sexta-feira, 14 de agosto de 2015

F.C.Porto - Vitória S.C. Entrar com os dois pés


Julen Lopetegui na antevisão do jogo de amanhã disse que o F.C.Porto perdeu vários jogadores titulares da época passada e é preciso ter isso em conta. Não é um discurso pouco ousado, procurar desculpas, é a constatação de uma realidade, colocar as coisas no devido lugar, travar excessos que na época passada foram perniciosos. Ouvindo e lendo alguns pseudo-entendidos, agora como há um ano, parece que nem é preciso jogar: o título vão ser favas contadas para o F.C.Porto. Para mim é claro e não tenho dúvidas: se por um lado Lopetegui sabe e diz que saíram jogadores titulares, por outro sabe também que recebeu jogadores de qualidade reconhecida, alguns com grande experiência e daqueles que precisam de muito pouco para se integrarem, entrarem logo na equipa. Como sabe que os portistas esclarecidos não esperam logo de início grandes recitais, show de bola, mas esperam um Porto com atitude, competente e com capacidade para fazer valer a sua maior qualidade individual e colectiva, já amanhã, frente a um adversário que também teve os seus problemas e saídas importantes. E ao treinador do F.C.Porto também não lhe passa ao lado que a sua equipa não pode defraudar o entusiasmo de uma massa adepta que mais uma vez esgotou o Dragão. Assim como o Mister já percebeu que no F.C.Porto podemos não ganhar, mas ninguém pode sair do estádio com a sensação que não se fez tudo para ganhar. Como também sabe que no F.C.Porto a exigência é grande, a pressão também, não há tempo para ter tempo. Por isso eu digo que não chega entrar com o pé direito, é preciso entrar com os dois pés. Isto significa entrar forte, marcar superioridade, justificar favoritismo, ganhar. É preciso e desde já, um Porto ambicioso, que deixe sinais de esperança e não de desconfiança. Mas também é necessário portistas empenhados e não emprenhados pelo que lêem e ouvem.

Nota final:
No início de mais uma época que todos desejamos seja de sucesso, todos os que vierem por bem serão bem-vindos. E vir por bem não é só dizer sim, é também dizer não, mas com respeito, objectividade e espírito construtivo.

O árbitro é Fábio Veríssimo, auxiliado por Paulo Soares e Pedro Felisberto.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Casillas e Helton;
Defesas, Maxi Pereira, Maicon, Marcano, Martins Indi, Alex Sandro;
Médios, Rúben Neves, Danilo, Imbula, Herrera, André André e Evandro;
Avançados, Tello, Varela, Aboubakar, Osvaldo, Brahimi, Hernâni e Bueno.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Maicon, Marcano e Alex Sandro, Rúben ou Danilo, Imbula, André André ou Herrera, Varela, Aboubakar e Tello.

O FC Porto nas últimas 10 temporadas regista em jormada de estreia 8 vitórias e apenas 2 empates, ambos a Norte, em 2008/09 em P Ferreira e em 2012/13 em Barcelos!

Em Setembro de 1974, Gomes fez estreia na 1ª Jornada e 1ª equipa do FC Porto como titular com 17 anos e 9 meses, num FC Porto 2 - CUF 1 e logo com um bis do então jovem Gomes, ainda junior dos Dragões, e foi então o melhor marcador do FC Porto com 14 golos apontados nessa temporada de estreia.
 
Ruben com 17 anos e 5 meses (o mais jovem de sempre), tal como Gomes, foi titular e marcou também em Jornada de estreia, na temporada passada (com o Marítimo), e superou aquele record de Gomes.
 
Aimoré Moreira, e Lopetegui foram os Treinadores estrangeiros que lançaram precocemente o então jovem Gomes, e o jovem "veterano" Ruben, em jormadas inaugurais, e com golos de ambos em estreia!

15 comentários:

  1. Infelizmente nao vou puder ver o jogo no estádio,mas espero um jogo bem melhor do que o da apresentação que vi ao vivo e me desiludiu.
    Continuo a achar que e obrigatório um playmaker nesta equipa,alguém que pegue no jogo,um abre latas.
    Será que bem enquadrado o quintero ainda não vira a ser readmitido na equipa?com um imbula um Danilo e um ruben neves renderia muito porque qualidade esta la.
    Uma coisa eu espero sinceramente e que não pratique aquele futebol pastoso,enfadonho,lento e previsível...que faça troca de bola em progressão e de forma rápida!trocar de bola para trás e para os lados no meio campo defensivo não nos leva a lado nenhum.
    Força porto e que comece um novo ciclo vencedor os portistas merecem

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    Este ano temos que entrar forte no campeonato, marcar a nossa posição logo de início, pôr Sporting e Benfica em sentido.
    Em relação ao patrocinador, nada transparece cá para fora, será que vamos estar um ano sem patrocinador nas camisolas, ainda por cima num ano em que vamos directamente à fase de grupos da Champions?
    Cumprimentos,
    André Carvalho

    ResponderEliminar
  3. Vila Pouca,

    Também acredito nesse onze, e tenho também essas duas duvidas, Ruben ou Danilo na posição 6, e André ou Herrera a disputar outra vaga no trio do miolo!

    Hoje o Evangelista Treinador do VSC, falou nas ausencias do Otavio e Licá, mas o Tóze (nao referiu a ausencia deste), com passe partilhado poderá jogar pelo VSC? isto tendo em conta as alterações que surgiram e bem sobre Atletas emprestados e passes partilhados!

    Noutro contexto, o Pedro Marques Lopes do Recheio Cash & Carry, anda a ler este blog. Porquê? Esta semana o amigo Lamachã, e eu próprio fizemos alusão à nomeação do "promissor" Tiago Martins para a Luz, no meu comentário, recordei o inerravel Oriental FC Porto B, com as 3 expulsões feitas pelo "justiceiro" Tiago, todas para o lado dos jovens do Porto B. O PML, apenas omitiu a estreia do "promissor" Internacional Tiago no Dragão, num FC Porto Académica na Lucilio Cup, uma GP do tamanho de um comboio cometida sobre o Martinez, e pasme-se, o Internacional Tiago mostrou um amarelo a Jackson, quando este foi vitima de uma GP, já disse ao que vinha!

    1 Abraço,

    PT

    P.S. Sobre nomeações, o Cardeal Cerejeira Pereira criou um Grupo A, o que é isso? Para além dos Internacionais, há arbitros que ficaram nos 10 primeiros lugares classificativos, serão nomeados para partidas complicadas. Isto é, num Braga Benfica, o Paixão, o Mota, ou o benfiquista Ferreira de Fafe (o "Heroi dos Conegos") podem ser nomeados para jogos de grau de dificuldade elevada. Se observarmos os 10 primeiros arbitros em Portugal, na tal classificação dos "tais" observadores, vislumbramos, o Capela 4º, Mota 5º, Paixão 6º, e o Ferreira de Fafe o 7º melhor árbitro em Portugal, depois, surgem os jovens Tiago e Verissimo, cada qual com 1/2 jogos apitados na I Liga na temporada passada. Esta temporada, com a classificação anterior, e o famigerado Grupo A, teremos nomeações "pornograficas" com cerca de 4/5 arbitros declaradamente benfiquistas!

    ResponderEliminar
  4. Só quem não jogou futebol ou por má fé não dá razão a Lopetegui a quem acusam de estar a defender-se, como PML. Pessoalmente entendo que Lopetegui quer refrear as expectativas exageradas, tentando ganhar, entretanto, tempo para a necessária sincronização colectiva, principalmente do meio para a frente, claro que a experiencia, qualidade e o conhecimento do nosso campeonato por parte de alguns dos jogadores contratados irão, estou certo, encurtar a obrigatoria adaptação mas, mesmo assim, terá de haver algum tempo que, espero, seja ultrapassado com vitórias. Amanhã começa o vício......

    ResponderEliminar
  5. Muito bom o artigo do Pedro Marques Lopes.
    Votos de continuação do excelente trabalho que faz aqui no seu blog e que nunca os dedos lhe doam.
    Cumprimentos :)

    ResponderEliminar
  6. Eu estou convicto de que o FC do Porto vale este ano mais do que valia no início da época passada. Isto, verdadeiramente, quer dizer que está agora mais forte para enfrentar os desafios que se lhe vão por, sendo que o de vencer o campeonato não sendo o mais fácil terá que ser a primeira prioridade e o que não poderá deixar de vencer.
    Para mim é claro que Julen Lopetegui é hoje melhor treinador do que era quando chegou. Nota-se que domina com à vontade o panorama do futebol português, nas suas várias facetas, conhece melhor as pessoas e o que elas defendem, enfim, as pequenas grandes coisas que constituem a especificidade do futebolzinho cá do portugalzinho e os pajens da corte e os seus trovadores. Quanto ao plantel, caso seja a atual a constituição definitiva, é mais homogéneo e valioso do que era.Porquê? Porque na defesa Maicon e Marcano entende-se muito bem. Maxililiano tem virtudes que Danilo ainda na sublimou. Casillas, não sendo imbatível da garantias.Para o miolo direi que é um consolo ter Héctor Herrera, Rúbem Neves, André André, Danilo, Imbula, Sérgio Oliveira. Na frente, não estará Jackson Martínez, ponto final! Há Aboubakar, que há de aperfeiçoar o remate espontâneo e ser mais lesto no domínio da bola a preparara a pontapé, mas que se cuide porque Osvaldo não veio porque o Porto "é o melhor destino de férias do mundo". Até pode ser que algumas vezes joguem em parelha os dois ou com Bueno. Varela, pode vir a ser sacrificado como detentor do lugar quando Tello atingir a forma ideal ou mesmo Hernâni explodir, com se espera. E há Quintero, cuja situação pode sofrer alteração. Tudo somado, o resultado final dá garantias.

    Quanto ao jogo de amanhã a vitória é o resultado normal e previsível. Mas conviria que a equipa desse uma demonstração clara de superioridade, com futebol rápido, ofensivo e com mais jogadores a tentar o remate, pois prevejo que esta equipa não terá este ano o maior goleador do campeonato, mas será aquela que mais marcadores de golos da prova terá.

    DRAGÃO, SEMPRE!



    ResponderEliminar
  7. É só para dizer que um dos bandeirinhas nada tem a ver comigo e nem sequer conheço o homem! Portanto se o gajo meter nojo insultem-no como Pedro e não como Felisberto.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Há que resolver definitivamente o problema da equipa... a ligação ao ataque.
    Acredito que se tem trabalhado para isso, espero que haja um maior aproveitamento das bolas paradas e uma melhoria substancial na qualidade de passe.
    De resto, há que entrar com confiança, humildade e ... paciência...sobretudo por parte dos adeptos.
    E vamos a eles, antes que venham até nós...
    Força Porto.

    ResponderEliminar
  9. Confiante num bom resultado, embora ansioso, estou com fé que o começo desta época seja à medida de nossos anseios.
    Abraço
    Armando Pinto
    http://memoriaporto.blogspot.pt/2015/08/chuva-e-constelacao-de-estrelas-galeria.html

    ResponderEliminar
  10. Ainda a respeito do Quintero, não compreendi esta notícia do Jogo sobre a saída do Opare (http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=4727803), onde se fala em cinco excedentários e não se menciona aquele colombiano...

    Será sinal, conjugado com as suas declarações, de que o Quintero estará a recusar uma saída do Porto?

    Cumps

    Pedro Silva



    ResponderEliminar
  11. Que comece a nova época!
    Será certamente longa e nada facilitada. Contudo, se todos tiverem aquela vontade de ganhar e ficar na história no final só podemos sorrir.

    Relativamente à antevisão de Lopetegui, não gostei. Queria ouvir um treinador mais convicto e a passar uma mensagem de força e querer. Dizer que perdemos muitos jogadores e que temos uma nova equipa só mostrou (ainda que possa não ser o que vai na cabeça do mister) um discurso desculpabilizador para aquilo que posso correr menos bem. Temos uma equipa muito competente e cheia de qualidade, não havia necessidade em bater tanto nessa tecla.

    Abraço Azul e Branco,
    Muralha Azul

    ResponderEliminar
  12. Independentemente de terem saído vários jogadores, outros entraram para fazer um grande plantel, a grande equipa, essa, já é um trabalho de treinador. Espero este ano não ficar desiludido, e, confio na equipa técnica e na administração da SAD para este ano ser o ano do Dragão.

    Amanhã numa casa cheia, só passa pela cabeça da família portista uma vitoria, somos melhores e temos outros compromissos que o adversário não tem, mas, para isso, temos que demonstrar no relvado que somos superiores.
    Lá estarei a dar o meu apoio porque agora é a doer.

    Costa do Castelo.

    ResponderEliminar
  13. Lopetegui não se referiu às dificuldades que, como é óbvio, a reconstituição de qualquer equipa acarreta. Isso seria normal e aceitável. Uma coisa distinta e inconveniente é dizer que perdeu mais titulares do que os rivais. Mais grave é dizer que o Guimarães vale mais do que mostrou. Como é que sabe? Como treinador do FCP tem a obrigação de saber que a sua equipa terá de valer muito mais do que mostrou até agora. Era disso que deveria ter falado em vez de desempenhar o papel de adivinho... Também já devia saber que a palavra ilusión se presta a especulações maldosas...

    ResponderEliminar
  14. O Lopetegui disse o que disse em resposta às perguntas que lhe fizeram. Não gosto da dramatização que se faz sempre à volta do que se diz nas conferências de imprensa. E conhecendo a nossa imprensa... Eu quero apoiar e acreditar que o homem sabe o que está a fazer, tendo em conta que já trabalha no FCP há mais de um ano. Bom jogo logo, é o que desejo, e os 3 pontos conquistados!

    ResponderEliminar
  15. Chegou o dia.
    Venham os três pontos!
    Força PORTO!

    ResponderEliminar