Se é verdade que mesmo onze contra onze, tanto no Porto como em Turim, o campeão italiano mostrou sempre mais argumentos, melhor equipa e melhores jogadores e não é abusivo pensar que seria sempre quem seguiria para os quartos-de-final, também é verdade que o comportamento do F.C.Porto, até mais no Juventus Stadium que no Estádio do Dragão, me deixou optimista para o futuro. Pode parecer um paradoxo, mas apesar da derrota e da eliminação, fiquei ainda mais animado e confiante para o que resta da época. Porquê? Porque frente a uma grande equipa - pentacampeã italiana, a caminho do hexa, com um treinador há vários anos na casa, idem para a base da equipa, um conjunto de craques, alguns campeões do Mundo -, num estádio cheio, a fervilhar de entusiasmo e em circunstâncias muito difíceis - mais de 45 minutos com menos um, depois de um penalty, um golo e uma expulsão, quando o nulo persistia e o intervalo estava já ali -, o F.C.Porto mostrou atributos que contribuíram para isso. Quais? Atitude, carácter, organização, coesão, raça, capacidade para jogar e procurar marcar, ânimo até ao fim, jogadores de qualidade, uma massa adepta fantástica e que é exemplar no apoio. Também porque não há em Portugal nenhuma equipa que se aproxime da Juventus.
Não, não é uma vitória moral, nada disso, não sou esse género de adepto. Mas não escondo que me regozijo ao ver que o F.C.Porto cresceu muito, está preparado para no que resta da época lutar até ao fim pelo seu grande objectivo, conquistar o título de campeão nacional em 2016/2017.

Olhar para o passado, fazer comparações, exigir o Céu quando a prioridade é ter os pés bem assentes na Terra, não me parece que neste momento seja o ideal. Outro galo cantaria se não se notassem melhorias...
Já sabemos, porque os conhecemos de ginjeira, para a propaganda vermelha, para aqueles que fazem análise e comentam com a camisola de Benfica vestida, cachecol ao pescoço e bandeira na mão, não houve nenhum mérito do F.C.Porto na partida de ontem. Tudo se resume à Juventus não ter forçado, não ter procurado ampliar o marcador, jogado em ritmo de treino, etc. O comportamento de F.C.Porto e as boas possibilidades que teve de marcar, não contam, ao contrário do que aconteceu em Dortmund onde o raciocínio foi: se aquele lance de Cervi tem entrado... Mesmo que as circunstâncias dos jogos fossem muito diferentes. O F.C.Porto, porque foi competente, não foi goleado, nem correu riscos de ser. Ao contrário do clube do regime. Mas também e porque os conhecemos bem, sabemos que neste momento, ao contrário do que acontecia há meses, eles não dizem o que pensam, tentam passar essa mensagem porque têm medo deste Porto forte, determinado que até pode perder, mas deixa tudo em campo para conseguir ganhar, nunca desiste. Sabem que este Porto recuperou o seu ADN.
Ainda a propósito, não é que o fraquinho, fraquinho do Leicester, ainda está na Champions e acabou de eliminar o Sevilha, equipa com um grande passado nas provas europeias - não é, SLB? - e actual 3º classificado da Liga Espanhola?
Marcano, um grande jogo, tanto a central como a lateral. E como Boly tem dado mostras que é um jogador fiável, o espanhol mostrou que em circunstâncias especiais - lesões ou castigos -, pode ser uma boa alternativa para a lateral esquerda da defesa ou para uma defesa com três centrais. Não terá a profundidade de Alex Telles nem de Layún, mas tem outras valências que podem ser aproveitadas.
Nota final:
Ninguém pode acusar o F.C.Porto de não cumprir a sua obrigação nas provas europeias, ter culpa na queda do ranking de Portugal na UEFA. Vão procurar culpados noutras paragens, em particular no lado verde da Segunda Circular.
a contribuição para o ranking da UEFA nos últimos 5 anos é fácil de perceber: 31% do Porto, 34% do Benfica, 10% do Braga, 10% do Sporting e 15% dos outros clubes
ResponderEliminarVila Pouca, vou aproveitar este post, e vou tentar que o Portismo "meta moedas". esta é uma expresão que uso habitualmente, e que traduzo, siginifica vamos lá pensar...
ResponderEliminarE como sempre refiro, nada é bom ou mau, sem uma comparação. Assim, nos ultimos 3 anos, apenas num Campeonato o FC Porto disputou-o até ao final, justamente na 1ª temporada de Lopetegui em 14/15, porém caimos na penultima jornada no Resrelo!
Ora vamos lá então "meter moedas", estamos hoje "estacionados" na Jornada 25, e de que consta o meu exercicio? Fui rever a classificação em 14/15, à Jornada 25, e o que havia para andar nas 9 Jornadas finais desse campeonato:
Jornada 25, Campeonato 14/15:
1º Benfica 65 pontos, 2º FC Porto 61 pontos, com 9 Jornadas por disputar, o FC Porto distava 4 pontos do Benfica.
O Benfica tinha então 4 jogos fora: Rio Ave, Belem, Gil Vicente e Guimaraes. Na Luz recebia o FC Porto no clássico, e quando tinha com fortuna ganho no Dragão na 1ª volta. O Benfica em Março de 2015, estava fora da Europa, e nao tinha T Portugal. Esse Benfica nas 9 jornadas finais perdeu 7 pontos: perdeu em V Conde, empatou na Luz com o FC Porto, e empatou em Guimaraes!
O FC Porto de Lopetegui em 14/15, tinha tal como neste campeonato, 5 jogos fora: Nacional, Rio Ave, Benfica, V Setubal e Belem. Este Porto de Lopetegui perdeu 6 pontos nas 9 jornadas finais: empate com o Nacional, empate na Luz, e empate no Restelo. O FC Porto em Abril de 2015, disputou duas duras eliminatórias dos quartos da Champions com o B Munique, aliás, jogou na Luz pós ressaca de Munique. Se esse Porto de Lopetegui perdeu 6 pontos nas 9 jornadas finais, o Benfica de JJ mais desafogado de competição, e com melhor calendário perdeu 7 pontos, portanto, perdeu mais 1 ponto que o FC Porto, este ponto ganho pelo FC Porto em relação ao Benfica em 2015, será recordado lá mais na parte final!
Vá lá, agora avancem de Março de 2015, para Março de 2017, e vamos fazer o mesmo exercicio:
Jornada 25 Campeonato 2016/17:
1º Benfica 63 pontos 2º FC Porto 62 pontos, o FC Porto, dista mero ponto do Benfica (em 2015 a distancia era maior, eram 4 pontos, e uma derrota no Dragão na 1ªvolta, e tambem uma visita à Luz).
Em Março de 2017. Benfica e FC Porto, cairam ambos nos oitavos da Champions, e os encarnados ainda estão na T Portugal, com dois pés na Final!
Benfica, calendário fora, 5 partidas: P Ferreira, Moreira, Sporting, Rio Ave e Boavista. Recebe o FC Porto na Luz. Comparem este calendário com o Campeonato de 14/15 do Benfica que deixei lá cima, este é bem mais duro e complicado!
FC Porto, calendário fora, 5 partidas: Benfica, Braga, D Chaves, Maritimo e Moreira. Não vislumbro grandes diferenças com 14/15, e não teremos este mês dois jogos intensos com o B Munique!
Portanto, hipotese meramente académica transpondo os pontos perdidos por FC Porto e Benfica em 14/15 nas 9 jornadas finais, para o actual Campeonato, FC Porto e Benfica chegariam à Jornada 34, em igualdade pontual, ambos com 83 pontos, mas se mantivessemos o empate a zero na Luz conseguido por Lopetegui em 2015, o Benfica seria Campeao, porque empatou a um golo no Dragão, isto nesta temporada. Daí, poderemos concluir, um empate a zero na Luz é quase uma derrota, mas um empate com golos, fica próximo de uma relativa vitória numa igualdade pontual, porque levamos vantagem na relação golos marcados/sofridos. Mas não escondo, se perdermos na Luz em Abril, perdemos o nosso sonho de Maio, não vamos mascarar a verdade!
PT
Concluo o anterior comentário, neste fim de semana, joga-se a Jornada 26, foi justamente na Jornada 26 em Março de 2015 a ronda onde o FC Porto perdeu esse Campeonato. O Benfica durante a tarde perde em V Conde, e nas brumas da Choupana, já à noite, o FC Porto já sabedor do resultado do Benfica em V Conde, deixou dois pontos na Choupana, mas, também acredito que este actual Porto do NES, jamais empataria aquela partida na Choupana (viramos ao intervalo a ganhar, mas o Nacional empatou na 2ª parte, o Tiquinho jogou os 15 minutos finais), também está aí a grande diferença entre esses dois Portos bem distintos, este, claramente com mais Alma!
ResponderEliminarFinalizo, avaliando este extraordinario momento de confiança e de entusiasmo do FC Porto quer interna/Equipa ou externa, que contrasta com esta patente insegurança interna e externa do Benfica, com exibições penosas, vamos deixar de acreditar, quando o sonho parece estar cada vez mais próximo? Nada disso, não confundam com fanfarronices, porque afinal no Futebol, já não há segredos nem eternos milagres, porém, apenas temo uma coisa neste processo, o habitual protagonismo da Vaca encarnada, essa, pode desempatar!
PT
Sobre o suposto ritmo de treino da Juventus, irrita ver um ex jogador do Porto como o Postiga (que nos custou um Pedro Mendes e não o justificou!) dizer isso num programa de televisão.
ResponderEliminarCaro DVP
ResponderEliminarEstou consigo. Completamente de acordo.
Já agora acrescento que em relação ao jogo de ontem ainda podia ter acontecido mais qualquer coisa porque a entrada de Cuadrado era para vermelho. Nós é que não nos queixamos ao contrário de outros...
Vamos Porto
Raoc
Manuel fiz referência a isso no outro post..ja critiquei jogos em que ganhei..e ontem só tenho elogios para esta equipa e jogadores..acho que todos nós portistas sentimos agora mais do que nunca que algo grande vai acontecer..nem no campeonato que perdemos a 2 anos senti isto..todos nós queremos berrar alto que vamos ganhar mas todos temos consciência que temos de continuar humildes..
ResponderEliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, apesar do desfecho de ontem diante da Juventus também estou mais confiante em relação à restante temporada, dado que a eliminatória diante do conjunto italiano, comprovou que temos uma equipa personalizada,com valor e abnegação,como ficou exemplarmente patente nos pés de Herrera no primeiro desafio, neste segundo jogo destaque para a fibra de um enorme conjunto de jogadores que nunca quebraram diante das adversidades e procuraram da melhor forma possível a felicidade, para além disso é óbvio que Nuno Espírito Santo está cada vez mais maduro, que as suas ideias fluem com naturalidade através da postura que a equipa evidência nos diferentes contextos.
Depois em relação ao menosprezo pela nossa campanha europeia ou pela forma condigna como saímos da Liga dos Campeões, é bom relembrar que o FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais,bem como o emblema que mais projectou o futebol português nos últimos trinta anos, isto apesar de alguma propaganda tentar ofuscar tais factos e projectar uns lampiões que não conhecem o sabor do triunfo europeu neste século ou dos gatinhos chorões que nem miar na Liga Europa conseguem, ou seja podem tentar,mas a honra e a história das conquistas do FC Porto cala todas as vozes.
Finalmente caro Vila Pouca, tal como afirma o FC Porto recuperou o seu ADN, logo é normal o temor dos nossos oponentes ou as manobras para nos condicionar,no entanto apesar desses ventos e marés creio que estamos no caminho certo para reconquistar o título de campeão nacional.
Abraço
Silvestre
Só sei o que dizem os prostitutos pelo MVP, pelo Vassalo, ou então pelas capas que vejo logo de manhã. Não tenho estofo para os ouvir ou ler sem me incomodar, mas nada é de admirar, pois nesta altura convém é apoucar as exibições, leiloar jogadores e se possível extrapolar sensacionalismos bacocos. Normal, o susto é grande e qualquer dente d'alho no anus, arde.
ResponderEliminarNão sabemos se iremos ganhar o campeonato, porque existem forças ocultas que podem desiquilibrar a contenda, no entanto o fantástico crescimento desta equipa e do seu treinador, "obrigam-me" a acreditar sem rebuços nas suas capacidades, ao ponto de ter a sensação que o FC Porto é, nesta altura, a melhor formação quer colectiva, quer individualmente.
Ganhar ao Setúbal com o Dragão cheio, esperar que a paragem não afecte as dinâmicas, para depois os olharmos nos olhos com vontade de os comer vivos.
Boa noite,
ResponderEliminarEu penso que a champions recupera o nosso Porto, há ali o renascimento do nosso ADN. Há um clima de estabilidade, de união, de alegria neste grupo, e há, essencialmente, humildade, trabalho, querer e raça, que é isso que queremos todos sentir, não pode haver o tal clima de que não fizemos o que era necessário para vencer. Não, não nos podemos enganar e temos de assumir, tal como são as coisas, se o Porto teve menos bem em finais de 2016 com o NES, com exibições fracas, resultados algo decepcionantes, escrevi que ele foi o culpado (falo apenas da equipa técnica) por um motivo ou por outro, nesta altura, há que dar mérito a esta rolo compressor que tem sido o Porto, isto não é obra do acaso! Há características que estão lá, foram recuperadas e estão na cabeça dos jogadores, e o treinador é o principal obreiro, a mensagem foi passada com sucesso! Outro factor foi a contratação cirúrgica do Soares, foi um "passe precise" :) Acho que o NES está a crescer como treinador e, com ele, a equipa! É a realidade, é isso que sinto hoje e que não senti há 3 ou 4 meses atrás! Estamos no bom caminho, esta segunda metade da época está a ser mais positiva que a primeira, há factores que foram fundamentais para este crescimento, comunicação interna e externa, introspectiva, o tal querer, união, humildade e um por todos e todos por um. Tinha comentado antes do jogo do Sporting que se vencêssemos esse jogo jogo, o de Guimarães e no Bessa, por serem todos fora e com o ambiente que conhecemos, íamos a caminho do melhor Porto em toda a linha, muito dificilmente nos iam tirar do caminho do título e ontem, a 14 de Março, penso que posso afirmar que conquistamos o 1º troféu intangível, o Porto!! O mais difícil acho que está feito, temos o nosso ADN de volta, aquilo que sempre nos caracterizou e diferenciou de todos, agora, vamos lutar pelo campeonato e acredito com todas as forças que vamos busca-lo!! Em nota final, com toda a franqueza, um clube que nos últimos 14 anos, conquistou 4 troféus internacionais, prestigiou e elevou o nome da cidade e do País, temos crédito mais do que suficiente para a contribuição do ranking, embora nos moldes actuais, não sirva de muito! Por isso, parabéns ao NES e à equipa pelo trabalho positivo que tem demonstrado e à forma como cresceram na adversidade e, repito, também fui crítico na forma menos boa! Vamos lá!!
Continuamos de pé apesar da derrota que estava mais do que prevista. Comento pouco mas visito sempre o nosso blog, e isso por me parecer fastidioso concordar sempre consigo. não sei, mas Portistas de longa data como noz tem tendência a pensar e agir do mesmo modo.
ResponderEliminarAcabou agora o programa da "BANCADA" e devo dizer que fiquei surpreso com algumas coisas que ouvi, pois não tinha conhecimento de tais factos. Falo do caso a envolver os "pijamas para dormir" e os encarnados (tudo mentira claro...) após o jogo da mão do Vata. Como este caso deverão haver muitos outros só que, pois claro, a comunicação social vendida abafa tudo.
ResponderEliminarForça o painel do programa para continuarem a desmascarar aquela gentalha.
Acabo dizendo: "e quem não salta é lampião".
Não não é o Porto de 2003 nem 2004. Mas também não é o Porto de 2015 e 2016.
ResponderEliminarO Porto parece estar a mudar. E para melhor.
Esta é uma equipa que parece mais unida, mais solidária, mais ambiciosa e mais coesa.
Não é ainda o Porto que todos queremos mas está a caminhar para lá.
Com uns centrais de aço, com um Super Danilo, um Brahimi a jogar para a equipa, 2 bons pontas lança e um San Iker na baliza, estamos preparados para o que aí vem.
Mais um espectacular programa do Universo Porto da Bancada. Aquela da falta dos cartões ao Pizzi está demais.Campeonato viciado e falta de verdade desportiva veem-se nestes pormenores. Os adeptos condenados por perseguição ao Jorge Sousa que a vendida CS escamoteia foi bem falada. A dualidade das capas dos pasquins foi na Mouche. Bravo continuem a desmascarar o polvo.Só neste país de faz de conta um clube batoteiro é levado ao colo. Haja vergonha!
ResponderEliminarSuspeito que as notícias em Espanha (As) sobre o interesse do Real Madrid no Felipe possam ter sido plantadas por alguém interessado em perturbar o Fcp.
ResponderEliminarMas se tiver um pouco de verdade, não deixa de ser engraçado recordar o que muitos disseram e escreveram quando ele veio (que era impossível dar retorno, face à idade) ou nos primeiros jogos.
Hoje é seguro afirmar que há muito tempo não tínhamos uma dupla de centrais tão boa... Daí a capa do Jogo...
Quanto ao Jogo, uma última nota:
Se os observadores também não repararam no Danilo, cada dia que passa mais jogador, andam a dormir, o que é óptimo para nós :)
Pedro Silva
Ps: que espectáculo de segunda volta está a fazer o Pires no Braga... Cá se fazem, cá se pagam...
Deve olhar para o Soares com uma inveja...
Cumps
Pedro Silva
Desde que a "porta 18" e o Vitória de Guimarães se manifestaram contra a decisão da UEFA de incluir o FCPORTO na Liga dos Campeões de futebol de 2008/09, (por alturas do "apito dourado"), já para não falar do consulado de Scolari na selecção, passei a "defec@r" para o ranking de Portugal na UEFA.
ResponderEliminarLuís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
Pedro Silva,
ResponderEliminarBem, nestes ultimos 8/9 meses, os "Angelinos" mais parecem o Bruxo de Fafe, tanta assertividade por metro2, e em forma de post´s, todavia, são post´s "candidos", não me parece aliás que haja qualquer má intenção por parte dos autores, diria que é o "Portismo" moderno que segue religiosamente a linha editorial da nossa "querida" e estimada Bolha!
-Era o "taxista" Zé Manel contratado ao Boavista que deu a vitória ao V Setubal sobre o Benfica!
- Era o Bueno, ou o Ghilas que são nossos, e seriam melhores que o Soares, e a compra do Soares foi um excentricidade exorbitante!
-Era o Felipe, o central brasileiro mais caro que o FC Porto contratou no Brasil!
-Ou o facto do FC Porto ter eliminado a Roma por causa das expulsões!
(Mas há muitas mais pérolas dos "Angelinos").
Hoje recordo o post do Felipe, já recordei esta semana o post do Soares :
"Você tem que dar certo, Felipe
O presidente do Corinthians já se antecipou/precipitou e anunciou Felipe como reforço do FC Porto, por 6,2 milhões de euros, por 75% do passe.
Uma contratação que ninguém imaginaria há ano e meio, quando Felipe era suplente do Corinthians e um jogador recorrentemente insultado pelos adeptos..."
"É difícil, para jogadores brasileiros, chegarem e serem logo titulares em grandes equipas europeias. Felipe terá que ser sujeito a processos desconhecidos (ou pelo menos menos utilizados no Brasil), como a linha defensiva mais subida e o início de construção"
"Agora, o preço. Felipe é caro. É muito caro."
"Confirmando-se os 6,2M€ por Felipe, passa a ser o 4º central mais caro da história do FC Porto"
"A SAD está a comprar jogadores mais velhos, por mais dinheiro; já não são jovens, sub-21 ou sub-23, que daqui a três anos estarão no ponto para darem o salto para outros clubes e que possam render de 25M€ para cima."
E deixo a pergunta, os "Angelinos" não terão mesmo VERGONHA ao continuar a editar posts?
Pedro Silva, quem é o Pires do Sp Braga?
Impressão minha, ou o canhoto Welthon está a caminho do FC Porto? Não, ainda não li nada sobre um suposto interesse do FC Porto no talentoso Welthon, mas creio saber ler nas entrelinhas ...
PT
A melhor idéia de sempre do Porto Canal é sem sombra de dúvida o UNIVERSO PORTO DA BANCADA.
ResponderEliminarUm pouco à semelhança do programa "90 minutti" da REAL MADRID TV, que tem lá dois gajos que fazem muita piada com os jornais, jornalistas, comentadores, televisões rivais e até jogadores rivais. Só que na BANCADA, é mais à sério, como deve de ser, dando nomes aos bois e denunciando com todas as letras o que a imprensa amiguinha da segunda circular finge que não existe.
Dá gosto de ver o programa, com argumentos sólidos e provas concretas.
Já que ninguém investiga, denuncia ou faz notícias com os muitos e muitos podres dos santinhos imaculados da 2ª circular, fazemos nós!!!
O treinador da Juventus não está assim há tanto tempo...
ResponderEliminarPois, três anos numa equipa que tem uma base que joga junta há vários épocas, de facto, não é assim muito tempo...
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarVila Pouca, que tal um post sobre o que pode e deve fazer um adepto do FCP relativamente ao centralismo e comportamento da CS lisboeta? Que tal perguntar aos leitores que fazem no seu dia a dia contra o centralismo? Sempre ficávamos a saber se afinal são como aqueles que não se sentam no poleiro em Lisboa, esquecem as raízes e vomitam no prato onde comeram. Um abraço. José Carlos - Rio Tinto
A Juventus jogou em ritmo baixo porque as circunstâncias assim lhe permitiram. No jogo do Dragão não queriam arriscar muito, estavam a jogar compactos até ao lance da expulsão que lhes facilitou muito as coisas. Continuaram a jogar de forma coesa mas com mais facilidade em chegar à nossa baliza pela superioridade numérica.
ResponderEliminarNo jogo de Turim, começaram tranquilos pela vantagem que já tinham e não forçaram muito porque não lhes interessava, preferiram manter a dita vantagem a arriscar e eventualmente hipotecar a eliminatória. Depois, nova expulsão. Uma equipa que é presenteada com estas facilidades não precisa de elevar muito o ritmo.
José Carlos, na parte que me toca, procuro analisar as situações e agir em conformidade, utilizando os meios que agora tenho ao meu dispor. Acho que é por aí...
ResponderEliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarEstá visto que os carneiros corruptos encornados foram à apaf exigir que os árbitros do regime apitassem os jogos deles, agora para Paços joão pinheiro este grande filho da puta??? é inacreditável estas nomeações depois admiram-se que não há árbitros nos europeus e nos mundiais, UMA VERGONHA!! 5LB FDP 5LB FDP 5LB
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Referia-me ao Assis, que tratei por Pires, por ser o nome do adjunto do Chaves que no final do jogo do Dragao inventou queixas sobre a arbitragem.... Mais um de muitos que grassam por este país.
ResponderEliminarCumps
Pedro Silva
Obrigado Vila Pouca. Cumprimentos
ResponderEliminarJosé Carlos - Rio Tinto