terça-feira, 20 de março de 2018

"Contigo até ao fim, meu Porto!", por Felisberto Costa


Faltam, mais dia menos dia, qualquer coisa como 2 meses para terminar este campeonato. Campeonato que a nação portista deseja ardentemente festejar, não só porque merecemos o titulo, como porque será uma grande bofetada de luva branca para certa gente e certas instituições.
Como será de esperar, cada final que nos falta, será vivida pelos adeptos portistas a roer as unhas, com grande ansiedade, alguns tremeliques, mas também com o vernáculo que iremos oferecer à equipa na recta final rumo ao título. O que interessa ao fim e ao cabo é não desamparar estes jogadores e equipa técnica. Levá-los a acreditar que não estão sós contra tudo e contra todos, mas que também tem gente suficiente que os defende com unhas e dentes. Esta paragem foi uma benesse caída dos céus. Com jogadores nucleares lesionados, mas a caminho do pronto restabelecimento, como Soares, Danilo, Alex Telles e Marega, com o esfriar de cabeça nos jogadores - deixá-los pensar noutras coisas para além do futebol, também é salutar -, sobretudo da imensa maioria do plantel que não sabe o que é ser campeão e sofre agora a cada jogo que falta de nervosismo natural e humano. Este interregno é um toque de reunir as tropas, lavar a alma e o corpo e restaurar forças para o que falta. E ao contrário de muitos, ainda bem que só jogamos na 2ª feira de Páscoa!
E agora é que vão ser elas! Na frente até ao jogo na 2ª Circular, iremos levar com toda a comunicação social prostituída ao querido clube. Se é para o lado em que dormimos melhor, também é credível que de vez em quando nos faça ter uma ou outra noite mal dormida. Sobretudo pela disparidade de critérios que envolvem um certo clube. E por falar em disparidade de critérios, também agora temos que ensinar os nosso jogadores a serem artistas de Hollywood, pois connosco o VAR não facilita. Filma-nos de todos os ângulos possíveis e imaginários afim de filtrar o que lhe convém. O penalti transformado em livre directo, só em Portugal!!! Primeiro, porque apesar da bola ter entrado, o maior prejudicado foi… Sérgio Oliveira. Segundo e faz parte dos livros, aquando da reposição de pontapé de baliza, os árbitros mandam repetir o lance, quando a bola não sai fora da grande área ou quando um jogador dá mais que um toque na bola. Porque raio o penalti não foi repetido? E sem querer mentir ou caluniar, deixo por conta do Paulo Teixeira, em como o lance do Sérgio Oliveira já aconteceu com o Jonas e o árbitro não mandou repetir!
Até ao final do campeonato vamos levar com gabinetes de crise, com Quiñones, com Klebers, com Estoris, e com o triste resumo de que em Portugal se fala de tudo menos de futebol, só porque é o clube da Luz que está envolvido. Sim, porque se fosse o azul-e-branco, aí o futebol era secundário! E para terminar, apenas quero dizer que num estado de Direito, numa democracia ocidental, o caso e-toupeira é além de gravíssimo, é um atentado ao bom nome do próprio país: Portugal!!!
E o CD que decide instaurar um inquérito ao F.C. PORTO por uma denúncia anónima, porque se mantém calado e cobarde como uma ratazana perante esta mais que evidente corrupção? Num país a sério, o SL e B já estaria prontinho para jogar com o… Canelas!
Tenhamos fé, coragem e futebol, porque eu sei que:
Espero por vós nos Aliados!

6 comentários:

  1. "O Benfica foi condenado a pagar uma multa de 6120 euros na sequência do processo instaurado pelo Conselho de Disciplina (CD) por declarações proferidas no programa Chama Imensa da BTV, emitido a 20 de novembro de 2017."

    tudo contra o benfica! :-(

    ResponderEliminar
  2. Caro Felisberto,

    Sobre penaltys, o FC Porto em 27 jornadas beneficiou de 4, e apenas uma foi concretizada:

    FC Porto 3 D Chaves 0, Soares falhou, apenas marcou na recarga.
    V Setubal 0 FC Porto 5, Aboubakar concretizou.
    Paços 1 FC Porto 0, Brahimi falhou.
    FC Porto 2 Boavista 0, o Sérgio Oliveira concretizou de forma inusitada, mas foi anulada!

    Portanto, de 4 GP assinaladas neste campeonato a favor do FC Porto, apenas uma foi concretizada, e pelo Aboubakar. Acrescentaria que o Marega concretizou duas em Guimaraes na temporada passada, tal como o André André no VSC fez 8 golos de GP em 14/15. A estatística diz que no plantel quem bate melhor GP é o André André!

    O Benfica beneficiou de 8 penaltis, o Jonas concretizou 6, falhou 2!

    O Sporting beneficiou de 5 penaltis, concretizou os 5, o Dost 4, e o Bruno Fernandes 1.

    Os árbitros que mais GP assinalaram na I Liga, curiosamente são ambos Internacionais do "aviário":
    1º Tiago Martins assinalou 7 GP!
    2º João Pinheiro assinalou 6 GP!

    O Benfica é a Equipa com mais GP a seu favor assinaladas na I Liga, são 8, seguido pelo VSC de Guimaraes e D Chaves, ambos com 7 GP a seu favor!

    O Boavista é a Equipa que mais GP desperdiça na I Liga, teve 5 GP a seu favor, falhou 4, e apenas concretizou 1, segue-se o FC Porto, teve 4 GP, falhou 3, e apenas concretizou 1!

    GP inusitada como a batida pelo Sergio Oliveira? Creio que na Liga Inglesa, não me recordo do jogo!

    1 Abraço,

    PT

    P.S. O Jonas em derbis e clássicos, apenas marcou 1 golo ao FC Porto, e outro ao Sporting, curiosamente, só marcou a F C Porto e Sporting 2 golos no seu total, e ambos de GP. A máquina de propaganda está já a preparar um penalty para o Jonas, para o clássico de Abril, estejam atentos ...

    ResponderEliminar
  3. Silvestre
    Boa noite Sr.Felisberto Costa, concordo consigo esta paragem é uma benesse para Sérgio Conceição,pois a mesma deverá permitir recuperar plenamente alguns jogadores lesionados, bem como retemperar as forças de outros e assim enfrentar a restante temporada com outra capacidade ou frescura tanto física como mental.

    Depois é nojento o que lampiões têm efectuado em prol de ganhar a qualquer custo, como se tem verificado através dos casos dos emails e do E-Toupeira,como tal espero que a justiça funcione atempadamente e com firmeza.

    Finalmente oxalá o FC Porto contra tudo e todos seja campeão nacional,tal como todos possamos ser felizes em Maio.

    Abraços
    Silvestre

    ResponderEliminar
  4. A lampionagem, apesar de apertada, anda à solta pois tem as costas quentes pelos poderes ocultos deste país centralista, sempre "a bem da nação".
    Acho até, que estes casos dos vars a que temos sido sujeitos, não passam de uma manobra de gozo, para sentirmos quem (ainda) manda e manter a "chama imensa" acesa, quando já devia estar irremediavelmente apagada.
    Sabendo isto, a nós adeptos, resta-nos continuar unidos, a denunciar e a apoiar num mar azul, como até aqui.
    À equipa, continuar a lutar até à exaustão, sabendo que tem sempre de jogar contra 15 ou 16, à SAD, ser mais interventiva e assertiva, denunciar alto e bom som, sem paninhos quentes.
    E força Porto.

    ResponderEliminar
  5. Ler:

    http://www.abola.pt/nnh/Noticias/Ver/721953

    ResponderEliminar
  6. Bruno de Carvalho, com todos os seus defeitos, tem a mais que há a menos por cá, para quem tem responsabilidade de defender o FCP
    http://rr.sapo.pt/noticia/108728/bruno-de-carvalho-pede-intervencao-das-autoridades-para-acabar-com-violencia-no-futebol

    ResponderEliminar