quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O aprendiz de feiticeiro


Tem um ego e uma vaidade do tamanho do mundo, adora ver-se na televisão e ouvir a sua voz rouca na rádio. Todos os dias de manhã olha o espelho e pergunta: espelho meu, espelho meu, diz-me, há alguém melhor do eu? Como o espelho, obviamente não responde, ele conclui: quem cala consente, sou o maior! Esta figura que tudo que geriu, faliu - sim, é verdade!...-, chegou ao futebol e sem qualquer originalidade, inspirou-se em Vale e Azevedo e copiou a velha receita: se Portugal e a comunicação social portuguesa, são maioritariamente anti-portistas; como é preciso motivar e mobilizar o calimerismo para aumentar o número de sócios, vender mais gamebox e assinaturas do jornal; toca a disparar contra o F.C.Porto e o seu Presidente. Como fazer? Fácil, coloca-se semanalmente o jornal a falar do apito dourado - esquecendo o apito verde de 1999/2000; dos portistas no Conselho de Arbitragem ou na Comissão Arbitral Paritária - não é verdade, mas não faz mal, os fins justificam os meios; provoca-se o rival nortenho com manobras de próprias de garotada, não cumprindo os regulamentos e não disponibilizando os lugares de tribuna a que têm direito - se a Liga permite que se insultem árbitros, sem quaisquer consequências, vai lá querer saber se não se cumprem os regulamentos?; mandam-se umas bocas na direcção do Dragão e nisso o presidente tem de dar o exemplo, ser o primeiro, mas se for preciso mais, recorre-se a paineleiros, freteiros ou colunistas; e vai ser um ver se te avias. Os "3 milhões", rapidamente vão passar a "6 milhões"; as gamebox vão triplicar; o jornal vai ter um aumento de assinaturas imparável. Mas o aprendiz de feiticeiro enganou-se. Primeiro, contava com troco, não teve, teve o mais profundo desprezo. Segundo, a cassete já não vende como no passado, apesar de um ou outro manhoso, alguns freteiros com calo e sem calo no cu, lixeiras mais ou menos a céu aberto, fazerem tudo para ajudar nas vendas. E sendo assim, com quase tudo aquém do esperado, a figurinha já começa a passar a ideia que a recuperação financeira está em risco, vai ser difícil cumprir os objectivos... - há quem diga que é mais um grito de mobilização que outra coisa, mas não é, a situação é muito complicada. Aguardemos... Até ao Natal o jardim esteve florido e isso foi muito importante, mas se lá para a Primavera estiver murcho, aí, dizem as más línguas, se o BES deixar, o aprendiz de feiticeiro vai arranjar um qualquer pretexto e "vasar".

Neste momento ainda é tempo de citar apenas uma parte da célebre frase de Abraham Lincoln: "Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo...

PS 1 - No panfleto da queimada já é um clássico, ano novo, notícias velhas, o freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado, entrevista o presidente do Benfica. É entrar o ano em grande, a lamber traseiros e a marcar a linha de rumo... para quem ainda tivesse dúvidas.
Vieira trabalha para cumprir o sonho dos benfiquistas, um Benfica "made in" Benfica.
Pinto da Costa trabalha para cumprir o sonho dos portistas: títulos, muitos títulos!

PS 2 - Na capa do Rascord Cristiano Ronaldo:"Falta-me????!!!! ser campeão no Sporting"


Podíamos viver sem o jornalismo isento, equilibrado, com ética e deontologia com origem na travessa da queimada? Podíamos... mas não era a mesma coisa!!!

19 comentários:

  1. o panorama verde aqui traçado é muito negro. E logo agora, que eles até tinham mudado de imagem!
    -Mudado?
    -Sim, já não são lagartos. São sapos!
    -Sapos?
    - Pois são.Agora são lagartos inchados...

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP, os pasquis e quejandos
    continuam ao ATAQUE... - como aliás se espera... para nao haver surpresas! Sao IGUAIS a si mesmos!
    Nada de novo no ANO NOVO!!!
    A hipócrisia, o pedantismo e o acerbo, nao tem limites! Sao os mais, melhores, bons! Sao os
    lacráus debaixo da pedra e os lunáticos da galáxia que
    idealizaram! Sao tao grandes e
    omnipotentes que ninguém os ve, os ouve e lhes liga patavina!
    Sao "Made in Mouraria"... - onde
    mora o fidalgo do pó milagreiro
    e o visconde da triste figura! -
    reis e senhores das cloacas e das
    guitarradas, das touradas e dos
    aviários,dos "triatos",dos circos e das palhacadas...
    Sao os gabirús, que adoram levar
    nos cús e os paineleiros do costume!
    Eles bem querem e tentam emitar
    os do norte, mas falta-lhes a hombridade e a tolerancia. Nao
    sabem, nem querem perder... e por
    isso ficam a ver a banda passar!
    Valha-nos Deus, se a estupidez fosse música, havia farras e desfiles todo o ano! (Que o diga
    o Marques... o porcénio das marionetes!)
    DVP, eles nao mudam e jamais se
    curvam perante a nossa hegemonia,
    mesmo que os factos sejam factos, eles serao sempre os donos da
    bola!!!
    Isto quer dizer que TEMOS DE CONTINUAR A LUTAR e só dependemos de nós próprios. Há muito que perderam a vergonha, continuam a escarnecer e a deturpar o que nao conseguem provar!!!
    JÁ OS CONHECEMOS E GOSTAMOS DELES ASSIM... eles vao bradando... e
    nós enriquecendo o Museu!!!!!!

    VAMOS A ELES; ENQUANTO ESTAO QUENTINHOS!!!...

    ResponderEliminar
  3. se nos podíamos viver sem estas figurinhas? poder podíamos...mas não era a mesma coisa carago..abraço a todos

    ResponderEliminar
  4. A mim o que já me esta a meter impressão e nojo e as declarações desse pseudo jogador chamado defour que nao passa de um jogador vulgaríssimo que nao acrescenta nada a equipa,nao entendo como ainda nao ouve ninguem que o chamasse a atenção e o metesse no sítio dele,tivemos Moutinho,Maniche,Meireles,e muitos outros que o metiam no bolso completamente,e uma falta de respeito pelos colegas de profissão e pelo clube e adeptos,no contrato nao veio nenhuma clausula que o ia colocar a titular todos os jogos!o Porto se tiver a oportunidade que o venda e que vá buscar o anderssen ao man united que ao menos esse que vir e jogar no Porto e tem uma qualidade que esse belga nunca tera

    ResponderEliminar
  5. Caro Dragão Vila Pouca, é realmente lamentável o excessivo protagonismo de Bruno de Carvalho que não olha a palavras ou meios para atingir os seus fins, até um atestado de incapacidade já passou ao seu próprio pai e continua a tentar enganar alguns parolos com a sua conversa da treta.

    Quanto ao pasquim da queimada nada me espanta, pois essa amostra de papel não é dirigida com ética, nem seriedade e salvo um ou outro elemento só vagueiam por aquela redacção marmanjos ao serviço de uma pretensa rainha de Inglaterra que hoje até teve direito a capa.

    Abraço
    Castle Porto

    ResponderEliminar
  6. Hoje, n'O Jogo online, a prova de que o calimerismo é realmente contagioso: jefferson queixa-se de que a maioria dos árbitros não gosta do Sporting. Coitadinhos. Como é possível os árbitros não prestarem vassalagem ao clube dos viscondes? Até porque uns golos em fora-de-jogo do Montero, penaltis assinalados fora da área, expulsões que ficam por fazer e outros favores são claras manifestações de hostilidade. O que é preciso é assinalar vinte penaltis para ver se voltam a ser campeões. Quanto aos vermelhos, o ritual do costume, a entrevista isenta no órgão oficioso dos tristes. E nós? pronto, lá vamos ter de lutar para não descermos de divisão, a crer em tanto entusiasmo lisboeta. Ah, e o Defour? não há ninguém que queira esse gajo? senão é pô-lo uma temporada na equipa B, a ver se aprende e se dá valor ao clube onde está.

    ResponderEliminar
  7. Caro Vila Pouca,

    Em primeiro lugar desejo-lhe um excelente ano, sobretudo com muita saúde!

    Somos de facto o clube com mais "pinta" neste país atrasado e aos outros nada mais resta senão invejar-nos e berrar muito... Mas são já poucos os que os ouvem! SOMOS, DE LONGE, OS MAIORES!

    Um abraço,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  8. Caro Vila Pouca: para combater este jornalismo tendencioso, uma das formas, era através do Porto Canal com programas mais agressivos sobre desporto. Um bom ano para todos os Portistas e respetiva família...

    ResponderEliminar
  9. bonito, bonito foi ler no comunicado desse tal vale e azevedo verde que a reestruturação financeira do seu clube estava em risco por não estar a conseguir vender gameboxes. isto é mesmo para estúpidos engolirem.
    o sporting só tem hipotese se começar a vender jogadores a preços significativos de maneira regular. o PER apenas adiou a entrega do clube à banca por uns anos...

    ResponderEliminar
  10. Apareceu a margarida olê olê olá eh eh eh

    Quando vi a foto do flop vieira na capa d'a bosta, pensei que a manchete era: PAGUEI OS 17 MILHÕES DE EUROS QUE MAMEI AO ESTADO:-)

    Mas este ano é "made in benfas, como anos antes foi "seremos temidos em toda a europa", ou "se não tivermos 300 mil sócios, demito-me", ou ainda "vamos ser maiores que o real madrid".

    Dizem que "o pingo do i é letra" para bom entendedor, de modos que o "made in benfas" é mais um slogan para desviar atenções, o significa que praquelas bandas vai continuar o "vira o disco e toca o mesmo".
    É bom sinal.

    O lagartinho falante continua falante, cada vez mais falante, fal, fala, fala e fala à espera de troco... que nunca vem:-)

    Quaresma tá "fininho" pra quem ficou 6 meses parado, o bom futebol não se esquece é como andar de bicicleta, mas terá fôlego para 90 minutos?
    Mas ainda assim, é bem melhor que todos os estremos que lá estão...

    Gosto do DVP porque é ponderado, muito equilibrado nos seus posts, é nem 8 nem 80.
    Carlos Eduardo fez 2 bons jogos, já diziam que era o Deco, Fabiano faz um jogão já querem aposentar o Helton, e assim por diante.

    Carlos Eduardo e Fabiano tem muita margem de progressão, mas ainda tem que provar uma coisa muito importante, que se chama REGULARIDADE, que é o que separa o joio do trigo em equipas como o FCP.

    Irregular já bastou o Mariano Gonzalez e pra já, Varela tá de bom tamanho:-)

    Por isso, cautelas e caldo de galinha...

    ResponderEliminar
  11. Abraço Vila e a todos os portistas. Que este ano de 2014 seja de grande felicidade, desde logo com a conquista do tetra pelo mágico Porto.
    Dito isto, os calimeros estão de facto "on fire" como se costuma dizer e devo dizer que já tive umas boas risadas á custa do zpording. Senão vejamos:
    1- O zpording é o único clube que aposta na formação. Está a fazer o que os outros deviam com tremendos custos no presente e no futuro...Sem duvida!!! O zpording nem faz isso porque está falido (veja-se o apelo já preocupado do seu presidente com voz de belle dominique)e porque teve um perdão encapotado da banca. Se fosse um cidadão ou empresa anónima qualquer paga-se e mais nada. Mas com a aristocracia é de facto outra coisa...
    2- O zpording é sempre perseguido pelos árbitros. Sempre o foi aliás. Se assim não fosse seria o mais maior grande clube do mundo ultrapassando os orcs vermelhos...Ha que saudades do Góis Mota, do árbitro dito "chinês" (imagine-se se o nosso Porto fosse beneficiado num jogo e o árbitro desse jogo nos dias seguintes fosse com a equipa numa viagem pela China...Vila eu nem era nascido mas de certeza que te lembrarás deste episódio!!!)Isto sem falar de jogos adiados para que jogadores do zpording pudessem estar presentes. O Jefferson, esse amigo que se deixa controlar por gases nas conferências de imprensa, já veio dizer que os árbitros não gostam do zpording. Eu sei porquê! Pagam pouco, muito pouco. É que 2000 euros em cheque depositados numa conta nos tempos que correm não é nada. Mas esperem...Isto aconteceu há 40 anos??? Não, foi no ano passado e nada aconteceu. Foi tudo arquivado, são tudo bons rapazes, o ex pj que o terá feito e também mandado espiar jogadores e dirigentes é boa pessoa. Se isto sucedesse com o nosso Porto, alguém sabe o que se passaria?!? Por conversas telefónicas que nada provaram fomos prejudicados em 6 pontos e 2 anos de suspensão para o nosso grande presidente. Eles...nada!!!
    3- O zpording, como o Sport Lisboa (dadas as confusões na data de fundação é melhor escolher esta designação)são os únicos clubes nacionais. O Porto é um clube pequeno, regional e sem dimensão. Ha como gosto de ouvir isto. Já aqui o defendi que só nos dá força e prova que a nossa idiossincrasia não é de facto conhecida pelos nossos rivais, mais uma razão de muitas derrotas e humilhações. O FC Porto é de facto um clube bairrista, regionalista assumido. Somos e com muito orgulho o Clube da cidade do Porto, o clube do Norte. Isso não impede contudo de sermos nacionais e de longe o mais internacional dos clubes portugueses. Uma coisa não "mata" a outra. Clubes cidade, clubes região são aliás os mais bem sucedidos: Barcelona, o clube de Barcelona e da Catalunha. É por isso clube pequeno??? Bayern de Munique, o clube de Munique e da Baviera. Pequeno???

    Em jeito de conclusão, acho piada, apenas e só, a este calimerismo mais recente. Serve para encher jornais e egos anti Porto. Que assim continuem.

    SOMOS GRANDES, SOMOS PORTO!!!

    ResponderEliminar
  12. Boa, Vila Pouca, o "post" está muito bom!

    O Bruno o que queria era protagonismo à custa do Presidente do FC Porto, mas enganou-se pois o grande timoneiro deixou-o a falar sozinho.
    Mas é curioso ver como os adeptos verdes andam empolgados...! Como se o Bruno tivesse descoberto a banha da cobra, e desse garantias de sucesso!
    Já há quem diga que o fulano pretende ser uma espécie de Pinto da Costa quando este chegou ao futebol(A.O.). Claro que pensar assim é asneira, principalmente porque o tal aprendiz não tem nem uma décima parte da qualidade intelectual do Jorge Nuno e muito menos o seu espírito mordaz, a sua capacidade de ironizar. Na minha opinião:nem a uma imitação "rasca" consegue chegar...

    AM

    http://www.dragaoatento.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Como convém descentralizar, a minha nota sobre o Jefferson está no facebook...

    Diz o seguinte, com foto:
    «Primeiro, poucos dias, estranha-se, depois entranha-se. O calimerismo é do camandro!»

    ResponderEliminar
  14. Para alguma coisa este Bruno de Carvalho é apelidado e comparado ao Vale e Azevedo, este é uma versao 2.0 (ediçao lagarto)e os sinais estao todos lá , os tiques e o "savoir Faire" ,basta falar mal do presidente do FCP ou falar dos arbitros para ter tempo de antena , e a lagartagem está toda em palvorosa e em extase com o seu presidente , é verdade que eles estao em primeiro empatados com o FCP e com os lampioes , mas eles nao estao nas competiçoes europeias esta temporada e sairam da taça de Portugal logo na segunda eliminatória , de qualquer maneira este presidente é o novo messias para a lagartagem ( Vale e Azevedo também o era na luz quando chegou ... )Quanto ao Delgado o "lambe traseiros" nada de novo , é o seu trabalho , lamber e dar graxa ao patrao .

    ResponderEliminar
  15. Num dos jogos da CL o defour entrou a substituir um colega. A primeira coisa que fez foi receber a bola a meio campo, com espaço livre à sua frente para avançar no terreno e passar a bola a um dos colegas mais adiantados, em vez disso passou a bola lá para trás e foi ele a correr lá para a frente. O FCP estava a perder, daí que fiquei perplexo com o entendimento que este jogador tem do papel que um médio deve desempenhar...
    " quem é que ele acha, no seu entender, que deve sair para que possa mostrar o seu brilho ofuscante?".

    ResponderEliminar
  16. ESTE POST DEVE SER LIDO POR TODOS OS PORTISTAS E AMANTES DO DESPORTO.

    Ele traduz aquilo que todos sabem,
    mas que alguns ignoram!!!

    O nosso Presidente já disse o que tinha a dizer e o DVP, ao longo do ano, faz alusao à perseguicao que
    nos movem... brincando com a nossa dignidade e a do Clube!
    Quem nao tem vergonha nem postura,
    age como um animal selvagem e
    rasteja como as serpentes.

    Em suma, nada de nova na moirama,
    os circos continuam lá e os palhacos sao os mesmos.

    Nós no Norte nao temos Arenas,
    mas adoramos pegar os "touros"
    pelos cornos!

    Enfim, continuem a entreter e a
    ludibriar os vossos lacaios...
    pois nao sabem fazer outra coisa!

    ResponderEliminar
  17. Caros Portistas,

    Entrámos em 2014 e que seja um excelente ano para todos os Portistas a todos os níveis.
    No futebol começa o ano como sempre, os pasquins a darem palha aos burros e sigua que é o que eles gostam.
    Quanto ao nosso Porto o Defour que fale menos e jogue mais, o Quaresma essa jovem promessa e grande jogador que com o mourinho a treinador foi considerado o bidom d`ouro em Itália vem para a reforma dourada com um contrato de 2 anos e meio fantástico, somos um clube rico, no worries!! continuamos com o mesmo treinador bestial, fantástico, maravilhos..
    Quanto ao burro carvalho o melhor é deixá-lo a falar sozinho como até agora.
    Agora pensem bem nisto, se tivessemos cumprido com o nosso dever o que seria dos pasquins a esta hora??, dos burros carvalhos e dos orelhas??, sim o que eles teriam de inventar para justificar o injustificável valha-lhes a nossa incompetência se não coitados...
    Fui hoje ao museu e só lhes digo uma coisa, vale mesmo a pena ir visitá-lo é uma coisa maravilhosa e que merece mesmo ser visitado por qualquer adepto de futebol, a nós Portistas enche-nos de orgulho ter um museu deste nível, é brutal!

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  18. Parece que Abdoulaye vai ser repatriado em janeiro.

    Já agora, que tal uma 2ª chance a Walter, já que é NOSSO JOGADOR e fez quase 50 golos (48 salvo erro) em duas épocas no Brasil?

    ResponderEliminar
  19. O objectivo do presidente do sporting é colocar o seu clube no lugar onde está o FCP, isto é, no topo do futebol e do desporto português. E para ele tudo é válido para derrubar o FCP! É um indivíduo que se deve ter sempre debaixo de olho, mas isso não quer dizer que se deva dar troco sempre que ele abra a boca e desate a disparar atoardas. Acho que o silêncio é a melhor resposta, mas claro, sempre atento às movimentações da “besta”!

    LIMPADOR

    ResponderEliminar