quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Apenas um minuto separou o bestial da besta


Sei que custa muito perder 2 pontos, 1 milhão de euros, a possibilidade de dar um passo quase decisivo para os oitavos, depois de ter feito o mais difícil, virar o resultado e no último minuto, para mais num lance que para além de duvidoso, não teve a abordagem correcta da defesa, guarda-redes incluído. Mas se sei isso tudo, compreendo a frustração e a desilusão, agora, só porque as coisas correram mal, quando já cantávamos vitória, devemos fazer uma análise totalmente negativa? Se o Dínamo não tem empatado já estava tudo bem? Não, o F.C.Porto não esteve inspirado na primeira-parte - mas não foi dominado, só esteve em risco de sofrer um golo já muito perto do intervalo -, melhorou muito na segunda e isso foi notório. E nem foi a saída de Hector Herrera para a entrada de Tello que teve influência na melhoria portista, o conjunto de Lopetegui já estava melhor, o espanhol não trouxe melhorias em relação ao mexicano - o mesmo não digo da entrada de Corona que deu a sensação que devia ter entrado mais cedo, embora fazer juízos a posteriori seja como fazer o totobola depois dos jogos efectuados. É fácil, depois do jogo, vir tecer todo o tipo de teorias, desde a equipa que entrou até a forma cautelosa como o F.C.Porto encarou os campeões ucranianos. Mas quem garante que se fosse outra a táctica e a estratégia, outros os escolhidos, o F.C.Porto sairia de Kiev com outro resultado? Então temos um jogo importantíssimo no próximo domingo contra um rival que jogou frente a um adversário mais fraco que o nosso - embora quem os lê e ouve, parece que o Dínamo é fraquinho, enquanto o Astana é poderosíssimo; ao contrário de nós, não teve de fazer duas longas viagens e jogou um dia antes; e não devíamos ter cautelas, gerir, procurar juntar ao útil ao agradável? Eu acho que sim, disse-o no post de antevisão, não é porque houve um minuto fatídico que Lopetegui passa de bestial a besta. Sou um portista exigente, mas realista e por isso sei o que é a Champions e toda sua envolvência. Sei que as equipas mais fracas muitas vezes se transcendem e acontecem grandes surpresas. Como se viu ontem em Zagreb e o teoricamente muito mais fraco Dínamo, venceu o multimilionário Arsenal.

Notas finais:
Com o editorial de Vítor Serpa, o conhecido pastel de Belém, no pensamento, digo o seguinte: alguns vendilhões do templo, sem pudor e vergonha na cara, tratam o campeão da Ucrânia como um qualquer Astana - comparem a forma como foi tratado o BATE Borisov que já conseguiu algumas grandes surpresas na Champions, com estes cazaques... - para eles o F.C.Porto tinha obrigação de chegar a Kiev de peito feito, reduzir o Dínamo à sua insignificância e vir de lá com uma vitória por números gordos. Sim, porque esse é que é o seu verdadeiro ADN do F.C.Porto. O seu grau de exigência é nojento, a uns pedem o máximo a outros branqueiam despudoradamente as mais cinzentas exibições. Mas e lamentavelmente, têm muitos seguidores. Não há em Portugal adeptos mais influenciáveis por uma comunicação social hóstil, como os adeptos do F.C.Porto.

A reabertura do mercado é só em Janeiro, mas Rúben Neves já anda a ser muito badalado. Estejam descansados, quando sair não será por 15 milhões, mesmo que sejam mesmo 15 e não 3,5.

Ontem um amigo meu, ex-árbitro e comentador de arbitragem, disse numa rádio que o árbitro tanto podia ter invalidado como validado o golo, que na UEFA quando o lance do segundo golo do Dínamo for analisado, vão concluir que o árbitro agiu bem. Hoje enviei-lhe esta foto que outro amigo colocou na minha página do facebook para ele analisar. Veremos a resposta. 

34 comentários:



  1. «
    Sou um portista exigente, mas realista e por isso sei o que é a Champions e toda sua envolvência. Sei que as equipas mais fracas muitas vezes se transcendem e acontecem grandes surpresas.
    »

    e convém (re)lembrar que o todo-poderoso Astana só foi derrotado na segunda parte, graças a um golpe de asa argentino. a primeira parte foi deprimente demais. tivéssemos jogador como eles, e o número de comentários depreciativos já seria o triplo. no mínimo.

    sincera e honestamente, este bota-abaixismo reinante nalguma blugosfera, mais dada a reflexões da treta, mas com «muito orgulho», começa a desgastar.
    (para além de que confere um arsenal simpático de argumentos para quem "muito gosta" de nós - os que se deleitam com o "dividir para reinar", de que é exemplo o pastel de belém e a comandita que gravita lá pelos lados da Travessa da Queimada)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III


    ResponderEliminar
  2. Claro que sim caro Vila Pouca, já deu bem para ver que quem come a palha que o lixo manda não sao só os de Marrocos... Há "portistas" que adoram e pedem bis... Que vergonha.. Tal como disse no tasco do senhos Vassalo só tenho pena de.não me poder dar ao trabalho de decorar o nome de todas essas bestas.. Desses estúpidos que constantemente procuram algo de menos bom para atacar...
    Já não dedicarei os títulos só aos paineleiros jornais e TVs do costume.. Este vou dedicar especialmente a estes ##%&***...

    Cumprimentos

    Pedro Santos.

    ResponderEliminar
  3. caro vila pouca,

    desculpe a sinceridade de um mero adepto, mas não concordo consigo.

    para umas coisas somos a equipa portuguesa de champions league, a equipa com mais presenças na prova e a única respeitada entre os maiores e a que mais conhece a competição. conseguimos isso a nosso custo é certo.

    se assim é temos de assumir esse papel e entrar em Kiev para ganhar, mas sem qualquer tipo de dúvida!

    se para umas coisas somos grande e bons (que somos), para outras também temos de o ser.


    ResponderEliminar
  4. Já cheguei a conclusão que lopetegui por muito que faça nunca vai ser um tipo adorado. .até mete nojo isto..se fosse o exterminador implacável já era o maior...O nosso treinador foi muito inteligente como abordou o jogo..e depois mexeu na equipa para ganhar quando estava ainda empatado..jogamos com um bloco compacto com jogadores que ainda tem pouca rotina de liga dos campeões. .tentamos ganhar o jogo nos 90 minutos não em 30min com uma estratégia de jogo muito bem pensada e que ninguém interessa dar valor..e facil falar no fim..Eu quando dei a minha equipa aqui deixei o layun no banco. .assim como o abombakar. ..E meto a viola ao saco porque 2 dos melhores jogadores..estamos bem vivos para o apuramento..em 1 lugar...

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, caríssimo Vila Pouca e amigos Portistas,

    Sou um espectador atento mas não tenho grande jeito para treinador, pelo que não vou questionar critérios de natureza táctica. O que eu posso observar é a atitude. Quanto a isso, vi uma equipa que, apesar de jogar junta há pouco tempo, revelou uma personalidade assinalável, com jogadores em muito forma e com uma longa margem para progredirem.

    Poderá ter havido alguma desconcentração no lance do segundo golo que sofremos, mas não tenho nenhuma dúvida que é ilegal, porque o jogador que estava em posição irregular interferiu na jogada, obstruindo Casillas e movendo-se, em vez de ficar estático.

    É óbvio que tudo foi facilitado por termos defrontado uma equipa modesta… Enfim. Siga a rusga.

    Abraço





    ResponderEliminar
  6. Também me considero um portista exigente, mas um bocado sonhador. Pode o FC PORTO estar a perder por 6 bolas a 5 minutos do fim que eu ainda acredito que se possa reverter a tendência (já contra o Bayern foi assim e Jackson quase que me dava razão).

    Daí a minha pertinência pelos treinadores. Confesso que faço parte do clube dos que pensam que pouquissimos treinadores tem estofo para treinar o FC PORTO! Confesso que embirro facilmente com os treinadores!!! Confesso que em primeira ou ultima analise, a culpa jamais é dos jogadores. É sempre do treinador! É o meu grau de exigência, a minha falsa realidade, o meu defeito, o meu lado negro do azul-e-branco!

    Mas também sei que todo e qualquer treinador teve, tem e terá todo o meu apoio incondicional na praça pública. Mesmo que seja um Quinito com Gomes e mais 10, a jogar com 2 autocarros em frente á baliza e depois dizer que empatamos por falta de sorte da hora de finalizar. Ou mesmo que seja um Ivic com Gomes finito e a jogar em pontapé pr'a frente pró Rui Barros e dizer que o futebol moderno é assim mesmo, não sendo precisos pontas-de-lança.

    Sei que nem sequer sou um treinador de bancada. Olho o jogo e estou-me borrifando para o 4-3-3; 4-4-2, losango, triangulo ou vertice invertido mais as transições ofensivas, a posse de bola e a pressão alta!
    Para mim ou estão a jogar bem ou a jogar mal!

    Talvez por isso veja em Lopetegui um condutor com um bruto Mercedes, mas com o pé sempre no travão.
    Mas também conheço muito condutor que com o pé sempre no travão, devagar, devagarinho, cagado ou cagadinho, lá se vai desenrascando no meio do trânsito, ao contrário de muito ás do volante que na primeira curva se estampa!

    Um exemplo? Van Gaal! Para mim em conjunto com Arséne Wenger, são os dois maiores fiascos que o futebol já produziu como treinadores cheios de fama, glória, mas pouco proveito!
    Peço desculpa mas sou assim. O meu portismo é assim. Ou como diria Márcio Bittencourt, treinador brasileiro (acho que foi ele que disse): todo o treinador é bom desde que não atrapalhe...

    P.S. Quando me refiro a Lopetegui, o nosso treinador, refiro-me sempre ás suas características profissionais. Jamais em tempo algum me refiro á sua personalidade. Jamais me refiro ao "homem". É sempre ao "treinador". Aliás, gostaria que Lopetegui fosse tão "treinador" como é de "homem"!!!

    ResponderEliminar
  7. É de facto nojento, mais do que ver a tradicional nacional propaganda pró carnide e anti Porto, ver que muitos mas muitos dos nossos comem com as palas nos olhos a palha que lhes dão e pior depois vão para os jogos assobiar o nosso clube.

    Como costumo dizer é o espelho do que se tornou o nosso país.

    Em relação ao jogo acho que Herrera apesar de acreditar que ainda nos vai valer muitos ME, não está neste momento enquadrado dentro da forma de jogar do FCP. Em jogos fechados a meio campo ele não funciona, ou não está a funcionar neste momento.

    Não nos podemos esquecer que jogamos com 3 portugueses no nosso meio-campo na Champions, agora já não falam da armada espanhola? Cambada de hipócritas

    Abraço e bem haja Vila Pouca

    Filipe b

    ResponderEliminar
  8. Caros amigos, na Edição 2012/13, empatamos a zero com este Kiev na Jornada 4, e com 3 vitórias (PSG, D Kiev, ambas no Dragão, e uma vitória em Zagreb), e com esse empate em Kiev o FC Porto juntava então 10 pontos, e carimbava nessa Jornada à fase seguinte da Champions, mas empatamos na mesma!

    Isto é, aquele empate em Novembro de 2012, teve outro sabor porque valeu a passagem à fase seguinte, e ontem esse mesmo empate teve um sabor amargo pelo golo inusitado na parte final. O que pretendo relevar? Simples, o mesmo Estádio, o mm País, o mm adversário, o mm empate (0-0 e ontem 2-2) e opiniões tão contraditórias, e frente a um adversário da Classe média da Europa? Custou-me aquele golo naquele momento, e o que teria custado aos "Ukras" naquele mesmo Estadio, algures em Nov/2008, sofrerem um golo do Lucho aos 90 minutos? Sim, o FC Porto venceu o jogo por 2-1, com esse golo o FC Porto ficou com via aberta para os Oitavos, e o D Kiev foi eliminado ao minuto 90, ou já se esqueceram que já ganhamos um Campeonato aos 92 minutos?

    Meus amigos, é Futebol, e Domingo há mais, e aquele golo de Kiev, não pode, nem deve influenciar o rendimento da Equipa, nem dos sócios/adeptos, Domingo é para ganhar nem que seja aos "trambolhões"!

    Bom, e se falarmos em Aboubakar para alimentarmos a Alma? Sim, sem desprezar a qualidade superlativa de Martinez, Atletas diferentes, golos distintos, mas arrisco-me a afirmar que o Aboubakar será mais eficaz, ira garantir provavelmente mais golos versus JM, pese embora o perfume tecnico de Martinez que é inquestionável, hoje, já nem recordamos a ausencia de JM, esse é o melhor elogio que se pode fazer a Aboubakar. Observo as ultimas 7/8 temporadas, e vi sair : Lisandro, Falcao, e agora Jackson, todavia a posiçao 9, nunca ficou orfã de golos, e os sucessores superaram os registos dos anteriores, isso é notável... E se aqueles Futebolistas garantiram ao FC Porto encaixes desportivos, posteriormente aquele trio gerou cerca de 100 M€ de encaixe financeiro, fundamentais também para dar sustentabilidade ao modelo de negócio do FC Porto!

    1 abraço,

    PT

    P.S. Felizmente durante esta temporada não se disputará o CAN em Janeiro!

    P.S. 1 Hoje na Bolha, imperdivel a Coluna do Vice Silva. Temos de ganhar bem no Domingo, os Silvas merecem tal tributo!

    ResponderEliminar
  9. Comunicação social tem uma estratégia. Os Andrades parecem patos a cair nela. Preferem o insucesso porque isso da-lhes razão. Enfim... Tristes portistas...sempre ah espera que o mal bata ah porta.

    Sr vila ontem fomos gamados. Só não vê quem não quer. O jogo tava ganho. Mas nos já sabemos a culpa é do lopetegui...

    ResponderEliminar
  10. Olá,

    Acho que alguns exageram na questão da exigência. Ontem não jogamos contra o Arouca, jogamos com um adversário que jogando em casa e sabendo aquilo que é o grupo , queria muito vencer o jogo. Seria pelo menos agradável as pessoas reconhecer que perante um adversário forte , num ambiente difícil , o Porto foi quase sempre superior . Penso que o treinador pensou bem o jogo , queria claramente vencer mas correu-lhe mal aquele lance anormal , e a passagem para os extremos também não resultou, porque entretanto o meio campo viria a estouraR. Dizer que o Dínamo de Kiev é feito de refugo das equipas B´s portuguesas não ajuda nada o Porto e não é isso que é exigência. Eles também poderiam olhar para o Porto e dizer que não passa de uma equipa construída com jogadores de equipas pequenas em Portugal, equipas medias da Holanda , equipas medianas de Inglaterra , a ir por essa caminho os nossos adversários também nos podem ver como apenas banais.
    Quero DIZER que sou fã de André André , jogador à Porto.

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  11. Até ao 89º minuto fizemos uma exibição em crescendo, com o tal plano "B", na 1ª parte sustivemos o futebol do Dinamo no seu meio campo, onde é muito forte, dominador - é bom lembrar que o seu melhor jogador não foi convocado por doença - enquanto na 2ª, fruto das modificações operadas, quisemos ganhar o jogo. Não, não foi por Lopetegui que empatamos ontem, empatamos e normalmente não costumo agarrar-me a isso, por um golpe de infortúnio nosso, já que o jogador do Dinamo á entrada da meia-lua tinha intenção de chutar à baliza, mas como falhou, tocando na bola com a canela, ela ressaltou para a frente e foi o que se viu, sublinhado, também, por um enorme erro da equipa de arbitragem. No entanto, não invalida o facto de estarmos, ainda, a construir uma equipa como ficou provado no 1º golo sofrido, fomos apanhados em contra-pé estando com seis jogadores em movimento contra três do adversário, ora isto só lá vai com treinos, rotinas e a crescer com jogos. É a vida. Em jeito de conclusão, devo dizer que gostei do que vi e a minha alma ficou cheia ao ver actuações como Abou, André, Rubén, Layun, sei também, porque Julen fá-los-á aparecer, que Herrera, Imbula, Tello chegarão no tempo certo.
    Por ultimo, só sei o que o putedo lisbonense escreve porque vos leio, embora, diariamente, veja todas as capas publicadas em Portugal, assim, não é para admirar nada o que actualmente acontece, são uns escroques e creiam, isto só lá vai quando lhes partirmos os cornos.
    PS
    Li no DD que iríamos apresentar uma queixa na ERC devido ao constante gozo de que somos alvo, pelo que sei, Carlos Magno, um portista transmontano, era o seu presidente e há pouco tempo disse, mais palavra menos palavra: " ...se o CM não existisse a democracia em Portugal não era a mesma coisa...", ora como não sou doutor se calhar tendo a pensar que não vai adiantar nada...

    ResponderEliminar
  12. O que é que se está a passar com o "expert" da Liga Europa?

    ResponderEliminar
  13. Que se pode dizer de um jogo que é decidido, fortuitamente, com um pontapé falhado? Uma "canelada" na bola que caprichosamente ressaltou para a frente da baliza? Numa área aonde estavam 9, repito 9, jogadores do FCP ?
    Não costumo agarrar-me ao acaso, que é como a filosofia designa a sorte e o azar, mas contra factos... vejo evolução nos jogadores, na equipa e isso é trabalho de treinador, em quem continuo a acreditar. Já agora, merecíamos e devíamos ter ganho.
    PS
    Serei sempre contra a violência, mas casos há em que se não houver uma intervenção musculada as "coisas" não têm solução, por isso defendo um puxão de orelhas a uns certos prostitutos!

    ResponderEliminar
  14. Lopetegui é treinador do meu FCP e como tal merece todo meu respeito e apoio, eu sou portista não sou "lopeteguista". Acho esta campanha de intoxicação ao nosso treinador ridicula que se torna ainda mais grave quando são os próprios portistas a alimentá-la. É obvio que ainda há muito para melhorar na qualidade de jogo, mas é triste quando ao 2º jogo já se ouve um chorrilho de criticas ao treinador, quando este ainda está formar praticamente uma nova equipa.
    Não me lembro destes portistas criticarem os 5 médios centros(Costinha, Maniche, Pedro Mendes, Deco, Carlos Alberto) que Mourinho utilizou a titulares na final com o Monaco, final jogada em campo neutro contra uma equipa do nosso nivel, e nós com uma equipa a jogar á 2 anos seguidos e com uma dinâmica de vitoria avassaladora(relembrar que na fase de grupo desse ano empatamos 1-1 em Belgrado com esse colosso do Partizan).

    A conclusão que chego é que infelizmente uma boa parte dos portistas, mal habituados, tornaram-se apenas portistas das vitórias. Estamos a dar gasolina para os nossos adversários(imprensa desportiva, slb e scp) nos queimarem.

    ResponderEliminar
  15. O sal do futebol é mesmo este... Tudo pode acontecer.
    Temos todas as chances de passar aos oitavos, podemos fazer 10 pontos (ganhando aos israelitas e ao Kiev)e mais uns pontinhos com o Chelsea, que não me dou por derrotado, pelo menos em casa.
    Agora é tocarmos a música todos para o mesmo lado,e fazermos do Dragão um inferno para os vermelhos. E é assim que tem de ser, no próximo jogo e em todos, construtivos, exigentes, mas ADEPTOS...
    E força Porto.

    ResponderEliminar
  16. Viva,

    Penso que não esta' a ser dado suficiente peso ao facto que o Di'namo de Kiev é campeão duma liga que, logo apo's os campeonatos francês e russo, respectivamente, aparece em oitavo lugar à frente de ligas histo'ricas como a holandesa, a belga, a suiça... Como também creio que existe tendência a esquecer que o Porto jogou num pai's que esta' em guerra civil e que se faz sentir em Kiev.

    Com uma equipa, totalmente, por assim dizer, nova o Porto conseguiu pontuar, quer num campo difi'cil quer num contexto fora do comum entre aspas.

    Interessante, também, notar a cobertura media'tica dada por Radio France Internacional A'frica à prestação de Aboubakar e, logo, ao Porto.

    Como aspecto menos, numa noite globalmente bem positiva, creio que a circulação de bola ainda não esta' ao ni'vel do ano passado, o que talvez explique um Porto mais faltoso.

    Sim, o segundo golo do Kiev é ilegal.

    E Viva o Porto!

    Nuno PortoMaravilha!



    ResponderEliminar
  17. Acabei de rever o lance do segundo golo do dynamo kiev e é notório que o jogador em fora-de-jogo interfere na jogada. Ele ia fazer-se ao lance e só no último segundo deixou passar, influenciando claramente a reacção da defesa portista.
    Vendo a repetição é tão óbvio que até considero que um ex-árbitro dizer que o golo é legal só por má-fé.

    Para quem quiser ver: www.okgoals.com/match-highlights-1442430953---50

    ResponderEliminar
  18. O locomotiv sim, é uma super equipe da alta roda europeia, parece-me que o jesus montou a equipe do Sporting a pensar no clássico de domingo, o homem ainda não cortou o cordão umbilical, alguém o ajude ou então não vai tardar a juntar-se ao seu amigo AVB para delírio da maralha.como putativos candidatos ao lugar de Lopetegui.
    Haja paciência e tranquilidade que os rapazes estão no bom caminho.

    ResponderEliminar
  19. Obrigado F.C.Porto por uma vez mais dignificares o nome de Portugal. Orgulho-me de ser portista. Para mim, os nossos jogadores e os nossos treinadores são os melhores que existem. Para dizer mal...temos muitos que não nos podem vêr devidos aos nossos exitos. Força Porto

    ResponderEliminar
  20. Caros Portistas e DVP, e particular; Há um dito ilustrativo desta realidade:
    "Os cães ladram e a caravana passa!..." Ora tem-se visto muito mais vezes a caravana passar que os cães a regozijar! Como exemplo de cão que ladra, não morde; hoje o mestre da táctica foi despromovido a mestre da chicla... Embora a culpa, claro, fosse do arbitro.
    Será que facebokas do Badocha do Car(v)alhinho vai ser actualizada?
    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  21. Caro DVP

    Tenho as minhas dúvidas em relação a Lopetegui mas seguramente que não tem por base o jogo de ontem. Empatamos devido a um infortúnio e insisto devido a um claríssimo erro de arbitragem. O Kiev não é uma equipa qualquer. É uma equipa perigosa, especialmente em casa. Fiquei chateado com o empate mas visto a frio é um bom resultado. A nossa prioridade tem que ser o campeonato. Ontem havia muita gente que fez o primeiro jogo na champions.

    Interessa é evoluir e isso passa já pelo jogo de domingo.

    Raoc

    ResponderEliminar
  22. Por curiosidade o the guardian refere que o Astana so nao saiu da luz com melhor resultado por azar e que se portou muito bem... Curioso.

    ResponderEliminar
  23. Boa noite.

    Não venho acrescentar nada à conversa mas entristece-me imenso ver o que fazem ao nosso treinador. Acho que há muitos "inimigos" (com ou sem aspas) a quem se pode fazer guerra, gente que não veste as nossas cores: porquê ao treinador? Já perdeu algum título esta época? O Lopetegui também não tem tido sorte, e quer se queira ou não a sorte faz parte da equação. Olhem aquele golo: independentemente de ser legal ou não, da defesa ter reagido ou não, não é uma infelicidade? Um grande azar? E então os adeptos do FC AVB - já se esqueceram que se foi embora da "cadeira de sonho" (sic) por um punhado de notas? É essa a atitude que é necessária no nosso treinador? Claro que se este ano não houver títulos o treinador tem de ir embora. Mas poder-se-á dizer que lhe foram dadas todas as condições para ter sucesso? "No futebol o dinheiro não é tudo" e equipa alguma vence sem adeptos... O treinador, que é um homem, logo com virtudes e defeitos, tem olhos e ouvidos e esta pressão não pode ser benéfica...

    "A sorte, porém, compraz-se a desfazer os planos mais argutos (...), a mais insignificante das criaturas pode ser o agente causador da perda do mais poderoso dos homens." - Mario Puzo (sim, o que escreveu O Padrinho).

    ResponderEliminar
  24. Caros Portistas,

    Quero é que os Portistas que passam a vida a ler pasquins e a dar-lhes cliks na net fiquem em casa no sofa e não chateiem.Isto é um favor que deviam fazer aos próprios, cambada de otários que vai na conversa dos burros, foda-se acordem e deixem de ler esses merdas. Já aqui disse várias vezes eu mais alguns como eu, deixem esses fdp a falar sozinhos não comprem nem dêem cliks nesses fdp, só vos faz mal.
    Não vi o pós e contras mas na peça do telejornal(o corna de Paredes) lá pôs o palhaço do OR a dizer que fazia jornalismo e que fala dos processos todos como também falou no apito inventado para provocar o MST e aí o MST esteve muito mal pois podia ter dito em resposta então e o jornalismo sobre a porta 18 esqueceste-te?? pois é pérolas a porcos.
    Quanto ao nosso amado Porto está a melhorar e vai continuar a melhorar, eles como estão a ver isso já tentam por todos os meios destabilizar mas como só os burros é que lhes dão palco, para nós que acreditamos na equipa, no treinador e no nosso Presidente isso é palha para os mouros.
    Lembrem-se só que ano passado espetamos 3 ao Bayern e que eles abafaram o nosso feito muito rápidamente, acordem!
    Ontem não vi o ex-porting mas parece que o mestre da tática já não é o melhor deste planeta pois como já não está no clube do regime já começa a não pArceber tanto assim de táticas e futebol eheheh
    Portistas desistam de atacar o treinador pois pensem só nisto, se com o miserável PF ficou lá até quase ao fim acham que o Presidente vai mandar este embora depois do que ele já conseguiu?? deixem de ser como os de lá de baixo que passam a vida a comer palha.
    LEIAM ISTO COM ATENÇÃO:
    OH MEU PORTO onde a eterna mocidade
    diz à O QUE É SER NOBRE E LEAL
    teu pendão leva o ESCUDO DA CIDADE
    QUE NA HISTÓRIA DEU O NOME A PORTUGAL...

    O PORTO É UMA NAÇÃO!

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  25. Vamos introduzir um twist nesta discussão? Para mim é importante, porque estou pelos cabelos com o bota abaixo. A única solução é tentar compreendê-lo, a começar em Kiev, ignorando qualquer agenda que o possa sustentar. Se o "culto exigente" (vénia ao sôr Vassalo) fizer sentido, como analisar o resultado de Kiev? Assim:
    O FCP fez um jogo fraquinho, como vem sendo hábito, e teve muitas dificuldades perante os ucranianos ( campeões à frente do Shaktar, alô alô Vitinho). Sendo o colosso que JÁ é, o FCP, a jogar pouquinho, quase ganhava. Mas no último minuto, os de Kiev resgataram um ponto. Bem merecido pela sua postura corajosa perante tantos e tão bons jogadores, estrelas confirmadas do panteão fintabolista, como...André, Neves, Maicon e afins. O resultado serve para que os azuis e brancos percebam que na Champions têm que jogar a uma 75% no mínimo. Não há equipas fracas...
    Well, não desgosto do lugar em que isto nos coloca. Só não sei se é mesmo o nosso. Mas eu gostava...

    ResponderEliminar
  26. Silva, esse Porto é apenas um sonho, como temos visto, nem equipas dessas, que têm Messi, Suarez, Neymar, Ronaldo, Bale, Benzema, Aguero, Muller, etc., conseguem essa superioridade que lhes permite ganhar sempre. Exigência, sim, mas com peso conta e medida. Agora se partirmos para estes jogos convencidos que são favas contadas, que somos muito melhores, depois acontecem certos análises distorcidas e comentários absurdos. O que tenho de fazer é não ligar a esses comentários, alguns são tão absurdos que dar-lhes troco é pura perda de tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganhar sempre? Não, isso não chegará! É ganhar sempre, sem dúvidas, nem falhas, por mais de um. Oh faxabor

      Eliminar
  27. Caros Portistas,

    Só mais uma nota, o grande treinador Vitor Pereira perdeu em casa com o Malmo, como é possível??tem um orçamento muito superior ao nosso e perde com o Malmo em casa??
    O outro grande treinador Paulo Soua também perdeu em casa contra a sua ex equipe??? como é possível ??
    E o impossível dos impossíveis o mestre, o expoente máximo dos treinadores Portugueses e universe perdeu em casa com Locomotive de Moscovo, esse colosso?? mas como é que isto é possível??
    O nosso treinador é que é muito mau pois qualquer destas equipas tinha goleado na Ucrania, francamente como é possível??
    ACORDEM!!!

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  28. Caro DragaoVilaPouca,

    A minha análise é que o resultado que obtivemos em Kiev é justo e positivo. A questão do fora de jogo, embora no esquema que já vi noutro blog e que pelos vistos foi usado como exemplo no fórum de treinadores, parece-me que realmente havia razões para ser invalidado. Não vou por aí, e nem sequer pelo critério do arbitro na amostragem de amarelos (com prejuízo para o Porto).
    Apenas mantenho a minha opinião quanto a abordagem ao jogo feita pelo treinador (e é apenas a minha opinião e vale o que vale, ou seja, nada). Acho que o Porto deveria ter entrado com uma equipa mais agressiva ofensivamente, mais parecida com a que entrou em Arouca. A tentativa de dominar o adversário afasta-nos do golo. Gostava mais de ver o Porto em busca golo e o Dínamo de Kiev a tentar nos dominar. Em relação ao onze que entrou, eu teria optado pelo Corona (que já vimos é um desequilibrador), em vez do Herrera e procurar o golo, para mais tarde, aí sim, entrarem médios e segurar o resultado. Na mesma linha, acho que o Lopetegui deveria ter gasto a última substituição logo após o golo e colocado o Imbula no lugar do Danilo ou mesmo de um extremo para aí sim segurar o jogo (relembro que o golo surgiu duma falta de Danilo porque não conseguiu acompanhar um jogador do Kiev).
    Sei que é mais fácil criticar após o jogo, mas foi esta a minha leitura durante o jogo, ainda para mais, sendo o Kiev o nosso adversário pela luta pelo segundo lugar (na teoria, porque na prática vamos ver).
    No próximo domingo espero uma equipa de ataque e não de contenção. É necessário ganhar avanço aos nossos rivais directo na luta pelo título e nos jogos em casa temos mesmo de ganhar para consolidarmos as nossas aspirações ao título.

    Saudações Portistas !

    Carlos Sousa

    ResponderEliminar
  29. Está-mos em 1º lugar na Liga.
    Temos tudo para o manter e continuar a evoluir positivamente!
    Conseguimos um empate fora, com o teoricamente adversário directo no apuramento.

    O problema é que antes do Julen, o Porto ganhava tudo e a todos com "nota artística"!

    cumps

    ResponderEliminar
  30. "Talvez por isso veja em Lopetegui um condutor com um bruto Mercedes, mas com o pé sempre no travão." - Felisberto Costa.

    Para mim o Lopetegui é um Alain Prost.

    Em seu tempo, Alain Prost consagrou um estilo de pilotagem seguro, leve e elegante, em oposição ao maior virtuosismo de outros pilotos com os quais competiu, como Gilles Villeneuve, Nigel Mansell e o próprio Ayrton Senna. Um dos principais exemplos desse método era a economia dos componentes do carro (motor, gasolina, pneus) durante a maior parte da corrida, para que as grandes acelerações se dessem somente nos momentos de real decisão (como nos instantes de ultrapassagem). Por adotar essa forma racional e calculista de competição, Prost ficou conhecido como "O Professor" Wikipedia

    ResponderEliminar
  31. Sobre o gráfico do golo, o (A) não estava naquele lugar, estava bem ao lado, o VP pode ver numa foto no JN de hoje.
    O problema é Casillas não saber sair...nunca o soube só que no RM quase sempre ao ataque, não se notava. Cá já falhou no Funchal, a meias com o defesa, e falhou sabado em Arouca...
    Infelizmente Mourinho tem razão...nos postes é fantastico, mas saídas...

    Carlos Andrade

    ResponderEliminar
  32. Caro DVP,
    O FC PORTO tem realmente uma massa adepta muito exigente.
    Eu também quero e estou habituado a ver o nosso clube vencer, mas temos de analisar o jogo de Kiev de uma forma correcta e há vários pontos que condicionam o resultado:
    1 - jogar fora contra um adversário directo num Mini campeonato de 5 jogos.
    2 - jogar contra o campeão da Ucrânia.
    3 - a segunda jornada é contra o Chelsea teoricamente a equipa mais forte do grupo, e se perdêssemos em Kiev corríamos o risco de ir para a terceira jornada a 6 pontos dos dois primeiros classificados e praticamente arrumados dos oitavos.
    4 - golo do empate aos 89 min muito duvidoso (foi-nos anulado um golo em Basel muito semelhante no ano passado).
    5 - jogo do próximo fim de semana para o campeonato muito importante por ser com adversário directo.

    A equipa está novamente em construção, a segunda parte foi de um nível muito bom, o sistema de jogo foi alternativo ao que a equipa costuma utilizar....

    Mas o que interessa é bater no treinador, com adeptos assim a comunicação social da capital não precisa de se preocupar.
    AMVC

    ResponderEliminar