terça-feira, 4 de julho de 2023

Porque existe por aí muito frenesim...


Para mim:

Qualquer sócio que cumpra os pressupostos estatutários tem todo o direito de se candidatar às eleições do F.C.Porto.

Esse facto não deve ser encarado como desrespeito, falta de consideração, memória, muito menos uma afronta. Pelo contrário, deve ser encarado como um sinal de vitalidade numa Instituição Centenária e que tem mais de 100 mil sócios. Não penso assim agora, penso desde sempre, deixei-o claro por altura das eleições de 2010, primeiras em que já existia o blog e pude tornar pública a minha posição sobre o assunto. Se penso assim desde sempre, porque havia de ser diferente agora?

A única coisa que espero é que quem vier venha por bem, isto é, não venha apenas para fazer barulho, lançar a confusão, fazer peixeiradas, tenha respeito pelo F.C.Porto e por quem o dirige.

Obviamente, independentemente dos nomes, sejam candidaturas com programas bem estruturados e que abordem todas as temáticas que interessam aos portistas.


Como tapar o buraco e sair desta situação financeira muito difícil, deste ciclo vicioso? Que política de financiamentos? Empréstimos Obrigacionistas constantes para pagar os anteriores e com juros cada vez mais altos, como solução, ou há outras alternativas? 


Que estrutura para o futebol profissional? Por exemplo, um presidente como nº1 do futebol, mas com um director desportivo com poderes ou apenas como mera figura decorativa? 


Política salarial. Para além dos salários e mordomias inerentes, vai haver prémios de gestão quando houver resultados desportivos - conquista do título -, mesmo com uma SAD com um passivo perto dos 500 milhões, capitais próprios negativos e que nunca distribuiu dividendos?


Alienação de capitais, mas sempre com o F.C.Porto em maioria, ou outra solução?


Formação aposta cada vez mais forte, com prioridade na Academia. Onde, quando, como?


Modalidades. Apenas as que já existem ou outras a criar - no caso de futebol feminino parece uma obrigatoriedade para quem participa nas provas da UEFA - e quais os objectivos? Lutar sempre por títulos como faz parte da história do F.C.Porto? 


Marketing, Merchandising é possível ser mais agressivo e tirar mais e melhor rendimentos?


Que tipo de relações com a comunicação social? Vamos continuar a permitir constantes provocações, faltas de respeito, discriminações, pior, recebê-los depois em nossa casa de braços abertos?


Que presidência? Uma que não dê qualquer explicação mesmo em assuntos que pela sua importância e até para não dar origens a especulações e preocupações junto do portismo, mereciam uma palavra? Ou uma presidência que não banalize as intervenções, mas reaja sempre no momento certo e tempo oportuno? 


Há certamente muitas outras áreas que podiam ser abordadas, mas já têm aqui algumas importantes e que são motivo de preocupação deste portista que do F.C.Porto apenas quer vitórias e títulos... mas que nunca desistirá do seu clube se isso não acontecer.



Sondagem:

Di María é o melhor jogador de futebol de todos os tempos? Sim ou não?

Sim - 100%

Não - 0%



Caixa de comentários

112 comentários:

  1. Vila,

    Tenho pensamentos antogonicos com isto das eleições...

    Por um lado, mudar faz sempre bem e, aparecerem candidatos fazem sempre agitar as aguas e obriga a quem ca esta a melhorar... mas, creio que a guerra surda que aí vem, onde vao andar a tentar boicotar/falar mal dos que aparecerem (à estilo do 5lb em que, nao é ninguem oficialmente ligado a nenhum candidado mas, todos percebemos de onde vem...) nao vai ser bonito....

    Gostei das declarações do AVB , e, acima de tudo espero que ele concorra definitivamente.!!!!!

    Ps- espero que ja esteja operacional....
    Temos mesmo que tomar um cafezinho...😉

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo e aliás há muito que espero isso. O FC Porto precisa mesmo de mudança e não é com reconhecimentos por obra feita apenas que será respeitado. Pessoalmente estou contra a falta de valores de carisma portista como desde há anos se tem verificado. O clube tem de estar acima de tudo. Abraço.
    Armando Pinto ("Memória Portista")

    ResponderEliminar
  3. Seja qual for a intensidade e duração da tempestade o Futebol Clube do Porto sempre sobreviverá. As suas raízes são centenárias.

    Remígio Costa

    ResponderEliminar
  4. Questões pertinentes as que foram colocadas... São desafios para quem aspira chegar à presidência. Acredito que com a recandidatura de PdC não haverá mudança de paradigma e desse modo, se irá manter a mesma política financeira que estrangula as contas ano após ano..
    Há dois temas que podem ser trunfos eleitorais: academia e naming do estádio.
    Acredito que nas próximas eleições PdC volte a ser candidato e volte a ser eleito, talvez com menor percentagem dos votos, da mesma maneira que acredito que AVB não seja candidato.
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  5. Precisamos de uma mudança, precisamos de verdadeiros Portistas, que venham somar e não deixar o Clube cair ainda mais neste abismo que ao contrário do que disse o Presidente há uns anos, não batemos no fundo...

    AVB será um desses nomes, assim deixe-se de rallys.

    ResponderEliminar
  6. Não será com PdC que se irá resolver e inverter o problema financeiro , parece evidente , que , com a proibição de fundos partilhados com empresas de investimento (tipo Doyen) a alguns anos pela parte da FIFA e UEFA , tornou tudo muito mais complicado para o nosso clube , que ainda hoje não consegue arranjar uma alternativa .
    Ou se arranja um grupo de empresários de confiança que comprem 51 por cento da SAD , ou se vende esses 51 por cento a algum grupo endinheirado de fora , mas assim perdia-se a autonomia do clube , porque obviamente se ficaria na mão dessas pessoas .

    O presidente tem ser obviamente a figura central de todo o que futebol diz respeito , mas também ter um diretor desportivo ativo ou manager , que esteja em sintonia e que faça pontes com o treinador .

    Os actuais prêmios dos administradores são obscenos e escandalosos , os nossos ganham mais que os nossos rivais juntos e isso inclui o Braga .

    A academia já devia estar construída e a funcionar , é uma falha da nossa actual direção presidida por PdC , a formação tem de ser um dos alicerces do nosso clube , apostar nos jovens portugueses em todos escalões , e também em jovens estrangeiros de 18 anos , haver um bom scouting , para uma boa triagem .

    Sou a favor de uma criação de uma equipa feminina de futebol , até porque , penso que , em breve será obrigatório , além que , tem vindo a crescer .

    A nível de marketing , marchendising , naming , tem de ser feito muito mais , mas não com esta direção presidida por PdC , com AVB sem dúvida !!!

    As relações com a comunicação devem ser , quem se mete connosco , leva , tem de haver consequências nefastas para eles , não pode haver piedade !!!

    Sem dúvida que prefiro um presidente interventivo , que mate á nascença qualquer mal entendido , situação dúbia , mas que seja pensada ponderada e não precipitada .

    E falando em sondagem , há ainda pardalitos que ainda não engoliram o facto de Otávio ter sido eleito por treinadores e capitães de equipes de todos os clubes que compõem o nosso campeonato , como o melhor , e então os pardalitos do site do SAPO desporto fizeram uma sondagem para os internautas votarem se era justo e quem devia ter ganho esse galardão , o resultado , 23 por cento acha justo o Otávio ganhar , já 39 por cento acha que devia de ser o Orestes norueguês dos lampiões a ganhar .


    ResponderEliminar
  7. Eu sou daqueles (apesar de criticar a atual gestão ) que acho que o grande PC merece ficar na presidencia até que as suas faculdades fisicas e mentais o permitam...o fcporto é o que é graças a PC. Mas tbm aproveito para dizer que AVB é o meu preferido para suceder a PC. Abraço

    ResponderEliminar
  8. Boas questões e haverão concerteza mais algumas que serão pertinentes.

    Se for verdade, que o FCP vai ter 45 milhões para investir, não me parece que seja possivel fazê-lo sem conseguir 100 milhões de mais valias. E é já, para não estarmos de calças na mão em janeiro.

    ResponderEliminar
  9. Pinto da Costa, não pode continuar até aos 90 anos (se a doença e a morte o deixarem). + 4 anos disto, a piorar de ano para ano, e sem SC, nem quero imaginar, quer financeira quer desportivamente. Têm que aparecer candidaturas válidas que lhe façam frente e o reformem à força. Depois, pode atribuir-se-lhe uma presidência honorária vitalícia, como homenagem e recompensa por tudo o que ele fez, no passado, pelo Porto, e ponto final parágrafo.
    Uma nova direcção/administração, com gente nova, competente, actualizada e determinada, poderá efectuar as reformas e inovações que PdC já não tem capacidade para fazer. O FCP, está em subfuncionamento para a dimensão que foi ganhando ao longo das últimas décadas. Estamos entre os 10 melhores clubes do mundo, desportivamente falando, do séc XXI...no 9° lugar...; Somos o 16° clube a nível mundial, com + buscas no google, dito pela própria Google americana, e nos 40 que foram revelados, não surgem nem slb nem sporting; Somos o clube português com + seguidores nas redes sociais, já de há muito tempo. E que reflexos se vê desta grandeza, ímpar a nível nacional, nas vendas de jogadores, nos patrocínios, no naming do estádio, etc.? Nenhuns. O Porto, está a ser muito subaproveitado por esta administração, não sabem fazer + que o mínimo dos mínimos em termos comerciais e financeiros; Não fosse São Sérgio Conceição, e já tinha sido a ruína total. Tem que entrar sangue novo para a SAD do FCPorto, em 2024. 2028, pode ser tarde de +.

    ResponderEliminar
  10. ComPortistas,
    Para mal dos nossos pecados, nada mudou no 'silly-season' e este silêncio sepulcral está para ficar no que refere a reforços, saídas, justificações mais do que devidas sobre declarações inanarráveis por parte do Dir. Financeiro no que refere ao futebol mas também sobre o que se passa nas modalidades (no basquetebol foi ontem notícia saída de dois dos esteios da equipa segundo palavras do atual treinador no ano passado...).
    Todos sabemos que nesta próxima época a vitória no campeonato é o único lugar que dará acesso direto à Champions da época seguinte assim como dará direito a uma distribuição de prémios financeiros ainda mais apetecíveis, prémios de gestão incluídos! Uma vez que teremos eleições já com a próxima época (quase) terminada e havendo interesse demonstrado de quem está no poder de por ali permanecer, todos esperaríamos uma pré-época assertiva, com contratações atempadas e na mouche para cobrir as várias lacunas que todos percebemos no atual plantel e assim permitir que o arranque futebolístico se faça com toda a estabilidade necessária. Ainda para mais num ano que se irá iniciar com um troféu contra as galinhas... Mas nada disto se verifica e longe vão os tempos onde estes eram os serviços mínimos por parte da propalada estrutura.
    Sobre o AVB considero inteligente a sua posição face ao atual timoneiro SC, pois ninguém gostaria de vê-lo ser usado como um trunfo eleitoral de quem quer que seja. Por outro lado, também considero que o momento de ir a jogo é este. Independentemente da dimensão do sucesso desportivo e do desastre financeiro a que assistiremos na próxima época, é chegada a altura de apresentar o seu programa, a sua equipa, de defender as suas ideias e definir objetivos concretos que se propõem atingir e de como os faremos. Ganhar ou perder faz parte na vida, e não vem mal nenhum ao mundo perder numas eleições democráticas. Considero ainda que essa candidatura deve ser lançada o mais cedo possível nesta época, para ter tempo de comunicar estes e outros temas de forma eficaz. Um aspeto fundamental é uma campanha de apelo ao voto, quer por parte dos atuais quer dos novos sócios, pois todos sabemos que esta é uma variável sempre incontrolável para quem se quer perpetuar no poder.
    Depois dos aumentos das quotas anunciados no final da época passada, este ano já vimos os preços dos lugares anuais voltarem a subir. Explicações? Isso mesmo, nenhuma! Contudo, e até esta hora, continuamos sem conhecer o orçamento para esta nova época (lembro que os orçamentos das últimas tocaram os 150MEuros no total). Com este nível de despesa não há preço de bilhete que aguente...
    DVP, folgo em saber que a recuperação está a decorrer da forma esperada. Saúde!
    Gilles27

    ResponderEliminar
  11. Concordo com MST na parte das hesitações de AVB. Se quer mesmo ser presidente, que se deixe de mimimis, assuma-se, pelo menos diga, sou candidato, seja em que circunstâncias for. Em devido tempo apresentarei a minha equipa, o programa de candidatura. Serei um portista atento, sempre pela positiva, não serei aquele que tentará fazer ondas, criar instabilidade, se aproveitará de este ou aquele mau momento para tirar dividendos.

    ResponderEliminar
  12. OLHA O NORTE.
    Algumas pessoas importantes do nosso burgo, ou por respeito ou hipocrisia apoiam o sr presidente dando-lhe colinho para que se volte a recandidatar. Com toda este carinho balofo o sr presidente, estando mal ou bem, não importa a idade, sente-se entusiasmado e avança. Penso muita vezes, como é possível que num Clube com a dimensão mundial do FCP com milhares, milhões de sócios adeptos simpatizantes, gente responsável, mais nova, atualizada, apregoem tanto AMOR ao clube e não passam medricas ou hipócritas lambe botas.

    Próxima 6ª feira começa a preparação para a nova época, com o apregoar de tanta parra e pouca uva, a verdade é que ainda não há entradas nem saídas, o mais do mesmo de todos épocas.
    Para nos entretermos, vamos falando do canal memória, do presidente que tem 45 milhões para compras, que aquele ou o outro só sai pela clausula, que o AVB avança não avança enfim só conversa da treta. Como sempre vamos aguardar sentados.

    ResponderEliminar
  13. Concordo plenamente que AVB ou outros potenciais candidatos deviam assumir já a candidatura. Esperar pelo prazo oficial que será numa altura decisiva da época poderá não ser o melhor...

    ResponderEliminar
  14. Quanto ao futuro será essencial um diretor financeiro competente e um diretor desportivo que conheça além do futebol português. Futebol feminino tem que estar nos planos ou poderá perder-se um comboio de extrema importância futura. Nas modalidades gostaria que o Porto regressasse ao voleibol masculino e entrasse no futsal.

    ResponderEliminar
  15. Creio que AVB acabará por se candidatar, mas ainda não terá decidido totalmente, é um passo num momento complicado, de enorme gravidade financeira e organizacional, com um Clube a definhar aos poucos...
    Tem de arranjar gente credivel e disponível para enfrentarem o desafio e fazer um programa eleitoral, com objetivos muito bem definidos e claros.
    Isso demora o seu tempo, mas deve decidir com alguma rapidez, sob pena de parecer inseguro e isso terá repercussões...
    Sob os pontos sobre os quais deve falar, estão bem elencados no post...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me mais que ele tem dúvidas em concorrer contra Pinto da Costa, e prefere esperar para ver se ele abdica de continuar...

      Eliminar
  16. Miguel Sousa Tavares toca num aspecto que aqui deixei no meu último comentário , é inevitável a venda de uma maioria de ações da SAD por parte de algum grupo endinheirado , e daí o senhor presidente ter andado a comprar (e vai continuar) ações da SAD , assim como também Fernando Gomes .
    De resto também tem razão quanto a AVB , que se deixe de tretas , vá em frente , e candidate-se nas próximas eleições , mas isto serve para os outros , como provavelmente Antonio Oliveira , que diz que só se candidata , quanto PdC sair .

    Fran Navarro já está , fala-se de um médio espanhol do Barcelona , e outro médio brasileiro do Chelsea .

    ResponderEliminar
  17. O momento que a equipa principal atravessar, quando estivermos perto das eleições, acredito que será determinante para o aparecimento de diferentes listas e para o resultado final das eleições.

    Se a equipa principal estiver bem por essa altura, infelizmente ninguém conseguirá tirar de lá a atual direção. E provavelmente se isso acontecer, nem AVB se candidatará.

    Se infelizmente as coisas não estiveram a correr bem, acredito que irão haver várias listas e uma delas será de AVB, com fortes possibilidades de ganhar (se se fizer acompanhar de gente competente).

    ResponderEliminar
  18. Já vi o sorteio, mas ainda não observei, coisas diferentes, mas à primeira vista não gosto da 1ª volta (Luz, Alvalade, Guimarães, só falta irmos a Braga), também não me agrada 3 ressacas Champions.

    Serviço público.

    Agosto:
    09 Benfica Supertaça.
    13 Moreira fora.
    20 Farense casa.
    27 Rio Ave fora.

    Setembro:
    04 Arouca casa
    Paragem das selecções.
    17 E. Amadora fora.
    20 Champions 1ª.
    24 Gil casa.

    Outubro:
    01 Benfica fora.
    04 Champions 2ª.
    08 Portimão casa.
    Paragem das selecções.
    22 T. Portugal 1/32.
    25 Champions 3ª.
    29 Vizela fora.

    Novembro:
    01 T. Liga 1/8.
    05 Estoril casa.
    08 Champions 4ª.
    12 VSC fora.
    Paragem selecções.
    26 T. Portugal 1/16.
    29 Champions 5ª.

    Dezembro:
    03 Famalicão fora.
    10 Casa Pia casa
    13 Champions 6ª.
    17 Sporting casa.
    22 T. Liga 1/4.
    29 D. Chaves casa.

    Janeiro:
    07 Boavista fora.
    10 T. Portugal 1/8.
    14 Braga casa. (final da 1ª volta).

    Editei em bruto, pode surgir alguma 'gralha'. Quanto à transmissão deste sorteio 'mais futebol', pergunto, porque não põem a BTV, ou a SteuaTV a transmitir o Sorteio? Uma vergonha, quase que apresentavam em direto o Di Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jogo com o Sporting é fora .
      Sem dúvida que a primeira volta é muito dura , começa com deslocações em Moreira de cónegos na primeira jornada e na terceira jornada vamos a vila do Conde aonde no ano passado tivemos muitos amargos de boca .
      Vamos á casa dos nossos rivais , e temos outras deslocações difíceis , como Boavista e Guimarães .
      A máquina tem de estar já oleada dia 9 de Agosto quando jogarmos a supertaça .

      PS - De facto ainda estou para perceber esta histeria á volta do Di Maria , o tipo tem 35 anos , vem de 2 anos para esquecer na Juventus , onde nada fez de jeito , benfiquiceses ...

      Eliminar
  19. "Dezembro:
    03 Famalicão fora.
    10 Casa Pia casa
    13 Champions 6ª.
    17 Sporting casa.
    22 T. Liga 1/4.
    29 D. Chaves casa."

    Aqui está uma 'gralha' facilmente identificada, vamos a Alvalade a 17 de dezembro, não era possivel termos 3 jogos sucessivos em casa.

    ResponderEliminar
  20. Olhando os calendários de Porto e slb, esta época tal como na época passada, só me apetece dizer, que adoro estes calendários "à lá polvo encarnado 2". Eles controlam tudo, até os calendários.

    ResponderEliminar
  21. Vila Pouca espero que já se sinta melhor!

    Quanto aos temas atuais, começando pelas eleições. É ótimo que haja candidaturas. Acredito que o AVB se vá candidatar. O que eu não sei é se ele está à espera que o PdC saia pelo próprio pé para avançar e assim não ter que ir contra o presidente (até porque parece que andam "desencontrados") ou se irá mesmo avançar em 2024. Precisamos de outras ideias para o debate sobre o nosso clube e a concorrência só iria fazer bem a PdC. Veremos o que acontece.

    Aí está o primeiro reforço da época. É a confirmação da contratação de Fran Navarro que quanto a mim é um ponta de lança muito interessante e por um preço justo. Nada a dizer quanto ao negócio. Sem novelas, a tempo e por um preço nada exorbitante. Um avançado com 25 anos que faz 37 golos em 2 épocas numa equipa média de Portugal tem claramente potencial. Agora é ver se consegue confirmar esses pergaminhos numa equipa de topo como o FCP onde a pressão é muito diferente. Veremos se sai algum dos avançados pois quanto a mim temos excesso de opções e gostava que o clube apostasse no Namaso que mostrou qualidades muito interessantes. A prioridade para mim continua a ser reforçar o meio campo e as laterais com especial cuidado para a lateral direita. Fala-se já em vários nomes para estas posições, espero que possamos trazer alguém sem entrar em grandes novelas de mercado.

    ResponderEliminar
  22. Na temporada passada, somamos 85 pontos, portanto, perdemos 17 pontos em 34 jornadas, mas 9 desses pontos perdidos, foram desperdiçados em ressacas Champions: Estoril 1-1, Sta Clara 1-1, Gil 1-2, e Braga 0-0. Portanto, disputamos 8 jogos na Champions, e em 4 ressacas europeias, perdemos 9 pontos, volto a sublinhar, isto quando perdemos 17 pontos, em todo o campeonato.

    Já agora, o Benfica disputou 10 jogos na Champions + 4 jogos em pré-eliminatórias, ou play off da Champions, e em 14 jogos Internacionais, apenas perderam 3 pontos em Chaves numa ressaca Champions (recordo, o FC Porto em 8 ressacas, perdeu 9 pontos).

    Deixo as 6 ressacas do FCPorto, ou seja, 3/4 dias depois de jogarmos Champions, qual o adversário do FCP?
    Ressaca 1ª jornada: Gil casa.
    Ressaca 2ª: Portimão casa.
    Ressaca 3ª Vizela fora.
    Ressaca 4ª VSC fora.
    Ressaca 5ª Famalicão fora.
    Ressaca 6ª Sporting fora. *
    *Sporting irá jogar L. Europa à 5ª feira, quando defrontar o FC Porto pode ter menos um, ou dois dias de descanso, comparativamente ao FC Porto que joga Champions à 3ª ou 4ª feira.

    Benfica:
    Ressaca 1ª jornada: Portimão fora.
    Ressaca 2ª Estoril fora.
    Ressaca 3ª Casa Pia casa.
    Ressaca 4ª Sporting casa **
    Ressaca 5ª Moreirense fora.
    Ressaca 6ª Braga fora **.
    ** Sporting jogará Liga Europa, Braga joga Conference League (ambas as provas disputam-se à 5ª feira) quando essas duas equipas jogarem com o Benfica, terão menos um, ou dois dias de descanso, comparativamente ao Benfica que joga Champions à 3ª ou 4ª feira.

    O FC Porto pode jogar em Alvalade, com 24 ou 48 horas de descanso adicional, face ao adversário. Já o Benfica, joga o dérbi na Luz, e o clássico em Braga, com 24 ou 48 horas de descanso extra, comparativamente a Sporting e Braga.

    Teóricamente, o Benfica terá ressacas mais amenas, isto porque até irá defrontar dois fortes adversários em ressacas que jogam L. Europa (Sporting), ou Conference League (Braga), e essas provas são disputadas à 5ª feiras. O FC Porto, joga com o Sporting, depois da 6ª jornada da Champions, e da L. Europa, portanto terá 24/48 horas de descanso adicional, comparativamente a Sporting.

    ResponderEliminar
  23. Só uma notinha final, estamos sempre a 'malhar em ferro frio', a questionar com toda a legítimidade algumas decisões absurdas da nossa admnistração, também o faço, mas na minha opinião, e porque será justo destacá-lo, sublinho isto: contratar um jovem ponta de 25 anos - o golo está caro - o espanhol Fran Navarro, fez 37 golos nas duas últimas temporadas no Gil Vicente (foi o 3º melhor marcador da última Liga), e vai-nos custar 6 M€? É um extraordinário negócio do FC Porto, "chapeau".

    Um exemplo contrastante, o 'gago mental', foi a Inglaterra resgatar um ponta sueco de 25 anos, o rapaz foi o 2º melhor marcador da Championship, mas o sueco está a 5 meses do final de contrato, e o leilão já chegou aos 23 M€ (este é mesmo o Sporting "pobrezinho e remediado", que a imprensa sempre nos alude), aliás, o eloquente e carismático Vagandas, quis ser protagonista, e resgatar ele próprio o sueco, fez mesmo esta semana uma viagem relâmpago à Ilha, e acabou por trazer um íman do Big Ben, para colar no frigorífico.

    ResponderEliminar
  24. Manuel espero que esteja tudo bem consigo em termos de saude...quanto ao resto e em relação ao post na mouche como sempre. Se a nossa primeira contratação for um indício das proximas que aí vem em que a relação..qualidade/ preço esta de acordo com aquilo que o porto sempre foi..espero então um bom período de aquisições..aguardemos..

    ResponderEliminar
  25. A minha recuperação segue o seu caminho, corre bem, ultrapassando etapas sem precipitações.
    Obrigado pelo vosso cuidado.

    Como Fran Navarro não é uma contratação que obrigue a uma comunicação à CMVM, vamos ter de aguardar o R&C para sabermos tudo.
    Não sendo prioritário - meio-campo e laterais da defesa é onde precisamos de nós reforçar -, foi uma boa oportunidade de negócio, fez-se e pelo que tenho visto provocou muita coceira em alguns sectores.
    Agora, são muitos avançados, alguém vai ter de sair, se for com uma boa venda, óptimo.

    Agora falta contratar as prioridades.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia Malta,
    Estava no meu trabalho e a ouvir/ver as noticias na Sic Noticias, quando meu espanto e Di Marias aterra em Tires... parou tudo para ver o ser humano a chegar a Portugal! Muda de canal... RTP Informação! Mais do mesmo, fogo.... muda! CNN Portugal... mais do mesmo! I give up! RTP 1 vou ouvir e VER Soninha :) Isto se não interromperam a emissão, não vá o homem escorregar a descer o avião e partir uma perna! Conclusão da história - o FC Porto, só não é campeão, se não quiser! INCHADOS como já estão, basta trabalhar para atingirmos os n/ objetivos...
    O Fran Navarro chegou - creio que tem mais golo que qq um dos n/ 3/4 pontas de lança! Parece-me que já é do FC Porto faz 5/6 meses, não entendo o porquê de só agora a formalização...
    Ainda faltam 3/4 jogadores para lutar pelo 11 - lateral esquerdo, médios, lateral direito!
    Quero acreditar que a aleatoriedade do calendário do campeonato, é isso mesmo... não entro na questão da premeditação! Além do mais, ainda nem começou para arranjar desculpas... o ano passado e para mim o FC Porto, foi a melhor equipa, este ano, limando 2/3 arestas, conseguirá ainda ser melhor! É trabalhar nesse propósito!

    ResponderEliminar
  27. Não vale a pena estarmos preocupados com este campeonato pessoal, não temos hipótese. Eles têm o Di Maria!!!

    Não há como fazer frente a isto, vamos tentar o segundo lugar. Então vejam lá que segundo o Diogo Manteigas da cnn, o Inter Miami contratou o Messi para "possivelmente chegar ao Di Maria". Eles não querem saber do Messi, queriam é que ele metesse uma cunha para levar o Di María.

    Hilariante.

    ResponderEliminar
  28. Caros Portistas,

    Caro Paulo Oliveira, o Braga vai disputar a pré-eliminatória da Champions se for eliminado vai para liga europa e não para europa league.
    Boa contratação do Navarro esperemos que seja na mouche! Os cartilheiros dos corruptos encornados ficaram muito comichosos com a contratação do Navarro eheheh vá lá que anda há homens de palavra como o Presidente do Gil. Vamos ter de emprestar o Namaso ou vender um dos pontas de lança, eu vendia o Martinez mas era preciso alguém o querer, ou se fosse um bom encaixe o Taremi porque está no ultimo ano de contrato, aguardemos serenamente. Precisamos é de jogadores para meio campo e laterais, mas que façam realmente a diferença. Imaginem só se não tivéssemos de ter vendido por má gestão o Luis Diaz, o Fábio Vieria e o Vieirinha??
    Boa recuperação DVP!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  29. «jogar ao terreno do Benfica é a realização de um sonho para muitos de nós que viemos da II Liga. Para muitos dos jogadores, dos dirigentes... Vai ser uma oportunidade única para desfrutar»

    (Paulo Lopo presidente da SAD do Estrela da Amadora).

    Enfim, ainda agora chegaram, e já prestam a devida vassalagem ao Steua de Lisboa, aliás, nem se importam de ser "cabeçudos" na Luz. Agora há estes presidentes modernos e "profissionais", este artista foi presidente da SAD do Leixões até há pouco tempo, e agora, por uma questão de 'proximidade', é presidente da SAD do Estrela que havia falido? Não entendo estas coisas, sou mesmo um "bota de elástico", e cada vez gosto mais do presidente-adepto, porque infelizmente está em vias de extinção.

    Continuando, o Dinis Delgado, o fundador do Club Sintra Football, o tal que pretendia chegar à I Liga, com aquele Clube fundado por ele, afirmava mesmo que jamais venderia o Sintra (a SportTv tem uma reportagem a testemunhá-lo), e neste momento o Dinis Cosme Damião do seculo XXI, é diretor desportivo do E. Amadora, Estrela que, joga com a licença do Sintra, isto é tudo muito moderno. Felizmente para o Dinis Delgado, benfiquista indefectível, pode finalmente e oficialmente pisar o relvado da Luz, e levantar as placas dos "cabeçudos" que entram, ou que saem ...

    Pois é meus amigos, até já sinto saudades do Marítimo, aliás, até torci por eles no play off de manutenção, mas os penáltis não ajudaram. E depois do Casa Pia, aí está o E. da Amadora ...

    ResponderEliminar
  30. Teófilo, tem toda a razão, e peço desculpa. Foi mesmo uma questão mecânica, ainda estava na temporada 22/23, quando o Braga foi para a Conference League.

    ResponderEliminar
  31. João Silva, estava a tomar café onde leio habitualmente A Bola, eram 11 horas, e na SIC notícias estava a dar a chegada em direto do Di Maria a Tires, olhei e pedi ao senhor Augusto (até brinquei com ele que é benfiquista), o comando da TV: SIC, TVI, CRIME TV, Sport TV, todos com diretos de Tires, as excepções foi mesmo a RTP (1, 2 ou Informação), e o Canal Onze, ambos não estiveram em direto, porque fiz esse exercicio.

    Uma pouca vergonha mediática, mas falta pouco para Aveiro, e eles já estão em modo fanfarrões, como eu tanto gosto...

    ResponderEliminar
  32. 24 milhões de euros por um jogador que ficaria livre de assinar daqui a 6 meses , um jogador de 25 anos que em toda a sua carreira jogou praticamente sempre em divisões secundárias dos diferentes campeonatos , e que nunca foi convocado pela principal seleção do seu país , na última temporada no Coventry fez 22 golos e 10 assistências na segunda divisão inglesa , isto em mais de 50 jogos ...

    Entretanto ás 19:04 Portugal vai parar , para ver a Ti Maria , o melhor jogador do planeta , quiça do campeonato português , interessante saber o rótulo que comunicação social lhe vai pôr quando se amandar ao relvado em busca de pênaltis , o Di Marinalti ???

    ResponderEliminar
  33. ""Estamos numa situação complicada. Dizem-me que falo mais de futebol do que de dinheiro, mas não temos o privilégio de ir buscar este ou aquele. Por isso não posso avançar com nomes [de jogadores que interessam]. Sou o primeiro a olhar para 'baixo', na formação. Não tenho problemas nem com a idade nem com nomes. Ainda faltam peças, não podemos negar. O presidente está a fazer um trabalho muito bom. Seguimos todos juntos. Devemos reforçar-nos para sermos o mais competitivos possível", explicou."

    Palavras de Xavi Hernandez que gostaria de ver replicadas por Sérgio Conceição.

    Não estou a dizer que a culpa é do SC., ok?

    Apenas que seria um sinal de união e compreensão entre todos. Todos a remarem para o mesmo lado. Espero que seja assim neste mercado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só alguém muito ingénuo pode achar que é o SC quem não rema para o lado certo

      Eliminar
  34. Mário, as reacções do Sérgio são consequência da liderança da SAD. O administrador financeiro disse o que disse, chegou o dia 30 de Junho e não vendemos ninguém. Alguém achou importante dar um esclarecimento, tranquilizar os adeptos? Não. O Jogo traz uma notícia que é ambígua, diz que é o ano civil, 31 Dezembro, há quem diga que não é assim, é até 31 de Agosto.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O próximo ciclo de contabilidade fecha a 31 dezembro, mas na prática as vendas terão de ser feitas até 31 de agosto porque depois dificilmente alguém comprará jogadores antes da abertura de mercado de 1 de janeiro.

      Eliminar
  35. Coitado do Xavi, acabou de receber a custo zero um Gundogan, fraquinho, fraquinho este médio. Já nós, supostamente pretendiamos o Filho do Fran (dispensado pelo Barça), e o Mendes disse que não pode vir...

    Mário, qual é a sua opinião sobre a aquisição do Navarro? Um bom negócio, ou não há nada positivo no FC Porto? O Steua de Lisboa está fortíssimo, não acha?

    ResponderEliminar
  36. Não discuto o valor do Di Maria... mas esta operação a que assistimos, desde sabermos que o Di quando mais novo não gostava de salada. até esta mega reportagem da sua chegada, não é mais uma operação de propaganda orquestrada pela descomunicação social corrompida e ao mando dos lampiões, que apostam numa chegada tipo Hollywood, apresentação, qual Eusébio, à hora da fundação da agremiação, tudo para originar desde já, uma vaga de fundo entusiástica e motivacional para as hostes encarnadas. E sabem que podem ampliar as coisas, tornando um acontecimento banal, num caso de Estado, como eles se julgam.
    Esperemos, que lhes possamos baixar a crista num futuro bem próximo.
    Fran Navarro é boa contratação, já andam a criar confusão, mas é mais um para defender as nossas cores, creio que com qualidade.
    Agora, há que resolver o entra e sai, arranjar um criativo e mais alguém para o lugar de Uribe, além do problema das laterais. Que seja feito em devido tempo.

    ResponderEliminar
  37. Penso que as contratações para o FC Porto, anunciadas na semana passada pelo jornal a'bola serão as que se irão concretizar e para além destas só se houver alguma venda. F. Navarro já assinou, ficam a faltar: Guga, Costinha, I. Jaime e caso seja vendido algum lateral esquerdo, poderá entrar Oneymaechi..
    Outros nomes que têm surgido e irão surgir é marketing, notícias plantadas por agentes para valorização dos jogadores. Exemplo, os dois médios recentemente colocados como alvos do FC PORTO, ambos jovens com grande margem de progressão, contudo nem barcelona, nem chelsea pretendem vender, apenas consideram um empréstimo após avaliação dos jogadores na pré-epoca. Conhecendo SC não me parece que estivesse disponível para trabalhar com jogadores que quando adquirissem rotinas na equipa regressariam ao clube com o qual têm contrato. Se do ponto de vista desportivo este tipo de negócio não se enquadra na política do clube, a nível financeiro também não parece haver mais valias.
    Parece que o negócio de Fran Navarro tem incomodado muita gente... se deu "bronca" como anunciam os jornais a'bola e record, quem tem que resolver é o gil, que alegadamente tinha uma clausula contratual com o valência.. quanto aos que levantam suspeição sobre o valor da transferência, devem aguardar pois podem estar associados a esta transferência cedência de jogadores..
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  38. A porrada que vai levando AVB por ainda ser apenas 1 potencial candidato, nem quero imaginar o que vai ser se chegar mesmo a avançar, o que tenho as minhas dúvidas, enquanto os mesmos de sempre continuarem a candidatar-se.
    Quanto às supostas compras e vendas nada de novo, quando a época começar a sério ainda vamos estar nesta situação.
    Ps.
    A chegada de Di Maria é o Benfica a fazer o seu trabalho, pode ser um flop desportivo, mas em em mediatismo já está a ser excelente para venderem a sua marca.
    Nós ainda não percebemos que para além da componente desportiva há uma indústria á volta com o objetivo de fazer dinheiro e nem sonhamos em explorar isso.
    Nós seríamos capazes de contratar Ronaldo e só ter camisolas com o seu nome no final da época.

    ResponderEliminar
  39. Fran Navarro é um bom ponta de lança, mas já havia 4. O que eu gostava de ver, era a contratação, de um médio para o lugar do Uribe, de um médio distribuidor de jogo como o Vitinha ou municiador e rematador como o Fábio Vieira, de um bom lateral direito para disputar o lugar com o João Mário. E de ver o Diogo Costa sair pela cláusula ou pelo valor dela, pelo menos. Tenho lido na CS inglesa que o Chelsea ofereceu o valor da cláusula em 3 tranches e que o Porto recusou, e que como continuam interessados no Diogo, estão dispostos a pagar a cláusula, mas nunca + acontece nada. Pinto da Costa, pelos vistos, passou do 8 para o 80. Antes, saía tudo em saldo, agora, é só cláusulas e + cláusulas de rescisão apontadas aos eventuais compradores. É com o Diogo Costa, é com o Pepê, é com o Otávio, é até com o Toni Martinez. Mas tanta intransigência, se nada se vender entretanto, irá desvanecer-se completamente por volta de 31 de Agosto.

    ResponderEliminar
  40. Caro DVP,
    Fico contente de saber que está a recuperar de forma positiva.

    Creio que há um equivoco, as contas fecharam a 30 de junho. Nisto não ha discussão, basta verem o relatorio e contas e está lá claro o periodo do 1º semesmtre "A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD (FC Porto – Futebol, SAD) vem cumprir os seus deveres de
    prestação de informação de natureza económica e financeira, relativa ao primeiro semestre do
    exercício 2022/2023, período compreendido entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2022."

    O que houve foi uma alteração ao fair play financeiro, que agora não tem por base uma só temporada: "os clubes podem gastar até mais 5 milhões de euros do que ganham por período de avaliação (três anos)." por tanto são ciclos de 3 anos que serão analisados.

    Assim, vamos ter um prejuízo doido (creio eu pelas palavras do anormal que está à frente das finanças do FCP) nas contas de 2022/23, mas se até ao fim da próxima época gerarmos mais valias suficientes não estaremos sobe alçada da UEFA.
    As minhas expectativas é ficarmos com capitais próprios negativos em cerca de 170 Milhões (a 31 de dezembro ultimo estamos com 122.028.353).

    Abraço e continuação de melhoras

    ResponderEliminar
  41. Carlos Reis, não, o Di María tem dado para umas belas brincadeiras no Facebook e Twitter. Se todo este circo fosse com alguém para o FCP, eu sentia-me envergonhado. Não se pode apregoar grandeza e depois ter comportamento de clube pequeno.

    ResponderEliminar
  42. Quer se queira quer não o vencedor do ano transacto é teoricamente o favorito no ano seguinte, em condições normais... Aveiro poderá equilibrar as contas, ou até mm inverter a tendência! O Marias dou d barato.. nunca admirei mto o jogador! O turco... esse pode ser jogador, a se a este somar-mos o Aursnes!... Este ultimo é para mim o melhor clube do regime... excluindo este e aquele que jogam de apito, estes mais decisivos! O FCPORTO tem de fortalecer em pulmão e criatividade o meio campo!
    Já li mto aqui, mas deixo apenas a minha opinião relativamente ao ano do Lopetegui... culpar o treinador - por mta culpa q possa ter, do ano decorrido e das finanças do clube, é reles e fraco! É de longe a opinião mais discordante q revejo nas intervenções do n/ presidente!

    ResponderEliminar
  43. A propósito de um apagão inacreditável na história do FCP da memorável época 2010/2011, fiz este post no Facebook.
    Não, não é alguém mais papista que o papa que vai apagar a época 2010/2011, uma das mais brilhantes da História do FCP.
    Campeonato ganho sem derrotas e apenas três empates - o 2° ficou a 21 pontos.
    A Supertaça ganha em Aveiro, num autêntico atropelo a um Benfica, tal como agora, cheio arrogância e bazófia, vencedor anticipado.
    Vários jogos frente ao principal rival que foram marcantes. Os 5-0 no Dragão; o título conquistado na Luz apagada e sistema de rega ligado; a reviravolta épica também no mesmo estádio depois de uma derrota que parecia irremediável no Dragão por 2-0 para a Taça de Portugal.
    A memorável campanha na Liga Europa que culminou com a sua conquista em Dublin. Futebol brilhante, goleadas, jogos que ainda hoje se recordam com emoção, sendo o paradigma a goleada frente ao Villarreal por 5-1, depois de estar a perder por 1-0 ao intervalo.
    E para terminar, nem os festejos exuberantes pós Dublin e o pouco descanso, impediu a equipa treinada por AVB de arrasar o Vitória SC com um concludente 6-2 na final da Taça de Portugal.
    Termino como comecei. Foi uma época tão extraordinária que nunca será apagada, constará a letras de ouro na notável História portista.

    ResponderEliminar
  44. Paulo, não vou andar aqui em permanente bate boca consigo.

    O que queria e quero dizer é que era sinal que todos puxavam para o mesmo lado. Não queria chegar ao final do mercado e uma vez mais, haver lamentos sobre isto e sobre aquilo como nas épocas anteriores.

    Gostava que não houvessem bocas do treinador para os diretores e dos diretores para o treinador, tipo braço de ferro.

    Ainda ontem o presidente, afirmou que todas as contratações são jogadores apreciados por SC. Se não for essa a verdade, espero que SC bata com a porta.

    O Navarro foi um excelente contratação. E espero que mais venham, assim como excelentes vendas (agora pelo menos um dos avançados tem que sair) porque o FCP tem que ter futuro.

    E que todos dentro do FCP entendam isso. Presidente, diretores e treinador que neste caso se chama Sérgio Conceição.

    Quero lá saber do benfica e do sporting. Quero é que o FCP faça bem o que tem a fazer.

    O Paulo se quiser entender, entende se não quiser, não entende.

    ResponderEliminar
  45. Esse apagão é uma vergonha para o nosso clube. Cada vez mais acredito que AVB vai ser o próximo presidente do FCP e nem vai precisar de maus resultados desportivos.

    ResponderEliminar
  46. Eu não tenho grandes dúvidas que o caminho dos grandes em Portugal irá passar pela venda das Sad, NAO DOS CLUBES, a gente com dinheiro e isto porque, fundamentalmente, não temos nem mercado que permita gerar receitas publicitárias que aliás, são cada vez menos importantes na constituição dos planteis dos grandes clubes, antes a entrada direta de grandes fluxos de dinheiro vivo que os magnatas das armas e droga geram e que têm de se livrar dele através dos neo grandes clubs que não são mais que lavandarias.

    Os clubes que conhecemos serão outra coisa mais parecida com que eram há anos atrás, vivendo na base das suas formações e a contratarem por valores justos os melhores que cada um dos outros consegue produzir. Para isso terão de participar noutro tipo de competições. É o que consigo vislumbrar de momento.

    O último vídeo editado por responsabilidades do FC Porto só demonstra uma coisa: degradação doentia de valores que, para quem tem o juízo todo, serão sempre inalienáveis. Nem comento mais para não ser desagradável para quem virou um Narciso.

    Terá o meu voto quem se apresentar desempoeirado, vontade de trabalhar e com meia dúzia de princípios:
    - vender aos sócios os lugares do Estádio sempre no ano anterior. O Dragão deve estar sempre cheio
    - atingir o minimo de 300m sócios pagantes (copiar quem faz bem é sinal de inteligência)
    - o Marketing, Merchandising deve sair do paleolítico inferior e sabermos vender a milhões de Portistas em Portugal e na diáspora.
    - é inimaginável que existindo 15M de TLm em Portugal, fora os do estrangeiro, não tiremos partido com esta verdadeira bomba Tecnologica.
    - sendo o FC Porto um Clube iminentemente feminino não tenhamos mais modalidades competitivas.
    - não admito o futsal
    - trabalhar com a Universidade do Porto para desenvolver os itens anteriores
    - resolver o problema da Academia.
    - dignificar, aplicando ás nossas realidades, os proventos da administração.

    Se é com o atual senhor presidente, porreiro, senão é, apresente-se que consiga levar isto avante.

    ResponderEliminar
  47. O "apagão" é imperdoável , como o DVP explica no seu comentário das 21:20 , foi das melhores épocas de sempre do nosso clube .
    Ganharmos a liga Europa , assim como a dobradinha , aonde humilhamos o nosso principal rival , não uma , não duas , mas três vezes .
    AVB tem de se candidatar já , não pode ter receios .
    Se ganhar , não está a roubar nada a ninguém , se perder , sai com a cabeça erguida , e ganhará o respeito de sócios , adeptos e simpatizantes do nosso clube .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram 4 vezes que ainda lhes ganhàmos a Supertaça com grande categoria...esse ano foi um fartar vilanagem para nós!

      Eliminar
  48. Este apagão só vai originar dia coisas: vai dar votos a André Villas Boas e vai originar um festim na comunicação social... Só não será capa amanhã porque foi apresentado um trintão para uma época em Lisboa...

    ResponderEliminar
  49. Este episódio de "apagar" a época de AVB é verdadeiramente vergonhoso. É uma atitude à Luís Filipe Vieira. Mas quem é que esta gente se julga, colocando interesses pessoais à frente dos interesses do clube?

    Julgam-se donos do clube? Mais uma vez digo, PdC podia ter saído como um Rei, adorado e idolatrado por toda a nação Portista. Vai deixar que 3/4 anos belisquem o seu reinado.

    ResponderEliminar
  50. OLHA O NORTE.
    É MAU DE MAIS PARA SER VERDADE.
    Não vale tudo para se atingir o objetivo! Falta de respeito com a família portista! Sejam eles os Super dragões, homens letras ou um simples trabalhador. O FCP é grande de mais para este tipo gente, lambe botas, oportunistas, eles tem tudo, menos amor ao Clube.

    Roubar uma parte da historia tão brilhante só para humilhar, sacanear alguém, é vergonhoso, nojento
    Custa-me acreditar que o sr presidente vá por este caminho, é mau de mais para ser verdade. O FCP está a bater no fundo financeiramente e com atitudes de vale tudo para manterem o mesmo no poder.

    Espero que AVB vá a votos, quer ganhe ou perca. Que os verdadeiros portistas não se deixem iludir, influenciar por mais um título ou um outro trofeu, já vimos o que casa gasta.

    Durante muitos anos de reinado o sr presidente deixou obra grandiosa, historia, mas também coisas menos boas! De certeza quem o for substituir, não lhe vai tirar uma virgula o que quer que seja, do seu passado glorioso.
    Sinto-me triste, com atitudes tão baixas como esta...

    ResponderEliminar
  51. Quando falaram na imprensa na possibilidade de vir nico gonzalez e andrey santos pensei que ia haver filet mignon...mas afinal vao fazer a pre epoca nos respetivos clubes...deve vir o guga... .

    ResponderEliminar
  52. Este processo, começa a fazer-me muito mal, e até eu próprio reconheço que também começo a descambar, sinceramente, peço desculpa Mário.

    Enfim, se em julho, durante a pré-temporada, já andamos aqui encafuados nas trincheiras das eleições, isto quando faltam cerca de 9 ou 10 meses, para as mesmas, como será lá mais para a frente, e quando estivermos na reta final do próximo campeonato? Não quero mesmo entrar nessa "guerra civil", e que tem um responsável único, o senhor que projectou o FC Porto da dimensão regional, para a Europeia e Mundial, mas que infelizmente, não soube sair, e está mt perto dos 90 anos... O Senhor Cerqueira, quando o senhor presidente chegar aos 100 anos (espero que chegue lá), surgirá o habitual mandatário, com nova candidatura, isto já é um absurdo.

    Apagar, ou censurar, uma das duas ou três melhores temporadas desportivas do FC Porto de sempre, é inqualificável, desprezável, ou indigno. Senhor presidente, provavelmente esse foi um auto-golo que pode ser muito, mas mesmo muito penalizador, aliás, pode ter mesmo fortes consequências eleitorais.

    Senhor presidente, pergunte ao seu "admnistrador financeiro", e Dragão de Ouro, Dr. Fernando Gomes, como é que perdeu as eleições para a Câmara do Porto em 2001, isto quando a uma semana dessas eleições, as sondagens diziam que Fernando Gomes até teria maioria absoluta, perdeu essas eleições de forma surpreendente. Um sublinhado, não gosto de 'trocar as estações do ano', política à política, futebol ao futebol, apenas fui buscar aquele exemplo, para alguns cépticos que possam afirmar : "o presidente ganha fácil", ou "o AVB não se vai candidatar contra o presidente, porque sabe à partida que vai perder..."

    Bom, vou tentar ignorar estas coisas - meter talvez a cabeça na areia, sei que não é a solução - e no curto-prazo, focar-me apenas na Supertaça que temos de ganhar em Aveiro, contra os galáticos do Steua de Lisboa, essa 'tesão' de ganhar, é que nunca a poderemos perder, mesmo fazendo das tripas coração.

    ResponderEliminar
  53. Pedro ramos, a contratação do Di Maria lá fora teve o mediatismo equivalente a uma nota de rodapé. Não se deixe iludir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sr Brownie
      Este "espectáculo" montado serve para o Benfica tentar vender o seu produto aos seus adeptos, e com isso tentar facturar, seja pela venda de camisolas, pelo venda de bilhetes ou de passes anuais ou quem sabe até pelo aumento de assinaturas da btv.
      Podemos pensar que o "espectáculo" foi foleiro, degradante ou patético, são tudo opiniões legítimas, mas aparentemente houve alguns adeptos benfiquistas que gostaram o suficiente para ir lá ver por isso funcionou.
      Nós continuamos sentados á espera que as coisas caiam do céu.

      Eliminar
    2. Estamos ainda na Idade da Pedra no que toca a vender merchandising. E os milhões que se tem deixado de faturar. Um dos erros das administrações de JNPC

      Eliminar
  54. Há um pormenor no vídeo do "apagão" que não pude deixar de notar: a referência ao 1º jogo com equipamentos New Balance, 2015. Não sei se o referido vídeo faz parte do marketing da marca desportiva que equipa o FC PORTO. De qualquer modo, pergunto-me e perguntar-se-ão todos os portistas, qual a necessidade de se criar este ruído em torno de um acontecimento que é indiscutivelmente, uma das páginas mais bonitas da história do clube? Quem terá sido o génio que pensou, que era boa ideia um vídeo que enaltece as conquistas, mas não inclui as conquistas nas quais AVB participou? E quem são os irresponsáveis, que perante esta estratégia de marketing que se adivinhava não iria correr bem, autorizou a publicação?
    Se estivessem preocupados em construir um plantel como aquele de 2011, talvez não houvesse tempo para ideias tão estúpidas como a do vídeo em questão.
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  55. Tanta histeria, por causa do "Ti Maria", demonstra o provincianismo, a pequenez, do universo mediático slb. Já dizia Fernando Pessoa que, "Lisboa é o lugar mais provinciano de Portugal".

    ResponderEliminar
  56. Uma certeza todo o adepto FCP tem: mudança na direção/presidência é urgente porque a atual e apesar e nos ter dado muito não se entende com estabilidade financeira e o Dr. Fernando Gomes é mera figura decorativa!

    Agora os atuais senhores do FCP dão muito milho a quem os rodeia, e como tal têm à partida uma boa quantidade de votos!

    ResponderEliminar
  57. Malta, se o HULK viesse eu teria ido apresentação e de certeza muitos portistas teriam ido.

    ResponderEliminar
  58. OLHA O NORTE.
    Sejas de Cascais ou Olivais, não impinges nada aos portistas! Eu sou FCPORTO não FCPINTO e Tu!?...

    Folclore Vermelho da 2ª circular, é só foguetada! Marias é o que há mais nesta terra. Bazofia de um presidentezinho da escola do padrinho Vieirinha Sacos & Malas de Comercio em Portugal.

    Com o andar da carruagem os Padres eram Anjinhos, E,mails eram Cartas de Amor, os Toupeiras eram ratinhos de estimação, os Sacos eram de viagem e as Malas eram de cartão! Triste sina do Zé povinho português...





    ResponderEliminar
  59. Ainda cheguei a pensar que iamos ter um pouquinho de bife do lombo...bem sei que o mercado so acaba em agosto mas acho que vamos ter um plantel mais fraco do que o do ano transacto....antevejo a saida dos nossos melhores jogadores sem haver substitutos à altura.

    ResponderEliminar
  60. O Ministério público continua a sua senda vingativa contra Rui Pinto .
    Acusaram-no de 377 crimes , e até vão chamar 138 testemunhas contra ele (alguns nomes até dão vontade de rir).
    Eu sugeria mais alguns nomes ao ministério público a juntar as 138 , só pelo sim pelo não .
    Sócrates , Vieira , Vale e Azevedo , Berardo , Salgado , Dias Loureiro , Isabel dos Santos , Álvaro Sobrinho , e o rei dos catalisadores .
    Para o ministério público o Rui Pinto é a soma de todos os males , eu acho que ele é a soma de todos os medos .
    Fez mais o Rui Pinto pela justiça em Portugal do que ministério público alguma fez ou fará .

    ResponderEliminar
  61. OLHA O NORTE.
    UM PEQUENO GRANDE DESABAFO.
    O FCP È UM CLUBE IMENSO, para tanta coisa que se lá passa a meter fastio e nojo. Só um amor muito forte que tenho por este meu FCP, é que me leva ainda acompanhar a vida desta grande Instituição. Nasci na Invicta, sou um apaixonado por esta maravilhosa cidade. Da política, essa coisa tão complicada e suja, da Justiça confusa obsoleta, há muito que deixei de me interessar...

    ResponderEliminar
  62. Se um repórter fotográfico entrar sem licença, na propriedade de um milionário, para tirar fotos mundanas estilo paparazzi, e der com o dono da propriedade a estrangular a mulher, e não podendo salvá-la, fotografar tudo, claro, está a cometer um crime como os do Rui Pinto. Só que arranjou provas documentais de um crime muito pior. Cabe na cabeça de alguém, que o ministério público, perante estas fotos, pouco ou nada queira saber do homicídio, e se atire com unhas e dentes contra o repórter fotográfico? Cabe na cabeça de alguém, que o ministério público português, em vez de se preocupar com os crimes graves cometidos por altos responsáveis da SAD do slb, logo pela SAD do slb, se preocupe muito com a forma ligeiramente criminosa como as provas desses crimes foram obtidas pelo Rui Pinto? E quando, ainda por cima, a UE, tem legislação que protege os delatores, que os países membros são obrigados a cumprir? Esta actuação do MP, só faz sentido no país do benfica, que é o que Portugal é.

    ResponderEliminar
  63. Há muitos portistas, que encaram Pinto da Costa como um amuleto da sorte. Têm medo que se ele for embora, tudo corra mal ao Porto, tal como têm medo de ter azar, se andarem sem o seu amuleto da sorte.

    Tenho tanta pena que as "artes mágicas" do Jorge Mendes só funcionem com o slb e agora também com o sporting. Então, quem consegue vender um trinco de 22 anos, de 2a categoria mundial, por 60 milhões, não consegue vender um gr de 23 anos...23 anos, em gr, é menos que 22 anos, em jogador de campo...de 1a categoria mundial, por 75 milhões? Sim, eu sei que ele tem vendido jogadores do Porto, em alturas de necessidade, mas quase sempre muito baratinhos, como foi o caso escandaloso da venda do Luís Diaz por 45 milhões. Obviamente, que se um dia destes o Diogo Costa sair por 75 milhões, eu engulo o que disse agora do JM, com todo o gosto.

    ResponderEliminar
  64. Espero que até à partida para o Algarve algo aconteça. Se não acontecer é mau...

    ResponderEliminar
  65. "Tenho tanta pena que as "artes mágicas" do Jorge Mendes só funcionem com o slb e agora também com o sporting. Então, quem consegue vender um trinco de 22 anos, de 2a categoria mundial, por 60 milhões, não consegue vender um gr de 23 anos..."

    Luís Negroni, eu tento afastar-me ora de questões políticas, eleitorais, ou outras como as transferências, mas esse exemplo que deixou, eu já tinha trazido aqui, entre outros, e é bem revelador do "nosso amigo Mendes". Passamos aos oitavos da Champions, no 1º lugar, e houve um responsável: Diogo Costa, fez uma Champions estrondosa, por exemplo em Milão fez uma defesa "sobre-humana", até o Pepe deitou as mãos à cabeça. Já o Ugarte, é um razoável nº6, mas qual a influência que teve na campanha Champions do Sporting? Eliminados na fase de grupos, em Portugal ficaram no 4º lugar, e na Taça de Portugal, foram eliminados em Barcelos pelo Varzim da 4ª divisão. Ugarte, meia dúzia de Internacionalizações, e zero minutos no último Mundial. Transferido via "benemérito" por 60 M€ para o PSG... Há coisas que ninguém consegue entender, e este exemplo Diogo Costa/Ugarte, é uma delas, aliás, poderia deixar outros exemplos comparativos.

    Fala em cima num outro comentário, no Rui Pinto, Rui Pinto que, também nos deixou informação preciosa sobre o plano de Mendes&companhia para o FC Porto... E este constante obstaculizar as transferências do FC Porto, e beneficiar os nossos 2 rivais de Lisboa (o exemplo Ugarte, é gritante, o Sporting pode abordar o mercado, porque já gerou o encaixe gordo), tem de ter uma explicação lógica e racional, fará parte do tal plano? Provavelmente.

    Deus nos livre que um Peter Lim, e um Mendes tomem conta do FC Porto, investidores com algum critério e regras pré-definidas, sim, mas esse tipo de gente nada recomendável, e respetivos "capatazes", na minha opinião, não. Perguntem aos adeptos do Valência, qual a opinião que tem daqueles "dois parceiros", enfim, um Valência que era o 3º/4º Grande em Espanha, foi Campeão neste século, venceu Taças Europeias, e hoje luta numa agonia moribunda pela manutenção ... O livro do Pippo Russo, conta-nos quem é esse "benemérito"!

    ResponderEliminar
  66. OLHA O NORTE.
    FINANÇAS.
    Um FCP de mal a pior, 45 milhões para compra de jogadores! Qual é a cartola do coelho! Promessas do sr presidente à muito leva-as o vento.
    Mais uma vez o sr presidente até Abril do próximo ano, ano eleitoral, vai estar nas mãos, nos resultados, do trinador milagres SC. É tudo muito lindo quando se ganha, quando se perde até o feitiço se vira contra o Feiticeiro (para bom entendedor meia palavra basta).

    NÂO SOBRA NADA PRA NINGUÈM.
    Eles compram tudo que mexe, eles vendem gato por lebre e ganham milhões. Já não há Saco nem Mala para tantos milhões. Este presidente é o máximo, melhor que o outro que está a contas com a Justiça. Bacalhau à Brás, acerta sempre na mucha, as viajem são tantas que já pensam dar-lhe um curso de pilotagem e um avião supersónico.

    A LUTA PRO MILHÕES.
    Esta época que se aproxima, o Campeão português leva a taça e os milhões da europa, o terceiro lugar é o último da tabela dos grandes, a cova das finanças do afogado. Já se preparam e adornam os ANDORES, os APITOS encarnados já foram distribuídos o COLINHO aconchego da CS, essa já trabalha.

    UMA PREGUIÇA, PIOR QUE UM CARACOL.
    Prevaricou, castiguem, ou estão a tentar descobrir se ele também entrou e violou as contas do sem abrigo da mouraria. Nunca mais acaba a novela! Ainda o filme não foi para as salas de cinema e todos nós já sabemos como é a historia. - Quem se lixa é o Mexilhão. nome do Filme, NO QUERIDO NINGUÉM MEXE...




    ResponderEliminar
  67. Portanto, Jorge Mendes está feito para beneficiar o Sporting e Benfica e prejudicar o FCP nos negócios. OK, se não for o Jorge Mendes quem vende os jogadores que o FCP precisa de vender como do pão para a boca? Portanto, JNPC que não anda a dormir, vê tudo isso e não encontra alternativas ao JM? Porque será? Será porque já por três vezes o JM salvou o FCP de incumprimentos que lhes poderiam custar caríssimo, até a exclusão das provas europeias?
    Se por exemplo o FCP acha que o Diogo Costa só sai pela cláusula e não há ninguém que aceita pagar, como é, sabendo que a necessidade de vender é premente? Sujeita-se às consequências ou em desespero aceita vender abaixo. No futebol há muitas maneiras de negociar, mas há uma certeza, quem está à rasca, corre sempre mais riscos de vender pior.

    ResponderEliminar
  68. Hoje é dia 10 de julho, portanto falta sensivelmente 1 mês para começar a época e para já ainda nada do tal médio que precisamos urgentemente para colmatar a saída do Uribe. Já nem falo de um médio diferenciado para substituir o Vitinha que ficou em falta na época passada. E vendas também nem vê-las, enquanto que do lado dos nossos rivais e como já alguns portistas referiram aqui vende-se médios defensivos por 60 milhões. É frustrante enquanto portista assistir a isto mercado após mercado e todos nos vamos fartando cada vez mais a cada ano que passa. O nosso plantel enfraquece a cada ano que passa e tirando o Verão de 2019 em que chegaram Luis Díaz, Uribe e Marchesín nunca SC teve uma equipa com um bocadinho mais de qualidade para atacar a época. É constantemente esta pobreza. Portanto é fé em Conceição para sempre não é?
    Eu posso estar muito enganado, mas como é que não há equipas que não se predisponham a gastar uma pipa de massa para contratar o Diogo Costa? É impossível. Tem de haver outra coisa que faça com que estas equipas não contratem cá por preços altos. O Manchester United ficou sem o De Gea, porque não olharam para o Diogo? O Chelsea que acabou de ficar sem 1 GR que foi titular muitas vezes, porque não avançou? Estamos a falar de equipas que não têm qualquer problema de gastar 60, 70, 80 milhões num jogador. Claramente há qualquer coisa que não funciona a nível do mercado no nosso clube. Seja dos agentes que usamos ou de outra coisa qualquer. Não aceito que um clube que já foi exemplo a nível de negociação de jogadores esteja a passar por isto.

    ResponderEliminar
  69. Boas.
    Há um facto incontestável e o mundo inteiro sabe, que o Porto está falido. E nem o JM faz milagres.

    Dói-me ver, que até o Sporting começa a ter mais genica financeira que nós. O clube não vai a lado nenhum neste estado.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  70. Quem traz bons negócios para o Porto e a dupla Alexandre Pinto da Costa/ Pedro Pinho. Há cada artista neste mundo. O problema do Portonao é o Jorge, mas a gestão calamitosa rd JNPC. Quem vende a rasga vende mal, esse é o caso do Porto. Que culpa tem Jorge Mendes das claudilas dos jogadores do Porto serem baixas?O problema do Portoe a má gestão é não o Jorge Mendes. Há 15 meses indiquei ao Porto um jogador chamado Andrey Santos, estava em fim de contrato e poderia vir apenas com prêmio de assinatura, o meu interesse financeiro era zero, pois não vivo do futebol. A resposta foi que só tinham interesse em jogadores portugueses. Entretanto, o atleta renovou com o Vasco, foi vendido ao Chelsea por 12 milhões e agora o Porto anda a ver se o Chelsea lho empresta.Certamente a culpa é do Jorge Mendes....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há 15 dias falaste do Andrey? O Andrey já é jogador do Chelsea há meses, só foi emprestado novamente ao Vasco porque não tinha internacionalizações para obter a licença de trabalho em Inglaterra...

      Eliminar
    2. Peço desculpa, leitura errada minha...

      Eliminar
  71. Pedro, o MU que acreditei ser para onde ia o DC - acho que cheguei a referir aqui que seriam 50 milhões líquidos para o FCP -, pelos vistos preferiu o Onana já conhecido do treinador e fala-se num negócio de 50 milhões. O Chelsea já fez mais de 200 milhões em vendas, tem dinheiro de sobra para o DC, mas como tem o Kepa e não precisa urgentemente do DC, pode pensar que quanto mais tarde, melhor negócio, digo eu.
    Gostava era de saber quem seria capaz de vender o Fábio Silva naquela altura por 40 milhões? Há negócios melhores, outros piores, mas já disse e repito, façam uma estátua ao SC e outra ao JM, se não fossem eles o FCP estava frito.
    Nos últimos anos qual foi a venda acima de 19 milhões feita pelo FCP que não tenha sido o JM?

    ResponderEliminar
  72. DVP

    Não tenho vindo aqui, para além de lhe subscrever os desejos de sentidas melhoras...

    Nas agora, que passei e estive aqui, para além de manter os desejos anteriormente enunciados, quero-lhe transmitir que entre outras afirmações que publicou, a última, as 12.58 é catedrática, porque pressupões (como outras) um acesso a fontes e um conhecimento profundo do FCP que amamos

    As melhoras e obrigado

    JPPCH

    ResponderEliminar
  73. Eu tenho o livro do Pipo Russo, posso emprestar. Os sócios e adeptos do Valência, chamam e clamam pelo "salvador" Mendes.

    Não quero ir por aí, as evidências, por exemplo, Ugarte/Diogo, ninguém as questiona?! Senhor Arnaldo, quero lá saber do Alex, e dos amigos de Alex... Eu sou adepto do FC Porto, nunca fui adepto do FC Mendes, ou de outra personagem qualquer, volto a repetir, eu não queria ir por aí, repito, Ugarte/Diogo?! Não, não há favores, o Diogo é dos melhores do Mundo ... Cruzem com a informação Rui Pinto, ou algumas afirmações do Rui Pinto, já não interessam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a culpa do Ugarte ser mais caro do que o Diogo Costa e do Jorge Mende? Sempre há cada teoria da conspiração. Não o que existe é diferença de competência entre a Sad do Sporting e da do Porto.

      Eliminar
  74. OLHA O NORTE.
    "Façam uma estatua ao SC e outra ao JM, se não fossem eles"- O sr presidente a algum tempo a esta parte, já estava de malas aviadas à porta de saída, digo eu...

    "Não aceito que um clube que já foi exemplo a nível de negociação de jogadores, esteja a passar por isto"- E muito mais, a cadeira do poder neste momento, tem gente abanadores de mosca e de recadeiros do sr presidente. Já nem falo dos gravitas do costume a venderem jogadores da loja dos trezentos para a B e alguns para A para depois serem emprestados ou irem embora de vez. Um FCP falido e mesmo assim, a começar pelo sr presidente, continua com uma estrutura GORDISSÍMA, digo eu.

    "O clube não vai a lado nenhum neste estado" - Neste estado de saúde financeira e de teimosia em reinar ate quando Deus Nosso Senhor quiser, digo eu.

    ResponderEliminar
  75. É verdade Vila Pouca. E atenção que não estou a demonizar o JM. Concordo que ele tem feito vendas para ajudar o FCP. Apenas acho que, tendo em conta que os 3 grandes fazem todos negócios com ele, porque somos o pior dos 3 a vender? Não digo que a culpa é do JM em si, apenas que os nossos dirigentes estão a falhar em alguma coisa. Não posso crer que o mercado ache que na 2ª Circular há melhores jogadores que no Dragão. É que até o SCP está a vender melhor que nós. Depois de uma época pobre da parte deles, conseguem vender o Ugarte (que, atenção, é muito bom jogador) por 60 milhões e nós que temos ficado sempre pelo menos em 2º, temos ganho troféus e feito boa figura na Europa não conseguimos vender os nossos melhores jogadores por valores sequer semelhantes? Repito. Acho que há algo que está a ser mal feito ou então nem está a ser feito. Nem falo dos jogadores que saem a custo zero porque isso é outra conversa e cada vez mais se vê a nível mundial isso acontecer, agora o que eu não aceito é estarmos mercado após mercado a ver navios desta maneira. A verdade é que a prioridade neste momento é um médio e não é um médio para fazer número. Tem que ser um que vejamos qualidade para chegar e entrar no 11. E não acredito que não seja pelo nosso estado financeiro que ele não vem.
    Como também não merecemos um esclarecimento depois daquelas declarações vergonhosas do FG, não espero muito do clube neste mercado. É fé em SC, valha-nos ele! Espero que pelo menos ele não saia porque faz-nos muita falta. Neste momento é ele que marca a diferença.

    ResponderEliminar
  76. PO, já te avisei, mas gostas de afrontar e provocar, comigo não tens hipóteses.
    O facto de reconhecer que sem o JM o FCP não vendia nem o Messi ou o Cristiano Ronaldo no apogeu da carreira, faz de alguém ser do FCMendes? Vindo de alguém que é mais Sergista que o próprio Sérgio não deixa de ter piada.
    Portanto, vai procurar a fauna para outro lado.

    ResponderEliminar
  77. Pedro, E a venda do Fábio Silva? Mas porque será que vendemos pior? Não será porque damos completamente o flanco? Já não fomos considerados um caso de estudo pela forma como contratávamos, valorizávamos e vendíamos? Porque agora não é assim?
    O FCP estava com a corda na garganta, precisava de cumprir com a UEFA e em simultâneo ter dinheiro para despesas correntes. O Tottenham chegou cá para comprar o Luis Díaz, oferecia determinado valor, mas não adiantava dinheiro, só resolvia parte do problema. Quem trouxe o Liverpool para o negócio? O valor teve de ser o mesmo dos londrinos, mas os de Liverpool aceitaram adiantar verbas, resolveram os dois problemas, mas mesmo assim ainda pagamos uma multa.
    Como é possível o FCP ter dois administradores para o futebol, mais o presidente e culpa-se o JM por vender abaixo dos valores desejáveis?

    ResponderEliminar
  78. Quem tem dinheiro para pagar o que o FC Porto pede são os sauditas e como tal acredito que havendo consenso com clube e jogadores os negócios serão feitos para esses mercados. Se o Taremi aceitasse jogar na Arábia, não tenho dúvidas que o FC PORTO já o tinha negociado... O caso de Otávio é diferente porque é o clube que não concorda com as verbas propostas para a transferência. No caso do Diogo é necessário que J Mendes convença algum clube saudita a pagar um valor aproximado dos 75M€.
    Tenho o pressentimento que não sendo por esta via nenhum clube das principais ligas irá pagar o que o FC PORTO pede. Diogo apesar da qualidade e margem de progressão tem o caminho tapado nas principais equipas há duas excepções: Newcastle e Bayern que ainda assim não parecem dispostos a gastar tanto.
    Otávio com 28 anos e Taremi 31, estão numa fase das carreiras em que os clubes, por não terem perspetivas de retorno do investimento, não pagam muito pela transferência.
    Restam Pepê e Galeno que poderão ter interessados em equipas médias das principais ligas, gerando bons encaixes para o clube.
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  79. Sfelgueiras, os árabes não pagam balúrdios por guarda-redes e até têm o De Gea disponível e sem pagar transferência. Acredito na possibilidade do Chelsea, têm dinheiro, mas podem não querer pagar mais 70 milhões depois de já terem pago o mesmo pelo Menos.

    ResponderEliminar
  80. Quando temos um administrador que grita aos 4 ventos que é preciso vender até 30 de junho , obviamente quem ouve , e está interessado em algum jogador nosso , só tem de esperar que o tempo passe , para depois comprar só ao preço que quer , e assim não há quem resista .
    Imaginem que eu quero vender algo no OLX , depois aparece um comprador , eu estou a rasca , pois preciso urgentemente do dinheiro , eu digo isso ao comprador e transmito essa necessidade, ansiedade e desespero , claro que o comprador vai imediatamente se aproveitar desse facto para baixar ao máximo o valor do que eu quero vender .
    Fernando Gomes já devia ter sido despedido por incompetência .

    Rezar para que o clube árabe não acione a cláusula do Otávio até dia 15 , para mim uma Pechincha (40M) , porque senão antevejo que caldo vá entornar , a partir do dia 15 sobe para os 60 milhões , curiosamente o montante que o Ugarte foi vendido .
    Outra coisa , porquê temos cláusulas tão baixas em alguns jogadores ???

    ResponderEliminar
  81. Independente de quem sai ou entra, a ideia que fica - e desde há alguns anos- é a de uma tremenda incapacidade de resolver o essencial do plantel, atempadamente, parece não haver planificação e que tudo é feito no joelho.
    Claro que a falta de ar nos bolsos ajuda, mas...
    A época começa breve, há uma supertaça e está muito, muito, por fazer...
    É tudo intrigante, num clube que já foi um exemplo e agora caminha a passos largos para a decadência, desde a gestão,
    planificação, compras, vendas e incapacidade negocial...
    Tomara estar enganado.

    ResponderEliminar
  82. Agradeço a ao Sr. MVP a manutenção do "tasco" aberto e desejo a melhor e mais breve recuperação possível.
    Não costumo comentar, apesar de ser leitor assíduo há muitos anos. Não sendo portuense, esta é uma forma de sentir o clube mais perto.
    Gostava só de perguntar, a todos os adeptos que por aqui andam a dizer que não percebem o que aconteceu ao nosso FCP que passou de comprar barato e vender caro, onde estiveram nos últimos 10-15 anos? Sim, porque podem acusar a SAD de muita coisa, mas a verdade é que os resultados financeiros (que eu nem sei ler muito bem pois não tenho conhecimento suficiente na área) explicam bem como aqui chegamos. Durante o FCP ganhou 100 e gastou 200 compondo o orçamento com vendas e empréstimos. Ora algum dia iriam acontecer épocas menos boas e outras más, em que iríamos acumular prejuízo. Esta gestão de risco estava à vista de todos. Ninguém via porque não queria. O fim dos fundos foi a morte desse modelo de negócio do FCP que nos dificultou muito mais o financiamento para bons jogadores. A quebra de relações com Jorge Mendes, que aí admito que não sei bom o que se terá passado, fez o resto. Os bons jogadores passaram a ir para os rivais porque ao contrário de alguns anos anteriores, não podíamos chegar lá no fim de negociação e oferecer mais salário que os rivais(como fizemos com James, Falcao, Álvaro Pereira,etc). Portanto tudo isto é normal ter acontecido. Eu abri os olhos em 2011 com a transferência do Moutinho em que se veio a saber que uma parte do passe passou a ser detida por um fundo que pertencia, se não estou em erro, a uma pessoa ligada ao Sporting e outra ao FCP. Isto deve ter acontecido em muitos negócios, pois como se sabe os titulares dos fundos eram anónimos. Mas isto apenas para dizer que era previsível o descalabro financeiro atual. Portanto não adianta agora andarem a procurar culpados nos Lopeteguis,Anteros,Jorge Mendes,Pinhos e Alexandres. Culpados somos nós, sócios, que sempre aceitamos tudo o que vinha do Sr. Presidente. Nem sequer se parou para pensar se o rumo era o melhor. Era dito pelo Sr. Presidente e nós todos: Ámen. Agora é tarde e não há como sair disto a bem. Ou se desinveste para compor as finanças, ou se vende o clube. Hoje ou daqui a 10 anos. São estas as opções. Mas a maior parte de nós vive numa ilusão tão grande, ou ignorância propositada, que ainda tem dificuldade em entender porque saiu o Diaz como saiu, ou o Vieira, ou Vitinha... É simples, se têm alguém que vos vem vender alguma coisa por 100 e vocês sabem que ele precisa disso como do pão para a boca, vão negociar por baixo: Queres 100? Dou 50. Isso é pouco. Pois, mas eu sei que tu se não pagares 50 ao não sei quantos até amanhã vais ficar a dormir na rua. Então pronto, dá cá os 50. Portanto alguém vai pagar 70M pelo Diogo Costa porquê? É só esperar que entre em saldo para o FCP não ficar sem poder inscrever-se nas competições europeias. Ao contrário de nós, que parece que não vemos as nossas contas, os outros clubes sabem isso perfeitamente.
    Valha-nos Sérgio Conceição que nos vai dando estabilidade e competência, porque quando ele sair e se não acertarmos num treinador que consiga fazer muito com pouco(e não há desses por aí com fartura), vamos estar ao nível de Braga e Sporting.
    Não há dinheiro, não há artista. E nesta arte da bola, digam o que disserem, quem tem melhores jogadores ganha mais vezes, com ou sem bons treinadores, com ou sem centralismo, com ou sem árbitros. Continuamos a apontar para fora com o problema bem dentro de casa. E ainda recebem prémios de gestão com esta gestão vergonhosa.
    PS: o caso que expõem em cima do Ugarte vs Diogo é paradigmático. Mas 'bora lá inventar uma teoria qualquer de conspiração porque é impossível o Sporting estar a ser mais competente do que nós nalgumas coisas. enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde João Reis, dos melhores comentários que li nos últimos tempos! Concordo a 100%. Eu comecei a notar que algo mudou no Fc Porto, em 2000 e tal. Certo, veio o Mourinho mas as coisas já não eram exactamente iguais. Eu já disse aqui em tempos, o PC deu muito ao clube, mas no dia que sair, levará tudo. Os sócios deixaram de ser do clube para serem do Fc PC. Pois bem, pagarão o preço bem alto quando este acabar.

      O clube neste momento é o mais endividado em Portugal. Tecnicamente já está falido a uns anos. Se liquidassem o clube seria insuficiente para abater a dívida. E todo o mundo sabe disto.

      Alguém perguntou porque não temos cláusulas mais altas..para quê? Não servem de nada neste estado. Só servem para pagares salários milionários aos jogadores.

      Eliminar
    2. 3asifa , o Vitinha e o Fábio Vieira podiam ter saído com cláusulas mais altas .
      Jogadores com formação no nosso clube , não tínhamos de pagar como por exemplo o Luís Diaz , que ainda tinha percentagem do ex clube .

      Eliminar
  83. Lendo os comentários, uma pequana nota. É quase unánime que na equipa do FCP o colectivo é melhor que o individual, mérito do SC. Por isso é normal que os compradores ao olharem para os jogadores do FCP descontem o factor SC e talvez até o façam exageradamente. Quer dizer o "reverso da medalha" de termos uma equipa competitiva nuito à custa do SC é que depois não conseguimos vendas extraordinárias (no entanto o DC sendo guarda-redes devia ficar de fora destas considerações).
    A consequência do que digo deveria ser que o valor do SC devia ser altíssimo mas facto é que ele não saíu até agora o que pode ser outra questão.
    Aproveito para desejar a continuação da boa recuperação ao DVP.

    ResponderEliminar
  84. João Reis, se acompanhas o blog sabes que aqui sempre foi dito que o nosso modelo de gestão tinha riscos, mas tínhamos o melhor gestor de riscos do mundo, o presidente PC. Também deves ter lido que as receitas ordinárias não chegavam, precisávamos de receitas extraordinárias e essas ou vinham através de grandes performances desportivas, Champions, ou de venda de jogadores. Só que até determinada altura, tinhas plantéis de maior qualidade e para teres contas equilibradas precisavas apenas de uma, no máximo duas transferências. Para além disso tinhas um passivo na casa dos 200 milhões e capitais próprios positivos, ou negativos, mas muito próximo do positivo. Só que as coisas descambaram a partir de certa altura, o passivo aumentou brutalmente, está nos 500 milhões, os capitais próprios negativos ultrapassam os 100, de receitas extraordinárias para equilibrar as contas de 25, 30 milhões, passaste a ter de fazer mais valias quem em algumas épocas tinham de ser de mais de 100 milhões. O buraco aumentou muito - só não é muito maior porque temos ido quase sempre à CL e conseguido passar à fase a eliminar, mérito do treinador -, e a questão é saber como vamos começar a tapar o buraco, mantendo a ambição e a capacidade para lutar por títulos. Essa é a grande questão para o futuro, até porque a história dos jogadores da formação terem valor contabilístico zero, e portanto o valor dos plantéis são inferiores à realidade já não colhe muito, o único jogador da formação que vale muito dinheiro é Diogo Costa.
    O Moutinho não saiu em 2011, saiu no final da época 2012/2013, juntamente com o James.

    ResponderEliminar
  85. Na situação atual, rezar para o Otávio não sair por 40 milhões, é um sacrilégio.

    Se alguém der 20 milhões pelo Taremi? Avião

    O FCP está numa situação de emergência financeira e será sempre preferível vender jogadores sem futuro financeiro que outros, por muitos custos desportivos que isso tenha.

    Eu sei que já saiu o Uribe mas a situação financeira é muito mais critica que a situação desportiva.

    Pepê, Evanilson, João Mário, Galeno ainda não atingiram a sua valorização máxima. A renovação de Marcano é compreensível mas o David Carmo tem que ser lançado.

    Diogo Costa devia ser o ponto de equilíbrio mas não está fácil. Quem sabe o Donarruma insatisfeito em Paris, permita uma dança de GR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Donarruma sair vai para o Inter de Milão , para suprir a venda do Onana que foi para o Manchester United .
      Depois ia o Diogo Costa para Paris ...
      Mas também há o Chelsea .
      Eu via com bons olhos um negócio para Londres com o Diogo Costa a ser vendido por 60 milhões + o passe de Andrey Santos .
      Seria o ideal ...

      Eliminar
  86. Boa tarde ilustre amigo
    2 em 1 💸
    Dia de arranque dos trabalhos do Porto B, e há minutos tivemos a oficialização de duas caras novas que irão integrar o plantel às ordens de António Folha.
    A saber ⬇

    ✔ Eric Pimentel
    O defesa central brasileiro tem 20 anos, saiu a custo zero do clube que o formou desde criança (Vasco da Gama), assinou até 2027 com o nosso Porto e irá vestir a camisola 53.

    ✔ Kennyd
    O avançado brasileiro chega por empréstimo (com opção de compra), alinhava nos sub 20 do Goiás, e com 19 anos vai para o 7º clube da sua curta carreira.

    🔹 Esta dupla brasileira é representada pelo mesmo empresário, Ulisses Jorge, e a chegada de ambos havia sido garantida no final de mês de março, numa negociação onde Alexandre Pinto da Costa assumiu um papel fundamental.

    Pimentel e Kennyd chegam ao continente europeu sem nunca terem sido utilizados no principal campeonato brasileiro, sendo óbvio que embora siga muito futebol brasileiro, não acompanho os sub 20 de emblemas como o Goiás, Cuiaba ou Vasco da Gama (clube grande mas em crise há longos anos).

    Aguardemos pelo que irá sair deste "shampoo" 2 em 1.
    Se mais uma lavagem, ou um Pimentel para o A

    ResponderEliminar
  87. Samagaio, por princípio não sou contra estas vindas, desde cumpram alguns prossupostos. Não temos na nossa formação jogadores com as mesmas características? Têm o OK do scouting? Qual o preço a pagar? Principalmente porque todos os anos há um corrupio de chegadas para a equipa B, sempre com o APC no centro dos negócios e que me lembre, apenas Galeno e Namaso são apostas que resultaram. Tenho expectativas que o João Marcelo também venha a resultar.


    3asifa, com que então em 2000 já estava mal, devíamos fechar o ciclo? 2003/04/06/07/08/09/11/12/13 campeões, pelo meio não sei quantas taças e supertaças e a coisa pouca de 3 títulos internacionais, sendo que um foi só o maior feito de uma equipa na história do futebol português.
    Vir agora, numa momento crítico, dizer que já em 2000 as coisas não estavam bem, é fácil. Houve um pequeno período no pós penta que correu mal, mas nunca foi caso para colocar tudo em causa.

    ResponderEliminar
  88. Concordo consigo em relação a estas vindas. É normal o scouting procurar jovens jogadores, o problema é a taxa de aproveitamento baixíssima e a maioria destas vindas pareceram negócios para alguém encher os bolsos e sem nenhum critério...
    Estou curioso para ver o Eric já que com David Vinhas, Gabriel Brás, António Ribeiro e se calhar ainda com Zé Pedro e Romain além de João Marcelo não vejo necessidade mas espero que seja uma bela surpresa...

    ResponderEliminar
  89. Se sou muito critico desta direção, também não posso concordar que em 2000 as coisas já eram assim e que isto era inevitável, já com as práticas da altura e não digo isto por qualquer resultado desportivo conseguido entretanto.
    Um dos grandes problemas estratégicos que cometemos foi não percebermos que com o fim da possibilidade da partilha de passes dos jogadores com fundos deveríamos ter apostado forte na formação, porque era claro que seria cada vez mais difícil trazer os James ou Danilos desta vida, por isso era necessário uma nova fonte de rendimento. Isso até hoje está por fazer.
    Depois tivemos um erro conjuntural claro, que foram as 2 épocas de Lopetegui e o corrupio de entradas e saídas que comprometeu financeiramente o clube até agora.
    Era e é possível fazer muito melhor e haveria muitas situações particulares passíveis de serem discutidas mas sinceramente isso não me interessa neste momento.

    Mas o pior de tudo é que esta direção claramente não tem uma só ideia para tentar colocar o clube novamente nos eixos e a ideia que passa é de um imobilismo atroz e que nem se tenta porque lhes é indiferente o estado das coisas desde que o bolso ao fim do mês continue a encher.
    O pior é esta direção comporta-se como se fossem donos do clube e não precisem de dar nenhumas explicações aos adeptos.
    O pior é a completa falta de transparência num momento critico como este.
    O pior é esta prepotência que até quando se fazem vídeos sobre os melhores momentos se censure um ex-treinador porque este poderá a cometer o maior crime de sempre que é candidatar-se à presidência do clube.


    ResponderEliminar
  90. JM, tem estado a vender jogadores do slb, muito acima daquilo que eles provam valer nos clubes para onde vão. Flopelix, desvalorizou, "só", quase 80 milhões de euros, relativamente ao valor por que foi vendido ao AtMadrid. Enzo Fernandez, em meia época, no Chelsea, desvalorizou, "só", 42 milhões de euros. Vá lá, que o Darwin só desvalorizou, numa época, 15 milhões de euros.
    Já os jogadores que tem vendido do Porto, regra geral, tem-os vendido bastante abaixo daquilo que eles provam valer nos clubes para onde vão. Luís Diaz, por exemplo, apesar de + de 6 meses de lesão no Liverpool, vale quase + 30 milhões do que o valor que rendeu ao Porto.
    Isto está a criar um fosso financeiro, e consequentemente desportivo não tarda nada, com efeito cumulativo de época para época, entre slb e Porto, que não é nada agradável de constatar pelos portistas. Há quem ache que é completamente culpa da administração do Porto, se calhar até a parte das vendas surrealistas dos flops do slb. Eu, que tenho sido, nos comentários que tenho feito neste blog, extremamente crítico de PdC e companhia, acho que não, acho que JM também tem muitas culpas no cartório. Estou convencido, que ele não se esforça tanto, nem pouco + ou menos, a vender os jogadores do Porto, como se esforça a vender os do slb. Até porque o slb, também não pode ter uma situação financeira maravilhosa. Fez uma venda de 122 milhões, contraiu um empréstimo obrigacionista de 121 milhões, tem 40 milhões ou + garantidos na Champions e mesmo assim, tenho lido e ouvido dizer, que ainda precisa de vender o Gonçalo Ramos por 80 milhões. Esta necessidade toda, de receitas extraordinárias tão avultadas...acima dos 350 milhões de euros...não é indiciadora de uma boa situação financeira, muito pelo contrário. Portanto, JM vende os jogadores do Porto muito mal vendidos, porque a situação financeira do Porto é muito má. Mas os jogadores do slb, cuja situação financeira não pode ser assim tão boa, tendo em conta o valor brutal das receitas extraordinárias, vende-os super bem vendidos. A única conclusão que consigo tirar disto, é que JM, faz render muito + o peixe do slb que o do Porto. Se calhar, falou com grande entusiasmo do João Félix aos dirigentes do AtMadrid, convenceu-os de que estava ali um novo Futre, e eles perderam a cabeça, e pagaram o que o slb queria. Se calhar, disse aos dirigentes do Chelsea, que estava convencido de que o Enzo Fernandez ia ser o novo Messi, e eles entusiasmaram-se e lá pagaram o que o slb queria. Se calhar, tem falado com menos entusiasmo do Diogo Costa aos dirigentes do Chelsea, dizendo-lhes apenas que é um bom gr com muita margem de progressão, e eles não se entusiasmam, e não pagam ao Porto aquilo que o Porto quer.
    Não sou adepto de teorias da conspiração. Mas lá que há muitas conspirações por esse mundo fora e em Portugal também, há, disso não tenho dúvidas nenhumas.

    ResponderEliminar
  91. Negroni, achas que o Liverpool, por exemplo, cheio de gente que conhece bem o futebol português, precisa de ser influenciado pelo JM na altura de contratar o Luis Díaz ou o Darwin? Não. Eles não queriam contratar o LD, só contrataram porque foi uma boa oportunidade de negócio, se fosse por 60 ou 70 milhões não contratavam. E esse foi o trabalho do Jorge Mendes, levá-los a contratar um jogador e a adiantar algum do dinheiro que precisávamos como do pão para a boca. Mas se pegarmos na tua teoria e como Danilo, Militão, Alex Telles, Fábio Silva, Fábio Vieira, Rúben Neves, André Silva e Vitinha, foram todos vendidos pelo JM, mesmo não sendo empresário de alguns, se ele vende mal, porque a administração da SAD não toma posição? Por exemplo, Vitinha tinha uma cláusula de 40, querias que vendesse por 60?
    O único jogador que para mim foi mal vendido foi o Luis Díaz, mas as razões são tão cristalinas e estão tão claras que sobre o colombiano não vale a pena dizer mais nada, melhor, se por culpa nossa Díaz não tivesse de sair em Janeiro e como estávamos na Liga Europa, aí sim, o negócio podia ter sido muito melhor.
    Ah, sobre o Diogo Costa, achas que há algum clube de topo que precise de um guarda-redes de qualidade que não tenha o Diogo referenciado? Achas que os treinadores e scoutings desses clubes precisam de ser pressionados pelo JM para contratarem o Diogo?

    Hoje Fernando Gomes deu uma entrevista ao Jogo, tardia, mas valeu a pena haver pressão. Vou tentar ler com atenção e depois falamos.

    ResponderEliminar
  92. Nem é preciso ir buscar o Diogo Costa, basta analisarmos as vendas do Sporting e Porto ao PSG. Nuno Mendes, um lateral e Ugarte um trinco, por 45 milhões e 60 milhões respetivamente.
    Nós vendemos um médio ofensivo, Vitinha, por 40 milhões.

    Eu sei que é frustrante vermos um clube como o Sporting, que nada ganha, fazer melhores negócios do que nós. Essa frustração leva-nos muitas vezes a disparar para tudo o que mexe.

    Mas então o JM não cobra uma comissão de 10/15% por cada transferência em que esteja envolvido? Não me parece que JM abdique de ganhar uma comissão maior, só para prejudicar o Porto, ou seja, que se prejudique a ele próprio para prejudicar o Porto.

    Quando se está com a corda ao pescoço, toda gente se tenta aproveitar, mesmo quem tem muito dinheiro. Ainda há dias li que os árabes estão a tentar baixar o preço do Otávio. Andam a rebentar dinheiro a torto e a direito, mas até eles regateiam preços connosco.

    O próprio Otávio é outro caso enigmático. Como é possível um jogador com a sua qualidade, o melhor da liga, não ter uma fila de clubes dispostos a bater a misera cláusula de 40 milhões? Ainda bem para nós que isso ainda não aconteceu, mas era um jogador que à partida se venderia sozinho, tal como Diogo Costa.

    O preocupante disto tudo é que nós adeptos, há uns anos atrás olhávamos para estes períodos de mercado sempre com grande a preocupação de perdemos as nossas pérolas. Agora ficamos preocupados é por não as vendermos.

    ResponderEliminar
  93. OLHA O NORTE.
    JÁ HÁ DINHEIRO, NEM PRECISAM DE VENDER!!!
    "O que Hoje é verdade Amanhã é mentira". Nada que já não se saiba, desta gente...

    ResponderEliminar
  94. Caro Sr. MVP a questão do Moutinho foi no ato da compra, não da venda. Referi erradamente 2011, deve ter sido em 2010. Mas a minha chamada de atenção para esse negócio era apenas para fazer notar que havia muitas partilhas de passes e isso diminuía os lucros numa futura venda. Portanto a ideia de não sabermos o que foi feito ao dinheiro é uma falácia. Não ganhávamos tanto dinheiro como pensávamos pois os passes não eram todos nossos e além disso pagávamos salários altíssimos. Mas era a forma de termos melhores jogadores que os rivais. Lá está, gestão de risco. Mas atenção, a minha critica não é a essa gestão. A análise do risco é que acho que não foi bem feita.
    Sei bem qual a sua opinião e com a qual concordo em 90% dos casos talvez. É um facto que sempre foram necessárias receitas extraordinárias, mas como diz e bem, essa necessidade foi aumentando drasticamente. Antes era orçamentada a entrada na fase de grupos da Champions, o que para mim já era risco suficiente, para passar, creio eu, a ser orçamentada a chegada aos 4ºs. Isto é um risco desmedido. Infelizmente a parte desportiva não é uma ciência exata. O "All In" com Lopetegui(não por culpa deste) correu mal e os nossos custos dispararam. Nessa altura eu achei que era um risco demasiado grande e que não compensava. Mas o problema já vinha de trás. Gastávamos demais e algum dia essa dívida nos iria apanhar. Temos andado em constantes fugas para a frente e aí mérito desportivo inequívoco mas uma gestão, mesmo para mim que não percebo muito disso, completamente amadora. Gerir a pedir empréstimos não é gerir, é endividar até não dar mais.
    Honestamente, para responder à grande questão que coloca, só vejo as duas hipóteses que apontei, desinvestir ou vender o clube. O estamos a fazer atualmente não me parece solução, é adiar o inevitável. Parece-me um bocadinho aquela ideia de "quem vier atrás que feche a porta". Ou então a parte desportiva corre muito bem nos próximos 10 anos e vai dando aos poucos para ir diminuindo a dívida com as tais receitas de transferências e vendas de passes.

    ResponderEliminar
  95. Vila Pouca, eu não falei do Vitinha, não sou idiota, só falei do Luís Diaz, que tinha uma cláusula de 80 milhões. Mas também podia ter falado do Rúben Neves e do Alex Telles, outros péssimos negócios do JM. Houve alguns bons negócios, Militao, André Silva, Fábio Silva, Fábio Vieira. Mas os maus, têm sido quase tão frequentes como os bons. Pode dizer-se, que o JM, para o Porto, vai alternando entre bons e maus negócios. Para o slb, vai alternando entre negócios estratosfericos, mirabolantes, e negócios muito bons. Está uns patamares acima, quando se trata do slb. E não me parece, por + que muitos portistas refiram isso, que a má situação financeira do Porto explique tudo. A situação financeira de slb e do sporting é quase tão má como a do Porto. O sporting tem um passivo de + de 405 milhões de euros, e isso não impede o Mendes de lhes vender muito bem os jogadores. O do slb, é de praticamente 400 milhões, e os jogadores são estratosfericamente vendidos pelo Mendes. O do Porto, anda à volta dos 480 milhões, e, pelos vistos, pra muitos portistas, é essa diferença, relativamente pequena, de 80 milhões (20% de 400), que justifica a diferença enorme entre os estratosfericos negócios para o slb e os maus negócios para o Porto. Isto não me entra na cabeça, não faz sentido nenhum, que 80 milhões de diferença no passivo, façam a diferença entre negócios estratosfericos e maus negócios. Portanto, das duas uma: Ou os jogadores do Porto são muito piores que os do slb...e basta pensar em Luís Diaz e Diogo Costa, do melhor que há a nível mundial, nas respectivas posições, para essa hipótese cair por terra...ou então o Mendes, vende os jogadores do Porto muito pior do que vende os do slb. Aliás, a diferença do nosso passivo para os passivos de slb e sporting, pode muito bem ser atribuída ao Sr. Mendes; Se ele vendesse os nossos jogadores tão bem vendidos como vende os deles, o nosso passivo era inferior a 400 milhões; Se, por outro lado, vendesse os deles tão mal vendidos como tem vendido os nossos, o passivo deles era igual ou superior ao nosso. O Sr. Mendes, como quem não quer a coisa, compõe as contas de uns, e piora as contas de outros. Até parece, que é um daqueles arrebanhados pelo polvo encarnado, segundo um documento que veio há uns tempos a público, em que eles se propunham aliciar para a causa deles, figuras públicas, desde jornalistas a juízes, passando por autarcas e políticos, de forma a ficarem donos disto tudo. Pra mim, quem vier depois de PdC, é bom que corte completamente com o Sr. Mendes. Ele que continue a negociar jogadores do slb e do sporting, que vende estratosfericamente ou muito bem. O Porto, que arranje outro super agente de jogadores de futebol, há + agentes do nível do Sr. Mendes, pelo menos uma meia dúzia, que de certeza ficarão contentes por poderem ter em carteira jogadores como o Diogo Costa ou o Luís Diaz.
    Isto tudo que disse, não invalida a má actuação da administração a nível financeiro. O passivo, mesmo sem a actuação diferenciada em relação aos de Lisboa do sr. Mendes...pra mim...seria muito elevado. É PdC, o principal responsável pela situação quase calamitosa do FCP. Mas o Sr. Mendes, com más vendas para um lado, e muito boas ou estratosfericas para os outros, tem dado uma ajudinha.
    Resumindo: PdC e companhia, incluindo Mendes, fora do Porto. Nova direcção/administração e novo agente, que há + agentes no mundo, precisa-se, com muita urgência.

    ResponderEliminar
  96. Negroni, como pelos vistos não adianta, a culpa é do JM, mesmo quando, por exemplo, as razões para a venda do LD abaixo do seu valor são tão óbvias, mesmo quando o Alex Telles era mais um que ia sair a custo zero e foi vendido acho que por 15 milhões, já não argumento mais.
    Para mim os culpados estão bem identificados, este portista mantém que se não fosse o treinador conseguir muito com plantéis longe dos de outrora e o JM conseguir vender em alturas decisivas, o FCP estava feito ao bife. Logo no 1º ano tinha incumprido com a UEFA o acordo sobre o fair-play financeiro.

    ResponderEliminar
  97. É fácil dizer que o FCP devia encontrar outro super-agente, quem? Porque é que JM teve períodos que se afastou do FCP e foi chamado em desespero?
    Enfim, é melhor ficar quieto que expor situações muito desagradáveis.

    ResponderEliminar