No dia que canto os parabéns ao F.C.Porto pelo 129º aniversário...
Isto é mais do mesmo, repetitivo, mas pela importância convém ir recordando.
O desporto português, futebol em particular, era maravilhoso, imperava o desportivismo - isso do fair-play é uma modernice -, o F.C.Porto não contava, o Benfica contava muitíssimo, o Sporting só contava de vez em quando, mas muito mais que agora.
As coisas alteraram-se substancialmente, o F.C.Porto passou a contar muito, o Benfica conta muito menos, o Sporting só tem contado quase de vinte em vinte anos. E perante este cenário a maioria não se conforma, não aceita, tudo serve para tentar mudar o status quo.
Se a isto juntarmos uma comunicação social engajada, recheada de freteiros, recadeiros e cartilheiros, encontraremos as razões para este vale tudo que atinge o F.C.Porto e quem o representa profissionalmente.
Há culpas próprias nesta situação - um Dragão manso, sem poder de fogo, sem o espírito de luta e de combate que o caracterizou e numa situação financeira muito complicada -, mas há, principalmente, muita falta de rigor, isenção, honestidade intelectual, explicada pelo facto de termos uns mídea praticamente falidos e que raciocinam segundo um princípio básico: se os benfiquistas são os nossos melhores clientes temos de lhes dar o que eles gostam... mesmo que isso contrarie o princípio que juramos respeitar, pise sistematicamente a ética e a deontologia.
Não admira que nesta conjuntura apareçam com grande protagonismo algumas figurinhas a explorar o filão. Figurinhas que tudo espremido e tirando o mais triste e fundamentalista anti-portismo, não sobra nada.
PS - Tem sido lindo de ver os cartilheiros do Benfica, com João Gobern à cabeça, todos alinhados na solidariedade para com o Cancella, com o argumento que foi despedido por delito de opinião...
O outro também achava que podia chamar javardo ao treinador do F.C.Porto. Enganou-se, sentou o cu no mocho, foi condenado...
Parabéns ao FCP por mais este aniversário , deste clube de todos nós , deste clube que amamos , nos bons e maus momentos , na vitória ou na derrota , que felizmente são de grandes conquistas , de superação .
ResponderEliminarTenho todo o orgulho em ser portista .
O nosso museu foi eleito a melhor atração em Portugal , um museu cheio de história , repleta de troféus que ganhamos nos últimos 40 anos , cá dentro 23 campeonatos e taças de Portugal , assim como as supertaças , e lá fora , aonde ganhamos 2 taças dos campeões europeus , 2 taças UEFA , 2 taças intercontinentais , 1 supertaça europeia , e é isso que mata por dentro os nossos rivais , e daí toda aquela CS , e gente que ganha a vida a falar mal de nós , a maioria daqueles cartilheiros não tem aonde cair morta , mas esperemos que com aquele caso em que Sérgio Conceição ganhou recentemente , em que chamar javardo vai sair muito caro ao prevaricador (mais de 8000 euros!!!) , estarei para ver quanto vai pagar Varandas por ter dito o que disse ao nosso presidente , seguramente deverá estar muito preocupado .
Assim como como Cancella que foi cancelado , tem de ser este o mote , quem se mete conosco leva , para que pensem duas vezes antes de nos atacarem .
Aquilo que estão a fazer ao Taremi é vergonhoso e monstruoso , aonde estavam os papalvos que agora apontam o dedo ao iraniano quando há uns anos esse grande piscineiro lampião do Jonas se amandava por tudo e por nada para o chão em pleno escândalo dos Emails ???
Não podemos dar tréguas a essa gente .
Meu caro, 8k para esse tipo não é nada. Foi embaixador, ganhava isso e muito mais por mês. Está podre de rico. Por isso preferiu pagar uma migalha para ele do que pedir desculpa.
EliminarCaro 3asifa , ele até pode ser podre de rico , mas vá por mim , vai doer-lhe , não tanto no bolso , mas na alma ...
EliminarBem o Sérgio Conceição , que vai doar esse dinheiro a uma instituição de caridade no Porto , bom gesto .
Parabéns ao FCPorto. Os homens passam mas o clube é eterno.
ResponderEliminarQuanto à perseguição ao Taremi noutros tempos já lhe tinham dado o troco mas agora ninguém está para se chatear. Não aproveitam o Porto Canal que só serve para dar tacho aos amigos. Até o UPB foi atirado para as 23h. É lançar-lhes à cara sempre que falem do taremi o piscineiro jonas e a posição que esses vendidos tinham na altura. É preciso não lhes dar audiências e deixar de ver esse lixo televisivo.
Parabéns ao FC Porto. Desejo que o clube saiba responder aos novos desafios dos novos tempos que vivemos.
ResponderEliminarViva o FC Porto.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarESTAMOS TODOS DE PARABÁNS PELO 129 ANIVERSÁRIO DA INSTITUIÇÃO FCP.
Dos que cá estão e os que já partiram, este grande Clube foi sempre o orgulho de todos nós, da cidade e o país que representa com títulos nacionais europeus e mundiais.
Sempre lutamos contra o chauvinismo e centralismo, para sermos o Maior entre os grandes sem complexos.
A chama do Dragão está bem viva, não nos deixamos cair por mais rasteiras que nos façam. A vida continua por 129 + 129 e muito mais aniversários, SOMOS PORTO.
OS MORALISTAS DA TRETA.
Quanto à livre expressão é tudo uma treta, é preciso saber onde começa e acaba o respeito a liberdade de cada um. Há muito João cá na terra, há muitos balões vazios que pensa que dão lições de moral ou que falam para parolos, quando não passam de uns botafogos com um ego mais vermelho, que o cu de um macaco inflamado.
Os E-mails era o segredo da historia Padrinhesca encarnada foram divulgado! passaram a ser crime dos crimes lá encontrados e divulgados, aí tudo vale tudo é liberdade de expressão mesmo chamando javardo, insinuar, provocar, que toma droga, que é picisneiro, tudo vale quando a pimenta é fresca no cu dos outros...
Vila :
ResponderEliminarQuem for isento reconhecerá facilmente que falas verdade , só a verdade e nada mais do que a verdade !
Assino por baixo !...
Parabéns ao nosso amado clube! Viva o fcporto
ResponderEliminar«É um fenômeno curioso: o país ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado, come, bebe e diverte-se indignado, mas não passa disto. Falta-lhe o romantismo cívico da agressão.
ResponderEliminarSomos, socialmente, uma coletividade pacífica de revoltados»
É essa a percepção que tenho do país. Falamos muito mas é da boca para fora. No resto somos medrosos.
EliminarClaro que o líder é sempre o principal responsável; claro que os jogadores, que são quem joga, também não podem passar ao lado como se não tivessem responsabilidades; mas deixem-me perguntar: para que servem os adjuntos?
ResponderEliminarSe o treinador, no caso, o seleccionador, por várias razões, desde a pressão do jogo até incapacidade de análise do jogo no momento, ou indo mais longe e para satisfazer alguns mais radicais na análise ao treinador Fernando Santos, porque é mau treinador, está a ver mal o filme, para que servem os adjuntos? Não é para ajudar, chamar a atenção daquilo que se está a passar e o líder da equipe técnica não vê? Estavam todos a ver o mesmo filme, completamente fora da realidade? O resultado servia e por isso foram deixando andar, mesmo que o domínio espanhol se tornasse asfixiante, Portugal não conseguia trocar a bola e fazer mais de dois passes? Sim, porque os problemas que afectaram a selecção portuguesa a partir dos primeiros 10 minutos da segunda-parte, particularmente a partir do momento em que a Espanha fez três substituições - entraram Gavi, Pedri e Pino -, eram tão óbvios que não era necessário ser um especialista para perceber que era preciso mexer rapidamente. Não mexeram, quando mexeram, mexeram mal.
Parabéns Futebol Clube do Porto!
ResponderEliminarParabéns, Senhor Dragão Vila Pouca pelo seu Portismo inigualável e assertivo.
Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarParabéns Futebol Clube do Porto.
Abraço
O discurso do senhor presidente, ontem na AFP, deu início à campanha eleitoral e ficou claro que em 2024 vai a jogo.
ResponderEliminarPara mim não é uma surpresa.
Lamentável que para passar o discurso o Porto Canal colocasse o jogo entre o Valongo e FCP em Hóquei em Patins, apenas num quadradinho.
O senhor presidente está muito acima dos superiores interesses do FCP.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarNADA QUE NÂO SOUBÉSSEMOS.
O sr presidente não tem vergonha tem é uma grande lata.
O Porto Canal pôr acima do FCP o sr presidente é lamentável. Eu sou FCP não sou Pinto da Costa, estava mais interessado no jogo do hóquei Valongo - FCP que ouvir ou ver o SR PRESIDENTE receber mais um prémio! vá lá que desta vez não chorou.
Gostava de saber a verdade, o que Sr presidente PC disse a Vieira " que se estivesse no FCP não ia preso" gostava que se apurasse a verdade, porque a ser verdade é simplesmente vergonhoso para tudo que é FCP.
A campanha da recandidatura do sr presidente de 86 anos para mais 4 anos já começou à muito tempo com pezinhos de lá, vai querendo dizer o que muitos portista e amigos dele dizem - "Eu não sou o presidente sou o dono".
Se o PC se recandidatar eu chamo de Covardes, Hipócritas a todos aquelas figuras do FCP que gostam e amam o FCP como eu, não Vão a Votos com o Sr Presidente...
DVP, essa é uma boa questão. Realmente uma boa equipa técnica poderia ser uma mais valia para colmatar as várias carências de Fernando Santos como selecionador.
ResponderEliminarO grande mal é que a equipa técnica padece dos mesmos males de FS. A maioria é desatualizada e já estão juntos há muitos anos, mesmo antes de estarem na seleção.
Ora se isto traz coisas positivas como a confiança entre eles, também acarreta coisas negativas como o conformismo e pior a convergência de ideias que se vai criando com o passar dos anos. Daí pode resultar que "vejam todos o mesmo filme".
Se antigamente nós tínhamos 4/5 jogadores com titulares de grandes equipas Europeias, hoje em dia temos 17/18.
Se temos jogadores que treinam diariamente com Klopp, Guardiola, Galtier,Ten Hag, etc, e estão habituados aos melhores métodos do futebol atual e um estilo de jogo ofensivo, não lhe podemos pedir o mesmo rendimento ao serem treinados por um treinador com um estilo de jogo rudimentar (e se os jogos são assim, os treinos também têm de ser), em que a fase defensiva é privilegiada.
Só falei em treinadores internacionais mas não tenho dúvidas que mesmo em comparação com os treinadores dos três grandes, haverá uma enorme diferença entre a qualidade de trabalho desses clubes e da seleção nacional.
Vou mais longe, acho que FS teria muita dificuldade em treinar qulaquer equipa da 1 liga Portuguesa. Á imagem de Jesualdo ferreira nesta altura da sua carreira, com quem o comparo. Foram bons treinadores mas tudo tem um fim no futebol ao mais alto nível.
ResponderEliminarParabéns ao FCP (aos sócios, apoiantes e demais portistas que sentem e vivem o Club) esta efeméride que nos congratula a todos... deve ser sempre sublinhada e festejada.
Parabéns igualmente ao DVP porque abriu um espaço de liberdade para discutir, reflectir, pensar e emitir posicionamentos sobre o FCP que todos nós amamos.
Por último, dentro da liberdade que me dá no seu espaço, não deixar que no momento desta efeméride que positivamente nos alegra a todos... realçar que o club esteja entregue (com todo o respeito que lhe devemos e agradecimentos historicamente) a quem sistematicamente subscreve o Princípio de Peter quer ainda o Princípio de Murphy.
Longa vida ao FCP, e a todos os portistas
Obrigado DVP pelo espaço
JPPCH
O FCPinto da Costa vai de vento em pôpa como ontem se viu no canal Porto Canal Pinto. Relegar o jogo de hóquei para segundo plano para ver e ouvir o sr presidente a debitar banalidades sem interesse e subrepticiamente dizer que se vai recandidatar,é obra. A vergonha e o discernimento perdeu-se por aquele que se julga mais que o próprio clube. Se em 2024 ninguém concorrer contra ele mereceremos bem tudo de mau que nos possa acontecer. Quero ver no RC quanto esses portistas desinteressados recebem de prémios por levarem o clube à falência. Haja vergonha!
ResponderEliminarBoas.
ResponderEliminarJá o tinha dito, o Pinto da Costa sairá do clube num caixão. Só se engana quem se deixa enganar.
Ou em 2024, os sócios têm a coragem de o mandar embora. O que duvido que haja maioria para isso.
Em relação ao F Santos, demorei tempo a perceber o óbvio, só está na selecção por causa do Ronaldo. Está lá para o pôr a jogar. Porque quem sempre mandou, foi ele, não o treinador!
Agora que o Ronaldo não está a jogar nada e continua a jogar 90 minutos, isto torna se demasiado óbvio.
Com isto, estou eternamente grato ao F Santos e ao Ronaldo. Quer se goste ou não, o Santos foi o único que conseguiu um título europeu . É um facto.
Mas ninguém é eterno. E o problema da carne, é que quando começa a apodrecer, querer eternizar se!
Ambos já estão a apodrecer, quase todos vêem isso menos os próprios.
Abraço.
Alexandre, o anterior, e o atual Jesualdo, na minha opinião, dá 20 a zero ao Fernando Santos, e em contextos vários, são muito distintos, então em termos de qualidade de jogo das equipas respetivas...
ResponderEliminarTodavia, o atual Jesualdo, poderia ter um papel fundamental num FC Porto organizado (não neste atual disfuncional), por exemplo, como diretor geral, para todo o Futebol, da formação ao futebol profissional, duvido que o aceitasse, porque com 76 anos, ainda é um viciado no treino.
Fernando Santos, num triénio no FC Porto, ganhou 1 campeonato, e perdeu 2 (para o Sporting de Inácio, e o Boavista do Pacheco), a melhor Champions de Fernando Santos surge na edição 1999/00, eliminados pelo Bayern de Munique, e pelo Dallas, isto nos quartos final. Um Porto que tinha um núcleo fortissimo, Aloíso/Jorge Costa, Paulinho/Chainho/Paredes/Doriva e artistas como Zahovic, Drulovic, Deco, Capucho, e o Jardel a fazer mais de 40 golos, e o engenheiro, conseguiu perder 2 campeonatos em 3, com tanta qualidade, convenhamos, é obra...
Já o Jesualdo, num quadriénio no FC Porto, foi tri-campeão, aliás é o único treinador português tri-campeão (estrangeiros a ganhar três campeonatos consecutivos, há muitos). Na Champions, em 4 edições consecutivas no FCP, superou sempre a fase de grupos, com 11 ou 12 pontos, um pontapé do CR no Dragão, afastou-nos da Meia Final da Champions EM 2009, o Manuel Neuer pelo Schalke e nos penaltisa, também nos roubou uma presença nos quartoas final. O Jesualdo na Champions, parecia um "relógio suiço", nada de eletrocardiogramas nervosos. Depois, tinha e tem valências e competências extraordinárias como potenciador de talento, e com essas valências, o FC Porto gerou muitas mais valias financeiras M€, mas também bons desempenhos na Champions, internamente também.
Voltando ao Fernando Santos, vou deixar algumas curiosidades, porque também revelam o seu perfil, foi selecionador da Grécia 4 anos, e esteve num Mundial, e num Europeu, com planteis fracos, e apurou-se para essas duas fases finais, atingiu os oitavos final no Mundial do Brasil, já no Europeu da Ucrânia e Polónia, também passou a fase de grupos, e alcançou os oitavos final desse Europeu, repito, isto com uma Grécia, com grandes limitações em termos de planteis. Como seleccionador de Portugal, ganhou o Europeu em 2016 (já deixei aqui a minha opinião sobre esse bambúrrio), posteriormente superou a fase de grupos no Mundial da Russia, morremos nos oitavos final, e no último Europeu (disputado em 2021), também chegamos aos oitavos final, isto é, em 5 fases finais de Europeus e Mundiais, nunca foi eliminado na fase de grupos, isto revela o quê? É um resultadista, especialista em mini-campeonatos, ou em provas a eliminar (só venceu um Campeonato, e foi no FCP, mas em contraste, venceu duas Taças de Portugal também no FCP, duas Supertaças, e uma Taça da Grécia). Em Portugal, treinou os 3 Grandes, e só ganhou no FC Porto, na Grécia, treinou o Panathinaikos, AEK e o PAOK, e só ganhou uma Taça.
Depois há outra singularidade em FS, e que encaixa no seu conservadorismo, e no seu low profile, é treinador há 35 anos, e só foi despedido 3 X (todos numa fase precoce dos campeonatos), o primeiro despedimento no Estoril (na 3ª época na I Liga, com 2 epocas anteriores tranquilas, com manutenções tranquilas), no Panathinaikos também numa fase precoce da temporada foi despedido, e finalmente no Benfica, à 2ª jornada, depois do Benfica empatar no Bessa com o Leixões. É treinador há 35 anos, e apenas 3 chicotadas (todas precoces), esta é outra interessante singularidade de Fernando Santos, isto sinaliza que estabalece boas relações com as Admnistrações, e estes garantem-lhe habitualmente um quadro de estabilidade.
Parabéns a todos nós por, desde 1893, continuarmos a transformar o sonho em realidade. Viva o FC Porto.
ResponderEliminarJá há muitos anos que o senhor presidente aderiu ao culto da personalidade, ele que o abominava agora deleita-se em ouvir-se, mesmo que já não diga muito, e quando diz devia envergonhar-se, como anteontem, ao negar o que o corrupto Vieira no "livro" sobre ele disse, não por se defender, mas por manter relações com quem quis destruir o F.C.Porto e o prejudicou. Devo dizer que foi a partir do momento de ter a certeza do reatamento da velha amizade com o corrupto, pouco depois do fim do processo AD, que a minha admiração por Pinto da Costa morreu, sem no entanto esquecer o formidável trabalho feito, mas também, lembremo-nos sempre, muitíssimo bem pago.
A recandidatura do presidente a 18 meses de distância indicia a sua boa saúde e a manutenção dos privilégios para si mais a sua corte, é certo, mas também a nossa esperança que a situação financeira possa estar a melhorar pois não estou ver o interesse dos putativos candidatos a presidir uma sociedade falida.
Fernando Santos, em quinze jogos de fases finais de Europeus e Mundiais como selecionador da Grécia e Portugal, nos noventa minutos regulamentares apenas ganhou a Gales, Marrocos e Hungria, isto como selecionador de Portugal, pela Grécia, apenas venceu Costa do Marfim e a Russia, em fases finais de um Europeu, e um Mundial.
ResponderEliminarEm 3 fases finais de Europeus, e duas fases finais de Mundiais, Fernando Santos, apenas venceu 5 jogos, e a quem? Gales, Marrocos, Hungria, Costa do Marfim e Russia, é obra a taxa de vitórias de Fernando Santos, isto em fases finais de Mundiais e Europeus!
PO, às vezes até fico surpreendido como tenho pachorra para te aturar.
ResponderEliminarFernando Santos tem esse currículo, mas nesse currículo estão um campeonato da Europa e uma Taça das Nações, mas isso passou-te ao lado, só dizes o que te dá jeito.
Não gosto nada desse tipo de argumentação, mas vou tolerando...
Não te canses, é a minha opinião, e tenho direito a mesma, ou não? Ou estou a obrigado a ter a tua opinião, mas porquê? O Campeonato da Europa, extraordinário, sobretudo para os nossos emigrantes, mas a qualidade de jogo, confesso, soube-me a mt pouco, porque ganhamos com muitos bambúrrios (até a Islândia nos chutou para o lado bom da coisa, na fase de grupos), mas naturalmente festejei, mas de forma comedida ... Qualidade de jogo? é o habitual nas equipas de Fernando Santos, repito, quem em 3 anos no FC Porto, com planteis de luxo, num Porto organizado e hegemónico, ganhou um campeonato, e perdeu dois... Ok, mas ganhou o Campeonato da Europa, porque afinal, quem investe na Fé, nem precisa da sorte... E vamos estar eternamente gratos a um treinador tão limitado.
ResponderEliminarPO, eu não me canso nada, é facílimo gerir os comentários, tu é que te podes cansar para nada.
ResponderEliminarClaro que podes dizer o que queres, tens é o dever de ser intelectualmente sério. Se apresentas o currículo negativo do engenheiro deves também acrescentar o positivo.
É, o futebol não era famoso, mas foi o único título que Portugal tem no futebol sénior. Ponto
Um dos treinadores que mais me marcou pelo "futebol sexy" e atacante foi o co adrianse.
ResponderEliminarOk, vou deixar um exemplo avulso, Roberto Di Matteo, ex adjunto do Villas Boas no Chelsea. Recordo, o AVB foi despedido, e o Di Matteo sem saber bem como, ganhou a Champions em 2012, derrotou o Bayern de Munique nos penáltis, com alguma sorte à mistura. Pergunto, este currículo positivo do Di Matteo, fazem dele um treinador TOP? Bom, nem sei por onde anda o Campeão Europeu Di Matteo. O futebol do Chelsea não era famoso, mas a primeira Champions do Chelsea, foi ganha pelo Di Matteo, e volto a repetir, esse título Europeu faz do Di Matteo um treinador TOP?
ResponderEliminarE podia estar aqui a deasfiar mais Di Matteos, ou Fernando Santos, que, tiveram a felicidade de ganhar títulos Europeus, mas como treinadores ...
E termino, sórdida é a desonestidade intelectual incoerente, a minha opinião sobre o treinador/selecionador FS (não questiono o carater do Homem, é inatacável), não mudei a minha opinião, é a mesma hoje, há um ano, em 2016, ou no ano 2000, é um treinador limitado, como aliás todos vimos esta semana, quando nos agregou mais um fascículo. Currículo negativo de FS? Treinou o FC Porto, Benfica, Sporting, AEK, Panathinaikos e PAOK, e foi apenas Campeão Nacional uma única vez, foi no FC Porto em 1999, com um plantel com Baía, Jorge Costa, Aloíso, Deco, Zahovic, Capucho, Drulovic, Jardel e companhia. Currículo positivo? Foi Campeão Europeu em 2016, com 6 empates no tempo regulamentar, e apenas uma vitória nos 90' com o País de Gales na Meia Final...
"Um dos treinadores que mais me marcou pelo "futebol sexy" e atacante foi o co adrianse."
ResponderEliminarFacto, Adriaanse está conotado com um futebol de ataque, FC Porto Campeão em 2005/06, e o Porto de Adriaanse fez apenas 54 golos em 34 jornadas, e sofreu apenas 16 golos. Constraste interessante, um treinador conotado com o catenaccio versão Ivic em Roterdão 1993, recordo Ivic foi Campeão no FC Porto, temporada 1987/88, e em 38 jornadas, o Porto de Ivic fez 88 golos, ele há coisas do camandro... Uma nota, Adriaanse ainda é o último treinador estrangeiro a ser campeão em Portugal, e espero que assim continue.
PO, não venhas com conversa da treta para mim que vais-te dar mal. Tens todo o direito de achar o Fernando Santos um mau treinador. Não foi isso que questionei, questionei o facto do teu comentário apresentar um currículo do Fernando Santos apenas com os aspectos negativos, esquecendo o campeonato da europa e a taça das nações. Mas fazes-te desentendido, desvias para canto, vais buscar os exemplos que te dão jeito para levares a bicicleta. Como também passas por cima da Taça das Nações que serve para atacar o seleccionador, mas já não serve para o valorizar quando ganhou.
ResponderEliminarPortanto, já me conheces, não estiques a corda, já não tenho pachorra para te aturar.
Admiro a sua paciência. Para esse senhor, as suas argumentações são constantemente folhas de excel de dados que lhe dão jeito para a sua narrativa.
EliminarNão considero a Liga das Nações um título de relevo, é uma Taça da Liga da UEFA, é a minha opinião. Bem desenhada pelo Craveiro, sobretudo para abolir os jogos particulares entre selecções.
ResponderEliminarNão sublinhei o currículo positivo do Fernando Santos? Foi Campeão Europeu, conquistou o primeiro título para Portugal, tal como o Di Matteo também foi Campeão Europeu, e foi a primeira vez que o Chelsea foi Campeão Europeu, mas esses dois currículos positivos, ou esses dois títulos Europeus, conquistados por esses dois treinadores, fazem deles bons treinadores? Na minha opinião não.
Os subentendidos são deduzidos pelo leitor, sendo da sua inteira responsabilidade ...
Continuas a distorcer as coisas, mas é a última vez.
ResponderEliminar"Fernando Santos, em quinze jogos de fases finais de Europeus e Mundiais como selecionador da Grécia e Portugal, nos noventa minutos regulamentares apenas ganhou a Gales, Marrocos e Hungria, isto como selecionador de Portugal, pela Grécia, apenas venceu Costa do Marfim e a Russia, em fases finais de um Europeu, e um Mundial.
Em 3 fases finais de Europeus, e duas fases finais de Mundiais, Fernando Santos, apenas venceu 5 jogos, e a quem? Gales, Marrocos, Hungria, Costa do Marfim e Russia, é obra a taxa de vitórias de Fernando Santos, isto em fases finais de Mundiais e Europeus!"
Onde está a referência ao título de campeão europeu e vencedor da taça das nações?
Não ficaste apenas o currículo negativo do engenheiro?
Claro que na fase de grupos da taça das nações ficar à frente da Itália e Polónia não vale nada, na final four ganhar à Suíça e Holanda também não tem valor. Quando se não gosta só se foca os defeitos.
Dito isto, próximo comentário que te armes em esperto, já não vais ter réplica, vais direitinho para aquele lugar que conheces bem e fica na Maia.
Rui Machado, num qq debate de ideias, tento sempre apresentar uma argumentação sólida e lógica, sem negociar folhas de excel. O Rui Machado prefere o Nacional "achismo"?
ResponderEliminarPois, PO, tu tens argumentação sólida e lógica, os outros apenas preferem o nacional achismo.
ResponderEliminarGanhas sempre, quanto mais não seja, vences pelo cansaço. Essa tua vaidade é um caso de estudo.
PO, até concordo que Jesualdo Ferreira foi melhor treinador do que Fernando Santos, mas nunca por uma margem tão larga como diz.
ResponderEliminarPrimeiro, porque me lembro bem do "pouco" futebol que também se jogava na era Jesualdo e depois quem não se lembra das famosas invenções na Champions, que resultavam em goleadas sofridas?
Segundo, se formos avaliar as carreiras de ambos e os títulos, creio que não se verificará essa diferença de "20 a 0".
Também nunca percebi a fama de "formador" que Jesualdo conseguiu, uma vez que não aproveitou quase nenhum jogador da formação enquanto esteve no FCP.
DVP, ComPortistas,
ResponderEliminarTotalmente de acordo com a sua observação. Os sinais liam-se nas estrelas mas ficou claro que o Presidente e a sua inabalável administração, em condições normais, vão a jogo nas próximas eleições para um mandato de mais 4 anos. Se não me engano nas contas o Presidente fará 86 anos em 2024 e terá apenas e só 90 anos no final de um potencial novo mandato... Palavras para quê?
Se já há alguns anos denomino a atual estrutura da $AD de 'fossilizada' vou ter que rebuscar adjetivos na literatura científica para os classificar nessa altura...
A palavra é e será sempre dos sócios, um voto por cabeça como deve ser qualquer estrutura eleita democraticamente, e vai valer tudo se finalmente aparecerem adversários com peso e com projetos sólidos para o Clube.
Para logo temos a dupla maravilha no apito: ASD (que considero o melhor árbitro da atualidade mas que contra nós tem sempre critérios e atuações infelizes, para ser simpático) + o inarrável Bolinhas no VAR. A coisa promete! Nos últimos anos os jogos com o Braga no Dragão são um sinal de como acabará a época (eg vitória 3-2 no Braga com dois golos do Kelvin a virar o 1-2 e que depois ajoelhou Jasus no Dragão). Vamos com tudo! Ganhar ou ganhar!
Saúde
Gilles27
PS. Das declarações do Presidente destaco apenas que os resultados do último ano de atividade da $AD serão positivos por 'alguns milhões'. ZERO esclarecimentos sobre i) a saída do fairplay financeiro que deveria ter acontecido no último ano ; ii) a última ameaça de exclusão das provas da UEFA por 3 anos; iii) a correção do R&C do ano anterior uma vez que a CMVM não aceitou o negócio dos 15M com o Vitória e lá se foram os resultados mais melhores da nossa história conforme anunciou com pompa e circunstância o administrador financeiro da nossa $AD na última AG. Aguardo com muito interesse por ver qual ou quais as condições de reserva por parte do ROC que certifica o novo R&C assim como a evolução dos custos com pessoal assim como se haverá a distribuição dos prémios de gestão pela administração da $AD.
Estou emocionado, com grande dificuldade em conter as lágrimas, hoje é um dia muito triste para o jornalismo português. Vítor Serpa deixa a direcção de A Bola.
ResponderEliminarNa hora da despedida, entre outras coisas, diz o Serpa:
«Os novos tempos requerem novos protagonistas, novas ideias e novas gerações comprometidas com o futuro e capazes de dominar os colossais avanços tecnológicos que se verificaram, sobretudo, no mundo da comunicação.»
Pois é, mas quem vai substituir o Serpa? João Bonzinho. Sobre o novo director cito um excerto de um livro de Fernando Mendes e que diz tudo sobre o substituto de Vítor Serpa.
«Fui confrontado com a hipótese de rumar ao Benfica por duas figuras do jornalismo nacional, e em especial da Imprensa desportiva: Leonor Pinhão, assumida benfiquista do jornal A Bola, e João Bonzinho, que também pertence ao mesmo jornal e que nunca fez questão de negar as suas cores clubistas. Foi-me dito que ambos tinham ligações próximas com a direcção do Benfica» (…) «Assinei contrato pelo Benfica, no Bairro Alto, na casa de Leonor Pinhão e do seu marido, o realizador João Botelho. Para além dos dois, estavam lá João Bonzinho, Jorge de Brito, como representante do Benfica, e o meu jovem advogado»
Bonzinho também é director de informação da Bola TV, onde o benfiquismo, com um ou outro sportinguista para disfarçar, é claramente maioritário. Enfim, mais do mesmo.
Esta é a herança que Vítor Serpa deixa. Um jornal totalmente subjugado aos interesses do Benfica, um jornal onde de forma esmagadora se faz jornalismo com a camisola do Benfica vestida, cachecol ao pescoço e bandeira na mão.
Não podia deixar de prestar esta pequena homenagem ao Vítor Serpa na hora da despedida.
Alexandre, Jesualdo tinha uma grande virtude, era professor, ensinava, corrigia, fazia os jogadores evoluírem, veja-se dois exemplos flagrantes, Hulk e Falcao. Como chegaram e como saíram.
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarSAI UM CROCODILO ENTRA UM JACARÈ.
Estou comovido com lágrimas de crocodilo.
Sendo assim, o parque Jurássico da Bolha da Queimada mantem-se! ou seja, por um dinossauro passar a ser fóssil, o parque não fecha para obras. Em muitas situações destas, há sempre um bonzinho a ficar com a bosta.
VAMOS ACREDITAR.
Eu sou um homem de fé, mas ultimamente, as minhas preces!... "diz que Deus dá, mas não dá!" vamos aguardar, se logo vou ser um portista feliz...
Começo a ficar é, muito pensativo com o nosso parque Jurássico em relação ao futuro! mas, não vou atirar a toalha ao chão!... SOMOS PORTO.
DVP, claro que Jesualdo tinha as suas virtudes, mas sinceramente nunca me encheu as medidas. Claro que ajudou esses jogadores, mas foi a qualidade dos próprios jogadores que fez a diferença.
ResponderEliminarDou-lhe mais valor por exemplo com Tarik, Adriano, Fucile, jogadores medianos de quem ele retirou bom rendimento, do que por retirar rendimento desses dois. Acredito que Hulk e Falcao triunfariam independentemente do treinador.
Agora também não podemos esquecer que para se tirar rendimento de alguns, muitos outros iam flopando. Na era Jesualdo, todas as épocas aterraram no Dragão mais de uma dezena de reforços.
Acho que o Jesualdo foi um dos treinadores que trinfou graças à estrutura que o Porto tinha naquela altura.
Mas pronto, isso agora interessa pouco. O que interessa é o jogo de logo que é decisivo.
Espero um Porto agressivo e sem medo, logo a começar pelo 11 inicial.
Alexandre, o Hulk nem se sabia movimentar, recebia a bola e aqui vai disto.
ResponderEliminarO Falcao, forte no jogo aéreo, mas com claras limitações a receber, esperar, soltar, bem e no momento certo, ir para o espaço.
Mas é isso, passado, importante ganhar logo. Se a isso pudermos juntar um bom jogo, moralizador para o futuro a curto prazo, melhor.
Sobre o Jesualdo falta aí da falar de Lisandro López que passou mais de metade da época no banco e de um momento para o outro farta-se de marcar golos e é vendido ao Lyon. Ele próprio enalteceu a importância do Professor. Sem esquecer Mariano Gonzalez que com ele foi novamente chamado à seleção Argentina.
ResponderEliminarManuel Jesualdo Ferreira, um dos melhores treinadores que passaram por pelo FC Porto e que, é bom não esquecer, lhe sonegaram o tri campeonato com a estória do túnel da luz, superiormente liderado pelo actual presidente da Organização Criminosa.
Concordo com a importância do Prof. Jesualdo Ferreira, mas também teve ao seu dispor melhores jogadores que os que temos agora. Quanto ao Lisandro, foi suplente com o Co Adriaanse, e começa a jogar mais comnjesualdo, tendo feito duas epocas a titular. Na palhaçada da Luz seria o tetra do Jesualdo e nao o tri.
Eliminar