domingo, 30 de abril de 2017

Special One, por Felisberto Costa


Tenho amigos boavisteiros, sportinguistas e imagine-se até, salgueiristas. Do clube do regime, ou por vergonha ou por cobardia, não querem falar de futebol!
Contudo tirando um ou dois que a execepção confirma a regra, e ao longo dos anos apercebi-me que há uma afinidade, uma espécie de cultura nata, um sentimento comum, no que toca a treinadores.
Tanto nós portistas como os apaniguados dos outros clubes, olhamos para o treinador com esperança, depois com desconfiança, e, finalmente com a aquela nossa máxima que o treinador afinal não percebe nada de futebol!
Os exemplos são vários e abundantes, pelo que seria maçador estar aqui a enumerá-los, mas se bem me lembro desde os meus dias de portismo, os treinadores do F.C.Porto foram sempre recebidos como reis e saíram como plebeus, mesmo havendo gente que foi campeã.
De há uns anos para cá este síndrome, atingiu as raias do desespero em falta de títulos e equipas credíveis em elevar o sagrado nome do F.C.Porto aos patamares que o nosso clube merece e exige. E mesmo os que foram campeões, não tiveram vida fácil em casa própria!
Lembro-me bem de Artur Jorge, Campeão Europeu pelo F.C.Porto, ser assobiado e despachado. António Oliveira um dos melhores treinadores que já vi também foi de malas aviadas. Co Adriaanse - a ter um ataque terrorista á saída de um treino - com as suas tácticas à Ajax da Triana. Fernando Santos e Jesualdo Ferreira, treinadores da velha escola portuguesa do 4-3-3 vs 4-4-2 quando se ganha e do tudo ao molhe e fé em Deus quando as coisas não correm bem. Lembro-me de Vitor Pereira, que conseguiu a proeza de em 2 anos de campeonato só ter tido uma derrota - coincidentemente claro, sob a arbitragem de Bruno Paixão -, mas a precisar de um milagre Kelvin, curiosamente, a nossa vitória de Pirro. Também de Paulo Fonseca e a sua total falta de maturidade para conduzir um bólide. De Lopetegui que pensava que o F.C.Porto era o Barcelona, o que dava tempo aos adeptos irem á casa de banho e voltarem sabendo que a equipa ainda não tinha chegado á baliza, e…. Nuno Espírito Santo com os seus desenhos e postura intelectual de professor de moral e religião.

Diz e com alguma razão o Vila Pouca, que Nuno deve ser de todos os treinadores que já passaram pelo F.C.Porto, o mais bem protegido, acompanhado e até não molestado pela comunicação social do costume. Ou seja Nuno é um tipo que se quer dar bem com Deus e com o diabo. Quer ter as portas abertas à sua saída do F.C.Porto, e essas portas estão bem visíveis quais são!
Concordo, discordando! Acho que é a maneira de ser do nosso treinador, basta ver as suas queixinhas. São tão soft, tão politicamente correctas, que faz do Vitória ser aquilo que é, um bronco de um forcado. Ou fazer de Jesus o que também ele é, um burgesso. Só que Nuno, não está em Espanha ou Inglaterra. Aqui impera a lei do murro na mesa, do abrir a boca para arrasar, da cartilha e da mentira repetida até à exaustão afim de se tornar verdade.
Considerando os prós e contras, creio bem que Nuno chegou ao fim da sua era como treinador do F.C.Porto. Aliás o jogo de hoje com o Chaves será o divisor de águas entre se Nuno foi infeliz contra o polvo, ou se foi ineficaz mesmo havendo o polvo. Já vai havendo um imenso clamor contra o treinador, tanto nas redes sociais como no próprio estádio, se bem que não haja assobios como em tempos bem recentes.
Eu aprecio as qualidades do homem. Por mim ficaria mais uma época, a época de todas as épocas por assim dizer. Continuo a achar que Nuno lutou contra ventos e marés com uma equipa de futebol que treme como varas verdes à menor brisa. O polvo é bem forte e tal como um cancro, espalhou bem a sua semente maligna, pelo que este filme com Nuno, já o vi com Lopetegui. Mas creio bem que o percurso de Nuno para a grande família azul-e-branca acabou.
O ser polido e correcto também pesa contra ele. Queremos gente de mangas arregaçadas, que previne em vez de remediar, que avisa em vez de se queixar, e quando se queixa que seja na altura certa não depois do mal estar feito e bem feito!
Mesmo que venhamos a ter a sorte de sermos campeões nacionais, o que a 3 jornadas do fim e com 5 empates em 4 jogos, nos faz ver que não será agora que o polvo vai ser comido à lagareiro, Nuno não terá por parte dos adeptos do F.C.Porto a simpatia necessária para ficar.
É que Special One, tivemos vários, desde Pedroto o nosso grande revolucionário, a Sir Bobby Robson o amante do futebol-espectáculo, todos eles odiados pela imprensa vermelha, mas só um foi assim intitulado e já depois de ter saído do… F.C.Porto! É isso, passou de arrogante e mal-educado a melhor treinador do Mundo!

44 comentários:

  1. Felisberto, o campeonato ainda não acabou, não é a hora para balanços, muito menos para decisões. Depois, independentemente do que cada um pensa ou quer, vai decidir quem de direito e não os adeptos. O F.C.Porto sempre foi um clube dirigido de dentro para fora e ainda bem, caso contrário seria um corrupio de treinadores.

    ResponderEliminar
  2. Felisberto tenho a dizer lhe que foi até agora o seu texto que não concordo..estamos ainda na luta e não penso que seja assim tão claro que Nuno não tenha condições para continuar..mas isto nesta altura nem é importante discutir..sei que andamos todos um pouco a balançar entre o acreditar e no fundo não acreditar em função deste polvo..mas não podemos ser assim tão radicais..apesar de não concordar com muita coisa do MÊS.. ainda ontem fiquei maluco com a mão reacção a expulsão do maxi..fiquei doido tanta passividade..a esperança e a última a morrer vamos todos acreditar.

    ResponderEliminar
  3. Embora não tenha a ver com este post, Ricardo Pereira acabou de fazer um golo e uma assistência ao PSG, espero bem que para o ano se aproveite o talento deste jogador. O clube não pode continuar a dar tiros nos pés no que respeita a sua politica desportiva. É fundamental ser mais assertivo nas decisões desportivas.

    ResponderEliminar
  4. Ou a direção arranja um treinador em condições, melhor que o NES, ou então mais vale manter NES e contratar mais Soares e menos Depoitres.

    ResponderEliminar
  5. Também acho que as contas fazem-se no fim... Depois o balanço.
    Até lá, teremos todos de fazer o nosso papel... Acreditar, apoiar e lutar contra o polvo, como aqui se faz exemplarmente.

    ResponderEliminar
  6. Silvestre

    Boa noite Sr.Felisberto Costa,o senhor Nuno Espírito Santo não era a minha preferência, contudo dentro das suas possibilidades, dado que é um treinador ainda em maturação tem efectuado um trabalho razoável, conseguiu congregar os adeptos à volta da equipa e forteceler o balneário, para além disso tem algumas boas ideias, contudo não as consegue expor plenamente nas quatro linhas,por isso a equipa por vezes parece amorfa,sem ideias ou soluções.

    Depois em termos de discurso é algo soft, parece que não quer beliscar a sua imagem,nem em prol do FC Porto ou seja da sua entidade patronal, por isso dado o nosso actual contexto espero que mude de postura e defenda com seriedade ou contudência o seu grupo e a sua entidade patronal que tem sido condicionada ou gamada ao longo da temporada.

    Finalmente não sei se Nuno Espírito Santo irá permanecer ou não na próxima época, só sei que quero festejar ainda esta temporada a reconquista do título de campeão nacional, posteriormente o resto logo se vê.

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
  7. Dragões,

    Aproveitando o post, em que se fala de ex-treinadores do FC Porto, queria deixar uma palavra para a nossa isenta comunicação social e para Vítor Pereira. Vítor Pereira começou a sua carreira no FC Porto, pela mão de Vítor Frade. Treinou equipas das camadas jovens e seguiu o seu caminho. Voltou como todos sabemos em 2010 pra adjunto de AVB, resgatado por Pinto da Costa. Depois do ano fantástico de 2010/11, quando AVB trocou a cadeira de sonho pelo camião das libras, Pinto da Costa entregou-lhe os comandos da equipa principal. Decisão arriscada, disseram alguns. Afinal, tratava-se de alguém que tinha o Santa Clara como expoente máximo na carreira de treinador.

    Depois de 2 anos em que conquistou 2 campeonatos, onde foi mal-tratado muitas vezes, optou por não renovar. Direito seu e portanto amigos a mesma. Segui-se as Arábias, "não pelo dinheiro mas pelo desafio". Alguns meses depois, o eterno campeão da Grécia que interrompeu uma promissora carreira de comentador desportivo. Segui-se o Fenerbache, sem sucesso, terminado com um despedimento. Até que por altura no Natal decide aceitar o desafio do Munich 1860 e treinar na 2ª liga alemã. Aproveitou um estágio de 3 semanas em Portugal para dar múltiplas entrevistas em que a o tónico principal foi a crítica ao FC Porto e os seus adeptos.

    Três meses depois, VP está em posição de descida na tão competitiva 2ª liga Alemã. Com toda a minha inocência pergunto: porque é que a nossa CS não fala mais em VP e nas suas conquistas? Não dará jeito? Quanto a VP, acaba por ser uma reviravolta do destino. Como agradecido que sou pelo que fez pelo meu clube dedico-lhe as maiores felicidades e a manutenção na difícil 2ª liga Alemã. Um pouco de humildade nunca magoou ninguém.

    Saudações Portistas,

    Rodolfo Névoa.

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite. Não é (ainda) hora de balanços como diz e bem o DVP . Porém, penso que o Sr. Felisberto deve reflectir um pouco mais quando escreve pois, das loas (exageradas em minha opinião) a NES no seu post de 18 de Março a este post de agora, vai uma distância de 8 pontos perdidos ...Um Abraço.
    E.Silva

    ResponderEliminar
  9. Amém, Rodolfo Névoa, com a legitimidade de quem defender o Vítor Pereira contra tudo e contra todos, até contra alguns amigos portistas.

    Se não leram, leiam o artigo de Carlos Tê no Jogo de hoje. É pena que muitos portistas que têm acesso aos OCS não tenham a frontalidade do Tê e de outros, sejam calculistas, ponham o tachinho acima da frontalidade e não da clubite, mas do respeito que merece o FCP e merecemos todos os que o amamos. Idem para o Porto e para o Norte.

    ResponderEliminar
  10. Não tenho a certeza do fim de linha para Nes.
    E depois quem?
    Os que a maioria queria (até o presidente antes de Nuno) não podem vir.
    Novas experiencias?
    Não me parece e não é desejavel.
    Creio então na continuidade, com alguns novos jogadores que proporcionem uma abordagem diferente em 90% dos jogos, de NES e duma vasta maioria do plantel, assegurando assim possibilidades reais de ganharmos o próximo campeonato e mais alguma coisa. Sim, porque quero acreditar que Nuno irá evoluir em vários aspectos.

    ResponderEliminar
  11. António Salvador: "O Ministério Público que entre em campo, esta é uma Liga desvirtuada"

    Jornal Jogo online

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma filial a queixar-se. Amanhã vai ser repreendido pelo chefe....

      Eliminar
  12. Tenho sérias dúvidas que NES continue. Não pelas razões que o Felisberto aponta, mas essencialmente porque nunca conseguiu fazer evoluir o futebol da equipa e porque nunca foi capaz de corrigir erros de sua exclusiva responsabilidade.

    ResponderEliminar
  13. Estou a ver o campeonato nacional (TVI24) e não sendo advogado de defesa de NES, a interpretação correta de " os árbitros não devem ter medo de favorecer o FC Porto" é que os árbitros não devem ter medo de errar a favor do Porto. Tantas parvoíces que ouvi da boca do "cartilhado".

    ResponderEliminar
  14. Só alguém muito desonesto intelectualmente, é que não percebeu que a declaração do NES foi um lapso de língua. Mas como se diz por aí, quem sai aos seus não é de genebra. O papá mamou 50 mil euros para dar um parecer que, vejam bem, até a Maria José Morgado, mais tarde, arrasou.

    ResponderEliminar
  15. Boa noite Sr.DVP
    Comentário off topic.
    Roderick, central fomrado na Luz não deveria de jogar Domingo.
    Pode querer apagar a imagem de não ter segurado Kelvin na última vez que vestiu de encarnado.
    Bruno Miguel Guedes -23657

    ResponderEliminar
  16. O Nuno não tem culpa dos penaltis que os árbitros não marcam e dos golos falhados inexplicavelmente. Agarrou numa “manta de retalhos” e conseguiu criar um grupo coeso, com jogadores a melhorarem muito a sua atitude, como é o caso de Brahimi. Temos a melhor defesa, o melhor ataque e só perdemos em Alvalade, num jogo de futevólei.

    Peca por a equipa não entrar determinada em resolver os jogos e por recuar demasiado quando se encontra a ganhar, o que já nos custou alguns pontos - como no jogo com o benfica - e quase nos custava outros - como o jogo com o Sporting. Aliás, só por não ter sido arrojado não vencemos no galinheiro, depois de termos conseguido o golo do empate, quando as papoilas já tremiam por todos os lados.

    O seu grande problema é o discurso, que em vez de ser moderado, polido e de boas maneiras, deveria ser um grito de indignação e de revolta, mobilizador para os jogadores e para os adeptos.

    Antes, tínhamos Lopetegui a falar sozinho. Agora, temos quem fale, menos o Nuno… e o Jorge Nuno.

    Não podemos passar a vida a mudar de treinador, tanto mais que ainda se estão a pagar indemnizações a Lopetegui e a Peseiro. Por isso, espero que o Nuno passe a ser mais audacioso, nas abordagens aos jogos e no discurso. É que termos um líder no banco que não reage a tanto que gozam connosco, ofende-nos.

    Abraço


    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Caros Portistas,

    Mesmo que o NES ganhe o campeonato que duvido muito 1º porque o futebol jogado pela nossa equipa não convence ninguém e porque o polvo está bem vivo com os tentáculos todos a funcionar, não queria que continuasse pois as falhas nos momentos decisivos foram muitos, para além disso a sua postura de completo nabo entregue ao polvo para mim não serve. SE A DIRECÇÃO QUISER UM ESPECIAL TWO VÃO BUSCAR O PERDO EMANUEL, vi os últimos 20 m do Estoril no salão de festas e digo, vi o que já não via desde o Mourinho uma equipa a saber bem onde pressionar e a jogar absolutamente para ganhar coisa que nós quando lá fomos nunca fizemos, se não quiserem deixem andar e acabem com o pouco que resta de verdadeiro FCP. Se forem observar o NES no Valência no 1º ano foi razoável e ficou em 4º e no 2º ano foi corrido pois os erros continuavam todos a acontecer e sempre a piorar portanto será mais um grave erro se o NES continuar para a próxima temporada, é só mais um.
    O VP foi-se embora porque não quis ficar no FCP porque queria ganhar tanto como o chicletes e foi ganhar pasta para as arábias, depois o futebol apresentado era pior que o do JL, fomos eliminados pelo colosso Málaga, ainda para mais fartou-se de cuspir no prato que lhe deu a comer, há certas pessoas que nunca deviam passar de adjuntos.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  19. Luís Carvalho, sobre os insultos, estás perdoado, tenho sempre toda a tolerância do mundo para com os deficientes e pobres de espírito. Mas quando dizes que és portista, alto e pára o baile. Não és, és burro demais para ser portista. Só alguém burro como uma porta, não vê que o post é do Felisberto Costa e não do Vila Pouca. Mas nem era preciso isso, o cheiro dos mouros sente-se mesmo no computador.

    ResponderEliminar
  20. Creio bem que o meu post foi mal interpretado.

    Eu sou um defensor do NES. O Vila Pouca está aí para o confirmar!
    O que eu acho e quis dizer - e não, não é nenhum balanço - é que a massa associativa do FC PORTO já não vai com este treinador, mesmo que NES venha a ser campeão! E quando não se tem as forças desejadas do nosso lado, temos tudo conjugado para que algo corra mal. Eu vou ao estádio e ouço o que se passa em meu redor, caramba! Continuamos a encher palcos, não pelo treinador, mas pelo simples facto de que todos nós acreditamos ainda no titulo, nem que fosse o prof. Neca que estivesse aos comandos.

    Agora e como disse no post, gostaria imenso que NES continuasse á frente dos destinos da nossa equipa principal. Mais frontal que isto não posso ser!

    P.S. Luis Carvalho, não foi o Vila Pouca que chamou a NES professor de moral e religião. Fui eu!!! Pode-me insultar á vontade, mas fui eu, não o Vila Pouca!!!

    ResponderEliminar
  21. Caro Felisberto, os adeptos de futebol sao por natureza resultadistas. Se o NES for camepao, vai ser um herói. Eu pessoalmente acho que mesmo que nao ganhe nada, merece a oportunidade de mostrar o que consegue fazer na segunda época. Nao me esqueço da campanha europeia positiva que fez, depois de pré-eliminatória complicada contra a Roma e 2 jogos infelizes contra a Juve. Nao me esqueço da recuperaçao fantástica a partir de janeiro. E nao me esqueço dos factores extra-desportivos que nos acompanharam na taça de portigal, na taça da liga e no campeonato.

    Já agora, o nosso Ricardo Pereira acaba de fazer mais uma excelente exibiçao com um golo e uma assistência no Nice-PSG 3-1. Este miúdo tem estofo para ser um dos melhores do mundo, a lateral ou a extremo. Espero que para o ano regresse ao plantel!

    Abraços portistas!

    ResponderEliminar
  22. DVP...como permite um "comentário " como o do luis carvalho neste blog??!!
    Inadmissível!!!

    ResponderEliminar
  23. Pedro Pinto, permito para que algumas virgens ofendidas percebam aquilo que tenho de aturar. É disto para cima...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o tipo não diz nada, só se limita a insultá-lo.

      Que vem esta vermelhada fazer aqui? Uma coisa é certa: sentem-se incomodados.

      Eliminar
  24. Pessoal,
    Para mim o grande problema do Porto após ter sido campeão foi não ter escolhido o treinador ideal...........não tenho duvidas e já o disse aqui, que o porto com outro treinador este ano seria campeão, aliás já teria sido campeão.
    O Presidente tem que saber escolher o treinador, e não ir em ondas, fala se já em nomes, e eu já o disse aqui, palpita me que o PEDRO MARTINS poderá ser o futuro treinador do porto, e hoje nos jornais desportivos fala se em mudança de treinadores que podem provocar o tal efeito dominó, ou seja já se fala da saida do tecnico do guimarães, e já se fala no seu substituto nomeadamente do daniel ramos.

    ResponderEliminar

  25. NES nem é BOM nem é MAU: é RAZOAVEL.

    O plantel do FCP equivale se ao do slb (talvez o do slb ligeiramente superior) a diferença esta "FORA do CAMPO" onde "ELES" nos ganham de goleada e é AÍ QUE PRECISAMOS MELHORAR MUITO.

    Ora enquanto essa diferença nao se resolver ou atenuar até podem contratar um treinador do Nivel de Pedroto que vai aparecer sempre um RC ou MO ou Tiago a .....acordem.

    ResponderEliminar
  26. Caro Felisberto Costa

    Peço desculpa mas não concordo com a opinião que expressa no seu post! Esta não é a altura de passarmos aos prós e contras sobre o nosso Mister! Sei que sempre o defendeu, mas agora não pode atirar a toalha ao chão! Eu, que sempre fui um critico da postura do NES, quer como técnico, quer como pedagogo, acho que devemos continuar a manifestar-lhe o benefício da dúvida. Depois, quem de direito trace o rumo para a próxima época! Sim porque não podemos ser tão ligeiros de modo a pôr todas as culpas para cima do treinador: três épocas em que a Estrutura se manifestou de uma forma pouco consentânea com as aspirações do Nosso Grande Clube!

    Quanto ao Salvador, o que é que devia fazer senão proceder da forma como o fez, pois a cartilha a isso o obriga! Contra o FCPORTO recebeu nota excelente, agora tem de se justificar perante o Padrinho! Este artista nunca mais devia ter lugar no camarote presidencial do Dragão... digo eu de que!

    Já agora uma de humor negro, que vi algures num comentário " Sabem porque o indivíduo dos No Name, que atropelou o adepto dos lagartos foi chorar para o advogado? Porque a intenção dele era ter atropelado cinco ... e só atropelou um!!!!"

    Abraço

    Viva o FCPORTO

    ResponderEliminar
  27. Inacreditável o post de Luís Carvalho. É realmente burro demais para ser portista e vozes de burro... O que Vila Pouca tem de aturar!... Abraço solidário.

    ResponderEliminar
  28. Não há duvidas que o Estado Lampiónico, instaurado neste país à beira mar, há longos anos a esta parte, transformou gradualmente os seus radicais e fundamentalistas aderentes, em tipos cuja capacidade intelectual, cognitiva de capacidade de evolução, aprendizagem, formação social e humana, entrou em retrocesso desde a sua adesão à causa.
    Problema sério e preocupante numa sociedade que se julgava minimamente evoluída para ser capaz de aceitar a diferença, o fair play e sobretudo a igualdade de tratamento e de direitos, coisa que não exite para essa gente, mas, antes pelo contrário, vale tudo para fazer valer as suas ambições, arrogância e ganância infindáveis, bem patente nas suas açoes descabidas, prepotentes, ditatoriais, mafiosas e irracionais.

    ResponderEliminar
  29. MVP, se é disso para cima, então está "perdoado". Mas, já agora, uma vez que aguçou o apetite a rotweillers como eu, quando puder, ponha lá um daqueles "bons", que é para gente desopilar o figado. Mas porque é que os cães, potencialmente perigosos, nunca atacam estes anormais?...

    ResponderEliminar
  30. uma grande constatação que eu aqui registo. A frase sai, não como uma sentença, mas como um axioma:

    "Nuno foi infeliz contra o polvo, ou foi ineficaz mesmo havendo o polvo"?

    Falando de treinadores para o Porto, a "primeira escolha" chama-se orçamento, e depois mesmo que o houvesse, encontrar alguém de créditos firmados, que aceitasse treinar em Portugal. Isto é uma competição viciada, e que já tem pressupostos para a próxima época. Retirada de pontos, pelas declarações de dirigentes! Que tal este estilo "Tiago Antunes", para submeter aos Meirins daquilo que eles chamam de "Conselho de Disciplina", mas que para mim continua a ser o "Concelho de Disciplina". É o penta em preparação...

    ResponderEliminar
  31. Vila Pouca, esta é directamente para si.

    A abordagem que faz ao Luís Carvalho, que o é tanto quanto eu sou o Papa Francisco, dá uma pálida ideia do que é comandar um blogue desta natureza e notoriedade. Mas também nos mostra a raça desta gente: cobardes até dizer chega!

    ResponderEliminar
  32. Estes tipos são especialistas em espalhar a má lingua..eles aqui não tem direito de antena..o problema e que noutros espaços ditos portistas tem palavra..e então vão semeando a divisão entre portistas..uns topam a distância..outros deixam se levar na onda..

    ResponderEliminar
  33. É evidente e só não vê quem não quer que não há verdade desportiva neste campeonato. Nem desportiva nem disciplinar pois as leis são diferentes para o clube do regime. O polvo tem braços em todo o lado e nem com o Mourinho éramos campeões. A CS tudo branqueia e o que para uns é branco para outros é preto. Voltamos ao tempo do Calabote ou ainda pior. O famoso quarteto de cordas constituído pelo Salmonela Gomes pelo Lucilio Calabote Batista o João Pode ser Ferreira e o inefável Paulo O Erro é o mano Costa têm a lição bem estudada e não deixam nada por fazer. Acolitados por um vergonhoso Meirim na disciplina bem pudemos esperar sentados pois enquanto esta corja lá estiver os vermelhos têm o tetra o penta etc garantidos.
    Não interessa discutirmos a incompetência do nosso treinador ou qual é que devia ser o seguinte pois enquanto esta máfia estiver instalada no poder as coisas não se alterarao.
    Como a nossa Sad diz amen e mesmo depois de nos roubarem dois campeonatos continua amorfa e acomodada resta-nos esperar sentados por outro campeonato daqui a 20 anos. A solução é só uma correr nas próximas eleições com estes aburguesados e acomodados que nos dirigem.Seremos capazes?

    ResponderEliminar
  34. Victor Sousa, entre um bom português à moda do Porto e eu até sou daqueles que não tenho problemas no calão ou no sotaque e ter alguma contenção, apenas mostrar um exemplo de algumas coisas que vou aturando, preferi a segunda hipótese.

    ResponderEliminar
  35. Creio que ainda é prematuro contar a verdadeira história desta Liga, há 9 pontos por disputar, temos o dever e a obrigação de ganhar as três partidas finais, independentemente do Benfica perder, ou não perder pontos. É facto, não dependemos de nós, e apenas nos resta ganhar, e acreditar que Maio continuará a ser o mês dos milagres, e com a bençao do Papa Francisco, repito, 13 de Maio é o dia da visita Papal a Portugal, e é também o dia em que o VSC Guimaraes visita o que alguns chamam Catedral, e para os mais distraídos, o VSC acumula 10 vitórias fora de casa, a Equipa com mais vitórias como visitante, é o VSC a par do Benfica. O VSC já quase carimbou o 4º lugar? É verdade, como também é verdade que o Vitória queira na Luz ensaiar a Final da Taça, e as probabilidades de a voltar a vencer, serão maiores se o Benfica perder este campeonato, tal como aconteceu em 2013, com contornos dramáticos, espero que a história se repita!


    Restam 3 jornadas por disputar, a meta já se avista, e o nosso adversário indicia que tropeça, mas acaba por não cair. Bom, fui buscar a minha "muleta" a estatística, para identificar/situar/registar quantas vezes um líder isolado, perdeu o Campeonato a três Jornadas do fim. A amostra, são os ultimos 60 campeonatos disputados em Portugal, balizados entre 1956/57 e 2015/16, deixo classificações respectivas a 3 jornadas do final dos campeonatos em questão, campeonatos com 26 e 30 jornadas, porque em campeonatos com 34 ou 38 jornadas, nunca surgiram ultrapassagens nas 3 rondas finais:

    1958/59 1º Benfica 37 P, 2º FC Porto 35 pontos (campeonato com 26 jornadas, a vitória valia 2 pontos). O FC Porto de Guttman vence o campeonato Calabote!
    1967/68 1º Sporting 37 P, 2º Benfica 36 P (campeonato com 26 jornadas, a vitória valia 2 pontos). O Benfica de Otto Glória é Campeão (Glória foi o 3º Treinador do Benfica nessa temporada). O Sporting perde os 3 jogos nas 3 jornadas finais!
    1979/80 1º FC Porto 47 P, 2º Sporting 46 P. (campeonato com 30 jornadas, a vitória valia 2 pontos). O Sporting de Fernando Mendes será Campeão Nacional!
    1985/86 1º Benfica 45 P, 2º FC Porto 43 P, (campeonato com 30 jornadas, a vitória valia 2 pontos). O FC Porto de Artur Jorge será Campeão Nacional!
    2012/13 1º Benfica 73 P, 2º FC Porto 69 P. (campeonato com 30 jornadas, a vitória passa a valer 3 pontos). O FC Porto de V Pereira ganha o Campeonato "Kelvin"!

    Portanto, em 60 campeonatos, em 5 deles, o líder isolado, perde os campeonatos respectivos nas 3 jornadas finais, uma incidencia a rondar os 8/9%. Isto é, as probabilidades do Benfica ser campeão são enormes, mas eu vou-me "agarrar" aos tais 8/9%!

    Podem também me questionar, "mas nessas 3 jornadas finais, houve derbis e clássicos a influenciar a classificação final nesses 5 campeonatos..." é verdade, em 4 daqueles 5 campeonatos, jogaram-se nas 3 jornadas finais, ora derbis, ora cássicos, excepto em 1980, o FC Porto de Pedroto empata a zero golos na Povoa, e perde esse campeonato!

    Curioso, nesses 5 campeonatos, o FC Porto em 3 deles ultrapassou sempre o Benfica nas 3 jornadas finais, e é Campeão Nacional!

    Hoje, o Futebol mudou muito, é bem diferente daquele que se praticava nas décadas de 50/60 ou 70, é uma realidade, mas pergunto, a componente animica que desempata estes campeonatos disputados ao sprint, mudou assim tanto? Não me parece, e deixei lá cima um bom exemplo, em 1968, o Sporting entra líder nas 3 jornadas finais, mas irá perder os 3 jogos finais, isto também comprova que o inusitado ou o inesperado é tão comum no Futebol, ontem, como hoje. Seria provavel Portugal perder em casa o Euro 2004 com a Grecia? Seria provavel o Brasil chorar o Maracanazo no Rio em 1950 com o Uruguai?

    Termino, pelo que vou lendo, e ouvindo, constato que há muito Portismo que por fora, já desistiu, mas bem lá por dentro, sempre descobre alguma razão para resistir, e alimentar a tal esperança!

    PT

    ResponderEliminar

  36. Pelos vistos a LIGA e a FPF querem penalizar brutalmente os clubes onde os dirigentes mediaticamente se mostrem a sua Revolta por exemplo contra as arbitragens.

    O FCP nao vai lutar contra isto ???????!!!!!!

    A LIGA e a FPF haviam era por RESPEITO ao Futebol e ao Publico LUTAR por MUITO MELHORES ARBITRAGENS e Transparencia na gestao do setor.

    ResponderEliminar
  37. Pode se por aqui no Blog por em evidencia o artigo do Carlos Tè ?

    ResponderEliminar
  38. Boas tardes caro DVP e amigos saudações dragonistas.

    Onde anda esse Luisinho?
    Fugiu e luuuuiiisinho fugiu, e diz ser portista. PORTISTAS, não fogem, assumem que erram.
    Loveporto

    ResponderEliminar
  39. O objectivo do post do Felisberto não era abrir a discussão sobre a continuidade ou saída do NES. Depois, aqui não se permitem insultos ao treinador.

    O próximo post vai ter uma hiperligação para o artigo do Carlos Tê.

    ResponderEliminar
  40. Chapeau ! para a crónica do Carlos Tê , no jornal "O JOGO "(30Abril2017) . Uma sugestão aos meus amigos Portistas : fazer cópia da mesma e enviá-la por mail a todos os nossos contactos : uma corrente gigantesca !
    Alguém sabe dizer-me se a SAD Portista agiu e reagiu, nas instâncias judiciais competentes, contra a SIC e o Sr. Paulo Garcia por este ter afirmado ,perguntando ao Dr. Guilherme Aguiar :-" As três décadas de vitórias do FCPorto , foram construídas na base da corrupção , compra de árbitros ,intimidação , ou houve mais para além disso ? " (sic) ... "Isto ", esta verdadeira calúnia , vai ficar impune , sem que o autor da mesma seja chamado à... pedra? !!...
    Saudações Portistas.
    Um Dragão ao Sul do País
    João Carreira

    ResponderEliminar
  41. João, só os tolinhos como eu, você e outros, ainda se importam com essas coisas...

    ResponderEliminar
  42. Que pena , Vila Pouca !Que pena ! Afirmações desse teor e vindas de quem vêm , deviam ser combatidas com "ferocidade" ! Tendo nós bons advogados e gabinetes jurídicos ...
    ( vou morrer mesmo: "tolinho", como diz o Vila Pouca, mas não o lamento , não ! Feitios e modos de ver e sentir as coisas do meu clube , enfim !).
    Abraço .
    João Carreira

    ResponderEliminar