quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Moreirense F.C. - F.C.Porto. Desde 2010/2011 que a Taça de Portugal não vem para o Dragão...


Taça de Portugal, quartos-de-final, Moreirense - F.C.Porto.
Não vindo em 1º lugar na lista de prioridades para esta época - essa, sem dúvida e sem hesitações, vai para a conquista do título -, a Taça de Portugal, que o F.C.Porto não ganha desde 2010/2011, portanto, há mais tempo que o campeonato, vem logo a seguir. Para isso, primeiro, é preciso derrubar o Moreirense. E basta olhar para a temporada anterior - duas derrotas, uma para o campeonato e outra para a Taça da Liga -, para concluir que o F.C.Porto não vai ter vida fácil amanhã em Moreira de Cónegos. Campo pequeno, terreno em más condições, equipa minhota com muita vontade de causar surpresa e sonhando com o Jamor, com a legitimidade de quem já fez história ganhando a Taça da Liga no estádio do Algarve, vencendo duas das melhores equipas portuguesas, Benfica e Braga.
A propósito das dificuldades que esperavam o conjunto de Sérgio Conceição, lembro que Sérgio Vieira, treinador do Moreirense, teve no final do jogo frente ao Benfica, uma declaração curiosa e que foi, resumidamente, o seguinte:"Não marcamos nem pressionámos bem no meio-campo, pagamos por isso. Mas este jogo serviu de lição, fica o aviso para não cometermos os mesmos erros no jogo com o F.C.Porto." Ora, sendo que não há melhor forma de preparar o jogo com o F.C.Porto, do que "treinar" com o Benfica, certamente que não teremos um adversário a dar tantas facilidades como deu frente ao clube do regime. Assim e para que seja possível continuar a olhar para o Jamor, é fundamental a versão do melhor Porto. O Porto que junte à atitude, determinação, vontade de vencer,  qualidade de jogo.

A minha equipa:
Casillas, Maxi, Reyes, Felipe e Layún, Danilo e Herrera, Ricardo, Marega, Soares e Corona.

Uma equipa com uma base que dá garantias e permite poupar alguns jogadores que têm sido os mais solicitados e por isso estão desgastados: Marcano, Alex Telles, Aboubakar e Brahimi.

7 comentários:

  1. Silvestre
    Boa noite Vila Pouca, espero que possamos alcançar com maior ou menor dificuldade um desfecho positivo e prosseguir na Taça de Portugal,onde podemos com determinação, destreza e capacidade vencer a mesma,pois temos uma óptima equipa e um notável Treinador.
    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  2. Não acho muita piada estarmos a jogar depois dos outros. Isso também tem acontecido no campeonato. É um pormenor.

    Equipa para amanhã, praticamente igual excepto marcano no lugar de reyes e Hernâni no lugar de ricardo. Porque marcano não tem substituto directo e porque naquele campinho uma dupla filipe e marcano é mais forte. E Hernâni porque deu boas indicações no último jogo, merece oportunidade e... falou na rodinha e tudo.

    Artur Chaves

    ResponderEliminar
  3. Neste momento, não sinto respeito por qq clube q não o nosso!

    Portanto...o Moreirense é p abater! Atenção ao q fez hoje o Cova da Piedade, muito bem!

    Espero um GRANDE Porto amanhã!

    ResponderEliminar
  4. Por certo a defesa do Moreirense "aprendeu" com os erros cometidos contra o clube que gosta de ajudar os mais pequenos e amanhã todos os seus jogadores se vão apresentar cheios de garra e motivação. Também o padre nomeado fará tudo para celebrar uma boa missa. Atenção Brahimi que és o próximo a ser expulso por isso tem cuidado. Eu admiro-me que perante o escândalo que se passou no jogo em que foram feitas ofertas descaradas para que os lampiões marcassem o segundo golo e mesmo assim só à terceira o tenham conseguido ninguém ter da nossa parte dito nada. É um jogo que merece ser investigado. Se tivesse acontecido connosco imagino o escarcéu que tinha acontecido na CS e nos blogs vermelhos. Nós nada dissemos e esquecemos que a nossa falta de reação é o combustível para que nos continuem a roubar. Quando mudamos este comportamento passivo?

    ResponderEliminar
  5. Caro DVP, gostei muito do seu onze. Espero que SC realmente dê descanso a alguns dos esteios e deixe rodar alguns jogadores menos utilizados, porque vamos percisar de um plantel amplo e em forma para o resto da temporada. Também concordo com o Artur Chaves que o Hernâni depois da boa entrada no último jogo pode merecer até um lugar de início. A ver...

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  6. Bom, se observarmos os registos do FC Porto em Moreira de Cónegos, os mesmos ilustram as dificuldades naturais que o Moreirense sempre apresentou ao FC Porto, isto em 9 partidas oficiais, 4 vitórias dos Dragões, 3 empates e 2 derrotas (nas duas ultimas deslocações), por exemplo, o Porto de Mourinho Campeão Europeu empatou em Moreira. Se acrescentarmos um campo de reduzidas dimensões que convida a equipa pequena a defender mais e melhor, porque, como é sabido é também mais facil defender num campo pequeno, do que o fazer num campo grande. Isto é, o histórico, e as dimensões do relvado deixa-nos sérios avisos!

    Quanto ao onze para hoje, globalmente concordo com o Vila Pouca, mas, duvido que o Sérgio promova essa rotatividade (sem Marcano, Telles, Brahimi e Abou, e todos eles acumulam mais de 2000 minutos oficiais), por exemplo, observando o onze do FC Porto com o L Évora da Distrital, o Sérgio não poupou o Marcano, o Brahimi ou o Abou, é um sinal. Em contraste, com o Leixões na T Liga, promoveu a maior rotatividade das 29 partidas oficiais, e mesmo a jogar no Dragão, empatamos "zero e zero", correu mt mal. Outro sinal, vi ontem o Cova da Piedade Sporting, a 1ª parte foi uma nulidade, com o Piedade a mandar nesse período uma bola ao poste, e outra na barra, e o Sporting só na 2ª parte, já com o Bruno F e Bas Dost materializou o seu favoritismo, mas, na 1ª parte colocou-se a jeito, e até jogaram em campo neutro!

    O meu onze: Casillas; Maxi, Marcano/Felipe e Telles; Danilo/Herrera; Hernani, Brahimi, Marega e Soares. Vou apostar na velocidade do Hernani, se bem que, terá pouco espaço para utilizar a sua velocidade!
    (de evitar hoje o prolongamento, porque 2ª feira jogamos na Amoreira).

    Noutro contexto, se o FC Porto vencer hoje o Moreirense, teremos 4 clássicos com o Sporting, ainda nesta temporada desportiva, Janeiro T Liga, Fevereiro 1ª mão T Portugal, Março Campeonato, e Abril 2ª mão da T Portugal. Registo igual ao da temporada 2013/14 (Porto de Fonseca/Castro), mas então com o Benfica como adversário na 2ª parte da temporada no ano de 2014, T Portugal meia final, T Liga meia final, e na derradeira jornada um FC Porto Benfica para o campeonato, numa partida a feijões, e em que deram cabo da nota do incompetente Rui Costa...

    Como sabemos o FC Porto já venceu 16 T Portugal, e foi finalista vencido em 13 Edições (8 finais da Taça perdidas para o Benfica, e apenas uma vencida no ano de 1958), portanto o FC Porto já esteve em 29 Finais da T Portugal, e quer chegar à 30ª Final. E em quantas Edições o FC Porto jogou Meias finais da T Portugal? Os Dragões já estiveram presentes em 43 meias finais, se vencer hoje, será a meia final da T Portugal nº 44. Quais os adversários mais comuns do FC Porto nas Meias Finais da T Portugal? Não há surpresas, Benfica em 8 edições (4/4 em passagens á Final e eliminações, equilibrio nas meias Finais, o que não acontece em Finais), o FC Porto com o Sporting cruzou-se em 7 Meias Finais (em 4 o FC Porto seguiu para a Final, e em 3 foi eliminado). A talhe de foice, a meia final mais desequilibrada registou-se na temporada 1957/58 (a unica final vencida ao Benfica), o FC Porto na Meia Final cruzou-se com o Sp Lourenço Marques, e do agregado das duas partidas resultou um expressivo 15-03, com um 9-1 nas Antas!

    PT

    P.S. Para mais logo, desejo que o Belkaroui o central argelino do Moreira, repita o que fez com o Benfica, qual Beckenbauer da Argélia, desate a driblar dentro de area, tal como o fez com o Benfica muitas vezes, numa delas deu o 0-2!

    P.S. 1 - A data oficial da 1ª mão da T Portugal é 28 de Fevereiro, porém, a TV da Cofina aponta já um acordo entre clubes, para que essa suposta meia Final a disputar no Porto se realize a 7 de Fevereiro, e esta data é péssima, vejam a sequencia com 3/4 dias de intervalo: Braga casa, Sporting casa T Portugal, D Chaves fora, Liverpool casa, e Rio Ave casa, entre 3 de Fevereiro e 18 do mm mês, 5 jogos de enorme importancia/intensidade em apenas 15 dias? Naturalmente, voltaremos a rever, mas se hoje o FC Porto carimbar a passagem, e vença!

    ResponderEliminar
  7. Caro DVP e Amigos:
    Estou confiante . Vamos ganhar o jogo e seguir em frente.
    Hoje fui alertado por um amigo para ver o programa "desportivo" da CMTV que ocorreu logo ao jogo do Sporting.
    Fiquei abismado!
    Com excepção de José Manuel Freitas e através de Fernando Mendes, foi dado a entender que o departamento de comunicação do FCP tratou de silenciar os jornalistas presentes para não perguntarem nada sobre o Rui Vitória, para no final, o Sérgio Conceição poder dar "um golpe de teatro" ?!
    O que vi ao analisar o programa foi muito mau e deve merecer por parte dos nossos responsáveis uma atitude condizente.
    Um abraço.

    ResponderEliminar