segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Ainda o clássico...



Ainda o clássico...
Se o lance sobre Deniz Gül fosse na área do FCP, hoje teríamos a polémica instalada. O panfleto da queimada destacaria na capa: "Benfica prejudicado no Dragão. Ficou um penálti por marcar contra o FCP ". Os analistas de arbitragem, alguns cartilheiros encartados, rasgariam as vestes, os programas da CMTV, NOW, CNNP ou SICN passariam horas e horas a falar do agarrão, concluiriam que era indiscutível, ficou um penálti por marcar contra o FCP. O facto da camisola ser resistente e não rasgar não significa que a falta não tenha existido e sido clara. Mas como foi o António Silva e o Benfica, não se passa nada. Atenção que não foi apenas esse lance em que o árbitro esteve mal. O critério disciplinar foi um desastre e contra o FCP. Por exemplo, logo no início do jogo Pavlidis dá uma cotovelada na cabeça de Gabri Veiga e nada -https://www.facebook.com/reel/1120753406400454

Adiante.
Sou um adepto sensato, equilibrado - não fico eufórico, embandeiro em arco, deito foguetes quando as coisas correm bem, como não fico prostrado, coloco tudo em causa quando não corre tão bem, ou até corre mal - e que procura ser realista e objectivo nas análises que faz. Assim, também adorava que o FCP passasse a ferro o Benfica. Porque o Benfica é o inimigo - não, não me venham com rival, apenas rival. Basta ter memória para perceber a diferença -, porque tudo que antecedeu este jogo foi uma vergonha, um conluio que envolveu vários protagonistas para prejudicar o FCP. O FCP, Instituição Centenária e aquela que neste novo Século  e também nos últimos 25 anos do outro, mais tem prestigiado o futebol português, a única que tem conquistado títulos internacionais no futebol sénior. Essa prestigiada Instituição mais reconhecida pelos média de fora que os de dentro, foi tratada como parente pobre, uma Instituição que se tinha de reduzir à sua insignificância, ser mera figura decorativa no confronto com a marca, o produto, o clube que, dizem eles, embalados pela publicidade enganosa dos lambe cus, vale mais sozinha que Porto e Sporting juntos. E se juntarmos a isso o outrora diabolizado, mas agora endeusado até aos infinitos José Mourinho... Mas não foi possível e há atenuantes e razões que o justificam. 

Para mim Froholdt foi o paradigma do que foi ontem o FCP - escolhi o jovem de apenas 19 anos, recorde-se, porque ele é um portento de força, daqueles que quando termina um jogo parece pronto para fazer logo outro. Ora, quando um jogador não tem a frescura física ideal, é mais lento a pensar, executar, torna-se trapalhão. Foi isso que vi em Froholdt, foi isso que vi em muitos períodos da exibição do FCP na noite de ontem. Se ainda por cima o adversário que tem bons jogadores, não sai, tem muitos atrás, dá pouco espaço, as coisas complicam-se. Foi o que aconteceu. Podia ser diferente se o FCP marcasse um golo, obrigasse o SLB a sair para empatar. Como não marcou, embora tivesse duas excelentes oportunidades - Pepê e Moura a definir mal e Gabri a atirar contra Trubin -. as coisas complicaram-se. O jogo ficou mais amarrado, o Benfica a procurar jogar no erro, não arriscava, o FCP tinha de procurar o golo, mas não à tolinho, correndo riscos de ser surpreendido - a talhe de foice, recordo um FCP - Rio Ave, nas Antas, FCP muitíssimo superior - não era o caso do jogo de ontem -, a tentar ganhar, 21 jogadores no meio-campo dos vilacondenses, um massacre, de repente, um pontapé apanhou um jogador do Rio Ave sozinho, correu o campo todo e fez golo. Mesmo assim, foi o FCP a única equipa que quis ganhar e teve todas as despesas do jogo, só não ganhou porque não teve aquela pontinha de sorte já no tempo de descontos. Às vezes a bola bate na barra e entra, ontem bateu e não entrou. Sem esquecer que o FCP ontem não tinha capacidade física para fazer aquele jogo de pressão que condiciona os adversários e os obriga a cometer erros.

Portanto e concluindo, gostava muito que o FCP tivesse ganho, deixasse o Benfica a sete pontos e o Sporting a cinco, mas não foi possível. E mesmo que fosse, nada significaria. O FCP já perdeu um campeonato desperdiçando uma vantagem gorda e ganhou outro recuperando de uma desvantagem igualmente grande. Apesar disso, importa dizer que o Benfica já não depende de si próprio para ser campeão, à 8ª jornada. Também não podemos esquecer qual foi o ponto de partida - disse antes do início da época, o mesmo que disse antes da época 2017/2018. O FCP pela sua história e grandeza está sempre obrigado a lutar pelo título. Mas não é o principal favorito, parte em 3º lugar na grelha de partida. 
Não esqueço qual era o ponto de partida e do muito que já foi conseguido, apesar desta ser uma equipa nova. 
Haver adeptos que já pensavam que isto era um ver se te avias, só vitórias e com nota artística, ia ser um passeio triunfal, não me deixa preocupado porque a maioria tem os pés bem assentes no chão, sabe que vai ser preciso muito trabalho, muita competência, muito coração e nervos de aço por parte de todos os profissionais e todo o universo que torce pelo FCP. O FCP não luta apenas contra adversários dentro do campo...

PS - O Benfica fez um comunicado a criticar a Liga pela entrada tardia dos seus adeptos na noite de ontem. O FCP fez o mesmo após o jogo em Arouca em que os seus adeptos sofreram os mesmos problemas. Pode ser que o benfiquista Reinaldo Teixeira que preside à Liga Portugal, agora que o seu clube se queixou, comece a olhar para o problema com olhos diferentes. O mesmo direi de alguma  comunicação social sempre pronta a dar pouco destaque às críticas e aos problemas que afectam o FCP e muito às do Benfica.

PS 1 - A grandeza não se apregoa, pratica-se. Poupar jogadores na prova rainha da UEFA e a prova mais importante do futebol mundial por equipas de clube, a Champions League, para defrontar o Braga - não é nada contra o Braga, de forma alguma é diminuí-lo, mas porque o jogou em Glasgow e teve menos um dia de descanso - e não ganhar, de forma alguma é sinal de grandeza...

PS 2 - Sem coragem para dizer o óbvio, atacar a forma como o Benfica se apresentou no Dragão e o seu treinador que jogou claramente para o empate, alguns lambe traseiros criticam o FCP e o seu treinador. O FCP é que tinha de atacar mais, o FCP foi o mais penalizado com o empate, etc.. Na SICN nota 10 ao Mourinho, nota 5 a Farioli. Enfim, é isto. Entretanto, vão branqueado a arbitragem e o lance de Pavlidis com Gabri Veiga logo no início do jogo nem foi analisado pelos experts foi.

105 comentários:

  1. Ainda no seguimento do jogo de ontem, não sei se alguma vez repararam, mas em cada lance que o António Silva disputa, usa sempre os braços, seja para agarrar ou empurrar, não percebo que jogo após jogo lhe é permitido isto.
    Aliás se fosse com alguns avançados mais matreiros e que sabem usar isto a favor, era faltas atrás de faltas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que na selecção nacional e na Champions é um problema. Em Portugal não lhe marcam as faltasz mas fora do Benfica, aquilo é quase tudo apitado. O miúdo já está tão habituado a não ser falta todas as semanas que nem pensa.

      Eliminar
  2. Plenamente de acordo em relação ao modo como somos tratados, Mourinho ou arbitragem. Sempre foi assim…

    Mas em relação ao jogo de ontem não concordo.
    Se pensasse antes do campeonato ou antes do mercado de verão se à 8 jornada queria que o Porto estivesse nesta situação a resposta é óbvia. Mas isso não me faz perder a ambição e ser exigente hoje. Faz parte do que é ser portista.
    E no jogo de ontem apenas uma equipa conseguiu o que queria…
    Olhando só para nós que é o que me interessa fica claramente a sensação que não fizemos tudo o que podíamos. Fica a sensação também que Froholdt estava cansado e não deveria ter jogado qualquer minuto na 5ª feira…
    E ter um treinador a dizer que é um bom resultado empatar com o “inimigo” em casa não é ser Porto.

    Mas pronto.. ainda não ultrapassei a azia.
    Mas há que seguir.. temos um próximo ciclo (Moreirense, Braga e Famalicão) que vai ser muito exigente.

    ResponderEliminar
  3. Já se sabia o que o padre de serviço iria fazer e eu bem que avisei .
    Critérios de acordo com a cor das camisolas , um pênalti óbvio a nosso favor por marcar , e aquela cabeçada do Pavlidis .

    Quanto ao jogo jogado , só nós quisemos ganhar , eles jogaram descaradamente para o empate , eles tiveram zero remates , e a oportunidade (e única) deles é aquela do Kiwior que ia fazendo auto golo .

    Quanto aos prostitutos das TV,s , coitados , são uns tristes !!!
    Mas são os mesmos que num Benfica - FCPorto era Jesus treinador deles e o Lopetegui o nosso , em que eles estavam á frente no campeonato , num jogo sem qualquer oportunidade de golo , ficou 0-0 e serviu os interesse deles .
    Na altura , os prostitutos gabaram Jesus .
    Agora resolveram criticar Farioli , mas quem está na frente ?
    Não era o Benfica que estando a 4 pontos que deviam arriscar ?
    Não era o Benfica que tendo mais 48 horas (em relação a nós) de repouso e 48 horas para preparar o clássico a obrigação de vencer ?
    Eles jogaram basicamente com 3 trincos , com e sem bola .
    E acho piada aos prostitutos , acharem que o futebol dos lampiões vai melhorar com Mourinho .
    Não vai !!! Vai ser assim agora , será assim daqui a 6 meses , ou daqui a 1 ano , Mourinho não sabe mais ...
    Só é perito em anular a equipa adversária , esqueceu o resto ...

    ResponderEliminar
  4. Um lance de agressão pura e dura, violenta, logo no início ficavam a jogar com 10, ficava extremamente difícil para eles.
    A caceteiros gratuitos como esse Pavlidis, lamento, mas só lhes desejo que um dia destes alguém rebente com eles e os ponha fora de campo durante muito tempo...

    ResponderEliminar
  5. Preocupa o silêncio da direção,com AVB á cabeça,sobre a pouca vergonha de arbitragens a que temos assistido, sempre,repito,sempre ,em prejuízo do nosso Clube.
    Estamos a ser comidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Timing desta SAD nao é o nosso
      timing. CALMA,

      Eliminar
    2. Com o devido respeito, já ouviu por certo a velha máxima; "quanto mais se mexe na merda, mais mal ela cheira".
      Tal como o Sr Soares lhe respondeu e bem, o timing desta sad é e terá de ser diferente do nosso. Tudo a seu tempo e oportuno.
      Esta maltinha afeta à 2ª circular gosta muito de atissar os "campónios da província". Não devem reagir sempre que nos tentam, seria dar pérolas a porcos. Nós adeptos, podemos falar, discutir e tudo mais, pois quem não se sente não é filho de boa gente, já a gestão do clube tem que ser muito ponderada.

      Eliminar
    3. Assim diz o ditado " a paciencia e uma virtude"

      Eliminar
  6. Há quem viva demasiado preocupado com o Benfica. Como sou do tempo em que não ganhávamos nada, mas nas Antas muitas vezes ganhávamos ao Benfica, era uma festa, não fico possesso por não ganhar ao Benfica. Que adianta ganhar ao Benfica, até por goleada se depois ficamos em 3º lugar a 18 pontos do 1ª? O Co Adriaanse passou as passas do Algarve por causa disso. Ganhou campeonato e Taça de Portugal, mas porque perdeu os dois jogos com o Benfica, até lhe bateram.

    Mas o que é que empatar um jogo com o Benfica, que só veio defender e o FCP teve todas as despesas do jogo, fomos quem teve mais oportunidades, a única equipa que quis e merecia ganhar, apesar de três jogos em seis dia, com falta de ambição? O treinador teve um discurso realista e que é uma máxima do futebol: se não podes ganhar ao menos não percas. É motivo de críticas porquê? O que acho é que há portistas que pensavam que isto eram favas contadas, íamos ganhar sempre, atropelar toda a gente. É bom que se convençam que não vai ser assim. Vamos ter de ultrapassar muitos obstáculos, ter muitos jogos sofridos, jogar bem muito mais vezes que jogar mal - porque é outra máxima, quem joga bem está sempre mais perto de ganhar -, mas quando jogarmos mal, se ganharmos melhor, senão ao menos que não percamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Plenamente de acordo. Espero que a visão do VP seja a da maioria.
      Parece que as pessoas se esquecem que também tivemos dificuldades em vencer o Salzburgo e o Estrela Vermelha, e do outro lado tinhamos uma equipa que despachou o Nice (com quem vamos jogar). O Farioli esteve bem, e a equipa cansada, segurou bem o jogo e teve as melhores oportunidades.

      O Benfica e o Sporting vão ter jogos Europeus bem mais dificeis pela frente, com um Outono bastante desgastante. Provavelmente vão ter uma segunda volta sem jogos a meio da semana (infelizmente para o ranking Português), mas até se não perdermos pontos com as equipas mais fracas do campeonato, podemos empatar os 2 jogos com os rivais lisboetas na segunda volta, que seremos campeões.

      Eliminar
  7. Não derrotar o principal arquirrival, símbolo do eterno seguidismo centralista das gentes deste nosso Portugal, deixa-me sempre com uma indisposição que não consigo contrariar, mas com a idade vamos controlando os sentimentos e vendo os acontecimentos numa perspetiva mais racional, sendo que o empate entre SCP e SCB, que antecedeu o nosso jogo, acentuou esse espírito.

    O resultado não foi o esperado, por tudo o que têm exibido os nossos jogadores neste início de temporada, mas a sucessão de jogos e o trabalho deste grupo ainda em fase de maturação, convém não esquecer, tornam este empate menos amargo que noutras ocasiões.

    A postura, competitividade e profissionalismo que temos visto, seja contra rivais em teoria mais fortes, mas também frente aos outros, tem que nos deixar otimistas, porque a segurança do coletivo nota-se sem margem para dúvidas e é a antítese do que tínhamos que sofrer há pouco mais de três meses.

    Já agora e ainda no que respeita ao jogo, há um lance com o Gabri aos 42', na área adversária, que me deixa muitas dúvidas e não houve uma única repetição de um ângulo decente. Fica mais esta achega.

    Saudações para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo com Jorge Coroado, ficaram 2 penalties por assinalar: 1 sobre o Gaby Veiga e outro sobre Denis Gul. Quanto ao José Leirós, ficou 1 penalty por assinalar por falta sobre Denis Gul. Não me parece que qualquer destes árbitros seja portista…

      Eliminar
  8. Caro DVP,
    Ontem foi a quente mas azia continua. Repito: esperava mais do FCP e refiro-me apenas a este jogo. Isto não belisca nada do que temos feito. Sabíamos que os lampiões iam jogar daquela maneira. O Nacional fez exactamente o mesmo. Tive a nítida sensação que nos acomodamos ao jogo em vez de o tentar agitar, tentar fazer algo para derrubar o rival. Tivemos receio de nos expormos e não exploramos precisamente isto na equipa adversária que estava bem mais pressionada. Se calhar faz parte do crescimento mas escusava ser contra estes.
    Claro que agora a CS vai cavalgar a onda do Mourinho. Não sei qual é a novidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FCP fez 3 jogos em 6 dias e levou com sobretudo um VAR (Bruno Esteves) que nao viu PENALTAO e uma agressão logo no inicio.

      Eliminar
  9. O FCP baseia muito o seu jogo na capacidade de pressionar alto, obrigar o adversário a errar. Ontem não tinha pulmão para isso, fez um jogo diferente, tentar ganhar, mas sem correr demasiados riscos. Se tem marcado, o jogo podia ser diferente, o FCP podia ficar mais na expectativa, tentar surpreender no contra-ataque. Como não marcou o Benfica não foi obrigado a mudar, sair com mais riscos, o FCP não fez um jogo muito bem conseguido. Podia dizer que foi um jogo mal conseguido, nem sempre se pode jogar bem, ponto. Mas acho que a falta de brilhantismo na exibição do FCP foi muito porque a equipa não estava fresca para fazer aquilo que costuma fazer, aplicar as suas principais virtudes.

    ResponderEliminar
  10. O futebol português é pródigo em ideias peregrinas e agora temos mais uma: a equipa que vai 4 pontos á frente é que tem de fazer pela vida. A equipa que está na frente é que tem de tentar ganhar o jogo a todos o custo. E o empate é um grande resultado para a equipa que está atrasada na pontuação, e um péssimo resultado para a que está na frente. Só em Portugal .

    ResponderEliminar
  11. Bom dia caros amigos portistas! Apesar do nosso passado recente, nomeadamente os últimos 2 campeonatos, à 8.º Jornada já defrontámos o 2.º, 3.º e 4.º classificados. Estamos na frente com margem de 3 pontos para o Sporting. Como bem diz o nosso anfitrião, "É bom que se convençam que não vai ser assim. Vamos ter de ultrapassar muitos obstáculos, ter muitos jogos sofridos, jogar bem muito mais vezes que jogar mal - porque é outra máxima, quem joga bem está sempre mais perto de ganhar -, mas quando jogarmos mal, se ganharmos melhor, senão ao menos que não percamos."
    A exigência será máxima! Olhando para o calendário, antevejo muitas dificuldades, dentro e fora de campo.
    Que estas duas semanas sirvam para a equipa "descansar" e para recuperarmos um elemento que, tenho forte convicção, será muito útil à equipa. Luuk de Jong! Sendo um avançado mais "refinado" que Samu, e mais "matreiro" que Deniz Gul, vai permitir que joguemos menos na profundidade e mais posicional e será muito importante para desatar alguns jogos mais amarrados!

    ResponderEliminar
  12. Ver os canais portugueses de tv é puro masoquismo, tão fracos e tendenciosos que dói... encher chouriços, manipulação, enfim, um sem numero de atropelos que enjoa.
    Salva-se o canal dois, telejornal equilibrado, bons programas culturais e series interessantes.
    O Porto Canal, podia ser uma pedrada no charco, mas é fraco, tirando um ou outro programa.
    Portanto, para bem da nossa sanidade, ver tv noutras plataformas, ou vender o aparelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os canais rtp são os únicos que se safam e mesmo assim..agora quem vê sics, tvis, cnns, now, cmtv são um autêntico lixo. E não é só no futebol. Veja-se a nojice da flotilha, já sabia que o bloco tinha grande influência nos media, fiquei surpreendido com a influência que têm na rtp, canal público. É isto os media em Portugal, só manipulam. É ver canais estrangeiros.

      Eliminar
    2. A nojice da flotilha?
      Vê lá bem se a montante a nojice da matança não é incomparavelmente pior.

      Eliminar
    3. Estes venturas é só ódio.
      Não valem uma letra sequer

      Eliminar
  13. Fim de semana acaba por ser positivo, acabamos por não perder pontos para nenhum dos adversários...

    Claro que toda a gente queria "vingar" as derrotas do ano passado mas há que perceber que neste momento o nosso maior rival tem um treinador que sabe muito bem o que quer e como fazê-lo...

    Farioli cedo percebeu que a melhor opção seria não arriscar muito porque fisicamente também não estaríamos nas melhores condições.

    O único reparo que faço a Farioli é não ter apostado em Mora mais cedo, acho que era o jogador ideal para agitar o jogo e conseguir tirar um "coelho da cartola" como fez com a bola à barra...

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Ver gente a Negar um PENALTY tao Grosseiro, ainda hoje é UM ESPANTO .

    Vivemos como alguns dizem em "CENTRALISMO RADICAL" ???

    Como portista : Obrigado Dragão Vila Pouca.

    ResponderEliminar
  15. Todos os jogos são diferentes, não estivemos bem nos jogos da LE, com o Nacional, benfica blá, blá, mas temos em todos os jogos que ser uma maquina torturadora como diz o dono da tasca?!...

    Contra o benfica estivemos mal, fomos massacrados?! Jogamos e bem, com algum cuidado porque o Mourico veio defender e tentar surpreender em contra ataque.
    Farioli fez a leitura do adversário e preveniu-se, "caldos de galinha bleu, bleu não fazem mal a ninguém".
    Se alguma coisa havia a perder eram a eles e não nós.
    Mesmo assim fomos melhores tivemos mais oportunidades e fomos roubados por gente do apito incompetente habilidosa.

    Aquela cotovelada ao gabri Veiga só pode ser para expulsão.
    Há duas situações de grande penalidade, mas uma é gritante. Aquele puxão de camisola a Deniz Gul é incompreensível como o arbitro, mas principalmente o Var fazem vista grossa.

    Eu ontem vi o lance várias vezes, no canal da má língua. pois os Pinamaníacos o de cá e o ressabiado da Madeira
    deram mais voltas e voltas para dizer que não era penalti, todos do painel (menos os vermelhos claro) disseram que era penalti descarado. Gajos sem vergonha. Já o Henrique ( que tem aquele ninho de cegonha na cabeça) também meteu os pés pelas mão para dizer que não era. Com esta gente desonesta o futebol não vai a lado nenhum.
    Já na equipa B o arbitro foi outra encomenda sem vergonha.

    Alguém, AVB, ou outra pessoa têm que falar sobre arbitragem antes que isto vá de mal para pior, e depois não se queixem...




    ResponderEliminar
  16. Já coloquei no facebook este post, depois de ver um vídeo com a intervenção do Tiago Silva ontem na CMTV:
    «Só pode ficar surpreendido com as análises de Marco Ferreira como comentador de arbitragem, quem não conhecer a sua história. E a história do madeirense é simples de explicar.
    Marco Ferreira, ex-árbitro e que desceu de divisão por pressão do Benfica - chegou a ir ao estádio da Luz falar com Luís Filipe Vieira para saber as razões -, apesar de nessa época ter apitado a final da Taça de Portugal, é agora comentador de arbitragem na CMTV e Record. Como gato escaldado de água fria tem medo, Marco Ferreira não quer correr riscos, que lhe aconteça como comentador o que aconteceu como árbitro, analisa sempre ao sabor dos interesses do Benfica. Uma vergonha. Mas que não surpreende...»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, simplesmente absurdo, defender o indefensável, só de ver os olhos esbugalhados de terror , ódio, quando o Tiago Silva o encostou as cordas.

      Tem que defender o lugar ele e os outros, "money talks"

      Eliminar
    2. Quando o Marco Ferreira vai ao gabinete do Vieira pedir explicações porque desceu de categoria ao invés de ir ao de Lucílio Batista que era o presidente da Apaf na altura , está tudo dito da pessoa em questão .
      Zero de credibilidade , zero de honestidade , zero de seriedade .

      Eliminar
  17. Como já tinha expressado no post anterior, concordo que as análises ao clássico são enviesadas. Não se percebe tantos elogios ao Benfica que só se limitou a defender e tantas críticas ao Porto, que não tendo feito uma grande exibição, foi a melhor equipa em campo.

    A não ser que eles considerem que o Porto é muito melhor equipa que o Benfica, uma vez que só quando uma equipa pequena faz esta figura na casa de um grande e sai com pontos é elogiada. Sem querer é esta mensagem implícita que estão a passar, mas o verdadeiro objetivo da CS é tentar passar confiança ao Benfica através de elogios que não são justificados.

    E o pior é que os adeptos deles comem isto com uma facilidade incrível. Melhor para nós, não tarda vão escorregar outra vez.

    Do outro lado está a nossa equipa e a análise interna que temos de fazer. Sinceramente não estava á espera que o Porto fosse cilindrar o Benfica porque tenho visto as equipas do Mourinho nas últimas épocas. Era óbvio que vinha autocarro e mesmo sofrendo golo a equipa não ia desarmar o sistema defensivo.

    Agora apesar do desgaste a que fomos sujeitos durante esta semana, esperava uma entrada mais forte no jogo, de modo a intranquilizar os jogadores do Benfica e não estava preparado para que o Porto tão cedo na partida (por volta dos 60/65min), se desse por satisfeito com o empate. Adorei a coragem do Farioli em Alvalade, no domingo acho que foi demasiado conservador.

    Não quero com isto dizer que devia ter feito all in ou balanceado a equipa demasiado para a frente, mas continuar a tentar forçar o golo. Tivemos alguns lances de perigo na primeira parte e quase nenhum na segunda.

    Quanto a Froholdt eu não acho que a exibição menos conseguida esteja relacionada maioritariamente com o cansaço, acho que tem mais haver com a falta de espaço que o autocarro do Benfica e a marcação individual apertada lhe impôs. Se fosse cansaço teríamos de abordar a opção de ter jogado 45 min contra o estrela Vermelha desnecessariamente.

    Relativamente aos lances de arbitragem, juro que tenho um sentimento de vergonha alheia quando vejo pessoas a defender o indefensável. E então quando são experts de arbitragem supostamente isentos, é absurdo. Estarem a passar imagens claras dos lances, que não deixam dúvidas e eles a tentarem arranjar argumentos que contrariam aquilo que estamos a ver, é de uma desonestidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo e acho que a maioria dos comentadores portistas também disseram um pouco o mesmo, não faria mal se o Porto tivesse sido um pouco mais ousado e para mim, na primeira parte. O argumento do "mamar um golo" é um não argumento porque isso podes mamar a qualquer momento. O que mais me surpreendeu foi no jogo com o Sporting houve claramente vontade de ganhar e no nosso jogo em casa, com o nosso público a apoiar, perante uma equipa numa má fase, houve um excesso de respeito na primeira parte. E a única explicação que encontro foi que Farioli deixou se condicionar por Mourinho. O discurso que faz no final também não é muito feliz, onde mostra estar satisfeito e diz que foi uma honra batalhar contra o Mourinho, mais uma vez, mostra um excesso de respeito por um treinador que treina o nosso inimigo. Como um colega me disse, o treinador é estrangeiro ainda não percebeu a rivalidade que há, espero que seja isso e aprenda. A melhor forma de lidar com Mourinho é ignorar simplesmente e não lhe responder.

      Eliminar
    2. "Deixou se condicionar por Mourinho"
      Falar ao calhas é fácil .
      Quando o Benfica joga com 3 trincos com e sem bola é complicado .
      Se eu fosse benfiquista teria vergonha de não ter feito um único remate á baliza durante 90 minutos , e não fosse aquele alívio suicida de Kiwior na própria baliza e o Benfica tinha saído do dragão sem qualquer ocasião de golo .
      Para não falar das 48 horas a mais para descansar e preparar o jogo que eles tiveram .
      Quem vêm com a conversa que "deviam de arriscar mais" , é conversa de quem nada percebe de futebol , que acham que os nossos jogadores são máquinas infalíveis , que não se cansam e desgastam .
      Tenho para mim que estamos no caminho certo , já os lampiões a jogar desta forma será uma questão de tempo até perder pontos , mesmo com a ajuda dos padres ...

      Eliminar
    3. 3asifa, eu acho que se calhar foi mais o jogo do Benfica com o Chelsea que colocou algum travão a Farioli. O Benfica foi de autocarro, o Chelsea balanceou-se para o ataque e o Benfica criou algumas boas oportunidades na primeira parte.

      Esse fator, aliado ao empate do Sporting, que mantinha tudo igual na frente do campeonato devem ter sido fatores decisivos para a nossa postura em campo.

      Ainda assim, acho que o nosso momento de forma (físico e anímico) era superior ao do Chelsea a data dos respetivos jogos com o Benfica.

      Eliminar
  18. Caros Portistas,

    Também acho que o FCP devia reclamar sobretudo do VAR e da dualidade de critérios, compilar lances com imagens e nem que fosse através das redes sociais. O Var foi despromovido e continuou como var porque interessa aos clubes de lisboa, isto é o nosso país no seu esplendor, ninguém é responsabilizado e quanto mais erros melhor desde que sejam a favor dos corruptos, inacreditável. Vejam que até o Marco Ferreira o tal que foi pedir ao corrupto vieira para não ser despromovido diz que não é pénalti, tem medo de perder o tacho, nem dá para qualificar esta gente!!
    Quanto ao jogo estou de acordo com o DVP a equipa não deu mais porque não podia, estava extremamente desgastada, jogamos 3 jogos em 6 dias e um dos quais com 10 na 2ª parte toda, fica muito difícil assim, depois mais uma vez o Pêpê falha um golo inacreditável, o Gabri idem e o lance do Mora mesmo que interessasse seria anulado pelo VAR por fora de jogo, nem que fosse por 0 centímetros como já nos anularam um golo por 0 centímetros. O FCP tem de começar a fazer comunicados antes dos jogos como fazem os corruptos e apresentar factos e dualidades de critérios, não podemos continuar a nanar, isto vai ser um roubo constante, vejam os amarelos levamos 6 amarelos em 5 faltas, eles levaram 1 amarelo em 6 faltas, fácil de ver a dualidade de critérios, já nem falo da agressão do pavlidis com 30 s de jogo, mais uma vez o var tinha de intervir e nada, mesmo var do Porto-nacional que também não viu 2 penaltis, o burro esteves estava nos emails do paulo corrupto gonçalves e continua aí a receber as malas dos corruptos lampiões e a fazer o que a imprensa de lixoboa gosta, roubar mas para eles.

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  19. Caro DVP:
    Ontem assistimos, nas tvs centralistas ao branqueamento de uma expulsão de Plavidis logo ao iniciar o jogo e ao penalty do António Silva. Os Marcos, os Malheiros, os Salvadores e outros quejandos, no minímo, metem nojo! Esta postura é a prova do que aí vem, o mesmo de sempre. Não basta ganharmos aos adversários, temos de vencer a terceira equipa e ainda essa "varagem".

    ResponderEliminar
  20. Bom dia,

    Não comento há alguns anos (doença grave), excepto o periodo mais complicado da doença, sempre li os comentarios e as cronicas de MVP, que apesar de Portista consegue ser mais imparcial que toda a descomunicação social da capital, e objectivo e correto nas analises aos jogos, não confunde o acessorio com o essencial.
    Não conheço MVP, estou a vontade para escrever isto.

    o seteua de bucareste da Romenia e o cska da Bulgaria, clubes do regime, depois acabaram e tiveram de mudar de nome,os regimes desses paises mudaram.

    neste portugalzinho,o seteua de lisboa e o cska de alvalade nunca acabarão...... os paises pobres padecem duma doença incurável, com 3 sintomas bem visíveis: ESTUPIDEZ, IMBECILIDADE e FALTA DE CARACTER.

    a primeiro comentario que fiz no blg de MVP, tem mais de 10 anos, escrevi o que penso deste pedaço, da maioria dos portugueses, do centralismo , hoje fortemente implantado, muito mais que há 20 anos (não se esqueçam que nem o feudalismo passou por aqui...), etc.

    geograficamente estamos na europa, na mentalidade em africa (sem melindrar todos os que nasceram ou vivem em africa).

    o que me fez voltar a escrever, foi verificar que muitos portistas ficaram por empatar com o steaua de lisboa ( todos os portistas FICARAM AZIADOS). o mais importante é compreender o contexto .

    lembro que ha uns anos com o treinador Conceiçao, recebemos no dragão o steaua de lisboa, estavamos na frente da classificação. Perder o jogo era proibido, o steaua passaria para 1º. Primeiro golo do steaua, marcado pelo 120 milhoes, em falta clara que o pasteleiro do arbitro NÃO quis ver.Final do jogo. steaua ganhou o jogo e no fim o campeonato. Conceiçao com tantos em Italia, não aprendeu o que os italianos têm de bom.

    o steaua lisboa tem jogadores de grande qualidade (para mim) tecnicamente superiores aos nossos no trato da bola, com uma ou outra exceção. O orçamento deles é muito superior ao nosso, será que os Portistas têm noção desse pequeno PORMENOR????

    tirando O FCPorto, Braga e os dois clubes protegidos antes e depois do 25 de Abril, os restantes clubes, jogam NADA.

    este jogo, tal como o jogo de há anos atras, um resultado não poderia acontecer ( a nossa derrota).Ter noçao da qualidade do adversario é sinal de inteligencia. Conceição jogava com o Liverpool e o arouca da mesma maneira, por isso fomos goleados algumas vezes pelos ingleses. Tivemos campanhas otimas com Conceiçao na CL, o que quero salientar é o pragamatismo necessario em muitos jogos, a racionalidade acima da emoção.

    o steaua lisboa, como instituição rouba campeonatos desde os anos trinta, alguns IMBECIS gostam so da falar nos ultimos 40 anos, relacionando com o falecido Pinto da Costa( e nestes 40 anos, só não tiveram o poder, 15 ou 20 anos no conselho de disciplina e na arbitragem, nas outras intancias do PODER, têm desde que existe futebol, a descomunicação social da capital, no resto do país não existe, também é PODER.

    não ganhamos, mas era proibido PERDER.

    Saudações

    Manuel Cardoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cardoso espero que a saúde esteja bem. Quando não há saúde o resto é secundário.

      Eliminar
    2. Subscrevo o seu comentário caro Manuel Cardoso , a 1000% .
      O pessoal está aziado pelo resultado , mas não sabe ver as circunstâncias , as nuances , as condicionantes que sofremos , isto para não falar da arbitragem de esguelha do Nogueira encarnado e do Esteves zarolho .
      O meu voto de melhoras e se restabeleça dos seus problemas de saúde .

      Eliminar
    3. As melhoras Manuel Cardoso, que tudo fique bem consigo.
      A saúde é + importante que tudo o resto e muitas vezes só vemos isso quando ficamos + velhos ou quando ficamos doentes a sério.

      Eliminar
  21. Se o Porto não reagir ao penalti que nos foi roubado é uma vergonha. Não podemos ficar calados com um roubo destes. E alguém tem de dizer ao treinador e aos jogadores que têm de reagir em lances destes, quase ninguém protestou. Em Portugal quem não chora não mama.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É também a minha opinião.
      Estamos a ser prejudicados com análises diferentes semanalmente conforme as cores das camisolas.
      Isto é semana sim, semana sim.
      Não pode ser.

      Eliminar
    2. Reacção não sei se vai haver para já, o AVB é orgulhoso e tem nível, não gosta muito de estar a queixar-se como os 2 miseráveis presidentes dos 2 clubes do regime passam a vida a fazer (ainda por cima sem terem motivo nenhum para isso, antes pelo contrário).
      A reacção dele é + aquilo que já começou a fazer esta época, mal teve condições financeiras para isso, construir uma equipa muito forte, muito + forte que as dos outros 2, capaz de ganhar contra tudo e contra todos.
      Ainda não estaremos completamente nesse nível do muito + fortes que os outros 2, mas já estamos neste momento acima deles, jogando + e com melhor futebol.
      Mas o processo de tornar a equipa ainda + forte é para continuar, fez-se neste defeso o que deu para fazer (e foi muito), mas tenho a certeza que a ideia do presidente é ir pondo a equipa cada vez + forte até sermos uma espécie de PSG português (sem que o clube deixe de ser dos sócios, claro), muito + forte que os rivais, o maior candidato a ganhar tudo cá dentro e capaz de se bater quase de igual para igual com os maiores clubes da Europa.
      Ele a falar das arbitragens, penso que será com o Porto por cima, a ganhar coisas e com ele a vir fazer uma exposição de erros gravíssimos como este do PAUlidis e a dizer de forma desafiadora para o regime (do qual ele tem perfeita noção, claro, mesmo que não passe a vida a mostrá-lo): vejam, apesar de todas estas decisões arbitrais inacreditáveis que vos mostrei e que não deixam margem para quaisquer dúvidas, sempre contra nós e sempre a favor dos nossos 2 rivais lisboetas, nós estamos na frente, ganhamos +, porque somos muito melhores e vamos continuar a ganhar títulos contra tudo e contra todos.
      Agora isto, não invalida que os jogadores sejam inteligentes e sempre envolvidos com os interesses do clube, e defendam acerrimamente os seus interesses e os de quem lhes paga.
      Eu, no lugar do Gabri, tinha-me rebolado pelo relvado o + possível e gritado como se estivesse a morrer de dor. É que vendo-me assim, em grande aflição, com o estádio em polvorosa, os 2 padres iam ter de fazer alguma coisa, o lance ia quase de certeza ser revisto e o PAUlidis ia quase de certeza ter de ser expulso, mesmo que muito a contragosto, pela + que evidente violência gratuita da agressão.

      Eliminar
    3. O Timing da Direção do FCP, nao será o nosso . ELES lá sabem porquê.

      Eliminar
  22. Alguns comentadores de arbitragem ex árbitros é uma praga no nosso futebol. Ontem deu mais uma vez para ver no penalti sobre o Deniz Gul, as imagens falo por si, e mesmo assim os ditos cujos correm no ridículo, perdem a coluna vertebral para defender a sua dama ou o tacho dizendo mentiras. É triste ver na CS gente desta.

    Até posso aceitar que o arbitro não veja certos lances, que alguns até possam ser difíceis de analisar. Pergunto, para que serve o VAR, não é para tirar duvidas, chamar o arbitro e dar-lhe toda a responsabilidade se ele viu ou não quis ver.
    O Var é uma mentira um tacho. A FPF a LIGA nada fazem, é só tachos gente a mais, escolhidos a dedo.
    Há dias li, que um presidente de Camara que não se pode recandidatar, já tem um tacho na FPF! Sempre é melhor que ir para um lar de 3ª idade, penso eu...

    Quanto aos Lampiões é só problemas, agora mas um berbicacho de dinheiros a "Russia blá blá" até pensei que iam contratar o Putin para ponta de lança.
    Emais, padres, sacos etc etc.
    mas não vão pra 2ª divisão, e os responsáveis para trás das grades. É o Clube do Regime tá tudo dito.

    ResponderEliminar
  23. De acordo com o Jorge Coroado, um árbitro que nunca foi portista, deveriam ter sido 2 penaltis, um sobre Gabri Veiga e outro sobre Denis Gul. O José Leirós também diz que o que a falta cometida sobre o Denis Gul deveria ter sido penalty. Está, portanto tudo explicado. Temos de ser de facto muito melhores… Só há um Porto. Viva o Futebol Clube do Porto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Horácio, o Leirós foi o único que destoou no tribunal do Jogo. Quando estiver com ele vai saber porquê.

      Eliminar
    2. O Jorge Coroado pode estar longe de ser perfeito e ter bastante mau feitio, mas pensa pela cabeça dele, não segue cartilhas, diz aquilo que acha que é o certo.
      De portista não tem nada mas tem coluna vertebral.
      Viu aquilo que qualquer pessoa que não seja cega e que seja isenta e tenha coragem, viu: 2 penáltis por marcar a favor do Porto.
      Em relação ao lance do PAUlidis, não sei o que ele disse, porque não sou assinante do OJogo, mas é para mim o + grave de todos os erros do aVARiado Bruno Esterco, que tinha que chamar o árbitro para lhe dizer que houve uma agressão pura e dura, violenta, do PAUlidis sobre o Gabri Veiga.
      E é muito grave, porque é um lance de violência pura, completamente gratuito, ostensivo e que acontece logo no 1° minuto do jogo.
      O benfas ficava a jogar 89' + descontos com menos 1, ficava numa situação extremamente difícil.

      Eliminar
    3. O Leirós a época passada continuou no OJOGO mas colaborava também com a Sportv.

      Fez lhe MAL aquele ambiente ???!!!

      AQUILO SÓ pode ser PENALTY .

      E o OJOGO nao analisar aquela "atitude" do avançado Grego do benfica que para mim é agressão MERECIA EXPLICAÇAO.

      Eliminar
  24. O lance do Pavlidis não foi analisado pelo tribunal do Jogo. Perguntei no site, mas não houve resposta. Também não esperava

    ResponderEliminar
  25. Boa Tarde,

    Obrigado pelas palavras caríssimos Vila Pouca ,Luis Negroni e Dragonguard. A saude esta melhor, um dia de cada vez.

    o nosso FCPorto tambem esta bem melhor, penso que o objectivo principal é ganhar a liga, se tivermos que sacrificar as outras competições , descansando jogadores, devemos fazê-lo, se nos apresentarmos como temos feito ate agora, temos todas as condiçoes para ganhar a liga. Exceto o Braga e os clubes protegidos dos regimes, as restantes equipas equipas são claramente inferiores.

    todos sabemos que é no campo que se ganham os jogos, temos de entrar sempre focados e sabendo que os homens de negro estarao SEMPRE ao lado dos mandantes do CIRCO....

    um obrigado especial a VP que faz autentico serviço publico.

    Saudações

    Manuel Cardoso

    ResponderEliminar
  26. Segundo o jornal o jogo , o Benfica foi a equipa quem menos rematou contra nós nestas 8 jornadas disputadas , tendo feito 4 remates desenquadrados , o Nacional a segunda que menos rematou contra nós fez 6 remates .

    ResponderEliminar
  27. Acabei de ouvir o Vitor Pinto na cmtv, claramente é penalti. O que ele insinua, é que o var não tinha essas imagens. E se isso é verdade, eu questiono como é possível num jogo destes, haver ângulos "mortos" sobretudo nas grandes áreas. Contudo, o material que o var tinha era suficiente para pedir ao árbitro ir ver as imagens. O Porto tem de exigir os áudios do que se passou naquela cabine. O VP questiona como o var tomou uma decisão tão rápida num lance destes (1 min 20 segundos). Esse vídeo arbitro tem de ser irradiado dos jogos do Porto.

    ResponderEliminar
  28. Caro Manuel Cardoso,

    Espero que recupere das suas maleitas o mais rápido possível, coragem! Como falou no soares ladrão dias e a propósito desse gatuno soube este fm de semana que herdou recentemente de uma Tia a quantia de 500 mil euros ahahahah já parece o outro que todos sabemos quem é, também tinha tias e amigos do ca.. neco. A PJ se quisesse era fácil, só que está controlada por lixoboa portanto temos mesmo de ser muito mas muito melhores e os burros da comunicação social ainda não entenderam que foi isso que nos fez ganhar na europa, enfim país onde a justiça só funciona para alguns não há democracia, VIVA O F.C.PORTO!

    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  29. O benfiquista de Paredes, Carlos Daniel de seu nome, no zerozero, diz que a entrada de Pablo Rosário lhe pareceu absurda, devia ter entrado o Rodrigo Mora. Achei piada e deixei lá este comentário:
    «Pois, estas análises a posteriori são fáceis de fazer e não há contraditório. Em Alvalade aos 57 minutos saiu Mora e entrou Rosário. O resultado estava 0-0 e após a substituição o FCP fez dois golos, viria a sofrer um golo, mas ganhou. Curioso, não?»

    É fácil analisar dizer o que se quer passar a mensagem que o Farioli foi nabo, ser ter com quem debater, o jornalista do zerozero só dizia ámen.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O zerozero é mm um zero no que ao futebol diz respeito... não são isentos, é mais um site ao serviço dos da capital.

      Eliminar
    2. Completamente isso. A substituição foi a mesma, saiu o Mora em Alvalade, saiu o Gabri no Dragão a jogar na mesma posição, entrou o Pablo.
      Num caso deu vitória no outro não, se calhar a diferença foi a bola do Mora que foi ao ferro em vez de entrar na gaveta como a do William.
      Esse vermelho de Paredes é um grande farsola.

      Eliminar
    3. Caro DVP, com esse tipo de resposta podia ter enviado 1saco com laço para o Daniel Carlos meter a cabecinha dentro! Excelente memória e resposta... Sou da opinião q o FC Porto tentou marcar na 1a parte, não marcando e face ao enquadramento do campeonato e a frescura dos seus jogadores - neste caso falta dela, controlou o jogo!

      Eliminar
    4. Acho que o Pablo até entrou bem e essa afirmação do Carlos Daniel é de quem não acompanha minimamente o Porto. Esta substituição é habitual em Farioli. Já substitui Pablo Rosário por Gabri em 2 ocasiões (Arouca e Sporting) e antes de ter Rosário fez o mesmo com Eustáquio e Gabri em outras 2 ocasiões (Vitória e Gil Vicente).

      Contra o Salzburgo como não tinha Eustáquio e Rosário começou o jogo a defesa direito teve de improvisar, mas aos 53 min meteu laterais, tirou o Gabri e passou Rosário para a sua posição.

      Aqui a verdadeira questão é que em todos os jogos que disputamos até ao momento (exceptuando o jogo contra o Vitória em casa onde houverem lesões e o Mora não entrou) Mora entrou em campo sempre muito mais cedo do que no Domingo.

      Em Alvalade fica mais difícil a comparação porque não havia Gabri Veiga.

      Eliminar
  30. Boa noite
    Uma observação! O mora só entrou no fim porque o nosso treinador já sabia de antemão o resultado dos lagartos. Se eles tivessem ganho acho que ele entraria mais cedo e tinha arriscado para manter a diferença pontual.

    ResponderEliminar
  31. AVB falou e bem!!

    A DesComunicação Social vai por estas palavras ao nível do Vagandas e do Preguiçoso e dizer mais uma vez que são todos iguais!! Palha para se comer!!

    Aí se a agressão clarissima do Pavlidis e o penalti daqueles que não têm 2a leitura fossem contra o SLB!

    ResponderEliminar
  32. Excelentes declarações do nosso presidente à margem da gala da FPF.
    É assim, com nível mas com determinação, que se deve defender o FCP, não é com peixeiradas.
    Também anunciou que o FCP vai fazer queixa do lutador de MMA PAUlidis, um lance daquela gravidade não pode passar em claro, as consequências para o Gabri podiam ter sido muito graves.

    ResponderEliminar
  33. https://www.facebook.com/share/v/1FBdLDdENS/

    Declarações do presidente AVB

    ResponderEliminar
  34. Aquela mensagem "não vamos ficar a 7 pts" foi bem entregue. Fomos bem roubados. Faz-me lembrar outras épocas, parece que os padres estão de volta em força.

    ResponderEliminar
  35. Obrigado AVB.
    falastes de tudo e todos com classe.
    Era isto que esperava.

    ResponderEliminar
  36. Agora até o pepe vem falar. Já ninguém se cala com o Mourinho.

    Mas isso também é culpa nossa, quando pudemos dar-lhe uma lição não o fizemos, acagaçamos e agora é deixá-los crescer. Espero que não nos venhamos a arrepender.

    Para o mal e para o bem os jogos com os vermelhos marcam os jogadores e treinadores. Espero que farioli não fique marcado pela atitude (mora aos 89, beija mão a Mourinho, contente com o empate, etc) no Clássico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FCP de Co Adriaanse perdeu os dois jogos com o Benfica, foi campeão com dobradinha. O CAS na 1ª volta empatou nas Antas com Sporting e Benfica, na 2ª volta foi ganhar a Alvalade e à Luz. Se no Porto vs Benfica naquele campeonato que desperdiçamos uma grande vantagem, o SC não quisesse ganhar, tivesse jogado com mais cautelas, provavelmente não tínhamos perdido, quem sabe não teríamos sido campeões. O FCP já não é aquele clube que ganhar ao Benfica era uma festa, valia um campeonato. Esses eram tempos em que não ganhávamos nada. Por mais que gostemos de ganhar ao Benfica, empatar não é o fim do mundo. Se os jogadores do FCP ficam afectados por não ganhar a um dos rivais, então não têm estaleca e estão no clube errado. Depois, vantagem mais curta, mas ainda confortável, obriga a concentração total. No 1º título do Sérgio Conceição empatamos a zero com o Benfica no Dragão e fomos lá ganhar. Não compreendo estas formas de analisar o FCP - Benfica, num período complicado, três jogos em seis dias, viroses que como se viu foi apenas tanga para confundir. Mesmo assim o FCP foi a única equipa que quis ganhar, que criou oportunidades e a haver um vencedor só podia ser o FCP. Enquanto o tão badalado Mourinho foi alterando e substituindo sempre com tracção à rectaguarda, Farioli fez o contrário. Espero, sinceramente, que uma parte dos portistas e são cada vez menos, mesmo com um FCP que em 10 jogos tem 9 vitórias e 1 empate, estejam conscientes da excelente época que o FCP tem feito e não comecem já a perturbar como já vi por aí, só porque empatamos com o Benfica.

      Eliminar
    2. Atenção mas é ao tal Mapeamento ?!

      Eliminar
    3. Caro Art , não podia estar mais em desacordo com o seu comentário .
      "Acagaçamos"? "deixá-los crescer" ?

      Mas eles ganharam-nos ?
      Humilhação foi no passado ter perdido duas vezes por 1-4 , aí sim foi humilhação .
      Agora empatar 0-0 , é mau ?
      Com uma equipa que jogou com três trincos contra nós ?
      Com um árbitro que não expulsou Pavlidis logo no início do jogo , e não viu um pênalti do tamanho da torre Eiffel sobre Dennis Gil ?
      Sendo que eles tiveram zero remates á baliza , e nós 4 ocasiões claras de golo , com aquele falhanço do ano de Pepê e aquela á barra do Mora ?
      Uma equipa que teve mais 48 horas para preparar o clássico e descansar os jogadores ...

      Com todo o respeito, os portistas têm de deixar de ver a porcaria das CMTV , das Now , CNN desta vida , das redes sociais , que só se vê lá merda que não interessa a ninguém ...

      PS - e já agora , eles é que vão se arrepender de jogar para o empate , pois eles continuam a 4: pontos , ainda tem de jogar com viscondes , Braga e outros jogos difíceis .
      Achar que íamos passar a ferro o Benfica depois de jogar de 3 em 3 dias , (3 jogos em 6 dias ) é de uma estupidez e ignorância de brandar os céus ...

      Eliminar
  37. Enorme intervenção do presidente.

    Só comecei a ver o jogo quase aos dez minutos e não tinha visto o lance da agressão do Pavlidis.

    Completamente de acordo com o presidente. O penalti que é claro ainda pode ter interpretação. Aquela agressão não. Erro gravíssimo do VAR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pode haver interpretação.
      É um puxão escandaloso.
      Deu para ver bem que o material new balance é de boa qualidade.
      Estica todo,mas não rasga.

      Eliminar
  38. Muito bem AVB, não deixou nada por dizer.

    ResponderEliminar
  39. "O mais grave é ter havido um encontro entre o presidente do Sporting e da Federação, para fazer um mapeamento clubístico dos órgãos sociais da Federação. Isto são declarações graves." por Presidente AVB.

    Este Mapeamento pode ter que se lhe diga e merece Toda Atenção ???!!!

    E é coisa nova ?!

    ResponderEliminar
  40. Essa de falarem constantemente de R Mora que deve, que blá blá, é conversa de pulhice da mulher do boi ser a boa, só para destabilizar, já conhecemos essa CS da treta.

    Penalti e a agressão do jogador vermelho a Gabri Veiga, com arbitro e Var ver e não punir, só mostra qual foi a intenção da encomenda. Não vão ser punidos por quem manda são todos da mesma cor e desestabilizadores do futebol...

    O Teixeira da Liga, não esteve a ver o clássico no Dragão! Porque será, porque será?... Pobre criatura cheio de pecados e não faz ato de contrição.

    AVB não é, nem vai ser como aquelas p.... comadres da 2ª circular, que tanto se estão a lamber como a esgatanhar-se.
    Aqui entra o proverbio; quem não se sente... é assim que tem que ser...

    Os inteligentes que cofundem caganitas de rato com caroços de azeitona, continuam e vão continuar a contar filmes de curta metragem só para zarolhos e ignorantes. Quem não vê penaltis e cotovelada de Kickbox sem precisar de ser em 3 dimensões, vá a uma consulta de psiquiatria ou um exame oftalmologia...

    ResponderEliminar
  41. Há portistas que parece que, ou vêem pelo 3° olho ou então emprenham pelos ouvidos.

    ResponderEliminar
  42. Há três lances de prejuízo ao FCP. Um, era a expulsão logo no início do Pavlidis, há um lance que é muito duvidoso do Enzo sobre o Gabri, mas apenas porque as imagens da Sport TV não são claras - fica a nítida sensação que é falta, logo penálti - e o penálti claro sobre o Deniz Gul. Se estes lances fossem ao contrário ia ser o bom e bonito, tínhamos falatório para semanas

    ResponderEliminar
  43. Grande AVB , grande discurso , grande chapada nos nossos rivais .

    PS - Ontem no esgoto TV , fizeram uma votação para ver quem era o Calimero dos 3 presidentes .
    Uma provocação barata da esgoto TV que não pode deixar passar .
    Proponho também que o Porto canal faça o mesmo , uma votação , " quem é o pior canal da televisão portuguesa?" , "que canal devia ser encerrado em Portugal por falta de higiene?" .
    Seria o troco .

    ResponderEliminar
  44. Agora mesmo na minha página do Facebook:
    «Acho piada, mesmo muita piada, ver alguns fofinhos e fofinhas - alô Mariana Fernandes -, todos revoltadinhos da silva com as declarações do presidente do FCP, AVB, ontem à noite antes da gala Portugal Football Globes. E acho muita piada, porque das duas uma, ou esta gente anda toda distraída, passou-lhes ao lado tudo o que os presidentes de Benfica e Sporting têm dito - o Benfica até fez um comunicado antes da Supertaça a arrasar a nomeação de Fábio Veríssimo -, ou acham que o FCP, que não fez pressão nenhuma antes dos jogos - já lá vamos -, claramente prejudicado devia ficar calado? Só podem estar a brincar connosco. Se fosse num futebol e num país a sério, em que fossem todos tratados por igual, sem que uns sejam tratados como filhos e outro como enteado, OK, até se compreenderia. Agora no futebol português e em Portugal? Num futebol português onde, como se constata, quem não chora não mama, a pressão, coacção, condicionamento rendem benefícios, o FCP devia ficar calado porquê? Ficar calado e sossegadinho, não fazer ondas, dar a outra face, mesmo quando, como aconteceu no último clássico e está à vista de todos, foi claramente prejudicado e até já dou de barato toda a nojeira que antecedeu o FCP - SLB?
    O FCP mesmo tendo todas as razões para perguntar antes do jogo de domingo passado, porque carga de água tinha de levar com Bruno Esteves no VAR de três em três jornadas, Bruno Esteves que já o tinha prejudicado muito no jogo frente ao Nacional, não disse nada. E depois do que se passou devia encolher os ombros, ficar quieto, não reagir ao despautério? Não foi para isso que os portistas elegeram AVB. O presidente do FCP é um dos nossos, conhece bem o FCP e os seus adeptos, sabe que são exigentes, justos, não olham apenas para fora, não são de arranjar desculpas esfarrapadas quase sempre ligadas às arbitragens para os insucessos, mas também não querem um líder que fique quieto perante tantas decisões contra o FCP.
    Bruno Esteves como é público e notório, é tão mau como VAR como foi como árbitro - se fosse um craque, até se poderia compreender -, porque carga de água tem sido nomeado para tantos jogos do FCP? Querem de facto um futebol melhor, mais competitivo e menos polémico? Então expliquem estas e outras, decisões.
    O FCP não quer privilégios, tem equipa para ganhar sem precisar de ajudas. Mas também não aceita ser prejudicado e tem de reagir quando não há arbitragens correctas e que o prejudicam.»

    ResponderEliminar
  45. No mínimo o que se pode dizer é BOA Dragão Vila Pouca.

    Vivemos em Centralismo Feroz.

    ResponderEliminar
  46. Jogo tático do Farioli que certamente foi avisado do que esperar da arbitragem em Portugal, e conhecendo o futebol do Mourinho, teve a sensatez de não forçar a vitória.
    No final da época fazem se as contas. Para já, lideramos com 4 pontos de avanço. Se formos á Luz na segunda volta, com estes mesmos pontos de avanço, podemos jogar forçando o SLB a assumir as despesas do jogo. Aí a conversa pode ser outra...

    ResponderEliminar
  47. Este artigo mostra bem a nossa queda no scouting na última década de decadência global do FCP

    https://bestoffutebol.com/recrutamento-fc-porto-erro/?fbclid=Iwb21leANTg9xjbGNrA1ODmWV4dG4DYWVtAjExAAEeUuhSUUsEwbxmSjQj-Zs6onxBXos6HgnmRjWlQ9dEQ2DpOhpNjslijdW-Ric_aem_anBcsKamnGZRH783Ca6AaA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ler melhor se me for possível.
      Nao me entusiasmou.

      Eliminar
  48. Caro DVP,
    Gostei muito das declarações do presidente. A dos calimeros é fenomenal! Ainda por cima quando vejo os comentadores pseudo isentos a espumarem raiva em cada palavra é porque tocou no ponto.
    Força AVB! Sem medos

    ResponderEliminar
  49. O zbordem acaba de perder por 11, em casa, com o Nantes.
    E não perdeu por + porque o Nantes abrandou quando sentiu que tinha o jogo + que ganho.
    Isto a propósito da derrota por 1 que o Porto lá sofreu há poucos dias, roubado até ao tutano, nas exclusões, nos livres de 7m, no jogo passivo, em tudo.
    Com uma arbitragem de EHF como a de hoje, isenta, tínhamos ido lá ganhar por uns bons 4 ou 5 de diferença, não tenho dúvidas.
    Os lagartos têm uma boa equipa, sem dúvida, mas também têm um colo, cá dentro, que é uma coisa de bradar aos céus.

    ResponderEliminar
  50. Horácio, não foi o Leirós que disse que era penálti, foram o Jorge Coroado e o Fortunato Azevedo. O Leirós disse que não era.

    Tenho-me divertido muito nos sites da Bola, Record, SICN...

    ResponderEliminar
  51. A “Lei 12 – Faltas e Condutas Incorretas” das Regras do Futebol (Laws of the Game) trata de quando puxões e agarros são infrações. Aqui vai um resumo:



    O que diz a regra
    • “Holding” (segurar ou agarrar) um adversário é expressamente considerado falta passível de tiro livre direto (ou pênalti, se dentro da própria área). 
    • Empurrar (push) também é uma das infrações previstas. 
    • A regra define “holding an opponent includes the act of preventing him from moving past or around using the hands, the arms or the body.” — ou seja, impedir que o adversário avance ou se desloque, usando mãos, braços ou o corpo, pode ser considerado agarro ou puxão. 
    • A regra orienta que o árbitro deve intervir cedo e com firmeza em casos de agarrar, especialmente na área penal, em escanteios ou lançamentos livres. 



    Quando se aplica e quais penalidades
    • A infração deve ocorrer quando a bola está em jogo. 
    • Se a falta for cometida dentro da própria área do infrator, pode resultar em pênalti. 
    • Sanções disciplinares:
    • Se o árbitro julgar que o agarrão ou empurrão foi “imprudente” ou “levemente excessivo”, pode dar cartão amarelo como advertência por comportamento antidesportivo. 
    • Se a infração negar uma chance clara de gol ou for muito grave, pode resultar em cartão vermelho

    ResponderEliminar
  52. Fiquei muito satisfeito quando li que uma sondagem feita na cidade diz que 90% das pessoas são portistas.
    Gostaria que quem vier a ser presidente da Camara do Porto também sentisse a cidade e o clube e não um aventureiro, um charlatão sem ideias, um ditador, um agachado do partido que ande a reboque de alguém.
    No domingo os portuenses vão ter essa responsabilidade na mesa de voto.

    AVB, num canal da má língua do mal dizer, mais vermelho que o cu de uma macaca prenha. Segundo a sondagem desta tribo, ficou à frente das duas vizinhas da feira da ladra. da 2ª circular, como calimero! Desta gentalha nada se pode levar a sério.

    O André presidente do FCP que me lembre é a 1ª vez que se manifesta depois de tantos roubos de tantas merdas que têm feito ao FCP, só que desta vez, foram longe de mais. Uma agressão barbara a um jogador, penalidades não assinaladas, por má fé só pode, porque tudo foi descarado. Manifestou-se e vai apresentar queixa. Há que del rei, dizem aqueles agachados vermelhos que vivem da cartilha que lhes dão. Claro que os clubes destes senhores ficaram revoltados e vão se manifestar à FIFA, UFA, FPF e a LIGA. Claro que tudo isto é fogo de artifício.
    Pobre futebol que sustenta tanta azeiteirada que só o destroem.

    ResponderEliminar
  53. Eu acho absolutamente fenomenal o silêncio sobre as declarações do presidente do sporting.

    Ele disse, sem paninhos quentes, sem subterfúgios e com todas as letras: todos na liga são corruptos, ponto.
    Depois existem os meus corruptos e os corruptos benfiquistas e como existem mais dos últimos eles têm mais influência.

    Que o único que tenha abordado este "problema" tenha sido AVB, diz tudo o que é o nosso "futebol".

    Seguir este suposto campeonato, é para masoquistas.

    ResponderEliminar
  54. Ainda está quentinho, saiu agora do Facebook:
    Habituem-se!

    A LP, FPF, CD, APAF e Conselho de Arbitragem, tiveram uma grande oportunidade no início da época de colocar os pontos no is quando o Benfica dias antes da Supertaça fez aquele vergonhoso comunicado a pressionar, coagir, condicionar, arrasar o árbitro Fábio Veríssimo. Não fizeram nada...
    Nessa altura a propaganda de cartilheiros, freteiros e recadeiros, a desonestidade intelectual, aqueles que tecem opiniões com a camisola do antiportismo vestida, também ficaram em silêncio ou passaram como raposa por vinha vindimada sobre aquele miserável comunicado. AVB falou e vai por aí uma comichão que nem vos conto. Até era para colocar um medicamento para a comichão, mas tive receio que o Facebook fizesse o que fez sobre o medicamento para a diarreia benfiquista e não quis correr riscos.

    É, portanto, importante que nos situemos: não, o presidente do FCP não falou antes do jogo, o FCP não fez nenhum comunicado a pressionar, condicionar, coagir o árbitro e VAR. Mesmo que o árbitro Miguel Nogueira ficasse célebre por ter revertido um penálti a favor do FCP por telemóvel, mesmo que o VAR fosse o inenarrável Bruno Esteves de quem o FCP tem objectivas razões de queixa desde os seus tempos de árbitro e que como VAR no FCP - Nacional ficou cego, surdo e mudo perante um penálti sobre Samu do tamanho da Torre dos Clérigos no último FCP - Nacional. Não, também não falou por empatar. Falou porque o FCP foi claramente prejudicado, por mais que o Benfica publique vídeos que são apenas para distrair e com a ajuda daqueles que referi anteriormente, tente passar um narrativa falsa e instalar a polémica.

    Assim, é caso para dizer: habituem-se!
    O FCP que perdeu força, poder, influência, mais que respeitado era temido, dentro e fora do campo, passou à história. O FCP vai lutar, não por privilégios, mas por aquilo que tem direito como um dos grandes baluartes do desporto português, futebol em particular.

    Entretanto, mais uma excelente notícia e mais um passo em frente. Um novo pavilhão é fundamental para que as modalidades do FCP tenham melhores condições de trabalho, seja possível aumentar o número de modalidades.
    https://www.ojogo.pt/.../autarquia-e-fc-porto.../18006752

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim mesmo ,Sr.Vila.
      Todos apoiamos o Presidente,não estamos para levar com falsos moralismos.
      Este é um país de antiportismo doentio.
      Vão ter que levar connosco!
      É lidar.
      Viva o Futebol Clube do Porto

      Eliminar
  55. Que virgens ofendidas e despeitadas estas da segunda circular !!!
    Eles queriam era o AVB caladinho , amordaçado , queriam o AVB Mister Nice Guy , que come e consente .
    Mas azar !!! acabou !!!
    Ouvir os queixumes dos da segunda circular é para rir , quem são eles para falar do nosso presidente !!!
    O presidente Cagãondas vai-lhe mover um processo , ui que medo !!! quem é Calimero ? quem é ?
    De alguém associado a cashballs , invasões de campo de treinos , e negocios obscuros dentro do clube dele , segundo uma figura e ex jogador deles , que porventura foi escurrassado das TV, a por dizer e pôr a boca no trombone .
    Depois temos o pateta do Rui terrorista dos túneis , mas quem pensa ele que engana ? esse vieirista que traiu o capo .
    Também ele associado a todas as porcarias do vieirismo , com toupeiras , emails , malas e dinheiro, etc ...

    Vão ter de gramar connosco !!!
    Estou com o nosso presidente a 100%
    Força AVB , contra tudo e contra todos !!!

    ResponderEliminar
  56. O presidente André Villas-Boas falou pela primeira vez e, ironicamente, caiu-lhe o mundo em cima. Falou de forma articulada, racional e serena — mas bastou isso para os habituais painelistas cartilheiros o colocarem no mesmo saco que o Rui dos Túneis ou o Vagandas. Incrível como a diferença de tom e de conteúdo pouco importa quando se toca nos intocáveis.

    O que disse o presidente, afinal?
    Perguntou como é possível o VAR não ver a agressão do Pavlidis e confirmou que fez uma participação sobre o caso.
    Questionou porque, havendo um agarrão evidente na área, o VAR nem sequer chama o árbitro para rever o lance.
    Estranhou a ausência do presidente da Liga num clássico.
    Lembrou que o melhor vídeo-árbitro nacional está proibido de fazer jogos do Benfica e do Sporting, sendo substituído por alguém com avaliações medíocres.
    E ainda apontou a nomeação de um árbitro fraco para o jogo da equipa B, depois de uma exibição desastrosa.

    Nada disto é insulto. São factos e perguntas legítimas. Mas em vez de discutirem o essencial, os comentadores voltam-se contra quem questiona o sistema. É mais fácil atacar do que responder.

    Enquanto isso, os mesmos que fazem comunicados e contra-comunicados semana sim, semana não, continuam a ser tratados como vítimas.
    Querem um futebol mais limpo? Então que comecem por ouvir quem fala com razão e não por reflexo condicionado.

    ResponderEliminar
  57. Os três comentários que deixei na SICN. Um para o Pedro Henriques, outra para o Luís Aguilar e o último para um tipo que não conhecia, chamado Francisco Guimarães:

    «Para o marreco, benfiquista doente e antiportista primário, falar de uma agressão à cotovelada, não faz qualquer sentido. Mas se fosse ao contrário já fazia, ia ser tema de conversa para hora e meia. São tão previsíveis estes cartilheiros...»

    «Mas alguém que diz e cito: "É preciso um tipo ser muito doente, para estar em casa, num fantástico dia de sol, a assistir em directo, a um treino do Benfica em Amesterdão.» E segue: "Mas não consigo largar isto. Estão ali os meus jogadores. Os gladiadores de amanhã. Está ali o Benfica.", incomoda alguém do FCP? Será que este verdadeiro morcão acha que este tipo de declarações causam dano ao líder do FCP? Nada. O que é lamentável é a SICN ter este verdadeiro artista da rádio, TV, disco e cassete pirata, num dos seus programas desportivos como comentador isento. Luís Aguilar só faria sentido num programa de painel a discutir com um sportinguista e um portista. Mas o Ferrão pelos vistos acha que é assim que se tem audiência...»

    «Olhando para esse painel de comentadores desde os benfiquistas doentes Pedro Henriques e Luís Aguilar, até ao sportinguista sonso, Marco Caneira, passando por essa nova sumidade do comentário desportivo Chico Guimarães, as críticas ao presidente do FCP são medalhas. O AVB está-se marimbando, para não dizer outra palavra terminada em ando, para os comentários desses senhores. Também é por isto que o grupo impresa definha. Ou são esses ou são os marretas, Ribeiro Cristóvão, Joaquim Rita, David Borges, ou os candidatos a marretas Luís Marçal e Pedro Fatela, ou a fofinha Mariana Fernandes. Esta gente toda tem uma coisa em comum: antiportismo básico e primário.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado com o Mistério Púbico…..eles andam por aí …. 😎

      Eliminar
  58. A lampionagem ficou assanhada com as declarações factuais e verdadeiras do nosso grande Presidente. Sim somos gamados semana após semana. Escandalosamente.

    Desde os penaltis do Godinho ao do último jogo sobre o Gul. Passando pela dualidade de critérios nos amarelos e vermelhos. Este jogo com as galinhas nem foi dos piores.

    Tudo na normalidade portanto.

    ResponderEliminar
  59. Entretanto o Dudu (inacreditável como esses incompetente foi promovido a director técnico de arbitragem), veio comentar os audios de VAR, do agarrão do jogador do Sporting (por sinal menos nitido que o do Antonio Silva) e do 2 casos do FC Porto B, mas não vi nada sobre o clássico.

    Eu acho que deviamos pensar em jogar no campeonato espanhol.

    Sinceramente, em Portugal parece que só existe Benfica e Sporting. Nem os adeptos das outras equipas parece que têm espinha dorsal para alguém se queixar destas pouca-vergonhas.

    ResponderEliminar
  60. Mas que tipo de autoridade tem a arbitragem no futebol,
    Eles decidem os jogos, lá com os critérios, e não verem o que toda a gente vê.
    Quem são, o que faz os mandantes da arbitragem, quem os nomeia.
    Quem lhes paga, não tem autoridade sobre esta gente.
    Na FPF está lá gente competente isenta, ou amigos do presidente.
    Isto!? É vergonha, uma merda que funciona como á 50 e 60.
    Por este andar vai de mal para pior.

    ResponderEliminar
  61. Esse Dudu é um amigo de peito do atual presidente da FPF, tinha que lhe dar tacho. Não o consigo ouvir, ele tem mesmo conversa de padre, de padre convencido que sabe da poda, como diz o brasuca tem conversa pra boi dormir.

    Temos que nos convencer que o 25 de Abril, foi um mudar de moscas a merda é mesma, Lisboa é Portugal e o resto é paisagem. È na política é no futebol, na CS, em tudo que mexe neste país, não há volta a dar.
    Se de Espanha não há bons ventos nem bons casamentos, da capital Imperial é a mesmíssima coisa.

    Enchem o saco com multas aos clubes, mais a uns que a outros como devem calcular, porque o presidente disse e não devia de dizer, porque estava uma tarja a chamar calimero ao vagandas e outra a chamar rei dos tuneis ao ruinzinho. Isto é, se te calas continuas a ser gamado, se falas, vais ser mais gamado e pagas multa! Vão tratar da porca prenha, larguem a loja.

    Depois se quiseres ouvir falar de futebol, aparecem aqueles cromos, uns cheios verrugas, outros com fraldas. Ouves, ouves, se não adormeceres, no dia seguinte tens que pedir uma consulta de psiquiatria ou baixa, ficas-te com essa cabeça pior que um melão, porque tanto estão a fazer uma prece a Deus como outra ao diabo.

    AVB, vamos seguir o nosso caminho que é ganhar, ganhar, contra tudo e contra todos.
    Estamos no caminho certo engrandecer o património com + um pavilhão e um Centro de Formação. Estamos a crescer somos um clube de nível mundial e o melhor clube português, o resto é banda desenhada.
    FCP Sempre.




    ResponderEliminar
  62. «Declarações do presidente do FC Porto no Portugal Football Summit, evento que decorre na Cidade do Futebol até sábado»

    Podem ler-se aqui: https://www.ojogo.pt/futebol/artigo/villas-boas-e-a-novela-rodrigo-mora-al-ittihad-brincou-com-o-fc-porto/18007220

    Enorme Presidente tem o FCPorto à frente dos seus destinos!

    ResponderEliminar
  63. Bom dia,

    nos anos sessenta, o steaua lisboa tinha um jogo para a taça com o (angrense dos açores, penso eu), como o steaua lisboa estava na taça dos campeões, não lhe dava jeito jogar na data marcada. O que fez o clube do protetorado? telefonou ao angrense para adiar o jogo ou final da época o steaua lisboa íria efetuar um jogo particular (respectiva receita). Que fez o angrense ? desistiu da taça de portugal. Poderia enumerar centenas de casos como este e mais graves (corrupção) dos clubes da capital.

    esta era verdade desportiva dos anos 70, 60,50,40 e 30, que ninguém fala, nem os fracos comentadores que se dizem adeptos do FCPorto. Quando nos anos 80 o FCPorto começou a ganhar e a ter poder no CA e CD, na descomunicaçao social , NUNCA teve, exceto 1 ou 2 jornais.

    nos ultimos 15 anos, basta ler o conteudo dos e-mails, para se verificar quem mandava ne verdade desportiva. Só mesmo pessoas muito estupidas e imbecis. não conseguem compreender estes factos.

    já aqui escrevi, que este portugalzinho será sempre esta porca miséria. Estarei a ser exagerado? neste seculo, o steaua lisboa transmite os jogos realizados no seu estadio, escondendo e mostrando os lances que lhe são convenientes!!!!!!!!!!!!!!!!!! haverá atentado a verdade desportiva maior que este????? NINGUÉM fala desta aberração, o unico país do mundo em que um clube transmite os seus próprios jogos.

    o portugalzinho de sempre com 900 anos de historia da carochinha, como eles gostam de dizer.....

    eu acho que o FCPorto deveria fazer um estudo da viabilidade económica de participar na liga espanhola e se juridicamente existe possibilidade. Jogar numa liga em que dois clubes partem sistematicamente á frente (pelas ajudas de todos os intervenientes do circo) além do NOJO sentido, na pratica é jogar o que ja esta decidido.......

    Saudações

    Manuel Cardoso


    ResponderEliminar