sábado, 6 de maio de 2017
C.S.Marítimo 1 - F.C.Porto 1. Assim não dá...
Não havia outra possibilidade: ou o F.C.Porto vencia, saltava, mesmo que provisoriamente para o 1º lugar, colocava pressão no líder do campeonato e esperava pelo jogo de Vila do Conde, mas fosse qual fosse o resultado no Rio Ave - Benfica, mantinha as expectativas, a esperança na luta pelo título e arrumava a questão do 2º lugar; ou não vencia e apenas a matemática alimenta o sonho, pior, até o outro lugar que dá entrada directa na Fase de Grupos da Champions League, pode complicar-se. Disse o treinador do F.C.Porto que este jogo era uma final, mas depois de nunca se ter conseguido impor na altura em que podia saltar para o 1º lugar, quando podia voltar a colar-se ao líder e manter uma pressão forte, o F.C.Porto voltou a falhar e hoje nem há a desculpas. Hoje o F.C.Porto só pode queixar-se de si próprio, obviamente, treinador e equipa, já que os adeptos nunca se cansaram de apoiar. Mas não merecia o F.C.Porto ter ganho o jogo de hoje? Merecia, mas de vitórias morais estamos nós fartos. E porque não ganhou? Não ganhou porque no melhor período não conseguiu fazer o segundo, não ganhou porque na 2ª parte jogou mal até ao golo do Marítimo, só reagiu depois de ter permitido o empate e nessa altura mais uma vez ficou provado que não é por ter muitos avançados que se marcam golos.
Entrando com Casillas, Fernando Fonseca, Felipe, Marcano e Alex Telles, Rúben Neves, André André, Herrera, Otávio, Soares e Brahimi, o F.C.Porto, ao contrário do que nos últimos jogos, entrou desperto e frente a um Marítimo fechado, compacto, bem organizado e agressivo, começou a trocar com propósito, saiu com critério, construiu bem, não teve muitas, mas teve algumas jogadas bem delineadas, algumas faltou apenas melhor definição no passe, mais eficácia na hora de finalizar. Assim, não admirou que a equipa de Nuno Espírito Santo chegasse à vantagem, iam decorridos 28 minutos, por Otávio, a finalizar um jogada bem delineada em que também Herrera teve protagonismo. A perder era natural uma reacção do Marítimo e ela aconteceu. Se é verdade que a baliza de Casillas nunca esteve sob perigo eminente, também é verdade que o F.C.Porto perdeu algum equilíbrio, alguma coesão e organização, deu alguns espaços. Virtude da equipa insular, culpa de alguns jogadores portistas que na posse de bola não só não a trocavam, como demoravam a soltá-la, quando a soltavam nunca era nas melhores condições. Mesmo assim a oportunidade mais flagrante pertenceu aos azuis e brancos, Fernando Fonseca falhou na cara do guarda-redes, quando podia ter assistido Soares.
Assim e resumindo, uma 1ª parte de bom nível, em particular até ao golo de Otávio, menos bem até ao intervalo, mas apesar disso equipa de NES mais perto do segundo que de sofrer o empate.
A perder era natural que o Marítimo arriscasse, pressionasse, viesse mais atrevido na procura de alterar um resultado que lhe era desfavorável. E assim foi. Mesmo que a primeira jogada perigosa tenha sido de Herrera que enquadrado com a baliza, em vez de rematar, resolveu passar, a partir daí o Marítimo cresceu, o F.C.Porto perdeu organização, clarividência, capacidade para ter bola, deu espaços, não se conseguiu superiorizar e se Casillas não foi muito solicitado, foi notório que o conjunto insular estava a criar mais dificuldades, a chegar com mais perigo na frente. Com o treinador do F.C.Porto a ver e a não reagir, começou a instalar-se o sentimento que algo de mau podia acontecer na baliza dos azuis e brancos e aconteceu. Canto ao segundo poste, três jogadores do F.C.Porto a ver a banda passar, Djoussé a cabecear e golo. Corona entrou logo de imediato para o lugar de Otávio - mais tarde entrariam André Silva e Rui Pedro para os lugares de Rúben Neves e Fernando Fonseca - e a reacção portista foi boa. O conjunto de NES passou a dominar, a atacar muito, mas faltava discernimento, mais assertividade de hora de decidir - Brahimi abusou dos lances individuais; Corona, menos, mas também abusou; André Silva agora não marca golos, Soares não fez um bom jogo; Rui Pedro não é milagreiro -, perante um Marítimo que só queria segurar o empate e conseguiu. Não merecia, mas com o mal dos outros podem eles bem.
E o jogo terminou com mais um empate, mais uma grande desilusão, mais uma vez ficou a nítida sensação que não fizemos tudo para vencer. Não na atitude, mas na qualidade de jogo.
Notas finais:
NES estou farto das tuas desculpas! Treinador do F.C.Porto não pede desculpas, ganha jogos! As desculpas evitam-se e andas a pedir desculpas há várias semanas. Uma equipa que numa altura decisiva perde 8 pontos com Setúbal, Braga, Feirense e Marítimo, só pode ser campeã por milagre.
Parabéns, Fernando Fonseca! Quem se estreia num jogo desta importância e tem um rendimento que tu tiveste, só pode estar contente, não foi por ti que o F.C.Porto não ganhou.
Se as coisas estavam muito complicadas, agora complicaram-se ainda mais, mesmo que o clube do regime perca amanhã - não acredito! - ainda fica na frente e com dois pontos de vantagem.
Caro DVP,
ResponderEliminarClube que não ganha ao Setúbal em casa não merece ser campeão.
Isto é apenas mais um jogo em que demonstraram não ter estofo.
Para o ano é que é...
O Benfica não ganhou em casa ao Setúbal. Merece?
EliminarCB
Num momento muito pesado, quero deixar aqui o meu otimismo. É evidente que emocionalmente, não desejaria outro resultado que não a vitória hoje e no campeonato. No entanto, neste momento particular, racionalmente, este tetra do Benfica poderá lançar um novo ciclo no futebol português, muito mais favorável para nós do que um titulo nosso, que poderia ser apenas um breve interregno no dominio encarnado. A melhor noticia que imediatamente daqui advem, é o despedimento de Nuno. Nuno é para lá de mediocre. Nuno é tudo o que um treinador de topo não deve ser.
ResponderEliminarNem me vou alongar, mas apenas dizer que pelo fenomeno de "regressão à média", será muito dificil a próxima escolha de Pinto da Costa, não ser muito mas muito melhor do que os ultimos que por cá passaram. Ainda mais com a pressão enorme que cairá sobre ele, que o impedirá que volte sequer a colocar a hipotese de existirem outros parametros que não a mais pura COMPETENCIA na proxima escolha.
Ora, se o Porto campeão 2016/2017, teria que aguentar Nuno por mais umas 2 epocas, segundo o que é normal nesta casa. Assim, a tendência, será termos mais qualidade para os proximos anos. Depois, o Benfica...Rui Vitoria será campeão 2 anos seguidos! Só uma epoca muito atipica (um 4ºlugar por exemplo), o impedirá de seguir mais uns 2 ou 3 anos no Benfica. Rui Vitoria é tambem nada mais do que mediocre. Este ano tivemos 2 equipas mediocres, lutando por um campeonato mediocre, com dois treinadores mediocres. Tudo nivelado por baixo. A mediocridade de Nuno foi o oxigenio de Rui Vitoria e vice-versa. O Sporting que para mim era o grande candidato, foi perseguido por uma negativa aleatoriedade, para alem de alguns erros por culpa propria. Ainda assim, será sempre para mim, o nosso principal adversario para os proximos anos. O Benfica cairá brutalmente!
Claro que depois existe O OUTRO LADO do futebol, que foi o grande suporte destes 2 anos de Rui Vitoria. O Benfica foi 2 anos seguidos campeão, sendo entre os 3 grandes, o de pior nivel (não discuto a qualidade do Benfica nos tempos de Jesus)! Acontece que ainda assim, estava um nivel abaixo, mas ainda semelhante aos outros. Nos proximos anos, o fosso será tão vincado, que nem as arbitragens conseguirão compensar. E alem disso, virá o video-arbitro. Veremos. Claro que mesmo com ele, os habilidosos que vão empurrando com faltinhas uma equipa para trás, serão reincidentes. Claro que depois, tambem poderá haver o VAR encarnado, que em lances de duvida (as classicas bolas na mao), decidirão com diferente criterio conforme a cor da camisola...mas, mas, talvez o nivel de pouca vergonha, tambem desça um pouco. Vamos acreditar que sim.
Maritimo-Porto, 6 de Maio de 2017. O dia em que o FCP, arranca para mais um ciclo de gloria...
É sério? Não acredito que li isso.
EliminarÉ dos livros. Equipa que recua para defender um golo tem grandes hipóteses de sofrer o empate.À imagem do treinador, sem chama e com pouca auto confiança. Vícios velhos que parece nunca serem trabalhados. Não me lembro de um livre a nosso favor, próximo da área adversária, que tenha dado golo. Agora até muitos cantos são marcados para fora.Temos alguns bons jogadores, mas em equipa desorientada, não podem relevar as suas qualidades!
ResponderEliminarEstou pior que estragado... Entregamos o título de candeia, não revejo neste treinador marcar um golo e não ir a procura do segundo e do terceiro, puxar a equipa atrás e de treinador de equipa pequena. Não me admira não que ainda perca mos o segundo lugar. Quantas vezes falhámos, Setúbal, Benfica, Feirense, Marítimo. O Porto até pode perder mas o adversário tem que ser massacrado e tem que haver bolas no poste, bolas na trave. Não podemos jogar só meia hora temos de mandar no jogo. A nossa segunda parte foi anárquica, depois do empate fica muito mais complicado... Gostava de para o ano haja um treinador com tomates, que procure o 1, 2, e 3, do depois é que se faz gestão, que nas conferências de imprensa chame os bois pelos nomes, que saiba dar um murro na mesa. Quanto a mim o Nuno não tem nada disto. Hoje vai ser difícil adormecer. Saudações Portistas.
ResponderEliminarÉ um dia triste, para mim o campeonato ficou definitivamente enterrado hoje. Se por um lado o resultado me parece um castigo excessivamente pesado para uma exibiçao séria e (aparentemente) segura, a verdade é que esta fase final de campeonato está a ser má de mais para ser verdade. C*ralho!
ResponderEliminarEste treinador está ao nível do Octávio malvado.......
ResponderEliminarÉ facil reagir a quente, e NES fez um trabalho muito bom ao longo da epoca. Hoje falhou e falhou pelo seu grande defeito como treinador: demorar a agir. Acredito e espero que melhore nessa area. Infelizmente continuamos a pagar pelo processo de formacao. Ele tinha de ter visto (como eu pela tv a 8 mil km e milhares de portistas mais perto ou mais longe) que o otavio esta morto. Demorou ate a casa estar roubada. Que nervos. Agora cabe a JNPC resolver, dizer que fica ou que sai e convinha ser antes do benfica ser campeao se for para ficar. Como nao o fez... presumo que aguarda por mario silva.
ResponderEliminarEste resultado fica na tua Conta NES.
Djoussé um avançado Africano do Marítimo, fez apenas dois golos nesta Liga, sabem a quem?
ResponderEliminarO Maritimo fez apenas um remate enquadrado com a baliza, e ... foi golo!
Nas ultimas 7 jornadas, o FC Porto venceu 2 jogos, e empatou 5, fez 11 pontos, o Feirense nas mesmas ultimas 7 jornadas fez 13 pontos ...
"Qualquer coisa que possa correr mal, irá com certeza correr mal, e no pior momento possível,,,"
Depois, há o princípio da incompetência do Peter ...
Quando o Peter e o Murphy se cruzam ...
E entretanto os MAIS MAIORES já gritam Tetra... O coração não me deixa desistir, mas a razão ...
Eu "sapateiro" no post anterior a este, frisei bem, cuidado com os cantos, e a bola parada ...
PT
Caro Vila Pouca,
ResponderEliminarMais uma vez esta equipa demonstrou uma clara falta de estofo de quem quer ser Campeão. Que desilusão. Não quero, não me apetece, nem me compete apontar culpados, eu só queria que o FC Porto ganhasse, porra.
Um abraço
FC PORTO SEMPRE
Ja nao sei, se o tonico é no arbitro entao nao podemos despedir o NES, porque nao ganhou o campeonato por causa do arbitro, se o tonico é na equipa de futebol, no trabalho do NES, entao para o ano nao temos treinador outra vez, e vamos ver quem fica, se mandar mos os melhores embora, nem quero pensar, catastrofe! mais um ano ZERO...
ResponderEliminarJogámos o suficiente para empatar...
ResponderEliminarIr para o intervalo a ganhar com uma primeira parte novamente fraca, daria em teoria condições para jogar confortável na segunda parte: linhas baixas, não dar profundidade nenhuma, jogar concentrado a sair em contra-ataque com jogadores muito bons nisso.
O que fizémos? Quase tudo mal... Baixámos as linhas, mas mesmo assim concedemos bolas paradas inaceitáveis. E seriam esses os únicos lances que eles iam criar perigo. O lance do golo é um canto absolutamente mal cedido por desconcentração inaceitável.
A partir daí foi o desespero do costume, com 95% dos lances com bola por cima à procura de uma segunda bola.
Sinto que já posso fazer um balanço da época, mesmo que o Rio Ave ganhe amanhã:
- houve muito pouco futebol de equipa grande, apoiado, trabalhado, com soluções diferentes para jogos fechados
- houve muito futebol de equipa pequena, de pontapé para a frente no avançado, para ganhar a bola no meio da defesa e procurar uma segunda linha a aparecer, de preferência na lateral, para voltar a meter a bola por cima na área. Diria que 70% dos ataques do Porto esta época foram isto.
Sintomático, hoje por volta dos 80min até o Casillas saiu com uma bola longa com o pé. A equipa não tem soluções trabalhadas e vive da genialidade individual
- houve excesso de erros de arbitragem contra (hoje até houve um a favor, logo a começar, na minha opinião...). Mas esses erros não deviam impedir de ganhar em Tondela, de ganhar em Setúbal, de ganhar em Belém, de ganhar em Paços, de ganhar em casa ao Setúbal, de ganhar em casa ao Feirense, de ganhar na Pedreira ao pior Braga dos últimos 10 anos, de ganhar hoje. Estes 8 jogos comprometaram tudo... E bastaria ganhar METADE deles para termos mais 8 pontos e estarmos no sofá à espera de sermos campeões já amanhã
Espero que agora as pessoas se sentem e discutam porquê que isto aconteceu:
- podia o treinador ter feito melhor?
- sabe o treinador o que tem de fazer para não voltar a acontecer?
- sabe o treinador o que precisa para começar a próxima época sem sobressaltos?
- a equipa tem maturidade para a pressão de 4 anos sem títulos?
- temos jogadores preparados para serem contratados para colmatar as vendas que faremos?
Só respondendo a estas perguntas internamente, sentando presidente, administradores, director desportivo e equipa técnica. E o que saísse daí definia a continuidade do treinador.
Até 21 de Maio há um segundo lugar MUITO IMPORTANTE a manter...
O Vila Pouca nunca coloca todo o enfoque nos árbitros, porque já anda cá há muitos anos, sabe que quando se vai por esse caminho, desresponsabiliza-se toda a gente, dirigentes, treinador e jogadores. Hoje, o nosso treinador voltou a pedir desculpas aos adeptos. É preciso ter lata, treinador do FCP não pede desculpas, ganha. E quando a coisa apertou, quando era preciso ver quem é quem, falhamos rotundamente. Mas era tudo culpa dos árbitros, mesmo que o futebol apresentado fosse muitas vezes abaixo do mínimos exigíveis.
ResponderEliminarEste campeonato pareceu perdido, mas a partir de certa altura... podia ter sido ganho. Mas para isso era preciso que Ser Porto não fosse um slogan fora de moda. Só os adeptos foram verdadeiramente Porto esta época.
Caro DVP
ResponderEliminarO polvo vai ganhar um campeonato que NES perdeu. É absolutamente inacreditável a inoperância do treinador do FC Porto. Incrível. Estou farto de empates de NES, alguns festejados, farto das generalidades de NES, farto dos soundbites de NES. Em resumo estou farto de NES. Um treinador que não sabe colocar uma equipa atacar e não tem estofo para equipa grande.
Vamos ver se seguramos o segundo lugar
Raoc
Que ao menos estas tristes figuras do NES EMPATA EMPATA,sirvam para o Clube perceber de vez, que remedeios de treinadores acabam sempre mal, e caros.
ResponderEliminarA grande ironia...
ResponderEliminarVamos ser nós a branquear...a liga salazar!
Tirando o slb da equação, ESTE Porto tem pouquíssimo futebol e não merece ser campeão!
Quero MUITO ganhar, voltar a ganhar...e muito mas...com qualidade porra!
Para quê sofrimento, adeptos juntos como nunca, universos de bancada, DDs...se depois, no campo...NÃO SOMOS PORTO??!!
Raramente estou contra um trinador nosso ( e este nunca me passaria pela cabeça) mas...fartei-me!
Triste, mas cá no +intimo decerto todos sabíamos que ia ser assim... Falta de estofo, treinador medroso e nada audaz... Não sabemos jogar da defesa para a frente... foi assim o ano inteiro!!!
ResponderEliminarSó chegamos a ter hipóteses por desacerto dos benfas quando tiveram 7 pontos de avanço, senão teríamos penado muito mais...e nunca nos conseguimos chegar à frente... Os árbitros e os poderes ocultos trabalharam em nosso desfavor, mas a equipa também, falhando, e assim não há hipótese!!!Nunca jogamos bem...
Mais um ano de fracasso - nõ me acredito em milagres - não me parece que o Presidente mude de treinador, mas esperemos pelo fim do campeonato e depois façamos o balanço...
O FCP ganhou muitas guerras no passado, porque as tropas dentro do campo correspondiam, ganhavam e com isso davam força, moral, gás a quem fazia a guerra fora. Agora com tropas que falham sempre na hora da verdade e assim fica muito difícil ganhar as guerras. Mais, as guerras ganham-se com todos comprometidos, não é os carolas andarem a dar o corpo ao manifesto e depois alguns profissionais encolherem-se, não se comprometerem.
ResponderEliminarEsta moda do passar para a frente no marcador e abdicar do jogo correu mal muitas vezes (Copenhaga, Setúbal, por exemplo) e podia ter corrido igualmente mal em uma dezena de outros (Sporting à cabeça).
ResponderEliminarMas é uma caracteristica das equipas do NES. 1-0 no marcador, baixar linhas, dar a bola ao adversário, transições rapidas, zero pressão sobre o adversario. Futebol de equipa pequena ou de meio da tabela.
toda a gente sabia que seria assim (basta ver o que fez na segunda época no rio ave - apenas duas vitórias em casa a época toda e apenas duas vitórias sem ser pela margem mínima, marcando só 10 golos em casa o ano inteiro) mas mesmo assim PdC achou boa ideia contratar NES. Enfim, NES está ao nível do Polvo. principais responsáveis pelo tetra. idem para quem escolheu NES
Boa Noite . Não vale a pena referenciar a sua crónica. Está ao nível normal. Para quem tivesse duvidas sobre o estofo elas ficaram desfeitas. Antes do final do jogo comnentei : Eu, se fosse treinador do FCPorto, depois de estar a ganhar por 1-0 e precisasse de dormir no 1º lugar, alguma vez manteria Octávio e Soares em campo após os 50/55 minutos ? Alguma vez reagia em vez de agir? E alguma vez, depois do empate, podia aumentar os níveis de ansiedade pondo 3 pontas de lança ? O que se esperava ? Boas decisões ? E ia-me embora pelo meu pé porque, ser recordista de empates com o super-apoio da massa adepta que mais nenhum treinador teve nos últimos tempos era a prova de que não servia . Uma adenda : Como é que ninguém lê e se revê no seu fantástico comentário das 23h 45m ? Ainda bem DVP . Continue porque nos faz muita falta ! Um Abraço.
ResponderEliminarE.Silva
Costa & Costa
ResponderEliminarQuem em sete jogos empata cinco não pode sempre falar que fomos prejudicados ali ou acolá, até nisto quase que perdemos a moral. Embora com razão de queixa de sermos lesados pelas arbitragens, o certo é que não chega, temos culpa própria em muito deste desaire.
A equipa não tem personalidade, não consegue disfarçar a pressão, o treinador do FCP não tem estofo de um treinador ganhador não é preciso tirar nenhum curso para ver. NES é fraco no discurso, no banco e no futebol que pratica, no fim do campeonato ainda anda à procura da táctica, foi mais uma má aposta do presidente mais um barrete.
Eu atrevo-me a perguntar aqui, a toda a família portista se alguma vez acreditam neste treinador, se ele transmite alguma confiança de vitória em cada jogo do FCP, mesmo em casa, não claro que não, é um cara de pau, um pé frio um treinador do meio da tabela.
Fortaleza do Dragão, Somos Porto, com toda esta conversa da treta tem-nos andado a entreter e enganar. discurso: jogamos melhor, que tivemos muitas oportunidades, só mente, o FCP não joga nada, não dá confiança alguma. Pede apoio aos adeptos e tem tido todo o apoio, para quê. Desilusão atrás de desilusão. Nuno vai-te embora pregar a outra freguesia, pede ao teu padrinho que ele arranja-te emprego.
Caro MVP,
ResponderEliminarMais um jogo como tantos outros.
Jogo em part-time. Mas desta vez foi melhor a 1a parte!
A equipa parece que joga num colete de forças já há muito tempo. Não se solta, não joga mais de 60 min de forma consistente.
Parece que depois do jogo com a juve em Turim, alguns jogadores rebentaram fisicamente.
Excelente o Fernando Fonseca, com esta exigência de hoje correspondeu em grande sem ter feito uma grande exibição assim como quase todos.
Em relação ao NES, considero-o demasiado conservador, muito mau na leitura de jogo e falta-lhe capacidade emotiva no discurso externo!
Teve o mérito de unir a equipa com os adeptos e daí obteve um apoio incrível.
Estava indeciso se o desejava para a próxima época ou não mas, sinceramente, acho que não!
O nosso GRANDE PORTO merece um treinador melhor!!!!
Cumprimentos
NES pediu desculpa que não aceito de todo. Fez-me lembrar Joao Pinto do Benfica depois dos sete a um de Vigo.Não nos venham com coisas como "é futebol", com lances de arbitragem, com a eficácia e com a treta de equipa jovem quando sucessivamente falhamos, tendo uma equipa de milhões. NES é um insuportável palavroso e incompetente e só a ideia de poder continuar no Porto deixa-me doente.Além de não ganharmos nada tornamo-nos no gozo nacional ao empatar sucessivamente com essas grandes potencias do futebol mundial como Marítimo,Braga, Setúbal e Feirense. Este é um Porto de treta com um treinador com veia de pregador e de mau desenhador.Que tristeza!... Mas no fim do campeonato falaremos melhor.
ResponderEliminarO que dizer de uma equipa que na fase decisiva do campeonato empate 5 dos últimos 7 jogos?
ResponderEliminarFalta de estofo, maturidade, mas sinceramente não me admira nada!
Tanto se vendeu que se perderam referencias, perderam-se os homens habituados a estes momentos e a ganharam, hoje somos uma equipa pequenina, há menor pressão lá vamos nós... a entregar o titulo de bandeja!
Uma nota, para dar os parabéns ao F.Fonseca pela boa exibição que teve!
Boas noites Sr Vila
ResponderEliminarFaço mea culpa, e hoje digo: NES(tum).
Inicio de treinador convicto, versus parte final a não conseguir suportar os roubos dos Nazis e gerir a sua própria capacidade de treinador em aprendizagem, muito e repito, muito cautelosa.
O Clube Nazi adquiriu hoje o campeonato e conseguiu poupar contentores e comissões de dinheiro para os próximos desafios.
O Clube Nazi, vai vacilar na Taça de Portugal tendo em conta o Vídeo Árbitro que busca a verdade desportiva.
O nosso Clube tem adeptos fantásticos, uma Nação Azul e Branca que acordou e largou as pipocas e notícias "encartilhadas" para seguir o seu único propósito desportivamente falando: Apoiar o Futebol Clube do Porto.
"Dragões até à morte"
Saudações Azuis
Este era um ano em que poucos acreditavam que podíamos ser campeões. O problema é que a determinado momento isso poderia ter acontecido e como estamos desejosos de vitórias todos nós vivemos nessa ilusão.
ResponderEliminarNa realidade NES é um bom moço mas nós precisamos de um grande treinador. Já se esqueceram que fizemos grande parte do campeonato apenas com um ponta lança de 19 anos? A.Silva é um bom jogador mas não faz milagres. Esta perda de campeonato também passa pela deficiente construção de um plantel.
Se juntarmos isto tudo a um polvo que trabalhou na sua plenitude está explicado o falhanço.
Tivemos 4 ocasiões para passar para a frente do campeonato e em todas elas falhamos.
Por isso, para mim é fim da linha para NES, e não digo isto com felicidade. Digo só porque tenho saudades de ter um grande treinador.
Para terminar, temos que conseguir o 2o lugar ainda.
Eu nunca vi um PORTO, a festejar um empate contra o Benfica, nem com o campeonato entregue a nos com vantagem de 15 pontos, quanto mais atras do Benfica, isto è o que somos hoje.
ResponderEliminarFalta homens na sociedade em geral e na nossa equipa, hoje correm tanto como o futre num jogo, mas fazem 1/10 do que ele fazia, hoje basta correr para dizer que jogam com carácter e não há nada a apontar, no passado, estes resultados teríamos um bicho ou dois na equipa para dar um calduco a quem não produz, correr não é produzir.
O que temos ainda de bom são os adeptos, equipa treinador e presidente odeio dizer, está muito abaixo dos adeptos.
Próximos sporting mais forte, benfica tb sem lesões será um osso duro de roer, mas precisamos de três muitos bons só, não basta bons, tem que entrar de estava na equipa, e manter os nossos 3 melhores jogadores, treinador rua, e somos campeões, digo só assim. E eu até gosto de NES, desejo tudo bom, mas se ama o Porto retire se sem indemnizacao, e será sempre respeitado e bem recebido na sua casa.
Caros Portistas,
ResponderEliminarSinto-me profundamente desiludido, triste, frustrado e mais uma vez e não é por falta de estofo, ou por falta de qualidade, é só por falta de Presidente e treinador. DVP as tropas só falham porque não há generais que as saibam comandar, nós como adeptos fazendo parte dessas tropas estivemos sempre prontos para tudo e mais que fosse pedido, teriam sempre um exercito pronto a actuar em que situação fosse e nem isso são capazes de aproveitar???
Se o NES for realmente Portista como diz deve pôr o lugar à disposição, o Porto sempre se fez com homens com tomates e o NES claramente não os tem pelas oportunidades que teve e não foi capaz, nem sequer foi capaz de defender os seus jogadores na praça publica como se pedia e devia ter feito quando fomos espoliados , vai embora, desejo-te as melhores felicidades mas no Porto nunca mais por favor, tens umas noções do que é ser Porto mas na realidade não o sabes verdadeiramente.
TIVEMOS MUITAS OPORTUNIDADES?????? mas será que ele pensa que nós não vimos o jogo???
Bom, se o Presidente mantiver este treinador não voltaremos a ser Porto tão cedo, muito cuidado!
O Fernando Fonseca esteve muito bem, não foi melhor 1º porque não passou ao Soares e depois porque não lhe passaram a bola mais vezes quando subiu pelo seu lado, temos futuro com este e muitos mais que lá andam e fazem parte dos nossos quadros, não temos é treinadores que os façam crescer e evoluirem como deve ser.
Só pergunto uma coisa, por anda onde anda a nossa entidade, ouvir o herrera a falar no fim do jogo como capitão do nosso amado FCP é desolador, só pergunto como deixaram chegar a este ponto???
OH MEU PORTO ONDE ETERNA MOCIDADE
DIZ À GENTE O QUE É SER NOBRE E LEAL
TEU PENDÃO LEVA O ESCUDO DA CIDADE
QUE NA HISTÓRIA DEU O NOME A PORTUGAL..
Tenho uma pequena esperança nas palavras do Fernando Madureira no inicio da época, se não ganhámos este ano a direcção cai, já não peço tanto, peço é que se apurem responsabilidades e que se faça no mínimo uma assembleia geral extraordinária para se puder esclarecer por exemplo como é possível dispensar o Aboubakar e Suk e ir comprar o Depoitre por 6 milhões que nem sequer podia jogar a pré eliminatória da Champions, isto sim muito grave! Esperemos ao menos ficar em 2 º lugar pelo andar da carruagem não sei não...
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.CPORTO
Há pesadelos que parecem que não tem fim e este jejum do fc porto ainda por cima aliado a um tetra do nosso rival era mesmo o que faltava... E difícil ter discernimento para falar qualquer coisa num momento destes. Tudo dói tudo magoa tudo assusta. Como será o futuro? Bem eu penso que pode ser risonho apesar de tudo vi coisas no fc porto este ano que já não via há muito tempo acho que dentro das nossas possibilidades construimos um bom plantel reconstruimos alguns princípios de jogo que faziam parte da nossa identidade que se perderam com lopetegui... Temos bases faltam nos consolidar. Contratações tem de ser muito poucas vendas também não convinha que fossem muitas tudo tem de ser cirúrgico pensado até ao mais ínfimo ao pormenor... Apostar em miudos da B que tem qualidade não emprestar a toa emprestar sim se for necessário mas até para se emprestar e preciso acertar para todos evoluirem conforme o esperado... Penso que rafa s. Mikel agu Ricardo Pereira e hernani deviam fazer parte do plantel na próxima época pelo menos esses depois há algumas incógnitas como quintero que tem qualidade mas nunca explode com mais ao menos opurtunidades mas como é novo pode ser que ainda se afirma... Em relação ao treinador se for para mudar terá que ser para muito melhor teremos de acertar na muche desta vez porque já temos basés importante é muita qualidade individualmente falando coletivamente nem sempre como referiu mas isso irá mudar certamente seremos melhores mais fortes muito melhores muito mais fortes no futuro porque este ano já acordaram o dragao
ResponderEliminarO Pedroto é que a sabia toda, enquanto formos um clube de bons rapazes, simpáticos e amigos vamos ser comidos.
ResponderEliminarAssim tem sido. Precisamos de mudança, urgente.
O Presidente está envelhecido, fraco, manietado e sem reação e isso é a imagem do clube.
Digo sempre que não gasto mais dinheiro em Sport TV, mas depois acabo sempre por ver os jogos. Mas se as coisas não mudarem, para o ano não gasto mais um cêntimo em Sport TV, O Jogo ou seja o que for que diga respeito à bola. Será pedir muito, um treinador com competência? Saúde. João.
ResponderEliminarConvém que se diga que o canto que dá o golo do Marítimo é o Alex Telles que o cede de uma forma completamente displicente , o lateral brasileiro tem a bola em seu poder e depois permite que o jogador do marítimo lhe caia em cima , cedendo depois o fatídico canto , teve uma autentica paragem cerebral .
ResponderEliminarA equipa insiste em cometer sempre os mesmos erros , jogo após jogo , semana após semana , parece que estou sempre a ver o mesmo filme , parece um looping , o Felisberto que me desculpe , com o Nuno nada feito , não tem estofo ...
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, tivemos uma entrada com consistência e contudência,por isso chegamos justamente ao golo por entremédio de Otávio,mas depois concedemos demasiado espaço ou tempo ao oponente que foi ganhando confiança e serenidade, já na segunda parte fomos amorfos e permissivos o que permitiu ao Marítimo obter o empate com sorte e destreza, só depois de tal facto voltamos a tentar alcançar o segundo golo,mas faltou discernimento e apontaria, enfim as contas do título estão mais complicadas, contudo o campeonato nacional ainda não acabou e está tudo em aberto, veremos o que fazem os lampiões perante o Rio Ave.
Depois verifiquei e entendo perfeitamente o pedido de desculpas do senhor Nuno Espírito Santo,no entanto estranhei o onze inicial, nomeadamente a ausência de Otávio no meio e a presença de Corona no banco, para além disso faltou à nossa equipa um jogo fluido, consistente e mordaz,fomos demasiado permissivos e assim é complicado podermos ter aspirações a conquistar algo, espero e desejo que no final da temporada haja uma profunda reflexão sobre a mesma e ocorram as mudanças necessárias para voltarmos a ter um FC Porto mais consentâneo com os seus propósitos.
Finalmente uma palavra de louvor para Fernando que mostrou coragem, brio e potencial para chegar longe.
Abraço
Silvestre
Boa NOite,
ResponderEliminarli num dos comentarios que o clube do regime vai cair brutalmente (todos nos o desejamos), o que vejo na atualidade é o PORTO caido brutalmente e para o ano que vem, devido a situaçao financeira, a equipa nao sera melhor que esta, por isso prevejo (NAO DESEJO) que vamos continuar caidos, leio sempre os post de MVP, mas é raro escrever, a dois anos escrevi aqui que o nosso jejum ia ser longo,por nao ver nos dirigentes com grande acutilancia e ver muitos disparates na compra de jogadores, equipas mal construidas ( na minha opinao temos pior plantel que o clube das cartilhas),
para o proximo anos eles vao ser penta !!!!! nunca na vida pensei ver isso....temos de ter os pes bem assentes e nao ter alucinaçoes, este ano qd nos aproximanos dos cartilhas, tb me iludi, vai ser este ano...qd se joga tao pouquinho, estaremos sempre proximos de ganhar nada!!!!
temos de nos virar par as modalidades e o ciclismo, no futebol estamos brutalmente caidos e nao vai ser nos proximos dois anos que nos vamos levantar, bem me custa escrever isto, é o que penso.
o treinador foi escolhido por quem votou no presidente, por isso foi escolhido pelos socios.....
precisamos dum Pinto da CVosta de 50 anos!!, alguem conhece.....
Cumprimentos
Cristovao Santos
Só uma nota: se Rio Ave ganhar amanhã ao clube do regime ou até empatar, os que hoje dizem que para o ano é que é não terão AINDA ESPERANÇA?
ResponderEliminarA nossa esperança morreu no jogo com o Setúbal no Dragão. O que tivemos a partir da aí foi ilusão.
EliminarParabens não só ao VP, como a todos que escreveram até agora. Apesar de cada um ter a sua opinião, todos têm razão.
ResponderEliminarAdeptos, unidos e fantásticos provaram porque são os melhores do mundo!
A comunicação do Porto mudou e de que maneira para bem melhor , basta ver a newsleter DD e o programa de 3ª feira no Porto Canal ( Porto de Bancada) para se perceber a diferença de atitude e que agora não ficamos mais calados nem adormecidos.
Quanto á arbitragem que ninguém fala, mais uma mão duvidosa na area adversária... que na duvida... nunca é marcado Penalty a favor do Porto.
Quanto a NES... nem merece perda de tempo... teve tudo para ganhar, desde condições, apoio dos adeptos, abébias dos benfas, teve tudo.... só não teve coragem nem categoria para estar á frente do nosso clube. Fraco... fraco.... e fraco!
Resta apenas olhar o futuro.
Manter as coisas boas ( adeptos com atitude positiva, comunicação no bom caminho) e mudar aqueles que não sabem o que é vestir a nossa camisola.
Quanto ao NES obvio que nem vale a pena imaginar que não tenha o destino traçado para bem longe daqui.
NES.... vai e não voltes.... mas para muito longe daqui!
Quanto ao futuro.... nunca vamos desistir... e fica a certeza que estamos no bom caminho! PORTO SEMPRE ATÉ MORRER
Bom dia caro DVP e amigos dragonistas.
ResponderEliminarSomos fomos estamos jogamos treinamos chutamos corremos choramos crescemos corregimos cantando a uma só voz, NES,NES,NES é o senhor,,,,,,
No final análise será real,...
Loveporto.
FCP até morrer.
NES não presta. Já não pode haver dúvidas! Ideias de ataque? Zero. Ambição de ganhar por mais que um? Nunca. Pobre! Fraco! Venha outro, este coitadinho já chega!
ResponderEliminarCB
Sr. João, se o Rio Ave ganhar ao Benfica, neste momento fico na dúvida se mesmo assim o FCP será capaz de ganhar os dois jogos que faltam. Como tal, é melhor pensar em segurar o segundo lugar que pensar em milagres.
ResponderEliminarCreio bem que este plantel do FC PORTO é o mais fraco da sua história pós-25 de Abril! Quem se habituou a ver equipas onde alinhavam grande maioria de portugueses e da formação, reforçada (sim, reforçada, não aumentada) por alguns estrangeiros de fina qualidade, só pode dizer que este plantel é vulgar!
ResponderEliminarPor isso sempre o acarinhei, fui com este plantel - treinador incluido - até ao fim, por saber que é um limão espremido!
Este plantel é tão fraco (ainda que possa ter 2 ou 3 jogadores acima da média!) que festejou o empate na Luz. Este plantel é tão fraco, que não leva coração, coragem e alma para comer a relva quando é preciso. É abúlico, acomodado e demasiado estrangeirado para sentir o sangue, suor e lágrimas de vestir a camisola sagrada!
Não digo que joguem de dedos partidos á João Pinto. Apenas digo que falta aquilo que nos caracterizou neste tempos de democracia - MISTICA! Ninguém carrega esse estandarte!
E se juntarmos ao facto de o Polvo também ter a sua grande quota parte do nosso inêxito, penso que será tempo da familia portista, a começar pelas cúpulas, fazermos uma reflexão profunda, corrigir o que de mal se está fazendo de há meia dúzia de anos para cá. Em suma o que se pede no futuro é que este seja um regresso ao passado.
Mais jogadores portugueses, que sintam a camisola, que tenham alma até almeida (bravo Fernando Fonseca!), e a SAD que se deixe de feiras de vaidades e seja humilde! Queremos o regresso da mistica portista, da verdadeira da união onde quem bate num, bate em todos, e verão que até os Nunos desta vida serão triunfadores!
Também enquanto for matematicamente possivel, acreditarei, porque é nestes momentos que se vê quem é quem, e não os portistas de vitória que já dizem que enquanto lá estiver o NES não vêem mais jogos do FC PORTO! Eh pá, façam um favor: desamparem a loja e metam-se sócios do... Real Madrid!
Os benfas não vão perder a hipótese de colocar já a chancela no campeonato...
ResponderEliminarmesmo a correr mal, "alguém" vai ajudar um pouco, mas mesmo em jogo jogado - oxalá me engane - vão ganhar.
Nós é que não fizemos o nosso papel, mesmo ajudados por abébias da benfaria!!!
E estou como o Vila Pouca, ou seja, pelo menos prevejo mais um empate nos dois jogos que aí vêm.
Sendo talvez ainda prematuro fazer balanços, independentemente do que aí vier, há que tentar perceber o que se deve fazer para o ano as coisas starem melhores, desde a criteriosa escolha do plantel - que este ano foi miserável e nos custou caro - até à continuidade ou não da equipa técnica.....
Creio que PC não vai mudar o NES - tem contrato mais um ano - mas será mais um erro do Presidente. Há que escolher bem, para mim, um estrangeiro, de nomeada, que construa uma equipa guerreira, batalhadora e com futebol seguro e killer instinct.
Nunca acreditei no treinador e aqui sempre o disse, contudo dei o benefício da dúvida. Dúvida foi retirada e ficou a certeza de que não é treinador para o Porto, tal como não foi para o Valência.
ResponderEliminarOs jogadores são muito o reflexo do treinador. Deixar Corona no banco, colocar Herrera a titular e o Layun de fora não percebo.
O Sporting vai ter hoje estádio cheio. Será que vamos voltar a ter um estádio cheio, lutando para um terceiro lugar?
José Carlos - Rio Tinto
Bom dia,
ResponderEliminarO grande treinador que estamos à espera de encontrar pode não existir. As discussões à volta do futebol são sempre as mesmas . A maior parte não passa de blá blá blá e um monte de desculpas para não assumir o falhanço, ou simplesmente porque para as pessoas é muito chato admitir que o período que se vive hoje é normal, e o melhor é haver guerra.
É provável que este modelo de gestão do FC Porto esteja falido , chegou ao fim e linha . Vai ser necessário novos métodos e ideias e toda uma máquina a trabalhar para melhores resultados .
Não vai de novo depender da troca do treinador , aliás isso no futebol é como se vê o o problema mais fácil de resolver . Aliás o Porto já entrou nessa onda.
Infelizmente não se vê ninguém a discutir o verdadeiro problema do futebol , ou pelo menos esses não chegam a ter voz.
Mudar o estado do nosso futebol também não se vê quem queira de facto. Trocar o conforto de poder responsabilizar os outros , correndo o risco de ter de se confrontar com a realidade.
O futebol vive numa era em que se paga por um jogador muito mais do que ele rende em campo. A mudança tem de começar por aí a meu ver. Porquê dar 10 milhões por um jogador , que vai ganhar cerca de 300 ou 400 mil ao ano , quando pouco mais rendimento tem de um jogador que custa pouco mais de 900 mil e nem 100 mil ao ano vai ganhar.
O Porto tem de partir para a mudança , tem de encarar a realidade , e em vez de treinadores de 1 ou 2 milhões , jogadores de milhões que não jogam o que um jogador de milhares joga , tem de apostar em gente formada para criar novos métodos e ideias de chegar ao sucesso , e inverter o caminho deste futebol .
O Porto tem o mérito de ter sucesso depois da lei Bosman ter sido aplicada , clubes como o Ayax por exemplo deixaram de ter sucesso como anterior a essa lei. Creio que chegou o momento de procurar novos caminhos neste futebol que pouco entusiasma , em que a maioria das equipas grandes estão a anos luz do que foram no passado .
PORTO.
O nosso treinador falhou em todos os momentos que não podia ter falhado. Agora sou eu, adepto,que peço desculpa ao NES, mas não o quero a treinar o nosso clube para o ano!
ResponderEliminarTambém acho muito do que se disse aqui sobre Nuno. Mas vou só lembrar que este é o ano 0, a reconstrução do plantel, a última época completamente horrível, a valorização de jogadores do mesmo plantel e outros temas que me parece que foi obra de Nuno. Se isso é suficiente para o manter no lugar não sei. Mas em relação ao fundo do poço da última época penso que subimos.
ResponderEliminarAbraço
Pedro Santos
Morais, estou aberto a tudo, mas vão ter me me explicar muito bem...
ResponderEliminarPois, pois, Felisberto, tão fraco tão fraco é o plantel que nem dá para ganhar ao Setúbal e ao Feirense em casa. Mística? Olha que tal o treinador começar por ser o primeiro a dar o peito às balas como fez o JM, por exemplo e quando chegou não apregoou portismo e Somos Porto?
Mais um para o cara***..triste sina a nossa..depois de um jogo razoável/Bom em chaves..mexer na equipa tirando Otávio que tinha sido dos melhores em campo da sua posição natural para colocar Herrera que de não utilizado a já vários jogos a jogar os 90 minutos..isto entre muitas outras coisas..mas a hora não é de balanços mas sim de reflexao..eu digo já.. o futuro também passa por jogadores como Fernando Fonseca que exibição do miúdo em circunstâncias nada faceis..e deixar acabar o campeonato e depois falamos com mais calma..domingo lá estarei como sempre no meu lugar mesmo sabendo que já nada temos a ganhar..
ResponderEliminarVila Pouca,
ResponderEliminarJá lhe tinha dito pessoalmente o que penso do plantel. Não estou a dizer novidade nenhuma. Pena é que haja gente que veja em Olivers, Brahimis e Octávios, génios do futebol!
E depois, as criticas fazem-se sempre no fim, não acha?
Este é o campeonato da vergonha e da falta de verdade desportiva. Quem decidiu o campeão foram os árbitros. É preciso ter isto bem presente!
ResponderEliminarMesmo assim num campeonato tão fraco se nós tivéssemos um treinador em condições, ainda, e apesar de todos os roubos de que fomos vítimas tínhamos sido campeões.
Mas que vemos nós a dois jogos do final da época? A nossa equipa não tem fio de jogo. O incompetente treinador ainda não sabe bem a posição em que cada jogador rende mais e em cada jogo faz uma experiência. Não se veem jogadas estudadas. Nos cantos não há aproveitamento pois os jogadores não se sabem posicionar e quem os marca fa-lo sempre da mesma maneira e sem perigo. Não há ninguém que marque um livre em condições e no futebol actual tem de haver um especialista pois muitos jogos decidem-se nas bolas paradas. O plantel foi mal formado e a maioria dos jogadores são limitados e sem categoria para jogar numa equipa que lute pelo título. O principal responsável de mais um ano de miséria tem um nome: Pinto da Costa! Enquanto os sócios olharem para ele e ainda virem o que ele já foi, e não o que ele é presentemente, os nossos problemas não se resolverão.
Quem assume a responsabilidade de ter delapidado equipas campeãs, ganho milhões e deixar-nos nesta posição falida desportiva e financeiramente? Quem pactuou com o seu silêncio com os roubos de que temos sido vítimas? Quem se acobardou não os desmascarando? A solução dos nossos problemas não é só correr com este incompetente treinador, também é mudar urgentemente quem nos dirige de modo a entrar gente nova,não acomodada e que não tenha medo de ir à luta. Enquanto andarmos neste faz que chove e não atacarmos o problema de frente os outros irão ser penta,hexa etc. Acordemos!
ResponderEliminar"Porque o FC Porto não se queixa dos árbitros sem razão, importa desta vez que não ganhamos deixar bem claro que isso nada teve a ver com a arbitragem. Jorge Sousa cometeu um ou outro erro de avaliação, como é normal, mas não teve qualquer influência no resultado, não tendo errado o juízo de nenhum lance capital. Oxalá os árbitros Manuel Oliveira e Rui Costa, só para citar dois exemplos flagrantes, tenham visto o jogo, para verem a diferença entre uma boa arbitragem e os péssimos desempenhos, com vários erros decisivos em nosso prejuízo, nos últimos jogos que nos apitaram no Dragão."
No Dragões Diário de hoje. Uma das muitas razões que me orgulho tanto de ser do FCP mesmo nas horas más . Saber ganhar e perder.
Bom dia Vila Pouca
ResponderEliminarUm NES que enfrenta um jogo que era uma final com tantos médios centro, o que pode esperar...
O que mudou de chaves para a madeira para tirar Octávio do meio para a ala e relegar corona para o banco.
Nisto NES mostra ser um treinador calculista em demasia, e 10 empates provam isso, ele prefere empatar a arriscar ganhar, isto num clube como o FCP que ambiciona títulos não chega.
Mas o presidente ja sabia isso no inicio de época.
Temos de melhorar muito mesmo.
Abraço, Gil Lopes
Partilho com vocês em forma de antecipação o que vaticinava para o final do campeonato.
ResponderEliminarNES, o Gentleman, o novo Erickson.
O treinador que realçava a sua solidez defensiva mesmo quando não ganhava, ganhou o campeonato português empatado pontualmente com o Benfica, com o mesmo número de golos marcados, mas com menos golos sofridos.
Universo…toca a conspirar em nosso favor!
Mas...
Depois do Benfica-Estoril, no Pós Match na Sic Noticias, ouvi algo interessante por parte de um comentador habitual do painel, em que afirmou que o Benfica era uma equipa que vivia de fogachos, e, que devia aproveitar a vinda do Papa a Portugal e colocar lá uma velinha em Fátima, pelo que joga, como vence e pela sorte que têm tido!
Agora deixo a questão, o Porto mesmo apesar destes empates comprometedores não jogou bem melhor e até com mais oportunidades de golos que o Benfica, e veja-se o paupérrimo jogo que fizeram em Moreira de Cónegos e contra o Estoril, em que não sofreram nenhum golo por milagrete!
O problema denominador é que, como no jogo em casa com o Benfica, como quando recebemos o Setúbal e agora na Madeira, sofremos um golo num único remate há baliza!!!
E isso não pode acontecer… o que eu acho, e voltando hás velas…é que o Benfica antecipou-se e colocou em Fátima uma Vela pelo NES, e que já lá está desde o principio da época.
E vejam até o Santos Rui já fez desenhos para ele, o apelidando de Nuno Espírito Complicado.
É da vela ,só pode ser da vela meus senhores, temos que a encontrar e apagar.
1.90 , 105 kilos, um Homem que não foi ao chão com uma águia de 70 kilos em voo picado, mas em que abana e é tão inoperante no banco nas tomadas de decisões, que consegue ter um distanciamento mental durante quase uma época inteira(case study) sobre a arbitragem no mais revoltante campeonato português que há memória, sendo já ter sido jogador do Porto e vivido de perto outras experiências injustas e marcantes na vida do clube.
Ups, só pode ser da vela!
Alexandre Bosque
O mais ridículo nesta história é que, mesmo apesar de tudo...
ResponderEliminarSe houvesse video arbitro, estaríamos mesmo assim uns pontos bem há frente!
F......
Alexandre Bosque
Se o Soares tivesse enfiado a bola na baliza, hoje não se falaria em modelos de gestão, que o presidente já devia ter ido embora, em plantel fraco e num treinador abúlico.
ResponderEliminarHoje dir-se-ia que a equipa entrou muito bem no jogo, soube controla-lo, depois de marcar, não permitindo que o Marítimo se aproximasse da área, e liquida-lo com killer instinct.
Tal história poderia aplicar-se aos jogos com o Setúbal, Braga e Feirense, entre outros, em que em únicas oportunidades que os adversários dispuseram marcaram, enquanto vamos falhando um chorrilho delas.
Há coisas boas e muitas coisas a corrigir. E tem de ser avaliado se quem cá está tem capacidade ou não para corrigi-las. Agora, ter estrelinha também dava algum jeito…
Abraço
Mesmo que o Rio Ave vença, será muito difícil recuperar 2 pontos, porque o Guimarães vai ao galinheiro pensando em poupar energias para o Jamor e o Boavista...bem, o Boavista tá a salvo da descida, e provavelmente vai alugar o Bessa para que os lampiões pintem e decorem aquilo de vermelho, de modos a fazer um mini-galinheiro... se calhar nem os Panteras Negras vão ter lugar no estádio...
ResponderEliminarQuanto a nós, é muito tiro nos pés...5 empates nos últimos 7 jogos, sendo dois deles em casa com setubal e feirense, é mau demais, muito mau demais...
Mas o que realmente me irrita é que não há plano A, e muito menos plano B...a esta altura da época, não se consegue enxergar um fio de jogo coletivo que seja marca registada da equipa...a não ser pontapé pra frente e fé em Deus, ou Brahimi resolve...faltando dois jogos pro fim da época...é muito muitíssimo mau demais...
E mais me irrita a pose de rainha da Inglaterra de um treinador tipo comida de hospital, sem molho, sem sal e sem sabor... Jesualdo POR EXEMPLO, é benfa, mas como treinador do FCP, era um verdadeiro guerreiro...quando foi preciso, e era quase sempre, foi porco, feio e mau, como devem ser os treinadores do FCP, respondendo à letra a quem quer que fosse...
Com esta roubalheira de 13 penaltis não marcados a nosso favor, Jesualdo tinha dito tudo o que lhe ia na alma em alto e bom som onde quer que fosse, doesse a quem doesse...
Este treinador comida de hospital, a quem foram sonegados 13 penaltis durante a época, ao invés de dar um murro na mesa, diz coisas como "tadinhos de nós, estamos magoados", tipo madalena arrependida...
E ainda por cima, é burro, não é "malandro"....porque qualquer treinador de meia leca, de qualquer equipa, de qualquer país do mundo teria caído se contorcendo de dores quando o bambi deu aquele encosto no galinheiro...o ruim vitória tinha se jogado pro chão, jesus também, todos tinham feito cena...era vermelho direto pro bambi...mas o sr 105 quilos/1,90 metros é burro, não caiu, não fêz cena, nem prejudicou o adversário, que ficava reduzido a 10 com 15 minutos de jogo... era demissão por justa causa...
Por mim, saia já o treinador, e junto com ele o herrera, que tá mais que provado que o mundial do Brasil foi a exceção à regra...aquele herrera de 2014 que a todos encantou como médio completo, que atacava, defendia e rematava com qualidade impressionante, foi uma miragem...
5 empates em 7 jogos, dois deles em casa, é muito tiro nos pés...
Infelizmente ja estava à espera disto, principalmente a partir do jogo de setubal, mas sobretudo de braga. Muito se fala de NES. NES teve uma importante tarefa que passou por unir a equipa e recuperar estabilidade defensiva. No entanto fruto dessa estabilidade nao conseguiu perceber a necessidade de ter de arriscar em determinados momentos. Foram muitas as provas, mas a que mais me aborreceu foi com o setubalnao estarmos a ganhar recuarmos ao ponto de sofrermos um golo. Ontem tambem foi igual. É por isso que tenho serias duvidas que este sera o nosso treinador para o ano. Diria que fez um trabalho de base numa equipa que estava de rastos, mas tenho muitas fuvidas que sera capaz de dar o salto que a equipa necessita. No entanto os problemas nao resultam somente do treinador. Ao longo dos ultimos anos cometemos erros em contrataçoes, bastando ver os jogaddores que temos emprestado e o valor deles. O sucesso das proximas epocas passarao por: Escolha de um treinador audaz, bom taticamente e psicologicamene.
ResponderEliminarVender bem. O porto tem muitos jogadires emprestados. Nesses tem de fazer 40 milhoes. Depois vender muito bem uma ou duas dos nosso mais valiosos jogadores, diria danilo é inevitavel e outro¡ talvez andre silva ou filipe. Andre silva é pena, pois tem uma margem de progressao muito alta e daqui a poucos anos podera render muito mais. Filipe tambem é pena ja que teremos que contratar algo semelhante o que é dificil. Nao podem ser muito jovens. Nao podemos esquecer que filipe tinha ja muita bagagem.
Porque nao brahimi porque nao temod ninguem que fure, um abre latas e é muiti dificil arranjar igual.
Mas o sucesso passara inevitavelmente por comprar dois grandes medios. Moutinho por tudo mas essencialmente um jogador com grande capacidade fisica que consiga varrer todo aquele meio campo. É um jogador caro, pois é, mas sem ele jamais seremos campeoes, jamais farao crescer jogadores como oliver ou otavio, pois sao jogadores sem grande poder fisico, mais tecnicistas. Tambem nao podemod esquecer que com a saida de danilo o porto perdera o homem com maior poder fisico.
Felisberto não concordo consigo..os jogadores tem qualidade..e preciso saber e tirar rendimento deles..claro que existem casos que eles não rendem mais..mas nós exemplos que deu não concordo..só lhe digo isto fomos campeões europeus com Nuno Valente Marco Ferreira jankauskas Paulo ferreira..e de rir não é? A qualidade está la..agora é preciso alguém que de condições aos jogadores de evoluir.
ResponderEliminarBom dia Vila Pouca e Portistas
ResponderEliminarConfirmação terrível do que vimos vendo desde o jogo com o Setúbal, quando foi preciso mostrar e ir para a frente é o que se vê. Claro que todos acreditamos sempre, mas no fundo de nós estamos convencidos que esta equipa não é de fiar. Nos últimos 7 jogos em 21 pontos possíveis perdemos 10
O NES é bom treinador, mas no FCP não chega e não venham com a treta que nos apuramos directamente para a CL. Um treinador aqui tem que ganhar títulos e nisso ele não é diferente dos que passaram por aqui estes 4 anos. Ha uma coisa que ele fez : reconciliou a equipa com os adeptos e este anos viu-se sempre os adeptos à frente e não ouvimos assobios. A equipa não correspondeu porque falta lá fibra azul e branca.
Continuo a dizer que estamos em época de transição ( os anos anteriores houve revolução em cada fim de época). Ha um que tem de sair definitivamente é o Jorge Mendes, já la pôs gente que não tem que pôr o cú la dentro.
O que mais falta nestes jogadores é motivação e deixar de pensar. A falta de confiança é gritante e o futebol é muito estéril, muita parra para pouca uva. As coisa melhoraram com Soares mas foi sol de pouca dura.
Necessitamos dum treinador mentalmente muito forte capaz de incutir isso à equipa e portista como nós, pouco dado a "politicamente correctos" ou então alguém de fora forte e mouco como a tartaruga da fabula. Se não for o caso o jejum vai continuar e para o ano o campeão será provavelmente o Sporting.
As coisas estão muito estagnadas e nota-se um certo conforto e conformismo, felizmente que ainda há blogs como este
Um abraço a todos
Viva o FUTEBOL CLUBE DO PORTO
Agora mais a frio, mesmo com este misto de tristeza e revolta que tomou conta de mim, elenco alguns pontos:
ResponderEliminar1 No post anterior, antes da partida dos Barreiros começar, questionei o onze neste blog. Porquê de mexidas estruturais no onze? Herrera não era titular desde Fevereiro. Otavio nunca tinha jogado na direita. Porquê mudar, quando em Chaves a Equipa tinha jogado bem? Um Marítimo que entrou com dois laterais direitos, porquê Corona no banco? O racional não determinaria apenas duas mudanças de Chaves para os Barreiros? Maxi / Fonseca e Jota/Brahimi, duas alterações, sem mexidas estruturais ...
2 Pelos 60 minutos, ontem quando via a partida, comentava com o meu filho, o jogo precisa de Oliver e Corona. Porquê? Porque o FC Porto não estava a controlar o jogo, e o Oliver entrava nessa equação, porque afinal o Herrera nem tem essas características, assim como pedia a entrada de Corona para desequilibrar na direita, e matar o jogo. O que aconteceu? O Nuno não agiu, e apenas reagiu quando sofreu o golo do empate. Finalmente, ir a jogo com 3 P Lança nos 10 minutos finais, não é sinónimo de atacar melhor, por exemplo, perto do fim, o Corona desequilibra na direita, e na posição 9, só aparece o Soares, onde estavam o André e o Rui Pedro?
3 O que me revolta neste processo? é observar a pouca, ou nenhuma qualidade de jogo do Benfica : Moreirense ou Estoril na Luz são dois bons exemplos bem recentes, duas vitórias caídas do céu, com a tal "estrelinha", ou bamburrio, sorte que o FC Porto nunca teve neste Campeonato, sem com isto desprezar a falta de estofo do FC Porto em dois/três momentos decisivos. (Friamente, e sem clubismos exacerbados, avaliem a 2ª parte do FC Porto Feirense, e a 2º parte do Benfica Estoril, pois é, nestas duas partidas, estão aqui 4 pontos de distancia, isto se o Futebol fosse justo).
4 Bom, e agora dependemos do "matemáticamente". Recordo que a ultima vez que o Benfica perdeu em V Conde há dois anos, o FC Porto na mesma jornada tinha empatado a um golo na Choupana (foi para o intervalo a ganhar 1 0, tal como ontem). O Rio Ave e o V Guimaraes, são as duas equipas que melhor estão a jogar em Portugal, são também os próximos adversários do Benfica, e estes exibem uma penosa qualidade de jogo. É possivel o Benfica perder 5 pontos nas duas próximas jornadas? Creio que sim, aliás, no final de Janeiro perderam duas partidas sucessivas, Moreirense T Liga, e V Setubal para o Campeonato. Isto é, será "matemáticamente" possivel o Benfica a 13 de Maio, nesse dia joga-se o Benfica VSC, perder 5/6 pontos (Rio Ave/VSC), e o FC Porto no dia seguinte Domingo, ficaria dependente de uma vitória com o Paços no Dragão para assumir a liderança. E pergunto, será que num cenário hipotético que desenhei o FC Porto voltaria a sucumbir à pressão de ganhar?
E termino, confirma-se que o Futebol é definitivamente uma "caixinha de surpresas", o Belem que vinha de 7 derrotas consecutivas no campeonato, ganhou 3-1 em Alvalade. Isto é, o FC Porto com esse resultado carimbou hoje a Champions e o 2º lugar. E volto a perguntar, mais logo teremos nova surpresa?
PT
O plante existe é para ser utilizado. E o NES la sabe, agora o evidente, o obvio, o claro, que era a entrada do corona (se quisesse manter a estrutura) ou do oliver para contenção aos 55/60 quando ja se via o desnorte é censuravel a todos os niveis. Era evidente para si para mim e 99% de quem viu (5 minutos antes do golo enviei uma sms a dizer "mete o corona porra que o otavio esta morto" a um amigo, e nesta acertei, mas isto é mais uma anedota que outra coisa). Agora Ha todas as condicoes para o presidente dizer se nuno continua ou nao.
EliminarE como nao consegui responder ao Felisberto: o tempo de hulk e james e falcao e moutinhos acabou, o nosso futebol esta na sua mediocre normalidade, mas nao é inferior aos adversarios (agora, em setembro era) e nao vejo falta empenho, vejo falta de garra e sentido de urgencia do timoneiro NES.
Rui, vá lá, não acha que são demasiados ses em muitos jogos? Se fosse um ou dois, ainda estou como o outro... mas são muitos jogos decisivos que falhamos.
ResponderEliminarFelisberto, corremos o risco de quatro épocas sem ganhar e são sempre os jogadoras que são fracos, os treinadores que não são bons...
Voltando ao Belem, e à inesperada derrota de hoje do Sporting em Alvalade, sabem há quantos anos o Belenenses não vencia em Alvalade? Há 62 anos, temporada 1954/55, um bis de Matateu garantiu uma vitória ao Belenenses por 2-1 em Alvalade, isto no final da 1ª volta, já vão ver o que irá acontecer no jogo da 2ª volta, e ultima jornada!
ResponderEliminarCuriosamente, esse campeonato tem uma curiosidade "macabra" para o Belem, porquê? O Belenenses entra na ultima jornada desse campeonato líder isolado, e com todas as possibilidades de vencer o seu 2º Campeonato Nacional, sabem o que aconteceu? O Sporting foi às Salésias na ultima Jornada empatar 2-2 com o Belenenses, e "oferece" esse Campeonato ao Benfica. Outra curiosidade, esse Campeonato 1954/55 é o unico, dos 82 já disputados, em que uma Equipa entra líder isolada na ultima jornada, e perde esse campeonato na ultima jornada, e, em casa!
Esta efemeride Belem em Alvalade, e a perda desse campeonato, volta a confirmar que no Futebol não há impossiveis, e o "matemáticamente" também ganha campeonatos!
PT
Tem razão, amigo. Se… se… se… fod… se! :)
ResponderEliminarComo o Sporting perdeu, o segundo lugar e a entrada na fase de grupos da CL está garantida. Do mal o menos...
ResponderEliminarComandante...
ResponderEliminarClaro que nem todos os nossos são vulgares. Danilo, Jota, João Carlos Teixeira (se for bem aproveitado) Rui Pedro (idem), André Silva (aspas, aspas) e alguns da equipa B que podem dar o salto - veja-se o caso do verdinho Fernando Fonseca - que apesar do nervoso miudinho foi mais eficaz que Alex Telles, são jogadores que devem e tem de ficar no nosso plantel. O resto é para vender e despachar (não todos de uma vez, claro que isto não é politica para se fazerem revoluções drásticas).
Há no plantel jogadores que ficam na mesma se perdem ou ganham. Essa de cair no relvado, deitar as mãos á cabeça ou tapar a cara com a camisola, não é fruto de mistica mas sim de falta de garra, carácter e alma! Coisa que por exemplo tinham Nuno Valente, Paulo Ferreira e Marco Ferreira que por coincidência ou talvez não eram... portugueses! E já agora o melhor exemplo de todos os que sublinhas seja o de... Paulinho Santos! E André! E Maniche! E Pedro Mendes! Compensavam em sangue, suor e lágrimas o que lhes faltava em técnica!
É isso que peço, é a isso que me refiro e é isso que quero ver no FC PORTO novamente.
E já agora, qual é o técnico com créditos firmados, de renome e caracter que pega neste FC PORTO? Não vejo nenhum!
Batemos no fundo e dificilmente de lá saíremos se não regressarmos a um passado não muito distante. E isso não é com treinadores. É com Pinto da Costa! Foi ele que bateu no fundo!
A nivel de jogadores do onze titular, falta um n8 com uma compleiçao física diferente e que tenha bons pés, de resto até temos 1 bom jogador por posição desde o gr até ao avançado.
ResponderEliminarDepois falta é cimentar processos no 433, o NES é que modifica a tactica em demasia e coloca jogadores fora do seu habitat natural.
Eu pergunto outra vez, se fizemos um bom jogo em chaves, para que mudar no marítimo?
Experiencias nesta altura...
PT, também eu queria acreditar que os outros não ganham, mas sera que nos ganhamos?
Abraço
Este campeonato nunca mais acaba! Andamos há semanas à espera que acabe, e nunca mais acaba.
ResponderEliminarO Presidente... há anos que não tem vida para isto. Transformou-se num "avatar" de si próprio.
A "Direcção", isto é, todos os que influenciam a gestão do Clube (e SAD), e não só os que têm cargos oficiais... espero que passem a privilegiar o interesse do clube em detrimento dos interesses pessoais. E, se só estão pelos interesses pessoais, então que lhes seja vedada a participação na gestão do Clube (SAD).
O Treinador... espero que seja substituído por outro que saiba de futebol jogado. Há muitos por aí, experientes, com provas dadas no futebol português. Não que tenham ganho troféus, mas com provas de que percebem "disto". Sendo "isto" o futebol jogado e o futebol falado. O que temos agora é inexperiente e não faz ideia do que é jogar futebol ao ataque. Nem o que é falar ao ataque.
O Plantel... precisa de se libertar daquilo que o tolhe em termos de mentalidade ofensiva.
Alguns dos "astros" precisam de um cérebro novo. A medicina ainda não evoluiu a tal ponto. Espero que no futuro se componha o plantel de jogadores com boas capacidades intelectuais (...portuguesmente falando: que não sejam burros...). Nem que se tenha de sacrificar algo em termos físicos e em termos técnicos. É preferível termos jogadores com equilíbrio entre inteligência, técnica e capacidade física do que "especialistas" em técnica ou em poder físico (que temos no plantel) mas que, depois, tomam invariavelmente más opções no jogo. Destes "desequilibrados" só podemos ter um ou dois.
Os Adeptos: Nesta época, de longe o maior Activo do Clube. Mereciam que tudo o resto estivesse ao seu nível. Infelizmente, não foi assim...
Concluindo: É necessário um "reset" disto tudo.
É necessário parar com esta fuga para a frente.
De minha parte (e não só), estou disponível para ter a paciência necessária a uma reconstrução total do nosso Clube. Vai demorar algum tempo, mas estou disponível para ter a (menor) exigência futebolística adequada ao que um período desses obriga.
Claro que isto tudo é capaz de ser tão "wishfull thinking" como esperar que o nosso Clube seja campeão esta época.
Concordo. Também estou disponível, mas vão ter me explicar bem explicado. Não somos um clube amador, somos uma SAD com dirigentes muito bem pagos e até parece que nos estão a fazer um favor, mas não estão.
EliminarOlá Sr. Vila Pouca,
ResponderEliminarGabo-lhe a sua capacidade e discernimento!
Imagino que este seu texto não espelhe tudo o que lhe vai na alma, mas a capacidade que tem de filtrar não é para qualquer um... e isto só se consegue com um grande sentido de portismo e responsabilidade!
Um bem haja por isso...
Como bem diz, não foi por falta de apoio dos adeptos, agora quem tem responsabilidades no clube que tire as devidas ilações e deixe de constantemente apregoar somos Porto e banalidades que não têm qualquer reflexo no que vamos vendo em campo!
Hoje foi pelo Belenenses que provavelmente garantimos a champions e este não é o Porto que aprendi a respeitar e amar...
Um abraço e muita força para continuar a defender aqui o nosso clube!
Hugo
Felisberto, até podes fazer o pino que não me convences. Se o plantel do F.C.Porto é assim como tu dizes, não dá para ganhar a equipas que apenas lutam para não descer, então reduza-se o orçamento em 40 ou 50 milhões de euros.
ResponderEliminarVila :
ResponderEliminarCom este Nuno não vamos a lado nenhum !
Abraço
Deixo mais registos estatísticos que de alguma forma nos ajuda a diagnosticar ou observar melhor o que se passou nesta temporada.
ResponderEliminarNos ultimos 50 Campeonatos, quantas vezes o FC Porto atingiu os 10 empates, ou os superou em 26/30/34 ou 38 jornadas?
1988/89 Tr Quinito/Artur Jorge. Vice Campeão, com 14 empates em 38 Jornadas (registaram-se 2 empates nas 10 Jornadas finais).
1993/94 Tr Ivic/Robson. Vice Campeão, com 10 empates em 34 jornadas (registaram-se 3 empates nas 10 jornadas finais).
2004/05 Tr Fernandez/Couceiro. Vice Campeão, com 11 empates em 34 jornadas (registaram-se 2 empates nas 10 jornadas finais).
2016/17 Tr NES. Vice Campeão (ainda aguardo um milagre de Fátima a 13 de Maio), 10 empates em 32 jornadas (registaram-se até hoje 5 empates, nas 10 jornadas finais, esse registo poderá aumentar).
Conclusões a retirar das temporadas com um numero inusitado de empates:
Essas temporadas "empatadas" ocorreram todas neste legado do Presidente Pinto da Costa!
Em todas essas temporadas "empatadas" houve chicotada psicológicas, excepto a presente!
Em todas essas temporadas "empatadas" o FC Porto foi Vice Campeão (repito, vamos esperar que aconteça um qq milagre de Fatima)!
O FC Porto de NES, supera no terço final dos campeonatos respectivos o numero de empates nas 10 jornadas finais, foram 5 empates, quando ainda faltam disputar 2 jornadas. Nas 10 ultimas jornadas, em 1989 Artur Jorge cede 2 empates, em 1994 Robson cede 3 empates, e finalmente em 2005 Couceiro cede 2 empates nas ultimas 10 jornadas. Isto é, se o Porto de NES, tivesse cedido apenas dois empates (a media anterior naqueles campeonatos "empatas"), e não os 5 empates neste terço final, o FC Porto acumularia mais 6 pontos, e seria líder isolado!
E termino: "O medo de perder, tira a vontade de vencer..." o autor desta frase, Wanderley Luxemburgo, será O WL um "empata_fada"? (o rbn poderá responder) Certo é que aquela frase de um Treinador de Futebol, modela sem dúvida, muito dos comportamentos corporativos, mas não só ...
PT
O "incompetente", mas então impreparado Paulo Fonseca, foi ontem Campeão na Ucrania com 500 pontos de vantagem. O Lopetegui é o Treinador da Roja. O Jardim que esteve ao nosso alcance em 13/14, já não é para a nossa bolsa, tal como o Marco, este ultimo também já nem pensa na Liga Portuguesa ...
ResponderEliminarEntretanto, o Rio Ave, a Equipa do Luís Castro pratica o melhor Futebol em Portugal. O Castro que durante 2 meses e meio foi Treinador do FC Porto em 2014, e onde falhou, quando entrou para "remendar" o que nem começou? Perdeu uma Meia Final da T Portugal para o Benfica num prolongamento na Luz, quando o FC Porto poderia ter goleado o Benfica na 1ª mão no Dragão, o Jackson que o diga (o melhor Benfica dos ultimos 4 anos), voltou a perder uma Meia Final da T Liga no Dragão para o mesmo Benfica nas GP. E finalmente, perdeu a continuidade na L Europa, depois ter eliminado brilhantemente o Napoles nos Oitavos, já nos Quartos na 1ª mão FC Porto 1 Beto 0, em Sevilha, sem Fernando e Jackson castigados, dois nucleares, o FC Porto foi justamente vergado. Não teria merecido então uma oportunidade de continuar, e começar um trabalho o Luís Castro?
E já agora, observo os registos do Pedro Martins, no Maritimo, Rio Ave e V Guimaraes, Equipas sempre competitivas, agressivas, com recursos qb, sempre a habitar lugares Europeus, não, não foi apenas hoje que pensei no Pedro Martins ...
Vila Pouca, hoje estou em modo exorcizar fantasmas, e nos entretantos vou desabafando, e nem questionei, nem questiono a Admnistração do FC Porto, naturalmente, Presidente incluido!
PT
Franco Baresi,
ResponderEliminarUm grande "chapeau" para o seu comentário, em tão poucas linhas, afirmou, e sobretudo colocou o dedo em tantas feridas. Esse comentário assertivo daria com certeza um bom post, sobretudo, reflexivo!
PT
Felisberto com este último comentário concordo em absoluto consigo..mas o que disse antes foi em relação a dizer que Otávio braimi etc não tinha qualidade..isso não concordo..eu este ano sou sincero..vejo os jogadores a lutar e correr..nada tenho a apontar..nao peço que andem aos beijos ao simbolo..a qualidade destes jogadores está la..e preciso saber potenciar essa qualidade..por isso e que jogadores normais deram campeões europeus..
ResponderEliminarBoa Tarde. Objetivo cumprido: Entrada direta na Champions. A esta hora os 2 jogos que faltam devem ser para cumprir calendário . Qual é mesmo o recorde de empates que temos de bater ? Agora a sério: Que vamos fazer para a próxima época ? A C.L. só dá entrada ao campeão...Um abraço.
ResponderEliminarE.Silva
No FCPORTO da próxima época gostava de ver nas laterais Rafa Soares e Ricardo Pereira, Reyes como 4 central, a trinco Fransérgio, no meio campo Sérgio Oliveira, como extremos Hernâni, Quintero e Marega.
ResponderEliminarNo ataque, se não forem vendidos, Nabil Ghilas e Aboubakar.
Em relação a NES, continuar com ele será um GRANDE ERRO. Acho eu.
O meu escolhido para treinador é Pedro Martins, mas JNPC é que sabe.
P.S.
Rui Fonte e Welthon parecem jogadores muito interessantes.
Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
Wtf? O feansergio nem é trinco sequer é será jogador do braga além que terá qualidade para o fc porto ? Rui fonte ? Soares A. Silva Rui Pedro vem o rui fonte fazer o que entregar as aguas quando tiverem com sede ? Whelton não é mau mas para gordo já temos o Walter tem técnica esse Whelton e certo mas isso não chega. Os outros de certeza que terão opurtunidades (quintero/marega/hernani) Sérgio Oliveira e portisto mas só isso não chegue ainda assim o herrera e um pouco melhor e o a.andre também... o aboubakar não quer o fc porto nem o porto o quer será um bom encaixe ... Ghilaz ? Mas tu paraste no tempo mano ? Quando chegou pudia e devia ser melhor aproveitado porque tinha qualidade mas as coisas mudam e as vezes não voltam ao que eram além de que tem feito empréstimos de merda e tem arranjado problemas nos balneários onde passa... Desculpa mas caramba pensa um bocado e por contratações e ideias dessas que andamos a penar como andamos
Eliminaro sporting perdeu e deu-nos o 2º lugar, agora perde o benfica e ficamos a lamentar... se tivéssemos ganho e tal
ResponderEliminarLuís, isso é a sério ou é só para animar a malta neste momento complicado?
ResponderEliminarNoite terrível ontem. Começo a achar que é psicológico. O que devia ser um estímulo (antes do jogo com o Setúbal) virou maldição.
ResponderEliminarJá foi tudo dito! Mas queria alertar sobre uma situação ! A questão do matador! Vejo em capas de jornais que soares é o brasileiro mais eficaz mas não sou tão iludido pela qualidade do jogador. Acho que em jogos como de ontem , como em outros muitos podíamos ter matado o jogo ou metido o golo para desempatar um jogo. Depois acho que com o regresso de perreira ficamos com uma boa defesa.depois a meio ou o Otávio assume o papel de 10 com o brahimi e corona nos flancos . Mas por isso é preciso ter um treinador com tomates e saiba ler o jogo ....
ResponderEliminarOlhando apenas para o futebol praticado, vejo que há muitos portistas que referem que o problema é de pressão, de maturidade, de psicologia, de plantel curto.
ResponderEliminarEu vejo lacunas no jogo do Porto que vão além dessas e de outras variáveis emocionais:
- O Porto tem dificuldades em sair a jogar, sai muito com bolas longas no avançado (para ganhar a segunda bola) ou com viragens longas para o extremo.
- O Porto provoca poucos desequilíbrios no jogo interior, coloca poucos jogadores com bola entre a linha defensiva e linha média do adversário
- O Porto vive de rasgos individuais do Brahimi, Otávio e Corona. E raramente jogou com os 3. Ou até mesmo com 2 deles
- O Porto tem um meio campo pouco criativo. Não que não tenha jogadores que o sejam. Mas acabam por entrar numa lógica de recepção e entrega ao lateral ou ao central, para estes colocarem longo "por cima" na frente. E isto é manifestamente pouco para uma equipa candidata ao título
Tudo isto depende do trabalho do treinador. Que no início da época referia que era preciso trabalhar "mais". E bem me lembro quando aqui neste blog se falava em trabalhar "melhor".
É preciso mais para ser campeão. E esse mais não é só discurso, portismo, raça, maturidade, etc. É preciso qualidade de jogo. E a qualidade de jogo não precisa de planteis extensos, jogadores experientes, etc.
Cabe à estrutura perceber como resolver esta limitação de jogo. Se há outras variáveis que não vemos de fora, ou se a evidência de falta de qualidade é mesmo apenas devido ao trabalho do treinador.
Quem lá está que decida.
«Sr. João, se o Rio Ave ganhar ao Benfica, neste momento fico na dúvida se mesmo assim o FCP será capaz de ganhar os dois jogos que faltam. Como tal, é melhor pensar em segurar o segundo lugar que pensar em milagres.»
ResponderEliminarInfelizmente, no fundo, no fundo, esse é também o meu medo.
E até acho que sem arbitragens escandalosas ou quilos de sorte, Clube do Regime perderá pontos hoje ou contra equipa de Pedro Martins.
Tal e qual como disse o Magro no comentário acima, com uma agravante: eu não sei se o Porto tem dificuldades em sair a jogar, porque não tentamos, não é o que a equipa treina e faz. A opção é jogar daquela forma que nem as equipas do kick and rush jogam. Assim é mau demais. O nível é baixo e por isso acabamos por estar naquela expectativa e paixão de adepto que nos faz querer sempre ganhar e não nos permite uma análise mais objectiva. Se virmos bem o futebol do Nuno é mau, ultrapassado e não conheço nenhuma equipa grande, que jogue para ganhar, que se apresente assim. Ofensiva e defensivamente l, apesar dos numeros. Defender com muitos e ter um meio campo que nem sequer sobe quando há o pontapé longo para ganhar a segunda bola, não é defender bem. Garante poucos golos num campeonato em que as equipas pouco procuram ganhar contra os grandes, mas não é o que se espera. Poderemos voltar a ganhar e disfarçar tudo quanto vai mal no âmbito directivo no dia em que tivermos um treinador competente. Até lá vai ser duro e como os últimos anos, de fase esperançosa até ao choque com a realidade.
ResponderEliminar