Mesmo quando e por todas as razões conhecidas, as limitações estão à vista, há uma cultura que persiste e raramente falha. Foi essa cultura que pode ser umas vezes mais, outras menos, evidente, mas que tem raízes profundas e por isso nunca desaparecerá, que levou o F.C.Porto a atingir pela 14.ª - tinha lido que era 13.ª - os oitavos-de-final da Champions League. Conseguimos assim cumprir o objectivo mínimo, chegamos à fase a eliminar com o prestígio intacto e com a bolsa aconchegada, isto é, juntamos o útil ao agradável.
Foi, confesso, uma prestação acima das minhas expectativas e agora veremos na segunda-feira quem nos calha em sorte - gostava que fosse o Manchester United. Mas como a Champions é só para o ano, foco total no campeonato, sem esquecer a Taça de Portugal.
Nota:
Agora que a continuidade na prova rainha da UEFA está garantida e vai abrir o mercado de Janeiro, só peço um jogador, descubram outro Emerson - aquele que veio do Belenenses e jogou no tempo de Bobby Robson. O F.C.Porto precisa de alguém que ultrapasse as linhas quando os adversários nos pressionam, galgue barreiras, jogue no campo todo, tenha intensidade, seja poderoso fisicamente. Importante para a Champions, mas também para as provas internas. Não é fácil encontrar esse jogador, mas para mim está à vista que essa é a principal lacuna do actual plantel.
E agora falemos do SLB...
Já tinha dado o lamiré, hoje vou aprofundar, sobre o comportamento do Benfica na edição 2017/2018 da Champions. Faço-o, porque, como disse, não podemos nem devemos ficar pelo folclore do hoje gozamos nós com eles, amanhã gozam eles connosco. Não, é preciso esmiuçar, interpretar os sinais e reflectir a sério sobre o significado da prestação benfiquista na prova entre clubes, mais importante do futebol mundial.
Seis jogos, seis derrotas, zero pontos, um golo marcado e catorze sofridos, é este o saldo do clube do regime agora que terminou a fase de grupos. É o pior resultado de uma equipa portuguesa na Champions, idem para um clube do Pote 1, uma prestação ridícula, miserável, também porque o grupo era fácil.
O mundo do futebol interroga-se como é possível e pergunta: porquê? Quais as razões para que um clube que nos últimos anos tem dominado o futebol português, é tetracampeão, tem este vergonhoso comportamento na Champions? E em Portugal, se à miserável participação, juntarmos tudo aquilo que sabemos sobre o estado lampiânico e sobre o polvo que estende os tentáculos por todas as estruturas do futebol, mas não só, essa prestação vai levar a que os responsáveis pela FPF e LPFP, pelo menos - não ficaria mal que o Governo através da Secretaria de Estado do Desporto, também estivesse atento - a reflectir? E a comunicação social que anda com o Benfica ao colo, está sempre pronta para extrapolar, fazer a apologia da mediocridade, vai fazer de conta, assobiar para o lado, reduzir tudo a uma má política desportiva, como já está a fazer em alguns antros, ou, finalmente, vai encarar o problema a sério, esquecer as vendas de papel e as audiências, dizer alto e em bom som: o "rei" nem de tanga vai, vai completamente nu? Vai ter a coragem de dizer que este Benfica de Luís Filipe Vieira é um tumor que alastra e que se não for parado, coitado do futebol português?
Quando o F.C.Porto dominava, esse domínio tinha substância, correspondência nas provas europeias, deu para conquistar a pouca coisa de uma Taça UEFA e uma Champions League, mais uns trocos. Isso não impediu a mais fundamentalista e desonesta campanha contra o F.C.Porto, o nosso clube foi caluniado, vilipendiado, denegrido e achincalhado cá dentro e lá fora, grandes treinadores e grandes jogadores viram o seu valor colocado em causa, o mérito era apenas de factores extra desportivos. E agora, perante tantas e tantas evidências, tantas e tantas provas que a grandeza dentro do campo, do SLB é pífia, artificial, não há qualquer nexo de casualidade, ninguém tem coragem de questionar nada?
Como sabem todos os que fazem o favor de me ler, isto no Dragão até à morte não é novo. Não, posts sobre o rei vai nu; apologia da mediocridade; extrapolações ou omissões, apenas com o objectivo de puxar por um e prejudicar o outro, são muitos e estão por aí ao longo dos anos. Agora que as prestações europeias estão pelas ruas da amargura, na próxima época só o campeão tem entrada directa na Champions e o segundo classificado tem de fazer pré-eliminatórias, alguns vão mostrando preocupação, mas são apenas lágrimas de crocodilo. Desde que cá dentro ganhe o SLB, o Portugal dos pequeninos vai funcionando... tudo corre sobre rodas. E agora a selecção portuguesa de futebol até foi campeã europeia...
Este trabalho do Paulo Teixeira também ajuda a explicar porque o "rei" vai nu:
«Como sabemos o Ranking UEFA é definido pelas campanhas desportivas ou pontos amealhados pelos Clubes nas 5 últimas edições da Champions, e ou Liga Europa. Porém, esta analise, apenas irá registar os 5 últimos desempenhos do FC Porto e Benfica na Champions, a competição entre Clubes mais importante no Mundo do Futebol.
Comparando os registos de FC Porto e Benfica nas 5 ultimas edições Champions, balizados entre 2013/14 e 2017/18, recordo que o
Benfica nas primeiras 4 temporadas desportivas, venceu em Portugal 4
Campeonatos Nacionais.
O FC Porto nas 5 últimas edições Champions superou 3 vezes a fase de
Grupos, alcançou 1 vez os quartos-de-final e 1 vez os oitavos-de-final. Na
presente edição não sabemos até onde poderá chegar o FC Porto de Sérgio
Conceição. Em igual período o F C Porto foi 2 vezes eliminado na fase de
Grupos, porém, em 2013/14 e 2015/16, o Porto de Fonseca e o Porto de
Lopetegui, mantiveram-se vivos até à ultima jornada e caso tivessem
pontuado na derradeira jornada tinham seguido para os oitavos da
Champions. Não pontuaram, caíram ambos para a Liga Europa!
O FC Porto nas 5 últimas participações Champions, disputou 36
jogos nessa competição (excluídas as partidas com Lille e Roma do play-off de acesso Champions).
Nesses 36 jogos disputados, 16 vitórias, 9 empates e 11
derrotas. Pontuando as vitórias e empates, o FC Porto acumulou 57
pontos, marcou 62 golos e sofreu 43, um saldo positivo de 19 golos!
O Benfica nas 5 últimas participações Champions, disputou 36 jogos
nessa competição (rigorosamente os mesmos 36 jogos que o FC Porto
disputou em igual período).
Nesses 36 jogos disputados, com 12 vitórias, 7 empates e 17
derrotas. Pontuando as vitórias e empates, o Benfica acumulou 43 pontos
(menos 14 pontos que o FC Porto), marcou 37 golos e sofreu 54, um
saldo negativo de 17 golos!
Pergunta final: qual ou quais as razões de tamanha discrepância
entre rendimento desportivo interno e externo, de FC Porto e Benfica?








Não seria pedir muito face a esta passagem do FCP à fase seguinte, tivessemos o jornal A Bola, que se reclama como a referência do jornalismo desportivo em Portugal desse o destaque (e já só peço o mesmo, embora as diferenças estejam à vista de todos) que deu ao SLB por ter passado à fase eliminatória em dois anos consecutivos.
ResponderEliminarÉ verdade.
Aquela parolada de gente achou que isso era um feito merecedor de destaque de primeira página.
E pur si muove, já dizia o outro...
Silvestre
ResponderEliminarBoa noite Vila Pouca, concordo consigo o FC Porto tem efectuado boas prestações europeias e dignificado o seu bom nome por essa europa fora, tanto que é o emblema português com mais títulos internacionais, quanto à prestação desta temporada apesar de um percalço inicial a mesma foi proveitosa tanto em termos desportivos como financeiros, bem como acima das expectativas, agora resta aguardar pelo que o futuro nos reservará.
Depois o fundamental é a reconquista do título de campeão nacional, por isso oxalá o FC Porto conseguia paulatinamente cimentar a sua liderança,bem como efectuar uma proveitosa prestação na Taça de Portugal,ou seja vencer igualmente a mesma, por outro lado creio que o reforço da nossa equipa poderia passar tanto pelo meio campo como pelo ataque, dado que também faz falta uma alternativa válida a Aboubakar ou Soares e talvez um extremo diferente dos que temos.
Finalmente a prestação dos lampiões é fruto de uma preparação indevida, dado que a sociedade Luís Filipe Vieira & Jorge Mendes apenas se preocupou em encher os bolsos em vez de reforçar realmente a equipa que tem evidentes lacunas aqui tapadas com o suporte nos padres e meninos queridos,no entanto a nível europeu as fragilidades dos lampiões ficaram bem patentes e nem a vasta cartilha consegue esconder tais factos.
Abraços
Silvestre
Site da Renascença, em destaque:"Benfica rematou tanto como o Barcelona, correu mais que o Real Madrid e teve mais bola que o PSG." Até custa a acreditar... mas é a prova provada do que não há vergonha.
ResponderEliminarCaro Vila Pouca, totalmente de acordo,mas enfim parece que alguns são cegos e papagaios da cartilha de Carlos Janela.
EliminarAbraços
Silvestre
Mundo Imundo.
ResponderEliminarA Propaganda Nacional Benfiquista como no tempo do Nazismo ou do Comunismo como em qualquer ditadura, é de medo de terror. Os árbitros depois de saberem que os seus nomes as suas vidas privadas estão nos ficheiro da Luz, oferecidos a este Polvo Mafioso por bufos da mesma profissão, a troco de favores, carreiras e dinheiro. Os Jornalistas persuadidos pelos seus chefes, partidos políticos presos aos 5 milhões de votos desta praga, leva a que este País seja mais vermelho mais corrupto que se possa imaginar. Mesmo assim o FCP ainda é o melhor Clube Português a nível Nacional na Europa e no Mundo apesar de ser constantemente roubado.
Faz lembrar os comentários de Aurélio Márcio no 0-5 para a Supertaça, na Luz - é o benfica a jogar e o Porto a marcar...
ResponderEliminar
ResponderEliminarE possivel colocar AQUI a entrevista ao OJOGO de PC de hoje e amanha???
Faz bem lembrar Emerson que carregava a equipa e o Porto com ele. Que jogador!... E que pena ter estado tão pouco tempo connosco... Como refere Vila Pouca, a pobre prestação do Benfica na CL exigiria um profunda reflexão para explicar como é que um clube que "dominou" o futebol português nas ultimas quatro épocas consegue ser uma nulidade nas competições internacionais mas às autoridades desportivas e aos especialistas que vivem da industria do futebol isso passa-lhes completamente ao lado. Provavelmente por saberem que só conseguirão visibilidade (e ganhar as suas vidas) com a bênção do SL Benfica e do seu empresário de estimação. É por estas e por outras as previsões sobre um futuro limpo do futebol português são pouco animadoras a menos que se faça Justiça com ajuda dos emails de FJM e dos indícios das trapalhadas que os mesmos sugerem. Pode ser que um dia destes o milagre da verdade aconteça...
ResponderEliminarObviamente que o Benfica é permanentemente posto no pedestal pela grande maioria da CS portuguesa e muitas vezes levado ao colinhho como se tem visto nas últimas 5 épocas.
EliminarInfelizmente para eles mesmo com a boa vontade do nacional- benfiquista, vender meia equipa titular e substituir por jogadores de qualidade duvidosa dá nisto. E quase o mesmo pode ser dito do FC Porto há 3-4 anos atrás.
Se arranjar tempo amanhã coloco a entrevista completa de PC, com a minha análise.
ResponderEliminarHoje quero ver se consigo falar de bocas que parecem vuvuzelas: grandes e barulhentas.
Um Emerson agora era ouro sobre azul. Era um poço de força mas que tinha também qualidade técnica para queimar linhas transportando a bola. Um comboio!
ResponderEliminarA questão é como encaixaria na fórmula de SC. Já percebemos que a equipa não privilegia a posse de bola e tenta aproveitar mais as transições. Ora para isso é preciso o tal pulmão e nesse caso assentaria como uma luva.
Agora no 4-2-4, Herrera ou Danilo teriam que sair. No 4-3-3, para mim, também pois não se justificava um trio danilo/herrera/"emerson" para o campeonato (champions é outra coisa...)
Jogadores parecidos: O keita do leipzig (já vai para o Liverpool, 22 aninhos...) era perfeito, manuel Fernandes (já veterano), etebo do feirense (uma incógnita mas tem feito bons campeonatos), Fernando de regresso (adiantar Danilo e fazer dele esse tal emerson, ia requerer mais tempo) ou então descobrir algum no mercado sul americano.
Acho que a questão do médio é pertinente pois otavio, Oliver, André André e mesmo Sérgio Oliveira não têm a capacidade física e a intensidade que o modelo de SC exige e, por isso, até para termos opções era necessário outro médio.
O resto não mexia. Regressos só o do paciência e porque jogamos com dois avançados e ele está a jogar no setubal mostrando que consegue impor-se num plantel.
Artur Chaves
Caros, este benfiquinha... acabará por implodir! Não há mal q sempre dure.
ResponderEliminarQuanto ao futuro Emerson...eu vejo o Danilo DESSA forma, embora lhe falte pulmão por vezes.
Um q gostava MUITO era o Nakajima, do Portimonense. Grande jogador e q acho q encaixava como uma luva!
AEu já escrevi istoi num outro vlog, mas vou repetir aqui. Se nada for feito pela Justiça deste pais, o futebol português caminha a passos largos para se tornar uma Grécia ou Escócia. Um só clube a ser campeão, e nem esse irá diretamente a Champions, terá que jogar as pré eliminatórias. Urge fazer algo, se não o Carnide vai ganhar 10 campeonatos consecutivos!
ResponderEliminarMUNDO IMUNDO
ResponderEliminarOntem na TV do Lixo da Manhã o chefe dos Cartilheiros o Mercenário JANELA pegou~se com comentador do Sporting, armado em P... Virgem este biscateiro a recibo verde quis dar uma de polido de independente, mas, sempre a defender o Polvo, o seu Patrão o seu Amo com um ar sério de artista dramático amador. Fez um papel ridículo, perante os seus colegas de bancada que educadamente lhe disseram que ele não era ninguém para falar assim. Este enganador esquece-se quando levar um pontapé no cu pelo patrão que de momento só se está só a servir dele, vai andar a mendigar um lugarzinho nem que seja no Canelas, com devido respeito...
Para melhor tentar ilustrar ou expressar, mesmo gráficamente, as tais discrepâncias de rendimento de FC Porto e Benfica, cá dentro e lá fora, vou deixar o acumulado pontual nos 4 ultimos campeonatos, e restantes 13 jornadas desta Liga, e de igual forma, somar os pontos conquistados por ambos nas 5 ultimas Edições Champions.
ResponderEliminarAcumulado pontual, nos ultimos 4 campeonatos, e 13 jornadas desta liga, somatório de 145 jornadas disputadas:
Benfica 359 pontos.
FC Porto 325 pontos.
(O Benfica fez mais 34 pontos que o FC Porto).
Acumulado pontual, nas 5 ultimas participações Champions do FC Porto e Benfica, disputaram nessas edições o mesmo numero de jogos, somatório das 36 partidas disputadas por ambos (excluidos play off com Lille e Roma):
FC Porto 57 pontos (62-43) 19 golos positivos.
Benfica 43 pontos (37-54) 17 golos negativos.
(O FC Porto fez mais 14 pontos na Champions que Benfica em igual período).
Fica a pergunta, estes registos desportivos tão distintos, não podem ser esmiuçados e trabalhados, pelas autoridades judiciais que investigam o apito abençoado?
Ó Vila Pouca, juntar um Emerson e um Danilo? Isso é um abuso (vi recentemente na RTP Memória, um Braga FC Porto no 1º de Maio, e numa quase piscina com muita lama, o Emerson foi o tractor que levava tudo à frente), e mais acrescento, o FC Porto com Danilo&Emerson só precisaria de jogar com apenas 1 central internamente. Artur Chaves, neste Porto eram compatíveis, cá dentro, e lá fora, isto na minha opinião (o JJ não queria juntar o Danilo e o WC no Sporting?). Emerson/Kulkov, na temporada seguinte Emerson/Lipcsei, a "besta" jogou melhor com o Russo. Mas, não recuo 20 anos, e, só pedia um Seri na Equipa B, Danilo e Seri, seria perfeito. Do que tenho visto no nosso campeonato, os Atletas mais interessantes, são de desequilibrios, uns que confirmam o que já tinham feito no campeonato passado: Welthon, Etebo ou Raphinha, e há duas revelações: o japonês Nakajima, e o criativo 10 Paulinho. ambos do Portimão. Entre os centrais, gosto do Pedrão do VSC, e do Flávio Ramos do Feirense. Infelizmente, não vislumbro uma "besta" como o Emerson no nosso campeonato! (para quem não sabe, esse brasileiro Emerson chegou a Portugal oriundo dos juniores do Flamengo, adaptou-se a Portugal e à Europa no Belem, saltou para o FC Porto então por "tuta e meia", onde foi bi campeão, posteriormente o FC Porto vendeu essa força da natureza para o Middlesbrough).
Extraordinário Janela opaca ontem na TV da Cofina, um "independente" colérico, amotinado, num registo de ditador, naturalmente, a defender a corrupta instituição. Pelo meio, com a maior convicção do Mundo afirmava: "O Benfica é o clube português que mais tem contribuido para o Ranking UEFA nos ultimos anos...". Ò Janela opaca, onde estaria o Benfica no ranking, sem os pontos da Liga Europa ainda com o JJ?
Se por acaso, o Francisco J Viegas vier aqui "ouler" o Vila Pouca, deixava-lhe apenas isto:
Contributo das equipas portuguesas nas últimas cinco épocas na UEFA:
F.C. Porto: 14,750 (32,47%)
Benfica: 13,332 (29,35%) (preciosa ainda a final da L Europa em 2013/14)
Sporting: 5,750 (12,66%)
Sp. Braga: 5,250 (11,56%)
PT
O Rei vai nu, mas parece que não, cada vez mais parece que vivemos na Coreia do Norte.
ResponderEliminarEntão os árbitros não se indignam com os e-mails revelados por FJM. Não marcam greve?
A APAF nao diz nada? A FPF? O governo que diz, que faz.
Em cima disto tudo temos uma comunicação social que passa uma realidade paralela e o país segue, não sei que dizer que pensar.
Um Emerson seria ouro sobre azul, lembrei-me de outro que encaixaria no perfil de médio que precisamos, um Guarim dos bons dias seria perfeito.
Em Setúbal temos de entrar a matar para que um novo Aves não possa acontecer.
Para mim jogaria com o mesmo 11 com Corona no lugar do AA. A outra opção neste momento não faz parte das 1as escolhas do SC, o Oliver.
FC Porto para sempre e até à morte
Filipe b
PT
ResponderEliminarNinguém falou em compatibilidade ou não:
" Agora no 4-2-4, Herrera ou Danilo teriam que sair. No 4-3-3, para mim, também pois não se justificava um trio danilo/herrera/"emerson" para o campeonato (champions é outra coisa...) "
Ou seja, ou danilo/emerson ou herrera/emerson e não os 3 combinados.
A propósito, gosto bastante do etebo, mas teria condições e capacidade de singrar num clube como o nosso?
Fernando e Danilo também seria um meio campo de aço. Era uma limpeza
Artur Chaves