Fechou o mercado de transferências para entradas, continua aberto para saídas, particularmente o da Arábia Saudita, mas não espero nenhum tiro no porta-aviões. É a hora de dizer alguma coisa.
Foi o que se pode designar por uma revolução aquilo que o FCP fez. AVB ousou, arriscou, mas não arriscou à louca, arriscou com critério, conseguiu um excelente marcado e o FCP deu salto qualitativo notável e por isso merece a sorte que protege os audazes. Merece que, definitivamente, o portismo se una em torno do seu líder, mantendo, sempre o espírito crítico, mas com respeito, obejctividade e espírito construtivo, para somar e não para dividir.
Vejamos, o FCP arrumou a casa colocando por empréstimo, rescisão ou venda, aqueles que não faziam parte dos planos do treinador, aqueles que podiam fazer, mas era importante vender e fez regressar aos seus clubes os dois emprestados. Assim, saíram André Franco, Iván Jaime, Fábio Cardoso, Grujic, Zé Pedro, Romário Baró, Samuel Portugal, Fran Navarro - já tinha saído, mas o Braga exerceu a opção -, Vasco Sousa - emprestado ao Moreirenbse com opção de compra -, João Mário, Otávio, Francisco Conceição, Gonçalo Borges e Namaso.
Em simultâneo, entraram João Costa, Alberto Costa, Bednarek, Kiwior, Prpic, Gabri Veiga, Froholdt, Borja Sainz, Pablo Rosário e Pedro Lima, este no final do mercado e para mim um ilustre desconhecido. Também ainda não sei se é para a B, se vai fazer parte da equipa principal.
Não vou fazer contabilidade entre aquilo que se recebeu e gastou, porque houve contratações antes de 30 de Junho, no mercado de Inverno saíram Galeno e Nico por 110 milhões e tudo somado, as coisas parecem equilibradas. Para além disso, ao contrário do CFO anterior, temos um que não me parece capaz de assobiar para o lado, não bater o pé se o futebol estivesse a cometer loucuras que pudessem comprometer o futuro do FCP - Futebol, SAD.
Portanto, temos:
Guarda-redes: Diogo Costa, João Costa e Cláudio Ramos.
Defesas: Alberto Costa, Martin Fernandes, Francisco Moura, Zaidu e Pedro Lima?, Nehuén, Bednarek, Prpic e Kiwior - Dois jogadores por lugar e um joker Pedro Lima?
Médios: Eustaquio, Alan Varela, Pablo Rosário, Tomás Pérez? Gabri Veiga, Froholdt, Rodrigo Mora - também neste sector dois por lugar e a dúvida Tomás Pérez.
Ataque: Pepê, William, Borja Sainz, Denis Gull, Samu e Luuk de Jong - também aqui, seis para três lugares.
No total, um plantel de 25 se contarmos com Pedro Lima e Tomás Pérez, 23 se não contarmos.
Plantel curto, equilibrado, que combina experiência com juventude. Um plantel formado pelo FCP e a sua estrutura do futebol, com a colaboração do treinador Francesco Farioli, mas não se pode dizer feito à sua imagem e semelhança. Não me enganarei se disser que o técnico italiano apenas recomendou Luuk de Jong e Pablo Rosário, esses dois e todos os outros contratados, tanto fariam as delícias do actual treinador como de outro qualquer, pela simples razão, têm qualidade.
Agora é esperar que todo este entusiasmo tenha correspondência em vitórias que se traduzam em títulos. Não vai ser fácil, há um clube que pela amostra vai gritar semanalmente, mesmo sem qualquer razão, um clube que se acha a marca, o produto, a razão de existir futebol em Portugal. Se acha no direito de ser campeão, se não for no campo, quem sabe e se por decreto? Isto juntamente com uma comunicação social facciosa, sectária, que branqueia, omite ou extrapola, sempre pró-Benfica. E isso também pesa no subconsciente dos homens da arbitragem que sabem que são atacados e criticados, mesmo quando não erram como se viu no Alverca - Benfica. Basta comparar o que aconteceu com um treinador adjunto do FCP, expulso em Alvalade porque terá reclamado, enquanto o nervosinho Lage parece que tem livre trânsito para reclamar constantemente, até insultar e só falta o 4º árbitro pedir-lhe desculpa.
Fortes em campo, atentos fora dele, unidos em torno do FCP, estaremos em condições de lutar pelos principais objectivos e conseguir atingi-los.
Plantel qualitativamente equilibrado, onde todos irão jogar e isso é bom. Curto? esperamos não ter lesões graves.
ResponderEliminarAlém do salto qualitativo neste mercado, destaco também o planeamento. A época iniciou e a base do plantel já estava formada.
Agora é trabalhar e estar muito atento às pedras que vão aparecer no caminho.
Não tenho dúvidas que temos o melhor presidente, a melhor direcção e a melhor administração. Por isso, temos agora também, após este mercado de transferências, o melhor treinador e o melhor plantel.
ResponderEliminarOs outros, especialmente os encornados, têm os melhores árbitros, vars, organismos desportivos e CS do regime.
Espero que sermos melhores que os outros desportivamente, chegue, esta época, para sermos mais fortes que eles e as artimanhas de bastidores que os amparam.
Tudo dito Sr.Vila.
ResponderEliminarFaltou ai o Vasco,que foi para Moreirense.
Faltou sim senhor. Vou acrescentar.
EliminarFalta um extremo esquerdo e um 8...na minha opinião! Esperemos que não hajam muitas lesões! Que diferença enorme entre o plantel desta época e o da anterior - para melhor! AVB está a fazer um ótimo trabalho, está a arrumar a casa, a criar uma base sólida para atacarmos o campeonato!
ResponderEliminarBoas. Não se pode ter tudo num espaço curto de tempo, é de facto um plantel curto relativamente ao número de competições que temos. Espero que o foco seja o campeonato. O caminho faz-se caminhando. Pés bem assentes no chão. Fiquei contente por Mora e o Diogo Costa continuarem. Fiquei com a impressão em alguns comentários em que li, que houve gente iludida com os 70m, preferiam que se vendesse o miúdo, e com o dinheiro fossemos buscar mais 2/3. Argumentavam "ah, seja hj ou amanhã, ng dará mais que isso". Mas se Mora, e é um se, cumprir parte do que promete, todos ficaríamos com um amargo de boca vê lo a ter sucesso. Dou o exemplo do J Neves, a "dor" que muitos lampiões sentem com o sucesso que está a ter. É verdade que no Porto, não me recordo de termos apostado num jogador dos escalões jovens, no sentido de pertencer ao plantel dos A, a estratégia foi quase sempre vender e depois com o dinheiro ia se ao mercado. Contudo todas as regras têm excepções. E Mora é daqueles que vale a pena o risco. O argumento da academia lembram se? De que serviria afinal, se quando aparecesse uma "joia" teria o mesmo destino que os outros? Sim sim, Mora pode se lesionar, pode muita coisa, pode ser um flop, obviamente que sim. Mas a vida é gestão de risco. E o Mora não se vai desvalorizar com este plantel, pouco provável, e se parte do "se" se se cumpre, se parte do talento que tem se se cumpre no campo, então a equipa do Porto fica muito mais forte, e não há nenhuma equipa do mundo que diga não a um talento, e por talento para mim, é alguém fora da caixa, que joga de forma diferente, que tem o dom de resolver problemas difíceis de forma simples. E isso não tem valor. Ganhará o Porto desportivamente com isso, ganha o jogador, ganha o plantel como um todo que se valoriza, e isso é muito mais que os "70m", com que alguns aqui foram iludidos.
ResponderEliminarMas, tal como aconteceu no passado e escrevi sobre isso, uma venda de um jogador da formação, por exemplo, Ricardo Carvalho, quantos anos de formação pagou?
EliminarNão vai ser fácil, este futebol, este campeonato, está cheio de predadores. Nós estamos bem servidos só espero que daqui pra frente todos remem para o mesmo lado.
ResponderEliminarQuem gosta de ver ouvir futebol é quase impossivel levar com aquela gaijada, de rapazes da CS lisboeta. Repetitivos a falar sempre dos mesmos, cansa tanta servidão destes bonecos de marretas.
Agora presidente AVB, é preciso é importante pensar na equipa B. Apostar forte em alguem com curriculum, experiente que seja capaz de transmitir o que é ser jogador à Porto, dar confiança e alegria aos miúdos tira- los daquele futebol triste desligado.
FCP Sempre.
Boa tarde, caro Manuel Vila Pouca e demais portistas
ResponderEliminarNo rescaldo deste que foi, inequivocamente, um grande mercado por parte da administração de André Villas-Boas, tentei compilar as listas de entradas e saídas (temporárias e definitivas) do plantel principal do FC Porto desde que esta tomou posse.
Saídas: Jorge Sánchez, David Carmo, João Mendes, Fábio Cardoso, Otávio Ataíde, Iván Marcano, Zé Pedro, Wendell, Vasco Sousa, Iván Jaime, Romário Baró, Marko Grujic, André Franco, Nico González, Francisco Conceição, Gonçalo Borges, Fran Navarro, Evanilson, Mehdi Taremi, Danny Namaso, Toni Martínez, Wenderson Galeno, Samuel Portugal e João Mário; os emprestados Tiago Djaló e Fábio Vieira entraram e saíram com Villas-Boas.
Entradas: Nehuén Pérez, Francisco Moura, Samu, Deniz Gul, Tomás Pérez, William Gomes, Gabri Veiga, Borja Sainz, Alberto Costa, Jan Bednarek, Pablo Rosario, João Costa, Victor Froholdt, Luuk de Jong, Jakub Kiwior e Dominik Prpic.
A diferença entre o valor das entradas e o das saídas ultrapassa os 80 milhões de Euros. E penso que todos os portistas concordam que, salvo meia-dúzia de excepções, como Nico, Galeno, Conceição e Evanilson, a maioria dos jogadores que saíram não teria lugar no actual plantel e, outros ainda, nunca deveriam ter feito parte de uma primeira equipa do FCP (com todo o respeito devido a esses profissionais).
Concluo dizendo que foi um ano de intenso trabalho da administração presidida por AVB, conseguindo uma profunda reestruturação da equipa principal, obtendo ainda um considerável ganho financeiro – até pela redução da massa salarial.
Parabéns a André Villas-Boas e, principalmente, ao Futebol Clube do Porto, pois foi a sua massa associativa que escolheu este destino para o clube.
Caro DVP
ResponderEliminarConcordo consigo. Apesar de todos os obstáculos internos, AVB está a corresponder às expectativas criadas e o nosso Clube que era dado como acabado está a ressurgir e a incomodar muita gente
Temos as tvs contra nós. Ontem na cmtv tentarám passar a mensagem que os beijos do Samuel foi o acto mais grave do encontro. Penso que terão a resposta nas quatro linhas
Acho que fizemos uma elente abordagem do mercado. Está de parabéns o AVB e toda a direcção. O plantel está bem equilibrado (nunca estamos satisfeitos pois queremos sempre o máximo) e será competitivo para todos os jogadores. Pena que não possamos ter, em caso de necessidade, possibilidade de recorrer à equipa B que não mostra um mínimo de competitividade e aualidade individual
ResponderEliminarDiscordo por duas razões. Uma já aqui referi. Uma equipa bem estruturada, organizada, com automatismos e processos consolidados, tiras um ou dois, metes outros, mesmo de valor inferior, a equipa não se ressente. Outra, a equipa B tem lá vários jogadores interessantes, tal como acontecia no passado recente, todos parecem piores do que são. A prova do algodão vai ter de ser feita, saber se o defeito é do cu ou das calças, não podemos ter outra época igual à anterior.
EliminarVila,
ResponderEliminarChapeaux!!!
Nao posso estar mais de acordo!!!
Grande plantel.... O Pessoal fala dos extremos ou dos 8 mas eu acho que onde poderiamos estar mais "debilitados" seria no lateral esquerdo... (partindo do principio que o Kiwior nao deve atacar por aí alem...
Sei perfeitamente que pelo menos defende bem e, metemos a carne toda no outro lado...
Finalmente temos o nosso Porto de volta!!!!! O dos Socios..:::
Agora, fico com um sorriso na cara quando vejo interesse de muitos (e MUITOS mais vai haver) de terem lugar anual e, os que andaram estes ultimos anos a amargar com aquele futebol MISERAVEL... estao a ter o merecido premio por tamanha teimosia!!!! (e aqui incluo-me obrigatoriamente!!!)
Posso confidenciar que, estou verdadeiramente EMPOLGADO!!!!!
O salto de qualidade relativamente ao plantel anterior é brutal. AVB "merece a sorte que protege os audazes".
ResponderEliminarO plantel talvez seja um pouco curto mas, vendo friamente a questão, é injusto pedir mais em apenas uma janela de transferências.
Foi pena não termos pelo menos mais um extremo. Parece-me a principal lacuna do plantel. Apenas 3 jogadores para 2 lugares, mas talvez o alarcon ou o caicedo possam fazer alguns minutos?
Este mercado de transferências foi uma autêntica masterclass de AVB.
ResponderEliminarObviamente que não foi perfeito, faltou um 8 e um extremo para o ser, mas ao que parece, a transferência de Rodrigo Mora é que iria permitir a chegada desses jogadores. Por outro lado, mantemos uma das nossas maiores jóias, que com cabeça no lugar e paciência, pode ser decisivo e em pouco tempo, o melhor jogador do campeonato.
Incrível como AVB conseguiu resolver todos os dossiês complicados e colocar vários jogadores que não tinham o que era necessário para serem jogadores do FCP.
A diferença de qualidade do plantel da época passada para o deste ano é abissal e com todo o plantel disponível, temos profundidade suficiente para atacar as várias competições com sérias ambições.
Sobre Kiwior, acho que chega para na maioria das vezes atuar com lateral esquerdo. Aquilo que Farioli pede ao lateral esquerdo é completamente diferente daquilo que pede ao lateral direito (á semelhança do que por exemplo Guardiola ou Arteta já fizeram). O lateral direito dá profundidade na sua ala e o extremo ocupa terrenos mais interiores. No lado esquerdo é o extremo que dá largura e o lateral ocupa terrenos mais interiores e dá mais segurança defensiva no momento da perda de bola.
Na análise ao último jogo faltou uma referência ao Nehuen Pérez. Fez o melhor jogo com a camisola do Porto, seguro, agressivo e com qualidade em posse. Fez inclusive uma jogo mais bem conseguido que o seu parceiro Bednareck.
Inteiramente de acordo sobre o Nehuen Perez!
EliminarO que Kiwior tem a mais que os outros centrais é principalmente a capacidade de passe. Vai subir muito a qualidade do passe na nossa defesa com o Kiwior em campo. Em relação ao ano passado então… será da noite para o dia.
EliminarNão é dos centrais mais rápidos, mas é muito forte fisicamente quando quer dar o corpo às balas, às vezes ficava mole com o Arteta; e tem uma capacidade muito grande de queimar linhas do adversário com o passe.
Veremos onde Farioli o quererá usar. Mas centrais como o Nehuen que tem aquela abordagem aos 9 minutos no lançamento lateral do Sporting, não podem caber no Porto. Não digo que o Nehuen não tenha margem para evoluir mas com um central que não cometa esses erros primários e que saiba distribuir o jogo, o Porto vai subir ainda mais de qualidade.
Atenção que o Bednarek fica completamente condicionado pelo amarelo que o padre inventou para ele aos 18 minutos de jogo!
EliminarFaz toda a diferença.
Mas sim,o Perez jogou bem.
Quanto ao kiwior,parece-me que pelo menos no início,irá para a lateral esquerda.
O nosso ponto mais fraco,como se viu no último jogo,vem daí.
A notícias sobre a morte do Porto eram manifestamente exageradas! Conheço alguns benfiquistas que me diziam que o Porto estava falido, que nos próximos dez anos, pelo menos, os campeonatos iriam ser repartidos por Benfica e Sporting. Não duvido que o "establishment" pensa o mesmo. Por isso vamos ser atacados com tudo. O amarelo ao Samu por festejar um golo já é deveras preocupante e o branqueamento dos isqueiros atirados confirma. Imaginem se fosse no dragão??
ResponderEliminarEste plantel dá todas as garantias , em janeiro logo se verá , mas espero que não haja mexidas , mas também que não haja lesões graves .
ResponderEliminarEstou seguro que teremos êxito , temos um treinador que é inteligente , sabe perfeitamente aonde está , sabe as manhosises e armadilhas do futebol português , sabe ler o jogo , sabe quando deve mexer na equipa .
O upgrade do plantel é enorme , havia jogadores que não tinham estaleca para jogar no FCP , saíram , outros não tinham cabeça .
Entraram jogadores jovens com imenso valor , e alguns já com muita experiência .
É uma mescla interessante .
Agora que estamos lançados para aquilo que se espera uma grande temporada , é ver a gritaria dos da segunda circular , queixinhas e mais queixinhas ...
Incrível como o Lage cresce para o quarto árbitro , e este recua cheio de medo e até se deslumbra um sorriso amarelo e forçado do ajudante do padre .
Este mercado de transferências, confiando que o clube está agora bem melhor financeiramente, foi o resultado daquilo que tinha de ser feito. A qualidade foi-se perdendo ao longo dos anos, sem nunca ser reposta - que era algo que sempre aconteceu no Porto, e os planteis eram quase sempre fortes. Neste mercado, é preciso realçar que as contratações que foram feitas acrescentaram valor (e muito) dado que são quase todos titulares ou primeira opção de substituição, e foram feitas de forma quase cirúrgica construindo uma equipa de raiz. O que espero do futuro, é retorno desportivo, e depois retorno financeiro com o respectivo reinvestimento, como sempre acontecia antes de 2012 (mais ou menos). Parabéns ao Vilas Boas e toda a equipa que conseguiu esta reformulação.
ResponderEliminarA melhor contratação, para mim, foi o Mister Farioli. Sei que ainda é cedo para me iludir, mas ver uma diferença de atitude em campo, posicionamentos em campo, agressividade, organização defensiva e ofensiva, jogadores a regressarem ao valor desportivo a que nos habituaram no prazo de pouco mais de um mês, é algo que não acreditava se me prometessem isso mesmo. Sei que no desporto, as coisas mudam rapidamente, mas acredito neste treinador e na sua equipa técnica, e veremos quando as coisas correrem menos bem, se se aguenta (acredito que sim). Para já, acho que merece ser destacado.
A equipa B é que me parece estar a precisar de alguém novo no leme, que partilhe das ideias de Farioli, para ser trabalhado em paralelo ao plantel principal - tal como disse o Sr. Vila Pouca, é preciso saber se é do cú ou das calças (neste momento, em último e sem nenhum golo marcado, e depois de uma época em que se salvou quase por milagre da descida, apontaria ao treinador).
P.S. O raspanete do Farioli ao Samu pareceu-me correto - é importante que os jogadores não se percam e ver um amarelo no banco da forma que foi, é desnecessário e os jogadores prejudicam a equipa com isso.
P.S.2 Espero para ver o que irá acontecer ao Sporting no caso dos vidros partidos e do arremesso de objetos para os jogadores: o Nuno Santinho ia apanhar 8 jogos por causa do vidro partido, mas depois foi absolvido apesar de lesionado; o Porto ia apanhar 2 jogos pelo CD da FPF por arremesso de objectos no Porto 2 - Sporting 2 de 21/22, mas acabou absolvido com recurso ao TAD; em 23/24 apanhou mesmo 1 jogo por explosão de petardo perto de crianças no jogo frente ao Moreirense --> importa ver agora qual o peso e qual a medida para eles e para o Porto, quer pelos vidros quer pelo arremesso de objectos aos jogadores. Convém estar atento.
Caro DVP,
ResponderEliminarVamos ver o que dá mas não há dúvida nenhuma que a construção deste plantel teve por base um plano e um critério qualitativo. Estanos muito melhor.AVB está de parabéns.
Agora resta dar tempo e espaço, rezar para não existirem muitas lesões e dar cabo dos lampiões e viscondes.
Caros Portistas,
ResponderEliminarBom mercado, feito a tempo e horas com alvos bem definidos. Quase todos jovens com margem de progressão que nos irão dar mais valias no futuro para continuarmos a crescer com sustentabilidade e com os pés bem assentes no chão. Claro que os corruptos e os lagartixas vão minar tudo o que poderem portanto só temos uma hipótese, ser muito melhores para conseguirmos vencer. Uma nota o vice dos corruptos vermelhos estava no leixões, sabiam??, sabem quem sugeriu sua contratação?? O césar das malas boaventura portanto provavelmente será mais um que vai agir em nome próprio e os corruptos nada terão a ver com a corrupção.
Muita atenção, olho bem aberto, a nossa direção tem de exigir castigos às declarações dos corruptos, sempre a coagir e a pressionar a arbitragem, 1º na super taça e agora no campeonato, há que acordar para a vida.
O que nos vale é que vamos na 4ª jornada com 12 pontos, sem penaltis e sem expulsões senão a gritaria seria ainda maior. Todos sabemos que não ganhamos nada e que ainda falta muito caminho cheio de minas e armadilhas a ser percorrido, agora que estamos no bom caminho isso parece-nos claro a todos, há que continuar a trabalhar mais que os outros para obtermos melhores resultados, vê-los a espumarem-se é delicioso e maravilhoso.
VIVA O F.C.PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO!
Início de época perfeito.
ResponderEliminarE o FC Porto a voltar a ser FC Porto é a melhor notícia de todas...
Apesar de termos investido bastante não tenho grandes dúvidas que desportivamente vamos cumprir objectivos e haverá concerteza muito retorno financeiro (quer em prémios quer em vendas...).
E Farioli para mim é a melhor contratação de todas...
Não quero fazer futurologia mas tenho a ideia que algures durante este próximo ano/época o FC Porto irá receber visitas da PJ/MP referentes a factos passados (anterior administração) que podem por em causa o bom nome do FC Porto e criar algum "ruído" que poderá desestabilizar um pouco esta administração...
Abraço
Se o sonho se concretizar neste mandato, Equipa, Centro, Pavilhão, ´AVB fica para a historia do FCP.
ResponderEliminarIr as urnas ganhar, tirar o clube de alguns grupos de aventureiros e sanguessugas, de uma miserável tesouraria sem cheta a bater no fundo. Meus srs, este é o mesmo AVB que ganhou tudo quando treinador do FCP, inteligente com ADN de um verdadeiro Dragão. Acredito que tem tudo para ser o nosso presidente por muitos anos...
-Sr Andrade como vai a nossa cidade!? -Que lhe dizer, que lhe dizer dona Liberdade!...
Nunca gostei de Betinhos que pensam que são os donos disto tudo, que atiram a toalha ao chão antes de dar corda aos vitorinos, nunca gostei...
Concordo. Quando se contratam jogadores temos sempre de dar o benefício da dúvida e esperar que sejam regulares na qualidade. É claro que um coletivo forte potencia sempre os jogadores. O caso do Nehuen e do Alan Varela para mim é gritante. Quantas vezes perdemos a cabeça com as exibições destes dois jogadores o ano passado? Este ano parecem jogadores diferentes. E o psicológico joga muito também na hora de vestir uma camisola como a do FCP. Agora é esperar que todos se adaptem e que consigamos ter uma equipa constante ao longo da época sabendo que vai ser duro.
ResponderEliminarJá andam alguns entendidos a falar de all in, mas eu não concordo. Foi feita uma remodelação no plantel depois de termos feito algumas vendas que nos permitiram esta abordagem ao mercado.
Já há algum tempo que não comentava. Não gosto de o fazer quando as coisas não estão a correr bem. Mas agora sim parece que estamos mesmo no bom caminho.
ResponderEliminarÉ bom que se recorde que esta é verdadeiramente a primeira época preparada pela atual Direção, uma vez que na época anterior o contacto com os dossiers foi tardio e já muita coisa estava em marcha (para não falar em situações armadilhadas e na depauperada condição financeira).
A gestão atual faz lembrar os tempos áureos de PC (se bem que em circunstâncias diferentes, uma vez que agora as dificuldades são maiores, designadamente em termos económicos).
Sim, temos de ter os pés bem assentes no chão, mas confesso que estou otimista. Penso que é consensual que em relação aos rivais, temos o melhor presidente, o melhor treinador e um plantel que dá garantias de lutar até ao fim.
Nos últimos anos ficava angustiado sempre que o FCPorto ia jogar e no decorrer do jogo estava sempre com o coração nas mãos. Agora estou ansioso que venha o próximo jogo e depois é uma alegria assistir à qualidade e vontade que é colocada no relvado. Estou mesmo a ficar viciado e o próximo jogo ainda tarda.
Bem haja ao dono deste blogue pelo grande serviço que aqui é prestado ao portismo.
Para além do Alan Varela e do Nehuén, há o Samu. O Samu que vi antes de se lesionar, melhorou a parte individual, já fazia várias coisas que sempre disse que precisava de fazer. Receber bem, segurar, esperar, tocar. Ora, isso, não estarei errado se disser que revela trabalho da equipa técnica. O mesmo se pode dizer em relação ao argentino que recebia quase sempre de costas, a 1ª reacção era tocar para trás, às vezes demorava a soltar, era apanhado na curva, colocava a equipa em risco. Com uma equipa mais organizada, mais compacta, com um colectivo forte, um defesa, a defesa, não sofre tanto, fica mais difícil de bater.
ResponderEliminarMuitas vezes o trabalho da equipa técnica passa pura e simplesmente por devolver a confiança aos jogadores.
EliminarUm jogador sem confiança não arrisca e torna se um jogador inseguro nas suas ações, porque o medo de errar o leva a tomar más decisões ou a optar apenas por fazer o simples e básico.
Um jogador confiante arrisca, sente segurança para arriscar e é mais difícil de bater.
Parece me claramente o caso de Alan Varela e Samu. Jogadores a quem já vimos qualidades quando chegaram, mas pelo mau momento da equipa foram ficando sem confiança. Farioli devolveu lhes essa confiança e voltaram a exibir-se ao nível que já os tínhamos visto jogar.
Concordo. A confiança é fundamental. Mas há coisas no jogo do Samu e Varela que me parece fruto do trabalho técnico.
EliminarUm mercado muito positivo. Basta olhar para o número e rendimento dos reforços no onze inicial do FCP.
ResponderEliminarDepois podemos olhar para o banco e ficamos descansados. O Mister tem homens para lançar e mudar o jogo. É o que tem feito.
Como antes me preocupava a parte financeira, agora continua a preocupação. Foi um investimento forte, num ano que não temos Liga dos Campeões. Sei que também houve uma série de boas vendas mas todos sabemos que grande parte da mesma será para fazer face ao orçamento anual que é sempre muito pesado para a realidade portuguesa.
O que me deixa descansado é que se pegarmos no onze tipo do FCP e mesmo no banco de suplentes, temos a sensação de que faremos vendas acima de 50 milhões de Euros com muita facilidade. Penso que teremos 4 a 5 jogadores com esse potencial daqui a um ano. Se correr muito bem, parece-me que teremos alguns a aproximarem-se dos três dígitos.
Outra preocupação é a equipa B. Já no ano passado quando vi a equipa B ao vivo em Alverca não gostei da postura pouco interventiva do João Brandão. Continuo a achar o mesmo. A equipa B precisa de outro tipo de treinador, outro tipo de jogo porque é fundamental para o crescimento do clube. Ao contrário do que parece, temos jogadores com muito potencial na B e nos Sub19.
Finalmente uma palavra para os jogadores que saíram. Alguns deles podem não ser os melhores jogadores do mundo mas foram muito dignos de vestir a nossa camisola. Podia dizer mais mas destacava dois. Fábio Cardoso e principalmente o Zé Pedro. Grande profissional, grande portista. Cumpriu discretamente o seu sonho de vestir a camisola do seu clube, ouviu críticas muitas vezes injustas e saiu com a mesma discrição com que entrou. Que tenham toda a sorte nos novos projetos.
Quem anda por aqui desde os primórdios lembra-se bem que sempre disse que JNPC era o melhor gestor de riscos do mundo - esqueçam os últimos seis, sete anos. JNPC herdou em 1982 uma situação financeira muito difícil, muito semelhante à herdada por AVB, com uma diferença a desfavor do actual líder: agora a UEFA faz controlo financeiro e isso pode trazer consequências graves. Mas JNPC teve uma vantagem, herdou em simultâneo um plantel muito melhor, um plantel escolhido por ele e pelo senhor Pedroto. Ora, mesmo com uma situação financeira complicadíssima, o que fez JNPC? Foi buscar Fernando Gomes ao Gijon, pagou 25 mil contos, uma loucura que levou Pôncio Monteiro, na altura o homem das finanças a ameaçar bater com a porta - viria a fazê-lo pouco tempo depois. Acho que passado um ano. O mesmo em 1987 com o FCP a ter aquele que para mim foi o melhor plantel de sempre, mas com os riscos a serem grandes. Tanto era assim que depois da derrota em Alvalade por 2-0 e o título ficar distante, no final desse jogo que antecedeu o Brondby - FCP, no balneário o presidente foi claro: se não eliminarmos os dinamarqueses a roptura financeira pode levar a problemas graves, até colocar em causa os salários.
ResponderEliminarServe isto para dizer, riscos temos de correr, AVB está a correr menos riscos que correu JNPC nessa altura.
O FCP gastou muito, já aqui disse, mas vou repetir, entre o mercado de 2024 e o de 2025 o FCP vendeu jogadores por valores acima de 230 milhões de euros, com as vendas de Galeno e Nico por 110 milhões de euros, ficou com uma almofada que lhe permitiu esticar um pouco a corda, sem correr grandes riscos. A juntar a isso, o FCP melhorou claramente o plantel. Este plantel nada tem a ver com o anterior. É muito mais valioso, composto por muitos jovens jogadores e que em condições normais no futuro renderão mais valias significativas. Também julgo saber que o FCP baixou bastante os custos com o pessoal e isso também conta e muito e nem coloco no prato da balança, algumas rúbricas que estão a crescer notoriamente. Receitas de bilheteira, nº de sócios, Lugares Anuais, merchandising, etc. Portanto, riscos? Sim. Mas calculados e que não colocam em causa o futuro de uma Instituição que queremos cada vez maior, mas sem a preocupação de vê-la entrar por caminhos perigosos.
Tenho para mim que JNPC foi o presidente que o FCP precisava na época em que assumiu o lugar, como se veio a provar…!
EliminarDa mesma forma, acredito que AVB seja o presidente que o FCP precisa neste momento, com um Low profile / classe que me enche as medidas!
Antonio Manuel
ResponderEliminar"Tenho para mim que JNPC foi o presidente que o FCP precisava na época em que assumiu o lugar, como se veio a provar…!
Da mesma forma, acredito que AVB seja o presidente que o FCP precisa neste momento, com um Low profile / classe que me enche as medidas!"
Sem dúvida!
Em ambas as situações complicadas que o Clube atravessou, aparecerem 2 homens providenciais mas também muito mérito da massa associativa que teve a inteligência para perceber por onde tinha que seguir o Clube e que se disponibilizou para lutar por esse objetivo!
Orgulho-me de ter participado nesses 2 históricos momentos!!!
Mas falta ainda "partir muita pedra", muito trabalho a fazer, para que o nosso clube consiga alcançar a estabilidade e os êxitos nos campos financeiros e desportivos.
Não duvidem que muitas armadilhas estão a ser preparadas, tanto por parte dos nossos adversários como também internamente.
Acho fundamental a recuperação / estabilidade financeira do clube bem como desportiva obviamente! No entanto, em paralelo recuperar / lacrar o ADN que sempre nos caracterizou / diferenciou , uma das nossas principais imagens de marca que nos diferencia dos demais cá e lá fora! O AVB tem experiência a nivel internacional que ajuda imenso mas que nunca se esqueça que isto aqui é uma choldra e portanto tem de ter um olho no cigano e outro no burro do cigano 😎 Posto isto, termos um clube saudavel que nos permita ir ver todas as modalidades com um sorriso na cara porque nos vamos divertir é ver o nosso clube ganhar! Só isso! Será pedir muito? 😎
EliminarBoa noite, com o fecho de mercado ficamos com activos prometedores para o futuro próximo. Sem estes investimentos não teríamos activos minimamente interessantes para o mercado comprar próximo ano e deixar proveitos necessários para a gestão financeira.
ResponderEliminarCaro DVP e prezados portistas,
ResponderEliminarGrande mercado por parte da administração do FC Porto: competente, ambicioso e estratégico.
Estou muito curioso para acompanhar o desenvolvimento da nossa equipa. Temos vários jogadores com potencial para atingir um nível muito elevado. A ideia do treinador parece ter sido assimilada com naturalidade, e nota-se que os jogadores entram em campo conscientes do que têm de fazer.
A correr bem, acredito que Rodrigo Mora pode ter uma evolução notável. Francesco Farioli não o vê apenas como mais um talento ofensivo; ao colocá-lo na posição “8”, Mora deixa de ser apenas um criador junto da área para assumir responsabilidades em todo o campo: participa na construção, acelera transições e aparece em zonas de finalização. Ao mesmo tempo, é desafiado a ganhar a intensidade e a dinâmica defensiva indispensáveis a um médio deste nível, contribuindo para a pressão, recuperação de bolas e equilíbrio da equipa.
Vamos ver se Farioli conseguirá transformá-lo num médio capaz de pensar o jogo e ditar ritmos, sem nunca perder a criatividade que já o distingue. Se isso acontecer, não tenho dúvidas: estaremos perante um caso muito sério.
Viva o FC do Porto, sempre!
Saudações portistas,
HMF
O Mora precisa de ganhar aquilo que ainda não tem. Intensidade, capacidade física para durar mais tempo a um ritmo alto, saber jogar sem bola, tudo sem perder aquela habilidade que o faz sacar coelhos da cartola. Com Farioli está mais próximo de ser um jogador completo, então sim, pensar em sair do FCP, não para a Arábia Saudita, mas para um dos melhores clubes dos cinco melhores campeonatos.
EliminarAbsolutamente de acordo!
EliminarO que eu me tenho aborrecido ultimamente em discussões acerca de como o Mora precisa de evoluir para se tornar no jogador que muita gente julga que ele já é...
Falta-lhe intensadade. Não tem de ser um Froholdt mas tem de conseguir jogar 90 minutos a bom ritmo. Distribuir mais jogo, entrosar se mais com os outros jogadores, fazer mais passes longos, marcar bolas paradas, aumentar a potência de remate...
Sem bola, o jogo do Mora é pobre.
Com o Farioli, o Mora tem finalmente a possibilidade de evoluir como jogador e, daqui a uns 2 anos, saí pela porta grande para um grande clube europeu.
Já lhe vi melhorias: solta mais rapidamente a bola, parece ter mais entendimento posicional mas, tem de levantar mais a cabeça, principalmente dentro da área. Se se tornar mais como um Moutinho ou um Vitinha, vai se tornar num jogador de referência mundial.
No facebook:
ResponderEliminar«Não a um futebol de queixinhas. Hoje queixas-te tu, amanhã eu, depois tu mais eu.
Num futebol onde há um árbitro, dois assistentes, 4º árbitro, VAR, AVAR, relatórios da polícia e dos delegados da Liga e câmaras nos estádios para se for preciso recorrer, não faz sentido um futebol de queixinhas.
Dito isto, o Conselho de Disciplina(CD) tem muitas culpas no cartório. Se o CD no início da época fizesse chegar aos clubes uma circular a dizer que nos jogos há todos esses meios que referi anteriormente, não é preciso queixinhas dos clubes, evitava-se muita polémica que só serve para alimentar programas rafeiros, onde se passam horas, não a falar sobre o bom do futebol, mas a discutir a polémica do dia.
Se por acaso houver uma situação grave e nenhum dos intervenientes que têm a função de reportar tudo o que se passou antes, durante e após o jogo, não o reportasse, então aí e a título excepcional, o CD poderia aceitar uma queixa dos clubes. Mas sublinho, apenas a título excepcional e depois do CD analisar tudo e concluir que os clubes têm em seu poder pode ajudar a resolver os processos.
Nota final:
Adeptos com comportamento merecedores de censura há em todos os clubes. Tentar passar uma ideia contrária é apenas mais uma manobra de diversão de um Varandas acossado e sem noção do ridículo. Mas se os adeptos do FCP são selvagens, então podemos concluir que o Sporting tem no seu plantel um selvagem chamado Nuno Santos.»
Durante toda a minha vida fui tendo ódios de estimação, no que ao futebol diz respeito.
EliminarOs maiores forem sempre personagens ligados ao Benfica, até que surge este oportunista, numa das situações mais inusitadas do futebol Português (que ainda hoje carece de muita formação).
Varandas é a personagem que eu mais detesto no futebol português, é um sonso, um falso moralista e um grande hipocrita. Tal como Otávio, ex central do Porto, julga se muito acima da sua real valia e por isso, mais dia menos dia vai cair com estrondo e nem os do seu clube o irão suportar.
Aguardo ansiosamente por esse dia, mas até lá vou saboreando as vitórias, como a do último sábado.
As queixinhas são porque tens a cabeça a inchar varandas, mas calma que ainda temos pelo menos mais um jogo para não encontrar-mos e é na casa dos selvagens.
Partilho da opinião que o único erro na nova época do nosso presidente AVB, até ao momento, foi sentar se ao lado daquele merdas. Preferia ver o futebol no autocarro.
Concordo 100% com o Alexandre em relação ao Dr. Varandas. Também por ele tenho um ódio de estimação, ao ponto de em determinada altura do campeonato passado e quando o FC Porto já estava sem hipótese de ser campeão, eu preferir que o campeonato caísse para o lado do Benfica. Só por causa dessa personagem... Um cagão, com arzinho de sonso, sempre com farpas apontadas ao nosso clube e principalmente ao falecido PC mas sem tomates para apontar os verdadeiros podres do futebol português. Estas últimas declarações então, são de bradar aos céus. Que traste. Um canalha com ar de sonso.
EliminarRodrigo Mora, este miúdo jovem de 18 anos, se tiver humildade, não se envaidecer, tiver mais intensidade jogar mais com equipa, à técnica fita curta que tem, fazfavor! É Messi, Maradona, é mais um craque mundial no futebol português das camadas do FCP, de que tanto nos orgulhamos.
ResponderEliminarCaliméros, não façam das pessoas burras. Na gaiola onde as claques adversária tem que ver o jogo, com vidros de janela! Vão dar banho ao cão. Um vidro para situações como aquela só seria partido de picareta quanto mais ao pontapé e mesmo assim não era fácil. Deixem de ser choringas, acabem com essa merda, tirem uma ou duas filas de cadeiras se for necessário e ponham varandim de betão. Se quiserem vidro, ponham vidro próprio com grossura suficiente como há em muitos locais que ninguém os parte a pontapé ou á cabeçada...
Plenamente de acordo, grande mercado, casa arrumada e bem.
ResponderEliminarNo meu entender a grande aquisição do presidente AVB, foi sem dúvida, como o Sr. Vila, refere e bem, o José Pedro Pereira da Costa, CFO atual do FC Porto, com créditos firmados. Alias, o que mais me custa, é o anterior não ser responsabilizado, não sei se é possível, pela gestão danosa que fez.
Gostava de ver a equipa B, com mais futebol, com elementos capazes de dar contributo na principal se necessário for, acredito que o presidente está atento.
É extraordinário responsabilizar o cfo, quando este foi pau mandado do PC. O responsável foi PC.
EliminarQuem é que responsabiliza o CFO, Fernando Gomes? Aqui sempre se disse que o responsável n°1 era JNPC e a estrutura do futebol. Fernando Gomes foi conivente, nunca deu um murro na mesa, nunca bateu com a porta, ganhava muito bem, ninguém o chateava muito, acomodou-se e deixou-se estar. Aquilo que acho que está no espírito do José Rodrigues, no meu está de certeza, é que o CFO Pereira da Costa nunca agiria da mesma maneira. Se visse que se estava a ir por caminhos perigosos não encolhia os ombros, não ficava quieto.
EliminarDeves andar muito distraído ou então só apareces para chatear.
3asifa, com muita pena minha, o PC não mandava nada à mais de 7 ou 8 anos
Eliminarhttps://www.sapo.pt/noticias/fama/viuva-de-diogo-jota-com-cargo-no-fc-porto_68b94e54f04472314a212202
ResponderEliminarLindo!
Não me surpreende. Quando no funeral o AVB disse que estavam a tratar do regresso do Diogo Jota ao FCP, na próxima época, estava mesmo. Não era fácil, mas ao abrigo do programa regressar e como ele ia entrar no último ano de contrato, talvez fosse possível porque o Diogo queria voltar para Portugal e talvez o Liverpool não fizesse exigências fora do alcance do FCP. O presidente foi criticado, mas estas atitudes demonstram qual era a vontade de AVB.
EliminarFoi justamente o maior (e o melhor) mercado de sempre do FCP. Mea culpa é aqui me penitencio sendo uns do que criticaram as palavras do nossos presidente AVB, não acreditando que este mercado fosse possível.
ResponderEliminarDe uma só vez limpamos todos os jogadores que não tinham capacidade para fazer parte do nosso plantel, foi uma limpeza incrível com alguns negócios extraordinários como a venda do Chico (somado o valor do empréstimo acima dos 40 milhões), Otávio venda incrível por 17 milhões, e a do Gonçalo Borges inacreditável por 11 milhões. Finalmente conseguimos ver-nos livres do Grujic, pago principescamente sem dar qualquer retorno desportivo. Não quero falar mal dos jogadores que saíram, todos profissionais, mas confesso que fiquei feliz. As contratações parecem ser até agora todas acertadas, um mix de jogadores experientes e juventude, reforçamos bem as posições chave, e temos profundidade suficiente, se não houver lesões graves. De destacar o planeamento da época, tudo feito a tempo e horas, ao contrario das pre épocas catastróficas dos últimos anos do legado de JNPDC.
A comunicação social e os cartilheiros repetem diariamente que gastamos acima das nossas possibilidades, que estamos loucos, jogada de casino, que de arruinados passamos a milionários. Enfim, como se nós não tivéssemos o melhor CFO de Portugal e tudo não tenha sido planeado. Aliás neste momento somos os clube com o plantel com os jogadores com a possibilidade de venda mais elevada, vejamos idade e potencial de Rodrigo Mora, Samu, Victor F, Martim Fernandes, Alberto Costa, só para citar alguns e nem vou aos mais consagrados. Na hipotética hipótese de as coisas correrem mal a Sad tem a capacidade de facilmente fazer muito dinheiro para acudir a qualquer necessidade. Isto não é casino, a isto chama-se gestão de elite.
Uma última palavra para a grande contratação que foi o mister Farioli, sei que ainda é cedo, mas todos os sinais apontam para uma aposta certeira, e não falo apenas na sua capacidade técnica, táctica, mas pela equipa multidisciplinar que trouxe consigo, a forma de comunicar muito assertiva, e acima de tudo a identificação com os princípios que orientam este grandioso clube.
Os rivais estão nervosos. Nunca pensaram que iríamos estar preparados esta época. O Sborden de Lisboa sem o sueco fica mais fraco, mas vai estar lá na luta que tem boa equipa, não os podemos descartar apesar da nossa vitória. E os lampiões vivem no reino do Vale tudo e fazem uma pressão surreal sobre tudo e todos como se fossem donos da competição. Para ganharmos não basta ser os melhores, vamos ter de ser muito melhores, os padres andam aí e estes jogos já deram para ver que nos querem lixar.
Vamos com tudo e parabéns a AVB e direção.
PS ontem ouvi o Vagandas a divagar, e ele acha-se a última coca cola do deserto por ganhar 3 títulos em 7 anos de presidência. Até critica o nosso mercado e a vida surpresa do De Jong. Mas que pateta…parece nervoso o miúdo….sobre os isqueiros nem uma palavra, um manhoso será sempre um manhoso…
Depois da derrota dos viscondes contra nós no sábado , depois deles falharem de forma completamente amadora a transferência do Jota Silva , e também de falharem a transferência de ST Juste , assim como falharam a colocação de excedentários , o presidente dos lagartos resolveu lançar fumaça para esconder tamanho desastre e fracasso !!! falou para incautos , na perspectiva de enganar e desviar atenções , falou do incidente do vidro partido de sábado , mas grave foi aquilo que aconteceu na supertaça quando os jogadores do clube dele partiram o vidro atingindo uma adepta com gravidade , ou então da tentativa de assassinato de adeptos do Sporting a adeptos do FCP no final do jogo de hóquei em patins , atirando cocktails de molotov para os adeptos do nosso clube quando estes estavam nas suas viaturas .
ResponderEliminarO presidente do Sporting fala das grandes vendas , da de Gyokeres , mas não explicou que dos 63 milhões só 15 milhões serão de facto ganhos líquidos totais , isso não convém dizer ...
Ter vidro na bancada destinada , aos adeptos adversários, quando se sabe que a maioria são jovens e entram em êxtase, aquando de golo, num jogo importante, nao me parece boa medida .
ResponderEliminarMas aquando do acrílico partido por profissional de futebol ( onde esta o exemplo ?! ) em jogo em Aveiro, com Adepta ferida com Gravidade ( ao contrario pelos vistos do que agora aconteceu) , o que fizeram o MP , o CD da FPF e com que resultados ???
A CS da Capital (centralista) provavelmente já nem se lembra !
CS centralista Vermelha.
ResponderEliminarQuanto aos estilhaços do vidro do varandim da gaiola calimera, provavelmente sem manutenção, (agora está na moda para pouparem uns miseráveis euros) as imagens de alguma CS provocadora mostram pessoas feridas nos dedos que nada tem a ver com aquilo que fez aquele despenteado mental em Aveiro, que mandou para o hospital uma jovem.
O mais do mesmo.
Quanto ao conselho de disciplina, com castigos rápidos aos adjuntos do FCP. Provavelmente nem o árbitro escreveu, nem os chicos espertos da matéria do CD viram as imagens do treinador do benfica, com gestos e bocas ao árbitro no jogo em Alverca, e nada ao menino, que já é habitual ter estes ataques esquizofrenia em quase em todos os jogos...
Bom dia a todos.
ResponderEliminarÉ por demais complicado viver num país cujos valores sociais são nada mais que armas de arremesso e neste caso concreto, a escola de jornalismo português está um lixo descomunal, associada a orgãos cujo interesse é só monetário e pessoal.
Dou-vos este artigo do sr jornalista Daniel Pascoal da sic noticias: https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/helton-detido-por-posse-de-arma-apos-denuncia_68b9dd2478e22a310a6d1bc2
Eu pergunto se a única fotografia do visado seria só a que publicaram, se a pessoa deve ser referenciada por uma entidade empregadora de outrora, se tentar prejudicar a imagem de terceiros sem serem objetivos na notícia é jornalismo, ou então será o proverbio; matar dois coelhos de uma cajadada só.
Curiosamente ontem no jornal da noite de uma tv da capital, assisti a uma situação deveras triste e lamentável, filmada pela própria cs, em que ao passar em frente à cgd no rossio, o presidente da república, o 1º ministro e o presidente da câmara de lisboa, entre outros, um pedinte e provavelmente sem abrigo, sim porque existem coisas destas a rodo e se calhar cada vez mais, todos viraram a cara muito incomodados e a cs com este flagrante, nada comentou. Isto sim seria jornalismo, desmestificar assuntos que lesam a todos em vez de andarem atrás de interesses só de alguns.
Fiz um post já há anos de uma notícia da Bola que era sobre um caso de alguém que empurrou uma senhora para a linha de comboio, acho que em Santo Tirso. Pois a notícia vinha acompanhada de uma fotografia de um carro da polícia junto ao P1 do Estádio do Dragão. Isto tem décadas, o infelizmente
EliminarParabéns ao Presidente AVB e à sua equipa diretiva.
ResponderEliminarQuando se trabalha com o coração e total entrega, o fruto do mesmo aparece.
Parece-me que é o “homem certo no lugar certo”.
QUE GRANDE TRABLHO TEM FEITO!
Obrigado e parabéns!
Boa tarde, Sr. DVP e restantes frequentadores DAM.
ResponderEliminarA propósito da observação sobre "a escola de jornalismo português está um lixo descomunal" acima referida pelo Vilarinho. Estive a ver o Colômbia-Bolívia (diferido) com som até aos 30m, depois tive que retirar o som e ligar a música. Ao longo da 1ª meia-hora de jogo, o sabujo narrador da SportTv referiu-se 38 vezes ao 5lb para evidenciar as maiores loas ao fantabulástico jogador da Colômbia RR.
Não havia necessidade, já todos conhecemos a grande contratação do futebol tuga 24/25.
Abç e viva o FCPorto.
Luis Oliveira
CS, tudo, menos seriedade.
ResponderEliminarPopulismo, jogo de audiências, comercial $$$ etc etc.
CS com o FCP, Azia, inveja, desprezo e por vezes perseguição.
Não há volta a dar, sediadas na capital do império onde tudo acontece e se decide.
A luta continua, esperança poucas.
FCP Sempre...
Rui Moreira critica centralismo de Lisboa e exorta Porto a não se vergar.
ResponderEliminarE tem razao! Mas tem andado pouco proactivo nessa área / matéria!
EliminarRui Moreira critica centralismo de Lisboa e exorta Porto a não se vergar
ResponderEliminarO autarca independente falava no encerramento da sessão solene de imposição de medalhas da cidade a 27 personalidades e instituições, que decorreu nos jardins da Casa do Roseiral, no Palácio de Cristal. “Há um Porto que tem brio, orgulho, nobreza e vontade. Há um Porto que não se verga ao destino de sucumbir aos directórios. Esse Porto manifesta-se de muitas de muitas e, por vezes, misteriosas formas”, declarou.
https://www.publico.pt/2015/07/09/local/noticia/rui-moreira-critica-centralismo-de-lisboa-e-exalta-o-porto-a-nao-se-vergar-1701576
Apoie o jornalismo do Público. Para ler o artigo completo, junte-se à nossa comunidade de leitores. Saiba mais em https://www.publico.pt/assinaturas
Se já é assinante do jornal PÚBLICO, saiba que tem direito a oferecer até 6 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. É tão simples e é outra forma de contribuir para a vida democrática do país.
Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições.
.......
Salvo erro falou do "Centralismo dominante" e da Portofobia.
Centralismo, tudo bem. RM deixa muito desejar em relação ao Metrobus ele e o presidente da Metro. Atirar a toalha ao chão antes de acabar o mandato, foi uma atitude que deixou os mordores da av da Boavista surpreendidos depois de tantos sacrifícios que passaram com as obras. Não acredito que não soubece como tudo ia acabar e não acompanhasse a obra.
ResponderEliminarSe hoje fosse a votos não votava nele. Quanto às declarações do ministro depois de tudo que disse, calada estava melhor. É este tipo de gente que temos...
No facebook:
ResponderEliminarSou suspeito, mas...
Quando oiço Bruno Prata e Rui Malheiro dizer num canal público de televisão que João Cancelo é o melhor lateral da história do futebol português só posso concluir que não percebo nada disto e acrescentar: João Pinto, perdoa-lhes, eles não sabem o que dizem!
Não vou dizer que João Cancelo é mau jogador, mas é aquele tipo de jogador aéreo, desconcentrado, bipolar. Tanto é capaz de fazer uma grande jogada, ou até um golo fantástico, como logo de seguida cometer um erro primário, borrar a pintura, comprometer a equipa. Aliás, o percurso de João Cancelo diz tudo. Benfica, Valencia (emprestado), contratado pelo Valencia, Inter (emprestado), vendido à Juventus, logo transferido para o Manchester City onde esteve quatro temporadas e teve alguma consistência, até que Guardiola já não o podia ver, foi emprestado ao Bayern, depois ao Barcelona, está no Al Hilal.
Os grandes jogadores, os melhores estão muitos anos nos clubes e quase sempre, quando saem, é porque não querem continuar, não é porque os clubes não os queiram.
João Pinto no futebol de hoje sairia do FCP para um dos maiores e mais ricos clubes dos principais campeonatos e por uma pipa de massa. E lá chegado eles não abririam mão dele, ficaria por muito tempo...
Lesão do Alberto Costa,mais uma.
EliminarEsperemos que seja breve.
João Pinto sem dúvida o melhor defesa direito. Depois, na minha opinião, Artur (Académica e Benfica).
EliminarArtur o Russo. Muito bom no Benfica e depois no Sporting, antes na Académica se não estou em erro.
EliminarPena pelo Alberto Costa que estava em grande plano, mas o FCP tem alternativas - não descartando o Pedro Lima. Se der sinais positivos não é por ter chegado agora que não entra na equipa -, Pepê recua para uma defesa a quatro, três centrais, não é por aí que teremos problemas.
ResponderEliminarOs laterais acuais tem muito desgaste, sobretudo com as acelerações que fazem e o numero de jogos.
ResponderEliminarTalvez mais sujeitos assim a lesões.
Fernando Fonseca (28 anos) esta livre, é da nossa formação , seria útil ?
O pateta disse que aqueles vidros estão á 2o anos ali, vinte anos , centenas de jogos, alta vibração, sem falar do desgaste natural pelo clima,
ResponderEliminarDasse, aí da bem que ninguém ficou ferido gravemente.