Estou em crer que este FC PORTO, que nasceu desprotegido, desamparado, maltratado e até achincalhado por alguns dos seus próprios apaniguados, e até nem foi assim há tanto tempo, vai chegar à… Avenida dos Aliados, mais concretamente a festejar o título de campeão na varanda da Câmara do Porto.
Um F.C. Porto que Nuno Espírito Santo pegou, onde ninguém queria pegar, que fez de uma equipa esfarrapada num conjunto de individualidades descrentes, uma equipa colectivamente forte e unida, uma equipa que, desde Casillas que só dava frangos; Marcano que só sabia dar abébias; Brahimi, esse Brahimi, que só queria - e por vezes ainda quer - a bola só para ele; que só jogava do meio campo para a frente, mas que agora é o primeiro defensor e recuperador de bolas da equipa; são hoje os expoentes máximos da transformação portista.

Como aqui disse uma vez, a equipa é jovem - sim a equipa é jovem, por muito que as estatísticas queiram provar que não o é - e precisava de ter um crescimento sustentado, primeiro, em vitórias, segundo, em exibições. Exceptuando o jogo (ou os jogos) contra a Juventus, que está num nível altíssimo e que esta equipa ainda não consegue atingir, o FC PORTO foi subindo os parâmetros de exigência para consigo próprio, estando agora numa posição em que mais de 60 a 70% dos próprios portistas não acreditavam! E tal como também o frisei, Nuno Espírito Santo é o obreiro desta equipa. É o mestre deste crescimento! Apenas por 2 vezes fiquei chateado - para não usar outra expressão - com ele, mas se formos a olhar para trás e sermos sinceros, este F.C. Porto traz ao coração dos adeptos algo que já não sentíamos há muitos anos! E goleadas destas quem se lembra?

Andam para aí a circular blogs portistas onde as vitórias do F.C. Porto são o menos importante. O que conta verdadeiramente para esses, são os relatórios e contas. Não é a bola que entra ou bate na trave. É a comissão deste para aquele, como se não vivessemos num mundo cada vez mais rendido ao dinheiro, que até o país considerado símbolo do comunismo dá milhões e milhões ao… futebol!
São experts na matéria, apesar de jamais terem sido convidados a serem financeiros de um clube qualquer, pelo menos que conste. São aves agoirentas para quem vê em cada número uma falência, um venda colectiva de jogadores. São daqueles que não saltam num golo, mas festejam uma venda de 40 milhões!
Claro que o R&C do nosso clube preocupa, mas como português que sou, algum dia houve um R&C á inglês? Algum dia este país viveu fora de uma crise? Algum dia os portugueses tiveram condições económico/financeiras como os franceses, alemães, ingleses, nórdicos? Algum português vive despreocupado em matéria de dinheiro, excepto, claro, os sabujos que contribuem para este eterno nosso mal-estar?
Com 10 mil milhões de offshores vamos lá ser optimistas!
E agora, que venha o próximo, pois não conseguimos aguentar a espera!
Acabei de ver o telejornal da RTP e não é que dão destaque à vitória do Benfica e não mostram os golos (7) do Porto?
ResponderEliminarÉ este o canal público e comunicação social que temos neste país!
Também reparei nisso e já coloquei uma mensagem privada na página ddo facebook da apresentadora, Cristina Esteves.
ResponderEliminarFelisberto, meu caro, estou absolutamente de acordo que NES é o principal obreiro pelo estado atual da equipa, penso que recuou, avançou, aprendeu e cresceu. Se vai dar para sermos campeões, não sabemos, pois temos in calendário tramado, intenso, muito competitivo e não temos a certeza que a arbitragem será isenta. Não entanto e como se joga uma partida de cada vez, a esperança, a emoção e também o sofrimento estão garantidos. Uma coisa parece-me óbvia, sabemos que vamos lutar até á exaustão, pois esta é uma premissa que este plantel nos promete.
ResponderEliminarApoiemos quem merece.
O jornal a Marca reportou sobre o jogo do Feirense contra os de carnide:
ResponderEliminarPenosos incidentes los que han protagonizado los aficionados del Feirense en el transcurso del partido ante el Benfica. Se tiraron bengalas al terreno de juego, bombas de humo y hasta un asiento al portero del conjunto lisboeta..
Palavras para quê....
Apesar de alguns comentários tentando desfazer esta mentira e continuam um dia depois sem corrigir.
http://www.marca.com/futbol/futbol-internacional/2017/03/04/58bb3751468aeb4f6d8b4573.html
Talvez a explicação: o jogo é na Vila da Feira e a assistência na sua quase totalidade vestida de encarnado e daí o reporter pensar que os energúmenos eram do clube da casa..mas não são os lerdos do Norte,uns pobres indigentes que nunca foram a carnide mas intoxicados pela propaganda nacional/boifiquista e ignaros se revêm nesse "cancro"do nosso futebol
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Sr.Felisberto Costa, o seu texto traduz exactamente aquilo em que acredito,ou seja que com maior ou menor dificuldade iremos conseguir vencer este campeonato, dado que temos uma equipa com uma alma e vontade impressionante,bem como um fortíssimo e unido balneário, graças sem dúvida a Nuno Espírito Santo que sinceramente não era a minha preferência, contudo o mesmo tem vindo a crescer,a desenvolver melhor as suas ideias ou sustentar a equipa, tornando o balneário numa família com abnegação,seriedade e compromisso em servir antes de mais ou acima de tudo o FC Porto e isso é sintomático através de jogadores como Brahimi, Casillas, Marcano Danilo, André Silva, Oliver, enfim em todo o plantel, até no Soares que chegou à pouco tempo, portanto existem fortes razões para acreditar na nossa equipa e no seu timoneiro.
Depois é necessário estarmos atentos e vigilantes, dado que os lampiões não vão olhar a meios para atingir os seus fins, tentaram denegrir ou desastabilizar o FC Porto com insinuações, cantigas de embalar e posturas desprezíveis,como tal este é o momento de formar em redor da nossa equipa um manto de apoio e proteção, pois estamos na rota certa e não havendo estranhas interferências teremos um feliz mês de Maio.
Finalmente fora das quatro linhas existem pessoas que merecem igualmente destaque, nomeadamente o Sr. Luís Gonçalves que contribuiu para solidificar o grupo, bem como os senhores Francisco J.Marques, Bernardino Barros e José Cruz que parecem pertencer à equipa técnica, dada a prespicaz defesa que fazem do nosso clube e como vão esmiuçando os ataques de que somos alvo, ou seja o FC Porto hoje está mais forte e firme em diversas vertentes,por isso preparado para enfrentar qualquer obstáculo com tenacidade e valor.
Abraços
Silvestre
Caros Portistas!
ResponderEliminarCaro Vila Pouca:
Devíamos explorar até ao tutano esta contradição do clube do regime. O que segue em baixo foi um comunicado populista daquela gente, sob o título “Não Apagues a Luz!”, publicado em http://www.slbenfica.pt/30/news/info/bUjVnjY8XUuQB9n-VbbQMQ, no dia 02/02/2017, na tentativa de pressionar o conselho de disciplina da FPF, na sequência dos incidentes (lamentáveis, é certo…) ocorridos no jogo com o Estoril, no Estádio António Coimbra da Mota. A pressão exercida foi no sentido de considerarem tais incidentes “seguramente com consequências disciplinares verdadeiramente punitivas e preventivas”. Não foi de espantar que a comunicação social prostituída fosse a reboque da ideia, alvitrando até a interdição do Estádio do Dragão! E agora, depois dos muito mais gravosos incidentes na Feira, no dia de ontem? Com feridos, tochas, danos materiais avultados e cadeiras arremessadas contra o guarda-redes do Feirense? Vão querer, agora, aqueles cobardes populistas, “Apagar a Luz”?! Eu até quero e muito, mas é no jogo que o FC Porto vai lá ganhar daqui a 3 jornadas!!!
Abraço Portista!
PB
Comunicado do clube do regime:
<>
Em relação ao assunto do arremesso de tochas e cadeiras em Santa Maria da Feira, estou curioso para ouvir/ler a opinião do reco-reco, do macaco delgado e do Ribeiro Cristóvão que tanto se idignaram com as tochas atiradas pelos SD no Estorir. Esperemos sentados... No programa se amanhã no Porto Canal este caso dé mesquinhez da CS deveria ser denunciado. Estou em crer que sim.
EliminarCaros Portistas!
ResponderEliminarCaro Felisberto Costa:
Quanto aos supostos blogs portistas, não será descabido pensar-se que alguns, alguns digo, poderão pertencer a gente infiltrada, fazendo parte da máquina propagandista do clube do regime. No mesmo registo dos grafitis a azul nas paredes das tascas, dos escritórios de advogados, dos restaurantes... Ou dos supostos elementos dos super dragões no centro de treinos dos árbitros... Como se gente ligada às cores do FC Porto, caso quisesse coagir alguém, se identificasse explicitamente para disso fazer grande publicidade! Cheira a bafio esse tipo de estratégia.
Não admira, pois, o lúcido comentário do Vila Pouco, no post anterior: "O FCP ganha 7-0, faz um belo jogo, está a um ponto do líder, tenho 30 comentários. Quantos tinha quando as coisas estavam mal? Mais do dobro. O que alguns querem é maus resultados para poderem bater..."
Abraço Portista!
PB
Caro, anónimo 21:27
ResponderEliminarDedinho de Mrs Burns, onde está a dúvida?!
http://www.record.pt/fora-de-campo//detalhe/marca-assina-com-joao-gabriel.html
Boa noite, à Nação Portista
Abraço Azul
Zé de Braga
Ainda falta muito para o final do campeonato e muita água ainda vai correr sobre as pontes. O colinho vai-se intensificar e continuaremos a jogar em muitos jogos contra 14. Além de tudo isto temos contra nós um calendário exigente pois temos 6 jogos fora sendo 4 deles de extrema dificuldade : Benfica; Braga;Chaves;Marítimo. Francamente que acho muito difícil ganharmos o campeonato. Não podemos perder nenhum jogo e temos que ganhar na Luz e esperar que eles percam em Alvalade. Sejamos realistas e não embandeiremos em arco. Como a esperança é a ultima a morrer aguardemos e olhemos só jogo a jogo. Para já ganhar em Arouca.
ResponderEliminarO "dragao vila pouca" diz que colocou uma mensagem privada na página do facebook da apresentadora, Cristina Esteves. Eu acho que não vale a pena uma vez que ela é uma vaidosa benfiquista.
ResponderEliminarLuís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
Em Espanha pensam que os clubes que jogam em casa têm sempre o estádio cheio de adeptos da casa, como é normal num país evoluído. Desse modo, acharam, que na Vila da feira, o estadio estava cheio de adeptos do Feirense. Como estamos em Portugal, neste país atrasado mental, as pessoas preferem apoiar o Benfica, deixando o clube da sua cidade para segundo plano.
ResponderEliminarUm bem haja ao Porto, Sporting, Guimarães, alguns Boavisteiros, alguns do Chaves, alguns da Academica. O resto é tudo vermelho.
Jose carlos - Rio Tinto.
Também acho que isto tem de ser levado jogo a jogo, cada um uma final... E sempre, mas sempre, com a ideia que teremos de jogar contra o adversário mais o trio do apito.
ResponderEliminarO caminho?... Jogar como com o Nacional, concentrados, humildes, trabalhadores, insaciáveis...tornando os jogos mais fáceis e limitando os danos do pito.
Claro que dizer isto é fácil, os outros também jogam, mas tem de ser assim...
Força Porto.
Flisberto,
ResponderEliminarcontinuo a admirar o seu optimismo e espero que, lá mais para Maio, me sinta obrigado a rever, aquilo que considero ser o meu realismo. Não que desportivamente ache um feito do outro mundo ir à Luz e vencer (já o fizemos noutras ocasiões), e continuarmos nesta onda de victórias no que falta do campeonato.
O que receio do jogo da Luz, é que na eventualidade de não conseguirmos marcar golos impossíveis de sonegar pelo árbitro, nos sejam negadas grandes penalidades e inventadas aos mafiosos vermelhos. É aliás isso que tem acontecido, e que tem mantido até hoje, os vermelhos na frente do Campeonato, apesar de termos cometido os nossos próprios erros.
Eles, não estão moraizados, estão obcecados e amedrontados, tal como os árbitros. E quer queiramos, quer não, a verdade é que a melhoria das nossas exibições e resultados não deve ser alheia ao facto de começarmos a reagir no Porto Canal, com imagens não manipuladas à pouca vergonha das arbitragens. Não que desde então, os árbitros tenham passado a respeitar-nos, mas pelo menos procuram ser menos descarados [não foi o caso de Fávio Veríssimo do último Boavista/FCPorto]... É com esta máfia a céu aberto que me preocupo. Mais nada. O país não é muito diferente.
Caro Felisberto Costa,
ResponderEliminarJá o referi, e repito, no ultimo defeso, o Nuno não estava entre as minhas primeiras escolhas, longe disso, contudo, quando assumiu o cargo passou a ser o meu Treinador, e valha a verdade, temos de o reconhecer, tem feito um trabalho notável, "juntou os cacos", e conseguiu construir uma Equipa assente nos tais três pilares fundamentais: compromisso, cooperação e comunicação e sem "belas artes". Naturalmente, também eu Treinador de bancada critiquei algumas opções do Nuno (tento fazê-lo de forma construtiva), a ultima que fiz, foi com o Estoril. Também não me agradou ver o Nuno abandonar a equipa em Setubal, e também o critiquei, inversamente, surpreendeu-me pela positiva a atitude que teve no Bessa.
Para melhor expressar qual é o compromisso desta Equipa, na ressaca do FC Porto Sporting, li este Artigo de Opinião que subscrevo totalmente :
"Brahimi «o brinca na areia»; Brahimi o «fazedor de rotundas». Ele mesmo, a correr esbaforido mais de metade do campo para vir defender. O artista tornou-se num jogador de equipa, juntou ao talento espírito de sacrifício. Para atestar o grau de compromisso de que muitos duvidavam, é vê-lo no final a celebrar aquela defesa de Casillas como se de um golo se tratasse."
Se outro mérito ele não tiver, quando contarem a história do FC Porto nesta Liga, concedam a Nuno Espírito Santo pelo menos esse."
Felisberto, relativamente à "estatística", é facto, esta Equipa é jovem, aliás, das mais jovens, ou talvez a mais jovem deste Campeonato uma média que rondará os 24/25 anos (com apenas dois "trintões"). Se nos recordarmos que na 1ª parte desta temporada, o "quarteto" titular mais adiantado do FC Porto era constituido por estes 4 jovens: Oliver, Otavio, Jota e André Silva, somavam todos juntos apenas 80 anos.
Curiosamente, nessa primeira parte da temporada, fora da nossa zona de conforto o Dragão, juntamos infelizmente 4 empates de "zero e zero", isto é, pagamos a factura da imaturidade, com dois P Lança Sub 21. E eis que, no Inverno esta equipa é reforçada, primeiro com o "reforço" Brahimi (a lesão do Otavio com o Braga ainda em Dezembro, abriu espaço ao Argelino), posteriormente Soares veio acrescentar golos, mas sobretudo, ambos trouxeram uma adição de maturidade no processo ofensivo da equipa. Querem fazer contas da maturidade ou imaturidade no processo ofensivo ontem, e hoje? Muito simples, o Otavio e o Jota, ambos habituais titulares na 1ª parte desta temporada, somam 42 anos em conjunto, inversamente, o Brahimi, e o Soares que substituiram directamente aqueles dois jovens talentos, mas o Brahimi e o Soares, somam ambos 53 anos (mais 11 anos que Otavio e Jota), provavelmente, estará também aqui a explicação para os 16 golos marcados, nas ultimas 5 Jornadas do campeonato!
Termino, quando alguma blogosfera "Portista" (com aspas), faz a leitura de um jogo, e assenta a observação do jogo no custo do passe do Manel, ou do Quim, se isto não é má-fé, anda lá perto. Se nos recordarmos que a Bolha algumas vezes mencionou esses blog´s como vozes activas e discordantes do FC Porto (podemos e devemos discutir internamente o FC Porto, mas durante o defeso, temos três meses para tal), bom, mas facilmente concluimos que esses blog´s e sem surpresas, também tentam seguir a linha editorial da Bolha!
1 abraço,
PT
É, realmente acho que podemos estar orgulhosos deste Porto. Acredito que somos melhores e que podemos ser campeoes! Temos um calendário difícil, mas o 5LB ainda tem de ir a Alvalade. Se ganharmos na Luz, tudo ficará mais fácil.
ResponderEliminarIndependentemente do meu óptimismo, espero que, suceda o que suceder, nao volte a onda crítica e destructiva, que tanto perjudicou o Porto nos últimos anos. Este projeto tem pernas para andar e temos que o apoiar a 100%. Só assim voltaremos às grandes vitórias!
Força Porto!
ResponderEliminarAlém de tudo isto temos contra nós um calendário exigente pois temos 6 jogos fora sendo 4 deles de extrema dificuldade : Benfica; Braga;Chaves;Marítimo. Francamente que acho muito difícil ganharmos o campeonato.
Anónimo da 1:41, recordo-lhe que a aproximação e melhoria do Benfica foi sinalizada na temporada 2009/10, desde então, decorreram 7 Campeonatos, e se eles venceram 4, o FC Porto venceu 3, quer saber os resultados do FC Porto na Luz nessas ultimas 7 temporadas de equilibrio? Aí vai :
2009/10 Benfica 1 FC Porto 0 (jogo do tunel)!
2010/11 Benfica 1 FC Porto 2!
2011/12 Benfica 2 FC Porto 3!
2012/13 Benfica 2 FC Porto 2!
2013/14 Benfica 2 FC Porto 0 (jogo de homenagem a Eusébio)!
2014/15 Benfica 0 FC Porto 0 (na ressaca Munique)!
2015/16 Benfica 1 FC Porto 2!
Eis o balanço dos ultimos 7 jogos do FC Porto na Luz: 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Estes registos continuam a deixá-lo "optimista" para o Campeonato?
É facto, vamos à Luz (uma Final), Braga, Barreiros ou Chaves, e o nosso adversário directo, não tem deslocações a Moreira, a Alvalade, a Vila do Conde ou ao Bessa? Sabia que eles até empataram na Luz com o V Setubal e Boavista?
Provavelmente tem observado os ultimos jogos do FC Porto, faça um exercicio, e reveja as vitórias do Benfica nestas ultimas semanas em sequencia: Dortmund, Braga, D Chaves, Estoril e Feirense, ficou convencido? Eu fiquei convencido sim, sobretudo com as ultimas 3/4 vitórias convincentes do FC Porto. Será que os benfiquistas poderão afirmar o mesmo? Porque afinal, quem joga melhor, está sempre mais perto de ganhar, é ou não é verdade?
Anónimo, eu sinto-me particularmente otimista, sobretudo quanto ao futuro do seu pessimismo!
PT
PT, acho o Brahimi muito comprometido, motivado, mas não acho tão diferente assim do Brahimi da 1ª época.
ResponderEliminarSérgio, já deixei um comentário no artigo do António Ribeiro Cristóvão e foi este:
«Fantástico, lindo, o espectáculo de pirotecnia em Santa Maria da Feira, não foi António Ribeiro Cristóvão? Ai não viu? Só vê e só fica incomodado quando é com adeptos do F.C.Porto? Que azar o nosso...»
Caros Portistas,
ResponderEliminarCaro Felisberto eu também gostava de ser assim crente e também o seria se vivessemos num País de gente séria, com justiça igual para todos e com uma CS isenta e séria... mas como não vivemos teremos de ir com todas as nossas forças para cada jogo como uma final e ter a esperança de conseguirmos ganhar no campo contra tudo e contra todos. Temos o exemplo bem vivo do jogo do Bessa que por acaso marcámos cedo e estávamos a ganhar, se tivesse 0-0 os jogadores teriam perdido a cabeça com tamanha roubalheira, veremos quem nos mandam para Arouca.
Os carneiros corruptos encornados já trocaram de emblema?? já trocaram a gaivota por uma vaca? é que o raio da vaca nunca mais é feita em bifes, PQP.
Porquê a sad dos carneiros corruptos encornados não é obrigada a meter as contas do clube no relatório de contas? até nesta materia a CMVM fecha os olhos e claro que assim é fácil darem lucro todos os anos. Quanto aos blogs que se dizem Portistas mas são anónimos, cheira-me a carneiros corruptos encornados pagos para tentarem destabilizar. Há aqui um aspecto que quero realçar, quem deixou que os adeptos se dividissem foi o Presidente e direcção do clube/sad que não nos defendia na praça publica, nem mostrava as poucas vergonhas que se passavam todas as semanas, tivesse o Presidente e direcção tido o actual comportamento e no 1º ano de Lopetegui e nunca teríamos perdido aquele campeonato apesar dos tiros nos pés que demos.
A CS é de tão baixo nível que agora abafam o que os adeptos da claque ilegal fizeram, uma vergonha este nosso País.
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
O Sr. Estorilgate Figueiredo, voltou a falar na TSF, no jornal de Desporto, alguém ouviu?
ResponderEliminarVergonhoso!
A respeito das tochas, disse que o problema era geral do porto e do sporting, dp a entrevista continua, como se nao o estivesse-mos fartos de o ouvir e veio logo a tanga que o porto está há 500 e tal minutos a jogar em superioridade numérica!!!
Não há mesmo vergonha! Querem ver que é o que está combinado para hoje á noite?!!
ResponderEliminarPé esquerdo do jogador de bermelho a bloquear o pé esquerdo do jogador do feirense a desequilibrar o mesmo.
Jogada manhosa, mas sem consequências...
http://www.vsports.pt/vod/35598/m/263003/vsports/e61a5be3314066f4f6d962bb4a913153
10 DE MAIO DE 2010
ResponderEliminarO Benfica, campeão nacional de futebol, jogou 401 minutos em superioridade numérica, ao longo das 30 jornadas da Liga portuguesa.
Os "encarnados" terminaram o campeonato com um saldo de 383 minutos em vantagem, após expulsão de jogadores adversários em 11 jogos.
http://www.dn.pt/desporto/futebol-nacional/interior/benfica-jogou-mais-de-quatro-jogos-em-superioridade-1566196.html
Expulsões: uma “aberração estatística”
ResponderEliminarDisputadas 25 jornadas do campeonato 2014/2015, o SLB já beneficiou de 11 expulsões de jogadores adversários.
No total, neste campeonato, o SLB já jogou mais de 220 minutos em superioridade numérica.
http://www.reflexaoportista.pt/2015/03/expulsoes-uma-aberracao-estatistica.html
29 abr 2016
ResponderEliminarJogo da 32.ª jornada da Primeira Liga.
A duas jornadas do fim do campeonato, o Benfica teve pela primeira uma expulsão de um jogador nesta competição. Quando o jogo estava nos minutos de desconto, André Almeida fez uma falta e o árbitro Bruno Paixão mostrou-lhe o segundo amarelo e o consequente vermelho.
Ora aos 54 minutos, André Almeida tinha visto um cartão, o que levava a completar uma série de cinco e o deixava de fora do jogo da próxima jornada com o Marítimo. Porém, com a expulsão o jogador passa a estar disponível para essa partida, cumprindo o castigo na segunda-feira no jogo com o SC Braga da Taça da Liga.
http://24.sapo.pt/article/desporto-sapo-pt_2016_04_29_639096442_benfica-tem-a-primeira-expulsao-na-epoca
24 DE MARÇO DE 2016
ResponderEliminarBenfica é o único da Europa sem expulsões e penáltis contra
http://www.dn.pt/desporto/interior/benfica-e-o-unico-da-europa-sem-expulsoes-e-penaltis-contra-5093665.html