sábado, 8 de abril de 2017
F.C.Porto 3 - Belenenses 0. Vitória natural e justa da melhor equipa. Seguimos na luta
Sob o lema, há sete jogos para jogar, são sete jogos para vencer e perante mais uma excelente moldura humana, 41.322 espectadores, o F.C.Porto não podia voltar a dar um passo em falso, tinha de conquistar os 3 pontos, dormir na frente da classificação, colocar pressão no Benfica e ficar à espera do que fará o líder em Moreira de Cónegos. Deu um passo em frente, venceu naturalmente e com justiça e conseguiu o fundamental. Sim, mesmo que ao resultado não tenha juntado uma exibição brilhante, particularmente na primeira-parte e metade da segunda.
Sabendo que ia encontrar um Belenenses fechado no seu meio-campo, esperava-se por parte do F.C.Porto uma entrada forte, ritmo alto, um Dragão dominador, rápido com bola e sem ela, capaz de pressionar, depressa, um Porto que não deixasse o Belenenses sair de trás, o obrigasse a cometer erro. Mas não se viu nada disso, parecia que o F.C.Porto tinha vindo anestesiado das cabines. Dominava, tinha bola, mas era tudo feito devagar e denunciado, culpa de um meio-campo preso, sem dinâmica, sem imaginação e incapaz de romper, a que se juntava um ataque inexistente que, com excepção de Brahimi, não encontrava espaços, nem inspiração. Por isso não causou admiração as dificuldades que a equipa de Nuno Espírito Santo sentia, de tal maneira que só conseguiu uma jogada bem construída e uma boa oportunidade aos 10 minutos, a baliza dos de Belém só aos 24 voltou a ficar em perigo, quando Soares, sozinho e bem colocado e com tudo para fazer golo, passou ao guarda-redes. Nos intermédios, foi tudo muito mastigado, muitos toques, muita posse, sem que disso o conjunto de NES tirasse qualquer benefício. Mas se, como disse, faltava meio-campo e ataque, não faltava Brahimi. E como o argelino quando recebia a bola ia para cima, rompia, desequilibrava, criava perigo, foi assim que o F.C.Porto chegou à vantagem. Falta sobre o nº8, bola na área, Danilo ganhou o ressalto e colocou os Dragões na frente do marcador, iam decorridos 37 minutos. Até ao intervalo mais nada de relevante se passou. Como tal e resumidamente, pode dizer-se que numa primeira-parte pouco conseguida da equipa azul e branca, apenas Brahimi esteve a um nível alto. Mas como o Belenenses nunca incomodou, nunca ameaçou sequer a baliza de Casillas, apesar da pouca qualidade de jogo dos portistas, o resultado pela diferença mínima era justo no final dos 45 minutos iniciais.
Para a segunda-parte e com o resultado a ser perigoso, esperava-se que a equipa melhorasse o rendimento, procurasse chegar depressa ao 2-0, rapidamente se pusesse a coberto de qualquer capricho em que o futebol é fértil. Mas não foi assim, a segunda-parte começou como foi toda a primeira, a baliza do Belenenses só esteve em perigo de golo iminente, já iam decorridos cerca de 20 minutos, quando Óliver e passado apenas 1 minuto, Felipe, desperdiçaram duas claras oportunidades de golo. Era preciso fazer alguma coisa, mexer, agitar. O treinador do F.C.Porto ao minuto 23 tirou André Silva e meteu Corona, o mexicano mal tinha entrado, passaram apenas 2 minutos, conseguiu uma bela jogada pela direita, colocou na cabeça de Soares e este não desperdiçou, aumentou a vantagem. Como o 3-0 veio passados apenas 4 minutos, por Brahimi, na conversão de uma grande-penalidade cometida sobre si, a partir daí e até final, equipa ficou mais tranquila, confiante e confortável, exibiu-se a melhor nível, podia até ter aumentado a contagem, se Jota que substituiu o homem do jogo, não tivesse entrado mal, ao contrário de Herrera que substituiu e bem, um Óliver aquém do esperado, tal como André André.
Tudo somado, como disse, nada a apontar à vitória do F.C.Porto, seguimos na luta.
Nota final:
Continuo a pensar que o habitat natural desta equipa é o 4x3x3, com Corona, Soares e Brahimi no ataque, mesmo com a intermitência do mexicano, muito menos decisivo que o argelino. É injusto para André Silva? Talvez, mas só vejo uma possibilidade para ele, jogar no meio. A jogar descaído na direita não me parece a solução, principalmente frente a equipas muito fechadas.
Última hora:
Andebol, F.C.Porto 30 - Sporting 28.
Grande jogo, má 1ª parte do F.C.Porto, foi para o intervalo a perder por 6, fantástica 2ª parte, vitória importantíssima.
Faltam 6 vitórias.
ResponderEliminarJogo seguro, vitória clara. Importante segurança defensiva.
Nota para a primeira parte um pouco lenta, apática. Talvez com receio de abrir espaço, privilegiámos a segurança à criatividade. Isso levou a algumas dificuldades em criar volume de jogo na área do adversário.
Na segunda parte melhor, mais vivos e arrojados.
Próximo fim-de-semana com talvez o jogo mais delicado, pelo "empenho especial" que o braga costuma ter connosco, e por ter um treinador lampião doente (digo-o com conhecimento detalhado do seu passado - conversa para outra altura), que tudo fará para nos tramar (ratice, anti-jogo, provocações, etc.)
Silvestre
ResponderEliminarSilvestre
Boa noite Vila Pouca,a primeira parte foi pouco consistente em termos de jogo e ideias, contudo ao intervalo o resultado era justo, depois na segunda parte conseguimos consolidar melhor o nosso jogo,bem como o resultado através de Soares e Brahimi que possivelmente terá sido o melhor em campo, agora resta aguardar serenamente pelo desenrolar da jornada, pois com maior ou menor dificuldade vamos ultrapassando os nossos obstáculos e nos colocando em boa posição para reconquistar o título de campeão nacional.
Finalmente o árbitro Fábio Veríssimo foi algo permissivo com o oponente em termos disciplinares e não assinalou uma ou duas grandes penalidades a favor do FC Porto, contudo ainda bem que não interferiu no desfecho deste desafio que vencemos com inteira justiça.
Abraço
Silvestre
Grande vitória no Andebol!
ResponderEliminarNo Estádio do Dragão há umas dezenas ou centenas de indivíduos que se dizem portistas mas que estão sempre prontos a assobiar os jogadores da própria equipa. Hoje queriam queimar o Boly. À mínima coisa assobiavam o homem mas felizmente ele conseguiu ignorar isso e fazer uma boa exibição. Parece que está motivado para singrar com a nossa camisola vestida.
A importante vitória surgiu com naturalidade. Fomos melhores, estivemos sempre tranquilos e é para continuar assim até ao fim. Vencer os 6 jogos que faltam é a nossa obrigação.
Boa noite grande vitória no andebol mesmo. No futebol sim concordo com tudo, só reparo na sua análise o golo do Danilo não é ressalto mas sim assistência de André Silva, e das boas...
ResponderEliminarAbraço
Pedro Santos
e mais dois pénatis por marcar,por mão intencional uma na 1ªparte outra,após o 3 a 0 mais uma mão clara.
ResponderEliminarTD
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, notável e saboroso triunfo da nossa equipa de andebol que mostrou tenacidade,bem como valor e sagacidade na sua orientação, finalmente um palavra de apreço para quem tanto no Dragão como noutro pavilhão apoiou as nossas equipas do primeiro ao último instante.
Abraço
Silvestre
Numa exibição que não foi brilhante, vitória justíssima do FC Porto, afinal o mais importante.
ResponderEliminarFC PORTO SEMPRE
O que aborrece e dá para desconfiar, é saber quais as razões que levaram o treinador adversário, a apresentar um onze inicial sem 3 dos habituais titulares - substituidos por colegas de tendencias defensivas - que, curiosamente, jogaram com os vermelhudos. À mulher de Cesar não basta ser séria...
ResponderEliminarSiga para Braga.
Nos jogos em casa faço o post sem ver lances na televisão, por isso não sei se houve penaltis por assinalar, estou na parte Sul da bancada, longe da outra baliza, pareceu-me que foi um ressalto no golo do Danilo. Se foi o André Silva que assistiu, melhor, tem outro sabor o golo.
ResponderEliminarPlenamente de acordo com o Vila Pouca. Meio campo sem imaginação, velocidade, intensidade. Fazer depender tudo de Brahimi é curto. Mas o importante são os 3 pontos e continuar na luta.
ResponderEliminarBoas noites,
ResponderEliminarSr. Vila, agradeço desde já a forma incansável como desde há 10 anos defende de forma incansável o nosso Clube Azul e Branco.
Esta "pequena" ilha de informação com discernimento e sempre pronta a desmascarar a ditadura vermelha é, sem dúvida alguma, o melhor Porto de abrigo para nós Portistas.
Um muito obrigado por ajudar na desintoxicação diária a que estamos sujeitos através de todos os meios de comunicação escravizados pelo clube do estado.
Como leitor assíduo, agradeço-lhe todo esse esforço e dedicação.
Parabéns pelo Décimo Aniversário Dragão de Ouro.
Saudações Azuis
Resultado melhor que a exibição. De volta às vitórias gostei particularmente de Andre Silva e claro Brahimi.
ResponderEliminarAcredito que seremos campeões
Primeira parte miseravel. Segunda parte com 15 minutos bons. Não se entende esta pasmaceira e a jogar antes do rival.
ResponderEliminarGanhamos e esperamos por amanha. Mas assim não vamos la NES...
Nao estou de acordo o A.Silva mesmo na direita aparece muito na area
ResponderEliminaralias foi dele o passe pro Danlio, que foi muito importante.
pra mim esta tatica tem de ser esta contra o Braga e Corona/Jota a entrar na 2 parte
Boa Noite . Excelente crónica . Foi tal e qual assim .
ResponderEliminarA intermitência das exibições seja em 4.4.2, seja em 4.3.3, baseada na irregularidade do meio-campo (e não só) não me dão um excesso de confiança . Considero que de todas as 6 finais que faltam a de sábado é a decisiva por 2 motivos : É a que vem a seguir e é contra o S(L)Braga. Grande exibição do Brahimi. Um Abraço.
E.Silva
Nao gostei da exibicao, ate que entrou o Corona e a equipa melhorou e muito. Outras vezes Corona joga e efaz nada....enfim. Desta vez foi o Andre Silva que passou ao lado do jogo. Mas foi uma vitoria merecida contra um adversario que nao fez um remate.
ResponderEliminarMas nao foi um porto dominador. Valeu o resultado. Brahimi em grande, Maxi moralizado e pouco mais....Nao gostei mesmo da forma foi como o Filipe falhou o 2-0 daquela forma. Completamente disparatado e displicente e ainda se riu. Mal feito
100% de acordo. Mas a questão do meio campo já aqui a apontei no início da época. E se é verdade que há um Porto antes e outro depois de Soares, também espero um Porto mais forte na próxima temporada com um meio campo com gente de passada larga e com cabedal para ir às segundas bolas.
ResponderEliminarAliás este, antes da capacidade de romper é o grande problema, as segundas bolas. Há que ser mais agressivo na recuperação, mas falta canastro. Por isso Nuno não abdica de André Silva mesmo fragilizando a parte ofensiva do 433.
É com estes que temos que ir à luta, o 3-0 foi bom tambem para a diferença de golos. Para mim, as próximas duas jornadas decidem o campeonato. Vamos ver o que fazem hoje os galináceos em Moreira. Tenho esperança que escorreguem, são uma equipa muito desiquilibrada defensivamente.
Os pasquins lisboetas dão grande destaque à Vitória de uma equipa que luta para o terceiro lugar relegando para um canto o que diz respeito à um candidato ao título. Mais dois pênaltis roubados que não fizeram falta mas no final podem vir a fazer pois o campeonato pode ser decidido por golos.Enfim o habitual sempre em nosso prejuízo.
ResponderEliminarCaro DVP
ResponderEliminarEstamos de acordo. Primeira parte fraquinha e lenta. Segunda parte melhor. A vitória é justa, contudo a exibição não espelha as declarações do mister no final. Esteve longe de ser tão espectacular. E a primeira coisa que diz é sempre sobre aspectos defensivos....
Neste momento o Porto é Brahimi e depois Brahimi e a seguir Brahimi.
Vamos seguindo.
Raoc
Acho que agora já entrámos definitivamente na fase da época em que "jogar bem" nao importa nada. 6 jogos para fazer 18 pontos e sermos campeoes, é o que se pede. (Lógicamente que jogando bem o objetivo fica mais fácil e aí concordo que um 4-3-3 com Corona-Brahimi-Soares no ataque parece ser o melhor.)
ResponderEliminarForça Porto!
Também acho que o problema está no meio campo, de qualquer forma ganhamos, mas há que estar bem melhor já em Braga, vai ser muito duro e se entrarmos a dormir, então nem se fala...
ResponderEliminarMais duas grandes penalidades por assinalar. Mesmo sem contarem para a vitória, é obra!!!!!!!
ResponderEliminarExcelente vitória.
Quem tiver um melhor controlo emocional, ganha este campeonato.
O abraço de Nuno e Brahimi, é sintomático que estamos todos unidos, no objetivo a alcançar.
A cara do guarda redes do Belenenses após o 1º golo, é o melhor sinal de que estamos no caminho certo e que todos juntos iremos alcançar o passeio na avenida dos aliados.
ResponderEliminarA incompetência continua semana após semana.
Ontem, mais 2 que ficaram por marcar.
Continuem a tapar o sol com a paneira e não irradiquem a incompetência.
O andebol "AZUL e BRANCO" passou do Inferno ao Céu. São verdadeiros guerreiros Espartanos, estes rapazes. Mas a fazerem jogos assim vão dar cabo da saúde a muito bom "PORTISTA".
ResponderEliminarPor outro lado, "porta 18" 33-23 ABC, REALLY?
O Belenenses trouxe o camião TIR e não nos fez nenhuma assistência para golo. Já o FCPORTO esteve a hibernar durante a primeira parte.
Feliz do treinador que tem para o ataque Brahimi, Corona, Otávio, Diogo Jota e André Silva.
E já agora infeliz também o que tem Depoitre.
André Silva faz melhor figura na selecção? Se eu tivesse um CR7 ao meu lado, também era capaz de fazer.
Oliver está mal? Existe sempre um João Carlos Teixeira.
Quando me lembro que dispensamos o Sérgio Oliveira para ficarmos com o Herrera, VALHA-ME DEUS.
Má finalização, mas é no "Dragão" que se encontra o melhor ataque do campeonato.
O treinador do Moreirense é "homenzinho" para perder por 4 ou 5 golos.
Luís (O MEU, O TEU, NOSSO FCPORTO)
ResponderEliminarAndré Silva a pagar a factura de não marcar.
Sejamos honestos na analíse.
Sofre 2 penaltis, luta que se farta, desgaste e baralha as marcações e ainda assiste para o 1º golo e dizem que não jogou nada.
Ok.
Tivesse NES jogado com o mesmo na Luz, e se calhar outro galo cantaria.
PS, O que falta a ASilva, é saber que deve atacar a área entre a linha e o 1º poste, em diagonais nunca se chegando a Soares que deveria fazer o mesmo do lado contrário, entre a linha e 2º poste. São estas sincronias que se trabalham muito bem na pré epoca e que o FCP não teve.
Esta é a única vantagem das "galinhas", que mantêm a mesma dupla à 2 anos.
Já agora que reveja as acções do Kostadinov e do Domingos. Eram mestres nesta sincronia.
YES WE CAN...And WE WILL WIN.
Kosta, mesmo se a um avançado se pede que marque golos, não avalio as prestações em função dos golos. Acho que frente a estas equipas é preciso largura, quem desequilibre nos flancos. Com o André a cair na direita não temos isso, por isso e porque Brahimi e Corona não alas que façam o vai vem naturalmente, desgastam-se nessas funções, dois PdL, não dá, temos de ter três medios, dois alas e um PdL. Para mim, frente a estas equipas é a melhor solução. Concordo com o Soren quando diz que com dois médios minorcas, NES compensa com a capacidade de luta do AS.
ResponderEliminarQue venham mais 6 vitórias assim.
ResponderEliminarA equipa de andebol é um espectáculo! Mas que grande espírito.
FORÇA GRANDE PORTO
Bom dia.
ResponderEliminarVencemos sem fazer um grande jogo. Outra vez demasiado tensos e sem "sangue nos olhos".
Se tivessemos feito pressão alta, o que raramente fazemos, tinhamos ganho o jogo tranquilamente e com goleada. Se pudrem rever o jogo, reparem que nos poucos momentos, por exemplo na primeira parte, em que fizemos pressão logo à saída da área adversária, ganhamos a bola e podiamos ter criado perigo. Em Braga só ganhamos se pressionamos alto.
estamos a jogar devagar e, por isso, temos de ter a bola mais próxima área adversária.
Os únicos que aceleram o jogo são o Bhraimi e o Corona, mas este é demasiado inconstante.
Nos vermelhos de Braga, nos vermelhos da Madeira e nos vermelhos de Trás-os-Montes temos de mostrar outra fibra e "sangue nos olhos", caso contrário não vai dar.
Abraço
Mauro
Bom jogo com Soares de volta aos golos e boa prestação de Boly que cumpriu na ausência de Marcano. Brahimi muito bem e Corona igual. Corona torna o Porto mais perigoso e deve ser titular o que atira André Silva para suplente, o que é pena mas como diz o ditado "em tempo de guerra não se limpam armas". A primeira parte foi sonolenta, a equipa não permite ocasiões de golo aos adversários o que retira brilho ao espectáculo, limitando as oportunidades de golo. Aparentemente é o pós tikitaka com Guardiola a dominar os seus jogos com um futebol espectacular mas a perder com António Conte em contra ataques letais. Ganhamos bem, com o estádio bem composto e aparentemente com bons ares do lado do Sporting que se assim continuar trata do Benfica. À volta do jogo, o nojo do costume, desta vez com o Expresso a fuzilar Pinto da Costa por causa do Canelas, numa peça pequena mas suficiente para tentar emporcalhar o Presidente e o Futebol Clube do Porto. O centralismo vai insistindo na nossa imagem de feios porcos e maus. É certo que estamos habituados mas que isso nos chateia, chateia!... Bom Domingo
ResponderEliminarMais uma final ganha onde o mais importante é vencer do que a "nota artística" de que fala do mestre das tácticas, quando a sua equipa já não vai lá neste momento - e é preciso ser-se descarado quando diz que com mais 10 jogos discutiria o t´titulo. Prontos, ponham o campeonato ad eternum... enfim!
ResponderEliminarCompletamente de acordo com o Soren. Exige-se para a próxima época uma meio campo mais musculado e mais talentoso!
E também 100% de acordo com o Kostadinov. André Silva é um elemento charneira neste momento. Pode não marcar, mas compensa as fragilidades do André André e do Oliver. E neste caso concordo com o Vila Pouca. talvez AS devesse recuar para o meio campo.
Enfim, são especulações nossas como treinadores de bancada.
Um aparte: neste momento o telefone do jorge mendes não deve parar de tocar de barcelona e de paris "que porcaria é esta que nos vendes-te?!".
ResponderEliminarHa coisas que correm mal (fernando, mangala, coentroes), e ha coisas inexplicáveis (guedes, gomes, enzos). Deve ser por isso que o lindlof foi "adiado" para o verao...
Uma primeira parte fraca mas compensada pela segunda. O mesmo aconteceu no Andebol e Hoquei em Patins, curiosamente.
ResponderEliminarNão percebo porque a um fim de tarde de Sábado, com calor, o estádio não enche estando nós a lutar pelo título. A causa? Preços bilhetes? massa adepta de Tv? Falta de borlas? Diminuição do nº de adeptos? O Sporting está a feijões e teve lá 42000, pelo que li.
Parabens à Rádio Portuense, projecto novo na cidade do Porto, que sem dinheiro já arrasta milhares de ouvintes a escutarem o Porto. Aqui fica o relato do jogo de ontem.
Será que não há um empresa que queira patrocinar a rádio? Bem precisam..
https://www.facebook.com/radioportuenseonline/videos/1031176430348327/
Jose Carlos - Rio Tinto
não acham que devia ser o Óliver a jogar mais adiantado em vez do André André?
ResponderEliminarRenato S.
Pensei o mesmo durante o jogo.
EliminarPessoal,
ResponderEliminarEstamos bem, ganhamos e isso é o mais importante. Portistas no sabado tem que ser invasão em braga, a conquista de 3 pontos pode ser decisiva para a festa em Maio
Abraço
Vila :
ResponderEliminar..."Mas não se viu nada disso, parecia que o F.C.Porto tinha vindo anestesiado das cabines."
E não vinha ?
Abraço
Vila Pouca, hoje mantemos o 1º lugar, vai ver que tenho razão.
ResponderEliminarBoa vitória, faltam 6 finais para o titulo!
ResponderEliminarNão foi uma boa 1ª parte, até ao golo não estivemos bem, o golo soltou-nos e fizemos uma boa 2ª parte. Parece-me que estamos algo ansiosos, o que acabe por ser normal, mas temos de nos habituar a isso porque os 6 jogos que faltam vão ser assim!
GRANDES,esta equipa de andebol é uma autentica maravilha, depois de uma roubalheira das grandes que nos custou a 1ª derrota e de uma 1ª parte muito má em que saímos a perder por 6 golos a 2ª parte é um hino ao "somos Porto"! Estupendo, um orgulho enorme desta secção!
A entrada amorfa, sem ritmo, não contribuirá a baixa forma de Oliver?
ResponderEliminarCom este Oliver, antes Herrera de outra dinâmica. Ou colocar Corona na ala com dos dois avancados a baixar ao meio campo?