sábado, 28 de janeiro de 2023

Sporting C.P. 0 - F.C.Porto 2. Já temos a taça da liga, agora vamos ao que verdadeiramente interessa...


À procura de ganhar pela primeira vez após quatro finais perdidas - duas já com Sérgio Conceição no banco -, o F.C.Porto com Cláudio Ramos, João Mário, Pepe, Marcano e Wendell, Otávio, Uribe, Eustáquio e Galeno, Pepê e Taremi, venceu por 2-0 o Sporting, finalmente acabou com o estigma, vai colocar no Museu a taça da liga, também conhecida como taça da carica ou taça Lucílio Baptista.

F.C.Porto entrou bem, marcou cedo. Cruzamento de Pepê, Eustaquio recebeu fora da área e atirou a contar, Dragões em vantagem. Reagiu o Sporting, até fez golo, bem invalidado pelo VAR. Mas ficou o aviso a um campeão pouco compacto e a permitir alguns ataques perigosos. Depois do golo, portistas em vez de se galvanizarem, ficaram menos positivos, com dificuldades em ter bola e com um guarda-redes muito nervoso, só saíam por Galeno.
Aos 36 minutos bola na barra e no poste de Cláudio Ramos, Sporting bem por cima, F.C.Porto mal. Incapacidade de ter bola, construir jogadas, pior dando muito espaço - culpa de ter três jogadores na primeira zona de pressão que eram facilmente ultrapassados, abrindo um buraco que o meio-campo leonino aproveitava, abria nas laterais por onde entravam à vontade os jogadores leoninos -, o empate esteve à vista por várias vezes.

O intervalo chegou com o F.C.Porto em vantagem, mas pelo que aconteceu depois do golo de Eustaquio, o Sporting não merecia ir para as cabines a perder. 
É incrível como uma equipa entra bem, marca e depois de marcar desaparece, baixa de forma assustadora o nível, deixa de jogar.

Para a segunda-parte Dragões entraram com os mesmos onze, Sporting com iniciativa, mais agressivo, portistas macios e erráticos a definir e a passar.
Entretanto desde o início da etapa complementar a zona de pressão mudou, apenas Taremi na frente, depois uma linha de cinco que se desdobravam na tentativa de contrariar as saídas leoninas.
Cerca do minuto 60, Porto mais equilibrado, mais capaz de sair com algum critério, construir boas jogadas, melhorou, jogo mais repartido.
Ao minuto 72, duplo amarelo a Paulinho, Sporting com 10.
Pedia-se cabeça fria aos jogadores do F.C.Porto, não reagir a provocações, aproveitar a vantagem numérica para tentar fazer o segundo golo.
Zaidu substituiu Wendell aos 78 minutos, campeão naturalmente mais confortável, era preciso aproveitar os espaços e "matar" o jogo. Após uma grande jogada pela direita, mais um bom cruzamento de Pepê, Marcano ao segundo poste fez golo. Dragões com tudo para finalmente vencer a taça da liga.
Ao minuto 88 entraram Bernardo Folha e Gonçalo Borges, saíram Eustaquio e Pepê.
Já nos descontos, uma má entrega de Uribe podia ter custado caro, mas não aconteceu nada.
Ainda entraram Fábio Cardoso e Namaso, saíram Pepe e Taremi.
O jogo não podia acabar sem um burburinho. Otávio caiu, árbitro não interrompeu o jogo, quando interrompeu os jogadores do Sporting rodearam o "Baixinho", confusão que felizmente não durou.

Nada mais a realçar, num jogo que não foi brilhante e que o F.C.Porto, longe de fazer um bom jogo, acaba por ganhar com justiça.

Pronto, já temos uma taça da liga, agora vamos ao que verdadeiramente interessa... obviamente, campeonato, Taça de Portugal e sem esquecer um brilharete na Champions, com uma chegada aos quartos-de-final numa eliminatória em que o F.C.Porto não é o favorito frente aos italianos do Inter.

56 comentários:

  1. Caro DVP,
    Na pior exibição numa final desta competição lá matamos o borrego mas honestamente deixamos muito a desejar. O FCP tem alguns jogadores com muito pouca inteligência com Wendell à cabeça.

    ResponderEliminar
  2. Malta ganhamos a Taça Lucílio Batista :)
    Como não conhecia a sensação, diria, ok pah... não perdemos, ganhamos q é o que interessa!
    A quem viu o jogo na sic com comentários, é duro... é incrível tanto estrume no mm local! Ressalvo q melhor q o título é a azia daqueles idiotas!
    Qto ao FCPORTO creio q se poupou para o jogo do marítimo, fez bem... fez o qb.. como adepto, mto mau jogo!

    ResponderEliminar
  3. Para mim e como disse no post, aquela primeira zona de pressão não funcionou, o Sporting saía fácil, aproveitava os espaços para chegar à frente com facilidade, criar perigo, quando recuperávamos a bola não a tratamos bem. Na segunda-parte começamos mal, mas melhoramos, quando o Paulinho foi expulso o FCP já estava melhor, o Sporting já não criava perigo.

    ResponderEliminar
  4. As finais são para se ganhar. A final que jogámos pior, das 5, foi a única que ganhámos, que é o que conta.
    Tudo o que começámos mal, esta época, acabámos bem. Iniciámos a taça da liga, a empatar, em casa, com uma equipa da 2a liga e ganhamos a taça. Na fase de grupos da CL, duas derrotas nos 2 primeiro jogos, e terminámos no 1° lugar do grupo. Quem sabe, se não acontecerá o mesmo no campeonato, onde também comecamos mal. Mas pra isso acontecer, é fundamental, ganhar na Madeira, seja lá como for.

    ResponderEliminar
  5. Caro DVP e Amigos:
    Finalmente conseguimos conquistar a Taça da Liga.
    Vi o jogo na SIC e a partir de certa altura tirei o som. Mas, nos comentários após jogo, na SIC Notícias ainda foi pior. É inacreditável a forma capciosa, parcial e baixa como tentam menorizar esta vitória independentemente de termos jogado pouco. Mesmo assim já cá cantam 4 títulos consecutivos.
    O que mais interessa vem já a seguir.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Muito melhor o resultado, do que a exibição. Preocupado porque há gente que está a quebrar, três nomes, Taremi, Pepê, e o Galeno também começa a dar sinais de desgaste. Jogamos nos Barreiros na 4ª feira, o primeiro, dos sete jogos de fevereiro, um mês curto, e com uma grande densidade competitiva, portanto, todos vão ser importantes, e já agora, julgo que a rotatividade poderá ser uma boa conselheira, por exemplo em Viseu, ou onde se disputar os quartos final da Taça.

    O FC Porto finalmente conquistou a Taça da Liga, ou a Taça maldita, curioso, com este troféu chega aos 83, e voltou a igualar o Benfica.

    Palmarés do FC Porto: 30 campeonatos, 18 Taças de Portugal, 23 Supertaças, uma Liga Europa, uma Taça UEFA, duas Intercontinentais, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia, uma Taça da Liga. e quatro Campeonatos de Portugal.

    Palmarés do Benfica: 37 campeonatos, 26 Taças de Portugal, oito Supertaças, sete Taças da Liga, três Campeonatos de Portugal e duas Taças dos Clubes Campeões Europeus.

    ResponderEliminar
  7. Vi até ao 1º golo, vi que até estávamos a jogar bem. Depois fui jantar, tranquilo, porque como disse antes, não me entusiasma nada esta competição.

    Depois assisti a toda a 2ª parte e nunca senti perigo por parte do Sporting, que tinha bola, provocava, mas era o Porto a controlar.

    Ou seja não posso dizer que tenhamos jogado mal, pelo contrário, mas lá está, parece que durante o melhor período do adversário eu estava a saborear um excelente arroz de tamboril. Ainda bem. Consegui o melhor de dois mundos.

    Quero é ganhar os próximos jogos para o campeonato e taça e passar contra o Inter. Nesses jogos certamente que não vou jantar tão tranquilo como hoje.

    ResponderEliminar
  8. Excelente vitória, as finais são para se ganhar, mas podiamos ter jogado bem melhor.
    Estou contente, não eufórico, para mim será sempre apenas a Taça da cerveja, ou lucilio, mas foi muito bom ganhar, sobretudo pela onda de choque que se cura a compensan, desde a inenarrável descomunicação social, ao inefável varandas, que decretou caça ao Otávio, e às trombas do amorim.
    Se Wendel foi imprudente e devia ser expulso, o Matheus sai incólume de um vermelho direto e uns bons jogos de fora... o arbitro leva uma tolada, não sente, não vê???!!!
    E que dizer da capa da bolha, hoje...
    Enfim, cada vitória nossa, sempre será um espinho cravado no centralismo bacoco e doente dos centralistas saudosos da capital do império, que lá terá mais uma zona reabilitada à custa de todos nós. É interesse da País, dizem!!!
    Posto isto, há que melhorar processos, analisar bem os erros e preparar o que resta do Campeonato, Taça e Champions, temos de melhorar a qualidade de jogo.
    Uma palavra ao Marcano, a fazer excelente época.
    Preocupa-me a condição fisica de alguns jogadores, mas estamos na luta.
    E força Pooortooo.

    ResponderEliminar
  9. OLHA O NORTE.
    A QUEDA DE UMA ESTRELINHA.
    Primeira Parte; um golo madrugador, reação natural do adversário...
    Dizem os Inteligentes: O Sporting jogou, o FCP ganhou! Fantástico!...
    Segunda parte; depois do discurso no balneário entraram onze domadores de leões, com a expulsão do bocas paulinho piscineiro o jogo acabou.
    Um Pinheiro Manso atordoado depois de levar uma cabeçada na boca, ficou sem força para levantar o cartão vermelho! Segundo Mateus:- Peço desculpa mas não era pra lhe acertar na boca era na testa! as imagens são como o algodão não enganam.
    Neste jogo só faltavam as palavras sábias do comandante presidente Calimero:- AU,AU,AU, auau...
    Acabou-se o feitiço Lucília, espero que esta seja a primeira de muitas.

    ResponderEliminar
  10. Ao contrário de outras finais em que jogamos bem e perdemos ontem jogamos mal e ganhamos. Antes assim. No entanto sejamos realistas eles foram-nos muito superiores e até ao intervalo deram-nos um banho de bola . O frango do Adam ajudou e a sorte desta vez esteve do nosso lado. Há jogadores que no momento de decidir oque fazer fazem as coisas mais disparatadas falhando passes fáceis e sendo trapalhões que até irrita. Cotinuo a dizer e isto pelo que vejo, Taremi é um bom jogador de equipa mas não é um ponta de lança. Uribe está uma sombra e faz muitos disparates, se sair não me deixa saudades. Continuamos a não saber marcar livres nem cantos pois somos de uma ineficácia a toda a prova. Janeiro está a acabar e reforços nem ve-los. O jogo da Madeira é fundamental mas tenho medo do que lá possa suceder pois há jogadores que estão super cansados e a rotatividade não existe pois o treinador acha que os suplentes não lhe inspiram confiança. Pelos jogos que já vi não acho o Folha com capacidade para ser titular mas mais vale cair em graça. De qualquer modo parabéns a todos nós pois o enguiço da taça da cerveja foi quebrado.

    ResponderEliminar
  11. E finalmente conquistámos a taça da carica... numa final contra o Sporting! Haveria melhor forma de quebrar o enguiço? Penso que não. Sobre o jogo, foi excelente termos marcado cedo mas parece que isso em vez de galvanizar a equipa só a retraiu. O SCP entrava com facilidade na nossa área, cada bola nas costas da nossa defesa era um Ai Jesus. Nós bem tentávamos pressionar alto mas eles conseguiram sair sempre muito bem e sempre que nós conseguíamos recuperar a bola, os nossos jogadores não conseguiam sair no 1vs1. Parecia que tinham mais pilhas que nós... A verdade é que o 1-0 para nós ao intervalo penalizava a falta de eficácia deles. Na segunda parte, apesar de a exibição continuar a ser famosa penso que conseguimos estancar as investidas deles na nossa baliza. Apesar de não termos consentido oportunidades flagrantes (à exceção daquele passe errado quando já jogávamos contra 10), também não criámos nada a não ser o lance do 2-0.

    Em resumo: o que fica para a história são as vitórias e quem leva a taça para casa. Lembro-me bem das finais perdidas desta taça de forma inglória nos penaltys ou no último minuto contra o Braga. Tudo jogos onde eu acho que o FCP devia ter ganho no tempo regulamentar e não conseguiu. Desta vez aconteceu ao contrário. É a vida, não pode ser sempre igual.

    Agora que finalmente conquistámos esta taça, o meu discurso não muda. É sempre para ganhar, claro porque no FCP é para entrar em todas as competições para ganhar mas não é o objetivo primordial. Agora venha o jogo dos Barreiros. Será um verdadeiro teste a esta equipa. Espero que consigamos fazer uma gestão física correta, ontem vi muitos jogadores bem abaixo daquilo que podem render e vi a equipa a chegar tarde a muitos lances. Será necessário rodar algumas unidades até para prevenir lesões.

    ResponderEliminar
  12. Claro que só faltava o presidente valentão vir-se queixar da arbitragem! Vá lá que desta vez conseguiu articular um discurso sem insultar o presidente mais titulado do Mundo e assim safou-se de mais um processo por difamação. Este artista queixa-se que ultimamente o SCP tem tido muitas expulsões contra o FCP. Que eu saiba, entradas de sola, jogadores de campo a defender bolas com a mão e cotoveladas são entradas à margem da lei. Nada que me espante deste personagem que só é destaque de capa de jornal pelas bocas que manda ao FCP e não pelo que ganhou.

    Por falar em capas, que dizer da capa miserável do jornal a bola de hoje? Que coisa mais ridícula. Se querem tirar o FCP definitivamente das capas deste jornal façam-no por favor. -Eu ficava agradecido. Não há limites para a falta de vergonha na cara. Desde que este novo "diretor" assumiu que a coisa ficou muito pior. De mim não levam nem 1 cêntimo. É um jornal que só sobrevive graças à subserviência ao clube do regime.

    ResponderEliminar
  13. Algum dia havíamos de ganhar a taça da liga , depois de anos de azar .
    Mas a exibição deixou muito a desejar , muitos jogadores em clara baixa de forma , o Wendell é um jogador fraco .
    Contente por termos ganho finalmente a taça da liga , mas agora , não há tempo para festejos , temos já um jogo muito difícil na Madeira , em que é ganhar ou ganhar .

    ResponderEliminar
  14. Vila :



    Ambos vimos o mesmo jogo .

    Finalmente conseguimos a Taça !...

    ResponderEliminar
  15. Sou da mesma opinião, na final que menos jogámos, foi aquela que Ganhámos. Mas os sinais preocupantes continuam lá. Uma equipa pouco consistente em termos ofensivos e os desiquilibradores em perda.

    Também acho que a equipa acusou a pressão de ganhar esta prova e acabar com a malapata.

    Agora, focar novamente nos objetivos e gerir a equipa, de modo, a que todos os jogadores se mostrem preparados para quando forem chamados.

    Wendell já fez aquela gracinha contra o Atlético Madrid no ano passado. Ontem podia novamente ter sido expulso. Isso não é competitividade, é burrice.

    ResponderEliminar
  16. "Vi o jogo na SIC e a partir de certa altura tirei o som. Mas, nos comentários após jogo, na SIC Notícias ainda foi pior. É inacreditável a forma capciosa, parcial e baixa como tentam menorizar esta vitória independentemente de termos jogado pouco"

    Caro DrummerKzar, também fui lá, e é rigorosamente como relata, Jorge Baptista, David Borges, Joaquim Rita, e o Fatela, tendo como moderador o anti-Portista primário o Garcia, um quinteto maravilha, bem a forma como analisaram a arbitragem, foi mesmo inenarrável, aliás, ontem a SIC notícias no pós-jogo, mais parecia a CNN, ou a BTV2!

    ResponderEliminar
  17. CS de esterco! O Wendell devia ter sido expulso dizem, e o PêPê e o Otávio são uns simuladores. Pró outro lado, nada a dizer, foram uns anjos. Toda a gente viu, que foram uns simuladores, uns caceteiros, davam cacetada e atiravam-se pró chão com as mãos na cara, como se alguém os tivesse agredido, foi assim o pote, foi assim o mau carácter paulinho, que agrediu com cotovelada Otávio e depois atirou-se pró chão com a cara entre as mãos como se tivesse sido ele o agredido, mas prá CS, nada disto aconteceu. E houve uma agressão ao árbitro, que ninguém da CS viu, e nem o pobrezinho do árbitro se apercebeu, coitadinho. Vê tudo, contra o Porto, até viu um pontapé do Pepe, na época passada, do qual não há uma única imagem televisiva, mas não sente cabeçadas dadas por jogadores do sporting e que as imagens não deixam margem para dúvidas. Um pinheiro bravo com o Porto mas muito manso com o sporting. Só espero que as imagens televisivas da agressão ao árbitro, sirvam para alguma coisa, nem que tenha de ser o Porto a entregá-las à "Dona Cláudia". É que, se os jogadores do Porto são punidos, mesmo sem haver qualquer imagem, os do Sporting, têm pelo menos que ser punidos quando há imagens que não deixam dúvidas da agressão. Ainda por cima a um árbitro, que é muito mais grave que a um colega de profissão, em termos de castigo.

    ResponderEliminar
  18. Ganhámos mas fizemos um mau jogo...prefiro assim do que jogar bem e perder! Parece que os jogadores estão cansados... . Resta dizer que fiquei muito feliz com mais esta conquista!

    ResponderEliminar
  19. Entrada de Pizzi e Bruma no Braga. Ou é assumir a candidatura ao titulo ou vem aí uma saída supresa do Ricardo Horta.

    ResponderEliminar
  20. SC é o treinador mais titulado de sempre do FCPORTO! È obra! Ontem não merecemos ganhar mas o importante foi conseguido! As finais são para se ganhar, o resto é TETRA PARA BOI DORMIR! Viva o FCPORTO! tenho pena que o FCPORTO não se reforce em janeiro até o braga se reforçou!

    ResponderEliminar
  21. Finais são para se ganhar.... E ganhamos!
    Pena realmente não irmos ao mercado buscar um meio campista perdido!!
    E um central

    ResponderEliminar
  22. Bom Dia a todos,
    Para falar do jogo eu acho que levamos um banho de bola mas o que interessa é o resultado.
    Noutros jogos jogamos muito melhor para nao ganhar pour isso prefiro assim.
    Para o Mercado nao espero nada porque sei que nao temos dinheiro nenhum a unica coisa que eu queria é pelo menos uma ou duas renovacoes.
    Uribe Pepe Marcano Manafa ?
    Nenhum deles assina...

    ResponderEliminar
  23. Caros Portistas,

    Ganhamos a taça que nos faltava mas que continuo a dizer que não serve para nada esta taça, a única coisa que realmente serve é para ver a azia dos fdp, dá um gozo tremendo ver a azia de tanto fdp, porque insisto a taça, é uma taça de merda!
    No pior jogo de todas a as finais ganhamos!! Esperemos que sorte não se tenha esgotado e ganhemos na Madeira que vai ser muito difícil e ainda para mais com a campanha que já montaram vão-nos tentar lixar com f à força toda. Vejo muitos jogadores a baixarem de forma por estarem cansados e aqui a culpa é do treinador nunca faz rotações em 2 ou 3 posições para poupar os jogadores. O Uribe continua muito mal e a jogar sempre?? está cansado e desmotivado porque não renova, banco, é que muitas vezes nem parece o mesmo jogador. Veremos o que nos espera os próximos 3 jogos do campeonato, madeira, vizela e os chorões em casa deles vai ser uma roubalheira daquelas e se jogarmos tão pouco como na final não ganharemos, mas 1º ganhar na Madeira.
    Nem um reforço com tão pouca qualidade??
    VAMOS PORTO!!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  24. Cheira me que o David Carmo vai ser emprestado ao celta vigo!!!

    ResponderEliminar
  25. Todos se reforçam e nós nada. Claro que lá chegou mais um para a equipa B pois essa é que interessa. Saia mais um Dragão de ouro para tão brilhantes administradores.

    ResponderEliminar
  26. Uma campanha está em marcha para nós prejudicar já nós próximos jogos , o barulho que eles fazem vai nesse sentido , tirando o segundo amarelo a Wendell , não estou a ver mais razões de queixa , não vejo os viscondes a falarem da cabeçada do Matheus Reis ao árbitro , que deveria dar vermelho , ele que já vai em 3 jogos seguidos contra nós em que devia ter sido expulso , assim como o pênalti escandaloso com bola no braço de Coates , daqueles pênaltis que não deixa dúvidas a ninguém , mas isso os viscondes não falam .
    E o cúmulo da hipocrisia é ver os lampiões a tomar as dores dos viscondes , já a afiarem o bico , embarcando numa campanha para condicionar futuras arbitragens , têm medo de nós !!! isto apesar de estarem a frente com um jogo a mais com 8 pontos de vantagem , e tudo isto a serem levados a colo !!!

    Quanto aos comentários anti portistas dos relatadores/comentadores/pseudo jornalistas da SIC , tirando Marco Caneira que dou de barato por ser sportinguista , os outros são boys afilhados de Balsemão , como o Nuno Luz que nos anos 90 levou com sacos de urina , o Nuno Pereira é o idiota útil que tem de fazer peças jornalísticas que mais ninguém quer .

    ResponderEliminar
  27. É inadmissível o branqueamento da tolada do Matheus ao árbitro, que ele próprio se encarregou logo de deixar passar. Mas fosse algum jogador nosso, o clamor tinha chegado a Marte. Assim, lá vai de fininho, pelos pingos da chuva, a ver se passa, carregando nas nossas falhas.
    A Direção naturalmente que devia ser enérgica e falar, mas agora é assim!!!
    Sendo certo que não vai haver mercado, faz-me confusão o caso do Fernando Andrade, nem joga (sequer nos B), nem sai, até ver, é desconfortável.
    No resto, salta à vista a nossa tremenda incapacidade financeira, todos sabemos as razões.

    ResponderEliminar
  28. O que impressiona em tudo isto, não é a campanha concertada da CS + propaganda do sporting + propaganda do slb, contra o Porto. Isso é normal, se houver 1 erro que seja a favor do Porto, nem que haja 10 + graves contra, eles cavalgam a onda do erro a favor do Porto e fazem de conta que os 10 erros contra não existiram. Eles fazem sempre isso. O que impressiona verdadeiramente, é que, tendo havido uma agressão clara sobre o árbitro por parte de 1 jogador do Sporting e outra sobre o Otávio, por punir, o Porto não contra ataque de forma implacável. E era tão simples. Bastava enviar as imagens para a "Claudinha", e exigir, que tendo em conta a clareza das imagens, os 2 jogadores fossem punidos em conformidade, especialmente o que agrediu o árbitro. E avisar que, caso nada acontecesse aos jogadores, iriam até à Uefa, iriam até às últimas consequências, porque, 1 jogador que faz aquilo que o Matheus Reis fez ao árbitro, tem que ser punido, nem que seja no país dos ceguinhos. E a direcção do Porto não faz nada, permitindo que se crie um ambiente, que vai levar, de certeza, a prejuízos arbitrais graves à equipa de futebol, nos próximos e difíceis jogos fora. Esta direcção é criminosa por inoperância. Esta direcção "chula" os louros do SC. Esta direcção tem de ser corrida o + depressa possível, ou os danos vão ser cada vez maiores.

    ResponderEliminar
  29. Ó Dragonguard, coitado do Nuno Luz, na década de 90, andava de bibe e bata, mas já era asmático. Mas o Dragon, é do tempo dos Donos da Bola do Jorge Schnitzer na SIC? Com tanta bordoada que levámos, o FC Porto ainda lhes ofereceu um Penta. Não sabia que era tão antigo, ainda se lembra do representante do FC Porto? Era do meu Doiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo , essa dos sacos de urina atirados ao Nuno Luz , foi durante a concentração da seleção nacional , reza a história que foi o Luís Figo a lançar os ditos sacos , atirados de uma janela do hotel .

      Quanto ao donos da bola lembro-me bem , eram ás sextas feiras , programa vergonhoso , aonde éramos o alvo a abater , ainda me lembro que sofremos ataques do mais rasteiro que existe , em particular lembro-me do "caso Paula" , com o Antônio Oliveira como alvo quando era o nosso treinador .
      Das perseguições aos nossos jogadores , em especial o Paulinho Santos , ao Jardel , Jorge Costa , só para citar os que me lembro .
      Os donos da bola serviu de barriga de aluguer para outros programas do gênero em outros canais , todos com o mesmo intuito , de perseguir , denegrir , difamar e desvalorizar os nossos feitos desportivos .

      Eliminar
    2. O nosso representante era o grande homem e grande Portistas, Dr. Pôncio Monteiro, sózinho chegava e sobrava para aquela corja toda.

      Eliminar
  30. Quem me segue no Twitter e no facebook sabe o que penso sobre tudo isto e a nossa inoperância, está lá bem claro.

    ResponderEliminar
  31. Eu nem quero acreditar que o Fran Navarro vai para o Braga;
    Eu nem quero acreditar que depois dos vergonhosos ataques que temos sido alvo nos programas desportivos daqueles canais de lixo televisivo ninguém saia a terreiro para defender o clube;
    Eu nem quero acreditar que ainda haja portistas que defendam esta Sad. É uma vergonha o nosso silencio, e a nossa inação a todos os níveis. Tudo nos fazem e a nada reagimos. É hora de correr com esta gente que só olha para os seus interesses e não para os interesses do FCPorto.

    ResponderEliminar
  32. Soluap, o Fran Navarro vai para o Braga e o que pode o FCP fazer quanto a isso? Gastar 7 milhões num avançado que apesar de ser bom, neste momento não é uma prioridade para o FCP que tem Taremi, Toni Martinez, Evanilson, Namaso e se quiser também Gabriel Veron para mim seria totalmente desnecessário. Se me dissesse que seria um lateral ou um médio centro jeitoso ainda percebia!

    O mercado de transferências no futebol neste momento é uma autêntica loucura. Os clubes portugueses mais uma vez sujeitam-se a perder os seus melhores jogadores para os clubes dos campeonatos mais fortes. O Pedro Porro já foi, diz-se que o Chelsea pode chegar aos 120M€ pelo Enzo Fernandez e o Braga ao que parece irá vender o Vitinha por 32 milhões para o Marselha. Quer o timing quer os valores são assustadores. O timing porque nos aconteceu o mesmo o ano passado com o Díaz e os valores pois parece-me que o FCP tem de começar a retirar muito mais valor das transferências que faz. O Enzo Fernandez é assim tão melhor que o Vitinha para um valer 120 e o outro apenas 40 ou 45? Acredito que a corda ao pescoço dificultou muito a nossa vida, mas no entanto se quisermos continuar a sair do buraco o clube tem de refletir sobre isto.

    ResponderEliminar
  33. Com o que se vai vendo deste mercado de transferências, fica mais uma vez claro que no nosso clube imprescindível por esta altura, só mesmo o treinador e restante equipa técnica.

    De resto, podia ir tudo de vela que não faziam falta nenhuma.

    Já não vou entrar em comparações com o nosso principal rival, que mesmo com todos os processos e acusações de que são alvo, estão numa divisão muito superior à nossa no que diz respeito a negociações. E não falo só nas vendas completamente sobrevalorizadas que têm conseguido (Darwin, Félix, Enzo, etc.), porque essas além do mérito próprio têm tido ajuda da comunicação social.

    Falo essencialmente nas colocações que conseguiram já encontrar para os excedentários (Brooks, Gil Dias, Diogo Gonçalves, Jõao Vitor, helton Leite, Paulo Bernardo, etc). Já nós, se atém os bons temos dificuldade em negociar, obviamente que não conseguem encontrar solução para o Bruno Costa, Fernando Andrade, Nanu, etc.

    Se houvesse vergonha na cara em algum administrador da nossa SAD, eles corariam a ver as vendas feitas pelo Braga, que conseguiu a proeza de vender um jogador de liga Europa e 4 lugar no campeonato, pelo mesmo preço de um jogador de Liga dos Campeões e campeão nacional.

    ResponderEliminar
  34. "Eu nem quero acreditar que o Fran Navarro vai para o Braga"

    Soluap, o Navarro não me era indiferente na temporada passada, tal como nesta (fez 11 golos na 1ª volta), tem mta qualidade, tem coisas de Taremi, mas neste momento, temos necessidade de contratar um ponta?
    (Diomandé, o jovem central do Mafra da II Liga, custa para já 7,5 M€, e pode chegar aos 12 M€, mas isto está tudo maluco, ou quê? E nem está em causa a qualidade do jovem africano.)

    Vou elencar os pontas dos 3 Grandes, e do Braga:
    FC Porto 4: Taremi, Evanilson, Martinez e Namaso.
    Sporting 1: Paulinho.
    Benfica 3: Gonçalo Ramos, Petar Musa, e Casper Tengstedt.
    Braga 3: Abel Ruiz, Banza e Vitinha (supostamente de saída).

    Soluap, volto a repetir, o FC Porto com premência e urgência precisa mesmo de um ponta? Ou vamos criar uma necessidade desnecessária? Na última janela de mercado de verão, se o Martinez tivesse saído, e gerado um encaixe interessante, aí sim, o Fran Navarro faria todo o sentido.

    Outro jogador vistoso, também fala castelhano, e já está cá há 2 anos e meio, o Ivan Jaime do Famalicão, também tem mta qualidade, mas a opção foi o Franco que nos custou 4 M€ há meia dúzia de meses, e por 3M€ e pico, o Lincoln foi para a Turquia, enfim, são opções provavelmente do treinador, e temos de as respeitar.

    Eu também gosto de jogadores vistosos, daqueles que fazem golos, ou daqueles que assistem com nota artística, mas gosto mais ainda de jogadores discretos, como o António André na década de 80, ou do Pedro Emanuel no ínicio deste século, atualmente gosto mt do Uribe, gostava do Mbemba, ou do Cardoso. Por exemplo, não acredito que o Uribe com 32 anos renove pelo FC Porto, e para essa posição gosto mt do Vítor Carvalho do Gil Vicente (ainda foi o falecido V. Oliveira que o foi buscar ao Brasil), este rapaz, não sei para onde irá, mas no Gil não vai ficar mt tempo. Outro exemplo de um discreto e utilitário, o nº 8 do Rio Ave, o Guga, formação pedigree, baixo centro de gravidade, joga sempre em alta rotação, e tem uma razoável meia distância.

    Bom, hoje fecha o mercado, e em Lx é uma azafama completa, prefiro esta tranquilidade, porque dá saúde e faz crescer um balneário (ouviram e viram a roda em Leiria?).

    E termino, na temporada 2019/20, o Benfica virou para a 2ª volta, com 7 pontos de vantagem sobre o FC Porto, o "meia leca" na SIC, já prognosticava que o Benfica seria tal como La Vecchia Signora (quando a Juventus ainda dominava em Itália), e esse Benfica pujante iria conquistar 6 ou 7 campeonatos (nos últimos 3 anos, nem títulos, nem troféus), mas justamente nessa temporada 2019/20, no mercado de inverno, o Benfica com a sua habitual cagança, contratou por 20 M€ o flop Weigl ao B. Dortmund, o Benfica, a meio do campeonato, mudou, e mexeu no meio campo para encaixar o ex suplente do Dortmund, resultado, o Benfica descambou completamente. Com a iminente saída do Enzo, vamos ter nova mexida no meio, tal como em 2020, e num contexto distinto, será que a história se repete?

    P.S. Confere Paulo.

    ResponderEliminar
  35. Olhando com atenção e aprofundando, estamos num momento de carência e dá jeito às duas partes que o mercado não mexa. À SAD porque não tem dinheiro para mandar cantar um cego, ao Sérgio porque se ganhar é herói, se não ganhar tem muitas atenuantes, desde logo a incapacidade de quem dirige lhe dar os meios necessários.

    ResponderEliminar
  36. OLHA O NORTE.
    O presidente do Braga é novo, esperto no negócio, o nosso está ultrapassado não lhe pudemos exigir muito a idade não perdoa.
    Temos jogadores que acabam contrato e a entrar na reforma ou pré reforma e nada está resolvido, talvez com a exceção do Pepe que deve ficar.
    No jogo com Marítimo, se quiserem ganhar temos que jogar mais para não perder minimamente o 2º lugar, o primeiro logo se vê, depende de muita coisa!....
    A conquista da Taça da LIGA deu alguma força, esperança à equipa para encarar as restantes competições que se seguem.

    ResponderEliminar
  37. E a incapacidade de quem dirige, vai-se recandidatar?

    ResponderEliminar
  38. Fran Navarro a caminho do FC Porto, mas só na próxima temporada. Se tal se confirmar, quem será o ponta que o FC Porto irá transferir no verão? Eu apostaria no Evanilson.

    ResponderEliminar
  39. Tambem vi esta noticia dos 7M para 60%do Gil.
    Por acaso estarei contente porque gosto muito do avancado.
    E eu penso que a saida sera o Taremi porque tem 30anos e nao sei se vai renovar por isso seria a Ultima chance de ganhar algo.

    ResponderEliminar
  40. (ironia)
    Ouvi dizer que no SCP está uma confusão danada para saberem qual foi a liquidez exacta do negócio do Porro. É que houve várias outras compras, vendas e empréstimos hoje e como o Tottenham se esqueceu de marcar as notas com que pagou está lá um quebra-cabeças de notas e o problema é que saber-se a liquidez exacta do Porro é fundamental para a tesouraria.
    Quanto à mais valia há lá uns especialistas que dizem que foi quase negativa. Ao valor da venda descontam o que ele custou inicialmente e descontam também o que custa agora pagar o empréstimo que foi feito para essa pagamento inicial e duplicando-se assim o custo não admira. Mas dizem que até é bom ser assim porque vão pagar menos impostos.
    (fim de ironia)

    ResponderEliminar
  41. O negócio Navarro será por convicção ou para retirar armas ao Braga? Qual o plano para Bruno Costa? E Fernando Andrade?

    Outra coisa que questiono. Se os jogadores precisam de uma adaptação de 6 meses no minimo porque não vem já o Navarro? Temos muitos avançados? Temos mas o tão propalado tempo de integração (que para mim é um mito urbano), justificaria a integração imediata. Antecipação era comprar por 4 ou 5 milhões.

    O benfica fica menos forte sem o Enzo mas por outro lado, talvez mais coeso. O Braga sem Vitinha menos combativo mas vejo-o a perder poucos pontos com equipas mais pequenas. Tem soluções ofensivas de grande qualidade. Não temos margem de erro. O FCP não pode perder pontos até vir à Luz.

    O nosso mercado vai-se fazer no Verão com Diogo Costa e um dos avançados. Depois incógnitas. Um Galeno, um Pepê. Dependerá da Champions que fizermos. Mas corremos riscos. Não ser campeão, ou pior do pontos de vista do mercado, não nos qualificarmos diretamente para a CL.

    Agora vai começar um novo ciclo e temos que acreditar nos jogadores que temos, aparecerem os criativos e esperar que nenhuma das pedras essenciais tenha lesões. Hoje será o primeiro teste.

    ResponderEliminar
  42. Uns vendem um defesa por 45M, nós vendemos um extremo pelos mesmos 45M e tentamos "gozar" porque as "mais-valias" são isto ou aquilo.
    Qual é mesmo um jogador nosso que neste momento poderia valer algo semelhante?

    O maior drama? Nas próximas eleições ganha o mesmo e nada muda.

    ResponderEliminar
  43. Tone da eira, a ignorância, ou o pouco conhecimento é uma coisa mt perigosa, mas os "humildes sabichôes", também são extremamente perigosos. É notável o seu extraordinário conhecimento, e em áreas tão diversas, que vai da alta finança, ao direito, passando pela gestão desportiva, mas tanta bagagem, de nada vale, se não tiver ninguém para partilhar esse seu imenso conhecimento, deixo-lhe um conselho: partilhe.

    Enfim, quem não sabe, aprende, mas quem já sabe, ensina, não é verdade, Tone? Sabe que alguns complexos de inferioridade, são mesmo muito orgulhosos.

    Bom, vá lá, partilhe connosco, por exemplo, qual é a mais valia do negócio Enzo? A Bola na capa fala em 82 M€, será?!

    ResponderEliminar
  44. O Porro é um grande negócio, o Enzo é um negócio extraordinário, mesmo que para o SLB sobre uma verba na casa dos 70 milhões.

    Mário, concordo, quando há qualidade, com mais ou menos dificuldade entra logo. O FCP só não contrata agora o Navarro porque não tem dinheiro e não saiu nenhum avançado.

    Fernando Andrade conta, Bruno Costa, segundo o Jogo, está na equipa B. As razões são desentendimentos com o Sérgio, mas como o empresário dele é o Miguel Pinho...

    ResponderEliminar
  45. De como se calcula as mais valias para a vendas dos jogadores de futebol já aqui se falou há muito e segundo o que aprendi aqui é calculada assim:
    Mais valia:
    (mais) Valor da venda
    (menos) valor actual do activo que é o valor da(s) compra(s) menos a depreciação (linear) anual.
    Por ex. se o jogador custou 20 e o contrato era de 4 anos, então ao fim do ano n passa a valer 20-nX20/4.
    (menos) outros custos, comissões e despesas incorridas na venda

    Já agora. quanto à liquidez, penso que não tem interesse e é demasiadamente complicado ela ser calculada para cada negócio individualmente. O que interessa é saber / prever a liquidez global da empresa.

    ResponderEliminar
  46. Há um ano atrás vendíamos o nosso melhor jogador por tuta e meia (Luís Diaz) , agora vemos os nossos rivais , Sporting , Benfica e até o Braga a fazer grandes encaixes .
    No negócio Porro o Sporting só irá ficar com 35% dos 45 milhões segundo pude perceber .
    No negócio Enzo , li no site o jogo , que o custo das intermediações/comissões é de 8 milhões , pessoalmente não acredito que tenha sido "só" isso , acho que foi bem mais , mas é um negócio extraordinário , que provavelmente , o profito de mais de 60 milhões , com um jogador que já estava doido por sair de lá .
    Quanto ao Braga vende o Vitinha por 32 milhões ao Marselha , mais um excelente negócio do trolha , que foi buscar surpreendentemente o Pizzi e o Bruma , o Braga vai mesmo lutar para ser campeão .

    ResponderEliminar
  47. Acho que o fran navarro é uma boa contratacao...por 7 milhoes é um bom preço! Mas isto das contratações são como os meloes...so depois de abertos é que se sabe se são bons ou não! Na altura da contratação do david carmo tbm achei que era bom jogador e depois foi o que se viu (só critiquei o preço...disse neste blog que o porto atendendo à sua situaçao financeira nao devia contratar por um preço superior aos 12/13 milhoes).

    ResponderEliminar
  48. Olhando para a utilização até agora e com o SC, sabemos que pouco modifica, durante a época, temos o Fernando Andrade com zero minutos, o Bruno Costa desapareceu (como diz parece que treina na B), o David Carmo não joga desde outubro e o Franco teve uma utilização residual. Agora aparecem a ter minutos o Folha (devido ao desparecimento do Bruno) e o Namaso (devido à lesão do Evanilson). Parece-me a mim que o clube em nada sai beneficiado mantendo jogadores com um nivel de utilização residual. O caso gritante é no meio campo onde quem verdadeiramente conta são Uribe, Eustáquio, Grujic e o recuo de Otávio.

    Desmotiva e desvaloriza. Mais vale emprestar, dispensar ou vender. Sinceramente era o que esperava no caso do Bruno, do Fernando e do Franco. O caso de David Carmo já me parece diferente.

    ResponderEliminar
  49. PO: agradeço a atenção que me dispensa mas noto nas suas palavras um certo deconhecimento (também despeito mas eu não queria entrar por aí) sobre a formação académica que está disponível em Portugal há já algumas décadas. De facto há licenciaturas e mestrados em Gestão onde se aprende estratégia de negócios, economia, finanças, contabilidade, direito, recursos humanos, marketing, estatística, operações, etc. Por isso haver pessoas que em simultâneo dominam o básico desses temas não o deve surpreender e esteja descansado que não são super-homens.
    Por sorte eu depois suma licenciatura em Engenharia (5 anos) e de ter trabalhado uns anitos numa das maiores empresas portuguesas pude fazer um Master in Business Administration (MBA, 1 anos a tempo inteiro), também na Universidade do Porto. É uma escolita rasca mas foi o que se pode arranjar e de qualquer modo tirei daí estas ideias sobre cursos superiores disponíveis e que penso lhe possam ser úteis.
    Depois é evidente que quem trabalhe nessas áreas acaba por complementar e desenvolver esses conhecimentos dos cursos de Gestão. E eu tive sorte pois a seguir trabalhei 26 anos no maior banco de investimento (a longo prazo) do mundo e juntando aí a minha formação de base de Engenheiro com essas outras áreas.
    E como não fui despedido presumo que não fosse muito incompetente embora eu tenha de confessar aqui que algumas noites dormia mal ao pensar que havia coisas que devia ter feito melhor.
    E como já lhe disse estive envolvido em contrato de centenas de milhões de EUR e não pense que eram muitas pessoas a fazer esses trabalho, eram pequenas equipas. Uma vez mais não havia lá super-homens, tudo pessoas normais.
    Por acaso de gestão desportiva não percebo nada mas como me isso ne interessa venho aqui (e quase exclusivamente por isso devo confessá-lo, o DVP e os outros participantes que me perdoem) para ler os seus posts, principalmente aqueles com as estatísticas que como já lhe disse antes adoro. Acho é que se tentasse adivinhar a chave do totoloto seria ainda melhor.
    E sobre orgulhos e complexos de inferioridade não me vem mais nada à cabeça. Também presumo que o PO não se devia estar a dirigir específicamente a mim, pois não? Sabe o que o Rei de Espanha disse ao Hugo Chavez?

    ResponderEliminar
  50. O Luís Diaz, avançado, que era o melhor jogador do campeonato português, foi vendido só por 45 milhões...deviam ter sido 70, no mínimo...porque era Janeiro e porque o Porto estava com grandes dificuldades financeiras, ouvi dizer. O Sporting vende o seu melhor jogador, lateral, também em Janeiro e também com grandes dificuldades financeiras...porque senão não o vendia nesta altura...e encaixa tanto ou + que o Porto, por um lateral. O slb vende o seu melhor jogador, 1 médio criativo, muito valorizado pelo campeonato do mundo é um facto, mas também em Janeiro, com as dificuldades financeiras implícitas, porque senão a venda ficava para Julho, e vende-o por um balúrdio...120 milhões + coisa - coisa. Conclusão: O mercado de Janeiro e a má situação financeira só afectam as vendas do Porto, nas do sporting e do slb, não têm influência nenhuma. O que leva a outra conclusão: A direcção do Porto já não sabe vender; Parou no tempo. Vende aos mesmos preços a que vendia há 10 anos atrás ou +...James Rodriguez, Hulk...enquanto a generalidade dos outros clubes vende ao dobro do preço ou +. A única verdadeiramente boa venda nos últimos anos, foi a venda do Militão, central, por 50 milhões de euros. O resto, foram saldos. O Porto já foi conhecido por 1 duro negociador, actualmente é considerado 1 clube de saldos. Esta direcção, não sabe vender, não sabe defender, nas compras, lá vão andando +-, mas os jogadores jovens com muito potencial financeiro para lá do desportivo, têm ido pró slb... Enzo, Félix...quando antes vinham para o Porto e o slb ficava a ver navios. Não há dinheiro, poderão muitos dizer, mas houve 20 milhões para dar por 1 central, ao Braga, e tem havido muito dinheiro para comprar jogadores banais, que não se afirmam nunca no Porto, ao Portimonense. A única coisa que esta direcção faz bem, é viver à conta do que faz o SC. E autoelogiar-se. Tenho pra mim, que se o Enzo tivesse vindo para o Porto, e tivesse estado ao mesmo nível que esteve no slb e na selecção Argentina, esta direcção não conseguia vendê-lo nem por 80 milhões de euros. É especulação pura, mas é o que eu acho.

    ResponderEliminar
  51. Ó Tone da Eira, pedi-lhe por favor, para apenas calcular a mais valia no negócio Enzo, e tunga deixa-nos aqui o seu CV? Mais valia estar calado...

    Ó Tone, eu nessas coisas de mestrados e MBA, quer mesmo saber a minha sincera opinião? Quem os faz, só serve para demonstrar que estamos perante um individuo alfabetizado, pois a metade dos que estão, ou passaram pelas universidades, não sabem ler!

    Enfim, e como escreveu o Tê: «A gente não lê».

    ResponderEliminar
  52. Caro PO: Já que você não quer seguir a minha recomendação "real" vai mais uma ideia rápida. Nessas escolas aprende-se umas coisas mas o fundamental é que se aprenda a pensar e a não ter medo do que não se sabe. E foi com isso em mente que eu fiz um post separado sobre como se calcula a mais valia. Por isso se querer calcular a do Enzo, tem aí a papa toda. E que lhe sirva para o futuro.

    ResponderEliminar
  53. A jogar assim e com esta arbitragem nunca saimos de la

    ResponderEliminar
  54. Mostramos, na Madeira, que somos um clube de resistentes, quanto maiores são as dificuldades + nós lutamos. Os benfas, estão cheios de medo de nós, apesar dos 8 pontos a menos, com um jogo a menos também. Nos nossos jogos fora, os árbitros são sempre do piorio...Godinhos, Veríssimos...com um historial incrível de roubos de igreja ao Porto. Os fracos laterais do Porto, lá vão fazendo assistências e golões.

    ResponderEliminar