quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

F.C.Porto 4 - F.C.Famalicão 1. Dragões nos quartos-de-final às costas do melhor jogador dinamarquês do ano


Depois de na 14ª jornada do campeonato ter defrontado e derrotado o Estrela da Amadora - 3-1 - e antes de defrontar o Alverca para a 15ª da mesma prova na próxima segunda-feira, o FCP tinha pela frente um obstáculo chamado FCF em jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Num era um jogo contra um adversário qualquer, era um jogo com uma equipa com bons jogadores e boa colectivamente e para seguir na prova, o FCP não podia facilitar, cometer os mesmos erros que cometeu em alguns jogos - Vitória, Malmö e Estrela só para referir os três últimos em casa. Tinha de estar concentrado, atento, sem bola trabalhar bem a pressão e recuperação rápida, como fez no no passada segunda-feira, com bola simplificar em vez de complicar, passar bem, encontrar as melhores opções e definições, ser objectivo e eficaz na hora de finalizar 

Com três jogos no espaço de uma semana, Francesco Farioli estava obrigado a gerir, mas sem fazer uma revolução como aconteceu no jogo da Taça da Liga contra o VSC. Assim, apesar de em relação ao jogo anterior estarem seis alterações no onze inicial, os que entraram podiam perfeitamente cumprir sem que a equipa ficasse descaracterizada, ao contrário do que aconteceu na Taça da Liga. De início com Diogo Costa, Martim Fernandes, Bednarek, Prpić e Francisco Moura, Pablo Rosario, Froholdt e Gabri Veiga, William, Deniz Gül e Pepê, o FCP entrou ao ataque, William ameaçou à primeira, à segunda colocou o os Dragões na frente. O golo pareceu fazer mal à equipa de Francesco Farioli que começou a facilitar, passou por um mau período, o Famalicão reagiu, empatou num canto com a defesa portista mal na foto. Mas se o golo marcado adormeceu os portistas, o sofrido parece que os acordou. Com mais critério, melhores opções e definições, contundência na hora de finalizar, o FCP podia ter marcado mais um golo. Pepê foi derrubado na área, o árbitro achou que foi fora, o VAR não disse nada, da falta nada resultou. FCP mais um vez prejudicado. Mas mesmo quando as coisas não estão muito bem, o melhor jogador dinamarquês não brinca, aparece e marcou, voltou a adiantar os portistas.

Sem se exibirem a alto nível, jogo chegou ao intervalo com os Dragões na frente. Resultado justo  e se o penálti fosse assinalado... 

Para a 2ª parte o FCP veio com o mesmo onze, o jogo recomeçou com Pepê a estragar uma boa saída para o ataque. Aliás, há jogadores que continuam a ter algumas desconcentrações inaceitáveis.
Aos 58 minutos saíram Gabri Veiga e Deniz Gül e entraram Rodrigo Mora e Samu.
No minuto seguinte Bednarek nem queria acreditar no que desperdiçou.
Estava melhor o FCP, mais assertivo nas saídas, circulando melhor e explorando melhor os espaços. Mas de repente, aquilo que era fácil complica-se, começam os passes errados, as piores opções, só Froholdt continua sempre igual a si próprio.
Aos 71 minutos entraram Alberto Costa e Borja Sainz, saíram Francisco Moura e William Gomes. Martim Fernandes passou para a esquerda 
Excelente passe de Rodrigo Mora para Borja Sainz, faltou mais espontaneidade ao espanhol na hora de rematar.
Alberto Costa esqueceu-se da bola e ia criando um problema complicado.
Com o Famalicão a arriscar, era necessário sair bem, aproveitar e aumentar a contagem. O que aconteceu. Canto de Mora, desvio, Samu ao segundo poste, fez o 3° golo.
Não estava ganho, era preciso manter a concentração, defender bem, procurar dilatar a vantagem. Mas pedir concentração a alguns jogadores portistas não é fácil e mais um lance que podia ter corrido mal junto à baliza de Diogo Costa. Pablo Rosario parece que não aprendeu com o erro frente ao Vitória.
Saiu Martim Fernandes, entrou Kiwior, iam decorridos 82 minutos.
Numa jogada bem construída, bola entrou em Mora, este contemporizou, cruzou, Samu cabeceou, Zlobin defendeu, Pepê na recarga e de cabeça, fez o 4°.

O jogo chegou ao fim com a vitória clara e sem discussão do FCP frente a um Famalicão bem na 1° parte, só assustou e pouco na 2ª por culpa de algum facilitismo de alguns jogadores que equiparam de azul e branco.

Objectivo cumprido. 
Agora apetece-me dizer isto: FCP nos quartos-de-final às costas do melhor jogador dinamarquês do ano. Impressionante a exibição do jovem médio dos Dragões. Marcou, pressionou, recuperou, jogou sempre em alta rotação, mas sem inventar, com a simplicidade dos craques. Sim, porque o futebol é coisa simples. Que alguns dos seus colegas vejam os vídeos e sigam o seu exemplo.
Nos quartos o adversário é o Benfica. Voltaremos a ter no Estádio do Dragão, Mourinho e o seu autocarro.

Nota Final:
O Sporting tanto pressionou, condicionou e atacou João Pinheiro que hoje pode agradecer ao Mostovoi de Viatodos e ao VAR ainda continuar na Taça de Portugal. 12 minutos para decidir um lance e decidir mal, é um escândalo. Se aquele que é o melhor árbitro português se deixa condicionar...
O que se passou hoje nos Açores, é uma pouca vergonha, foi levar o Sporting ao colo para a próxima eliminatória. Como o que tinha acontecido para o campeonato foi pouco, hoje ainda capricharam. 

94 comentários:

  1. Vitória merecida , mas os erros do costume , depois do 1-0 os jogadores estavam decididos a complicar .
    Incrível como um pênalti sobre Pepê foi transformado em livre .
    Agora é ir com tudo para Alverca .

    O que se passou nos Açores é tenebroso , revoltante .
    É das páginas mais negras do futebol português nos últimos anos , 12 minutos para ver um não pênalti para depois marcar ...
    A arbitragem está completamente na mão dos viscondes .
    É com esta corja que nos batemos , precisamos de jogar o dobro dos rivais se queremos ganhar o campeonato e a taça de Portugal .
    Contra tudo e contra todos !!!

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP:
    Concordo plenamente com o seu comentário, realçando o relevo merecido que dá, ao nosso dinamarquês, à falta de concentração de alguns jogadores e à sua tendência para complicar e à referência ao escândalo da arbitragem.
    Evidentemente que na próxima eliminatória iremos esperar o guru da comunicação com um autocarro londrino (dois andares).
    Atenção a Alverca!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite DVP e todos os portistas, hoje ganhamos e bem, mas antes de falar do jogo gostava só de realçar 3 pontos acerca da arbitragem desde quarta em Faro passando pelo os Açores e acabando no dragão … na quarta feira em Faro, o jogador Prestianni passou e conseguiu sacar uma falta por simulação que deu golo, foi assim o jogo todo, muito dedo do Special Zé Mario, estranho que o padre Helder Malheiro sempre tão altivo contra nós permitiu tudo e mais alguma coisa, 2 passagem pelos Açores, não bastou a pouca vergonha do jogo do campeanato onde deveriam ter empatado e estariam a 7 pontos de nós, hoje estava a ouvir a Antena 1 e fiquei espantado com os comentários, que não era penalty, era uma vergonha e se fosse penslty mais vale acabar com o futebol é que o Var não tinha sido criado para isto( pois eu acho que o Var foi criado em portugal para isto mesmo, reverter e ajudar os lagartos e lampiões e tentar lixar o Porto), foi ver o lance do penalty e verifiquei que é para mim o maior escândalo que já vi no futebol português. Os lagartos controlam o sistema todo, vejam a quantidade de processos que ganham no TAD do Sul, o Rogério Alves e o João Palma e outros afins mandam nisto tudo, o Varandim só serve para dizer e enlamear os nomes que os Maçons Querem, e depois ouvir as declarações do Alheira de Mirandela a dizer que não viu nada… e assim estão nos quartos finais e em Maio la estarão na final no estádio de Oeiras com os pasquins a branquear tudo …3 passagem pelo o Porto, não marcar um penalty onde a falta foi feita na grande área e marcar livre, com o Var a ver e deixar passar em claro, diz tudo o que vão tentar fazer ao Porto, mas o mais grave do jogo foi a tentativa do Fiscal de linha provocar uma tentativa de agressão ao Bednarek, ao tentar encostar a cabeça … nunca tinha visto tal situação, se é um jogador mais inexperiente e mais aceso, era a manta… vai valer tudo já vi!! É bom que o AVB esteja atento e que não falte a voz, como disse o grande João Pinto na gala dos dragões de ouro.

    Acerca do jogo boa vitória, gostei do Pablo Rosario a meio-campo, onde para mim tinha o jogador ideal para jogar na nossa equipa, Gustavo Sá, intenso, dinâmico e sabe ocupar bem os terrenos tanto interiores como exteriores, para mim um jogador á Porto, do Frolhold no golo do Pêpe aos 90 minutos la estava ele para tentar marcar … para mim ele e os centrais foram as melhores contratações dos últimos anos.

    Abraço e segunda-feira la estarei em Alverca com o meu filho apoiar o nosso grande amor, embora já sei como é jogar com os clubes da área metropolitana de Lisboa, ambiente hostil provocado por elementos das claques dos nossos rivais e o padre sempre escolhido a dedo… sempre difícil estes jogos, mas este ano tem de ser nosso, e meter pressão para os lagartos para Guimarães.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vitória, seguimos em frente, mas estamos a sofrer golos parecidos, há que emendar este problema
    Mais que comentar o jogo, tudo está bem descrito no post, importa referir que deve haver uma tomada de posição forte e audível sobre a arbitragem, o que se passou nos sub 19, o escandalo nos Açores e a arbitragem de ontem penalti gamado e ameaças de dedo em riste ao Bednarek.
    Se nada se fizer, a lei da selva vsi continuar.
    De resto, preparar bem a ida a Alverca, o que inclui como tratar com os padres.
    E gerir Froholt, na medida do posdivel, digo eu.

    ResponderEliminar
  5. Mais um jogo com o habitual pragmatismo do treinador, o que é positivo. Absurdo o amarelo ao Bednareck mas apenas para quem acreditar que os homens do apito são imparciais. Bom jogo e com bons apontamentos da equipa. Menos bem Martim e Pripc infelizmente. Valeu o carregador de piano dinamarquês que parece ter pilhas inesgotáveis e ainda bem. Jogo muito dificil e importante em Alverca que se for passado com 3 pontos abre muitas brechas e crises de confiança na concorrência.

    ResponderEliminar
  6. ​Bom jogo de futebol.

    Duas boas equipas.

    Boa vitória.

    Em relação ao árbitro ou às arbitragens nada de novo, é sobretudo uma questão de incompetência...

    ​Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incompetência????? Está a tentar branquear o tenebroso sistema montado para nos abater ???

      Eliminar
    2. Bom dia,eles não são incompetentes.
      Sabem muito bem o que fizeram e porque o fizeram..
      Não haja a mínima dúvida dessa realidade....

      Eliminar
    3. Incompetência?
      Lol... santa inocência...

      Eliminar
    4. Claro que podemos levar as coisas um pouco mais longe do que a mera incompetência dos intervenientes, mas para mim o problema está claramente em quem gere a arbitragem, em quem forma os árbitros, em quem os nomeia, etc...

      Se houvesse um avaliação competente sobre o trabalho dos árbitros mais de metade não tinha sequer lugar na profissão...

      Quem gere a profissão diz que o principal problema da arbitragem tem a ver com os principais clubes porque estão sempre a "incendiar" o jogo e não dão qualquer tranquilidade aos árbitros e eu fico sempre com a ideia que o pessoal só "incendeia" o jogo porque a arbitragem é terrivelmente má...



      Eliminar
  7. Se não é um… é o outro… a ASCO - Aliança Santa da Circular Oval é sempre beneficiada…

    ResponderEliminar
  8. Bom dia.
    O mais engraçado disto tudo é um certo senhor depois de saber quem é o adversário, vir logo a terreiro com comunicado em relação ao jogo dos Açores para pressionar ainda mais as arbitragens das próximas jornadas. Aguardamos resposta da apaf e do cd.

    ResponderEliminar
  9. É caso pra dizer, Froholdt e mais dez, grande pulmão deste Dinamarquês.
    Um FCP a espaços com sono, que só faz coisas bonitas quando acorda.

    Vitoria justa, agora só esperar que o vermelho Mourinho e sua trupe venha ao Dragão com um padre a pedido para nos tramar.

    Olhos bem abertos AVB, que o Seminário, confrades, meninos do coro, agachados, escrivas de pasquins, estão todos sitiados na capital do império.

    Quanto ao vagandas verde, tanto bateu no pinheiro, que transformou numa árvore de Natal. Se havia uma equipa a passar era o benfica dos Açores. Ponham-se finos, que não há duas sem três, os verdes tomaram-lhes o gosto.

    ResponderEliminar
  10. Eu como já disse, esta época, estou sem esperança.
    Não existem limites para o que é possível os estarolas puderem fazer em campo.
    A não ser que o clube contrate alguém para partir as pernas aos ladrões que todos os jogos se mascaram de homens com um apito, continuo sem ver como vai ser possível ganhar alguma coisa nos próximos 10 anos.

    ResponderEliminar
  11. Nos Açores até nos esquecemos da expulsão ridícula após 14 minutos de jogo parado.
    Este VAR tem que ser despedido. Como é possível passar 14 minutos a analisar. Ao fim de 2 minutos se não há certeza, então não é óbvio nem claro. Não compreende a essência da ferramenta. E no mínimo burro ou incompetente. No máximo corrupto. Este e o Rui Mónica!!!
    Pinheiro sempre foi um pau mandado, logo melhor árbitro em Portugal para as nossas autoridades 🤦
    Óbvio que a Federação não queria o Santa Clara sabendo que outro grande vai cair na próxima eliminatória.
    Podre! Muito podre!
    Nem um comentário das autoridades mas em breve vamos ter um comentário a explicar um problema técnico com certeza e o Dudu a explicar que sim senhor um contacto fortuito longe da bola é um atentado ao futebol e que tem que ser marcado mas puxar a camisola de forma continuada vários segundos faz parte de uma boa disputa, até deve ser encorajado (talvez não dê azul e branco mas ainda estou a descobrir as regras e critérios que este ano são bastante originais).

    O que vale é que esta equipa está forte mentalmente e não se deixa abater.
    O futebol não está fluido mas os jogos estão controlados.
    Algum relaxamento nos jogos menos importantes (também menores rotinas entre jogadores nesses jogos) mas caramba muitos poucos frissons junto da nossa área desde o início da época.
    E acabamos sempre por marcar porque apesar de um bocado trapalhona, já variabilidade, há controlo do jogo.
    Não é uma equipa espetacular mas não há dúvidas de que é uma grande equipa, muito bem montada.
    Ficará na história com certeza (espero que não apenas pelo muito bem sucedido inicio de época)
    O Victor foi uma contratação de mestre assim como os centrais. Um médio para substituir o Victor e um avançado associativo e eficaz (um De Kong que não pudemos ver) seriam a meu concerto ver necessários para estarmos precavidos para o que resta da época.
    Pessoalmente acredito que, com 2 reforços, se alargarmos a vantagem para 10 pontos em março, podemos sonhar com a Liga Europa

    ResponderEliminar
  12. Bom jogo, com a displicência habitual, após marcar o golo, mas reagiram bem.

    Tenho para mim que o Diogo Costa, devia arriscar mais nos cantos/cruzamentos.

    O nosso 8, deixa tudo num oito, o que joga aquele rapaz, entrega, capacidade física inesgotável.

    De momento, o Varela, não tem lugar no onze, tem que trabalhar muito.

    Foi uma jornada em grande para a arbitragem, começou em Faro (falta que dá origem ao primeiro golo não existe), teve o expoente máximo nos Açores, sem comentários, e continuou no Dragão, pênalti convertido em falta fora de área, para não falar do juiz de linha anão, a provocar o Bednareck, um aplauso para o central que não caiu na ratoeira.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. O VAR dos Açores foi o mesmo do Estoril - Sporting (Rui Silva) , que também já tinha tido dedo no desfecho a favorecer os viscondes nesse jogo .
    Se calhar por ser também ele transmontano como o treinador do Sporting sente-se tentado e compelido a ajudar o seu conterrâneo , de uma maneira destrambelhada .
    E assim o Sporting continua na luta na taça de Portugal , e continua na luta no campeonato graças a arbitragens obscenamente amigas por parte de árbitros e sobretudo destes destrambelhados VAR .

    ResponderEliminar
  14. E como se nada passasse catrapumba, não é que nos conseguiram impingir um pinheirinho de natal para Alverca. Ora isto tem de tudo menos uma ação inocente, quando um arbitro (padre) tem uma atuação como foi a de ontem nos Açores é escolhido para um jogo em que pode ter influência na classificação da liga, digam o que disserem, acredite quem quiser mas os tipos da apafdp perderam a vergonha toda.

    ResponderEliminar
  15. A pouca vergonha não tem limites. Ai se isto se passasse com o FCP...

    Nas duas últimas viagens aos Açores, o Sporting com o apoio de dois Joões, na 1ª viagem o Gonçalves, na 2ª o Pinheiro, assaltou o Santa Clara. Apesar do 2º assalto ter demorado quase um quarto-de-hora e em ambos os casos haver polícia no local do crime, quer num caso quer noutro, os assaltantes não foram incomodados, saíram da ilha impávidos, serenos, tranquilos e felizes. Sim, porque a pouca vergonha não tem limites. Ai se isto se passasse com o FCP...

    Notas finais:
    1 - Frederico Varandas: «João Pinheiro tem sido um árbitro que tem tido muita infelicidade com o Sporting. Acho que hoje não há um sportinguista que não esteja traumatizado quando vê João Pinheiro. Também o vejo como um dos árbitros mais bem classificados na Liga portuguesa, mas penso que se fosse avaliado apenas pelos jogos do Sporting se calhar seria despromovido. Penso que tem sido muitas vezes infeliz»
    Esta foi uma de várias declarações que o presidente do Sporting fez sobre o árbitro João Pinheiro. Ontem colheu os dividendos dessa campanha de pressão e condicionamento. É lamentável que o melhor árbitro português e que, dizem, está na lista de árbitros para o mundial, tenha cedido às pressões leoninas e assinalado aquele penálti escandaloso e que desvirtuou completamente o rumo da eliminatória da Taça de Portugal. Esperemos todos que não seja de assalto em assalto até ao assalto final no helénico estádio do Jamor.
    O director técnico de arbitragem da FPF, Duarte Gomes, vulgo Dudu, já deve ter concluído que afinal a sua teoria das arbitragens à inglesa, no caso dos agarrões, não é para todos os clubes, tem uma clara excepção à regra chamada FCP.

    2 - João Pinheiro está nomeado para o Alverca - FCP. Só queremos que faça uma boa arbitragem, porque, tendo o FCP ganho alguns dos seus jogos, mesmo contra a arbitragem, o que é demais é moléstia.

    3 - No dia 4 de Janeiro o FCP vai aos Açores defrontar o Santa Clara. Que não sejam os Dragões a pagar o pato destes escândalos que têm envolvido os açorianos claramente prejudicados nos jogos contra o Sporting.

    PS - Segundo o meu amigo Adriano Freire, não foram apenas dois, foram três assaltos. No ano anterior o árbitro Cláudio Pereira também não viu um penálti do tamanho do Colombo contra o Sporting - https://m.youtube.com/watch?v=JUfIIT4chttps://m.youtube.com/watch?v=JUfIIT4cu0E

    No meu Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só tinha visto o lance do suposto pênalti. Vi agora a expulsão do jogador do Santa Clara, imediatamente após o golo e é tão chocante como o outro. O jogador do Santa Clara não fez rigorosamente nada. Não é o jogador que comete a falta, não agride ninguém, aliás ele foi empurrado e nem reagiu.

      Por outro lado, o Porto se não se quer comentar os jogos das outra equipas (na minha opinião devia) não pode tolerar o comportamentos como o do árbitro auxiliar no jogo de ontem, o anão a crescer para o Bednarck? Quando deviam ser os primeiros a acalmar os ânimos são os primeiros a provocar?

      Eliminar
    2. Temos de ser + fortes que o Pinheiro de Natal, embora seja de supor que ele vai tentar ter low profile no nosso jogo depois da borrada que fez nos Açores, deve querer ir ao mundial e borrada atrás de borrada não ajuda, a FIFA presta alguma atenção a estas coisas.
      Há essa longa tradição de sermos nós a pagar o pato de benfas e osgas, esperemos que desta vez sejamos fortes o suficiente para isso não ser possível.

      Eliminar
  16. O escândulo a que se está a assistir só acontece, porque para além da conivência do poder politico e desportivo, todas as equipas do campeonato (excepção do benfica e sporting principais beneficiados) não se indignam, não levantam a voz e aceitam estes roubos passivamente. A minha revolta é tão grande que não consigo escrever mais nada.

    ResponderEliminar
  17. Apesar de muito raramente ler este tipo de cs, o título fez-me abrir o link que achei pertinente e aqui vos deixo, contrariamente a um inaudito chôriço de nome Carlos Daniel que pensa que sabe de futebol e leis e só verborreia.

    https://maisfutebol.iol.pt/a-lei-da-bola/falar-de-bola/fc-porto-nem-o-silencio-e-virtude-nem-a-critica-merece-castigo

    Em relação ao jogo de ontem dos Açores, fez-me recordar em tempos áureos em jogos da distrital, Montalegre, Vila Pouca de Aguiar e Murça entre outras, os jogos só acabavam quando certas equipas estivessem a ganhar, já noutros jogos havia sempre alguém com caçadeira às costas junto aos fiscais de linha. Estaremos a voltar à pré-história, sinais dos tempos.

    ResponderEliminar
  18. Parece que vivemos numa realidade alternativa, totalmente falseada e inclinada para os clubes de Lisboa. A lógica é muito simples: O Porto só quer não ser prejudicado (como tem sido por demais evidente nos últimos anos). O Benfica não só não quer ser prejudicado como se arroga no direito de ser beneficiado (dados os 6 milhões de adeptos). Já o Sporting é extremamente beneficiado e nunca prejudicado, algo que incomoda o Benfica que queria estar nesse papel! É a vergonha das vergonhas. Como tenho dito, uma verdadeira farsa que me faz estar muito receoso quanto à possibilidade de sermos campeões.

    ResponderEliminar
  19. Farioli tem toda a razão , desde 1957 , ano do calabote , que não se assistia a tamanha vergonha arbitral .
    Cuidado que vamos apanhar com o este Pinheiro (natalício) em Alverca , a vontade de nos tramar vai ser muita .
    Vai haver muito bem omo para branquear esta pouca vergonha de ontem nos Açores , muito contorcionista nas TV,s para disfarçar o roubo do século .
    Mas como diz e bem o DVP em cima no seu comentário , ainda vamos ser nós a pagar o pato nos Açores quando lá formos no princípio do ano ...

    Lamentável o relato e comentários no jogo do FCP - Famalicão por parte da RTP , uns autênticos anti portistas primários .


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Pinheiro continuar a arbitrar, é boicotar o jogo. Foi longe demais.

      Eliminar
  20. Como o jogo deu em sinal aberto, vi, com muita atenção e prazer, e vi um bom Porto que mereceu ganhar por 4-1, embora com um ou outro lance + displicente, que deu 1 golo ao Fama (Gül Marca muito mal o central holandês), e podia ter dado outro (Elizor completamente solto na área).
    Estes momentos têm de ser rectificados pelo Farioli, não podemos facilitar desta maneira.
    Mas no global estivemos bem, mostrámos a nossa força, e o Froholdt mostrou + uma vez o predestinado que é, o que ele joga só com 19 anos.
    O Pepê até esteve bem, mas teve + um daqueles lances na área do Porto que dão calafrios a qualquer portista. Vá lá, que estava lá por perto alguém para salvar.
    O pigmeu que cresceu para o Bednarek cheio de fúria, é um símbolo perfeito do que tem sido esta época do Porto: os árbitros bem têm crescido para nós, cheios de fúria, todos os jogos, mas têm sido uns pigmeus impotentes perante a nossa força e a nossa grandeza.
    Imagino o ódio com que nos andam.

    ResponderEliminar
  21. Boa Tarde. Comunicado do FCP chama os bois pelos nomes. Está lá a verdade toda . Não nos vergam ! Um abraço para todos !

    ResponderEliminar
  22. Sr. Vila Pouca como sempre em perfeita sintonia com as suas análises. um bem haja e que nunca se canse de defender o nosso FCP. Esta semana começou com um artista que -deve ter a escola do Bruno Paixão- roubou-nos nitidamente nos Sub-19. Prosseguiu em Faro. Acentuou-se nos Açores e culminou no Dragão. E, para mim o mais grave não foi o sonegar do penalti mas sim o pequeno poio a pôr-se em bico-de-pés a provocar o Bernarek. É preciso estar atentos pois eles vão tentar de tudo para nos prejudicarem. Abraço a todos os PORTISTAS e um SANTO e FELIZ NATAL.

    ResponderEliminar
  23. Não querendo criar polémica mas o lance do Pepe, na minha opinião nem falta é. É efetivamente dentro da área e se se marcou deveria ter-se marcado penalty mas parece-me que o jogador do Famalicão tem o pé apoiado no chão e é o Pepe que procura o contacto. Mas não deixa de ser um duplo erro que comprova a falta de competência (além de tudo o resto) que assola a arbitragem portuguesa. Quanto à nossa equipa, e não me limitando apenas ao jogo de ontem, acho a equipa do FCPorto, mesmo com os defeitos evidentes e que já foram evidenciados (bem) nos posts e comentários deste blog, é muito forte, bem dirigida e competente. Pode não deslumbrar, pode haver alturas do jogo em que parece que estamos a perder o controle, mas as mexidas surtem sempre efeito. Um exemplo: Em Alvalade o Sporting entra na segunda parte a carregar, previ o pior, mas o Farioli mexeu e de repente começamos a controlar o jogo o que resulta na marcação de dois golos de rajada. Isto é o conceito de uma boa equipa, com erros, mas com soluções para qualquer situação com que seja confrontada. O único jogo que efetivamente senti que perdemos o controle foi no Dragão contra o Braga. Mas reparem, o treinador percebeu que não ia conseguir no jogo pelo jogo, apostou no contra golpe e foi feliz. E como este podia dar outros exemplos. Em suma, quero dizer com isto que estou bastante confiante que vamos ser campeões este ano. Não obstante o Farioli já ter tido no passado algumas situações de quebra brutal de rendimento. Mas é novo, inteligente e acho que aprendeu. Em Maio nos Aliados. É isso que eu desejo.

    ResponderEliminar
  24. Excelente comunicado da direcção do FCP.
    Dizendo tudo o que havia para dizer, sem papas na língua, mas com elevação e tendo sempre como fio condutor a Verdade Desportiva, que é aquilo que o Porto e nós portistas queremos: apenas e só a verdade desportiva em todos os jogos do futebol português.

    https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20251219-pt-comunicado

    ResponderEliminar
  25. Então o Pinheirinho de Natal, o que decidiu, não pede dispensa como os outros 2?
    Tem alguma missão de transcendente importância para cumprir no nosso próximo jogo? Fdp...

    ResponderEliminar
  26. Li Comunicado do FCP e estranhei não ver referência ao "bandeirinha" que cresceu para o nosso Central!
    Se o Bed lhe desse um empurrão ele iria de cangalhas. Será que isto estaria pensado? Ficarmos sem esteio da defesa 2 ou 3 meses? Lembram-se do Túnel e Hulk??
    Não vejo outra explicação para um caga-tacos afrontar um grandalhão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas claro que era essa a ideia , o "bandeirinha" cresceu para o Bednarek , se porventura houvesse contacto mesmo que tênue o fulaninho iria reagir como se tivesse levado com um disparo de caçadeira , e o Bednarek que é um dos esteios desta equipa esta temporada levava logo com um castigo á Hulk .
      Estes gajos são uns FDP , muito cuidado com as armadilhas , começando em Alverca .
      Estes gajos não podem ver o nosso clube na frente , não nos podem ver a ganhar .

      Eliminar
  27. Sobre a fantochada dos Açores, lembro que há pouco tempo Luís Filipe Vieira, aquando das Eleições disse textualmente que SCP controlava tudo. Muitos de nós pensávamos que era conversa eleitoral. Deem-se ao trabalho de ver os lagartos colocados em pontos fulcrais...

    ResponderEliminar
  28. Já está no meu facebook o post com a minha análise eo comunicado do FCP, junto com a respectiva foto.

    ResponderEliminar
  29. Tinham que desistir do campeonato também
    https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/ex-candidato-as-eleicoes-pede-que-sporting-se-retire-desta-taca-tenho-vergonha-de-ganhar-assim?ref=HP_2BucketDestaquesPrincipais

    ResponderEliminar
  30. O jogador do Famalicão tem o pé no chão, OK, mas estica a perna para quê? Não terá sido para não deixar o Pepê que vinha embalado passar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pênalti é muito similar ao do Martim Fernandes em Nottingham .

      Eliminar
  31. O Santa Clara ter sido roubado daquela forma, um dos maiores roubos que vi, e não ter imediatamente saído de campo alegando não terem estômago para prosseguir a partida, também é uma vergonha. Se o fizessem, viraram o bico ao prego, poriam os media a falar disso e criariam pressão pública sobre a liga/fpf/conselho de arbitragem. E aposto, porque são covardes, ninguém ousaria a punir duplamente a vítima, seria o cúmulo! Depois de um roubo daqueles o Santa Clara teria a moral/ética do seu lado para interromper o jogo. Mas não o fizeram, foram burros e fracos.

    ResponderEliminar
  32. Parece que o Luís " abana-te todo" Aguilar ficou melindrado por Farioli ter feito referência ao Calabote , e sugeriu o apito dourado .
    O marreta Aguilar sabe muito bem que o FCPorto foi absolvido tanto desportiva como civil , apesar do pavão Ricardo Costa ter tentado muito , foi absolvido por 5 magistrados , 2 de Lisboa , 2 do Porto e 1de Coimbra .
    Mas já que o fulano se mexe muito nas câmeras de televisão , sugeria que vá ver o estorilgate , os emails , etoupeiras , operação lex , malas ciao , contas conjuntas com outros clubes , e o Marco Ferreira a ir estádio da luz para falar com Vieira por ter sido despromovido .
    Mexe-te Aguilar !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá-me asco a conversa do apito dourado utilizada pelos adversarios, por esses paineleiros, como que para tentar amenizar o lodo em que se encontra o futebol português

      Eliminar
  33. Boas noites,
    Para mim,o que mais tem sido uma constante de há uns anos atrás, "que já vem desde o ano do túnel", tem sido o odio que a maioria dos árbitros demonstram quando apitam o FCPORTO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante anos que o 5lb tem “trabalhado” para colocar na 1.a categoria os árbitros da sua cor.
      Enquanto isso acontecia, a anterior administração gozava a sua reforma dourada! Agora queixem-se !

      Eliminar
  34. Boas
    O lance do penalti nos Açores.
    Quebra todas as regras do tal protocolo var.
    Acho que é a primeira vez,que oficialmente no futebol,se pode dizer que um gol, foi inconstitucional.
    Eu não sigo muita bola,mas um golo que quebrou todas as regras existentes,só me lembro deste.
    Um total absurdo.
    Grande tanga,o futebol (moderno).

    ResponderEliminar
  35. Fiquei parvo por Jorge Coroado ter achado que é penalti santa clara sporting, fonix. Achava o um ex árbitro melhor que isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jorge Coroado foi um árbitro honesto mas é sportinguista e as suas análises são sempre influênciadas pela sua paixão pelo verde-branco ! 😂😂😂

      Eliminar
  36. Saiu há pouco tempo no facebook:
    «Umas palavras para o treinador do FCP, Francesco Farioli.
    - Mister, não sei se já percebeu ou já lhe disseram que as suas declarações com alusão ao escandaloso caso Calabote provocaram uma comichão que nem calcula junto de alguns analistas e comentadores sempre muito independentes e de isenção à prova de bala? Um bom exemplo de um que fica cheio de comichão e esperneia muito é um bichinho chamado Luís Aguilar. Como ele adorava Martín Anselmi...
    Se já percebeu ou já lhe disseram que isso é muito bom sinal? Que significa que o Mister já os incomoda muito? Que esse é o preço que paga qualquer treinador do FCP que tenha sucesso e o Mister tem tido até ao momento, numa época em que esses verdadeiros contorcionistas, caixas de ressonância do mais primário antiportismo, não davam nada pelos Dragões? Que, por exemplo, os que agora lambem todos os dias José Mourinho, lambem-no mesmo quando diz banalidades, quando ele treinava o FCP tinha todos os defeitos, diziam dele o piorio?
    É isso Mister, continue a dar-lhes motivos para dizer mal de si. Se começarem a dizer bem, aí sim, desconfie porque é mau sinal para si e para os portistas.

    Mister, o senhor não é portista desde pequenino, não passa a vida a apregoar portismo, a apontar para o emblema ou beijar o emblema. Mas isso não é importante, agora como não foi no passado quando o FCP até teve treinadores que eram adeptos do nosso maior rival - Fernando Santos, José Mourinho e Manuel Jesualdo Ferreira -, importante é que o senhor, tal como os citados, vestiu a camisola no 1º dia que aqui chegou e até a este momento tem-na honrado com respeito pela Instituição, seus sócios e adeptos, com profissionalismo e competência. E se a isto juntarmos um grupo unido, solidário, que nem sempre joga bem, mas tem sempre atitude, raça, alma, o verdadeiro espírito do Dragão e resultados, está explicada a razão para que o antiportismo que prolifera por aí e é muito, aproveite tudo para o criticar e atacar. Repito, é muito bom sinal. Agora, imune ao ruído, é só deixá-los falar e seguir por este caminho.»

    ResponderEliminar
  37. Ao Ler os nomes ( no Comunicado do FCP) dos constituintes da COMISSAO NAO PERMANENTE, fico um tanto ESPANTADO.

    Alguém até há pouco tempo atras, os conhecia ou lhes reconhecia muita competência ???

    Outro ESPANTO, vários estão também nas TVs , Radios etc como opinadores , parece me !!!

    ESTRANHO ??? Nao sei.

    Quem são os nomes da COMISSAO PERMANENTE ???

    PARECE ME TUDO BEM PREOCUPANTE ou então sou eu que ando cansado ou baralhado.

    ResponderEliminar
  38. Fico com a IMPRESSAO , que Arbitragem Portuguesa precisa RAPIDO de CONCORRENCIA.

    Existe quem NAO QUEIRA ???

    Há Concorrência nos jogadores, técnicos , dirigentes ( já temos gente a trabalhar la fora ) porque serão os Árbitros exceção ?!

    E porque as Linhas de fora de Jogo, ainda nao são automáticas ou semi automáticas, como noutros campeonatos ???!!!

    ResponderEliminar
  39. Luís Negroni
    Então o Pinheirinho de Natal, o que decidiu, não pede dispensa como os outros 2?
    Tem alguma missão de transcendente importância para cumprir no nosso próximo jogo?
    ..........

    Nao dá para perceber Bem, parece.

    ResponderEliminar
  40. Aqueles canais lisboetas são autenticas casas do benfica, em que aquela trupe de comentadores vermelhos, são escolhidos a dedo.

    Ontem na cmtv canal vermelho, o comunicado do FCP em relação á arbitragem deu bronca nos bastidores. Aquele comentador de arbitragem do canal "o pina" que agora também trabalha na arbitragem, FPF tipo biscateiro, provavelmente metido pelo seu grande amigo DG o Dudo e presidente PP, segundo ele amigos do coração, (a dar tacho, é aos amigos claro) só brota ódio como sempre tem feito, quando fala do FCP .Diz o cujo, sempre a auto elogiar-se como sendo um iluminado na matéria da arbitragem, 20 anos de arbitro segundo ele, (mas ninguém o conhece), tentou justificar os dois tachos só não disse quem o meteu lá no Canal. Foi pena não estar lá o Tiago comentador do canal, para lhe dar umas broncas.

    No comunicado do FCP também fala de uma advogada do sporting a prestar serviço na arbitragem, isto é um nojo. É por estas por outras que que esta trampa da arbitragem bateu no fundo. A FPF e Arbitragem está cheia de Toupeiras e Lagartos, no fim quem se fode é o FCP, já vem de longe. Parece que estamos a voltar ao passado, quando os presidentes da FPF só podiam ser do Sporting, Bemfica. ou belenenses.
    De lá de baixo "Nem bons Ventos nem Bons Casamento" , o país está a ficar minado no futebol, em tudo importante que mexe neste pais...

    ResponderEliminar
  41. E a tal Comissão Nao Permanente era conhecida e se sim por quem ???

    ResponderEliminar
  42. A postura do fiscal de linha face ao Bednarek era suficiente para abrir um processo de averiguação do bandeirinha, mas suspeito que os poderes vigentes da arbitragem nada façam.
    Sobre os 12 minutos de "análise" para assinalar falta de grande penalidade nos Açores tenho uma "teoria": o árbitro não queria e não ia marcar penalidade, pois não viu qualquer falta sobre o jogador sportinguista, mas o VAR pressionou-o para marcar penalty, daí o "tempo de demora" para esse lance, o árbitro resistiu até onde pôde para não marcar falta, mas o VAR pressionou para tal. Considero que alguém fora do campo de jogo comunicou/ligou para o VAR a instar que fosse impreterivelmente marcada grande penalidade. Ora o árbitro foi pressionado, coagido, ameaçado? alvo de chantagem? para que surgisse o penalty salvador. Portanto o João Pinheiro é apenas "o mensageiro", o importante é saber quem estava por detrás dos bastidores a pressionar para ser marcada falta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel, como disse num dos posts que fiz, se o melhor árbitro português, está na elite da arbitragem da UEFA, não aguenta a pressão, se deixa condicionar - o VAR podia fazer todas as pressões, até sugerir que estava alguém poderoso a coagir -, muda a decisão porque foi pressionado, é melhor fechar o futebol para férias.

      Eliminar
    2. Bom dia, Caros FCPortistas.
      Disse o Daniel, e eu reitero que, devido a também "Considero[ar] que alguém fora do campo de jogo comunicou/ligou para o VAR a instar que fosse impreterivelmente marcada grande penalidade", as gravações VAR/Arbitro de campo auxiliares deviam ser públicas. Quem não deve , não teme e acho que estes senhores têm os rabos em bem empalhados. Pagava para ouvir a comunicação do 'Bolinhas' Miguel/VAR em Moreira. Dava para um documentário Netflix.
      Feliz Natal para todos com mais uma vitória logo em Alverca(gare).
      Grande abraço e temos de estar todos juntos.
      LO
      PS: por questões de segurança temos que estar pelas 17:15 lá por não sei onde??? Segurança? Estes senhores vão lançar os toiros? Só se for desde carnide ou do lumiar...

      Eliminar
  43. Já cá canta o Thiago Silva.
    Vem para encerrar bem um ciclo mal resolvido e para ser excelente alternativa ao Bednarek, há ciclos de jogos de 3 em 3/4 dias e há lesões e castigos.
    E para ganhar títulos.
    A rabolhada e as osgas já espumam de raiva...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mim, só vinha mais um defesa esquerdo, gostei do marroquino salvo erro do Utrecht.
      Se depois investirem num avançado ou ala jovem, acho bem também, mas fundamental é o defesa esquerdo!

      Eliminar
  44. Não é fácil analisar e comentar a vinda do Thiago Silva. Um, não havia ninguém na equipa B que cobrisse o lugar até ao final da época, sabendo-se que o Pablo Rosario pode quebrar um galho ali? Dois, o Thiago Silva vem para jogar com a expectativa de ir ao mundial. Ora, vai ser capaz de ir para o banco e contentar-se com alguns jogos para dar descanso ao titularíssimo Jan Bednarek que faz com Kiwior uma dupla de excelência? Vamos deslocar o ex-Arsenal para lateral-esquerdo perdendo uma referência do sector mais recuado? Vamos passar a jogar com três centrais? O Thiago Silva vem de um ritmo lento típico do futebol brasileiro, tem capacidade física para rapidamente se adaptar e está disponível para trabalhar forte para isso aos 41 anos? Francesco Farioli falou no espírito certo e respeito por quem já está cá. Terá o brasileiro esse espírito? Que ele é alguém que sabe tratar a bola, experiência em grandes clubes, é. Mas vamos aguardar...

    ResponderEliminar
  45. Caro DVP,
    Gosto da maneira como gerimos as contratações mas tenho muitas dúvidas nesta entrada do Thiago Silva. São 41 anos, de futebol de bolinha no pé, alto risco de lesão e pouco mais. Quem não serve para o Fluminense serve para p FCP? Tenho muitas, muitas dúvidas...Espero estar enganado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não serve para o Fluminense? Ele não ficou no Flu porque não quis. A família está na Europa, Londres, ele queria ficar mais próximo da família, daí a saída. Não sei se chegou para a rescisão ou era jogador livre. Vem sem custos, não acredito que tenha um grande salário... aguardemos. Repito, espero que Kiwior seja sempre o 4° defesa como se dizia antigamente, só seja lateral excepcionalmente como aconteceu com o Famalicão.
      Como vem com meio ano, mais um de opção, acredito que tenha vontade de fazer tudo para acionar a cláusula de mais um ano.

      Eliminar
    2. Parece que tinha possibilidades em Inglaterra. Ainda assim mantenho as minhas reservas...

      Eliminar
  46. Pessoal
    O Thiago Silva vem até ao final da temporada , com mais uma de opção .
    Há várias questões que se colocam , com 41 anos de idade que jogador que é nesta altura ? o que pode oferecer ao FCP ?
    Não espero que seja titular , mas um jogador que esteja pronto a substituir , ora por lesão, castigo ou poupar algum dos polacos .
    Olhando para os números de Thiago Silva em 2025 , 46 jogos no total , 25 jogos no brasileirão , 4 na taça do brasil , 4 na SulAméricana , 5 jogos no mundial de clubes .
    Em meia temporada em 2024 fez 20 jogos , e antes no Chelsea , 2023/2024 fez no clube londrino 37 jogos .
    Vale o que vale , eu também tenho as minhas dúvidas , as minhas reticências , mas vamos confiar no nosso clube , nos nossos dirigentes e staff técnico que deu luz verde a sua vinda .
    Convenhamos , não era fácil a vinda de outro central , provavelmente os clubes exigiram contrapartidas que não podemos cumprir .

    Parece que o senhor Rui Silva VAR do jogo dos Açores tinha estado no processo apito dourado , mas o que a comunicação social se esqueceu de dizer , é que foi porque era acusado de adulterar as classificações dos árbitros , mas quem só lê o título da notícia parece que querem fazer uma colagem a nós , apesar de nunca ter havido nenhuma conexão com o nosso clube .
    É o chamado jornalismo de sarjeta .



    ResponderEliminar
  47. Tiago Silva ?

    Vem por 6 meses se tiver bom rendimento faz mais um Ano.

    O Risco nao é alto e podemos ter aqui um Bom reforço.

    Agora o RISCO em Tudo NUNCA É ZERO.

    ResponderEliminar
  48. Thiago Silva parece ser uma contratação para uma posição que Farioli pedia, porque apesar de haver "remendos" fiáveis dentro de casa, parece-me que houve sempre receio que essas alternativas pudessem ter de ser primeiras opções, se algo acontecer á dupla polaca. Não me parece que o treinador tenha confiança suficiente nessas opções para isso.

    Não sei com que expectativas vem Thiago Silva, mas partilho do receio de que possa existir a tentação de desviar Kiwior para a lateral e repetir uma asneira que já aconteceu no passado, aquando da contratação de Pepe.

    Consigo perceber que uma equipa que faz do seu muro defensivo a grande arma, não queira ficar sujeito a azares. Veremos como vai ser a sua integração e as ideias do treinador.

    ResponderEliminar
  49. Não estou particularmente entusiasmado com esta contratação, receio wye se venha a mexer numa defesa que tem dado provas e em quem ganha, não se mexe. Preferia um medio bom e um avançado, que espero possam ser contratados rápido.
    Dou no entanto o beneficio da duvida, e confio em quem dirige.

    ResponderEliminar
  50. Vejo com bons olhos a vinda de Thiago Silva. Se vier com o espírito certo e se tiver a noção que Bednarek é um dos melhores jogadores do clube atualmente. Como não acredito que as cartas não tenham sido postas na mesa acho que vai correr bem.

    Resolve o problema dos centrais e também dos laterais. Dizem que é velho mas tem muitos jogos no brasileirao (que para mim que acompanho não fica atrás do nosso futebol) e o ano passado estava no chelsea onde também fez alguns jogos.

    Com as mesmas caraterísticas (negócio, idade, muitos minutos no brasileirao e estatuto) ia buscar o Hulk. Com a diferença que do nada o Hulk resolve um jogo, nem que seja ao petardo.

    PS: Há um pormenor que escapa aos pseudojornalistas avermelhados que estão sempre a falar das contas. "Esquecem" que os salários dos lesionados de longa duração estão cobertos por um seguro. E que o dinheiro poupado aí com nehuen e de Jong ajuda ou cobre os salários de thiago ou, eventualmente, Hulk ou outro. Como disse nas vendas e compras, as coisas estão controladas ao pormenor. Vilas boas esta a trabalhar bem. Precisa "só" de ser recompensado com títulos. Depois de um grande presidente creio que estamos a ter outro caso os títulos o confirmem. Sem eles não há milagres.

    ResponderEliminar
  51. Sinceramente, gostei muito desta contratação do Thiago Silva. Acho que nem de encomenda arrranjavamos melhor, quase de borla, com tamanha experiência ao mais alto nível europeu e com tantos títulos importantes ganhos.
    Percebo que haja muitos portistas que torcem o nariz, com receio de ser estragado o que está bom, o muro polaco, mas penso que a ideia não é nada essa, o próprio Farioli em declarações recentes já deu claramente a entender que não.
    O problema é que o Bednarek pode lesionar-se, ter nem que seja só uma lesão muscular normal, fica 1 mês de fora e não temos + nenhum CD de raiz, e durante 6 ou 7 jogos temos que andar com remedeios, que nunca são tão bons como jogadores de raiz na posição. E o nosso presidente não quer arriscar 1 campeonato por causa de não haver outro CD de raiz.
    O Pablo é bom jogador, com iniciativa, boa visão de jogo e bom passe vertical mas não é muito bom técnicamente, a jogar a central nesta forma de jogar do Farioli tem de ficar com a bola durante muito tempo, a temporizar para atrair adversários e haver espaços na frente onde pôr a bola para se atacar de forma eficiente, e depois atrapalha-se com a bola se for pressionado e perde-a como aconteceu com o VSC, e depois levamos com penáltis e golos como aconteceu nesse jogo.
    Os centrais da B nem na B são grande coisa, não são alternativas ao Bednarek nem pouco + ou menos.
    Com o TS ficamos com uma alternativa de alto nível, capaz de posse de bola como o Bednarek, tão importante nos centrais na forma de jogar do Farioli, e podemos fazer rotação nessa posição, naqueles ciclos de jogos de 3 em 3 dias, mantendo os 2 jogadores sempre frescos.
    E o TS está longe de estar acabado, apesar dos 41 anos.
    Quem costuma ver o Brasileirão sabe que ele foi o melhor jogador do Fluminense na época que acabou agora, o patrão daquela equipa.
    Fez 46 jogos, quase 4 mil minutos, muitos cortes providenciais, 4 golos e 1 assistência.
    Esteve em muito boa forma.
    Pode ser no Porto uma verdadeira + valia.

    ResponderEliminar
  52. Esqueci de referir no meu último comentário , ele esteve lesionado duas vezes este ano , que o afastaram várias semanas , perdendo muitos jogos .
    Só espero que não seja como o Luuk de Jong ...
    Seria uma surpresa total para mim vir como titular , a minha modesta opinião e já disse no meu último comentário , virá para colmatar possíveis castigos , fadiga , lesões , substituir durante os jogos os polacos .
    Para mim não faz sentido vir como titular , não se deve mexer no que está bem , a dupla polaca tem sido primordial para a boa época que estamos a fazer , mexer seria uma enorme tolice ...
    Venha um ponta de lança , um extremo , e um médio .
    Não precisamos de um lateral esquerdo , Moura , Kiwior e Rosário fazem a posição , e Zaidu só estará fora em janeiro .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O TS fez 46 jogos este ano é pouco para um jogador de 41 anos? O Luuk na época passada também fez muitos jogos. O que tem a ver as lesões que o neerlandês sofreu, ambas traumáticas, com as paragens?

      Sobre o TS só mais uma nota: nos dias que correm contratar um jogador com a visibilidade do TS em silêncio, quando se soube já estava fechado, é obra. Espero que aconteça o mesmo com o avançado

      Eliminar
    2. Não tenho dúvidas que o Thiago Silva está apto fisicamente para as exigências do nosso clube , ou então nem sequer se punha a hipótese de vir .
      Ainda assim se calhar até pela Idade , pela posição (defesa central) , eu devia ter usado o Pepe como comparação .
      Sabemos que o Pepe na sua última época falhou vários jogos por problemas físicos que impediram de dar o seu contributo .
      Devemos confiar nos responsáveis do nosso clube , e se até os lampiões andavam atrás dele ...
      Estou certo que um ponta de lança e um extremo virá , o médio será mais complicado , acho eu ...

      O Clayton viu um cartão amarelo no Gil Vicente - Rio Ave , por atrasar o jogo na substituição , o padre abençoou logo , não joga o próximo jogo por acumulação , quem é o próximo jogo do Rio Ave ? em Alvalade contra o Sporting !!!
      Ele há coisas da arca da velha !!!

      Eliminar
  53. Jogo da “B” sem João Costa é derrota certa.
    Logo aos 5 minutos estive para mudar de canal mas fui aguentando, suportando erros e mais erros!
    Mas agora, aproveito o intervalo e digo BASTA !

    ResponderEliminar
  54. "O mis­té­rio do Saco Azul" de Álvaro Magalhães no OJOGO, de hoje, parece me, Merece Leitura.

    ResponderEliminar
  55. No facebook acompanhado de uma foto com um e-mail do andré ventura para Pedro Guerra a meter uma cunha para o grande benfiquista Marco Pina:
    «De repente, nós bem sabemos porquê, apareceu um coro de virgens ofendidas a atacar o último comunicado do FCP sobre o que se passou no escandaloso Santa Clara - Sporting em que um verdadeiro atentado à verdade desportiva foi perpetrado.
    Na Bola TV, Pedro Henriques e um tal Paulo Robles, treinador de futebol - se alguém conhecer este artista sem ser por atacar o FCP, manifestar o seu antiportismo primário cada vez que abre a goela, que diga alguma coisa -, vieram, o primeiro, defender-se - continuo sentado à espera que Pedro Henriques diga qual foi o clube responsável por ele ter terminado prematuramente a carreira. Para saber se o Pedro Henriques comentador quando analisa jogos do Benfica não está condicionado, com medo que aconteça ao comentador o que aconteceu ao árbitro. A sua análise sobre o agarrão de António Silva a Deniz Gül no jogo entre Dragões e águias é um compêndio digno de um verdadeiro catedrático -, o segundo disse que o FCP tenta condicionar os comentadores de arbitragem. Falso! Se o FCP tentou alguma coisa nessa matéria, sim, porque o comunicado aborda vários assuntos importantes para o sector, foi desmascarar comentadores que se comportam como comissários de alguns clubes e quase sempre contra o FCP.
    Pergunto a Pedro Henriques: desde quando uma absoluta nulidade em termos de arbitragem é um perito? Não, Marco Pina cujo o e-mail que apanhei na net e está em baixo é significativo, é alguém que analisa com a camisola do Benfica vestida, cachecol ao pescoço e bandeira na mão. E se nessa comissão está Carlos Carvalho e se tenta atirar com o seu nome para dizer que é alguém do Porto, só pode ser brincadeira. Carlos Carvalho foi durante muitos anos árbitro da 1ª categoria nacional, foi, não sei se ainda é, presidente do CA da AFP, não faz análise nem comentários sobre arbitragem em jornais ou televisões. Carlos Carvalho, sim, pode ser considerado um perito ao contrário de Marco Pina e também Jorge Faustino. Insinuar como alguns fizeram - Paulo Catarro e Pedro Sousa, por exemplo -, que também está nessa comissão alguém ligado ao FCP, é tão vergonhoso que nem merece que se perca tempo.
    Sempre que o FCP faz um comunicado, ou o seu presidente faz declarações, aparece um cambada de virgens ofendidas sempre prontas a disparar contra o clube e o seu líder. Lamentavelmente há quem dê palanque a figurinhas completamente anónimas e só deixam de ser quando usam a velha táctica: queres 5 minutos de fama? Dispara contra o FCP, o seu presidente, treinadores, jogadores ou adeptos.
    Não é nada de novo, é uma prática que tem décadas. Agora como sempre, não nos perturbam, não nos desviam do caminho, mas estaremos atentos.»

    ResponderEliminar
  56. O VP merece todo o respeito , pelo trabalho e luta que dá ao Centralismo Desportivo.

    ResponderEliminar
  57. Mas quem é este vermelho marco pina para falar em isenção! Tirando comentadores vermelhos, o vós de trovão das Caxinas e aquele sínico diamantino e outros vermelhos que por lá anda, naquele canal "casa do benfica"! Os restantes comentadores dos outros clubes já se aperceberam que este iluminado da arbitragem o pinamníaco nos lances do benfica, inventa a favor do seu clube do coração. Quando analisa laces do FCP, o cujo dá voltas e mais voltas ao lance só pra dizer mal.
    Faustinos, pinas duartes gomes & compª são venenos da arbitragem portuguesa, se arranjassem outra profissão, o futebol só ficava a ganhar...

    ResponderEliminar
  58. Quem foi que disse, que para se ganhar é preciso ter as pessoas nos lugares certos!? O artista desta frase já deu corda aos vitorinos, porque era um estratega não como Napoleão, mais parecido com Vale Azevedo, no entanto deixou o aluno, que aprendeu muito com ele. é por isso que existem esta trupe de ex, ou pseudas arbitros nos lugares certos a desvirtuar a verdade desportiva a favor, sempre do mesmo.

    ResponderEliminar
  59. Boas
    Espero que a contratação do brasuca,seja para fazer bom balneário e trabalhar a mentalidade dos jogadores para serem campeões.
    E que consiga ser uma mais valia,para os jogos da liga europa.
    Que é onde penso,que ele será mais utilizado a titular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FCP não precisa de contratar jogadores para fazer bom balneário. Já tem.

      Eliminar
    2. Apenas referi,o facto de ele aceitar ficar no banco,mas ser o jogador com mais títulos.
      Que pode incutir mais vontade,nos outros de serem campeões.
      Acho que noe habituais titulares são 2,e no plantel talvez nem meia dúzia.

      Eliminar
  60. A contratação de Thiago Silva faz todo o sentido no contexto atual. Precisamos de uma solução imediata, sem custos de transferência, que nos dê garantias até ao final da época para compensar a lesão grave de Nehuén Pérez. O Thiago é exatamente esse jogador: competente, experiente e sólido. Não vem para ser titular indiscutível, vem para dar descanso a Jan Bednarek, que já teve problemas físicos no passado e que não podemos arriscar perder por lesão. Apesar dos 41 anos, Thiago Silva acabou de realizar 46 jogos pelo Fluminense, o que diz muito sobre a sua condição e fiabilidade.

    O que é impressionante é que, a todos os níveis, o antiportismo primário e rasteirinho está sempre presente. Na RTP, o “insuspeito” Jorge Andrade afirma que, para isto, foi pena a decisão sobre Pepe por incompatibilidade com o presidente André Villas-Boas. Mas estamos a falar do mesmo Pepe que era um dos jogadores mais bem pagos do plantel e que, nos últimos dois anos, passou imenso tempo lesionado?

    Na CNN, a iluminada lagarta Sofia consegue ir ainda mais longe. Segundo ela, o Porto tem um problema este ano porque está “obcecado com o campeonato”. Trazer um jogador consagrado como Thiago Silva seria um enorme erro; o correto seria contratar um jovem tipo “Prepíc”. Diz ainda que o Thiago vai tentar roubar o lugar a Bednarek e que não se vai valorizar. Mas alguém parou para pensar que não temos Nehuén Pérez? Íamos investir milhões num central em janeiro, sem necessidade, quando há uma solução experiente, fiável e de curto prazo?

    Quanto ao comunicado do clube sobre a arbitragem, que foi construtivo e fundamentado, ninguém parece querer lê-lo ou analisá-lo. Mais vale continuar a bagunça e a bandalheira que tanto jeito dá aos lagartos. Já alguém ouviu Frederico Varandas pronunciar-se? O rei dos perdigotos e da “verdade desportiva” já disse alguma coisa? Ou, tal como o Rui Alheiras, também não viu nada?

    Entretanto, lá vamos ter João Pinheiro completamente condicionado pelo que aconteceu nos Açores a apitar em Alverca. Inacreditável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lagarta Sofia Oliveira não sabe nada de nada de futebol .
      Se calhar um programa de culinária seria mais adequado para ela .

      Eliminar
    2. Ela de culinária deve perceber tanto como de futebol, bom para ela era aquele programa ou lá o que é, da abelhuda Maia, o Chuva de Esterco, perdão, de Estrelas, na CMTV, nesse é que ela ficava a matar.

      Eliminar
  61. Pepe só continuaria com JNPC. Como JNPC não foi eleito Pepe só teve uma preocupação, recuperar para se despedir no Europeu de 2024. Mais, Pepe só foi possível no FCP ao abrigo do programa regressar com importantes vantagens fiscais. Ora, quando terminou o contrato essas vantagens terminaram, o contrato que Pepe renovou com o FCP e não foi metido na FPF, custaria mais de 9 milhões brutos. Obviamente, era um valor demasiado elevado e acima das possibilidades do clube que estava numa situação financeira muito difícil.
    Portanto, Pepe é assunto encerrado e não adianta estar agora a estabelecer comparações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a primeira vez que vejo nas redes sociais a explicação correcta sobre a contratação de Pepe e sobre os motivos da não renovação ! A esmagadora maioria dos adeptos portistas desconhece que se não fossem os benefícios fiscais concedidos pelo “Programa Regressar”, Pepe jamais teria regressado ao FCPorto.
      Obrigado e parabéns DVP !!!

      Eliminar
  62. A verdade é que os 41 anos pesam... E por muito boa forma física que se tenha, as pernas não são as mesma. No entanto, também estou convencido que será para ser utilizado mais na europa e taça caso continuemos em prova. O treinador parece.me muito inteligente e por isso não equacionou ter ido buscar com a intenção de alterar o centro da defesa que tem estado muito bem.

    ResponderEliminar
  63. Boa noite DVD e todos os portistas, quero dar os parabéns a estrutura do Porto onde encabeça AVB, trazer o Tiago Silva sem ninguém desconfiar não é para todos… e já é a segunda vez depois do Lukk de Jong, imagino o melão que não vai nas redações.

    Tiago Silva, jogador internacional brasileiro que passou pelos os maiores clubes do mundo, vem no meu ponto de vista reforçar a equipa para tentarmos alcançar o triplete, Campeonato, liga Europa e taça de portugal. Falta agora um defesa-esquerdo, 1 médio e um avançado e se AVB for ambicioso um extremo.

    Gostei de ouvir o Farioli na CI, boa dicção e a dizer as verdades todas, mas acho que deve ser alguém da estrutura a dizer o que o Farioli está a dizer, o corporativismo dos árbitros iram tentar calar o Farioli, como fizeram com Lopetegui … acho que AVB não irá deixar, mas acho que o treinador só deve falar de questões técnicas… questões de arbitragem só na CI após os jogos efectuados e mencionar só os lances do nosso clube… dos outros clubes existe diretores, presidente etc para falar dos mesmos, a arbitragem e quem manda nela é um mundo à parte, como se viu na explicaçao do Dudu Gomes esta semana acerca dos erros.

    ResponderEliminar
  64. A contratação de Thiago Silva deixa-me com sensações ambíguas.

    Se por um lado temos a contratação de um monstro do futebol mundial. Um jogador que está a 20 anos seguidos a fazer mais de 30 jogos por época (sinal da sua fiabilidade e pouca propensão a lesões). Jogou em equipas de topo como Milan, PSG e Chelsea sendo capitão nas últimas duas, assim como da seleção Brasileira. Basta ouvir relatos de jogadores que jogaram com ele para facilmente se perceber que está ali um líder. Aos 41 anos ainda conserva grande parte da sua qualidade, como comprovam os 46 jogos e 4 golos que apontou na época e sabemos que é alguém que não vai tremer quando for chamado.

    Por outro temos um jogador de 41 anos que acaba de terminar um campeonato e vai continuar a competir, sem descanso, com um treinador que exige muito fisicamente dos seus jogadores e um país onde o estilo de jogo é mais rápido (ninguém é de ferro). Thiago Silva vem com o objetivo de jogar para ser convocado para a seleção Brasileira, Bednareck tem feito uma excelente época e tem se revelado também ele um líder. Pode tornar-se um problema gerir esta situação, porque ainda que Thiago Silva nos venha a mostrar que mantém intactas todas as suas qualidades, e se assim for é claramente melhor que Bednareck, duvido que faça melhor dupla com Kiwior do que Bednareck, pela conexão que existe entre os polacos. E a maior das preocupações é que não aconteça o mesmo que aconteceu quando Pepe chegou ao Porto, que levou a que Militão fosse desviado para a direita, retirando assim o nosso melhor central do eixo da defesa. Desviar agora Kiwior para a esquerda é fazer exatamente o mesmo.

    Apesar desta incógnita, no geral fiquei mais agradado do que preocupado com a contratação. No plano teórico resolvemos um dos problemas do plantel, não gastamos dinheiro, temos agora um central experiente, pronto a jogar, com um contrato de 6 meses que não nos compromete. É um jogador de renome internacional, o que já se repercutiu nas redes socias e merchandising do clube. Tem a palavra Farioli, que no campo desportivo vai ter de saber gerir esta situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há muito dinheiro, é a vida. Parece me uma boa contratação tendo em conta que em Janeiro raramente vais ter a sorte de arranjar bons jogadores, os bons não estão disponíveis, tendo em conta que não abundas em dinheiro, e já tens muitos centrais, tens um no estaleiro mas que um dia vai regressar, mas há o risco de, se perderes um central por lesão fica complicado. Farioli é defensivo, parece me um bom jogador para fazer alguns jogos. É barato. A qualidade e liderança não se discute. Para fazer alguns jogos parece me bem. O segredo do Farioli é sofrer o mínimo de golos possível.

      Eliminar
    2. Alexandre, não te preocupes, o Farioli sabe o que faz, o Thiago vai ser para jogar uma vez por semana, se tanto, em alternância com o Bedna. O Farioli não vai ser como o Sérgio Conceição a gerir o Pepe.

      Eliminar
    3. Negroni, tenho de preocupar. Sei perfeitamente que quer AVB, quer Farioli sabem o que fazem, sei que foi tudo pensado e que estará mais o menos definido como será. Mas isso é apenas a teoria porque a prática pode trazer coisas muito diferentes.

      Existe o momento de forma, as expectativas individuais que cada jogador vai criando, as dinâmicas de balneário, etc.

      Por exemplo, acredito que Bednareck tenha uma presença impactante no balneário, seja visto como o líder (a par do Diogo) da equipa. A partir do momento que o Thiago Silva entre naquele balneário, a coisa muda de figura, o polaco vai perder ou pelo menos ter partilhar esse papel de líder.

      Não quero com isto dizer que vai correr mal, porque nem quero nem acredito. Só digo que pode a certa altura não ser fácil e espero que Farioli esteja preparado.

      Eliminar
  65. Boas
    Acho que o benfica nos comunicados que faz,não está preocupado com o Sporting ser beneficiado.
    O que lhes preocupa,é não serem eles os mais beneficiados.
    Eles não estou interessados no correctamente desportivo,e eles estão é irritados,que alguem está a ser mais beneficiado que eles.

    Ninguém vive bem com a traição.
    E querem manter as tradições

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É evidente que as pressões dos comunicados sobre as arbitragens tem como objectivo serem beneficiados e os outros roubados. E quando roubarem a teu favor fazes como o Rui Borges, "não vi" e depois "foi o critério do árbitro". Passei a ver o Rui Borges como um "cagão". Já sabia que era fraco, confirmou-o.

      Eliminar
  66. Boas.
    Estou a ver o jogo Alverca Porto e fico preocupado com a bandeira com uma foto e dizeres de líder na bancada dos sd.
    Já se sabia que a colocação deste árbitro neste jogo teria tudo menos de inocente.
    Mas pronto, estamos a ganhar ao intervalo, embora que sem grande convicção de alguns jogadores, parece que já entraram em modo de Natal, mas Natal é só daqui a 3 dias,. Oxalá tudo corra de feição até ao final.
    Abraço a todos os Portista e um Santo Natal.

    ResponderEliminar