segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Danilo versus Rúben Neves, mais Mike e Melga iniciam a temporada


Enquanto o F.C.Porto viaja para Kiev onde nunca perdeu, duas vitórias por 2-1 - uma delas, nem preciso de dizer qual, significou uma das minhas maiores alegrias enquanto adepto do F.C.Porto - e um empate a zero, com Evandro e o guarda-redes João Costa a juntarem-se aos convocados para Arouca - são estes os 20 que viajaram: Casillas, Helton e João Costa, Maxi Pereira, Layún, Maicon, Martins Indi e Cissokho, André André, Danilo, Herrera, Imbula, Rúben Neves, Evandro, Brahimi, Tello, Aboubakar, Dani Osvaldo, Corona e Bueno - trago à colação uma questão: Danilo versus Rúben Neves, na posição 6. As virtudes de cada um, o que cada um pode dar à equipa, são compatíveis, etc. Já andava para a abordar desde o dia que um porquinho de brega afirmou que o jovem da formação portista não jogava porque Lopetegui tinha prometido a titularidade ao ex-Marítimo, não tinha sido possível, mas chegou o dia. Assim e aproveitando a análise que Vítor Manuel, treinador de futebol, fez no panfleto da queimada ao jogo entre o F.C.Porto e o Arouca, vamos a isso. Disse Vítor Manuel que, muito contribuiu para a superior capacidade de circulação de bola do F.C.Porto a aposta em Rúben Neves. Disse mais, é um jogador que, jogando a 6 aparece na zona de um 8 ou de um 10, melhorando a capacidade de construção da equipa. Em jogos contra equipas mais pequenas, como foi o caso, Rúben Neves pode ser importante nos Dragões. Vamos lá ver: Danilo é um jogador alto, forte, possante, com uma capacidade para pressionar e recuperar bolas, mais um poder de choque que Rúben não tem. Essas características são muito importantes em certos jogos, por exemplo, jogos da Champions, naqueles onde o F.C.Porto não tem de assumir as despesas do jogo, jogos com adversários fortes fisicamente, desgastantes, com muitos contactos e alguém tem de fazer o trabalho "sujo" para que depois os artistas brilhem. Também em Portugal, nos jogos mais importantes, Benfica, Sporting, talvez em Braga, com tendência para o equilíbrio ou frente a equipas que fazem da capacidade de luta e de um futebol de contactos a sua arma. Já Rúben é mais cerebral, mais técnico, passa e circula melhor, é mais rápido a pensar a executar, em jogos com pouco espaço, em que a iniciativa é sempre do F.C.Porto, Rúben parece mais adequado que Danilo. Mas, como se viu em Arouca, podem jogar os dois e até foi com ambos em campo que fizemos dois golos, com Rúben a ser determinante no terceiro com um passe que Danilo se calhar não fazia, mas foi com as costas seguras por Danilo que Rúben se soltou. Resumindo são dois jogadores de qualidade, que se complementam, num meio-campo que dá a Lopetegui muitas soluções e variantes tácticas. Se entrarem os dois de início em Kiev não fico admirado. Já agora, o meu onze:
Casillas, Maxi, Maicon, Martins Indi e Cisskho, Danilo, Rúben ou Herrera, Imbula, André André, Corona e Aboubakar ou Dani Osvaldo
 
Mike e Melga iniciam a temporada
- Melga, então grande amigo, já estavas com saudades de mandar umas bitaitadas? Pensavas que o homem já não queria nada connosco?

- Não, Mike, nada disso, ele não é ingrato, não nos ia mandar agora para o desemprego, ou obrigar-nos a emigrar. Já não temos idade para isso. E prepara-te, estou em grande forma. Queres ver?

- Força!

- Aaaaaaaaaaiiiiiiiiiiii... que não me aguento! O freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado, deu um Ás a Pinto da Costa. É um dia histórico, único, Mike. Aaaaaiiii que me vai dar qualquer coisinha.

- Calma, Melga, acalma-te, de facto é um dia memorável, um dia para a posteridade, mas não abuses, pode dar-te qualquer coisinha e depois? E a propósito do freteiro: como vês a defesa acérrima que ele faz de Vítor Pereira, o líder do CA da FPF?

- Mike, ainda te surpreendes? Desde que quem lidera a arbitragem seja pró-Benfica, nem que tenha critérios completamente absurdos, está sempre tudo bem. Mas olha continuando nos nossos amigos da queimada, diz-me o significado de topo.

- Topo, Melga?!

- Sim, topo, Mike.

- Ora deixa cá ver... Topo, segundo o dicionário da Porto Editora, antes do acordo ortográfico que aqui não vamos nessas modernices, topo é a parte mais elevada; tope; cume; extremidade. Mas porquê isto, Melga?

- Ai não sabes? Eu explico-te. Na capa da Bola, aqui tratada carinhosamente por panfleto da queimada, vem: "Sporting no topo da Liga mesmo sem deslumbrar"

- Mas, Melga isto ainda está no início...

- Pára aí, é verdade, mas quando são os vermelhos estão em primeiro, mesmo ex-aequo com o F.C.Porto, eles nunca dizem F.C.Porto no topo da Liga, dizem sempre, Benfica lidera. Deixemos isso e peço-te um comentário à declaração de Augusto Inácio, director de relações internacionais do Sporting sobre a reunião entre Bruno de Carvalho e Carrillo.

- O Inácio é director das relações internacionais do Sporting?! Mas ele nunca vai aos sorteios, é sempre o Octávio... não será director das relações nacionais e que se resumem a participar no play-off? Sobre a reunião e tendo em conta certas notícias, Carrillo vai assinar até 2020.

- Certas notícias que vêm na Bola e têm origem no Forte? Ahahahahahahah! Esse deu o Danilo como certo no Sporting e o Danilo está no F.C.Porto. Deu o Mitroglou como certo no Sporting e está no Benfica. Deu o Cervi como certo em Alvalade e parece que também vai para a Luz. Olha, amigo, é caso para dizer que ainda bem que o Serpa não é como o Bruno de Carvalho, caso contrário, o Forte deixava de ser editor do Sporting e ia fazer Canoagem...

- Ou Kickboxing... ahahahahah!

18 comentários:

  1. Vila :

    Carrillo ... excelente jogador !
    Quem sabe ?



    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Casillas, Maxi, Maicon, Martins Indi e Cisskho, Danilo, Rúben ou Herrera, Imbula, André André, Corona e Aboubakar ou Dani Osvlado

    A menos que Brahimi não esteja bem, não estou a ver o Porto entrar sem ele, mas...

    Casillas, Maxi, Maicon, Indi, Layun, Danilo, Imbula e André/Herrera, Brahimi, Aboubacar e Corona.

    Não ver Herrera, o mais utilizado da época passada, no 11, será estranho.
    Mas não ver André, também!
    Seja quem for, confio inteiramente nas escolhas do treinador.

    cumps

    ResponderEliminar
  3. Acho que serão:
    Casillas, Maxi, Maicon, Indi, Layun, Danilo, Herrera, Imbula, Corona, Brahimi, Aboubakar
    Como diz o Carrela, entre Herrera e André será sempre estranho ficar um de fora, mas acho que Imbula vai continuar, espero que continue a integração na equipa e mostre cada vez mais. Eu talvez apostasse no André, mas acredito que pode entrar durante o jogo. Tal como o Ruben, e concordo com o a comparação aqui feita, e penso que podem estar juntos em vários momentos do jogo, especialmente quando for necessário segurar mais o jogo.
    Não me acredito de todo na hipótese do Osvaldo a titular, é um jogo demasiado importante, talvez contra os israelitas dependendo do calendário à volta desses jogos e dos resultados anteriores, ou alternativamente nos jogos do campeonato à volta do Chelsea.
    Brahimi penso que é um titular natural, as alternativas também não têm feito melhor. Talvez se fosse um Chelsea em que o Porto jogasse mais nadefensiva o tirasse.. mas para jogar Tello, apostando no contra.
    Quanto a Cisskho vs Layun, eu teria apostado no primeiro contra o Arouca, e se Lopetegui preferiu o segundo, acho que o vai fazer novamente nestes dois jogos. Pareceu-me ter tido dificuldades naturais de quem praticamente nao treinou com a equipa, mas foi uma exibição boa tendo em conta essas limitações.
    É um jogo que pode ser determinante para esta fase de grupos, uma vitória pode dar uma grande tranquilidade à equipa, enquanto uma derrota nos vai colocar a correr atrás do prejuízo, o que é difícil de alcançar em apenas 6 jornadas.

    ResponderEliminar
  4. Já agora, quanto ao Carrillo... não me acredito que renove. E acho que tanto o Porto como o Benfica são fortes candidatos para o receber, porque não acho que seja um jogador com muito interesse internacional, e que pode ser útil cá dentro. Apostaria mais numa tentativa de "vingança" da parte do benfica na contratação deste jogador.

    ResponderEliminar
  5. Concordo que teremos mais um médio e menos um extremo. E parece-me bem. Creio que o Herrera jogará mais sobre o flanco, direito neste caso. O meu 11 tem ligeiras diferenças:
    Iker; Maxi; Maicon; Bruno; cissohko; Danilo; Ruben; Herrera; Imbula; Brahimi; ABUMba.
    Se correr mal chacinam o homem, se correr bem... Ora, normal ganhar em Kiev, nada de mais, pfff. Se der empate, podíamos ter ganho se tivéssemos um treinador em condições. Pois...
    Abraco.

    ResponderEliminar
  6. Brahimi nem sequer fica no 11? Ahaha
    Ainda é mais maluco que Lopetegui. Parabéns, porque esse feito não é fácil.

    ResponderEliminar
  7. Atenção que o vila pouca disse que o carrilo ia assinar até 2020..não disse foi por quem....em relação a minha equipa para quarta aqui vai a minha: casilhas - máxi - maicon-indi - cissoko-danilo-ruben - André André- tello(braimi)- imbula- Osvaldo. .com um plantel tão vasto e tanta qualidade não é fácil acertar num onze..seja qual for a equipa é um jogo muito importante. .se não podermos ganhar..não podemos perder.

    ResponderEliminar
  8. http://tribunaportista.blogspot.pt/2015/09/zelotas.html

    ResponderEliminar
  9. Caros Portistas,

    O meu onze seria Iker, Maxi, Maicon, Bruno, Layun, Danilo, André ao quadrado, Evandro, Corona, Imbula a cair mais na esquerda e Aboubakar, ou tirava Imbula e punha o Tello na esquerda, o jogo é para ganhar e o Tello a entra em velocidade nas costas da defesa é muito forte nestas jogadas, depois consoante vai correndo o jogo pode fazer muitas alterações e com muita qualidade.
    Quanto Carrillo sinceramente mais parece uma novela Mexicana já renovou não sei quantas vezes e afinal nunca renovou. Na minha opinião nunca irá renovar pois o jogador é da Doyen e está em conflito com o ex-porting lixoboa, não sei se vai para Porto ou carneiros mas no ex-porting é que me parece que não fica.

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  10. Bom dia! Sei que isto não tem nada a ver com o post, mas fiquei com uma dúvida este fim de semana. Alguém me sabe responder o porquê de não ser a new balance a equipar a equipa de basquetebol?
    Agradeço desde já as possíveis respostas.

    Pessoal amanhã é para começar a ganhar claro!!
    Até os comemos caralho!! ( a nossa melhor expressão que parece cair em desuso)

    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  11. Pedro Santos, segundo parece, a new balance não tem equipamentos para o Basquetebol, tivemos que mandar fazer os equipamentos, tudo o resto é new balance, blusões, fatos de treino, de passeio, etc.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado meu caríssimo Vila Pouca! O que seria de nós sem este espaço. Faz todo o sentido. Como nas reportagens do porto canal quando entrevistam jogadores e treinadores de basquetebol aparecem com NB e como a marca em si vende bastantes sapatilhas de basquetebol estranhei o facto de no jogo os equipamentos não serem NB...
    Mas isso são detalhes.. O que interessa mesmo é o emblema do lado esquerdo.
    Mais uma vez obrigado!!

    Pedro Santos.

    ResponderEliminar
  13. Caro Pedro, as minhas desculpas, estive a pesquisar nada encontrei, mas o VP sabe tudo :)

    É estranho uma marca americana não ter roupa de Basket, não acham?

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  14. Exacto grandíssimo Jorge! (Parabéns pelo blog também)
    Na pesquisa que fiz vi que têm um grande mercado de sapatilhas de basquetebol por isso é que também me causou estranheza.
    O que vale é que temos sempre aqui o Senhor Vila Pouca que qual enciclopédia do nosso Porto!!

    Grande abraço aos dois!!

    Pedro Santos.

    ResponderEliminar
  15. Caro Vila Pouca,

    excelente tópico o de versar sobre Ruben Neves e Danilo. E estou de completo acordo com o que refere. São jogadores que se complementam e que podem perfeitamente actuar em simultâneo numa grande parte dos jogos do campeonato. Alem de que, e eu sei que sou suspeito, mas dá gosto ver um jogador como o Ruben a actuar, e ainda mais quando as circunstâncias do jogo lhe permitem jogar mais adiantado no terreno.

    É sabido que há uma certa comunicação social e muitos adeptos de outros clubes que fazem o que podem para denegrir o Rubem, numa atitude que não só é PORCA como também nada patriótica.

    ResponderEliminar
  16. Se até o meu Caro Vila Pouca, que é bem mais que um treinador de bancada devido ao seu histórico no que se refere ao FC Porto, e não só, nos apresenta várias opções, sem nenhuma certeza dada a abundância de qualidade do plantel do FC Porto e, no caso em apreço, do meio campo, quem sou eu, que vivo longe do Porto, vou esporádicamente ao Dragão e nem sempre consigo visionar os jogos do meu Clube ( não, não tenho SportTV e já há muito deixei de ir aos Cafés, por razões óbvias, para ver jogos do FC Porto) para me atrever a dar qualquer palpite. Resta-me o alívio de não ser Treinador do FC Porto.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar

  17. Artur Soares Dias no clássico :)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  18. Ando afastado do tasco mas leitor diário. Ando a relaxar o coração. Última: O jornalista do cmtv que existia no Porto saltou para a RTP..Mais um a juntar à manada. José Carlos . Rio Tinto

    ResponderEliminar