quarta-feira, 28 de junho de 2023

Miguel Sousa Tavares...


Não é porque seja necessário dar explicações a alguns cartilheiros trenguinhos e não só a esses, que andam por aí sempre muito preocupados com tudo que se passa no F.C.Porto. Mas é preciso dizer que a iniciativa da avioneta que sobrevoou o Algarve com a mensagem para Sérgio Conceicão - Oh Conceição, faz do Porto campeão -, foi de exclusiva responsabilidade de adeptos do F.C.Porto, Dragões dos dez costados. Qualquer outra teoria é uma mentira descarada.

Sobre o artigo, subscrevo o essencial...


Caixa de comentários

94 comentários:

  1. No geral também subscrevo o artigo de Miguel Sousa Tavares , tanto nas virtudes como nos defeitos de Sérgio Conceição .
    Sem dúvida que a avioneta foi uma manifestação de um grupo de portistas com amor ao clube e ao treinador .

    Se temos até 31 de dezembro para vender e equilibrar as contas , porquê o Fernando Gomes disse que tínhamos de vender até 31 de Junho ??? mas ele é assim tão incompetente que nem sabia isso ???

    ResponderEliminar
  2. Dragonguard, ou Fernando Gomes voltou a dizer aquilo que não devia, fê-lo na frente do presidente, o que seria mais uma bola fora, ou então falou certo e agora ou na impossibilidade de cumprir recorrer a um recurso que não sei com que consequências, ou também pode ser um recado para não ter de vender gato por lebre até sexta-feira.

    ResponderEliminar
  3. OLHA O NORTE.
    Nada se diz naquela casa sem que o sr presidente não saiba e autorize. Se o sr dr Gomes vai levar mais um Dragão de Ouro é assunto só do sr presidente. Quando ganha, o sr presidente vem ao Varandim, quando perde ninguém o vê. De uma coisa todos estamos certos o sr presidente é o responsável do bem e do mal, embora muitas das vezes tire a agua do capote. Não é por acaso ele que fala muitas vezes do passado.

    MST em relação ao nosso treinador Sérgio Conceição, disse aquilo que todos nós já sabemos os seu defeitos são compensados com as suas virtudes. Neste momento sem duvida a recusa dos milhões para cumprir mais uma época que lhe resta do contrato com FCP, só mostrou o seu carater de fidelidade de compromisso com o presidente e FCP. No momento menos bom de finanças do FCP é o único que esta época pode mais uma vez fazer mais um milagre. Aguardemos.

    O bicho Toupeira com o ladrar a algazarra de todos os dias, daqueles pimbas dos ecrãs e escrivas de pasquins, (segundo eles) não vai haver nada para ninguém. O bicho Toupeira vai arrasar, ganhar tudo o que houver para ganhar por muitos e bons anos. Felizmente que tudo isto é conversa de cartilha, bazofia, publicidade.
    De uma coisa estou certo, se houvesse justiça em Portugal por toda ilegalidade, fora da lei de crimes que fizeram, estavam no segundo escalão na divisão de honra, e aí, até eu apostava que eram campeões.

    ResponderEliminar
  4. Globalmente subscrevo a opinião do MST, mas já não subscrevo que direta ou indiretamente dê o próximo campeonato praticamente por perdido, isto no parágrafo final, porra, isso nunca. Sobre o Wendell, eh pá, sinceramente ainda não entendi como foi titular do 3º Grande da Alemanha, e durante 6 anos ... defensivamente é mesmo assustador, e depois, é desastrado no que diz respeito a expulsões, recordo-me do A. Madrid no Dragão com graves consequências, e a Final da Taça com o Braga, felizmente correu bem.

    Gosto muito do título da Opinião do MST: "Um pouco mais azul", porque me faz recordar a letra e a música do Carlos Tê (um dos maiores poetas Portugueses vivos, e um Senhor Portista), infelizmente, a música está tão esquecida no nosso universo, vou recordá-la :
    "é só um pouco mais de azul
    é só um pouco de euforia
    é só um pouco mais de azul"

    Vila Pouca, obrigado pelo serviço público.

    ResponderEliminar
  5. OLHA O NORTE.
    DEVEMOS SER LIVRES DE OPINAR
    É sempre melhor ter um MST com a sua opinião dizendo o que sente, que ter um beatismo doentio hipócrita a bater com a mão no peito lá dentro do nosso clube, mas sempre com o propósito de tirar dividendos. Perguntem ao pasquim, revista vermelha da Queimada, se querem o MST a fazer a sua crónica!... Ele já deu a cara muitas vezes em defesa do Clube do seu coração quando é atacado, não parece daqueles que anda a dar milho as pombas. Ninguém é o dono da verdade, eu não gosto de beatas... É bom vê-lo de volta.

    ResponderEliminar
  6. Boas

    É mais que claro que o sr presidente é o grande obreiro das conquistas do clube.
    Mas é minha opinião ( como o MST deixou a dele) que em algumas conquistas o desnorte desportivo era notório (minha opinião),vou deixar 2 nomes,Fernando Santos e Jesualdo Ferreira.
    Duas pessoas,que ao contrário de Conceição, tiraram partido de serem apostas de sr presidente, para criarem renome para eles mesmos, e pouco muito pouco mesmo trouxeram ao Porto.
    As vitórias deles acentuaram mais,nas menos valias da oposição directa.
    Com estas dois treinadores o Porto esteve 7 épocas (se não estou equivocado).
    Isto é só a minha opinião, reconheço que Fernando Santos evoluiu, pós Grécia, mas o mesmo posso dizer de Luís Castro,apesar de ser interino quando tentou (ou foi) treinador do clube,não tinha lá muito jeito para aquilo,o ponto alto da passagem dele pelo clube,foi a eliminação nossa na luz,contra 10 deles nas meias da taça de Portugal .
    Nessa época foi notoria a deriva dos dirigentes portistas.
    Com isto digo,que Pinto da Costa não é nenhum Midas, nem tudo que toca é ouro.
    Deve ter tido alguma sorte em algumas nomeações.
    Tem mérito como dirigente, mas houve uma altura em que se critica-se o sr presidente, era um sacrilégio (era o sumo supremo da nação azul e branca) junto da opinião popular.

    Alguns títulos nossos tem mérito próprio, mas houve outros que teem mais demérito dos oponentes diretos,e nessa altura não se podia exercer críticas, porque as vitorias estavam lá.
    E nós tomamos de garantido que iria ser assim(a nova geração de portismo)
    So que apesar de todas as ajudas o nosso principal adversário reagrupou,e nós em vez de fazermos da evolução deles para sermos mais competitivos, Não.
    Entramos no espírito que ERA TUDO NOSSO para falar a Porto.
    Anyway

    Espero que o sr Rui Moreira apresente candidatura a presidência de clube.
    Porque acho que a sua experiência política consiga atrair conhecimentos e investidores necessários neste momento do clube.

    ResponderEliminar
  7. Não há treinadores perfeitos e nenhum está acima das críticas. Mas o Jesualdo que critiquei quando achei necessário, mas não deixou mais valias? Três em quatro campeonatos, acho que duas taças de Portugal, várias supertaças, um contributo decisivo na evolução de alguns jogadores, Falcao e Hulk, por exemplo, não foram mais valias? Às vezes fico perplexo com alguns comentários...

    ResponderEliminar
  8. Amigo portista eu tambem gostava que RM como presidente AVB homem para o futebol fosse votos na próximas eleições com o Sr presidente.

    ResponderEliminar
  9. Boas

    De este plantel atual a Jesualdo,apesar da evolução dele como treinador.
    E é verdade não há treinadores perfeitos como não há dirigentes perfeitos.
    E efectivamente como quem anda a chuva molha-se ,a passagem de Jesualdo e outros naquele tempo geravam vitórias e transferências.
    E so uma questão Falcão quando chegou já era muito bom.
    Eu nao falei em indivíduais.
    Jesualdo criou um nome para si próprio (a custa do Porto).
    E so voltou a ser campeão pelas arábias do futebol acho eu.
    É minha opinião que a passagem dele pelo clube foi exagerada.
    E como você diz,não há treinadores perfeitos.
    Mas que o Conceição faz o Porto campeão.no momento actual da vida.
    É a perfeição sobre azul.

    ResponderEliminar
  10. Pedro Miguel , com o Fernando Santos até concordo consigo , mas com o Jesualdo Ferreira não , ele foi tricampeão em pleno apito dourado , e só não foi tetra campeão porque aconteceu o túnel da luz que nos tirou o Hulk por 3 meses e consequentemente fomos eredados do título pela armadilha lampionica .
    Potenciou jogadores , fez boas campanhas na Champions , e só não foi mais longe por azar , lembro me de uma vez quase fomos ás meias finais , fomos eliminados pelo Manchester United , por aquele golo do outro mundo do CR7. e pelo casarão que o Bruno Alves deu em Manchester .
    Depois aquela malfadada eliminatória contra o Schalke , em que os guarda redes foram descisivos , o Helton deu um frango na Alemanha , já o Neuer defendeu tudo o que havia para defender .
    Por isso acho que o Pedro Miguel está a ser injusto para com o Professor Jesualdo que fez um bom trabalho .

    ResponderEliminar
  11. Boas

    Atenção que eu não acho o Conceição a oitava maravilha do mundo.
    Mas ainda esta época quando foi preciso ganhar as dez jornadas finais(mais coisa menos coisa)para tentar ser campeão.
    Ganhamos aos trancos e barrancos,mas ganhamos o que para mim demonstra competência ,entrega,esforço, dedicação e trabalho

    ResponderEliminar
  12. O Falcao quando chegou ao FCP era apenas excelente no jogo aéreo. Foi Jesualdo que o "limou", o ensinou a receber, tocar, aparecer, ser muito mais que um mero cabeceador. A evolução técnica de Falcao foi muito grande.

    ResponderEliminar
  13. Jesualdo foi um SR como treinador e defenssor dos ataques de difamação ao Clube F C P. Bom comunicador, resumindo grande profissional.

    ResponderEliminar
  14. O jornal Ojogo deve ter-se enganado quando diz que "regras da UEFA dão folga até 31 de dezembro". No desenvolvimento da notícia, é dito "Encaixe pode ser feito até ao final do mercado e não até...depois de amanhã". O final do mercado é a 31 de Agosto, portanto, o prazo para as vendas e respectivos encaixes será até 31 de agosto e não até 31 de dezembro. De qualquer das maneiras, venda(s) terão de ser feitas para pôr as contas em ordem e contratar jogadores, não terá de ser nos próximos 2 dias, terá de ser nos próximos 2 meses e 2 dias.

    Quanto ao Jesualdo, de que se tem falado mal nalguns comentários, é completamente injusto pra mim, dizer-se que foi um mau treinador do Porto. Ganhou 3 campeonatos em 4, passou sempre a fase de grupos da Champions, fez crescer, mal chegou, jogadores como Raul Meireles, Pepe, Quaresma, Bruno Alves, Paulo Assunção, Lisandro Lopez, e + tarde, Fernando, Falcao, Hulk. Teve maus momentos em troféus menores...eliminado pelo Atlético da 3a divisão, no Dragão, para a taça de Portugal, eliminado por uma equipa da 2a divisão na taça da liga...mas no essencial, campeonato e Champions, fez quase o pleno, fazendo crescer e valorizando muitos jogadores. Sendo benfiquista assumido, estou em crer que ficou com pelo menos uma costela portista após a passagem pelo FCP.

    ResponderEliminar
  15. Em primeiro lugar quero agradecer ao senhor Manuel Vila Pouca pelo cuidado e a atenção que teve, na publicação anterior, em responder a preocupações minhas relativamente ás modalidades. É óbvio que percebeu aonde tinha lido aquelas premonições de catástrofe.

    MST é um Portista que tem a sua opinião, como qualquer um de nós, e ás vezes concorda-se outras não. Pronto.

    Lembro que uns dias depois das palavras "tranquilizadoras" do administrador Fernando Gomes, o senhor Presidente do FC Porto veio a terreiro defendê-lo, dizendo entre outras coisas, que "aqui não há ratos..." pressupondo assim o seu apoio inequívoco ao proferido e, das duas uma, ou não sabia de nada mas por solidariedade defendeu o seu executivo, para mim absolutamente inverosímil, ou então é alguma habilidade para confundir adversários desportivos e aqui já acredito, porque um homem da idade e experiência dele já raramente se engana e se tem dúvidas nunca as demonstra.

    De qualquer modo são táticas montadas em estratégias, sejam elas quais forem, por muito boas que sejam, que irritam os mais velhos, como eu, e confundem os mais novos, para nao constatar o facto de ele se marimbar para o que pensam e sofrem os sócios e adeptos com este tipo de jogadas.

    O Marcano renovou por uma ou duas épocas (já li as duas versões). Bom era ele continuar marcando golos mas também a construir menos casas. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  16. «FC Porto vai querer responder com sucesso desportivo ao que tem sido o financeiro» esta extraordinária afirmação é do "capachinho d´oiro".

    Ora vamos a factos, nos últimos três anos/temporadas, disputaram-se 12 títulos e troféus em Portugal, quem os venceu:
    1º FC Porto 6, 2º Sporting 4, 3º Benfica 1, e 4º Sp. Braga 1. Portanto, o FC Porto conquistou metade dos títulos e troféus, que se disputaram em Portugal nos últimos 3 anos.

    Agora vamos para a área do "admnistrador financeiro" do FC Porto, valores TM, sem cruzar com R&C, vendas e compras dos 3 Grandes, nos últimos 3 anos, tal como prémios UEFA (Champions e Liga Europa). Período observado, temporadas 20/21, 21/22 e 22/23.

    O FC Porto, nos últimos 3 anos, vendeu 234 M€, e comprou 108 M€, saldo positivo de 126 M€. Via Champions (3 presenças), o FC Porto encaixou 180 M€.
    Assim, no saldo na relação compras/vendas + 126 M€, se somarmos os 180 M€ da UEFA, o FC Porto neste último triénio, encaixou 306 M€ brutos.

    O Benfica, nos últimos 3 anos, vendeu 393 M€ (Darwin + Enzo, só estes dois geraram 205 M€), e comprou 254 M€, saldo positivo de 139 M€. Via Champions (2 presenças + 1 L Europa)), o Benfica encaixou 155M€.
    Assim, no saldo na relação compras/vendas + 139 M€, se somarmos os 155 M€ da UEFA, o Benfica neste último triénio, encaixou 294 M€ brutos.

    Finalmente o Sporting, nos últimos 3 anos, vendeu 191 M€, e comprou 123 M€, saldo positivo de 68 M€. Via Champions (2 presenças), o Sporting encaixou 80 M€.
    Assim, no saldo na relação compras/vendas + 68 M€, se somarmos os 80 M€ da UEFA, o Sporting neste último triénio, encaixou 148 M€ brutos.

    Vejamos, encaixes brutos dos 3 Grandes, saldo entre compras/vendas, + prémios da UEFA:
    1º FC Porto 306 M€.
    2º Benfica 294 M€.
    3º Sporting 148 M€.

    Uma notinha, nos últimos 3 anos, nós o FC Porto, investimos 108 M€ em reforços, já o "remediado e pobrezinho" Sporting, investiu 123 M€ (acrescidos dos 12 M€ do Amorim, + os remanescentes 7 M€ do Trincão, ambos não surgem no TM), portanto o "pobrezinho" Sporting investiu 142 M€, já o FC Porto investiu 108 M€ nos últimos 3 anos.

    Alguém me consegue explicar este nosso grave problema estrutural, de cariz financeiro? Temos de andar todos os anos com as calças na mão? É que já são 7 anos disto, aliás, o cutelo do FMI da UEFA chegou em agosto de 2016...

    ResponderEliminar
  17. Pedro Miguel, o Senador Jesualdo, num quadriénio no FC Porto, venceu 3 campeonatos, foi Tri-Campeão, aliás, é o único treinador português Tri-campeão (isto é venceu 3 campeonatos de forma sucessiva, ou consecutiva), depois há Galloway, Guttmann, ou Hagan.

    Pedro Miguel, o professor de Futebol, Jesualdo Ferreira, num quadriénio no FC Porto, superou sempre a fase de grupos da Champions, somou sempre acima dos 10 pontos na fase de grupos. Chegou 3 X aos Oitavos final, 1 X aos Quartos final, aqui, fomos eliminados pelo pontapé do CR no Dragão.

    Na Taça de Portugal, prova rainha, esteve em 3 Finais na qualidade de treinador do FC Porto, venceu duas Taças de Portugal, e perdeu uma.

    Pedro Miguel, vários jogadores que foram treinados pelo professor Jesualdo, testemunharam, e reconheceram a sua importância, ora no seu desenvolvimento, e crescimento. Aponte aí estes nomes potenciados pelo professor Jesualdo: Bosingway, Pepe, Bruno Alves, Cissokho, Fucile, Fernando, Lucho (apenas retocou), Meireles, Quaresma, Hulk, Lisandro, ou Falcao, até lhe deixei um onze "jeitosinho", e com suplentes, só não arranjei um G Redes, mas pode ser o Helton.

    Pedro Miguel, quem fez melhor de forma tão duradoura, minimo dois anos? Artur Jorge, e Mourinho? E mais? Enfim, Deus só frequenta as igrejas vazias...

    ResponderEliminar
  18. Já não falta assim tanto tempo para o final do mês... recordo que no ano passado o Vitinha saiu no último dia. Aguardemos e depois falamos.
    A minha única preocupação é se apresentarmos um exercício muito negativo, isso ter consequências na UEFA. Também recordo que nunca vi o organismo que manda no futebol europeu dizer formalmente que o FCP estava fora do fair play financeiro. Quem disse foi Fernando Gomes e esse tem feito tudo para não ser levado a sério.

    ResponderEliminar
  19. Alex telles nas cogitacoes do benfica...a concretizar se este negocio é uma machadada grande para os adeptos portistas... . Sinto me triste com o desenrolar deste mercado...

    ResponderEliminar
  20. O PINTO DA COSTA que vá buscar o Domingos Soares de Oliveira

    ResponderEliminar
  21. José António, acho que antes de comentar devias contar até 10...

    ResponderEliminar
  22. Miguel Sousa Tavares é um tipo que fez da controvérsia e da crítica mordaz uma imagem de marca do seu trabalho. E a comunicação social lisboeta encantada. Vens malhar nos do Norte? Toma uma coluna inteirinha só para ti.
    E eles assim ainda passam por plurais, isentos, democratas que até concedem espaço e liberdade de expressão aos outros. MST, refém da personagem "polémica" que sempre encarnou, tem sim ou sim de criticar 98% das vezes em que for chamado a opinar. MST contribui, pois, ainda que indirectamente, para a legitimação de todos os ataques inadmissíveis que temos vindo a assistir nos últimos anos nos meios de propaganda lisboeta. Além da legitimação, porque afinal de contas, todos têm o direito de atacar o FCP ("se até eles se atacam uns aos outros, certo?" pensarão eles), temos, no fim de contas, uma uniformização desses ataques (os vermelhos que atacam o FCP, e MST, o azul, que sempre que pode, também vai lá molhar na sopa). Somos alvo de chacota diariamente e o Record meteu MST, qual guardião do universo portista, para "replicar".
    Com portistas assim...

    ResponderEliminar
  23. Brownie, como quero acreditar que para ti o bom portista não é apenas aquele que canta PC Allez, PC Allez, Allez, Viva o Rei ou longa vida ao Rei, deixa-me dizer-te o seguinte: desde que existe o blog sempre publiquei os artigos do MST, que já lia e guardava muito antes de existir o Dragão até à morte. Há muitas coisas que não concordo no que diz e que pode ser aproveitado como arma de arremesso, mas MST também é uma voz incómoda a defender o FCP e a afrontar aqueles que não o tratam com o respeito merecido. Não esqueço, particularmente, quem foi o portista que nos tempos mais difíceis dos apitos, mais deu a cara e defendeu o FCP. Assim, tudo somado, MST, sim.
    Estás sempre à vontade para rebater, com factos, aquilo que ele diz.

    ResponderEliminar
  24. Ele há negócios estranhos, falo concretamente do negócio Pote, sobretudo os valores anunciados, ora vamos lá historiar:

    1 O Pote em julho de 2020, foi transferido para o Sporting, pelo valor de 6,5 M€, mas por 50% dos seus direitos económicos, os restantes 50% ficaram na posse do FC Famalicão.

    2 Três anos depois, esta semana foi oficial, o Sporting resgata 40% dos direitos económicos do Pote ao Famalicão por 7,7 M€.

    Ora vejamos, o Pote, está hoje avaliado em 32 M€ no Transfermarkt, habitualmente o TM faz sub-avaliações, o Pote valerá entre 45 a 50 M€, e o Famalicão vende 40% do passe por 7,7 M€? Isto é mesmo gestão danosa do FC Famalicão, não concordam?

    Alguém entende este negócio? Por exemplo, transpondo para a nossa vida pessoal, tenho uma irmã, herdamos uma casa no valor de 200 mil €, quero vender a minha parte, ou os 50%, supostamente os 50% correspondem a 100 mil €, porque a casa está avaliada em 200 mil €, não é? Foi isso que o Famalicão fez? Não.

    Pergunto, haverá um acerto de contas, com as possiveis transferências do francês Zaidou, ou mesmo do Ivan Jaime (caso o Pote seja transferido), para o Sporting? Não faço ideia, mas que o negócio Pote é mt esquisito, é, a propósito, a compra parcelada do Ugarte tem contornos mt distintos, por cada x jogos, o Sporting podia comprar por 2 M€ mais 10% dos direitos económicos do Ugarte, isso já estava previamente contratualizado.

    Noutro contexto, e a propósito do ex presidente da AG da Liga de Clubes, hoje o Record na capa escreve, que a Associação de Futebol de Bragança, é a 2ª Associação com mais estrangeiros ou profissionais, só agora é que deram conta? Lembram-se de eu trazer aqui uma reportagem do Canal 11, com o Carção (concelho de Vimioso), uma pequena freguesia com 200 ou 300 habitantes, essa reportagem de 2020, mostrava o dia a dia, de duas dezenas de jovens estrangeiros que jogavam naquela aldeia, ou naquele pequeno clube da AF de Bragança, brasileiros, colmbianos, argentinos, mexicanos e coreanos. Isto é, muitos outros Mários Costa que pululam por aí, porque esses nada escrúpulosos "empresários", são mesmo muitos, por exemplo, nem faço ideia quanto encaixará a FPF, com os certificados internacionais, e incrições respetivas, desses jovens estrangeiros, só no campeonato da AF de Bragança há centena e meia de estrangeiros, os Lusos de Macedo de Cavaleiros (não é o Atlético de Macedo de Cavaleiros), mas os Lusos - nome sugestivo, porque de lusos nada tem - mas tem "só" um quarteirão de estrangeiros, e alguém quer saber? Se até o Canal 11 promove essas aberrações (Carção), onde é que está o problema? É uma forma de combater a desertificação do Nordeste Transmontano, isto sem esquecer que a FPF tem um orçamento de 100 M€, e nem tem encargos com os jogadores (os clubes é que lhes pagam os salários), mas a FPF tem uma pesada estrutura, com Humbertos, Joões Pinto, Sobrais, Pedros Galo, e afins, e os certificados internacionais, e as inscrições daqueles jovens, são também uma preciosa ajuda para a FPF, suportar os 100 M€ do seu orçamento.

    ResponderEliminar
  25. dragão vila pouca, se MST fosse verdadeiramente uma voz incómoda na defesa do FCP e uma afronta àqueles que não tratam o clube com o respeito merecido, já o tinham calado há muito. Consegue imaginar Francisco J Marques com uma coluna no Record? N'A Bola?

    ResponderEliminar
  26. Brownie, se não consegues ver a diferença entre um director de comunicação do FCP e um adepto, não vale a pena perdermos tempo.

    ResponderEliminar
  27. PT totalmente de acordo.
    O que se passa é simples
    Não há atletas nesta zona do pais..as associações andam preocupadas com isso....se não há atletas, não há clubes , não havendo clubes acabam se os tachos nas associações....e votos na FPF é o tal efeito cascata

    Uma transferencia internacional (amador) ronda os 1300€

    ResponderEliminar
  28. dragao vila pouca, obviamente que vejo a diferença. Falei no nome do FJM como podia ter dito Diogo Faria, Pedro Bragança ou qualquer portista que critique o sistema como esses senhores o fazem. A analogia serviu apenas para estabelecer um termo de comparação entre o teor das críticas de um e outro. Obviamente que pelas funções que exerce, tal seria impossível, e nem me parece que FJM, mesmo se não ocupasse o cargo que ocupa, se prestasse a tal coisa. O que queria dizer era que se MST falasse o que FJM fala, como FJM fala, por exemplo, a coluna não existiria mais.

    ResponderEliminar
  29. Brownie, não se pode comparar alguém que é totalmente independente com alguém que depende do FCP. O Miguel Sousa Tavares diz muitos disparates, não analisa com profundidade alguns assuntos, quando fala de futebol mostra uma certa ignorância em avaliar jogadores, por exemplo, mas um, defendeu e defende o FCP, e quando ele faz esse caminho não se pode comparar com alguns dos que citastes. Depois, tem décadas de portismo, não apareceu há meia dúzia de anos. Dois, também toca em algumas feridas e isso para alguns é um crime de lesa portismo.
    Há quem defenda o indefensável e ache que criticar, mesmo com respeito, objectividade e de forma construtiva, não é próprio de um bom portista. Eu não acho. Aliás, tenho muitos posts em que as críticas ao MST são muitas e variadas, mas nunca deixei de o publicar.

    ResponderEliminar
  30. Ó Lamachã, outro exemplo, e que tu conheces, Vilar de Perdizes é uma pequena aldeia com 300/400 habitantes, tem um clube, o Grupo Desportivo, pergunto, a aldeia tem massa social, ou "cabedal" para disputar o Campeonato de Portugal? Os 12 estrangeiros inscritos pelo G. D. V. de Perdizes são profissionais, ou tem uma outra atividade paralela? Naturalmente, são profissionais, e é um disparate.

    Vilar de Perdizes dista 25 kilómetros de Chaves (cerca de meia-hora de carro), e na próxima temporada, vão jogar em Chaves, porquê? Agora os clubes visitantes, e os seus adeptos, nem vão conhecer a mítica aldeia de Vilar de Perdizes? Outro absurdo, o clube e o futebol, nem são um veículo para dar a conhecer a aldeia, porque o clube vai jogar a Chaves... Provavelmente é o Gamito que quer jogar em casa.

    ResponderEliminar

  31. Só um pequeno desabafo de quem está "distante" mas próximo da realidade que acompanha com o conforto dados pelos portistas...

    Neste desbafo eu queria sublinhar alguns aspectos :

    a) O pasquim da queimada, vulgo "a bola" é um meio de comunicação que sistematicamente mais não é que porta voz (delgado, bonzinho, guerra entre outros mentecaptos) do corrupto galinheiro formalmente designado como Benfica;
    b)segundo a artilharia da imprensa afecta ao galinheiro, são mais de 6 milhões de portugueses afectos a esse auto proclamado glorioso;
    c) atendendo que só em Junho o pasquim conseguiu reunir meios financeiros para pagar o subsídio de Natal dos seus vermelhuscos trabalhadores;
    d) que a informação financeira do grupo ou da Sociedade Vicra, detentora do pasquim;
    e) face ao facto de terem diminuído as páginas do pasquim;
    f) se nas mesmas páginas a publicidade é diminuta ou inexistente;
    g) se as vendas estão diminutas e no NORTE não vendem;

    Eu, legitimamente questiono-me... onde estão 6 milhões? de Norte a Sul não há quem compre aquela porcaria, que nem consegue satisfazer os encargos? então os pretensos 6 milhões de papalvos / palermas, que dêem 1€ de esmola para manter aquele lixo? não quero acreditar que os serviços camarários vão pela travessa da queimada loimpar aquela mer** toda...

    Um obrigado pelo espaço... um abraço de desejo das suas melhoras

    Agradecido

    JPPCH

    PS- fui muito sintético, gostarias de explanar mais, mas compreendo o espaço disponível e o facto de ao explanar me tornar porventura fastidioso







    ResponderEliminar
  32. Gostei de ler o que disse o André Vilas-Boas ao site do jornal Ojogo. É uma pessoa inteligente e preparada, e que continua a preparar-se. Gostava de o ver como candidato às próximas eleições do FCPorto.

    ResponderEliminar
  33. Na década de 90 do Século passado, já o MST escrevia estas coisas em defesa do FCP:

    Em defesa do F.C.Porto
    "Deixem um portista, nascido no Porto e criado em Lisboa, ocupe uma página de um semanário do Minho- onde ao que consta, o F.C.Porto tem hoje muito mau nome- para defender o seu clube. Mas acontece que, à roda do F.C.Porto se criou uma ficção e uma onda de hipocrisia geral que convém desmistificar. Até o Presidente do Vila Real, da 3ª Divisão, eliminado em casa pelo Porto para a "Taça", por um concludente 4-0 se veio queixar de que, se não fora a arbitragem, e o Vila Real tinha eliminado o Porto. Directa ou indirectamente, as supostas maquinações do F.C.Porto, servem hoje de justificação a todos os desaires desportivos, catástrofes financeiras e disparates de toda a ordem cometidos na gestão dos clubes. Dizia Sousa Cintra, no ano passado- ia o Sporting à frente do campeonato, que "se houver verdade desportiva, este ano os campeões somos nós", acabaram a doze pontos do primeiro lugar, mas se não fosse a arbitragem...
    Passei vinte anos da minha vida a ver o Porto ser roubado em todos os jogos que disputava em Lisboa. Digo roubado com consciência factual do que estou a dizer. Assisti a coisas inomináveis, tantas e tão escandalosas que quase me apetece dizer que, se fosse verdade que é agora o Porto que compra os árbitros, eu, pessoalmente, ainda não me sinto vingado nem compensado por duas décadas de abusos. Mas não creio que seja o caso. A grande verdade é que, por meados da década de 70, o clube tomou consciência da sua força, inverteu o seu espírito de parente pobre da província, e deixou de ser o bobo da festa e o animador oficial dos Campeonatos.
    Quebrou-se o confortável "Status quo" estabelecido de há muito: três campeonatos para o Benfica um para o Sporting e a presidência da Federação confiada à guarda de Lisboa.
    É isso que Lisboa não perdoa ao F.C.Porto renascido dos últimos anos: ter-se intrometido num diálogo a dois, reclamando e impondo um estatuto de igualdade. É evidente que o Porto não o conseguiu à custa das arbitragens. Nenhum clube se torna campeão regular no seu país, campeão europeu e campeão mundial! simplesmente comprando árbitros.

    ResponderEliminar
  34. Continuação:

    Mas a fama está criada e dela o F.C.Porto tem dificuldade em libertar-se, até porque tem contra si 95% dos jornalistas ditos desportivos deste país. Criou-se o mito e ninguém está interessado em desmontá-lo. Mas se formos aos factos, o panorama é elucidativo: este ano o F.C.Porto beneficiou de três erros de arbitragem- no Funchal, onde um golo do Marítimo foi mal anulado; em Braga, onde teve a seu favor um "penalty" inexistente e em Guimarães, onde um "penalty" contra o Porto ficou por marcar. Porém, o que ganhou o Porto com isso? No Funchal, mesmo com o golo anulado, perdeu o jogo; em Braga, falhou o "penalty" e em Guimarães, para compensar o "penalty" que o árbitro perdoou, sofrera antes um golo de "penalty", que só existiu na cabeça do árbitro. Ou seja não ganhou nem um ponto com qualquer dos erros de arbitragem. Em contrapartida perdeu um ponto em Faro, com um golo limpíssimo anulado, viu mais dois golos serem anulados sem razão contra o Famalicão, foi indecentemente prejudicado na 1ª mão da Supertaça na Luz, onde o árbitro conseguiu transformar uma vitória numa derrota, e mesmo na Europa, foi afastado pelo Tottenham através de uma arbitragem, que essa sim, estava claramente pré-negociada. Compare-se agora este panorama com o do Benfica neste campeonato: em Barcelos e na Madeira com o União, ganhou ambos os jogos através de "penalties" que os próprios árbitros vieram reconhecer depois, terem sido indevidamente assinalados; em Paços de Ferreira empatou o jogo com um golo em "off-side" precedido de mão; e, por outro lado não foi, até agora prejudicado por qualquer decisão de arbitragem com influência no resultado. Ou seja: ao fim de metade do campeonato, o Benfica tem três pontos que deve ao árbitro. É assim que se ganham campeonatos. E, à parte o Benfica pergunto: o Braga eo Guimarães ainda não beneficiaram de nenhum erro de arbitragem este ano? Onde estavam então e o que disseram o Engº Mesquita Machado e o Dr. Pimenta Machado?

    Agora, prosseguindo o "processo de moralização do futebol português", vai-se inaugurar o sorteio dos árbitros.
    A estreia não podia ser mais eloquente para o Sporting-Porto de domingo próximo, foram excluídos todos os árbitros com quem o Sporting perdeu jogos recentemente, limitando-se o sorteio a 3 árbitros todos bem vistos em Alvalade. A"sorte" acabou por ditar a escolha de José Pratas, o mesmíssimo árbitro que, à menos de um mês , no Benfica-Porto da Supertaça não viu um "off-side" de quilómetros que deu o golo ao Benfica e logo a seguir inventou um "off-side"que tirou o empate ao Porto. Pergunto simplesmente: se a escolha do árbitro tem sido feita ao contrário, em benefício do F.C.Porto, o que não se diria agora? E se, domingo passado em Faro, em vez de anular aquele golo ao Porto o árbitro o tem anulado ao Farense, o que teria acontecido neste país?
    No ano passado, quando a comissão de arbitragem era suspeita de beneficiar o Porto, não havia jogo onde não se dissesse que o árbitro fizera o resultado. Mas olhando para as nomeações, constatava-se que, nos dezoito primeiros jogos do campeonato, o Porto tivera...dezoito árbitros diferentes (um "record" mundial).
    Conclusão obrigatória: todos os árbitros estavam comprados. Todos, excepto um: Carlos Valente, escolhido a dedo para que o Benfica fosse campeão no jogo decisivo, o Porto-Benfica.
    Gostaria, muito sinceramente, que essa legião de detractores do Porto desmentisse um só destes factos. Mas sei que é uma esperança inútil.
    Factos não interessam, quando se pretende criar um mito".

    ResponderEliminar
  35. Caro DVP e Amigos:
    Estou preocupado com a não existência de vendas mínimas necessárias para colmatar o prejuízo da época em curso e o fair play financeiro. Não confio na UEFA. Isto apesar de o JOGO ter emitido a notícia que o Presidente PC estava irredutível na baixa das cláusulas. Vitinha e Luis Diaz são dois exemplos terríveis. Aguardemos!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  36. Mas a disponibilidade do AVB para se candidatar já está a deixar muita gente nervosa, alguns que até me causam algum espanto...ou não.

    Drummerkazar, há coisas tão contraditórias sobre apresentar contas positivas ou negativas neste exercício, que mais vale aguardar, acreditando que eles sabem o que estão a fazer.

    ResponderEliminar
  37. AVB. Gostei da intervenção, frontal, tocou na ferida!
    Até que enfim haja alguém com eles no sitio... Agora cabe nos a nós apoiar

    ResponderEliminar
  38. Boa tarde Sr.Vila.
    Parece-me que AVB vai mesmo avançar para eleições em 2024.
    Está mais do que preparado e decidido na minha modesta opinião.
    Haja acima de tudo união e respeito no universo Portista durante esse processo de candidatura.
    Abraço

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde a todos,

    Relativamente às palavras de Villas Boas, parece-me que terei acertado no jackpot, quando aludi à questão da continuidade de Sérgio Conceição, num comentário noutro post do Vila Pouca, e de como, mantendo-se, a questão da renovação do treinador seria foco constante, e arma de arremesso eleitoral.

    Neste momento, penso que este tema corre o risco de gerar muito ruído, será muito alimentado pelos antis, mas também obviamente pelos opositores de PC, pois existe a perceção, se correta ou não, não sabemos, mas que existe, existe, que SC não irá renovar, exceto que algo de drástico mude, isto é, o próprio Presidente.

    Perante as palavras do PC há umas semanas, a SC apenas 'basta' cumprir o contrato e sair a custo zero.
    Estou, neste momento, convicto que SC não irá renovar, pelo menos até ao final deste ano civil.

    Em perspectiva, começo a achar que temos no Porto a dinâmica do polícia bom e polícia mau.
    Fernando Gomes é o polícia mau, e PC o bom.
    Ambos querem o mesmo, o segundo não o pode admitir publicamente, então lança os cães ao treinador indiretamente.

    Em suma, penso que a continuidade do Sérgio é boa em termos desportivos para o clube, mas não o é na ótica do Presidente.
    A saída do Sérgio muito conviria ao homem que quer ser reeleito, atirando para o Sérgio o epíteto do bode expiatório que 'abandona' o clube, fazendo até um paralelismo com Villas Boas, que também 'abandonou' a cadeira de sonho.
    E ele, qual vítima, seria o garante e farol da estabilidade do clube, perante as desistências dos outros.

    Veremos como correm as coisas.

    Espero estar enganado, mas nestas coisas sou um pouco como Cavaco-Lite: raramente me engano.

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  40. Ó Vila Pouca, as coisas que tu vais buscar lá ao fundo do "baú", estás em grande forma. Vila Real 0 FC Porto 4, para a Taça de Portugal, isto na década de 90, eliminatória com empurrão do árbitro? Esse presidente do 'bila' era mesmo bom tipo, morreu mt cedo, mas esse jogo do 0-4, eu não vi.

    No mesmo período, talvez um ano antes ou depois, seguramente década de 90, também para a Taça, vi no Monte da Forca um 'apertadinho' Vila Real 0 FC Porto 1, golo do francês Paille, os melhores em campo foram os dois guarda-redes, o Baía, e o meu amigo Machado no 'Bila', salvo erro o Frasquinho era o treinador do Vila Real.

    Ó Vila Pouca, e a propósito da tal fama que o MST aborda relativamente à década de 90, e os "Donos da Bola" do Jorge Schnitzer? Coisa obscena? na... porque qualquer um pode ser obsceno, menos o ginecologista ...

    ResponderEliminar
  41. Boas,
    infelizmente a minha intuição diz-me que se AVB se candidatasse contra PC, uma maioria de sócios votaria no PC. Porque muita gente confunde o clube com ele. O PC sairá do clube num caixão mas oxalá eu me engane.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  42. PO, deve efeitos da prótese...
    Pontinha essa imagem do polícia bom versus polícia mau, tem 40 anos. Pinto da Costa a passar sempre pelos pingos da chuva, há sempre um bode expiatório para pagar o pato.

    3asifa, se AVB se apresentasse com uma equipa de reconhecida competência, com um programa bem estruturado, sem demagogia, nem medo de tocar nos pontos: como vamos diminuir a cratera, sair deste ciclo vicioso ser perder competitividade nem ambição? Formação, incluindo equipa B e academia?
    Modalidades, manter, alargar, ter equipas para lutar por títulos ou apenas competir? SAD sempre maioritariamente na posse do clube ou com o clube a perder a maioria para um investidor? Política de comunicação soft, com uns twittes e o dragões diário, ou um presidente mais interventivo, à imagem de PC de outros tempos? Relações com a comunicação social? Etc. Acho que podia ter hipóteses...

    ResponderEliminar
  43. Segundo a bola o fcp nas proximas semanas vai apresentar 5 "reforços":guga, costinha, onyemachi, ivan jaime, e navarro...

    ResponderEliminar
  44. Ivan jaime e navarro parecem me ser bons jogadores para o fcp...e já os tinha referenciado aqui neste blog...quanto a guga e costinha pelo que vi deles nao me parece que singrem no fcporto (espero estar enganado)...onyemachi nao conheço por isso nao me pronuncio

    ResponderEliminar
  45. Boa noite a todos,

    Não sei que valor hei-de dar bem a notícias da Bola, no que ao nosso clube diz respeito.
    Mas, a ser verdade, e porque desses jogadores, todos os vi ao vivo no Dragão e mais do que uma vez, apenas gostava de dizer que Iván Jaime não engana, é um jogador especial, de equipa grande, que não tem medo de assumir, ir para cima.
    Jogador com características que não temos neste momento.
    Navarro é um ponta de lança na linha de um Lisandro López
    .
    Os restantes são jogadores que, podendo não ser individualmente de qualidade extra, enquandro-os a um nível de um Fábio Cardoso: jogadores que não comprometem, jogam certinho, fazem um plantel e são essenciais para uma rotação saudável ao longo do ano.
    Fica, a meu ver, a faltar pelo menos mais um médio de construção, pois se já tínhamos falta, e saiu Uribe, Guga só, não é suficiente. É preciso médios, nem que seja em qualidade, em quantidade.
    No restante, esperar pela evolução/2ª época de jogadores como Verón e Franco. Esta será a época do algodão para eles. Ou podem dar um Galeno/Pepê, ou caírem no esquecimento.
    A questão que ainda ninguém respondeu é: quem sairá?

    Porque alguém terá que sair.

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  46. Se a noticia da Bola se verificar ficarei bem contente porque falamos de bons jogadores.
    Agora quem vai sair para pagar esses jogadores?
    Ha Uma coisa que nao entendo?o famalicao tinha direito a 20% da transferancia de Ugarte(qualquer coisa Como 15M) e aceita vender esses 10% ao Sporting por 2M?
    Uma coisa nao bate Certo...

    ResponderEliminar
  47. O pessoal é manipulado com uma pinta
    Vejam só
    O AVB falou "contra a gestão"... de seguida sai a notícia que fc porto teria já feito a vontade ao mister ao contratar 5 jogadores!!!

    Não tenho dúvidas que a comunicação do fc porto plantou esta notícia

    O AVB INCOMODA MESMO!

    ResponderEliminar
  48. Finalmente, sempre pelas "melhores razões ", uma capa inteira da bolha a falar do FCP.
    Quanto às futuras eleições, para mim, Villas Boas vai-se mesmo candidatar, oxalá observe os princípios enumerados pelo Vila Pouca no post das 21,38h, vai ser um processo complicado, a hipotese de sucessão, vai criar turbulencia e divisões desnecessárias ,devia tudo ter sido tratado de outra maneira.

    ResponderEliminar
  49. Sobre Jesualdo Ferreira, só não foram quatro campeonatos em quatro, porque o último foi o dos túneis. Haja memória.

    Sr. João

    ResponderEliminar
  50. Sempre disse aqui que esperava que o último grande serviço de JNPC ao FCP, fosse criar condições para uma transição pacífica. É o presidente mais titulado da história, um currículo impressionante, carismático, será sempre uma herança complicada para quem vier depois. Por isso, JNPC devia facilitar e não complicar. Facilitar significa o quê? Descer do pedestal, colocar o ego de lado, não criar obstáculos, encarar com naturalidade e não como falta de respeito, memória, uma afronta alguém se candidatar. Perceber que terá 86 anos em 2024, o FCP precisa de mudar, de gente nova, obviamente não pode ser um qualquer, mas o tempo em que era imprescindível acabou.
    Pena que o presidente nem esteja aí para isto...

    ResponderEliminar
  51. OLHA O NORTE.
    Encarar com naturalidade a sua saída e pouco mais. Oitenta e seis anos de idade, 40 como presidente, porra, não chega! Porquê tanta teimosia...

    ResponderEliminar
  52. Caro DVP e Amigos:
    Estou perfeitamente de acordo consigo e temo que o posicionamento de JNPC provoque fracturas difíceis de reparar.
    Nota - foi preciso AVB dar uma entrevista para a capa da Bola ser azul, uma rara excepção á tonalidade permanentemente vermelha.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  53. "Sempre disse aqui que esperava que o último grande serviço de JNPC ao FCP, fosse criar condições para uma transição pacífica. É o presidente mais titulado da história, um currículo impressionante, carismático, será sempre uma herança complicada para quem vier depois. Por isso, JNPC devia facilitar e não complica"

    Subscrevo totalmente, mas, infelizmente o senhor Presidente aos 100 anos, ainda vai querer fazer filmes, e assim superar a longevidade do Manoel de Oliveira.

    Esta temporada vai ser mesmo muito dura, e um bom exemplo é a capa XXL da Bola - finalmente o FC Porto merece algum destaque - mas por exemplo, o AVB afirmou: "os nossos inimigos são externos, não internos", mas essa frase na Bola não mereceu destaque algum, sintomático ...

    Sobre os supostos reforços, agradam-me três: Costinha (estranha a convocatória do Rui Jorge para a selecção sub 21), o Guga seria sem dúvida reforço (mas recordo, temos hoje 6 médios no plantel; Grujic, Eustáquio, Otávio, Franco, Folha, e Vasco), e o Navarro, quem faz 37 golos em dois anos, no Gil, não é "bulgaro" (aqui a dúvida é, dos 4 pontas: Taremi, Evanilson, Toni e Namaso, um deles terá de sair). O Bruno defesa esquerdo do Boavista, coloco as minhas reservas, já o disse, é mais defesa esquerdo (forte defensivamente), inversamente tem algumas debilidades como 'carrilheiro' à esquerda, gosto mais do Langa porque é lateral, já o Bruno é defesa esquerdo. Na semana passada vi o Capixava jogar contra o Flamengo, e francamente gostei.

    Finalmente o Ivan Jaime, técnicamente nota 20, mas tem naturais pontos menos fortes, sobretudo pela forma como jogam as equipas do Sérgio, carateristicas como a agressividade, ou a intensidade, tem de melhorar, se a coisa se confirmar, provavelmente vai 'marinar' durante um período. Sublinho, o Ivan Jaime, não é um nº 8, nunca será um Vitinha (não tem a agressividade ou a intensidade do Vitinha), mas já é um nº10, que se realiza a jogar da esquerda (é destro), para dentro, para espaços interiores, perguntam-me, onde poderia encaixar no FC Porto? Na esquerda, onde joga Galeno (mas o brasileiro baixa para apoiar defensivamente o seu lateral, trabalho do Carvalhal), ou onde joga o Taremi, nas costas do ponta, na tal posição de 9,5, são essas as duas posições que o Ivan Jaime poderia fazer no FC Porto, na meia direita, nunca o vi jogar, e por enquanto ainda há Otávio ou Pepê.

    Outro exercicio que eu fiz, quanto podem custar esses 5 jogadores, fiz uma estimativa:
    Costinha 4 M€.
    Bruno 3 M€.
    Guga 3 M€ (cessa contrato em 2024).
    Ivan Jaime 8 M€ (10/20% ficam em Famalicão).
    Navarro 7 M€.
    Tudo somado, estes 5 jogadores podem custar em conjunto 25 M€ (segundo a minha estimativa), o Kokçu custou 25 + 5 M€, o "custo zero" do Di Maria, não faço ideia qual o valor em causa, finalmente, o Sueco do Sporting irá custar 20 M€, mais 35% de uma futura venda. Estou a dar o campeonato por perdido? Nada disso, gosto deste perfil, jovens com sede de títulos (Costinha, Guga ou Navarro), dispostos a "arranhar" como na tropa, e sobretudo, que encaixam numa equipa tão competitiva e intensa como sempre foi, e será o FC Porto de Conceição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Oliveira , o "custo zero" do Di Maria são 10 milhões de prêmio de assinatura , mais 7 milhões de salários .
      Curioso que é exatamente esses números que Rafa exige para renovar pelos lampiões , concidencias ...

      Eliminar
  54. Caro DVP e Amigos Portistas,

    Acredito que o AVB pode ser um bom presidente para o FC do Porto. Tem visão estratégica, capacidade de liderança e conhecimentos da indústria desportiva. Na eventualidade de se candidatar à presidência do FC porto, acho que seria fundamental apresentar a sua estrutura da SAD; uma estrutura abrangente onde todos os aspetos da gestão do clube estejam cobertos. Eu gostaria de ver algo assim:
    1 Um Diretor Financeiro, com experiência em orçamentação e planeamento financeiro estratégico. Para manter a saúde financeira do clube, garantir o crescimento sustentável e tomar decisões financeiras acertadas.
    2 Um conselheiro Jurídico, especialista em direito desportivo e com conhecimento de direito internacional.
    3 Um diretor de Marketing com conhecimento dos mercados internacionais, comportamento do consumidor e experiência em ‘global branding’, patrocínios e estratégias de envolvimento dos adeptos. Para fazer uso do património internacional do clube como marca global, aumentar a visibilidade do clube, melhorar a sua marca e melhorar as relações com os adeptos.
    4 Um diretor Técnico com conhecimento de desporto, descoberta de talentos e desenvolvimento de atletas.
    É urgente implementar uma gestão financeira estratégica (uma orçamentação rigorosa e planeamento financeiro), reforçar a nossa marca a nível internacional, aproveitar o nosso património histórico e cultivar talento através de programas de prospeção e desenvolvimento.
    Pinto da Costa e a sua equipa trouxeram-nos até aqui. Agora é hora de garantir um crescimento sustentável, melhor desempenho e uma presença global mais forte para elevar o nosso clube ao próximo nível.

    Saudações portistas,
    HMF

    É bom vê-lo em boa forma!

    ResponderEliminar
  55. AVB devia assumir de uma vez por todas se será ou não candidato em 2024, ficar nisto de " quero mas ainda não sei quando" é só fazer ruído. Que assuma e apresente equipa e ideias para alterar a situação económica, que segundo diz é pior a cada ano. Por esta ordem de ideias, quanto mais cedo se candidatar e na eventualidade de vencer as eleições, menos má será a situação.
    PdC é experiente e garantiu a SC todas as condições para lutar por todos os títulos em que o clube esteja envolvido, para além disso irá anunciar o inicio das obras da academia.
    A ser verdade a notícia de A'bola apenas trocava o lateral nigeriano por o bem conhecido A. Telles, ou então vinham ambos e vendiam os actuais laterais esquerdos.
    Sfelgueiras.

    ResponderEliminar
  56. Sfelgueiras, concordo. Este é o momento do sim ou não definitivo. Se quer ser, tem de assumir, dizer que vai a jogo. Dizer que em devido tempo apresentará o programa, quem vai com com ele a jogo, o que fazer em várias áreas, tudo que uma candidatura credível, que não sirva apenas para aparecer, tem de ter. Depois, se for e perder, qual é o problema? Nas próximas ganhará de certeza. Ele ainda é muito novo.

    ResponderEliminar
  57. Ainda sobre o tema das declarações de AVB, quando o próprio refere que os principais clubes poderão não evitar a entrada de capital estrangeiro, dá que pensar se não será essa a sua estratégia para o clube. Uma coisa é certa o modelo actual não é viável, pois nem com vendas dos melhores jogadores e a entrada de receitas da UEFA conseguimos ter uma situação mais desafogada... É necessária uma mudança de rumo resta saber quem estará mais capacitado para a assumir e que garantias poderá dar que o irá fazer sem por em causa o sucesso desportivo, que apesar de tudo tem sido bastante aceitável nos últimos anos, considerando a diferença de recursos para o principal rival. SC não irá ficar para sempre no clube...
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  58. Vila :´




    ... "- Oh Conceição, faz do Porto campeão - ! " ...


    ResponderEliminar
  59. Caros Portistas,

    Realmente o que me deixa perplexo é a nervoseira que o AVB cria aos yes mam do JNPC, ficam sempre muito preocupados e vêem logo lançar cortinas de fumo, sinceramente não entendo porquê tanto nervosismo, têm medo de perder?? se não têm, parece. A crónica do MST dos anos 90 podia ser escrita hoje que era exactamente a mesma coisa. Incrível como aquela gente arranja sempre a mesma desculpa para os insucessos e sempre a dar palha aos burros com os árbitros quando eles são e muito beneficiados.
    O AVB se apresentar uma boa equipa, sem o benfiquista de vinhais tem muitas hipóteses, digo eu que não sou ninguém. Uma coisa é certa o AVB disse e muito bem na entrevista " OS NOSSOS INIMIGOS NÃO SÃO INTERNOS, SÃO OS EXTERNOS" e isto é o que todos os sócios do FCP têm de meter na cabeça, apoiem quem apoiarem quem ganhar, se houver 2 ou mais candidatos temos que apoiar seja ele quem for, oFCP é o nosso grande amor e não podemos entrar em guerras internas, se isso acontecer estamos lixados com f. Outro grande por maior que AVB diz, é que SC devia renovar e muito bem!
    Quem é esse jogador Costinha? joga onde?? que posição??
    Uma coisa é certa o JNPC é e será sempre o nosso amado Presidente, se tivesse o comportamento que era seu apanágio, não se ficar e chamar os bois pelos nomes nas devidas alturas deveria continuar, como não é o caso há muitos anos a esta parte acho que deve sair e não se candidatar.
    VIVA O F.C.PORTO!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  60. Vejo com alguma preocupação o endeusamento de algumas figuras do FCP e que vem na sequência do PC, allez, allez.

    Apesar da importância que cada uma das figuras tem, teve ou poderá vir a ter no FCP, nenhuma será insubstituível ou imprescindível.

    Até há umas épocas atrás era isso que se pensava de PC. Algumas épocas depois, acabou essa figura e apesar de bons resultados desportivos, há um nitido cansaço de uma parte cada vez maior da massa adepta.

    AVB é uma figura do FCP mas existem outras. Ao contrário de muitos, acho que AVB foi populista. Eu sei da importância de SC mas a primeira preocupação não tem que ser a sua renovação.

    A primeira preocupação é definir o modelo de gestão do clube/SAD e após a mesma, escolher as personagens. Ou vamos escolher o SC e aceitar as suas exigências mesmo que vão em sentido oposto ao interesse do FCP enquanto instituição? Com isto, não quero dizer que não ache que SC pode continuar a ser muito importante mas uma gestão rigorosa não pode começar pelo treinador.

    AVB tocou em alguns pontos que preocupam todos os portistas e deve focar-se aí.

    No fundo, AVB começou a pré campanha e só não vai a eleições se o FCP tiver tão bons resultados que façam da reeleição de PC uma simples proforma.

    ResponderEliminar
  61. Boas.
    Um clube com o passivo que o Porto tem, infelizmente só se safa com um investidor estrangeiro. O problema é que não há ninguém que esteja disposta a por dinheiro e não mandar, isso não existe.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  62. Através das contratações neste defeso do FC Porto ficaremos todos a saber das reais intenções de Pinto da Costa, primeiro porque se aferirá da sua real vontade na candidatura e depois, o mais importante, como só o campeão tem acesso a CL que receberá 100M, também veremos a qualidade e quantidade de quem vem

    A partir de amanhã vai começar a festa.

    ResponderEliminar
  63. Naturalmente o Sérgio tem responsabilidades pelo facto de termos sido eliminados pelo Krasnodar, porque era treinador do FC Porto.

    Mas porque gosto de factos, recordo o contexto, nessa temporada 2019/20 (Krasnodar), tinhamos perdido da época anterior 5 titulares absolutos: Casillas, Militão, Felipe, Herrera (capitão), e Brahimi, e ainda o 12º jogador, o Oliver, e já dou de barato o Maxi.

    Pré-época encolhida devido à pré-eliminatória, recordo, fizemos o primeiro jogo em Krasnodar, e o Marchesin tinha chegado naquela semana, tinha 3/4 dias de FCP, e foi titular na Russia, porque o Diogo teve um problema na mão. O Uribe estava a chegar a Portugal, e a equipa a partir para a Russia, mas já jogou na semana seguinte no Dragão. O Bruma esteve contratado... O Marcano regressou para se "cozer" à pressa o eixo da defesa que, tinha perdido o Militão, e o Felipe, será fácil "cozer" a espinha dorsal de uma equipa? Casillas-Militão-Felipe-Herrera, perdemos 4 nucleares do eixo central? Isto será da responsabilidade do treinador?

    Na temporada seguinte 20/21, 5 reforços chegaram já com o campeonato em andamento, decorria a 3ª jornada: Sarr, Grujic, Nanú, F. Anderson, ou o Martinez, nenhum destes 5 fez pré-temporada, nessa pré-época, apenas o Cláudio Ramos e o Carraça estiveram no 1º dia de preparação, estavamos a meio da pré-epoca, e chegou o Zaidu, o Evanilson, e o Taremi. Nessa pré-época, em meados de agosto o Sérgio liga desesperado ao Mendes porque não tinha jogadores (escutas do ‘Cartão Vermelho’), e o Mendes acalmou-o, e disse-lhe que no início de setembro, já ia lá ter 3 novos jogadores (falava no Sarr, Grujic e no F Anderson). Esta planificação, será também da responsabilidade do treinador?

    Exigências?! Exigências tem o treinador/presidente do Sporting, quer o Paulinho, e tem o Paulinho por 20 kilos, quer o sueco, e tem o sueco por 20 kilos... Sporting que nos últimos 3 anos, investiu perto de 150 M€ em jogadores, e no treinador, já o FC Porto no último triénio investiu 108 M€ em jogadores. FC Porto que nos últimos 3 anos, foi a equipa que gerou mais encaixes via Champions: FCP 180 M€, SLB 155 M€, e SCP 80 M€. Exigências?! Se ele fosse exigente, e intransigente, já tinha batido com a porta ...

    ResponderEliminar
  64. PO, outra vez? Não é preciso esse repertório todo para defender o Sérgio Conceição da eliminação frente ao Krasnodar, nem do mérito do seu trabalho, amplamente reconhecido, nem da sua importância para que o FCP se mantenha com a cabeça fora de água. Já aqui foi dito e redito que antes, pela qualidade dos plantéis, pelo poder de uma estrutura forte, que agia e não reagia, qualquer treinador sujeitava-se a ser campeão no FCP, agora ganha-se apesar da estrutura. E depois, todos sabemos como foi planificada e preparada a época. Mas a questão não é essa, trata-se da forma como ele reagiu quando lhe perguntaram sobre a importância financeira para a SAD a participação na CL.

    ResponderEliminar
  65. Esta inflexão no timing das vendas, depois do que disse FG, das duas uma, ou é um passe de mágica espetacular, ou um mergulho kamikase, de resultados imprevisíveis.
    Esperando ansiosamente que corra bem, senão, como dizia o Groucho Marx, "viemos do nada e chegámos à extrema miséria "...
    E estamis assim...

    ResponderEliminar
  66. Jorge, a esse propósito já fiz um post no facebook e que reza assim:
    «Na Euronext quando da apresentação dos resultados do EO, o administrador financeiro da FCP - Futebol, SAD, Fernando Gomes, à pergunta, há uma pressão acrescida para realizar essas vendas de jogadores até ao final deste mês? Produziu as afirmações que se seguem:
    “Isso é iniludível. É assim mesmo. Tem de ser até 30 de Junho porque só os resultados que forem conseguidos até à meia-noite de 30 de junho é que contam para o fecho das contas deste ano. A acontecer alguma coisa para equilibrarmos as contas – e tem de acontecer – é até 30 de junho”. Não foi uma fonte citada por um jornal.
    O fim do mês de Junho chegou, ninguém saiu, como fica a situação da SAD portista? Vamos ficar apenas com a tranquilidade de uma notícia do jornal o Jogo e que diz que não vai haver problemas, o final do ano é o limite para resolver a situação? Ou alguém, formalmente, vai dar uma explicação aos sócios e adeptos? Se não vai, devia. Foram as declarações, mais uma vez e na linha de muitas outras, de Fernando Gomes, que provocaram este frenesim e instalaram a preocupação no universo dos portistas que estão atentos e verdadeiramente se preocupam com o futuro do seu clube.»

    ResponderEliminar
  67. Vila Pouca, se hoje questionarem o SC sobre o facto do FC Porto estar todos os anos 'apertado', e nos próximos 6 meses, precisar de encaixar até dezembro 68 M€, qual a resposta do Sérgio? Irá naturalmente responder que essa não é a sua área, e eu, acrescentaria, que o Sérgio nos últimos 3 anos, no saldo compras/vendas + prémios UEFA, direta ou indiretamente gerou mais de 300 M€ para o FC Porto, mas desportivamente, nesses 3 anos, em 12 títulos e troféus disputados em Portugal, ganhamos 6, ou metade deles, isto é, gerou encaixes financeiros (não é a sua praia), e gerou encaixes desportivos.

    «Ou vamos escolher o SC e aceitar as suas exigências mesmo que vão em sentido oposto ao interesse do FCP enquanto instituição?»

    No meu comentário, quando abordei as supostas exigências do Sérgio, estava sim a questionar o Mário, sobre quais as exigências do SC? Exigências pelo facto do FCP entre os 3 Grandes ter sido, o que investiu menos nos últimos 3 anos? Factos, investimentos dos 3 Grandes nos últimos 3 anos: 1º SLB 240 M€, 2º SCP 143 M€, 3º fcp 108 M€. Quais são os interesses opostos ao FCP? Serão os encaixes desportivos, ou os financeiros que o SC tem gerado?

    Os nossos inimigos externos, é que desejam ardentemente ver o Sérgio pelas costas, neste mês de junho, foi bem notório (de igual forma, há 20 anos, também fizeram a 'vida negra' ao Mourinho), mas os nossos inimigos, não serão os únicos, para além do Caldeira e do 'capachinho d´oiro', parece que há mais pessoas interessadas em ver o Sérgio pelas costas, 'ou vamos escolher o SC e aceitar as suas exigências', um benfiquista não diria melhor... O subliminar, também comunica.

    Só uma notinha final, o Al Hilal tentou a todo o custo atrair o Sérgio para a Arábia Saudita, pagavam a cláusula de rescisão - 18 M€ - e ofereciam-lhe um contrato megalómano, com um vencimento global de 45M€, e o 'gajo das exigências' disse NÃO, ouviram ontem o Luís Castro? Foi simplesmente sério, e coerente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, não há como a frieza dos números para sustentar uma argumentação. Tivéssemos nós vários SC na SAD, ou seja, administradores com a mesma eficiência que o SC tem tido como treinador, e o FCP nadava em abundância.

      Eliminar
  68. Estou convencido, que se em Abril que vem, entrar uma nova direcção/administração, que respire determinação, vitalidade, capacidade, o SC renova o contrato, se lho quiserem renovar. Apesar de todas as demonstrações públicas de amizade e admiração mútuas entre PdC e SC, o SC já deve ter pensado muitas vezes, que se tivesse outras condições financeiras, e desportivas, por arrasto, já podia ter feito coisas a outro nível. Acho que ele tem consciência, que com Luís Diaz, podia perfeitamente ter ganho a Liga Europa a época passada. E que podia perfeitamente ter estado na final da Champions, esta época, no lugar do Inter, se não lhe fosse tirado tanto e dado tão pouco, todas as épocas. Com esta nega aos árabes sauditas, o SC mostra que tem a ambição de fazer ainda + história no Porto. Se fosse o dinheiro que o motivasse, tinha ido agora embora pra ganhar um balúrdio nas arábias. Mas ele quer é fazer grandes coisas pelo Porto, sinto isso, e sabe que com esta administração, não vai além do que já foi, por isso, se ela se mantiver, não renova, mas se entrar outra que lhe dê outras expectativas, renova.

    ResponderEliminar
  69. A JOGAR FORA - Opinião de Jaime Cancella de Abreu

    «Incongruências

    1 - António Silva tem tanta, mas tanta maturidade, que não se lembraram dos seus 19 anos quando votaram para o melhor jovem da Liga 2022/23. Não admira: encarou Vlahovic, Messi, Neymar, Mbappé, Lautaro e Dzeko com a mesma naturalidade, confiança e rendimento com que enfrentou Ivan Jaime.

    2 - Otávio foi eleito melhor jogador da Liga 2022/23 sem que o mesmo conjunto de treinadores e capitães o tivesse alguma vez escolhido para um dos três primeiros lugares dos prémios mensais por eles votados. Se por mero exercício de curiosidade atribuíssemos três pontos ao primeiro, dois ao segundo e um ao terceiro classificado dessas votações, a tabela final da época ficaria assim estabelecida: 1º Gonçalo Ramos; 2º João Mário; 3º Enzo Fernández. Parabéns, Otávio!

    3 - Sem ter no plantel o melhor guarda-redes (Diogo Costa), o melhor jogador (Otávio) e o melhor marcador (Taremi), seria o cúmulo do absurdo não terem reconhecido algum mérito ao treinador campeão. Nem tudo resvalou, portanto, para inexplicáveis resultados, e foi Roger Schmidt, e não Sérgio Conceição, quem ficou com o prémio de melhor treinador.

    4 - Alguma coisa Rui Costa, Lourenço Coelho e companhia têm estado a fazer bem para que o epicentro da grande novela deste defeso esteja localizado em Alvalade, ali a dois quilómetros da Luz, para onde Gyökeres podia ter vindo em janeiro por menos de metade do preço de que agora se fala. Se fosse ao contrário, se fosse o Benfica a pagar mais do dobro uns meses depois, teríamos garantidos novos e sucessivos episódios da mesma novela - até que o avançado sueco marcasse, no mínimo, uns 30 golos na época.

    5 - Recuo ao início da época 2014/15 e a uma muito agradável mesa de jantar para a qual fui convidado a juntar-me. Um ex-presidente da FPF aconselhava vivamente o Benfica a contratar Jonas - a treinar à parte, no Valência, por ordens de Nuno Espírito Santo -, ao passo que um dos elementos do núcleo duro de Luís Filipe Vieira contrapunha com o facto de essa eventual contratação poder travar a afirmação do jovem avançado Nélson Oliveira. Conclusão: em estando em condições, todos os grandes jogadores são bem vindos!

    6 - Após dois exercícios negativos, é certo e sabido que o fabuloso volume de negócios que o Benfica realizou em 2022/23 vai conduzi-lo de regresso aos lucros. Sou acionista da SAD, todavia nunca esperei, nem espero, ser alguma vez brindado com o crédito de dividendos na minha conta bancária. O que espero - aliás, desejo - é que todos aqueles milhões sejam reinvestidos na equipa, cujo sucesso é contributo fundamental para boas contas, ao invés de servirem para alimentar uma estrutura empresarial sobredimensionada, dispendiosa e altamente aburguesada.»


    Como é que O Jogo, dá guarida a este anti-Portista primário? Este gajo está na linha do ex vice Silva. Este Jaime é editor de muitos livros de propaganda da Organização Criminosa. Este gajo questiona, os capitães, e treinadores da I Liga? Foram eles os responsáveis pela eleição dos melhores da Liga, o critério dos eleitores, é justíssimo, porque se defrontaram dentro do relvado, ora capitães, ou treinadores.

    Este artista, num programa semanal da SportTv +, "Aposta Tripla", este Jaime Gomes da Silva, abordou a dispensa de Pepe da Seleção Nacional, isto em setembro de 2022, entre outros assuntos, e afirmou esta coisa: "A situação foi tão mal gerida que chegou ao ponto de as pessoas começarem a insinuar que ele [Pepe] foi dispensado da Seleção, por causa do controlo anti-doping, ou seja, para não se sujeitar ao controlo anti-doping". Enfim, insinuações fabuladas destes propagandistas da Organização Criminosa, porém, a direcção de programas da SportTv, devido às insinuações graves, decidiram afastar o artista, o Silva II, sabem, o que aconteceu? Terminou o "Aposta Tripla", com os 3 representantes dos 3 Grandes, e é isto, a Organização Criminosa, manda nisto tudo. Só hoje me lembrei deste artista, e questiono, como é que este Silva é colunista d´O Jogo?

    ResponderEliminar
  70. PO, OK, publicaste o artigo dele para vermos o quão faccioso é, mas não vale a pena repetir. Informo que há uns largos meses, o Vítor Santos ainda era director há pouco tempo, escrevi-lhe um e-mail sobre o Cancela com dos eles e a dizer que o Jogo tinha todo o direito de escolher os colunistas, mas eu como leitor e comprador do jornal, tinha os mesmos direitos e assim, o Jogo a partir daquele momento já era. Não obtive resposta, também não esperava, mas cortei completamente com o jornal que comprava e lia desde que a início da pandemia, quando a Bola colocou toda a redacção do Porto em layoff enquanto a de Lisboa de dividia entre teletrabalho e trabalho presencial.

    ResponderEliminar
  71. Paulo, eu sei que o assunto SC é sempre considerado uma afronta mas não é por causa disso que vou deixar de ter a minha opinião.

    O que eu disse e mantenho, é que um candidato não deve começar o seu projeto pelo treinador, incluindo aquele que reconheço, como um treinador muito competente e que tem feito um muito bom trabalho no FCP.

    Quando digo exigências, obviamente que estava a falar em abstrato porque não sei quais seriam.

    Todos ouvimos falar na intransigência em relação à saída do Herrera, do Marega, do Corona, do Brahimi. Se é verdade, não sei. Se for, isso também teve custos, para a atual situação.

    Por exemplo, a renovação incomportável do Otávio. Foi o SC que exigiu, foi a direção que resolveu dar essa prenda ao treinador? É um jogador com carisma, com uma importância fulcral na equipa? É. Gosto muito do Otávio? Sim. Gostava que ele se mantivesse no clube? Sim, se for comportável em termos financeiros. Acho que é transferível? Sim, desde que paguem o justo valor que sirva os interesses do FCP. Ele e todos os outros.

    Não sei se é verdade a proposta da Arábia mas mesmo que tenha sido, o que é que isso quer dizer? Se tivesse aceitado, queria dizer que o SC deixava de ser um grande portista? Eu acho que não. Mas também acho que se não foi, é porque não lhe interessou e acho que fez muito bem. O SC a sair do FCP, só para um clube de igual dimensão que lhe permita ganhar títulos na Europa. Além disso, o SC não está no FCP por favor. É um treinador reconhecido pelos portistas e pelo clube, inclusivamente, em termos financeiros.

    "Com isto, não quero dizer que não ache que SC pode continuar a ser muito importante mas uma gestão rigorosa não pode começar pelo treinador." - está no mesmo texto da exigência

    A conversa de "um benfiquista não diria melhor", não é algo que me reveja. Mais uma vez repito. Não sou Pintista ou Sergista. Sou portista.

    ResponderEliminar
  72. Mário, sobre as saídas a custo zero, pergunto, essa também é responsabilidade do SC? É ele que renova, ou deixa de renovar com jogadores em final do contrato? O Grimaldo cumpriu o contrato até ao final, essa também foi uma exigência do alemão? As 5 grandes promessas que ganharam a Youth League no Benfica, e que vão sair a custo zero, foi uma exigência de quem? O Mbappé, o Kane, o Rashford, ou o Mount, entre tantos outros, vão entrar no último ano de contrato, caso não renovem, foi uma exigência dos seus treinadores, cumprirem contrato até ao final?

    Atravessamos o pior ciclo financeiro e desportivo (este agora mt menos), das últimas 4 décadas e meia do FC Porto. No verão de 2017, na pré-temporada menos prometora dos últimos 40 anos (apenas um reforço Vaná), o Sérgio chegou para reconciliar o FC Porto com o seu ADN, de, ou no meio das dificuldades, «fazer das tripas coração», na minha opinião, foi notável essa reconciliação.

    A grande vitória de Sérgio Conceição foi, acima de tudo, ter-se tornado na personificação da tal mística que historicamente se alicerçou em fazer das fraquezas forças, e isso não tem preço.

    Desportivamente falando, nos últimos 5 anos/temporadas (em 20 títulos e troféus disputados em Portugal), o FC Porto venceu 9 (45%), Benfica e Sporting juntos venceram os mesmos 9 títulos. Nos últimos 3 anos/temporadas, disputaram-se 12 títulos e troféus em Portugal, o FC Porto venceu 6 (50%), Benfica e Sporting juntos venceram 5. Sublinho que neste ciclo, Benfica, mas também Sporting, investiram muito mais que o FC Porto em reforços ou aquisições.

    Financeiramente, nos últimos 3 anos/temporadas, o FC Porto encaixou 234 M€ com transferências, e investiu 108 M€ em reforços, um saldo positivo de 126 M€ no balanço vendas/compras. Nos últimos 3 anos/temporadas, o FC Porto em 3 presenças na Champions encaixou 180 M€. Assim, o FC Porto, em duas rubricas, ou seja, no saldo entre vendas/compras de jogadores, + prémios da UEFA, o FC Porto gerou um saldo positivo de 306 M€ no último triénio, o orçamento anual para o Futebol, oscila entre os 90/100 M€.

    O treinador Sérgio Conceição, direta ou indiretamente, tem feito verdadeiros milagres desportivos, e financeiros. O Mário não consegue reconhecer estes factos? É que nem os mencionou, ok, provavelmente, prefere o "futebol combinativo e associativo" do Guardiola, mas pergunto, o Guardiola no contexto FC Porto, faria melhor?

    Mário, uma pergunta muito simples, e direta, porque razão os propagandistas oficiais e oficiosos, dos nossos 2 rivais de Lx, querem ver o Sérgio Conceição, fora do FC Porto? Porque será que fizeram o mesmo ao Mourinho há 20 anos?

    Termino, prefiro ver um treinador do FCP a encaixar na Estrutura, mas já me desagrada, ver no FCP a Estrutura do treinador, primeiro porque nos causa uma enorme dependencia do treinador, e porque nada é eterno, quando o Treinador sair, nada restará da Estrutura que sustenta o Futebol profissional. Mas este actual FC Porto disfuncional, e doente, infelizmente é incapaz de sobreviver sem a Estrutura de Sérgio Conceição, e isto sim, preocupa-me muito.

    Sabe Mário, eu desconfio da idolatração, mas nunca desconfio do ódio dos nossos inimigos, sabe porquê? Porque o ódio, é sempre sincero ...

    ResponderEliminar
  73. OLHA O NORTE.
    Esta no segredo dos deuses como se vai fazer omeletes sem $$$. Umas compras no mercado interno deste ou daquele, mas para já, só fumo. Interesse de um ou outro no mercado externo, mas não passa só de interesse porque não há $$$, enfim, o mais do mesmo de todas as épocas.

    Dr Gomes e presidente sempre sintonizados, mas um diz doente outro diz saúde! A família portista sabe do mal que padece o Clube. A cassete do sr presidente é sempre a mesma do passado, Faz-se, eu Amo, eu Fiz mas o titulo do nosso fado é estou F$$$$$.
    O caixeiro viajante até ao momento nada vendeu. A bola vai rolar e o treinador ainda faz contas à vida, de quem entra e quem sai.

    Um Clube grande como FCP, um passado grandioso na Europa e no mundo, ainda não tem uma Academia. O SC Braga, já nem falo dos dois da 2ª circular, está à muito tempo neste aspeto à nossa frente!...
    Espero que o AVB vá a votos e se ganhar, peça uma auditoria de contas do clube...

    ResponderEliminar
  74. Esta discussão eterniza-se e andamos sempre às voltas.
    Para mim é claro e sempre foi assim no FCP até Sérgio Conceição. Um jogador está no pico da valorização, vai entrar no último ano de contrato, pede um balúrdio para renovar, o FCP tem uma proposta de 23 milhões de euros, devia vender, não vendeu porque o treinador ameaçou bater com a porta. Para mim o PC que eu conheci, dizia: a SAD não está em condições de perder este negócio, ver sair um jogador a custo zero, quando pode receber uma verba importante. Uma parte será para contratar alguém que substitua o Herrera, podes indicar jogadores dentro de determinados valores. Não quero, só quero o Herrera. Não pode ser, queres sair? Temos pena, mas não temos alternativa.
    Isto era o FCP, deixou de ser porque o treinador - em condições difíceis, mas com um plantel onde regressaram por exemplo, Ricardo Pereira e Aboubakar - passou a ser um Deus para grande maioria dos adeptos, PC encolheu-se. Não sei o que aconteceria depois, mas sei que agora é tudo ao contrário do que era dantes. Porque tinha plantéis de qualidade, uma estrutura forte, atenta, qua agia e não reagia, com força e poder, qualquer treinador no FCP sujeitava-se a ser campeão. Agora o treinador é campeão apesar da estrutura.

    E, por mim, chega. Já foi tema demasiadas vezes, andamos a repetir-nos.

    ResponderEliminar
  75. Vila Pouca, desportivamente falando, se observarmos os 5 anos anteriores à chegada do Sérgio, com a tal estrutura forte e modelar, o FC Porto, ganhou o Campeonato Kelvin, e 2 Supertaças, apenas 3 títulos em 5 anos.

    Financeiramente falando, nesses 5 anos anteriores ao SC, o FC Porto investiu mais de 220 M€ em reforços, isto no período da tal Estrutura forte e modelar, até que, no verão de 2016, o FC Porto entrou em incumprimento, e a Estrutura era a mesma que tinha ganho a Liga Europa em 2011.

    Isto são factos.

    A propósito do Abou, ou do Ricardo (sem me esquecer do Marega), conheces nas 6 ou 7 melhores Ligas da Europa, algum exemplo como o FC Porto 2017/18? Com apenas um investimento de 1 M€ no 3º G Redes Vaná (contratado, porque havia a possibilidade do Casillas sair, para baixar massa salarial), e apenas com 7 jogadores regressados (tinham sido dispensados pelo Lopetegui e pelo Nuno), o FC Porto foi Campeão, conheces algum exemplo similar na Europa? Falas no Ricardo, ou no Abou? Um foi dispensado pelo Lopetegui, outro dispensado pelo Nuno. Não serviram para esses dois treinadores que ganharam BOLA, mas já serviram para o Conceição fazer do Porto Campeão.
    (Lopetegui em ano e meio, investiu 113 M€, é obra).

    Este fenómeno das saídas a custo zero, tem devastado a Europa do Futebol, parece que virou moda, num clube com as debilidades financeiras como o FC Porto, infelizmente a coisa agrava-se. E os exemplos do Ferreyra com Y, Zivkovic, ou do Samaris, que encaixaram muitos M€ para rescindir, são diferentes do "custo zero"?

    E agora pergunto-te, o atual Porto, sem os milagres do Conceição, seria melhor, ou seria sustentável, ou viável?

    Já respondi a essa pergunta em cima, não gosto dessa dependência, mas ...

    ResponderEliminar
  76. Subscrevo DVP.

    Eu não estou nos meandros do clube mas acredito naquilo que o DVP já abordou, mais que uma vez, sobre propostas por jogadores a custo zero e, ainda na semana passada, o empresário se Corona, informou que foi recusada uma do Milan. Não sei se por valores elevados, ou não, mas seria certamente mais que 2,5 milhões.

    O problema é que voltamos sempre ao mesmo. O Paulo interpreta, sempre, que não se dá valor ao trabalho do SC.

    Depois, por um lado, as propostas para o SC são os propagandistas mas por outro é o SC que quer ficar por amor ao clube.

    No final, acaba por fazer parecer que sou contra a manutenção do SC, quando sou a favor. Não sou é, incondicionalmente, a favor.

    "Termino, prefiro ver um treinador do FCP a encaixar na Estrutura, mas já me desagrada, ver no FCP a Estrutura do treinador, primeiro porque nos causa uma enorme dependencia do treinador, e porque nada é eterno, quando o Treinador sair, nada restará da Estrutura que sustenta o Futebol profissional. Mas este actual FC Porto disfuncional, e doente, infelizmente é incapaz de sobreviver sem a Estrutura de Sérgio Conceição, e isto sim, preocupa-me muito." - estas palavras do próprio Paulo, encaixam na perfeição naquilo que eu disse, ou seja, o AVB primeiro devia preocupar-se em colocar o FCP funcional, em vez de começar pelo treinador. A sua tese, sustenta a minha ideia.

    ResponderEliminar
  77. Boas.
    Este tipo de discussões a volta do Sérgio só me faz lembrar que em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  78. PO, claro que com Lopetegui só colocas os gastos com as entradas, nada sobre as vendas. Típico. Mas por mim podes levar a bicicleta e elas são tantas que até podes abrir um stand.

    ResponderEliminar
  79. De acordo com a análise relativamente à gestão das renovações, ou ausência delas, dos jogadores mais influentes. Uma das imagens de marca do FC PORTO é que nunca ninguém era mais importante que clube. Foram vendidos muitos jogadores e até treinadores considerados autênticos abonos de família o lema sempre foi ninguém é insubstituível. Só um exemplo não muito longínquo de como funcionavam as coisas: agosto de 2006, em plena pré-epoca, o então treinador campeão nacional Co Adriaanse demite-se após ter-lhe sido negada a contratação do avançado holandês Van Hesselink. Viria a ser substituído por Jesualdo Ferreira que se sagraria campeão nacional. Exemplos destes mas passados com jogadores são tantos, craques no seu tempo marcaram a sua era e foram substituídos por outros, igualmente marcantes para a história do clube.
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  80. O Danilo, o Alex Sandro, o Jackson, estão aqui perto de 100 M€ de encaixes, todos tinham três anos de FC Porto, quando o Lopetegui chegou, afirmar que estes encaixes são da responsabilidade exclusiva do Lopetegui que trabalhou com os três apenas um ano, parece-me abusivo... O Andrés Fernandez, o Opare, José Angel, o Campãna, o Adrian Lopez, o Tello, o Bueno, ou o Pablo Osvaldo, entre outros, geraram mais valias? Ok, no negócio estranho Imbula, sairam 20 M€, e meio ano depois entraram 24 M€ ... Em ano com Lopetegui, o FC Porto contratou mais de 30 jogadores, naturalmente não vou responsbilizar o treinador, se o fez, é porque alguém o permitiu.

    "Mário, uma pergunta muito simples, e direta, porque razão os propagandistas oficiais e oficiosos, dos nossos 2 rivais de Lx, querem ver o Sérgio Conceição, fora do FC Porto? Porque será que fizeram o mesmo ao Mourinho há 20 anos?"

    Pode-me responder por favor.

    O Herrera teve uma proposta de X milhões, mas quando? O Corona, teve uma proposta de Y, e a mesma onde está? O diz que diz...

    ResponderEliminar
  81. Claro que a grande CL que o FCP fez com Lopetegui, sendo eliminado pelo Bayern, depois de ter ganho 3-1 no Dragão e ser roubado à descarada por um ladrão que não só não expulsou o Neuer como castrou o FCP dos dois laterais titulares, Danilo e Alex Sandro para a segunda-mão, nada teve com a valorização desses dois jogadores e do Jackson.
    Mais uma bicicleta para o PO.

    ResponderEliminar
  82. Claro que o Lyon não ofereceu 23 milhões pelo Herrera, claro que o Corona não teve proposta do Milan, claro que o Marega não teve proposta do West Ham. Tudo diz-se diz-se. Só é verdade absoluta se for o PO a dizer.
    Não há hipótese, com gente assim não vale a pena replicar, é deixar falar e não responder.

    ResponderEliminar
  83. OLHA O NORTE.
    Vila Pouca, a conclusão que se tira de tudo isto, é que o sr presidente é refém do treinador, do dr, FG dos resultados, para se manter na cadeira do Poder. Também é verdade que no tempo do lopetegui, ele que escolheu essa figura que poucos conheciam e para o manter comprou paletes de jogadores e foi aquilo que se viu desportivamente e financeiramente, penso que a partir daí começou o descalabre.
    Conclusão o sr presidente está a mais é o problema, é preciso mudar radicalmente para não ficar tudo na mesma.

    ResponderEliminar
  84. O melhor que Lopetegui fez, foi a Champions 2014/15, um grupo com Shakthar, A. Bilbao, e Bate Borisov, somamos 14 pontos, nos oitavos final eliminamos com todo à vontade o Basileia com uma goleada no Dragão. Nos quartos final, a 1ª mão com o Bayern no Dragão (3-1), fez-nos sonhar. Esta foi a obra prima de Lopetegui no FC Porto, todavia, os investimentos, e o orçamento aumentaram drásticamente a partir daqui, contratamos ao primeiro mercado, R. Madrid, Barcelona, ou A. Madrid, o buraco orçamental é justamente criado nesse biénio.

    Por exemplo, o Sérgio com incomparavelmente menos recursos, ou com menor investimento e orçamento - incomparável - levou-nos duas vezes aos Quartos final, e encaixamos cerca de 150 M€ nessas duas edições (18/19 e 20/21), também porque os prémios Champions entretanto aumentaram.

    Voltando a Lopetegui, no ano seguinte 2015/16, uma desilusão, num grupo com o Chelsea (foi 10º na Premier), D. Kiev, e Maccabi de Tel Aviv, fomos eliminados na fase de grupos.

    Trajeto do Danilo e do Alex Sandro no FC Porto:
    2011/12, treinador V. Pereira.
    2012/13, treinador V. Pereira.
    2013/14, treinador P. Fonseca/L. Castro.
    2014/15, treinador Lopetegui.
    Apenas foram valorizados e potenciados pelo Lopetegui, com quem trabalharam apenas um ano? Ok, a Champions 2014/15, ajudou, mas daí a ter sido apenas o treinador X a potenciá-los...

    Jackson, chegou ao FC Porto com 26/27 anos, já maduro:
    2012/13, treinador V. Pereira.
    2013/14, treinador P. Fonseca/L. Castro.
    2014/15, treinador Lopetegui.
    O Lopetegui também potenciou o Jackson com 28/29 anos, e numa só temporada? os outros treinadores, nada acrescentaram? O V. Pereira que o acolheu nada acrescentou?

    Uma simples pergunta, dos cerca de 30 jogadores que Lopetegui contratou em ano e meio (não foi o caso do Danilo, Alex e do Jackson), qual foi o que gerou uma interessante mais valia financeira? Casemiro, há mais? O Imbula em meio ano, também foi potenciado pelo Lopetegui? Provavelmente.

    Prometo não replicar mais, mas se o fizer, trarei sempre factos.

    ResponderEliminar
  85. Parece que há 45 milhoes para contratacoes...uma fortuna!

    ResponderEliminar
  86. Boas,
    a questão se o PC está a mais ou não, é uma não questão para mim. Tem 85 anos! Quando se recandidatar terá 86 e se concluir o mandato terá 90!

    Eu não sei se haverá alguma instituição no mundo, da dimensão do FC Porto, que tenha um presidente executivo com essa idade.

    O PC não sai por ele próprio, porque ao contrário do que ele sempre disse, sempre esteve agarrado ao poder.

    Se os sócios votam em alguém com esta idade, por mim o assunto está encerrado. Para esses sócios o clube é o PC e quando ele morrer, o clube acaba com ele. Não há outra explicação.

    ResponderEliminar
  87. De repente passamos do " fazer 50 milhões em caixa até dia 31 de junho" para o "gastar 45 milhões em reforços" , só espero que não se hipoteque o futuro , só porque vai haver eleições para o ano .
    O AVB devia de uma vez por todas dizer se vai ou não a eleições , mas acho que vai esperar pela maré , para ver que ventos sopram , e aí decidir se avança .

    Numa coisa tanto PdC , como AVB partilham , ambos apostam e põem as suas fichas no Sérgio Conceição .
    Espero que Sérgio Conceição continue , mas não pode acontecer mais casos como o do Herrera , Marega , entre outros .
    Saídas a custo zero , com claro prejuízo para as finanças do nosso clube , e então nunca mais se sai deste ciclo vicioso .
    Tem de haver vida para lá de PdC , mas também haver vida para lá de Sérgio Conceição ...

    ResponderEliminar
  88. Paulo, desculpe mas às vezes não o percebo.

    São os propagandistas dos clubes de Lisboa que querem o SC daqui para fora ou é a direção do nosso clube ao não lhe dar as mesmas armas (euros) dos adversários? Em resumo, acha que o SC fica mais chateado/incomodado com uma ou com outra situação?

    Não sei se tem presente, a constante provocação que foi alvo Lopetegui enquanto cá esteve. Também era a propaganda dos rivais a quere-lo daqui para fora? A comunicação social sempre foi maioritariamente provocadora contra qualquer treinador do FCP. Talvez AVB tenha sido a excepção porque nem sequer deu hipótese.

    ResponderEliminar

  89. "São os propagandistas dos clubes de Lisboa que querem o SC daqui para fora ou é a direção do nosso clube ao não lhe dar as mesmas armas (euros) dos adversários? Em resumo, acha que o SC fica mais chateado/incomodado com uma ou com outra situação?"

    A propósito, sem me responder a essa pergunta (fiz-lhe essa pergunta duas vezes), faz-me uma pergunta do mesmo teor, e eu é que ando 'confúcio'?

    Mas eu respondo, provavelmente é mesmo o presidente que quer ver o SC daqui para fora, porque é incompetente. Naturalmente, os propagandistas da Organização Criminosa, adoram o Sérgio, porquê? Porque sem meios, ou recursos, faz milagres desportivos, e financeiros, e ganha mais títulos que os 2 inmimigos de Lx juntos.

    O caricato, é ver alguns Portistas não reconhecerem o óbvio, parece ser o seu caso Mário, volto a repetir, o professor Neca está disponivel.



    ResponderEliminar
  90. Existem várias leituras que se pode tirar acerca do tema aqui debatido nos comentários. Vou apenas expor a minha.
    Por muitos anos fomos dominando o futebol a nível nacional. Tínhamos uma estrutura que trabalhava muitíssimo bem internamente para proporcionar as melhores condições e porque sabiam muito bem mexer-se nos bastidores do futebol nacional. Paralelamente os nossos rivais mais a sul não tinham as mesmas capacidades em termos do dirigismo. Os tempos eram outros, não só no futebol nacional mas também internacional, muito diferentes mesmo.
    O FC Porto trabalhava muito cedo na preparação da época seguinte, num todo, e essa antecipação permitia que o treinador que aqui chegasse tivesse todas as armas ao seu dispor e se pudesse concentrar em absoluto na preparação da equipa.
    Estes tempos mudaram. Os rivais foram melhorando, o futebol foi mudando, cada vez mais tornando-se uma indústria e sem dúvidas que o FC Porto foi-se acomodando e não acompanhou os tempos. Costuma-se dizer que equipa que ganha não se mexe, mas essa não é a forma correta de se trabalhar. Deve-se acompanhar os tempos e ir evoluindo. Se antes o FC Porto tinha uma estrutura que trabalhava e tinha uma visão de 50 anos a frente, nos dias de hoje isso é ao contrário. Fruto dessa comodismo.
    Olhando para os trabalhos dos treinadores, é verdade que nunca a estrutura teve tão refém de um treinador como está neste momento. O Sérgio é uma pessoa super inteligente e já percebeu que a estrutura não tem capacidade para acompanhar os tempos e que ele tem carta branca para fazer e desfazer e puxar dos galões. Fruto da sua exigência (até com ele próprio) sempre procurou/exigiu ter as melhores armas porque sabe que nunca podia ir buscar melhor que aquilo que tinha ao seu dispor.
    Por todo o trabalho feito, não é absurdo dizer-se que o Sérgio deve ser o melhor treinador português da atualidade. E mais que isso, o melhor treinador para a atual estrutura do Clube. E que encarna o espírito do Dragão melhor que ninguém e isso é louvável aos olhos dos adeptos.
    O Sérgio pode ter errado no que toca a gerir os activos do Clube, mas com a actual estrutura e com o actual estado do futebol e dos seus lobies, não lhe posso apontar nada. Muito menos poderei apontar no que toca a treinar a equipa e a fazer evoluir os seus jogadores.
    Agora, olhando para o estado actual do Clube, partimos para mais uma época e esta de extrema importância. Não só pelo título principal perdido mas porque será um ano de eleições e eleições essas que serão demasiadamente importantes para o futuro do Clube. Se esta gestão continuar poderemos estar a hipotecar a sustentabilidade do Clube. Lembro do que aconteceu ao Sporting e que ainda hoje paga essa fatura.
    Existe um outro fenômeno acontecer e tocado pelo AVB na última entrevista. Os quadros competitivos vão ter que ser reformulados, e as actuais gestões dos Clubes também vão ter que ser reformuladas. Mais uma vez entronca no que falei acima, a estrutura do FC Porto não acompanhou os tempos, não trabalhou o futuro e agora estamos a pagar a fatura.
    Num ano de extrema importância, só tenho receio que os sócios se deixem levar pelos possíveis títulos no final da época e pelo lado emocional. Estado que permita a esta estrutura continuar a decadência do Clube.
    Comparar os treinadores em tempos completamente diferentes não faz sentido.
    Saudações meus caros ...

    ResponderEliminar
  91. Ricardinhu é muito por aí.
    Para mim o facto do treinador ser importantíssimo, como referi e é quase unânime em quem vem aqui e conseguir resultados apesar da estrutura, como portista que já viu sair Pedroto, Artur Jorge, Bobby Robson, José Mourinho e até Andre Villas-Boas - apensar de ter sido apenas um ano foi um ano onde vivi muitas e grandes alegrias -, recuso-me a aceitar que sem Sérgio teríamos o caos. Não seria próprio de um grande clube.

    ResponderEliminar
  92. OLHA O NORTE.
    Só por uma fatalidade de saúde, é que o sr presidente deixa a cadeira do Poder. O sr presidente é pessoa do Quero, Posso, Mando, não lê jornais não vê TV, não lê nada, se sabe alguma coisa é por aquilo que lhe dizem.
    Ele sabe que vai deixar uma historia muito grande no Clube, mas infelizmente também deixa algumas coisas menos boas.
    Neste momento o sr presidente está refém dos resultados dos títulos, está nas mãos de SC que tem feito milagres. Na parte financeira que o Clube atravessa, e se arrasta há anos, jamais será ele a resolver o problema. O FCP tem uma estrutura muito cara, vive da venda de jogadores, vendas essas atualmente a preço de saldo, e compras sem retorno financeiro.
    Como diz o Ricardinho; Num ano de extrema importância o receio é que os sócios se deixem levar pelos possíveis títulos no final da época e pelo lado emocional.

    ResponderEliminar