domingo, 4 de junho de 2017
Bom senso no senso comum. Por Felisberto Costa.
É quase unânime na nossa casa: Pinto da Costa, o maior dirigente desportivo português de todos os tempos e um dos maiores a nível mundial, está cansado, gasto e ultrapassado pela idade, pelo tempo e pela força da vida. É da história, que, infelizmente há grandes lideres que no momento de abandonar, pura e simplesmente não o conseguem. Acham-se divinos e eternos. Sem eles é o dilúvio, o apocalipse, recusando ver que nada fazem nem deixam fazer, caminhando rumo a um abismo que vai alargando, alargando até à queda total num precipício de custos enormes para todos. E a realidade, a falta de bom senso, leva-nos todos atrás!
O facto é que tornámo-nos insatisfeitos, exigentes e demagogos, perdendo uma qualidade que nos deveria nortear: o bom senso! Desesperados, começamos a vociferar, a deixar de raciocinar, as emoções substituem a razão! E então, com os nervos à flor da pele, queremos um treinador igual ao que sentimos no momento! Chegamos ao cúmulo de pedir treinadores como Manuel José, Jorge Jesus, Lito Vidigal, Paulo Sousa, Marco Silva! E acabamos por ter mais do mesmo: treinadores jovens mas que nesta nau caem borda fora na pior das tormentas. Paulo Fonseca, Lopetegui, Peseiro - desgraçadamente sem tempo para algo de visível, ao menos não nos deixou ser humilhados na Luz - Rui Barros, o eterno apanha-cacos e Nuno Espírito Santo, o treinador galante.
Gente que há uns anos seriam de todo impensáveis na mente do Dragão, tornaram-se imprescindíveis como se fossem a última coca-cola no deserto!
E pelo andar da carruagem, a SAD, ou mais exactamente Pinto da Costa(PdC), esvaziado de um poder que teve, mas que agora dorme bem aconchegadinho no Museu do F.C. Porto, faz de Sérgio Conceição, o último Mourinho, Artur Jorge ou André Villas-Boas! A SAD caminha alegremente entre a devassa financeira do clube e o enchimento da carteira dos seus administradores, que até recebem prémios por ficarem em 3º lugar! Por isso que moral temos nós por ver festejar um empate no estádio da Luz? Fomos demasiado severos a criticar Angelinos, Baías, Jorge Costas e outros que viram o que estava a acontecer. Agora choramos lágrimas de crocodilo, por ver que estes tinham razão - mesmo que as expusessem em lugares errados, isso é testo de outra panela!
Fernando Gomes que já vai, creio eu no 4º empréstimo obrigacionista, é melhor gestor que Angelino Ferreira? É, e seguindo à letra as palavras de PdC, Gomes portista de coração com a paixão pelo cargo que PdC exige aos seus administradores?
É Alexandre Pinto da Costa um vulgo intermediário/comissionista/olheiro/filho do presidente com capacidade de decisão, que levou ao rompimento de Antero, numa luta entre os dois, mas que nós sempre negamos?
É António Oliveira persona non grata, até para o escriba destas palavras, só porque tem uma coluna no Record e é um actual opositor? a PdC, mas que tem na sua vida pessoal tão ao mais talento que na sua vida de jogador?
É MST, um portista barato só porque escreve na Bola, descasca forte e feio nos treinadores, jogadores e SAD, que nós adeptos fazemos sempre, que até lhe valeram um ridículo processo judicial por parte desta capitalista SAD, mas onde se esqueceram que foi uma das mais heroicas e valentes vozes na defesa do clube contra o encomendado Apito Dourado? Andamos todos a navegar no senso comum da idolatria de um treinador banal, vulgar que tem como única referência a irreverência! Andamos a assistir a uma novela franco-lusa por um treinador petit lá do sítio, que salvou um Tondela francês! E a SAD cheia de caruncho, rodeada de abutres bajuladores, vai atrás desta falta de bom senso.
Anda o Universo Portista a combater cartilhas e agora tem uma que não passa de um choradinho de mau gosto. Como alguém disse, o problema não está em cair. Está em se levantar. E a SAD estatelou-se ao comprido. Aproveitou a queda e bate forte uma soneca! Fico chocado com alguns portistas que dizem que não vão ver mais jogos ou que desistem de sócio, mas vistas as razões à lupa, como eu os compreendo! Pode haver mais bom senso num único homem que em toda uma multidão. Por isso digo, até quando vamos suportar este declínios dos deuses? E agora, ao que tudo se conjuga seja o Sérgio o nosso treinador, venha PdC cabotinamente dizer que jamais falou com outros e que SC é e foi sempre a sua 1ª escolha! É que já não há pachorra!
Que o sucesso do Sérgio seja o nosso sucesso.
Felisberto, tento de falar contigo e não consigo... contacta-me.
ResponderEliminarEste FCPORTO é de extremos.
ResponderEliminarNo andebol temos jogadores de ENORME QUALIDADE, mas o treinador é horrível.
Já no basquetebol temos um GRANDE TREINADOR, mas jogadores de fraca valia.
Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)
Caro Portista, essa do Manel José é para mim. Peço desculpa mas a verdade tem de ser reposta. Eu não pedi nada, apenas fiz uma pergunta aqui no seu espaço para saber o que os meus estimados Portistas achariam da ideia de o Manel José vir a treinar a nossa equipa. Na minha opinião podia ser um treinador que pudesse mudar as coisas. Só foi uma pergunta, nao me interprete mal. Eu se quisesse pedir um treinador não seria aqui que o faria, pegava no tlfn e chamava a administração. Mais, eu ando chateado com o atual momento do nosso clube, e estou de acordo consigo de que PDC está velho e caduco, disse-o várias vezes no twitter, disse desde o início da época passada que NES é um flop e digo que se SC for o treinador para a próxima época é mais do mesmo e viro as costas ao clube até que PDC pegue nas malas e deixe lugar a outro, mas isso não quer dizer que ando desnorteado ou que tenha perdido o bom senso! Teria perdido o bom senso e andaria desnorteado se não soubesse governar a minha vida, mas graças a Deus ainda sei aquilo que ando a fazer. O resto é que eles é que ganham o dinheiro e a gente é que se chateia. Eu não tenho qualquer influência nem posso mudar nada nos destinos do clube, estou longe de Portugal e sou um mero adepto fervoroso, mas o senhor será que não pode transmitir diretamente a sua opinião ao nosso presidente ou á administração em vez de vir para aqui escrever????
ResponderEliminarSaudações Portistas
O texto é do Felisberto Costa, não é meu...
EliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa noite Sr.Felisberto Costa, antes de mais é necessário que quem gere o nosso clube reflita sobre as suas opções,bem como as consequências das mesmas e atempadamente repense o modus operandi dos últimos anos, dado que o FC Porto não pode viver acima das suas possibilidades,nem alimentar carteiras alheias,deve antes ter uma gestão financeira ou desportiva equilibrada, baseada no rigor, na seriedade e optimização dos recursos, para além disso convém que o Senhor Presidente Pinto da Costa e restante direcção ponham acima de tudo os interesses do FC Porto, dado que só assim conseguiram justificar a confiança lhes foi atribuída nas últimas eleições.
Depois quanto ao treinador Sérgio Conceição sinceramente não era a minha primeira preferência,mas apartir do momento em que passar a ser o treinador do FC Porto desejo-lhe em qualquer circunstância as maiores felicidades, pois está em causa o presente e futuro do FC Porto,para além disso convém enaltecer a vontade demonstrada pelo próprio Sérgio Conceição em vir treinar o clube português com mais títulos internacionais e reconhecidamente uma marca ímpar de enorme valor ou capacidade, mesmo após estar quatro anos sem conquistar o título de campeão nacional, oxalá esta aposta forte do FC Porto,tal como de Sérgio Conceição corra bem e possamos brevemente regressar aos títulos.
Finalmente não podemos facilitar ou vacilar,nem perder tempo com guerras internas ou com jogos de poder,temos que unir esforços em torno do FC Porto para que seja possível regressar solidamente aos triunfos e colocar a casa em ordem, tanto em termos desportivos como financeiros.
Abraço
Silvestre
Boa noite Vila Pouca, Felisberto e Portistas
ResponderEliminarBelo e veridico texto pertinentemente realista.
Parece-me até que Sérgio é o novo Messias, o avião que vai cair na sopa, o homem que vai carregar às costas quatro anos de insucessos, sem contar os outros onde fomos baixando progressivamente (obrigado Vitor Pereira).
Só um reparo caro Felisberto eu vivo em França e o Nantes não é bem um Tondela, longe disso, está muito enraizado no futebol francês, a par do Auxerre era um viveiro de jogadores de formação e forneceu sempre grandes jogadores ao futebol francês, mas infelizmente não pode lutar e viu-se nesta ultima década confrontado à realidade do futebol moderno.
Sérgio Conceição teve realmente sucesso e o que fez aqui foi obra e os franceses foram obrigados a aplaudir, que remédio, como lhes custou a engolir Jardim, que apelidaram de trolha.
Voltando ao Sérgio, o sucesso subiu-lhe à cabeça e alinhou no futuro projecto do Nantes alinhavado por ele, é por isso que a posição dele é mal encarada aqui.
Gostei sempre do Sérgio como jogador, mas pensemos bem que em caso de sucesso ele vai fazer a nós o que fez ao Nantes. Tudo isto claro se elle realmente vier.
A vinda dele é equivalente a mercuriocromo numa perna de pau, pois o mal está instalado na estrutura, e mesmo com sucesso para o ano os verdadeiros problemas continuam de pé. O futebol do clube precisa de um patrão estruturador, tipo Jesualdo ou então antigo jogador, homem que conheça a casa e que mande na estrutura do futebol dos seniores até aos escalões mais baixos, no fundo o que Fernando Santos queria fazer. A nossa equipa daqui a 10 anos deveria ser os miudos que estão nos 12 anos actualmente e hoje não sabemos quem estará na equipa para o ano. Portanto com Sérgio Conceição ou com outros será uma solução a curto prazo. Devemos investir na formação porque o futuro dos clubes pobres (a nível europeu claro) é esse. O que faz a grandeza e o historial dum clube são os títulos e as grandes vitórias e não os encaixes financeiros que entram no bolso dos mesmos. A equipa deve ser prata da casa com dois ou três reforços ponctuais.
Neste ambito podemos considerar estes últimos quatro anos como perdidos, onde andamos a brincar aos ricos e agora estamos com uma mão na frente e com outra atrás. Ja aqui disse que desde o minuto Kelvin perdemos uma oportunidade histórica de pôr os lampiões de rastos por 10 anos, eles estavam KO e em vez disso fomos passeando a nossa arrogância e quem está em baixo agora somos nós.
Amigos meus que conhecem a minha cor perguntam-me sempre o que acontece com o meu clube e a minha resposta há quatro é sempre a mesma : "quando acabar o dinheiro o clube endireita"
Em relação ao que escreveu sobre JNPC é verdade e é pena, repito cometeu um erro de palmatória ao não prever a sua sucessão e as perspectivas não são boas, mas enquanto o clube não bater no fundo não sai.
Se o proximo treinador não fizer milagre vai para o matadouro como os outros
Um abraço para todos
Viva o FUTEBOL CLUBE DO PORTO
Presidente está velho, caquetico, é uma peça de mobilia e isso tudo que o seu bom senso e senso cumum garante como adquirido pela imensa maioria !!!!!???
ResponderEliminarNo entanto, ainda ontem deu um grande gozo ver Casemiro, James, Pepe, Danilo, Alex Sandro, na final da Liga dos Campeões. Tudo jogadores contratados por essa mesinha de cabeceira cheia de caruncho e a desfazer-se.
Boas,
ResponderEliminarA RTP está a passar um vídeo "emocional/promocional" onde enquadram a vinda do Papa, o desarticulado Sobral e da festa da treta dos candeeiros(dava de barato se fosse uma vitoria internacional)!!!!
Estou perplexo a tentar perceber o que eles pretendem com esse vídeo.
De facto isto não vai lá com razoabilidades da nossa parte para com eles.
Abraço e sempre PORTO
Filipe Carvalho
Já está tudo a desancar no treinador.
ResponderEliminarAssim não vamos longe.
Abraço
Pedro Santos
Talvez o melhor texto que vi até hoje sobre o estado da nacao azul. Parabéns e nunca deveria de ser preciso ( e verdadeiro) escrever um texto assim sobre o nosso FCP.
ResponderEliminarQuarta-feira, Hugo Gilberto, chega rebos do benfiquista de Paredes, vai entrevistar Vieira, RTP. Vai ser só Benfica ou também se vai falar nas centenas de milhões que viera deve aos bancos?
ResponderEliminarImunidade em Portugal? Ser trabalhador ou pertencer a instituição Benfica .
EliminarDesde esse dia dos 3F's que percebi que não sou Português.
ResponderEliminarCelebrar uma vitória de um clube como se de um acontecimento internacional se tratasse? Não faço parte disso, e graças a Deus nunca farei.
Vivo fora e para mim a minha nacionalidade morreu. Que se foda essa corja!
Sou só Portista! Para sempre!
Boa Noite . Bom texto . Quero apenas reforçar o seguinte : O problema não está só no Presidente . Uma pessoa sozinha não consegue gerir uma SAD . Já aqui o disse que aquela SAD parece a denominada "Brigada do Reumático" constituída por todas as altas patentes do regime fascista antes do 25 de Abril . Tudo pessoas que já deviam estar reformadas como eu e dar lugar a outros mais novos e com capacidade de gestão e conhecimento do futebol . Para mim a solução passará sempre pela demissão dos administradores, o Presidente J.N.Pinto da Costa passar a Presidente honorário e um executivo forte e competente para tirar a SAD e o clube do fosso onde se encontram e ir para a frente . O que está para trás é do Museu, inclusivamente estes últimos 4 anos, e toca a trabalhar para a frente . Têm a palavra os administradores, os accionistas e os sócios do clube, principalmente os que vivem na região do Grande Porto . O Clube assim o exige porque estamos efectivamente no fundo e não pensem que com o "mais do mesmo" se vai a qualquer lado. Um Abraço.
ResponderEliminarE.Silva
Unânime? Mas não houve eleições? Ficaram todos em casa os unânimes?
ResponderEliminarAbraço
As tecnologias ainda não estão assim tão avançadas, senão ouviria as minhas palmas.
ResponderEliminarJá em post anterior tinha dito que não apreciava a ideia de Sérgio Conceição ser o nosso próximo treinador e ainda tinha uma vã esperança que a SAD surpreendesse... mas enfim, sou uma lírica, e há que aceitar, é o que é.
Por muito que se conteste, ninguém teve e, eventualmente terá, coragem de candidatar contra Pinto da Costa. O Manuel Serrão disse na semana passada uma verdade importante: o Presidente tem de fazer parte da solução e não do problema...
Enquanto tudo isto, espero que apresentem o mais rapidamente possível o treinador (para mim o limite do admissível é amanhã) e sendo o Sérgio Conceição, só desejo, com o maior prazer possível, vir aqui dizer que estava enganada e mostrar a minha felicidade pelos resultados positivos que tanto ansiámos!
ResponderEliminarVolto à mesma questão.
A criação de vídeos de fé e de festa, empolgamento da nação "bermelha" etc, só tem um propósito; continuar a cavalgar o mito dos 6 milhões a ver se o mesmo se afirma de vez.
A questão que fica no entanto; Se fossem mesmo 6 milhões seria necessário tanto vídeo promocional e tanto tempo de antena a bater no mesmo ????
Como diria alguém; de certeza que o rei vai nu!
Quanto ao resto; Vamos com calma....Largos dias têm cem anos!!!!
Nos tempos que correm, fica bem chafurdar o presidente na lama.
ResponderEliminarSe por milagre ou distracção do regime, no próximo ano estivermos no varandim da câmara, com uma imensa maioria a vitoriar a equipa, esses que não se esqueçam de recolher a um convento.
Bom dia, Sr. Felisberto,
ResponderEliminarConcordo que bom senso é essencial, sem euforias, nem depressões. O problema é o resto do artigo... PdC acabado, SAD incompetente, NES miserável, jogadores fracos, etc etc... E, no entanto, sem polvo poderíamos ter sido campeões (não, não sigo cartilhas, mas se não podemos falar de arbitragens num ano como este, então tenho que concluir que Pedroto era um flop).
Quanto ao treinador, fico sem perceber se o problema para o Sr. Felisberto é a existência ou inexistência de euforia quanto ao Sérgio Conceição (da minha parte, não há, embora seja o melhor treinador do mundo a partir do momento em que assine contrato). A avaliar pelo artigo, o Sr. Felisberto ficaria eufórico com Artur Jorge, Mourinho ou AVB, mas, sensatamente, pf, diga-me: QUEM seria para si o próximo treinador do nosso Porto?
ROliveira
ROliveira, árbitros? Sim. Mas resumir tudo aos árbitros... nem pensar. E depois a comparação com Pedroto, não é a mais feliz. Não há qualquer semelhança na qualidade que Pedroto transmitia às suas equipas, com aquilo que vimos do NES. Não, não é só uma questão de jogadores, Pedroto lutou pelo título no Boavista, com apenas um jogador de alto nível, João Alves, e depois a força era o conjunto, frente a um Benfica recheado de craques.
ResponderEliminarConcordo com o anónimo das 10:43, ainda há poucos minutos falei com um amigo sobre isso, há muita gente a aproveitar este momento negativo para ajustar contas e pisar em JNPC. Não é o meu caso, vou manter o respeito até ao fim - criticar é outra história -, mas que o líder se tem posto e jeito... tem.
Mais importante que o o nome do treinador são os sinais que (pelo menos até hoje) demonstram que continua tudo muito semelhante às últimas épocas no que se refere ao planeamento e à forma rápida e eficaz de atuar no mercado...
ResponderEliminarNo contexto atual o melhor seria um treinador com mais experiência e com capacidade demonstrada (Quem? Não sei pois não perdi tempo a ver quem está livre e que tem esse perfil)... Continuar a usar a mesma estratégia na escolha do treinador parece-me no mínimo muito arriscada... e caso não funcione mais um motivo fácil de críticas...
Não sei em que dia começa a preparação oficial para a nova época (o slb parece que é dia 30 de Junho)... mas seria importante que este mês ficasse definida a estratégia e o tipo de plantel que iremos ter (dadas as restrições devido ao fairplay financeiro)...
O que me preocupa é que parece que vamos ter mais um ano de novelas e novelinhas de jogadores que vêm e depois vão para outro lado... este ano até nisso inovaram... até na escolha do treinador parece existir novela...
Quem analisar de forma fria os números pode constatar que o número de pontos foi quase o mesmo comparado com a época anterior... dizer que foi bom é muito mau... a "sorte" foi que este ano o Sporting foi mais fraco que no ano anterior e "ofereceu" o acesso à Champions...
Já viram o que seria se o número de pontos dos nossos dois rivais fosse o mesmo que na época anterior? A nossa classificação teria sido a mesma que no ano anterior e então ainda seria mais grave a nossa situação...
Pelo menos isso correu bem... mas sublinho, que não foi mérito da nossa parte... agora já que pelo menos temos esse encaixe financeiro assegurado a meu ver seria mais um motivo para que o planeamento da próxima época fosse feito de forma mais calma e estruturada... e não em cima do joelho como infelizmente têm sido feitas as últimas épocas e pelos sinais das últimas semanas parece que vamos continuar nessa "onda"!!
ResponderEliminarNão sei se PdC ainda chega para um "forcing final" mas NÃO estando eu, por razões óbvias, obcecado com a vinda do treinador, seja ele quem for...gostava MUITO de saber: QUE FCP vamos ter nos próximos tempos? Qual o projecto para a formação? Qual o projecto para as modalidades?
Tudo numa altura em que os rivais cada vez investem mais (o SCP, forte e feio!), qual irá ser a nossa resposta? Iremos ter uma?! Iremos acompanhar?
Qual é o SONHO para o FCP na próxima década? O presidente está a pensar em continuar por mais 10 anos? É que o clube não pode parar, presidente!!! Os outros estão a trabalhar bem e forte, como se tem visto na formação do futebol, no hóquei, no basket, no andebol...no futebol...e nós???!!!
Vamos recuar? Vamos voltar ao passado? Quando já tivemos IMENSAS razões e motivos e provas que nos deveriam ter já colocado com um pé no futuro!!!
É só bilhar e ciclismo???!!!
Como é presidente? É q agora, nem vê-lo no hóquei contra os mouros...nem no basket...
Não quer?...não pode?...tem mais que fazer?...não está praí virado?...
Simples! Dê a vez!
Ah! e não precisa de se alhear, ajude-nos! Como TÃO BEM fez quando sentia...paixão!
estou a vontade porque sempre disse que o meu treinador é o TUCHEL
ResponderEliminarNÃO HÁ DINHEIRO para o TUCHEL ou a SAD E O PRESIDENTE não o querem porque ele não é um yes men?
estou á vontade porque já aqui disse que o PRESIDENTE DEVIA DEMITIR -SE e o ANTÓNIO OLIVEIRA se candidatar, isto já chegou a um extremo tal que sejamos claros com este PRESIDENTE E SAD ,não chegamos lá
entretanto o que estão a fazer os outros rivais , os salazares compram jogadores para emprestar a outros clubes , estão já a fazer aquisições também para a equipa principal e nós a dormir , a ressonar e vamos buscar um treinador que vai ser mais do mesmo
MAIS DO MESMO E AINDA NINGUÉM PERCEBEU ISTO
saudações portistas
miguel faria
Na actual momento clube / futebol português não seria boa ideia um treinador estrangeiro .
Eliminar1 : Tuchel agrada me a forma como as suas equipas a nível ofensivo se comportam, no entanto a nível defensivo o Borussia sofria golos em quase todos os jogos ( obviamente que há outros factores) . No entanto o que mais preocupa é como explicar o futebol português , a liga Salazar, comunicação social ,etc a um treinador estrangeiro . ? Uma das razões do insucessos de lopettegui foi perceber tarde o futebol português ( subestimou os adversários + não sabia do que se passava nesta liga) . Por isso Tuchel é bom mas neste momento, ti há dúvidas no seu sucesso . Era preciso explicar muita coisa a este senhor .
2
"...viro as costas ao clube..."
ResponderEliminarDsisnight 21H34, sendo um fervoroso adepto do FC Porto como diz, e eu acredito, não lhe fica nada bem dizer que vira as costas ao clube num momento particularmente delicado. Em última análise, o FC Porto estará a ser vítima de actos de gestão pouco criteriosos com as consequências de todos conhecidas. A nós adeptos, compete, e agora mais que nunca, estarmos sempre ao lado do FC Porto. Esta é a minha forma de ser Portista.
Um abraço Azul e Branco e...
FC PORTO SEMPRE
Boa noite Sr Fernando Pinto, na minha modesta opinião e na maioria dos estimados adeptos Portistas que aqui escrevem, quem virá as costas ao clube neste momento é o nosso presidente!!! Onde anda ele??? Porque é que aí da não veio a público explicar o fracasso da época passada??? Porque é que nem no hóquei, nem no basket apareçe como foi aqui escrito??? Hora eu fui habituado a ver o nooso presidente a vir a público para contestar o regime, vir a terreiro para defender a nossa equipa, as nossas modalidades, vir a público para explicar o atual momento do clube, enfim não vale a pena escrever mais. Hora se esta próxima e como tudo indica que assim seja teremos mais do mesmo, na minha modesta opinião não vá a pena a perder tempo com isto é chegarmos ao fim da próxima época sofrer mais uma valente humilhação. É acredite cara Portistas, a roubalheira vai ser muito pior do que esta época. Eles só cão descansar assim que tiveram o hexa para serem os únicos, os maiores. O meu amor clibistico é o FcPorto e sempre será mas há limites para a minha paciência.
EliminarUm abraço
Bom dia Sr. DVP.
ResponderEliminarAntes demais desculpas pelo comentário que vou fazer pois sei que isto não é um debate.
Mas vou responder ao anónimo das 10:43.
Qual o problema de criticar o Presidente JNLPC?
Quem me conhece, sabe bem que o critico há alguns anos, JÁ NO ÚLTIMO TRI CAMPEONATO CONQUISTADO POR NÓS, eu defendia a sua saída. Alías, após o ano do AVB, disse que estava na altura dele sair. Naquela altura a sua saída evitava as confusões que vamos ter nos próximos anos, e que longos anos vão ser.
O senhor então, deve ter a opinião, que ele é o dono do clube, que pode fazer o que bem lhe apetecer sem ser criticado. Sejam criticas moles ou duras.
Acha que algum dia vamos estar 4 anos sem ganhar nada com o mesmo Presidente? Acha mesmo que isso vai acontecer? JNLPC faz o que quer do clube, está acolocar o clube num beco complicado e nós sóscios não podemos criticar?
Acha que JNLPC não deveria ter refletido após as últimas eleições, em que teve o pior resultado de sempre? JNLPC teve 21% de sócios que anularam o voto, eu fui um deles. Por ventura acreditra que aqueles votos contra foi de apoio conforme o Presdente da AG ( filho do saudoso Sr. Sardoeira Pinto) e o próprio JNLPC disseram. Isso foi uma vergonha, virem dizer o que as pessoas escreveram nos votos.
Vou ser sincero consigo nestas úlitmas frases.
Apesar de ser contra JNLPC ou defender a sua demissão há muitos anos, nunca desejei a derrota do FCPORTO, não gostava de VP, não gostava de Mourinho, não gostava de JF, não gostava de NES,nem gosto de Sérgio Conceição, mas quero e sempre quis que eles ganhassem pois AMO o FCPORTO e fico doente quando perde. Mas doente quer no futebol quer no andebol, basquetebol ou hóquei.
O meu pai tem um restaurante em Mozelos onde tenho um cliente que infelizmente está numa cadeira de rodas, ele é atleta do FCPORTO e campeão( Pedro da Clara, campeão na Modalidade de Bocia na categoria BC4), só soube há pouco temo que ele era atleta do FCPORTO, não imagina a minha alegria, a mesma alegria que tenho em servir o Tiago Rocha ( antigo nosso pivot de Andebol).
Isto para lhe dizer que o FCPORTO corre-me nas veias ( a mim e a milhares) e ocupa 80% do meu pensamento durante o dia. Quero que o FCPORTO vença, sempre seja com que treinador.
E se em Maio vencermos o campeonato, não me vou refugiar num convento, vou festejar, a menos que no VARANDIM DA CÂMARA, ao lado de JNLPC esteja o seu filho Alexandre Pinto da Costa.
Espero em Maio festejar o campeoanto, a Taça de Portugal, a Liga dos Campeões a Taça da Liga
SÓ não o irei fazer, se no momento da vitória JNLPC disser que estas conquistas se devem ao seu filho Alexandre Pinto da Costa que foi o mentor da vinda de Sérgio CONceição para o FCPORTO.
Nesse caso vou pela primeira vez na minha vida desejar que o FCPORTO não tivesse vencido.
A minha memória não é curTa, respeito apesar de criticar JNLPC, o filho nem o posso ver pintado de azul e branco. Não me esqueço o que esse lacaio fez ao FCPORTO juntamente com José Veiga.
Mas digo sem rodeios que será ele o próximo Presidente do FCPORTO e aí vou esperar por muitas opiniões.
Cumprimentos
Bruno Miguel Guedes - 23657.
Isso ando eu a dizer há semanas: espero que o senhor presidente, até mais do que falar do que correu mal, venha dizer o que vamos fazer para sair daqui. Fale e fale sobre tudo, mas com clareza e objectividade. Porque se o senhor presidente, mesmo perante quatro anos de seca, se coloca num pedestal de intocável e acha que não deve explicações a ninguém... então vai ser complicado sairmos desta situação e as coisas só podem piorar.
ResponderEliminarTexto lúcido mas injusto ao rotular já Sérgio Conceição de "banal".
ResponderEliminarBruno, eh, pá, não me estragues o dia. APdaC presidente do FCP? É sócio, tal como qualquer outro que reúna as condições estatutárias, pode-se candidatar, mas seria o fim da picada que os portistas o elegessem para a liderança do FCP.
ResponderEliminarSobre a última candidatura, isso já foi mais que falado na altura, o problema não foi o presidente recandidatar-se...
Aquilo que parecia uma jogada de mestre, contratando Maxi, enfraquecendo o rival e apetrechando a nossa equipa com um jogador de raça, coragem e determinação, revelou-se uma medida acertada?
ResponderEliminarA contratação que muitos julgariam impossível de Casillas, aportando ao grupo, um dos homens mais titulado do Mundo, serenidade, categoria, voz de comando, teve os efeitos desejados?
A compra de Oliver, que pelo que se tinha visto, iria dar è equipa, criatividade, irreverência, assistências, foi o que se projectou?
Verificando os resultados, fazendo o totobola à 2ª feira como o Vila Pouca costuma dizer, julgo que não.
Foram jogadas de risco de Pinto da Costa, que como sempre, à partida, pareciam ter tudo para dar certo e os resultados foram praticamente nulos.
Nisto PC põe-se efectivamente a jeito. Arriscou em Vitor Pereira, arriscou em Paulo Fonseca, arriscou em Lopetegui, arriscou em NEs, como já havia arriscado em Artur Jorge,Quinito, Octavio, Mourinho, AVB, etc. Umas vezes acertando, outras nem por isso.
A meu ver a discussão entre portistas é: Será de manter jogadores com a categoria de Casillas, Maxi, Oliver considerando os prós que os têm e os contras, como a diferença salarial abissal, com o perigo de minar qualquer balneário?
Não será de arriscar os encargos que temos com esses jogadores, no tal avançado que coloque a bola lá dentro e pelo menos um criativo que dinamize aquele meio campo? O próximo treinador não terá receio de avançar já com um Fernando Fonseca ou um Dalot a titular na direita?
Claro que quem define a politica é o presidente e esse é que é pago para arriscar ou ser mais conservador, mas mesmo nós, simples sócios ou adeptos, também temos que correr riscos ao apoiarmos ou rejeitarmos qualquer decisão que venha a ser tomada.
faz-me alguma confusão certas críticas a um presidente que foi eleito há não muito tempo de forma unânime e sem adversários. podemos claro criticar esta ou aquela opção da direcção, agora acho estranho defender a sua saída ainda para mais com a crítica de que está agarrado ao poder quando não tem concorrentes. ponham-se no lugar do presidente, o que poderíamos estar aqui a debater é a falta de alternativas a esta direcção. de resto, penso que deveremos dar confiança e apoio ao presidente em funções, que não é nenhum desconhecido. se Pinto da Costa tivesse abandonado o Porto há 4 anos, estaríamos todos certamente neste momento a desesperar pelo seu regresso. só defenderei o fim da gestão Pinto da Costa quando aparecer um concorrente que me faça acreditar ser melhor do que o actual. que apareçam. até lá, qualquer sugestão da saída de Pinto da Costa não faz sentido para mim
ResponderEliminarBruno Miguel Guedes, Pinto da Costa não é nem nenca será dono do Clube. É apenas o Presidente que os sócios do F. C. do Porto sufragaram para dirigir os destinos do Clube que amam e que desejam que nunca seja derrotado.
ResponderEliminarCaro Felisberto Costa
ResponderEliminarBom senso no senso comum apenas pode existir no sentido filosófico! Doutro modo é uma treta! Senso comum é sinónimo de carneirada! E quando a carneirada se junta, não existe qualquer bom senso que valha para a trazer à razão! Pode tomar outra forma de existência, atender por outro nome, tal como cartilhada, mas na essência a sua base de existência é esta: são sempre pela maioria, não têm sentimentos próprios, e quando não a satisfazem ,tratam de trucidar todos os “infiéis” à sua volta, não olham a meios para atingir as suas epifanias.
Mas , meu amigo, o que me vai entristendo, é ouvir lobos com pele de cordeiro todos muito preocupados porque já passaram quinze dias e o nosso clube sem treinador; e depois como vai ser a pré-época sem preparação prévia: p... que os pariu! E quem são os culpados de tudo isto, toda a Estrutura, com o nosso Presidente à cabeça.
Não renego o passado de tamanhas alegrias que me foram proporcionadas por quem esteve a liderar o NGC ! Mas o futuro é já ali!
Qual Sérgio Conçeição, qual Marco Silva ,qual treinador estrangeiro... o problema é outro... e por isso é que se remetem ao silêncio! O NGC não atingiu a desgraça financeira em que está mergulhado só por estalo de dedos... foi sendo destruído em lume brando... e o problema é que os “ maitres de cuisine” tinham plena consciência do que se estava a passar! Não é de um momento para o outro que se esbanjam tamanhos conhecimentos quer desportivos quer financeiros, que catapultaram o NGC aos pedestais da Europa e do Mundo!
Estou envergonhado com tudo isto: os três FFs, e “quem não é do Benfica não é bom chefe de família” ressuscitaram! E sabemos quem são os “SANTOS” que tiveram mão para tal desiderato! Amén!
Nota: Pode vir o Sérgio Conceição , que passa a ser o meu treinador de eleição ... até prova em contrário!
Abraço extensível ao Grande Vila Pouca
Viva o Porto
"E pelo andar da carruagem, a SAD, ou mais exactamente Pinto da Costa(PdC), esvaziado de um poder que teve, mas que agora dorme bem aconchegadinho no Museu do F.C. Porto, faz de Sérgio Conceição, o último Mourinho, Artur Jorge ou André Villas-Boas!"
ResponderEliminarCaro Felisberto,
Mas nas ultimas três décadas e meia, houve escolhas felizes e que produziram resultados desportivos quase que imediatos, tal como houve outras, menos felizes, e, como sabemos em contextos e enquadramentos distintos aos actuais, era o tempo aliás em que qualquer Treinador se arriscava a ser Campeão no FC Porto!
Vejamos, entre os Portugueses que treinaram o FC Porto nas ultimas três décadas e meia, e que transitaram directamente de Clubes Portugueses da I Liga ou I Divisão, vou elencar os Clubes que então treinavam, e em que posição ficaram esses Clubes com aqueles Treinadores que transitaram para o FC Porto na temporada seguinte (por exemplo, António Oliveira não entra nesse grupo porque transitou para o FC Porto oriundo da FPF/Selecionador/Treinador), aí vai:
1981/82 Pedroto deixa o V Guimaraes no 4º lugar, e transita para o FC Porto!
1983/84 Artur Jorge deixa o Portimonense no 10º lugar, e transita para o FC Porto!
1987/88 Quinito, deixa o Sp Espinho no 6º lugar, e transita para o FC Porto!
1997/98 Fernando Santos, deixa o E Amadora no 9º lugar, e transita para o FC Porto!
2001/02 Mourinho, deixa o U Leiria no 4º lugar (19ª jornada), transita para o FC Porto!
2004/05 Couceiro, deixa o V Setubal no 7º lugar (19ª jornada), transita para o FC Porto!
2005/06 Jesualdo, deixa o Sp Braga no 4º lugar, e transita para o FC Porto!
2009/10 Villas Boas, deixa a Académica no 11º lugar, e transita para o FC Porto!
2012/13 Paulo Fonseca, deixa o P Ferreira no 3º lugar, e transita para o FC Porto!
Naturalmente, as classificações conseguidas por esses Treinadores em clubes pequenos/médios, são meros indicadores, mas também justificaram então as suas contratações pelo trabalho anteriormente produzido!
Mas ele há "curiosas curiosidades", por exemplo, o pior registo classificativo daqueles Treinadores elencados foi o de Villas Boas na Académica com um 11º lugar. O melhor registo classificativo é o de Paulo Fonseca com um surpreendente 3º lugar em Paços. Escolhas de Villas Boas e Fonseca, separadas por apenas três temporadas, o que ambos fizeram no FC Porto? AVB ganhou Campeonato, L Europa, T Portugal e Supertaça. Paulo Fonseca ganhou uma Supertaça em Agosto de 2013, e foi despedido em Março de 2014!
Vou mais longe, Artur Jorge deixou o Portimonense no 10º lugar, posteriormente no FC Porto foi Bi Campeao e venceu a T Campeões. Villas Boas, repito, após ter deixado a Académica em 11º lugar, venceu tudo no FC Porto na temporada seguinte (excepto a T Liga).
E pergunto, quando Artur Jorge (na 1ª vez) ou Villas Boas foram contratados pelo FC Porto traziam com eles um lastro ganhador e curricular como carta de recomendação? Creio que não, e recordo que AVB foi contratado em 2010, há 7 anos atras...
O Sérgio o que traz na bagagem em termos de temporadas completas em Portugal:
2013/14 8º lugar na Académica (a 2º melhor classificação da briosa neste século).
2014/15 4º lugar confortavel e seguro no Sp Braga (a habitual posição do Braga na Liga, finalista vencido na T Portugal, eliminou o Benfica do JJ na Luz, mas perdeu mt mal a final com o Sporting).
PT
Costa do Castelo.
ResponderEliminarPinto da Costa é o problema está viver do passado, agarrado ao poder e pena é, não haver portista que vão a votos com ele.
O FCP está cada vez afundar-se mais, este ano não ganhamos nada, não há liderança a idade não perdoa mas a teimosia reina.
O início da época aproxima-se a passos largos e nós nem treinador confirmado ainda temos. Tanto trabalho a ser feito e tanto tempo perdido.Enquanto os outros se reforçam e definem estratégias nós continuamos no silêncio olímpico. Daqui a alguns dias ou horas lá virá o presidente anunciar o treinador dizendo que foi a sua primeira escolha,que este ano é que vai ser blábláblá.
ResponderEliminarO nosso clube precisa de fechar um ano para balanço e fazer reset em tudo. Modalidades amadoras, formação, comunicação, futebol profissional e principalmente na Sad. É vergonhoso o presidente ainda não ter dito nada aos sócios depois do descalabro desta época. Será um tremendo erro pensar que o Sérgio Sebastião aparece agora numa manhã qualquer e com um toque de magia vai resolver todos os problemas. O nosso mal é muito profundo e não se resolve com aspirinas, para o resolver é preciso fazer sangue. Infelizmente PC é presentemente o nosso maior problema pois não faz nem deixa que outros façam o que deve ser feito. É incrível como ainda há portistas que não conseguem ver o que é tão evidente. A prova? Mais uma época preparada em cima do joelho. Preparemo-nos para mais três anos sem títulos que são os que ainda tem pela frente esta Sad amorfa, ultrapassada, comodista e incompetente.Se Vieira controla a CS e as instituições desportivas deste país, PC controla tudo o que se passa no clube não dando abertura a que apareçam novas ideias nem candidaturas.É só ver o modo fascisante como decorreram as últimas eleições (eu vi pois estive lá e senti)e o modo como são tratados quem nas AGs (tambem estive lá )se atreve a criticar a Sad.Enquanto a maioria não vir isto e não se revoltar não temos legitimidade de reclamar. Presentemente somos o FC Pinto da Costa e não o FC Porto.
A verdade nua e crua é que a única coisa que une os adeptos são as vitórias e os títulos. Raramente assim não é e mesmo nesses casos raros, é sempre por pouco tempo.
ResponderEliminarQuando se perde, é sempre fácil criticar o que quer que seja, a gestão, o empenho, a qualidade dos jogadores, as opções ou o discurso do treinador, a cor das camisolas. É uma consequência da natureza humana e o FC Porto padece de um mal que é tido como um fator diferenciador: gosta de se focar em si próprio e é, genericamente, obstinado pelas culpas próprias.
E esta obstinação tem funcionado como um cancro na comunidade Portista. Corrói a confiança que vai desde a massa adepta aos jogadores e treinador.
Eu não tenho dúvidas que há erros e problemas de gestão, que há erros de casting, etc. Há em todos os clubes mas também não tenho dúvidas que esta, como outras épocas anteriores, houvesse equidade no juízo dos jogos e o FC Porto teria sido campeão. E sendo campeão, teria mais confiança, faria mais vendas e respirava melhor. Teria sido (era) diametralmente diferente.
Aqui (no meio portista, entenda-se), põe-se o LFV a fazer 100 m contra o Usain Bolt com a particularidade do Bolt arrastar consigo um Ford Fiesta. O LFV ganha, claro, mas os adeptos do Bolt acham que ele podia ter feito melhor. Que as sapatilhas não eram adequadas para puxar por um carro, que a comida não foi a melhor e que, bem visto, ele podia esforçar-se mais. A culpa é do treinador do Bolt, o próprio Bolt afinal não é assim tão bom (apesar do que já conquistou). O carro é um pormenor. Muda-se tudo: a comida, o treinador e a marca das sapatilhas. Vão-se os patrocínios. Se preciso despede-se o Bolt e arranja-se um desconhecido qualquer para, claro, voltar a defrontar o LFV, mantendo o dito Fiesta atrelado. Que resultados se espera?
Perder em condições iguais, ponha-se em causa a competência. De outra forma, é relevante mas não é o que determina a nossa incapacidade.
E não concordo com as alusões aos momentos em que falhámos e não podíamos. Os Setubais e Feirenses da nossa vida. O campeonato é um todo, é uma prova de regularidade e a circunstância e estado de espírito com que se aborda cada momento depende de tudo e a injustiça é um sentimento potente mas também corrosivo. Não considero justo isolar esses momentos.
A diferença de tratamento que fomos alvo foi tão abissal que às vezes pergunto-me onde está o limite dos Portistas para, de uma forma inequívoca, considerarem que o fator absolutamente primordial que determinou o vencedor foi externo e não interno.
Juntem a tudo isto uma comunicação social manipulada e subserviente e temos a tempestade perfeita. Eu diria que, pelos lados da Luz, reina a tranquilidade porque enquanto este status quo não for alterado, os resultados dificilmente serão diferentes. Às vezes aparece um Pedroto, Mourinho ou um AVB que "contra tudo e contra todos", vence, mas porque é que eu como Portista tenho de me contentar só com isso!? É muito bom encher o peito e dizer : "nem assim nos ganham" mas será que não era melhor ser obstinado e intransigente com a equidade?
Anónimo das 15:19: excelente!
EliminarBelo texto Sr. Felismino Costa, partilho da sua opinião e sei bem aquilo que sente.
ResponderEliminarAbraço
António Machado
Boa tarde Sr. Vila Pouca...
ResponderEliminarSalvo honrosas excepções, as dezenas de comentários aos seus últimos posts são elucidativas do estado a que chegamos. Tanta crítica orgulhosamente escondida no anonimato. Pressinto um golpe de estado em curso no nosso FCP. E Pinto da Costa, por omissão ou negação, está a permitir que os interesses de alguns tomem de assalto o nosso clube.
Quero apenas esclarecer um ponto que acho pertinente em certos comentários, sobretudo anónimos e que o João Amorim descreve magistralmente no seu comentário:
ResponderEliminarEstou imensamente grato ao nosso presidente Jorge Nuno Lima Pinto da Costa por tudo o que fez ao FC PORTO!
Estou imensamente feliz por ter tido um presidente da estirpe de Jorge Nuno Lima Pinto da Costa!
Estou imensamente honrado em ter tido um presidente como Jorge Nuno Lima Pinto da Costa!
Estou em crer que tão cedo teremos alguém na linha de Jorge Nuno Pinto da Costa!
Estou a favor e subscrevo que Jorge Nuno Lima Pinto da Costa merece o nome no estádio e um busto/estátua na baixa da cidade do Porto!
Mas:
Tudo o que começa tem que acabar! Não há ninguém á face da Terra que seja insubstituivel.
Ou como alguém disse: para que algo comece, algo tem que acabar!
Ninguém mais do que eu, foi um "pintista" declarado aqui e em todos os blogs portistas por onde espreito e dou a minha opinião - que, sublinho, vale o que vale - mas sei que o presidente bateu no fundo. E com ele o clube. E com ele os adeptos! E detesto, odeio, faz-me urticária ver os nossos rivais a rirem-se de novo, como se fossemos os parolos lá de cima do Norte! Do tão apregoado Norte, que para a gentalha da capital do império (que não os verdadeiros alfacinhas, atenção!), quer dizer Porto!
E depois termino dizendo que ainda há relativamente pouco tempo, escrevi neste blog do Vila Pouca que queria que PdC fosse a solução e não o problema. Que o velho timoneiro cansado de tantas guerras ainda teria um último folego para nos dar vitórias.
P.S. Critico PdC, mas condeno os cobardes que vão grafitar a casa do nosso presidente!
Maurício Mendes:Sócio nº 3963 há 46 anos do ÚNICO CLUBE GLORIOSO FCPORTO : Gosto muito de si por isso digo:CANDIDATE-SE pois mesmo sabendo que toda a gente ou quase toda tem soluções de fora, é só conversa para boi dormir.Para dizer mal já chega o que se passa com a comunicação reles que temos.Sempre que a bola não entra grita-se logo treinador embora depois nenhum serve!vamos ter 50.000 treinadores para ser saciado o ego de cada um?SERÁ ESTA A SOLUÇÃO se for vamos nessa caros amigos.Desculpe o sarcasmo mas já viram que os nossos adeptos só criticam quem sempre trabalhou bem é isso que mais gôzo dá ao inimigo lembrem se que em trinta anos fomos TETRA PENTA para não falar INTERNACIONALMENTE o que fêz comunicação inventou o apito dourado para malhar e branquear o que se passava nos clubes do regime.
ResponderEliminarBoas,
ResponderEliminarLembro me que por aqui, e após os candeeiros vrs marítimo, alguém disse que iria estar atento a um jogador insolar ..
Aqui vai o que é feito às claras :
http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/patrick-vieira-fala-em-sonho-na-hora-de-assinar-pelo-benfica-8537066.html
Agora o Guimaraes :
http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/alex-pinto-oficializado-pelo-benfica-e-o-meu-clube-desde-que-nasci-8536616.html
É este o ponto que devemo-nos focar, mais de que tudo..
O resto, continuo a acreditar nas capacidades do velho, e é nele que deposito confiança de gestão, apresentem me outro timoneiro em que consiga manter os polos opcionais que cada um de nós debita de forma a agradar a gregos e troianos?!!..sejamos lúcidos e não baratas tontas com palavras de ordem e radicais sem sequer saberem formular um dossier profissional de um treinador, etc.. Considerando que no seio de um bom líder de família orbitam sempre sanguessugas(é uma condição social), se existe pessoa mais sagaz para saber controlar isso, é o nosso presidente, por muito que demore 1,2,3 ou 4 anos..
Se estou acomodado, não!!nunca!! Mas só quem não geriu nada pode sequer pensar que neste estado criado pelo "outro lado", a luta pelo retorno à condição de campeão, que é o nosso lugar, é fácil( mesmo sem filhos, enteados , jogadores na espactativa,etc, etc, nos corredores do Dragão)..
Posto isto, a minha camisola é azul e branca e o meu foco é a luta para com os parolos faroleiros centralistas.
Recto na atitude sem dormir se sono.
Abraço
Sempre PORTO
Filipe Carvalho
Completamente de acordo! Excelente post, houvesse mais gente com esta coragem e não tínhamos chegado ao buraco em que estamos!
ResponderEliminarFeliesberto Costa,
ResponderEliminar"Chapeau" pelo seu comentário às 19:31, chamo-lhe comentário lucido!
1 abraço,
PT
Anónimo das 15:19, a metáfora dos 100 metros com Bolt a arrastar o Fiesta frente ao Vieira, para mim, é um claro exagero. E digo mais, se o FCP reduzir tudo aos árbitros, não fizer a a análise aos seus próprios erros e têm sido muitos, vai continuar a penar. Esse discurso faz-me lembrar os meus tempos de jovem. Nunca tínhamos culpa de nada... até que Pedroto e PC alteraram o rumo, as coisas mudaram e foi o que se viu.
ResponderEliminarBoa noite caro consócio Felisberto,
ResponderEliminarApesar de concordar consigo na maior parte dos raciocínios e nos males que nos apoquentam, não pode invocar o bom- senso e comparar o Tondela a um clube que foi 8 vezes campeão de Franca, nem vulgar,banal ao Sérgio Conceição e contrapor com o elogio a José Peseiro!!O homem Ainda não chegou e já e banal, vulgar etc, resumindo a essência da mediocridade!!Nem tão pouco falar embom- senso e pensar que apenas a SAD está cheia de interesses e compadrios e pensar que todas as posições do Vitor Baia, Angelino e afins foram desprovidas de qualquer interesse e são apenas manifestações de amor ao clube...!Desculpe mas não partilho dessa ingenuidade...nem para um lado nem para outro!
Finalmente bom- senso não rima com o radicalismo que demonstrou em toda a sua crónica e mais, se me permite um reparo, não devemos branquear as nossas culpas e a sua assunção deve ser o nosso guia para voltarmos ao nosso caminho, mas a sua posição de total culpabilizacao é o alimento preferido do polvo ...e esse eu não alimento.
A dor não nos deve toldar a razão porque em casa que não há pão todos ralham e ninguém tem razão .
Saudações Portistas Assindas
Paulo Moura
Dragão Vila Pouca, o campeonato é uma prova de regularidade que avalia as forças e fraquezas de cada equipa em condições de igualdade. E nunca no meu tempo a desigualdade foi tão grande. Nestas condições, vários treinadores não teriam sido campeões no Porto, escuso de dar exemplos.
ResponderEliminarQuanto a Pedroto, claro que foi um dos mais brilhantes treinadores que tivemos, o que não me impede de efetuar duas provocações: (i) se não podemos queixar-nos de arbitragem num ano como este, as críticas de Pedroto aos roubos de igreja eram um flop e o Manaca um mito? (ii) Pedroto ganhou 2 campeonatos e 3 taças (a terceira já foi Antº Morais...) em +/-9 anos. Seria possível com o nível de contestação atual?
Por último, recentro no bom-senso do Felisberto e mantenho a curiosidade: quem seria o treinador esta época?
ROliveira
DVP,
ResponderEliminarMas eu não reduzo, de todo, tudo aos árbitros e o exagero serve apenas para hiperbolizar o contexto. Sou aliás muito conciliador naquilo que são as responsabilidades da toda a estrutura clubística e concordo que temos culpa de muita coisa. Acho é que há fatores (externos) que são determinantes e, na sua ausência, viveríamos num ambiente completamente diferente.
Acho muito bem que se seja crítico, seja quando as coisas correm bem ou mal, mas sinto que existe sempre uma espécie de perseguição à culpa interna e entra-se numa espiral em que ninguém tem competência para fazer de nós Campeões. Nem treinador, nem jogadores nem presidente.
O LFV ao primeiro abanão assenta arraiais na FPF, na Liga, nos Media, onde quer que seja. O FCP tem a cultura do orgulhosamente sós e contra tudo e contra todos. Serviu quando na 2ª Circular havia muita incompetência e o sentimento que era um direito divino ser campeão. Que não era preciso fazer nada. Agora (nos últimos 10 anos) fazem tudo (ou quase tudo) por outro lado. Afinal é preciso fazer alguma coisa, mas não é necessariamente dentro de campo, como é suposto.
Também já fui mais novo e especialmente na década de 80 achava que o FCP era um clube com espírito de luta, guerreiro e aguerrido, imbatível (ou quase). Hoje em dia, seja com Portistas de gema no leme, com ou sem sangue na guelra, receio que não chega.
Aqui sim, a estrutura tem de mostrar competência e, conforme referi, e por todas as formas possíveis e impossíveis, ser intransigente na equidade. Admito perder contra o meu adversário mais execrável mas que seja por competência dele ou incompetência minha. Isso está ao meu alcance mudar. O que não controlo não pode sistematicamente castrar as minhas capacidades.
Anónimo das 15:19 (aka Santos)
PS: perdoem-me a indelicadeza de não ter assinado.
Santos
R.Oliveira, podes continuar a reduzir tudo aos árbitros, é a tua opinião, não é a minha, siga. Sobre Pedroto, há uma diferença substancial: 1, mesmo quando não ganhava, não há comparação no que toca à qualidade de jogo. 2, Pedroto, ganhou pouco, apenas porque partiu cedo demais, quando o FCP começou a colher os frutos do que tinha semeado, Pedroto morreu. 3, sobre os roubos de igreja, é verdade, Pedroto falava, mas como o PT lembrou, também dizia isto:
ResponderEliminar«Questionaram Pedroto sobre o silêncio relativamente às arbitragens, que continuavam a prejudicar FC Porto: “faz sentido falar dos erros dos árbitros, se queres reforçar a motivação, se é para disfarçar os nossos erros, perde eficácia...»
Aliás, a melhor prova que o FCP não resume tudo aos árbitros, é a saída do NES.
Santos, aqui, podem fazer-me muitas críticas, não podem é dizer que dentro das minhas passibilidades, não dou luta nem combato todos os polvos do futebol português.
ResponderEliminarDragão Vila Pouca, nem reduzo tudo aos árbitros, nem posso ignorá-los. temso opiniões diferentes, parece-me. De resto, desviámos a conversa (que não vou alimentar por respeito ao grande Pedroto) face ao foco da minha intervenção, que é o artigo do Felisberto, mas não sei se ele quererá esclarecer quem seria o seu treinador que poderia ser apresentado de forma não-cabotina.
ResponderEliminarROliveira
Sr . Felisberto , com todo o respeito , mas tenho a certeza que o Nosso Grande Presidente ainda o vai fazer engolir essas palavras
ResponderEliminarBiba o Porto
Recordo ao Felisberto que ele até escreveu uma crónica aqui a dizer porque é que ficou contente com o empate da Luz, agora critica os que ficaram contentes com o empate...
ResponderEliminarPara mim, esse foi o erro que mostrou que o NES não vai tão longe como deveria tentar, já o disse.
Sobre o presidente e os treinadores, acho o seu discurso errado, é o discurso típico do portista médio, e é isso que nos lixa.
Quem é que o Felisberto quer para treinador?
O Jorge Jesus? Como o Bruno de Carvalho, que pensava que ia ser imediatamente campeão?!
Um Mourinho, que acabou de fazer um sexto lugar?
Um Guardiola, que foi para ser campeão e acabou em terceiro?
Os treinadores não fazem milagres se o resto do clube lhes andar a acenar com lenços brancos uma semana depois de terem estado em primeiro lugar, como fizeram ao espanhol.
O Benfica tem tanto direito como nós de fazer um tetra, não estamos nada em num dilúvio ou numa apocalipse!
Pena tenho é do Liverpool ou do Arsenal, aos anos que não ganham um campeonato...
Rabat