quarta-feira, 22 de março de 2017
Aproveitar a pausa para limpar as cabeças, na Luz é preciso um Dragão mentalmente à prova de bala
Esta pausa para compromissos com as selecções, era, antes do que aconteceu na noite de domingo, para os portistas, uma pausa mal-vinda. O F.C.Porto estava com uma excelente dinâmica, nove vitórias consecutivas no campeonato, as duas últimas conseguidas com facilidade, de goleada, jogava bem, maldita paragem, era o nosso sentimento. Ir à Luz, no mínimo, a um ponto do Benfica/clube do regime, era fundamental, bati várias vezes nessa tecla. É o que vai acontecer, mas com o empate frente ao anti-jogo sadino e desperdiçada a oportunidade de ir a Lisboa na frente do campeonato, as coisas alteraram-se, agora esta pausa até pode ser benéfica. E pode ser benéfica porque da equipa que em condições normais deve ser titular na Luz, Casillas, Maxi, Felipe, Marcano e Alex Telles, Danilo, Óliver e André André, Corona, Soares e Brahimi, só o lateral-direito uruguaio e o trinco internacional português, não estão a trabalhar no Olival. Nuno Espírito Santo(NES) pode assim trabalhar a parte física, a táctica, a estratégia e, principalmente, a mente com aquela que é, salvo as duas excepções referidas, a equipa que será titular na Luz. E se digo, principalmente, a questão mental, é porque embora haja sempre coisas a melhorar numa equipa de futebol, a equipa do F.C.Porto já tem automatismos, processos definidos, organização, à coesão defensiva que foi assimilada desde muito cedo na época, já junta um meio-campo que funciona - com três médios - e um ataque que ganhou muito com a chegada de Soares. Ora, tudo isso não se perde só porque um jogo não correu bem, não será na qualidade de jogo que se notarão diferenças no dia 1 de Abril. Penso até que nesta altura o F.C.Porto, como equipa, está mais forte que o Benfica/clube do regime. Portanto, é importantíssimo aproveitar bem estes dias para limpar cabeças, ultrapassar as expectativas defraudadas, o passo em falso de domingo passado, porque na Luz é fundamental um Dragão mentalmente forte, com raça, alma, coragem e nervos de aço. Só assim a equipa de NES estará em condições para enfrentar um ambiente difícil, onde as provocações vão ser muitas, a pressão também, uma arbitragem que terá vida complicada, em caso de dúvida, apitará contra o F.C.Porto, não tenhamos qualquer dúvida acerca disto.
Tenho lido declarações de vários jogadores do F.C.Porto, por exemplo, Herrera, Alex Telles, Felipe e Corona, que vão no sentido que o empate frente ao Vitória anti-jogo F.C., ficou para trás das costas, o Dragão estará na Luz com a chama alta e pronto para tudo, conseguir um resultado que lhe permita continuar na luta pela conquista o título. É um bom sinal e como esta equipa tem mostrado carácter, atitude e crença, merece crédito, que acreditemos que no dia dos enganos não seremos nós os enganados...
Quanto aos adeptos, esses, só não estarão na Luz muitos mais... porque não há bilhetes!
Notas do dia:
Dois dias seguidos com Ederson a ser o protagonista e a ter direito a manchete de capa, só prova que no panfleto do queimada já não há imaginação... nem para a falta de vergonha na cara!
A argumentação do actual treinador do Vitória anti-jogo F.C., para tentar justificar o vergonhoso comportamento da sua equipa no jogo frente ao F.C.Porto, é surreal. Couceiro não passa de um moralista de pacotilha.
Já o presidente dos sadinos, Fernando Oliveira, que disse que o F.C.Porto devia estar calado, tem toda a razão, devia sim senhor, principalmente que do outro lado do telefone está o líder setubalense a pedir jogadores emprestados.
Boa noite caríssimo e DVP.
ResponderEliminarPor mero acaso também vi a entrevista que o José Couceiro deu à SPORTTV, e até fiquei abananado com tanta desculpa para o anti - jogo.
Ter-lhe ia ficado melhor, dizer que jogou com as armas que tem e mais nada.
Teve até a distinta lata, de usar o expediente de uma pisadela, que honestamente não me recordo, que um atleta do Vitória terá sofrido.
Enfim, penso que perdeu uma óptima oportunidade de estar calado.
Porventura terá tido razão o espalha brasas do presidente do SCP ao fazer regressar atempadamente os emprestados, para grandes males, grandes remédios.
Não podia estar mais de acordo com a sua publicação de hoje, em função da paragem para as selecções, esta paragem se for bem trabalhada, eu acredito que sim, é ouro sobre azul depois da desilusão com o empate do passado Domingo.
Eu acredito!!!
Saudações azuis!!!
Carlos
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, oxalá Nuno Espírito Santo conseguia trabalhar bem os jogadores tanto a nível físico como mental para o exigente duelo no galinheiro,onde a nossa equipa terá que ter tenacidade, consistência e destreza suficiente para com maior ou menor dificuldade obter um desfecho positivo, para além disso espero que Nuno Espírito Santo seja feliz nas suas opções iniciais,tal como na leitura do jogo.
Depois seja qual for o árbitro desejo que o mesmo não tenha influência no desenrolar dos acontecimentos,nem condicione o desafio.
Finalmente a hipocrisia de José Couceiro é vergonhosa, assim como a postura do presidente do Setúbal, dado que o primeiro deveria ter tido outra seriedade na abordagem ao desafio, enquanto o segundo deveria ter memória e respeitinho pelo FC Porto.
Abraço
Silvestre
https://youtu.be/1-qOYVIh6rI
eles estao todos cagados, nem acreditam que conseguem ganhar o titulo. e se eles nao acreditam não vamos ser nos a acreditar por eles, pois não?
ResponderEliminardepois de ver algumas reações ao empate já não digo nada.
Em relação ao setubal neste momento temos que dar razão ao bruno de carvalho, se fosse possivel diria ao jogador emprestados para voltar imediatamente alegando que o clube onde estão incentivam os jogadores ao antijogo.
ResponderEliminarReforço aquilo que ando a dizer o porto na luz atrás a um ponto vai forçosamente obrigar o porto a jogar para ganhar e nesse aspeto é melhor
Abraço
Caro DVP,
ResponderEliminarPenso que estou com algum problema pois os meus comentários não estão a entrar.
Depois do resultado de domingo a paragem também é benéfica para os adeptos. Só a sorte e os árbitros me preocupam para o jogo da luz.
Eu acredito.
Raoc
Raoc, tinha dois, um em spam... já está aí.
ResponderEliminarPlenamente de acordo. Se antes entendia que a paragem do campeonato nos seria desfavorável, acho que agora, perante as circunstâncias, se afigura oportuna. Até para nós, adeptos.
ResponderEliminarTem-se verificado evolução e a consolidação de processos. Estamos ainda a descomprimir e a equipa terá tempo para preparar o jogo calmamente, cimentando os níveis de confiança e motivacionais, para pôr em campo tudo o que é capaz. Terá de ter em mente tudo o que já conseguiu de bom e que vai jogar contra um rival que subjugou na primeira volta.
Com a posição tranquila que tem na tabela classificativa, o Vitória não tinha nenhuma razão para vir ao Dragão gozar com a nossa cara. E tendo o seu presidente dito o que disse, acho que o nossos clube deveria repensar o seu relacionamento com os sadinos, concretamente no que diz respeito o empréstimo de jogadores.
Eu não apoiarei esta selecção que se diz nacional. Não me revejo nalguma espécie de gente que por lá anda e a minha pátria não é a deles. Nem assistirei aos jogos, tampouco.
Abraço
Caros Portistas,
ResponderEliminarVeremos se a pausa é de facto boa para nós, espero que sim e que cheguemos ao salão de festas e façamos o mesmo jogo que fizemos no Dragão mas durante 90 m e lhe espetemos 3 batatas para assar, se assim for ganharemos o título, caso contrário entregamos o campeonato. Também tenho algum receio do árbitro sobretudo porque ainda o vão condicinar mas se formos realmente Porto chegamos e ganhamos de qualquer maneira, quem não se lembra da final da super taça que o fdp do joão pode ser o joão até uma chapada deu no Alvaro Pereira?? é esse o espírito que teremos de ter.
Querem apostar como o Danilo e AS vão ser titulares contra a Hungria?
O eng. do penta já foi comprador pela corja e vai na onda de ajudar como pode, veremos.
Porquê as aturidades continuam sem nada fazer?? os politicos que se atravessem e metam a boca no trombone, porra, basta desta pouca vergonha, se perdem de um lado ganham do outro bem mais porque os que deixam de votar neles são os burros e esses não interessam a ninguém muito menos ao País.
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
O Vit. Setúbal fez o seu papel empatou-nos, o @pito fez o seu e prejudicou-nos em alguns lances do jogo e os adeptos do FCPORTO fizeram o seu, encheram o "DRAGÃO".
ResponderEliminarMas NES e os seus jogadores não fizeram o seu. O NOSSO TREINADOR colocou apenas 2 médios, em vez de 3, embora ninguém possa garantir que se vence-se o jogo (podia-se empatar ou até perder) e os jogadores, falharam na eficácia.
Para o seu bem o "AZUL E BRANCO" não se pode refugir apenas no anti-jogo dos "elmanos sadinos", ou nos erros do @pito, para justificar este desaire. JÁ DEVIA ESTAR VACINADO.
Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
O que me preocupa na equipa é que raramente consegue evitar "descontrair" após marcar. Esse é o grande defeito que tem originado golos inauditos e consequente perda de pontos.
ResponderEliminarTambém, a continuação da falta de objetividade e pragmatismo no escalonamentoe e nas substituições, bem como o chuveiro quando se quer dar a volta e as susbtituições a 2 minutos do fim deveriam ser evitados repetir a todo o custo no futuro.
Já chega termos que jogar sempre contra as arbitragens, o anti-jogo, e a manipulação dos media, pior ainda quando somados a alguns comportamentos estratégicos, psicológicos e táticos errados e redundantemente repetidos.
Portanto na Luz é ir para marcar desde o primeiro minuto. E replicar com intensidade e concentração se marcarmos primeiro.
Certo que não podemos ganhar sempre, mas repetir atabalhoamentos táticos e comportamentos relapsos pós marcação de golo não pode acontecer em alta competição muito menos no FCP.
Caros Portistas,
ResponderEliminarVejam como eles se denunciam a eles mesmos, vergonha das vergonhas
https://www.facebook.com/TribunalDasAntas/videos/1766089843703473/
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Costa & Costa.
ResponderEliminarEu penso que apesar de haver outros jogos difíceis para o FCP, este jogo com os Abutres lá em baixo é o jogo do título.
O Padrinho vermelho rei do pó branco, anda desesperado a mexer-se a criar pressão na FPF, na Arbitragem, na LIGA para ganhar o treta, os seus lambe/cus comentadores, os jornalistas sem ética vermelhos já estão em campanha para que a ratoeira a batotice os leve aquilo que a Besta tanto deseja.
Continuo a dizer, quem lê esse pasquim a bola é lampião, esse folheto é feito só para vermelhada.
O manco treinador lampião, continua quando empata ou perde, a pressionar os árbitros, está a substituir o Garçon do padrinho rui costa.
Quanto ao sr cúçeiro, só lamento que essa figurinha tenha passado pelo FCP.
Pessoal,
ResponderEliminarEu sei que não é facil, nada facil, arranjar o ingresso magico para ir ao Galinheiro, mas garanto vos, estudei em lisboa durante muitos anos e o jogo que me dava mais gozo, mais adrenalina, era o porto visitar a Luz, aquilo era do melhor que se podia viver, sobretudo quando tinha um peso crucial para o campeonato.......nessas alturas e posso testemunhar isso, eles borram se todos........vou vos contar uma hstória verdadeira.
Eu estudei na secundário em carnide na virgilio ferreira (para quem não conhece fica a 500 metros do galinheiro) e nessa escola estudava uma pessoa chamado Hugo leal e nessa altura já jogava no benfica nas camadas jovem ele e um chamado cordeiro (avançado loiro, bom jogador mas que nunca chegou a singrar), e eles já nessa altura em 1996, diziam que os jogadores do benfica e os adeptos do benfica tinham receio do porto, independentemente de jogar em casa ou fora, e já nessa altura lembro me (ele sabia que era portista) de me perguntar o pk?? claro que nessa altura tb não sabia explicar, sei e isso disse lhes variadissimas vezes, QUE EU, NUNCA TIVE MEDO DE IR AO ESTÁDIO DA LUZ PK SENTIA QUE ELES NOS TINHAM MEDO (faz me lembrar o cão que qd sente que uma pessoa tem medo ele ataca).....acreditem dá me um gozo tremendo ir ao galinheiro, gritar pelo meu grande amor, mandar calar aquelas gentinhas, manda los para o caralho, ver a cara deles borradinhos de medo, loucura, unico.
O papel da claque tem sido fundamental nesta altura, o porto precisa deles para sentir que tem as costas quentes, a provocação dos bilhetes foi uma jogada de mestre, baralha e eles ficam confusos, e pior com medo nem vão ao jogo!!!
É verdade, ao 4º dia pós Setubal, também eu adepto já me esqueci daquela oportunidade, limpo a cabeça, organizo ideias, e cogito, se já estava preparado para ir à Luz com um ponto de atraso (mas não escondo, era mais facil gerir o classico em vantagem pontual), portanto, voltamos à casa de partida, antes do Benfica empatar em Paços. E esta semana de paragem é oportuna quer para a Equipa, mas também para nós adeptos. Inversamente, se tivessemos passado para a liderança, esta paragem vinha numa má altura, afinal, nem tudo foi mau!
ResponderEliminarSe nas ultimas 3 temporadas (entre 14/15 e esta 16/17), em 94 jornadas disputadas, o FC Porto só foi líder isolado, uma unica vez, e vou localizar essa jornada em termos temporais e exibicionais. A 20 de Dezembro de 2015, o Sporting perde na Madeira com o U Madeira, à noite o FC Porto vence 3-1 a Académica, lembram-se quando ganhavamos confortavelmente no Dragão, e o Lopetegui fez entrar o Bueno, em detrimento do André Silva e foi assobiado? Foi nesse jogo com a Académica, assobios, apesar de termos assumido finalmente a liderança isolada, nesse ultimo campeonato. Nesse período, o FC Porto se vinha de 6 vitórias consecutivas no Campeonato, a eliminação na fase de grupos da Champions nesse mês de Dezembro deixou marcas na Equipa, isto é, esse FC Porto de Lopetegui, vencia, mas não convencia. O que aconteceu depois? Depois da Jornada de 20 de Dezembro, Natal, paragem (tal como agora temos também uma paragem, mas esta é uma paragem activa), regresso das férias natalícias, e o FC Porto que não vivia um momento positivo, pese embora a liderança, no final do ano, perde no Dragão com o Maritimo para a T Liga, e hipoteca aí mesmo essa competição. O ano vira, e o Campeonato recomeça, após cerca de 2 semanas de paragem, o FC Porto vai a Alvalade, perde o jogo, perde a liderança, e começa também aí a perder o Treinador Lopetegui, na Jornada seguinte a meio da semana, empatamos no Dragão com o Rio Ave, e Lopetegui é despedido.
Atentem, o Sporting perdeu a liderança, um rude golpe na Madeira, houve paragem, e aquela derrota na Madeira, não se fez sentir, continuaram a jogar bem, porque passadas duas semanas, até ganharam bem ao FC Porto em Alvalade, isto é, aquela paragem até foi benéfica para o Sporting, pensem no actual contexto do FC Porto, não terá relativas afinidades? Parece que sim ...
Bom, agora façam o transfer do sucedido em Dezembro 2015/Janeiro 2016, num espaço de 2 semanas com paragem/férias no campeonato, com este actual momento completamente distinto. Isto é, pese embora o momento menos bom, o FC Porto após ter ganho à Académica em Dezembro 2015, e ter assumido a liderança, o quadro favoravel seria talvez jogar na semana seguinte em Alvalade e aproveitar essa folga animica dada pela liderança, tal não aconteceu com a paragem, e a crise que já vinha de um FC Porto 0 D Kiev 2 em Novembro, parece que se instalou e entranhou naquela paragem de férias. Não me parece ser este o caso, cair na Champions nos oitavos, é normal, e os objectivos internos foram cumpridos. O "tropeção" com o V Setubal, são acidentes comuns em todos os campeonatos (até o Rio Ave em estreia na I Divisão em 1980, e quando era ultimo classificado e despromovido foi, empatou nas Antas com o FC Porto de Pedroto), estive no Dragão, e registei a forma como a Equipa foi tributada com fortes aplausos no final da partida (alguns assobios sim, mas para o V Setubal e o vergonhoso anti jogo). No final da partida, senti os murros que o Brahimi dava na relva, senti a forma como o Felipe se prostrou no relvado, senti o Telles a cair de bruços na relva, quase a sucumbir, senti isso tudo, porque, como adepto, se estivesse lá dentro, também teria sucumbido, hoje, como adepto, já me sinto completamente restabelecido, carregado de energias, com ganas de fazer um bom jogo na Luz (ganhar, ou empatar com golos), provavelmente esta paragem também me ajudou!
PT
Vila Pouca,
ResponderEliminarEsse, é também o meu onza para a Luz, sem tirar, nem pôr. A larga maioria de Portistas, pode torcer o nariz ao ver o André Silva no banco, mas temos de reconhecer que não vive um bom momento, ultimamente tudo o que faz, é em esforço, baixou mt de rendimento, daí que, sentar e descansar duas/três semanas pode fazer mt bem ao André, vejam o exemplo do Oliver, que sentou 3 semanas, e surgiu revigorado. (o facto do Corona não ter sido convocado ou melhor, ddipsnsado da Selecção, é um sinal que irá a jogo na Luz).
Desse onze provavel, importante, 9 deles terão duas semanas para preparar o clássico, faltam apenas o Maxi e o Danilo. Se o Danilo não preocupa, o Maxi joga na madrugada de 4ª feira no Peru, e chegará ao Porto quinta, ou sexta feira, esse sim, inspira-me alguma preocupação, por exemplo, se o Prof de ginastica retirar da esquerda o habitual titular Zivkovic, e optar pela velocidade do Cervi ou do Rafa, poderemos ter aí um Maxi problema! (hoje até desejava que o Maxi fosse expulso no jogo com o Brasil, e com o Neymar por perto...)
Comparativamente, do provavel onze titular do Benfica, 7 deles estão na Selecção: Ederson, Semedo, Lindelof, Eliseu, Pizzi, Mitroglou e Zivkovic, o Fejsa que será titular, mas trabalha condicionado, vindo de mês e meio de paragem. Neste aspecto, seleccionados/preparação do clássico com disponiveis levamos uma larga vantagem, temos 9 titulares a preparar o clássico durante duas semanas, eles apenas 4 titulares, um deles condicionado!
PT
ResponderEliminarDelirante;
O desespero é tão grande que isto atinge foros de ESQUIZOFRENIA;
http://remate.pt/bronca-fc-porto-mente-a-cmvm-e-esta-em-falencia/
O empate com o Setúbal foi um golpe muito rude, sobretudo pela ultrapassagem ao líder e atendendo ao calendário subsequente ao clássico em que partimos em desvantagem em relação ao Benfica com deslocações a terrenos complicados. Fundamental pontuar na Luz e ficar em vantagem no confronto directo porque temo que este campeonato seja disputado até à última. Perder na Luz será uma ferida potencialmente letal para as nossas aspirações. O rival tem melhor plantel mas estamos num bom momento, há que provar isso dentro das 4 linhas.
ResponderEliminar
ResponderEliminarAfinal os gigantes não são tão assustadores e tão poderosos como pensamos que o são...
Um excelente exemplo
http://www.ted.com/talks/malcolm_gladwell_the_unheard_story_of_david_and_goliath#t-922826
Li na capa do record que a "ambição de vieira nao acaba no tetra" "queremos muito mais" diz ele.. era bom que estas palavras chegassem ao balneário do fc porto como forma de motivação extra!
ResponderEliminar