terça-feira, 11 de julho de 2023

Entrevista de Fernando Gomes ao Jogo...


Finalmente, mas com onze dias de atraso - depois das declarações que causaram instabilidade e sobressalto, feitas na Euronext, esta entrevista devia ter sido dada no primeiro dia de Julho -, o senhor doutor Fernando Gomes, administrador com a pasta das finanças da SAD do FCP, veio prestar declarações.

Está aí a entrevista, fica guardada para memória futura. Vamos todos esperar que no futuro as declarações venham a ter confirmação - não há consequências para o FCP - Futebol, SAD, o exercício negativo na época que terminou a 30 de Junho -, não venham a ser desmentidas pela realidade. Sim, esta entrevista poderia deixar-nos tranquilos - apenas nessa matéria, porque em relação à situação da SAD portista... - não fora o caso de no passado algumas declarações de Fernando Gomes serem extemporâneas  - o caso da transferência garantida de Vitinha para o Wolverhampton, que afinal não estava garantida coisa nenhuma, é um bom exemplo.
Nesta entrevista que toca em alguns pontos importantes, faltou uma pergunta óbvia para mim: como é que nesta situação financeira gravíssima os administradores recebem prémios de gestão?
Já quando diz que culpá-lo das compras ou vendas só por má-fé, subscrevo na íntegra. A culpa está mais acima, em quem gere o futebol.




128 comentários:

  1. A entrevista serviu sobretudo para tentar lavar a má imagem que tem e acalmar as hostes .
    Não há muito que se tire desta entrevista , mas duas coisas a reter .
    Primeiro falou que não irão permitir investimento estrangeiro no clube/SAD , se assim é , como sair deste problema ?
    Depois o naming do estádio e pavilhão , se se concretizar , até que enfim , mas veremos depois quem são esses parceiros e quanto o clube encaixa .

    Caro DVP , não foi só o Vitinha no Wolverhampton , foi também o Osório no Zenit , que era suposto ser empréstimo com cláusula de compra obrigatória .

    ResponderEliminar
  2. Quanto a mim esta entrevista serviu sobretudo para clarificar que não estaremos na alçada do FFP apesar dos resultados negativos que vamos apresentar. Agora não me descansa quanto ao futuro. Não sabemos a ordem de grandeza dos prejuízos e tudo o resto (naming, financiamento futuro, etc) é tudo uma nuvem ainda. Estou numa de ver para crer.

    ResponderEliminar
  3. Se a ideia da entrevista era tranquilizar, pelo menos a mim não sossegou.. A estratégia continua a passar pelas receitas extraordinárias, da venda de jogadores, que cada vez são menores e, pela participação na liga dos campeões. Ora estes dois pressupostos estão mais perto de ser alcançados se houver investimento, coisa que cada ano que passa é cada vez mais difícil pois as receitas geradas servem para cumprir com compromissos financeiros. É fácil portanto prever que destino terá o retorno económico do naming do estádio e do pavilhão. Diz o CEO da SAD que o sucesso financeiro já foi alcançado com as obrigações, que de acordo com o próprio, se trata de financiamento com taxas de juro abaixo das praticadas pela banca, pelo que agora cabe ao treinador e jogadores alcançarem sucesso desportivo, que passa obrigatoriamente pela conquista do campeonato, uma vez que só assim assegura os milhões da UEFA. Quanto ao exercício, que já se sabe terá saldo negativo, não se sabe qual a dimensão do prejuízo..
    Em suma FG disse o seguinte: a administração da SAD limita-se a gerir as consequências financeiras dos resultados desportivos, ou seja quando corre bem entra dinheiro e a responsabilidade é partilhada por todos, quando corre mal a responsabilidade é de quem montou a equipa e de quem joga, uma vez que na SAD não se tomam decisões de âmbito desportivo.
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aliás o senhor presidente do FC Porto fez questão de dizer isso mesmo quanto ao “quando corre mal a responsabilidade é de quem montou a equipa…” aquando da apresentação do Navarro "...este jogador tem a total aprovação de Sergio Conceição…”.
      Nos bons anos nunca diria isso, falaria no coletivo.

      Eliminar
  4. Sobre o naming e para mim, como já tem barbas, estou como em relação à academia, ver para crer. Se for verdade que seja para ser aplicado de forma correcta, não aconteça como as verbas do contrato televisivo onde do valor total das verbas que devíamos receber até 2028 parte substancial já foi gasta.

    Também espero que seja mesmo assim, independente do valor do prejuízo do exercício que terminou em 30 de Junho as consequências não sejam nenhumas, não venhamos a ser surpreendidos com más notícias, mesmo que se limitem a multas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é mesmo essa. Está visto que querem acelerar o naming para poder antecipar as receitas do contrato ( provavelmente de 10 anos) e quem vier a seguir que se amanhe...
      E é preciso contratar uma empresa externa para tratar do assunto?

      Eliminar
  5. O que FG diz, é tudo De LaPalisse. É um gestor medíocre. Só lá está, por ser um yesman de PdC.

    ResponderEliminar
  6. Depois de ler isto em 2016 está tudo dito.
    https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/desporto/fc-porto/amp/fernando-gomes-contrato-com-a-pt-permite-gerir-fc-porto-de-outra-maneira-4961030.html

    ResponderEliminar
  7. FG disse aquilo que muitas vezes foi dito aqui. Não decide. Em suma, é bem pago demais para aquilo que faz

    Desta vez não adiantou valores para não cair em contradição.

    O objetivo será mascarar os resultados financeiros mas, sem vendas, de certeza que vamos deitar a perder a quase totalidade dos lucros obtidos nos dois exercícios anteriores.

    Nesta altura, o objetivo principal passará pela venda de Otávio e Taremi. Quase que apostaria. Não é opção. É o que nos querem comprar a um valor mais perto das nossas exigências.

    Em relação ao Jorge Mendes e outros empresários , eu apenas questiono. Sendo o Uribe um jogador livre porque será que nenhum grande clube europeu apostou na sua contratação? Neste caso, nem se pode dizer que foi culpa do FCP, nem do JM. Foi o mercado, foram os treinadores que não fizeram força suficiente para o levar. E o mesmo aconteceu com Brahimi, Marega. A única excepção dos jogadores que sairam a custo zero foi o Herrera.

    Será que é o tipo de jogador que construímos que não é atrativo para o mercado dos principais clubes?

    Posso dizer que vi apenas um ou dois jogos dos sub19 e vejo ali futuro. Olho para o Rodrigo Mora e vejo ali muito futuro. São todos? Não. Mas nós na formação, temos muitos valores e esse terá que ser o caminho. Precisamos de mais Diogos Costas, de mais Vitinhas, de mais Fábios mas vendidos na hora certa. Se o FCP fez finca pé pelo Diogo, acho que fez muito bem. Não vai agora, vai para o ano. Temos que voltar a ser assertivos nas negociações.

    ResponderEliminar
  8. Mas o FG acerta em alguma coisa no que diz? 😀

    ResponderEliminar
  9. Caro DVP e Amigos Portistas,

    Diz o grande artista financeiro: "Há capacidade e condições para ir ao mercado"... Basta contrair mais umas dívidas, mais umas obrigações.. Estes tipos estão completamente à deriva: sem rumo, sem energia. É um medíocre este CFO! Se há dinheiro, estamos à espera de o quê para ter a equipa completa a preparar a época!?
    Tratam-nos como se fossemos lampiões e isso é o que me deixa mais...

    Obrigado pelo desabafo!

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
  10. Boa noite,
    Eu associo sempre este antigo presidente da Câmara Municipal, à prosmicuidade política vs desporto... terei sempre alguma dificuldade em fazer a separação!
    A entrevista será mais para reunir simpatia, mas por mais bonito q se possa ser, só o será quando tiver obra e trabalho feito... e por mais q mexa, parece-m q só se enterra mais!
    Se fosse feita uma petição para abolir os agentes e empresários, contem comigo... agora culpar os empresários das vendas que o FCPORTO faz...?! Não entendo, não são os clubes os detentores dos passes dos jogadores?! Não são estes q tomam as decisões finais?!... Não entendo mm! Vcs queriam q andassem com palas - tipo Atlético de Madrid ou eventualmente Chelsea, e vender aos 120$... também eu, mas assim também o prémio por desempenho destes senhores, sobe, e não vale a pena!
    Pessoalmente não vejo o Diogo Costa a valer 75$ (não usem comparações como as anteriores, assim valerá 150$...), excelente keeper, orgulho portista... mas só se diferencia dos demais pelo jogo de pés! Gostava d ver sair Taremi, Pêpe...

    ResponderEliminar
  11. Caro DVP e Amigos:
    Claro que a entrevista de FG é tardia e pouco ou nada acrescenta. Continuamos com dificuldade em vender por valores justos e temo que Otávio, Taremi e Pepê irão sair o que a acrescentar a Uribe significa um autêntico rombo na estrutura da equipa.
    Entretanto o pasquim publicitário anuncia a chegada de "estrelas" a Tires para se juntarem á constelação de Schmidt ... é um fartar vilanagem!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Olá Sr Mário,
    "Será que é o tipo de jogador que construímos que não é atrativo para o mercado dos principais clubes?"
    A resposta é fácil se olhar para o percurso dos jogadores depois de saírem do clube.
    A questão não é essa, a questão de fundo é mesmo a falta de qualidade geral dos jogadores, que nos últimos anos têm passado pelo clube, que muitas vezes não temos sido capazes de compreender porque, como adeptos, gostamos de valorizar os nossos.

    O Uribe apesar de ser um jogador que a maior parte dos adeptos gostava, na realidade não iria acrescentar nada de especial a qualquer clube médio europeu e preferiu ganhar mais dinheiro.

    Sem dinheiro para buscar promessas internacionais como fazíamos, precisamos de criar as nossas promessas e vimos como facilmente Vitinha e Fábio Vieira (que tantos adeptos ridicularizaram porque passeava em campo) foram vendidos.

    Esta época é relativamente fácil perceber as dificuldades. O clube tinha 2 apostas claras: David Carmo e DC. O primeiro foi encostado por SC (não estou aqui a fazer julgamentos sobre essa decisão) e o DC está claramente marcado pelo mundial (a 1º coisa que os adeptos e CS iriam mostrar era um guarda redes que custou tantos milhões teve uma situação para os apanhados no último mundial).

    Restam Taremi e Octávio que são os únicos que se destacam qualquer coisa dos restantes mas pelas idades e qualidades, também não são jogadores que entusiasmem muito.

    PS.
    Se esta suposta entrevista era para acalmar as mentes dos adeptos, para mim, funciona exactamente ao contrário. Ler que em principio vamos ao mercado financiarmos a taxas de juro proibitivas para podermos manter a actividade corrente, ou seja pagar salários é aterrador sabendo a situação em que estamos e que em principio a banca nacional não dá crédito a clubes de futebol.
    Tudo o resto é uma mão cheia de nada, com direito a fanfarronice como de costume, dizendo que não faltam investidores a quererem entrar no clube mas eles é que não querem.

    ResponderEliminar
  13. O momento é de números e de contratos para os grandes clubes portugueses. Por isso, quando nos encontrámos no Líder, restaurante quase histórico da zona das Antas, bem perto do Dragão, Fernando Gomes, administrador da SAD portista, antigo presidente da câmara e ministro de um governo de António Guterres, ainda estava sob os efeitos desse acordo dos 457,5 milhões de euros com a Altice/PT/Meo.


    "É um grande acordo que permite sobretudo que o FC Porto, enquanto empresa, possa ser gerido de forma menos contingente. Até agora, os encargos operacionais eram sempre superiores aos proveitos operacionais, sem contar com as mais-valias das transações de passes de jogadores. A partir de agora podemos vir a deixar de ter de tomar decisões sob pressão. Permite gerir o clube de outra forma, mais objetiva económica e financeiramente e sem estar tão dependente dos ganhos ocasionais em janeiro e no final da época. É essa a grande vantagem", diz o homem que trata das finanças da SAD e do clube. "De resto, a ideia é que este dinheiro não vá para reforços, porque para isso o FC Porto gera recursos suficientes. Iremos baixar custos, pagar dívida e ter uma gestão mais sã."

    Entrevista de Fernão de Gomes em 2016. Cada vez entendo menos o estado das finanças do clube...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a partir daí, as coisas ficaram piores que nunca, logo em 2017 a uefa intervencionou o FCP por causa do incumprimento do fair play financeiro. Sempre que FG abre a boca, normalmente as coisas acontecem ao contrário.

      Eliminar
  14. O que me deixa surpreendido no meio de toda esta bagunça é o nosso treinador ainda nao ter manifestado, de forma direta ou indireta, algum sinal de frustração devido a toda esta instabilidade em torno da construção do plantel. Mais ainda, porque acredito que ele já está certamente a par das negociações para a transferência do nosso melhor jogador - falo obviamente do Otávio. Relativamente à construção do plantel, recordo que estivemos toda a época sem um lateral direito de raiz e estando nós em meados de julho continuamos com esta cratera na nossa defesa.
    Pedro L Cardoso

    ResponderEliminar
  15. Malta a leitura que eu faço da entrevista do FG é a seguinte
    Para comprar temos que vender pelo mesmo valor
    Daí a conversa de angariar 50m€ e termos 45m€ para comprar.
    Traduzindo em termos práticos aqui vai
    DIOGO LEITE vendeu se por 7.5m€
    NAVARRO comprado ao que tudo indica pelo mesmo valor
    TOMÁS ESTEVES está a venda por 5.5m€ o clube onde esteve emprestado o PISA estaria disposto a dar esse valor
    Com esse valor já dava para comprar os 2 do rio ave GUGA e COSTINHA ou Os 2 do BOAVISTA BRUNO e MALHEIRO mesmo sabendo que o BOAVISTA nos deve 3.5m€ do Chidozie
    Quantos as outras vendas.. Se sair Taremi pelo valor de cerca de 20m€ De imediato que vão buscar o Ivan jaime
    A grande venda poderá ser entre Galeno ou pepê e ai haver capital para reforçar o meio campo com 2 jogadores ou viram emprestados com opção de compra obrigatória
    É uma leitura que eu faço da informação que tem saído... Estamos dependentes daa vendas!

    ResponderEliminar
  16. Lamachã, não discutindo o valor do Fran Navarro e como disse há oportunidades de negócio que devemos aproveitar, se temos um sector onde temos muitas opções é o ataque. Taremi, Evanilson, Namaso e Toni, mais Galeno, Veron e Pepê. Em contrapartida há lacunas em sectores que já vêm da época passada, no caso do meio-campo acentuadas pela saída do Uribe. Não devia ser essa a prioridade? Estamos à espera de quê? Saber se o Barça fica ou não com o Nico?
    Então há ou não há dinheiro para contratar. Há mas é preciso vender primeiro? E a situação vai arrastar-se nestas indefinições com a época a começar daqui a um mês?
    Uma pergunta: quem anda a tentar vender o Taremi?

    ResponderEliminar
  17. Ao menos houve explicações, já não é mau...
    Da entrevista ao FG, destaco...
    "Há cuidado e preocupação. Não sabemos a dimensão do resultado negativo. Não está em risco entrarmos em fairplay financeiro PROXIMAMENTE".
    O que quer dizer que estamos na red line...
    "Há capacidade para ir ao mercado"...
    Ok, então, identificadas as lacunas, porque não fomos? Ah, mas os juros e tal... estamos na mesma...
    Naming... "PENSO que desta vez vai ser, uma empresa anda a tratar disso"... o "penso", deixa algumas duvidas.
    Forma de sair disto?
    Resumindo, grande imbróglio... ou hoje estou muito pessimista .

    ResponderEliminar
  18. Vila pouca é óbvio que é o Porto que quer vender o Taremi.... Para ir comprar o Ivan Jaime!
    Uribe saiu a custo zero terá que entrar alguém a custo zero ou por empréstimo
    Assim sucessivamente..

    ResponderEliminar
  19. Agradeço desde já a partilha da entrevista de FG(bem como a crónica do MST), mas, como previa quando vi a notícia n'O JOGO, é mais um camião de areia para os nossos olhos. A ideia com que fico é a de que quem vier atrás que feche a porta.
    Muito bem lembradas as declarações em relação ao valor recebido pelos direitos televisivos. De lá para cá nada mudou. Não há dinheiro? Pede-se emprestado e aumenta-se o passivo ou antecipam-se receitas. Namings? Mas algum dia esse valor vai fazer uma grande diferença no orçamento? Não se vislumbra um rumo, uma ideia, que não seja a de navegar à vista e resolver os problemas mês a mês. Mais do mesmo. A culpa? é do Jorge Mendes que não nos vende nenhum jogador por 120M.
    Deixo uma pergunta: como é suposto pagarmos a famosa academia? Certamente com dinheiro emprestado. Que garantia vamos dar para nos financiarmos para a construção da academia? O Estádio? Que passaram do clube para a SAD também porque ia possibilitar uma gestão mais tranquila? Tenho aqui a carta para pagar as quotas de sócio e a cada ano que passa me custa mais fazê-lo.

    ResponderEliminar
  20. Lamachã, penso de maneira diferente. O substituto do Taremi já cá está, Fran Navarro, Ivan Jaime estará reservado, isto se não aparecer outro clube e Famalicão e jogador quiserem sair, para a possível saída do Otávio.

    ResponderEliminar
  21. Vila pouca o OTÁVIO não acredito que saia

    ResponderEliminar
  22. Gostava agora de lançar aqui uma questão relativamente à parte desportiva. Se, como é dito por FG, não dependemos de vendas para atacar o mercado, porque razão estamos a fazer a pré-época(que é só o período de trabalho mais importante no que toca a desenvolver a ideia de jogo) sem lateral direito, super limitados no meio campo, com 2 defesas esquerdos que já se viu que são esforçados mas curtíssimos de qualidade(qual deles o pior?) e com excesso de opções para avançados? Se há condições para atacar o mercado porque não se ataca?É isso que não entendo. Quer dizer, no meu entendimento não há condições para atacar o mercado mas se o chefe das finanças diz que sim...
    No mínimo, substituo do Uribe e lateral direito tinham que estar cá desde o 1º dia. O resto até dou de barato por não se saber quem sai. Mas entrou apenas um avançado(não estou a discutir a qualidade) depois de se renovar com Toni Martinez e de se saber que Evanilson fez uma época fraca portanto não deverá ter grandes propostas e temos ainda Taremi e Namaso que me parece um jogador útil. Portanto reforço da posição que menos precisava, pelo menos em número, e 0 reforços nos lugares onde estes são urgentes. Esperança em S. Conceição... Como eu gostava de ter visto a equipa deste ano com um F.Vieira ou Vitinha. Já não pedia mais nada. Bastava que tivéssemos tido condições para manter um dos dois.(saber que o mesmo clube que levou Vitinha por 40M comprou agora Ugarte por 60M dá cabo de mim)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E saber que o mesmo clube que comprou Luís Diaz por 45M, comprou logo a seguir Darwin Nunez por 75M, e muitas outras coisas humilhantes e injustas que trazem os portistas desanimados e desesperados. O Epicentro de tudo isto é PdC, mas há quem queira que ele continue!!!!!

      Eliminar
  23. Pedro Ramos, estou de acordo em quase tudo o que escreveu.

    Compreendo o que diz em relação ao golo sofrido no Mundial pelo Diogo mas, se virmos os sites de análise aos jogadores, o Diogo está sempre entre os 3 GR mais valiosos do mundo. Portanto, em princípio, mantém a sua cotação em alta. O perigo de não vender já, é que dificilmente se valorizará mais e, não sendo provável, não deixa de ser possível uma desvalorização, por vários motivos.

    Em relação à qualidade dos jogadores, mede-se um pouco como o gosto pelas equipas do Guardiola ou do Mourinho. Eu também prefiro jogadores como o Fábio, que façam correr a bola, sem terem que correr muito. E continuo a achar que foi o jogador que fez mais falta na época transacta.

    O SC já mostrou que consegue meter uma equipa a jogar bonito, tendo jogadores como Vitinha e Fábio. Por isso, às vezes custa a entender que não aposte mais neste tipo de jogador. Um exemplo muito prático. Na falta de médios e apenas tendo por base as características dos jogadores, porquê a aposta em Bernardo Folha em vez de Vasco Sousa? E digo isto, apesar da época do Vasco não ter sido brilhante mas por vezes, noutro contexto, com outra confiança, o rendimento pode ser outro.

    O futebol é curioso. Se nos focarmos apenas nos números/factos, a segunda volta da época passada, terá roçado a perfeição, sendo talvez a melhor no reinado de SC. No entanto, para quem viu os jogos, foi fácil observar que muitas vezes, ganhámos com uma qualidade de jogo sofrível e baseado apenas na crença, na raça. Só que sendo importante, só isso não chega.

    Espero que cheguem jogadores com outras características.

    Esta falta de ação do FCP no mercado, começa a ser desesperante.

    ResponderEliminar
  24. A questão Diogo Costa não tem nada a ver com o mundial, o problema é que os clubes que podiam investir num guarda redes já estão servidos. Além disso o Porto deixou de apostar em jovens promessas e os grandes clubes endinheirados cada vez mais querem jogadores com menos de 25 anos...

    ResponderEliminar
  25. Notícia interessante, embora não seja novidade para ninguém, https://www.zerozero.pt/news.php?id=494628 , sobre os carrocel de brasileiros na equipa b...

    ResponderEliminar
  26. Pedro, não é bem assim. O Chelsea, o United e o Bayern Munique continuam a precisar de GR a curto prazo.

    Não acredito que pelo menos os dois clubes ingleses, principalmente o United, não estejam interessados na contratação do Diogo. Ambas as equipas perderam os seus GR habitualmente titulares, e se excluirmos os GR que atuam em equipas de topo, logo não os vendem, o Diogo é de longe o melhor GR e a melhor opção de mercado.

    O problema é que eles sabem que o Porto está com a corda ao pescoço, e quanto mais adiarem o negócio, provavelmente mais barato lhes ficará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O United está a negociar o Onana, o Bayern ainda tem Neuer e o Chelsea ainda tem Kepa que custou 80 milhões...

      Eliminar
    2. Alexandre F., e o sporting, se não tivesse vendido o Ugarte por 60 milhões, fora da Champions, também não estaria com a corda ao pescoço? E no entanto, o PSG, não usou a estratégia de adiar ao máximo o negócio, para o jogador sair + baratinho, pagou o que o sporting queria e ficou com o jogador, caro, caríssimo, mas pelos vistos, quando se trata de slb ou sporting, com Mendes, só com Mendes, os grandes europeus não se incomodam nada em torrar dinheiro, basta ver o que valem agora o Flopelix, ou até o Enzo, apenas meia época depois. Quando é com o Porto, é que se preocupam muito em comprar muito baratinho por melhor que o jogador comprovadamente seja. Há aqui qualquer coisa perversa, que está para além da má situação financeira do Porto, que a do sporting só é melhor, porque já vendeu 3 dos seus 4 melhores jogadores, esta época. Há aqui qualquer coisa de quase paranormal, porque volto ao mesmo que já disse noutros comentários, o Mendes conseguiu vender um trinco de 2a linha do futebol mundial, que não conseguiu ganhar nada no clube dele e ficou em 4° no campeonato, que não passou a fase de grupos da Champions, que mal joga na respectiva selecção, por 60M. É um feito digno do Guiness World Records. Pro Porto, havendo grandes clubes europeus que estão a precisar de um grande gr jovem como de pão prá boca, não consegue vender um dos 3 melhores gr jovens do mundo da actualidade, extremamente jovem mas com uma experiência enorme ao + alto nível, titular de uma selecção de topo, por um preço decente. E decente, tendo em conta o valor que conseguiu por um trinco relativamente banal, era, os 75 milhões da cláusula. Lá está, tenho que o dizer, + uma vez, porque salta aos olhos, pelo menos aos meus, o Mendes é um negociador fantástico para o slb e para o sporting, mas é um negociador muito modesto, para o Porto.

      Eliminar
  27. OLHA O NORTE.
    O agente do Octávio é um artista, está a baralhar o jogador. Vai para ali, para acolá mas ninguém bate os 40 milhões. Sábado a fasquia salta para os 60 milhões e o jogador manda o agente pro maneta e maneta vai para as Arábias para não dizer outra coisa.

    Não sei quem está a tratar das aquisições do FCP para a nova temporada! É o mais do mesmo, sai este, entra aquele mas para já só entrou Navarro.

    Mehdi Taremi é um jogador a vender se for possível, próximo ano é um jogador livre. Mais um que sai a custo zero.

    Penso que Diogo Costa vai sair por uma verba a baixo dos 75 milhões, ou então, 75 milhões com 40 milhões já os restantes 35 divididos em duas partes é bom negócio para o FCP que está teso.

    O sr presidente já anda em campanha eleitoral no Porto Canal. AVB se vai mesmo candidatar-se, se já tem uma equipa formada de pessoas responsáveis, se está bem informado de toda aquela trapalhada de finanças, confusões, despesas de uma trupe enorme bem ressarcida, que vá e ponha a boca no trombone, antes que tudo possa descambar.


    ResponderEliminar
  28. Estou convencido que uma eventual transferência de Mbappé iria por o carrocel das transferências a funcionar.. Acredito que alguns negócios só ainda não foram feitos por não se saber qual o desfecho da situação do francês..
    Com excepção do bellingham para o real madrid, não se tem visto os grandes clubes europeus a fazerem grandes investimentos. City, United, Real, PSG, Barcelona, Chelsea, são normalmente responsáveis por fazer mexer o mercado e até agora não parecem muito activos.. É obvio que têm sido feitos alguns negócios mas nenhum que obrigue algum destes clubes a cometer loucuras...
    Em espanha alguma imprensa dava ontem nota que Luís Henrique não estará totalmente convencido com o jogo de pés Donnarumma e como tal estará interessado num alternativa ao italiano.. pode ser uma opção para D. Costa que, como todos sabemos tem como ponto forte o jogo de pés..
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  29. Olha o norte daí eu ter dito que o Otávio não ia sair

    Então se saisse o empresário teria dito aquilo que disse!!
    Tentou pressionar os clubes a pagarem....eu até acredito que houvesse clube que pagassem o problema é o vencimento dele....teriam que pelo menos pagar o dobro...não é facil

    Os Sauditas pagam o dobre mas não vão pagar 40m€ por um jogador que já tem 28/29 anos

    ResponderEliminar
  30. Não acredito que o Inter venda o seu GR titular por uma verba muito inferior aquela que o Porto pedirá pelo Diogo Costa. Visto que Onana não é melhor que o Diogo Costa, e o português tem menos 4 anos, não acredito que o United tenha desistido.

    O Bayern tem Neuer com 37 anos e Sommer com 34 anos. Pode não ser já esta época, mas a curto prazo precisará de um GR. Se deixar escapar Diogo Costa agora para um clube de outra dimensão, nunca mais terá hipótese de o contratar. E como disse no comentário anterior, não arranjam melhor GR numa equipa que não pertença ás mais poderosas do mundo.

    O Chelsea se estivesse contente com o kepa, não teria posteriormente á contratação do espanhol, comprado o Mendy por 24 milhões (que entretanto já foi despachado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Onana fala-se em 50 milhões. O Bayern já disse que vai gastar muito dinheiro num avançado, por isso não vai comprar já um guarda redes. O Kepa voltou a ser titular por isso é que o mendy foi despachado. Como disse o sfelgueiras acho que o Diogo só sai esta época se o donnarruma sair. Ou se o Porto por necessidade o transferir abaixo da cláusula...

      Eliminar
    2. O Kepa custou 80M ao Chelsea e agora vale 18M, com 28 anos, ainda jovem para gr, o que quer dizer que foi um flop. Se em 5 anos não conseguiu afirmar-se, muito dificilmente o fará agora. O que quer dizer, que o Chelsea está a precisar de um grande gr jovem. A juntar a Bayern, MUnited, e eventualmente até PSG. Estão criadas as condições para um leilão entre grandes clubes, que é o melhor que há para vender um jogador por um excelente preço. De que está à espera o JM, para finalmente fazer uma excelente venda de um jogador do Porto? Vá lá Mendes, um esforçozinho, usa lá um bocadinho da magia que usaste com o Félix, com o Fernandez, com o Ugarte. O Porto, está muito necessitado de um golpe de asa teu. Não guardes os golpes de asa só para os de Lisboa.

      Eliminar
    3. A culpa é sempre dos outros... Achas que o Jorge Mendes prefere ganhar 2 milhões de comissão em vez de 10 milhões? O problema é que o Porto só tem 2 jogadores com menos de 25 anos no 11 base. Diogo Costa, Guarda redes, posição muito específica e eu remeto para o que escrevi antes( não acredito que haja esse leilão esta época), e Evanilson, que infelizmente teve uma época marcada por lesões porque senão,esse sim, estaria na porta de saída... Dificilmente algum clube pagará 60, 70 ou mais milhões por jogadores com mais de 25 anos.

      Eliminar
    4. Se calhar, o JM, prefere ganhar 10 milhões com o slb e 2 com o Porto, do que o contrário. São opções. São simpatias. O Rui Pinto tem dado algumas pistas. O Luís Diaz, tinha menos de 25 anos, e foi + do mesmo, venda fraca. Já agora, parece que o Bayern ofereceu 80M, pelo Harry Kane, a fazer 30 anos, são + 5 anos, que os tais 25. Eu não acho que a culpa seja sempre dos outros. Acho que é do PdC, em primeiríssimo lugar, e do JM, logo a seguir. É a minha opinião, fundamentada, do meu ponto de vista. É apenas opinião, liberdade de expressão, sem pisar os direitos de ninguém, é bom prá diversidade deste fórum. Se alguém não gostar, paciência, que coma menos!

      Eliminar
    5. O Luís Diaz foi um péssim?o negócio, porque o Porto estava com a corda no pescoço sob pena de exclusão das competições europeias, Harry Kane é um dos melhores avançados do mundo,se fosse mais novo o valor estaria no dobro. Se Jorge Mendes faz milagres no Benfica porque é que weigle e waldenshmidt fora vendidos com prejuízo? Porque é que nunca conseguiu vender o Rafa? Achas que o JM é que decide onde os clubes gastam o dinheiro?

      Eliminar
  31. Ouvindo nos diferentes canais de TV,s os cartilheiros , prostitutos e lambedores profissionais do clube do regime , dá ideia que não temos a mínima hipótese !!!
    O bonacheirão e bêbado do Freitas disse que , entreguem já o campeonato aos lampiões .
    Já o mija na escada do ex reles lateral Diogo Luís , até goza conosco e com a nossa situação financeira , dizendo que se calhar nem as contas temos em dia .
    Como eu gosto de os ver assim deslumbrados , com piadolas infantis , cheios de cagança !!!
    Quando a bola começar a rolar a sério logo vemos !!!

    ResponderEliminar
  32. Eu queria mesmo era o andrey santos e o ivan jaime no porto...

    ResponderEliminar
  33. Negroni, tens todo o direito à tua opinião, como dizes e bem, desde que não faltes ao respeito a ninguém, mesmo que sejam ideias fixas e partem de pressupostos que não fazem qualquer sentido, como é o caso do Jorge Mendes ter mais simpatia e empenhar-se mais nos negócios de Benfica e Sporting que com os do FCP. Mas não entres nesse caminho do quem não gostar que coma menos, não vai resultar neste espaço ou fórum como lhe chamas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, Vila Pouca, excedi-me completamente nessa boca, estava um pouco alterado, não volta a acontecer.

      Eliminar
  34. A questão da idade é neste momento fulcral para vender um jogador. Na verdade, cada jogador jovem que de alguma forma se conseguiu impor no FCP, foi vendido sem dificuldades e por verbas interessantes.

    Também temos tido alguns azares. As lesões de Evanilson, as lesões de João Mário, o apagão de David Carmo, a intransigência de Taremi em ir para um clube Árabe, o facto do treinador do Manchester já ter treinado Onana. Só aqui estão cinco jogadores interessantes para o mercado, por diferentes razões.

    Nós continuamos a ter jogadores com potencial mas têm que aparecer. Olho para o atual plantel do FCP e vejo jogadores que podem evoluir para outro patamar e espero que este ano tenham uma época mais consistente. Para além de Evanilson, David Carmo, João Mário, acrescentaria o Galeno, o Pêpê e o Verón. Depois temos dois jogadores que a qualquer momento podem explodir, ou não, que são o Damaso e o Gonçalo Borges. Mas para isso precisam de jogar. Se não for no FCP, tem que ser num clube em que se possam impor. Não tiro totalmente desta relação o Baró. Se conseguir convencer o SC, pode ser um jogador interessante para estas contas.

    Finalmente, temos um jogador como Grujic , que é mais um caso de uma aposta, que até ao momento não se conseguiu impor. Mesmo os adeptos, vão sonhando com dois médios porque não vêm o sérvio como substituto do Uribe, nem do Vitinha. Pessoalmente, gostava de o ver jogar cinco, seis jogos seguidos.

    Depois vem aí uma colheita com muita qualidade da equipa de sub19. Tem que haver um projeto consistente. Há ali 5 ou 6 jogadores que podem evoluir e chegar à equipa principal em dois anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que temos uma geração de sub 19,( e sub 17), com potencial, o problema é a política da equipa b... Por exemplo, Zé Pedro e Romain continuam na b, contratamos Eric Pimentel, que oportunidades vão ter Gabriel Brás e Antonio Ribeiro? As mesmas que recebo David Vinhas? Martim Fernandes será aposta? Jorge Meireles será aposta? O ideal seria termos também equipa sub 23 mas não temos...

      Eliminar
  35. OLHA O NORTE.
    Antigamente havia alguém do clube qua ia negociar jogadores diretamente com os clubes, hoje que eu saiba não há ninguém. Alguns agentes, essa praga que vive à custa de jogadores, sempre mais preocupados em ganhar milhares ou milhões para os seus bolsos e muito das vezes comprometendo uma carreira desportiva bem sucedida do jogador em prol dos seus interesses de agente. Mandando bitaites para a CS, que este e aquele clube estão interessados quando na maiorias dos casos não passa de mentira.
    Um Clube como o FCP teso, meio falido, tem dificuldades em vender bem e comprar melhor. Mais um época a começar e ainda andam negociar este ou aquele jogador sempre com prejuízo do treinador que não sabe com quem pode contar. triste sina a nossa.

    ResponderEliminar
  36. mais uma semana se passou e as necessidades de reforço do plantel continuam sem resposta. Fala-se sobretudo no Nico, jogador que se fala irá fazer pré época com o barcelona e de Varela que adiantam poderá permanecer no boca juniors até á eliminatória da libertadores. Lateral direito é um mistério, numa altura em que o único que consta do plantel está lesionado.. E há depois a possibilidade de saída de Otávio, Taremi e D. Costa. Entretanto a equipa deverá gozar folga este fim-de-semana e partirá para o algarve já com os internacionais mas com uma grande indefinição na composição do plantel para 23/24, isto a menos de um mês da supertaça... Numa época em que ser campeão é mais importante que nunca pedia-se mais a quem trata dos assuntos do futebol, não é admissível que se continue a depositar as esperanças naquilo que SC pode fazer, sobretudo quando há muito que estão identificadas as carências do plantel, sobretudo quando o CEO da SAD diz que é possível ir ao mercado, mesmo sem vendas de jogadores.
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda falta muito para as eliminatórias da taça dos libertadores , só são em Agosto , por isso , ou o Alan Varela vem já , ou parte-se para outra escolha , esperar até meados de Agosto por um jogador é absurdo !!!

      Eliminar
  37. Boas.
    Não há boas opções. Se desportivamente gostava de continuar com Otavio, financeiramente o clube precisa de dinheiro.

    Mas se Otavio sai, adeus meio campo este ano. Porque é preciso ter noção de uma coisa, a comprar jogadores por 6, 8, 10m, não vamos esperar que entram de caras na equipa. Vais ter de esperar pelo menos um ano de adaptação. Veja-se Veron por exemplo. Logo os jogadores que o Porto arranjar, sabe se lá quando vão render.

    Infelizmente o Porto precisa de jogadores que entrem logo na equipa como um lateral direito ,há anos que precisamos de um, e dois médios, um para substituir Uribe e outro Vitinha, porque como vimos este ano, Uribe/Otavio foi curto. Perdemos o campeonato por falta de um medio.

    Mas jogadores de qualidade, só se pagares 20m para cima. E mesmo assim...

    Não, isto não vai acontecer. Quando muito chega um médio. Vai ser mais um ano que se vai pedir o impossível ao SC.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  38. Olha o Norte, você tem tem toda a razão a respeito dos Mendes e outros que tais. Na minha opinião, são os cancros do futebol e dos clubes que nós amamos. A respeito de irmos nós (os clubes) à procura de jogadores, entregamos essa tarefa aos cancros. O que é que faz o Luís Gonçalves, além de proceder como se estivesse possesso do demónio quando está no banco? Há anos atrás quando perguntavam ao presidente qual era o segredo do sucesso ele respondia, que era saber rodear-se das pessoas certas. Há já muito tempo que ele não tem sabido rodear-se dessas pessoas. Tenho, todavia, muito receio que ele perca as eleições, porque ele é extremamente vitriólico, e muito capaz de deixar o “terreno todo minado”. Há uns anos atrás, no Verão, vi uma entrevista na televisão, em que um indivíduo que tinha feito parte da direcção disse que Pinto da Costa era capaz de tudo. Quando o entrevistador lhe perguntou se podia exemplificar, ele respondeu, ‘TUDO’. Agora tirem as vossas conclusões…
    Um bom fim de semana e a continuação das melhoras do Sr Vila Pouca.

    ResponderEliminar
  39. Horácio, nenhum adepto do futebol gosta de ver os negócios passarem por empresários, mas essa é uma realidade destes tempos, temos que jogar esse jogo que não é apenas com o FCP, é com todos os clubes do mundo. UEFA e FIFA já tentaram apertar a malha, dificultar, mas eles continuam aí.
    Também acho curioso que se atire ao eng Luís Gonçalves e não se questione sobre o que faz Vítor Baía na administração da SAD do FCP. É que para além de "bicar" um putativos candidato e elogiar muito o presidente - pudera! -, qual é a marca dele? Um jogador de grande prestígio internacional, que até passou pelo Barça, porque não mete os pés ao caminho e resolve alguns dos problemas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Senhor Vila Pouca, Baía pura e simplesmente nada faz na Sad, a não ser papagaio de pirata de Pinto da Costa. Duvido mesmo que tenha, sem.Pinto da Costa só lado, autorização para assistir aos treinos. Ainda importa menos que o eng Luis Gonçalves.

      Eliminar
  40. Sfelgueiras, concordo plenamente. Num ano importantíssimo, mais uma vez começamos a pré época com o plantel indefinido. No início do estágio do Algarve já deviam estar as lacunas preenchidas mas parece que vamos andar até agosto para as preencher, isso se conseguirmos... Espero estar enganado e ser surpreendido...

    ResponderEliminar
  41. Pelo que lê na comunicação social , de dentro e a de fora , o Nico Gonzalez e o Alan Varela devem vir até ao final da próxima semana , se isso acontecer , fica faltar o lateral direito .

    ResponderEliminar
  42. Ninguém me encomendou, nem tenho dotes de adivinho mas não estarei errado se disser que para o plantel 23/24:
    - para além de F. Navarro, Nico e Varela parece que irão mesmo ser contratados;
    - I. Jaime, poderá também entrar, depende daquilo que o famalicão pedir e/ou da possibilidade de incluir troca jogadores;
    - Taremi deve sair para o milan abaixo do 20M€, talvez uns 15M€ mais 5M€ em variáveis;
    - Diogo Costa só vejo no PSG, muito difícil portanto..
    - Otávio, quem anda há tanto tempo a reunir os 40M€ não sei se irá conseguir 60M€, tudo é possível mas parece difícil, até porque, de acordo com a teoria do Vilar da cnn, não é o protótipo de jogador moderno.
    Visto dessa forma fica a faltar concorrência para J. Mário, decidir o melhor para os jovens, Gonçalo Borges e Namaso e não menos importante, mas talvez menos prioritário, caso haja ainda possibilidade vender Zaidu ou Wendell e contratar alguém que saiba fazer um cruzamento..

    ResponderEliminar
  43. Está a passar-se este ano com o meio-campo o que se passou no anterior com o centro da defesa.
    Tínhamos Pepe com quase 40 anos, Marcano com 35 e com uma época para esquecer vítima de muitas lesões, Mbemba sabia-se que ia sair muito antes do final da temporada. Não contratamos em tempo útil, fomos contratar sobre pressão, pagamos um balúrdio pelo central que precisávamos.
    Este ano, apesar de na época anterior nunca termos contratado os substitutos de Fábio Vieira - gostava de estar enganado e o André Franco ser esse jogador - e principalmente Vitinha e também em tempo que Uribe ia sair, os jogadores que são precisos ainda não estão cá. Vamos acreditar que não tardam, chegarão durante o estágio algarvio, serão Nico González e Alan Varela. Se forem fica a faltar um lateral direito e depois vender alguém da frente. Porque tem 30 anos, vai entrar no último ano de contrato, venderia Taremi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim o substituto do Vitinha seria Fabrício Diaz. Ainda joga no Uruguai, não sei até que ponto o seu valor inflacionou com o mundial de Sub-20, a última vez que vi era de 8 milhões. Se vier o Nico espero que não seja só um empréstimo...

      Eliminar
  44. A não ser que a sad o queira negociar, o Otávio, ou sai até ao final do dia de hoje, ou já não sai. Ninguém no seu perfeito juízo vai pôr na conta do Porto, a partir da próxima segunda-feira, 60M, quando podia levá-lo até ao dia de hoje, por 40M. Mas claro, se entretanto não se conseguir vender nem Taremi, nem DC, nem Galeno ou Pepê, até o Otávio passa a ser negociável.

    O Alan Varela seria uma excelente aquisição para o lugar do Uribe, mas no máximo, por 10 milhões de euros. O Porto não pode dar + do que isso por um médio defensivo, mesmo que seja muito bom jogador e jovem. Caso uma subida na oferta para 9/10M não chegue para convencer o Boca, que desçam a percentagem do passe para 80% e/ou subam a percentagem numa futura venda para 25%. Quem tem pouco dinheiro tem que ser + criativo. Era importante que este jogador viesse, dificilmente se encontrará um melhor substituto para o Uribe.

    Gostava de ver o Veron a explodir esta época. A marcar uns 20 e poucos golos e fazer uma dúzia de assistências, com grandes exibições, só no campeonato. Pelo Porto, mas também pra ver quanto conseguiria o JM por ele. Tem uma cláusula relativamente baixa de 60M...PdC já nem cláusulas de jeito consegue negociar...terá 21 anos no final da época, não ia haver desculpa que pegasse, pra ele sair abaixo dos 60M.

    ResponderEliminar
  45. https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/uefa-confirma-saida-do-fc-porto-do-fair-play-financeiro-14672792.html

    Parece que o CEO do FC Porto desta vez falou verdade.

    ResponderEliminar
  46. Joker, nunca tive dúvidas que para esta época não teríamos problemas, as provas estão lançadas. A minha dúvida coloca-se para o futuro, no novo formato do fairplay financeiro, se este exercício negativo não terá consequências, mesmo que ainda consigamos vender até ao final de Agosto - depois até ao fim de Dezembro será muito mais complicado.

    ResponderEliminar
  47. OLHA O NORTE.
    VB, LG e FG embora com funções diferentes, são aquele tipo de personagem que encaixam no perfil da personalidade do sr presidente, do "quero posso e mando" e como tal, limitam-se à sua pequena significância dentro do Clube.
    Mesmo com alguma folga do fairplay financeiro o FCP não deixa de ter os mesmos problemas. Tem que vender e dinheiro para comprar, esta vai ser a sina de muitos duros anos.
    Já agora, sem querer dizer, ou ir por aí, "quem vier atras, que feche a porta" temos que ter uma equipa competitiva com jogadores de alguma qualidade, porque, ser campeão é importante pelos $$$ da Europa, o 2º lugar é quase uma lotaria para se lá chegar. Se por qualquer motivo, o treinador milagres SC não tiver esta época o elixir espiritual, caminhamos a largos passos para o abismo...

    ResponderEliminar
  48. Bom dia e continuação da rápidas melhoras para o MVP.

    Embora o cumprimento das Regras do Fair Play Financeiro sejam transversais a todos os Clubes, em Portugal a sua execução é muitíssimo mais difícil e no FC Porto PARTICULARMENTE difícil, porque como se sabe esta administração, desde o a proibição ao recurso dos Fundos de Investimento - que hipócritamente, com outro nome, sustentam os PSG, os Citys, os Chelsea ou os Al-Qualquercoisa deste mundo - fez, ao que é dado a saber, muito pouco para encontrar novas e diversas formas de receitas, porque para isso tem se ter ou encontrar as pessoas disponíveis para telefonar, marcar umas reuniões, levantando o cu das cadeiras, metendo-se nos aviões e andar a vender o nome do Clube por esse mundo fora. Não tenho conhecimento que tenhamos está dinâmica.

    Em baixo, para quem quiser entreter-se e saber as Regras do Fair Play Financeiro, que entraram em vigor em Junho de 2022.




    A UEFA aprovou os novos regulamentos do fair-play financeiro que limitam os gastos com salários, transferências e taxas de empresários a 70% das receitas dos clubes, informou o organismo esta terça-feira.

    Os Regulamentos de Licenciamento de Clubes e Sustentabilidade Financeira pretendem pretende contribuir para a estabilidade financeira das equipas. O novo quadro entra em vigor a 1 de junho de 2022, mas será aplicado de forma gradual, durante três anos, de modo a dar tempo aos clubes para se adaptarem.

    Esta medida resulta do facto de os contratos em vigor apresentarem um prazo médio de cerca de três anos, obrigando a que a limitação de despesas seja ficada em 90% na época 2023/24 e em 80% em 2024/25.


    «A maior inovação no novo regulamento será a introdução de uma regra de custo do plantel para permitir melhor controlo de custos em relação aos salários dos jogadores e aos custos de transferência», explicou o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.

    O dirigente assinalou que os quadros de regulação financeira introduzidos em 2010 cumpriram o seu propósito, mas «a evolução da indústria do futebol e os efeitos financeiros da pandemia de covid-19 tornaram evidente a necessidade de uma reforma integral», que assenta em três pilares: solvabilidade, estabilidade e controlo de custos.


    A verificação do cumprimento do fair-play financeiro será feita através de avaliações periódicas, com a UEFA a advertir que «as infrações resultarão em punições financeiras e desportivas predefinidas». Os controlos serão trimestrais, com “menos tolerância relativamente a atrasos nos pagamentos”, de forma a proporcionar melhor proteção aos credores.

    A nova regra exige ainda a inexistência de dívidas a outros clubes, funcionários, autoridades e à própria UEFA.

    Embora o novo quadro regulamentar aumento o «desvio aceitável» de 30 para 60 milhões de euros em três anos, os requisitos para garantir o valor justo das transações, melhorar o balanço financeiro dos clubes e reduzir dívidas foram significativamente reforçados"



    ResponderEliminar
  49. OLHA O NORTE.
    A TANGA DO AGENTE VENDEDOR DE SONHOS.
    Octávio já estava vendido!.. O clube árabesco cheio de dinheiro, mas só pagava os 40 milhões do jogador a prestações!... Depois era um outro clube da europa que andava a juntar dinheiro através de rifas para levar o jogador!... Sr qualquer coisa agente, vá dar milho aos pombos. Espero, segundo do que foi dito pelo clube, que a clausula suba para os 40 milhões, assim o sr agente tem mais facilidade em o vender.

    PARA VENDER JÀ, NESTE MERCADO.
    Espero que Taremi esse sim, seja vendido neste mercado pelos 20 milhões. Rejeitou oferta Árabe, pretende um clube europeu de nome, mas é melhor ser vendido já, que sair a custo Zero. A cabeça dele já não está no FCP...

    COM JEITINHO, SE NÂO HOUVER INTERFERÊNCIA DE TERCEIROS, SOMOS CAMPEÕES.
    Se chegarem os dois médios, um do Barcelona por empréstimo outro do Boca Júnior por 5 anos, mais um jogador defesa para o lado direito, emprestar ou vender um dos dois do lado esquerdo ficamos com uma equipa para um treinador como SC jogar de igual para igual com o Clube dos milhões, dos artistas dos craques, espremendo tudo isso, "o Clube do crime, OS BAZOFIAS...

    SR presidente que tem uma grande memoria. Não se esqueça que o FAIRPLAY tem prazo, não se entusiasme e afunde mais o Clube.
    O sr presidente eu sei gostava muito do ciclismo, mas isso deu no que deu. Quando acabar a Academia, já lá vão uns 10 anos de construção, pense também em dar outra prenda aos adeptos sócios do FCP, o Futebol feminino e futsal os inimigos de estimação da 2 ª circular têm isso tudo e nós nada...

    ResponderEliminar
  50. Relativamente ao miúdo catalão que se diz vir por empréstimo mas sem opção de compra: não concordo. A não ser que venha nas condições de Casimiro.

    ResponderEliminar
  51. Adepto portista sofre! O que eu quero é que venham, depressa, o miúdo galego catalão, o Varela argentino, um lateral do Boavista de borla à conta da dívida do Xidozie, e se ainda poder ser, o Jaime espanhol, pra ficarmos com muitas e boas soluções no meio campo, que é o motor da equipa, como é sabido. E que vão, por bom dinheiro, o Taremi e o Diogo Costa, de preferência, que é preciso pagar os que vêm e ter as contas em ordem.

    ResponderEliminar
  52. Alfredo Morelos, é um jogador livre desde 1 de Julho, e ainda ninguém o contratou! Não percebo! Qualidade não lhe falta, só tem 27 anos. Deve estar a exigir mundos e fundos de prémio de assinatura e salários.

    ResponderEliminar
  53. Boa noite Sr Vila,
    Se o Sergio ficou,não foi só por respeito ao presidente.
    Eu quero acreditar que sabe que vai ter qualidade(jogadores) para combater o recreativo do Colombo.
    Vamos aguardar o que aí vem,vejo muita passarinha desassossegada.
    Abraço

    ResponderEliminar
  54. Rui Silva, o Sérgio sabe que vai ter bons jogadores? Será? E quando? Acho que depois de não terem contratado um médio de qualidade superior para substituir o Vitinha, depois de saberem há meses que Uribe ia sair - não foi o caso de uma saída de surpresa -, e não terem contratado um ou dois médios em tempo útil, iniciarem a pré época com a equipa, espero que seja mesmo assim, que vejam rápido, caso contrário corremos o risco de instabilidade como aconteceu também no Algarve há anos, após uma derrota com o Portimonense.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Sr.Vila,Se até ao final da próxima semana, os reforços efetivos,que(quero acreditar)foram pedidos pelo Sérgio e dados como possíveis pelo presidente,ainda não estiverem fechados, será muito mau.
      Eu não me quero acreditar que isso vá acontecer.
      O jogo da supertaça TEM que ser ganho pelas mais variadas razões.
      Dois médios e pelo menos um lateral direito.
      Será pedir muito nesta altura?
      Tem a palavra o Sr presidente e seus colegas de administração
      Abraço

      Eliminar
  55. OLHA O NORTE.
    Acabou a novela Octávio, 60 milhões ou não há nada para ninguém. Tanta bazofia do agente, a montanha pariu um rato.

    Taremi, espero não haver novela, 20 milhões e adeus até à próxima. este é o momento de despachar, para não ser mais um a sair custo zero. Navarro é um substituto altura.

    Nico, não conheço o jogador, mas há boas referencias. Gostava que fechassem o negócio, era ótimo que viesse com opção de compra. O argentino do Boca é de fechar também é um jovem centro campista com valor.

    Urgente, precisamos de um defesa direito com provas dadas é urgente.
    Até Agosto provavelmente vão sair jogadores. Se Diogo Costa fosse o único que saísse pela clausula ou um furos mais abaixo, equilibrava as contas de compra e vendas da época, porque o restante das nossas finanças estão abaixo de ZERO.


    ResponderEliminar
  56. OLHA O NORTE.
    Se os jogadores de que tanto se fala, interessam mesmo ao FCP e SC, se há condições financeiras, é para se fechar e irem a tempo de estagiarem no Algarve. É muito importante, quanto mais cedo melhor, se integrarem no grupo. Do defesa direito nada se diz, é a zona mais debilitada, Pepê como defesa, não pelo seu empenhamento no jogo, mas sair do lugar de "conforto" onde ele mais rende é uma heresia.
    A Toupeira dos tuneis (e é bom que assim seja), não quer euforias, apesar de terem uma equipa de super estrelas de muitos milhões, corre-lhe sempre um frio pelos neurónios sempre que joga com o FCP.

    ResponderEliminar
  57. Caros Portistas,

    Continuamos a não ter os reforços de que precisamos e já só faltam 3 semanas para super taça, pelo menos não saiu ninguém, excepto o Uribe jogador fucral na manobra da equipa. Continuamos sem lateral direito e sem um bom lateral esquerdo para além das lacunas no meio campo.
    Já estou farto da novela Alan Varela sobretudo de ver os adeptos do FCP iguais aos do 5LB, fez uma assistência no ultimo jogo, já só falta seguirem o voo... isto mata-me de tristeza, como é que é possível??
    DVP espero que esteja melhor e a recuperar bem!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  58. Se tudo correr como indica a imprensa, chegará brevemente o substituto de Uribe. Na teoria é uma boa contratação, vou esperar primeiro que chegue porque até ser apresentado muita coisa pode acontecer. Fica a faltar, quanto a mim, outro médio (para substituir o Vitinha que ficou em falta o ano passado) e um lateral direito. Era muito importante chegar alguém com qualidade para estas posições. Falta também fecharmos as saídas, pois não queria que o clube andasse com as calças na mão em Dezembro a meio do campeonato para fazer vendas que lhe permita minimizar os danos deste último período contabilístico. Perceber se, de entre quem sair, iremos precisar de substituto ou não.

    Opinião pessoal: eu venderia o Taremi nem que fosse por um valor entre 18 e 20 milhões. É um jogador muito bom? É. Mas faz hoje 31 anos e tem apenas mais 1 ano de contrato. Isto tem o seu peso no mercado. Temos o Fran Navarro que já cá está precisamente para suprir essa ausência. Se tivermos de vender o Diogo também, que seja. Mas atenção À gestão da baliza... Sei bem que o FCP vive de vendas de jogadores. O que eu gostava é que estas fossem devidamente acauteladas e não andarmos meses à espera dos substitutos (já nem falo de quando nem sequer chegam como o substituto do Vitinha).

    ResponderEliminar
  59. OLHA O NORTE.
    Não temos um chavo, por isso temos dificuldades e negociar. Realmente já cansa ouvir, aquele está por um pintelho, outro está chegar. O Alan Varela já há acordo mas ainda falta o tal pintelho, o Nico não vai estagiar com o Barcelona agora já vai, mas está quase a chegar, diz jogador quero o FCP! Bem, em relação a este jogador, se não vier com opção de compra a preço razoável, não deve ser negociado, não andamos a formar ninguém para depois de estar entrosado na equipa sair.

    Quanto ao Taremi eu também acho, que deve ser vendido por os 15 ou 20 milhões, em janeiro sai a custo zero e pode negociar com quem quiser, não interessa ter um jogador que já não quer estar no FCP.
    O defesa direito, (já nem falo para a esquerda), nada, zero, mais um ano de lugar coxo na equipa, coisa que já vem de longe.

    O Aprendiz do Vieira, o rei dos tuneis, quer acabar com o passado, diz o cujo, mas, continua a trabalhar com empresários como o da Mala o Boaventura! Vai dar milho aos pombos. Tens os andores da CS e da arbitragem que te dão colinho, o que tu queres, é mudar para ficar tudo na mesma.

    ResponderEliminar
  60. Segundo parece o acordo com o Boca Juniores pelo Alan Varela está fechado. Custa-me um bocado a engolir que este jogador não pudesse estar contratado há duas semanas. Mas menos mal.
    Queria ver o último jogo dele no Boca mas vi apenas a última meia hora. Não deu para ver grande coisa mas a ideia com que fiquei é que será um médio mais de equilíbrio, na linha dum Fernando ou Paulo Assunção, não tanto de um Uribe. Pareceu ter boa qualidade de passe curto e longo e capacidade para ganhar duelos defensivos. Veremos como se integra na nossa forma de jogar mas à partida parece ter qualidade para ser titular, mas não espero nada em termos de criatividade ofensiva. Portanto neste momento teríamos uma equipa bastante semelhante à anterior. Sai Uribe entra Varela. Falta um defesa direito. Depois é tapar os buracos das saídas.

    ResponderEliminar
  61. A impressão que tenho do Varela, do pouco que vi dele, é que tem um raio de acção menor que o Uribe, mas só quando vir alguns jogos é que ficarei com uma ideia melhor. No entanto, pode ser assim no Boca e aqui ganhar outras valências.

    ResponderEliminar
  62. OLHA O NORTE.
    Um já fechado, o outro parece ser mesmo um Nico de Obra. Enfim, de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos. Espero, se não vier o espanhol, venha outro,, seja ele estrangeiro ou português mas com alguma qualidade.
    Vamos continuar ver as novelas das transferências, noutros tempos já estava tudo alinhavado e decidido, mas... Aguardemos.

    ResponderEliminar
  63. https://abola.pt/nnh/2023-07-18/fc-porto-alan-varela-convocado-para-jogo-enquanto-decorrem-negociacoes/996977

    Não quero acreditar que o Varela ainda está convocado para um jogo do Boca que tem lugar amanhã... Sai já um dragão de ouro para os génios que estão na Argentina a negociar o jogador. Gostava de saber quem são para os poder felicitar pelo trabalho fantástico que estão a realizar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que li , Varela cumpre castigo por acumulação de amarelos .
      O jogador está fechado desde a semana passada , todavia , isto , já estamos a meio da semana , seria cúmulo não chegar ao estágio do Algarve este fim de semana .

      Depois de Nico Gonzalez , o defesa lateral direito também deve chegar de Barcelona , o Dest , pelos vistos o Deco não se esquece de nós .

      Eliminar
  64. OLHA O NORTE,
    Vila Pouca eu também estou surpreso por tanto empenho no negócio. Os negócios não são fáceis, mas este, está ter contornos de negócio de aprendizes. Provavelmente, nunca vamos saber quem são estes srs. O do Nico parece ser o JM, que provavelmente anda muito ocupado com a diabruras Félix. Nestes negócios do FCP olhando a situação financeira do clube, temos que esperar deitados porque sentados já não dá.

    ResponderEliminar
  65. Vila Pouca, por isso é que digo que até o jogador ser apresentado não o podemos dar como garantido. Não sabemos se ainda falta fechar alguma coisa e entretanto ele vai jogando ou se está fechado e aceitámos que ele fosse a jogo. Desde o caso Bruma que fiquei calejado para este tipo de coisas, por isso reafirmo. É uma boa contratação no papel, gostava muito que viesse.

    Sobre o Nico González penso que faz sentido vir para o FCP mas com uma cláusula de compra. Nem que aceitemos ter uma cláusula de recompra para o Barça mas se vier só emprestado e o jogador se valorizar, sai para o Barça a troco apenas de rendimento desportivo. Visto que estamos em julho, vamos a tempo de trazer um médio com qualidade igualmente e noutras condições económicas. Em relação ao jogador em si é uma boa promessa mas a época passada no Valencia não foi incrível. Quem sabe se um treinador como o SC não lhe faria bem.

    ResponderEliminar
  66. Os que estão na Argentina...sejam lá quem forem...são aprendizes, mas o negócio está fechado, segundo o Ojogo, e o jogador é esperado nos próximos dias pra fazer exames médicos e eventualmente assinar. Já o mestre, Jorge Mendes, pró Porto, ao fim de tanto tempo, nem consegue vender ninguém, nem consegue trazer sequer um emprestado. Até agora, negócios fechados ou praticamente fechados, há 2, sem JM. Com JM, há nepia.

    ResponderEliminar
  67. Caro DVP e Amigos:
    Duas notas apenas:
    Futebol - Muita dificuldade evidenciadas quer em compras quer em vendas o que preocupa.
    Voleibol - A parceria com a AJM deu muitos frutos. A solo? Vamos ver! Alguém sabe que jogadoras transitam da época anterior?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  68. Drummerkazar, há várias jogadoras que transitam do AJM, Renatinha e Joana Resende, são duas que já vi, mas há mais, não sei os nomes. Estranho o facto da AJM não participar no campeonato e isso pode dizer muito sobre aquilo que se estava a passar e sobre a decisão do FCP em avançar sozinho.

    Portanto, para contratar e receber a comissão, temos gente, para vender nem o Messi no apogeu vendiam, tem que ser o Jorge Mendes e se não houver clubes que queiram os jogadores do FCP, ele tem de os obrigar a querer. Grande teoria, sem dúvida .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vila Pouca, com JM, não há clubes que queiram os jogadores do FCP, mesmo que se chamem Luís Diaz ou Diogo Costa. Mas querem qualquer Ugarte do sporting, e pagam muito bem por ele. Eu acho curioso, no minimo.
      Se o Ugarte fosse do Porto, já estaria no PSG, ou ainda estaria no Porto, até perto de 31 de Agosto, à espera de um bom saldo?

      Eliminar
  69. Ok , já percebi , o Alan Varela está castigado para o campeonato por acumulação de amarelos , mas o jogo de amanhã é para a taça da Argentina , contra o Barracas central , só espero que isso não dê mesmo "barraca" e ele se lesionar com gravidade , porque então aí seria o cúmulo do ridículo , seríamos motivo de chacota durante muito tempo .

    ResponderEliminar
  70. Caro DVP e Amigos:
    Entendo agora a decisão da participação a solo no voleibol. Pela forma como decorreu a parceria serei sempre adepto, também, da AJM.
    Sobre as compras e vendas o MVP explicou tudo numa só frase!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  71. Esta administração, não serve, também por isto: Não consegue arranjar alternativa a JM, quando ela existe. Chame-se Jonathan Barnett, chame-se Giuliano Bertolucci, chame-se Pini Zahavi, ou outro nome qualquer, ela existe e tem de ser tentada. Se JM, consegue negócios fantásticos para qualquer "bicho careta" do slb ou sporting, e só consegue negócios de merda para jogadores de top mundial do Porto, algo está mal, e JM deixa de interessar. O Porto está fora da alçada da uefa, a situação financeira já não pega. Até porque, a situação do Porto, no respeitante aos resultados do exercício findo e ao passivo acumulado, é a que é, porque o sr. JM não conseguiu vender o pobrezito do fraco gr que é o Diogo Costa. Senão, seria melhor. A do sporting, por exemplo, é melhor, porque o sr. Mendes conseguiu vender-lhes Ugarte, o + fantástico trinco de que reza a história do futebol mundial, por 60M.
    Esta administração tem que ser posta na rua, por todos os motivos e + alguns. A primeira coisa que a nova administração deve fazer, é correr com JM dos negócios do FC Porto.

    ResponderEliminar
  72. Negroni, não vou perder tempo a tentar explicar-te o óbvio, quando não consegues ver, tens ideias fixas. Depois conheces muito mal o FCP e como as coisas funcionam. Então o JM tem possibilidades de vender agora o Diogo Costa e ganhar uma grande comissão e vai vender em saldo e ganhar uma pequena? Pensa antes de teclar. E depois essa ideia peregrina sobre o Ugarte, como se o PSG contratasse o uruguaio para agradar ao JM. O PSG contratou porque quem dirige o clube e trata dessas questões, o quis e se dispôs a pagar aquele valor.

    ResponderEliminar
  73. Caros Portistas,

    Alguém me sabe explicar porquê o Magnus Andersson ter ido embora?? Isto é que é crime, é mais um que lesa o clube! Ficam um ano a pagar-lhe ordenados?? Desastre no projecto do Andebol...
    Quanto a entradas e saídas já me estou nas tintas, já sei que nada do que precisamos virá e se vier vem a tarde e a más horas, porque já devia estar no Algarve a trabalhar com equipa para assimilar as ideias e tácticas do treinador.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  74. Que embirração com o JM. Até parece que ele tem algum obrigação connosco. Se ele prejudica o Porto à descarada, em comparação com os clubes de Lisboa, porque é que os nossos dirigentes continuam a recorrer aos seus serviços?

    Neste momento não nos podemos comparar ao Benfica em poder negocial. Estão melhor financeiramente que nós, não estão obrigados a vender e têm um país inteiro a ajudar na valorização e divulgação dos seus ativos, através da comunicação social.

    Nós somos única e exclusivamente vítimas do estado financeiro calamitoso que esta direção nos colocou. Obviamente que se toda a Europa sabe que estamos à rasca, vão-nos estar sempre a oferecer migalhas.

    O ex-presidente do Sporting, BdC com todos os seus defeitos, sem recorrer a empresários e com uma situação financeira também não muito famosa, não conseguiu vender João Mário (40 milhões), Slimani (30 milhões) e Adrien Silva (24,5 milhões)?

    Diogo Costa é unanimemente considerado dos GR mais valiosos e com mais potencial do mundo. Era necessário um super empresário para o vender? Não se deveria vender facilmente sem ajudas? Se nem um negócio destes conseguem fazer...

    Depois existem coisas inexplicáveis (ainda bem para nós). Alguém compreende como não apareceram clubes a fazer fila para bater a cláusula de rescisão do Otávio? Um jogador com a sua qualidade por 40 milhões?

    Mas os problemas não se limitam às vendas, nas compras é exatamente igual. Já nem vou falar dos tempos em que quando a comunicação social sabia do nosso interesse num jogador, ele já estava contratado, os tempos são outros. Mas chegar ao cúmulo de andar semanas a negociar um jogador de 8/10 milhões de euros é obra. É mesmo a pedir para ser ultrapassado por um rival, tipo João Victor na época passada.

    ResponderEliminar
  75. Gostava de ver o andrey santos e o ivan jaime no porto mas parece que isso nao vai ser possivel,,,

    ResponderEliminar
  76. O futuro dirá quem tem razão. Se quem acredita no Jorge Mendes cândido, se quem o acha uma figura cada vez + nefasta no futebol português...especialmente para o FCP...e mundial. Há coisas que hoje parecem teoria da conspiração, delírio, mas que amanhã se revelam, apenas realidade. Há quem não se importe de perder algum dinheiro nalguns negócios...especialmente se ganhar a + noutros...por uma causa maior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís Negroni , mas que culpa tem o Jorge Mendes que os nossos dirigentes ponham cláusulas pequenas nos nossos jogadores , e que na única cláusula alta que é do Diogo Costa , ninguém o queira para já ???
      O Jorge Mendes tem um catálogo de jogadores que é apresentado aos clubes , com os respectivos preços , depois os clubes decidem se querem ou não esses jogadores .
      Agora , há jogos de interesses , influenciadores , que podem convencer a comprar este e aquele jogador .
      Um exemplo , como achas que o João Félix foi para Atlético de Madrid ??? o Paulo Futre teve um papel importante no negócio , ao vender-lhes a ideia que estava ali um novo CR7 , quando na realidade não estava , e o Futre ganhou o dele (e como ganhou!!! ) , Como ganhou no negócio do Figo do Barcelona para o Real Madrid .

      Eliminar
  77. Negroni, OK, o JM é o mau da fita, enquanto quer o bem do Benfica e Sporting e por isso puxa pelos negócios dos clubes da Segunda Circular, com o FCP é o contrário, nunca nos safou de grandes apertos, alguns dos quais só por má-fé não se reconhece.
    Deixo um pergunta: porque há vários empresários que não querem nada com o FCP? Será porque no FCP ao contrário do Benfica e Sporting há demasiados interlocutores? Já estou a falar demais...

    ResponderEliminar
  78. Alan mais Alem. Nem dinheiro nem competência de negociar. Sr presidente seja feliz, vá para a reforma.

    ResponderEliminar
  79. Eu não posso provar o que digo porque não tenho conhecimento, mas sinto, todos sentimos, que os negócios das compras e vendas do benfica, desde Vieira, e o sporting desde há uma época atrás, se não têm variáveis de ilegalidade, das duas uma, ou a adminstraçao do FC Porto é de uma irresponsabilidade e incompetência inimagináveis ou os responsáveis da gestão adversários são absolutamente geniais.

    ResponderEliminar
  80. Boa tarde Sr. DVP e restantes Amigos frequentadores deste espaço FCPortista.

    Antes de mais, estimo a continuação das suas melhoras.
    Não tenho participado activamente mas tenho sido um leitor atento. Não tenho grande coisa para adiantar aos comentários, muito mais abalizados, que por aqui tenho lido.
    Queria fazer um ou dois comentários sobre as negociatas dos nossos rivais, designadamente as do 5lb aqui de Carnide. Pegando nas palavras do Dragonguard que refere "como achas que o João Félix foi para Atlético de Madrid ??? o Paulo Futre teve um papel importante no negócio , ao vender-lhes a ideia que estava ali um novo CR7", não acredito que o AM e os seus responsáveis técnicos sejam assim tão tolinhos para acreditar nesta ideia.
    Já o Jocker não poder provar o que diz "porque não tenho conhecimento, mas sinto, todos sentimos, que os negócios das compras e vendas do benfica, desde Vieira, e o sporting desde há uma época atrás, se não têm variáveis de ilegalidade...". Pois é, tenho escrito por aqui que a negociata do histérico malcriado JF foi uma grande operação de lavandaria. O AM não deve ter pago mais que 15M€ pelo flop JF, o resto entro directamente das receitas do pó branco. Também não tenho, como o Jocker, não posso provar esta tese (caso pudesse...), mas estou cada vez mais convencido de que a negociata tem origem na porta 18. E não deve ter sido o único, cá para mim com a capacidade de tornar opacos os negócios do PSG, o Raminhos é o próximo. Acredita Dragonguard?
    Não quero nem sonhar que no nosso FCPorto se passam coisas destas, mas isto não desculpa a inércia e a negligência que têm pautado os nossos negócios de compra e de venda.
    Estou com expectativas de que o Alan poderá ser um bom reforço mas falta ainda mais matéria. Pergunto, o lateral direito made in USA do Boavista não seria uma boa opção? Gostava do Jaime, receio que vá parar aos viscondes ou ao braga O lateral esquerdo que foram buscar ao Gil, parece-me que encaixava bem na nossa esquerda).
    1 abç e viva o FCPorto.
    Luis Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Futre é muito respeitado em Madrid e em toda Espanha , ao contrário de Portugal .
      Nesse negócio do JF , não foi só Futre a convencê-los , foram obviamente outros também que convenceram os dirigentes do Atlético de Madrid a comprar - lo .
      Se foi pelos 120 milhões ou menos , não sei , mas se houve marosca , isso terá de ser um problemas das autoridades de ambos os países .


      Eliminar
  81. Há incompetência e a situação económica influencia mas também conta a sorte com o momento. Por exemplo o Diogo é um do melhores guarda redes mas neste momento os gigantes endinheirados estão servidos. Por outro lado o mercado de avançados vai mexer e o avançado do Porto que podia render milhões teve uma época marcada por lesões. E por causa disso provavelmente vai sair Gonçalo Ramos quando podia ser Evanilson que já estava no radar de muitos clubes...

    ResponderEliminar
  82. O que o Jocker azul diz, no seu comentário das19:30, é bastante diferente do que eu tenho dito em comentários recentes, mas a essência que motiva os comentários, é a mesma: o pasmo e a revolta, perante uma situação inimaginável há não muitos anos atrás e que aflige, atormenta, qualquer portista minimamente adepto. E ignorando JM, que não posso deixar de referir que é elo comum a todos esses negócios dos 3 grandes portugueses, realmente, é como diz o Jocker, por outras palavras, ou há "lavandaria" nos 2 de Lisboa, ou então das duas uma, ou os gestores dos outros 2 são génios de gestão do + genial que há, ou os gestores do Porto são de uma incapacidade e incompetência criminosas.
    Se este estado de coisas assustador para os portistas, se mantiver por + alguns anos, o Porto vai ficar irremediavelmente pra trás de slb e até de sporting.

    ResponderEliminar
  83. Não quero entrar nesse diz-se diz-se de lavandarias, nós falamos nas deles, eles falam nas nossas, ainda agora houve um grande alarido promovido pela cartilha do SLB sobre o negócio Navarro. Agora, sei e isso sei, andam em cima de alguns agentes, JM por exemplo, como cães a um osso e não é apenas em Portugal, é em mais alguns países. Com tantos negócios estranhos ainda não apanharam nada e acabaram com os esquemas?

    ResponderEliminar
  84. O MU, clube que sempre pensei ser o destino de Diogo Costa, contratou o Onana por 50 milhões. Foi apenas porque o treinador o quis ou foi também porque é um valor razoável para um guarda-redes? Será que por esse valor o DC não podia ter sido a opção dos de Manchester? Não puxando a brasa à minha sardinha, DC para mim é bem melhor que o Onana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Diogo Costa fosse vendido abaixo da cláusula caía tudo em cima da direção e de Pinto da Costa...

      Eliminar
  85. Pedro, até podia ser, mas uma coisa é teres arcaboiço para dizer que só vai pela cláusula, outra é teres necessidade absoluta de vender, não conseguires e sob pressão seres obrigado a vender por menos que os 50 milhões. Foi o caso da venda do Luis Díaz. Tinha uma cláusula de muito superior, mas a situação era tão grave que nem deu para esperar pelo final da época - com um possível prejuízo desportivo e financeiro.

    ResponderEliminar
  86. OLHA O NORTE.
    Esta equipa do Al Nassr com CR ou sem CR na Europa, com equipas do 1º escalão na posição do 4º lugar para cima, é Bombo de Festa.

    Alan Varela do Boca, Nico do Barça é novela de terceiro mundo. O que se está passar com o Boca em estar sempre mudar as condições de venda do jogador, só prova do tão pobrezinhos agentes que são essas pessoas que estão tratar da contratação! Do Nico o filme é um pouco idêntico. Até podem vir para o FCP, mas noutros tempos era sim ou sopas, provavelmente já estavam a treinar.

    O Boss com entrevista no Porto Canal sobre as coisas boas do passado, vai tratando da sua imagem, estamos próximos de eleições. Beijocado por alguns por outros nem tanto, não é o dono disto tudo, mas parece ser o dono do FCP.
    Temos que ter alguém, mais novo e com outras ideias, assim como ele (o Boss) foi no passado, para que sejamos mais respeitados por esses ratos de esgoto que quase não nos conhecem, quando somos ainda o melhor clube português, estamos a perder muita coisa infelizmente.




    ResponderEliminar
  87. Aquilo que devia obrigar os portistas a reflectir em vez de andar atrás de culpar terceiros, arranjar bodes expiatórios, no caso Jorge Mendes - este portista que não é da treta, tem muitas décadas de associativismo e portismo praticado, coloca o FCP acima de tudo e de todos, quando diz o que diz sobre o empresário é porque há razões para isso. Repito, se não fosse JM arranjar mais de 50 milhões de mais valias, logo no 1° ano o acordo de fairplay com a UEFA; se não fosse JM entrar no negócio de Luis Díaz, o FCP ficava sem possibilidade de cumprir o acordo, para além da multa que teve de pagar corria o risco de não participar nas provas europeias, pior com problemas para honrar os compromissos da gestão corrente; finalmente, se não fosse JM com algumas vendas, Fábio Silva e Vitinha, o FCP não tinha conseguido apresentar lucros nos exercícios que lhe permitiram sair do fairplay financeiro. Pode sempre dizer-se que podia ter feito melhor negócios, também beneficiou muito, etc., mas a questão é: se não fosse ele quem resolveria o nó? -, era saber como um clube que chegou a ser considerado um caso de estudo pela forma como contratava, valorizava, vendia, agora está completamente paralisado, a equipa está a trabalhar desde 7 de Julho e o único reforço veio para um sector onde há um excesso de jogadores, não consegue vender ninguém.

    ResponderEliminar
  88. DVP, Diogo Costa é mais valioso que Onana, essencialmente porque é mais novo e porque é titular da seleção Portuguesa, enquanto que Onana é titular da seleção dos Camarões.

    No entanto a diferença de qualidade entre os dois, por esta altura não é muita. Também acho que DC é melhor, mas a diferença não é muita.

    Assim sendo, acredito que a escolha do Manchester recaiu sobre o Camaronês, única e exclusivamente porque já foi jogador do Ten Hag e ele já sabe com o que pode contra enquanto jogador e enquanto pessoa.

    Porque sejamos sinceros, depois das vendas que o Porto tem feito nos últimos anos, alguém acredita que se chegasse uma proposta de 50 milhões por DC, o Porto não venderia?

    ResponderEliminar
  89. Boas.
    O clube não consegue vender ninguém, porque o que o mercado hoje valoriza, o Porto vendeu os todos o ano passado!

    Tens um guarda redes jovem, ok, mas o mercado quer é avançados e médios jovens, não está disposto a pagar, o que um clube falido como o Porto quer por ele.

    Costuma se dizer, vende se os anéis e ficam os dedos. Os anéis foram todos o ano passado!

    Culpar o JM do estado que o clube chegou é surreal, desresponsabiliza os verdadeiros responsáveis que, eu ia dizer a sad, vou corrigir, são os sócios que votaram nesta sad.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  90. O facto de sentir que os negócios dos clubes da capital são sobrevalorizados e não acreditar na sua legalidade total - digam pf quem é o clube do mundo que vende jogadores por mais de 100M, ou outras vendas fantásticas, como quem compra amendoins e ao mesmo tempo subscreve dívida pública com taxas a mais de 6% - não quer dizer que não admire e saiba da importância de JM, não só para o FC Porto, como também para o futebol português, e fundamentalmente, não saiba no lodaçal que a administração liderada por JNPC, principalmente na última década, nidifica.

    Mais, convicção minha, se nada for alterado por esta administração, caso ganhe as próximas eleições, o nosso Clube terá de ser tomado de “assalto” por gente séria para evitar a sua queda na insolvência irreversível.
    Como me custa ver Vitor Baía metido nisto, ele que era um contestatário, mas por razões de falência pessoal conseguiu o seu tacho depois de beijar o anel papal.

    As minhas desculpas se ofendi convicções, mas esclareço que em 1982 andava nas “seções de esclarecimento” a apoiar este presidente e fi-lo ininterruptamente até há 2 eleições atrás. A partir de aí acabou.

    O FC Porto continua a ter um potencial invejável, pois é a UNICA Instituição portuguesa capaz de ser alternativa credível, nacional e internacional, ao centralismo rasteiro que vai consumindo os parcos recursos de Portugal.

    ResponderEliminar
  91. Blogger dragao vila pouca disse...

    Deixo um pergunta: porque há vários empresários que não querem nada com o FCP? Será porque no FCP ao contrário do Benfica e Sporting há demasiados interlocutores? Já estou a falar demais...

    20 de julho de 2023 às 14:49

    Já há algum tempo percebi, por alguns dos seus comentários, que sabe mais do que aquilo que diz em relação ao que se passa nos corredores do dragão, portanto deduzo que seja uma pergunta retórica pois saberá certamente a resposta.
    Para alguém como eu, que tenta consumir o máximo de informação possível sobre o nosso grande clube mas que não tem nenhuns "contactos", aquilo que me parece é que há demasiadas bocas para alimentar em cada negócio daí algum afastamento de JM ali por meados dos anos 2010 talvez. Pelo menos é a ideia que tenho. Existiu um período dourado para FCP e Jorge Mendes mas houve ali uma quebra de relações nunca assumida mas em que se notou que passamos a ter cada vez menos jogadores agenciados pelo JM. No tempo de Nuno Espírito Santo e Lopetegui creio que voltamos a fazer negócios com JM.
    Não faço ideia do que realmente se passa a nível de negócios a não ser o que sai na comunicação social, mas com base nisso, a minha resposta à sua pergunta é que houve vontade de realizar negócios com outros empresários que não o JM. A razão para isso é apenas especulativa mas diria que foi preciso "pagar algumas vacas ao dono" Teodoro Fonseca, creio é esse o nome do presidente do Portimonense, o que explica muitos negócios estranhos com aquele clube. O tal Pedro Pinho, que já vi referido por si algumas vezes, acho que também tem sido um dos empresários privilegiados.
    Agora deixo-lhe eu uma questão: as dificuldades nas vendas devem-se à mesma razão da dificuldade das compras, ou seja, o problema está, não no clube, não nos jogadores, mas sim nos intermediários escolhidos para vender os jogadores. Quem tem a responsabilidade no clube de contratar os jogadores? Ou melhor dito, estando identificado o alvo a contratar, quem vai falar diretamente com o clube e com o empresário do jogador para fazer o negócio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Senhor João Reis , as cousas são muito claras: desde a volta de Alexandre Pinto da Costa o F C do Porto só faz maus negócios, pois o menino é de uma incompetência atroz, aliado ao facto de ser um tremendo mau caracter, que muito prejudicou o Porto( lembra do título do Sporting que impediu o hexa). Depois, Pedro Pinho, outro refinado parasita e o parceiro preferencial da família, que se acha dona do F C do Porto. Quanto a Teodoro, o Porto não paga favores, apenas é do ente dinheiro que tomou emprestado. Jorge Mendes não se afastou fo Porto, apenas cresceu muito e teve que procurar novos parceiros. Quanto a capacidade vendedora de Alexandre e Pinho, o senhor Vila Pouca já a explicitou bem, e zero. As coisas são muito claras, pena haver portistas que acreditam no Pai Natal, na inocência de Pinto da Costa e na capacidade da dupla Baía X eng Gonçalves. O resto é o resto é só há duas alternativas: a falência ou a venda do clube. Veja na relatório de contas os juros que pagamos e a taxa média fos mesmos. Saudações Portistas

      Eliminar
  92. Alexandre Pinto da Costa e Pedro Pinho quantos jogadores já trouxeram e depois quantos venderam? Se eles trazem e não conseguem vender, tem de ser o JM, ou então saem por uma pechincha ou a custo zero...

    Eu também fui um fervoroso apoiante de JNPC estive com ele na prática, desde sempre, até às últimas eleições onde disse que pela primeira vez não ia votar nele. Há linhas vermelhas que foram ultrapassadas e quando é assim...

    O FCP para mim tem de estar sempre acima de todos, dirigentes, treinadores, jogadores, por mais marcantes que sejam, por mais história que façam, só não está acima dos seus adeptos que são a sua essência, a razão da sua existência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que muita coisa mudou a partir de 2015 , desde daí com a chegada de Lopetegui , e o paradigma de o clube se ajustar ao treinador e não ao contrário , mais tarde , o fim dos passes partilhados com fundos , depois as saídas de dirigentes que tinham muitos anos a trabalhar com o senhor presidente , alguns deles mal amados por aqui no blog , substituídos por Alex e os seus amigos .
      O senhor presidente desde daí parece obviamente mais interessado em perpetuar-se no poder , não há lugar para sucessão , para ideias novas , como sair deste colete de forças financeiro , que nos está a matar , centro de estágios? o naming? Curiosamente o Fernando Gomes falou na entrevista ao o jogo e ainda não se sabe mais nada ...

      Quando vêm os reforços ? Já só faltam duas semanas para a supertaça !!!

      Eliminar
  93. Infelizmente nós últimos anos o Porto, além do problema financeiro, atrasou-se em duas áreas fundamentais: formação e scouting. Na formação a nível de infraestruturas ( a academia veremos se é desta que surge algum sinal) e o scouting não existe. Custa-me imenso ver outros a apostar no mercado nórdico, sérvio,croata, checo... e o Porto dependente de "ofertas" de um ou dois empresários mais "próximos. Não sei qual o papel de Luís Gonçalves e Vítor Baia... Valha-nos Sérgio Conceição...

    ResponderEliminar
  94. Independente do que possa vir a acontecer, desde aquisições, transferências e depois resultados, esta pré-época está marcada por amadorismo e incompetência, desde as declarações de FG , a novelas prolongadas e ridiculas, atraso grave nas contratações, faz lembrar o ano do krasnodar, sobretudo no meio campo e laterais, mais a direita, o que mostra onde vai cair Pepê, neste início e, quanto a mim, uma preparação de poucos jogos e de grau de dificuldade pouco elevado, embora confie plenamente no Sérgio e sei que contra ventos e marés estaremos na luta.
    A supertaça está aí, o campeonato também,
    iremos jogar com os benfas, com os mesmos do ano anterior, preocupa-me a questão do meio campo...
    Depois lá vêm umas declarações de PC que nada dizem...
    Esperemos que na proxima semana tudo se resolva e haja alguma estabilidade.
    Apesar disto tudo, temos que ser serenos, criticos em relação ao "estado da nação " portista e sobretudo, apoiar a equipa.

    ResponderEliminar
  95. Caros Portistas, fico horrorizado com as lentes azuis com que vêm o extra-futebol jogado fora do campo.
    O JM foi posto fora do Porto, tinha jogadores a mais no plantel e a SAD achou que era negativo para o clube, como já o fez com muitos outros agentes. Depois na desgraça fomos lhe pedir ajuda e ele cumpriu.

    Quem vê futebol sabe que há jogos chave que valorizam e muito jogadores, como exemplo temos os jogos do 120M na seleção Argentina que ganhou o mundial e o fantástico jogo contra o Arsenal do Ugarte que destruiu e construiu praticamente sozinho.
    Depois temos a comunicação social que cria "Hipes" em certos jogadores como o outro 120M dos encarnados.
    Por isso não saímos da sepa torta, ostracizamos os bons agentes, não queremos nada com a comunicação social e depois queremos vender por milhões......heh pah!
    O JM não é santo :) nem nos deve nada a nós.

    Quanto a este defeso: Vendas não faremos se continuarmos a pedir 25 milhoes pelo Taremi e 75 pelo DC. O Onana é bem melhor (hoje) que o DC além disso o treinador do MU já treinou o Onana e por isso o conhece bem. Ou seja até dezembro vamos ter de vender pois se formos acreditar numa campanha forte na champs para vendermos no fim da próxima época corremos o risco de falir.... é a minha opinião (informada).
    Compras a meu ver estamos bem pelo que tenho lido (no inside information), i é, comprar barato mesmo que com condições. O Alan parece me bem pelo que vi, mas jogos completos e campeonatos na europa é diferente de vídeos no Youtube. E o miúdo do Barcelona é crake, se bem que em campo vai ter de o mostrar. O lateral Mexicano também me parece bem, já o tínhamos referenciado e tentado comprar na época passada mas preferiu o Barça.

    Temos a sorte de ter um canal privilegiado com o Barça que está em FPF e precisa despachar alguns dos muitos jogadores que tem, sorte a nossa, que pode fazer com que na próxima época tenhamos um plantel à altura dos encarnados, pois equipa já tínhamos e temos.
    Acordem!
    Abraços e votos de uma recuperação total caro DVP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fredycotta, discordo de quase tudo o que disse.
      Quem compra jogadores de forma inteligente, não os compra por aquilo que eles fazem num jogo ou 2 ou 3, só se quiser enfiar grandes barretes. Compra-os, por aquilo que eles fazem numa época inteira ou duas ou 3.
      Não somos nós que não queremos nada com a comunicação social. É precisamente o contrário. A CS portuguesa, salvo 1 jornal ou 2, se pudesse, exterminava o FCP e os portistas.
      O Onana não é bem melhor que o DC, não é sequer melhor, é pior. Tem o que o DC também tem, com + 4 anos, mas não tem a capacidade de servir com os pés os avançados que o DC tem. Aliás, não conheço + nenhum gr capaz de fazer isso como o DC faz e esse é um pormenor essencial no futebol actual das grandes equipas.
      O "fantástico" jogo do Ugarte frente ao Arsenal, na Liga Europa, serviu para o vender por 60M ao PSG, diz você. E os fantásticos 4 jogos do DC, na Champions, que nos colocaram de último em primeiro no grupo, não servem para o vender a ninguém? Há aí qualquer coisa que não bate certo.
      Dá a entender, que a cs portuga, foi determinante para vender JF por 120M ao AtMadrid. Felizmente, não têm a mesma influência junto dos árbitros internacionais europeus, senão, o slb era campeão europeu todas as épocas.

      Eliminar
  96. Freddy, e muito por aí. Fizemos-nos fortes com o Corona, não vendemos por mais de 10 e depois saiu por menos de um terço.
    Temos um canal privilegiado com o Barça, verdade, mas muito pelo Deco, alguém que não precisa bater no peito a apregoar portismo, mas tem pelo FCP e pelo seu presidente respeito e consideração.
    Concordo que com o mexicano mais o Nico - tudo para ser um craque e aqui pode recuperar o tempo em que era uma das maiores promessas do gigante catalão - e o Varela, conheço menos, mas a escola argentina e do Boca são um certificado de garantia - as excepções apenas confirmam a regra -, ficamos mais fortes. Pena não serem contratados há mais tempo, começar a trabalhar desde início seria muito melhor.

    ResponderEliminar
  97. Esqueci-me de uma coisa, no comentário que fiz há pouco. Acho bem, que a certa altura, tenha sido posto freio no JM, em relação ao plantel do FCP. Se isso não tivesse sido feito, não tardaria nada, teríamos o FCJorgeMendes em vez do FCPorto. Eu não gostava nada de ver acontecer ao Porto, o que está a acontecer ao Valência.

    ResponderEliminar
  98. Ó Negroni, comparar a situação do FCP campeão da taça UEFA e campeão europeu, com um presidente que estava no apogeu e com um conhecimento e sensibilidade para o futebol acima da média, com a gestão do Valência cujo dono não percebe nada, pôs lá a filha a gerir, desculpa lá, não faz qualquer sentido. Os empresários não são donos dos clubes, só fazem aquilo que os dirigentes permitem. Jorge Mendes foi responsável pela vinda de alguns dos melhores jogadores do FCP e que ficaram na história a letras de ouro, ignorar todo esse passado e presente, culpando o JM porque não há um clube que esteja disposto a dar aquilo que o FCP quer por alguns dos seus melhores activos, é um ódio de estimação para com o JM incompreensível, uma teimosia que não faz sentido. Mas o tempo ajuda a clarificar. E como o FCP vai ter de vender sob pena de entrar numa situação terrível, veremos quem vai desatar o nó e resolver o problema.

    ResponderEliminar
  99. Os empresários não são donos dos clubes mas gostam e têm tendência a influenciá-los se perceberem que lhe dão azo e podem ganhar com isso.

    Mas isso nem aconteceria no FC Porto se o seu presidente fosse imparcial e pusesse SEMPRE os interesses do Clube acima dos seus, porque infundia respeito e não haveria ninguém que tivesse coragem ou ousadia de tirar qualquer tipo de vantagem extra.

    Dito isto gostaria de dizer que “não queremos nada com a comunicação social”, afirmar que um jogador é vendido por 60M porque “sózinho”ganhou jogos, falar em hypes de120M que a CS entende deverem ser vendidos (insisto, só conheço um clube que vende jogadores por mais de 100M e várias vezes...) é o tipo de conversa que nao me assiste.

    Acho mais assim:
    - o gajo tem de ir 120
    - quantos recebem?
    - pá… eu, tu, 2 jornalistas, mais os 2 gajos que apresentam as contas, o que compra o que vende, e o clube vendedor que recebe 36M
    (120-36= 84k para despesas de transporte, uns a receberem mais e outros menos),

    Sem ter inside information, não andará muito longe disto para justificar os hypes, o nao querer nada com a CS, e o trabalho penoso dos Super Agentes.

    Por último JM, no seu início, muito início, teve a mão de JNPC

    ResponderEliminar
  100. Discordo completamente que o Onana seja melhor que o Diogo. Como já disse antes, o Onana foi opção para o Man Utd em detrimento do Diogo porque 1) é mais barato e 2) o treinador já o conhecia. Basta ir ao Transfermarkt e ver quanto vale o Diogo em comparação com os outros GR. E convém não esquecer que o Diogo é GR do FC Porto, não de uma equipa que luta pela Premier League ou pela liga espanhola.

    Estou farto desta novela argentina sinceramente. É todos os anos a mesma coisa, estamos quase no fim de julho e reforços para o meio campo ainda nem vê-los no estágio. Espero que tanto o Nico como o Alan Varela (a confirmarem-se, claro) se adaptem rápido.

    ResponderEliminar
  101. Exactamente, foi o FCP e o seu presidente que começaram a fazer do JM aquilo que ele é hoje, um super agente. E sou testemunha porque assisti em posição privilegiada, que o JM reconheceu sempre isso. E começou cedo, quando o Capucho veio para o FCP.

    ResponderEliminar