sexta-feira, 2 de junho de 2017
O F.C.Porto está numa grave crise desportiva e financeira, precisa de todos
Não ouvimos ou lemos, as equipas de Sérgio Conceição são equilibradas, organizadas, compactas, dominam bem o processo ofensivo e defensivo, têm os sistemas e modelos bem trabalhados, definidos, consolidados, jogam um futebol com qualidade, dão bons espectáculos. Sérgio Conceição é um treinador sagaz, pró-activo, mexe bem, as suas equipas são unidas, solidárias, têm atitude, carácter. Não, ouvimos ou lemos, Sérgio Conceição é portista, sente o F.C.Porto, vai dar uns murros na mesa, vai falar alto e grosso, não se vai encolher perante nada e ninguém. Curioso, mas significativo. O Dragão está sedento de voz, de alguém com um discurso forte, motivador, mobilizador, galvanizador. Mas que seja objectivo e assertivo, não populista nem demagógico, a disparar contra tudo que mexe, numa espécie de oitenta depois do oito com Nuno Espírito Santo. Procurando ir mais longe, porque é que isto acontece? Porque estão os portistas sedentos de portismo ou mística e de voz?
Porque o líder foi sempre e quase exclusivamente o grande protagonista, agora e sobre aquilo que verdadeiramente interessa - como chegamos aqui, como vamos sair daqui? Porque uma coisa é perder um ano ou dois, outra é quatro anos em branco. Uma coisa é perder porque se desinvestiu, vendeu-se, mas não se comprou, cortou-se nos salários e isso baixou a qualidade e exigência, outra é perder por erros de gestão, por opções que a priori já pareciam condenadas, mas insistiu-se no mesmo erro. Porque estamos numa situação financeira muito má, até já admitimos pagar uma multa por violação do fair-play financeiro da UEFA? - não é capaz de ter a humildade dos grandes, explicar-se. Pior, qualquer crítica, mesmo a mais objectiva, bem intencionada e feita de forma respeitosa, feita por portistas de sempre e para sempre, é olhada de soslaio, quem a faz só falta ser acusado de mau portista. O F.C.Porto está numa grave crise desportiva e financeira, precisa de todos. Era bom que quem dirige percebe-se isso e não se colocasse na posição de intocável. Mais grave, que haja quem seja mais papista que o Papa.
Nota final:
Alguém acha que processo da escolha de treinador indicia que aprendemos com os erros, as coisas vão mudar para melhor? E, por favor, não culpem o Sérgio Conceição. Ele é o menos culpado de tudo que se está a passar.
MVP mais um excelente artigo, feito com elevação e de grande PORTISMO
ResponderEliminarE, como a RTP já fez questão de mostrar, o próprio Sérgio Conceição já disse publicamente que não é portista. Ele não vai trazer portismo, vai trazer no máximo garra. Mas isso não chega, tal como o artigo bem ilustra.
ResponderEliminarBom dia Manuel e restantes portistas,
ResponderEliminarTenho acompanhado como sempre este grande blogue e acho que o Manuel tocou na ferida mais uma vez. Não sei sinceramente qual a melhor opção para ocupar o lugar de treinador mas será que a solução será o Sérgio Conceição? Devíamos apostar em alguém já com mais provas dadas mas se é ele que virá irei apoiá-lo. O problema do fair play financeiro é bem real e por isso com que plantel contar para o ano? Vai ser uma tarefa gigante... Para finalizar deixo aqui um desejo. Gostaria que o presidente viesse falar aos portistas e explicar como vão funcionar as coisas no futuro bem como explicações sobre o que tem falhado. Será que vamos ter essa sorte?
Cumprimentos
Pedro Nuno
ResponderEliminarPor vezes há quem se esqueça dos jogos no desaparecido estádio das Antas em que em número de assistência superávamos por vezes a assistência do propalado mítico 3º anel.
Foi assim que começou o medo da mouraria…Só quem o viu, poderá entender o que quero afirmar….
Chegar a um estádio e ver quase 90 mil pessoas, não é a mesma coisa que ver 35 mil ou 50 mil…
Para os nossos adversários, começava assim a construção da nossa vitória.
Sim foi aquela avalanche de gente que arrebentava pelas costuras a lotação do velhinho estádio das antas, que incutiu medo e respeito a quem nos visitava, e que ajudou a catapultar o FCP para um clube da elite mundial. Por outro lado, e verificando a máxima adesão dos adeptos, alguns começaram a trabalhar ainda mais afincadamente para que em termos organizativos o clube ganhasse o que ganhou.
Não houvesse essa mola imensa de apaixonados e fervorosos adeptos do azul e branco e estaríamos ainda a chorar por nada termos atingido. Alguns esquecem-se que tivemos sérios problemas financeiros nesse período…mas conseguimos vencer porque as “gentes” acreditavam.
Por outro lado, foi por este motivo que alguém construiu o slogan dos 6 milhões, e com base nessa propalada “grande verdade” voltaram a equilibrar a balança. Mesmo assim demoraram 10 anos a consegui-lo com algum sucesso, porque deixamos de estar atentos.
Mais do que um messias de um treinador, o que falta ao FCP é ser a mola e o aglutinador de grandes vontades de uma imensa região, com um potencial enorme e riquíssimo em capacidade de luta e de abnegação. Haja clareza de propósito e vontade! Se assim fosse hoje poderíamos ser um Bayern ou um Barcelona da Europa.
Por isso continuo a afirmar; “Temos tudo para o ser.”
Perdoem-me a franqueza, mas a gestão dos últimos anos tem sido (ou parece), completamente amadora e longe daquilo a que nos fomos habituando ao longo do reinado de Pinto da Costa.
ResponderEliminarMudam-se os tempos e é preciso acompanhá-los. É normal que, com a idade que tem, a não tenha a mesma capacidade (o que é perfeitamente compreensível) ou o mesmo "sangue na guelra" que tinha. Como tal, e pelo que vou vendo, dá a sensação que se rodeou de pessoas que estão junto dele como sanguessugas, aproveitando a sua reputação para tirar dividendos pessoais, e não em prol do clube.
Sou da opinião que precisamos de alguém com sangue novo e uma visão mais adaptada aos tempos actuais e futuros. O problema é que enquanto ele lá estiver e continuar a candidatar-se ninguém lhe fará frente, e provavelmente se ele apoiar alguém, será essa pessoa a ganhar.
Não sou ingrato e se o Porto hoje é o que é, devemos tudo a ele. O problema é que actualmente, os erros são cometidos ano após ano, e cavamos um buraco cada vez mais fundo, e presidente, apesar de sair sempre bem visto pelo que fez, não sai em grande.
E se a escolha do NES foi um erro, outros anos haveria em que continuaria para um segundo ano, porque o presidente lá estava para proteger o treinador contra tudo e todos. Fala-se agora de Sérgio Conceição, e pela quantidade de notícias sobre o tema, tudo leva a crer que será esse o caminho. Pela bagagem que traz, não me parece a pessoa ideal para o cargo, mas o tempo o dirá e pode até ser mesmo esta a pessoa que precisamos para voltarmos aos títulos.
Aguardemos.
Saudações Portistas a todos
Um off topic :
ResponderEliminarPedro Henrique, um central brasileiro que esteve dois anos em Guimaraes, começou na Equipa B, e o Sérgio resgatou-o para a Equipa principal, a meio da temporada passada, estará provavelmente a caminho do FC Porto (creio que o Deco detem parte do passe deste central).
Quem é o Pedrão? Um central alto, forte no jogo aereo, sereno, tranquilo, leal, joga limpo (34 jogos na Liga sem ter visto qq amarelo), de enorme regularidade como comprovam também os registos de minutos jogados, com 2 anos de Guimaraes, era já o 2º Capitão do Vitória. O Pedrão, é o oposto do Felipe em termos de caracteristicas ou forma de jogar, está aliás mais próximo de Marcano, até porque, também são ambos canhotos!
O que esta possivel contratação nos pode dizer? O Marcano vai entrar no ultimo ano de contrato, não irá renovar, e o Pedrão poderá ser o substituto directo do Marcano, até porque, são ambos canhotos como em cima referi, e são ambos discretos e nada exuberantes na forma de jogar!
Vou mais longe, e se a saída do Marcano (processo de renovação), e do Felipe (parece que tem mt mercado) forem confirmadas as saídas de ambos, será um rude golpe no eixo central da defesa do FC Porto, como poderá ser resolvida? Com a dupla de centrais do VSC : Pedrão e Josué (a dupla do Sétgio em Guimaraes, mas também do P Martins), centrais distintos e que se complementam, jogaram juntos dois anos, tem já rotinas, o Josué pe foi cobiçado pelo Benfica na temporada passada, e é um central que está na linha do Pedro Emanuel, tem as caracteristicas deste ex central do FC Porto, compensa com Alma, algumas limitações técnicas... Naturalmente esta hipotética contratação do Josué, só fará sentido se a habitual dupla de centrais do FC Porto não transitar, e esse cenário hipotético pode bem ser confirmado, e por razões distintas!
Outro sinal, o FC Porto irá continuar a explorar o mercado Nacional, seguindo principios de frugalidade. e sobretudo superando uma etapa, o processo de adaptação ao Futebol Português de um Atleta contratado no exterior!
PT
Costa do Castelo.
ResponderEliminarEste FCP é uma barata tonta, é um FCP que perdeu o Norte, no fundo os menos culpados são os treinadores porque se foram treinar o FCP vieram pela mão de alguém responsável do clube.
Esta vinda do treinador para o FCP já se está a tornar uma novela, ninguém intende este mau estar, manda quem pode. Claro quem vier é sempre o nosso treinador é óbvio, agora, estamos sempre como o gato escaldado que de água fria tem medo.
Se há alguém que apoia o FCP somos nós os sócio e adeptos simpatizantes que mereciam por parte do presidente uma palavra uma explicação, o Clube não é nenhuma quinta com dono.
Vamos ver o que acontece nas modalidades, se temos direito pelo menos a um título ou alguma Taça é o que nos resta.
Quando vi a capa do jornal o jogo com o miúdo argentino fiquei com a esperança que vamos voltar ao passado..vamos voltar a apostar no jovem barato-potenciar-vender..mas primeiro e preciso endireitar a espinha..dos erros cometidos..e foram muitos em poucos anos..
ResponderEliminarEm relação ao treinador já não temos dúvidas que será o sc..realço que ele tinha um bom contrato no Nantes..tinha grande moral no clube e era adorado pelos adeptos ou seja estava confortavel..aceitou este temendo desafio que é treinar o Porto neste momento..nao o vamos esconder..temos variados problemas a vários niveis..mas mesmo assim aceitou a causa e bateu o pé para vir..para mim e um orgulho..apartir do momento que se confirme e o treinador de todos os portistas..temos de apoiar.
ResponderEliminarO DVP diz, e muito bem: "O F.C.Porto está numa grave crise desportiva e financeira".
ResponderEliminarEste é que é o principal problema.
Não será a escolha de um treinador que irá resolver esta crise, embora possa ser um passo importante na extensa caminhada que é necessária percorrer. E não basta caminhar. É preciso saber qual é o bom rumo para essa caminhada. Neste momento estamos numa "fuga para a frente" que urge frenar. É que este "para a frente" não parece ser o bom rumo.
A crise desportiva e financeira terá como causa raiz uma outra crise: a crise directiva. Esta é uma crise de que apenas se percebem indícios. É uma crise que trata de se ocultar a si própria.
Enquanto não se ultrapassar esta (oculta) crise directiva, não mais vamos encontrar o rumo para o sucesso do NOSSO Clube.
Silvestre
ResponderEliminarBoa tarde Vila Pouca, neste momento quase todos sentimos a falta de uma voz que saiba defender o FC Porto em qualquer circunstância, pois apesar do valioso Universo Porto da Bancada existe um vazio em termos de comunicação ou explicação aos sócios e adeptos, por isso é pertinente que o Senhor Presidente Pinto da Costa fale, explique as suas opções, bem como quais vão ser as directrizes para os próximos tempos, isto para que possamos perceber sem rodeios e com frontalidade como quem gere o nosso clube pretende dar a volta à situação financeira ou desportiva, dado que premente repensar esta peculiar nau que é o FC Porto em termos de gestão desportiva ou financeira,no intuito de tornar possível e natural o regresso de forma sustentada do FC Porto aos títulos.
Depois em relação a Sérgio Conceição espero que seja feliz nas suas opções,bem como que tenha a destreza suficiente para nos proporcionar renovados motivos de alegria, para além disso não tenho dúvidas acerca do seu profissionalismo e da seriedade com que defenderá as nossas cores,mas convém que seja amparado pela estraturada do nosso clube e que lhe sejam proporcionadas as melhores condições possíveis para que o caminho rumo aos triunfos possa ser desbravado brevemente.
Abraço
Silvestre
A propósito da Opinião do Pedro Marques Lopes, vou aqui deixar os Treinadores do FC Porto e do Presidente Pinto da Costa, neste longo consulado de 35 anos, naturalmente, excluidos os Treinadores interinos. Portanto, registamos nessas ultimas 35 temporadas desportivas, 21 Treinadores principais, o Sérgio Conceição poderá ser o 22º Treinador principal deste longo consulado de Pinto da Costa!
ResponderEliminarPortugueses 14 :
Pedroto, Artur Jorge (2 X, em ciclos/períodos distintos), Quinito, Oliveira, Fernando Santos, Octávio, Mourinho, Couceiro, Jesualdo, Villas Boas, Vítor Pereira, Paulo Fonseca, Peseiro e Nuno.
Destes 14 Treinadores Portugueses, 7 deles foram Campeões Nacionais (A Jorge, Oliveira, F Santos, Mourinho, Jesualdo, AVB e V Pereira), os restantes 7 não venceram o Campeonato Nacional como Treinadores do FC Porto (Pedroto, já tinha sido Bi Campeão na década de 70, mas na década de 80 já não o repetiu, efeito Erickson).
Estrangeiros 7:
Ivic (2 X, em ciclos/períodos distintos, não terminou o 2º ciclo), Carlos Alberto Silva, Robson, Del Nery (não orientou oficialmente o FC Porto), Vítor Fernandez, Co Adriaanse e Lopetegui.
Destes 7 Treinadores Estrangeiros, Ivic, CAS, Robson e Adriaanse, portanto 4 deles foram Campeões Nacionais pelo FC Porto. Se excluirmos o Italiano Del Nery porque apenas cumpriu a pre temporada de 2004/05, e não orientou o FC Porto em jogos oficiais, restam portanto 2 Treinadores estrangeiros que não se sagraram Campeões Nacionais no FC Porto, curiosamente, ambos Espanhois : Fernandez e Lopetegui, isto é, faz todo o sentido usar aquele adágio popular : "De Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos..."
Nestas 35 ultimas temporadas, o FC Porto em alguns períodos, uns mais curtos, outros mais prolongados, teve 5 Treinadores interinos : António Morais (1983/84, doença de Pedroto), Murça (1988/89), Inácio (época 1995/1996, Robson foi operado e esteve ausente), Rui Barros (2 X, em 2006/07, e 2015/16, venceu a Supertaça em 2007, na transição de Adriaanse para Jesualdo), e finalmente Luís Castro!
Desses 21 Treinadores do FC Porto, o que apresentou maior longevidade foi Artur Jorge, foi 5 anos e meio Treinador do FC Porto (em dois períodos distintos), venceu 1 T Campeões, 3 Campeonatos Nacionais, 1 T Portugal e 3 Supertaças. Jesualdo é o 2º em termos de longevidade, cumpriu 4 temporadas consecutivas no FC Porto, e venceu 3 Campeonatos Nacionais (é o unico Treinador Português Tri Campeão Nacional), 2 T Portugal, e 1 Supertaça (Jesualdo num quadriénio, superou sempre a Fase de Grupos Champions)!
Contudo, e em termos de longevidade de Treinadores, alargando a um período mais distante, isto é, ultimas 50 temporadas, José Maria Pedroto foi Treinador do FC Porto durante 9 temporadas, curiosamente, em três períodos, e décadas distintas : 60, 70 e 80, nesses 3 períodos distintos, venceu 2 Campeonatos (1978 e 1979), 3 T Portugal (1968, 1977 e 1984), e 1 Supertaça!
PT
PS Hoje na Opinião do PML na Bolha, a legenda e imagem respectiva na parte inferior não foi desvirtuada, provavelmente por intervenção pessoal e directa do autor da Opinião!
O porto vai se levantar e com jogadores da formação, jogadores à PORTO!!! O Sergio vai ter essa preocupação e sobretudo essa necessidade. O que é que me importa se os outros contratam, só podem jogar 11 o resto é paisagem.
ResponderEliminarPessoal, temos que apoiar o SERGIO acreditem que pode ser importante nesta fase do Porto, que diabo o Homem quer ir para o PORTO, isso não é importante????? Vem por dinheiro???? ele estava tão bem a ganhar muito dinheiro num clube que nem sequer luta para nada e deixa tudo para vir para cá e andamos a critica lo????!!! EU SINCERAMENTE JÁ NÃO ENTENDO ESTE PORTISTAS!!!
O PORTO precisa de união e não de divisões, precisa que o treinador tenha as costas quente, e ele não é nenhum anormal sabe o que é que precisamos aliás já foi dito e redito aqui, se não há dinheiro apostar em jogadores da formação e apostar em jogadores do nosso campeonato..
"Quando vi a capa do jornal o jogo com o miúdo argentino fiquei com a esperança que vamos voltar ao passado..vamos voltar a apostar no jovem barato-potenciar-vender.."
ResponderEliminarComandante, jovem e barato na América do Sul? Isso foi chão que já deu uvas... Hoje esse Mercado está super inflacionado. Também li a notícia do Martinez Argentino, um ano mais velho que o Rui Pedro, e na minha opinião pessoal, pergunto, se temos qualidade em casa, e poderemos potenciar essa qualidade também jovem, e na mesma posição, para quê investir M€ quando a solução pode estar dentro de nossa casa? O que pretendo afirmar? Entre um Martinez e um Rui Pedro, escolhia o segundo, já entre um "Bas Dost" e um Martinez (ambos com um custo de mercado a rondar os 10 M€), escolhia sem pestanejar um "Bas Dost"!
PT
Caro MVP,
ResponderEliminarO nosso clube está entregue à bicharada...
Os sócios já não contam para nada excepto para pagar.
Falam aqui e em outros sítios que ainda confiam no presidente mas sinceramente acho que na maioria já não confia.
Mais uma época que começa com a expectativa a zero!
Tristeza...
O PML também fala no Dalot. Subscrevo totalmente.
Cumprimentos
Boa tarde . Pois é MVP isto faz tudo parte de uma estratégia de comunicação ao serviço de uma "família" que, democráticamente, gere o FCP .
ResponderEliminarSenão vejamos :
1 - Através da imprensa amiga atirou-se cá para fora o nome de Casillas para sair : não há dinheiro e é espanhol. Que importa a competência técnica, a influência no balneário e o seu "real" estatuto de capitão na recente época ? Hoje, passadas 2 semanas a coisa "já" é pacífica entre os portistas ! Ninguém fala dos principescos vencimentos da "brigada do reumático" (sim, essa mesmo que pensava que dominava o país antes do 25 de Abril)em que está convertida a SAD !Esses podem ganhar tudo e mais alguma coisa, determinados jogadores é que não!
2 - Idem para o Maxi no que a continuidade diz respeito...
3 - O caso do treinador é idêntico . Deixa-se criar ansiedade entre os portistas e, devido aos anti-corpos, começa a gerir-se o dossier Sérgio Conceição devagar para os portistas depois aceitarem, seja como for até porque ele "vai revolucionar" tudo .
4 - Não se fala no que correu mal a época passada, nem de objectivos porque, mais tarde ou mais cedo a malta vai ter que aceitar tudo e pronto!
Vou ainda a fazer uma declaração de princípio : Não gosto do Sérgio Conceição, já o escrevi aqui, nem como treinador, nem como pessoa ; penso que dos clubes que treinou nenhum o quererá de volta . Porém, se for o escolhido será o treinador do meu clube e, como tal será para mim igual aos outros .
Um Abraço.
E.Silva
E eis que a Estação publica ou "pubica", mas nada pudica, a RTP do Malato ou do benfiquista de Paredes continua a patrocinar o Nacional benfiquismo. Podem ler este post interessante e pertinente :
ResponderEliminarhttp://misterdocafe.blogspot.pt/
PT
Parabéns pelo post, é a realidade indisfarçável que vivemos nos dias de hoje. O clube tem que se reinventar e esta direção não parece capaz de o fazer. Os adeptos são parte integrante e não o problema, tal como o treinador, que neste caso parece que será o Sergio Conceição.
ResponderEliminarVIVA O NACIONAL BENFIQUISMO :
ResponderEliminar"Rui Costa é administrador de uma sociedade desportiva cotada em bolsa. Uma sociedade que tem atletas valorizados em milhões de euros presentes na competição (Taça das Confederações). Obviamente, não veremos Rui Costa criticar os "seus" jogadores independentemente do que façam em campo, assim como não podemos esperar grandes elogios a atletas que são activos dos principais clubes rivais. A RTP opta assim de forma clara e deliberada por dar aos seus telespectadores uma visão inquinada da realidade.
Isto é o verdadeiro nacional-benfiquismo em acção. Como se isso não bastasse, a RTP ainda vai pagar a este senhor para fazer este serviço. "
(Mister do café)
Vila Pouca, este tema Rui Costa é tão interessante, ora para o explorar, mas também abordar e sobretudo questionar o critério editorial da RTP, supostamente uma Estação Pública, um autentico sorvedouro de dinheiros publicos, e que continuará naturalmente a exigir mais financiamento para cumprir o tal "serviço público" ...
Isto mete-me NOJO!
PT
PT para que está a fazer publicidade a um blog que diz que pinto da costa era um traficante de droga como o khadafi?
ResponderEliminarPT, já falei sobre essa história do RC no facebook, dos critérios editoriais da estação pública de televisão, várias vezes, ainda num dos posts anteriores. Lê os posts...
ResponderEliminarLer blogs sportinguistas é do pior para a sanidade mental de uma pessoa
ResponderEliminarO que se passa no pasado recente e no presente do FCPorto e um misterio ... afinal quem e que decide no nosso clube? Porque e que temos escolhido mal os treinadores ,quando me lembro de ouvir Pinto da Costa referenciar por exemplo Leonardo Jardim quando este ainda estava no Beira Mar.
ResponderEliminarO que se passa para que de repente o presidente mais sagaz do futebol portugues tenha comecado a dar tiros nos pes uns atras dos outros?
A idade e as recentes maleitas nao explicam tudo
Sr. Presidente os socios e adeptos que o elejeram querem saber o que se passa,quem e que afinal decide no FCPorto? Quais sao as ideias para sairmos deste ciclo?
Saudacoes Portistas
Paulo Almeida
Já aqui escrevi e as últimas semanas só têm reforçado o que penso:
ResponderEliminar- Há 20 ou 30 anos o FCP tinha uma estrutura amadora muito profissional... hoje tem uma estrutura profissional MUITO AMADORA!
Até quando?
A Propaganda do regime ja esta a fazer o seu trabalho de intoxicaçao desta vez na RTP , pondo um enxerto duma conversa com o Carlinhos de Paredes em q o SC diz q TAMBEM e da Academica. Eles nao brincam...
ResponderEliminar"Alguém acha que processo da escolha de treinador indicia que aprendemos com os erros, as coisas vão mudar para melhor? E, por favor, não culpem o Sérgio Conceição. Ele é o menos culpado de tudo que se está a passar" Quando o Senhor VP diz essas palavras e sendo alguém que conhece profundamente o FCP e certamente já tem décadas disto! Epa fico mesmo desgostoso com o nosso clube e o que lá se passa é bem pior do que pensava. Haverá esperança?
ResponderEliminarv99
Caro Dragão do Sul (E. Silva),
ResponderEliminarNão tenho o hábito de emprenhar pelos "óbidos", e tenho a minha opinião muito própria sobre Casillas e Maxi, e nem está em causa a qualidade dos dois Atletas que é muita, por exemplo, o Maxi tem a cara do Sérgio Conceição em termos de perfil.
1 Casillas e Maxi, na temporada passada tiveram em conjunto salarios anuais brutos na ordem dos 9 M€, 5 M€ + 4 M€, o VSC tem um orçamento de 4 M€/época desportiva. Pergunto, sem questionar a qualidade dos Atletas, isto não será viver muito acima das nossas reais possibilidades?
2 Casillas se transitar, o R Madrid deixará de comparticipar com 50% do seu salário, isto é, os 5 M€/ano. Assim, caso o Casillas e o Maxi transitem para a próxima temporada, o FC Porto terá de arcar com 14 M€/ano para pagar salarios a dois Atletas. O Braga, habitual cliente da Europa, habita o 4º lugar e Finais das Taças em Portugal, tem um orçamento de 15 M€ /ano, esse orçamento corresponderá aos salários do Casillas e do Maxi para a próxima temporada. E volto a perguntar, não estaremos a viver muito acima das nossas reais possibilidades? Tento sempre pensar com a minha cabeça, e faço habitualmente uma rigorosa triagem do que vou lendo e ouvindo nos media!
3 Se a SAD vai reduzir despesas com pessoal, assim como diminuir a massa salarial no Futebol Profissional, deveria por questões morais, e não só, também emagrecer e baixar o salário dos administradores. Porque afinal, quando o FC Porto cumpria objectivos desportivos e financeiros, os administradores eram então premiados, mas hoje, já não são "castigados" após este quadriénio penoso em contextos vários? Reforço, se a contenção orçamental será uma prática no futuro próximo do FC Porto, porque não começar por reduzir drasticamente os salários da Admnistração deixando um bom exemplo?
Vila Pouca, tenho o hábito de ler todos os post´s, todavia, sei que uso e abuso do "off topic", sei assumir que muitas vezes deveria me orientar com um GPS. Relativamente á RTP e ao Rui Costa, li por exemplo um post anterior aqui neste blog quando se disputava o Europeu de França, sobre o Rui Costa e o Calica de Paredes, isto há cerca de um ano atras!
Porém, mudamos de ano, e de competição entre Selecções (Europeu/T Confederações), e se nada existe de permanente, a não ser a mudança, mas, há excepçoes, por exemplo, o Desporto e o critério Editorial da RTP. E, "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura"... Nesse sentido, os blog´s de qualidade (como este) tem também essa capacidade de reclamar essa mudança, assente na tal persistencia, mas essa é a minha opinião pessoal. Manuel, não deve desprezar a força que este blog tem, e por mais infima que ela seja!
PT
ResponderEliminarhttp://www.record.pt/entrevistas/detalhe/jonas-nuno-espirito-santo-disse-me-que-a-decisao-era-da-direcao.html
O que dizer disto??!!
Caros Confrades,
ResponderEliminarNão tenho nada contra o SC que, embora tenha limitações, se for apoiado, como tem que ser, muita comichão vai provocar aos "mais, melhores"...
Contudo, o que mais gozo me daria, agora, era não ser ele, para estragar os esquemas desta corja toda...
Uma coisa é certa: basta ir ver ao "L'Equipe" para concluir que ainda não chegaram a acordo...
Uma última nota sobre o SC. Sempre o admirei como jogador e vou procurando seguir o seu percurso como treinador. Regozijei-me com o seu sucesso em Nantes e, como portista, apreciei a sua, alegada, disponibilidade, para responder afirmativamente ao convite do FCP, trocando o certo pelo incerto, arriscando, quiçá, toda a sua carreira de treinador. Só por isto merece todo o nosso apoio, sendo certo que muito me entristece que tenha que abandonar, desta maneira, uma casa onde foi feliz e onde gerou muitas expetativas.
Com um abraço portista, aguardando pelo desfecho de mais uma novela,
AI
Não sei se o Sérgio Conceição será o escolhido, parece que sim. Nesse caso merece o benefício da dúvida. Até porque, a crer no que se escreve por aí, quantos de nós aceitariam mudar de local de trabalho, a ganhar metade, optando por um desafio que tem muito de problemático e pouco ou nada de garantido? saúde. João.
ResponderEliminarUma das coisas que mais me incomoda relativamente à gestão de Pinto da Costa, e à sua continuação, é a questão da gratidão: "Não podemos ser ingratos...o homem deu-nos muito", "o Porto hoje é o que é por causa do PC", " não fosse o PC e o Porto ainda era um clube regional", "blá, bla´, blá". É inegável que o Porto chegou onde está devido ao PC. Mas também é verdade que o PC só tem a fama que tem por causa do FCP. Quem deu mais a quem? Quando falamos de gratidão relativamente a PC há algumas questões que são pertinentes: PC trabalhou de borla? Não ganhou nada com a sua dedicação ao FCP? Pôs dinheiro do seu próprio bolso? Gratidão porquê? Ele não é um profissional muito bem pago? Se pensarmos naquele portuga bem falante (carlos tavares) que gere a Peugeot, vamos dizer que a empresa está grata ao carlos? Ou vamos dizer que o Loyds está grato ao Horta e costa. Estes tipos são pagos a peso de ouro como o PC é pago a peso de ouro. Não vamos ser ingratos com PC mas até a gratidão tem limites. Quanto à questão do clube regional eu tenho todo o orgulho em que o FCP seja um clube regional. Pelo menos. Porque é que não hei-de ter?
ResponderEliminarAbraço,
Luis Machado
Pedro Pinto, a ser verdade é absolutamente lamentável. Mas s enos lembrarmos que no jogo para a Taça de Portugal em Chaves, foi dito ao NES que ficaram por marcar três penálties contra os transmontanos e ele na conferência de imprensa só falou de um... Que já era treinador do FCP e tirou uma foto abraçado ao benfiquista de Paredes e ao Manuel José...
ResponderEliminarPT
ResponderEliminarFiquei a saber que está comigo quanto à redução de salários dos Administradores da SAD . - O que me satisfaz!!! Muito embora não seja por razões morais mas sim económicas e de critérios de gestão .
Mas, também fiquei a saber 2 coisas :
1-Quer comparar o FCP ao Vitória Guimarães, ao Braga e, (porque não?) ao Olhanense e Académica, tudo clubes, que em comentário anterior seu, dos quais se serviu para "enaltecer" o trabalho anterior de S.Conceição .
2-O Casillas e o Maxi só são caros agora (claro que são) porque a sua triagem, do que foi lendo e ouvindo dos media, só foi feita agora ; o que confirma que a dita cuja política da C.Social atinge os seus objectivos...
Não quero entrar em polémica com ninguém e muito menos consigo porque quer ficar sempre por cima. Vou-lhe dar apenas mais uma dica : Se lê os comentários todos que aqui são publicados pelo DVP saberá certamente que quero conhecer da SAD as medidas a tomar para cumprir o fair-play financeiro, objectivos para a próxima época e seguintes, sem esquecer que o ano futebolístico fecha daqui a 28 dias . Só depois disto, repito, só depois disto se deve discutir Casillas, Maxi, batalhão de jogadores emprestados, entrada de capital na SAD etc...etc...etc... Em qualquer sociedade se deve primeiro estabelecer objectivos e depois gerir-se de acordo com eles . Dito de outra maneira : a) Para a próxima época o objectivo é a Liga Europa :o plantel é tal e tal( sem Casillas, sem Maxi e... sem mais alguns . b) Para a próxima época é para ser campeão e, obviamente, ir à Champions e aí!....
Um abraço
E.Silva
Pois!... aliás, a ser verdade esta notícia, só vem confirmar que NES nunca esteve comprometido com a nossa causa! O famoso "SOMOS PORTO" nunca me convenceu, mesmo na altura do Jesualdo!
ResponderEliminarAinda bem que está longe.
Só cá queremos quem quer MESMO cá estar.
Parece-me que a questão da demora da apresentação do treinador já é uma falsa questão. Acredito que o Porto já tem treinador há cerca de uma semana e que já deve estar a trabalhar na constituição do plantel. A sua apresentação será apenas uma questão de formalidade. Conforme tem sido pedido por muita gente neste blogue, em 2017/8 quem se meter com o Porto vai ter resposta. Não sei sw será a solução mas no momento actual vai ser muito importante.
ResponderEliminarCaro DVP,
ResponderEliminarA caravana há de passar...mas para os que neste momento dirigem o clube. Estamos de facto numa crise financeira e desportiva muito grande e sem qualquer rumo ou liderança. É uma pena mas não há volta a dar. Temo que a situação se arraste ad eternam até tudo cair de maduro.
O FCP não merecia isto. O próprio PC não merecia isto mas é de facto o principal responsável. Já não o consigo visualizar como parte da solução. Caiu no meu descrédito mas o sentimento é tão mau e soa a tamanha injustiça depois de 30 anos fantásticos que nem consigo acreditar que seja real. Mas é. O FCP está muito doente. PC tem de sair. Nunca pensei em escrever uma coisa destas....
Raoc
Dou por mim a pensar que a voz do FCP, passa por aqui. Creio bem que a direção deveria colocar aqui os olhos e ver como se denuncia o clube do regime, deveria ver aqui os sinais de descontentamento dos sócios, aprender aqui...
ResponderEliminarInfelizmente andam autistas e fazem como as avestruzes...
Continuo na minha, na senda do post... estamos a atravessar uma enorme crise,vamos ver como sair dela.
Finalmente também concordo que o SC pode ser um NES ao contrário, ou seja, em vez de padre, um revolucionário a bater em tudo o que mexe...
Vamos aguardar, seja quem for terá - tem de ter - o nosso apoio, fico a aguardar o que o Presidente tem para dizer em relação ao que falhou e em relação ao que vai fazer, espero que não seja em rápida conferencia de imprensa.
Resumindo
ResponderEliminarNUNO não preste é indecente o que fez merecia imediatamente a rescisão do contrato. Ainda foi rebaixar se ao Gajo foda se sinceramente .......
Mas um portista que se preze dava se a este trabalho.......Sergio tu não me desiludes caralho um portista é portista até morrer nunca se rebaixa a essa gente
RTP é um braço do polvo
Carlitos paredes é amigo do nuno, marco silva, do rui costa. Até já dizem que o marco silva não assinou pk foi lhe prometido ir para os larapios quando sair o sonso....vou estar atento
boa tarde.
ResponderEliminartanta demora Presidente...nao existem mais treinadores bons??? So o SC e que serve? Por amor de Deus, arrnje outro,a ser verdade que andam a discutir preços...parece que estamos na feira.
Ha uns anos atras PC ja tinha optado por outra soluçao. O trump pt, Bruno C tem nestes 4 anos ecolhido mt melhor treinadores do que nos, salta a vista de todos.
PF arranje um treinador experiente e com provas dadas.
cumpts
RO
Já quando da entrevista do Juca ao PC, aquando da saída de Lopetegui fiz aqui menção ao discurso monocórdico e sem ideias de PC. E fiquei muito preocupado com o discurso. Claramente ouvi que PC dizer que tinha delegado toda a responsabilidade do futebol ( incluindo formação e contratações ) a Lopetegui. Coloquei aqui a questão que seria normal numa pessoa com a idade de PC que assim procedesse porque não se sentiria com força nem capacidade para tomar essa responsabilidade. O que aqui questionei foi : então para que serviam os restantes administradores. Fui aqui bastante criticado e inclusivé propuseram-me que apresentasse eu uma candidatura (!?!?!? ). Daí que não entendo a insistência em que PC apresente justificações para o momento atual do FCP, o que eu acho é que já não é ele a tomar qq decisão e que há muito que as pessoas válidas que o serviam e que serviam o clube se puseram a andar e ficaram os incompetentes/comichionistas. Estou ansioso que venham as contas do final do exercício para saber os prémios atribuídos aos administradores pelo atingimento dos objetivos ( lugar na Champions ). Claramente que o clube/SAD está sem dinheiro, nas modalidades é o que se tem visto. Se calhar, se começarmos com futebol feminino, pode ser que alguns administradores acordem...
ResponderEliminarEduardo, este é o tipo de comentário que me irrita e então a parte final nem se fala. Não lhe digo par se candidatar, mas talvez possa arranjar alguém que apareça.
Eliminar"Fiquei a saber que está comigo quanto à redução de salários dos Administradores da SAD . - O que me satisfaz!!! Muito embora não seja por razões morais mas sim económicas e de critérios de gestão"
ResponderEliminarDragão do Sul,
Eu reforço, também por danos materiais e morais, observe este caos financeiro que já nem é latente, não haverá responsaveis, ou melhor, irresponsaveis? E principescamente pagos e profissionais?
Dragão do Sul, num debate de ideias não gosto de "ficar por cima", mas sempre gostei de argumentar e contra argumentar com factos, e nunca afirmo, nem afirmarei : «Eu nunca me engano, e raramente tenho dúvidas», felizmente erro muitas vezes, assim como tenho imensas dúvidas. Sem qq conflito de opiniões nunca existiriam debates, e afinal o debate dá-nos sempre o direito de defender as nossas opiniões (sejam elas boas, ou más), todavia, tento sempre evitar discussões, porque essas tendem quase sempre para a futilidade, e ou agressividade!
Sobre o Sérgio, é verdade deixei aqui registos do SC como Treinador, para comprovar que cumpriu sempre objectivos por onde passou, fosse em Olhão, Coimbra ou Braga, isto são factos. O Artur Jorge antes de chegar ao FC Porto não tinha deixado o Portimonense no 10º lugar? O Villas Boas na temporada anterior ao FC Porto, nao tinha deixado a Académica no 11º lugar? E ambos não ganharam T Europeias no FC Porto? O Pedroto também não andou pela Académica, Leixões e Varzim, com classificações "mazinhas" antes de chegar ao FC Porto na década de 60?
A minha 1ª escolha, já a deixei aqui, e nem passava pelo Sérgio, mas ponto final, assunto encerrado. Se o Sérgio for confirmado, será incondicionalmente o meu Treinador, e para que conste, opinião pessoal, o Sérgio é mais Treinador que o NES!
Termino, e já que abordamos questões financeiras, sublinho e relevo a atitude do NES, mas também do Sérgio nessa vertente. Se um prescindiu de um ano de contrato (independentemente de o Mendes o encaixar), outro está a rejeitar um projecto com melhores condições financeiras, para assumir com enorme coragem o FC Porto, duas atitudes que considero de enorme Nobreza!
1 abraço,
PT
Boa noite Vila Pouca, antes de mais é importante ter em conta a forma ligeira ou insultuosa como a RTP tratou recentemente o FC Porto,sem a mínima ética ou vergonha,para além disso não vislumbro na estação pública sustentada por todos os portugueses nenhuma preocupação com a fuga ao fisco,por exemplo seria produtivo que a RTP tentasse informar onde foram parar seis milhões de euros da transferência de Renato Sanches.
ResponderEliminarAbraço
Silvestre
O anúncio da apresentação de AH no PSG faz-me pensar se todos os q têm saído do clube nos últimos tempos...FG, AF, AH, mas tb Pepjin Linders, e mesmo Luís C....entre outros...SE saíram porque viram o navio a afundar ou foram corridos...é estranho! Será q a ideia é simplesmente esperar q o "rei" caia?...
ResponderEliminarCaros portistas, no momento em que tanto se fala da continuidade e das capacidades do presidente PC, so queria deixar aqui a minha modesta opiniao: a unica razao que me faz acreditar que vamos dar a volta e derrotar tudo e todos, e precisamente porque temos o melhor presidente de todos os tempos e o unico capaz de vencer este salazarismo actual.
ResponderEliminarSilvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca,antes de mais é importante ter em consideração a forma ligeira ou insultuosa como a RTP tratou recentemente o FC Porto, depois como se trata de um órgão de comunicação social sustentado por todos os portugueses talvez fosse mais produtivo que o mesmo se preocupasse com assuntos sérios e não andasse a fazer figuras tristes ou a prestar vassalagem aos lampiões,por exemplo seria produtivo que a RTP tentasse informar onde foram parar seis milhões de euros da transferência de Renato Sanches, quiçá assim teríamos verdadeiro serviço público.
Abraço
Silvestre
DVP
ResponderEliminarConfesso que não percebo bem a irritação com o comentário do Eduardo (que não conheço).
Revejo-me em parte nesse comentário.
Claro que o "bota abaixo" simplesmente não nos leva a lado nenhum.
Seguramente que estamos melhor com esta direcção, que tanto fez pelo clube no passado, do que sem direcção nenhuma.
No entanto, eu pergunto:
acreditam que esta direcção ainda tem capacidade para dar a volta a isto?
Eu penso que não e preocupa-me que ainda não se vislumbre qualquer alternativa credível capaz de unir e mobilizar os adeptos para ultrapassar esta fase.
António Costa
António Costa, a irritação é porque não saímos disto, o presidente já não é o que era, ainda vai piorar, etc., mas depois o que fazer? Ninguém faz nada... Isto é apenas um blog.
ResponderEliminaro que faz falta
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=h4Xy6-QnQko
Sobre o basquete (mas, no fundo, relativamente ao que somos actuamente como clube):
ResponderEliminarO meu velho, doente, mas resistente pai, costuma dizer que "...quando um homem está mal, até o cão lhe mija nos sapatos...".
É muito duro o que nós, Portistas, estamos a passar, muito duro.
Caro MVP,
ResponderEliminarSabe dizer-me qual ou quais as consequências exatas se não cumprirmos o fair play financeiro?
Cumprimentos
Se não resolvermos o problema, o FCP admite uma multa de 1 milhão de euros...
ResponderEliminarDe facto, no quarto período não jogamos ao nível que devíamos. Temos de ganhar um jogo lá.
Pedro Pinto se os cavalheiros Fernando Gomes, Angelino Ferreira, Antero Henrique, Luís Castro e o tal Linders (Liverpool) se estão onde estão, a ganharem bom dinheiro, devem ao PORTO e ao PRESIDENTE, nunca gostei de ratos de porões que fogem a um sinal de perigo,
ResponderEliminarPessoal, vamos lá ter calma, algumas dessas pessoas podem ter saído porque as empurraram.
ResponderEliminarPois é precisamente ESSA a minha dúvida! E acho q a verdade relativamente a isso poderá dizer MUITO do q é o Porto hoje... até para muitos desses estão ligados ao período de sucesso do clube! Transformaram-se?! Não estou a afirmar nada. Nem sequer a insinuar.
EliminarVila Pouca,
ResponderEliminarpor razões pessoais não tenho comentado no seu blog à algum tempo, mas tenho vindo aqui sempre que me é possível. A minha consideração pelo seu trabalho aqui em defesa do nosso Clube.
De facto o FC Porto vive tempos difíceis, ma acredito que vamos dar a volta necessária.
Relativamente à questão treinador eu preferia um estrangeiro com experiência, capaz de lidar com vários tipos de jogadores e de equipas, coadjuvado por portugueses com "calo" no futebol português. Foi assim no passado com Tomislav Ivic, com Carlos Alberto Silva e Bobby Robson, lembrar a importância de pessoas como o falecido Alfredo Murça e mesmo Octávio Machado a auxiliar a integração desses técnicos.
Sérgio Conceição, para mim, será uma incógnita, e não era o ideal para estes tempos atribulados. Curiosamente há um nome que não vi ninguém apontar, o de Domingos Paciência. Também não era o ideal mas, para mim, entre ele e o Sérgio preferia o Paciência. Esteve algum tempo parado sem treinar, só regressando na temporada passada com o Belenenses, mas tem uma experiência nas competições europeias (Liga Europa e Champions) que o Sérgio não possui. No Braga tinha um futebol equilibrado e organizado, ao contrário do Sérgio que era "atacar à toa", era assim quando este passou no Braga e Guimarães, pois desconheço se em França evoluiu a sua forma de organizar equipas. Ainda me recordo da forma como o SC perdeu a Taça de Portugal pelo Braga contra o Sporting, a jogar com mais 1 jogador do que o adversário permitiu o empate nos minutos finais, quando em vez de segurar o jogo, e o resultado, preferiu ir para a frente para marcar mais golos... ganhar por 2 não era suficiente? O Sporting marcou 2 golos em contra-ataque e lá se foi a Taça.
ResponderEliminarDesconheço se houve evolução táctica das equipas do Sérgio Conceição, mas passar de um futebol demasiado defensivo (com NES) para um futebol de "ataque à toa" descurando a defesa não me parece uma solução viável. Domingos Paciência no Braga era mais equilibrado (defesa,meio-campo,ataque), não sei se o tempo que esteve parado foi um retrocesso e esteja hoje desactualizado e "enferrujado" para o futebol de alta competição.
Vamos aguardar pela resolução, e esperar que desta vez o Presidente e a Administração tomem a decisão mais acertada do que nos últimos anos.
Boa noite,
ResponderEliminarO texto é tão claro que não há margem para grandes achegas...
Ainda assim, e em torno de toda a polémica acerca do treinador, e em particular do Sérgio Conceição, gostava de deixar umas notas:
- não me choca, nem acho que demonstre desvario do Presidente e SAD, não terem ainda apresentado um nome. Acharia estranho era se no dia seguinte à saída do Nuno Espírito Santo, estivessem a apresentar um novo treinador. No entanto, tudo o que ultrapasse as duas semanas, portanto na próxima segunda-feira, começa a parecer-me excessivo e a causar demasiada impaciência;
- muito do ruído e insatisfação dos adeptos sao criados pelos órgãos de comunicação social, precisamente esses que tanto criticámos mas que ao mesmo tempo damos ouvidos sem grande filtro. Vários treinadores já foram atribuídos ao Porto, desde o Marco Silva (tal era a certeza que só faltou a alguns comentadores dizerem que tinham visto o contrato assinado), Pedro Martins (que seria apresentado depois do jogo da Taça de Portugal), a outros mais inusitados, por motivos diferentes, como Jorge Jesus, Luís Castro, Pedro Emanuel...
- a expectativa do novo treinador, surge agora em torno de Sérgio Conceição, a quem têm sido tecidos, por parte novamente da comunicação social, comentários muito elogiosos. Ontem diziam que será um grande passo na carreira do treinador! E para mim, o problema é precisamente esse - ter a sensação de que o passo será muito maior para o treinador do que para o clube;
- "declaração de princípios": reconhecendo valor e características interessantes ao Sérgio Conceição, não desejaria que fosse o treinador do Porto. Preferia alguém menos "confusionista", o que não significa que queira um sensaborão, pois para isso já bastou o Nuno;
- tenho uma réstia de esperança que surja um treinador "fora da caixa", ou fora dos óbvios (que naturalmente nunca agradará a todos, mas que agrade mais aos adeptos e menos, muito menos, aos adversários);
- como têm dito, a mim também pouco me importa que o treinador seja a primeira, a segunda ou a décima escolha, desde que a escolha seja a acertada. De que interessa que seja a primeira escolha, se não for a melhor? É preciso trabalho para escolher e negociar bem e qualquer um de nós, na nossa vida profissional e até pessoal, sabemos que por vezes é necessário errar (e como é suposto apreender com os erros, esperámos que já tenham aprendido!), é necessário mais tempo e mais jogo de cintura para as coisas correrem bem. E se correr bem for com o Sérgio Conceição, cá estarei cheia de vontade, para apoiar e aplaudir!
Como dizem os brasileiros "muita calma nessa hora"!
OK DVP se está irritado com o meu comentário por aqui me fico passe bem e bem haja. Obviamentw apesar dos meus quase 40 anos de sócio não tenho capacidade nem contactos para criar uma lista, limitei-me a expor a minha atual dor e mágoa.
ResponderEliminarAté QQ dia.
Eduardo mi, se fiquei irritado foi porque nos últimos tempos esse tipo de comentários e alguns bem piores - já disse, mas ainda há quem persista, uma coisa são críticas ao presidente, outra são insultos até a vida pessoal entra na liça. As críticas aceito-as, os insultos nem pensar -, são recorrentes e tudo continua na mesma. Mas se eu fosse assim tão susceptível, com os comentários que aqui recebo, já tinha desistido há muito. Passe bem, também.
ResponderEliminarPorquê a opção pelo Sérgio Conceição? Para mim, porque para além da questão política, a quem está ligado, na análise que fizeram, concluíram que esta época, independentemente de tudo, se temos alguém no banco com mais alma e mais raça, alguém capaz de levar os jogadores a darem mais um bocadinho, tínhamos sido campeões. NES, cada vez mais se confirma, não era Porto coisa nenhuma, alguns comportamentos até são a antítese do que é ser Porto.
bom dia.
ResponderEliminarO treinador vai ser Sergio porque se é verdade o que dizem (nao fumo sem fogo), falhou Marco S., a SAD nao se pode dar ao luxo de falhar outra vez. penso que ficaria muito mal na foto. O sergio é como os meloes....
Bom dia, a uns dias atrás comentava o estado do Porto com outro portista e penso que aquilo que ele disse está correto, nós precisamos de campeões naquele balneário "daqueles todos quem foi campeão " , o cassilhas que esta de saída, mas não chega,havíamos de ir buscar uns "velhinhos" Moutinho, Bruno Alves, ppra aí três para porém aquela canalha na linha fazerem um balneario forte que sempre existiu no Porto e que agora não têm referências, porque futebol existe neles falta aquela alma de campeão o querer ganhar títulos e esse seria o trabaljo que esses velhinhos iriam fazer, e acredito que até o Sérgio Conceição teria sucesso.
ResponderEliminarCaro DVP,
ResponderEliminarQuem tem que dizer que é Porto é porque sente a necessidade de o fazer. Para mim palavras valem pouco, bem menos do que os actos.
Quanto ao treinador, seja quem for será o treinador do FC Porto e por conseguinte o meu treinador também.
Obviamente que tenho preferência por um ou outro mas isso não interessa. O que interessa é que o treinador tenha o seguinte: competência, visão, ganas de ganhar e o suporte da direcção da SAD na construção do plantel.
O Sérgio cumpre quase todos os requisitos e para mim, não sendo perfeito, é uma boa opção. Gosto dele desde o Braga. Tem coração e vai defender a nossa camisola com unhas e dentes.
See isso é suficiente para ser campeão? Acho que não, precisará uma boa equipa que aceite o seu estilo de liderança. No meu entender provavelmente funciona melhor com jovens do que com veteranos e daí que possamos assistir à debandada de meio plantel.
Quanto à SAD, a minha única preocupação é o facto de se terem agarrado ao poder até 2020 ultrapassando a AG do clube. Esvaziaram o poder do clube, retiraram o estádio ao clube e não aparentam ter um rumo definido ou um projecto facilmente identificável para além de ir à Champions e vender 2 ou 3 craques por ano.
E como diz o DVP o pior é que não se vislumbra nenhuma alternativa no horizonte.
Pois é... Mas a mim o que me preocupa mais é que a qualquer momento aparece um d. Sebastião qualquer (estilo BC), e como está toda a gente sedenta de mudança, cai-se logo para o primeiro vale Azevedo que aparecer...
ResponderEliminarAbraço...
Pedro Santos
Lendo o O Jogo de hoje parece que vamos buscar o Marcelo Bielsa ou Joachim Low... quase 3 M€ e dois ou tres jogadores a ttítulo definitivo...absolutamente inacreditável....Por um meio-aloucado colega de noitadas e farras do APC e do agora único sócio da empresa, de agência de jogadores, Pedro Pinho...ao que chegámos...e virá o Joan Manuel Lillo?....O Berizzo do Celta ainda não chegou a acordo com o Sevilha não era uma aposta muito mais segura?
ResponderEliminarConcordo com o seu post... acho que a SAD é que não, a fazer fé no que vem hoje no JOGO, que vamos pagar perto de 3M + 2 jogadores pelo SC... anda tudo maluco!
ResponderEliminarO clube é que vai pagar nos próximos anos todos estes negócios ruinosos.
Concordo com a análise do Vila Pouca sobre a questão Sérgio Conceição... Para além de outros problemas (falhanço MArco Silva, dinheiro para contratar alguém mais caro, medo de um estrangeiro demorar tempo a adaptar-se à nossa realidade, não sei...), o Sérgio é na verdade mais interventivo e não vai ser padreco... Na verdade, com mais garra, tinhamos sido campeões, apesar de tudo.
ResponderEliminarVamos ver se a sua turbulência será controlada e assertiva...
Para além disso, mais que o Sérgio ou outro, a questão vai colocar-se na forma como vamos atacar a época, desde as contratações, as saídas, a comunicação e o papel da SAD e do Presidente. Aí é que vai ser...
Resta aguardar, não ir emprenhando pelos ouvidos, termos espírito crítico e quando as coisas começarem a rolar, apoiar e não andar logo a fazer oposição ao sabor da instrumentalizada e prostituída des-comunicação social.
Caro Vila Pouca
ResponderEliminarJONAS:
Falei com ele depois do jogo. Estava próximo do túnel, o Nuno chamou-me e disse-me: 'Jonas, posso dar-te a mão?' Eu disse que sim, apertámos a mão e cada um foi para o seu balneário", rematou.
Mas o que é isto?
Meu amigo, são umas atrás das outras e no fundo no fundo, andamos nós para aqui a descobrir o SEXO DOS ANJOS?
Abraço
Viva o F. C. PORTO
Convenhamos, caros Portistas, isto não está fácil, e acumulam-se os contra-relógios, e, depressa e bem, não há quem ...
ResponderEliminarAssim, o próximo campeonato começa mais cedo, efeito campeonato Mundial 2018, a 1ª jornada disputa-se a 9 de Agosto (sim, faltam cerca de dois meses), aliás a jornada inaugural será disputada numa 4ª feira (o que é inédito). Se acrescentarmos o deadline de 30 de Junho (27 dias), para realizar encaixes e cumprir minimamente com o fair play financeiro, juntamos mais um contra relógio. Finalmente, temos este dossier Treinador em "banho maria", e, há dispensas para fazer, emprestados para regressar (ou não), reforços para contratar, e naturalmente, neste capítulo Admnistração/Treinador devem trabalhar em conjunto, mas tal, é ainda impossivel neste momento!
(felizmente, não há play off Champions, nem tudo pode ser mau...)
Como já o referi, o Benfica anda a comprar por atacado (já contrataram cerca de 11/12 futebolistas, que nunca irão "calçar", o Krovinovic do Rio Ave será o próximo, mas há mais), tudo o que mexe, eles compram/contratam, para armazenar, e posteriormente distribuir e reforçar pequenos Clubes (estes ficam mais fortes contra nós, e inversamente mais fragilizados quando defrontam o Benfica, porque os emprestados estão impedidos), depois, esta distribuição de emprestados, também servirá para controlar estratégicamente esses pequenos Clubes (por exemplo na Liga de Clubes). Afinal, esta estratégia do Benfica, já foi utilizada na década de 60, e primeira metade de 70!
Enfim, não há como negar, eles estão a vender estupidamente bem, e naturalmente isso garante-lhes maior liquidez, e vai sobrar para nós, como? Qualquer Atleta em que o FC Porto revele interesse, o Benfica irá tentar bloquear a contratação, ora inflacionando o valor do Atleta, ora antecipando-se e comprando para armazenar, vejam o exemplo do central Pedrão do VSC (o Benfica também estará interessado no Atleta), mas suspeito que brevemente outros se irão seguir, é que eles ainda não se esqueceram de tantas "fodinhas" que levaram do Pinto da Costa durante muitos anos (Falcao, Alvaro, Danilo, e tantos outros).
O alvo será o FC Porto, porque o Sporting, mal ou bem, terá alguma liquidez para contratar, e um Patricio, um William, um Adrien ou um Gelson (tenho um feeling que este irá para o R Madrid), não todos, mas alguns podem gerar à partida interessantes encaixes, por exemplo, o Ruben Semedo não será vendido por cerca de 15 M€?
"Para um Portista doente como eu, é tão dificil encaixar o tetra do Benfica, é mesmo. Quando representava o FC Porto, era impensavel permitirmos algo assim, imagino como se sentem os adeptos, o presidente, e todos no Clube..."
Caro Benni McCarthy, por vezes, não há maneiras faceis de dizer/escrever coisas dificeis, como eu te entendo ...
PT
Pelo que vem hoje na imprensa concluímos que a Sad não aprendeu com os erros e em vez de os eliminar acentua-os. Eu ao ler a notícia de que por um treinador vamos dar dois jogadores e pelo menos 1M até pensei que era o Mourinho ou outro assim.Afinal é pelo SC.Mas será verdade?Só pode ser brincadeira. SC é mais do mesmo é vai ser mais uma época perdida. Só não vê isto quem não quer ver. Argumentam que ele não se cala etc e tal. Mas afinal querem um treinador que ponha a equipa a jogar e a ganhar ou um qualquer que se distinga pelas suas emoções nem sempre bem direcionadas? Não entendo todo este silêncio da Sad.Não entendo este distanciamento dos sócios. Mas o clube é uma coutada só de alguns?Que me lembre PC sempre disse que o clube é dos sócios e que só está à frente dele enquanto for a vontade da maioria. Mas ele origina e procura o diálogo? Não! Para ele há portistas de primeira que são os que lhe dizem amen a tudo e portistas de segunda que são aqueles que o criticam construtivamente para que erros evidentes que tem cometido não se repitam.Dizem que falar aqui é fácil e que nas AG é que se deve falar.Mas acham seriamente que isso é possível? Estive numa das últimas e senti um clima de agressividade para quem ousa fazer uma crítica.É alvo de insultos e ameaças. O nosso clube transformou-se infelizmente no FC Pinto da Costa e associados. Muito temos de penar!
ResponderEliminarCaro MVP,
ResponderEliminarSerá que vai ser o SC???
Enfim... Aguarda-se os próximos capítulos!!!
Welcome to the jungle 🚮
Cumprimentos
No hóquei mais uma roubalheira. Penalty não marcado na área vermelha na primeira parte, marcado logo a seguir na área azul. Em vez do 2-2, o 1-3.
ResponderEliminarDuas faltas sobre o Reinaldo não marcadas, uma até deu falta ao contrário num momento absolutamente ridículo.
Na 2a parte mais do mesmo, segundos finais com umas faltinhas inventadas para impedir os 4 golos de diferença. O momento mais caricato foi a menos de 20 segundos do fim quando à 14a falta os árbitros marcam livre directo, dizendo que já era a nossa 15a.
Foi um grande jogo sem dúvida, mas mais uma vez nos detalhes, os árbitros tentam oferecer o título aos galináceos.
Não temos um guarda redes que decida campeonatos como já tivemos no passado.
A rever para a próxima época.
Caro Dragão Vila Pouca,
ResponderEliminarQue saudades do tempo do segredo total e dos anúncios de surpresa, deixando os adversários impotentes e a rapaziada dos jornais de mãos a abanar...
Agora temos o FCP a mendigar um treinador junto de franceses, sempre arrogantes... Enfim, há que aguentar...
Com um abraço portista,
AI
No andebol, depois do campeonato, foi-se a taça. Derrota frente ao ABC, 23-22.
ResponderEliminarGrande grande ambiente no caixa! Bom de lá arrepiado mas...estes gajos de amarelo têm de ser "aquecidos"! Isto não pode continuar assim!!!
ResponderEliminarÉ uma PODRIDÃO!!!
No andebol, não vi mas...RC, por quem tenho um enorme apreço tem MESMO q rever o seu método. SE ficar, claro!
ResponderEliminarA vez, acontece. Duas...
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, parece que já estão definidos os moldes em que o Nantes irá liberar Sérgio Conceição, isto é o FC Porto irá pagar um valor próximo dos três milhões de euros,bem como ceder a título definitivo Kayembe e emprestar Chidozie com uma opção de compra cifrada em doze milhões de euros,neste contexto e tendo em consideração a situação financeira do nosso clube é uma aposta forte num treinador, oxalá depois haja sagacidade suficiente para constituir um plantel devidamente equilibrado, pois tal passo será fundamental para que possamos regressar sob o comando de Sérgio Conceição aos títulos.
Depois quanto ao hóquei em patins continuamos na luta pelo título, já no andebol fomos demasiado permissivos e gamados por uma arbitragem habilidosa,como tal perdemos algo injustamente.
Finalmente parece que os lampiões andam a contratar dezenas de jogadores com intuito de condionar o próximo campeonato nacional, oxalá o FC Porto esteja atento e seja firme na defesa dos seus interesses.
Abraço
Silvestre
Silvestre, vamos aguardar, já ouvi várias possibilidades... mas não vai ser barato.
ResponderEliminarVila Pouca, não vai ser realmente barato e é uma aposta forte do FC Porto num treinador que oxalá seja feliz nas suas opções, por outro lado é premente que haja redobrado cuidado na elaboração do plantel.
EliminarAbraço
Silvestre
Quanto aos emprestados, devia ser criada uma lei que limitasse os clubes a que se emprestam jogadores a 2 por exemplo, uma coisa simples de se fazer pela qual o fc porto de devia bater face às notícias que vão surgindo. Cada clube só devia poder emprestar jogadores a 2 clubes diferentes por exemplo
ResponderEliminarSérgio Conceição a última coca cola do deserto
ResponderEliminarCosta & costa
ResponderEliminarVamos, ou melhor, estamos preparados para esta época não se ganhar nada. Tudo está de mal a pior com esta SAD e um presidente que já não tem nada para dar. aguardamos o ultimo folhetim da novela procura-se um treinador. Tudo isto é uma vergonha, já mete nojo.
Vila Pouca,
ResponderEliminarHavia quem estivesse disposto a pagar (e bem) para que o "tio Alfredo Marceneiro" cantasse um fado. Mas nem mesmo essas pessoas se livravam do irreverente mau feitio do fadista...
Vamos portanto aguardar o anuncio oficial do Sérgio Marceneiro para "oulermos" novo post ...
E para segunda feira, tal como o Cristiano "Reinaldo" gritou para o Funchal, e à Mãe, depois de ter ganho uma Bola de Ouro : "MÃE, SOLTEM O FOGO...", no nosso caso, vem aí um foguete mal orientado, que é Marceneiro, mas nem é fadista...
PT
O que eu não percebo é porque muitos adeptos estavam muito felizes pela vinda de um treaindor mediocre como o Marco Silva mas ficam tão chateados com o Sérgio Conceição.
ResponderEliminarSão diferentes na personalidade...mas no que toca ao futebol das suas equipas até são bastante parecidos...
Absolutamente INACREDITÁVEL, parece que estamos a contratar um Rinus Michels ou um Marcello Lippi ou Louis Van Gaal dos velhos tempos, 3 M€ e um jovem promissor que sempre se poderia vender por 15 ou 20 M€ Kayembe e o Chidozie....com o dinheiro que vamos gastar até poderíamos contratar um treinador de top....
ResponderEliminarA principal característica dos treinadores portugueses que tiveram sucesso no F.C.P. era a a capacidade intelectual, Pedroto até a Deputado aspirou, Artur Jorge Licenciado, Mourinho..até o mal amado Professor Jesualdo Ferreira...Villas-Boas ...o.Sérgio pode ser tudo mas a capacidade intelectual não é a sua principal característica....
Pois parece que será Sérgio Conceição que virá o que sempre representará uma mudança radical no registo do nosso treinador. Depois de um modo "manso" agora perfila-se uma espécie de "modo cão raivoso" que é como conhecemos Conceição. Pois esperemos que ele chame os bois pelos nomes interna e externamente para incomodar e impedir que o manto protector reine à vontade como está a acontecer. Mas como será quando o Presidente declare que viu uma boa arbitragem quando todos viram que não foi?... A propósito de manto protector Fontelas já está na UEFA, Fernando Gomes também assim como Jorge Batista que há muito que continua a espalhar o seu fedor como delegado da UEFA nas grandes competições. Estar debaixo do manto protector do Benfica rende, oh se rende!... E da final da liga dos campeões de ontem lembro, por exemplo, Casemiro, um jogador fundamental na era de Zidane no Real Madrid e da selecção de Tite. Pois o melhor que os espertos e os comediantes da bola nacional arranjaram quando ele andou por cá foi chamar-lhe caceteiro, incluindo alguns dos nossos. Para eles, por esse tempo, os bons eram os Carvalhos e os Samaris desta praça....
ResponderEliminarjnporto, ontem n afinal da CL, entre os que jogaram, suplentes e ligados aos clubes, estavam 5 ex-portistas: Casemiro, Pepe, Danilo e James no Real, Alex Sandro na Juve. Se a esses juntarmos outros que andam por aí, Otamendi, Moutinho, Falcao..., concluiremos que temos de voltar ao modelo de escolher bem, valorizar e transferir.
ResponderEliminarMadjer, vamos ter calma, quando houver certezas, saberemos ao certo tudo e aí, então, poderemos dizer alguma coisa
ResponderEliminarEnquanto não temos treinador..vamos comendo e bebendo por ai..belo almoço o de sábado..um abraço a todos
ResponderEliminarOntem fiquei pior que urso ao ouvir um fdgp de um locutor da RTP (ou comentador não sei, não consigo decorar merdeiros), disse do casemiro que não tinha arte nem engenho, assim a modos que de veria pagar para jogar no Real (pelos vistos estava a confundir com o Coentrão).
ResponderEliminarE não é que na 2ª parte o Casemiro respondeu de luva branca ao fdgp marcando um grande golo!
Outra nota curiosa, foi precisamente o facto desess cães filhos de cadelas incógnitas não teremo mencionado o facto de que meia equipa do FC PORTO estava no palco dos sonhos tal como disse o Vila Pouca!
Ai se fosse o clube do regime!
Manuel Vila Pouca, passam e passaram pelo Porto grandes jogadores mas os Rui Santos, os Cristóvãos, os Garcias, os Rita, os de A Bola, o iluminado de Paredes e toda essa tropa "especialista" que faz as cabeças dos portugueses não se cansa de incensar os Jonas, os Renatos, os Guedes, os Gaitan ou os Enzo. Mas afinal onde estão ou estavam eles quando chega a hora da verdade e se apuram os melhores como é o caso da Liga dos Campeões?... Essa tropa declaradamente ignorante que há muito infesta a bola nacional devia ter vergonha pela sua mais que provada incompetência na avaliação do desempenho dos jogadores da Liga portuguesa mas não, longe disso, continua por aí, indiferente e arrogante a enganar os portugueses com fretes e recados "a bem da nação"...
ResponderEliminarFelisberto, era o Bruno Prata, marido da Manuela Brandão, quadro da Gestifute. Isto está tudo ligado...
ResponderEliminarE uma questão transversal, nas modalidades em que o FC Porto dominava, Hoquei e Andebol, tal como no Futebol, a perda da hegemonia no Hoquei já tinha sido decretada, no Andebol começa a ser sinalizada. E esses sinais revelam muita coisa. Também confesso, não tenho cultura desportiva, Desporto para mim é Futebol, e a minha praia nunca foram as modalidades de Pavilhão (ontem com a "nortada" recolhi mais cedo), e naturalmente vi o Hoquei, que a par do Futsal são quanto a mim as modalidades de maior espectacularidade!
ResponderEliminarQuanto à Final Champions, ficou provado que a recompra do passe do Casemiro pelo Real (7,5M€), foi um extraordinário negócio também para o Real, sobretudo em termos desportivos, porque aquela temporada que o Casemiro jogou e bem no FC Porto, e com a preciosa ajuda do "Vasco", este, requalificou mt bem o Casemiro na casa 6, brasileiro que nem era um "volante", seria mais um nº8, e tem sido o Casemiro fundamental a equilibrar este Real Madrid, e ontem até foi decisivo, aquele golaço acaba por virar o jogo. Quanto ao CR, em três meias oportunidades, faz dois golos, e se perdeu velocidade, ganhou o faro pela baliza, e a Selecção agradece!
Mas o Futebol, tem coisas extraordinárias, vejamos : O Real no primeiro jogo que fez nesta Edição Champions, estava a perder no Bernabéu 1-0 com o Sporting, mas ao minuto "oitchentcha e otcho" (ó JJ até foi ao minuto 90), o C Ronaldo com uma "patada" empata, e vira o jogo. Passados 4 dias, o mesmo Sporting vai a V Conde levar 3 do Rio Ave do Capucho, o mesmo Capucho que passadas 3/4 semanas era despedido...
Ontem, num zapping, passei pela BieiraTV (a TV da Cofina), e lá estava a "Amélia" Rey Colaço, ou o Calado a defender o Nacional benfiquismo : "o Eusébio ainda é o melhor jogador Português de sempre", mas é curioso, a "Amélia" nunca viu o Eusébio jogar, surreal... O CR que em 8 temporadas no Real já marcou mais golos que por exemplo: Di Stefano (era "só" o ídolo do Eusébio), Puskas, Santillana, Hugo Sanchez, Butragueno ou Raul, todos eles com mais de "500 temporadas" no Real. Um CR que ganhou ontem a sua 4ª Champions, ou que caminha para a sua 5ª bola de ouro, ou que venceu um Campeonato da Europa, pergunto eu, não será abusivo comparar o Eusébio, com um dos melhores jogadores de Futebol do Mundo, e de todos os tempos?
Já vejo Futebol há muitos anos, e não me caem os parentes na lama se afirmar que os melhores Portugueses que eu vi jogar foram o Eusébio, o Chalana, o Futre, o Figo, e o Ronaldo (mas este, é o melhor, dos melhores, mas do Mundo), e nenhum foi Formado no FC Porto, mas tento ser coerente e sério nas minhas avaliações. E como poderei afirmar eu que o Pinga, o Peyroteo ou Matateu ainda seriam melhores que o Eusébio, se nunca os vi jogar?
Quanto ao negócio Nantes, já o disse e repito, não depositava grandes expectativas no Kayembé, mas inversamente, sempre apreciei as qualidades do Chidozie (tem ali coisas do Jorge Andrade), felizmente, o primeiro segue de forma definitiva para Nantes, já o segundo fica salvaguardado com uma clausula de compra, de alguma forma interessante em termos financeiros!
PT
Vila Pouca, o Bruno "disléxico" Prata é uma "catigoria", ele troca o nome dos Atletas, com uma dicção próxima do vendedor ambulante que anuncia/vende com o megafone cobertores no verão, e sandálias no inverno!
ResponderEliminarNaturalmente, o Mendes garante na RTP uma avença a esse incompetente, provavelmente a Estação pudica, considera dispendiosa a competencia do ouro, mas promove a incompetencia do Prata!
PT
O Bruno Prata como muitos outros, ainda não deve ter conseguido engolir o facto do Casemiro ter sido um dos melhores negócios de sempre. Esteve um ano emprestado ao FC Porto e ainda pagaram 15M. O que é certo é que o Zidane não é da mesma opinião e até o põe a jogar na final da Liga dos Campeões. São já duas conquistadas e este ano também o campeonato.
ResponderEliminarNao nao pagaram 7,5 milhões de euros ! É bem bom para um jogador que nem era nosso lol delfim 66106
EliminarBoa Tarde a todos.
ResponderEliminarPT
Eu vi jogar o Matateu . Jogava no Belenenses quando o CFBelenenses era mesmo o 3º grande de Lisboa . Não é da mesma geração do Eusébio e jogou mais tempo nas Salésias do que no Estádio do Restelo . Não tinha as mesmas condições em termos de clube . Tinha um remate potentíssimo, era mais baixo do que o Eusébio e ... pertencia ao clube do Américo Tomás . Já o Eusébio era do clube do Salazar...e do regime .
DVP : Qual a cláusula de rescisão do Kayembé para calcular o montante porque virá o S.Conceição ???
Um Abraço
E.Silva
E.Silva. não sei, nem sequer sei quanto custou. Mas já ouvi e li tanta coisa sobre o Sérgio que o melhor é esperar para ver...
ResponderEliminarDelicioso foi ouvir o "pé de microfone"ao serviço da RTP hoje aquando dos pontapés da marca das grandes penalidades no Uruguai-Portugal e quando pensava que seria a última a ser batida caso fosse convertida e daria a passagem às meias finais..vai marcar José Gomes o grande jogador do SLB que é a maior esperança portuguesa dos avançados..etc,etc histérico...mas não é que o dito atira para as mãos do "portero"uruguai...não lhe ouvi mais um pio...
ResponderEliminarmais um a ser promovido,como o baleia, pelo "cacique"e corno de Paredes...o amigo do #somos porto#...
Dragão do Sul,
ResponderEliminarO que eu sei do Matateu é aquilo que todos vamos lendo, como a lenda da cervejinha gelada que o Matateu bebia no intervalo dos jogos, e que era o pervitrin do Matateu. Mas o Matateu e o Eusébio são de alguma forma contemporâneos, o Matateu mais velho cerca de 14/15 anos, mas na década de 60, o quase veterano Matateu jogou no Belem e Atletico, e o jovem Eusébio explodia no Benfica. Sem esquecer o Vicente que "secou" o Pele no Mundial de 1966, era irmão do Matateu.
(Sei que as Salésias era então o unico relvado em Portugal).
Curioso, o ultimo Clube do Matateu em Portugal foi o D Chaves, na então III Divisão Nacional, e treinado pelo seu ex colega no Belem na década de 50, uma das "Torres de Belem" o António Feliciano que era Treinador do D Chaves. Aliás, a passagem de António Feliciano pelo Desportivo, tras com ele, ou indica alguns Atletas flavienses ao FC Porto : Pavão, Lisboa e Rendeiro, entre outros!
Reforço, o Belem na década de 40, e primeira metade de 50, era mesmo o 3º Grande de Portugal, aliás, o FC Porto regista na década de 40, o período desportivo mais negro da sua história!
O Transfermarket avalia o Kayembé em 1,5 M€, mas esse site dá valores de mercado, mas é um mero indicador, todavia, o FC Porto pagou cerca de 2,5 M€ ao S Liége pelo Kayembé em 2013/14!
1 abraço,
PT
COM 50 ANOS NUNCA VI NADA DISTO
ResponderEliminarPRESIDENTE peça por favor eleições antecipadas, a sua INCAPACIDADE de resover , a sua inaptidão face ao que está a acontecer DEIXA-NOS REVOLTADOS
PRESIDENTE por favor peça eleições antecipadas , porque o seu tempo desde á quatro anos para cá está no fim assim como toda a SAD
É frustante saber , ouvir , ler , que depois de quatro anos a ZERO a SAD e o senhor como máximo responsável nada tenha apreendido , estamos a 5 junho e não vemos nada de concreto
FALE ao menos de coisas concretas que nós PORTISTAS QUEREMOS OUVIR:
FALE ao menos para dizer que vamos construir um grande plantel para sermos campeões
FALE ao menos para dizer que vamos ter um treinador que não vai ter medo de jogar para ganhar em qualquer campo
FALE ao menos para dizer que vamos ter um clube a falar a UMA SÓ VOZ quando formos prejudicados pelas arbitragens
FALE ao menos para dizer que o critério de ser capitão na nossa equipa é atribuido a um jogador com espirito á PORTO e não a um qualquer estrangeiro que nem portugues sabe falar
FALE PRESIDENTE E EXPLIQUE TAMBÉM PORQUE O CANAL DO CLUBE SÓ TEM UM PROGRAMA -UNIVERSO PORTO BANCADA, QUE DEFENDE O CLUBE ?
ACHA QUE EU COMO PORTISTA QUERO TER UM CANAL DO CLUBE PARA VER PROGRAMAS DE CULINÁRIA E DA MARIA?
PORTISTA TRISTE E REVOLTADO--LUIS FERREIRA
çam