terça-feira, 9 de maio de 2017

Se o portismo estivesse conformado e não reagisse, é que seria estranho...


Nota de abertura:
Não preciso que me dêem lições de combate a polvos, sejam eles de que tipo forem, faço há 10 anos - há um histórico que pode ser consultado a todo o momento que o prova de forma cabal e quando no F.C.Porto o silêncio prevalecia e o polvo se instalava. Um e recente, entre muitos exemplos -, obviamente dentro das minhas modestas possibilidades e apenas por amor, sem pedir nada em troca, inspirado na célebre frase de JFK, não fiques à espera do que a América pode fazer por ti, faz tu qualquer coisa pela América. As minhas recompensas são vitórias e títulos. E quando nem vem uma coisa nem outra, que não fique no meu espírito que podíamos e devíamos ter feito mais, como aconteceu esta época, em particular a partir de determinada altura.

Mas aprendi na passagem de Andrade para Dragão que se por um lado não nos devemos calar, devemos lutar, combater, denunciar tudo aquilo que não está bem externamente e não ter medo das palavras - nunca tive, nem nunca me escondi -, também não devemos reduzir tudo aos polvos desta vida. No tempo dos Andrades éramos comidos de cebolada e por isso ganhávamos muito pouco, quase nada - na minha vivência passamos uma longa travessia do deserto com apenas um copo de água, a vitória na Taça de Portugal em 1968 -, mas também tínhamos muitas culpas no cartório. Não estávamos minimamente organizados, toda a gente metia o bedelho no futebol, entravam e saíam treinadores, quando o título ficava à vista, tínhamos um ataque de masoquismo, dividíamos-nos, guerreávamo-nos, entregávamos o ouro aos bandidos. Quando deitamos os pés ao caminho, resolvemos o que internamente estava mal, ficamos mais bem colocados para ganhar, ganhamos para além do sonho.
Atravessámos agora um período que não sendo igual, tem algumas semelhanças com o passado. E por isso disse e repito, se por um lado temos de fazer um combate sem tréguas ao polvo, por outro temos de voltar a ser aquilo que fomos, na competência, nas escolhas de treinadores - cada vez mais importante e fundamental. O tempo em que qualquer treinador era campeão no F.C.Porto já lá vai... - e jogadores e também, um Porto à Porto, dentro e fora do campo. Se não gostarem, se nos atirarem com os apitos, com o Abel, com fruta ou café com leite, calheiros ou guímaros, responderemos com vouchers, Porta 18, Estorilgate, Mister King, cartilhas, ferraris, ferreiras, capelas, valentes, calabotes, silvas, promiscuidade, calotes sem fim à vista, etc... há mil e uma maneiras de se comer o polvo.

Dito isto, não posso deixar de manifestar estranheza e perplexidade pelo incómodo que alguns sentem quando se fazem algumas criticas internas, não se reduz tudo a factores externos. Então quando o F.C.Porto vai para a quarta época sem meter a mão ao prato, a isso junta uma situação financeira complicadíssima, tanto que por ter violado o fair-play financeiro está sobre a alçada da UEFA, os portistas deviam encolher os ombros, assobiar para o lado, conformarem-se e apenas dizerem, paciência, é preciso levantar a cabeça, para o ano há mais? Então os portistas, dentro das premissas correctas, respeito, objectividade e de forma construtiva, não têm o direito a reagir, querer saber porque chegamos aqui, mas mais importante, o que vamos fazer para sair desta situação, voltar a ganhar e a ter uma situação financeira melhor? Quem não reduz tudo ao polvo, à Liga Salazar, arbitragens ou não canta, Pinto da Costa allez, Pinto da Costa allez allez, é mau portista? Tudo porque não podemos dar trunfos aos nossos inimigos? Não me lixem! Por essa ordem de ideias nunca Jorge Nuno Pinto da Costa teria chegado à presidência do F.C.Porto.

Nota final:
Curioso, mas agora que o campeonato está decidido, ficamos a saber que para a próxima época vamos ter vídeo-árbitro e os relatórios dos árbitros vão ser tornados públicos.

43 comentários:

  1. «Nota final: curioso, mas agora que o Campeonato está decidido, ficamos a saber que para a próxima época vamos ter vídeo-árbitro e os relatórios dos árbitros vão ser tornados públicos».

    Eu sei que mais de 90% das probabilidades dizem que o Campeonato está decidido. mas, mesmo assim, ainda há que ter esperança. Vamos supor que o Guimarães engata uma jogatana e vence no Galinheiro por 0-1. E a seguir o Boavista empata-os no Bessa. Vamos só supor que isso é possível. Que o azar desta vez lhes calhe a eles.

    Eu sei que vão nomear um Capela, um Mota, um Ferreira, um Esteves, um Almeida, um Paixão até.. para prevenir. MAS quem nos diz que mesmo assim o Guimarães não lhes ganhe?!

    Enquanto há vida há esperança. A esperança é a última morrer.

    ResponderEliminar
  2. Se há gente que consegue passar entre os pingos da chuva é NES, como se vai vendo nas prosas em sua defesa. Ao mesmo tempo coloca-se António Oliveira em rampa de lançamento para a presidência até com Vítor Baía e outros cromos para sacristães. NES falhou redondamente e quem falha terá de assumir a responsabilidade e partir para outras bandas. Estou absolutamente com Manuel Vila Pouca nas suas crónicas sobre a situação do nosso clube. Também acho que nem tudo se justifica com Polvo e que há muitas maneiras de comer polvo, como de resto fizemos no passado. Agora com os mansos que encharcam o nosso clube, que passaram o tempo a ver a banda vermelha engordar temos um futuro muito difícil pela frente. Vejamos as coisas com olhos de ver. A história é a mestra da vida. Lembremos então os anos de Américo de Sá e o que se passou depois.

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde . Fiquei estarrecido com o seu post . Acho que já percebi : "Fizémos um campeonato melhor do que o ano passado, qualificámo-nos diretamente para a C.League, só não fomos campeões porque é a liga salazar, já vamos conhecer relatórios dos árbitros, já vamos ter video-árbitros, já criámos as bases para a próxima época, já estamos mais crescidos, vamos vender 100 milhões em jogadores que não fazem parte dos 16 jogadores mais utilizados esta época (obrigado PT por esses dados), vamos fazer regressar quem se destacou nos empréstimos e...para o ano é que é"!!! Portanto Oh DVP nada de posts a analisar outras coisas que não a Liga Salazar . Não estou a dizer isto por acaso. O post é elucidativo mas eu, ontem, deu-me para passar pelo Porto Canal e não é que uma das hipóteses (para discussão?) era a de termos feito melhor do que a época anterior ? De onde pode vir isto ? E a pérola no artigo hoje de O Jogo, nas comparações entre FCP e lampiões, "Rui Vitória estar a cumprir o segundo ano na luz facilitando-lhe um pouco a tarefa no início desta temporada uma vez que o sistema de jogo estava implementado e os jogadores já o conheciam de cor e salteado e Nuno Espírito Santo teve de montar uma equipa quase de raiz, rompendo com um estilo obsessivo pela posse de bola, como era o de Julen Lopetegui e até o de José Peseiro, e introduzindo-lhe maior verticalidade"?????????????? Obrigado e Força DVP . Um Abraço
    E.Silva

    ResponderEliminar
  4. O problema Quid, é que nós não ganhamos, eu arrisco me a dizer que eles podem perder os dois jogos que vão ser campeões, nós não temos estofo, é uma equipa febril, sem ambição, sem rasgo, sem crença, neste momento o melhor que o Porto têm, somos nós adeptos (claques, socios e simpatizantes)

    ResponderEliminar
  5. Que curiosidade. Como a "linha editorial" deste blog mudou desde que Lopetegui saiu do FC Porto. Muito curioso. Leio integralmente sempre os seus posts, e não me lembro deste tipo de discurso, quando Lopetegui andava por cá. Lembro-me bem, que 90% dos posts na altura eram a elogiá-lo e a protegê-lo, quando não tinha nem as condições nem as influências arbitrais da grandeza desta época.

    O penúltimo paragrafo é uma cambalhota monumental do que pregou e tentou evangelizar aqui no blog durante anos e até num passado bem recente, com piores treinadores, piores resultados e muito menor influência polviana.

    Muito curioso.

    Assina um Dragão muito antigo, que às vezes até fica com a sensação que agora os artigos não são escritos pela mesma pessoa, de há uma, duas épocas atrás. Aliás, via este tipo de discurso noutros lados, que aqui se criticava ou contrapunha. Agora está tudo invertido. É, o FC Porto anda um bocado perdido a todos os níveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dragão antigo, acha o Nuno melhor que o Lopetegui? É a sua opinião, na minha opinião o Nuno é um treinador fraco, pior que Lopetegui (embora com pior plantel do que o que teve Lopetegui).

      Lopetegui, teve tomates para pôr a nú a vergonha que é o futebol português. Por isso mesmo, foi queimado em lume brando pela comunicação social vermelha e pelos mesmos ignorantes que no Dragão "deram cabo" de Vitor Pereira. Nuno não tem tomates, nem nunca os terá. Nuno teve o suporte da direcção e muito mais força da comunicação do clube. O problema é que ao invés de Lopetegui, Nuno deixou-se roubar e só quando a luta já estava quase perdida é que abriu do olho. Para o fechar em conjunto com o Presidente logo após o jogo da Luz, com as declarações mais ridículas, humilhantes e estupidificantes que já ouvi a um treinador e ao Presidente do nosso clube.

      O FC Porto é um clube em auto gestão. É um clube roubado que não abre a boca, é um clube desfavorecido em tudo o que é instituição portuguesa. E não abre a boca.

      É um clube que não tem política de comunicação. Que compra jogadores para uma determinada competição sem poderem ser inscritos nessa mesma competição. É um clube que venceu a segunda liga e depois aproveitou apenas UM jogador dessa equipa para o plantel principal. É um clube sem lateral direito, que emprestou Garcia, quando já tinha Ricardo emprestado dois anos. É um clube sem meio campo (tal como o Benfica) e sem benesses dos árbitros (ao contrário do Benfica).

      É um clube que perde um campeonato por detalhes, por duas coisas: falta de tomates e falta de estratégia de comunicação. O Benfica tem um plantel com as mesmas fragilidades. Venceu o campeonato com a máquina de propaganda que denunciamos aqui há mais de meia dúzia de anos, máquina essa que para a direcção do nosso clube parece nem existir, tal a inércia que os doutores demonstram na defesa dos interesses do clube.

      O FC Porto precisa de equilibrar o plantel com um meio campo novo e gente boa jovem que tem na equipa B. Precisa de um treinador competente que venha com ganas de pôr a boca no trombone e lutar com os adeptos, contra a pouca vergonha vermelha; e precisa acima de tudo de uma direcção renovada que saiba o que fazer com a comunicação e a defesa pública do treinador.

      Sim, o polvo existe, mas se fizéssemos o nosso trabalho bem feito, tínhamos sido campeões. Mesmo com este meio campo.

      Eliminar
  6. Boa tarde,
    O meu comentário vai ser apenas 1 em centenas que vão aqui aparecer mas vou dar a minha opinião sincera. Acho que é tempo de o presidente começar a pensar na explicação que vai dar aos milhões de adeptos que torcem pelo FC Porto porque isto não correu nada bem outra vez. De mal o menos já não perdemos o segundo lugar que dá entrada direta na Champions (ao que chegámos...). Fui um dos que apoiou NES e continuo a achar que a tarefa dele não foi nada fácil e dado as circunstâncias em que chegou ao clube e com o estado atual de coisas neste futebol português nojento acho que dos treinadores dos 4 anos de seca foi o que fez melhor trabalho mas no entanto o percurso dele chegou ao fim. E não é só por ele mas sim também pelos tiros nos pés que foram dados na construção do plantel (um pouco disfarçada com a muito boa contratação de Soares em janeiro) e também na falta de liderança de um clube que semanalmente é prejudicado pelas arbitragens. Neste aspeto até melhorámos muito com a chegada do Universo Porto da bancada que ajudou e muito a combater o polvo, mas continua a faltar algo. Lembro-me que antes quando acontecia escandaleiras como as que observámos diversas vezes em jogos do FCP vinha logo o presidente a público meter os pontos nos i, já para não falar que os nossos treinadores falavam logo e não andavam com paninhos quentes o ano todo e a ser demasiado cordial. Neste aspeto NES falhou. E de que maneira. Assim como falhou ao montar a equipa em muitos jogos, falhou ao não conseguir fazer com que os jogadores mantivessem o foco em momentos decisivos e deixou que se apoderasse deles o nervosismo numa equipa que já de si não é muito experiente. Para acabar, e isto é a minha opinião, na questão dos treinadores andámos a adiar a contratação de alguns que era quase inevitável que viessem treinar a nossa equipa e agora é tarde para os contratar porque estão a provar lá fora o seu valor tal como já tinham provado cá. E deixo só o nome de dois: Leonardo Jardim e Marco Silva. Não sei quem será o treinador do FCP para o ano, mas seja quem for espero que seja uma escolha certeira porque se o tetra do benfica dói, imaginem eles a festejar o penta e a igualar a nossa marca. O tempo de agir é já.

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  7. Dragão antigo, mas há uma coisa que nunca muda, quem assina os posts é sempre o mesmo Manuel Vila Pouca. Que não tendo a pretensão de ser 100% coerente, tem uma coerência que não fica a dever nada a ninguém.
    Sobre o Lopetegui - mas não só, defendi muito mais o Vítor Pereira, por exemplo -, critiquei ou elogiei conforme as circunstâncias, mas e o link que coloquei no blog prova-o bem, é falso que quando estava aqui o espanhol, o FCP não fosse muito prejudicado. Foi e ele dava conta disso, só que nessa altura era um homem só, o silêncio imperava, ao contrário de agora. Lopetegui, talvez porque haja quem não goste dos espanhóis, não teve nem um terço do apoio interno e externo que tem NES.

    O que eu digo agora, disse sempre, nunca permiti foram insultos a ninguém, como não permito agora. Obviamente, colocar tudo em causa, mesmo assim, algo que não faço agora, após uma época perdida, é muito diferente de quatro anos sem vencer. E fico por aqui, porque você, tal como não tem nome, não diz tudo que tem para dizer. Especifique, vá a directo ao assunto, não se encolha e vai ver que eu respondo-lhe e com argumentos sólidos. Qual é o seu problema, é o presidente que já devia estar a banhos ou não se lhe pode tocar? É o ex-responsável pelo futebol? Era o treinador a quem começaram a trocar o nome, a assobiar e insultar desde que começou a época, talvez porque de Espanha nem bom vento nem bom casamento?
    Vá lá, ganhe coragem...

    ResponderEliminar
  8. Oh DVP esse Dragão Antigo deve ter pouca memória. Se houve ano em que merecemos ser campeões e jogamos bom futebol, fomos melhores e fomos roubados em plena Liga Vouchers foi no tempo do Lopetegui.

    O FCP com Lopetegui fez 82 pontos e o SLV fez 72... mas o SLV é que foi o Campeão. Com Lopetegui fizemos vendas de 120 Milhões. Assim que não colhem esses argumentos do Dragão Antigo.

    A melhor equipa a jogar futebol em Portugal em 2015 foi o FCP. o FCP de Lopetegui!!

    Este ano também fomos prejudicados.. mas uma equipa que em 7 jogos empata 5 não se pode queixar doa árbitros. Uma equipa que na Madeira a vencer, em vez de matar o jogo deixou-se empatar, não merece nada!!

    Embora, como digo acima, tudo ainda pode acontecer. O VG pode bem vencer no Galinheiro. Mas que demos muitos tiros nos pés, demos!!

    ResponderEliminar
  9. O Dragão antigo, ou muito antigo já não sei bem, parece ser já alguém a sentir-se incomodado com os posts deste grande blog portista . E democrático!.... Com liberdade e responsabilidade impera a discussão com diferentes pontos de vista sobre uma mesma realidade que é o Futebol Clube do Porto. Quem sou eu para defender um blogue com 10 anos, mas custa-me ler pensamentos ainda tão antigos e não dizer nada .Obrigado DVP.
    E.Silva

    ResponderEliminar
  10. Caros Portistas,

    Quem não deve não teme, o que o Presidente devia fazer era convocar uma assembleia geral para puder explicar aos sócios quais os males que identificou para que não se voltem a repetir.
    Quanto a este assunto vou ficar à espera que o Presidente esclareça (atenção esclarecer não é dizer mais umas palavras cheias de nada como foi a ultima vez)
    Uma coisa tenho a certeza se o NES ficar por teimosia (mesmo que fosse campeão tinha de sair) vamos provavelmente ver o penta dos corruptos encornados pois para o ano ainda vai ser pior. Se forem ver o meu comentário depois do jogo com o Belenenses que ganhámos 3-0 digo que a jogar tão pouco como jogámos vamos perder mais pontos e infelizmente assim foi.
    Vi para aí num comentário falarem no António Oliveira para Presidente, então até vos digo mais, o AO ao que me foi dito já anda a oferecer trabalho a vários sócios do Porto, não sei se é verdade mas quem me contou até agora foi sempre fiável, isto está bonito está!
    Parece que agora há alguns Portistas que querem cartilha no nosso clube, quem não é yes man e não diz as mesmas coisas é contra e já não é verdadeiro Portista??? Convoquem uma assembleia, sejam homens e não Homitos! O problema do Porto é os poderes instalados que não querem largar o tacho a todo o custo vou esperar pela explicação do Presidente.
    Ninguém com um mínimo de bom senso percebe porquê deixaram o JL sozinho a lutar contra o polvo quando nessa altura tínhamos ganho o campeonato a brincar pois mesmo com os tiros nos pés que demos ficamos a uns míseros 3 pontos, mas depois veio-se a saber que o culpado de todos os males tinha sido o mesmo JL, haja coerência por favor! Porquê não veio o Sérgio Conceição?? quando estivemos 5 semanas sem treinador?? isto admite-se num clube com o profissionalismo do FCP?? estávamos a uns míseros 2 pontos do 1º lugar quando o JL saiu, quantos milhões custou isso ao clube?? quem paga?? somos nós ou já é o dinheiro da Altice que andam a estourar nestas asneiras consecutivas?? já aqui disse o FCPORTO não é uma empresa publica em que ninguém é responsabilizado, o clube ainda é dos sócios e os sócios têm direito a cobrar, muita atenção! O Porto é dos sócios, O Porto é nosso!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  11. MVP sempre estive de acordo com os seus artigos, aliás acho-os duma maneira geral excelentes e assertivos, como sabe vejo futebol há muitos anos, acompanho o Porto desde criança e posso afirmar que nunca vi tanto roubo das arbitragens como este ano, mesmo no tempo dos ditos 19 anos que não ganhamos nada os sujeitos tinham respeito e nas Antas por época lá havia um caso ou outro, este ano foi sempre a prejudicar o PORTO, insisto no mesmo muito dos títulos que ganhamos foi contra tudo e contra todos mas este parecia intransponível, só um exemplo que diz tudo um tal hugo miguel no Dragão não marcou dois penaltis indiscutiveis, foi a seguir à toca do bandido e coisa estava feia marcou logo um penalti e um fora de jogo inexistente, o douto merlin ao BRAHIMI 2 jogos ao gigantolas que encostou a cabeça e ao que deu um soco no adversário não se passou nada de nada, mas quer fazer uma aposta o castigo do murro vai sair para a semana caso eles não precisem, isto é sacanagem em estado puro.

    ResponderEliminar
  12. Como quase sempre o seu texto vai ao encontro daquilo que penso.

    Sou leitor diário, participante esporádico, mas ver alguém falar de incoerência da sua parte, é de quem não quer ver o que se está a passar, quer internamente quer , e em sequência do adormecimento /inação do nosso Presidente, externamente, deixando o polvo crescer.


    Ou isso ou tem outros interesses...

    Se alguém e há muitos anos avisa e expõe/denuncia quer o crescimento do polvo, quer esse sim o grande problema a alteração da forma como o nosso clube é /foi dirigido, foi o MVP.

    Na minha opinião 1/3 de proporção de defesa do clube de Lopetegui em relacao ao NES, é ser simpático, diria 1/10 para não dizer mais, o Lopetegui ficou sozinho e a ser gozado por todos quando defendia e desmascarava o manto protector como ele tão bem definiu.

    NES, não tem qualidade para continuar como nosso treinador, e não seria preciso mais nada do que ver o futebol que não jogamos e não jogamos quase nunca ao longo da época.

    Filipe B.

    ResponderEliminar
  13. Este tipo chamado dragão antigo deve ser da mesma linha dos tribunais do dragao..andaram adormecidos até agora..mas já viram a janela de oportunidade e voltam a atacar..Manuel já deixei aqui uma vez esta pergunta..com um polvo com tantos tentáculos não terá ele já metido um dentro do nosso clube á algum tempo? Ando a pensar nisto já a bastante tempo..quanto a chamar incoerente ao dono deste blogue e só mesmo de quem nunca o segue diariamente..bola para a frente

    ResponderEliminar
  14. Costa & Costa.
    Caro Dragão do Sul das 16,56, eu também vi e ouvi no Porto Canal um Paulinho de óculos, a fazer uma espécie de peditório filosofado de um politicamente correcto, quase apelar para não se dizer mal de um treinador que nos leva ao 2º lugar, e se estava-mos à espera de ser campeões, e, que até tivemos uma época melhor que a anterior. Enfim, com o abanar de cabeça para baixo para agradar ao dono, assim não vamos a lado nenhum. Somos exigentes amamos o FCP e por isso apontamos o dedo aos incompetentes e aqueles que querem viver à custa do clube, de alguns que por lá andam e outros que por lá gravitam.

    ResponderEliminar
  15. O Lopetegui não ganhou porque não deixaram. Campeonato tão ou mais roubadinho do que este. Golos em fora de jogo descarado (com o Rio Ave no galinheiro, por exemplo), penaltis caídos do céu, expulsões de adversários... Lopetegui fez pontos mais que suficientes para ser campeão.
    Este ano, apesar das falhas da equipa em momentos decisivos, estou convencido de que nunca ganharíamos porque está tudo feito para os meninos. Se ganhássemos ao Setúbal o Xistra fazia ainda pior no jogo seguinte. Se ganhássemos ao Feirense metiam o Capela ou outro da seita a apitar em Chaves e assim por diante.
    Continuo a dizer que mais valia pedirmos para jogar em Espanha. Não dava em nada, mas pelo menos lá fora sabia-se da gatunagem que aqui vai. Esse é outro ponto em que se podia aproveitar o prestígio do Casillas, para ele denunciar por lá o nojo que por aqui vai. Ou então podíamos fazer como no basquete. Não nos deixam ganhar, acabava-se com o futebol profissional uns tempos, íamos para o CNS e voltava-se daqui a uns anos. Sempre se aproveitava para limpar as finanças... Saúde. João.

    ResponderEliminar
  16. E acrescento isto: quando o benfas beneficia de quatro autogolos, três dos quais com o jogo empatado; quando beneficia de uma assistência do Miguel Rosa para abriri o activo no jogo contra o Belenenses; quando temos o presidente do Setúbal a dizer que o clube de regime é o abono de família, é possível ganhar alguma coisa? só se tivéssemos um percurso quase sem falhas, coisa que ninguém consegue. E se nós jogámos mal muitas vezes, então que dizer dos benfas? quantas exibições de jeito fizeram? saúde. João.

    ResponderEliminar
  17. Não tenho a pretensão de agradar a toda a gente, corria o risco de não agradar a ninguém. Agora tenho pena que o dragão antigo não seja mais objectivo e aponte as incoerências. Talvez fiquemos a perceber melhor o que o motivou a fazer o comentário.

    ResponderEliminar
  18. Em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão.

    O verdadeiro problema destes 4 anos está na.. pedra! Um post que o Vila Pouca permitiu que eu escrevesse, quando já penavamos nisto! E eu, quiçá, ingénuo ou simplesmente grato por tudo, achava que a Pedra, ou mais concretamente Pinto da Costa, apesar da erosão, se mantivesse firme. Puro engano! A pedra erosu de tal maneira que hoje é um grão de areia a julgar que é um penedo!
    No meu ponto de vista (e insisto nesta tecla) NES é mais vitima que réu! PdC e SAD desde 2014 que andam a desinvestir no plantel! Compramos gato por lebre, comemos cão por cabrito e acabamos sempre por responsabilizar quem é a maior vitima: o treinador!
    Precisamos do regresso ao passado, (e não, não vou fazer o pino!), precisamos de reduzir orçamentos, não em jogadores, mas em prémios para a... SAD!!!
    Precisamos de um conjunto de jogadores que sinta o FC PORTO. Precisamos neste momento de operários, não de vedetas.
    Não podemos nos "sportinguizar"! 6 treinadores em 4 anos não está no nosso ADN de dragão!!!
    Na minha opinião, e que vale o que vale, o treinador é questão de somenos. A estrutura é que é caso de análise. Tornou-se amorfa, aburguesada, politicamente correcta. Aliás sem querer ser desrespeituoso, até dá a ideia que PdC quer ser amigo de LFV, custe o que custar!!!
    Como posso eu pagar as minhas contas se me estão sempre a roubar a carteira? E quem vê e devia denunciar ainda protege o ladrão?
    Tudo isto faz-me lembrar a era Lopetegui, quando o universo azul-e-branco se dividiu em dois!
    è isso que o Polvo quer, a desunião, a intriga, o apontar de espingardas interno quando ele, o Polvo esse sim é que é o verdadeiro inimigo. E é tão só por causa de uma SAD que (vocês vão ver) vai ter prémiso chorudos pela classificação do FC PORTO dar entrada directa na Champions!
    PdC, o seu tempo é finito!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu insistes! Mas não clarificas. Como se repetindo à exaustão a coisa se desse! Ou estás a falar para ti Felisberto? Explica-me, volto a pedir-te, onde está essa tão grande diferença deste plantel para os adversários. Empata os nossos anteriores? Volto, igualmente a perguntar-te, o de AVB era espetacular antes de ganhar? E o Paulo Ferreira era o melhor lateral do mundo, ante de...o ser?
      Por fim, para eu perceber, corremos com PdC e mantemos a vítima NES?
      E sim? A era Lopetegui teve-nos divididos. Tu, de que lado estavas?
      Espero que saibas que só coloco estás questões pelo respeito que me mereces. Quero mesmo perceber. Se fosses outro, nem me dava ao trabalho.
      Abraço

      Eliminar
  19. Felisberto, achas mesmo que só responsabilizamos o treinador? Não, nunca, até porque ele não tomou o lugar de assalto. Agora, continuo que com mais chama, mais alma, mais competência, tínhamos comido o polvo à lagareiro, embora goste mais de filetes com arroz.

    ResponderEliminar
  20. Manuel Vila Pouca, não perca tempo com dragões antigos. O nosso clube precisa de uma enorme vassourada como a que em tempos levou Pinto da Costa ao poder e tal como aconteceu nessa altura há sempre dragões antigos a não querer ver o que é evidente a tentar impedir que se volte a trilhar o caminho do sucesso. Para eles o Porto está bem e recomenda-se, só não ganha por causa do Polvo, Angola há-de ser nossa outra vez e a culpa é de Lopetegui esse diabo que afundou o nosso clube. Dê ao desprezo porque esses dragões antigos não merecem sequer ler os seus posts ou porque realmente não enxergarem ou porque não querem ver o que é evidente, como o bom senso, a critica séria e o amor pelo Clube que por norma os seus posts contêm. Abraço

    ResponderEliminar
  21. 1-Direçao calada, serôdia e aburguesada
    2-Treinador cordato, polido e educado, mas sem chama nem alma
    3-Sistema viciado através do polvo e seus tentáculos

    Com o 3º sempre vivemos mas mesmo assim vencemos. Agora com os dois primeiros a continuarem vai ser impossível ganhar qualquer coisa nos próximos tempos

    ResponderEliminar
  22. Silvestre

    Boa noite Vila Pouca,antes de mais é importante realçar o valor deste espaço que é um cantinho especial e de saudável consulta diária,bem como o seu combate ao denominado Polvo que não é propriamente uma novidade,mas sim algo que já existe a algum sigficativo tempo, como tal embora os seus métodos tenham aqui ou ali evoluído,os seus propósitos não mudaram e visam proporcionar aos lampiões triunfos a qualquer custo,bem como recursos para atingir ou denegrir o FC Porto e os seus dirigentes,por isso é com agrado que acompanho o Universo Porto da Bancada que é igualmente um precioso espaço onde é defendido o bom nome do nosso clube e expostos os diversos tentáculos do Polvo, portanto tanto este espaço como o Universo Porto da Bancada têm o seu valor.

    Depois é necessário que o FC Porto tenha o discernimento para repensar igualmente os últimos quatro anos,analisar todas as opções tomadas e as consequências das mesmas,bem como procurar traçar um renovado rumo e repensar o futuro com outra desenvoltura, pois o nosso clube não pode amolecer tem de enfrentar os seus próprios problemas e procurar as melhores soluções possíveis, dado que só assim o FC Porto regressará com naturalidade ou contra tudo e todos aos triunfos,como tal veremos o que fazem ou podem fazer tanto o Senhor Presidente Pinto da Costa como o Sr.Eng.Luis Gonçalves nos próximos tempos.

    Finalmente será muito interessante acompanhar a divulgação dos relatórios dos árbitros e comparar os mesmos com a realidade.

    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar
  23. Boas,

    como já aqui foi dito PDC é um grão de areia que julga que ainda é um penedo e é o principal culpado. O NES não tem culpa de o terem ido buscar mas tem culpa de ser um péssimo treinador, medroso, politicamente correto e com medo de queimar os dedinhos para defender o FCP. Por isso quero é que ele se ponha no caralho.

    Saudações Portistas
    Carlos Torres

    ResponderEliminar
  24. Caro DVP,

    Vamos lá tentar ser claros: se tivéssemos sido competentes chegávamos á luz em primeiro. E depois logo se veria. O FCP tem muitas responsabilidades desportivas. Falhou quando não devia. Para lá do Polvo e ele não desaparece se o SLB perder, há muita incompetência nossa. Incompetência técnica e clara inoperância dirigente. Repare que até compramos jogadores que o presidente afirmou publicamente desconhecer. O problema não está em desconhecer o jogador, o problema está em afirma-lo publicamente. É o mesmo Pinto da Costa? Não é. É o mesmo Pinto da Costa que convidou o diretor da Bola para a nossa gala? Não é. É o mesmo Pinto da Costa que afirmou recandidatar-se por causa d futuro e não pelo passado. Não é. Falhou, tem falhado e muito sob ponto vista da escolha do treinador.

    Há muito que acho que não temo Presidente. Não é coerência. É um facto.

    Raoc

    ResponderEliminar
  25. Nao lendo o blog ha mais de 2 anos, recordo defesas do julen bem vincadas aqui. E mau era se nao aprendessemos com os erros, dono do tasco incluido. Acho que apos 4 anos disto, o portista inteligente ja percebeu que o problema nao esta no "mister", e é normal que agora a defesa ate seja maior. Não foi o clube do regime que ganhou este campeonato, fomos nós que perdemos. O roubo descarado nao nos matou, como esperava LFV, salvou-o a ele. E isso faz muita diferenca (ter ficado em 3 podia ser apocalíptico).
    A grande questao, trocar o NES ou nao: se marco ou jardim ou jesus estiverem disponiveis ele sai, senão ele fica. Como nao ha confirmacao penso que um dos tres estará alinhado...Ou nao.
    Diria ate que o nosso maior risco esta na enumeras saidas que vao acontecer para fazer caixa e ter de refazer a equipa.

    ResponderEliminar
  26. Antes de nada um grande abraço ao DVP que numa altura tao triste para o portismo continua a tentar dar "input" constructivo.

    Convem ter calma com as críticas destructivas nestas alturas. Já cá o disse, o futebol é muito resultadista. Os 5LB nao joga um corno, mas vai ganhar a dobradinha e ficam todos felizes e orgulhosos. Nós nao vamos ganhar nada, mas nao sei se temos que deitar tudo abaixo.

    Nas últimas jornadas a verdade desportiva nao existiu: Nos jogos do Porto contra o Setúbal (2 penaltys), Feirense (1 penalty, 1 expulsao) e Braga (1 penalty, 1 expulsao) foram, seguindo uma lógica simplista, "roubados" 6 pontos. Já o 5LB com o Moreirense (2 expulsoes perdoadas), Estoril (penalty perdoado) e Rio Ave (penalty perdoado) sao mais 6 pontos. Ora só aqui temos 12 (!) pontos nesta recta final.

    Com verdade desportiva teriamos ganho, estariamos todos felizes e os jogos menos conseguidos seriam um fait-divers, para ir afinando na próxima época.

    ResponderEliminar
  27. Helder Mendes, não é o Lopetegui, são todos os treinadores do FCP, quando há situações em que eles merecem ser defendidos. Mas já disse e repito, nunca nenhum treinador do FCP nos últimos anos, Villas-Boas incluído - também passou uns maus bocados -, teve tanto apoio como o NES. Acho piada que o Lopetegui seja sempre o exemplo, como se eu, dono do tasco, olhasse com melhores olhos para o actual seleccionador espanhol que para o NES, que é portistas, foi nosso jogador, campeão nacional, europeu e mundial. Poupem-me. Só digo aquilo que vejo, sempre de boa-fé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o julen vem à baila porque o roubo desta epoca é similar ao da primeira epoca dele. E eu fui e sou um defensor do julen, a primeira epoca foi optima, mas infelizmente ele nao aprendeu nada na segunda (a massa adepta ao fim de 4 anos parece ter aprendido). Se nao achasse o blog equilibrado e inteligente nao vinha ca:).

      Eliminar
  28. O que poderemos nos sócios simpatizantes e adeptos para mudar tudo isto ? O futuro não parece muito risonho o fc porto é como se fosse uma ditadura pinto da costa não vai sair sem voltar a ganhar algo e com isso prejudica o fc porto assim como não há candidatos enquanto ele lá estiver não há debate e o pouco que há é castrado pelos super dragoes

    ResponderEliminar
  29. Caro MVP, mais uma crónica assertiva.
    Não é só o MVP que reage, todos estamos consigo e com o "nosso Porto", que não é este. Mesmo quem está longe, e estou a mais de 8.000 km, chateia-se, pensa e sofre com o que se passa.
    Infelizmente os nossos receios confirmaram-se, a manta é curta!
    Falhamos no mais básico: o treinador.
    Não é que tenha sido tudo mau, porque não é verdade! Fez várias coisas boas, pegou numa equipa destroçada, conseguiu unir os adeptos à sua volta (e vice-versa) e fez algo muitíssimo importante, logo na pre-época: eliminar a Roma! Eu nem quero pensar o que teria sido a época caso contrário, principalmente a nível financeiro.
    Mas a verdade nua e crua é que não tem estofo, actualmente, para ser o treinador de um clube com a nossa exigência.
    Resultado: 0 títulos ! Nada para amostra !
    Nem uma merda duma Carlsberg para festejar!
    É verdade que a culpa não é só dele. Uma época mal preparada, o caso Depoitre foi o expoente máximo, uma saída a meio do director Antero Henrique e um melhoramento muito significativo apartir da entrada do Eng. Luis Goncalves. Contratação cirúrgica do avançado que resultou em pleno, e a melhoria na comunicação do clube.
    Mas o maior problema não dava para resolver, o treinador!
    Discurso fraco, falar baixinho, com aquela cara que "algo vai correr mal" no jogo, 0 positivismo no banco, e má preparação para os jogos. Não se vê no porto jogo fluido, vê-se muita vontade e pouco jogo!
    Está fácil de ver que para mim o Nuno não tem condições de continuar. É tão portista com eu seguramente, mas, tal como eu, não serve para treinar o nosso clube!
    Soluções? Não é fácil. Gostaria de ver o Leonardo Jardim (sei que é impossível), o Marco Silva (tb muito difícil) ou até o Sergio Conceição (garra tem).
    Mas quem é pago a peso de ouro que resolva, está lá para isso.
    Estamos tristes, mas o mais importante é o futuro. No desporto as vitórias são efémeras, e espero voltarmos à luta com boas armas no próximo ano.
    Abraço

    ResponderEliminar

  30. http://www.msn.com/pt-pt/desporto/futebol/fc-porto-e-sporting-multados-por-c%C3%A2nticos-contra-o-benfica/ar-BBAWSGG?li=AA59KD&ocid=spartandhp

    Agora nem se pode piar contra os meninos!!!

    É só chafurdice e pró ano continua...pró penta!

    ResponderEliminar
  31. Caro Vila Pouco

    Como sabe, tenho estado na retaguarda! Mas hoje não podia, nem ficava bem com a minha consciência, se não viesse a terreiro em defesa da sua honra! E dizer o seguinte:
    1 - Sr. Dragão Antigo qual é a sua antiguidade? coincide a mesma com o recebimento da "Cartilha Encornada"?
    2 - Olhe lá meu caro Dragão Antigo, levo sete anos de acompanhamento diário da Tasquinha e não dei conta de uma crítica tão despropositada ao nosso Vila pouca, pois não só não corresponde à verdade como deturpa os factos!
    3 - Apesar das directrizes que lhe foram apontadas na Cartilha, não pense que conseguem vergar o ideário do MVP e dos seus acompanhantes
    aqui no Blog! Nós somos pela verdade e pela livre crítica, mas não temos palas!
    4 - Se calhar já mandou também um "recado" ao Francisco J. Marques ...está escrito nas nuvens!
    5 - Diga lá aos seus amigos , que nós somos PORTO e ser PORTO é manter a chama viva do Dragão!

    Vila Pouca um grande abraço e mantenha essa força que o anima!

    VIVA O FCPORTO

    ResponderEliminar
  32. Caros Portistas,

    Outra pergunta para fazer ao Presidente quem é o responsável pela saída do Leonardo Ruiz?? o melhor marcador da 2ª liga, sim porque essa de eles terem dito uma coisa e depois virem pedir outra é de um amadorismo inaceitável, então um clube professional como o Porto trás jogadores emprestados sem fazer contratos que se quiser acionar a opção é o valor acordado antes e não de boca??? como é que isto é possível?? vamos ver se o Galeno não vai pelo mesmo caminho, isto é de um amadorismo impensável. Quem foi o responsável pela saída do João Felix, não quis ficar porquê? porque não tinha padrinhos para ser titular e foi para os corruptos encornados de mão beijada, inacreditável.
    Como é que o NES explica que dispensou o Aboubakar 2º o Presidente foi comprar o Depoitre??? como é que isto é possível?? Foram comprar o boly por 6 milhões ao Braga, AO BRAGA ESSES FDP quando temos reyes a fazer uma excelente época em Espanha, temos Indi a fazer uma excelente época em Inglaterra e temos os Chidozi que serve muito bem para o banco para ir ganhando experiêcia e jogando quando é necessário??? mas o que é isto se não deitar dinheiro à rua?
    Quem é que gere o clube??? isto é gestão danosa, isto pode dar pena de prisão foda-se, de um clube exemplar passamos a um clube de 2ª circular num apice?? Nós sócios devemos exigir uma auditoria externa às contas do clube o quanto antes. Porquê o João Carlos Teixeira não jogou quando o pouco que jogou, jogou bem e joga o A2 sem jogar a ponta de um corno na maior parte das vezes??
    São estas coisas que de facto me deixam de rastos ver que estamos completamente à deriva e sem rumo porque se continuarmos com o NES nunca mais lá vamos. Vendam todos os activos que ganham milhões, abatam o passivo, fiquemos com os miudos da equipa B e vão buscar um treinador alemão que os ponha a jogar e a correr os 90 minutos e daqui a 3 anos limpamos tudo até na Europa, é a unica hipotese que vejo para o nosso clube e deixem os pasquins a falar sozinhos, nem uma resposta a esses FDGP.
    Ontem no UPB mostraram mais um roubo e o que adianta?? os árbitros até recebem prémios, na jornada a seguir estão apitar outra vez, reuniões na APAF para quê? o presidente da apaf recebeu 50 bilhetes mas não passa nada, ninguém lá fora fica a saber de mais um acto de corrupção, vão para lá com falinhas mansas, madem para uefa, para a fifa para todas as redações de todos os jornais e para todas as televisões para eles verem e mais uma vez não termos árbitros no mundial, isto é o mínimo que se exige.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  33. Silva, pode ser que no próximo post o Felisberto clarifique...

    Já aqui falei da segunda época do Ivic no FCP. As aquisições nessa temporada foram o Vinha e os regressos se não estou em erro, do Secretário e do Folha que estavam emprestados. A coisa com o Campeão, Vencedor da Taça de Portugal, Supertaça Europeia e se não estou em erro, Supertaça portuguesa, na época 1987/1988, estavam bem mal, 25 mil sócios deixaram de pagar as quotas, era preciso fazer alguma coisa... Graças a Deus, houve um convite para o Ivic ir trabalhar para a FIFA - juro que consegui dizer isto sem me rir...-, a possibilidade de contratar Sir Bobby Robson. Já sabem o que aconteceu, a teoria que muitos na altura defendiam, plantel sem qualidade, fraco, desequilibrado, caiu por terra. Os mesmos jogadores passaram a jogar o triplo.
    Continuo na minha, não temos o melhor plantel do mundo, mas para mim e não saio desta opinião, temos gente para fazer melhor, com mais competência, mais alma e mais PORTO, na prática, tínhamos comido o polvo à lagareiro, evitávamos ter de levar com alguns excrementos que aparecem por aqui e não só.

    Não quero falar do NES, agora, mas mais logo vou ter de falar e nem é preciso aprofundar.

    ResponderEliminar
  34. UM PRESIDENTE CALADO E QUANDO FALA É PIOR


    UM TREINADOR QUE QUANDO É PREJUDICADO NÃO FALA E ABANDONA OS JOGADORES NO RELVADO


    UM TREINADOR QUE TEM MEDO DE JOGAR COM EXTREMOS


    UM TREINADOR QUE FAZ DO JOGADORES Nº10 AUTENTICOS , FAZ DELES EXTREMOS ADAPTADOS




    UM PLANTEL MAL CONSTRUIDO DESDE O INICIO DA ÉPOCA



    LI ONTEM NUM COMENTÁRIO APOIO AO ANTÓNIO OLIVEIRA , CONCORDO POIS VEJO TAMBÉM NELE A FORÇA , A GARRA MAIS DO QUE SUFICIENTE PARA TIRAR O NOSSO GRANDE CLUBE DESTE MARASMO
    ACREDITAR MAIS UM ANO NO PRESIDENTE SERÁ MAIS UM ANO PERDIDO

    ABRAÇO
    LUIS MAGALHÃES--- TORRES NOVAS

    ResponderEliminar
  35. Vejo algumas opiniões pondo em causa a qualidade do nosso plantel, com opiniões tipo, quem do FCP jogaria no SLB?
    Eu pergunto, quem do SLB jogaria neste FCP?
    Para mim Pizi (e nem sempre) e N Semedo sempre.

    ResponderEliminar
  36. Boas.

    Sr Dragão Vila Pouca, lembro bem dessa 2ª época o Ivic. Pinto da Costa foi ao aeroporto certificar-se que o Ivic ia mesmo embora! E depois veio o Bobby Robson que que começou a caminhada para o Penta. Nessa mesma época não foi possível ser campeão mas o FCP ganhou de forma heróica uma final da Taça de Portugal, em que a Taça foi recebida por João Pinto a defender-se com a mesma Taça dos artefactos arremessados por sportinguistas enfurecidos. Uma vergonha sem nome. Outros tempos... ou será ke não...?

    Ontem no UPB mais uns quantos desmascarados, outros nem tanto, para quem é frequentador habitual deste blogue. As declarações do Valdemar Duarte foram altamente desconcertantes, apesar de não serem originais na BTV. Basicamente, como o comentador João Cruz resumiu, segundo o Valdemar Duarte, o assassinato do adepto na rotunda da Luz foi justificado porque o adepto que morreu era um Hollign.... E pensar que esta figura trabalhou na RR a emissora católica portuguesa.

    ResponderEliminar
  37. Ontem, no Universo Porto da Bancada, o José Cruz, questionado por alguns Portistas se não se iria falar sobre questões internas do clube no programa, já deu um lamiré sobre a questão do treinador, do qual não está de acordo com o modelo: marcar, defender o 1-0, e depois sofrer, tais são os imponderáveis no futebol… e a fortuna, que nos tem sido madrasta e divina para as papoilas, digo agora eu.

    Falar de toda a roubalheira e de tudo o que nos tem condicionado – vão falar também dos delegados – não entendo que seja com intuito de branquear a má gestão financeira e desportiva verificada nas épocas anteriores. Este ano e dadas as circunstâncias, motivadas por aqueles erros de gestão, tem-se procurado refazer a casa, retomando também uma política de comunicação mais atenta, interventiva e agressiva, que se tivesse sido assim incisiva em épocas recentes, particularmente com Lopetegui, não estaríamos agora a pôr tudo em causa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  38. ao longo dos anos, PdC sempre teve muitos inimigos. Internos. Uns, acobertam-se muito reflexivamente nalguns blogues que conhecemos. Outros pairam por aqui, quais abutres que sempre foram. Depois são antigos e do sul. Se calhar tem a cartilha por guia, e vem para aqui fazer críticas bacteriologicamente puras. Pena que se não identifiquem. Afinal em que o portismo que dizem ter os afecta se público?

    Vila Pouca. Sempre o tive por pessoa equilibrada, nem sempre estive de acordo com o que diz, mas sempre procurei ver os problemas da sua perspectiva. E continuo a cá vir, que é sinal do apreço que tenho por si, que não conheço pessoalmente. Mas portistas é coisa que conheço de há séculos, e sei bem quando eles o são. Parabéns pelo seu percurso. Quanto aos insultos, que é isso que alguns fazem "subtilmente", fica aquele ditado popular:

    só se atiram pedras às árvores que tem fruto.

    ResponderEliminar
  39. Caros Portistas,

    MAIS UMA VEZ NA MOUCHE DVP, ISTO QUE ESCEVEU NO COMENTÁRIO DIZ TUDO NÃO PODIA ESTAR MAIS DE ACORDO!
    "Com Sir Robson.Já sabem o que aconteceu, a teoria que muitos na altura defendiam, plantel sem qualidade, fraco, desequilibrado, caiu por terra. Os mesmos jogadores passaram a jogar o triplo.
    Continuo na minha, não temos o melhor plantel do mundo, mas para mim e não saio desta opinião, temos gente para fazer melhor, com mais competência, mais alma e mais PORTO, na prática, tínhamos comido o polvo à lagareiro, evitávamos ter de levar com alguns excrementos que aparecem por aqui e não só."
    Quem era Deirlei, Nuno Valente, Paulo Ferreira etc quem os fez muito melhores não foi o treinador?? vejam o exemplo do Basket como o Moncho ganhou ano passado com uma equipa muito inferior aos corruptos encornados, aqui é que está o nosso problema, um bom treinador põe um jogador fraco como médio e um médio como muito bom, os bons são sempre bons, só não vê quem não quer.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  40. Víctor Sousa, Rosa e todos os outros, não me toca quem quer, toca-me quem eu deixo. Tudo que sai daqui, mal ou bem, sai da minha cabeça. Nunca ninguém me pediu nada, nunca ninguém me manifestou desagrado sobre aquilo que aqui fui dizendo.

    ResponderEliminar