quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Podemos perder tudo, menos a alma, a mística e o espírito guerreiro que nos caracteriza


Já aqui falei no discurso pobre, pouco motivador, nunca galvanizador, nem mobilizador do treinador, antes e depois dos jogos; já falei da falta de coesão defensiva e organização do meio-campo; já falei sobre os sistemas que melhor se adaptavam ao plantel, desde o 4x4x2 losango até ao 4x3x3; dos constantes passes errados, da falta de eficácia, das desconcentrações inaceitáveis e das abébias defensivas que nos têm custado caro; como falei do triângulo mais ou menos invertido; da falta de conhecimento do que é o F.C.Porto por parte do treinador e até lhe enviei uma carta aberta; como não me esqueci de dizer qual é a filosofia do clube em relação às chamadas chicotadas psicológicas. Também já aqui falei e com exemplos, de plantéis que pareciam fracos e depois provou-se que não eram tão fracos quanto isso - até porque falar neste momento é fácil, muitos quando fechou o mercado diziam uma coisa, agora, fora de tempo, dizem outra; como não me esqueci de dizer e repetir que tenho a noção das exigências, a minha bitola não são os Barças, Bayerns e afins, mas que contra os Áustrias já é outra coisa. Falei dos assobios e lembrei a derrota caseira frente ao Zenit e a forma como o público se despediu da equipa, aplaudindo-a, apesar da derrota, etc. Portanto, já falei de tudo e mais alguma coisa, esgotei as minhas capacidades e sobre o que tem acontecido esta época, não vou dizer mais nada. Mas há algo que já disse e que vou repetir, porque me incomoda tanto como algumas exibições e resultados: O F.C.Porto está a perder alma. O exemplo que há tempos dei de Fucile é sintomático, nunca no passado ele teria regressado e regressou. 
Mas acho muito mau sintoma as constantes declarações de jogadores que não eram nada antes de ingressarem no F.C.Porto e que demonstram uma falta de respeito e de consideração por uma Instituição que está muito acima deles e a quem muito devem. Um dos capitães, Helton, alguém que está há muitos anos no F.C.Porto, torna público - porquê e para quê? - que teve três propostas e só renovou por causa da situação dos filhos? Será que Helton e outros que fazem declarações semelhantes, acham que foi assim que se construiu o F.C.Porto ganhador e hegemónico em Portugal, grande na Europa? Não!, foi com um forte espírito e uma mística que nós tínhamos - mais ninguém tem -, mas que lamentavelmente se está a perder. Custe o que custar, pague-se o preço que se pagar - às vezes é preciso dar um passo atrás para depois dar dois à frente -, mas temos de recuperar alma, a mística e o espírito guerreiro que era a nossa imagem de marca. Os problemas ultrapassam-se com inconformismo, atitude, carácter, coragem, um por todos e todos por um, F.C.Porto acima de tudo e de todos. E claro, com vitórias. Foi tudo isso que nos levou aos píncaros, foi isso que nos levou para além do sonho. Quem não quiser ir por aí, quem não estiver imbuído deste espírito... que dê a vaga! A voz do F.C.Porto não pode ser apenas a voz do treinador, principalmente se ele não é um bom comunicador.

Nota final:
No jogo de ontem tivemos a pior assistência no Dragão em jogos para a Champions. Causas? A crise, um factor muito importante, a noite fria de ontem, os resultados e as exibições que não ajudam. Vítor Pereira apesar dos 2 títulos, era um mal-amado e a sua saída foi recebida com entusisasmo por uma grande parte dos adeptos. Passados cerca de 5 meses as coisas não melhoraram nada e o entusiasmo deu lugar à contestação. É assim no F.C.Porto de há muitos anos a esta parte. Quem não perceber isto não percebe nada! O povo do F.C.Porto é assim e não se pode mudar o povo.

41 comentários:

  1. Boa tarde:

    É minha convicção, até por algumas coisa que tenho lido por aí, que à medida que o presidente vai perdendo vitalidade (por força da idade e da sua saúde) e outros vão ganhado força dentro da estrutura as coisas têm vindo a resvalar e a alma e rigor do clube a perder-se.
    Espero estar imensamente enganado e que os equívocos destes últimos 3 anos não passem mesmo disso, equívocos.

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP
    Infelizmente tenho de concordar consigo,fruto deste capitalismo galopante em que só o dinheiro conta começam a perder-se valores mais importantes,hoje em dia os jogadores sabem que são os maiores activos de uma SAD,têm um poder que nunca tiveram e que lhes permite tomar posições e fazer declarações que sabem o clube não se atreve a sancionar,pois corre o risco de ver diminuido o seu valor ,mais a agravante de muitos dos passes desses jogadores não pertencerem.na totalidade ao clube mas serem partilhados com fundos ,que querem ver o seu investimento ter retorno,ou seja o dinheiro é a raiz de todos os males.

    Saudações Portistas
    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  3. Caro Dragão Vila Pouca, penso que é altura de o NOSSO Porto voltar à sua matriz de bom formador, pois na minha humilde opinião, estamos a investir demasiado dinheiro e a arriscar a saúde financeira do clube contratando mal, caro e para posições onde sempre fomos de excelência em termos de prata da casa, falo por exemplo dos nossos centrais (Carvalho, Andrade, Bruno Alves etc). Até em termos ofensivos eu vejo melhorias na nossa formação (Ivo, Tozé, Rafa, André Silva, Pedro Moreira etc). Não seria mais profícuo ter no nosso plantel atletas que sentem o clube? Será que são assim tão piores do que os que vamos buscar fora por milhões?! Na minha opinião, este modelo de risco está esgotado e deveríamos olhar mais para um Dortmund, onde a formação anda a par de contratações caras (mas só uma ou duas por época, mas onde os reforços são clara mais valia e não para dar o jeito a alguns empresários/administradores...
    Estamos a perder a mistica... e vejo Defours Jacksons, Fernandos, Heltons a fazer má cara e a jogar displicentemente, quando poderíamos ter lá quem realmente quisesse ajudar o clube do coração...
    Enfim, ando triste com este meu Porto, que apesar de ter um treinador verdinho, poderia dar muito mais que isto.

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    estou de acordo (como quase sempre) com o post... estamos a perder alma .falta aquela imagem do jorge costa a ferrar a lingua, falta aquela imagem do joao pinto na tribuna do jamor a bater no peito quando levantou a taça enfrentando os arremessos que eram feitos pelos adeptos calimeros. claro que o futebol cada vez é menos amor a camisola e mais dinheiro. mas quem veste a nossa camisola nao pode fazer certas afirmações ou dar certas entrevistas. tenho saudades do tempo em que um desaire como o de ontem dava direito a passar a fatura em coimbra. mas nao é isso que vai acontecer. acredito que vamos ganhar mas sem chama, como diz no post...SEM ALMA! ando triste e ontem sentado no dragao ao olhar para aquelas bancadas fiquei desolado..
    nao deixarei de apoiar, de pagar quotas e de ir ao dragao mas...

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Vila Pouca e Portistas
    Claro que a equipa continua a perder a alma e não vém de agora, houve aquela época com AVB que foi como que um oasis e o que era um lenta descida acelarou bruscamente e estamos neste estado.
    Não adianta ir-mos agora à caça às bruxas porque todos devem dar a mão à palmatoria.
    Nesta alturas o mais facil é sempre culpar o treinador. Sabemos perfeitamente que os bois não se reconhecem junto às vacas mas junto aos touros e PF ja deu provas que não tém estofo para esta andanças.
    Os jogadores vê-se que andam acomodados, tal é a desconcentração e agora a falta de confiança. Nota-se perfeitamente que querem fazer melhor, não estão é preparados psicologicamente e o fermento de campeão que os verdadeiros portistas têm bem la dentro e que faz que em certas ocasiões como a de ontem e outras ja vividas esta época, dão a volta por cima e depois é linha recta direção campeonato sempre a ganhar, desapareceu.
    A Sad quanto a ela penso que às vezes esta mais preocupada em negocios do que na sobrevivência desportiva da equipa. Claro que que é importante trazer mais valias para fazer funcionar a estrutura do clube, mas é bom não esquecer que no FCP também e sobretudo vivemos de titulos e este não vejo nada seguro.
    Torna-se imperativo ganhar à Académica para pelo menos durante mais uma semana afastar-mos o pesadelo, mas estou muito precupado com o estado das coisas.
    PS : Aquela do calhau para PF foi mais de dor e de desabafo que realmente autêntica. Se o homem esta no lugar onde esta é porque tem as suas competências, mas vê-lo no banco e depois ouvi-lo no fim do jogo não vém de forma alguma dourar o brasão azul e branco.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  6. Vila Pouca,
    Também subscrevo o que acaba de escrever, apenas lhe recordo que os tempos mudaram, infelizmente em muitos casos, para pior.

    As redes sociais, os blogues, contagiaram toda a gente,inclusivé, os jogadores. Mas nada disto impede a recuperação da mística do clube. O que é preciso é recriar hábitos antigos adaptados aos novos tempos.

    Pergunto-me se o FCPorto actual terá alguém que funcione como transmissor das regras e da mística do clube aos jogadores que entram de forma a inteirá-los dos limites de comunicação.

    Não me interpretem mal, não se trata de lhes restringir a liberdade, apenas de lhes estabelecer a disciplina do clube. Incutir-lhes [já que o amor à camisola morreu] que o profissionalismo implica retorno, ou seja, trabalho, empenho, dedicação, resultados e respeito! Desaconselhá-los a fazer declarações públicas sobre a sua situação no clube, sobre transferências ou pseudo transferencias enquanto o clube lhe pagar e o contrato vigorar. Coisas assim. Ou seja, ter alguém no clube vocacionado para esta missão, de forma a evitar amuos e criancices como as que citou do Helton e do Jackson. Se eles falam com tanto à vontade é porque ninguém lhes disse que não o deviam fazer.

    Naturalmente que se o jogador tiver maturidade e for inteligente, não precisa de "recados", mas a verdade é que nem todos o são.





    ResponderEliminar
  7. Caros Portistas,

    Concordo em absoluto com este post, isto assim não pode continuar. O Helton se fosse eu a mandar ia já em Dezembro à vida dele porque é inadmissivel um capitão do Porto vir com estas tretas para os jornais, se o capitão faz estas declarações porque é que os outros putos que chegaram há pouco tempo não hão-de fazer, RUA COM ESTE GUARDA REDES QUE AINDA ONTEM DEVIA TER DEFENDIDO O REMATE QUE DEU GOLO, PARA MIM É FRANGO. MUITO SINCERAMENTE, FRANGOS EM JOGOS IMPORTANTES PARA AMOSTRA NÃO FALTAM, PEGA NA GUITARRA E NA TUA FAMÍLIA E VAI À TUA VIDA QUE GANHAS MUITO PARA A QUALIDADE QUE TENS.
    Muito sinceramente preferia estar 5 anos sem ganhar um campeonato mas que se vendesse maior parte do plantel e se apostasse nos jogadores dos juniores e da equipa B e se formasse outra vez uma equipa à PORTO, juro que isto é verdade e se calhar grande parte dos Portistas também não se importaria, baixava-se o orçamento para menos de metade, mas como é evidente que se tinha de apostar num treinador de jeito para os pôr a jogar como ninguém.
    O problema é que já ninguém acredita nesta equipa nem no treinador, dúvido muito que ganhemos em Coimbra e depois recebemos o Braga que é bem melhor que o Austria e é capaz de provocar mais estragos.
    No início da época quando ainda não tinhamos treinador falei no Jaime Pacheco e só falei dele exactamente por isto por falta da nossa mística, vontade, determinação, querer e raça. Tenho a certeza que se fosse ele o treinador pelo menos os jogadores teriam outra atitude e os discursos seriam outros, não seriam permitidas falhas constantes e os jogadores continuarem a titulares, bem como tenho a certeza que os jogadores comeriam a relva se caso contrário banco, alguns amigos riram-se e eu disse é disto que falta ao Porto, agora e pelo que vimos é mesmo disso que precisamos de alguém que grite com eles e os ponha a correr como se não houvesse amanhã.
    Grande Xebeu esse é o exemplo de adepto do Porto, devaim ser todos assim mas há vezes em que a razão pesa mais que a paixão, ainda para mais quando há essa falta de respeito por nós adeptos da parte dos jogadores.

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  8. Meu caro M.Vila Pouca é pouco provável que o FC Porto volte a ser o que foi no tempo de João Pinto, Jorge Costa ou Paulinho, para só nomear os mais recentes intérpretes da mística do nosso Clube. Os valores de hoje são outros, o futebol está irreversivelmente contaminado pelo negócio dos contratos dos jogadores, pelos interesses económicos dos patrocínios,pelas máquinas do markting e pelo domínio dos grandes tubarões em que se tornaram alguns clubes europeus sobre os outros clubes periféricos.

    Apesar de tudo, o FC Porto tem vindo a construir um palmarés notório, apesar da colossal diferença da realidade económica que o separa dos clubes com que compete.

    Evidentemente que o reconhecimento da realidade do tempo presente não significa que a cultura de ser Porto, que é a nossa imagem de marca, deixe de ser estimulada e se possível melhorada, porque isso significará um factor importante para continuarmos na liderança conquistada há várias décadas.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  9. Meus caros, o problema não está só nos jogadores, não foram os jogadores que permitiram o regresso do Fucile, nem que o Porto Canal, tirando um ou outro programa, faça muito pouco pelo F.C.Porto, nem que os jogadores continuem falar muito mais do que jogam...

    ResponderEliminar
  10. Bom post neste péssimo momento do nosso clube.

    Um post lucido, calmo, que não entra no histerismo fácil e por vezes demagógico que tenho lido em tantos sítios.

    Urge que os problemas sejam resolvidos no mais curto prazo possível, sob pena de perdermos todos os objetivos aos quais nos propusemos.

    Mas convém no meio de toda esta frustração (a minha azia foi tanta que ainda hoje não consigo estar totalmente refeito) lembrar que ainda nada está irremediavelmente perdido.

    Têm é de se tomar as medidas necessárias a corrigir os muitos erros que se têm visto… Se for necessário deixar habituais no banco para colocar jogadores da equipa b, pois que seja… Se for necessário mudar para um sistema de 4X4X2, pois que seja… Se for necessário tomar alguma medida mais drástica, pois que seja…

    Há um campeonato para ganhar, uma taça de Portugal para reconquistar e uma liga Europa em que temos obrigação de fazer uma boa campanha até para compensarmos a perda de ranking derivada da má participação na champions deste ano…

    Agora uma coisa também é certa… Os resultados ditam tudo… E se não melhorarem rapidamente, isto vai dar para o torto com ou sem PF…

    ResponderEliminar
  11. Esses chulos, que na maior parte dos casos não eram nada antes de virem para o Porto, deviam ter nos contratos cláusulas penalizadoras. Se levassem cortes de 10% nos ordenados quando fazem exibições merdosas como as últimas, talvez pensassem duas vezes, visto só se interessarem por dinheiro. Gajos como Jackson e outros, que um ano depois de chegarem já querem sair deviam ser logo vendidos. Gajos que passam a vida a falar nas propostas que recebem deviam ser logo corridos. Talvez assim se recuperasse alguma mística e os candidatos a vedetas meditassem antes de virem jogar para cá.

    ResponderEliminar
  12. Vila :

    ..."Quem não perceber isto não percebe nada!"...


    E eu continuo sem perceber o jogo de ontem !

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Não me levem a mal, mas se calhar Fucile era parte da... alma!!!!

    ResponderEliminar
  14. Felisberto, Fucile, alma, com expulsões sucessivas, desconcentrações constantes, atitudes reprováveis que tiraram vários treinadores do sério? Isso não é alma.

    ResponderEliminar
  15. Caro DVP,

    Esta época servirá creio eu de balanço nao de apenas esta mas tambèm das 2 anteriores!

    Eu acredito que com algunas intervençoes agora no final do ano, ainda vamos a tempo de assegurar a liga, pelo menos...aguardemos....

    Deacon

    ResponderEliminar
  16. Falta um mês para a abertura do mercado...espera se mudancas,com este plantel?nao vamos longe,e completamente desequilibrado na frente principalmente...falta qualidade,e este sistema de jogo e completamente desajustado a realidade do Porto,2 trincos?para que?o treinador para além de incompetente e teimoso,o Porto se jogar assim nao leva menos de 3 em Madrid...lucho tem que jogar como 8 nesta equipa...com quintero como 3 médio e organizador de jogo,Varela jackson e...kelvin que e o nosso melhor extremo juntamente com Varela deveria ser o titular,pelo menos ate a contratação de mais extremos,uma desilusão esta equipa do Porto,e vergonhosa a situação de izmailov...nunca vi isto no Porto

    ResponderEliminar
  17. Sinceramente , com este futebol e esta má fase, não consigo imaginar o que poderiamos aspirar nos 8ºs de final.

    Se andamos a dar abébias contra times fraquinhos e eles aproveitam cada uma delas, nem quero imaginar se nos 8ºs viesse pela frente um dos crónicos favoritos à conquista da champions, ou mesmo algum dos novos ricos tipo PSG ou City.

    Não que eu seja pessimista, mas olhando realisticamente e sem clubites, este FCP de Paulo Fonseca não anda a inspirar confiança em nenhum portista, e se no nosso campeonato contra equipas muito mais fraquinhas, andamos a terminar os jogos com o credo na mão, teoricamente contra os melhores ia ser um Deus nos livre de um Bayern 12 X 1 ex-porting(5 x o em alvalade, 7 x 1 em Munique).

    Como tu disseste ontem, a Liga Europa talvez seja um sapato mais ajustado aos nossos pés, embora ninguém saiba qual a exacta razão desta mesma equipa, que fez jogos brilhantes na emirates cup, tenha esquecido aquele futebol atacante e atraente em 4 meses.

    Mistério...

    ResponderEliminar
  18. No andebol temos um treinador de nivel mundial,no basket temos um treinador que até o real madrid queria, no hóquei um treinador de top mundial, no futebol temos um hipotético bom treinador (nunca será)Mourinhos e VB não aparecem por dar aquela palha, o PF é um erro de casting, agora abriu a caça às bruxas que são os jogadores, apesar de concordar com as criticas ao Helton, mas dele já nada me admira, para mim falta voz de comando e alguêm que perceba de futebol, o PORTO não é uma escola para aprendizes de treinador,

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  19. Será que o povo do PORTO é assim tao diferente do outro povo futeboleiro? creio que nao e se é diferente até é por ser mais tolerante. Se o que se passa com o kelvin por exemplo se tivesse passado num dos clubes da lisbolandia creio que o PF a esta hora se calhar teria algumas historias desagradaveis a lamentar...

    ResponderEliminar
  20. Que jeito daria o mítico campo nº 2 das Antas para meter uns quantos, sobretudo aqueles, que andam "tristes" como "o outro" que joga no Real Madrid...Agora limitam-se a palestras numa freguesia de V.N. Gaia profunda...

    ResponderEliminar
  21. Concordo consigo! O Paulinho Santos vai ter que voltar a calçar e a dar uns cachaços ao pessoal...É preciso um capitão assim!!

    Adoro o Hélton e não concordo com a sua crítica. As declarações são facilmente manipuláveis e não li nada que desmerecesse o FCP nas suas declarações. Concordo que podia ter feito mais no golo sofrido, assim como o Maicon, e claro, Danilo.

    Todavia, Hélton e Lucho são, digamos assim, demasiado "zen", e não são capazes de dar umas porradas como o Jorge Costa ou mandar uns berros como o João Pinto ou o P. Emanuel.

    Por isso apelo a que o Paulinho Santos volte, pelo menos, a treinar e a ensinar algumas coisas pelos caminhos, de e para, os treinos e jogos, a esses "moleques" e "tíos" mas como jogador, para lhes fazer sentir na pele como joga um JOGADOR À PORTO senão, olhem, chamem o Rui Barros que, naquela liga indoor dos velhotes, partia aquilo tudo mais que muitos que eram bem mais novos e também pode ensinar muito a muita gente.

    Não obstante a falta de raça e de mística, indício de uma quebra na nossa identidade que começa a ser gritante, creio que começamos a colher os frutos dos investimentos na formação agora.

    As pessoas queixam-se porque viram os investimentos serem feitos à 5 anos ou quê, mas têm que perceber que as crianças que crescem nesse processo envelhecem ao mesmo tempo que elas, e começam agora a aparecer e a tornarem-se JOGADORES À PORTO!

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  22. Caro Dragão Vila Pouca, antes de mais gostaria de enaltecer o valor do seu post que reflecte as preocupações de muitos portistas, pois realmente a nossa equipa tem uma gritante falta alma ou personalidade e assim não cativa os adeptos, pelo que seria bom a SAD repensar a sua estratégia no que diz respeito á formação ou prospecção, pois por um lado é obviamente preciso olhar com mais atenção a formação para que tenhamos no futuro um conjunto de jogadores que se identifique com o FC Porto e respeito claramente o mesmo, bem como aprimorar a prospecção no intuito de procurar ter um plantel o mais equilibrado possível.

    Quanto ao recuperar de alguns valores como a inconformidade ou tenaz determinação que as equipas do FC Porto sempre tiveram, existem a meu ver dois caminhos, um como já referi passa por uma aposta mais consistente na formação e o outro por recuperar alguns ex-jogadores com estatuto que possam transmitir a singularidade do nosso emblema aos seus colegas e se for necessário com autoridade para darem um murro na mesa no intuito de manter o grupo de trabalho focado em principalmente defender os interesses do FC Porto, pois só assim teremos uma equipa a jogar e a falar á Porto.

    Abraço
    Castle Porto

    ResponderEliminar
  23. Amigo Vila Pouca, segundo o seu comentário das 18h46, até estamos em sintonia. ;)

    ResponderEliminar
  24. Caro DVP

    Completamente de acordo com o seu post. Algo vai mal e não é de agora. Claro que as vitórias ajudam a resolver este tipo de problemas mas nem isso temos por agora.

    Afinal parece que a palestra foi de apenas 15 minutos??!!!!

    Raoc

    ResponderEliminar
  25. Lembro-me de à uns anos o FC Porto fazer blackout quando as coisas não estavam tão bem. Penso que não era má ideia fazer um, precisamos de união, de um grupo mais fechado e coeso, discussões e avaliações internas sobre as situações menos positivas e arranjar meios para as melhorar. O FC Porto precisa de alguma calma e reflexão, um blackout de umas semanas, não ligar às pressões externas e voltar mais forte!

    Ainda temos um campeonato por fazer e eu quero MUITO ser TETRA!! Nem quero pensar na ideia de ver os lampiões fazerem a festa em pleno Dragão!

    Força Porto

    ResponderEliminar
  26. Querem recuperar esse espírito guerreiro de que o Vila Pouca muito bem fala?
    Começem por manter no plantel jogadores como o Castro. Não é de certeza pior que os Herreras e afins

    ResponderEliminar
  27. Boas,

    Amigos o Paulo Fonseca está a melhorar como treinador, penso que ainda vai evoluir mais a ponto de não deixar escapar o campeonato. Já fez uma substituição ao intervalo, e não guardou a última substituição(a precisar de marcar golos) para os 87 minutos! Já é qq coisa!

    ResponderEliminar
  28. Caros Portistas,

    Concordo em absolute com o Hugo, então este treinador quer jogar com 2 médios defensivos e manda embora o Castro?? não percebe nada de futebol e se quer jogar com 2 médios defensivos que jogue com Lucho e Defour ou Herrera e Defour e meta o Fernando a descansar que está lá a mais, ou vocês têm dúvidas se o Fernando fosse bom a passar a bola já tinha ido embora à muito tempo.
    Até tem lá o Danilo que no meio campo também é bom jogador e sabe sair com a bola, só que agora o Fucile já não conta aproveite e começe a meter o Venezuelano da B o Victor Garcia que é um excelente jogador.
    Vamos esperar por mais um empate em Coimbra, sempre é melhor do que perder para batermos mais um record pela negative está claro, não consigo ultrapassar nem à merda do Autria de Viena ganhamos quando os outros empataram, isto é um pesadelo interminável.

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  29. Caro Vila Pouca,

    Parece unânime entre todos: queremos o nosso Porto guerreiro de volta! Olhamos para o hóquey, para o andebol ou mesmo para o baskett e vemos jogadores à Porto, dos que sentem a camisola. Olhamos para o futebol e o que vemos são jogadores que o clube ajudou a promover indo buscá-los ao terceiro mundo do futebol armados em grandes estrelas e chantageando o clube à primeira noticia de jornal... Dizem-me que é o futebol moderno, mas o que eu sei é que não foi por isso que eu escolhi o Porto como a minha paixão. Foi pela raça, pela entrega, pelo espirito, pela paixão, pelo inconformismo, pelo amor ao simbolo do clube, na pessoa de jogadores como o João Pinto, o André, o Paulinho, o Jorge Costa, o Deco! Neste actual balneário não vejo quem transporte tudo isto e isso entristece-me!

    Um abraço,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  30. Caros Portistas,

    Agora vêem falar da renovação do Otamendi mas que merda é esta???no Porto as renovações só saíam cá para fora depois de feitas, há coisas que mostram claramente que já não somos Porto...
    Caro Paulo Azevedo não tenha ilusões isto só vai piorar infelizmente e tristemente.
    Não vêem o que diz o VP, temos de levar com esta merda de futebol até ao fim do ano, mas depois não se admirem de o estádio ficar vazio e por aí fora.

    F.C.PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  31. Caro Vila Pouca

    Porquê criticar um jogador que «diz» que teve esta e aquela proposta, porquê criticar um jogador que «diz» que vem para o FCPorto para depois dar o salto para outro clube, quando é a própria «Estrutura» do FCPorto a «dizer» que o seu «core business» é comprar jovens promessas para os vender mais tarde como craques da bola a um qualquer «tubarão».

    Não deito a toalha ao chão, mas estou cada vez menos «ferrenho», cada vez mais, não deixo que os maus resultados/exibições mexam comigo, pois há um mundo de interesses e interessados que gravitam à volta do Futebol/FCPorto, pouco respeitando os adeptos/associados....

    Por tudo isto, pode contar com a minha admiração!
    Um abraço

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  32. Caro Vila Pouca,

    No que à qualidade do plantel diz respeito, estou cem por cento de acordo consigo. Não é um plantel de foras de série, mas tem de chegar para os Nacionais e Belenenses desta vida.

    Já agora, viu ontem a equipa B?

    Viu as exibições de Tozé, Kelvin e PRINCIPALMENTE do Carlos Eduardo?
    Se a estes juntarmos o Ghilas, vemos que nenhum deles tem oportunidades a sério para pelo sabermos o que valem, pelo que acho engraçado virem dizer que o plantel é assim tão fraquinho...Acho mesmo que se derem oportunidades ao Kelvin e Ghilas nas alas e PRINCIPALMENTE ao Carlos Eduardo no meio, que eles não saem tão cedo dos 14/15 mais utilizados...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  33. Augusto, estás enganado. Eu sei bem o que a casa gasta e tanto é assim que embora se pudessem evitar, não fiquei zangado e disse-o na altura, com as declarações de Herrera a dizer que mais tarde gostava de sair para outro campeonato. Sei bem isso, sei que também é por isso que muitos jogadores optam pelo F.C.Porto. Situação diferente é um dos capitães, alguém que está há muitos anos no F.C.Porto, vir dizer, nesta altura, que só não deixou o Dragão por causa dos filhos. Repito, porquê e para quê?


    ResponderEliminar
  34. Num modelo de negocio como o nosso ter um cozinheiro talentoso é mais do que fundamental.

    Aí reside o principal problema, pois apesar do plantel não ser o ideal existe potencial mas o cozinheiro tem que estar à altura e é isso que se vai ver nos próximos tempos.

    ResponderEliminar
  35. Olá Vila Pouca e obrigado por responder ao meu post.

    Não duvido que saiba...e muito melhor do que eu, o que «a casa gasta», po isso admiro o seu portismo e o constante remara contra a maré. O FCPorto instituição, merece-o, já a «Estrutura» duvido....

    Helton, melhor do que ninguém, saberá porque fez tais afirmações, aventar razões a pouco pode levar, no entanto, arrisco-me a dizer que, provavelmente, também ele saberá o «que a casa gasta»...

    Um abraço e parabéns por esse portismo!

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  36. Caros Portistas,

    São tantas as declarações de atletas do FC Porto desagradaveis, quer dos que já tem alguns anos de Dragão, ou mesmo dos recém-chegados, que suspeito que o balneário não estará muito saudavel, e fica a pergunta: Será esse o diagnóstico para este latente sub-rendimento exibicional e de resultados? Provavelmente...

    Recordo a 1ª parte da época 2011/12, no 1º ano de V Pereira, houve uma "chicotada interna" em Janeiro, e os resultados foram interessantes, de uma assentada sairam 5: Fucile (este não merecia 2ª oportunidade pelos antecedentes), Souza, Bellushi, Guarín e Walter. Expectavelmente o mesmo irá surgir neste Inverno, por exemplo Fucile está já "riscado", outros se seguirão!

    No jogo com o A Viena, relevo o banco para Otamendi e Varela, após o péssimo jogo de ambos, e viram como Varela entrou na 2ª parte?

    Para terminar, na Equipa B ontem brilhou o médio Carlos Eduardo, fez 1 golo, e sobre ele foram cometidas 2 GP. Repito, vejo em Carlos Eduardo (já o conhecia da época passada) um Deco (perdão pelo sacrilégio), tem algumas caracteristicas em comum, pode ser 8, ou 10, ajuda no processo defensivo, forte na bola parada, e clama uma oportunidade na equipa principal, não parece que sofra do síndrome da passagem de uma Equipa pequena, para o Grande FC Porto, porque não já em Coimbra no onze principal? Pela sua qualidade, mas também para dar sinais claros ao balneário de que não há "vacas sagradas". Em Guimaraes na Taça de Portugal C Eduardo entrou a 20 minutos do fim, e fez aliás extraordinários minutos finais!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  37. A estrutura não é a mesma? O Presidente é o mesmo, a Administração, o Director Geral...
    Antes quando as coisas corriam mal era culpa do Caldeira, agora é do Antero. Para mim e como tenho muito respeito por ele e ele continua em pleno nas suas funções, para o bem e para e o mal, o responsével máximo é Jorge Nuno Pinto da Costa.

    Um amigo meu colocou ontem no facebook um post sobre o Oliveirense 1 - F.C.Porto B 4. Eu deixei lá um comentário a dizer que me disseram que o Carlos Eduardo tinha feito um grande jogo. Hoje os jornais confirmam-no. Quantos já disseram que o ex-estorilista é mais um barrete? Muitos. Como se pode dizer uma coisa dessas se ele raramente joga? Quero recordar, para que não coloquem todos os ovos no mesmo cesto, que Robson tinha Baroni, N'Sunda, Latapy, Vinha, Folha, Rui Jorge, Secretário, Jorge Couto, Quinzinho... Também tinha Domingos, Kostadinov, João Pinto, Baía, Fernando Couto, mas não eram todos vedetas

    ResponderEliminar

  38. caro Vila Pouca,

    é, para mim, de todo impossível discordar com o teor do post. muito bom!. e igualmente reflexivo. mas ao contrário destes, a transpirar muito portismo :D

    ps:
    é nestes momentos menos positivos que costumámos nos transfigurar. eu ainda acredito! com menos fulgor, é certo, mas ainda acredito. e não torço para que o meu clube perca, seja em que circunstância for, para que o actual treinador seja despedido de forma célere, como pude ler por aí.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar


  39. adenda a comentário anterior:

    li aqui o pedido da derrota do nosso clube do coração (mas que, está visto, mesmo entre portistas é só para alguns)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  40. Meu caro Miguel, cada um gere a sua casa como quer, aqui, como sou muito sensível, tenho mau feitio e sou arrogante, há linhas que nunca são ultrapasadas. E então se forem anónimos... nem se fala!

    ResponderEliminar
  41. Palavra de honra, desculpe VP, mas este gajo=treinador tira-me do sério.
    Quer continuar na "linha" dele???? ora muito bem!!não tem que ligar a adeptos nem a comunicação social! C
    a estaremos nós para avaliar a "linha"....então porque não cala o raio do bico???????? Desculpem mas é tudo o que eu acho neste momento: um fala barato, péssimo timming e cheio de lugares comuns e banais, tal como ele.
    Só falta finalização???Oh pá!!!! vai passar atestados de burrice ao raio que te parta!!!
    Quando lhe falam na equipa B parece que mencionam o diabo....
    Pensem o que quiserem mas mandá-lo embora ontem era tarde. Quem conhece a nossa atitude e realidade bem recente sabe do que falo. O Adriense foi embora por muito menos. A cada dia que passa este gajo me parece mais um basófias incompetente e queixinhas da margem sul.

    Pedro Lima

    ResponderEliminar