sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Clássico de domingo, jogo ideal para Ser Porto na prática


Ultrapassada a frustração de um empate quando se dava a vitória como praticamente garantida - as grandes equipas e os grandes clubes, não ficam a chorar sobre o leite derramado...-, já está à porta mais um compromisso importante - é esta a sina das equipas e dos clubes que pensam grande, têm ambições e que não precisam de arranjar desculpas quando as coisas correm mal, dizendo que a prioridade é esta prova em detrimento de outras. Curioso, os mesmos que tanto exigem ao F.C.Porto, conformam-se com a argumentação de um treinador que apelidam de "Catedrático" e que ganha como tal. Ainda voltarei a Jorge Jesus no final do post. Adiante.

Diz o Pedro Marques Lopes aqui ao lado e resumidamente, somos melhores que o Benfica, jogamos em casa, logo somos favoritos no clássico do próximo domingo. Concordo. Mas acrescento que o favoritismo não se apregoa, pratica-se. O futebol está cheio de equipas favoritas que perdem jogos. Para evitar surpresas e desilusões, ele diz e eu assino por baixo, é preciso atitude, raça, alma de Dragão, é fundamental que todos os jogadores e não apenas alguns, percebam a importância do jogo e do que significa ganhar ao Benfica, mesmo que seja apenas à quinta jornada. Portanto, se os igualarmos na determinação, no espírito de luta e de combate; se formos colectivamente fortes; se formos Porto na prática; se estivermos preparados para tudo desde retrancas até provocações e jogo sujo; ganharemos, porque depois temos mais e melhores argumentos.
Um amigo, preocupado ligou-me e atirou: "Será que a antipatia de alguns portistas pelo Lopetegui é maior que a antipatia, em alguns casos, ódio de estimação ao Benfica?"
- Não, nem penses, se há um jogo que podemos ficar tranquilos é este...

Nota final.
Jorge Jesus: "Já sabia que a equipa não ia estar tão bem"
Só faltou dizer, Já sabia que ia perder, mas não há problemas, a prioridade é o campeonato.
Alguém ainda um dia me vai explicar, como se eu fosse muito burro, como é que um treinador que nos últimos anos tem conseguido tão fracos resultados na europa do futebol que dá muita pasta, podia treinar um clube onde as receitas das provas europeias são muito importantes, sem esquecer o prestígio e a valorização de activos?

14 comentários:

  1. Sinceramente estou muito confiante para o Clássico!
    O ano passado apesar de não termos feito um grande jogo, fomos claramente melhores, no entanto, não só não empatamos como perdemos 0:2!
    O futebol às vezes é assim, protege em demasia os fracos! Ou castiga os aselhas? Pois...

    Espero que desta vez, nada seja suficiente para impedir os 3 pontos!
    Podem fazerem 28 faltas sem consequências de maior, podem queimar 2min num canto e fazer do árbitro um palhaço, podem atira-se para o chão e rebolar.
    O sr. Dias pode dar continuidade à festa do Eusébio e marcar falta a nosso favor quando o nosso avançado vai isolado para a baliza...

    Para isso é deixar tudo em campo!
    Acredito que vamos fazer isso!

    Aposto em:
    Iker, Maxi,Maicon,Marcano
    Danilo,Imbula,André
    Corona,Aboubakar,Brahimi

    2 de Aboubakar e 1 de Maxi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta (Lay)um.
      Geralmente iniciamos jogos contra doze, com capelas e outros que tais a alinhar pela equipa oposta, mas até agora nunca entramos com 10, a não ser com os bufos que transpiram para o outro lado da barricada.
      É para ganhar!

      Eliminar
  2. Isto dos árbitros terem mão leve e exibirem generosos cartões amarelos a Maxi Pereira, mais que expectável, era uma certeza. Depois, não se diga que não tínhamos razão, que não há uma campanha discriminatória contra o FCPorto. Vivemos numa república abananada do tipo Burkina Faso da Europa, onde o Estado nada tem de direito, e tem muito de torto.

    Domingo, o FCPorto tem de esmagar, não pode contentar-se com o golinho, e fechar-se. Não,tem de querer mais, humilhar se preciso fôr. Com aquela gente, não há que ter contemplações, é para vencer. Só!

    ResponderEliminar
  3. O golo do empate que é dos lances de maior azar que já vi o Porto sofrer na Europa, também nasce do estoiro fisico do meio campo, que traiu a tentativa de matar o jogo pelas faixas com as entradas do inoperante Tello e do craque Corona. Corona que só precisou de 3 minutos para partir a defesa adversária e provocar o canto que dá origem ao 2o golo. Mais de um mês de futebol nas pernas dos Ucranianos e um charuto azelha, com o linha a levantar e logo a seguir a baixar a bandeirola, fizeram o resto.

    Agora, aquela primeira parte deixou-me com os cabelos em pé e assusta-me ver 3 VEZES em 45 minutos, um passe na diagonal, seja pela relva ou pelo ar, a partir a defesa toda do Porto e a encontrar um adversario isolado NA ÁREA. Um deu golo, o outro saiu ao lado e no último valeu São Casillas. É nesta transição defensiva que o Porto tem que melhorar muito. O posicionamento foi desastroso e é bom lembrar que o Benfica tem um futebol aos repelões à imagem do analfabruto, propício a este tipo de jogada de merda.

    Acho que um Imbula e um Corona frescos podem ser decisivos. Jogámos um jogo muito mais complicado do que o dos do regime e as viagens também dão cabo do corpinho todo. A frescura de Marcano também ajudará, assim espero.

    Se anularmos bem Gaitán, temos todas as condições para vencer e convencer.
    Acho este Benfica uma equipa perfeitamente anulável e sem condições técnicas para parar jogadores como Brahimi, Imbula e Corona. Esperemos que a arbitragem não os faça mais fortes, como é hábito no futebolzinho português que permite Aroucadas e "relvados" como os do Arouca. Um vergonha à vista de todos e sobre a qual ninguém toma medidas.

    Finalmente André pegou a titular e espero que os que pediam o 10, daqui a umas semanas possam ver que, o que o Porto precisa neste sistema são grandes jogadores nas alas.

    E quando criticamos não somos menos portistas que os outros. Eu sou um acérrimo defensor de Lopetegui e do meu Presidente. Mas quando falham tenho que os criticar e critico-os com factos e positivamente. Este ano Lopetegui para mim não tem desculpas, tem de ser campeão. Tem o melhor plantel da Liga e mais de um ano no triste futebol português. Já sabe o que a casa gasta. E para mim, na transição e posicionamento a defender, e nas bolas paradas, há muito trabalhinho a fazer e é bom que o façamos. A direcção também não tem desculpas para não melhorar a sua comunicação e fazer uma defesa pública a sério do seu treinador. Por achar isto não acho que o chiclas seja bom treinador, nem que o Bnefica jogou contra um grande equipa na Champions, nem que o Rui Vitória seja um treinador de elite. Não acho nada disso. Acho até que o chiclas passados 6 anos de ajudas arbitrais vai cair a pique.

    Eu nunca assobiei a equipa em nenhum estádio, mas já chamei muitas vezes filho da puta a muito jogador quando em desespero, sentado no sofá, vejo o que não quero ver. Quem nunca o fez que se acuse.

    Agora desde que construtivamente, acho que os Portistas devem criticar o que acham que está mal. Isso não é bota-abaixismo. Bota abaixismo são comentários de anónimos e unknowns a insultar outros Portistas porque não comungam das mesmas ideias.

    Acho que não tivemos sorte nenhuma em Kiev, fomos superiores na 2a parte mas a 1a parte foi demasiado má para pedir outro resultado. Concordo com o Rui Barros.
    Espero que contra o Benfica entremos confiantes e para ganhar desde o primeiro minuto.

    ResponderEliminar
  4. Este é um jogo em que os jogadores têm que encarnar a vontade/espírito daquele adepto retratada poucos momentos depois do 92K, fotografia essa que está em lugar de destaque no balneário.
    http://portocanal.sapo.pt/um_video/zGnVyVHbilk9ZZQ1TV1a
    Façam isso e ganhamos. Ponto.
    Um abraço a todos.
    PS. Caro DVP, espero que não se importe de ter colocado o link, mas creio que é ilustrativo do que é o nosso Brasão Abençoado!

    ResponderEliminar
  5. Soren, podes dizer o que quiseres, fazer as críticas que quiseres, não são os teus comentários que me afligem, não és daqueles que andam à cata de qualquer pretexto para poder mandar bocas. Obviamente, posso concordar ou discordar de ti, muitas vezes concordo, da última vez não concordei, acho que a segunda-parte foi boa, apenas faltou uma melhor abordagem ao lance que deu o golo e que Tello tivesse uma entrada à Corona. Naquela altura era preciso dar uma abanão na frente e Tello pareceu entrar triste, sem capacidade de pegar e arrancar, desequilibrar. Concordo que temos de melhorar as transições defensivas, apesar e ainda bem de Maxi tem a noção e a experiência para vir fechar nas costas dos centrais, caso contrário podia ser pior. Mas acho que estamos mais compactos, a crescer e acredito que vamos continuar neste caminho. Ajudará se ganharmos o jogo de domingo, por exemplo, muito importante para afastar contestações, dar confiança e tranquilidade.

    ResponderEliminar
  6. Era muito importante ganharmos, por tudo: confiança, reforço da liderança, crescimento sustentado mas, fundamentalmente, ascendente psicológico sobre o oponente. Todos temos noção que esta equipa tem capacidade, técnica e táctica, para render muito mais, mas devemos, igualmente, ter alguma paciência para que o processo de adaptação, a dinâmicas novas, de quem chegou se complete, coisa ainda não vista tal como ficou provado, no primeiro golo sofrido, na ultima 4ªfeira. Temos melhores jogadores, um treinador inteligente, (sim, continuo a achar) e só necessitamos de ser humildes, querendo muito ganhar, porque o resto aparecerá. Eu acredito!

    ResponderEliminar
  7. É importante ganhar, é mesmo necessário, por todas as razões. Mas que esse sentimento não dê ansiedade à equipa.
    Para os adeptos, apoiar até ao fim, mesmo que algo esteja a correr mal e atenção... os benfas não estarão tão mal quanto se pode pensar... É perigoso pensar que serão favas contadas.
    De resto, motivação, concentração e ambição, que seja um jogo "à Porto", com passe precise e killer instinct, se não der para ópera, que seja na raça...
    Força Porto...

    ResponderEliminar
  8. "Desde 14 de dezembro do ano passado, não só os portistas ganharam todos os jogos do campeonato no seu reduto, como não mais sofreram qualquer golo."

    http://www.zerozero.pt/news.php?id=161644

    Aquando da saída das Antas temi que se perdesse algum misticismo do estádio mas tal não se verificou. As Antas serão sempre as Antas mas o Dragão é uma verdadeira fortaleza. É ali que a chama do Dragão sobe mais alto e já lá vivemos momentos fantásticos e inesquecíveis.

    Tomara que domingo seja mais uma noite em grande.

    ResponderEliminar

  9. Pois eu entrava em campo com:


    Iker - Helton - Gudiño

    Maxi - Maicon - Marcano - Martins - Layun - Angel - Cissohko

    André - Imbula - Danilo - Ruben - Evandro - Sérgio Oliveira

    Tello - Corona - Herrera - Bueno - Varela - Bhraimi

    Osvaldo - Aboubahkar - A. Silva


    :-)


    Até os comemos..

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente espero que Lopetegui não invente nada, que joguemos com a nossa tática habitual, 4-3-3. Acho que somos melhores que o Benfica, jogamos em casa e só nos interessa a vitória. Temos de ir para cima deles. Também acho que a organização do Benfica não é nada de especial e tenho quase a certeza que o Rui Vitória é que vai mexer, vai reforçar o meio-campo.
    Vi o jogo deles contra o Astana, que até foi um jogo bastante fraco e deu para ver muitas fragilidades no Benfica, a começar pela falta de consistência do meio-campo, algo que então o treinador deve mexer para este jogo. Mas há mais fragilidades, a mais gritante é nas laterais da defesa. Eliseu deve ser titular na esquerda e é uma sombra do que já foi. Está pesado e pouco ágil, a atacar pode fazer alguns estragos mas a defender será facilmente batido, ele que já recorre muito à falta (no jogo frente aos cazaques até devia ter sido expulso). Do outro lado tem jogado o miúdo Nélson que ainda é mais fraco a defender que Eliseu fruto da sua inexperiência. Quer jogue ele ou André Almeida ou outro qualquer, o Benfica vai sempre mancar pelas laterais e por isso temos de aproveitar e jogar com dois extremos como habitualmente. Brahimi, Corona, Tello ou Varela vão fazer muitos estragos. No centro da defesa o Benfica tem dois bons jogadores, Luisão e Jardel. Comparado com anos anteriores, Luisão que é um jogador lento mas forte e bom no jogo áereo, lidava melhor com Jackson do que com Aboubakar que é um jogador mais rápido e ágil, que combina bem com os colegas e pode aproveitar a lentidão de Luisão para ganhar muitos lances. Jackson como é mais possante mas mais lento era mais facilmente "guardado" pelo Luisão. No meio-campo havendo as tais mudanças, o que o Benfica ganhará em consistência, perderá em facilidade de processos e destreza ao nível de construção. Do lado direito do meio-campo/ataque, com Salvio lesionado, o Benfica não tem ninguém que quase grandes transtornos, basta que o nosso lateral esquerdo esteja atento e faça um bom jogo para não termos grandes problemas nessa zona do terreno.
    No fundo a nossa equipa tem de vigiar muito bem o Gaitan e evitar que as bolas cheguem a Jonas e Mitroglou/Jimenez que são os jogadores mais perigosos do adversário.

    Estou confiante mas temos de ir para cima deles logo de início, quero ver um grande FC Porto amanhã.

    ResponderEliminar
  11. DVP o meu sentimento antes dos clássicos?
    Até os comemos car@lho!!!!

    Cumprimentos
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde a todos, especial abraço ao DVP por manter o tasco sempre atualizado.
    La estaremos amanha, para apoiar do começo aobf, e para depois poder vir aqui mandar lhe outro abraço no post pos jogo (que desta vez espero que nao fale de azelhice, porque estou confiante que nao repetiremos os erros do ano passado)
    E como diz, nao tivesse entrado aquelengolo irregular e de mijeira maxima e eramos os maiores, ate pode ser que o balde de agua fria ponha a equipa alerta para este classico, visto que o futebol aos repeloes das gaivotas tambem e propicio a esse tipo de carambola!

    ResponderEliminar
  13. Vila :

    Só a vitória nos serve de desculpa !

    Abraço

    ResponderEliminar