Com muitos casos e polémicas pelo meio, todas com origem em Cristiano Ronaldo - começou com a entrevista a Piers Morgan, passou pela rescisão com o Manchester United, continuou com as palavras pouco simpáticas para com o seleccionador, terminou na ida ou não para a Arábia Saudita -, Portugal goleou a Suíça e está com toda a justiça nos quartos do mundial.
Entrada muito tremida da equipa de Fernando Santos, soltou-se pela primeira vez numa subida de Pepe, na segunda fez golo, um grande golo de Gonçalo Ramos.
Após chegar à vantagem a equipa portuguesa melhorou, num canto Pepe subiu ao terceiro andar e fez o 2°. A Suíça estava obrigada a reagir, reagiu, a baliza de Diogo Costa correu perigo, mas não passou muito tempo até Gonçalo Ramos falhar um golo cantado quando se isolou e ficou na cara do guarda-redes.
Até ao intervalo Portugal mais perigoso e melhor no jogo, mas nada mais aconteceu
Com dois golos de vantagem era fundamental não inventar, manter a concentração e organização, defender e contra-atacar bem. E não podia começar melhor a etapa complementar para Portugal. Cruzamento de Diogo Dalot, para a entrada ao primeiro poste de Gonçalo Ramos, estava feito o terceiro golo da equipa das quinas. Não demorou muito tempo até que numa jogada de compêndio que começou num toque de calcanhar de Otávio para João Félix, passe para Gonçalo Ramos, este assistiu Raphael Guerreiro e estava feito o 4º.
Num canto e numa má abordagem defensiva da equipa portuguesa, a Suíça reduziu - para memória futura: não se podem sofrer golos destes.
Era preciso deixar de pensar que o jogo tinha terminado, importante acordar e voltar ao jogo.
Portugal voltou. Bola recuperada no meio-campo - Otávio ou Bernardo? -, chegou a João Félix, passe para Gonçalo Ramos e hat-trick do jogador do Benfica e 5º de Portugal.
Quase de seguida entraram Ricardo Horta, Vitinha e Cristiano Ronaldo, saíram Otávio, João Félix e Gonçalo Ramos. Depois Bernardo Silva deu lugar a Rúben Neves.
Para tudo terminar em beleza, Rafael Leão que tinha pouco antes para o lugar Bruno Fernandes, fez um golo extraordinário e fechou o resultado numa goleada de 6-1.
Com um jogo muito acima daquilo que tem produzido nos últimos tempos, com muitos jogadores com grandes exibições potenciadas por colectivo forte, Portugal carimbou a passagem aos quartos-de-final com um brilhantismo que nem os mais optimistas esperariam.
Agora frente a Marrocos, em que é favorito, Portugal precisa provar em campo esse favoritismo. Não inventar no banco nem dentro das quatro linhas, é o primeiro passo. Ser humilde - que ninguém se coloque em bicos pés, nada de vedetismos, já basta o que basta -, respeitar o adversário é o segundo, jogar colectivamente para que novamente as individualidades possam sobressair.
Nota final:
Ó Tadeia tu nunca vês o Otávio? Olha que ele é pequeno, mas só na altura. No resto é um gigante e se não vês ou és cego ou não percebes nada bola... para não dizer que tens qualquer pedra no sapato em relação ao jogador do F.C.Porto.
Grande exibição de Portugal...eu disse que o FS é um treinador defensivo (e mantenho a afirmação) mas este jogo foi uma exepção á regra! Enorme exibição de portugal! agora muita atenção a Marrocos! Vi o jogo marrocos vs espanha e marrocos é se calhar a seleção mais aguerrida deste mundial - não dão um lance por perdido...vão a todas e saem no contra golpe com critério...são rápidos e autenticos guerreiros. abraço
ResponderEliminarJogo em que tudo correu bem , mas ajudou muito Fernando Santos deixar de tangas e pôr CR7 no banco , já era sem tempo !!!
ResponderEliminarA seleção fez um bom jogo , venceu bem , goleou , mas há que ser franco , a Suíça foi muito macia e cometeu muitos erros defensivos que não são habituais neles , em especial o guarda redes deles no primeiro golo do Gonçalo Ramos , está agachado e distraído , no segundo dele a bola passa por baixo das pernas ,
mas ainda bem que assim aconteceu .
Grande jogo do Pepe , ao marcar , tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar nesta fase do mundial (a eliminar) , o Otávio encheu o campo , o Dalot enorme , Raphael Guerreiro , B.Fernandes , e o Bernardo .
Atenção a este Marrocos , não vai ser um passeio como hoje , eles vão a todas e correm que se farta , eliminaram a Espanha , e na fase grupos ficaram a frente da Croácia e Bélgica .
Ps- O Tadeia é um palhaço anti-portista , no golo do Pepe , enalteceu o centro do B.Fernandes e desvalorizou o excelente golo .
desprezou a grande atuação do Otávio , um dos 3 melhores da nossa seleção hoje .
Ps2- Já se sabe , com os 3 golos de hoje , o Gonçalo Ramos vai ser o próximo a ser vendido por 120 milhões .
Se fizer o mesmo contra Marrocos ...
Foi uma bela vitória de Portugal. Nunca esperei uma exibição destas. Houve jogadores a fazer grandes exibições com claro destaque para Gonçalo Ramos e João Félix sendo que o primeiro foi claramente uma aposta ganha e o melhor em campo. Sem nunca esquecer os grandes jogos também de Otávio (está em todo o lado, é impressionante. É um grande jogador por muito que doa a muitos anti-portistas da capital) e Pepe. O nosso central é um monstro. Quase com 40 anos e a fazer exibições deste nível... Só mesmo ao alcance de poucos.
ResponderEliminarGosto que a seleção ganhe e vibrei com os golos, mas quando vou à Internet e ouço parolos com os copos falar do Roger Schmidt ou comentadores do jogo a dizer que o golo do Pepe é de sorte (como assim?!) e esquecer totalmente a exibição do Otávio (sem esquecer aqueles que já vêm criticar o facto de ele ter brincado com a exibição do Gonçalo Ramos ao ter dito "é para ver se ele vai embora") que o meu entusiasmo desce bastante. Não é por mal, mas estas coisas fazem-me impressão.
Já dei o recado ao Tadeia sobre o Otávio e o Pepe.
ResponderEliminarCaro DVP e Amigos:
ResponderEliminarNão é só o Tadeia que ignora o Otávio e o Pepe. Um tal diretor/comentador da 6 sofre do mesmo mal!
Acredito que com os pés no chão iremos longe.
Ronaldo não tem estado bem pois deve estar a atravessar um período difícil da sua vida e está a tempo de retificar procedimentos pois os portugueses não os merecem pelo muito que gostam dele.
Pepe é um dos melhores do mundo na sua posição.
Diogo Costa, Taremi e Otávio merecem atenção e cuidado.
Um abraço.
Sem Cristiano Ronaldo, a selecção portuguesa é melhor, + perigosa, + imprevisível, + difícil de anular.
ResponderEliminarO Pepe tem que marcar + golos como aquele que marcou ontem, mas ao serviço do Porto.
A CS do rectângulo, está sempre a meter nojo.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarAMO O FCP mas, sou PORTUGUÊS...
Resultado surpresa! só para quem não viu o jogo. Jogadores jovens desinibidos com muito querer, vontade. Como diz o povo, "equipa que ganha não se mexe", Marrocos, vamos a eles como de uma final se tratasse, embora seja outro jogo, tudo vai ser diferente é verdade, mas já provamos que somos capazes.
Um desabafo.
Fernando Santos é um homem de fé, TEM ESTRELINHA.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarTadeia um lagartixa comentador de futebol medíocre, com muitas falhas de memoria, com um contrato vitalício na RTP, pelo menos parece! pelos anos que por lá anda naquela estação. O vermelho banda gástrica é outro que tal.
É um canal que todos nós temos que pagar e levar com encrencas enviusados truncados todos amigos do vermelhaça de Paredes.
Leio sempre este blogue, mas ou eu não vi, ou não publicaram a morte do nosso FERNANDO GOMES
ResponderEliminarMJorge deves ler só os títulos...
ResponderEliminarCaros Portistas,
ResponderEliminarGrande jogo da selecção e uma bela vitória, pena é que a CS de lixoboa continue com as clubites na selecção, assim nunca passaremos da copa torta.
O que eu vi nas escolhas do FS não foram táticas, foram estratégicas, se corresse mal ele com as entradas do GR e felix seria sempre defendido pela CS de lixoboa pelo menos até 2024, isto foi a minha leitura. (correu bem e ainda bem) Agora queimam o Ronaldo mas só porque não é a formação dos corruptos encornados porque se fosse, teria de ser sempre titular, não duvidem.
Penso que se no lugar do felix jogasse o Ricardo Horta ainda seria melhor apesar do felix não ter feito mau jogo acho que não acrescenta nada à equipa. Veremos o que vai acontecer com Marrocos porque agora à tuga somos os maiores! Atenção os marroquinos têm uma atitude competitiva espetacular, defendem com unhas e dentes e muito bem, saem no contra ataque com grande velocidade isto foi o que vi das partes que fui vendo do jogo com a Espanha portanto só o melhor Portugal ganha aos marroquinos.
Hoje joga o maior de Portugal e estou curioso para ver, o ultimo com o Mafra foi muito mau apesar da 2ª parte, temos de jogar muito mais e melhor para vencer o Chaves que luta e joga bem.
Ontem no andebol poderíamos ter feito melhor, algumas precipitações e falhanços aos 6 m deitaram tudo a perder, há que continuar a melhorar, VAMOS PORTO!
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Aproveitando o comentário do Teófilo sobre o Chaves vs F.C.Porto, se não houver post não estranhem, não sei se vou conseguir ver o jogo.
ResponderEliminarBem, este longo defeso, sem transferências, como no verão, é um tédio completo, mas que saudades também das rivalidades tão típicas do campeonato, até o Otávio tem declarações simpáticas para o Ramos, e indiretamente para o Benfica, assim a coisa não tem piada nenhuma!
ResponderEliminarTambém não me dá pica, a Taça da Liga, aliás, só se disputa na Inglaterra por tradição, e em Portugal para encher chouriços, por cada edição, há um formato novo, para o ano há novidades, a Taça da Liga será apenas será um quadrangular com os 3 Grandes e o Braga, e resolvem o problemas aos patrocinadores e às TV´s. Um dia destes, vou registar todos os jogos do FC Porto nas 15 edições da Taça da Liga, mas iria apostar que o somatório do número de empates e derrotas do FC Porto, é bem superior ao número de vitórias, nesta Taça da Liga!
Bem recentemente, neste blogue, qualificavamos o atual plantel do FC Porto, se o pior deste século, ou dos últimos 10 ou 15 anos, bom, recordo que uma das Selecções mais cotadas do Mundo, e que por acaso está nos Quartos final do Campeonato do Mundo, tem 3 titulares absolutos do FC Porto: Diogo, Pepe e Otávio, provavelmente o nosso plantel, não será assim tão mauzinho, como o queremos pintar.
Em termos de melhores Mundiais de Portugal, isto nas anteriores 7 presenças, registamos o 3º lugar no Inglaterra 1966, e o 4º lugar no Alemanha 2006, quem foram os jogadores do FC Porto presentes nesses dois Mundiais:
Inglaterra 1966, foram três: Américo, Festa, e Custódio Pinto, em 6 jogos que Portugal disputou nesse Mundial, o central Festa foi titular em 3 jogos, e somou 270 ', o "mãos de ferro", e o "cabecinha d´oiro", não somaram nem um minuto.
Alemanha 2006, apenas um: Ricardo Costa, foi o único jogador do FC Porto convocado para esse CM, o RC somou apenas 90' nesse Mundial, e o Ricardo não era titular do FC Porto, nem da Selecão (com Adriaanse, jogavamos com Bosingway, Pepe, e P Emanuel este no meio esquerda).
Neste Campeonato do Mundo, volto a sublinhar, Portugal tem no seu onze, 3 titulares absolutos do FC Porto, e da Selecção, e esta é uma das melhores selecções do Mundo, com esta pequena amostra, pergunto, será o plantel do FC Porto, assim tão fraquinho?
Nota final, podem-me chamar parolo, mas eu quero que a nossa Selecção ganhe o Mundial, ou que no mínimo chegue à Final. Relativamente ao Europeu de 2016, em termos comparativos, "há um avanço civilizacional", neste Mundial, estamos a jogar bem, e quem joga melhor, está mais perto de ganhar, já em França em 2016, felizmente, a vaca não azedou o leite!