via a posse de bola como um fim e aí perdia toda a razão. É normal que a equipa que ganhe tenha mais posse de bola, já não é normal uma equipa ter mais de 70% posse de bola e perder e empatar jogos.
Mas descansa, fica com o Vitor Pereira e com a posse de bola.MAs aconselho-te vai estudar as estatísticas dos jogos de VP, e vê os que ganhou e os que perdeu e empatou, compara as percentagens de posse de bola, mas não te esqueças de comparar agora com a equipa de PF, e a posse de bola que tem e as oportunidades que cria em comparação com a equipa de VP.
Ó Cian, sei muito bem o significado de inócuo, não preciso que me ensines, mas se fores ler o que disseste, está lá, preto no branco, a posse bola é uma INVENÇÃO...
ResponderEliminarÉ mentira que Vítor Pereira era um mal-amado e a sua saída foi recebida com entusismo por muita gente?
Repito, tens todo o direito de gostar o Paulo Fonseca e não ter gostado do Vítor Pereira, agora sempre que um teu comentário para defender o actual treinador, ataque o anterior, levas troco. Se não quiseres ou não gostares, meu caro, a porta da rua é serventia da casa.