sábado, 21 de dezembro de 2013

Balanço de Natal


Chegamos à pausa natalícia, altura indicada para um balanço intermédio do que tem sido a época portista, agora sob o comando de Paulo Fonseca.
Começamos bem, ganhando a Supertaça a um Vitória Sport Clube - Guimarães - ainda muito tenrinho e sem grandes argumentos para discutir a nossa superioridade.
Na Taça de Portugal começamos por eliminar o Trofense, jogando em casa e fomos colocar fora da Taça o actual titular da prova, outra vez o Vitória S.C., desta feita em Guimarães. Aqui, para além de jogar na cidade berço nunca ser fácil, a equipa treinada por Rui Vitória já estava mais forte. Portanto, 3 jogos, 3 vitórias, 6 golos marcados e nenhum sofrido. Taça e Supertaça, obrigação cumprida, a tarefa, se excluirmos o jogo de Guimarães, não era de grau de dificuldade elevado.
Na Liga dos Campeões, aí a coisa já pia mais fino, a prestação portista foi uma desilusão, não conseguimos atingir os objectivos mínimos, chegar aos oitavos-de-final. Como se isso fosse pouco, terminamos a participação com a pior pontuação de sempre, 5 pontos, apenas uma vitória, dois empates, três derrotas, marcamos apenas 4 golos e sofremos 7. Mesmo não convencido, dando de barato que o Atletico de Madrid era mais forte - o jogo do Dragão foi muito mal perdido e o de Madrid com aquele Atletico tínhmos de ganhar - se excluirmos a equipa de Diego Simeoni, Áustria e Zenit eram adversários ao nosso alcance, tínhamos qualidade para fazer muito melhor, conseguir o apuramento. E se em alguns jogos ou em parte deles, mostramos isso mesmo, por outro lado fomos uns anjinhos, demos abébias atrás de abébias, fomos perdulários em excesso, não fomos competentes, merecemos ficar fora. Foi uma Champions para esquecer ou recordar e não tornar a repetir nos tempos mais próximos. Espero que a lição tenha sido aprendida, na Liga Europa esteja um F.C.Porto à altura do seu prestígio e dos seus pergaminhos.
Por último, chegamos ao campeonato e na prova mais importante do calendário futebolístico português, a prestação do F.C.Porto está longe de ser positiva. As exibições, com poucas excepções e raramente durante os 90 minutos, têm ficado aquém do exigível; temos uma derrota - em Coimbra e não num campo de um rival na luta pelo título -, três empataes e dez vitórias, 29 golos marcados e 10 sofridos. Se nos lembramos que chegamos a ter 5 pontos de vantagem e em apenas 3 jornadas, passamos a ter 2 de atraso, está tudo dito sobre a prestação do tri-campeão na Liga Zon Sagres. Nos últimos 3 jogos, Braga e Olhanense no Dragão e Rio Ave em Vila do Conde, mesmo não sendo um Grande Porto, já foi um Porto mais próximo daquilo que pode e tem de dar. Que os sinais de retoma continuem depois do Natal e na segunda e decisiva fase da época, altura em que tudo se vai decidir, já vejamos um Porto forte, confiante, capaz de atingir o principal objectivo da temporada, o tetra-campeonato.

- Senhores responsáveis e afins, do F.C.Porto, os superiores interesses da Centenária Instituição Portuense, estão sempre, mas mesmo sempre, acima de tudo e de todos. Os portistas estão atentos e não perdoarão se assim não for.

- Caro Paulo Fonseca a tua tarefa não é fácil, é mais complicada que muitos imaginam, mas tens de a agarrar com unhas e dentes. Enquanto adepto de sempre do F.C.Porto e vou-me repetir, não quero no banco do meu clube alguém que seja apenas olhado como um bom rapaz, um tipo "porreiro", capaz até de colocar sempre os interesses do F.C.Porto acima dos seus, sair, arcando com todas as culpas. Não, quero alguém que seja reconhecido pela sua competência, capacidade, determinação, coragem, ousadia. Alguém que definitivamente incorporou o espírito do Dragão, em tudo o que isso significa e cujo lema é o seguinte: podemos até não vencer, mas não pode ficar a ideia que não vencemos por receios, hesitações, medo de agir e de tomar decisões.
O mais difícil está conseguido, agora é só dar pequenos retoques e vamos a eles.

Notas finais:
Desde que os campeonatos têm 16 equipas, 30 jornadas, nos anos anteriores e por altura do Natal, 14ª jornada, o F.C.Porto tinha os seguintes registos:
2012/13 - treinador Vítor Pereira, 36 pontos - 33 golos marcados, 8 sofridos e ia em 1º lugar.
2011/10 - treinador Vítor Pereira, 34 pontos - 32-08-2º
2010/11 - treinador André Villas-Boas, 38 pontos - 32-05-1º
2009/10 - treinador Jesualdo Ferreira, 29 pontos - 27-11-3º 
2008/09 - treinador Jesualdo Ferreira, 29 pontos - 24-11-3º
2007/08 - treinador Jesualdo Ferreira, 35 pontos - 23-05-1º
2006/07 - treinador Jesualdo Ferreira, 37 pontos - 32-08-1º

Recado:
Casavelha, pois, pois, nós portistas sabemos bem que este Olhanense é muito fraquinho, muito dócil, o adversário ideal para elevar a auto-estima e a confiança. Fortíssimo foi o Olhanense da semana passada, esse sim e se não fosse a inspiração sérvia...

17 comentários:

  1. Realmente a champions foi para esquecer , foi mau demais para ser verdade , vamos tentar ganhar a liga Europa para compensar essa falha , no campeonato como diz o DVP chegamos a ter 5 pontos de vantagem , mas depois tivemos aquele mês de Novembro que nos atirou para segundo , nada está perdido , ainda vamos a tempo de ser tetra campeões , na taça de Portugal vamos bem lançados , na taça da liga depende da disposição e motivação , enfim , ainda podemos fazer uma grande época .

    ResponderEliminar
  2. Vila concordo com tudo o que disse..na minha opiniao se tivesse de dar positivo ou um negativo a ate esta altura da epoca..eu dava negativo..por aquilo que perdemos por culpa propria..eu acho pior passar de cavalo para burro..do que andar de burro e depois passar para um cavalo..agora e olhar em frente..tinha dito no fim do jogo do rio ave que neste jogo iamos ver melhorias..e isso esta a acontecer..as coisas estao calmas agora..e como disse o vila um dia na sua pagina do face..o paulo fonseca com a ajuda dos adeptos e do pai natal... vai tambem ele sair da escola do dragao um melhor treinador e melhor homem..vila so um aparte..agora que isto esta calmo..la vem o quintero falar o que nao deve..e que devem ser tratadas internamente..fico irritado com estas merdas..abraço

    ResponderEliminar
  3. Off-topic:
    Alguém viu o burro de carvalho reclamar sobre o penalty marcado fora das 4 linhas a favor do ex-porting contra o belenenses???

    Ou ouviu o burro de carvalho reclamar dos fora-de-jogo que deram muitos golos ao ex-porting neste campeonato?

    Pois não!!!

    O burro adora aparecer na tv, e a tv precisa de palhaços como o burro, já que o palhaço de orelhas muito grandes deixou de aparecer, após terem descoberto que o palhaço das orelhas muito grandes mamou 17 milhões de euros ao estado, via bpn...

    ResponderEliminar
  4. Caros Portistas,

    A análise que deve ser feita é que foi muito fraca a prestação até aqui. Champions pior da história do clube e sem os respectivos milhões, campeoanto mais um recorde pela negativa em 3 jornadas de 5 pontos de avanço ficámos a 2 que agora já não é nenhum, o que só prova que este campeonato seria um passeio caso tivessemos gente competente no comando da equipa.
    Com o orçamento que o Porto tem, tinha OBRIGAÇÃO de ter feito muito melhor tanto a nível interno como na champions mas certamnete a sad já deve ter reduzido nos ordenados e prémios dos administradores para compensar os prejuísos pela escolha deste treinador.
    Quero ver agora em Janeiro com 2 jogos na mouraria o que vai acontecer.
    Aproveito para desejar a todos os Portistas um bom Natal.

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  5. Tem que ser um balanço negativo.
    Na champions já nem vale a pena dizer mais nada, no campeonato só agora começa-se a ver algum bom futebol. A Supertaça foi ganha com naturalidade e na Taça de Portugal estivemos bem na vitória em Guimarães porque já contra o Trofense esperava-se mais da equipa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Como todos os portistas esperava que o FC Porto pudesse apresentar muito melhores resultados, neste momento. A campanha europeia foi um fracasso que, aparentemente, não deveria ter acontecido face àquilo que demonstraram os demais parceiros do grupo.

    Outra decepção foi a forma como esbanjamos CINCO PONTOS de avanço na Liga Portuguesa que nos retirou a possibilidade de ter, agora, o dobro da diferença pontual em relação ao nosso ÚNICO rival na luta pelo título (o sporting, só com uma conjugação favorável de vários factores poderá chegar ao fim do campeonato acima do terceiro lugar...)

    Apesar do rombo no prestígio e no sucesso da época que representa o afastamento prematuro da Champions, o FC Porto tem, ainda, muita coisa para brilhar internamente. Chegar ao tetra no campeonato e vencer pelo menos uma das três taças em que ainda participa, principalmente a da Liga Europeia, não deixaria de diluir a nódoa do insucesso na prova maior do futebol europeu. Há indícios animadores para a retoma. Com mais competência e igual dose de fortuna, poderemos vir a ter lá para Maio de 2014, muitos e belos dias de sorrisos. Tenho mais esperança de que isso venha a acontecer de que os coelhos morram das pragas que lhe rogam os reformados por lhes comerem as cenouras da horta...



    Um bom Natal para todos os que gostam deste fantástico trabalho realizado por Manuel Vila Pouca, a quem aqui deixo um abraço especial, e se entre as prendas que lhes trouxer o Pai Natal houver algum peluche com o nome de Bruno levem-no ao veterinário porque o bichinho está com a garganta num frangalho...

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  7. Caro VP:

    Venho com o presente desejar a si em especial, a todos os participantes deste blogue, assim como a toda os Portistas UM SANTO E FELIZ NATAL.

    CASA
    SAUDAÇÕES AZULADAS

    ResponderEliminar
  8. Espero futuramente um FCP mais forte sem grandes mexidas no onze principal, mas, com um futebol mais rápido e consistente como foram os últimos 30 minutos contra o Olhanense.

    Quanto aos senhores responsáveis deste grande clube: Nós estamos bem atentos, porque os homens partem mas o clube fica. O clube FCP, é a nossa paixão, o nosso amor o resto é treta.

    Mais uma vez os Calimeros, na voz do seu presidente Pepegrino verde, conhecido por NHÔ, NHÔ Russo, veio insultar tudo e todos, num jogo em que as melhores oportunidades são do Nacional. Esta regateira que andando num estado de graça, pelo mau momento e distracção do FCP, de calções e ranho no nariz porque entrou ontem no mundo do futebol, só faz palhaçadas sem graça.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.



    ResponderEliminar
  9. Caro DVP, o Natal está à porta e,
    como é costume, levamos os gaiatos
    ao CIRCO... na Luz, em Carnide, em Alvalade, na Reboleira... abundam
    os palhacos, os saltimbancos, as marionetes, os ilusionistas, os
    acrobatas, as aves de rapina e os
    animais feroses, etc...
    As galinhas nao vao sofrer pavores
    desmesurados; porque os perús, os
    gansos e os patos é que vao ser sacrificados... tal como os anhos
    e os bodes! Dragao ninguém come e
    todos o temem... por isso, ficamos
    descansados a beber o nosso Porto
    e a comer as filhós; que as nossas avós tao bem sabem preparar.
    - Os 3 da "VIDA-AIRADA" estao empatados e no topo da tabela;
    por isso, este vai ser um Natal Diferente; de muitas prendas e
    promessas... e o Pai-Natal desta vez nao vai aparecer com pensos
    na cara! O Bruno, depois de tanto bufar, vai acalmar; o Orelhas nao
    vai corar, porque os tribunais
    estao encerrados nesta altura; e
    o nosso Presidente, depois de ter lancado um livro e ter degustado um almoco confraternativo, vai
    pedir ao Menino-Jesus que o
    Kelvin faca um milagre no inferno
    dos diabos bromelhos.
    Em suma, é tempo de Paz e de
    fazer planos para novas e velhas investidas... para que os
    pasquins da queimada nao mandem para o desemprego os ardinas e
    os sovinas!
    Boas Festas; comam e bebam para
    esquecer as mágoas e levantar a
    moral!!!


    ResponderEliminar
  10. Caro Dragão Vila Pouca realmente o começo da temporada deixava antever um época mais consistente, mas infelizmente após a conquista da supertaça a maior parte dos jogos foram desoladores, pois a equipa raramente aguentou noventa minutos, não teve intensidade, determinação, imaginação ou criatividade e para além disso algumas opções de Paulo Fonseca foram absolutamente surreais, mas agora parece que recuperamos algum fôlego e como tal resta acreditar que em Maio poderemos ter diversos motivos para festejar, mas para que tal suceda o plantel deve ser reequilibrado, o treinador Paulo Fonseca terá que trilhar o melhor caminho possível para o triunfo com mais sagacidade e menos invenções, bem como tentar rever o seu peculiar discurso que necessita de outra firmeza e lucidez, quanto aos jogadores os mesmos devem centrarem-se no sucesso colectivo, ter uma postura condigna e consequente, portanto apesar de várias desgarradas ou paupérrimas exibições protagonizadas pelo FC Porto no decurso desta época tenho esperança no futuro e acredito que é possível com persistência sermos felizes, por isso oxalá tanto dirigentes, equipa técnica e jogadores tudo façam para alcançar o almejado sucesso.

    Abraço e um Feliz Natal
    Castle Porto

    ResponderEliminar
  11. Vila Pouca,

    E eu, o "tolinho" das estatisticas, fui rever as ultimas 20 temporadas Porto, e justamente neste período à 14ª Jornada, e antes ou pós-Natal, e deixo os registos pontuais, com classificação respectiva.

    Assim, nas ultimas 20 temporadas do FC Porto (compreendidas entre a temporada 1993/94 a 2012/13), balanço final desses 20 Campeonatos:
    14 X Campeões!
    4 X Vices!
    2 X 3º (2001/02 e 2009/10), nas temporadas seguintes fomos Campeões, T Portugal e ganhamos T Europeias, o perfeito "triplete"!

    Registamos nas ultimas 20 épocas, 2 ocasiões em que não eramos líderes à 14ª Jornada (neste período), mas conquistamos o Campeonato:

    2008/2009 eramos 3º com 28 pontos (24-11) Treinador Jesualdo Ferreira!
    2011/12 eramos 2º com 34 pontos (32-08) Treinador Vítor Pereira!

    No sentido inverso, nas ultimas 20 temporadas, eramos líderes à 14ª Jornada (antes ou pós Natal), e perdemos o Campeonato, tal aconteceu em 2 épocas sucessivas e com o mesmo Treinador, terminamos o Campeonato como Vices:

    1999/00 eramos líderes com 31 pontos (28-08), Treinador Fernando Santos!
    2000/01 eramos líderes com 34 pontos (33-09), Treinador Fernando Santos!

    BALANÇO NATAL 20 TEMPORADAS:

    Em 12 temporadas eramos líderes à 14ª Jornada, e fomos Campeoões!

    Em 2 temporadas não eramos líderes à 14ª Jornada, mas fomos Campeões!

    Em 2 temporadas eramos líderes à 14ª Jornada, e em ambas com Fernando Santos, e sucessivamente fomos Vices!

    Em 4 temporadas não eramos líderes à 14ª Jornada, e terminamos 2 X Vice, e 2 X 3º!


    * Algumas dessas lideranças eram partilhadas, tal como acontece nesta temporada.


    Melhores registos pontuais Porto à 14ª Jornada, das ultimas 20 épocas:

    1995/96 38 pontos (37-02), Treinador Bobby Robson!
    1996/97 38 pontos (31-06), Treinador António Oliveira!
    2010/11 38 pontos (32-08), Treinador André Villas Boas!

    Pior registo pontual Porto nas ultimas 20 temporadas à 14ª Jornada:
    2004/05 26 pontos (20-09), Treinador Vítor Fernandez!

    1 abraço,

    PT


    ResponderEliminar
  12. A vergonha do futebol português:
    Foi um gajo conseguir ver um fora-de-jogo milimétrico do Jackson contra o Rio Ave, e não ver um empurrão do Montero!!!!
    Foi beneficiar de um penalti onde dois jogadores se embrulham... fora do terreno de jogo!!!
    Foi dar os parabéns a dois presidentes de clubes que nem sequer comentam o clube dos viscondes falidos, seja para o bem ou para o mal, até um deles, o meu FC PORTO foi espoliado de um penalti na ultima jornada!!!!
    É fazer do vox populi uma certeza e justiça, etilo lei de Lynch!!!!
    É ameaçar o FC PORTO que será recebido para a Taça da Liga como merece, e esse "merece" de certeza absoluta não são os famosos croquetes de Alvalade!!!!
    É o silêncio vergonhoso, hipócrita e sem julgamento dos famosos "Casuals" na sua tentativa de invasão no Dragão!!!!

    Bruno de Carvalho, fazes-me lembrar uma vizinha minha, que já morreu, aquando do 25 de Abril de 74, teve uma entrevista de rua e afirmou que esteve presa pelo regime salazarista! Realmente essa minha vizinha esteve dentro, mas como disse a minha mãe foi por vigarice numa loja de eletrodomésticos!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Visto que neste período de Natal o máximo que podemos fazer é ficar na expectativa pra ver se a máquina azul e branca finalmente entrou nos eixos e encontrou o caminho, deixo mais um off-topic, se não te importas:

    É justo um jogador francês que ganhou TUDO de importante que havia pra ganhar(mundial, champions, supertaça uefa, liga, taça e supertaça 2012-2013), perder a tal Bola de Ouro para outro, que apesar de portugues, não ganhou absolutamente nada de importante?

    Assim sendo, era melhor premiar os benfas, que são os "mais maiores melhores de grandes do mundo", jogam futebol atacante, diabólico, exterminador, demolidor, nota artística,mas...não ganham absolutamente nada, importante ou não:-)

    No Brasil, diria-se que o benfas é uma equipa muito "competente":compete, compete, compete, compete e compete, mas não ganha nada:-)

    ResponderEliminar
  14. No artigo anterior acabei por me esquecer de dizer o seguinte: acho que o comentário do adepto Miguel Monteiro retrata de modo bastante acertado o comportamento do adepto comum. Daí que me surpreenda que tenha caído mal no entender de alguns participantes... Revejo-me naquele comentário e até me fartei de rir. Os comentários que repudio veementemente são aqueles que põem em causa o mérito das conquistas do nosso clube para reforçar a avaliação negativa que fazem dos treinadores, e aqueles que manifestam o desejo de que a equipa perca para que os treinadores saiam...

    ResponderEliminar
  15. Caro Vila Pouca,

    Acho o balanço correcto. Espero sinceramente que no final da época estejamos aqui a festejar mais um titulo.

    Um abraço de boas festas em especial para todos os Portistas.

    F. Couto

    ResponderEliminar
  16. DVP, desculpe a correcção, mas 5 pontos (e 3º lugar no grupo) não é a pior pontuação de sempre do Porto na CL. Na 2ª época de António Oliveira, O Porto fez apenas 4 pontos e um 4º lugar e na época Co Adriaanse fez os mesmos 5 pontos e 4º lugar. Esta é portanto a 3ª pior participação de sempre do Porto na CL e não a pior de sempre. Não é que eu aprecie muito o actual treinador (tal como não apreciava o antecessor dele), mas o que é facto é que ele não foi o pior de sempre na CL ao serviço do FCP.

    ResponderEliminar
  17. OK, no tempo de Oliveira, segunda época, só fizemos quatro, é um erro meu.

    ResponderEliminar