domingo, 19 de fevereiro de 2017

Lisboa: menina e moça? Ou velha e caduca? Por Felisberto Costa


Lisboa é a capital do nosso país.
Situada numa zona de imensa beleza, com o estuário do Tejo a entrar preguiçosamente mar adentro, a capital portuguesa tornou-se num rainha-má. Não admite que possa haver cidades tão ou mais belas que ela! E como tal, Lisboa distribui maçãs envenenadas a torto e a direito ao resto do país, sendo o Porto a sua Branca-de-Neve preferida.
Deixando de lado a vertente político-social, pois isto é um post de um portista sobre o F.C. PORTO, para portistas em geral e alguns submarinos que entopem a Lipor, e concentrando as nossas atenções na modalidade rainha que é o futebol, Lisboa, representada ao alto nível pelos dois clubes da 2ª Circular, e bem publicitada por uma imprensa falada, escrita e digital bem organizada, bem montada, que faz de Goebbels, um amador, estes 2 clubes só por si representam à escala nacional, 9 milhões de portugueses. O milhão restante é a dividir pelas 33 equipas profissionais que disputam as 2 Ligas profissionais. O que dá a linda e poética média de 30 mil adeptos por clube! Ah! Pois! Eles contam que os portugueses são mestres na arte de adorar dois clubes em simultâneo! Pelo que a média sobe ligeiramente para todos os clubes, excepto para o F.C. PORTO! Coitados de nós! Ainda vamos receber um subsídio estatal por nos considerarem uma raça em vias de extinção!

Mas os devaneios de Lisboa não se ficam por aqui. Toda uma primeira volta, o clube dos 6 milhões foi levado escandalosamente ao colinho, e dando de barato os dois últimos campeonatos ganhos, onde também tivemos imensas culpas no cartório, gerando uma onda de revolta e nojo (sim, nojo!) de quem gosta mesmo de futebol. Foi o FC PORTO a ter que pedir uma reunião extra ao Conselho de Arbitragem para denunciar todas as alarvidades que os árbitros cometiam todas as semanas. E como não poderia deixar de ser foi um clube de Lisboa, que ficou com a fama de ser ele o responsável por essa onda de indignação. Já estamos habituados, portanto nada que não nos surpreenda. Como não nos surpreende, que o Sporting jamais foi o rival do clube 6 milhões! Não!! O único é o F.C. PORTO! Nós é que somos o inimigo a abater! Nós é que somos corruptos com fruta e chocolate, quando um simples voucher que é bem mais caro e atractivo que uma ida ás meninas, e esse presente é extensível a todos os árbitros sem excepção, enquanto com a fruta, não estou a ver árbitros casados e pais de família a escorregarem em cascas de banana, não passa de uma simples recordação!
A entrevista do Coroado ao jornalista do Observador (o único jornal digital onde consigo passar os meus olhos sem me indignar!), passou a 200 milhas oeste ao lado da imprensa lisboeta! Se fosse o F.C. PORTO…
As tradicionais esperas e invasões no Seixal, coisa que estou esperançado que em breve aconteçam, são tratadas em letras miudinhas, estilo contratos de seguro! No FC PORTO 2 tipos ameaçam o Soares Dias, e foi a claque dos Super Dragões em peso, a ser escarrapachada nas manchetes dos diários lisboetas!!!
E como a arrogância não conhece pudor, um orgão intoxicante de informação, exige do estado que o Ronaldo, perdão, que o Madureira, seja julgado por um microfone. Como é chão que jamais dará uvas, esse orgão agora vai perseguir, esmiuçar, chafurdar (coisa que são especialistas!), na vida intima do Super Dragão! Vá lá, ao menos o Sócrates já não estará só em manchetes desse pasquim!
Lisboa adora ser arrogante com os humildes. E torna-se tão pequenina, tão insignificante com os grandes!
Lisboa adora chamar Norte a quem é acima do Mondego, mas não tolera que lhes chamem sulistas!

Agora que vamos coladinhos a eles, e á hora que escrevo até vamos á frente, ainda que á condição, Lisboa perdeu as estribeiras, mandou á malvas o seu triste humor (#aculpaédobenfica#), e já histericamente pede reuniões de urgência ao mesmo conselho de arbitragem que semanalmente lhe presta vassalagem!
É de loucos? Não é Portugal no seu melhor!
É hora de estarmos unidos! É hora de estarmos atentos! É hora de apoiarmos os nossos! É hora de acabarmos com a treta de que NES não é treinador para nós! É hora de acabar com o estigma de quanto custam os nossos jogadores! Será Lisboa a fazer trinta por uma linha esse papel!
Neste momento andam 6 milhões de indivíduos com dores de cabeça. Neste momento é que faziam falta os vouchers, carago! Então, os gajos que nem 30 mil são estão á nossa frente! Com um bocadinho de jeito o filme “300” será proibido em Lisboa!
Há pânico no galinheiro!

Apetecia-me escrever sobre futebol. Apetecia-me escrever sobre o nosso FC PORTO. Mas este triste e patológico ódio a quem não é de Lisboa, leva-me a isso. Não admito que dois factos iguais, se tornem em duas verdades diferentes!
Apenas termino dizendo que ao falar em Lisboa, é claro e cristalino que não me refiro a todos os alfacinhas! Apenas e só aos arrivistas que lá desembarcaram com ou sem mala de cartão, e ficaram quais bois a olhar para um palácio! A estes migrantes que se transformaram em lisboetas mais lisboetas que um lisboeta original! Sobretudo a miseráveis portuenses que trocaram a cidade e o clube natal, por um tacho na capital!
Mas a esses ainda bem que migraram para lá. Afinal não é o Porto o destino mais escolhido pelos… estrangeiros!?

30 comentários:

  1. Pois é, em Portugal só existe Lisboa o resto em paisagem! Pior do que são as pessoas aqui da zona Norte que vão nessa onda centralista!

    ResponderEliminar
  2. "Há pânico no galinheiro"
    Brilhante!
    A partir de agora todos os portistas deveriam utilizar nas redes sociais
    #hapaniconogalinheiro

    ResponderEliminar
  3. Silvestre

    Boa noite Sr.Felisberto Costa, enquanto os lampiões andavam sossegados na frente do campeonato e o FC Porto estava algo intermitente devido entre diversos factores ao nojento condicionamento arbitral que semana após semana sofria tudo era uma maravilha,no entanto o FC Porto começou a ser mais consistente,mesmo defrontando dentro das quatro linhas por vezes duas equipas,isto enquanto os lampiões nervosos iam escorregando e as coisas azedaram,os lampiões a tremer já requerem uma insólita reunião de emergência ao Conselho de Arbitragem,onde certamente vão chorar baba e ranho no intuito de condicionar a competição,bem como para obter os favores de João Capela e amigos, isto suportados por uma comunicação social tendenciosa que lhes dá cobertura e tenta denegrir ou minorizar o FC Porto.

    Depois é óbvio que os Vouchers são uma fonte de coação arbitral incomparável e nojenta que os lampiões usaram ou usam em seu benefício, pois querem ganhar a qualquer preço, isso é cristalino e deveria ser objecto de uma intervenção tanto do Ministério Público como da Polícia Judiciária.

    Finalmente é lamentável a forma como o CM farta-se de inventar, provocar e invadir a vida privada das pessoas,sem ética ou vergonha, agora o alvo é Fernando Madureira, tudo com uma clara agenda que é atingir o FC Porto,o microfone é apenas um pretexto, dado que nada fizeram a Ronaldo quando este atirou um para o rio, portanto convém estarmos atentos e defender o nosso clube destes reles ataques,por outro lado é inacreditável como foram ignoradas as ameaças de morte que Jorge Coroado denunciou numa entrevista ao Observador, quiçá por as mesmas serem incómodas e comprovarem os métodos de intimidação promovidos por adeptos lampiões, enfim tal facto só comprova a tendenciosa comunicação social que nos rodeia que tem entre a mesma diversos prostitutos ao serviço dos lampiões,ora perante tais adversidades vamos nos manter unidos e lutar em prol do FC Porto com tenacidade e prespicazia.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  4. É difícil não desanimar ao ver constantemente estas exibições do Benfica, juntamente com o seu apático é inútil treinador serem coroadas com vitórias injustas. (Porto (para eles foi como vitória), Sporting, Braga, Borussia). E depois na querendo fazer uma caça ás bruxas Jorge Simao é muito infeliz nos jogos com a equipa a equipa encarnada. Enquanto treinador do chaves esteve empatado até ao minuto 70, mas as suas substituições tentando colocar a sua equipa mais ofensiva desiquilibrou o jogo a favor do benfica. Hoje todas as suas substituições pioraram a equipa do braga, sendo que nas 2 ultimas fez entrar 2 jogadores com pouquíssimos minutos de jogo efectuados até hoje (irei estar atento aos minutos de jogo destes mesmos jogadores nas próximas jornadas. Por fim Marafona, eu sei que todos não temos dias bons e maus mas porra, toda gente se lembra da sua exibição no dragão, até um pênalti defendeu. Hoje acumulou erros atras de erros, sendo que, o golo encarnado não é da sua responsabilidade mas também não é uma bola indefensável.
    Alexandre F.

    ResponderEliminar
  5. Pessoal,
    Na proxima jornada eles vão perder pontos, eu ja tinha dito que eles ganhariam na pedreira.......os melhores do braga são os que vieram do chaves!!! Mas agora digo que na proxima jornada o porto irá assumir a liderança se ganhar no bessa fica aqui o meu palpite.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. http://observador.pt/2017/02/16/o-bourdain-a-vinda-do-porto-nao-queres-passar-em-lisboa/

    como os gajos são. Não podem ver nada, há que acartar para lisboa.

    ResponderEliminar
  7. Caro VP,
    Não conheço pessoalmente o Rodolfo Reis. Hoje fiquei a saber que ele é mais um chulo da TV. Não defender as imagens que provam o penalty... Repito, é um palhaço . Ao contrario o Bernardino é unico e melhor só o soudoso Poncio. Abraço e viva o FCPorto.

    ResponderEliminar
  8. Alguém ouviu a linha avançada? Este José Nunes e do mais nojento que existe..já me deixou mal disposto e o dia nem começou..e parabéns pela crónica Felisberto

    ResponderEliminar
  9. Caros Portistas,

    Ontem os carneiros corruptos encornados lá ganharam com o mijo do costume, nada que não estivesse à espera, depois ter visto o Salvador de braço dado com o orelhas horas antes do jogo, está tudo bem e dito.
    Os carneiros corruptos encornados nem ganhar sabem pois já circulam por aí imagens na net dos fdp a atirarem cadeiras aos adeptos do Braga, inclusive atigiram uma criança de 5 anos que foi parar ao hospital, veremos se os fdp da CS vão falar ou dizer alguma coisa sobre mais esta pouuca vergonha.
    Nós continuamos na mesma a depender só de nós ou seja se ganharmos os nossos jogos todos festejaremos em Maio.
    A minha equipa para 4ª feira com a Juventus é esta:
    Casillas, Maxi, Marcano, Filipe, Alex, Danilo, AA, Oliver, Brahimi, AS e Tiquinho, assim sem medo, quem descaía para a direita é o AA para fechar as subidas do Alexandro, até os comemos!!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  10. https://www.facebook.com/joao.c.jota/videos/10212543889217242/

    ResponderEliminar
  11. Resultado claramente combinado ou então o azeiteiro do treinador do Braga é Kamikaze. Quero ver se jogam assim contra nós.

    Rodolfo é um vendido. Bernardino o último verdadeiro Portista a defender-nos nas televisões do regime.

    Quanto a Lisboa é como diz, com tanto nortenho apátrida que por aí anda, nem precisam de Sulistas.

    ResponderEliminar
  12. Ainda festejaremos,
    Nada que eu cá não espere
    Daremos à carneiragem a
    Raça que o Porto quer.
    Ainda festejaremos
    De azul é nossa esperança
    E esta nossa época
    Só será uma lembrança.

    Merecemos ganhar
    E fazemos para isso,
    Raiva portista incontida
    Desde o mafarrico Orelhas
    Ao horrível Chouriço.

    Cumprimentos, Eduardo, Porto sempre

    ResponderEliminar
  13. Vou-me repetir aqui no Blog, mas os piores de lisboa, são os que vêm de fora, sobretudo os que chegam do Porto!!!
    Pior ainda, os que cá estão, mas gostariam de lá estar... ainda mais fundamentalistas, em relação ao centralismo.

    ResponderEliminar
  14. Regionalizaçao ?!

    Descentralizaçao ?!

    "ELES" nao querem NADA.

    Sao os "Donos disto Tudo" ?

    Ler:

    https://renovaroporto.blogspot.pt/2017/02/a-reforma-que-nao-existe-iii.html

    ResponderEliminar
  15. Caro DVP. Eu sou alfacinha. Nasci em Lisboa, como podia ter nascido no Porto ou em Santa Maria nos Açores. O meu falecido pai era controlador aéreo e corria tudo o que era aeroportos em Portugal e não só. Vivi em Pedras Rubras. Vivi em Santa Maria. Vivi em Lisboa. Vivo em Lagos. Passei alguns anos nos EUA. E gosto, mas gosto muito de todos os sítios onde vivi. Cada sitio com o seu encanto, as suas gentes, a sua história, a sua cultura. Da minha parte neste Portugal com área geográfica tão pequena Porto e Lisboa são cidades lindas. Geograficamente uma fica a norte e outra no centro. Nunca chamei nomes a quem como eu vive e trabalha neste lindo país. Não sou mouro. Não gosto. Sou português. Não sou inimigo do Porto só porque lá existe um dos grandes clubes portugueses e europeus. Este clube para mim é um adversário na vertente desportiva. A vida e sempre o disse tem coisas e assuntos muito, mas muito mais importantes que um jogo de futebol uma ou duas vezes por semana. O futebol ( para mim) é um espetáculo e só isso. Como os outros desportos dos quais gosto. Portanto quem perde tempo a ofender e denegrir os outros, passa-me ao lado. Não sou encornado nem FDP , nem carneiro nem mouro. Sou um simples cidadão deste país que sem qualquer explicação lógica é do Benfica. Como sempre desejo que o seu clube ganhe à Juventus. E que se possível passe aos quartos de final. Lembrar que na época 2017/2018 só o campeão vai à Champions. E o 2º classificado disputa a 3ª pré eliminatória. E este lugar pode calhar a qualquer um dos grandes.
    Cumprimentos. Carlos Moura - Lagos

    ResponderEliminar
  16. Sinto repulsão por toda essa malta que representam o nosso clube, só lá estão para por achas na fogueira. Tem memória curta da altura,com a camisola azul e branca vestids,o enxoval que era? Fonix,será que essa gente não tem amor próprio e amor pelo clube! O clube só serve para ter tacho nos canais de prostituição. Cada vez tenho mais nojo deste estado de sítio.

    ResponderEliminar
  17. Quando de manhã entram no vosso carro e ligam a Rádio, que Rádio escutam? Uma se Lisboa não é?
    Quando estão em casa e ligam a TV, que canal vêem? Um se Lisboa não é,?
    Quando consultam um jornal, site na net é de Lisboa não é,?
    Então se no Porto apenas há comunicação social de Lisboa, excepto parte do JN e O Jogo, acham estranho que só ouçam merda?
    Eu estou todas as semanas em Lisboa e ser tratado pelo tipo do Norte, uma vez que em Lisboa nunca dizem os nomes das cidades, mas limitam tudo a Norte, Alentejo e Algarve, é de ficar doido com a forma como o Porto é tratado. Se no Porto não tivermos TV, Rádio e sites noticiosos jamais iremos respirar. Mas a culpa é vossa de todos aqueles que de manhã ligam a Rádio na Comercial, Antena 1, TSF, RR Ffm, sim, M80, Cidade, Vodafone, Mega etc.. Tudo lisboetas. Se nos por cá damos os alvarás das rádios do Porto eles, queixam se de que? Se temos um Rudolfo que na SIC ontem disse que o Porto foi beneficiado, para quê falarmos mal de Lisboa, se aqueles que viajam para Lisboa nos encavam!!
    Esse José Nunes da Antena 1 e Antena 3 é uma nódoa, mas há quem o ouça..Ha portistas que adoram ser enrrabados pelas rádios de Lisboa, pois só as ouvem. Porque ninguém ajuda a Rádio Portuense? Eles bem querem arranjar patrocínios, mas ninguém lhe dá. Se no Porto não ajudamos quem é da cidade pois apenas escutamos a merda de Lisboa, queixam se de quê?
    José Carlos - Rio Tinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Carlos tem toda a razão, eu infelizmente não vivo e não ouço rádio portuenses mas sou de Viseu e sintonizo RCI e mais nada. Em casa vejo Porto canal e canais de cinema e canais estrangeiros. Se toda a nação portista fosse nessa onda as consequências seriam positivas, não tenho a mínima dúvida. Quem têm a barriga cheia tiramos -lhe o pão.

      Eliminar
  18. Carlos Moura, eu também já fui assim. Por exemplo, não era anti-benfiquista, tornei-me e as razões são conhecidas.
    Lisboa é uma cidade bonita, o problema é muita das suas gentes, cheias de complexos de superioridade e que olham para o resto do país como se fosse gente menor. Já tive exemplos de lisboetas que no final de umas férias aqui, confessavam que não sabiam que o Porto era assim, os portuenses gente tão simpática, tão disponível e tão agradável. Quem lhes fez a cabeça? Quem tenta passar diariamente mensagens que no FCP só ganhamos à custa de jogadas sujas, mesmo quando tínhamos a melhor equipa da europa, vencemos a Taça UEFA e a Champions?
    Se todos os benfiquistas fossem assim, certamente que nos entenderíamos bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Vila, eu tb desde uma serie de anos que me tornei anti-fifica, porque esses gajos conseguem ser do mais nojento que pode haver. São hipócritas falsos mentiroso e a campanha que teem andado a fazer ultimamente é de uma baixeza brutal. Por exemplo era reconhecido ate por eles no fim da 1a volta que estávamos a ser prejudicados e o Sporting beneficiado, eles? Coitados... São sempre umas vitimas.
      Desde que o Sporting passou a 3o. Somos nos os beneficiados e como sempre.... Eles as vitimas. Sofrem de uma psicose paranoica profunda.... Ou.... Simplesmente a estratégia para pressionar deles... Aquilo que nos imputam a nós. Os 2 adeptos nossos ameaçam um arbitro é corrupção a mando do pdc. Eles partem dentes a um arbitro é apertam o pescoço ao fiscal de linha em direto, é merecido. Eles são fanáticos facciosos, tendecisos, mentiroso. Os superdragoes é do pior mas a claque ilegal que traficava drogas e armas e a deles. Ainda ontem foi o que se viu, mas ninguém fala.... Olha se fossem os superdragoes.... O escândalo que não seria.
      O jogo do Tondela,para mim, a falta... Soares ia em corrida o jogador do Tondela sem bola deixou-se ficar à frente... Ate recua um passo=obstrução. O pênalti há imagens que provam que foi bem marcado, existiu, mas foi um escândalo... Ontem o Sálvio sentiu o toque deixaste cair... Foi roubado, alias contabilizam eles nada mais nada menos que 4 pênaltis. 44444444 veja-se la. Foram roubadinhos dizem eles. São nojentos esses tipos.... Os lampiões.claro que nem todos são assim mas grande parte... E ainda contam com personagens execráveis como o anão, e o balofo guerra... É impossível não começar odiar esse antro de doentes mentais. Asqueirosos.

      Eliminar
  19. Confudir lisboa com benfiquistas, ou benfiquistas com a entidade que já foi ministro e hoje "comenta" na Tv, é um exagero.

    Confudir os adeptos do Porto com o "Macaco" (ja agora alguém que lhe dê um apelido menos abjecto) e os adeptos do Benfica com RGS, ou do Sporting com Bruno de Carvalho é também em si um exagero e revela má-fé. (e ao reler isto, o menos mau até é o "Macaco", quem diria, um até foi ministro).Bem, afinal tivemos um ministro palhaço...
    Ha uma tentação de confundir a árvore com a floresta que deve ser evitada.

    Nao tenho nada contra lisboa, pelo contrario, aprendi a adorar a cidade na idade adulta, mas tenho muito contra um centralismo miseravel de alguns (que parece andam no turismo de portugal hoje...) e vivem de tentar esmifrar o resto do pais (e o porto sofre menos comparado com o interior)

    Já contra o clube do regime...final SLB-psv, um amigo tapa os olhos, eu a torcer...veloso falha o penaltie, e eu fico num extanse interior dos meus 8 anos a ver o povo no cafe em desespero. meio envergonhado por me sentir assim. desde entao espero que percam todos os jogos em todos os desportos. mas sem eles isto nao tinha muita piada (os verdes nao servem para nada)

    ResponderEliminar
  20. A capital CONCENTRA todos os poderes e tira daí enormes vantagens mesmo a nivel desportivo.

    E quem tem o Poder nao quer abrir mao dele e assim somos provavelmente na Europa, o país Mais Centralista.

    Consequencias: Sao Muitas. Dou o exemplo dos FUNDOS EUROPEUS....
    Mas há MUITO, MUITO Mais. A desertificaçao do Interior . E claro assuntos como o Aeroporto do Porto, o terminal de Leixoes, O comboio Porto/Vigo etc, etc.

    E como é tudo decidido a 300 Km do PORTO, a RYANAIR esteve quase a desistir,( chegou ameacar) duma plataforma vooos Low Cost no Aeroporto do Porto, pois os SENHORES da Capital demoraram ANOS a decidir uma coisa obvia...

    E graças a Ryanair e ao entao Presidente Associaçao Comercial do Porto, Rui Moreira o Turismo a Norte hoje é o que é.

    ATÉ OS mIRÓ LHES METEU CONFUSAO MESMO TENDO LÁ tudo.

    ResponderEliminar
  21. Porque será que na rádio os opinadores vermelhos da 2ª Circular, são sempre gente como António Figueiredo, que foi dirigente sob o reinado de Vale e Azevedo, mas que se atreve a falar em "apito dourado", e o xéxé Gaspar Ramos, fulano com uma história de bastidores que daria uma best-seller?

    Carlos Moura. Foi o seu clube que na inveja mesquinha (e se calhar tipicamente portuguesa, não sei!) de ter que dividir hegemonias com o FC PORTO, tudo fez, para nos achincalhar o nome, a honra e a hospitalidade dos portistas! Desde o consulado de Vale e Azevedo, que por uma questão de principios me recuso a dizer, a mencionar, a escrever o nome do seu clube! E sabe porquê? Por respeito á sua intituição que tem gente que nada vale, ou que para eles vale tudo!
    Porque é surreal( onde é que já ouvi isto?), que a Norte do Mondego, haja um antro de corrupção, e a Sul seja o paraíso na Terra!
    E como diz e muitissimo bem, o meu colega de equipa, José Carlos, vocês tratam-nos como sendo do Norte, do Alentejo, do Algarve, enfim... por aí fora, mas se eu lhe chamar sulista, ficam mais ofendidos que uma virgem numa prisão de condenados perpétuos!!!
    Ainda agora no Tondela, há o penalti "subtraído" pela Sport TV (Joaquim Oliveira é mais um "parolo" vendido á capital!), e que o Figueiredo na "Bola Branca" de hoje, com todo o cinismo deste mundo se atreve a dizer que é o regresso do "apito dourado"! Como se o Jonas, o Sálvio, o Pizzi e o Samaris, fossem todos "bons rapazes"!
    E depois, não estou de acordo em dizer que o país é pequeno. Pergunte ao Scolari!

    ResponderEliminar
  22. Radios que ouço no Grande Porto:

    Radio Nova e Radio 5 (futebol)

    ResponderEliminar
  23. Até um panfleto miserável ( seja online ou papel ) consegue, mesmo que raramente, ter artigos ou entrevistas interessantes.. Concordo com a generalidade da sua crónica como de costume mas tenho de lhe dizer que o observador não passa de um blog de propaganda politica.. e eles lá no observador sabem muito bem da grande massa de pessoas que grassa no Norte da mesma cor politica do dito blog.

    ResponderEliminar


  24. História do jogo;
    Braga andou entretido com a "menina" durante quase toda a noite, esteve quase a conseguir levar a mesma mas não foi contundente e continuou a fazer cócegas à coisa, até que às 5 h da manhã, apareceu outro homem que pegou na menina e a fuzilou no WC.
    Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

    E esta hum…hum?

    ResponderEliminar
  25. "O Benfica ganhou no dia em que pior o vi jogar. Parecia um clube da distrital a jogar contra o Benfica de Dortmund: um embaraço técnico táctico, inepto como um clube amador. E, ainda assim, ganhou. E ganhou como? Com uma grande vaca. Ontem vi o Braga-Benfica na televisão. Outra grande vaca. A mesma vaca, a Vaca Vitória. Vi o jogo em alta definição e, posso estar enganado, mas pareceu-me que o Mitroglou, depois de marcar, tinha bigodes de leite, e escorria-lhe um pingo branco pelo canto da boca.

    É altura do Benfica e dos benfiquistas abraçarem a Vaca Vitória como mascote. Para além da Águia Vitória, que durante a semana treina na Luz o voo que entusiasma os adeptos ao domingo (e na sexta, e no sábado, e na segunda, ou na terça e na quarta), o clube devia acrescentar uma nova mascote. Uma vaca leiteira que durante a semana pastaria no relvado. Uma vaca branca de manchas avermelhadas: uma granda vaca. E devia fazer merchandising: peluches, pijamas para os pequenos benfiquistas, balões. A sorte devia ser (porque é) um território do Benfica."

    AL

    ResponderEliminar
  26. Numa entrevista dada ao Observador, Jorge Coroado confessou ter sido coagido por Gaspar Ramos (vice-presidente do benfica) e por outros adeptos em mais do que uma situação.

    Num benfica – Torreeense

    [Observador] Benfica-Torreense. O que lhe diz este jogo?
    [Jorge Coroado] Na Luz. O Torreense, que faz aí a sua última época na 1.ª divisão, era treinado pelo Manuel Cajuda. E onde errei foi não ter assinalado um penálti contra o Benfica, por falta do Neno. O próprio confirmou-me anos depois. Fez falta sobre um brasileiro chamado Bigu.

    [Observador] E mais, e mais?
    [Jorge Coroado] Zero-zero e expulsei Paulo Sousa, na primeira parte, por falta. Depois, já no fim, o César Brito, por palavras, e o Pacheco, também por palavras. Aliás, a história do Pacheco tem piada.

    [Observador] Então?
    [Jorge Coroado] O Mozer é que me contou, depois confrontei o Pacheco e ele confirmou-me. Ao minuto 90, há um lance na área do Torreense, gera-se uma confusão e é daí que sai o vermelho para o César Brito, por palavras. O Pacheco, que até nem estava ali, veio a correr na minha direção e disse-me na cara, neste português, ‘meu filho da puta, não tens colhões para me mostrar o vermelho’. Ainda ele não tinha terminado a frase e já lhe estava a exibir o vermelho, não por palavras, porque como lhe digo nem ouvi o que ele me disse, a forma de se dirigir a mim é que foi insultuosa e merecedora de expulsão. Conta o Mozer, e depois o Pacheco, que quando mostrei o vermelho, o Pacheco desabafou ‘tens mesmo colhões!’ Há mais, atenção.

    [Observador] Uyyyyy…
    [Jorge Coroado] No final do jogo, o Gaspar Ramos convidou-me para ir à sala de imprensa e aceitei. Cheguei lá e não havia nem um jornalista, só sócios do Benfica. Saí logo, claro.

    Sobre o benfica – Sporting de 1995

    [Observador] Como saiu da Luz nesse dia?
    [Jorge Coroado] Pelo outro lado.

    [Observador] E depois?
    [Jorge Coroado] Na cabina do árbitro, o Gaspar Ramos [dirigente do Benfica] estava muito nervoso e incontrolável. Pedi-lhe então que se retirasse. É verdade que aquela casa [Estádio da Luz] era dele, e ele até era delegado ao jogo, pelo que podia estar ali mas não naquele estado, mas aquele espaço era meu.

    [Observador] A verdade é que a FPF instaurou-lhe um processo?
    [Jorge Coroado] Já lhe disse que foi kafkiano, não já?

    [Observador] Então?
    [Jorge Coroado] Mal entrei na sala para depor, o relator do processo [Sampaio Nora, do Conselho de Justiça da FPF, pertencente à lista de Vale e Azevedo para as presidenciais do Benfica uns anos depois] disse-me para estar tranquilo porque não gostava de mim.

    [Observador] Arrumado? Sei de uns episódios estranhos por conta do vermelho ao Caniggia.
    [Jorge Coroado] Nada de especial. Fui ameaçado de morte com uma pistola e depois com uma faca, à porta do meu emprego, ali na José Malhoa.

    [Observador] O quê?
    [Jorge Coroado] De manhãzinha, ainda antes da 8h30. Foram pequenos-almoços diferentes. Eram adeptos de cabeça perdida que queriam fazer justiça com as próprias mãos. O da pistola só me queria assustar, o da faca do mato tentou atingir-me só que falhou o alvo e estragou-me o casaco. A sorte dele é que conseguiu fugir. O azar é que lhe fiquei com faca.

    Tirem as vossas conclusões…

    ResponderEliminar
  27. Amonimo:
    Infelizmente, no Porto apenas temos duas rádios, a Nova e a Festival, mas nenhuma delas relata o Porto. A 5 só relata o Porto no Dragão, limitando-se a relatar fora o Porto do estúdio, excepto se o jogo for perto da Maia. Duas rádios em FM na cidade do Porto e são como são, é de facto uma miséria. Mas seja como for, já somos dois a escutar ambas que referiu. José Carlos

    ResponderEliminar
  28. Felisberto Costa.
    Eu ainda hoje quando apanhava o pêndular para cima, num dos cafés da Gare do Oriente, o rapaz do balcão com quem eu falo, diz ia-me que era visível que era do Norte. Eu disse-lhe: Não meu caro, eu não sou do Norte.. eu sou do Porto porque isso do Norte vai desde Melgaço a Rio De Onor. E eu perguntei-lhe se ele era da zona Centro, o qual me responde que não, era de Lisboa. E que conheces tu do Norte, perguntei eu. Resposta:Muita coisa, já fui a Santarém, Tomar e à Serra da Estrela, por isso estive quase no Porto. Ao qual eu disse: Claro que sim, principalmente quando se fuma umas merdas ou se bebe mais um bocadinho.

    ResponderEliminar