sexta-feira, 22 de maio de 2015

F.C.Porto 2 - F.C.Penafiel 0. Dragão acaba a época sem alma e sem chama


No último jogo de uma época triste e sem qualquer título, algo que já não acontecia há 26 anos, o F.C.Porto venceu com justiça e por 2-0, o despromovido Penafiel. Mas se dissermos que o primeiro golo só surgiu ao minuto 82 e o segundo ao 90+2, fica a perceber-se as dificuldades que o conjunto de Lopetegui teve para levar de vencida uma equipa bem organizada defensivamente, briosa e pouco mais. Foi um Porto claramente cansado física e psicologicamente, sem confiança e sem motivação, aquele que se despediu dos seus adeptos

A primeira-parte foi muito semelhante a várias que vimos esta época ao F.C.Porto, no Dragão e também na condição de visitante: muita posse, domínio total, mas tudo muito lento, muito previsível, pouca contundência atacante, Jackson quase sempre sozinho ou fora do seu lugar - se está nas laterais não pode aparecer na zona de finalização -, para piorar, quando criámos oportunidades, uma ou outra, flagrante, fizemos o mais difícil, não concretizamos.

A segunda, mesmo com as entradas de Evandro para o lugar de Casemiro, Aboubakar - então não era utilizado para o F.C.Porto não ter de adquirir, pagando, mais uma parte do passe e hoje foi? -, para a saída de Brahimi e Herrera em vez de Quintero, foi muito parecida com a primeira, a única diferença foram os golos do internacional camaronês e do Danilo - grande jogo de um jogador de qualidade e que custa ver partir. E foi assim, com uma exibição pobre, sem alma e sem chama que o Dragão se despediu de uma temporada que tirando a boa prestação na Champions, não deixa saudades.

Jackson não marcou, mas só pode queixar-se de si próprio, não esteve muito inspirado na frente da baliza, falhou dois golos cantados.

Se este jogo servisse de teste a alguns dos menos utilizados e que hoje tiveram a sua oportunidade, José Ángel, Quintero, Reyes, principalmente, os dois primeiros dificilmente apanhariam o comboio para 2015/2016, o mexicano fez um jogo certinho, mas frente a um adversário que atacou tão pouco não foi obrigado a grande trabalho.

Assunto arrumado, nos próximos tempos trataremos de abordar outras questões que são importantes para o futuro do F.C.Porto. Não sei se Lopetegui acha suficiente as explicações que deu sobre a perda do título, mas espero que não, espero que diga muito mais do que disse hoje.


59 comentários:

  1. Normal que assim seja! Pior foi mesmo o que se passou sobre a não participação na Internacional Cup! Simplesmente inacreditável este "processo" mas adiante... pensar na próxima época e tentar corrigir os erros que cometemos nesta! Quanto á remuneração de sócios deixe-me dizer-lhe que eu desci mais de 20mil... quotas pagas e que venha uma época melhor

    ResponderEliminar
  2. Os adeptos não se comportam assim...
    A minha visão de portismo é muito mais é muito melhor...
    Esta demontraçao de portismo hoje foi triste!

    Estamos todos tristes mas não é assim que chegamos lá...

    E ainda saíram antes da hora ...



    Interromperam o acesso a um treino, é inqualificável.
    Mais armas dão aos nossos adversários

    Do jogo foi o jogo possível num porto já sem nada a ganhar e não fosse os falhanços inacreditáveis de jogadores de alta categoria o Porto mesmo a meio gás goleava este Penafiel por 4 ou 5.

    Espero uma boa preparação da época que está para vir em termos futebolísticos e que se preparem armas para o que está para vir a campanha anti porto e anti lopetegui.

    Obrigado PORTO

    ResponderEliminar
  3. Sem muito para dizer,foi o denominador comum da época...
    Equipa abúlica, sem entusiasmo, posse, toque, retoque, objetividade nula, falhanços, previsibilidade, pouca bola na área, nem para ajudar Martinez serviu, embora este falhasse duas cabeçadas cantadas, mais uma bicicleta espetacular e uma oportunidade final difícil, mas não foi servido em condições, pois a bola não chega "lá".
    Alguma divisão entre sócios que se dispensa, 16 000 espectadores(!!!), claques com razões de queixa e que as mostraram.
    Férias, período de reflexão para uma boa preparação para o próximo ano, esperando que não se cometam os erros dos últimos tempos.
    Para Danilo, que nunca se escondeu e deu o que tinha, os desejos de felicidades e obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Vila Pouca por motivo profissional
    não tenho tido tempo de vir aqui comentar nos últimos meses, só gostava de chamar atenção para uma coisa, se já falou da mesma peço desculpa mas aqui vai o link.
    http://www.coachworldranking.com/portuguese.aspx
    Aqui não há a mafia cá do burgo a tapar o sol com a peneira.

    cumprimentos
    José Borja
    Setubal

    ResponderEliminar
  5. não, o Reyes não fez um jogo certinho, ofereceu a bola ao adversário só com o Indo pra frente sem necessidade nenhuma quando estava 1-0, felizmente este desperdiçou...

    saí do estádio envergonhado pela falta de mística dos adeptos, depois de ver uns poucos (mas bons!) 10 mil aplaudir a jogadores com a qualidade do Danilo e do Jackson a sair do relvado do Dragão, honraram a nossa camisola e a braçadeira de capitães que usaram, e mereciam um estádio cheio a despedir-se deles.

    ResponderEliminar
  6. E ainda que perdida a força dos velhos dias que movia ceus e terras, somos o que somos, uma coragem unica nos coraçoes heroicos, debeis pelo tempo e pelo destino, mas com forte vontade de lutar, perseguir, procurar e jamais desistir
    Lord Alfred Tennyson
    P.S. versos do poema Ulysses escolhidos para encorajar os atletas britanicos que participaram nas Olimpiadas de Londres 2012

    ResponderEliminar
  7. A segunda, mesmo com as entradas de Evandro para o lugar de Casemiro, Aboubakar - então não era utilizado para o F.C.Porto não ter de adquirir, pagando, mais uma parte do passe e hoje foi?
    .............

    Alguns supostos portistas sao mestres em teorias desestabilizadoras ou negativas.
    Batem em tudo que mexe.
    Se há comunicaçao porque nao é esta e deveria ser aquela, enfim...tudo tem que nascer perfeito como eles...devem ser mesmo uns perfecionistas.

    ResponderEliminar
  8. Um adjunto portugues, muito experiente e conhecedor seria util na equipa tecnica de Lopetegui?

    ResponderEliminar
  9. O jogo ontem ate prometia nos primeiros minutos ate porque tivemos boas oportunidades pelo danilo e jackson. O falhanço do brahimi tambem é escandaloso mas sao os lances que tocam a todos. Segunda parte semelhante com nova oportuhidade para jackson que via.se que queria marcar. Comecou depois o penafiel querer subir mais e começou o cheirinho de que podia acontecer o mesmo que em belem. Jogo igual a muitos outros no dragao com a diferenca de os golos nao aoarecerem cedo e com isso nem o porto ficar confortavel e jogar melhor e nem o adversario ter que se abrir mais. Golos cedo mudam todo o rumo da partida. Para o ano ha mais esperemos que diferente!

    ResponderEliminar
  10. Caros Portistas,

    Acabou a época e com uma exibição muito fraca, igual a tantas outras que vimos este ano no campeonato Nacional.
    Estou triste, muito triste, não por termos perdido mas triste por não termos feito tudo para ganhar, básicamente por mais uma vez não termos sido Porto em todos os sentidos, desde a direcção aos jogadores.
    Sinceramente nunca pensei sentir uma tristeza deste tamanho por uma coisa que era tão básica no nosso Porto, falta de atitude, mentalidade e comunicação...
    Para piorar a situação mais uma vergonha, mais tiros nos pés, não participamos numa prova que nos daria prestigio e sobretudo nos daria muitos mais adeptos e seguidores, um mês depois é que veem que não convém ir ao México?? que falta de profissionalismo quero ver que jogos iremos fazer na pré-época, ainda não começamos e já estamos a começar mal.
    Quero que o Lopetegui continue mas tem que passar a mensagem aos jogadores e chamar-lhes à atenção que têm de dar mais, mais não, muito mais se não será mais um ano de fracasso na certa. Não pode haver jogos de champions e de campeonato têm de dar tudo em todos os jogos e mais nada, porque se jogam bem com equipas de champions têm obrigação de jogar muito melhor com todas as equipas do nosso campeonato.
    Baixei poucos numeros de sócio que até é bom sinal, estava à espera de bem mais, mas ainda vou ter de ver os das minhas filhas para ter uma noção de como estamos.
    Espero que ao menos ganhemos o Andebol se não, meu Deus é o descalabro total.

    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
    SEMPRE F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  11. Nao era um jogo fácil, mas acho que o Porto esteve à altura. Nas finalizaçoes fáceis falhadas, vê-se que os jogadores estavam "em baixo".

    Espero que as críticas e o protesto das claques virem em apoio incondicional no início da próxima época, porque necessitamos o apoio de todos para fazer uma época bem melhor!

    Um grande abraço a todos os portistas

    ResponderEliminar
  12. Cardoso, que se coloque esse poema bem visível desde os gabinetes até aos balneários.

    Anónimo das 2:45, sendo que fui eu que abordei a questão Aboubakar, esse comentário tem-me como destinatário?

    ResponderEliminar
  13. Três razões para o insucesso:

    1.ª - O ANDOR e o COLINHO.
    2.ª - "Tiros nos pés".
    3.ª - O Silêncio.

    Voltar a ganhar passa por resolver estes três problemas.

    Mais não digo.

    ResponderEliminar
  14. Olá Bom Dia.

    O jogo de ontem é um dejavu de muitas outras ocasiões e equipas neste tipo de contexto.

    O FC Porto não vai lá com poemas e nem o ADN do passado volta.
    Ganhar tem tudo haver com estímulos e motivações , e uma focagem numa vontade conjunta em busca da glória.
    Ganhar tem tudo haver com estar farto de perder , de estar atrás , e de ser gozado todos os dias .
    Ganhar tem tudo haver com ser melhor que os que são melhores.

    A exigência de hoje nada tem haver com a do passado, a de hoje só quer o FC Porto no trono , no alto do seu poder , para podermos dizer que somos os melhores e os outros são fracos.
    Antes os jogadores eram obrigados a correr atrás da bola mesmo que essa estaria completamente perdida, mas desistir a meio nunca.

    Enquanto nos sentirmos de barriga cheia, dificilmente isto muda . Criticam-se os elementos da direcção , critica-se treinadores e jogadores , mas os adeptos tem a sua responsabilidade nisto também.

    Pode parecer estranho pedir motivação extra e novos estímulos a quem joga , sobretudo pelo ordenado que ganham , pela profissão que tem , e por jogar no FC Porto, aos nossos olhos é mesmo estranho, mas a realidade é esta , mesmo tendo tudo isso é preciso muito mais para lutar devidamente pela vitória.

    Só tenho uma questão a fazer. De quantas mais derrotas e enxovalhamentos na crítica jornalística precisamos para voltar a vencer?
    Pensem nisso antes de começar a nova época , talvez a resposta a essa questão seja o ponto de partida da nova época.

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  15. Caro DVP,

    Não pude ver o jogo portanto não o vou comentar. Tudo isto parece-me demasiado triste. Podemos discordar do protesto das claques e de outros adeptos mas respeito desde que se mantenham pacíficas e ordeiras. A meu ver estamos num ponto muito importante da história recente do FCP. Há muitas dúvidas e incertezas e a Sad faz muito pouco na comunicação com os adeptos. Pelos vistos andam satisfeitos com o sucesso financeiro das operações. Por estes dias é o único sucesso que temos. Li as palavras do mister no final e espero que não fique por aqui. O que disse foi absolutamente defensivo e em tom de desculpa. Mister: eu não quero ser a melhor defesa da Europa. Eu quero que a equipa não entregue campeonatos da forma que fez. Será que dá para perceber a diferença?

    Raoc

    ResponderEliminar
  16. Morais, todos têm culpa, mas os adeptos não são profissionais, não são pagos, pagam. A responsabilidade maior é de quem é pago para gerir e tem de fazê-lo bem. Pode errar, não há organizações perfeitas, mas não pode ficar no espírito de ninguém que não ganhámos, também por muitas culpas próprias. Eu esta época tenho essa nítida sensação e até podia ser defeito meu, mas falo com muita gente e não estou sozinho nesta análise. Há várias coisas a acontecer que não eram normais no F.C.Porto. Sente-se ou pelo menos eu sinto, um enorme vazio no F.C.Porto. E quando isso acontece eles cavalgam a onda.

    ResponderEliminar
  17. Como o vila pouca disse logo quando saiu a notícia, e eu pensei o mesmo, a international cup seria boa financeiramente mas não desportivamente, mesmo ao nível do prestígio internacional seria pouco significativo. Não é com torneios amigáveis que se ganha prestígio, é mais com, por exemplo, chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões e ser presença assídua em quase todas as edições.
    Desportivamente seria má porque os jogadores fariam muitas viagens, iam passear muito, desconcentrar-se e a parte desportiva seria descurada. Gosto muito mais que o FC Porto faça o seu estágio numa qualquer vila recatada da Hiolanda ou da Bélgica e não se deixe vender por meia dúzia de tostões. Afinal este ano até recebemos mais dinheiro do que o previsto nas competições europeias, uns bons milhões.

    ResponderEliminar
  18. Porque não apostar em Reyes como trinco? Tem qualidade na saída de bola (nada de extraordinário mas para trinco é bom, o Fernando nos primeiros anos era muito pior), é bom a defender (claro que ainda tem muito para melhorar e vai fazê-lo), é alto e bom no jogo aéreo, desde que chegou já ganhou músculo e parece ser um jogador inteligente e por isso conseguirá adquirir a cultura tática que a posição exige.
    É que com Maicon, Indi e Marcano as oportunidades no centro da defesa são reduzidas e Reyes é um jogador que precisa de ganhar confiança e isso é feito jogando. Ele tem qualidade mas não está a conseguir mostrá-la e a jogar na equipa B não vai evoluir, até me parece ser prejudicial para o jogador.

    ResponderEliminar
  19. Factos:

    Acabamos o campeonato com 82 pontos. 90% do tempo chegaria - e bem - para vencer. O #colinho da primeira parte da época foi vergonhoso.

    Temos uma bipolaridade tremenda no FC Porto. Somos os maiores durante uma parte do tempo, estamos com a equipa, acontecem desmotivações, em vez de empurrar-mos, dizemos que está tudo mal e é o fim dos tempos.

    O comportamento das claques, ontem, foi longe demais. Veementes protestos são benvindos - não todos virados aos jogadores, não acham?! - mas virar as costas e ir embora? Como criticar então os pipoqueiros?!

    Eu bem sei que somos um grande, mas prefiro os clubes da terra, porque apoiar e ser desse clube é um pouco mais do que "ai não ganhas um ano, nem quero saber porquê? Então não vales nada".

    Disse bem Lopetegui, "é preciso saber de onde se veio e para onde se quer ir".

    Não chega, mas não justifica ISTO.

    Muito menos a ingratidão para com Danilo.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  20. Bom Dia
    As claques do FCP conseguiram ser vistas ou citadas nas 1as. páginas de jornais . Era isto que queriam ? "Parabéns" ... Em quantas capas foram citados pelo painel do andor ? Tirem as conclusões que quiserem...
    Uma coisa é certa : A cerimónia de apresentação do plantel para a próxima temporada não pode, nem de perto nem de longe, conter quaisquer resquícios desta ultima semana . Boas Férias para as claques....

    ResponderEliminar
  21. DVP, fiz mal o preenchimento . o Comentário anónimo de há 2 minutos é meu. Obrigado

    ResponderEliminar
  22. Como sempre, la estive eu..o meu rapaz com 9 anos também não quer faltar. Nem sei que diga...Ambiente estranho, adeptos aborrecidos, claques em pé de guerra, sintoma natural da derrota em todas as frentes, sendo essa a consequência de tao frustrante época. Tenho a sensação que algo está diferente, para pior, tudo reluz num usco fusco estranho naquela direção do clube, os empréstimos, a venda dos jogadores, o silencio, o desnorte do Porto Canal, a saída da pré competição dos EUA, a falta de apoio nas bancadas...enfim...Acho que a jornaleira toda Lisboeta esfrega as mãos por estar a conseguir levar a agua ao seu moinho. Jose Carlos Rio Tinto

    ResponderEliminar
  23. Antes de MAIS, para termos hipoteses de exito no futuro:

    1)A SAD vai funcionar como é preciso ??? Vai mesmo ???

    2)Sendo o treinador peça CHAVE para o sucesso imediato e a longo prazo, o homem certo é Lopetegui ???

    Só é possivel ter REALISTICAMENTE hipoteses no futuro se a resposta depois de analise seria, independente e competente a ambas as perguntas for: SIM.

    A nao ser assim, nao vale a pena andarmo nos a enganar: NADA FEITO.

    MOMENTO FUNDAMENTAL ESTE DO NOSSO CLUBE.

    ResponderEliminar
  24. Não percam o vosso precioso tempo a comentar notícias que são puras invenções de jornais sem ética e que sempre foram os fabricadores de lixo. Aqui não passa. Uma coisa é a forma como ligeira e descuidada como o F.C.Porto tratou e geriu a questão da International Champions Cup, outra coisa são fontes anónimas a justificar uma teoria peregrina e falsa do rascord. Mas veremos o que vai acontecer no futuro, se o lixo desportivo da Cofina não vai ter de dar uma grande cambalhota para justificar o injustificável.

    ResponderEliminar
  25. Eu vejo muitas vezes culparem os jogadores pelos insucessos ou falta de produtividade e eles terao eventualmente alguma responsabilidade.

    E isso faz me lembrar quando no mundo empresarial portugues se diz que nao há produtividade mas isso é muito mais responsabilidade da qualidade da Gestao, a quem cabe organizar o trabalho, do que dos trabalhadores.

    No futebol é identico, a responsabilidade é sobretudo de quem manda e organiza o trabalho:

    SAD e Equipa Tecnica....

    Vao continuar na mesma?!

    ResponderEliminar
  26. Pior do que tudo e ter que ler gajos nos jornais a dizer que o Benfica tem mais impacto na comunidade imigrante no torneio dos EUA do que o fc Porto..isto e que custa ter qu ouvir,eu nao acredito que vamos desperdiçar uma oportunidade destas de ir a um torneio desta natureza...concordo com o que foi dito pelo anónimo das 2:46 seria bem pensado o lopetegui ter um bom adjunto português na equipa,porque o Rui Barros por muito bom profissional e pessoa que seja nao tem a dimensão ao nível de treinador que outros teriam,ontem mais uma autentica vergonha a exibição,equipa sem alma,lenta ate dizer chega,previsível como foi grande parte do campeonato sem dinâmica ofensiva,e sempre aquele joguinho de treta sem efeitos práticos.
    Muita coisa terá que mudar se o Porto quiser voltar ao top e aos títulos,outro tipo de jogadores,ontem viu se que angel e Mais um flop,e partir para a nova época de maneira diferente.
    Eu já digo a algum tempo o perigo que e entrar na vulgarização ou banalização das derrotas,nao nos podemos conformar com isso,temos que sempre intervir e exigir mais,o real Madrid foi campeão europeu o ano passado este ano nao ganhou e vai mudar de treinador,fico a pensar se realmente o lopetegui aguentara a pressão na nova época nao tendo margem e erro,e se o Porto continuar com este joguinho de tike taka sem objectividade nao vamos a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  27. Fico nas horas, quando faço um comentário, tento contextualizar as coisas, mas ninguém liga, passados uns minutos aparecem comentários a maribarem-se no que digo. Ó pá, a notícia do rascord sobre a fonte, é falsa! Falsa! Percebem? É uma teoria que vai cair pela base, discutam os problemas do F.C.Porto sem se preocuparem com certas notícias de jornais que são lixo.

    Anónimo das 11:30, tocas num ponto importante, só nos dão destaque pela negativa, mas como se combate isso? Não é isso que tenho andado a fazer desde sempre? É. Alguém com muito mais responsabilidades que eu, faz alguma coisa? Não. Até os deixam entrar e fazer perguntas. Portanto, o problema não foram as tarjas das claques, o problema é como se ataca a falsidade, a calúnia, a mentira, o jornalismo vendido, sem ética e sem pudor, com dois pesos e duas medidas. Porque ter boas equipas e bons jogadores é fundamental, mas se não atacamos tudo isto e desde o início, se eles continuam a branquear ou extrapolar conforme dá jeito e com isso condicionar... estamos feitos ao bife.

    ResponderEliminar
  28. O meu resumo da época, a frio e após tudo estar terminado:

    O que correu bem:
    - Não fomos assim tão maus para merecer este final deprimente em casa. Fizemos 82 pontos, aparentemente é a 2ª média de pontos por jogo mais alta de sempre de um 2º classificado (a 3 pontos). Só o benfica no ano do Kelvin fez uma média superior e não foi campeão. Esta média de pontos daria para ser campeão em 16 dos 20 campeonatos a 3 pontos!

    - Somos a equipa com menos derrotas no campeonato

    - A 2ª equipa dos principais campeonatos europeus com menos derrotas (5, Chelsea com 4)

    - A melhor defesa do campeonato

    - A melhor defesa dos principais campeonatos europeus (33 golos sofridos)

    - Fizemos uma campanha na Champions muito boa! Estragámos tudo com aqueles 45min em Munique, mas o adversário não é qualquer um. Ver "o que correu mal"...

    - A produção de jogo significativamente superior à do ano anterior, e até mesmo ao adversário! Melhorámos a posse de bola (em quantidade e qualidade), a qualidade de passe (Herrera, põe-te fino nesse aspecto!), a produção de lances de golo (acho que foi o Porto que mais lances criou)

    O que correu mal:
    - Não soubemos jogar feio. Creio que é a grande lição que o treinador tirou desta sua dupla aprendizagem (treinar uma equipa e jogar num campeonato diferente). Jogar feio é perceber que o jogo não está a correr bem, que a equipa não está a conseguir meter os processos em jogo, que a criatividade não está a sair... Quando assim é, é jogar para o 1-0 e meter a bola na bancada sem vergonha nenhuma. Seja o adversário o Penafiel ou o benfica. Quisemos sempre fazer as coisas bem, forçámos o nosso estilo mesmo quando ele não entrava em jogo. Aprendemos. Não vamos voltar a cair na mesma ilusão!

    - O mesmo para a Europa a jogar com colossos. É preciso alguma experiência para travar avalanches daquelas. Naquele caso, era preciso logo após o 1-0 mandar o guarda-redes para o chão para ser assistido durante 3 ou 4min. E se viesse o 2-0, outra vez para o chão. É feio? Claro que é! Mas preferem isso ou 6 no bucho?

    - O bloqueio mental das viagens a sul. Há o copo meio cheio (só perdemos um jogo a sul, com o Marítimo), e o copo meio vazio (não ganhámos nenhum a sul! benfica, sporting, Belém, Estoril, Nacional, Marítimo! Foi de mais!). É preciso corrigir isto rapidamente, e isso significa ganhar o 1º jogo a sul da próxima época, impreterivelmente!

    - Saber contrariar aquilo que é normal, o benfica ser levado ao colo. Vamos ser sérios, sempre foi assim! E nós sempre soubemos cerrar os dentes e jogar o suficiente para sermos superiores a isso! Não julguem que será diferente na próxima época! Nós é que temos de jogar muito mais para que nem com isso eles lá cheguem!

    - A falta de arrojo no jogo decisivo: Os últimos 20min na luz tinham de ser em cima, com as forças todas no limite. Não foram, nem nos descontos se sentiu que a equipa ia dar o forcing final. Não sei se cansaço de Munique, se frustração, se falta de vontade de alguns jogadores. Devia ter acontecido e não aconteceu. É nestes detalhes que se perdem campeonatos

    - O conformismo na derrota: nisto estou ao lado do treinador a 99%! Prefiro muito mais um treinador quase à pancada com o adversário pela frustração de ver o campeonato fugir, a ver jogadores aos sorrisos e abraços com o adversário no mesmo jogo. O meu verdadeiro Porto, no final daquele jogo, recolhia ao balneário com raiva e frustração. Nunca aos beijos e abraços. Não é preciso andar à porrada (é a diferença dos 99% para 100%), mas daí até estarmos felizes e conformados vai uma distância demasiado grande. Atitude!

    - Algum excesso de juventude: não tenho nada contra o Fabiano, mas o Helton traz peso à média de idades. E isso ajuda a dar tranquilidade à equipa. Já o Quaresma, com 31 anos tem comportamentos de 21. O Evandro também podia ter jogado mais nas fases em que era preciso experiência e maturidade. Via com bons olhos a entrada de um médio bastante experiente, uma espécie de Lucho um bocadinho mais novo. Vamos lá ver se há disso no mercado a preço acessível.

    ResponderEliminar
  29. Bom dia!
    De facto o que mais me preocupa é a divisão ou divisões que se falam que existem internamente, o que espero que não seja verdade, mas este silêncio ensurdecedor não demonstra grande reacção perante todos estes ataques. Espero que a direcção não tenha perdido a forma de trabalhar e que o que se está a passar esteja a ser tratado primeiro internamente e depois quando estiver resolvida essa parte se consiga explicar e apelar a união.
    União esta que já tinha falado anteriormente, não vamos a lado nenhum com este tipo de guerrilhas internas. Não me parece que a atitude dos super ontem tenha sido a melhor, (não quer dizer que tenha concordado com a resposta do clube também, mas os super têem que ser a "tropa de elite" no apoio ao clube, podem não gostar das pessoas que estão lá em determinado momento, mas para isso estão cá os pipoqueiros e os adeptos de circunstância) não gostei do ambiente no estádio. Num comentário anterior disse que se os adeptos não quiserem apoiar então que se juntem à festa dos outros, não faltam aí cartões de sócio dos mouros.
    Espero que estes tempos sirvam de alicerce para o que aí vem. Se tivermos que ir à guerra com menos gente então iremos, não podemos é estar a contar que estes dissidentes, estes "portistas" de vitorias, nos apoiem.
    Resta-me agradecer mais uma vez pelo trabalho que faz aqui no blog e espero que esse cansaço seja passageiro pois não o imagino a abandonar aqui a malta. Da minha parte se precisar pode contar comigo no que achar necessário.
    Com os melhores cumprimentos
    Pedro Santos.

    ResponderEliminar
  30. A propósito do Aboubakar, deixo a qui o comentário que fiz no facebook sobre a utilização dele. Se analisarmos bem, vai tudo dar ao mesmo.
    O problema do Aboubakar é que começaram a sair teorias sobre 20 jogos, obrigatoridade de comprar, não joga para não ter de pagar, etc. Como se diz tudo e ninguém explica... cada um especula como quer, quando uma informação correcta na hora certa, matava o problema. Somos um clube sério, combinar uma coisa e depois arranjar estratégias para não cumprir, não seria de clube sério.

    ResponderEliminar
  31. Magro, bela análise. Tudo, resumido, custa perder um título ficando com a nitída sensação que nem era preciso transcendência para o ganhar. Bastava um Porto mais normal. E o problema que se coloca é se o Porto normal, já nem digo o Porto do espírito de Dragão, será capaz de regressar. E tudo começa lá em cima, o campo é a última etapa.

    ResponderEliminar
  32. Eu nem gosto do quaresma e sou um dos que quer que ele saia este ano. Mas caramba, não pode valer tudo.
    Gostei da forma como as claques protestaram, principalmente a tarja do silêncio de Fernando pessoa mas tem de haver limites.. Insultar jogadores como quaresma e outros é passar das Marcas..

    ResponderEliminar
  33. Nao se admirem se logo o lima ou o jonas se sagrarem melhores marcadores, alias é de esperar um maritimo de perna aberta

    ResponderEliminar
  34. Anónimo Anónimo disse...
    Um adjunto portugues, muito experiente e conhecedor seria util na equipa tecnica de Lopetegui?
    ...............

    Creio seria bem importante.

    ResponderEliminar

  35. Vila Pouca,

    mas olhe que pode começar por baixo também. Se os jogadores imitarem a vontade do treinador, é como o Código Postal, meio caminho andado...

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  36. Saturday, July 18: FC Porto vs. Paris Saint-Germain F.C. – BMO Field; Toronto, Canada. 8:30 p.m. EST

    • Friday, July 24: ACF Fiorentina vs. FC Porto – Rentschler Field; Hartford, Connecticut. 8 p.m. EST

    • Sunday, July 26: FC Porto vs. New York Red Bulls – Red Bull Arena; Harrison, New Jersey. 7:30 p.m. EST

    • Tuesday, July 28: Club América vs. FC Porto – Estadio Azteca; Mexico City, Mexico. 10 p.m. EST

    O Porto era a única equipa que iria jogar no Mexico, nas seguintes condições:
    Dia 26 tinha um jogo em Nova York , depois tinha de fazer 5000km, para jogar dois dias depois a 2400metros acima do nível do mar ( pesquisa google: "It takes about a week to acclimatize to high altitude, getting over any initial illness/shock." ) ,sem falar na poluição .

    Também era a única equipa que não jogava com nenhum dos cabeças de cartaz Manchester United , Barcelona ou Chelsea .

    Era a mesma coisa que ser convidado para um banquete num palácio e depois ter de comer com os empregado e ainda ter ajudar a levantar a mesa do banquete.

    O comunicado do agendamento dos jogos saiu no dia 29 de Abril após o qual o Porto deve ter tentado fazer alterações que a organização não aceitou (este período de negociação não deveu ser superior a 3 semanas).
    Acho que bem vistas as coisas foi uma boa decisão da direção.

    Sempre Anonimo.

    ResponderEliminar
  37. Quanto ao que alguém falou acerca dos números de socio, o meu ainda não sei mas o do meu filho baixou cerca de 20 mil...
    Passou da casa dos 108 mil para os 88 mil

    ResponderEliminar
  38. " E tudo começa lá em cima, o campo é a última etapa."

    Nem mais, caro DVP.

    Pedro

    ResponderEliminar
  39. Sempre anónimo, sim senhor, muito didáctico e esclarecedor, mas como diz alguma coisa... Se o F.C.Porto no dia 29 de Abril quando foi tornado público o calendário dos jogos - até fiz referência aqui no blog -, não concordava com a ida ao México, não jogar contra os melhores, etc., devia ter reclamado e dado conhecimento público. Agora, não dizer nada, permitir tudo que já sabemos e já referi, repito, não é porque os rascordes ou afins, dizem o que querem que fico incomodado, é porque não estava habituado a ver estas coisas no F.C.Porto.

    ResponderEliminar
  40. Este jogo tinha como interesse único ver quantos golos marcava o Jackson para poder ser líder dos marcadores.
    E o que aconteceu? Se havia alguma estratégia nesse sentido, ela foi demasiado confusa e os intervenientes não sabiam bem qual o seu papel.
    Jackson recuou e deambulou demasiadas vezes, pois devia estar sempre próximo da área e esperar que lhe fizessem chegar as bolas em condições.
    Lembremo-nos de outros tempos em que o Drulovic e o Capucho punham a bola na cabeça do Jardel e este só tinha que facturar. E que bem que ele facturava!!!
    O famoso chuveirinho com os mais altos lá à frente à espera de poder fazer um milagre parece ter saído de algumas cartilhas especializadas. Goste-se ou não, a verdade é que o milagre muitas vezes acontece.

    ResponderEliminar
  41. Caro DVP,

    Tem toda a razão: o FC Porto, se quis "jogar" com os organizadores do torneio, jogou mal... Agora, obviamente que acautelou a condição física da equipa, mas à custa dos danos no prestígio e na imagem perante os adeptos...
    Ou seja, e com muita mágoa o sou forçado a reconhecer, mais uma vez, gestão menos competente...
    Enfim, é seguir em frente... Já passámos por pior...
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  42. Algo de podre vai no reino da... SAD!
    Sempre fui um "pintista" incondicional. Mas também sempre fui um daqueles que quando o FC PORTO perde o principal responsável é... Pinto da Costa! E sem querer ser malicioso, desde que o museu foi inaugurado, PC passa lá a sua maior parte do tempo. Bem sei que a idade faz-nos viver de recordações e nostálgias. Mas tenho receio que tanto tempo passado no Museu, não transforme PC numa peça do mesmo!

    ResponderEliminar

  43. .

    Para já e até novos dados interpreto assim a coisa:

    O FCP foi convidado para um Torneio nas Américas. Aceitou. Tudo normal.

    O FCP quando soube o sorteio colocou entraves, fez exigências, não concordou.

    A Organização para se prevenir convidou um clube Suplente, pôs logo um Substituto de prevenção..

    O Record / CM tem Fontes internas e fidedignas nesse tal clube Substituto, fontes que logo se apressaram a dar com a língua nos dentes.

    O Record / CM para aproveitar a Caixa em exclusivo tratou logo de se antecipar à concorrência.. e fez uma Capa provocatória para dar milho aos pardais.. estes logo engoliram sôfregos como é seu costume.

    O FCP apanhado a meio do processo, tipo com as calças na mão teve que vir dizer que foi ele que desistiu..

    Para já é assim que interpreto o tema.

    Moral da estória... um simples Torneio de Verão que não valia nada de nada, de um momento para o outro até dá a impressão que vão disputar o Campeonato do Mundo de Clubes.

    Engraçado é que parece que para inaugurar um Estádio novo no México não os querem lá, porque os acham fracos de mais!!

    Mas DISSO no Record não fizeram CAPA!!.. pois não, porque estavam sujeitos a levar nas trombas e a perder a tal exclusividade das tais fontes que brotam as noticias do interior desse tal clube que no dia anterior até ia estagiar na Inglaterra nas instalações da Federação Inglesa de futebol!!

    Só que mudaram de ideias de um dia pra o outro!!!

    MPV Pinto

    ResponderEliminar
  44. Vila Pouca

    É precisamente isso. Não era preciso nada de especial... Estou convencido que aprendemos muito este ano, para não voltarmos a cometer erros. Acho que não vale a pena lutar contra o andor, ele estará sempre bem vivo e nunca conseguiremos acabar com isso. Para mim, é apostar na superioridade total para quem nem o andor tenha forças para mais!

    As minhas precupações?
    - a sempre difícil rotação de jogadores titularíssimos por jogadores novos. É sempre uma incógnita, e devemos ter Danilo, Jackson e Oliver a sair, potencialmente Casemiro e eventualmente Alex. É muita gente boa ao mesmo tempo.

    - o aparente extremar de posições entre adeptos, e entre adeptos e clube. Não ganhamos nada com isso. Cada um tem de fazer a sua parte para voltarmos a ser a família do costume. Começando por cima, acabando por baixo. Todos a fazer o que têm de fazer. Todos!

    ResponderEliminar
  45. Vila Pouca,

    No post de ontem, eu próprio questionei a nula utilização de Aboubakar desde 18 de Abril, desde o jogo com a Académica. Hoje, O Jogo escreve que o FC Porto após Aboubakar ter feito o 20º jogo oficial pelo FC Porto, implicará a compra de 10% a 20% do passe de Aboubakar. Ontem, já nada se decidia e Aboubakar fez finalmente 10 minutos, e tivemos neste longo interregno do Africano algumas partidas em que poderia ser precioso, por exemplo nos 20 finais na Luz. Não criei, nem pretendo criar qualquer teoria conspirativa, apenas cruzei informação- o factual (ausencia de Aboubakar nos ultimos 5 jogos consecutivos),e aquilo que a Imprensa escrita referia, a tal clausula do 20º jogo, e a obrigatoriedade de compra de uma tranche do passe ao Lorient!

    Noutro contexto, o estatístico, se tudo e todos revelamos um enorme descontentamento, não estamos habituados a perder, observando Campeonatos com 34 Jornadas (cuja vitória valia 3 pontos), este que terminou foi o 12º Campeonato, e o FC Porto de Lopetegui, apesar da perda de alguns pontos inusitados, está entre os melhores, por exemplo, fizemos 82 pontos, tal como o Porto Campeão Europeu de Mourinho versao 2004.

    Recordo, melhores registos pontuais, com 34 Jornadas :

    1º 03/04 86 Pontos Tr Mourinho!
    2º 96/97 85 Pontos Tr A Oliveira!
    3º 95/96 84 Pontos Tr Robson!
    4º 03/04 82 Pontos Tr Mourinho!
    5º 14/15 82 Pontos Tr Lopetegui!
    6º 98/99 79 Pontos Tr F Santos!
    7º 05/06 79 Pontos Tr Adriaanse!
    8º 97/98 77 Pontos Tr A Oliveira!

    Recordo que o Porto de Lopetegui, fez melhor que muitos Portos Campeões, foi em ex aequo com o Porto de Jesualdo versão 2007/08 (13 golos sofridos em 30 jornadas), a melhor defesa dos ultimos 20 anos.

    Falhamos na T Portugal, mas não fomos goleados em Coimbra com V Pereira nessa prova?

    Na Champions, fizemos o que já não faziamos desde 2009, atingimos os Quartos-Final!

    Não, não é este um discurso "paternalista" ou de tolerancia, mas sobretudo, fizemos coisas boas nesta época, como por exemplo confirma o registo pontual, com a melhor pontuação da 2ª volta do Campeonato, mesmo com jogos intensos Champions. Mas isso não apaga por exemplo o Restelo ou a Choupana!

    Finalmente, repito e recordo que o Benfica no 1ª terço&1ª volta, com uma "manta de retalhos" (muitas ausencias 8/9 da temporada anterior), com Champions, jogavam mal, e ganhavam pior, porém, em 17 Jornadas penosas apenas perderam 5 pontos no Campeonato. Nesta 2ª volta, num processo com rotinas, sem Champions e T Portugal, perderam 12 pontos, em 16 Jornadas (mais do dobro dos pontos perdidos na 1ª volta em que ganhavam por ex. ao ultimo Gil na Luz, de forma sofrida e com golo irregular, isto entre outros jogos) O factual não engana, e não apaga o que foi a 1ª volta da VERGOINHA, deste Campeonato APAF, todavia não escondo, que em muitos jogos pusemo-nos a jeito. Mas sobretudo, a imagem que fica do benfica é esta 2ª volta com bons jogos, e muita Imprensa escrita/falada omite a VERGONHOSA 1º volta de "amparo" declarado ...

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  46. O comunicado do agendamento dos jogos saiu no dia 29 de Abril após o qual o Porto deve ter tentado fazer alterações que a organização não aceitou (este período de negociação não deveu ser superior a 3 semanas).
    Acho que bem vistas as coisas foi uma boa decisão da direção.

    Sempre Anonimo.
    :::::::::::::

    Claro muitas vezes em Torneios desta envergadura o AGENDAMENTO,salvo erro, é em momento posterior.

    E o FCP, provavelmente discordou do mesmo,quando lho comunicaram. .

    TODA A GENTE FALA SEM SABER.

    É como o caso do ABOUBAKAR, os filmes que alguns adeptos (?) arranjaram!!!

    O momento é de BATER,BATER ....

    ResponderEliminar
  47. Estou completamente de acordo com o Vila Pouca na questão da International Cup, é nestas pequenas questões que se nota que o nosso o Porto está diferente e para pior, dantes nada nos escapava.. não davamos margem para gozos.
    Já sabemos que ao nosso minimo deslize temos os abutres todos em cima de nós, rascords, bolhas, rtps desinformações, tvis e sics avermelhadas, etc...

    O Porto não pode deixar isto acontecer, deviamos ter vindo logo explicar o porque de termos saltado fora da competição! Porque raio eu tive de saber pelo rascord que já não iamos participar e logo daquela forma? Eu não me deixo levar pelas cantigas deles, alguma coisa tinha de cheirar mal, esperei pela justificação do clube para ter a certeza... outros preferem despejar as suas frustações sem se informarem, esse tipo de gente vai existir sempre (tal como os abutres) portanto um clube professional como o nosso não pode deixar espaço para coisas destas acontecerem...

    O nosso colega 'Magro vai ao ataque' focou um ponto importantissimo, o não querermos jogar feio... foi o nosso calcanhar de aquiles em muitos jogos. Sempre a tentar impor o nosso jogo, mesmo sabendo que não entrava de forma alguma. Na luz o que me meteu mais confusão era precisarmos da vitória, o jogo em descontos e continuavamos a querer construir jogo desde a defesa, quando tinhamos de ir com tudo. Lopetegui tem de mudar isso para a proxima época, já fez alguns ajustes mas não chega.

    Outra questão importante, é que a CS já conseguiu o que queria, Lopetegui está com pouca margem de manobra, de certa forma pode ter o inicio de proxima época condicionado, a margem para erro é muito pouca. À primeira contrariedade vão cair em força todos os abutres e todos os portistas que fervem em pouca água em cima do treinador.

    Se continuarmos em silencio como este ano vejo as coisas complicadas, temos de mudar e rápido, espero que o nosso presidente consiga de certa forma alterar as coisas e termos um Porto diferente, um Porto à antiga, sempre de arma em punho contra a corja vermelha e o centralismo nojento.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  48. Vila :

    Aquilo , ontem ,
    não foi jogo não foi nada !


    Abraço

    ResponderEliminar
  49. O cancelamento da participação no Torneio de Verão foi uma má notícia, sobretudo para os emigrantes que se preparavam para ver o seu clube ao vivo, uma oportunidade única.
    Mas eu vejo aqui dois aspectos:
    1. O cancelamento em si. Eu penso que, a ser pelas razões apresentadas, foi correcto. Todos nos lembramos das megadigressões do Real Madrid ao Extremo Oriente em que, no afã de vender T-Shirts e evangelizar a marca Real Madrid, num cliente muito pouco profissional se punha em causa o desenrolar da época. Jogar num campo a mais de 2000 mts de altitude numa fase crítica da preparação da época seria um erro. Falta agora saber se o FCP tinha sido informado deste facto antes de ter confirmado a participação. Isso, ainda não foi dado a conhecer (será alguma vez?).
    2. O que rodeia o cancelamento. Bom, aí já é o circo do costume. Peguem numa vitória no Torneio do Guadiana, multipliquem por 100, com a ajuda dos pantomineiros do costume, e isso é o resultado desta trapalhada da direção. Pegando no que disse no ponto 1, ainda não sabemos se houve alterações por parte da organização e o FCP (naturalmente e BEM) recuou ou se houve incúria por parte de alguém responsável da direcção. Se for este último caso, rua com ele, pois seria duma incompetência atroz.

    Há ainda outra possibilidade: o FCP estar ciente que a participação prejudicaria a pré-época mas tentar um equilíbrio entre a parte desportiva e a monetária. Com a perda do campeonato, no entanto, a preparação da próxima época assumir uma importância demasiado grande para andarmos a brincar aos torneios.
    Ou seja, a perda do campeonato e a importância que o próximo assume, poderia ter despoletado uma mudança na decisão de participar.

    Estes são os meus 2 cents...

    ResponderEliminar
  50. Só mais uma achega ao International Champions Cup, pelos visto deixou de ser um torneio como nos anos anteriores. Não existe competição em que se apuram as melhores equipas para disputarem um jogo final.
    Passou a ser um conjunto de jogos amigáveis, arranjados segundo criterios comerciais.
    Por exemplo o Porto iria jogar no Canada e Toronto quem tem muitos emigrantes portugueses.
    A Fiorentina joga em Nova York e Connecticut (que numa pesquisa no google fiquei a saber que é o estado com mais emigrantes italianos).
    O International Champions Cup nem é um torneio nem os jogos são sorteados é apenas uma empreitada comercial do futebol moderno.

    Já perdi muito tempo com este assunto....

    Sempre Anonimo

    ResponderEliminar
  51. People tenhamos todos calma, há comentários exagerados, outros com todo o sentido e ainda outros com comicidade, no entanto penso que com a nova época as coisas melhorarão, temos de acreditar e lembrarmo-nos que nem tudo é o que parece. O facto do técnico continuar prova que, apesar de tudo, na SAD, houve bom senso, depois é claro, uns concordam com uma estratégia outros não ( seja lá qual for o assunto, desde a viagem que não se vai realizar, ao Aboubakar, passando pelo protesto das claques ) isso acontece porque nada ganhamos, mas as pessoas que mandam ainda são as mesmas que há pouco tempo nos proporcionaram vitórias. Também tenho as minhas ideias e não quero arvorar-me em conciliador, mas aproxima-se uma nova época e com ela as nossas esperanças também se devem renovar. Acreditemos! ( Como amanhã vou á missa estou a fazer um treino mental de que tudo pode ser bom! )

    ResponderEliminar
  52. Todos os portistas estão chateados, parece que estamos a ver algo acontecer,o clube afogar se, mas impotentes não podemos fazer nada para ajudar. Senhor Vila Pouca terminada a época acha que a política de jogadores emprestados foi boa ideia? Pessoalmente acho que não. Há uma situação que nós portistas sempre receamos, que o nosso presidente não seja capaz de desempenhar as suas funções, aliás já há quem tivesse abordado que o nosso grande presidente estivesse cansado, só tenho algo a dizer, se realmente estiver cansado e não estiver na posse de todas as suas faculdades que tenha o discernimento necessário para se retirar antes que seja empurrado por alguém. Há uma coisa que ele deve saber melhor que ninguém e tendo em conta os sucessos que trouxe ao clube, sair enquanto se está a ganhar não é o mesmo que desistir.

    ResponderEliminar
  53. Faço uma rectificação ao meu comentário anterior, relativamente a Campeonatos com 34 Jornadas e com a vitória a valer 3 pontos :

    Recordo, melhores registos pontuais, com 34 Jornadas :

    1º 02/03 86 Pontos Tr Mourinho!
    2º 96/97 85 Pontos Tr A Oliveira!
    3º 95/96 84 Pontos Tr Robson!
    4º 03/04 82 Pontos Tr Mourinho!
    5º 14/15 82 Pontos Tr Lopetegui!
    6º 98/99 79 Pontos Tr F Santos!
    7º 05/06 79 Pontos Tr Adriaanse!
    8º 97/98 77 Pontos Tr A Oliveira!

    No meu comenário anterior, o 1º Porto erradamente digitei o de 03/04 de Mourinho, mas foi sim o anterior que fez um "triplete" em 2002/03. A versão Mourinho 2003/04 Campeão Europeu e Campeão Nacional, fez os mesmos 82 Pontos que este Porto de Lopetegui!

    Fica a rectificação, e o meu pedido de desculpas pelo meu erro involuntario de digitação!

    PT

    ResponderEliminar
  54. A questão dos empréstimos já foi mais que debatida, o único que não temos opção é o Óliver. Casemiro veio emprestado, pode ser acusado de tudo, menos de dar ao litro.

    ResponderEliminar
  55. Sobre a próxima época, eu quero:
    1) um PREPARADOR FÍSICO igual ao dos sevilhas, dnipros, basiléias e tantos outros da 2ª divisão européia que jogam na liga europa, e que correm o jogo todo em altíssima velocidade e intensidade. Se essas equipes de muito menor dimensão e com menor orçamento conseguem ter preparadores físicos que os fazem voar em campo, por que raios não ir buscá-los???

    2) Também serve um preparador físico de qualquer um dos times alemães da bundesliga.

    3) Também serve um preparador físico da liga inglesa.

    Resumindo: eu queria ver o Porto jogar 80% da próxima época como jogou nos jogos com o Basiléia.

    Esta época que passou o que vimos em 80% dos jogos foi falta de intensidade, de velocidade, de tesão, onde a lentidão e o tiki-taka inútil faziam 60 a 70% de posse de bola que foram completamente inúteis...

    Pra próxima época, é isso que eu quero...esta que passou já não vale a pena chorar...

    ResponderEliminar
  56. Manny Castro Florida .23 de maio de 2015 às 18:07

    O Porto continua a estar comfrimado para jogar nos states segundo a organizacao do torneio; e mais nao digo.

    ResponderEliminar
  57. E eu quero um FCP com um meio campo acertivo, dominador e consistente e que não dependa só dos rasgos individuais de Brahimi e Tello e dos golos de Jackson.

    ResponderEliminar
  58. Gostaria que alguém me dissipasse umas dúvidas. Oiço na c.s. que JJ é o primeiro treinador português a ganhar um bi-campeonato. Então o Vitor Pereira e o António Oliveira e outros não ganharam 2 campeonatos seguidos e também são bi-campeões?

    ResponderEliminar
  59. Zé da Póvoa, deve ser o 1º treinador português a conseguir um bicampeonato, no Benfica. Só pode. Pedroto, Artur Jorge, Jesualdo também foram bicampeões no F.C.Porto.

    ResponderEliminar