domingo, 13 de setembro de 2015
Orgulho em vestir o manto sagrado, atitude, espírito guerreiro e raça de Dragão
O facto de todos - ou quase todos, porque há sempre quem diga que é branco se a esmagadora maioria dos portistas disser que é preto - estarmos de acordo que Maxi Pereira vai levar mais cartões no primeiro terço do campeonato que levou em todo o campeonato da época passada, é sintomático dos critérios usados pelos árbitros e como funcionam as coisas no Conselho de Arbitragem da FPF, dirigido por Vítor Pereira - a propósito, a nomeação de Hugo Miguel, árbitro de Lisboa e agente para a capital, da marca que equipa o Sporting, para o jogo do clube de Alvalade em Vila do Conde, é mais uma aberração, um exemplo de um critério de nomeações descuidado e absolutamente inacreditável.
Serve esta introdução para dizer que os critérios são estes, vão continuar a ser estes, contra isso podemos fazer pouco e só vejo uma solução: orgulho em vestir o manto sagrado, atitude, espírito guerreiro e raça de Dragão. É o Capela? Vamos a eles até contra o Capela. O relvado é um batatal? Temos de nos adaptar e encarar o batatal como se fosse o melhor tapete. O adversário luta, trabalha e corre muito, mete o pé sem medo, etc.? Temos de os igualarem todos esses itens. Sim, porque só assim poderemos atingir os nossos objectivos e fazer regressar o título à Invicta. Ontem em Arouca vi tudo isso, não sempre, mas em grande parte do jogo, em alguns jogadores, durante os noventa minutos. Os próximos jogos confirmarão ou não, se Arouca marca o início de uma nova abordagem. Se o Somos Porto tantas vezes apregoado, vai passar da teoria à prática e o Porto 2015/2016 será capaz de realizar muitos jogos de qualidade, mas quando essa qualidade faltar que nunca faltem as características que no passado nos distinguiam dos outros. Temos um plantel com uma mescla bem conseguida de jogadores capazes de lances espectaculares, mas também temos jogadores daqueles que com a sua garra, entrega, espírito de sacrifício, não só libertam os artistas, como contagiam com a sua maneira de jogar, todos os outros. Estamos na frente, o caminho é difícil, mas há razões para ter confiança, acreditar em coisas bonitas.
Lopetegui
Apontar erros, criticar com objectividade, respeito, espírito positivo e construtivo, é aquilo que faço e aquilo que todos os portistas deviam fazer em relação ao treinador do seu clube. O F.C.Porto jogou mal na Madeira com o Marítimo, disse-o, jogou mal com o Estoril, disse-o também, como disse que gostei do jogo frente ao Vitória S.C. e ontem na vitória em Arouca. Apontei erros, aquilo que estava mal na minha opinião de treinador de bancada, mas sempre dentro do tal espírito referido. Também não gostei por igual de todos os treinadores que passaram pelo F.C.Porto, mas desde que tenho o tasco nunca abandalhei nenhum, faltei ao respeito a algum, permiti que fossem fragilizados de forma imprópria. Já aqui disse, Julen Lopetegui tem sido muito maltratado e se neste Portugal cheio de vendilhões do templo, esse é um preço a pagar por qualquer treinador do F.C.Porto, ver a forma como alguns portistas se referem ao treinador basco é absolutamente lamentável. Tudo serve para criticar, Lopetegui é tratado como se fosse um paraquedista do futebol, ele que jogou no Barça e no Real, tem um trabalho notável nas seleções mais jovens espanholas. Até um treinador do regional é plasmado no facebook como um supra sumo da matéria, alguém capaz de ensinar futebol ao treinador do F.C.Porto. E que dizer de alguns comentadores de pacotilha que tanto batem em Lopetegui e exaltam Rui Jorge, curiosamente, ele que tem um percurso semelhante a Lopetegui? Porque trago, mais uma vez, este tema à colação? Porque também é por aqui que o barco pode não chegar a bom Porto. Se não formos capazes de analisar com cuidado, distinguir o que é crítica objectiva, de boa-fé, honesta, descomprometida, com críticas que têm apenas como objectivo confundir, perturbar, criar instabilidade... então será difícil haver festa no Dragão lá para Maio. Depois de Kiev vem o Benfica, um bom jogo para tomar o pulso ao Dragão. Será que veremos o estádio a apoiar a equipa do primeiro ao último minuto, ou se algo começar a correr mal lá virão os assobios que funcionam como doping para os nossos adversários? Será que para alguns a antipatia por Lopetegui é maior que o seu amor ao F.C.Porto? Veremos. Entretanto vamos estar atentos ao que os agitadores, provocadores e porquinhos de brega, vão dizer esta semana...
Notas finais:
- Ó Casanova, explica-me como se eu fosse muito burro: Rúben e Danilo, devem ser ambos titulares do F.C.Porto, se Lopetegui não se lembrar de apostar nas trocas e baldrocas com que se deu a conhecer na campanha anterior, como dizes no panfleto da queimada?
Só vi os primeiros 10 minutos da vitória por 4-2 do F.C.Porto B em Famalicão, mas já procurei saber e as informações que recolhi foram as melhores, disseram-me que jogamos bem, que já há equipa e quando há equipa o talento potencia-se mais facilmente. Que há ali gente com pinta...para além dos já referidos e conhecidos, André Silva, Rafa - hoje não jogou -, Chico Ramos, etc., alguns que chegaram mostram atributos. Exemplos: o mexicano Omar Govea, o panamiano Ismael e o brasileiro Gleison.
Ontem viu se um porto pagramatico a campeao. Viu se qualidafe e raca, o andre n e oliver mas tem raca de portista isso faz a diferença qd tiver q trincar a lingua fa lo. Lopetegui tem andado a por se fino qd e assim nada apontar q continue nessa onda abraco
ResponderEliminarPois é Caro Vila Pouca, sinais dos tempos que vivemos e a outra face das chamadas redes sociais, em que todos temos soluções para tudo. Felizmente para TODOS nós Portistas os últimos 30 e poucos anos, com algumas, poucas, intermitências, têm sido de êxtase. Para terminar e para não fugir ao espírito do seu Post, na parte que me toca se a minha paixão pelo FC Porto estivesse dependente dos momentos de glória, há muitos, muitos anos que teria mudado de CLUBE.
ResponderEliminarUm abraço a todos e...
FC PORTO SEMPRE
Muito bem a B hoje: http://atascadosilva.blogspot.pt/2015/09/domingo-b-e-ja-choveu.html?m=1
ResponderEliminarE há ali uma mão de cima, aí há, há.
Abraço
Ontem não pude ver o jogo, mas segui os comentários nos jornais e nos blogs.
ResponderEliminarOrgulho no manto sagrado, antes quebrar, que torcer, seja qual for a dificuldade... Esse é o nosso espírito, sabermos que temos de ser sempre duas três vezes superiores a tudo...
Creio, sem desprimor para os outros, que André André, pode ser o farol que ilumine o balneário... Tem a cultura e a raça...
Creio que temos equipa, assim Lopetegui consiga encontrar o caminho certo e as opções mais corretas. O futebol é ingrato, mas com trabalho, tudo se faz.
Esperemos que esta semana que entra seja de bons auspícios em Kiev e que termine em beleza no Domingo.
Força Porto.
Boa noite
ResponderEliminarRelativamente aos assobios no jogo de Domingo, ou começamos a ganhar desde cedo ou então eles vão aparecer, só espero que por cada portista que assobie existam logo 4 ou 5 á sua volta que se levantam a bater palmas, para ver se essas pessoas caem na real. Eles que se lembrem que ao assobiarem é a mesma coisa que estar um lampião lá sentado porque certamente era isso que ele faria.
Alexandre F
Vila eu estive presente hoje no estádio da minha terra em Famalicão..e gostei muito do que vi..não vai ser fácil um clube lá passar e o porto passou com toda a justiça. .temos lá muita qualidade mesmo..continuo sem perceber como pite pode ser titular a defesa esquerdo no lugar de rafa?? Coisas difíceis de entender...temos lá muitos jovens prometedores mesmo,que bem trabalhados podem crescer e ser muito úteis no futuro ao clube..Para mim o melhor é André Silva...que grande jogador..em todas as suas acções..nos seus movimentos sem bola..na forma como trabalha para a equipa..sem tiques de vedeta..temos ali um portento de jogador que espero que ainda vá a tempo de nos deixar desfrutar dele na equipa principal..quanto ao resto do post tudo certo..partilho da sua opinião. .
ResponderEliminarComandante, acho que o Rafa não jogou porque esteve fora, ao serviço dos sub-21, muitos dias, jogou na Albânia, só treinou na quinta...
ResponderEliminarou isso ou fazer como eu que não ligo nada para arbitragens, por exemplo só sei quem é o árbitro quando o jogo está a começar ou já começou. Os jogadores têm de se focar em fazer o seu trabalho, as questões da arbitragem e outras não são para eles, é mais a direção que tem de estar atenta e fazer-se ouvir. Por isso também não gosto nada quando o treinador (Vìtor Pereira, Paulo Fonseca, Lopetegui...) é deixado sozinho perante a CS e fica quase obrigado a tocar no assunto. O treinador não tem de se estar a preocupar com o que vai dizer sobre árbitros em conferencias de antevisão dos jogos. Nisso tem razão o vila pouca quando fala no "numero 2" da "estrutura" que tem de aparecer e não aparece.
ResponderEliminarDo pouco que já vi da equipa B este ano, o panamiano Ismael impressionou-me muito, ainda mais sabendo que ainda tem idade junior. Bem trabalhado está ali um jogador com imenso futuro. Também o Pité vale mais do que mostrou o ano passado.
Boa noite Prezados Portistas
ResponderEliminarPara além da boa vitoria e inteiramente merecida em Arouca, também melhoramos um pouco mais o nosso futebol. Vi o jogo da nossa equipa B e gostei do que vi, e sim, temos ali jogadores que bem apoiados e dirigidos, poderão alimentar num futuro próximo a equipa principal, claro que André Silva já é um aparte, mas também entre outros destaco Vitor Garcia, poderá ser o futuro defesa direito da equipa principal.
Mas como só do futebol eu não vivo desportivamente, posso também dizer que as modalidades ditas amadoras, ou seja o Andebol, Hoquei Patins e o Basquetebol me deram um bom pronuncio para esta época, excelentes jogadores que temos nessas 3 modalidades.
De pleno acordo com o Alexandre F quanto aos assobios, e acredito mesmo que haja infiltrados nos sócios, e isso não é de agora, ainda era jovem e na antiga Bancada Central do Estádio das Antas em jogos com os benfas, aparecia um outro com o cascol, claro que nem tinham tempo de descer as escadas, mas haviam.
Sempre Porto
josecarlos/UK
Caro Dragão Vila Pouca, em Arouca viu-se um FC Porto mais sólido, com outras soluções e melhor perspectiva em busca do sucesso, graças ao sagaz trabalho de Lopetegui e capacidade dos nossos jogadores que denotaram tanto empenho como talento, depois espero que tenhamos um bom desfecho em Kiev e no próximo domingo um Dragão a puxar pela nossa equipa que em qualquer circunstância deve ser apoiada, sentir-se segura em casa e ter alma, bem como discernimento para ultrapassar os obstáculos que surgirem,finalmente uma nota especial para a equipa B onde de facto existe potencial que devidamente acompanhado ou lapidado nos pode futuramente nos proporcionar diversas alegrias.
ResponderEliminarAbraço
Castle Porto
dragao vila pouca disse...
ResponderEliminarComandante, acho que o Rafa não jogou porque esteve fora, ao serviço dos sub-21, muitos dias, jogou na Albânia, só treinou na quinta...
................
Claramente.
Estes portistas... e depois Pité tambem merece oportunidades.
Caros Portistas,
ResponderEliminarEste foi um fim de semana à Porto, ganhámos em tudo e a todos. Deviam ser todos assim :-)
Também via a equipa B e gostei muito do que vi, bom futebol paragmatismo, espirito de entreajuda/de equipa e muita vontade de todos, muito bom. Há muito miúdo que pode vir a dar jogador, esperemos que sim e que mereçam as mesmas oportunidades que outros não tiveram.
DVP por acaso sabe se o Rafa já renovou? Pode estar aqui o porquê da sua ausência.
Quanto à equipa principal esperemos que a melhoria que houve seja para continuar e espero também que ganhemos os próximos 5 jogos para ganhármos confiança para o que falta do resto da época.
SEMPRE F.C.PORTO
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
ResponderEliminarVejam bem como são salafrários, falsos, mentirosos...
" Ceportém no Topo da Liga "
Onde chega a crapulice, a sacanice dos embusteiros d' A Bolha dos Enganados..
Como se na Class. Geral da Liga não mostrasse que o Ceportém está em 2º lugar !!!
:-)
São ou não são peripatéticos?!
Ainda em relação ao jogo de Arouca:
ResponderEliminarAquilo que falamos aqui no tasco do meio campo, designadamente IMBULA DANILO, eu continuo a pensar que o francês deveria jogar mais recuado, isto é, a trinco, apesar demonstrar lentidão na recuperação da bola (mas isso requer trabalho).
o André é o jogador ideal naquela posição onde jogou, é tipo carraça, e quando recupera costuma definir bem...para mim é uma aposta acertada e de certeza que irá jogar mais vezes.
o Corona é um jogador fino, habilidoso, aparece sempre bem colocado poderá ser um caso sério quando tiver mais confiança com os companheiros.
O layun não comprometeu o que por si só já não é mau, veremos os próximos jogos que poderão definir da sua valia.
Não gostei do Brahimi, não sei se por causa do jogo da champions, muito trapalhão, individualista, terá que se por fino ou então aquecer o banco.
Só um reparo com 3-1, o lopetegui poderia ter poupado o aboubakar e ter dado oportunidade ao Osvaldo...gostei da entrada dele no jogo do estoril.
Abraço
Este post espelha aquilo que vendo dizendo desde o final da época passada: não se iludam porque as arbitragens serão sempre tendenciosas contra nós, já é assim desde que surgiu o apito dourado. E nós já fomos campeões várias vezes contra isso, porque já sabemos que aqui não chega ser melhor.
ResponderEliminarÉ certo que na época passada o escândalo na primeira volta foi demasiado descarado, mas agora só temos de nos adaptar a isso, porque vai continuar descarado. A única coisa que mudou foi terem perdido a vergonha. Parece que aprendemos isso com a exibição de Arouca.
Porque, no fundo, nós temos capacidade para sermos muito melhores do que eles. E vamos sê-lo.
Estar a pregar por justiça é que é tempo perdido...
O FCP, já disse e volto a dizer, que este ano em relação à quantidade e qualidade de jogadores está muito melhor que na época passada, não vou estar aqui a fazer comparações, mas, nota-se bem, e até nos dêmos ao luxo de emprestar ou melhor ceder jovens jogadores de qualidade.
ResponderEliminarQuanto à arbitragem: Enquanto tivermos na arbitragem um beijolador dos vermelhos, uma lapa agarrada ao tacho um incompetente já cheio de bolor no lugar que ocupa, o FCP vai ter sempre um arbitro carrasco que por tudo e por nada prejudica o Clube. O caso de Maxi Pereira é a coisa mais aberrante desta corja, já tem mais cartões e ainda a procissão vai no adro, que em dois anos que jogou no clube dos Batoteiros.
Não vamos bandeirar em arco, o jogo do Arouca o FCP foi uma equipa mais coesa, mais concentrada, mas o FCP é capaz e deve fazer muito melhor, tem uma grande equipa agora depende de o treinador saber potencializar os jogadores nos seus respectivos lugares e serem mais práticos e mais fogosos.
Costa do Castelo.
Caro Alexandre, eram 4 ou 5 portistas mandarem logo 2 chapadas aos que assobiem! Estive em arouca e foi Sempre a apoiar !! Nao se pode deixar que jogar fora seja melhor que jogar em casa para os nossos!! Viva o fc porto!! Delfim 66106
ResponderEliminarSe bem conheço o Vila Pouca, compreendo-o, e concordo, quando diz que temos de olhar mais para nós que para as incidências exteriores aos jogos (nomeações de arbitragens "duvidosas", alterações de calendário e de estádios, essas coisas.)
ResponderEliminarTer garra, meter o pé à bola, ter espírito guerreiro, tudo isso é importante, fundamental, mas talvez não chegue se o andor continuar... Esse é o discurso que o treinador deve passar aos jogadores, sem dúvida. Não é bem o nosso.
Discordo é que não possamos fazer mais. Nós, os adeptos, e principalmente os dirigentes do nosso clube.
Quanto aos adeptos, por exemplo, podiam começar por "combater" os "assobiadores de serviço", no Dragão com tarjetas e cânticos de humor caustico. A direcção, podia (e devia)usar o Porto Canal para denunciar com critério e seriedade todas as discriminações que nos fazem, as arbitragens tendenciosas, etc.
Não devemos nunca é pactuar com o silêncio da SAD, como sucedeu o ano passado, senão, o que pode acontecer é mais do mesmo, e quando decidirmos pôr a boca no trombone já pode ser tarde. Por muita garra que haja, os jogadores não são heróis de banda desenhada, não se lhes pode obrigar a superar o clima corrupto que se instalou no nosso futebol e ainda por cima terem de continuar a serem tratados como se os corruptos fossem eles e o FCPorto. Isso, parece-me que é pedir demais.
Portanto, repito: poder, podemos fazer alguma coisa mais, a questão é saber se queremos. Ser Porto, também devia ser isso. E ser sócio (eu não sou agora, mas já fui), devia mesmo contemplar o direito a serem informados acerca da situação do Porto Canal, que não ata nem desata. Compreendo que Pinto da Costa goza de um crédito merecido junto dos adeptos, e que haja alguma parcimónia para tomar estas iniciativas, mas a verdade é que os sócios também têm direitos e devem usá-los sempre que tal se imponha. Pessoalmente, acho que esse momento já chegou. Tudo, dentro das regras e com o respeito que se impõe. Mas sem receios.
Rui, compreendo o que diz, mas enquanto isso não ata nem desata, o que não quero é ficar com a mesma sensação da época passada, de que apesar do colinho, se tivéssemos feito mais, se tivéssemos tido outra atitude e outra determinação em dois ou três jogos, se calhar outro galo cantaria.
ResponderEliminarAnónimo das 9:23 se tens a dizer algo ao menos fala com um nome..seja ele qual for..Eu falei do pite porque já tinha visto um jogo em que ele jogou de início e também não me agradou..e não estou a culpar o jogador que nunca foi defesa esquerdo..a posição dele não é essa..se foi por causa da Albânia já atenua um pouco..não me recordava disso..O André também jogou e jogou ontem e bem o jogo todo..mas faço aqui meia culpa porque não me recordava do jogo dos sub 21
ResponderEliminarVila :
ResponderEliminarTemos tudo . O resto , é connosco !
Abraço