quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

F.C.Porto 3 - Académico de Viseu 0. Vitória natural, sem discussão, a exibição prometeu, mas não cumpriu


Claramente favorito frente ao Académico de Viseu, o F.C.Porto com várias alterações em relação ao último jogo em Guimarães - Cláudio Ramos, João Mário, Pepe, Marcano e Wendell, Otávio, Uribe, Eustaquio e Pepê, Veron e Namaso. O apagão de David Carmo é um verdadeiro caso de estudo -, o campeão confirmou o favoritismo, está na final onde vai defrontar o Sporting.


Os Dragões entraram muito bem, colectivamente muito fortes, dinâmicos, ritmo elevado, nos primeiros 15 minutos marcaram por Eustaquio, criaram várias oportunidades, podiam ter feito mais alguns. Depois tudo que tinha sido bem feito, desapareceu, começaram as desconcentrações, os lances individuais com perdas de bola em zonas perigosas, os passes errados, ou para trás e para o guarda-redes, a organização foi-se, o Académico de Viseu aproveitou os espaços, equilibrou, chegou várias vezes à area portista, algumas com perigo. A exibição do F.C.Porto depois do período inicial foi muito má.

Pelas pelas oportunidades que teve quando se exibiu em bom nível, ao intervalo a vantagem mínima justificava-se, mas como possível tanta diferença de qualidade?


Uma nota para a arbitragem, permitiu tudo à equipa de Jorge Costa.


A segunda-parte começou como terminou a primeira, a desinspiração continuou.

Sérgio Conceição mexeu 61 minutos, saíram Eustaquio e Veron, entraram Galeno e Bernardo Folha.

Pouco depois, uma pedrada no marasmo e mau futebol, Namaso servido por João Mário, fez o segundo.

Com a equipa viseense a bater em tudo que mexia e o árbitro a consentir, trocando vermelhos por amarelos, Galeno desperdiçou uma clara oportunidade, o mesmo parecia acontecer com Bernardo Folha, mas no ressalto a bola entrou, estava feito o terceiro.

De seguida, 81 minutos, entraram Rodrigo Conceição, Gonçalo Borges e Taremi, saíram João Mário, Pepê e Namaso, até final nada de mais relevante se passou.


Vitória natural e sem discussão da melhor equipa. F.C.Porto pela quinta vez na final da taça da liga. Mas depois daquele início tão prometedor, fica o amargo de ver a qualidade a baixar drasticamente, ver tantos jogadores a passarem ao lado do jogo.


Parabéns Jorge Costa! Na porrada ganhaste de goleada e conseguiste um grande feito, acabaste com onze.

Caixa de comentários

36 comentários:

  1. Caros Portistas,

    Ganhamos e estamos na final, volto a dizer que o SC devia poupar a equipa porque o jogo da Madeira é o mais importante.
    Realmente não se entende as faltas de concentração de alguns jogadores, o PP é o caso mais flagrante, já não é a 1ª, nem 2ª, nem a 3ª vez que perde a bola ou faz passes disparatados em zonas absolutamente proibidas, não entendo como não leva nas orelhas. Outro que anda completamente displicente é o Uribe, também com passes absolutamente inexplicáveis, passes fáceis falhados e sempre a complicar, o Veron passou ao lado do jogo, parece desmotivado, enfim o SC é que sabe mas não auguro nada de bom, porque se por acaso damos um golo de avanço a qualquer adversário vai bonito para recuperar.
    ESPERO QUE PARA A FINAL OS JOGADORES DO PORTO PONHAM PITÕES DE ALUMÍNIO, as vezes que escorregam é de amadores, há coisas que não se entende.
    DVP ontem o académico fartou-se de dar pau sem levarem os respectivos cartões mas para a taça em Viseu no batatal vai ser muito pior, está dito e escrito aqui. Os lagartos também vão dar pau que se farta e também não vai passar nada também está dito e escrito.
    Mais uma vez adiaram a leitura da sentença do E toupeira, este País não existe, é uma vergonha!.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  2. Eliminamos o Viseu e não fizemos mais nada do que cumprir a nossa obrigação. De facto somos uma equipa bipolar pois entramos bem no jogo mas depois e como vem sendo habitual entramos no modo complicativo e houve fases do jogo que nós é que pareciamos a equipa da segunda liga tal a mediocridade do nosso futebol. A jogar assim na final não temos hipótese.
    Não se compreende o que se passa com alguns jogadores tal a quantidade de asneiras que fazem durante o jogo, passes falhados desconcentrações e alheamento total. Uribe está uma sombra, Verón não existiu e Pepê um super trapalhão. Parabéns SC pois as tuas invenções deram cabo de 2 óptimos jogadores que agora não têm confiança e nada acrescentam à equipa quando podiam ser mais valias. Quanto ao sr 20M se nem contra uma equipa da segunda liga joga não sei quando jogará. É um caso muito estranho.
    SC vem agora queixar-se que temos menos 24h de recuperação e tem razão, mas desde que foi feito o sorteio já sabia que seria assim desta vez calhou a nós mas também podia ter calhado a eles.O que tem a fazer é colocar a equipa a jogar bom futebol e entrar com tudo para vencer pois no campo é que se tem que mostrar que " o somos Porto" não é só garganta.

    ResponderEliminar
  3. Não tive oportunidade de poder ver o jogo, mas fica só aqui um desabado sobre uma situação que me irritou bastante.

    Pepe está a exatamente 1 mês de fazer 40 anos. Jogou no sábado em Guimarães, jogará no próximo Sábado outra vez e possivelmente na próxima quarta feira na Madeira.

    Porque raio foi titular ontem num jogo da taça da liga contra uma equipa da 2 divisão? Andamos vários jogos a jogar com a dupla Cardoso/Marcano e eles corresponderam, não serviam para jogar contra uma equipa da 2 divisão?

    Depois que não se queixe se perder o Pepe por lesão para os duelos complicados do campeonato que aí vêm.

    ResponderEliminar
  4. Não tendo eu visto o jogo (só vi o resumo) , mas vi que Sérgio Conceição pôs praticamente a equipa titular toda , só espero que não paguemos caro isto mais tarde .
    Para a final contra o Sporting no sábado , vejam bem quem foi o padre escolhido a dedo , o João Pinheiro !!! já nem disfarçam !!!! vêm aí roubalheira !!!

    Mais um adiamento da leitura da sentença no caso E-toupeira , Lisboa e Portugal no seu melhor !!!!

    ResponderEliminar
  5. Apesar de pensar que SC tem feito um óptimo trabalho no clube, sempre existiram vários aspectos em que discordei dele e este relevo que dá a esta taça continua a dar-me urticária.
    O único reparo que faço a este jogo é não terem jogado os juniores. Esta final, na melhor das hipóteses, vai deixar a equipa estourada para as próximas semanas. Se perder vai ser mais um prego na moral da equipa.
    O campeonato é a única competição importante, em termos nacionais ( sem menosprezar a taça de Portugal), e neste momento estamos a lutar pelo 2 lugar e vai ser uma luta difícil até ao final. Nada nos deveria retirar foco e infelizmente tenho receio que nas próximas semanas iremos pagar, mais uma vez, por esta brincadeira inútil.

    ResponderEliminar
  6. Um jogo fácil, porque desmontamos cedo a estratégia do adversário, só não desmontamos a agressividade extrema do adversário, com um resultado que poderia ser mais dilatado.

    Bem, a entrada de sola do Bandeira ao João Mário, é vermelho direto até na Liga do Bangladesh (felizmente não partiu a perna ao João Mário), o Toro, só na 1ª parte conseguiu ver amarelo aos 35 minutos, depois de ter feito 3 ou 4 "viradas" para amarelo, mais parecia um Toro enraivecido. Recordo que dia 8 de fevereiro jogamos no pantanal do Fontelo Taça de Portugal (a 4 dias de visitarmos Alvalade), e temo seriamente pela integridade fisica dos jogadores do FC Porto, o árbitro não pode ser tão condescendente disciplinarmente, ponto.


    O Sérgio queixou-se das 24 horas de bónus de descanso do Sporting, comparativamente ao FC Porto, estamos de acordo, mas recordo-lhe que num Campeonato do Mundo, ou da Europa, um dos finalistas é sempre penalizado, enfim, é a ditadura das televisões. Mas se relevei essa preocupação do Sérgio, sobre o tempo de descanso, também não entendi que não tivesse promovido uma maior rotatividade, nomeadamente numa das laterais defensivas (Wendell fez o seu 13º jogo consecutivo, não pára desde novembro), e num dos centrais, o Pepe com 40 anos (vindo de lesão), vai fazer 3 jogos no espaço de uma semana? Ac Viseu, Sporting, e Marítimo na próxima 4º feira? Uma pena o Grujic constar do boletim clinico, porque poderiamos fazer descansar o Uribe.


    Deixo-vos a minha fonte de preocupação, o calendário.
    28 de Janeiro Sporting final da Taça da Liga.

    Fevereiro, serão 7 jogos, num mês mais curto:
    01 Marítimo fora.
    05 Vizela casa.
    08 Ac Viseu fora T. Portugal.
    12 Sporting fora.
    18 Rio Ave casa.
    22 Inter fora L Campeões.
    26 Gil casa.
    Repito, faz muito bem o Sérgio em estar preocupado com esta densidade competitiva, e tempo de descanso respetivo, mas um plantel, serve para isso mesmo, rotação equilibrada, promovendo uma rotatividade em todos os sectores, sem afectar as dinâmicas da equipa, acresce que, hoje há 5 substituições, e o Sérgio habitualmente utiliza as duas últimas aos 90' de jogo.

    Observem o calendário do Inter de Milão no próximo mês.
    Fevereiro, apenas 5 jogos, um único jogo a meio da semana com o FCP:
    05 Milão casa.
    13 Sampdoria fora.
    18 Udinese casa.
    22 FC Porto casa L Campeões.
    26 Bolonha fora.

    Este desenho é esclarecedor, não é? Em Itália, parece que se protege quem joga provas da UEFA, já em Portugal, protege-se o Benfica, recordo, jogam hoje em Paços, contrariando a vontade do visitado, que, será penalizado desportivamente, e financeiramente ... E ainda se queixam do Proença?

    PS Gostei muito das entradas do Folha, e do Gonçalo.

    ResponderEliminar
  7. "Pepe está a exatamente 1 mês de fazer 40 anos. Jogou no sábado em Guimarães, jogará no próximo Sábado outra vez e possivelmente na próxima quarta feira na Madeira."

    Alexandre, aludi a isso mesmo no meu comentário, enfim, a teimosia do Sérgio é exasperante, é até rasgar, depois sim, olha para o banco, e para o plantel. Não consegue definir prioridades. Recordo em 2009, numa Meia Final da Taça da Liga, jogamos em Alvalade com um onze alternativo, os onze titulares ficaram todos no Porto, os suplentes eram júniores, e um juvenil (o Sérgio Oliveira com 16 anos), porque nem havia equipa B. Esse Porto de Jesualdo, em 2008/09, foi Tetra, ganhou a Taça de Portugal, e só uma "patada" do CR no Dragão, nos afastou da Meia Final da Champions.

    ResponderEliminar
  8. OLHA O NORTE
    FIZEMOS AQUILO QUE NOS COMPETIA.
    O Académico de Viseu, fez pouco mais que estorvar o FCP, sem que este fizesse uma grande exibição mas o QB, até podia ser uma vitoria mais gorda.
    Esta Taça da LIGA tem sido bruxedo ao FCP um pouco de espiritismo sempre ao cair do pano!...
    Temos que encarar como uma final pra ganhar sem cometer muitas erros e que Pinheiros, VARs estejam no seu melhor! sem prejudicar o jogo e FCP.
    A capa da Bolha da Queimada, o pasquim vermelho dedica a 1ª página à saída de Porra! isto é que vai um frio de rachar.

    ResponderEliminar
  9. Agora que estamos lá, é para ganhar! Poupanças, nem pensar! O Porto de SC já quebrou algumas malapatas que se iam mantendo...AT. Madrid esta época, sporting prá taça Portugal época passada no estádio deles...à que quebrar esta em duplicado, da taça da liga e do Sporting na taça da liga. Se formos à madeira sem poupanças e com vitória, em vez de com poupanças e com derrota, vamos de certeza estar muito melhores psicologicamente e até fisicamente. 4 dias chegam perfeitamente para recuperar.

    ResponderEliminar
  10. Não gostei da exibição do fcporto...tenho pena que o sc não tenha feito uma maior rotatividade! Já ficava feliz se ficássemos em 2o lugar na liga (temos uma segunda volta com deslocações muito dificeis) e ganhassemos as tacas da liga e de portugal...

    ResponderEliminar
  11. A propósito do tão badalado negócio Porro, será talvez interessante fazer contas de subtrair ao negócio, para apurarmos a liquidez final.

    Ora vejamos, o Tottenham supostamente irá pagar 45 M€ pelos direitos económicos e desportivos do Porro.

    Agora acrescento 4 parcelas para subtrair:
    1 O City encaixa 13,5 M€ (30% da venda).
    2 A banca encaixa 13,5 M€ (30% do valor do encaixe com transferências, faz parte de um acordo feito com a banca, na restruturação financeira do SCP).
    3 Uma comissão para o empresário de 4,5 M€ (10% a taxa habitual).
    4 O Porro custou ao Sporting 8,5 M€.
    (já dou de barato um 5º ponto, o mecanismo de solidariedade).

    Vamos subtrair, os 30% do City (13,5 M€) + os 30% da banca (13,5 M€) + os 10% da comissão do empresário (4,5 M€) + os 8,5 M€ foi quanto custou o Porro ao Sporting, isto perfaz 40 M€ subtraídos, qual é a mais valia do negócio Porro? Pálidos 5 M€. E agora pergunto, o Sporting fez um bom negócio? ...

    À vista desarmada o ângulo parece interessante, ou seja, estamos a olhar para os "gordos" 45M€, mas não vemos as tais incomodas parcelas de subtrair.

    Como refiro aqui habitualmente, transferir (não gosto da expressão vender) um jovem da Formação, proporciona sempre um encaixe "xixa", e por razões várias!

    ResponderEliminar
  12. José António, deixa-te dessa conversa do 2° lugar. Enquanto a matemática disser que é possível só temos de acreditar. Somos um clube de resistentes e não de desistentes.

    ResponderEliminar
  13. Não vi os primeiros vinte minutos mas o resto foi um FCP trapalhão.

    Fala-se do Pepe mas e o Otávio? Ontem quando entrou o Taremi ainda pensei que ia substituir o Otávio mas acabou por ficar até ao fim. Na verdade, os treinadores têm acesso ao estado físico dos jogadores e talvez esses dados suportem as decisões do SC.

    Ontem pensei que a dupla de centrais seria o Fábio e o David Carmo mas definitivamente começo a ter dúvidas que este ultimo jogue ainda esta época. A não ser por lesões ou castigos dos outros três.

    Tudo pode mudar mas em termos ofensivos não estamos em boa fase. Os nossos desequilibradores parecem estar a atravessar um mau momento. Preocupante porque estamos a começar um ciclo decisivo.

    ResponderEliminar
  14. OLHA O NORTE.
    A RATOEIRA DO ESTRELINHA.
    Quem vê os jogos do Sporting e sempre que piscineiro Paulinho joga, reparem que ele está sempre na posição de fora de jogo, só, que a bola é jogada para os laterais que sobem cruzam e o Piscineiro tira partido dessa posição e nos limites ou fora de jogo tem marcado golos. Neste jogo contra o Arouca mais uma vez isso aconteceu dois golos em fora jogo. Aqui o arbitro em conivência com VAR anula o golo ao Arouca e troca uma carga do jogador calimero por uma duvidosa mão do jogador Arouquense de onde nasce o golo ao cair do pano da 1ª parte mas em posição irregular, na minha opinião. O 2º golo esse não deixou duvida nenhuma, mas o VAR tinha ido urinar e o AVAR sofreu uma crise de urticária.
    Espero que o SC e a sua equipa técnica já se tenham apercebido da ratoeira do Estrelinha, vamos aguardar no jogo de Sábado...

    ResponderEliminar
  15. Estou a ver o Paços 0 Benfica 2 (ao intervalo), e o resultado é tão enganador, uma entrada fortissima do Benfica (primeiros 15'), marcam num livre do Grimaldo (o Marafona tem mt azar com o Benfica), e numa jogada confusa, em que um defesa do Paços coloca em jogo o ataque do Benfica, num erro individual, um golo mais consentido, do que merecido, ou bem construído.

    O Benfica faz o 0-2 cedo, e baixa de intensidade, já o Paços começa a crescer mo jogo, com o Guedes a desperdiçar duas oportunidades na cara do grego, e o Nigel Thomas a acertar mo poste, num pontapé já dentro de área, em que me parece que é tocado pelo Enzo, aliás, o Nigel foi assistido, nem VAR, nem o Godinho "retrovissor", nada disseram, vamos ver o que dirão os especialistas.

    O que faz este resultado, o Benfica marcou dois golos, em oportunidade e meia, e o Paços em três oportunidades flagrantes não marcou. A eficácia, e uma relativa "estrelinha" fizeram o resultado desta 1ª parte.

    O Godinho, em termos disciplinares, já poupou amarelo ao Otamendi e ao Florentino, critério disciplinar bem distinto teve em Guimarães na semana passada.

    ResponderEliminar
  16. O PO descontar o pagamento da dívida bancária no que será a mais-valia na venda do Porro pelo SCP não lembra ao diabo. Provávelmente está encontrado um bom substituto para o Dr. Fernando Gomes na nossa pasta financeira.
    Umas questõesinhas: o SCP só vai pagar esses 13,5 M porque vende o Porro? Se nunca vendesse ninguém essa dívida era-lhe perdoada pela Banca, eternamente?
    Lá diz o ditado: Quem te manda a ti estatístico, olheiro e treinador de bancada tocar rabecão.

    ResponderEliminar
  17. Tone, eu sou um mero sapateiro, e tento aprender com os mestres. Facto, o Tone é como um livro, é um mestre que fala, mas não responde. O Tone o mestre da alta finança, mas também chega às latinices, isto porque, os doutores das leis, nunca tomam uma decisão sem o ouvir, não é verdade modesto Tone?

    "Com a reestruturação financeira do Sporting, o valor penhorado pelos bancos em transferências acima de nove milhões de euros passou de 50% para 30%."
    Notícia de 2019.

    Qual é a sua dúvida? Se houve entretanto alterações a essa reestruturação financeira, pode me corrigir, eu agradeço-lhe.

    E o Paços mandou três bolas aos ferros, e não marcou, tem de ir ao Padre Fontes!

    ResponderEliminar
  18. Só há uma diferença no comentário do PO que é preciso rectificar. O City tem 30% da mais valia o que dá cerca de 11 milhões e não 13,5

    ResponderEliminar
  19. https://twitter.com/ColesterolM/status/1618723608569978880?t=8PVMKwSNiqAoCZdq0krXiw&s=19

    O link acima descrito, depois de quem o quiser ver, pode ajudar a acalmar umas quantas almas inquietas com o valor de quem é quem.

    Do jogo de ontem só vi dos 55m para diante e parece que tinha recuado ao futebol dos anos 90, fueiradas umas atrás das outras por parte de alguns jogadores do Viseu, e que a determinada altura temi pela integridade física dos profissionais do FC Porto.

    Daquele árbitro tudo é possível, não admira, mas das duas uma, ou os jogadores do Viseu são estúpidos por não entenderam a mensagem do seu treinador quando provavelmente lhes disse para serem agressivos e não mostrarem medo, ou então foram maldosos e jogarem no limite e se tivessem de aleijar, aleijavam. Foi absolutamente pavoroso e lamentável.

    Será que depois de na CI de lançamento, 24h antes, Jorge Costa dizer que o clube de coração era o FC Porto, mas que no jogo queria ganhar muito e não admitia que pusessem em causa o seu o seu profissionalismo, teve de mostrar que não estava a fazer bluf? Mas que tipo de personalidade é esta? Não gostei nada, nem do que ouvi antes nem do que vi depois. Estou farto de ver outros treinadores ligados aos outros rivais e nunca ouvi este tipo de declaração de interesses. Jorge Costa muito mal e parolo.

    De resto esta competição não me diz nada, claro, o treinador do FC Porto quer ganhar, mas preocupa-me muito mais as saídas ao Marítimo e depois ao Sporting, a quem lhes quero ganhar,cque uma eventual derrota nesta final.

    ResponderEliminar
  20. Vila Pouca, já li duas teses distintas:

    1 O City tem 30% da mais valia, isto dá 11M€.
    2 O City encaixa 30% do valor da transferência, isto perfaz 13,5 M€.

    Por exemplo no zerozero, já li essas duas teses diferentes.

    ResponderEliminar
  21. "qual é a mais valia do negócio Porro? Pálidos 5 M€"
    PO, você tenta calcular a mais-valia e desconta à receita essa componente da dívida bancária. Quanto à mais-valia isso é absurdo.
    Mesmo quanto à liquidez, que você menciona também, imagine que o SCP já contraiu outra dívida ou tem uma despesa para pagar a pronto nesta altura e que a quer pagar também com a venda do Porro. Também vai descontar essas na liquidez? Porque nâo, onde está a diferença em relação à dívida que veio da restruturação? As libras que vâo pagar cada uma dessas dívidas serão diferentes? sabe todas as dívidas que o SCP tem ou quer pagar com essa venda? Então para que faz o seu cálculo só com uma como se fosse essa única e a boa?
    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  22. É só colo, pró slb. É colo dos árbitros e dos vars, é colo dos gr e defesas adversários, nem com a sad do slb e respectivos administradores a serem constituídos arguidos por suspeita de viciação de resultados entre 2016/20, muito recentemente, eles se acanham. Continuam descontraidamente a levar o slb ao colo.
    A viciação de resultados continua, não parou em 2020. O novo Capo, é ainda + velhaco que o anterior. Estamos em pleno Ano 1, do Polvo Encarnado 2.

    ResponderEliminar
  23. Bom dia a todos.
    Procurando ser sintético, esperar que o Porto possa ganhar o troféu amanhã.
    É concerteza o troféu menos importante da época, mas no atual contexto é o próximo, logo o mais importante. E também porque neste momento se afigura o mais fácil de conquistar.
    Sobre o campeonato, registe-se que ambos os jogos do SLB este ano com o Paços foram reagendados pela mesma razão. O resultado torna a situação do campeonato muito difícil. Não era um jogo qualquer, era o jogo da jornada do Sporting Porto. Pelo que o SLB já garantiu ganhar desse confronto direto. E garante que há uma enorme probabilidade de o Porto entrar em campo em Alvalade a 8 pontos do líder, no mínimo. Por outras palavras, tudo o que não seja ganhar em Alvalade, é hipotecar o campeonato.

    Pusemo-nos a jeito perdendo pontos con equipas que nunca poderíamos. Santa Clara e Rio Ave são inenarráveis.

    Apoiar sempre, e pedir que lutem até ao fim é o mínimo. No resto, com a 'fartura' de investimento que tivemos este ano, e com a provável saída de dois ou mais jogadores a custo 0, o futuro revela-se verdadeiramente risonho... para os rivais, infelizmente.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  24. PO, quanto ao negócio Porro, é verdade que financeiramente não é um bom negócio. Mas se lhe dissesse que o Porto ia comprar um lateral direito da qualidade dele, que iria trazer rendimento desportivo e ao final de 3/4 épocas seria vendido com um lucro de 5 milhões, não assinava já por baixo?

    Eu além de assinar, perguntava já se não dava para fazer o mesmo na lateral esquerda.

    Quanto ao Benfica ontem, não é só sorte. Quando temos em campo um árbitro que é muito rápido a soltar o gatilho (cartões) contra o Porto, inclusive os vermelhos (Luis Diaz e Danilo), ver Florentino a acabar o jogo sem ser expulso, quer por acumulação de amarelos ou por vermelho direto, é Inexplicável.

    Até aceito que o pisão não seja maldoso ou intencional, mas na zona onde foi é no mínimo imprudente e põe em risco a integridade física do jogador do Paços. Aliás, o jogador estava em campo à segundos e correu o risco de ter de ser substituído.

    Engraçado que logo após este lance, Roger Schmidt fez o mesmo que no Dragão, retirou o jogador poupado á expulsão. Naturalmente percebe-se o porquê de gostar tanto dos árbitros Portugueses.

    ResponderEliminar
  25. OLHA O NORTE.
    Minha nossa, três bolas nos postes! não expulsão do Xico! Mimosa e Andor são como os Tomates sempre juntos...

    ResponderEliminar
  26. Depois de Pizzi há anos, de Palhinha no campeonato dos verdes, temos o remake na versão #Florentinodos7kgdemassamuscularganhosem6meses. Pode partir, não pode(?) é matar.

    Se este fulano do apito for um dia indiciado por corrupção eu não vou estranhar.

    ResponderEliminar
  27. Bom, e porque entre hoje, e sobretudo amanhã, vamos ler estas coisas, vou-me antecipar.

    Neste século XXI (a partir da temporada 2000/01), quantos títulos conquistou o FC Porto? Conquistou 36 títulos: 12 Ligas, 4 Taças Internacionais (Champions, T UEFA, L Europa e Intercontinental), 8 T. Portugal e 12 Supertaças.

    Em igual período, o Benfica conquistou 22 títulos: 7 Ligas, 3 T. Portugal, 5 Supertaças, e 7 T. Liga.

    Finalmente o Sporting, conquistou 17 títulos neste século: 2 Ligas, 5 T. Portugal, 6 Supertaças, e 4 T. Liga.

    Agora, vou começar por aqui, quantas finais o FC Porto disputou com o Sporting? Foram estas 6:
    2000/01 Supertaça, finalissima, Sporting 1 FC Porto 0.
    2007/08 T Portugal, Sporting 2 FC Porto 0 (prolongamento do Tiui).
    2007/08 Supertaça, Sporting 1 FC Porto 0.
    2008/09 Supertaça, Sporting 2 FC Porto 0.
    2018/19 T Liga, Sporting 1 FC Porto 1 (3-1 nos penáltis).
    2018/19 T Portugal, Sporting 2 FC Porto 2 (5-4 nos penáltis).
    Portanto, neste século, o FC Porto, em 6 finais com o Sporting, perdeu as seis, cruzando isto com os títulos conquistados pelo FC Porto, e pelo Sporting, isto é tudo menos compreensível.

    O FC Porto com o Benfica, disputou as mesmas 6 finais neste século, o FC Porto venceu 4: Três Supertaças, e uma Taça de Portugal, o Benfica venceu 2: Uma Taça de Portugal, e uma Taça da Liga. Aqui, ainda há uma base de racionalidade.

    Enfim, é quase impossível encontrar racionalidade, lucidez, bom senso, ou coerência, quando o assunto é futebol ...

    ResponderEliminar
  28. A propósito dos títulos conquistados pelos 3 Grandes em Portugal neste século, e porque estava com a mão na massa, quais foram as equipas que venceram mais de 5 Ligas na Europa, neste século XXI? Bayern de Munique 16, FC Porto 12, Juventus 12, Barcelona 10, Ajax 9, PSV 9, R. Madrid 8, PSG 8, United 7, Benfica 7, Lyon 7, Inter 6, City 6 e Chelsea 5.


    PS Na Escócia o Celtic ganhou 16 ligas, ou na Grécia o Olimpiakos ganhou 18 Ligas neste século, mas essas são Ligas pouco competitivas.

    ResponderEliminar
  29. Pontinha, esta antecipação foi uma "artistice", porque tinha justamente esse objetivo, entrarmos em Alvalade a 8 pontos, se até lá não desperdiçarmos pontos. Sublinho que o Paços foi penalizado desportivamente (poderia jogar com o Benfica depois deles jogarem em Braga Taça, maiores probabilidades de o Paços pontuar, vindo eles de uma ressaca), mas também financeiramente, aqui em termos de bilhética, jogar ao fim de semana, não é a mesma coisa de uma bilhética a meio da semana, e em pleno inverno. Contudo, essa antecipação, teve o alto patrocínio da Comissão de Calendários da Liga.

    Observem dois pormenores, datas de fevereiro.

    Benfica:
    15 de fevereiro (quarta feira) Brugge Benfica
    20 de fevereiro (segunda feira) Benfica Boavista.

    FC Porto:
    22 de fevereiro (quarta feira) Inter FC Porto.
    26 de fevereiro (Domingo) FC Porto Gil.

    O Benfica joga Liga Europa? Não, e só os clubes que tem uma eliminatória disputada fora, à 5ª feira, tem essa possibilidade de jogar na segunda feira. Portanto, o Benfica na ressaca Brugge, tem 120 horas de descanso. Já o FC Porto na ressaca Inter, terá 96 horas de descanso.

    E alguns perguntam, mas porque é o Benfica pode marcar esse jogo da Liga, para uma segunda feira? Simples, porque transmite os seus jogos em casa, e desde que o adversário aceite essa data, marcam os seus jogos em casa, com datas à vontade do freguês, e eu pergunto, e a Comissão de Calendários da Liga, aceita isso de bom grado? A verdade desportiva não é penalizada? Por exemplo, o FC Porto venceu em Brugge, e 4 dias depois (com 96 horas de descanso) empatou nos Açores, já o Benfica joga em Brugge, e com 120 horas de descanso, defronta o Boavista na Luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Oliveira,
      Contra o Sta Clara, não foram 4 dias, era bom era, foram 3 dias menos 6 ou 7 horas. Jogámos a 26/10 à noite em Bruges e voltámos a jogar, nos Açores, a 29 ao início da tarde.. Foram 2 dias e umas horas, com duas viagens pelo meio. Deu para as viagens e para recuperar muito mal.

      Eliminar
  30. Tudo isso que o PO diz é muito certo mas que faz quem nos dirige para reverter essas situações? Nada!!! Silêncio absoluto. Até o treinador se caka e nem diz nada sobre estas coisas que indiretamente nos prejudicam. Se quem nos dirige acha que não é preciso fazer nada quem somos nós para dizer o contrário? Mudem-se os tempos e talvez se mydem as vontades.

    ResponderEliminar
  31. O silêncio ensurdecedor da comunicação social sobre as denuncias do jogador do Marítimo Edgar Costa , quanto a tentativa de suborno para "facilitar" contra o Benfica é vergonhosa .
    Quando se trata dos lampiões , tudo é varrido para baixo do tapete , não passa nada !!!

    Incrível como Florentino não foi expulso contra o Paços , se não estou em erro , é a terceira vez que escapa á expulsão , para não falar dos dois pênaltis escandalosos que cometeu
    , um em Guimarães e outro em Famalicão , qual deles o mais flagrante , os árbitros têm uma complacência com este jogador que ultrapassa todos os limites do bom senso e razoabilidade .

    ResponderEliminar
  32. "Paulo Oliveira,
    Contra o Sta Clara, não foram 4 dias, era bom era, foram 3 dias menos 6 ou 7 horas. Jogámos a 26/10 à noite em Bruges e voltámos a jogar, nos Açores, a 29 ao início da tarde.. Foram 2 dias e umas horas, com duas viagens pelo meio. Deu para as viagens e para recuperar muito mal."

    Luís Negroni, confere, sem ir à sebenta, referi que tinhamos tido 4 dias de descanso entre a Bélgica e os Açores, mas não, estava errado, jogamos na Bélgica numa 4ª feira 26 de outubro, e nos Açores no sábado dia 29 de outubro ao final da tarde, nem 72 horas tivemos de descanso. Mas em rigor, tal aconteceu nesse caso, porque jogavamos com o A. Madrid no Dragão, no dia 1 de novembro, uma terça feira, isto é, em 6 dias, fizemos 3 jogos, 2 deles da Champions, isto porque esta fase de grupos desta edição Champions, tal como a de 2020/21, foram ambas disputadas em tempo record, uma devido a Covid, esta por causa do Mundial.

    Lá cima no meu anterior comentário, quando deixei aqueles dois exemplos do próximo mês de fevereiro, o Benfica joga numa 4ª feira em Brugge, e posteriormente joga na 2ª feira (em modo equipa da Liga Europa), uma ressaca com 120 horas de descanso, com 5 dias de descanso? Qual ressaca. Já o FC Porto joga no Meazza numa 4ª feira, e 4 dias depois (96 horas), joga no Dragão com o Gil, portanto, duas equipas no mesmo barco, ou nas mesmas duas competições, mas a calendarização protege o Benfica (vejam a calendarização do Benfica em fevereiro, com a antecipação do jogo em Paços, parece um passeio no parque, sem ressacas, espero que com tantas facilidades, sejam displicentes, e tropecem), já o FC Porto, não tem o mesmo tratamento, e sublinhei-o lá cima, as ressacas europeias, habitualmente trazem "tropeções" pela Europa fora, por exemplo, o FC Porto empatou com o Estoril, e o Sta Clara, depois de duas jornadas com o Brugge.

    ResponderEliminar
  33. Ontem, o treinador do Sporting, já disse ao que ia, "agressividade para cima deles", e o porta-estandarte irá ser o Ugarte, vai bater em tudo o que mexe (impressionante, há jogos que termina sem amarelo, ou duplo amarelo, por exemplo na Luz), e como numa Final não fica bem haver expulsões, podem escrever, vamos ver o Ugarte, uma, duas, três, ou quatro vezes a dar umas porradas, e siga...

    Não li hoje a imprensa escrita, e os onzes respetivos, mas comparativamente aos dois jogos da Meia Final, no FC Porto frescos devem entrar o Galeno, e o Taremi, do lado do Sporting entram o Porro e o Inácio, que foram poupados com o Arouca.

    Observem esta curiosidade relativamente aos "fresquinhos", o Galeno e o Porro vão ser adversários diretos, já o Taremi (caí na esquerda), irá ter como adversário direto o central do lado direito o Gonçalo Inácio. Como jogamos a nossa meia final depois do Sporting, provavelmente o Sérgio poupou o Galeno e o Taremi, porque os seus adversários diretos (Porro e Inácio), foram poupados no dia anterior com o Arouca.

    Qual o meu onze: Cláudio, João Mário, Pepe/Marcano e Zaidu (minha aposta pessoal, apenas porque defende melhor), Uribe/Eustáquio, e depois, Pepê, Otávio, Galeno e Taremi.

    Onze do Sporting, quase a 100% de cverteza: Adán; Inácio, Coates e Matheus Reis; Porro, Ugarte, Morita e Nuno Santos; Edwards, Pote e Paulinho.

    Jogaria sem o Toni Martinez (o Sporting joga com 3 centrais, evitavamos dar um ponta à marcação), e apostaria na velocidade, criatividade e mobilidade, deste quarteto: Pepê, Otávio, Galeno e Taremi, iriam criar muitas mais dificuldades aos três centrais do Sporting. O Wendell, nestes dois últimos meses, teve com certeza o melhor período no FC Porto (fez 13 jogos consecutivos como titular, ganhou confiança, e esteve mt bem), mas neste ciclo, tivemos adversários de baixo/médio nível de dificuldade, hoje vai andar ali o Edwards, e o Zaidu concentrado em modo Champions, é muito mais seguro defensivamente.

    A talhe de foice, Marcano 35 anos, está no 14º jogo consecutivo como titular, Wendell fez com o A Viseu o seu 13º jogo consecutivo como titular, o Uribe com 31 anos, quase 32, soma já o 11º jogo consecutivo como titular, e sem parar, finalmente, o João Mário faz hoje o seu 10º jogo consecutivo a titular, portanto, estes 4 jogadores, estão desde novembro/dezembro sempre a jogar sem parar, e como nenhum deles foi poupado com o A. Viseu, neste ciclo que vem aí, torna-se mais dificil descansarem, na minha opinião, este é o grande defeito do Sérgio, jogam até "rasgar", depois logo se vê!

    ResponderEliminar
  34. Pinto da Costa eu quero tu porto força tu és campeão se for ganhe mais forte pepe marca um golo 5 0 força porto viva porto eu espero tens conseguir ganhar mais Rúben Amorim jogou ao Benfica manda embora porro sai daqui tu vai perder agora força porto

    ResponderEliminar