segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

"A dureza da incompreensão", por Felisberto Costa


Creio que aquilo que vou dizer também me atinge em cheio, mas jamais me sentiria bem comigo próprio se não me confessasse perante a minha nação portista. E aquilo que me aflige a mente, me prosterna a minha honestidade intelectual é… Pinto da Costa!
Jorge Nuno Pinto da Costa, o mais titulado de todos os presidentes que habitam ou já habitaram neste planeta azul, o verdadeiro pai do FC PORTO vencedor (não quero com isto dizer que antes de PdC o FC PORTO fosse um clube menor), caminha para o fim dos seus dias, tal e qual como acontece ou acontecerá a todos nós, mas com uma qualidade que a esmagadora maioria dos mortais não consegue sequer imaginar: ser velho, mas ser líder, ser idoso, mas activo, ser sénior, mas não-reformado, estar exausto, mas não derrotado!
Para os que dispensam o seu tempo em ler as minhas crónicas, sabem perfeitamente que quando as coisas não correm bem ao nosso azul-e-branco, levo tudo a eito desde o presidente ao roupeiro, e até o desgraçado do meu irmão, ex-atleta do clube, leva comigo!
Mas pensando bem, quem somos nós para criticar tamanho génio? Quem somos nós para duvidar da liderança de um homem que dedicou grande parte da sua vida a fazer deste FC PORTO, não mais um na Liga dos Campeões, mas sim um da Liga dos Campeões! Não sou um seguidista de meia tigela, mas longe de mim a ingratidão perante um PORTISTA que merece uma estátua do tamanho da torre dos Clérigos.

Este jejum de 4 anos, se calhar mais não é que ao suprema ironia de ver quem é quem e quem está com quem! Portistas de vitórias era vê-los no último jogo nas Antas ou Dragão a correr atrás das câmaras de televisão, a apregoar um portismo bacoco onde eles em nada ou em muito pouco contribuíram. Portistas nos dias menos bons, esses sim é que fazem falta! Portistas que estão lá sempre, ou sempre que lhes é possível. Portistas que vestem a camisola por o FC PORTO ser campeão europeu ou porque ficou em… 9º lugar! Sim, porque eu já vi o meu FC PORTO ficar em 9º!!!
Por isso prefiro que o meu comandante, que me enerva bastas vezes agora, tal como um velho pai enerva um jovem filho, continue a ser ele próprio, mesmo que as forças lhe vão definhando e não haja gente (dos corajosos que o agora crucificam) que se candidatem ao nobre cargo de ser presidente do FC PORTO, do que todos os presidentes dos clubes que compõem o futebol português! Prefiro este velho comandante á frente das nossas tropas que um jovem mas fútil presidente que acha que tem o mundo inteiro contra ele, ou um bigodes qualquer que se serve do clube para enriquecer á má fila e fazer prosperar os seus negócios de forma bem nebulosa!
Por isso senhor presidente, quando eu falar mal de si, não ligue; são palavras que saem da boca não do coração!
Bem sei que haverá gente que dirá: que raio de post é este nesta altura? Pois bem olhem para a casa dos vizinhos e digam se não somos… um clube diferente!

Nota final:
Porque o computador está mesmo nas últimas, nos próximos tempos vai ser difícil postar. Portanto, se não aparecer por aqui não estranhem.

23 comentários:

  1. Tal e qual, se fosse eu a escrever só não escreveria o mesmo porque não tenho o dom da escrita como o Sr. Felisberto, pena que muitos portistas tenham a memória curta.

    T. Sousa

    ResponderEliminar
  2. Felisberto que nao seja por isso, eu arranjo lhe um computador para poder continuar estas cronicas fabulosas, nao desapareça, faz muita falta.

    ResponderEliminar
  3. Num tempo em que os "Je suis" é que se julgam gente, não se enxergando que são criaturas fúteis e mal agradecidas, é saudável constatar que há uns tantos que têm memõria, neurónios e dão o devido valor, talvez ao Nosso maior vulto, após Infante D. Henrique.
    Bem hajam os que não se deixam alienar.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem. Só faltou o "Espero por vós nos Aliados!".

    Cumprimentos
    Rui Lopes

    ResponderEliminar
  5. Quem tem problemas com o computador sou eu... e aproveito para a esse propósito, dizer o seguinte:
    O meu companheiro de tantas lutas e tantas batalhas, depois de andar a ameaçar há algum tempo, ontem recusou-se a trabalhar, disse chega, vou reformar-me. Enquanto não chega o substituto e para manter o tasco aberto, vou utilizar o telemóvel e de vez em quando fazer uns postezinhos. Mas como é óbvio, não tenho possibilidade de publicar os artigos do MST e PML, por exemplo, como também não posso publicar um artigo do antigo presidente da Académica, José Eduardo Simões, muito interessante sobre as facilidades que goza neste país o "empresário" Luís Felipe Vieira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silvestre
      Boa tarde Vila Pouca,por vezes tais situações sucedem, oxalá o seu próximo companheiro de luta tenha no mínimo a sua resistência.

      Depois muito obrigado pela sua disponibilidade e defesa em prol do FC Porto,bem como pelas dicas que aqui vai deixando.

      Abraços

      Silvestre

      Eliminar
  6. Boa tarde caro Felisberto Costa, caro MVP e caros Portistas;

    Já aqui o escrevi uma vez e por isso este post do Sr. Felisberto Costa deixa-me de veras feliz e, ate, de lagrima no canto do olho. Jorge Nuno Pinto da Costa para mim é aquele herói que não tem capa, não tem super poderes mas é aquele herói pelo qual sempre tive e tenho um carinho mais que imenso. O herói que nos trouxe o norte de volta, que nos fez maiores do que alguma vez imaginamos, que fez muito mais, mas muito mais que políticos e outros artistas que poderiam com o seu peso fazerem pela nossa cidade e pela nossa região. Por isso felicito-o Felisberto por este momento de pura magia que é enfatizar e dar as verdadeiras cores com que se pintam o nosso presidente. Azul e Branco é o seu coração e todo ele é FC do Porto.

    Contra tudo e contra todos. FC Porto sempre.

    JP

    ResponderEliminar
  7. Silvestre
    Boa tarde Sr.Felisberto Costa, concordo consigo o Senhor Presidente Pinto da Costa foi um dos principais responsáveis pelo engrandecimento do FC Porto tanto a nível internacional como nível nacional,por isso o seu currículo fala por si e nesse panorama tem toda a legitimidade para reclamar algo mais em prol da verdade desportiva,com astúcia e firmeza,dado que é um Homem com provas, não um caloteiro bancário,nem nenhum condenado por roubo ou um bebé a precisar de um kit de chupetas.

    Depois creio que ainda nos poderá com a sua vitalidade nos proporcionar diversas alegrias em diversas vertentes.

    Finalmente é lamentável como alguns meios de comunicação social tentam ofuscar a situação de Luís Filipe Vieira com invenções e diversos disparates, fazendo passar o mesmo por um anjinho e desviando as atenções com a criação de novelas sem a mínima ética ou vergonha, enfim parte do jornalismo português está podre e é composto por encartilhados ou palhaços a serviço de Luís Filipe Vieira e companhia.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  8. Caros Portistas,

    Caro Felisberto concordo a 100% com o que está escrito mas também há muita coisa coisa que devia ter feito e não fez.
    Delegar e deixar o clube entregue sabe-se lá a quem??? Alguma vez o verdadeiro PC deixava que perdêssemos os campeonatos, 1º do Lopetegui e o do NES?? nunca na vida, nem que convocasse os sócios para invadirem a liga.
    Sinceramente ficar-lhe-ei eternamente grato mas quem deixou chegar as coisas a este ponto também foi ele... por cansaço??por negligência?? por não puder?? não sei, não sabemos, o que sei é que os responsáveis são responsáveis tanto para o bem como para o mal e nas alturas em que devia, sim devia ter dado a cara não o fez, por isso para mim foi uma grande desilusão que nunca esperei que ele me desse sobretudo depois de tudo o que construiu e nos deu.
    Há coisas que para mim têm de ter uma explicação e ele nunca a deu, nem a mim nem aos muitos milhares de sócios do nosso amado F.C.PORTO.
    Concordo com a estátua com tudo, agora há muitas coisas que com ele a 100% nunca se teriam passado e disso todos sabemos que isto é a mais pura das verdades.
    VIVA O F.C.PORTO!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  9. O desplante do periquito a almoçar com o vieira. "Fui saber toda a verdade", diz ele.

    Estou farto disto!
    Se isto acabar como tem acabado com o Carnide campeão depois de nos roubarem 6 pontos, o futebol acabou para mim.

    Artur Chaves

    ResponderEliminar
  10. Caros Portistas,

    O meu Amén ao post.

    O maior, não digo o unico, reponsavel por estarmos à 4 anos sem ganhar é o polvo encarnado. Esse é o maior responsavel. Todos aqueles que atribuiram a JNPC a responsabilidade por estas derrotas tiveram que engolir em seco quando se conheceu a dimensão do polvo encarnado.

    Nunca se assistiu a isto em democracia. Antes do 25 de Abril era norma o SL5 dominar tudo. Dominava a FPF e com isso dominava a disciplina e os arbitros. Na CS, o polvo sempre teve os jornais desportivos de LX, mas havia CS a Norte e essa era independente. Tambem a RTP tinha uma conduta mais isenta e não haviam os privados anti-FCP.

    Hoje assistimos a algo incomparavel na Europa. Temos um País dominado por um clube. Dominado desportivamente, politicamente e creio judicialmente.

    É este o polvo que nos tem roubado os titulos no futebol, mas tambem no hoquei e no basket. É este o polvo que temos que combater e denunciar.

    É contra isto que o FCP e Pinto da Costa combatem. Acham que faziam melhor? Acham que poderiam falar se ninguem vos quisesse ouvir?

    Abraço

    F. Couto

    ResponderEliminar
  11. Como já não tenho paciência para certas coisas, ás vezes "descasco" bem no Jorge Nuno, mas a "gente" continua a gostar do Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  12. F.Couto, o F.C.Porto pelos silêncios, pela arrogância no pós Kelvin, pela incapacidade de fazer barulho junto de quem de direito, para além de algumas opções totalmente erradas, não tem nenhuma responsabilidade destes quatro anos de seca e do emergir deste polvo? Mesmo agora, apesar do que já foi feito, continuo a pensar que se podia fazer muito mais. Basta comparar algumas intervenções de PC no passado com o silêncio de agora.

    ResponderEliminar
  13. Quando nos deixamos adormecer e não fomos capazes de ler os sinais, acabamos por perder embalagem e quando demos por isso, tudo estava minado, como mostram os mails e outras coisas.
    As reuniões a combinar estratégias, desde os tempos do cineasta comentador, por exemplo, eram conhecidas... Deixamos andar e hoje vai custar muito a combater este estado de coisas.Ainda por cima, quando a estrutura fantástica que tinhamos, está mais debilitada...
    Este ano emendamos mais a mão, mas é insuficiente e o mal está feito... Vamos esperar que se possa contrabalançar, mas como disse, vai levar muito tempo.

    ResponderEliminar
  14. Caro Vila Pouca

    O contexto era diferente. A CS era diferente. Quem quer fazer entrevista a PC?
    Nesse tempo havia mais isenção. Sem os mails éramos comidos mais um ano.

    Abraço

    F. Couto

    ResponderEliminar
  15. FC, nunca o FCP teve tantos meios como agora para fazer ouvir a sua voz...
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. nao no spodemos distrair...meia epoca ja passou e resultados praticos dos emails ainda mt poucos, algumas demissoes, obvio que e' bom, mas nao corta o mal pla raiz.
    a raiz esta viva e de boa saude em segundo lugar as uns miseros 2 pontos qd ja devia estar a 8/10.
    se vai dar em alguma coisa nao sei, mas o decretado penta esta ao virar da esquina, e admitindo q sera a melhor hipotese de spre de eles o terem, podem ter a certeza q vao fazer de tudo pra tal...

    PdC sem duvida q ja fez mt, mt mesmo, mas e que, da lhe o direito de parar? se nao tem forca deixe entrar quem tenha, mais do q nunca, com um treinador (passe o chavao) a Porto, com uma uniao q ha mt q nao se via, nao podem a ficar a jogar/falar sozinhos. se continuarmos a ser sucessivamente roubados nao ha uniao que valha.

    por isso PdC TEM de fazer o seu trabalho e falar, intervir a quem de direito, pedir satisfacoes, reunioes, etc... tem de mostrar que ainda tem poder, q ainda pode pedir aos arbitros nao favores mas q sejam isentos! q nao nos roubem nem beneficiem os outros!

    mas ja estarei a pedir mto...

    o estoril, com mais do q argumentos pra ser ganho na secretaria, ja acalmou a poeira, ja ng se lembra da bancada...nao conhecendo os detalhes, ainda estamos a tentar de alguma maneira ganhar esse jogo na secretaria ou fomos abafados plo sistema?
    pq achar q vamos ganhar naqueles 45m, em q pouco mais do q 20 se jogarao...
    manu365

    ResponderEliminar
  17. Andamos a queixar-nos que o VAR tem olhos de lince contra nós, é cego quando são lances a nosso favor. No jogo com o Braga, árbitro e assistente não validaram logo o segundo golo, pediram VAR, não fosse haver uma irregularidade, ao contrário do que acontece quando é ao contrário. Comentador de arbitragem, comentadores nos programas no PC, treinador, director de comunicação, alguém pegou nisto, colocou em discussão estes critérios diferentes? Ninguém.

    O pasquim I, um antro de vermelhos e cartilheiros, é isto e mais aquilo. Júlio Magalhães, ouvi, ninguém me contou, disse:
    "é um jornal que eu leio e gosto, têm o direito de fazer aquilo, mas é um ataque ao FCP..."

    Podem-me chamar radical ou outros mimos semelhantes, mas este não é o meu Porto. Como não é o meu Porto, tv da lixeira estar na antevisão, fazer perguntas e ter respostas, mesmo depois de dizer mentiras esfarrapadas sobre o F.C.Porto.

    ResponderEliminar
  18. Uma pessoa muito próxima do mostovoi de viatodos que a 2 meses atrás me disse.."espero que o João nunca apite esses gajos fodas***"..e bem..pela primeira vez está época salvo erro aí vem o mostovoi..

    ResponderEliminar
  19. A propósito do post de Manuel Vila Pouca [12:19] também me podem chamar radical mas ler MST a incensar Duarte Gomes na sua crónica desta semana e ouvir elogios ao humor e ao génio de Ricardo Araújo Pereira especialista em piadinhas de m**da contra o Porto no Universo Porto da Bancada de ontem não é o meu Porto e incomoda-me. O mesmo é ler na revista do Expresso um cidadão natural do Porto (Tozé Brito) dizer, cito:"O Porto ganhava pouco e os adeptos cuspiam, atiravam cartões de sócio para as bancadas. Eu era criança mas lembro-me de ter pensado: O que é que estou afazer aqui?..." ... E o Tozézinho pediu ao papá para não ver mais o Porto e lá foi para Lisboa onde se encantou com o cheiro das papoilas e com Eusébio, escrevo eu. Tozé acrescenta na mesma entrevista: "Se fechar os olhos ainda vejo aquele final quando o "papão" do Porto se tornou campeão europeu" numa contribuição significativa para a apontar o dedo aos feios porcos e maus "lá do Norte". Os Juca Magalhães desta vida acham coisas como estas normais. E quem não se sente...

    ResponderEliminar
  20. Não há duvidas que o benfica tem campeonatos manipulados, espero que os Emails que estão sobre alçada da justiça esclareçam a verdade desportiva conspurcada por este Polvo.
    Meirim é uma mentira, é o rosto de uma figura cartilhada a bem do Polvo.
    O Pavão Ricardo Costa com olhos de uma cobra venenosa, é o rei das vigarices que fez contra o FCP enquanto esteve na LIGA ajudar o seu patrão e clube a falsear a verdade desportiva, ainda hoje este vigarista mexe no futebol.

    ResponderEliminar