quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

F.C.Porto 5 - AS Mónaco 2. Feito. Dragões seguem para o seu habitat natural


Apesar da noite fria 42.509 espectadores foram ao Dragão para apoiar o F.C.Porto num jogo
decisivo e importantíssimo desportiva e financeiramente. Com um grande prestígio na prova rainha da UEFA, passar aos oitavos, significaria, pelo menos, serviços mínimos garantidos, alcançar pela 13.ª vez a fase de eliminatórias, manter o prestígio intacto. Permitia também aos Dragões arrecadar 7,5 milhões, verba que nos dias que correm não pode ser desprezada. O objectivo foi conseguido, os Dragões estão novamente na fase a eliminar, chegaram ao seu habitat natural numa época de contenção de custos e em que não houve reforços e englobados num grupo difícil e muito equilibrado. Quando o F.C.Porto perdeu frente ao Besiktas, saí do estádio com a sensação que nos faltava capacidade para seguir em frente; recuperei a crença depois da vitória categórica no jogo do principado; entre avanços e recuos, chegamos ao último a depender apenas de nós, vencemos com toda a justiça. Para mim foi um feito muito meritório e por isso os meus parabéns em particular para o treinador, jogadores e adeptos, pelo apoio, embora hoje tenha achado exagerado tantos cânticos a Falcao.

Com José Sá, Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles, Danilo, Herrera e André André - era para ser Otávio, mas lesionou-se no aquecimento -, Marega, Aboubakar e Brahimi, a primeira-parte do F.C.Porto, foi, acima de tudo, de grande eficácia.
Com muitas dificuldades na primeira zona de construção e em sair, a equipa de Sérgio Conceição não encarrilava, não conseguia soltar-se, era obrigada a jogar longo, procurando os espaços e a velocidade de Marega. Estava o jogo assim, quando uma bola metida na área apanhou Aboubakar sozinho, o camaronês não se fez rogado e aos 9 minutos colocou o F.C.Porto em vantagem. Era uma vantagem que pelo que tinha feito até aí, o F.C.Porto não justificava, mas não importa, viva a eficácia, primeiro remate, golo. Nem o facto de ter marcado trouxe grande melhorias ao futebol dos Dragões, as dificuldades em encontrar espaços era muita, só Brahimi com aquele futebol de ziguezagues ia conseguindo chegar à frente com perigo, só quando a bola estava em Herrera o futebol portista ganhava algum critério. E foi assim que nasceu o segundo golo: cruzamento, bola no camaronês, ainda hesitou, mas encontrou a nesga para fazer o segundo remate enquadrado e o segundo. golo. Continuava o resultado a ser melhor que a exibição e ainda melhor ficou, quando Brahimi em cima dos 45 minutos, aproveitou uma assistência de Aboubakar e fez o terceiro golo.
Portanto, sem ter jogado um futebol de grande qualidade, o F.C.Porto teve hoje a eficácia que lhe faltou contra o Benfica, chegou ao intervalo com o jogo praticamente resolvido.
A lamentar a expulsão de Felipe. Mas espero que seja o caso de um mal que venha por bem, pode ser que o brasileiro que está demasiado aéreo para o meu gosto, acalme e melhore os níveis de concentração que andam muito por baixo.

A vencer por uma margem confortável, o F.C.Porto manteve a mesma equipa - quando da expulsão de Felipe, já tinha entrado Diego Reyes e saído André André - entrou na segunda-parte para gerir, procurando ter bola e controlar, sem se desgastar, ir jogando com o tempo. Estava um jogo sem grande interesse, o Mónaco não incomodava, os Dragões agradeciam, o único frenesim foi quando entraram Falcao e Moutinho, quando o árbitro assinalou penalty, os franceses reduziram, era preciso despertar. E assim foi. Alex Telles, rapidamente colocou novamente a diferença nos três golos, o jogo voltou à mesma toada. Já com Corona no lugar de Marega e mais tarde Soares no de Aboubakar, Falcao, com José Sá mal na fotografia - tanto nervosismo, tantos disparates a jogar com os pés, porquê? Quando as equipas pressionam alto e o guarda-redes é mais solicitado, é preciso calma, ser mais assertivo na colocação da bola -, ainda reduziu, mas já não faltava muito, foi apenas despertar e como Tiquinho ainda marcou o 5º, já quase em cima dos 90 minutos, a noite acabou em festa, com o F.C.Porto a conseguir mais uma vez ultrapassar a fase de grupos e chegar às eliminatórias.
Não foi uma grande noite de futebol, a qualidade de jogo só apareceu a espaços, mas na Champions o mais importante é vencer, porque vencer dá pontos e contos, com pontos conseguem-se atingir objectivos e o primeiro da época está conseguido.

27 comentários:

  1. Gostei de tudo, desde a tarja dos Super Dragões ao empenho e entreajuda de todos.

    Um Porto de dimensão europeia pese as lacunas evidentes no meio campo. Jogo monumental de Aboubakar, Telles e Herrera.

    ResponderEliminar
  2. Grande porto. Agora é pensar no campeonato. Não se esqueçam da estatística dos penal tira: 1 para nós e 4 para slb e scp.... Mts que insistir até à exaustão...

    ResponderEliminar
  3. Como c... é que nem na sporttv nem na rtp é considerado penalti para o mónaco e no Porto canal é?
    Depois queixem-se...
    JNPC tem que por mão nisto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi o jogo num canal inglês e a análise foi clara e imediata. Penalti sobre Brahimi na 1a parte. Mão na área do Mónaco na 2a num lance em que Aboubakar ficava talvez isolado para atirar à baliza. Marcano não joga a bola com a mão, ela bate-lhe acima das costelas por baixo do braço. Penalti mal assinalado.

      Arbitragem má, com erros crassos em lances fulcrais que poderiam ter tido influência no resultado final. Felizmente a nossa superioridade foi suficiente para mitigar mais uma roubalheira.

      Eliminar
  4. Caros Portistas,

    Estamos nos 8os como é costume, cada um no seu lugar!
    Esta vitória foi absolutamente fundamental por todos os motivos que nós sabemos e mais alguns!!Viva o F:CPORTO!!!
    Fundamental estarmos nos 8ºs e os cartilheiros vão falar da expulsão do Filipe, que por sinal foi burro tal como todos os carneiros burros corruptos encornados.
    Nem lhes passo cartolina VIVA O F.C.PORTO!!!
    O ORGULHO DE PORTUGAL SOMOS NÓS, mais uma vez eheheheh aiaiai a azia dos fdp nem podem com dores de barriga eheheh
    OS PALHAÇOS DA APAF Á RESPONDERAM AO DESAFIO DO UPB?? CLARO QUE NÃO, COBARDES DE MERDA!
    Queremos greve dos árbitros já!!!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  5. Caro DVP,

    Grandíssima jogatana. Estivemos muitíssimo bem e a provar que somos de facto a melhor equipa portuguesa na Europa. Pena a expulsão do Felipe, absolutamente escusada e uma arbitragem fraquinha, fraquinha. Dualidade de critério disciplinar e técnico. O pênalti do Mónaco é de bradar.

    Grande Aboubakar, Brahimi, Danilo e mais uma vez o Herrera.

    Excelente porto. Mérito dos jogadores e do Mister.

    Raoc

    ResponderEliminar
  6. Isto é o nosso habitat natural. Estar entre os melhores dos melhores.
    Queria destacar Herrera que tem vindo a fazer grandes jogos e que para mim hoje foi o melhor em campo.
    Tantas vezes o crítico mas é inegável o seu grande profissionalismo.

    ResponderEliminar
  7. Agora é preciso em Janeiro logo na primeira semana reforçar a equipa. Se não andarmos a dormir é isso que já estamos a fazer agora. Acho que os alvos já devem estar definidos. Este plantel é muito curto.

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite. O jogo foi tal e qual o seu post . Agora que venha um tubarão para crescermos mais . Quero apenas fazer 2 reparos:
    1-Porquê os aplausos ao Felipe após a expulsão?
    2-Porquê a situação do Iker e do Oliver?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Silvestre
    Boa noite Vila Pouca,este meritório triunfo foi obtido com imensa persistência, notável destreza e inegável capacidade de uma equipa bem orientada ou organizada,tal como graças ao apoio incondicional do tremendo mar azul que a rodeou.

    Depois em termos individuais apreciei Aboubakar, Danilo, Herrera, Ricardo e Alex Telles,no entanto em termos colectivos este FC Porto foi um regalo, só lamento a expulsão intempestiva de Felipe, oxalá conseguimos o render satisfatoriamente no próximo jogo.

    Finalmente mais uma vez o FC Porto dignificou o seu bom nome e a sua generosa imagem,bem como contribuiu significativamente para a valorização do futebol português, oxalá tal facto seja considerado nos próximos tempos.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  10. Pessoal,
    Eu tenho que vir aqui criticar alguns adeptos que não tem paciência para ver bola e a primeira oportunidade assobiam a equipa e digo bem assobiar, a ganhar andavam alguns estupidos assobiar.
    O porto preisa de apoio quer nas horas boas quer nas horas más, por favor se vão ao estádio para isso fiquem em casa!!!
    Queremos é um inferno ao adversários e não o contrário
    Grande jogo

    ResponderEliminar
  11. Mais simples do que esperado. As ja habituais paragens cerebrais do filipe ate ajudaram (dez a dez e o andre andre que ja tinha amarelo a sair). Herrera bem (depois de 3 ,4 jogos fracos), e ricardo comeca a lembrar-me um daniel alves de ha 10 anos. Bem o SC. Agora que a SAD lhe dê dois reforços a sério que ele bem merece. E nós tambem.

    ResponderEliminar

  12. Acho q o DVP disse tudo!
    Apenas discordo do lance do 1º golo, pois na minha opinião, não foi a bola q apanhou Aboubakar...ele foi inteligente e esperou bem o momento de aparecer na zona de penalty, fugindo ao fora de jogo. Para mim, muito bem!!!

    Sobre o Felipe, 100% de acordo! Precisa de castigo como de pão para a boca (assim como Otávio...)

    PS - Uma nota que acho merecedora de destaque...ontem fomos ganhar a Braga em andebol, numa vitória ao que parece, brilhante...ao q parece pq estava anunciada no PC e...afinal não deu! tentei saber e, pelos vistos, a equipa do PC foi barrada à entrada do Pavilhão Flávio Sá Leite, tendo inclusive apresentado queixa na polícia! TODO Este ódio do ABC ao nosso clube não tem continuidade com regimes ou lagartos...INCRÍVEL!!! Já no ano passado foi dos maiores roubos q vi no andebol e ontem...parece q foi igual. Mas ASSIM...não há imagens! NOJENTO!!!

    ResponderEliminar
  13. Herrera, Ricardo, Marcano, Danilo ... Aboubakar. Reis entrou e fez bem a sua parte, sendo estranho o que se passa com Filipe que quando chegou do Brasil não tinha estes excessos que o levaram à expulsão e que agora usa e abusa deles. Que grande equipa está a construir Sérgio Conceição onde o querer, o empenho e a competência fazem escola. Uma equipa em que não há lugar para tretas, para vitórias morais ou para ridículas justificações para fracassos colossais. Entretanto, depois dos roubos em Vila das Aves e no Dragão seguiu-se a costumeira e maciça lavagem dos prejuízo causado ao Porto. Mas, hoje, sempre tivemos direito a capas e a comentários favoráveis à nossa passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Aleluia!... Afinal faz-se jornalismo a sério neste Reino à beira mar plantado e que injustos temos sido quando chamamos freteiros e recadeiros a essa tropa que anda por aí a fazer maldades. Mas não nos iludamos porque essas capas não passarão da transição para os próximos capítulos da comédia em que se transformou o futebol português. E, assim, o mesmo VAR que nos tem vindo a ignorar e a prejudicar pode ser que nos venha a beneficiar num dos jogos que aí vêm, de forma a que os argumentos dos recadeiros apoiem a razão de Lucianos e de Fontelas que cavalgando as agendas das mãos que lhes embalam os berços argumentarão que errar é humano e que erros acontecem com todos os clubes...

    ResponderEliminar
  14. O que o FC Porto tinha alinhavado foi concluído ontem com uma vitória gorda sobre o Mónaco em mais uma boa noite Europeia. Pouco me importa se o Mónaco jogou com A,B ou C, o FC Porto cumpriu e bem o seu papel e marcar cinco golos num jogo da Champions é sempre de realçar. Vamos ver o que o sorteio nos reserva mas não há muito por onde escolher.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Bom dia,boa vitória,objetivo conseguido.

    Muita tremideira do marcano e Filipe (o banco fazia lhe bem),
    Compensada pela nossa eficácia e bom futebol ofensivo.

    Arbitragem à moda padre tuga.

    Aplausos ao golo do falcao são inadmissiveis,tal como o abandonar o estádio,logo após o golo do Soares de muito adepto.
    Nem queria acreditar no que estava a ver.

    O jogo não tinha acabado.
    Não entendo sinceramente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Um jogo agradável, uma excelente vitória. Arbitragem má, com erros graves.
    Felipe tem de refletir, creio que já deveria ter sido feito trabalho com ele, anda-se a colocar a jeito, ontem exagerou, ainda bem que o cartão foi para os dois lados, ainda por cima um adversário que estava a ser perigoso.
    Gostei de ver como o Dragão recebe bem os seus, seja com as coisas a correr bem, seja em caso de derrota (Quaresma, sei que deve ser impossível,mas tentar o regresso do Moutinho, era bom...
    Agora preparar bem o campeonato, contra tudo e todos, e esperar o sorteio da Champions, a ver o que dá...
    E se possível, dois/três reforços logo para o início de janeiro, sobretudo no meio campo.

    ResponderEliminar
  17. Uma duzia de notas :

    1 Gostei globalmente do jogo, o FC Porto dominou, mas também controlou!

    2 Mais fácil do que eu previa, mas, com 9 mudanças no Monaco, não há milagres!

    3 O Reyes entrou bem no jogo, e, não estará na hora do Felipe assentar as ideias, e "estacionar" sentado?

    4 Também considero um exagero os aplausos ao Falcao!

    5 O clube "intervencionado", é o unico que continuará a representar Portugal na Champions!

    6 Em 6 partidas da Champions, foram utilizados os "tais" 21 inscritos, 18 como titulares, e 3 como suplentes utilizados!

    7 Sérgio, o Monaco investiu em reforços cerca de 100 M€, e o Leipzig cerca de 60 M€, não o inverso como referiste ontem!

    8 O Treinador Sérgio Conceição, fez estreia em provas da UEFA, nomeadamente na Champions, porém, o "caloiro" superou este exame extremamente dificil com distinção, e, sem investimentos, o Vaná não foi inscrito, e a vitória de ontem pagou o G Redes, e ainda tivemos troco!

    9 Cumprimos o 1º objectivo desportivo da temporada, a partir de agora, o objectivo é disputar os oitavos, e desfrutar da Champions!

    10 Dos 7 possiveis adversários, as probabilidades de regressarmos à nossa mal amada Inglaterra, são enormes, 4 adversários ingleses, e o Chelsea que foi 2º classificado, terá de se cruzar com Barça, PSG ou Roma, eliminando um destes possiveis adversários. Mero feeling, vamos regressar nos oitavos a Old Trafford, e voltar a encontrar o Mourinho!

    11 Reforços, e outro feeling, creio que teremos 2 reforços em Janeiro, ambos canhotos, ambos representados pelo Deco, ambos lançados em Portugal pelo Sérgio, ambos brasileiros, e ambos representam o VSC, os seus nomes? O central Pedrão (o Felioe não irá jogar nos oitavos) e o desequilibrador Raphinha!

    12 Há por aí sempre grande confusão, e os media tem responsabilidade nisso. Nos oitavos, a vitória ou empate, não valem M€, a passagem aos oitavos geram 6 M€, depois há a bilhética, um tubarão na 1ª mão no Dragão gera cerca de 1 M€! (jogaremos sempre a 1ª mão no Dragão, porque fomos o 2º classificado no Grupo)!


    E ... Termino com Palma, mas também com palmas de um forte aplauso, para a nossa Equipa, Treinador e Adeptos:

    "e enquanto alguns fazem figura
    outros sucumbem à batota
    chega aonde tu quiseres
    mas goza bem a tua rota

    Enquanto houver estrada para andar
    a gente vai continuar
    enquanto houver estrada para andar
    enquanto houver ventos e mar
    a gente não vai parar..."


    PT

    ResponderEliminar
  18. Apenas um pequeno mas delicioso pormenor:
    Sem padres, sem missas, sem Var, sem e-mails, o SLB foi a pior equipa portuguesa de sempre na Liga dos Campeões!
    Se formos ainda mais longe, o SLB foi a pior equipa das 32 participantes!

    Afinal o rei não vai nu. O "que passou-se" é que o rei nunca usou roupa na p... da vida!!!
    Nada como ser lorde num país salazarento á beira-mar plantado!

    ResponderEliminar
  19. Curioso, com os primeiros sinais, e primeiros jogos na pré temporada, aqui mesmo prognostiquei que este Porto do Sérgio, poderia ser uma réplica do A Madrid do Simeone, falo sobretudo na raça, nas equipas competitivas, e com alma até Almeida!

    O que era mesmo o A Madrid antes do Simeone chegar? Muitas estrelas, mas mt longe de serem uma Equipa, o FC Porto do Jesualdo deu 3 em Madrid, ao Atlético do Forlan Aguero e Companhia ...

    Quanto ao FC Porto? Quem te viu, e quem te vê ...

    Também curioso, o Sérgio e o Simeone foram colegas de equipa, e campeões na Lazio de Roma!

    PT

    P.S. A propósito do A Madrid, estes contrariam na Champions, uma tendencia habitual, de atingirem finais ou meias finais, cairam para a Liga Europa, prova que contará nos 1/16 com o A Madrid, Napoles, B Dortmund, Leipzig, Milão ou Arsenal. O Sporting, mais uma vez foi protegido pelo bamburrio, e será cabeça de serie no sorteio, mas de forma imprevisivel, já que lá estão, espero que cheguem longe na prova, para amealhar pontos no Ranking, mas sobretudo para se cansarem à 5ª Feira, e "ressacarem" ao Domingo ou 2ª feira em Portugal!

    ResponderEliminar
  20. E por curiosidade, dos treinadores dos grandes dos últimos anos: Jardim, Marco, Paulo Fonseca, Lopetegui, NES, estao todos bem e recomendam-se. Com o prestigio em alta, voos altos em perspectiva (Marco, Fonseca, NES...).

    Por outro lado RV, JJ e VP, andam aos caídos. O JJ ninguém o levou daqui (com as figuras tristes que faz, veja-se ainda agora com o Messi), o VP só arranjou problemas, e do Rui "6 jogos 6 derrotas" Vitoria nem vale a pena falar...

    ResponderEliminar
  21. Objectivo mais que cumprido. Bem acima das expectativas e tem que ser valorizado.

    Agora é de evitar psg, barça e city.

    O resto acho possível

    Artur Chaves

    PS: Sinceramente que não entendo. Fomos roubadissimos nos 2 últimos jogos da liga e não se passa nada? Até o treinador vem pedir desculpa e justificar -se. Que estratégia, espero eu, é esta?

    ResponderEliminar
  22. Pessoal,
    Aqui vai o meu palpite
    CHELSEA-BARCELONA
    BASILEIA-PSG
    JUVENTUS-MANCHESTER CITY
    FC PORTO-MANCHESTER UNITED
    SEVILHA-TOTTENHAM
    SHAKTAR-LIVERPOOL
    REAL MADRID-ROMA
    BAYERN-BESIKTAS
    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  23. MUNDO IMUNDO.
    As filas para a compra dos comprimidos para a AZIA continuam.
    Vitoria gorda, simples e merecida arbitrado por um árbitro fraco com prejuízo para o FCP.
    Não vou destacar ninguém todos cumpriram, foi bom ver Moutinho e Falcão, dois grandes jogadores pela qual família portista tem carinho.
    À porca comunicação social sem ética e moral, agora, tenham a coragem de dizer que o FCP é a melhor equipa de sempre cá dentro e lá fora e o resto é paisagem.

    ResponderEliminar
  24. Eu aplaudi o Falcão depois do golo, não pelo golo em si (era o que faltava!), mas por não ter festejado e ter até (escusadamente) pedido desculpa. Ficou-lhe bem numa noite tranquila em que era fácil mostrarmos reconhecimento porque tudo (excepto a expulsão do Felipe) correu bem.

    Eu também me lembro de o Falcão ter feito cena para sair e penso que ninguém acredita que ele é portista e sofre por nós, mas gosto que mostrem respeito e penso que parte dos aplausos vem da lembrança da época gloriosa com o Villas Boas e de todas as alegrias que ele (Falcão) nos deu. Mais merecidos são os aplausos ao Moutinho, logicamente.

    Preocupam-me mais os aplausos ao Felipe, que se há coisa de que não precisa é que o incentivem a continuar com atitudes irreflectidas destas, que podem colocar vitórias em causa.

    Conseguir o apuramento neste grupo foi excelente, mais não poderá ser exigido na Europa. É tempo de cerrar fileiras nas provas domésticas e em fevereiro logo se vê. Fora PSG, Barça e City, é sonhar e lutar!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Concordo consigo em relação ao Felipe..esta a precisar de um banho de humildade..belo retrato do jogo feito pelo Manuel.
    Precisamos deste euros como do pão para a boca..valorizar jogadores também é bastante importante..venha Setúbal.
    O nosso presidente vai finalmente falar..espero que não fique nada por dizer.

    ResponderEliminar
  26. As semelhanças entre Aboubakar e Lukaku:

    Lukaku foi mandado embora do Chelsea por José Mourinho, achando então os responsáveis do Chelsea que ele era um desastrado e um trapalhão. Esteve no Everton, progediu muito de facto, José Mourinho foi buscá-lo para o Manchester United, e é o melhor marcador da equipa e dos melhores da Premier League.

    Aboubakar foi emprestado pelo Porto em 2016, por decisão dos responsáveis do Porto e Nuno Espírito Santo, também considerado um desastrado com a bola nos pés e não tendo a classe do Jackson Martinez, Falcao ou Lisandro. O posterior estágio no Besiktas fez-lhe bem, veio com um sentido mais apurado e mais finalizador. Mesmo que tivesse ficado no ano passado o rendimento não teria sido tão bom como está a ser este ano. E aí o actual treinador tem imenso mérito. Não esperava que Aboubakar fosse a ser um jogador tão importante neste Porto. mas ainda bem.

    ResponderEliminar