sexta-feira, 10 de março de 2023

F.C.Porto 3 - Estoril 2. Nem a proximidade do importante jogo da Champions justifica tudo...

 

Antes de defrontar o Inter para alterar o rumo de uma eliminatória em que parte em desvantagem e chegar aos quartos-de-final, o F.C.Porto, sem qualquer margem de manobra, tinha num Estoril a fazer um campeonato abaixo das expectativas, um obstáculo que precisava ultrapassar para manter a chama do título ainda acesa.

Com Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Pepe e Zaidu, Otávio, Grujic, Eustaquio e André Franco, Namaso e Toni Martínez, o conjunto de Sérgio Conceição entrou forte, pressionante, nem sempre clarividente, mas o suficiente para chegar à vantagem, marcou Grujic aos 9 minutos, ele que tinha sido amarelado aos 4.
O jogo continuou com Dragões por cima, mas num futebol incaracterístico, nem sempre bem jogado. 
Contra a corrente do jogo o Estoril empatou aos 27 minutos, passados poucos minutos André Franco colocou novamente os azuis e brancos na frente do marcador.
Até ao intervalo tirando uma demora do autor do 2° golo do F.C.Porto que ia custando caro e um pisão no calcanhar de Eustaquio que lesionou, felizmente sem gravidade o médio do campeão, nada de mais relevante se passou.

Ao intervalo vantagem justa do F.C.Porto, mas com uma exibição cinzenta. 

No início da segunda-parte Uribe substituiu o amarelado Grujic, Dragões a procurarem chegar rapidamente ao 3° golo, mas a falharem claramente no último passe, mesmo quando estavam sozinhos, tinham obrigação de fazer bem.
João Mário foi vítima de um desses passes disparatados, procurou chegar a uma bola longa, lesionou-se, foi substituído por Rodrigo Conceição.
O jogo continuou arrastado, muitas vezes mal jogado, Estoril inofensivo, F.C.Porto abusando dos toquesinhos, incapaz de aumentar a vantagem.
Tal como tinha acontecido na primeira-parte, na única vez que foi à frente, penálti de Pepe, Estoril empatou.
Saíram Eustaquio e Toni Martínez, entraram Taremi e Galeno.
Também não demorou muito a reacção portista, Taremi derrubado na área, o mesmo jigador converteu o penálti, voltou a adiantar o conjunto de Sérgio Conceição.
Ao minuto 74 saiu Namaso e entrou Pepê.
Com pouco mais de 15 minutos para jogar, azuis e brancos foram à procura do golo da tranquilidade, mas de uma forma lenta, arrastada, errática, com poucos jogadores no processo ofensivo. Os estorilistas sem nada a perder tentavam incomodar, mas incomodavam pouco. Incomodaram e muito ao minuto 89, o golo esteve iminente, a sorte protegeu os portistas.
Daí até final nada a referir.

Tudo somado, o importante foi conseguido, a vitória é justa, mas nem mesmo o jogo da próxima terça-feira para a Champions League justifica a pouca qualidade da exibição do F.C Porto.

 

41 comentários:

  1. Mais um jogo sofrido, sem necessidade. O FCP está num período em que tudo acontece, ontem um golo sofrido num ressalto, outro num penalti de azar (não concordo nada com estes penaltis) e para cúmulo, a lesão do João Mário.

    No jogo jogado, aquele amarelo mal mostrado ao Grujic aos 4 minutos, podia ter custado bem caro. Namaso a mostrar uma dimensão física que o pode elevar a outro patamar e Franco a aparecer e ganhar confiança. Talvez por excesso, no lance referido pelo DVP.

    No Estoril, Francisco Geraldes, é bom de bola.

    Agora, para o Inter, mais uma dor de cabeça. Otávio e João Mário de fora, Galeno não faz 90 minutos, Evanilson nem 45, Pêpê limitado segundo SC e Verón não joga há várias semanas.

    Não estou a ver outra opção que não seja Pepê a defesa direito, o que faz com que Galeno tenha que ser titular mesmo em más condições físicas. Aliás, acho que vai ser Uribe, Grujic, Eustáquio, Galeno, Taremi e Namaso ou Franco. Noutra situação, não desdenharia a surpresa Verón mas acho que iria sentir muito a falta de competição.

    Um ciclo de dois jogos com grande grau de dificuldade e marcado pelas lesões recentes. Podem existir muitas justificações mas algo correu mal, seja da parte da equipa técnica seja do departamento médico. Pelo histórico, diria que SC espremeu mais do que devia, anteciparam-se regressos e a coisa correu mal. A questão do plantel, para mim, é uma falsa questão. Menor qualidade técnica que o plantel anterior, sem dúvida, mas podíamos ter feito outra gestão. Jogámos três vezes com o Académico de Viseu já em 2023 e sendo uma eliminatória a duas mãos, parece que se arriscou de mais na primeira mão com o Inter. Passaram três semanas e temos dois jogadores que fizeram cerca de 45 minutos nesse jogo, quase parados.

    Apesar de todas as limitações, acredito na capacidade de superação e era mesmo importante passar na terça. Eu sou dos que quero um benfica-porto já nos quartos.

    ResponderEliminar
  2. Espero que este lance não vá marcar a eliminatória com o Inter: https://abola.pt/Internacional/2023-02-22/liga-dos-campeoes-onana-evita-o-golo-do-fc-porto-duas-vezes-seguidas-video/977578

    Se há coisas que me irritam, são os erros básicos. Um jogador sozinho e que tem tempo para olhar, pensar e executar, tem várias opções na área, mas coloca a bola para onde não está ninguém. Ontem lances destes foram vários...

    ResponderEliminar
  3. Bom, razões para o jogo sofrível: rotatividade (depois queixamo-nos que não a faz), lesões, cansaço fisico, são algumas explicações para o jogo de ontem menos bem conseguido, recordo-me também do jogo sofrido com o Rio Ave no Dragão, e 4 dias depois, um jogaço no Meazza, isto por vezes nem tem explicação, apenas e só a motivacional.


    Para 3ª feira, não vamos ter o nosso melhor jogador, que é também o mais influente (o Otávio), e o João Mário, este, talvez o jogador atualmente em melhor forma.

    Como é que vamos "cozer" o onze para a Champions? Prevejo este onze: Diogo, Pepê, Pepe/Marcano e Zaidu; Grujic e Uribe; A Franco, Galeno, Taremi e Evanilson.

    Caso o Evanilson não esteja disponível, entra o Martinez. Assim, com a lesão do João Mário, prevejo que o Pepê baixe, e, francamente, ontem gostei muito do Franco, foi o seu melhor jogo com a camisola do FCP, já são 7/8 meses a "marinar", e ontem demonstrou o resultado desse trabalho, mas alguns dirão, é Champions, e eu respondo, e o Franco não foi titular em Alvalade?

    Do lado do Inter, prevejo praticamente o mesmo onze que jogou em Milão, o central Skriniar, está tocado ou lesionado, e em dúvida. Irão jogar com aquele onze habitual, disposto num 3-5-2, e desde o banco, o Inzaghi fará as 4 habituais substituições, refresca os dois corredores, à direita com a mota holandesa o Dumfries, á esquerda com o robusto alemão Gonsens, no meio entra habitualmente o motorzinho croata o Brozovic, e finalmente o panzer Lukaku, enfim, 4 Internacionais de enorme qualidade no banco (titulares nas selecções da Holanda, Alemanha, Croácia, e Bélgica), isto demonstra bem a qualidade do plantel deste Inter.

    Já nós provavelmente iremos apresentar aquele onze inicial, e como na Champions cabem 12 suplentes, provavelmente serão estes: Cláudio, Rodrigo, Cardoso, Carmo, Wendell, Eustáquio, Folha, Vasco, G. Borges, Veron, Namaso e Martinez. Com cinco destes suplentes oriundos da Equipa B, já o Inter terá 4 "suplentões" Internacionais ...

    Só podemos disputar, discutir e mesmo ganhar a eliminatória, se formos coletivamente muito, mas mesmo muito mais fortes, porque individualmente ... Depois temos o factor casa, esse também poderá ser um desbloqueador, seremos todos nós o 12º jogador.

    Só uma pequena nota estatística, quais os 10 melhores marcadores estrangeiros do FC Porto?
    1º Jardel 168 golos, 2º Jackson 92 golos, 3º Hulk 78 golos, 4º Madjer 74 golos, 5º Falcao 72 golos, 6º Marega 72 golos, 7º Taremi 71 golos, 8º Cubillas 66 golos, 9º Tiquinho Soares 66 golos, e 10º Lisandro 62 golos.

    Há três anos, o Taremi custou ao FC Porto 4,7 M€, oriundo do Rio Ave, uma relação preço/qualidade extraordinária, se acrecentarmos que nem em três temporadas completas, fez 71 golos ao serviço do FC Porto, e ainda juntou 38 assistências, isto é, o Taremi teve participação direta, ou indireta, em 109 golos do FC Porto, com uma dúzia de jogos por disputar ainda nesta temporada, prevejo que o Taremi faça ainda cerca de 9/10 golos (pode começar já na 3ª feira), e vai ultrapassar nesta temporada, nomes como o Falcao, Madjer e o Hulk (Taremi que na Champions, por exemplo, já fez mais golos que Hulk).

    Quanto custará no primeiro mercado um Taremi, que, em 6 jogos nesta edição da Champions, fez 5 golos, e juntou mais duas assistências?

    ResponderEliminar
  4. Ontem , mais uma vitória sofrida , com vários jogadores presos por arames a nível físico .
    No lance do primeiro golo do Estoril , os nossos jogadores foram muito lentos a reagir aos sucessivos ressaltos , a bola andou ali demasiado tempo sem ninguém da nossa equipa limpar ou aliviar .
    No lance do segundo golo do Estoril , é mais um pênalti de brandar os céus , o Pepe tem o braço colado ao peito , impossível tirá-lo de lá , é um não pênalti , mas alguém acredita que este pênalti seria assinalado se fosse o Benfica ??? claro que não !!!
    De resto já tudo foi dito no post e nos comentários anteriores .

    Bastante céptico em relação ao jogo de terça contra o Inter , mas espero transcendência que só Sérgio Conceição consegue nestes jogos , mas sobretudo , esperar também que os jogadores do Inter estejam numa má noite .

    ResponderEliminar
  5. Também concordo que o André Franco está muito melhor, juntou mais agressividade ao seu jogo, mas ainda é curto para ter grandes aspirações a nível da Champions. Só com muito coração, muita solidariedade, concentração e transcendência conseguiremos seguir em frente. O Inter é favorito, se chegarmos aos quartos é mais um grande feito da equipa e do treinador.
    O problema que se coloca é saber como vamos chegar a um patamar que nos permita contratar jogadores de outro nível e não jovens para se irem fazendo.

    ResponderEliminar
  6. Só uma pequena nota que não sublinhei no meu comentário, critério disciplinar extremamente rigoroso para o FC Porto, e inversamente, benevolente para o Estoril.

    O lamiré foi dado ao minuto 5, na meia lua, o Grujic fez uma falta sobre o Cassiano, porém, não lhe agarrou a camisola, nem foi uma falta feia, nem era um ataque prometedor, portanto, na primeira falta do Grujic, amarelo. Quase na jogada imediatamente seguinte, o Namaso conduz já no meio campo do Estoril, em direcção à área do Estoril, e o Cassiano por trás, faz uma falta grosseira sobre o Namaso, falta assinalada, amarelo por mostrar, isto quando o mesmo árbitro, no mm jogo, e na jogada anterior, teve um critério disciplinar diferente, e a falta do Grujic era menos gravosa.

    O mesmo Cassiano que, ao terminar a primeira parte, teve uma entrada perigosíssima a pisar o calcanhar do Eustáquio (felizmente não se lesionou com gravidade), todavia, o filho do benfiquista de Valongo no VAR, não viu uma entrada para vermelho. O Geraldes, um jogador dotado tecnimente, habitualmente macio, ou pouco agressivo, até lê Saramago, um verdadeiro erudito de livro debaixo do braço, ontem, bateu em tudo o que mexia, e só foi expulso ao minuto 90 ...

    ResponderEliminar
  7. A terminar de digitar um comentário sobre arbitragem, e a nossa equipa B sofre em Torres Vedras o 2º golo, com o Frederic Maciel, seguramente um metro fora de jogo.

    Ó meus amigos, isto já são mesmo muitos erros desumanos...

    ResponderEliminar
  8. PO, é verdade que o Frederico Maciel está fora de jogo, mas o defesa do FCP é um anjinho, corta mal, coloca a bola no pé do jogador que faz o golo.

    ResponderEliminar
  9. Tenho acompanhado menos a equipa B que em anos anteriores. Hoje por acaso vi o jogo todo. A equipa fez um jogo coletivo e individual, muito fraco.

    Em termos táticos não percebi de todo a intenção na primeira parte.

    Em primeiro, o porquê da equipa B jogar com três centrais se esse não é o padrão da equipa A. Um desses três centrais era o Rodrigo que tem bons pés e já o vi a fazer um jogo interessante mas no meio-campo.

    Depois a colocação do Vasco que mais parecia o ponta de lança da equipa com o wendell descaido sobre a direita. Incompreensível.

    Finalmente, uma palavra para o Gonçalo Borges. Não é este o caminho. O futebol é um jogo coletivo e ele só tem a ganhar, jogando com e para a equipa.

    ResponderEliminar
  10. Porto pôs-se a jeito, porque só jogou com verdadeira vontade de ganhar, quando se viu empatado. Depois, relaxou tanto, várias vezes, que deu 1 golo (e podiam ter sido +), e deu oportunidade ao malfeitor do apito de mostrar serviço na 2a parte. Se tem jogado toda a 1a parte, como jogou naqueles poucos minutos em que precisou de marcar e marcou sempre rápidamente, estou convencido que não tinha sofrido o 1° golo e tinha marcado 3 ou 4 em vez de 2, e o jogo tinha ficado resolvido ao intervalo.
    Mas que a corporação arbitral está de dentes afiadissimos contra o Porto, está. Querem tirar-nos do 2° lugar, não ficaram satisfeitos com porem-nos quase fora da luta pelo título. Até há poucas jornadas atrás, limitavam-se a não marcar nada contra os nossos adversários. Não expulsavam em tempo útil, não marcavam penaltys, nada. Agora, prá'lém disso, marcam contra nós aquilo que não existe, numa má fé evidente, com var liderante na malfeitoria. Marcam penaltys que não existem, expulsam jogadores que nem falta fazem, amarelam logo nos 1os minutos de jogo médios defensivos, é um fartar vilanagem.
    E a direcção da corporação mafiosa, dá o exemplo aos associados. Enxovalho público de associados, por parte de presidentes e treinadores dos grandes de Lisboa, e não há um piu. Treinador do Porto, pede educadamente, os mesmos critérios para o Porto e para os adversários, queixa com ele por parte da apaf no cd da fpf. Ou seja, os de lisboa, podem enxovalhar, os do Porto, nem liberdade de expressão podem ter.
    E a direcção/administração do FCP, onde é que anda, com este estado de coisas? Tinha de ser guerreira, como nos velhos tempos, mas está completamente ausente, inexistente.

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente não tenho conseguido vir cá com regularidade, mas tenho lido as crónicas (assertivas como sempre). Ontem foi uma exibição pobre, mas fica a vitória que é o mais importante. Nesta fase do campeonato e a 8 pontos do 1º lugar, olho para as coisas e o mais realista nesta fase é pensarmos jogo a jogo. Não digo que é impossível chegar ao 1º lugar porque no futebol isso não existe e já tivemos variadíssimos exemplos disso ao longo dos anos, mas será muito complicado. Não sei se a equipa sente isso e a qualidade não seja a melhor por causa disso também. A questão psicológica também pesa muito apesar de o nosso treinador ter uma mentalidade competitiva muito acima da média e não deixar a equipa relaxar. Apesar de tudo ontem o jogo teve os seus momentos estranhos. É que nem acho que o Estoril tenha estado alguma coisa de jeito. Foram poucas vezes com perigo à baliza, mas nas poucas vezes que foram levaram perigo. Aquele penalty que dá o 2-2 é completamente caído do céu e também é verdade que não tivemos sorte nesse capítulo.

    Agora para a Champions não podemos exigir nada mais a não ser o que a equipa nos tem habituado. Um jogo sério, competitivo e dar tudo pela passagem. Se não for possível, ao menos que fiquemos com a sensação que demos tudo. Não posso vir para aqui exigir os impossíveis quando temos um plantel limitado com muitos jogadores que vieram de outras equipas da 1ª Liga enquanto o Inter tem jogadores de classe mundial em todas as posições.

    Para acabar, como o karma é lixado. Aquele artolas do Geraldes a festejar o 2-2 a provocar os Super Dragões, não só levou troco do Taremi no 3-2, como ainda foi expulso. Foi um momento delicioso.

    ResponderEliminar
  12. Mais uma arbitragem vergonhosa que como sempre nos prejudicou. Como a estrutura dirigente nada diz nem faz, se calhar sou eu que estou a ver mal o problema.
    Tirando os padres, diga-se que temos um plantel em que a maioria dos jogadores são bons para equipas do meio da tabela, obrigado por isso sr presidente. Quem tem a titular um jogador como Zaidu diz tudo. Analisem seriemente o que ele faz no jogo e depois digam alguma coisa.
    Quanto ao basket depois do jogo de hoje e da copiosa derrota ainda sou eu que tenho a mania de ser derrotista, ou pelo contrário sou eu que vejo o que quase ninguém quer ver?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto teve 1 jogo duríssimo há 3 dias. O slb não, já está fora das competições europeias. Para além disso, o Porto vai ter outro jogo duríssimo daqui por 4 dias, o slb vai ficar a descansar outra vez. O Porto, já mostrou esta época, várias vezes, que em condições iguais, luta taco a taco com o slb, e pode perder por poucos ou ganhar por poucos, mas esta diferença tem tudo a ver com o momento, de enorme desgaste competitivo do Porto e de muito tempo para descansar entre os jogos do slb. Quem critica, sem ter em conta isto, não tem noção da realidade, os jogadores não são autómatos são seres humanos.

      Eliminar
  13. "Quem tem a titular um jogador como Zaidu diz tudo. Analisem seriemente o que ele faz no jogo e depois digam alguma coisa."

    O segundo golo do FCP, nasceu de um cruzamento da esquerda do Zaidu, o Soluap não viu o jogo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais cego ,é aquele que não quer ver. Como é o homem das estatísticas no próximo jogo veja quantos cruzamentos com qualidade o homem faz e quantos passes para trás realiza. Talvez vá ficat admirado com a total inoperância do artista, isto para não falar das asneiras inadmissíveis que de que é autor. Tudo tem limites.

      Eliminar
  14. Esta fixação no Zaidu até cansa. Onde andava ele quando o FCP foi campeão nos ultimos anos e fez boas campanhas na Europa?

    ResponderEliminar
  15. Bom dia,
    Existe aqui alguém q sempre q aparece um resultado menos positivo cai o carmo e a trindade... parece o Rui Gomes da Silva versão azul!... Criticar sim, mas com substância! Derrota ontem foi do voleibol feminino q não devia ter acontecido! Basquetebol só não previa a derrota quem não percebe nada disto, embora custe a todos... não gostei de alguma atitude, e não me refiro a competitiva!
    O Zaidu q falam foi aquele q correu o campo todo e mete aquele melaozinho no nosso salão de festas?! Hum... Bem sei q não é o Zidane, ou um Ronaldinho... mas vai fazendo umas coisas, e quando quer - que as vezes não parece querer, dá muito de si ao jogo!

    ResponderEliminar
  16. A imagem da lesão do João Mário, é arrepiante, quando vi, logo me ocorreu a lesão do Lucas Veríssimo do Benfica, ligamentos e com uma paragem de cerca de um ano, ligamentos habitualmente implica uma paragem de 6 meses (o Derley demorou 3/4 meses, esse foi o tempo record).

    Dois jornais hoje, falam numa pequena entorse do joelho, e que o João Mário poderá ser recuperável para terça feira (essa seria uma boa notícia), mas sobre entorses no joelho, recordo-me de uma do Alex Telles (também se temeu que seria ligamentos), justamente com o Estoril, e na Amoreira no jogo da 2ª parte, então o Telles parou cerca de um mês, e nesse ciclo jogou, e bem o Dalot na esquerda, para posteriormente o Diogo se lesionar também, e festejar na câmara o título de 2018 de muletas.

    Eu adepto de crendices à padre Fontes, e superstições várias, ao observar o hitórico do Benfica nos Barreiros, para a Liga nos últimos 10 anos, observei isto, e vou partilhar:

    2013/14 Marítimo 2 Benfica 1.
    2016/17 Marítimo 2 Benfica 1.
    2019/20 Marítimo 2 Benfica 0.

    Isto é, de três em três anos/temporadas, o Benfica perde nos Barreiros para a Liga, como estamos na temporada 2022/23, e já passaram três anos desde a última derrota do Benfica nos Barreiros, está na hora do Benfica voltar a perder nos Barreiros, para manter aquele padrão. Se essa profecia, mais logo se confirmar, chamem-me bruxo.

    Benfica que, chegou à Madeira, e foi recebido com bombos, foguetes e Zés pereiras, muito gostam de festejar na Madeira. Mas lá chegaram já passava da meia noite ao aeroporto, e ainda tiveram uma sessão de autografos (inadmissível com o Octávio lacrau), lá pela uma e tal da matina, e em ambiente de festa e euforia, lá chegaram ao Hotel.

    Muito engraçado também, estava o Rui dos túneis a dar autografos no aeroporto, e foi interpelado por um jornalista, contudo, de forma deligente e vigorosa, o assessor de Imprensa Ricardo Lemos, qual guarda-vestidos, armário, ou segurança, posicionou-se de forma brusca e autoritária, à frente do Rei dos túneis, impedindo assim a proximidade do jornalista, confesso que nunca tinha visto um assessor de Imprensa/Guarda-Costas, ou Guarda o Costa, o Benfica é mesmo um clube singular.

    ResponderEliminar
  17. Bom, se o Sporting no anterior play off de acesso á Liga Europa, quando jogaram com os "bacalhaus", jogou internamente as duas ressacas á segunda feira (O Braga não teve essa dupla benesse nas ressacas Florentina, fez apenas um jogo na segunda feira, foi com o VSC).

    Mas hoje, Domingo o Sporting joga com o Boavista, mas estamos a falar de dois jogos em casa (Arsenal/Boavista, sem deslocações). Mas na quinta feira, dia 16 de março, o Sporting joga em Londres com o Arsenal Liga Europa, como a Liga irá parar no Domingo (selecções), o Sporting supostamente jogaria em Barcelos com o Gil, com as 72 horas regulamentares, mas eis que:

    'O Sporting CP tem um jogo adiado para o próximo 5 de abril. O encontro frente ao Gil Vicente FC vai disputar-se mais tarde devido à deslocação dos leões a Londres.'

    Não é extraordinário? Os Grandes de Lx, gozam de um qq regime de excepção, enfim, antecipam (Benfica em Paços), adiam (Sporting em Barcelos), consoante os seus interesses desportivos, e se o Paços se insurgiu, o Gil não disse rigorosamente nada, apenas aceitou esse adiamento? É que esse adiamento, penaliza o Gil Vicente duplamente:

    1 Desportivamente, as chances do Gil pontuar com o Sporting, no pós Arsenal eram muito maiores, apanhavam com um Sporting fragilizado fisicamente, com apenas 72 horas de descanso.
    2 Financeiramente, em termos de bilhética, receber um Grande numa 4ª feira, não é a mesma coisa que receber num Domingo, ou num fim de semana. O Sporting vai compensar a perda, em termos de bilhética?

    A propósito, há cerca de 19 anos, em abril 2004 um Nacional/FC Porto foi adiado (repito, abril com 9 meses de competição nas pernas), justamente para o Mourinho preparar melhor os quartos final da Champions com o Lyon, bem, foi então um charivari impressionante, aliás, se o FC Porto tivesse adiado um jogo em Barcelos, não tenho dúvidas, "o Gil estava comprado, ou o jogo estava vendido...", com os Grandes de Lx, esse problema nunca se coloca, porque eles mandam nisto tudo.

    ResponderEliminar
  18. OLHA O NORTE.
    MUITAS VEZES A JOGAR EM CASA COM O CREDO NA BOCA.
    Meus srs, aquela defesa!... Dois centrais bons jogadores, mas que idade já pesa e neste jogo para complicar mais, jogar com dois que jogam do lado!... Temos um David Carmo que joga à esquerda, mas, por muito que já sabemos e por muito que não se sabe, esse empate financeiro de 20 milhões não passa de um corpo estranho no grupo.

    Um verdadeiro trinco não há, há muitos jogadores suficiente menos e poucos suficiente mais. O FCP é mais uma equipa de combate, sem armas secretas, é uma equipa à SC...
    As lesões acontecem mais pelo esforço que muitas vezes fazemos para ganhar jogos com adversários menores e porque a manta é curta.

    Todos sabemos que para alem de tudo temos o Benfiquetão, CS, os Padres , CDs & Compª para nos tragar, mas, Em Rio de Piranhas Jacaré Nada de Costas, quero com isto dizer que temos que ter muito cuidado em certas atitudes, e mete-las lá dentro da baliza, mas nunca, mesmo nunca perder a bussola.
    Temos que olhar o futuro sem parque Jurássico, não precisamos de extraterrestres, bruxos de Vilar de Perdizes nem anjinhos de Coro da Sé Catedral, precisamos de gente nova que ame o FCP e não sirva dele, que seja sempre um corpo presente a dar um muro na mesa a toda aquela praga do Mal no mundo do futebol.

    A equipa B o mais do mesmo, eu sei que não é fácil e ter ainda que levar com aqueles gaiteiros famintos de ódio ao Azul e Branco. Mas mister Folha pode-se e deve-se fazer mais e melhor. Sei que é uma equipa muito remexida com jogadores para a A, mas por aquilo que eu tenho visto, os miúdos, por mais habilidade que tenham a camisola tem que ser soada e respeitada.

    ResponderEliminar
  19. No facebook a propósito do artigo de hoje de joão bonzinho no panfleto da queimada:
    «Este rafeiro a quem no nome de baptismo trocaram um I por um N, só acorda para estes problemas quando está em causa o FCP ou um dos seus jogadores. E assim lá veio a terreiro falar do lance entre Geraldes e Otávio, como esse lance fosse uma originalidade, não se vissem lances semelhantes desde sempre no futebol português. E depois lá vêm as comparações com o futebol inglês, mas apenas quando dá jeito, como se altercações entre jogadores, ou treinadores nunca acontecessem em Inglaterra, como expulsões exageradas ou que deviam ter acontecido, mas não aconteceram - por exemplo, ontem no Leicester - Chelsea, Enzo devia ter sido expulso e não foi -, passassem ao lado da Premier League.
    Sabemos que é este bonzinho com letra pequena e a quem trocaram um I por um N no nome, é apenas um comissário ao serviço do Benfica, alguém sempre disponível para fazer todos os fretes ao seu amado clube. Mas denunciá-lo, sempre, não custa nada. E se antes líamos e ouvíamos tantas e tantas barbaridades, ficávamos revoltados, mas não podíamos fazer nada por falta de meios, agora podemos fazer alguma coisa, usando a velha máxima, olho por olho, dente por dente.
    Fazer este post durou apenas meia-dúzia de minutos. E não foi tempo perdido...»

    ResponderEliminar
  20. OLHA O NORTE.
    NÃO CONHEÇO ESSA COISA DO QUE FALAS.
    Dragão VP, mas dar espaço a este tipo de esterco é a mesma coisa que dar feno a um quadruplo com brucelose carregado de moscardo.
    Todos sabemos que essa Bolha é uma gazeta um panfleto ao serviço de um clube que não olha a meios para atingir fins. Sempre foi e sempre será, papel para pendurar na porta de uma retrete de oficina de ferrugem. O que mais me admira é haver ainda alguns portistas que compram esta mentira, esta aldravice.

    ResponderEliminar
  21. Estou a ver o Maritimo 0 Benfica 1, e afirmo que o Marítimo com aquela defesa não ganha a ninguém.

    Duas notas, para o mesmo "bandeirinha", aos 2' de jogo, o Léo Pereira foge pela esquerda, bandeira no ar, quando a repetição dá toda a impressão que o Léo está em jogo, mas o critério não é deixar jogar, e só levantar no final da jogada? Para o Benfica não. O mesmo "bandeirinha", anula uma jogada de perigo que deu golo, porque levantou a bandeira, e o árbitro anula um golo e apita. Chegaram as linhas, e eis um fora de jogo 15 centímetros, e o tal "bandeirinha" novamente anulou a jogada? Felizmente acertou por 15 cms, e se está em jogo? Golo mal anulado, porque não havia VAR. O "banderinha" que acompanhou o ataque do Marítimo na 1ª parte, deve se chamar Humberto Coelho!

    O penálti, confesso, não vejo toque nenhum, mas como na SportTv congelam imagens para o Juizo Final, não sei, mas tenho muitas dúvidas. O Benfica é a equipa que já beneficiou de mais penáltis nesta Liga, foram 9, no 2º lugar, segue o Sporting com 8, já o 2º melhor ataque, o FC Porto, tem apenas 5 penáltis a favor ...

    ResponderEliminar
  22. Nao estamos a jogar nada! Espero que melhoremos nos proximos jogos,,, , eu colocava a seguinte equipa contra o inter: d costa, rodrigo conceicao, pepe, marcano, zaidu, grujic, uribe, pêpê, otavio, galeno e taremi,,,,este para mim é o nosso melhor onze!

    ResponderEliminar
  23. José antónio, o Otávio joga com o Inter? Também está bem ...

    ResponderEliminar
  24. Caros Portistas,

    O que vimos na sexta feira diz-nos que o campeonato está entregue. Jogamos mais um vez pessimamente e ganhamos nem sabemos bem como. O campeonato está entregue, quando os corruptos encornados tremem os padres ajudam sempre, é penaltis, é expulsões perdoadas, é explosões dos adversários, não há qualquer hipótese ainda por cima nós a jogarmos tão pouco, esperemos ficar em 2º mas a jogar assim não sei não??
    Esperemos que na champions os jogadores não comentam tantos erros como no campeonato. Para terça esperemos que os Deuses do futebol nos ajudem a uma noite à Porto.
    Sinceramente não consigo entender como o FCP não faz nada em relação às arbitragens.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  25. PO, vá lá, não sejas mauzinho. A Bola pôs como hipótese o Manafá...

    ResponderEliminar
  26. " dragão vila pouca disse...

    ... O problema que se coloca é saber como vamos chegar a um patamar que nos permita contratar jogadores de outro nível e não jovens para se irem fazendo."

    Isso é que nos deveria preocupar a todos, este plantel está mais que espremido. E doloroso ver estes jogadores.
    Já Para a champions tudo pode acontecer

    ResponderEliminar
  27. Já me esquecia desse vermelho em milao,,,punha entao em vez do otavio o namaso! Peço desculpa pelo equivoco,,,

    ResponderEliminar
  28. Vila Pouca, não tenho lido A Bola nem o Bonzinho, nas últimas duas semanas e pouco, mas já percebi, João Mário lesionado, e o Manafá para A Bola é alternativa na Champions ... cambada de incompetentes, eles nem sabem que o Manafá, o Marcelo, ou o Andrade não foram inscritos na Champions? Vá lá que não sugeriram o Nanú, ou o Tomás Esteves!

    Soluap, não trato os jogadores do FC Porto, ou os nossos jogadores como "artistas" de forma depreciativa, ou pejorativa. O Zaidu merece-me todo o respeito, porque é jogador do FC Porto, também pelo seu passado, "comeu o pão que o diabo amassou" para chegar até aqui, e teve de trabalhar muito, do SC de Mirandela ao FC Porto, nem em dois anos, ou da 3ª divisão á Champions em tão pouco tempo, só o conseguiu com humildade, e sem "saltos altos" ou altivez, e repito, com mt trabalho. Também tenho o hábito de respeitar o trabalho das pessoas, um rapaz que praticamente veio "a salto" para Portugal. Mas, onde é que estava o Soluap, quando o "artista" do Zaidu foi multado na Luz por excesso de velocidade? Enfim, a ingratidão tem mesmo memória curta, e nalguns casos, até amnésia ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é mesmo uma resposta que demontra uma total falta de argumentos para contrariar o que eu disse. Enfim mais cego é.....

      Eliminar
  29. OLHA O NORTE.
    JOGUE QUEM JOGAR, SE NÂO HOUVER CÃO JOGA-SE COM GATO.
    Amanha o sentido é único, uma vitoria que dê para eliminar. Não são nenhuns papões, nem Golias, tem uma boa equipa de muitos milhões, mas nada, que não se possa ultrapassar. Com bussola, concentrados e não os deixar ter bola. Espero que não seja o 8 e 80, se em todo jogo andarmos pelos 70, nada mau.

    ResponderEliminar
  30. Não vi, nem ouvi a CI de hoje do Sérgio, mas já a li, infelizmente confirmou aquilo que já previamos, o João Mário não irá jogar. Como já referi ontem, prevejo este onze, que pode ser um 4-2-3-1, um 4-4-2, ou mesmo um 4-3-3, prefiro a 1º desenho, o 4-2-3-1.

    Diogo, Pepê, Pepe/Marcano e Zaidu; Grujic/Uribe, Franco na meia direita, Taremi no meio, Galeno na esquerda, e Evanilson.

    Mas entre este onze, há 3/4 dúvidas:
    1 Pepê ou Rodrigo na lateral direita?
    2 Grujic ou Eustáquio, qual será o parceiro do Uribe?
    3 Franco ou Pepê? (aqui depende da entrada do Rodrigo para lateral).
    4 Evanilson ou Martinez? (dependente do estado fisico/clinico do Evanilson).

    Na edição 2018/19 da Champions, defrontamos nos oitavos uma Roma mt forte, em Roma quando perdiamos 0-2, saltaram do banco para dar vida á eliminatória, o patinho feio Adrian Lopez (fez um golo em Roma que nos manteve vivos), mas também o André Pereira e o Hernâni, hoje suplentes no Rio Ave. Na 2ª mão, para darmos a volta a uma eliminatória que estava empatada, entrou novamente o Hernâni, e o Fern Andrade que tinha chegado do Sta Clara, foi justamente sobre o Andrade que o Florenzi cometeu um penálti, que o "Mlynarczyk" que apita amanhã, no VAR sinalizou aos 117'.

    De uma coisa eu tenho a certeza, vamos jogar com onze, e estes Portos do Conceição, tem esse bom hábito de se transcender, ou fazem das tripas coração, ou ainda num quadro de dificuldade, superam-se habitualmente, e depois, tenho uma aposta para ganhar, apostei ainda antes da 1ª mão que iriamos eliminar o Inter, e a minha convicção não se alterou, espero jantar de borla.

    ResponderEliminar
  31. Estamos na edição nº 31 da Champions, o formato sofreu muitas alterações, começou por ter apenas dois grupos, posteriormente quatro grupos, e finalmente duas fases de grupo (quem vencia a Champions, disputava 17 jogos, assim foi em 4 edições até 2002/03, era mt duro), mas nas primeiras 11 edições da Champions, não se disputavam os oitavos final, os vencedores, ou 2º classificados do grupo, seguiam diretamente para os quartos final, ou meia final.

    Os oitavos final da Champions, passaram a disputar-se só a partir da edição 2003/04, essa foi a 12ª edição (justamente quando o FC Porto venceu a Champions), e o formato é o mesmo, ora em 2004, ou hoje 2023, com 8 grupos (grupos de A a H), com os dois primeiros classificados, a passarem aos oitavos final da prova, e depois sucessivamente quartos final, meias finais, e final.

    Quantas vezes o FC Porto esteve nos oitavos final da Champions? Quais foram os adversários do FC Porto nos oitavos final da Champions? O FC Porto esteve 13 X nos oitavos final da Champions, e com os seguintes adversários:

    2003/04 Man. United, apurados.
    2004/05 Inter, eliminados.
    2006/07 Chelsea, eliminados.
    2007/08 Schalke, eliminados (nos penáltis, já é sina).
    2008/09 A. Madrid, apurados.
    2009/10 Arsenal, eliminados.
    2012/13 Málaga, eliminados.
    2014/15 Basileia, apurados.
    2016/17 Juventus, eliminados.
    2017/18 Liverpool, eliminados.
    2018/19 Roma, apurados.
    2020/21 Juventus, apurados.
    2022/23 Inter, (?).

    Em anos terminação ímpar (2019, 2021, e 2023) sucessivamente Roma, Juventus, e o Inter novamente um representante do 'país da bota', e diz o provérbio que não há duas, sem três...

    Outra nota, apenas o Basileia não pertence aquela restrita coutada das “Big Four”, e nem meto aqui a Liga francesa. Nos oitavos final, tivemos adversários da Inglaterra, Itália, Espanha, e Alemanha, a excepção foi mesmo o Basileia da Suiça.

    O MAIS MAIOR GRANDE, que é um dos mais sérios candidatos a vencer esta Champions, quais adversários tiveram nos oitavos final da Champions?
    2005/06 Liverpool.
    2011/12 Zenit.
    2015/16 Zenit.
    2016/17 B. Dortmund.
    2021/22 Ajax.
    2022/23 Brugge.

    Como vimos em cima, relativamente ao FCP, e a adversários nos oitavos das grandes Ligas, a excepção foi o Basileia da Suiça (mas não nos deram 5, e levaram 4). Já o Benfica, nas 6 presenças nos oitavos, cruzou-se com o Zenit 2 X, o Ajax, ou o Brugge. De grandes Ligas, apenas defrontaram o Liverpool, e o B. Dortmund. Então não é o FC Porto, que tem sempre muita sorte nos sorteios da Champions?

    P.S. Esta é "fresquinha", ou mais uma bojarda do Aguilar, o verdadeiro fenómeno do Entroncamento:
    'alguns suplentes do Benfica, seriam titulares do Porto...', fenómeno, mas quais suplentes? O norueguês ou o dinamarquês que tem jogado no Benfica B? o Samuel Soares guarda redes da B, ou o Neves da B? o Morato, o Gilberto, o Musa, ou o Chioquinho? Qual deles seria titular no FC Porto?

    ResponderEliminar
  32. Ó Soluap, eu até lhe contava aquela história daquele soldado que na parada, marchava sempre desalinhado ... Mas não vou perder aqui a minha mocidade, a questionar o seu Portismo moderno, ou pós-moderno, não faço ideia nenhuma, nem quero saber, e já nem me canso em entende-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu portismo não é para aqui chamado e pode crer que não é menor que o seu, mas fundamentalmente sou realista e não fecho os olhos às evidências ao passo que o amigo não as quer ver, mas cada um é como é. Um bom pai não é o que diz sim a tudo aos filhos pois se assim for eles não crescem.

      Eliminar
  33. Espero que o porto nao deixe fugir o ivan jaime,,,

    ResponderEliminar
  34. Como proferiu o "Olha o Norte", JOGUE QUEM JOGAR, SE NÂO HOUVER CÃO JOGA-SE COM GATO.

    Como portistas que amamos o club, a sua cultura e história, todas as restantes discussões são histereis ...

    Com cão, gato e com vontade nos dentes, que o Porto passe aos quartos

    JPPCH

    ResponderEliminar
  35. Ricardo Carvalho foi o escolhido para ser adjunto de Roberto Martinez na seleção nacional , mas parece que a comunicação social lisboeta não gostou nada pelo simples facto de Ricardo Carvalho ter uma ligação e um passado(glorioso) no nosso clube , e foram logo desenterrar aquela história em que nos tempos de Paulo Bento , Ricardo Carvalho ter abandonado a concentração da seleção quando não foi chamado para o 11 inicial .
    Seguramente a CS quereria um ex Benfica, ou um ex Sporting para essa tarefa .
    Curioso que não tenham desenterrado o passado de João Vieira Pinto na seleção , não me lembro que a CS o tenha feito , quando nós sabemos bem que agrediu um árbitro num mundial com a camisola das quinas vestida .
    Será que essa omissão que é por ter um passado ligado ao Benfica e Sporting ???
    JVP ganha 5 mil euros por mês .

    ResponderEliminar
  36. Ó meus amigos, nem há uma semana, instalou-se um verdadeiro circo mediático na 2ª circular, na 2ª e 3ª feira o Benfica Brugge, examinado ao milímetro, na 4ª e 5ª feira, do outro lado, o Sporting Arsenal também foi esquadrinhado à lupa.

    Em contraste, hoje na cidade do Porto joga-se o acesso aos quartos final da Champions, mas nem parece ... Por exemplo, o Canal Onze - de que sou consumidor - se na semana passada foi exaustivo com Benfica, e Sporting, ontem o GORDO de Torres Vedras, na véspera do FC Porto Inter, deu-nos 7/8 minutos bem esprimidos, com a conferência do Sérgio pelo meio, e ainda um fast food moderno que foi ao forno a lenha. Uma análise ao possivel onze do FC Porto? A correr. Uma análise ou um RX ou Radar Inter, habitualmente feito pelo atrasado mental do Bouças? zero, bola, niente.

    E porque razão ontem o GORDO Galo, “passou como cão por vinha vindimada”, no FC Porto Inter? Porque no Futebol Total, havia uma reportagem de 45 minutos, para nos venderem a imagem do Roberto Martinez - será que o português Mourinho, até em Madrid foi tratado com este colinho, e este rapapé que estão a dar ao Martinez? Os espanhois são habitualmente hospitaleiros e cordiais com os estrangeiros? Não. Bom, mas valha a verdade, uma reportagem de qualidade, porque tem o selo de qualidade do jornalista/'sociologo' Jaime Cravo, já tinha bons trabalhos na SportTv, o gajo é mesmo bom, fez por exemplo aquele ReporTv com o Quinito, "À minha maneira", entre outros trabalhos de qualidade. Dito de outra forma, a reportagem tem mta qualidade, mas tantas mesuras para um novo selecionador?

    Pós reportagem com o Martinez, no "Futebol Total" ainda tivemos as virtudes e defeitos do Nuno Santos do Sporting, com um Radar do Bouças, mas teve mais tempo de antena do que o FC Porto Inter, e terminaram com os registos do Neres, e aí, ai de quem fale mal de um jogador do Benfica, o GORDO não deixa mesmo.

    A propósito do João V. Pinto, durante a reportagem com o Martinez, este viajava no carro do JVP, e ali na 2ª circular, em frente ao Estádio da Luz, o JVP questionou e apontou: 'sabes como se chama aquela avenida ali?' e logo lhe respondeu: 'avenida Eusébio Ferreira da Silva', ó meus amigos, isto não é tanga, "Salazar voltou"!

    Uma pergunta, onde é que estavam o Humberto Coelho, ou o João V. Pinto, quando bem recentemente o ex selecionador Fernando Santos, precisava de um respaldo no pós Mundial? Enfim, a solidariedade é mesmo uma palavra vã ...

    Dragon Guard, há cerca de dez anos, o "facadinhas" ganhava 16 mil €, o Humberto estava nos 10 mil, e o João V. Pinto levava 8 mil € por mês para casa, isto para além de outras mordomias, mas isto há 10 anos... O que fazem o Humberto, o João Pinto, o Pauleta, o Couceiro, ou o Postiga na FPF? Provavelmente estorvam-se uns, aos outros...

    ResponderEliminar