sábado, 22 de abril de 2023

Paços de Ferreira 0 - F.C.Porto 2. Vitória clara, mas a exibição podia ser melhor e a eficácia foi um desastre.


 

Entrando a 4 pontos da liderança  - agora está a 1, veremos amanhã - e com o objectivo de vencer todos os jogos, o F.C.Porto deslocou-se a Paços de Ferreira para defrontar o conjunto local em situação muito complicada na tabela classificativa.

De início com Diogo Costa, Manafá, Pepe, Marcano e Wendell, Pepê, Otávio, Uribe e Galeno, Evanilson e Taremi, o conjunto de Sérgio Conceição teve uma entrada completamente desastrada, só não ficou a perder nos primeiros minutos por acaso.

Aos 6 minutos, lance muito duvidoso sobre Taremi, mas agora é proibido marcar penáltis sobre o iraniano do F.C.Porto. 
Pareceu acordar o campeão, melhorou, o golo esteve à vista na baliza do Paços, pacenses que com bola saíam bem.
Dragões marcaram aos 18 minutos, mas o golo foi bem invalidado.
Porto mais bola, mas com muitas dificuldade no último terço. Taremi completamente sozinho atirou para o quintal, desperdiçou uma clara oportunidade. O jogo dos portistas não fluía, era trapalhão, quando fazia bem, definia mal.
Aos 33 minutos penálti sobre Pepê, árbitro assinalou, o VAR não concordou, Fábio Veríssimo reverteu a decisão. A gritaria dos donos disto tudo já estava a resultar.
Numa fase de grande pressão do F.C.Porto, Taremi desperdiçou mais uma boa oportunidade, de seguida lance sobre Manafá que pareceu penálti.
Já no tempo de desconto, Paços com 10, expulsão que não deixa dúvidas de Holsgrove.

O jogo chegou ao intervalo com o nulo, resultado que penalizava a equipa da Invicta.
Domínio, superioridade, mas faltava mais eficácia, mais e melhores opções e definições, contundência no último terço.

Com menos um, era natural que o Paços recuasse, defendesse com todos, fundamental ser rápido a pensar e a executar, encontrar os espaços, não desperdiçar.
Logo no segundo minuto da 2ª parte, mais uma claríssima oportunidade que Taremi, sozinho na cara do guarda-redes, falhou.
Porto dominava totalmente, mas frente à muralha pacense, tardava em encontrar o caminho da baliza.
Pepe salvou um golo, Taremi continuava a falhar clamorosamente. 
Depois foi Pepê a imitar o iraniano, incrível como se falham tantos golos cantados.
Aos 61 minutos saiu Manafá e entrou André Franco.
Aos 63 minutos o recém entrado foi pisado na área, Veríssimo não marcou, o VAR chamou, o árbitro rectificou, marcou penálti. Taremi, finalmente, acertou com a baliza, adiantou os portistas.
Estava feito o mais difícil, era preciso não facilitar, procurar o segundo, evitar que o Paços acreditasse.
Não aconteceu, dragões perderam fulgor, pareciam satisfeitos, baixaram o ritmo, começaram a jogar para trás, nunca mais criaram perigo.
Aos 77 minutos Sérgio Conceição mexeu, saíram Taremi e Evanilson, entraram Namaso e Toni Martínez. O espanhol a passe de Namaso, não precisou de muito tempo para marcar. Porto mais tranquilo com dois golos de vantagem.
Aos 85 entraram Eustaquio e Grujic, saíram Otávio e Uribe, tirando um ou outro lance que podia ter melhor decisão, nada mais de relevante aconteceu.

Resumindo e concluindo:
Jogando mais de 45 minutos com mais um, o F.C.Porto venceu com justiça e cumpriu o objectivo de pressionar o líder. Mas a exibição não foi de encher o olho e em termos de eficácia, então, deixou muito a desejar.  
Portistas mais uma vez bem até ao golo, depois do golo e sem ter a vitória garantida, a equipa desceu de produção, pareceu contente. Numa altura decisiva do campeonato em que só resta ao F.C.Porto ganhar e ganhar, o conjunto de Sérgio Conceição está proibido de relaxar até ter a vitória garantida.

Taremi é uma sombra, falha golos fáceis, esses falhanços já custaram caro na Champions, esperemos que não aconteça o mesmo no campeonato.

Sobre a arbitragem vamos esperar pelos especialistas, em particular do grande pedagogo, Duarte Gomes.

40 comentários:

  1. caro DVP e Amigos:
    Muito importante esta vitória. Realmente finalizámos muito mal!
    A pressão vermelha já está a produzir efeito. Na minha opinião há mais três penaltys que não são marcados.
    Duarte Gomes e os "Marcos" vão exercer a sua pedagogia encarnada.
    Eu continuo a acreditar!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sobre o paragrafo final, vou deixar um lamiré, o Duarte Calabote, vai considerar dois penáltis neste jogo, aquele que foi assinalado sobre o Franco, e um outro numa disputa entre o Wendell e o Nigel Thomas, a terminar o jogo.

    Dito de outra forma, a disputa entre o Antunes e o Pepê, não é penálti para o Calabote, mas em contraste, num lance mt parecido e na mesma zona, uma disputa entre o Wendell e o Nigel, dentro da área do FCP, já seria passivel de penálti.

    Razões para esta minha convicção, ou o porquê desta analise do DB? Simples, o Faustino fadista da SportTv, está sempre alinhado com o Calabote, daí que, já vos deixei a analise do Duarte Calabote, no único lance do Paços dentro de área do FCP de possivel penálti e perto do fim: "ficou um penálti por assinalar a favor do Paços", já nos 5 possiveis casos na área do Paços, só houve um penálti, foi aquele que foi assinalado sobre o Franco.


    O último jogo do ex-árbitro Faustino fadista, foi um "escaldante" Cesarense-Sousense do Campeonato de Portugal, pergunto, que valências e competências terá este ex árbitro para ser analista de arbitragem? O fadista, só apitou na III Divisão, não entendo este critério...

    Amanhã falamos melhor.

    PS O FC Porto já fez uma participação do senhor Rogério ao CD da FPF?

    ResponderEliminar
  3. Muito Bom dia,
    Concordo com o seu clarividente comentário como é seu timbre. Houve efectivamente falta de eficácia e a exibição não foi de encher o olho, não obstante nesta fase o que mais importa, com maior ou menor brilhantismo, é ganhar. Destaco mais uma vez uma arbitragem vergonhosa! A notícia encomendada e plantada nos media sobre os penaltys a nosso favor, já está a surtir os seus efeitos. A nova regra nos jogos do FCP é que só à quarta falta na área do adversário é marcado penalty. Já nem falo em mais expulsões que deveriam ter acontecido. É roubo em cima de roubo! Não foi por acaso que o Fábio Merdíssimo foi escolhido! Quem não se lembra da sua arbitragem escandalosa no nosso jogo na 1ª volta no Marítimo?
    Os vermelhos recrutam a peso de ouro agências de comunicação para irem buscar notícias deturpadas, como foi a dos penaltys, enquanto a comunicação es dirigentes do nosso clube nada fazem para denunciar a batota que feita jornada após jornada. Deviam convocar conferências de imprensa onde passariam as imagens dos lances até à exaustão e enviá-las para a Fifa e Uefa.
    Um abraço para todos

    ResponderEliminar
  4. Vitória importantíssima, num campo que é historicamente muito difícil para nós.

    Concordo em pleno com a sua análise Vila Pouca, para quem quer manter acesas as possibilidades da revalidação do título, não se pode falhar tanto e a qualidade de jogo tem que ser melhor. Especialmente quando nos apanhamos em vantagem e as equipas adversárias nos começam a pressionar mais. Sinto sempre a equipa intranquila e nunca com controlo dos jogos. Para além de alguns erros primários, que levam qualquer portista ao desespero.

    Apesar disso acredito plenamente que se o Porto conseguir ganhar todos os jogos que faltam, seremos campeões. Mas sinceramente preocupa-me bastante ver a pressão do circo criado pelos mouros a funcionar, não só nos árbitros principais mas sobretudo no VAR, onde o critério na mais pequena dúvida é sempre prejudicar o Porto.

    Saudações portistas e um bom domingo!

    ResponderEliminar
  5. Vila,

    Vi o jogo a espaços (estava num restaurante num jantar...) mas, foi a copia do jogo da semana passada!!!!

    Face aos comentarios do presidente dos gajos dos moveis, o meu wishfull thinking era um amasso a estes fdgp mas, o tiro saiu-me pela culatra!!!

    Nao podemos falhar tantos e tantos golos cantados....

    Espero que nao choremos no final tantos golos desperdiçados....

    Num hipotetico desempate de goal average, este fator vai ser crucial....

    Mais uma arbitragem VERGONHOSA!!!

    Depois admiram-se de metermos ZERO arbitros nas competiçoes internacionais!!!!

    ResponderEliminar
  6. OLHA O NORTE.
    ÁRBITRO-VERAÍSSMO & VAR-MISERALÍSSIMO.
    Muita luta, pouco futebol! um FCP perdulário e um Paços bastante faltoso. Ganhou a melhor equipa. Ganhar era preciso, mas sempre com sofrimento, por culpa própria sempre a falhar na cara do golo e de uma arbitragem vergonhosa cheia de pressão e medo de uma Toupeira rainha dos tuneis Vieira 2, mas, que felizmente não teve influência no jogo porque ganhamos.

    Vejam logo quem vai arbitrar os Lampiões! O arbitro cagão, incompetente, um dos piores árbitros de sempre da LIGA...

    PONTA DE LANÇA, digno desse nome, PRECISA_SE com urgência.

    ResponderEliminar
  7. Vitoria importante com as virtudes e defeitos do costume, sobretudo a nivel da finalização, mas é o que temos a 5 jornadas do fim e é com isto que vamos, sempre à espera de melhorar, mas não matando os jogos, estamos sempre a jeito!!!.
    Preocupam-me as saídas a Arouca e Famalicão, será por aqui que poderemos, respondendo bem, ter chances, sendo que a benfaria tem jogos difíceis e pode escorregar.
    Há que lutar até ao fim, seria terrivel os benfas porem-se a jeito e não aproveitarmos.
    Vai ser um final apertado, em que tudo pode acontecer, atenção ao Braga que não desgruda.
    Atenção sempre às missas e padres...eles andam aí e não são santos...
    Ontem um mau resultado no basket, hoje esperemos um bom resultado no volei.
    E força Porto.

    ResponderEliminar
  8. Houve pelo menos mais dois penaltis por marcar a favor do fcporto... .

    ResponderEliminar
  9. Boa vitória , pena o desperdício , o Taremi falhou 3 golos cantados de forma inacreditável !!! e nem se pode ir á questão do ramadão, pois acabou no dia 21 .
    Incrível que o pênalti sobre o Pepê tenha sido retirado , é tão óbvio , mas já se sabe , a pressão dos lampiões começa a sortir efeito , temos de jogar o dobro ...

    Sobre as opiniões do vendido Duarte calabote Gomes , estou-me a borrifar a 1000% .

    Agora venha o Famalicão para a taça , espero que o Sérgio Conceição faça poupanças , e saiba gerir estas duas semanas .

    ResponderEliminar
  10. A grande diferença deste Porto para o Porto de aqui há uns meses atrás, antes do mundial, ou logo a seguir, é o Taremi. Está uma sombra do que era, a finalizar e não só. Lembro-me de vários jogos com equipas pequenas, que praticamente abriam com ele a marcar e a assistir, e o jogo ficava quase resolvido nos primeiros minutos. Agora, é capaz de falhar uma mão cheia de golos cantados. Não sei se é só má forma, ou se é falta de vontade de estar cá em vez de noutro lado. Mas na luz apagada, até esteve bem, marcou um bom golo e assistiu pra outro que foi mal anulado, parecia o Taremi dos velhos tempos, talvez pela montra. Só sei que, com o Taremi de outros tempos, ontem tínhamos ganho de mão cheia.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pela análise, equilibrada e fundamentada, como habitual! Relativamente à opinião de alguns ex arbitros assalariados, é chutar para canto para bem até da nossa sanidade mental! Estes idiotas eram os mesmos q recentemente eram arbitros principais...
    Relativamente ao VAR, é uma premissa só intervir em caso de erro claro ou flagrante, pelo que e pelo menos no lance do pepe, o FCPORTO deveria intervir - menos passividade, para variar! Ontem ganhamos, amanha podemos não ganhar... e o clube terá a cota culpa nesta situação! A culpa também é de quem consente...
    Gostava de ver o FC Porto a ganhar por 5-0, ou 7-0... e não ganhar 1-0, e aguardar pelo 2-0... até que e mm sendo pouco provável, o adversário também marca... esta atitude deverá ser trabalhada. Idem eficiência no ataque, é limpar o cérebro pois não se podem falhar tantos golos... fazem falta! A eficácia traduz um pouco a qualidade do jogador, e assim sendo, estamos mal...

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente não gosto desta sensação que não consigo evitar, que o SLB vai falhar, mas não vamos aproveitar. Espero estar redondamente enganado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho essa sensação .
      Sinto que a próxima jornada será crucial para as contas do título .
      Estou convencido que os lampiões vão perder pontos em Barcelos , mas também tenho medo deste jogo com o Boavista , o Petit vai usar todas as artimanhas que puder contra nós , perder tempo , enervar os nossos jogadores , provocações , pressões , e como lampião que é , vai fazer de tudo para dar uma alegria ao Benfica .
      Depois tenho medo que o jogo de Famalicão para a taça deixe algumas mazelas na equipa , Sérgio Conceição tem de ser inteligente na rodagem e no saber gerir o plantel .

      Eliminar
  13. Taremi está no porto ou é só o seu holograma? Que vergonha!

    ResponderEliminar
  14. Tenho BTV este mês (termina com o Braga), e vi o Benfica Estoril, eles não podem com uma gata pelo rabo, e não jogaram nada.

    O incompetente Rui Costa no Dragão, expulsou dois jogadores do FC Porto com o Gil, hoje na Luz, poupou a expulsão ao Otamendi, ora fosse o 2º amarelo~(porque já tinha um amarelo), ou fosse vermelho direto ... O António na primeira meia hora, mandou dois cotovelos no ponta Cassiano, qual amarelo? Siga ...Curioso, se tivesse visto hoje amarelo, não jogava em Barcelos.

    Entretanto, já chegaram ao penálti nº 11, e lideram isolados, o recordista ainda é o Sporting 2001/02 com 17 penáltis a favor.

    PS Eu que nem sou de modalidades, mas num feliz acaso, nem sabia do clássico em andebol, isto porque estava a ver o Porto B, mas fui á BTV e num feliz zapping, tunga vi em direto o golo da vitória do Areias na Luz.

    ResponderEliminar
  15. Isto é inacreditável, acabei de ver na SportTv o Faustino fadista. Segundo o fadista, um jogador do Estoril ficou por expulsar ao minuto 95, no final do jogo, todavia, a entrada do Otamendi pelos 80', entrada grosseira, ora para vermelho direto, ou para 2º amarelo, não viu, nem analisou ...

    Esta gente não é séria...

    PS Naturalmente nem vou ouvir o que disse o jubilado cucurucucu!

    ResponderEliminar
  16. PO eu tbm vi o jogo do benfica e é incrível como o antonio silva não é amarelado e otamendi não é expulso...que vergonha!

    ResponderEliminar
  17. Pena não estar aqui um resumo do Benfica - Estoril. Mas uma vez que não está, vai mesmo no Arouca - Vizela, com desculpas aos arouquenses e vizelenses. Então o comentador de arbitragem da Sport TV diz que faltou expulsar um jogador do Estoril aos 90+5 e nem toca no lance do Otamendi que devia ter sido expulso antes? Haja um pouquinho de decência.

    ResponderEliminar
  18. Caro DVP e Amigos:
    AJM/FCPORTO venceu o segundo jogo contra o Sporting com uma bela exibição e um pavilhão com muitos adeptos e fervor. Estamos a um jogo de ser TRI.
    Sei que o Andebol também venceu na luz apagada. Vou ver de consigo ver o jogo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Rui "Bosta", extremamente rigoroso com os jogadores do Porto no jogo com Gil, nada rigoroso hoje com os caceteiros do slb. Faz todo o sentido! Otamendi é o maior caceteiro desta liga, já lhe foram perdoadas n expulsões. Este campeonato, em caso de vitória do slb, será o campeonato Rui "Bosta", tal como aqui há alguns anos atrás, houve o campeonato Bruno Paixão.

    ResponderEliminar
  20. Vila Pouca, escreveste isso na página da Sportv do taberneiro de Penafiel? Fizeste bem, eu quando ouvi o fadista fiquei indignado, vou repetir, esta gente não é séria, e o fadista ontem já o tinha demonstrado em dois lances muito parecidos, o lance entre o Pepê e o Antunes, afirma que não é penálti, mas o lance do Nigel com o Wendell já é penálti, esses dois lances aconteceram literalmente na mesma zona, e são muito parecidos... Depois, no penálti sobre o Manafá, refere que houve contacto, mas foi o Manafá que o provocou. Enfim, são critérios à la carte!

    Ainda ontem referi aqui, como é que um gajo que só apitou na III Divisão, pode ser analista de arbitragem? Sinto-me roubado, porque sou assinante daquela coisa ...

    ResponderEliminar
  21. Como não tinha o resumo do jogo do Benfica, está no Arouca vs Vizela.

    ResponderEliminar
  22. Bom, ontem comecei a 'matutar" no tal lance em que o Otamendi deveria ser expulso, e pensei com os meus botões, não é possivel um especialista de arbitragem ignorar aquele lance.

    Fui à box para procurar mais intervenções do Faustino fadista, e de facto, há duas análises, mas separadas por 15' a 20', na primeira (e porque gosto da verdade) refere que o Otamendi deveria ser expulso com 2º amarelo, e também analisa os penáltis. Posteriormente sim, na sua última intervenção, só abordou a expulsão do central do Estoril, aos 90 + 5', foi essa última análise que eu vi, e que provocou o meu erro, porque não tinha ouvido a analise anterior, uns 15 a 20' antes.

    No Juízo Final, nos jogos da SportTv, lá no carro de exterior, "com a câmera de curtos", eles analisam pós jogo, do primeiro ao último minuto, os lances mais duvidosos. Já nos jogos na Luz (as imagens não são deles), fazem análises em 'fascículo", o que não faz qq sentido, aliás, induziram-me em erro, porque só vi a analise do tal lance aos 95', possivel expulsão para o jogador do Estoril.

    Não me sentiria bem comigo próprio, se não fizesse esta retificação, sobretudo em nome da verdade. Peço-vos desculpa, particularmente ao Vila Pouca, porque fez um comentário que não correspondia à verdade, mas o erro era mesmo meu, porque só vi uma 2ª parte da análise.

    Agora eu questiono, dois lances em tempo real de jogo, separados por apenas 5 ou 6', porque razão não foram analisados no mesmo módulo? E se em termos de comunicação, a última imagem, é a que fica, na última análise, o Benfica foi prejudicado, porque o Estoril deveria ter terminado com 10, no tal lance aos 95', foi justamente essa análise que me induziu em erro, porque não tinha visto a anterior 15 a 20' antes.

    ResponderEliminar
  23. Caro DVP e Amigos:
    A pouca vergonha tem limites! É inacreditável que a Bola na sua capa intitule Otamendi como "Capitão de Abril".
    Nada tenho contra o jogador mas este pasquim bateu muito fundo. Repugnante!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Caros Portistas,

    Como se viu este fim de semana vai ser praticamente impossível ganharmos o campeonato, há que pelo menos assegurar o 2º lugar e esse só é seguro com 5 vitórias.
    Os corruptos encornados fazem o que querem, pressionam o árbitro de uma maneira que gostaria de ouvir uma declaração da APAF, está parado! Não se pode pôr em campo jogadores emprestados mas os corruptos lá arranjaram maneira de os meter, vendem-nos muito baratos e com cláusulas de recompra igualmente baratas para fazerem o que fez o Tiago Araujo ontem, uma vergonha esta nossa liga. Ninguém questionou o treinador do Estoril o porquê do Francisco Geraldes não ter jogado de inicio?? são umas atrás das outras e não há ninguém que ponha mão nisto?? portanto concentração máxima nos nossos jogos para garantir o 2º lugar.
    Na 4ª feira teremos um jogo difícil em Famalicão mas espero que o SC faça algumas alterações na equipa para estarmos frescos para o jogo com os remendados. Aos remendados as malas chegam sempre facilmente, há que ter em conta o jogo do campeonato ainda para mais temos um 2º jogo para taça em casa, que rode a equipa para que se apresente fresca.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  25. O pasquim "A Bosta", cada vez é mais patético, cada vez é mais ridículo. "Otamendi "Capitão de Abril""!!!!! O "Mauzinho" não tem noção de ridículo? O fulano não enxerga aquilo que faz? Embora seja ofensivo para os capitães de Abril, é de morrer a rir. Este mauzinho, passa a vida a fazer broc*** ao slb, é pior que uma puta.

    ResponderEliminar
  26. A obsessão doentia, o fundamentalismo pró-SLB, fez com que a Bola perdesse completamente a noção da realidade ao ponto de já se perder em propaganda que deve levar alguns dos seus jornalistas de referência no passado, darem voltas no túmulo. Não sei se esta forma de estar lhes traz benefícios, acredito que sim, traz alguns, caso contrário a administração do jornal já tinha tomado providências, mas não tenho dúvidas que lucrariam muito mais sem tanto fanatismo.

    ResponderEliminar
  27. Uma vez mais, uma exibição curta. No final o resultado foi bom e portanto mais três pontos.

    A ansiedade vai sendo cada vez maior e tanto, FCP como benfica, não estão a jogar nada. Quatro pontos parece ser uma distância tão curta mas ao mesmo tempo, tão larga. Não depender de nós traz aquela sensação de impotência.

    Vejo um Braga a passar pelos pingos da chuva. Acredito que daqui a duas jornadas, o Braga não perde com o benfica.

    ResponderEliminar
  28. OLHA O NORTE.
    Nós olhamos para aquelas migalhas de árbitros, restos de sobra que ficaram pelo caminho mas que tiveram a sorte de terem um dono que lhes deu oportunidade de despejarem o ódio a bílis manipulando imagens com o propósito de prejudicar o FCP. É realmente um Fado triste, um fado que já vem de longe. No antigamente nos primórdios, eramos um clube simpático, pois cada vez que atravessava-mos a ponte já estávamos a perder! Hoje como somos o melhor clube português um dos melhores da europa e do mundo somos um clube abater pelo centralismo bacoco, que nem o 25 de Abril conseguiu apagar.
    Não se pode dar muita palha ao burro...

    ResponderEliminar
  29. TIAGO ARAÚJO

    21’ Tenta fazer penálti
    35’ Comete penálti
    44’ Deixa Neres passar encolhendo a perna

    https://twitter.com/cartilhareborn/status/1650202983970353152?s=48&t=2XfjQI5wQUCLVCXFIAW1UQ

    ResponderEliminar
  30. https://twitter.com/cartilhareborn/status/
    1650202983970353152?
    s=48&t=2XfjQI5wQUCLVCXFIAW1UQ

    ResponderEliminar
  31. Vila Pouca, vamos "bascular" porque a maluca da pressão positiva (sim positiva, porque já tinhamos perdido este campeonato), daí que, esta pressão é boa. Mas vamos lá "bascular", isto a propósito dos 49 anos do 'vinte cinco'.

    Onde é que estavas no dia 25 de abril de 1974? Quem quiser responder ...

    Eu andava pela 3ª classe, cheguei à escola de manhã, e o professor Guimarães, virou o quadro do Américo Tomás e do Marcelo Caetano, ao contrário, e escreveu com giz, no quadro de ardósia preto: Adelino da Palma Carlos. Foi uma alegria, um feriado inesperado, e num dia de sol, foi dia de "jogatina".

    Como foi essa temporada 1973/74 para o FC Porto? Em dezembro de 1973, numa tarde cinzenta e chuvosa de domingo, ganhamos/perdemos na jornada 13, e no minuto 13, o capitão Pavão, num clássico com o VFC de Setúbal de Pedroto. Em janeiro de 1974, chegou ao FC Porto o craque peruano Cubillas, oriundo do Basileia, e veio ganhar 100 contos/mês, ou 500 €, então uma verdadeira fortuna. Bella Guttmann treinava o FC Porto, se entrou em Portugal pela porta FC Porto em 1958 (campeonato Calabote), e pela mesma porta saiu em 1974, FC Porto.

    Esse Porto de Guttmann encetou entre o final da 1ª volta, e meados da 2ª volta, uma extraordinária recuperação, com 8 vitórias consecutivas (efeito Pavão, mas também Cubillas), e colou-se ao campeão Sporting de Yazalde, todavia o balão estoirou, quando empatamos no Barreiro com a CUF, e depois em Guimarães, para posteriormente nas 7 jornadas finais, perdermos em Alvalade, em Olhão e no Mar com o Leixões, e descambamos para o 4º lugar.

    Plantel do FC Porto nessa temporada 1973/74:

    4º lugar, com 18 vitórias, 7 empates, 5 derrotas , 43-22, 43 pontos.

    Treinador: Bela Guttmann.

    Grs: Tibi (30 j); Rui.

    Def: Rodolfo (29 j), Rolando “cap.” (29 j), Ronaldo (28 j), Guedes (30 j); Gualter (+1 j), Manhiça, Valdemar (3+3 j), Leopoldo (1+1 j).

    Med: Bené (28 j), Pavão (13 j), Marco Aurélio (20+1 j); Celso (6+1 j), Vieira Nunes (7+3 j), Rodrigo (2+14 j).

    Avs: António Oliveira (23 j), Abel (26+1 j), Nóbrega (26 j); Laurindo (7+4 j), Júlio (+6 j), Flávio (7+3 j), Cubillas (12 j), Ricardo (3+3 j).

    Marcadores dos 43 golos: Abel 15, Marco Aurélio 11, Nóbrega 4, Cubillas 4, António Oliveira 2, Rodolfo 1, Leopoldo 1, Bené 1, Pavão 1, Laurindo 1, Júlio 1, e Flávio 1.

    Onze base (com Pavão, claro, jogou as tais 13 jornadas): Tibi, Rodolfo, Ronaldo, Rolando e Guedes; Pavão, Bené, e Marco Aurélio; Abel, Oliveira e Nóbrega. Está na minha memória, os três R´s da defesa: 2 Rodolfo, 3 Ronaldo, e 4 o capitão Rolando

    Uma curiosidade, nessa temporada 1973/74, não participamos nas provas da UEFA (foi a última vez que tal aconteceu ao FCP), isto porque no ano anterior (1972/73) tinhamos ficado no 4º lugar, e se o Sporting foi 5º, mas como ganhou a Taça de Portugal, jogaram Taça das Taças, e empurrou-nos para fora da UEFA. A partir da temporada 1974/75, o FC Porto disputou sempre conmpetições da UEFA: T. Campeões, T. Taças, T. UEFA, Champions, ou Liga Europa.

    ResponderEliminar
  32. 4a Feira temos meia final para a taça :) Q seja este o único jogo que não ganhemos :) Um empate, derrota não q já fico mal disposto...
    Conhecia alguém q me dizia, "não sofra por antecipação"... estranhamente e pelo menos nesta situação, não sofro mm. O campeonato do FCPORTO resume-se a 5jogos, e as energias devem estar focadas aqui... 5 jogos e 5 vitórias :) Se no final estiver em 1o, perfeito... muito o gostaria, embora continue a não acreditar..! O monte d esterco do nosso adversário vai continuar a fazer o q tem vindo feito, e face as circunstâncias, talvez pior... mas é apenas uma ideia ;)

    ResponderEliminar
  33. ComPortistas,
    Estamos na reta final do principal objetivo da época e ainda alive&kicking. Quem diria...
    Depois de assistir à roubalheira no Dragão contra o Gil onde fomos literalmente atirarados ao tapete confesso que até eu, um sempre otimista, julguei que tinha sido a estocada final não pelo futebol jogado mas pela inclinação dos campos sempre a favor do mesmo e em nosso desfavor sendo este jogo o último exemplo. Porém o balão bafiento dos mais maiores e arredores começou a perder ar, num primeiro momento impulsionado por um amasso no salão de festas, e, movimento acelerado. Hoje, e como se viu neste último jogo contra os pernas abertas dos amigos da linha de Cascais, a casa começou a tremer a sério e tudo pode, de facto acontecer. Será evidentemente muito difícil pois eu não acredito que estes 5 jogos sejam disputados em condições 'normais'. Digo isto porque já vamos na 4ª época desportiva após as gravíssimas denúncias dos emails e os artistas do apito continuam a passear-se pelos campos a ministrar as missas conforme bem entendem sendo apenas castigados quando, por entre muita imaginação, não protegem ou favorecem (ou ambos) o andor... Num país desenvolvido jamais uma situação seria admissível. Por aqui até as sessões da Assembleia são aceleradas para irem ver o fifica e o atual presidente da assembleia confessa a alergia ao azul...
    Não depende de nós mas não tenho dúvidas que vamos dar tudo o que temos para fazer os 15 pontos que faltam e ainda atingirmos o apuramento para mais uma final da taça. Para além do abaixamento de forma de algumas das nossas principais unidades é evidente que o nosso meio-campo, face ao ano anterior, perdeu muita qualidade na posse e no controlo de jogo com bola. E por essa simples razão um jogo aparentemente controlado rapidamente vira e nos colocamos a jeito de algo desagradável acontecer. O único senão é a diferença de golos em caso de empate final e aqui vejo alguma dificuldade em conseguirmos ultrapassá-la dada a ineficácia que temos apresentado em frente à baliza. Não é de agora, lembro os dissabores da eliminação da Champions, mas é algo que com mais qualidade seria perfeitamente ultrapassável. Por falar em Champions, ver o Inter nas meias-finais (e quiça na final!) é algo que me deixa sempre algum desconforto pois sei que se tivessemos um melhor plantel este ano as estrelas tinha-se alinhado para conseguirmos atingir mais uma final da principal prova de futebol do mundo. E também por aqui deveo deixar o meu sincero obrigado à $AD!
    Nas modalidades, e sublinhado que o volei está a uma vitória do objetivo principal depois d euma época excelente a nível Europeu, aproximam-se as decisões finais. No hóquei temos que fazer algo que ainda não foi feito esta época pois temos capacidade para fazer muito melhor e ganhar; neste ponto vamos jogar várias decisões com as galinhas. No andebol dependemos apenas e só de nós sendo o jogo do título em nossa casa contra os Calimeros Costa e no basquetebol tivemos um inesperado dissabor nos Açores que pode comprometer o fator casa no palyoffs que estão para arrancar.
    Saúde
    Gilles27
    PS. PT passei o 25 de abril ainda em gestação pelo que quando cheguei já respirei a liberdade democrática não apenas política mas também no que refere ao futebol jogado no campo. Cito: "A revolução que arrancou há 49 anos virou tudo ao contrário. Inclusive o futebol. Entre 1933 e 1974 os emblemas da capital venceram nove em cada dez campeonatos. Finda a ditadura, o Porto supera Lisboa no total de títulos nacionais e é a única cidade portuguesa com títulos internacionais conquistados em democracia. Sete, mais precisamente." In Dragões Diário 25042023- Tem sido um orgulho crescer e acompanhar a afirmação do nosso CLube como o MELHOR clube nacional a léguas de distância do papo seco combinado da 2a circular entre os mais maiores bafientos e os calimeros elitistas.

    ResponderEliminar
  34. OLHA O NORTE.
    MAS PORQUÊ, QUE DOIS CLUBES DO NORTE, TÊM IR QUE JOGAR NUM ESTÀDIO NO MEIO DE UMA MATA, A TANTOS KILOMETROS DE CASA!!!
    Não dependendo só de nós, mas queremos ser campeões Nacionais. Hoje, contra ao Famalicão, só depende mesmo de nós, espero estar em Oeiras para jogar a Final da Taça de Portugal com o Braga.
    Infelizmente duas equipas do Norte vão ter que fazer Kms para jogar a final em Oeiras no meio de uma mata! Sócios e adeptos vão gastarem tempo e dinheiro para apoiarem os seus Clubes. Viva o 25 de Abril e a democracia lisboeta centralizada.

    ResponderEliminar
  35. A narrativa da máquina de propaganda da Organização Criminosa, nas duas
    últimas semanas, focou-se nos penáltis a favor do FC Porto (nesta temporada lideram isolados esse campeonato dos penáltis), isto quando neste século, ou nas últimas 5/10/15 ou 20 Ligas, o Sporting é de longe a equipa que beneficiou de mais penáltis em Portugal.

    Todavia, esta semana, a narrativa da máquina de propaganda da Organização Criminosa, de forma bem estabelecida e concertada por todos os cartilheiros, passa a mensagem que o FC Porto é a equipa que joga mais vezes contra 10, confesso, nem fui ver essa estatística, mas nos 3 últimos anos, e nos 10 últimos clássicos com o Benfica, tivemos 6 expulsões.

    FC Porto 4 expulsões:
    Luís Dias aos 28'.
    Taremi aos 73'.
    Evanilson aos 45+2'.
    Eustáquio aos 27´.
    O FC Porto teve 4 jogadores expulsos, nos 10 últimos clássicos com o Benfica, e jogou 167' minutos com 10 jogadores, o FCP jogou + de 2 horas e meia com 10 jogadores.

    Benfica 2 expulsões:
    André Almeida aos 49'.
    Otamendi aos 90 + 4' (expulsão meramente estatística).
    O Benfica teve 2 jogadores expulsos nos 10 últimos clássicos com o FCP (vamos considerar a expulsão do Otamendi 90+4'...), e jogaram cerca de 51' minutos com 10 jogadores, nem uma hora em inferioridade.

    Continuando, nesta Liga, o FC Porto, já disputou 14 jogos no Dragão, ganhou 12, e perdeu 2, com o Benfica, e com o Gil Vicente, nessas duas derrotas caseiras do FCP, houve alguma incidência ou confluência especial?
    - Benfica, Eustáquio expulso aos 27'.
    - Gil, João Mário expulso aos 35', e o Uribe expulso aos 52'.

    O Benfica joga no sábado em Barcelos, alguém conseguirá imaginar, eles jogarem os 38' finais com 9 jogadores? Tinhamos charivari para um ano e tal...

    ResponderEliminar
  36. DVP, tenho a mesma sensação. E já digo à muito tempo, aqui inclusive, que o Benfica não me mete, nem nunca meteu medo. Mete-me medo é a nossa falta de capacidade.

    Relativamente ao Benfica-Estoril, é verdade que o Benfica jogou pouco, mas criou oportunidades para ter o jogo mais que resolvido no final da primeira parte. Agora enquanto havia confiança, as bolas entrevam de qualquer maneira. Como estão cheios de medo, até penáltis falham.

    O Estoril tem feito uma 2ª volta muito má, mas apesar de tudo deu muito mais réplica contra nós do que ontem. Sinceramente chocou-me ver uma equipa a perder por 1-0 e nem nos minutos finais tentou pressionar mais um bocado ou fez o típico chuveirinho.

    Quanto ao Sr. Rui Costa, da última vez que nos arbitrou soltou 2 vermelhos e 5 amarelos para jogadores nossos. No Benfica-Estoril, 2 amarelos para jogadores do Benfica.
    Quando ficaram pelo menos 2 amarelos por mostrar, o que levaria a que o Benfica fosse a Barcelos na próxima jornada, sem os dois centrais titulares.

    ResponderEliminar
  37. Quanto a Famalicão para hoje, prevejo umas 3/4 alterações, relativamente a Paços, o Fábio Cardoso, o Zaidu, o Grujic, o Eustáquio, o Namaso, ou o Martinez, destes 6 que estiveram no banco em Paços, acredito que 3 ou 4 podem assumir hoje a titularidade.

    Deslocação complicada (o Famalicão é a 5ª equipa que pontuou mais nesta 2ª volta), mas a eliminatória não termina hoje, na próxima 5ª feira, temos a 2º mão no Dragão, daí que, para hoje há uma folga relativa, que nos permite aliás mudar ou poupar 3/4 titulares mais desgastados fisicamente.

    Este Famalicão tem muita qualidade individual, na baliza, e especialmente o jovem Ivan Jaime (9 golos na Liga), gosto particularmente, mas pergunto, o Ivan Jaime, onde é que poderá encaixar numa equipa do Sérgio? Joga habitualmente da esquerda a cair para desequilibrar dentro, por exemplo, tem disponibilidade fisica, e agressividade defensiva do Galeno? Não, não é um jogador intenso, agressivo, ou comprometido defensivamente, poderia melhorar essa vertente? Sim com reticências, mas precisaria de "marinar" um ano com o Sérgio. Seria possivel transformar o Ivan Jaime num Vitinha? Sinceramente não.

    Alguns dirão que estou a desvalorizar o Ivan Jaime, nada disso, gosto muito deste jovem espanhol (já tinha falado nele aqui nesta pré-temporada), todavia, não o consigo encaixar numa equipa do Sérgio. Mas por exemplo, se o Sporting vender o Pote, estou a ver o Ivan Jaime a jogar justamente naquela posição hibrida, o 9 e meio, mas sublinho, se o Pote era um 8 (e sempre foi agressivo), este Ivan Jaime é um 10 que joga numa ala (mas macio defensivamente), tem uma coisa em comum, ambos tem golo.

    ResponderEliminar
  38. Boas

    Conceição,para mim conseguiu unir mais os adeptos que José Maria Pedroto em torno do clube ( tempos diferentes),na história já estão os dois.
    Só que Pedroto inovou a dinâmica das tacticas,e Conceição assenta na dinâmica da crença da raça da alma.
    Mas se a equipa dele tivesse mais velocidade de passes e não usasse tantos os flancos (sistematicamente) talvez os adversários não conseguicem nos defender de uma maneira.
    Mesmo com este plantel de se ter mais qualidade de transição e acima de tudo ser mais repentista no processo ofensivo.

    25 de abril \/ \/ Sempre

    ResponderEliminar
  39. So uma nota
    O FCP não é o clube com mais títulos nacionais.
    O FCP é o clube com mais títulos em Portugal.
    Como nós temos 7 e eles 2 e acho que neste momento a diferença entre troféus é de 1 para FCP .
    Se não estou em erro
    FCP 82
    eles 81

    ResponderEliminar